You are on page 1of 14

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

TECNOLOGIA DE INFORMAO

E COMUNICAO

E ENSINO

DE

HISTRIA: POSSIBILIDADES DE DILOGO

ROMEIRA, Tony Eudes (UEM) ALTO, Anair (Orientadora/UEM)

INTRODUO

Uma reviso da literatura mostrou que a discusso atual no se restringe mais sobre a adequao, ou no, da utilizao da tecnologia na educao, mas sim, sobre as formas de sua utilizao. Um contexto que torna evidente o impacto da chamada sociedade da informao nos sistemas educacionais.

No que se refere ao contexto educacional, esse processo de constante evoluo tecnolgica impe a necessidade de uma redefinio das prticas pedaggicas em uma poca em que professores e alunos podem dispor de sofisticadas tecnologias de informao e comunicao na construo do conhecimento. Essas consideraes despertaram o interesse em refletir, discutir e analisar este aspecto no que concerne ao ensino de Histria.

Parte-se do pressuposto que no ensino de Histria as mudanas advindas dessa nova realidade, devem ser incorporadas para possibilitar ao aluno tornar-se capaz de compreender, de ser crtico, de poder ler o que se passa no mundo, para ser, dentro deste processo, um sujeito consciente e preparado para as novas relaes sociais. Para isto este ensino deve estar sintonizado como tempo presente.

No entanto, o professor de Histria parece desconsiderar o uso das tecnologias de informao e comunicao e continuam, em parcela significativa, meros reprodutores das informaes produzidas, evidenciando a necessidade de compreenderem que os processos 1

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

de inovao, derivados do emprego dos recursos tecnolgicos, possibilitam uma oxigenao da prtica docente (ROCHA, 1996).

Tendo em vista a problemtica exposta, num sentido geral este estudo teve por objetivo principal compreender quais motivos levam o professor de Histria do Ensino Mdio, especificamente na rede pblica, regio de Ourinhos SP, a despontencializar as tecnologias de informao e comunicao na sua prtica pedaggica.

2 TECONOLOGIA DA INFORMAO E COMUNICAO, EDUCAO E FORMAO DE PROFESSORES.

Objetivando identificar como se manifesta as prticas pedaggicas no ensino mdio de Histria na rede pblica do Estado de So Paulo, busca-se, por meio de uma pesquisa qualitativa-interpretativa, analisar essas prticas pedaggicas realizadas no ensino de Histria com os professores de Histria da Cidade de Ourinhos SP.

2.1 Tecnologia da informao e comunicao na Formao de Professores

Desde seus primrdios a tecnologia sempre afetou a vida do homem. Mudou hbitos acarretando amplas e profundas mudanas sociais e culturais, em um processo de elaborao e mudanas, o que impe transformaes no que se entende por ensino e aprendizagem.

Sendo assim, pensar historicamente o processo educacional implica reconstruir as relaes que a caracterizam considerando a totalidade de relaes e de mltiplas determinaes (PAULO NETTO, 1998), o que implica partir de uma abordagem que considere em seu carter social e histrico, como produes sociais e culturais [...]. (OLIVEIRA, 1999, p.15).

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

No cenrio educativo atual amplamente reconhecido que a educao brasileira passa por um momento especial e contraditrio em sua histria. Paralelamente uma constatao de expanso quantitativa do acesso escola, esta se fez acompanhar de uma fragilizao qualitativa.

As tecnologias de informao e comunicao, ao trazerem consigo novas formas de pensar e agir so vistas por alguns como capazes de transformar o processo educacional, configurando-se como instrumento capaz de transformar a sala de aula, interferir nos processos motivacionais, favorecer o aprendizado e possibilitar a formao de aptides (APPLE,1995).

Verifica-se, assim que o desenvolvimento tecnolgico ocorrido nas ltimas dcadas modificou uma srie de processos e est revolucionando o acesso informao, contexto em que novos ambientes ricos em informaes vo surgindo e com eles novos processos de construo de conhecimentos associados a modelos mais dinmicos e interativos, o que d a dimenso dos desafios educacionais do sculo XXI, especialmente aos professores, dos quais se espera, possam estabelecer novas formas de ensinar e aprender.

