You are on page 1of 33

A QUMICA DA SOBREVIVNCIA

Professoras das disciplinas de Qumica, Matemtica e Biologia discutem e apresentam uma proposta de atividade interdisciplinar sobre o documentrio A Qumica da Sobrevivncia, que mostra como a Qumica contribui para a sobrevivncia do homem na Terra e fora dela tambm.

CONSULTORES Professora Catiane M.C. Ronsoni - Qumica Professor Helder N. Albuquerque - Biologia Professora Zuzana L. Cndido - Matemtica

TTULO DO PROJETO Molculas Perigosas

MATERIAL NECESSRIO PARA REALIZAO DA ATIVIDADE:


Qumica

frascos de PET de 2 L marca PEPSI; tampas do frasco PET; mangueiras plsticas tipo sanfonada; amido de milho; vaselina lquida; suco de um limo; cola CASCOREZ (rtulo azul); fios de cobre encapado; software CHEMSKETCH; tinta ACRILEX - PVA para artesanato plstica (preto, vermelho, verde, amarelo); tinta ACRILEX para tecido (preto, vermelho, verde, amarelo).

Biologia

biscuit ou massa de modelar caixa de CDs usada animais em resinas, plsticos ou similares ambientes terrestres em maquetes e/ou aqurio invertebrados conservados em resina lpis para escrever em CD mquina Fotogrfica lupa TV e DVD resina para conservao de invertebrados

Matemtica

software Microsoft Excel.

PRINCIPAIS CONCEITOS QUE SERO TRABALHADOS EM CADA DISCIPLINA

QUMICA
- Identificar as funes orgnicas presentes nas molculas; - Solubilidade das substncias orgnicas; - Compostos orgnicos volteis; - Estabilidade; - Persistncia; - Biodegradao; - Estruturas moleculares.

BIOLOGIA
Bioacumulao; Aes no meio ambiente; Conseqncias aos seres vivos e outras espcies; Biodegradao; Biodiversidade; Ecossistemas; Cadeia e Teia Alimentar; Nveis Trficos; Ao Antrpica; Biogeografia; Poluio e Contaminao Ambiental; Ciclagem de Matria; Ms formaes Congnitas; Bioindicadores ecotoxicolgicos; Microbiologia; Patologia.

MATEMTICA
Poliedros: conceito de poliedro; elementos orgnicos; classificao de poliedros segundo: quantidade de faces, distribuio do nmero de vrtices entre as faces, relao de congruncia ou no entre as faces, eixos de simetria, paralelismo e perpendicularismo de faces; - Relao de Euler; - Tabelas e grficos;

- Caracterizao de tabelas simples e de dupla entrada; - Caracterizao de grficos de barras/colunas, de linha, de setores. - Estatstica: medidas de tendncia central: mdia, mediana e moda; conceito de amostra; - Porcentagem: conceito de ndice percentual e de porcentagem; clculo de ndice percentual e de porcentagem.

DESCRIO DA ATIVIDADE
Principais etapas e estratgias para trabalho interdisciplinar sugerido 1 Introduo

O desenvolvimento da agricultura, da pecuria e da indstria tem levado produo de inmeros compostos, alm da descoberta de uma infinidade de substncias naturais, que podem ser empregadas como pesticidas, tensoativos, aditivos e cargas para diversos produtos, sendo descartadas deliberada ou inadvertidamente aps o seu uso diretamente no meio ambiente. Muitos desses compostos no so biodegradveis ou sua taxa de biodegradao muito lenta. Tais compostos so denominados recalcitrantes ou refratrios. Dentre elas podem-se citar plsticos, detergentes, solventes, tintas, inseticidas, herbicidas, produtos farmacuticos, aditivos alimentares etc. No sendo degradados, tais compostos vo se acumulando nos ecossistema, atingindo concentraes to altas que geram srios riscos aos seres vivos. O grupo de compostos orgnicos que apresentam essas caractersticas tem crescido a cada ano. Assim, esses poluentes so classificados de acordo com suas estruturas moleculares (bifenilas policloradas, empregadas como fludos em trocadores de calor; hidrocarbonetos poliaromticos, produtos de petrleo; dioxinas, subprodutos em sistemas de incinerao; leos lubrificantes) ou com os usos a que se destinam (pesticidas ou agrotxicos, empregados em atividades agropecurias; plastificantes, utilizados na produo de plsticos e resina; detergentes e tensoativos; hormnios sintticos, medicamentos; entre outros. Estima-se que a produo global de compostos qumicos sintticos tenha aumentado de 1 milho de toneladas para 400 milhes de toneladas entre a dcada de 1930 e os dias atuais. Muitas dessas substncias foram lanadas no mercado sem restries ou sem conhecimento de seus impactos ambientais.

Algumas dessas substncias orgnicas so ainda mais txicas sendo chamadas de Poluentes Orgnicos Persistentes (POPs). Os POPs so substncias qumicas sintticas altamente txicas, as quais, por suas caractersticas fsico-qumicas, no se decompem facilmente, mantendo-se inalteradas por longos perodos de tempo, podendo reagir, serem transportadas pelo ar, rios ou oceanos, a longas distncias do local que foram originadas. Essas substncias apresentam efeito danoso por serem facilmente absorvidas pelo organismo, perturbando o funcionamento normal do corpo e desequilibrando as reaes qumicas naturais, com amplo conjunto de disfunes nos seres vivos. As principais caractersticas desses compostos so: elevada persistncia, biocumulatividade, toxicidade elevada e grande capacidade de se dispersar, atingindo longas distncias. Dentre esses compostos esto 12 compostos banidos ou restritos em maio de 2001 na Conveno de Estocolmo. Dentre eles esto oito pesticidas (DDT, Aldrin, Dieldrin, Clordano, Endrin, Heptacloro, Mirex, Toxafeno), dois produtos industriais Hexaclorobenzenos HCBs e Bifenilas Policloradas PCBs) e dois subprodutos, gerados da combusto de matria orgnica (Dioxinas e Furanos). Estas substncias txicas surgem atravs de diversos processos industriais, entre eles: a) Produo do PVC: plstico utilizado em embalagens de alimentos, brinquedos, utenslios domsticos, tubos e conexes etc; b) Produo de papel: atravs do processo de branqueamento com cloro; c) Gerao e composio de produtos agrcolas: um grande nmero de herbicidas, inseticidas e fungicidas; d) Incinerao de lixo domstico, industrial e hospitalar; e) Processos industriais: todos os que empregam cloro e derivados do petrleo. Outra classe de poluentes orgnicos preocupante so os perturbadores endcrinos ou agentes hormonalmente ativos. Esses compostos agem no sistema endcrino de diversos animais e tambm no homem, podendo inibir, aumentar ou diminuir a atividade dos hormnios naturais. Essa situao no provoca a morte das clulas nem atacam o DNA, agem apenas sobre os hormnios. Outras substncias orgnicas txicas que merecem destaque so os ftalatos (steres orgnicos do cido ftlico). Esses compostos so amplamente utilizados nas mais diversas atividades industriais, podendo-se citar: produo de plsticos, principalmente de policloreto de

