You are on page 1of 16

Experimento 2: Teoremas de Thvenin e Norton.

Disciplina: EN2703 Circuitos Eltricos 1.

Discentes: Fernando Henrique Gomes Zucatelli Manuela Petagna Pedro Caetano de Oliveira Raian Bolonha Castilho Spinelli Washington Fernandes Souza Turma: A/Diurno Prof . Dra. Katia Franklin Albertin Torres.

Santo Andr, 17 de Junho 2011

Sumrio EQUATION CHAPTER 1 SECTION 1


1. 2. OBJETIVOS ....................................................................................................................... 2 PARTE EXPERIMENTAL ................................................................................................ 2 2.1. Materiais e equipamentos ............................................................................................ 2 2.2. Cuidados experimentais ............................................................................................... 2 2.3. Procedimentos .............................................................................................................. 3 2.3.1. Teorema de Thvenin ............................................................................................... 3 2.3.2. Teorema de Norton................................................................................................... 6 3. RESULTADOS E DISCUSSO ....................................................................................... 9 3.1.1. Teorema de Thvenin ........................................................................................... 9 3.1.2. Teorema de Norton ............................................................................................. 13 4. CONCLUSO .................................................................................................................. 15 5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ............................................................................. 15

1. OBJETIVOS
Verificar experimentalmente os teoremas de Norton e Thvenin, alm de familiarizar-se com os instrumentos de medida de grandeza eltrica (multmetros digital e de bancada) e a fonte tenso. Perceber que resultados tericos diferem um pouco dos experimentais devido a caractersticas reais do sistema (resistncias internas e influncia do aparelho de medio).

2. PARTE EXPERIMENTAL 2.1.


Materiais e equipamentos

Multmetro digital porttil Minipa ET-2510; Multmetro digital de bancada Minipa 8045A; Fonte de Tenso Minipa MPL 3303; Placa Protoboard (Matriz de contatos); Resistores de: 100 ; 120 , 270 , 390 , 470 ; 4 resistores de 1k ; 1 potencimetro de 1k ; Cabos e fios para conexo.

2.2.

Cuidados experimentais

Atentar para a conexo do multmetro ao circuito, dependendo da escolha da sua funo: o voltmetro deve ser conectado em paralelo, ao passo que o ampermetro deve ser conectado em srie entre a bateria e o sistema. Para efetuar medidas de resistncia com o ohmmetro, deve-se desconectar o resistor do circuito, evitando que os demais componentes do circuito interfiram na medida;

Antes de conectar as pontas de prova do multmetro para se realizar qualquer medida, deve-se primeiramente ajustar o seletor de funes para a medida desejada. Para medidas de tenso, deve-se verificar se o seletor de funes encontra-se realmente em V. Haver queima de fusvel (ou do prprio aparelho), caso o multmetro esteja com o seletor ajustado para medida de corrente e for conectado em paralelo no circuito;

Nunca mudar a funo de um multmetro sem desconect-lo do circuito; Embora a mudana de escala do multmetro seja automtica, poder ser feita manualmente pressionando a tecla RANGE, sempre que for conveniente; Os painis e visores dos instrumentos (como por exemplo, do osciloscpio) nunca devem ser tocados com as mos ou com os dedos, pois ficam sujos, engordurados e riscados, sendo muito difcil limp-los;

Manipular os botes de controle do gerador de sinais e do osciloscpio com delicadeza, exercendo apenas a fora necessria para o seu acionamento; Ao final das medies ou clculos, fazer os arredondamentos necessrios de forma a manter os valores e incertezas com o mesmo nmero de casas decimais;

Identificar as unidades de todos os valores apresentados nas tabelas.

2.3.

Procedimentos

2.3.1. Teorema de Thvenin A Figura 1 mostra o circuito utilizado para a medio da tenso e corrente da carga no resistor, R5, e no potencimetro que foi montado na protoboard, sendo XMM1 o voltmetro e XMM2 o ampermetro.

Figura 1 Circuito para medio de corrente e tenso na carga.

A fonte de tenso foi ajustada para 10V e o potencimetro variado, sendo que a cada aumento de 0,1V na tenso da carga (de 3,00V a 3,50V) a corrente atravs da carga obtida com o ampermetro XMM2 era anotada.

A Figura 2 mostra o circuito para a medio da tenso de Thvenin, para isso foram retirados o resistor R5 e o potencimetro, pois a tenso de Thvenin corresponde tenso que passa pelo circuito sem a carga que esta sendo testada (circuito aberto). Na Figura 2, XMM1 um voltmetro que mede a tenso nos mesmos terminais que estariam a carga e o potencimetro, pois a tenso em dois ramos paralelos so iguais.

