You are on page 1of 24

Cartilha uso de plantas medicinais

Essa cartilha tem como base e principal fonte de informao os contedos prticos das oficinas, completados por uma

apostila elaborada pelo CNMP - CENTRO NORDESTINO DE MEDICINA POPULAR - que nos disponibilizou, Plantas medicinais, Os remdios do Agreste, Cartilha para os agentes comunitrios de sade do Agreste. SUMRIO

OBSERVAO GERAL ............... OBJETIVOS ............... Pronto Socorro Natural, com sete plantas para sete dores ...... CUIDADO ................... ALGUMAS DOENAS COMUNS ................. Bronquite ......... Infeco da Garganta Problemas da Barriga ... Mandamentos para fazer coc e lutar contra tripa presa ....... Alimentao ......................Presso Alta (hipertenso) ...............Enjo ................ Anemia .. Infeco Urinria (Cistite) ............ Queimadura .......... Infeco do Ouvido, com Pus Doenas Da Mulher ................... Dor de Dente ............... Impotncia Sexual Masculina Ressaca ............................ Conjuntivite ............... Hemorridas ..................Dor Muscular .... Para Dormir .................... Reumatismo ..........................Depresso ......................... Para Chegar aos 100 Anos de Vida................. ALGUMAS PLANTAS DA REGIO .................................. Melo de So Caetano .......................... Hortel da Folha Grada ou Malva ............ Angico e Espinho de Cigano .............. Quixaba ....................................... Capim Santo ......................... Rom................................ Erva Cidreira ............ Babosa ............... Sambacaet .......................... RECEITAS ..............Algumas Dicas de Preparo .......................................................... Lembretes Necessrios para Manipulao das Plantas ................. Desidratao (Secagem) de Ervas Medicinais ........................... Como Secar em Casa .................................................................. Como Coletar Entrecasca, Raiz,Folha e Fruto de uma Planta ........... Como Guardar as Ervas e Entrecascas das Plantas em sua casa ... Para Fazer um Lambedor de Casca ou de Raiz ......................... Para Esterilizar os Frascos de Vidro ........................................... Lambedor para Gripe, Feito no Mamo ou no Abacaxi .................. Xarope/Lambedor de Hortel Grada ........................................... Para Fazer uma Tintura/Tintura do Mulungu e de Aroeira .............Tintura do Mentrasto Preparo da Tintura de Prpolis ...........................abo da Tintura de Aroeira ............ Para Fazer Sabo ............../Sabo de Melo de So Caetano e Arruda ..................................... Para Fazer uma Pomada/ Pomada de Atipim / Pomada Cicatrizante de Casca de Aroeira ou de Rom ................. Pomada Reumtica de Erva Lancete ou Mentrasto ......................... Cuidado na Comercializao! ........................................................ CONTATOS ..................................................................................

CONTATOS PARA MAIS INFORMAES ENTRE EM CONTATO CONOSCO! CENTRO NORDESTINO DE MEDICINA POPULAR Rua Cleto Campelo, 255 - Bairro Novo Olinda/PE - CEP: 53030-150 Telefax: (81) 3429 3517 Email:

OBSERVAO GERAL

cnmp@cnmp.org.br www.cnmp.org.br
1

Mdico no Deus. Hoje em dia mdico virou grande vendedor de remdios. Cuidado com o consumismo de remdios,

consultas e exames: Medicina no sade! A gente pode ficar com sade conhecendo nosso corpo. Quanto menos remdios voc tomar e melhor alimentao voc tiver, mais sade voc tem. S use plantas medicinais e remdios caseiros quando se sentir doente.

OBJETIVOS O primeiro objetivo dessas oficinas de repassar uma aprendizagem prtica para saber preparar direito um

remdio e no fabricar veneno: - Conhecer a dosagem certa;- Usar o veculo certo (a forma de tomar, com que preparar); Conhecer a parte certa da planta a ser usada, a poca e os cuidados da colheita; - Aprender a manipular as plantas do modo certo e preparar algumas receitas.

Enfim, o objetivo repassar conselhos sobre sade e higiene em geral e, mais especificamente, quanto alimentao. Para ter

sade, no pode se resolver os problemas s com plantas, mas tem que ter uma dieta boa para prevenir as doenas. Quando algum tiver doente, alm das plantas o amor e o carinho que ajudam a curar. Tem que saber escutar as pessoas e conhec-las. Usando as plantas se cria unio no povo, se luta contra as grandes multinacionais que dominam as indstrias farmacuticas e se economiza com remdios e transporte porque se pode ter esse recurso dentro da prpria comunidade, se organizando para criar uma farmcia viva.

CUIDADO! Quando usar plantas medicinais, preste muita ateno nas seguintes questes: Cada planta tem seu uso e

indicao certa. Por isso s aceite indicao de pessoa competente que entende de plantas medicinais. Qualquer planta medicinal s serve se for usada de forma correta. Nunca misture um remdio com outro. Quando for preparar seu ch use sempre a planta fresca colhida em lugar seguro, no quintal ou na horta de plantas medicinais. No use plantas medicinais sujas, doentes ou mofadas. Nunca use plantas medicinais colhidas em beiras de estradas ou em locais sujos; elas podem estar contaminadas e causar problemas de sade. Crianas e mulheres grvidas s devem tomar remdios que sejam indicados pelos mdicos ou pelos especialistas em plantas medicinais. Nunca dar nada para criana pequena: todos os rgos dela ainda esto em formao e se for concentrado demais d leso nos rgos (fgado, rins,...) Nunca use remdios feitos com plantas txicas. O uso de algumas delas como a cabacinha e o comigo-ningum-pode, a zabumba e a espirradeira tm causado a morte de muitas pessoas. As plantas amargas, por exemplo, geralmente so abortivas.

