You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAO Prof.

ODILARDO VIANA ADMINISTRAO DE MATERIAIS E PATRIMNIO - ED 119 LISTA DE EXERCCIOS 1) A demanda mdia (Dmd.) mensal de um item e de 1.500 unidades. O estoque de segurana (E.seg.) corresponde a metade da demanda mdia durante o tempo de reposio, que de um ms. Calcule o ponto do pedido (Pp.). 2) A ficha de estoque de uma pea tem as seguintes informaes: Estoque de Segurana = 300 unidades; Lote de compra (Qmax.) = 150 unidades.

Sabendo que a quantidade Qo. igual zero, qual dever ser o estoque mdio e o estoque mximo? Justifique sua resposta. 3) O item X do estoque de uma empresa tem demanda mdia (Dmed.) de 25 unidades por ms e tempo de reposio (TR) de 120 dias. Para um grau de atendimento (G.A.) de 95%. Qual ser o estoque de segurana (Eseg.) e o ponto de pedido (Pp.)? (utilize a frmula simples para calcular o estoque de segurana) 4) O produto Beta tem uma demanda mdia de 60 unidades/dia e uma demanda mxima de 90 unidades/dia, com um tempo de reposio (TR) de 15 dias. Nestas condies, pelo mtodo da porcentagem de consumo, qual ser o estoque de segurana (Eseg.)? Neste nvel de estoque de segurana, qual o ponto de pedido (Pp.) de Beta? Analise o ponto do pedido encontrado. 5) O item Alfa um insumo de uma empresa de uma empresa, tem demanda mdia (Dmed.) de 60 unidades/ms. Esta empresa determina seu estoque de segurana pela frmula mais simples, utilizando um fator de segurana (k) arbitrrio e proporcional ao grau de atendimento (G.A.). Dado que o estoque de segurana desta empresa de 54 unidades, calcule o grau de atendimento (G.A.), sabendo que G.A. = k x 100 (%). 6) Um item crtico no estoque de uma empresa tem demanda mxima (Dmax.) de 70 unidades/dia e demanda mdia (Dmed.) de 46 unidades/dia. Sabendo que, o tempo de reposio (TR) mximo deste item de 12 dias e tempo de reposio (TR) mdio de 10 dias, calcule: a) O estoque de segurana (Eseg.) pelo mtodo da porcentagem de consumo, considerando a variao no TR; b) O ponto de pedido (Pp.) do item, trabalhando com o TR mdio; 1

c) O ponto de pedido (Pp.) do item, trabalhando com o TR mximo. 7) Considerando os pontos de pedidos calculados na 6 questo, itens B e C respectivamente. Determine o grau de atendimento (G.A.) do pedido, quando a quantidade atendida (Q.A.) do pedido for determinada pelo ponto do pedido (Pp.) calculado com base no TR mdio; mas devido ao atraso na reposio, o consumo necessrio (CN) foi determinado pelo TR mximo, que deveria ter sido utilizado para calcular o ponto de pedido do item. Analise o resultado encontrado. 8) A demanda do item Beta durante quatro meses foi: a) Para um grau de atendimento (G.A.) de 90%, pela frmula simples, qual dever ser o estoque de segurana (Eseg.) para esse perodo? JANEIRO FEVEREIRO MARO ABRIL TOTAL 400 350 650 380 1780

b) Calcule o estoque de segurana para o perodo dos quatro meses de demanda de Beta, com grau de atendimento definido, considerando a taxa de risco (k), com base no grau de variao da demanda (desvio-padro). Utilize a curva de distribuio normal e a tabela de distribuio abaixo.

9) Qual a relao do estoque de segurana com o grau de atendimento? 10) Os itens Beta e Alfa tm a mesma demanda mdia mensal, mas tempos de reposio diferentes. Qual dos dois itens ter maior quantidade no ponto de pedido (Pp.)? Respostas 1) Pp. = 2.250 2) Emed. = 375 e E.max. = 450 3) E.seg = 95; Pp. = 495 4) E.seg. = 450 e Pp. = 1.350 5) G.A. = 90% 6) a) Eseg. = 48. b) Pp. = 508 e c) Pp. = 600 2 7) G.A. = 84,66% 8) a) E.seg. = 400,5 b) Desvio-padro = 135, 523 ou 136. E.seg. = 223,6 ou 224,4.

You might also like