You are on page 1of 4

A estrutura do depsito em WM

Pgina 1 de 4

A estrutura do depsito em WM
Objetivo
Antes de se poder utilizar o componente de aplicao SAP Administrao de depsito (WM) necessrio definir a estrutura (layout fsico) do seu depsito ou complexo de depsito.

A estrutura do depsito sem WM


Quando o componente Administrao de depsito no est em utilizao, o valor mais baxo de administrao de estoque o depsito. No componente Administrao de estoques (IM), o depsito est definido como o local dos depsitos fsicos do estoque dentro de um centro. Nesse caso, os depsitos compem as diversas estruturas de armazenagem (ou tipos) de um complexo de depsito (por exemplo, depsito de estantes, rea de picking ou depsito em bloco). No entanto, o usurio pode administrar somente o estoque de um material em uma nica posio de depsito. Esta posio se diferencia de uma posio de depsito de WM em que entrada para o registro mestre de material no nvel de depsito. Se desejar utilizar a Administrao de estoques sem o componente WM, deve-se atribuir um ou mais depsitos fsicos para cada centro, conforme mostrado na figura abaixo:

Nessa figura, os depsitos esto definidos para dois centros. O primeiro centro possui dois depsitos: por exemplo, o 0001 para o depsito de estantes e o 0002 para o depsito em blocos. Trs depsitos esto atribudos ao segundo centro: o 0001 para o depsito de estantes, o 0002 para o depsito em blocos e o 0003 como uma rea de picking. Quando se utiliza a Administrao de estoques sem o WM, o sistema fornece informao a respeito das quantidades de estoque no nvel de depsito, em valores compactados. O sistema no pode fornecer informaes sobre setores individuais de picking, tais como, os materiais que so armazenados em posies especficas no depsito.

Integrao
A estrutura do depsito com WM
Quando o usurio implementa, em um centro, o componente de aplicao Administrao de depsito (WM), ele atribui o sistema de depsito a um ou mais depsitos MM e define os tipos de depsito individuais (por exemplo, depsito de estantes etc.) como tipos de depsitos diferenciados sob o sistema de depsito (complexo). Ainda que possvel, a definio de diversos depsitos para um centro somente necessria apenas em situaes especiais. Um dessas situaes quando existem depsitos suplementares (tipos de depsito), dentro de um centro, que no so administrados com WM. Quando o componente WM est instalado, embora os dados referentes s quantidades de estoque sejam administrados no nvel de depsito, em Administrao de estoques, o usurio administra a informao sobre

http://help.sap.com/saphelp_40b/helpdata/pt/c6/f838d24afa11d182b90000e829fbfe/co... 12/06/2012

A estrutura do depsito em WM

Pgina 2 de 4

o local da posio real do material no depsito em WM. Para ligar as informaes no nvel de depsito s informaes oriundas da posio no depsito, o depsito do componente Administrao de estoques deve ser atribudo a um sistema de depsito em WM, conforme ilustrado abaixo:

A figura apresenta dois centros que administram, cada um, um depsito atravs do componente WM. O depsito 0088 no primeiro centro est atribudo ao sistema de depsito 001. Dois tipos de depsitos esto atribudos ao depsito 001. O depsito 0088, no segundo centro, est atribudo ao sistema de depsito 002. No complexo de depsito 002 existem trs tipos de depsitos. Em WM o usurio define as posies no depsito para cada um dos tipos de depsito. O componente WM administra, ento, os dados referentes a todos os materiais armazenados em cada posio dentro do depsito inteiro. possvel administrar simultaneamente o estoque de diversos centros no mesmo depsito. Nesse caso, preciso atribuir os depsitos destes trs centros ao mesmo sistema de depsito conforme demonstrado abaixo.

Embora seja, normalmente, vantajoso atribuir uma combinao de centro/depsito a um sistema de depsito, possvel tambm atribuir mais do que um depsito por centro para um nico sistema de depsito. Para os cenrios relacionados com essa configurao de estrutura, vide Depsitos em TRs, TOs e registros de transferncia.

Preparao da conexo entre Administrao de estoques e WM

http://help.sap.com/saphelp_40b/helpdata/pt/c6/f838d24afa11d182b90000e829fbfe/co... 12/06/2012

A estrutura do depsito em WM

Pgina 3 de 4

O usurio prepara a ligao entre o depsito em Administrao de estoques e um sistema de depsito em WM em Estrutura da empresa Atribuio Administrao de materiais no Guia de implementao de Administrao empresarial. O sistema utiliza as ligaes criadas para o componente de aplicao de Administrao de estoques (IM) para garantir que determinados processos no componente de Administrao da qualidade (QM), no componente de Planejamento da produo (PP) e no componente de Vendas e distribuio (SD) sejam executados no componente WM para o sistema de depsito adequado.

Conjunto de funes
Qual a aparncia da estrutura de depsito em WM?

A estrutura de depsito no componente Administrao de depsito hierrquica e consiste nos seguintes elementos: O sistema de depsito possvel definir todo um complexo de depsitos fsicos no sistema de Administrao de depsito (WM) a travs da utilizao de um nico sistema de depsito. O tipo de depsito Cada estrutura de depsito ou tipos que compem o complexo de depsito podem ser definidas como um tipo de rea de depsito ou "tipo de depsito" devido a fatores espaciais, tcnicos e organizacionais. Cada tipo de depsito est divido em zonas de armazenagem. Uma zona de armazenagem geralmente inclui todas as posies que possuem determinadas caractersticas em comum, como as posies para "alta rotatividade" prximas rea de sada de mercadorias. O usurio pode definir seus prprios critrios de agrupamento de posies em uma zona de armazenagem. A posio no depsito Cada tipo de depsito e seo de armazenagem consiste em diversos espaos ou setores de depsito. Estes so chamados, em WM, de posies no depsito e so as menores unidades de

http://help.sap.com/saphelp_40b/helpdata/pt/c6/f838d24afa11d182b90000e829fbfe/co... 12/06/2012

A estrutura do depsito em WM

Pgina 4 de 4

endereamento de espao em um tipo de depsito. As posies de depsito so identificadas por coordenadas que determinam a exata posio onde as mercadorias podem ser armazenadas no depsito. O quanto O quanto usado para separar as mercadorias nas posies no depsito pelas suas caractersticas diferentes. possvel criar esta estrutura em WM pela utilizao do Administrao de depsito IMG para assimilar o layout de qualquer depsito fsico.

Criao da estrutura do depsito em WM


Deve-se definir a estrutura do depsito na seguinte ordem: 1. 2. 3. 4. Definir o sistema de depsito (Customizing). Definir os tipos de depsito (Customizing). Definir as zonas de armazenagem (Customizing). Criar as posies no depsito (funo do WM).

A maioria das tarefas em WM pode-ser executada atravs do uso dos menus suspensos na barra de menu do WM. Para acessar a barra de menu de WM, selecionar Logstica Administrao de materiais Administrao de depsito IMG, na barra de menu principal do SAP. Para todas as funes de customizing, vide a documentao Administrao de depsito IMG.

http://help.sap.com/saphelp_40b/helpdata/pt/c6/f838d24afa11d182b90000e829fbfe/co... 12/06/2012

You might also like