vinila (PVC), vernizes, resinas, papis de embrulho, entre outros. Esses plastificantes no esto ligados de forma irreversvel ao polmero produzido, podendo migrar para o ambiente, dependo das condies de disposio. Podem ser encontrados em brinquedos e artigos para bebes e podem ser disponibilizados na salivas das crianas e por elas ser ingerido, o que causa danos ainda maiores, uma vez que esses indivduos so os mais suscetveis aos efeitos endcrinos desses compostos devido ao fato que seu sistema reprodutor ainda est em formao. Outros poluentes orgnicos mais simples, mas nem por isso menos txico e que so produzidos em grande quantidade so os compostos carbonlicos mais simples que so emitidos para a atmosfera a partir de uma grande variedade de fontes naturais e antropognicas e podem ser formados in situ, a partir da fotlise e fotooxidao de hidro-carbonetos e outros compostos orgnicos. Dentre os membros desta classe com concentraes superiores na troposfera destacam-se o formaldedo, acetaldedo, acetona, metil-etil-cetona, acrolena, crotonaldedo, metilvinil-cetona, dimetil-ter, dietil-ter, cido frmico e cido actico. Compostos orgnicos naturais tambm podem apresentar efeitos txicos, principalmente aps algum processamento que aumente a sua concentrao em determinado local.

6.2 Qumica

O projeto interdisciplinar comea com a apresentao do vdeo durante a aula de Qumica, com a participao dos outros professores caso seja possvel. Com a abordagem do vdeo possvel trabalhar vrios conceitos qumicos, biolgicos e fsicos e ainda utilizar outras disciplinas como alavanca para o estudo dos conceitos em questo, como portugus, geografia e matemtica. O documentrio possibilita a abordagem de vrios conceitos, mas se analisarmos as informaes so transmitidas de modo interligado. Pode-se observar que este aborda principalmente questes ambientais, resultantes do conhecimento da qumica, ou seja, a relao que existe entre a Qumica e o dia-a-dia do aluno e de todos os seres vivos, fazendo uma ligao clara entre a interdependncia desses assuntos com o meio ambiente e outras disciplinas, fazendo com que os alunos percebam no documentrio que a problemtica tambm existe na sua cidade,

regio ou bairro e se sinta o participante ativo desse processo e sua importncia de reverter situao. Que as aes antrpicas, mesmo servindo inicialmente para a humana podem gerar molculas que no ambiente natural sofrem modificaes e estas atuam de forma malfica para todos os organismos vivos sobrevivncia do planeta. Posteriormente a exibio do documentrio, o professor de qumica pode despertar o interesse do aluno pelas informaes, abordadas, bem como enfatizar o tema proposto para o projeto interdisciplinar. Em seguida cada professor pode trabalhar os conceitos de poluentes orgnicos relativos sua rea para aprofundamento dos trabalhos em sua disciplina e tambm entre as disciplinas.

6.2.1 Conceitos Abordados

Os POPs so compostos que possuem baixa solubilidade na gua, mas alta solubilidade nos lipdeos, o que tem como principal conseqncia a sua acumulao nos tecidos adiposos. Esta caracterstica, aliada sua persistncia (intervalo de tempo que um composto capaz de permanecer no ambiente antes de ser degradado em outros compostos mais simples), potencializa a sua periculosidade ao nvel da cadeia alimentar, e conseqentemente, os riscos de exposio dos consumidores de topo, como o caso do homem.

a) Fsico-Quimicas

De um modo geral, pode-se dizer que as propriedades fsico-qumicas de uma substncia dependem do tipo de tomos que formam a sua molcula e da posio que estes tomos ocupam. No caso dos POPs, as suas caractersticas de persistncia, lipo-solubilidade e semi-volatilidade que lhes conferem a habilidade de resistir degradao, bioacumularem e serem transportados a longas distncias, ocasionando desta forma efeitos adversos sade humana e ao meio ambiente

b) Persistncia

Substncia persistente aquela cujas molculas so estveis e no so facilmente destrudas por meios biolgicos, qumicos ou pela fotodegradao, permanecendo no ambiente aps o uso para o qual foi destinada. A estabilidade de um composto qumico orgnico em funo de sua estrutura qumica. Assim, compostos cclicos so mais estveis que compostos alifticos e, compostos aromticos so mais estveis que os primeiros. As estruturas ramificadas so mais estveis que as estruturas lineares. A ligao cloro-carbono, muito presente em POPs, muito resistente hidrlise, portanto contribui para a resistncia da molcula degradao biolgica e fotoltica. Existe assim uma srie de estabilidade crescente, onde compostos que tenham tomos de cloro ligados aos anis aromticos so mais estveis de que substncias que possuem tomos de cloro ligados a estruturas lineares, j a estabilidade de um anel aromtico cresce com o nmero de tomos de cloro presentes. As estruturas qumicas dos POPs geralmente so cclicas, ramificadas e cloradas.

c) Transporte a Longas Distncias

A capacidade de transporte a longas distncias decorrente de sua semi-volatilidade. A grandeza fsico-qumica que mede esta propriedade a presso de vapor. Os POPs apresentam valores de presso de vapor tais, que podem evaporar e condensar sucessivamente dependendo das condies em que se encontram.