ALGUMAS DOENAS COMUNS Bronquite: Umburana de Cheiro- Tome o ch abafado da casca da Umburama de Cheiro que ajuda a abrir os pulmes. Infeco de Garganta - Cuidado! Se for com pus porque tem Streptococus (bactrias bravas) e tem que ser tratado com

antibiticos. Seno, viral e no precisa. s mastigar e ou gargarejar o cozimento da casca de rom seca (sem fungo), tomar o alho cru bem picado na comida, e ter pacincia. Para tosse brava, mastigar um pedao de gengibre. Observao importante: NO SE COMBATE A FEBRE! defesa natural do corpo, impede a multiplicao dos micrbios. bom deixar a febre (at 39C s!) e tomar bastante lquido (especialmente sucos). Evitar os banhos frios. Se a febre for forte demais, fazer o ch da folha do jerimum ou da folha do Corinto para abaix-la. Pode fazer inalao da folha do eucalipto (ateno s do eucalipto medicinal Eucaliptus Globulus da folha redonda, os outros no prestam, provocam irritao que pode aumentar a infeco). Problemas de Barriga - Para gastrite ou azia no estmago. Tomar meio limo com um pouco de gua e sem acar. O limo bom tambm para evitar o sangue azedo que d cncer. Cuidado! O mastruz com leite no se pode dar para as crianas. Ele faz mal para o fgado. Para dor na vescula (clica heptica), usar o alum. O alum, ou falso boldo ou Alcachofra serve para fazer ch ou tintura. Deve ser colhido na poca da florada, por que a cinarina, que o principio ativo dele, mais concentrada Para dor de barriga. Tomar o ch de capim-santo fresco ou seco. Ch para o estmago (7 dores por exemplo) deve se tomar antes da refeio. Ch para a vescula deve se tomar depois.

Diarria nas crianas - Cuidado para no deixar as crianas serem desidratadas! Primeiro dar o soro caseiro (mistura uma

colher de sal e 1/6 de acar, de preferncia mascavo, em um litro de gua limpa) ou gua de coco verde. Dar aos poucos, colherada por colherada e no de uma s vez seno corre risco de vomitar. Deixar passar umas 12h para eliminar as bactrias antes de dar alguma coisa que pare a diarria. Depois dar um ch de planta travosa como o ch do bagao do coco ou a gua do arroz e capim santo que segura.

Dez Mandamentos para fazer coc e lutar contra tripa presa: Tripa presa d cncer, importante fazer coc direito, todos os

dias, para se sentir bem e ficar sadio. 1. Comer alho cru picado na comida 2. Beber na faixa de 12 copos de gua por dia 3. Usar mel em vez de acar 4. Comer muitas folhas verdes (alface, espinafre, couve manteiga,...) 5. Comer cereais (aveia, ...) e usar farinha integral em vez de farinha 6. Comer jaca 7. Comer laranja com o bagao, serigela ou ameixa preta 8. Comer mamo 9. Ter horrios regulares para ir ao banheiro e, sobretudo, ir quando tiver vontade, em geral depois das comidas. 10. Sentar-se no banheiro retinho e no dobrado leo de mamona tambm libera a tripa e serve de depurativo (por exemplo, bom tomar depois de um mata verme). Mas cuidado, txico! S se deve tomar uma gotinha! De modo geral se deve ter muito cuidado com a dosagem: uma dose pequena remdio, uma dose grande vira veneno!

Presso Alta Hipertenso - Diminuir o sal na comida e comer mais alho e cebola. Tomar o lambedor do chuchu. O ch da

folha de cana, da flor de colnia e do capim santo tambm so diurticos e ajudam abaixar a presso. Enjo - Chupar o pau de canela e tomar o ch da erva doce ajudam a lutar contra o vmito e a passar o enjo. Anemia- Para lutar contra anemia se pode tomar jenipapo, mel de engenho, rapadura e limo. Tambm se pode fazer o lambedor de caju com beterraba. Alm disso, bom cozinhar em panela de ferro. (Alumnio txico!). Infeco Urinria (cistite) -Se toma o cozimento da raiz ou a tintura do pega-pinto duas vezes ao dia. Queimadura - Se pode usar a banana verde amassada, aplicada na hora e coberta com gaze, isso evita a formao de cicatriz feia.

Infeco do Ouvido com Pus - Botar um pedao de alho amassado num pedacinho de algodo, enrolar o pedacinho de

algodo seco e colocar no ouvido. Assim o alho no fica em contato direito com o ouvido, pois o alho queima e o cheirinho que entra e vai matar os micrbios e acabar a infeco. Cuidado! Lembre que o ouvido no esgoto! No bote nada dentro, apenas um algodozinho com o principio ativo (sumo de malva grossa ou hortel grada da folha grande nos casos de dor). ! Preste ateno! Se crianas tiverem muitas infeces de ouvido, geralmente por que tomam leite de vaca e quando regurgitam passa para o ouvido e infecciona. Sempre melhor a prpria me amamentar o leite da me ajuda o crescimento das clulas nervosas e o desenvolvimento cerebral da criana, enquanto o leite de vaca favorece apenas a construo do msculo e da gordura. Doenas Da MulherO corrimento amarelo, com mau cheiro, que d coceira e mancha a calcinha provocado por um micrbio vaginal: Trichomonas. Cuidado! corrimento crnico d cncer! Devem se tratar no mesmo tempo o homem e a mulher, por que o homem fica contaminando a mulher de novo atravs das relaes sexuais (o micrbio fica na prstata dele). uma doena do casal! A mulher deve fazer uma boneca de gaze contendo alho cru sem casca (no precisa picar) e bot-la na vagina. Depois de 12h tira e bota outra, durante 3 dias. Cuidado! Moas no podem usar essas bonecas. Depois do tratamento que matou todos os micrbios, deve se recuperar a floravaginal: pode usar o soro do leite e botar numa gaze na vagina, durante trs noites. Sempre se deve usar calcinhas de algodo e deix-las secar direitamente no sol (os raios do sol matam os micrbios). Evite usar cueca zorba (para homem) ou calcinha de nylon (para as mulheres).O homem deve lavar o pnis com lcool. Os dois devem tomar ch de vassourinha de boto e comer alho cru picado na comida. Devem parar a relaes sexuais durante umas duas semanas. Lembre tambm que usar cala jeans apertadas, no bom: cozinha os testculos e provoca infertilidade masculina. Use roupa folgada, mais fresca.

