You are on page 1of 5

Significado dos Smbolos do Batismo

Escrito por Administrator Ter, 23 de Junho de 2009 10:35 - ltima atualizao Ter, 23 de Junho de 2009 10:40

EXPLICAO DOS SMBOLOS NOME (APRESENTAO DA CRIANA) O nome da criana muito importante. Ele representa que o nico para Deus e para a humanidade. Valorizar o nome de algum reconhecer a sua dignidade. No evangelho Jesus nos diz que o pastor chama cada uma das ovelhas pelo nome e caminha na frente delas. Deus assim: Ele chama cada um por seu nome e guia o seu caminho. O SINAL DA CRUZ o sinal do Cristo salvador, sinal da vida que vence a morte. A cruz, na poca de Jesus, era um instrumento de condenao. Os que no cumpriam as leis, que cometiam algum crime eram crucificados. Quem era pregado na cruz no tinha direito sepultura, ficava pregado na cruz at que o corpo fosse sendo consumido pelo tempo e comido pelos animais e aves. Era um jeito brbaro de amedrontar as pessoas que transgrediam as leis. O Filho de Deus participou da pior condenao. Foi acusado de subversivo. Se ops a normas e leis que impunham um fardo pesado incapaz de ser carregado pelos pobres. Foi condenado morte e morte de cruz. Mas nela no permaneceu, pois ressuscitou. A partir desse momento a cruz no mais sinal de morte e condenao, mas sinal de vida, de libertao, salvao e vitria. Por isso a criana marcada com o sinal da cruz, o sinal da vitria da vida sobre a morte. INVOCAO DOS SANTOS A Igreja terrestre une-se a Igreja Celeste para receber esta nova vida e interceder a ns junto ao Pai, apresentando os mritos que alcanaram na terra pelo nico mediador de Deus e dos homens, Jesus Cristo. UNO COM LEO Na celebrao do batismo a criana ungida duas vezes: no peito e na cabea. Quando a criana ungida no peito lembramos que o Cristo deve penetrar na vida da criana como o leo penetra no seu peito. Depois, no final da celebrao a criana ungida de novo, mas na cabea. Com esta uno lembramos que o batizado participa da mesma misso de Jesus: Sacerdote, profeta e rei. Como sacerdote oferece sua vida,se doa, como profeta se torna porta vos de Deus anunciando sua palavra e como rei serve como Jesus serviu, lavando os ps dos discpulos.

1/5

Significado dos Smbolos do Batismo


Escrito por Administrator Ter, 23 de Junho de 2009 10:35 - ltima atualizao Ter, 23 de Junho de 2009 10:40

Na Bblia as pessoas eram ungidas para cumprir uma grande misso. No Batismo a uno vai lembrar que aquele que est sendo batizado deve ser um cristo lutador, que vai combater as foras do mal. O cristo, aquele que foi batizado no pode ser omisso, ficar em cima do muro. Ele foi ungido para a misso, para ser participante da Igreja de Cristo. O leo abenoado na Missa dos Santos leos na quarta-feira da semana Santa . PROFISSO DE F O batismo no um ato social, mas deve brotar da f dos pais e padrinhos. Por isso durante a celebrao do batismo somos chamados a renunciar tudo o que no presta, o pecado. Depois de renunciar o pecado somos chamados a professar a f que queremos para nossos filhos e afilhados GUA A gua outro elemento que a natureza nos oferece e que usamos no batismo. A gua o elemento purificador, que lava, limpa e renova. Ela faz germinar a semente, fonte de vida. Sem gua tudo morre. Na Bblia encontramos diversas citaes onde Deus salva o povo por meio da gua. Moiss, quando criana, foi salvo das guas do Rio Nilo. O povo Hebreu ficou livre da escravido do Egito ao atravessar as guas do Mar Vermelho. O prprio Jesus foi batizado nas guas do Rio Jordo. O batismo um mergulho na vida divina. Aquele que preside a celebrao derrama a gua na cabea da pessoa (criana ou adulto) dizendo: Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do esprito Santo. Somos batizados em nome da Santssima trindade. Por isso, sempre que fazemos o sinal da cruz lembramos o nosso batismo. VESTE BRANCA O batismo um novo nascimento. Aquele que foi batizado desveste-se do homem velho e reveste-se do ressuscitado. A veste branca simboliza que o batizado se revestiu de Cristo (Gl 3,27); ressuscitou com Cristo. De todo batizado a Igreja pede que mantenha essas vestes brancas (a vida de Cristo) imaculadas at a vida eterna. LUZ (VELA) Quando nos falta a luz a escurido nos faz tropear, cair. No rito da celebrao a vela que entregue aos pais e padrinho acesa no crio pascal. O crio pascal foi aceso no Sbado Santo quando celebramos a ressurreio de Jesus, a vida que vence a morte, a luz que vence as trevas. Do Cristo-luz, do Cristo vencedor que recebemos a luz que nunca deve se apagar. Eis as palavras do Padre ao entregar a vela acesa: A vocs pais e padrinhos, confiada a misso

