You are on page 1of 5

Estrutura atmica Modelos atmicos e partculas fundamentais

Dalton: Os tomos so esferas macias, homogneas e indivisveis que compem qualquer espcie da matria. Thomson: O tomo uma esfera gelatinosa de carga positiva, em que os eltrons, muito negativos, e muito menores, estariam incrustados, neutralizando a carga positiva Pudim de passas Panetone. Rutherford: O tomo pode se comparado a rbita planetria. *Os eltrons descrevem rbitas circulares estacionrias ao redor do ncleo, sem emitirem nem absorverem energia; *Fornecendo energia a um tomo, um ou mais eltrons a absorvem e saltam para nveis mais afastados do ncleo. Ao voltarem as suas rbitas originais, devolvem a energia recebida em forma de luz; *O ncleo positivamente carregado; *A regio vazia em torno do ncleo denominada eletrosfera que seria onde os eltrons esto localizados.

Elemento qumico: a totalidade dos tomos que possuem o mesmo nmero atmico (Z) e, portanto, as mesmas propriedades qumicas. Nmero atmico (Z): indica o nmero de prtons no ncleo de um tomo, sendo, portanto, um nmero inteiro.

Modelo atmico de Niels Bohr

*Os eltrons se movimentam ao redor do ncleo em trajetrias circulares, denominadas nveis ou camadas de energia.

*Cada um dos nveis possui valor constante de energia. Os nveis so infinitos, mas, para os elementos conhecidos at hoje, existem 7 nveis de energia, representados pelo nmero quntico principal com valores que vo de 1 a 7, ou pelas letras, de K at Q.

*Um eltrons pode saltar de um nvel de menor energia para um outro de maior energia somente se absorver energia externa. *O retorno do eltron ao seu nvel inicial sempre se dar com emisso de energia na forma da luz visvel se dar na emisso de energia na forma de luz visvel. *Um eltron no pode permanecer entre dois nveis de energia.

Subnveis para tomos multi eletrnicos

Os cientistas constataram que os nveis de energia so subdivididos em nveis menores, chamados d subnveis, representados pelas letras s, p, d, f, g, h, i.

Nveis eletrnicos

Letr as K L M N O P Q

Nmero Quntico Principal 1 2 3 4 5 6 7

Mximo de eltrons 2 8 18 32 32 18 2

Subnveis Letr as s p d f Nmero quntico secundrio ou azimutal 0 1 2 3 Mximo de eltrons 2 6 10 14

Diagrama de Linus Pauling

Distribuio eletrnica dos tomos neutros Seguir a sequencia dada pelo diagrama de Linus Pauling. Distribuio eletrnica em ons A adio ou retirada de eltrons feita no nvel mais externo (mais afastado do ncleo), denominado nvel ou camada de valncia. Nmero quntico magntico Representa o orbital que

provavelmente o eltron est ocupando. Subn vel s p d f l 0 1 2 3 N quntico magntico 0 -1, 0, +1 -2,-1, 0, +1, +2 -3, -2,-1, 0, +1, +2, +3 N de orbitais 1 3 5 7

Nmero quntico spin Representa o sentido da rotao do eltron

Exerccios

1 O tomo de um elemento qumico tem 14 eltrons no terceiro nvel energtico. Qual seu nmero atmico. 2 Qual o nmero total de orbitais com numero quntico l=2, numa determinada camada? 3 Qual o nmero de orbitais no nvel energtico M? 4 Faa a distribuio eletrnica para um tomo dos elementos abaixo e escreva seus quatro nmeros qunticos Ferro (Z= 26) Oxignio (Z=8) Cloro (Z=17) Clcio (Z=20)

You might also like