O corrimento branco ou flores brancas provocado por Cndida Albicans, por causa de um desequilbrio que deixa acidez na

vagina.Tem que beber coalhada, comer iogurte ou queijo, mas no pode beber o leite! Alm disso, pode se usar bicarbonato ou tomar limonada (tira acidez do sangue). O mioma um tumor no tero. Ele provocado pelo excesso de protenas (carne) na comida, especialmente os ovos da galinha de granja que contm muito veneno: antibitico, corticide e hormnios que faz o peito crescer em jovens (ginecomastia). Para dor de menstruao - Fazer o ch abafado de arruda ou de anador (Artemsia) e tomar. Sangramento fora da menstruao - Faa o cozimento de um pedacinho da flor de crista de galo e beba at passar, depois procure o mdico para SABER A CAUSA. Dor de Dente - Cozinhar um pouco do pega-rapaz, bochechar no lado do dente inflamado (acrescentar o cravo da ndia quando for infectado). Impotncia Sexual Masculina (No consegue ter ereo) Deve se tomar alho cru picado na comida ( um viagra natural). Outros estimulantes/afrodisacos masculinos so o caf, o alecrim, apimenta, o guaran e/ou alimentos ricos em energia, como amendoim e catuaba. Mas o melhor ser sempre a relao. . Hemorridas - Usar o supositrio da babosa. Tambm pode fazer um banho de assento comas folhas do melo de So Caetano Dor Muscular - Aquecer um monte de folhas do melo de So Caetano, enrolar num pano e deixar durante a noite. Ou fazer a tintura e a pomada dele e passar massageando devagar. Para Dormir - Tomar a tintura do mulung (30 gotas num copo de gua) ou fazer o ch da casca (menos eficaz). A flor da laranjeira tambm calmante. Cozimento da folha de maracuj depois que deu fruto. Calmantes sempre se tomam a noite. Reumatismo - Passar a tintura ou a pomada da pimenta no lugar. Deixar esquentar. Depois a dor passa. Depresso - Geralmente est ligada a uma falta de serotonina (neuro-transmissor no crebro). A semente do jerimum contm muito triptofano que ajuda na formao da serotonina. Lavar as sementes, deixar secar no sol, torrar no forno, reduzir em p e misturar na comida. Castanha do Par tambm ajuda ( at melhor s que mais cara). Para Chegar aos 100 Anos de Vida Comer pela metade Caminhar ao triplo Mastigar ao dobro e Rir ao qudruplo, quntuplo, ,sxtuplo...

ALGUMAS PLANTAS DA REGIO Melo de So Caetano - Usar o sumo da folha misturado com a Salsa da beira do rio para fazer o sabo contra coceira

(sarna) ou aplicar o sumo morno diretamente nos lugares mais afetados e deixar secar naturalmente. As folhas podem ser aplicadas em lugares com dores musculares. Hortel da Folha Grada ou Malva Serve de expectorante; tem que se colher sem sol, de manh. O Angico (da casca lisa) e o Espinho de Cigano (a raiz) - Servem como bronco dilatador, para ajudar a expectorar e abrir os brnquios e no faltar o ar (substituem o chamb do litoral). Quixaba Se usa para fazer ch contra inflamao. Pode usar a casca madura e deixar de molho (infuso) na gua fria. Rom - Quando verde o ch da folha A casca seca pode serve de calmante e baixa a dar uma tintura para presso. Quando seco o ch fazer uma pomada boa para dor de barriga e clica. cicatrizante e contra furnculo. Erva cidreira - Serve de calmante e bom contra anemia. As mulheres, depois de 40 anos, devem evitar porque engrossa o sangue. Erva-Cidreira Babosa - Serve de hidratante para os cabelos.- Serve de cicatrizante: Quando colher deve ser escolhida uma planta de mais de um ano e uma folha que no levou chuva h mais de 15 dias. Deve deixar escorrer o lquido amarelo escuro. Depois lavar bem e descascar, usar a gelia diretamente botando-a na ferida e cobrindo com gaze para no escorregar. Usa-se para fazer supositrios contra hemorridas: Descascar a babosa, cortar um pedao da grossura de um lpis, deixar a baba escorregar. Enrolar num papel alumnio e botar para congelar uma noite. Sambacaet - Serve para fazer tintura e pomada, combate inflamao. RECEITAS ALGUMAS DICAS DE PREPARO Se deve usar o acar mascavo (ou a rapadura ralada) no lugar do acar branco por que ele est refinado com muito sulfetos que provocam alergias e asma nas crianas. Plantas que tm cheiro no se deve cozinhar (pois o cheiro a substancia que atua como remdio). Planta que no tem cheiro, cozinha. Quando se faz a infuso (o ch), tem que abafar, botando um prato com gua fria por cima da panela, para no deixar escapar o vapor que contem todas as substancias do remdio.

Sempre faa o ch abafado. Se fizer o ch de ervas, use ervas fresquinhas, no pode deix-las secar. Se fizer o ch de partes

mais duras da planta (raiz, casca,...) precisa parti-lo em pedaos midos (2cm) e deixar cozinhar uns 15 minutos para extrair o princpio ativo. LEMBRETES NECESSRIOS PARA MANIPULAO DAS PLANTAS

Desidratao (secagem) de Ervas Medicinais o efeito curativo das plantas desidratadas (secas) depende de como foi a

secagem e o acondicionamento. No mercado encontramos plantas verdes e j secas, mas tambm podemos sec-las em casa. Isto nos d mais garantia, pois as plantas perdem parte de seu efeito quando secas ao sol e quando passam mais de um ano guardadas em lugares inadequados. Como Secar em Casa Ao colher a planta, limpe-a com um pano limpo. Isto no caso da babosa, especificamente. No caso de outras plantas, se for preciso, lave-as e deixe a gua secar por inteiro, ou seja, no caso de razes, flores, folhas e sementes. Quanto entrecasca no podemos lav-las. S devemos coletar com o mximo de higiene possvel, do objeto cortante, das mos e da vasilha onde vai ser depositada. Podemos secar assim: coloque sobre uma folha de papel que no seja jornal; voc pode ainda fazer pequenos molhos e pendurar em uma corda ou usar peneira de taquara. Esse lugar deve ser claro, fresco, ventilado e que no bata ao sol, mexendo todos os dias. Para desidratar gasta um tempo de sete dias. No podemos usar parte alguma de uma planta que apresente mofo. Como coletar Entrecasca, Raiz, Folha e Fruto de uma Planta - Antes de tudo, tenha certeza de estar coletando a planta correta. Em caso de dvida, bom consultar uma pessoa experiente. A fase da lua minguante a ideal; os utenslios (faco, machado, foice e outros) devero estar sempre limpos e sem ferrugem; no escolher para coletar entrecasca de rvores prximas beira de estradas; escolher somente as rvores aparentemente sadias; o melhor lado da rvore para coletar a entre casca o do nascente; procurar as partes mais velhas da rvore. Sendo a entrecasca, retirar da parte mais baixa; sendo folhas, as mais velhas. Deve se raspar e jogar fora as partes mais grosseiras da casca; nuca retirar a entrecasca circulando totalmente o tronco ou o galho de uma rvore; noaprofunde o corte na madeira da rvore. importante aproveitar as cascas das rvores que foram derrubadas para outros fins. No caso de razes, convm lembrar as observaes anteriores e ao retirar a raiz de uma planta no coletar mais que uma de cada indivduo se as razes oram finas. Quanto aos frutos devem estar maduros e no estragados. Como guardar as ervas e entrecascas das plantas e m sua casa, com segurana- As entrecascas devem ser guardadas, de modo geral, bem desfiadas ou quebradas, enroladas em papel laminado e depositadas em caixa bem fechada. Use s o que for necessrio. Toda e qualquer planta guardada deve ter na embalagem: O nome da planta, para que serve, data da coleta, prazo de validade e guarde longe das crianas.