Nesse cenrio, muito se tem discutido a formao docente contexto em que ressalta-se a necessidade de reestruturao dos cursos de formao no sentido de se adequarem para atender as necessidades exigidas a professores e alunos (PERRENOUD,1999;

NVOA,1992).

Conforme esses estudiosos, as caractersticas de uma sociedade tradicional so ainda expressas na educao atual, evidenciando razes positivistas. O quadro completo da formao docente revelado por esses estudos revelam que apesar da surgimento da tecnolgica nas escolas, o que se evidencia pela presena de computadores e outros equipamentos, a modernizao dos currculos e a renovao de prticas pedaggicas, o trabalho do professor, no tem acompanhado essa transformao. 3

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

A maioria dos estudos sobre a formao de professores revela uma preocupao com a formao inicial, apontando que o modelo de formao mais comumente praticado no Brasil se apia na racionalidade tcnica (SCHN, 1992), o que implica a necessidade de romper com o modelo tradicional de formao.

A questo da preparao dos professores, nesse contexto, tem tido destaque nesse cenrio, j que as tecnologias acenam com um novo fazer pedaggico fundamentado em um modelo educacional que considera a educao um sistema complexo, aberto e flexvel, que interrelaciona conceitos, idias e teorias (MORAN,1996) aberta a novas interconexes propiciada por relaes de parcerias e reciprocidade (FAZENDA,1994), na qual o conhecimento encontra-se em movimento contnuo de construo e reconstruo.

2.2 Formao de professores para o Ensino de Histria.

Vimos que, nas ltimas dcadas o tema da formao do professor passou a ter destaque, contexto em que, no que se refere ao ensino de Histria, tem-se apontado que
A Histria permanece, na maioria dos casos, desvinculada do contexto histrico e sociocultural dos alunos, dos professores e de todos que compem o universo social no qual todos esses sujeitos histricos encontram-se inseridos. Por isso, ela tem sido incapaz de cumprir com a funo que lhe tem sido anunciada, ou seja, de auxiliar na reflexo e na formao de cidados. Mais que isso: formar cidados crticos, conforme tem sido defendido nas propostas curriculares dos ltimos anos ( NUNES, 1996, p. 87).

Nas propostas atuais o espao da sala de aula passou a ser considerado como lugar de formulao de conhecimentos especficos, que alguns denominaram de saberes escolares (BITTENCOURT, 2004).

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

Nessa perspectiva destaca a autora um processo de formao humana que passe a valorizar o cotidiano e a vivncia concreta de alunos e professores, o que confere sala de aula um novo significado e estatuto pedaggico. De lugar de reproduo de conhecimento, alada condio de lugar de construo de significados e experimentaes singulares revelando uma nova compreenso do desenvolvimento do saber humano. (Idem).

O exposto revela que na sociedade em transformao a escola, enquanto instituio social est diretamente envolvida nestas mudanas. Assim, o ensino de Histria tambm deve perceber as transformaes e se integrar ao novo contexto, promovendo a produo do conhecimento associando-o s novas perspectivas sociais.

Essa nova postura significa uma ruptura significativa com o modelo da racionalidade tcnica, da preparao para o mercado de massas para a formao de cidados ativos e participativos, que se inicia na dcada de 1980, por meio de programas estaduais de capacitao em busca da consolidao do processo de redemocratizao do pas. (NADAI, 1993).

A partir da dcada de 1990 a crtica ao enfoque tcnico e funcionalista em relao educao se amplia e se aprofunda, a escola, concebida como reprodutora das relaes sociais, fortalece a discusso sobre a sua funo social e a necessidade de sua articulao com uma prtica social global (PEREIRA, 2000).

Do exposto evidencia-se que nas ltimas dcadas as transformaes processadas na sociedade, especialmente no cotidiano escolar, aliadas s mudanas historiogrficas e introduo de novas concepes do ensino-aprendizagem, impuseram uma nova regulamentao dos sistemas educativos.

