You are on page 1of 5

Estudos da Voz do Ator: Estado Da Questo no Brasil

Adriana Fernandes Profa. Adjunta Departamento de Artes Cnicas e PPG-Msica UFPB PhD em Etnomusicologia University of Illinois at Urbana-Champaign Resumo: Este trabalho pretende fazer um levantamento e organizao dos estudos disponveis no Brasil, em portugus, tratando sobre a voz do ator de teatro. O intuito ter uma viso panormica desses estudos, considerando as publicaes no s na rea de teatro como tambm na rea de fonoaudiologia e msica. O objetivo maior , ao refletir sobre este levantamento, possibilitar novos rumos para as pesquisas sobre este assunto, detectando lacunas que ainda precisam ser investigadas e perguntas que ainda no foram respondidas, auxiliando assim no avano destes estudos. Palavras-chave: Voz, ator, fonoaudiologia, msica, teatro.

Este trabalho um levantamento parcial da bibliografia disponvel em portugus sobre a voz do ator devido restrio de acesso a esse material e restrio de espao nesta publicao. Portanto, este levantamento incompleto, mas possvel ter uma ideia geral de como esto sendo conduzidos os estudos da e sobre a voz do ator no pas e como podemos vislumbrar novas perspectivas de pesquisa sobre o assunto. Inicialmente divido os trabalhos em dois grandes grupos: aqueles que foram escritos do ponto de vista da fonoaudiologia (rea de sade) e da rea de msica. O outro grupo de textos redigidos por atores e diretores de teatro. No primeiro grupo destaco os trabalhos mais antigos conhecidos no Brasil. Lilia Nunes (cantora de cmera) teve seu livro Voz e Dico publicado em 1971 pelo Servio Nacional de Teatro (MEC). Em 1972 temos o livro de Edme Mello, Educao da Voz Falada. E em 1974, o livro mais conhecido, de Glorinha Beuttenmller e Nelly Laport, Expresso Vocal e Expresso Corporal. Esses livros tm em comum uma preocupao com a tcnica vocal e domnio do aparelho fonador. Tanto Mello quanto Beuttenmller tm uma abordagem prtica em formato de manual de consulta rpida. O livro de Nunes tenta contextualizar os estudos da voz abordando questes como sotaques, ou o trabalho com coro nas tragdias gregas. No livro de Beuttenmller e Laport ressalta-se o foco na questo corporal coordenada com a questo vocal, fazendo uso da terminologia labaniana para sugerir exerccios que envolvem equilbrio e deslocamento no espao. Ainda nessa dcada, temos o livro de Lslie Piccolotto e Regina Maria Freire Soares, Tcnicas de Impostao e Comunicao Oral, de 1977. Ele inaugura uma srie de estudos partindo explicitamente da fonoaudiologia que vo at hoje influenciar os trabalhos realizados com os atores ainda dentro do formato de manual.

Na dcada seguinte temos o livro de Eudsia Acua Quinteiro, Esttica da Voz Uma Voz para o Ator, de 1989. o primeiro livro da rea de fonoaudiologia voltado para a esttica da voz e para a voz do ator. Aqui temos uma elaborao conceitual e reflexiva do trabalho do ator em torno da questo da voz e do corpo, passando pela eutonia, shiatsu, doin e antiginstica. Considero-o o primeiro trabalho completamente voltado para uma reflexo sobre a voz do ator de teatro. Em 1997 temos o livro de Lucia Helena Gayotto, Voz: Partitura da Ao. Aqui a fonoaudiologia traz um desenvolvimento mais pontual da tcnica vocal para o ator a partir da experincia de Gayotto no grupo de teatro dirigido por Jos Celso Martinez Correa na montagem da pea Ham-let da Companhia de Teatro Oficina Uzina Uzona (temporada 1993-94). Distinto das publicaes anteriores, a fonoaudiloga fundamenta o trabalho do ator em dilogo com a prtica teatral e os procedimentos aplicados em e para a cena focando na partitura da ao vocal. A autora aproveita uma prtica comum entre os atores de sinalizar o texto propondo uma sistematizao desses sinais como na partitura musical. O resultado mais importante revelar elementos extremamente sutis da fala, mas manipulveis. Ou seja, esse livro um divisor de guas na literatura sobre a voz do ator no Brasil. Provenientes da rea de msica, ressalto mais trs importantes publicaes. A primeira delas foi organizada por Philadelpho Menezes (compositor) em 1992, chamada Poesia Sonora: Poticas Experimentais da Voz no Sculo XX, na qual o autor nos d uma coletnea de importantes textos que discutem a questo do som vocal atravs da poesia sonora. Traz dados sobre os questionamentos que ocorrem desde o sculo passado sobre esta relao texto e vocalidade, abrindo perspectivas para explorao. Na minha opinio, a mais importante contribuio da msica para o ator de teatro Demetrio Stratos: Em Busca da voz-msica de Janete El Haouli, publicado em 2002 e que vem acompanhado de um CD. Este livro funciona como um estudo de caso do livro de Menezes, apontando para novas possibilidades alm da semntica das palavras. A autora faz uma anlise e reflexo dos procedimentos vocais do compositor-msico-cantor-performer de origem egpcio-grecoitaliana Demetrio Stratos (1945-1979). E, finalmente, o ltimo livro que classifico neste primeiro grupo recm publicado pela professora Terezinha Zaratin: Comunicao Verbal Educao Vocal: O Teatro, Fonte e Apoio (2010), um livro influenciado pelos estudos de Jogos Teatrais de Viola Spolin e Ingrid Koudela. A autora tem formao em canto lrico e experincia com teatro musical e ensino de voz. No captulo de Educao Vocal, a autora chama a ateno para a preparao vocal tanto de quem aprende como de quem ensina. Com relao ao segundo grupo de escritos (e ou traduzidos) em portugus, redigidos por pessoas de teatro, temos um grande escopo de textos sobre a voz do ator como partes integrantes de pesquisas mais amplas, como o caso de Stanislavski,