PARA FAZER UM LAMBEDOR DE CASCA OU DE RAIZ - usar um material sempre muito limpo. Picar as razes/as cascas muito fino. Quando a gua ferver botar para cozinhar 10 minutos. Deixar tampado. Espere esfriar

antes de destampar, depois coar e aquecer de novo com acar mascavo, rapadura ou mel e cravo da ndia pisado (para no azedar). No preciso deixar engrossar. Depois filtrar no algodo (botar uma camada de algodo numa peneira) e botar o lambedor num vidro escuro esterilizado. Para Esterilizar os Frascos de Vidro Bot-los na gua fervendo e depois bot-los numa bandeja e sec-los no forno para no deixar nenhum pingo de gua, e deix-los esfriar naturalmente antes de usar. As tampas podem ser esterilizadas deixando de molho no lcool.

Lambedor para Gripe, feito no Mamo ou no Abacaxi. O ltex (leite) do mamo verde contm papana. Serve para amolecer

carne e tambm para ajudar a tirar o catarro preso (evita pneumonia). Por isso bom fazer o lambedor diretamente dentro do mamo. Pode fazer tambm no abacaxi que contm bromelina e que tem a mesma propriedade. Primeiro tirar o tampo, depois tirar todas as sementes e botar acar mascavo, cravo, malva santa, e raiz do espinho de cigano, todo bem limpo e picadinho. Tampar e deixar cozinhar no fogo baixo ou no forno a lenha por uns quarenta minutos. Deixar esfriar e coar. Xarope/Lambedor de Hortel Grada - Serve de calmante para irritao da garganta, acalma tosse e funciona como expectorante. Picar 300 gramas de folhas frescas, limpinhas e secas e botar dentro de um litro de gua. Quando a gua estiver fervendo, deixar cozinhar por 4 minutos sem destampar. Depois deixe esfriar naturalmente sem destampar. Quando estiver frio coar e botar 1 Kg e 700 gramas de acar mascavo. Esquentar at ferver de novo, mexendo para o acar derreter. Cobrir com um paninho para o suor no cair dentro (o suor azeda o lambedor) e uma tampa por cima, e deixe esfriar de novo. Depois, filtrar no

algodo e passar para um frasco escuro esterilizado. Cuidado! Nunca usar conservantes qumicos no xarope para ele ficar um ano. Botar um pouco de prpolis ou de cravo da ndia e assim ele se conserva uns 3 meses (passa o inverno que o perodo que d mais infeces respiratrias).

PARA FAZER UMA TINTURA - Cuidado! Para o uso interno (o que a gente toma) se deve usar somente o lcool cereal. O

lcool bruto ou etlico apenas para uso externo (aplicao da tintura, fabricao da pomada ou do sabo). Tintura do Mulung - calmante, ajuda a relaxar e combater a depresso (tomar trs gotinhas em um pouco de gua antes de dormir). Picar 200 gramas de casca seca limpa para um litro de lcool de cereais a 70. Deixar de molho (escrever a data), mexendo um pouco todo dia durante 7 dias. Depois coar e deixar mais 5 dias. Filtrar no algodo e escrever a data nos frascos esterilizados. Do mesmo jeito se faz a tintura de aroeira.

Tintura do Mentrasto - Picar 200 gramas da folha seca ou 250 gramas da folha verde limpa e bem picada para um litro de

lcool a 70. (Pode fazer com lcool de cereais e ficar tomando para quem tem problema de coluna). Deixar de molho num vidro limpo esterilizado (escrever a data), mexendo um pouco todo dia durante 7 dias. Depois coar e deixar mais 5 dias. Filtrar no algodo e escrever a data nos frascos esterilizados. Tomar uma colherzinha de tintura dentro de um pouco de gua, trs vezes ao dia. Preparo da Tintura de Prpolis - A prpolis ajuda a combater a gripe e infeces respiratrias em geral. Deixar 50g de prpolis limpo em de litro de lcool de cereais, num vidro escuro durante 3 dias. Filtrar. Conservarem vidro escuro. Tomar 40 gotas duas vezes ao dia com um pouco de gua. Cuidado! Para fazer tintura nunca se aconselhado misturar vrias plantas. melhor usar uma planta pura para que as substncias ativas das plantas no se neutralizam.

PARA FAZER SABO - Sabo da Tintura de Aroeira (Para 12 a 13 sabonetes) 100 ml da tintura de aroeira, 1kg e 200 gramas

de sabo de coco Astoli (6 pedras) 200 gramas de sabo Bem Te Vi amarelo (1 pedra) Cortar o sabo em pequenos pedaos e botar para derreter numa panela em banho Maria (botar primeiro o sabo amarelo porque demora mais para derreter). Ficar mexendo com uma colher de pau ou basto at ficar tudo bem lquido, sem pedaos slidos. Quando tudo ficar derretido, tirar do fogo e misturar com a tintura. Mexer bem. Cuidado! Usar panela de gata (estanho com esmalte branco), de vidro, de barro ou de inox. (No certo usar panela de alumnio!). Sabo de Melo de So Caetano e Arruda (anti caspa e contra piolho) Fazer o sumo com as folhas frescas e limpas batendo-as no liquidificador comum pouco de gua. Espremer e coar. Depois aplicar a mesma receita do que para o sabo de tintura, substituindo os100 ml da tintura por 200 ml do sumo do melo de so Caetano e da arruda. Pode tambm botar o sumo de 100 gramas de folha de Samba Caet (ou Samba Coit) e 100 gramas de gelia de babosa. So cicatrizantes e ajudam acurar as feridas dos piolhos.