As mudanas curriculares devem atender a uma articulao entre os fundamentos conceituais histricos, provenientes da cincia de referncia,

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

e as transformaes pelas quais a sociedade tem passado, em especial as que se referem s novas geraes (...) Diversidade cultural, problemas de identidade social e questes sobre as formas de apreenso e domnio das informaes impostas pelos jovens formados pela mdia, com novas perspectivas e formas de comunicao, tm provocado mudanas no ato de conhecer e apreender o social (BITTENCOURT, 1992, p. 134).

nesse contexto, segundo Pereira (2000), que surgem experincias de ensino de Histria que, buscando romper com os programas oficiais de ensino, introduz novas temticas e metodologias, o que culminou fazendo com que na atualidade apresentem-se muitas inovaes, especialmente na academia, embora os desafios continuam na esfera do saber histrico escolar (BITTENCOURT, 2004).

Isso porque, conforme aponta a autora, na maioria das propostas curriculares, figuram como objetivos do ensino de histria contribuir para a formao de um cidado crtico, para a formao do pensamento crtico, ou estudar o passado para compreender e transformar o presente, metas que, segundo a autora nada tm de novo.

A inovao ocorre quando aos objetivos so a nfase atual ao papel do ensino de histria para a compreenso do sentir-se sujeito histrico e em sua contribuio para a formao de um cidado crtico. [...]qualitativamente espera-se da Histria uma contribuio relevante na formao de um determinado tipo de cidado (BITTENCOURT, 2004, p. 19/20).

Um professor mal preparado e desmotivado no dar boas aulas, mesmo com o melhor material didtico.

Afinal, se o professor o elemento que estabelece a intermediao entre o patrimnio cultural da humanidade e a cultura do educando, necessrio que conhea, da melhor forma possvel, tanto um quanto outro. [...]. Noutras palavras, o professor precisa, necessariamente, ter um conhecimento slido do patrimnio cultural da humanidade. Por outro lado, isso no ter nenhum valor se ele no conhecer o universo sciocultural especfico do seu educando [...]. A partir desses dois universos

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

culturais que o professor realiza seu trabalho, em linguagem acessvel aos alunos (KARNAL, 2005, p. 23).

Quanto ao ensino de Histria, as perspectivas para essas mudanas, considerando-se as diretrizes, os princpios pedaggicos os valores a serem transmitidos, capacidades, seleo de contedos, conceitos fundamentais, assim como as propostas de interveno do professor pautam-se todas por um princpio maior que vincula a educao prtica social do aluno, ao mundo do trabalho, formao para a cidadania (BEZERRA, 2005, p. 37).

Considerando-se essas propostas de ensino, a questo, conforme apontada por Bezerra (2005) gira em torno de como apresentar aos alunos contedos e conceitos bsicos para o ensino de histria no sentido de formar o cidado assim pretendido, ou de levar o aluno a pensar historicamente.

No escopo desse artigo, partindo-se do pressuposto de que as tecnologias de informao e comunicao, em especial o computador, constituem-se ferramentas capazes de interferir de forma positiva no processo de aprendizagem, o ensino de Histria deve estar atento para as mudanas advindas dessa nova realidade, utilizando as inovaes tecnolgicas de forma a possibilitar ao aluno ser capaz de compreender, de ser crtico, de poder ler o que se passa no mundo. Enfim , instrumentalizando-o para ser, no interior desse processo, um sujeito consciente e preparado para as novas relaes sociais, o que implica que o ensino da disciplina se d em sintonia com o tempo atual.

No entanto, o professor de Histria parece despontencializar as tecnologias no ensino, continuando a exercer o papel de reprodutor das informaes produzidas, tornando o ato de ensinar defasado e desconexo (ROCHA, 1996).