Na gua, a maior parte dos POPs de tal forma insolvel, pois estes se depositam superfcie de sedimentos ou mesmo de seres vivos, percorrendo curtas distncias relativamente ao ponto de origem. A quantidade de poluentes armazenados desta forma muito superior que se encontra dissolvida, enquanto a quantidade existente no ar quase se pode considerar

insignificante. A libertao de POPs diretamente para a gua constitui, normalmente, um problema de mbito local ou regional, ainda que de grande gravidade.

d) Estruturas Qumicas

A ligao carbono cloro caracteriza-se por ser difcil de romper, e a presena do cloro reduz tambm a reatividade de outras ligaes das molculas orgnicas. Para muitas aplicaes, a falta de reatividade uma vantagem importante. Porem, essa mesma propriedade significa que, uma vez que os organoclorados tenham entrado no ambiente, eles degradam-se muito lentamente, tendendo, portanto, a se acumular. Alm disso, a maioria dos compostos organoclorados solvel em meios semelhante ao hidrocarboneto, tais como leos ou tecidos adiposos. A falta de uma via eficiente para degradao desses compostos, em combinao com sua hidrofobicidade, tem levado o acmulo em organismos vivos.

6.2.2 Sugesto de Atividade

Depois de abordar os conceitos tericos referentes aos poluentes orgnicos podem-se estudar as caractersticas estruturais dos compostos orgnicos atravs da construo de frmulas de representaes macroscpias das principais molculas orgnicos estudadas. Uma das grandes realizaes da qumica foi mostrar que toda a matria no mundo, seja um pedao de rocha, um copo d gua, uma pena de avestruz ou uma rvore, construda a partir de no mais que aproximadamente cem elementos. Os tomos se unem entre si para formar os compostos qumicos. Composto uma combinao de elementos. Assim a gua combinao de hidrognio e oxignio e o benzeno uma combinao de carbono e hidrognio.

Muitos compostos consistem de molculas. Uma molcula um agrupamento caracterstico de tomos, unidos por um arranjo geomtrico definido. Estamos rodeados de molculas, e quase tudo que se pode tocar feita delas. Ao tomar caf se ingere molculas. Ao se sentar em uma sala somos bombardeados por uma quantidade enorme de molculas. Ao nos sentirmos mau cheiro se cheira molculas. Na verdade somos feitos de molculas. Para o estudo do comportamento qumico das molculas, estas podem ser representadas por modelos macroscpios. Os modelos de representao dos tomos e molculas podem

dizer muito sobre os compostos que representam. Deste modo, para o estudo das molculas orgnicas comum a utilizao de kits moleculares (Figura 1) produzidos pela indstria. Este kit tem um custo elevado para alunos, escolas e professores no permitindo na maioria das vezes sua utilizao. Entretanto, pode-se constru-los utilizando material alternativo, de fcil aquisio, baixo custo ou mesmo reaproveitando materiais. O meio de veiculao pode variar desde o papel, passando pelos conjuntos plsticos, isopor e madeira e chegando tela do computador.

Figura 1: Kit molecular estruturas orgnicas.

Um kit molecular alternativo para estudo das caractersticas estruturais dos compostos orgnicos pode ser construdo com massa de biscuit conforme a Figura 2.

Figura 2: Molcula Orgnica de etanal construda com massa de biscuit.

Para preparar a massa de biscuit no fogo misture 2 xcaras de ch de cola CASCOREZ (rtulo azul) ou cola Cascorez Porcelana Fria com 2 xcara de ch amido de milho, 1 colher de sopa de suco de limo (age como conservante), 2 colheres de sopa de vaselina lquida na panela com revestimento anti-aderente e leve ao fogo brando, mexendo sem parar com a colher de pau, at que a massa forme uma bola e se solte do fundo e das laterais. Tome cuidado para evitar que as sobras que costumam ficar na borda da panela no se incorporem massa. Depois de pronta, espalhe o creme de mos sobre um tampo de mrmore ou de outra pedra e sove a massa por vrios minutos, ainda quente. Acondicione-a num saquinho plstico bem fechado, para no ressecar, ou envolva-a em filme plstico para cozinha. Pode-se tambm, aps misturar todos os ingredientes e em uma tigela de vidro e colocar no microondas em uma tigela de vidro por aproximadamente 3 minutos em potncia mxima. A cada 50 segundos retirar a massa e mexer. Quando ficar consistente com ainda um pouco de cola no fundo a massa estar pronta.

Para tingir faa um rolinho de massa com as mos e adicione um pouco de tinta a leo na cor desejada. Manuseie bem a massa at que fique colorida por igual. Se necessrio acrescente mais tinta, at alcanar a tonalidade desejada. Com a massa pronta faa bolinhas dos principais tomos (C, H, O, N). Os tamanhos podem ser correspondentes ao tamanho de cada tomo indicado na tabela. Aguardar a massa estar quase seca para colocar as ligaes. As ligaes entre os tomos podem ser feitas com fio de cobre encapado. Para os tomos de carbono, introduza apenas a capa do fio de cobre em quatro posies com em forma tetradrica. Nos tomos de hidrognio coloque um fio de cobre encapado, desencapando apenas uma das pontas para que esta posteriormente possa ser conectada ao tomo de carbono. As ligaes entre carbonos ou outros elementos podem ser feitas utilizando fio de cobre encapado, deixando expostas as extremidades. Outro modelo de kit molecular de baixo custo, que pode ser feito utilizando frascos de refrigerante PET (Figura 3).

Figura 3: Kit molecular para estudo de molculas orgnicas, construdo com PET. Fonte: Gomes e Cardoso, 2007.

Para construo do tomo de carbono deve-se cortar quatro frascos da marca PEPSI conforme Figura 4. Em seguida devem-se unir os quatro frascos e col-los com cola especial. As

ligaes podem ser feitas com tubos de borracha dessas de mquina de lavar roupa e para representar os tomos de hidrognio podem ser utilizados frascos usados de filme fotogrfico.

Figura 4: Construo frmula orgnicas com frascos PET. Fonte: Gomes e Cardoso, 2007.

As molculas espaciais podem ser construdas tambm virtualmente utilizando o Software ChemSketch. Este aplicativo pode editar desde frmulas e estruturas planas at construir estruturas tridimensionais complexas (Figura 5), calcular massas molares, nmero de ismeros, reaes, diagramas esquemticos e projees em 3D.

Figura 5: Frmulas estruturas da molcula orgnica de hexaclorobenzeno construda no Software ChemSketch.