PARA FAZER UMA POMADA Pomada de Atipim- Primeiro fazer a Tintura de Atipim, deixando 24h de molho no lcool comum a 70.Depois misturar a

tintura aos poucos na vaselina, mexendo com uma faca sobre uma tbua at que a vaselina no absorva mais tintura.Botar num potinho limpo e rotular (contedo, data, indicaes).Serve para combater dores de articulao ou de cabea. Para dor de cabea, pode passar um pouco da pomada do atipim nas tmporas. Cuidado! O Atipim perigoso no uso interno; ele destri a clulas nervosas e aos poucos provoca a morte! Por isso ele tambm chamado de amansa senhor. Pomada Cicatrizante De Casca de Aroeira ou de Rom (6 meses de validade) 60 gramas de vaselina 57 gramas de leo de coco 2 gramas de cera de abelha +10 % de tintura da casca no lcool.

CNFORA

Indicaes teraputicas Contuses, dores musculares, reumatismo, frieira

CAMOMILA

Indicaes teraputicas Ansiedade, insnia, sndromes febris, dispepsia, flatulncia, nusea, vmito, inflamao bucal. Dor de origem reumtica. Clareadora dos cabelos. Menstruao dolorosa

MARAVILHA

Acne, inflamaes da pele e das mucosas (boca e garganta), feridas, psorase, varizes, estmago, lceras gastroduodenais, normaliza a menstruao, afeces nervosas

CACAUEIRO

Utilizado nas convalescenas como alimento energtico, ataques anginosos, estimula as funes do aparelho urinrio, combate as nefrites, empregado nas fraquezas orgnicas e no esgotamento fsico, rachaduras do lbio e bicos dos seios.

BORRAGEM

Indicaes teraputicas Gota, afeces respiratrias (bronquites, tosses), escassez de urina, reumatismo, transtornos menstruais, furnculo

BOLDO

Indicaes teraputicas Afeces do fgado e do estmago, litase biliar, clicas hepticas, hepatites, dispepsia, tontura, insnia, priso de ventre, reumatismo, gonorreia.

BELDROEGA

Indicaes teraputicas Depurativa do sangue, disenteria, enterite aguda, mastite, hemorridas, cistite, hemoptise, clicas renais, queimaduras, lceras, inflamao dos olhos

BARDANA

Purificador do sangue, afeces reumticas, queda de cabelo, picadas de insectos, tores, hemorridas, enfermidades crnicas da pele, acnes, eczemas, pruridos, seborreia da face, herpes, vescula inflamada, clculo biliar, hepatite viral.

AVENCA

Indicaes teraputicas Tosses, catarros, afeces bronquiais e rouquido

AVEIA

Indicaes teraputicas Insnia, exausto nervosa, arteriosclerose, reumatismo e gota

ARTEMSIA

Propriedades teraputicas Vermfuga, emenagoga, estimulante, tnica, febrfuga.

ARRUDA

Afeco dos rins, alteraes menstruais, ansiedade, asma brnquica, bexiga, calvcie, cefaleia, citica, clerose, conjuntivite, derrame cerebral, dermatite, dores de ouvido, dor intestinal, enxaqueca, flebite, fgado, fragilidade dos capilares sanguneos, gases, gota, hemorridas, hipocondria, inchao nas pernas,

ARNICA

Indicaes teraputicas Aliviar a inflamao em pancadas, contuses, entorses e hematomas.

ARNICA

Indicaes teraputicas Tnico estomacal, flatulncia, regulariza as funes menstruais, melhora a digesto, falta de apetite, catarros bronquiais, engorgitamento dos seios

ANISESTRELADO

Palpitaes, melancolia, flatulncias, meteorismo, dispepsias e espasmos do estmago, intestino, vescula biliar e do tero.

AMORPERFEITOBRAVO

Feridas, chagas, lceras, eczema hmido, infeces cutneas, afeces do sangue, debilidade nervosa, cansao, doenas cardacas nervosas, ictercia

10

AAMIEIRONEGRO

Obstipao, gota, amigdalites, hepatite, cirrose, ictercia, gengivite

AMOREIRA

Laxativa, expectorante, refrescante, emoliente, calmante e diurtica, antidiabtico (variedade nigra), dor de dente, antiinflamatrio, reduz presso sangunea.

ALTEIA

Diarreias, desinteria, laringites, traqutes, tosse, amigdalites, faringites, hemorridas, rectites, vulvites, inflamaes na pele e nos pruridos, lceras da boca, abcessos dentais furnculos, acne e queimaduras

-USO EXTERNO
Alopecia; Caspa; Gomina; Seborreia; Acne; Rugas; Eczemas; Borbulhas e espinhas; Manchas
11

Acidez do estmago; Cibra e dores musculares; Artrite e reumatismo; Asma; Cancro e Sida; Colesterol; Diabetes; Digesto pesada; Dores menstruais;

castanhas ; Celulite; Cicatrizes; Desodorizante

ALOE-VERA

Priso de ventre

ALHO

Indicaes teraputicas Hipertenso, colesterol, picadas de insecto, antissptico, arteriosclerose e contra cido rico, cancro.

ALFAZEMA

Reumatismo, nevralgias, hemicrania, excitao nervosa, insnia, vertigens, contuses, feridas, inapetncia, m digesto, asma, coqueluche, faringite, laringite, depresso, cistites, enxaquecas, bronquite, corrimento vaginal, prurido vaginal, sarna, piolho

ALFAVACA

Nefrites, cistites, prostatites, calculose renal, oligria, digestes pesadas, flatulncia, hepatites, febre, queimaduras, feridas, gretas dos lbios, da pele, do mamilo e fissuras anais

12

ALFACE

Insnia, diabetes, conjuntivites e outras inflamaes oculares, priso de ventre.

ALECRIM

Dores reumticas, depresso, cansao fsico, gases intestinais, debilidade cardaca, inapetncia, cicatrizao de feridas, dor de cabea de origem digestiva, problemas respiratRIA.

