You are on page 1of 2

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P.

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE BRAGA

UFCD / Domnio: Tema:

Procurar emprego/Viver em Portugus

Formador: Laura Pereira Data: 06-06-2012 Pg.: 1/2

Procurar emprego

setores da atividade econmica


O conceito de setores da atividade econmica corresponde a uma diviso artificial das atividades econmicas de cada pas, de acordo com a essncia da tarefa em questo. Estaro no mesmo setor instituies que produzam bens ou prestem servios de uma mesma classe, isto , que apresentem entre si um certo nmero de similitudes. Tradicionalmente (o critrio deve-se originalmente a Colin Clark), divide-se a economia de cada pas em trs setores: - o primrio, que compreende as atividades ligadas natureza, como sejam a agricultura, a silvicultura, as pescas, a pecuria, a caa ou as indstrias extrativas; - o secundrio, no qual so englobadas as atividades industriais transformadoras, a construo, a produo de energia; - o tercirio (ou dos servios), que engloba o comrcio, o turismo, os transportes e as atividades financeiras. Foi j proposto por vrios autores destacar do setor tercirio o ensino e a investigao, que formariam o setor quaternrio. No entanto, esta metodologia de contabilizao das atividades econmicas no tem sido grandemente seguida. Existe uma relao entre o nvel de desenvolvimento de um pas e a distribuio da sua populao ativa pelos trs setores. De facto, quanto maior for a populao ativa a trabalhar no setor primrio, mais atrasado economicamente dever ser o pas. medida que ele se vai desenvolvendo, a sua populao vai sendo transferida para os setores industrial e de servios. Em Portugal, essa tem sido a tendncia j desde h vrios anos.
setores da atividade econmica. In Infopdia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-06-05]. Disponvel na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$setores-da-atividade-economica>.

1 No mercado de trabalho actual necessrio dinamismo, conhecimento e experincia para encontrar uma oportunidade de trabalho. Desta forma, ter um perfil profissional diversificado mostrase imperativo. 1.1 Elabore o seu perfil profissional para entrar no mercado de trabalho actual.

1/2

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P.


CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE BRAGA

2- Em Portugal, o sector de actividade econmica que emprega maior nmero de trabalhadores , sem dvida, o secundrio. 2.1 luz desta realidade equaciona este dado com a taxa de desemprego de longa durao crescente que se vive em Portugal.

Aprender ao longo da vida cada vez mais imperativo nos dias de hoje.

Elabora um texto que evidencie um comentrio frase anterior. O teu texto deve ter, no mnimo, 100 palavras.

2/2

You might also like