O software ChemSketch um programa de livre domnio e pode ser baixado no endereo eletrnico: http://www.acdlabs.com/download/chemsk.html. Para compreenso do funcionamento e procedimentos para instalao deste software pode-se consultar a pgina do professor Joo Neto, cujo endereo eletrnico http://www.santateresa.g12.br/QUIMICA/minicurso.pdf. Caso queira-se gravar molculas em formato gif animado para apresentaes ou representaes animadas, pode-se utilizar o software gratuito Movies 13. Este programa permite animar figuras inanimadas, modificar figuras animadas, bem como elaborar seqncias de aes para serem utilizadas em vdeos educativos. Para baixar o programa acesse http://baixaki.ig.com.br/download/Movies.htm. Depois de instalado s copiar vrias figuras (Figura 6) em diferentes posies de uma molcula fornecida pelo software ChemSketch e em seguida dar PrtScSysRq (tecla do teclado) e colar no Paint do WINDOWS. Em seguida recorte imagem e adicione no Movies 13, para que ele salve a seqncia desejada e converta as figuras inanimadas em animadas.

Figura 6: Seqncia de figura da molcula de hexaclorobenzeno produzida no ChemSketch e inseridas no Movies 13 para animao.

Pode-se tambm construir as molculas utilizando tampas de frascos de refrigerante tipo PET (Figura 7). Neste caso a estrutura resultante do tipo estrutural plana. Para construo desse Kit deve-se escrever o smbolo do elemento em um pedao de PVA, recortar e colar na tampa de refrigerante. As ligaes entre os tomos de carbono podem ser feitas de EVA.

Figura 7: Estrutura plana da molcula etanal construda com tampas de frascos PET.

6.2.3 Observaes

Para produo das molculas preciso convencionar cores das esferas para poder distinguir os tomos que so representados. As cores das esferas no so as cores reais dos tomos. tomos so nuvens incolores, difusas, de eltrons circundando uma minscula regio do ncleo central, e cor de uma molcula uma propriedade coletiva de todos seus tomos. Assim, as cores utilizadas so cdigos escolhidos de modo a aludir a alguma propriedade do elemento ou e a seus compostos. Deste modo, o hidrognio mostrado como branco, pois o tomo mais simples. O carbono preto como a fuligem, e o oxignio, que confere a vida, o vermelho. As regras que governam essa atividade (que podem ser explicadas aprofundando-se mais na estrutura atmica) so as seguintes: a) um tomo de hidrognio geralmente forma apenas uma ligao; b) um tomo de carbono geralmente forma quatro ligaes; c) um tomo de nitrognio geralmente forma trs ligaes; d) um tomo de oxignio geralmente forma duas ligaes e; e) um tomo de cloro geralmente forma uma ligao. O carbono desempenha um papel especial no mundo porque tem uma capacidade nica de formar ligaes consigo prprio. Alguns outros elementos podem se ligar a si prprios, mas nenhum to extensivamente como o carbono, e nenhum d origem a tantas estruturas estveis. Ao examinarmos muitos dos compostos orgnicos, pode ser til consider-los como cadeias ou anis de tomos de carbono que formam um esqueleto carbnico ao qual esto ligados outros grupos de tomos. Esses grupos funcionais so as partes quimicamente ativas das molculas orgnicas. O professor pode reunir a turma em grupos e solicitar a construo de uma molcula orgnica poluente utilizando um ou mais dos recursos anteriores, dando preferncias para os compostos orgnicos determinados pela pesquisa de campo. Aps a construo os alunos podem pesquisar as principais caractersticas qumicas e biolgicas das molculas estudadas, como agem

no organismo dos indivduos e explicaes sobre os tipos de poliedros a que pertencem estudados na disciplina de matemtica.

6.3 Biologia

6.3.1 Bioindicadores ecotoxicolgicos de POPs

A contaminao ambiental causada pelo uso crescente e, algumas vezes, indiscriminado de POPs, agrotxicos ou pesticidas tem gerado preocupaes quanto ao lanamento inadequado desses compostos no ambiente. Sendo esses produtos nocivos aos organismos vivos, deve-ser tomar precaues quanto sua aplicao, formao de resduos provenientes das mais diversas fontes e descarte final adequado, de forma que no haja comprometimento do meio ambiente como um todo. Alm disso, em alguns casos, os produtos de degradao desses compostos podem ser at mais txicos que os produtos originais. O comportamento de POPs no ambiente pode ser influenciado por diversos fatores como: volatilidade, mtodo de aplicao, tipo de formulao e solubilidade do composto em gua; caractersticas do solo e plantas; adsoro das molculas s partculas de solo; persistncia e mobilidade dos compostos e condies climticas do ambiente. Mas, uma vez no ambiente, seus resduos podem se tornar um risco para todo o agroecossistema. O estudo dos efeitos de substncias qumicas txicas nas comunidades naturais um dos objetivos fundamentais da ecotoxicologia. Segundo a Agncia Americana de Proteo Ambiental, os efeitos de alterao ou de sade do ambiente so chamados de indicadores ecolgicos. Entretanto, h pelo menos uma dcada tem-se notado que alguns organismos - peixes, insetos, algas, plantas, etc - so resistentes a alguns nveis de contaminao, no morrem quando expostos a agentes txicos e fornecem informaes precisas sobre a sade dos ambientes respectivos de cada um desses organismos. Esses tipos de plantas e animais so chamados de indicadores biolgicos ou bioindicadores da presena de contaminantes no ambiente.