ALCAUZ

Conjuntivite, fgado, supra-renais, desequilbrios hormonais, lceras ppticas, bao, rins, hepatite, toxinas, difteria, ttano, garganta

ALCACHOFRA

Doenas das vias biliares e hepticas, diabetes, ictercia, eczemas, erupes cutneas, psorase, anemia, escorbuto, raquitismo, colesterol, hemorridas, prostatite, uretrite, bronquite asmtica, debilidade cardaca, hepatite, colecistite

13

AIPO

Indicaes teraputicas Clculos renais, edemas, cido rico, gota, artritismo, reumatismo, hipertenso, colesterol, obesidade

AGRIO

Indicaes teraputicas Anemia, afeces pulmonares, tosse, bronquite, reumatismo, doenas das vias urinrias

ACELGA

Inflamaes viscerais, cistites, hemorridas e nas doenas de pele acompanhadas de comicho.

AAFRO

Asma, coqueluche, doenas nervosas, doenas do fgado e da bexiga, calculose renal, regularizador das funes menstruais, aliviar os incmodos da dentio nos bebs e para combater as hemorridas externas
14

ABSINTO

Indicaes teraputicas Intoxicao pelo chumbo (pintores, tipgrafo, etc.)

ABETOBRANCO

Pneumonia, asma, bronquite, traquete, sinusite, clculos renais, cistites, feridas, lceras cutneas, varizes e frieiras

ALIMENTOS DIURTICOS - Para estimular o trabalho dos rins e favorecer a secreo da urina, utilize: Hortalias

Abbora Comer pur de abbora cozida, sem sal. Agrio Suco diludo em gua. Tomar 250 ml, 3 vezes ao dia. Beterraba Cozinh-la e tomar o caldo do cozimento (3 xcaras ao dia. Dente-de-leo Suco diludo em gua. Tomar 3 xcaras ao dia. Abacaxi Ma ------Coco

-------- Melancia

Frutas - Fazer refeies exclusivas 3 vezes por semana. gua de coco. Tomar 250 ml, 2 vezes ao dia. Suco natural. Tomar 250 ml, 2 vezes ao dia. Pra Fazer refeies exclusivas 3 vezes por semana. Plantas Capim-cidreira Ch das folhas (30 g para 1 litro de gua). Tomar 5 xcaras ao dia, adoado com mel de abelhas.
15

Carqueja Ch das folhas (30 g para 1 litro de gua). Tomar 5 xcaras ao dia. Cavalinho Ch das folhas (30 g para 1 litro de gua). Tomar 5 xcaras ao dia, adoado com mel de abelhas. Chapu-de-couro Ch das folhas (30 g para 1 litro de gua). Tomar 5 xcaras ao dia, adoado com mel de abelhas Erva-doce (funcho) Ch das folhas e sementes (30 g para 1 litro de gua). Tomar 5 xcaras ao dia, adoado com mel de abelhas. Quebra-pedra Ch das folhas e razes (50 g para 1 litro de gua). Tomar 5 xcaras ao dia. Outros Tratamentos Geoterapia Fazer compressa na regio dos rins, com durao de 2 horas. Hidroterapia Beber diariamente 2 litros de gua pura e fresca. CALMANTES Para tonificar o sistema nervoso, utilize: Hortalias Alface Suco ou ch dos talos (1 00 g para 1 litro de gua). Tomar 3 xcaras ao dia. PROPRIEDADES TERAPUTICAS Berinjela Ch (80 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xcaras ao dia. Beterraba Cortar a beterraba em rodelas finas, cobrir com acar mascavo e deixar repousar durante 10 horas. Quando o xarope estiver pronto, tomar 3 colheres (sopa), 5 vezes ao dia. Couve Suco das folhas misturado com mel de abelhas. Cozinhar por 30 minutos. Tomar 3 colheres das de sopa, 4 vezes ao dia. Pepino Suco diludo em gua. Tomar 250 ml de manh, em jejum. Frutas Coco Tomar 250 ml de gua de coco, 4 vezes ao dia. Laranja Fazer refeies exclusivas 4 vezes por semana. Ma Ch das folhas da macieira (80 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xcaras ao dia, adoado com mel de abelhas. Maracuj Comer a polpa da fruta, adoada com mel de abelhas. Suco diludo em gua e adoado com mel de abelhas. Tomar 250 ml, 4 vezes ao dia. Tamarindo Suco ou ch dos frutos (40 g para 1 litro de gua). Tomar 3 xc ao dia. Plantas Arruda Ch das folhas (10 g para 1 litro de gua). Tomar 3 xcaras ao dia. Cravo Ch das flores (3 flores para 1 litro de gua). Tomar 3 xcaras ao dia. Malva Ch das folhas (20 g para 1 litro de gua). Tomar 3 xcaras ao dia. Poejo Ch das folhas (30 g para 1 litro de gua). Tomar 3 xcaras ao dia.
16

PROPRIEDADES TERAPUTICAS

Hortalias Cebola Lavar o local com o suco diludo em gua. Cenoura Fazer compressa local com cenoura crua, ralada. Repolho Fazer compressa local com repolho cru, macerado. Tomate Fazer compressa local com tomate cru, macerado. Frutas Banana Aplicar ndoa de bananeira no local. Para obt-la, faa um corte no tronco da bananeira e apare a seiva com a ajuda de um vasilhame. Caju Lavar o local com ch das folhas do cajueiro. Limo Fazer compressa local com suco de limo e sal. Ma Fazer compressa local com polpa da ma, ralada. Plantas Alecrim Ch das folhas (60 g para 1 litro de gua). Fazer compressa local. Alfavaca Ch das folhas (60 g para 1 litro de gua). Fazer compressa local. Lavar o local com o sumo das folhas. Eucalipto Ch das folhas (60 g para 1 litro de gua). Fazer compressa local. Saio Ch das folhas (40 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xcaras ao dia. DEPURATIVOS DO SANGUE

PROPRIEDADES TERAPUTICAS Hortalias Agrio Suco diludo em gua. Tomar 2 xcaras ao dia. Alho Amassar 3 dentes de alho e deix-los de molho durante 6 horas. Tomar 3 xcaras ao dia. Cebola Suco diludo em gua e combinado com limo. Tomar 2 xcaras ao dia. Inhame Utilizar nas refeies cozido em gua e temperado com azeite de oliva e sal. Usar elixir de inhame. Pepino Suco diludo em gua. Tomar 250 ml de manha, em jejum. Salsa Ch da raiz (30 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xcaras, ao dia. Frutas Abacaxi Refeies exclusivas 3 vezes por semana. Laranja Refeies exclusivas 3 vezes por semana. Limo . Ma Refeies exclusivas 3 vezes por semana. Pra Refeies exclusivas 3 vezes por semana. Uva Refeies exclusivas 3 vezes por semana. Plantas Carqueja Ch das folhas (40 g para 1 litro de gua). Tomar 3 xcaras ao dia. Confrei Ch das folhas (20 g para 1 litro de gua). Tomar 3 xcaras ao dia. Chapu-de-couro Ch das folhas (30 g para 1 litro de gua). Tomar 3 xc ao dia. Dente-de-leo Suco diludo em gua. Tomar 1 xcara, ao dia. Ch das folhas (30 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xcaras ao dia. Utilizar em refeies na forma de saladas cruas.
17