Verifica-se, assim, a necessidade de se implementar efetivamente a utilizao das tecnologias no ensino de Histria, pois entende-se, como Ferreira (2004) a necessidade de que a escola e em especial o ensino de Histria, acompanhem o ritmo das modificaes do 7

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

contexto social atual, sob pena de transmitir informaes e contedos j ultrapassados. Isso implica que as aulas de Histria devem incorporar os temas e as inovaes tecnolgicas que j fazem parte do cotidiano do aluno.

Dessa forma, a utilizao direta dos diversos tipos de documentos histricos nos processos de ensino-aprendizagem, proporcionados pelas facilidades das tecnologias de comunicao e informao, pode contribuir na transformao da estrutura do ensino de Histria, incorporando a idia de que essa uma disciplina viva e construda a partir do presente.

Assim, uma visita virtual ao Museu do Louvre ou uma busca de documentos antigos na Internet, por exemplo, configuram-se em atividades mais dinmicas, produtivas e vivas que as muitas propostas mais tradicionais, pois abrem ao aluno a perspectiva da pesquisa e da autonomia na construo do conhecimento, tornando-se, assim, um aliado prtica profissional do professor e ao processo de aprendizagem e formao do aluno.

Nesse sentido, a utilizao do computador, aliado a metodologias de ensino nas quais o aluno passa a ter um papel distinto do tradicional ouvinte atento, mostra-se como um recurso didtico para o fazer cotidiano da sala de aula. A participao dos alunos no processo de ensino-aprendizagem potencializada, eles so estimulados a desenvolver atividades de pesquisa vinculadas ao ensino de Histria, e o papel do professor passa a ser o de orientador/mediador do processo de ensinoaprendizagem, e no mais o proprietrio do conhecimento (FERREIRA, p. 2004, p. 120).

Assim configura-se a necessidade de que os professores de histria compreendam que os processos de inovao, derivados do emprego dos recursos tecnolgicos, podem potencializar uma oxigenao da prtica docente (ROCHA, 1996).

No mundo atual, repleto de tecnologias de comunicao e informao, entende-se, portanto, que as tecnologias de informao e comunicao crescem cada vez mais em importncia, configurando-se como canais para acesso e distribuio de informaes, ao possibilitarem o

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

acesso direto a centenas de catlogos de bibliotecas, milhares de livros e artigos, revistas cientficas eletrnicas, discusso sobre inmeros temas histricos, entre tantas outras incontveis possibilidades.

Embora ainda no seja possvel prever com segurana as implicaes dessas possibilidades na rea de Histria, a longo prazo, pode-se afirmar sem medo de errar, que estamos no limiar de um mundo no qual nosso ofcio dever se modificar profundamente e a informatizao de nossa cultura dever influir profundamente em nossa maneira de pensar e produzir Histria (SILVA, 1998, p.175).

Assim, que, nesse artigo, ao se propor discutir novas abordagens para o ensino de histria, implica considerar as contribuies metodolgicas decorrentes das novas tecnologias como elementos para o fazer histrico, aspecto em que cabe considerar:
No que se refere ao fazer histrico e ao fazer pedaggico, um desafio se destaca, dos enfrentados pelos educadores na sala de aula, e pode ser lembrado como necessrio formao do professor de Histria: realizar a transposio didtica dos contedos e do procedimento histrico e tambm da relao entre as inovaes tecnolgicas e o ensino de Histria (SCHIMIDT, 2004, p. 58).

Entre as questes fundamentais implicadas nesse ensino, portanto, destaca-se pensar a histria ensinada, ou as concepes tericas metodolgicas que permeiam atualmente o ensino de histria, o que implica pensar o ensino de histria como disciplina curricular. Pensar disciplina e currculo no pode desconsiderar que estes revelam o contexto social, econmico, cultural e poltico, portanto esse conhecimento no pode ser visto e analisado como um conjunto de informaes e materiais para ser absorvido passivamente por professores e alunos.