Os organismos bioindicadores, apesar de no morrerem por alteraes do ambiente, respondem a elas por meio de reaes comportamentais ou metablicas mensurveis, que indicam e refletem alguma mudana no ambiente onde eles vivem. Um indicador definido como um ndice ou uma medida final para avaliar a sade de um sistema, seja ele econmico, fsico ou biolgico, j o bioindicador como a biota ou o componente bitico de um ecossistema que utilizado como indicador da qualidade do ambiente. Tem-se verificado que a determinao da contaminao de tecidos de organismos coletados de ambientes naturais til. Mas, para fornecer informaes de contaminao antes da ocorrncia da mortalidade ou do dano, tambm necessria a determinao dos efeitos de doses subletais sobre biomarcadores - componentes celulares ou bioqumicos, estruturas e funes que so mensurveis num sistema ou amostra biolgica como bioindicador. De qualquer forma, os parmetros estudados devem ser sensveis como bioindicadores de bioconcentrao. No se deve confundir o uso de bioindicadores com o uso de biomonitores, j que biomonitoramento a observao contnua de organismos usados como biomonitores de uma determinada rea. o monitoramento que pode fornecer avisos precoces de mudanas no ambiente e que podem resultar em risco para espcies individuais, populaes, comunidades ou ecossistemas. Como no se podem monitorar todas as espcies de um ecossistema, tm-se desenvolvido um conjunto de bioindicadores que podem ser usados para se avaliar o status e as tendncias de efeitos ecotoxicolgicos num ecossistema (Figura 8). Assim, o termo bioindicador tem sido usado para identificar respostas biolgicas que indicam a exposio ou os efeitos de poluentes em organismos, populaes, comunidades e ecossistema. Essas respostas biolgicas referem-se, portanto, a respostas expressas desde os nveis biomoleculares-bioqumicos at o nvel de comunidade. Os bioindicadores ainda so identificados com medidas de efeitos e biomarcadores com medidas de exposio ou da dose dos agentes de estresse. Pode-se apontar como bioindicadores, por exemplo, mudanas na riqueza e abundncia de espcies de populaes de diferentes comunidades, no tamanho dos espcimes, na integridade reprodutiva, etc. Como biomarcadores pode-se citar como exemplos: atividade enzimtica, integridade do DNA, presena de determinadas enzimas, contedo de lipdios, etc.

Figura 8: Movimento do poluente em trs fases: vapor, lquida e slida. As medidas de bioindicadores tm sido usadas para apontar a probabilidade de um agente estressor (contaminante, alteraes das condies fsicas, etc.) causar efeito adverso no ambiente e nas populaes. So tambm feitas para caracterizar a sade do ambiente; indicar o grau de perigo e dar suporte s determinaes dos possveis riscos ecolgicos de mudanas na sade do ambiente. Na agricultura, o uso de agrotxicos ou pesticidas pode representar um desses riscos porque pode provocar alteraes indesejveis nos ecossistemas por alteraes nas funes, atividades, nmero e abundncia de indivduos de diferentes populaes, assim como em caractersticas do prprio ambiente. Assim, alm dos efeitos desejveis de controle dos organismos fitfagos, organismos fitopatognicos e competidores, o uso de agrotxicos pode representar perigo potencial para o ambiente e para as redes ou teias alimentares. Entre os efeitos ecolgicos de bioindicao, a bioacumulao e a bioconcentrao traduzem o acmulo do poluente nos organismos em relao quantidade do poluente presente, respectivamente, no solo e na gua. Portanto, os bioindicadores devem ter uma relevncia biolgica para informar sobre a possvel contaminao do respectivo ecossistema. Entre os fatores que caracterizam esta relevncia, um dos mais importantes a sua posio trfica, isto , quanto mais baixo for seu nvel trfico e quanto mais ele servir de alimento para os nveis superiores da

cadeia trfica, maior a relevncia biolgica do organismo como bioindicador porque atravs de sua contaminao toda a cadeia trfica pode se contaminar. Na Figura 8 pode-se notar que h necessidade de muita biomassa de produtores para alimentar o topo da cadeia trfica e verifica-se que, se muitos organismos produtores estiverem contaminados, toda a cadeia alimentar da qual eles fazem parte pode se contaminar. Alm disso, quanto mais baixa for posio trfica de um organismo, maior a probabilidade que ele faa parte de vrias teias ou redes alimentares e, por isso, medidas de contaminao em organismos bioindicadores da base de teias alimentares podem indicar o perigo potencial de contaminao de vrias teias alimentares (Figura 9).

Figura 9: Exemplo de cadeia alimentar.

Outro parmetro de relevncia o nicho ecolgico dos organismos utilizados como bioindicadores. Organismos sedentrios ou de atuao em ambientes muito especficos refletem as condies especficas do lugar. Organismos que se alimentam de solo (Figura 10) ou filtram grandes volumes de gua (Figura 11), como por exemplo, minhocas e bivalves aquticos, tm sido

utilizados como bioindicadores de contaminao de solo, de gua e de sedimentos no s por agrotxicos, como por outros poluentes como, por exemplo, metais pesados.

Figura 10: Teia alimentar de ambiente terrestre.

Figura 11: Teia alimentar de ambiente aqutico.

As minhocas tm sido usadas como bioindicadores de poluio do ambiente edfico porque elas tm papel destacado na formao do solo; na decomposio de resduos de plantas e ciclagem de nutrientes da matria orgnica; na formao do hmus e de agregados de solo, onde a atividade biolgica mais intensa; no melhoramento da estrutura, fertilidade, porosidade e capacidade de infiltrao, drenagem e reteno de gua, ar e tambm no transporte de microrganismos e nutrientes do solo por meio dos canais formados por sua escavao e seus deslocamentos no solo. Por meio de seus deslocamentos e de ingesto de solo ou serapilheira contaminados, as minhocas entram em contato com poluentes que atingem ou so aplicados no solo e nele podem permanecer adsorvidos nas partculas minerais, na matria orgnica e na soluo do solo. Elas podem ainda se expor e absorver os contaminantes da soluo do solo por meio de contato direto e passagem pela cutcula. A partir desse contato, as minhocas podem se intoxicar, morrer, ou sobreviver, incorporar e at bioacumular esses poluentes em seus tecidos.