2/5

Significado dos Smbolos do Batismo


Escrito por Administrator Ter, 23 de Junho de 2009 10:35 - ltima atualizao Ter, 23 de Junho de 2009 10:40

de ampliar essa luz para que estas crianas iluminadas por Cristo, vivam sempre como filhos da luz e, perseverando na f, possam sair ao encontro do Senhor, com todos os santos quando ele voltar. Portanto, somos filhos da luz e no caminhamos por entre as trevas. Fomos iluminados e teremos tambm que iluminar a vida dos outros; Vs sois a luz do mundo.. brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que est nos Cus (Mt 5,14-16) FETA Palavra Grega que significa abra-te , para ela ouvir a palavra de Deus e anunci-la ( O sopro ) Jesus disse de novo para eles: A paz esteja com vocs. Tendo falado isso: soprou sobre os apstolos, dizendo: Recebam o Esprito Santo. Quando chegou o dia de Pentecostes, o sopro de um forte vendaval precedeu a chegada do Esprito. DOCUMENTO - (PAI-NOSSO) - Atendendo ao pedido de seus discpulos (Senhor, ensina-nos a orar). Jesus lhes confia a orao crist fundamental do Pai-Nosso A Orao Dominical o resumo de todo o Evangelho, a mais perfeita das oraes. Est no centro das Escrituras.Porque vem do Senhor Jesus, Mestre e Modelo de nossa orao. CONSAGRAO NOSSA SENHORA Neste dia em que estas crianas entram na Igreja pelo Santo Batismo , vamos confi-las a especial proteo de Maria , me de Deus e dos Discpulos de Jesus. Explicao da Celebrao do Batismo , parte prtica. Os Pais e padrinhos participaro da Missa das 10:30 onde entraram em fila na frente do Padre no inicio da missa. Os bancos estaro reservados somente para os Pais e Padrinhos. NOME O Padre vai chamar o nome da criana para apresent-la para comunidade, levantar a criana , no precisa sair do lugar. SINAL DA CRUZ O padre vai at ao banco e faz o sinal da cruz na testa da criana e em seguida os pais e padrinhos tambm fazem o mesmo gesto.

3/5

Significado dos Smbolos do Batismo


Escrito por Administrator Ter, 23 de Junho de 2009 10:35 - ltima atualizao Ter, 23 de Junho de 2009 10:40

Terminada a missa aguardar no banco para a equipe do Batismo organizar o local, vocs receberam um folheto onde devem responder a parte em negrito. INVOCAO DOS SANTOS No folheto da celebrao inicia-se com alguns Santos, onde a assemblia responde; rogai por ns .. UNO PR-BATISMAL O padre vai at o banco ungir a criana com o leo , necessrio que abra a roupa da criana para facilitar a uno. ORAO SOBRE A AGUA O Padre far uma orao sobre gua. RENOVAO DAS PROMESSAS DO BATISMO Pais e Padrinhos tero que renunciar o mal e professar a f em Deus , onde ser respondido ( Renuncio e depois Creio ) pois neste momento a renncia e a f so particular, o que faz valer o Batismo da criana a f dos Pais e Padrinhos e da Igreja. BATISMO (GUA) Na hora do Batizado ser chamado por ordem de banco, acompanhemos ; - A madrinha segura a criana , o padrinho fica ao lado e os pais atrs dos Padrinhos , com as mos nos ombros dos Padrinhos. - Em seguida voltar para o banco e acompanhar a celebrao em silncio. - As fotos so permitidas mas sem exagero, pois o batizado mais importante que as fotos, UNO PS-BATISMAL O Padre vai at o banco e unge a cabea da criana. VESTE BRANCA O Padre pode usar uma toalha Branca ou sua prpria Estola colocando na cabea da criana, no necessrio a criana vir vestida de branco. VELA O Pai vai em fila at o Crio e ascende a vela onde mostrar ao seu filho no momento que o

4/5

Significado dos Smbolos do Batismo


Escrito por Administrator Ter, 23 de Junho de 2009 10:35 - ltima atualizao Ter, 23 de Junho de 2009 10:40

Padre fizer a orao e depois pode apag-la, na ausncia do Pai vai o Padrinho . FETA O padre vai tocar o ouvido e a boca da criana e dar um sopro. CONSAGRAO MARIA O padre vai rezar fazendo a consagrao a Nossa Senhora, continuar no lugar. BENO FINAL O Padre far a orao final , aguardar nos bancos a entrega do Certificado de Preparao e da Lembrana do Batismo. Em seguida est liberado para tirar fotos.

5/5

You might also like