Assim, consideraes sobre perspectivas terico metodolgicas inovadoras para o ensino da disciplina Histria, implica considerar que a transposio didtica das inovaes

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

tecnolgicas aos contedos curriculares constitui-se, atualmente, em questo fundamental e imprescindvel no ensino de Histria, trazendo conseqncias imediatas e complexas tanto para a formao dos professores como para a prtica de sala de aula (SCHIMIDT, 2004, p. 63).

Nessa perspectiva constata Schimidt (2004, p. 64) que as novas tecnologias, quando acolhidas pelos professores normalmente tm sido utilizadas como tcnicas de ensino, estratgias para preencher ausncias de professores, ou como recursos para tornar as aulas menos enfadonhas, ou seja, tem se mantido bem longe do que se espera delas, evidenciando que este eixo deve se constituir em um importante foco de discusso e reflexo sobre as possibilidades pedaggicas possibilitadas pelos novos meios.

No caso do ensino de Histria, ainda predominantemente factual, as tecnologias, utilizadas adequadamente, podem contribuir para incorporar novas abordagens, no sentido de resgatar a histria numa perspectiva crtico-dialtica, sempre em construo, colocando professores e alunos como sujeitos do processo, possibilitando uma nova concepo de fazer histria.

Mas para que a interao destes novos meios didticos possam promover a mudanas no processo educativo, preciso que os professores assumam de forma definitiva os desafios que a educao histrica enfrenta atualmente e um desses desafios a utilizao da tecnologias na sala de aula de Histria, de forma a possibilitar ao aluno compreender, ser crtico, poder ler o que se passa no mundo, enfim, de possibilitar contestar e romper com esta lgica estabelecida, mas, tambm, propor mudanas de concepes que devem vir no s do professor, como da Histria, do homem, da sociedade e da prtica pedaggica.

3 CONSIDERAES FINAIS

A informtica possibilita hoje, por meio da rede mundial de computadores, a Internet, acena com uma oportunidade de abrir novos caminhos que vo muito alm da estrutura fsica da 10

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

sala de aula convencional. Esta uma situao concreta e, no se pode negar, uma oportunidade de se democratizar o acesso s informaes, mas preciso saber utiliz-la com critrio em prol da construo do conhecimento, pois conforme aponta Schimidt (2004, p.63) estamos a nos afogar em informaes, mas sedentos de conhecimentos.

No sentido apresentado, portanto, cabe ao ensino de Histria incorporar os temas e as inovaes tecnolgicas que j fazem parte do cotidiano do aluno, por meio do contato crescente com os meios de comunicao, sofrendo influncia da televiso, rdio, jornal, fax, computador, redes de informaes, etc. Enfim, romper com um ensino que no acompanhou a evoluo histrica e tecnolgica da sociedade.

Do exposto um aspecto fica bastante claro: o ensino de histria no pode mais reduzir-se a memorizao de fatos, a informao detalhada de eventos, ao acmulo de dados sobre as circunstncias nas quais ocorreram. Ou seja, no se pode mais considerar a Histria simplesmente um relato de fatos perifricos. Ela tambm no um campo neutro, um lugar de debate, de construo e de reconstruo constantes.

Nesse contexto, uma forma de possibilitar essa mudana unir ensino e pesquisa, no sentido de apontar elementos que contribuam para novas formas didticas e metodolgicas para o ensino de Histria. Como afirma Cunha, unir ensino e pesquisa significa [...] colocar o sujeito dos fatos, para que a realidade seja apreendida e no somente reproduzida (CUNHA, 1992, p. 32).

Assim pensado, para que a prtica da sala de aula apresente um aspecto prazeroso, preciso que se assumam definitivamente os desafios que a histria ensinada vivencia na atualidade, uma vez que a histria deve fornecer possibilidades de participao social, poltica e atitudes crticas diante da realidade atual, indicando caminhos para o discernimento de limites e possibilidades de atuao, no processo de transformao da realidade histrica.

11

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

Nesse contexto evidencia-se a necessidade de metodologias diversificadas que busquem despertar o interesse, estimular criatividade, observao e a problematizao do contedo.