Figura 2 Circuito para medio da tenso de Thvenin.

A Figura 3mostra a medio de tenso e corrente, para clculo da resistncia de Thvenin. A tenso de 6V aplicada em srie com todos os resistores e assim o voltmetro, XMM1, mede a tenso que passa por pelo conjunto de resistores e o ampermetro, XMM2, mede a corrente que passa pelo conjunto de resistores tambm. Obtendo estes dois valores foi possvel obter a resistncia equivalente do circuito, a resistncia de Thevnin.

Figura 3 Circuito para medio da resistncia de Thvenin (Mtodo 1).

A Figura 4 mostra o circuito para a medio da resistncia de Thvenin diretamente. Nesse circuito foi retirada a tenso de 6V, assim como o voltmetro e o ampermetro. Para medir a resistncia equivalente do circuito foi colocado um ohmmetro, XMM1, nos terminais em que estariam as cargas a serem medidas.

Figura 4 Circuito para medio da resistncia de Thvenin (Mtodo 2).

A Figura 5 mostra o circuito equivalente de Thvenin, em que a tenso e a resistncia so os equivalentes encontradas anteriormente. A tenso de Thvenin ajustada na fonte de tenso e, a partir dos resistores disponveis, montada na protoboard a resistncia equivalente necessria. A resistncia de carga recolocada e a tenso e corrente referentes a ela so novamente medidas da mesma forma do incio do experimento, variando-se o potnciometro.

Figura 5 Circuito em que se aplica o teorema de Thvenin.

2.3.2. Teorema de Norton A Figura 6 mostra o circuito pra medio de tenso e corrente na carga de 470 que foi montado na protoboard, sendo XMM2 o voltmetro e XMM1 o ampermetro.

Figura 6 Circuito para medio da corrente e tenso na carga (Norton).

A Figura 7 mostra o circuito para a medio da corrente de Norton, no qual a carga foi retirada e um ampermetro, XMM3, foi colocado entre os terminais em que estaria a carga para ser medida a corrente nesse curto circuito.

XMM3

R5 270

11

V3 10 V 10 R6 120 12

R7 390

Figura 7 Circuito para medio da corrente de Norton.

A Figura 8 mostra o circuito para a medio da resistncia de Norton em que foi retirada fonte de tenso e assim com um ohmmetro, XMM3, foi possvel se medir a resistncia equivalente de Norton entre os terminais em que ser colocada a carga.

Figura 8 Circuito para medio da resistncia de Norton.

A Figura 9 mostra o circuito equivalente de Norton. Neste circuito h a resistncia equivalente encontrada em paralelo com a carga de 470 . Essa resistncia foi montada na protoboard a partir das resistncias disponveis. Foi utilizado um ampermetro, XMM3, para determinar se a corrente que fornecida ao circuito era realmente a equivalente de Norton e tambm um ampermetro, XMM4, para medir a corrente e um voltmetro, XMM5, para medir a tenso, ambas no resistor de 470 .

Figura 9 Circuito em que se aplica o teorema de Norton.

Depois foi usado teorema das fontes equivalentes para montar um circuito mais confivel (j que o controle de tenso na fonte de tenso mais preciso que o da corrente) para medio da corrente conforme a Figura 10, ou seja, foi colocada uma tenso de Thvenin (determinada a partir da multiplicao da corrente de Norton pela resistncia de Norton) e em srie a resistncia de Norton encontrada.

Figura 10 Circuito com fonte de tenso equivalente a Figura 9.

3. RESULTADOS E DISCUSSO
3.1.1. Teorema de Thvenin Na Tabela 1 encontram-se os valores da corrente na carga (IL) medidos em relao a tenso da carga (VL), variada por meio da variao do potencimetro na carga (Figura 1).
Tabela 1 Medies da Figura 1..

VL (V) 3,000 3,100 3,200 3,300 3,400 3,482

IL (mA) 2,581 2,374 2,192 1,994 1,811 1,659

No grfico da Figura 11 tem-se a curva plotada baseada nos valores da Tabela 1 e a funo obtida com o ajuste por meio de funo linear aos pontos coletados, utilizando-se para essa anlise o software Microsoft Excel 2007. A funo linear ajustada do tipo descrito por (1):

y = ax + b V ( I ) = R.I + V0
Em que: V(I): Valor da tenso da carga VL em funo da corrente. R: Valor da resistncia, (Na Figura os valores se encontram em k ) I: Corrente da carga RL. V0: tenso para I=0, o que implica que V0 = Vth.

(1)

10

VL (V)

y = -0,524x + 4,350 R = 0,9997

VL (V)

IL(mA)

Figura 11 Grfico da tenso VL em funo da corrente IL medidos.