Portanto, o nicho ecolgico e a importante posio trfica das minhocas, que se situam nos nveis mais baixos das teias alimentares terrestres, servindo de alimento para vrios animais e como rota de transferncia e biomagnificao de contaminantes ao longo dessas teias, alm do conhecimento j acumulado sobre seus hbitos alimentares e habitats, fazem delas excelentes bioindicadores de ecotoxicidade de substncias qumicas no solo, pois elas indicam a bioacumulao potencial ao longo dessas teias. No ambiente aqutico marinho, muitos estudos apontam a utilidade de bivalves para estudos de biomonitoramento porque eles so sedentrios, refletem condies especficas do lugar e so filtradores, alm de serem naturalmente adaptados a ambientes dinmicos como os costes e os esturios. Mariscos e mexilhes, como bivalves filtradores, so particularmente vulnerveis aos efeitos de slidos em suspenso e tm sido usados como bioindicadores para bioconcentrao de compostos organoclorados. Alm disso, esses organismos filtradores e que se alimentam de depsitos sobre o substrato tambm refletem a contaminao, respectivamente das colunas dgua e do sedimento. Assim como h fluxo de energia nas cadeias alimentares, os poluentes podem passar de um nvel para outro das cadeias. Desta forma, os organismos dos nveis trficos mais baixos so os que melhor indicam o potencial de contaminao das teias alimentares. Entre esses, as minhocas e os moluscos bivalves tm sido muito pesquisados, mas muitos outros organismos tambm tm os atributos necessrios para serem utilizados como bioindicadores. Mas, na literatura recente, nota-se uma quantidade crescente de estudos com bioindicadores tanto animais como vegetais, entre os quais, cita-se uma grande faixa de espcies, tais como, algas e liquens, invertebrados como caramujos e caracis, peixes e pequenos mamferos predadores, anfbios, outros oligoquetas, etc. Tambm insetos tm sido cada vez mais pesquisados sob diferentes aspectos. Nesses organismos bioindicadores muitas vezes pesquisam-se biomarcadores especficos que devem estar relacionados com as respostas de interesse. Entre os biomarcadores citam-se os efeitos de poluentes em: mortalidade; reproduo representada pelo nmero de ovos; variao de mdias de pesos e tamanhos; respirao; alteraes nos contedos de lipdios e alteraes histolgicas; efeito na hemoglobina de insetos; toxicidade para esporos de algas; alteraes no comportamento sexual; alteraes nas atividades enzimticas que fornecem informaes sobre o

metabolismo de substncias e de elementos dos ciclos biogeoqumicos (arilsulfatase; desidrogenase; celulase, etc), assim como, tcnicas moleculares modernas de reao em cadeia de polimerase - PCR. No Instituto Biolgico, pesquisas utilizando organismos e processos como bioindicadores dos efeitos de agrotxicos no ambiente tm sido feitas no Laboratrio de Ecologia de Agroqumicos j h algum tempo. Entre outros resultados, verificou-se, por exemplo, que a biomassa e a atividade de algumas enzimas de origem microbiana em diferentes solos so inibidas ou estimuladas por efeito de agrotxicos. Porm, de modo geral, esses efeitos so de curto prazo. Tambm se verificou que repetidas aplicaes de alguns agrotxicos, como o glifosato, por exemplo, afetaram a microbiota do solo de tal forma que a mineralizao do prprio composto foi diminuda quanto maior o nmero de aplicaes. Este herbicida tambm foi bioacumulado por minhocas, numa relao diretamente proporcional ao tempo de contato com a terra tratada com ele. As minhocas tambm bioacumularam os herbicidas simazina e paraquat. Entretanto, somente a bioacumulao de paraquat aumentou com o aumento da dose de tratamento do solo. Por outro lado, alguns atributos do solo, como seu contedo de matria orgnica, afetam a bioacumulao de agrotxicos nas minhocas, isto , quanto maior o contedo orgnico, menos composto fica disponvel para bioacumulao nos organismos. Por atender aos requisitos, bivalves de mar e de esturio tambm foram estudados como organismos bioindicadores de sedimentos desses ambientes contaminados com um composto organoclorado, o hexaclorobenzeno, que classificado pelo Programa Ambiental das Naes Unidas como um dos poluentes orgnicos persistentes (POP). Esses estudos demonstraram que o nicho ecolgico do organismo influencia no processo de absoro do poluente e determina maiores ou menores valores de biocumulao. Tambm demonstraram grande correlao deste poluente persistente achado em vrios compartimentos ambientais do mundo todo, com o contedo de lipdios dos organismos. Verifica-se ento que organismos bioindicadores podem servir como modelos de avisos prvios de contaminao e servir como espcies-sentinelas de alteraes no ambiente. No entanto, h necessidade de definio do que se espera como bioindicao e pr-requisitos para escolha do organismo bioindicador. As bases cientficas e os usos de bioindicadores e biomarcadores de estressores ambientais e suas relaes com medidas especficas de efeitos mensurveis em populaes da flora e fauna, assim como a humana, so objetivos especficos da

International Society of Environmental Bioindicators - ISEBI e do peridico Environmental Bioindicators. Contaminao agrcola faz surgir rs de seis patas (Figura 12). Rs com seis patas ou com quadris adicionais podem ter suas deformidades atribudas aos resduos ricos em nutrientes. As alteraes ambientais causadas por seres humanos podem tornar a vida mais fcil para os parasitas nocivos.

Figura 12 Rs com seis patas.

6.4 Matemtica

6.4.1 Atividade Proposta

A disciplina de Matemtica pode desempenhar um papel instrumental, isto , pode fornecer conceitos e procedimentos que permitam quantificar e analisar grandezas para interpretar fenmenos que sero pesquisados pelos alunos e tomar posio diante dos resultados dessa anlise. Deste modo a habilidades a serem desenvolvidas so: analisar e representar modelos de poliedros, identificando seus elementos (vrtices, arestas, faces) bem como a quantidade deles;

relacionar esses nmeros para elaborar modelos de poliedros que representam a estrutura de compostos orgnicos;

elaborar e analisar tabelas e grficos de colunas, barras, de setores, de linha que mostram dados organizados a partir do resultado de uma pesquisa sobre a ao dos compostos orgnicos no meio ambiente;

elaborar questionrio para uma pesquisa quantitativa; determinar a amostra de uma populao para desenvolver uma pesquisa; determinar e interpretar medidas de tendncia central representativas do conjunto de dados obtidos a partir de uma pesquisa;

desenvolver um trabalho cooperado no levantamento de dados de uma pesquisa; identificar problemas (ligados ao tema do vdeo) existentes na comunidade em que vivem; elaborar estratgias de enfrentamento de tais problemas para solucion-los.

