You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN SETOR DE CINCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN SETOR DE CINCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUMICA LICENCIATURA EM QUMICA

Trabalho de Metodologia do Ensino de Qumica

Plano de aula contextualizado no Cap. 5 do texto A cincia atravs dos tempos.

Isis Mani Wahl Godoy Tiago Gouveia

Professora Liane

CURITIBA 05/2012

Identificao Disciplina: Qumica Srie: 1 ano Turma: A Carga horria de aula: 50 minutos Local: Colgio Professores: Isis e Tiago Tema: Ligao Metlica Objetivos Gerais: Introduzir o conceito de ligao metlica Objetivos Especficos: Identificar as propriedades fsicas e qumicas dos metais; Conceituar o modelo da ligao metlica; Relacionar as propriedades dos metais com o modelo da ligao metlica; Identificar as principais aplicaes dos metais na sociedade. Contedos: Ligao metlica Metodologia: O contedo seria dividido em trs partes: Parte 1: Indentificao de metais na tabela peridica e introduo s propriedades dos metais. Parte 2: Indroduo do tema hitrico (contextualisao de ligas metlicas). Parte 3: Ligao metlica e modelo do mar de eltrons. Recursos: Quadro, giz, videos e figuras . Avaliao: o Trs atividades sero desenvolvidas para avaliao e fixao do contedo: Em duplas ou trios os alunos faram uma pesquisa sobre ligas metlicas presentes do seu cotidiano.(Peso 30) Os alunos elaborao com os recursos que julgarem necessrios (cartolina, isopor, gravuras, desenhos, etc) um modelo de ligao metlica (Peso 20) Individualmente, em sala de aula e sem consulta, os alunos montaram uma tabela com as caractersticas dos metais, explicaes e implicaes; (Peso 50)

Metodologia das Aulas: Parte 1: Sero apresentados alguns exmplos de metais e ligas de fcil obteno e presentes do cotidiano dos alunos como: ferro, fios de cobre, alumnio, latas, joias de ouro ou prata (se possvel). Neste momento os alunos buscaro intendificar os metais e suas propriedades. Com isso se iniciar o estudo intendificando as propriedades dos metais: Propriedade dos metais

Brilho metlico caracterstico; Resistncia trao; Condutibilidade eltrica e trmica elevadas;

Alta densidade; Maleabilidade(se deixarem reduzir chapas e lminas finas); Ductilidade(se deixarem transformar em fios); Ponto de fuso elevado; Ponto de ebulio elevado.

Em seguida podemos localizar os metais na tabela peridica e uma tabela padro para localizar os metais estudados. Parte 2: Contextualizao histrica: Os Incas eram vistos como um grande povo aos olhos das populaes sul-americanas vizinhas, e isto porque eram "mestres dos metais".

Os Incas ignoravam o uso do ferro, mas possuam grande experincia no trabalho do ouro, da prata e do cobre, que sabiam utilizar, juntamente com o estanho, para obter bronze. Chegaram mesmo a utilizar a platina, que a Europa s conheceria por volta de 1730. Os objetos fabricados com esses metais, transportados dos Andes at Amaznia, foram levados a todo o continente sul-americano, que ainda se limitava a talhar ou polir a pedra. Os Andes eram, assim, o mais importante centro metalrgico da Amrica pr-colombiana.

Os fornos de fundio eram normalmente construdos sobre as encostas e eram alimentados por dois longos tubos por onde o ar penetrava, soprado por vrias pessoas ou pelo vento.

As ligas mais habituais eram obtidas base de ouro e cobre, de ouro e prata, de cobre e prata, de cobre e estanho, bem como de cobre, ouro e prata fundidos em propores variveis.

O processo de fabricao mais frequentemente utilizado era o da cera perdida, que consistia em modelar na cera o objeto que se desejava produzir. O modelo era seguidamente recoberto por uma espessa camada de argila. Quando a argila estivesse endurecida, expunham-na ao calor do fogo. A cera derretia e escorria atravs de um orifcio feito no revestimento, sendo substituda por metal de fuso. Uma vez arrefecido o metal, bastava partir a argila e retirar o objeto, cujas irregularidades eram ento polidas.

Os objetos de metal eram habitualmente incrustados com pedras preciosas ou semipreciosas. Apesar do seu notvel desenvolvimento, o artesanato de metais foi fundamentalmente utilizado para fins ornamentais. As oficinas produziam grandes placas trabalhadas que cobriam os muros dos templos e palcios. Eram elaborados, para o soberano, para a corte imperial e

para os dignitrios do Estado, ornamentos tanto corporais como peitorais braceletes, colares e brincos - que evidenciavam a diferena de status. Confecionavam tambm numerosos objetos rituais, entre os quais figuravam os famosos tumi, espcie de facas-machados, caractersticas da poca inca. No entanto, a produo metalrgica era precria nas comunidades provinciais. exceo do chicote, cuja ponta era s vezes em cobre, e dos bastes em estrela, que tambm serviam de maas na guerra, os utenslios agrcolas foram sempre feitos em pedra.[1]

Ligas metlicas: Ouro 18 quilates, bronze, lato e ao so meteriais que apresentam uma caracterstica comum: tratam-se de ligas metlicas Os metais so geralmente utilizados na forma de ligas, ou seja; consistem em misturas de dois ou mais elementos qumicos. Nas ligas metlicas, pelo menos um dos elementos metal e a liga resultante apresenta caractersticas metlicas. (elevada condutibilidade trmica e eltrica).

Parte 3: Ligao metlica e modelo do mar de eltrons Sabe-se que a corrente eltrica que passa por um fio metlico consiste num movimento organizado de eltrons. Uma vez que os metais so bons condutores de corrente eltrica, de esperar que eles possuam em sua estrutura eltrons livres para se movimentar. Essa uma das evidncias que conduziram eleborao do modelo da ligao qumica existe nos metais. Os metais no exercem uma atrao muito alta sobre os eltrons da sua ltima camada e, por isso, possuem alta tendncia a perder eltrons. Dessa forma, um metal slido constitudo por tomos metlicos em posio ordenadas com seus eltrons de valncia livres para se movimentar por todo o metal. Assim, temos um amontoado organizado de ons metlicos positivos mergulhados num mar de eltrons livre. Este o chemado modelo do mar de eltrons, que explica a condutividade eltrica dos metais. Assim como a presena dos eltrons entre dois tomos os mantm unidos numa ligao covalente, a presena do mar de eltrons que mantm os tomos metlicos unidos. Contudo num pedao de metal os tomos no se encontram com o octeto completo. A regra do octeto no explica a ligao metlica

O agrupamento dos tomos de metais forma o chamado retculo cristalino metlico. Levado isso em conta, um pedao de ferro, por exemplo, deveria ser representado por Fen, onde n representa um nmero de tomos de ferro muito grande presentes nesse pedao. Contudo os qumicas, por simplicidade, representam um pedao de metal apenas pelo smbolo do elemento, no caso, Fe.

Referncia bibliogrfica [1]Metalurgia dos Incas. In Infopdia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult.2012-05-19].Disponvel na www: <URL: ttp://www.infopedia.pt/metalurgiados-incas>.

You might also like