Sob essas orientaes terico-metodolgicas que se deve desenvolver o ensino de histria na realidade hoje vivenciada por alunos e professores e entre as metodologias que podem contribuir para o processo do como fazer, destaca-se a utilizao das novas tecnologias como ferramentas capazes de contribuir para a construo do conhecimento histrico.

Nesse processo o professor de Histria ocupa um papel central, j que ele quem vai implementar as propostas em suas salas de aula e influenciar a viso que os alunos construiro acerca da disciplina. Sendo assim, fundamental, para esse processo, que os professores desenvolvam uma postura crtica diante das tecnologias de informao e comunicao, repensem sua prtica docente, no sentido de perceber o potencial de novas alternativas possibilitadas pela insero da tecnologia em seu fazer escolar.

REFERNCIAS BEZERRA, Holien Gonalves. Ensino de histria: contedos e conceitos bsicos. In: KARNAL, Leandro (org). Histria na sala de aula. 4.ed. So Paulo: Contexto, 2005. BITTENCOURT, C. M. F (Org.). O saber histrico na sala de aula. So Paulo: Contexto, 2004. BITTENCOURT, Circe. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de Histria. In: BITTENCOURT, Circe (org). O saber histrico na sala de aula. So Paulo: Contexto, 2004. BITTENCOURT, Circe. Os confrontos de uma disciplina escolar: da histria sagrada histria profana. Revista Brasileira de Histria. Dossi Ensino de Histria. Memria, Histria e Historiografia. So Paulo: ANPUH, Marco Zero, vol. 13, n. 25-26, 1992/1993, p. 193-222.

12

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: histria, teoria e pesquisa. So Paulo: Papirus, 1994 FERREIRA, Carlos Augusto Lima (org). Ensino de histria: reflexes e novas perspectivas. Salvador: Quarteto, 2004. NVOA, A. (coord.) Os professores e a sua formao. Publicaes Dom Quixote, 1992. NUNES, Silma do Carmo. Concepes de Mundo no Ensino de Histria. Campinas: Papirus, 1996. OLIVEIRA, M.R.N.S. Tecnologias interativas e educao. Educao em debate: Fortaleza, ano XXI, n.37,1999. KARNAL, Leandro (org.) Histria na sala de aula: conceitos, prticas e proposta. So Paulo: Contexto, 2005. MORAN, Jose M. A escola do futuro: um novo educador para uma nova escola. In: Anais do I congresso Paraense de Instituies de Ensino Curitiba: Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Paran, jul, 1996. NADAI. O ensino de Histria no Brasil: trajetria e perspectiva. Revista Brasileira de Histria, So Paulo, v. 13, n. 25/26, p.143-62, set. 1992/ ago. 1993. PAULO NETTO, J. Relendo a teoria marxista da histria. In: SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, Jos Claudinei; SANFELICE, Jos Luis (Orgs.). Histria e Histria da Educao. Campinas: Autores associados: HISTEDBR, 1998. PEREIRA, Jlio Emlio Diniz. Formao de Professores: pesquisas, representaes e poder. Belo Horizonte: Autntica, 2000. PERRENOUD, P. (1999) Formar professores em contextos sociais em mudana. Revista Brasileira de Educao ANPED n 12: 08-13. ROCHA, Ubiratan. Reconstruindo a Histria a partir do imaginrio do aluno In NIKITIUK, S. L. (org.). Repensando o Ensino de Histria. So Paulo, Cortez, 1996. SCHMIDT, Maria Auxiliadora, CAINELLI, Marlene. Ensinar histria. So Paulo: Scipione, 2004. ( Col. Pensamento e ao no magistrio. SCHN, D. A. Formao de professores como profissionais reflexivos. In: NVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formao. Publicaes Dom Quixote, 1992.

13

Universidade Estadual de Maring 27 e 28 de abril de 2010

SILVA, Edson Armando. Banco de dados e pesquisa qualitativa em Histria: reflexes acerca de uma experincia. In: Revista de Histria Regional 3(2) 167-176, Inverno 1998.

14

You might also like