Meierhold, Brecht, Grotowski, Barba, Burnier, Artaud, Kusnet, Roubine. Esses autores tm em comum a ideia de Ao Vocal, termo aplicado por Stanislavski em consequncia do seu pensamento sistematizado de aes fsicas:
A ao vocal comporta a habilidade do ator de contagiar o parceiro com suas prprias imagens. Para fazer isto, o ator em primeira pessoa deve ter uma viso clara para obrigar o parceiro a ver aquilo do qual ele fala. A esfera da ao vocal ilimitada... A transmisso do prprio pensamento ao. (STANISLAVSKI in TOPORKOV (1991), citado e traduzido por GONALVES 2004, p. 27)

Diferente da abordagem fonoaudiolgica e musical, aqui a questo est muito mais centrada nas dificuldades de treinamento do ator propriamente, na concatenao de vocalidade, corporeidade e emoo. Esses autores tambm fazem uma ampla discusso sobre a questo do texto, desde uma viso mais restrita, de obedincia ao texto, como aparece em Stanislavski, Kusnet, Roubine, at uma viso mais aberta de subverso do texto, como o caso de Artaud, combinando a ideias dos dadastas, simbolistas e a questo da poesia sonora. Temos tambm o trabalho vocal voltado para a msica em Meierhold e Brecht, e a questo da pr-expressividade, da imaginao e da anatomia em Grotowski, Barba, Burnier. Saindo desse referencial geral, temos no Brasil, aproximadamente em torno do ano 2000, uma srie de escritos voltados especificamente para a temtica da voz do ator. Destaca-se o livro de Marlene Fortuna - A Performance da Oralidade Teatral (2000). A autora foi atriz por um longo tempo do grupo de teatro Macunama (hoje Centro de Pesquisa Teatral do SESC-SP), dirigido por Antunes Filho. Fortuna formada em Comunicao e Semitica. Seu livro dialoga com as grandes referncias teatrais e seu prprio trabalho como atriz. Tem como principal foco o jogo e o prazer cnico a partir do eixo do texto e da fala do ator. Chama a ateno o ltimo captulo em que aborda a relao ator/plateia e a relao da eloquncia e a persuaso emptica. um livro seminal nas pesquisas de voz para o ator, produzido por uma atriz-pesquisadora brasileira. Um outro trabalho que caminha por uma vertente pouco explorada de Ernani Maletta: A Formao do Ator para uma Atuao Polifnica: Princpios e Prticas (2005). Nessa tese de doutoramento o autor, com formao em msica, prtica em regncia coral e treinamento vocal para teatro, toma de emprstimo o termo polifonia de Bakhtin e da prpria msica e defende o treinamento do ator direcionado para uma viso polifnica, que contempla dialogicamente os vrios discursos em ao na cena. Houve em 2007 a publicao de um Dossi Voz na Revista Sala Preta em que seis autores de diferentes centros de ensino paulistas contribuem para uma abordagem diversificada das questes da voz e da pedagogia da voz para o ator. So dois autores