ETAPA INTERDISCIPLINAR
Projeto Molculas perigosas Aps exposio do documentrio a Qumica da Sobrevivncia e durante os trabalhos individuais de cada disciplina. Os professores podem solicitar aos alunos que faam uma pesquisa de campo, utilizando um questionrio com o objetivo de documentar, relatar e analisar informaes sobre produo e utilizao de compostos orgnicos persistentes ou no na regio em que a escola esta inserida. Para realizao dessa atividade os professores, juntamente com os alunos devem decidir a rea de coleta de dados e a quantidade de questionrios que devem ser feitas. A rea de coleta das informaes pode ser prxima a uma indstria, rea com grande concentrao de veculos, reas rurais ou prximas a zona rural que faz uso de pesticidas, locais prximos a aterro sanitrio, incinerados ou outras atividades que possam gerar ou produzir algum tipo de poluente orgnico. Para essa atividade importante que os o objeto da pesquisa, faa parte do dia-a-dia dos alunos e de seus familiares. Assim, os resultados obtidos sero realmente significativos para a vida do educando e para a aprendizagem dos conceitos estudados. Aps a coleta e anlise das informaes, os alunos podem utilizar o Software Excel ou outro, para esboar os resultados obtidos atravs da produo de tabelas e grficos. Esta atividade pode ser orientada pela disciplina de matemtica.

Os resultados obtidos podem ser apresentados pelos alunos em um seminrio, juntamente com um trabalho de pesquisa que envolva as trs disciplinas, como o estudo aprofundado de uma molcula orgnica poluente, suas caractersticas qumica, fsicas e biolgicas e sua estrutura geomtrica.

6.5.1 Etapas do trabalho Interdisciplinar

O trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Qumica, Biologia e Matemtica pode ser resumido conforme as etapas seguintes:

1 ETAPA:

Identificar problemtica (origem dos poluentes). Exemplo: Frota de automveis, poluentes na gua, solo ou ar, agrotxicos ou outros;

Identificar os poluentes (compostos orgnicos) existentes na fonte de pesquisa.

2 ETAPA

Pesquisa bibliogrfica de cada poluente identificado por pequenos grupos de alunos.

3 ETAPA

Elaborao de questionrio pelos alunos referente situao dos poluentes na origem, para ser aplicado aos moradores;

Escolha de uma amostra representativa; Aplicao dos questionrios; Organizao dos dados atravs de tabelas e grficos; Interpretao dos resultados.

4 ETAPA

Divulgar os dados levantados para a comunidade escolar e moradores; Divulgar o conhecimento gerado atravs de exposio, relatrios e artigos; Sensibilizar e intervir.

RESUMO DA ATIVIDADE
Uma passadinha rpida em todo o processo a. b. Apresentao do vdeo. Nas aulas de Qumica: estudo das funes orgnicas e caractersticas fsico-qumicas utilizando modelos virtuais e usuais. c. Nas aulas de Biologia: aprofundamento terico referente persistncia e

bioacumulao desses compostos. d. Nas aulas de Matemtica: estudo dos modelos de poliedro (referente ligao dos compostos), anlise e produo de tabelas e grficos, regras para escolha de amostras para pesquisa. e. Atividade Interdisciplinar: levantamento de dados sobre a poluio provocada por compostos orgnicos na comunidade prxima a escola, atravs da aplicao de questionrios, anlise e reproduo dos dados coletados. f. E. Confeco de cartazes, folders, resumos, resenhas, relatrios, monografias, acerco fotogrfico, filmes, maquetes g. Seminrio: apresentao dos dados pesquisados e das informaes coletadas a campo.

COMO VOCS AVALIARIAM ESSE TRABALHO?


Hora de avaliar a atividade Avaliao caracteriza-se por um processo contnuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanas no

comportamento, propostas nos objetivos, a fim de que haja condies de decidir sobre alternativas do planejamento de trabalho do professor e da escola como um todo.

Assim a avaliao deve ser entendida como um processo contnuo, participativo, cumulativo e interativo, envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar. Deve interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanas no comportamento. Deve verificar at que ponto os objetivos esto sendo alcanados, identificando os alunos que necessitam de ateno individual, reformulando o trabalho com a adoo de procedimentos que possibilitem sanar as deficincias identificadas. A avaliao deve abranger o desempenho do aluno, do professor e a adequao do programa. Deve ser considerada como um processo contnuo, visando correo das possveis distores. Trata-se da continuidade de informaes aos alunos e no da continuidade de provas. Assim um processo que leva aprendizagem. Deste modo a avaliao dos alunos pode ser feita de forma conjunta e participativa pelos professores das disciplinas envolvidas, uma vez que os produtos obtidos atravs do projeto podem ser de interesse de todos os envolvidos. Os alunos podem ser avaliados pela produo da pesquisa de campo, bem como pelas habilidades manuais utilizadas na construo das molculas, pela participao e colaborao nas atividades propostas e pela pesquisa bibliogrfica e apresentao do assunto pesquisado durante o seminrio. Atravs das atividades paralelas desenvolvidas pelas disciplinas e principalmente atravs da atividade interdisciplinar pretende-se alcanar os seguintes objetivos: a) Formar multiplicadores ambientais; b) Intervir para a reduo da poluio e contaminao na rea; c) Intervir para a reduo dos impactos gerados; d) Sensibilizar e Desenvolver uma conscincia ambiental dos alunos; e) Apresentar e estimular o acesso e uso da metodologia cientfica na escola; f) Acionar os rgos pblicos ambientais para atuar junto a estas empresas e ou indstrias para agirem de acordo com as normas ambientais em vigor; g) Contribuir para que as futuras geraes possam ter acesso ao ambiente limpo e com a biodiversidade presente.

EM QUAL ANO OU ANOS DO ENSINO MDIO SERIA MELHOR APLICAR ESSE TRABALHO?
Hora de avaliar a aplicabilidade da atividade

Este trabalho deve ser aplicado no terceiro ano do ensino mdio, pois para compreenso das estruturas qumicas e caractersticas dos compostos abordados, fundamental que os alunos tenham conceitos anteriores referentes unio dos compostos (ligaes qumicas), entretanto, pode ser adaptado para a segunda e primeira serie do ensino mdio, considerando que na disciplina de biologia pode-se trabalhar Embriologia e Histologia no 1 ano, Seres Vivos no 2 ano e Gentica, Evoluo e Ecologia no 3 ano. J a disciplina de matemtica pode ser considerada uma ferramenta para discusso e compresso dos dados e pode ser aplicada tambm nos trs anos do ensino mdio. Deste modo considera-se que o terceiro ano do ensino mdio seja o ano que tem maiores condies de desenvolvimento, pois, j possuem um conhecimento mais elaborado e completo. Dessa forma os alunos terminaro o ensino mdio qualificado para atuarem na interveno social e ambiental de seus municpios e estados, alm de que, no tero problemas para o ingresso no curso superior, pois dominaro as etapas do mtodo cientfico, bem como a produo de resumos, resenhas, texto, relatrios e monografias.

