You are on page 1of 3

Arquitetura uma questo de conceito

por Rafael Santos de Souza

Quando os grandes mestres-de-obras, artesos, escultores e operrios gregos edificaram suas grandes obras, como o Parthenon sem dvida, a expresso mxima da arquitetura clssica eles preocupavam-se em edificar o prdio mais perfeito que pudessem. No s construtivamente, mas esteticamente... claro! A perfeio norteava a elaborao de cada elemento, o emprego dos materiais, a forma como os mesmo eram trabalhados evocavam o sublime, o belo... O conceito de belo e a evocao do sublime definiam como as edificaes seriam implantadas, como seriam edificadas, quais ornatos receberiam; definiam o tipo de acabamento que os materiais receberiam. Esse s um, dos muitos exemplos de conceito forte e alcanado no conjunto da obra de arquitetura... Imaginemos se os gregos no houvessem procedido desta maneira! Que produto teriam deixado para a histria?

Poderia listar muitos dos os artifcios geomtricos, plsticos e matemticos, que eles empregaram em suas construes, mas o fato apenas um: conseguiram cumprir na arquitetura edificada o conceito que haviam proposto para a mesma quando projetada se que podemos falar de projeto para a poca!

Quando vemos um projeto pouco conceitual, conseguimos adjetiva-lo facilmente... s temos duas colocaes: ou feio ou bonito! No conseguimos nos expressar em relao obra de arquitetura... s mais um prdio... no faz diferena alguma... uma repetio no mximo de um conceito batido e rebatido... to gasto que deixou de ser conceito! Um conceito esvaziado! Agora! Quando a obra pronta nos causa alguma sensao, alm da atrao esttica, ou no, notamos que h algo diferente na obra deferente, em arquitetura, uma expresso muito usada pelos leigos para exprimir uma falta de compreenso da edificao ou para exprimir uma sensao que ele no compreende que lhe causada pelo edifcio.

Algo que nos incomoda, que nos atra, que faz com que aquela arquitetura nos chame a ateno e deixe de ser apenas mais uma em meio a tantas outras, est relacionado a um conceito, mesmo que este tenha sido inconsciente... Conceito inconsciente aquele conceito que dominou o arquiteto que no tinha um conceito forte, mas que produziu um bom resultado arquitetnico... s vezes acontece! raro, mas acontece!

No existe obra sem conceito, seja na arquitetura, na msica, na escultura, na literatura, toda arte para

ser arte o que eu acredito precisa de um conceito e no existe conceito bom ou ruim. O que h na verdade um conceito bem explorado e alcanado - o que faz dele forte. Aquele que colocado pelo artista em cada trao de sua obra... Para ns arquitetos e/ou futuros arquitetos aquele que se apropria dos elementos tecnolgicos, dos materiais e da esttica para causar a sensao desejada, mesmo que essa seja o descaso, o desinteresse... Que uma sensao muito observada nas diversas arquiteturas que nos circundam! No so interessantes, so apenas edificaes, puras e simples. Lembrando que simplicidade e pureza tambm podem ser usadas como conceito!

difcil conceituar o que conceito de arquitetura, pode ser qualquer coisa: uma sensao, uma proporo, uma palavra, uma atitude, uma cor, uma atividade... Qualquer coisa pode se tornar um conceito forte, que por sua vez ser responsvel por uma boa arquitetura. Cabe, unicamente, ao indivduo arquiteto sabe-lo defini-lo, exprimi-lo e explora-lo. E certamente se eu e voc leitor ou leitora, tivermos o mesmo conceito, certamente teremos obras diferentes, pois cada um explorar materiais, tcnicas, plsticas e quantos elementos projetuais podermos utilizar de maneiras diferentes. S nos resta descobrir que conceito queremos para nossas obras, se criaremos um novo, ou usaremos um outro existente, mesmo que seja aquele batido e rebatido, mas que ainda no teve suas possibilidade exauridas. Afirmo, no por experincia, mas por certeza de que a nossa arquitetura ser bem melhor, se tomarmos o conceito como diretriz e ferramenta. Ser melhor avaliada pelo usurio real, direto ou indireto, ou pelo professor chato da faculdade, pois teremos respostas melhores para as equaes tcnicas e estticas ou para at outras equaes que nos propusermos a responder num projeto de arquitetura...Sabe, aquela coisa de uma idia na cabea? isso a que conceito. Copie um ou crie o seu! Dependendo do caso melhor copiar um que dominamos, para no termos problemas de falta de propriedade do conceito que criamos...

Lamentavelmente temos aqui um pssimo exemplo sobre conceito e linguagem arquitetnica. Diversas vezes o autor equivoca-se ao empregar os termos corretos que, supostamente definiriam o "conceito" na arquitetura. Mais lamentavel ainda a exortao: "copie um ou crie o seu"... Suriro ao autor deste infame artigo que leia um pouco mais sobre conceito e liguagem da arquitetura. Para tal, Introduo Arquitetura, do Snyder e Catanese cai como uma luva. Talvez aps a leitura detalhada, o autor poder reformular os seus "conceitos".

You might also like