PROPRIEDADES TERAPUTICAS Sabugueiro - Ch das folhas (30 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xc ao dia. Salsaparrilha Ch das folhas (30 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xc ao dia. Sucupira Ch das razes (20 g para 1 litro de gua). Tomar 3 xc ao dia. Tanchagem Ch das folhas (30 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xc ao dia.
LAXANTES / PURGANTES Alimentos e plantas que estimulam a evacuao intestinal. Hortalias Acelga Suco diludo em gua e misturado com azeite de oliva. Tomar 250 ml pela manh, em jejum. Alface Ch das folhas e talos (1 00 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xcaras ao dia. Beterraba Suco puro. Tomar 250 ml, 30 minutos antes das refeies. Quiabo Cozinh-los em vapor e temper-los com azeite de oliva e sal. Us-lo nas refeies, em abundncia.

Frutas Abacaxi Refeies exclusivas 3 vezes por semana. Ameixa (seca) Deixar 6 unidades de molho por 8 horas e com-las pela manh, em jejum. Tomar tambm a gua. Caqui Refeies exclusivas 3 vezes por semana. Jenipapo Ch da raiz do jenipapeiro (20 g para 1 litro de gua).Tomar 4 xc ao dia. Laranja Refeies exclusivas 3 vezes por semana.* Comer tambm os bagaos, por serem ricos em fibras. Mamo Refeies exclusivas 4 vezes por semana.*
PROPRIEDADES TERAPUTICAS

Plantas Batata-de-purga Ch das folhas e bulbos (10 g para 1 litro de gua).Tomar 1 xcara ao dia. Se precisar de purgante mais forte,aumente a dosagem. Chapu-de-couro Ch das folhas (30 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xcaras ao dia. Fumaria Ch das folhas (15 g para 1 litro de gua). Tomar 3 xcaras ao dia. Sabugueiro Ch das flores novas (10 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xc ao dia. Sensitiva (dormideira) Ch das razes (5 g para 1 litro de gua). Tomar1 xcara ao dia. Se precisar de purgante mais forte,aumente a dosagem. Mel de abelhas Tomar gua com mel (2 colheres (sopa) para 250 ml de gua). FORTIFICANTES / TNICOS - Alimentos que fortalecem os ossos, msculos e nervos. Hortalias Agrio Suco diludo em gua. Tomar 250 ml 2 vezes ao dia. Beterraba e Cenoura Suco combinado. Tomar 250 ml 2 vezes ao dia. Chicria Suco diludo em gua. Tomar 1 xcara 30 minutos antes do almoo. Espinafre Suco diludo em gua. Tomar 1 xcara 30 minutos antes do almoo. Us-lo tambm nas refeies, em saladas cruas. Salsa Suco das folhas e razes, diludo em gua. Tomar 1 xcara 30 minutos antes do almoo. Ch das folhas e razes (20 g para 1 litro de gua). Tomar 2 xc ao dia.
PROPRIEDADES TERAPUTICAS 18

Frutas Amendoim Incluir na alimentao. Ameixa (fresca ou seca) Incluir na alimentao. Castanha-do-par Incluir na alimentao. Castanha-de-caju Incluir na alimentao. Plantas Eucalipto Ch das folhas (20 g para 1 litro de gua). Tomar 3 xcaras ao dia. Hortel Ch das folhas (30 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xcaras ao dia. Jurubeba Ch das folhas e frutos (20 g para 1 litro de gua). Tomar 3 xc ao dia. Poejo Ch das folhas (30 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xcaras ao dia. Levedo de Cerveja Tomar 2 cpsulas junto s refeies. Mel de abelhas Tomar 2 colheres (sopa) aps as refeies. TNICOS PARA O CREBRO, Alimentos que favorecem a atividade cerebral. Hortalias Abbora Sementes tostadas. Comer aproximadamente 30 unidades no almoo e jantar. Acelga Suco diludo em gua. Tomar 250 ml pela manh, em jejum. Utilizar na forma de salada crua. Cenoura e Espinafre Suco combinado e diludo em gua. Tomar 250 ml 30 minutos antes do almoo. Frutas Abacaxi Refeies exclusivas 3 vezes por semana.
PROPRIEDADES TERAPUTICAS

Ameixa Incluir nas refeies, fresca ou seca. Castanha-do-par Utilizar 6 unidades em cada refeio. Limo . Ma Refeies exclusivas 3 vezes por semana. Plantas Alfavaca Ch das folhas (30 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xcaras ao dia. Fumaria Ch das folhas (15 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xcaras ao dia. Guaran Ch do p (20 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xcaras ao dia. Sete-sangrias Ch das folhas (30 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xcaras ao dia. ALIMENTOS ALCALINIZANTES

19

Alimentos que equilibram a acidez sangunea:

PLANTAS ANTIDIARRICAS- Plantas usadas para parar a diarria. 1. Abbora: usa-se a polpa cozida. 2. Arroz: macerao dos gros crus por 6 horas ou a gua do arroz cozido. 3. Goiaba, Jabuticaba e Tamarindo: princpio ativo: tanino. Usa-se infuso de folhas ou cascas do caule.
.........................................................................................

PLANTAS CARMINATIVAS So plantas que ajudam a eliminar os gases. 1. Anis Erva-doce: princpio ativo: anetol. Usa-se o ch trs vezes ao dia. 2 . Camomila: princpio ativo: azuleno. Usa-se o ch trs vezes ao dia. 3. Canela do ceilo: princpio ativo: leo essencial: aldedo cinmico. Usa-se ch trs vezes ao dia. 4. Erva cidreira capim e Melissa: princpio ativo: leo essencial: citral. Usa-se trs vezes ao dia.
...................................................................