msicos, duas atrizes e dois fonoaudilogos, apontando finalmente para a colaborao entre as reas envolvidas nesse treinamento. Uma outra publicao de 2007 de Fernando Aleixo, ator pesquisador, professor na Universidade Federal de Uberlndia, que escreveu Corporeidade da Voz: Voz do Ator. Nesse livro temos um pequeno ensaio sobre a corporeidade da voz no seu aspecto sensvel, dinmico e potico. O autor elaborou sua proposta de trabalho vocal corposinestsico a partir de um espetculo em que trabalhou. O livro se completa com um texto mais pedaggico publicado em 2010 na Revista Moringa. Finalmente, fecho este estudo com uma recente publicao de autoria da atriz do Odin Teatret, Julia Varley, intitulada Pedras Dgua Bloco de Notas de uma Atriz do Odin Teatret (2010). O livro originalmente publicado em italiano foi traduzido por Juliana Zancanaro e Luciana Martuchelli. um marco nesta minha digresso porque o depoimento pessoal autobiogrfico de uma atriz com uma longa trajetria internacional e que reconhecidamente uma atriz que faz um uso singular de seu aparato vocal. Na obra a atriz reporta suas experincias e processos desde a deciso pela carreira de atriz at tocar em questes do personagem, da relao com o diretor e com o espetculo. Diferente de todos os textos aqui abordados, este traz a voz como o elemento recorrente e central, como se fosse uma proposta de trabalho de ator a partir de um longo e rduo processo de vocalidade, ponto de vista este ainda indito nas outras abordagens e que aponta para novas perspectivas. Concluindo, pode-se perceber que esses ltimos quinze anos foram muito produtivos na rea de estudos da voz do ator. Existe uma tendncia em se debruar em estudos de casos, de se sistematizar e de uma certa forma tornar mais explcito o treinamento do ator. As reas de msica, fonoaudiologia e teatro comeam finalmente a estabelecer um dilogo mais profundo sobre esta questo e espero que estas pesquisas possam nos levar criao de teorias que expliquem melhor esta relao com o nosso som vocal e o dos outros e o que e como estes sons tm significados e impactos nos nossos processos de comunicao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALEIXO, F. Corporeidade da Voz: Voz do Ator. Campinas: Komedi, 2007. _______. Reflexes sobre Aspectos Pedaggicos Relacionados ao Trabalho Vocal do ator. Revista Moringa:Teatro e Dana, v. 1, n. 1, jan.-jun.2010, p. 103-116. ARTAUD, A. Escritos de Antonin Artaud. So Paulo: L&PM, 1986. BARBA, E., SAVARESE, N. A Arte Secreta do Ator. Campinas: Ed. UNICAMP, 1995. BEHLAU, M. Voz: O Livro do Especialista. Rio de Janeiro: Revinter, 2001 (dois volumes). BONFITTO, M. O Ator-Compositor - As Aes Fsicas como Eixo: De Stanislvski a Barba. So Paulo: Perspectiva, 2002.

BURNIER, L. O. A Arte do Ator: Da Tcnica Representao. Campinas: Ed. UNICAMP, 2001. ESSLIN, M. Artaud. So Paulo: Cultrix, 1976. FERREIRA. L. P. (org). Trabalhando a Voz: Vrios Enfoques em Fonoaudiologia. So Paulo: Summus, 1988. FORTUNA, M. A Performance da Oralidade Teatral. So Paulo: AnnaBlume, 2000. GAYOTTO, L. H. Voz: Partitura da Ao. So Paulo: Summus, 1997. GONALVES, T. C. Uma Aprendizagem de Sabores: A Palavra Cnica Construda a partir da Conexo entre Movimento, Emoo e Voz. Dissertao de Mestrado, UNICAMP, 2004. GROTOWSKI, J. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1976. KUSNET, E. Ator e Mtodo. Rio de Janeiro: Servio Nacional de Teatro, 1975. LOPES FILHO, O. C. Tratado de Fonoaudiologia. So Paulo: Roca, 1997. MALETTA, E. C. A Formao do Ator para uma Atuao Polifnica: Princpios e Prticas. Tese de Doutoramento, UFMG, 2005. PEIXOTO, F. Brecht, Vida e Obra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. ROSENFELD, A. O Teatro pico. So Paulo: Perspectiva, s/d ROUBINE, J. J. A Linguagem da Encenao Teatral: 1880-1980. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. _______. A Arte do Ator. Rio de Janeiro: Zahar, 1987. SALA PRETA. Revista de Artes Cnicas, ECA/USP, n. 7, 2007 (Dossi Voz) STANISLAVSKI, C. A Construo da Personagem. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1976. _______. Minha Vida na Arte. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1989. THAIS, M. Na Cena do Dr. Dapertutto: Potica e Pedagogia em V. E,. Meierhold, 1911 a 1916. So Paulo: Perspectiva, 2009. VARLEY, J. Pedras Dgua: Bloco de Notas de uma Atriz do Odin Teatret. Braslia: Teatro Caleidoscpio; Dulcina, 2010.

You might also like