SUGESTES DE LEITURAS Livros e peridicos:

Andra, M.M.; Peres, T.B.; Luchini, L.C.; Marcondes, M.A.; Pettinelli Jr., A.; Nakagawa, L.E. Impacto f long term applications of cotton pesticides on soil biological properties, dissipation of [14C]-methyl parathion and persistence of multi-pesticide residues. IAEA-TECDOC-1248. Austria: International Atomic Energy Agency, 2002. p.15-36. Andra, M.M.; Pettinelli Jr., A. Efeito de aplicaes de pesticidas sobre a biomassa e a respirao de microrganismos de solos. Arquivos do Instituto Biolgico, v.67, n.2, p.223-228, 2000. Andra, M.M.; Peres, T.B.; Luchini, L.C.; Bazarin, S.; Papini, S.; Matallo, M.B.; Savoy, V.L.T. Influence of repeated applications of glyphosate on its persistence and soil bioactivity. Pesquisa Agropecuria Brasileira, v. 38, n. 11, p.1329-1335, 2003.

Andra, M.M.; Papini, S.; Peres, T.B.; Bazarin, S.; Savoy, V.L.T.; Matallo, M.B. Glyphosate: influncia na bioatividade do solo e ao de minhocas sobre sua dissipao em terra agrcola. Planta Daninha, v.22, n.1, p.95-100, 2004. Andra, M.M.; Toms, A.R.G.; Vamp, T.M.; Barreto, O.J.S.; Luchini, L.C. Bioaccumulation and Retention of 14C-hexachlorobenzene (HCB): I. The Marine Tropical Mussel Perna perna. Environmental Bioindicators, v.2, n.4, p.219-228, 2007a. Andra, M.M.; Toms, A.R.G.; Vamp, T.M.; Barreto, O.J.S.; Luchini, L.C. Bioaccumulation and Retention of 14C-hexachlorobenzene (HCB): II. The Estuarine Clam Mytella guyanensis. Environmental Bioindicators, v.2, n.4, p.229-236, 2007b. Atkins, P.W. Molculas. Editora da Universidade de So Paulo. So Paulo, 2002. Baird, C. Qumica Ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2002.] Bartell, S.M. Biomarkers, bioindicators, and ecological risk assessment A brief review and evaluation. Environmental Bioindicators, v.1, p.60-73, 2006. Beeby, A. What do sentinels stand for? Environmental Pollution, v.112, p.285-298, 2001. Bottomley, P.J. Microbial ecology. In: Sylvia, D.M.; Fuhrmann, J.J.; Hartel, P.G.; Zuberer, D.A. (Ed.) Principles and Applications of Soil Microbiology. New Jersey: Prentice Hall, Inc., 1999. p.149-167. Bueno, P.G; Camargo, M.C.R; Catarino, T.T.M. Os Efeitos dos Poluentes Orgnicos Persistentes na Sade Humana e no Meio Ambiente. Extrado: Acessado:

www1.sp.senac.br/hotsites/sigas/docs/20071016_cas_OsEfeitosdosPoluentesOrganicos.pdf. 23/09/2008.

Burattini, S.V.; Brandelli, A. Bioacumulao. In: Zagatto, P.A.; Bertoletti, E. (Ed.) Ecotoxicologia Aqutica. Princpios e Aplicaes. So Carlos: RiMA, 2006. p.55-88. Burger, J. Bioindicators: types, development, and use in ecological assessment and research. Environmental Bioindicators, v.1, p.22-39, 2006.

Environmental Protection Agency - EPA About biological indicators. Link. Acesso em: 15 set. 2003. Gomes, D.; Cardoso, K.K e Coimbra, M.A. Construndo molculas com garrafas PET. XXVIIEncontro de Debates sobre Ensino de Qumica (27-EDEQ). Colgio Estadual Visconde de Bom Retiro. Rua Luiz Casemiro Frncio S/N, Bairro Santa Rita, Bento Gonalves, RS, Cep: 957000-000. kkimica@hotmail.com Lima, J. S. Bioindicao em sistemas terrestres. Link. Acesso em: 19 out. 2005. Luchini, L.C.; Andra, M.M. Dinmica de Agrotxicos no Ambiente. In: AMBIENTE, Ministrio Do Meio; AGRICULTURA, Frum Nacional de Secretrios de. (Org.). Programa de Defesa Ambiental Rural - Textos Orientadores. Braslia, 2002, p. 27-44. Papini, S.; Andra, M.M. Ao de minhocas Eisenia foetida sobre a dissipao dos herbicidas simazina e paraquat aplicados no solo. Revista Brasileira de Cincia do Solo, v.28, p.67-73, 2004. Piletti, C. Didtica Geral. So Paulo: tica, 1993. Amarante, O.P; Vieira, E.M; Coelho, R.S. Poluentes Orgnicos. So Carlos: RiMa, 2006. United Nations Environment Program (UNEP). Ridding the world of POPs: a guide to the Stockholm convention on persistent organic pollutants. Geneva, Switzerland: UNEP. 2005, 18p.

Pginas da Rede (internet) que podem ser consultadas pelos professores e estudantes para complementar esse trabalho.

http://www.santateresa.g12.br/QUIMICA/minicurso.pdf Site que explica como utilizar o software ChemSketch para construo de molcula virtuais.

http://www.3bscientific.com.br/shop/brasil/fwd-es-quimica/kit-de-materiais-organicos-paraestudantes-w19721,5_p_194_195_0_0_4324_image_full.html Site para compra de kit molecular.

http://www.acdlabs.com/download/chemsk.html. Site para fazer download do software ChemSketch.

http://baixaki.ig.com.br/download/Movies.htm Site para fazer download do softwares Movies 13

Quais as principais palavras-chave para busca de mais material na internet?

Poluentes Orgnicos; Molculas Orgnicas, Poluio Ambiental.

Passeios, visitas e lugares para levar os alunos. Os alunos podem fazer uma visita ao local do estudo da pesquisa de campo para observao das caractersticas e aspectos ambientais do local.

You might also like