20

PLANTAS ANTIEMTICAS So plantas que amenizam o vmito. 1. Hortel: princpio ativo: leo essencial: mentol. Usa-se ch das folhas e flores, trs vezes ao dia. 2. Noz moscada: princpio ativo: leo essencial: miristicina. Usa-se ch das sementes de uma a duas vezes ao dia.
.......................................

PLANTAS LAXATIVAS So plantas que aumentam o trnsito intestinal. 1. Ameixa: princpio ativo: glicosdeos antraquinnicos: quercetina. Deixa-se o fruto de molho em um copo com gua de um dia para o outro. 2. Babosa: princpio ativo: glicosdeos antraquinnicos: loe emolina. Use o suco da folha com gua em jejum. 3. Beterraba: princpio ativos: fibras. Usa-se uma raiz cozida nas refeies. 4. Figo:princpio ativo: mucilagens. Ferver o fruto maduro e deixar em repouso durante a noite. Tomar em jejum.

PLANTAS EMTICAS So plantas que provocam vmito eliminando o contedo alimentar do estmago. 1. Losna: componente absintina um bloqueador do S.N.C com poder acumulativo, pode causar convulses e alucinaes. abortivo em qualquer dosagem. 2. Louro: princpio ativo: leo essencial: cineol e princpios amargos. 2g em um copo de gua.

PLANTAS DIGESTIVAS So plantas usadas para acelerar o processo de digesto. 1. Abacate: princpio ativo: leo fixo, mucilagens e enzimas digestivas. Comer a polpa dos frutos aps as refeies. 2. Abacaxi: princpio ativo: enzima digestiva: bromelina. Comer a fruta aps as refeies. A bromelina facilita a digesto das gorduras. 3. Boldo: princpios ativos: amargos e terpenos. Suco fresco das folhas. 4. Hortel: princpio ativo: leo essencial: mentol. Ch das folhas e flores.
21

5. Mamo: princpio ativo: enzima digestiva: papana. Ingerir a polpa do fruto aps as refeies. 6. Salsa: princpio ativo: leo essencial: apiol e dilapiol. Ch das folhas aps as refeies. ........................................................... PLANTAS COLAGOGAS E COLERTICAS So plantas que ajudam o fgado e a vescula a ter um bom funcionamento. 1. Alcachofra: princpio ativo: glico-alcalide: cinarina. Ch da folha trs vezes ao dia. 2. Boldo: princpios ativos: amargos e terpenos. Suco fresco das folhas. 3. Carqueja: princpio ativo: substncias amargas e leos essenciais: pinenos e carquejol. Ch das folhas aps as refeies.

PLANTAS DIURTICAS Plantas que auxiliam na eliminao de urina. 1. Abacateiro: princpio ativo: leo essencial: D. perseitol. Usa-se o ch das folhas, duas vezes ao dia. 2. Aipo: princpio ativo: apiina. Usa-se infuso das folhas, trs vezes ao dia.

22

3. Avenca: princpios amargos: capilarina. Usa-se infuso das folhas, trs vezes ao dia. 4. Milho: princpios ativos: saponinas, tanino, cido palmtico. Usa-se infuso das estigmas, trs vezes ao dia.

PLANTAS ANTITUSSGENOS E EMOLIENTES So plantas que atuam nos problemas respiratrios. 1. Agrio: princpios ativos leo essencial, glicosdeos. Usa-se suco fresco de toda a planta com mel, trs vezes ao dia. 2. Abacaxi: princpio ativo: enzima: bromelina usado na sntese de produtos antiasmticos). Usa-se xarope do fruto. 3. Cebola: princpio ativo: leo essencial: alicina. Excelente expectorante e bactericida potente. Usa-se xarope dos bulbos.

PLANTAS ANTITUSSGENOS E EMOLIENTES 1. Eucalipto: princpio ativo: leo essencial: cineol ou eucaliptol. Usa-se xarope das . folhas. 2. Guaco: princpio ativo: cido miknico e a cumarina. Usa-se xarope das folhas, trs vezes ao dia. 3. Gengibre: princpios ativos: leo essencial: zingiberens. Melhora a digesto e mascara o gosto de peixe cru. Usa-se xarope dos rizomas. 4. Poejo: princpio ativo: leo essencial: puligona e mentona.

PLANTAS GALACTAGOGAS So plantas usadas para aumentar a produo de leite. 1. Algodoeiro: princpio ativo: acetovanilona, betaina e fitosterois. Usa-se a decoco das sementes. 2. Funcho: princpio ativo: leo essencial: anetol e fencona. Usa-se ch dos frutos. 3. Manga: princpio ativo: leo essencial: e terpeno; cido anacrdico; anacardiol e cardol. Usa-se infuso das folhas, uma hora antes de amamentar.
23

PLANTAS SEDATIVAS So plantas que ajudam como sedativos brandos. 1. Melissa: princpio ativo: leo essencial: citral. Macera-se as folhas em vodka ou o ch das folhas frescas. 2. Maracuj: princpio ativo: alcalides (armano, armina e armolo) glicosdeos, flavonides e taninos. Usa-se ch das folhas picadas. PLANTAS HIPOGLICEMIANTES So plantas que ajudam no tratamento do diabetes. 1. Jambo, Jambolo e Pata de vaca: princpio ativo: aminocidos hipoglicinas A e B. Usase infuso das folhas, trs vezes ao dia. PLANTAS PARA LCERAS Plantas usadas no tratamento de lceras ppticas. 1. Couve: princpio ativo: vitamina U (Brasinina). Usa-se o suco das folhas frescas, depois das refeies. 2. Espinheira santa: princpio ativo: leo essencial, tanino, cido clorognico e amirina. Usa-se a infuso das folhas, trs vezes ao dia. 3. Repolho: princpio ativo: vitamina U (brasinina). Usa-se suco das folhas frescas, aps as refeies. PLANTAS USADAS EM QUEIMADURAS SOLARES So plantas com alto poder cicatrizante. 1. Babosa: princpio ativo: mucilagens refrescantes e loe emolina (recuperadora de tecido epitelial). Usa-se o suco fresco das folhas, aplicar sobre os locais irritados pelos raios de sol. 2. Goiabeira: princpio ativo: tanino (vaso constritor perifrico) O tanino ajuda a coagular as protenas da pele. Usa-se infuso das folhas ou cascas do lenho, aplica-se sobre a pele irritada.

24

You might also like