Dessa forma, com os valores da funo ajusta pelo software tem-se que o coeficiente a = -0,524k decrescente). O termo independente corresponde tenso de Thvenin, sendo V0 = 4,3495 Vth(calc) = 4,348V. A diferena de 0,0015V, sendo no significativa dada a prpria resoluo dos instrumentos de medio. O coeficiente R=99,97% indica o quo bem ajustada a curva est nos pontos. Este ajuste j era esperado devido caracterstica hmica do resistor, que apresenta comportamento linear, como enunciado pela lei de Ohm. Retirando-se os resistores de carga do circuito, mediu-se a tenso de Thvenin diretamente, j que a montagem equivale a abrir o circuito no ponto dos resistores de carga e o valor medido foi 4,369V, novamente prximo do calculado que 4,348V, embora o anterior tenha sido mais prximo. Aps montar o circuito da Figura 3, mediram-se os valores de 5,931V e 11,219 mA para V1 e I1, respectivamente. O valor da resistncia do conjunto de resistores encontrado, que corresponde a resistncia de Thvenin Rth, foi de 528,657 partir da equao 2. obtido a = -524 que aproximadamente igual a resistncia de (o negativo deve-se ao fato da reta ser Thvenin (Rth) calculada de 521,74

(2)

11

Retirando a fonte de tenso de 6V, mediu-se a resistncia equivalente do circuito com o multmetro na funo ohmmetro, obtendo-se o valor de 519,20 . As diferenas encontradas entre os valores medidos devem-se s imprecises dos instrumentos que variam dependendo do modo utilizado (mudana de resistncias internas). Com a configurao da Figura 3, a tenso e a corrente medidas eram referentes ao conjunto de resistores, de forma que os valores medidos so equivalentes a apenas um resistor, o prprio Rth. Da mesma forma, o multmetro no modo ohmmetro mediu a resistncia do conjunto de resistores e, por isso, os valores so equivalentes entre si. Isso se comprova pela forma como ele trabalha, fornecendo uma corrente pr-definida para o circuito e avaliando a queda de tenso nos terminais, aplicando a lei de Ohm. Ou seja, o mtodo utilizado na Figura 3 exatamente o mesmo utilizado pelo aparelho na funo ohmmetro. Os valores anteriormente comentados so reunidos na Tabela 2
Tabela 2 Medies das respectivas figuras e valores tericos calculados.

Figura 2
Vth(calc) Vth(medi
do)

Figura 3
V1 I1 Rth=V1/I1 5,931 V 11,219 mA 528,657

4,348 V 4,369 V

Figura 4 Rth(calc) 521,740 Rth(medid 519,200


o)

A Tabela 3 mostra os valores de IL e VL, corrente e tenso sobre a carga, medidos com o multmetro digital, para o circuito da Figura 5.
Tabela 3 Medies da Figura 5.

VL (V) 3,000 3,100 3,200 3,300 3,400 3,431

IL (mA) 2,421 2,238 2,039 1,857 1,677 1,635

A Figura 12 apresenta a curva com os valores da Tabela 3. De acordo com o grfico o coeficiente a = -0,524k = -524,500 que exatamente o valor obtido no

12

grfico da Figura 11. Entretanto o termo independente que representa V0=4,312V 0,0364V menor que o valor calculado. O coeficiente R indica ajuste de 99,93% dos pontos a funo aproximada.

VL (V)

y = -0,542x + 4,312 R = 0,9993

VL (V)

IL(mA) Figura 12 Grfico da tenso VL em funo da corrente IL medidos.

Observa-se que os valores de corrente encontrados so bem prximos, sendo assim os coeficientes da equao tambm sero bem prximos, isso mostra a validade do teorema Thvenin, sendo que a diferena de valores entre as tabelas mnimo, se reduzindo praticamente as tolerncias dos valores dos resistores e imprecises nos instrumentos. O erro percentual entre os valores de corrente da Tabela 3 em relao aos valores da Tabela 1 apresentado na Tabela 4.
Tabela 4 Erro percentual entre as correntes da Tabela 1 e Tabela 3.

IL1 (mA) IL2 (mA) 2,421 2,581 2,238 2,374 2,039 2,192 1,857 1,994 1,677 1,811 1,635 1,659

Erro % 6,199 5,729 6,980 6,871 7,399 1,447

Os valores de erro percentual encontrados foram relativamente baixos, apesar da resistncia utilizada no circuito no ser exatamente igual a resistncia de Thvenin devido s combinaes das resistncias dos resistores fornecidos (foram

13

utilizados dois resistores de 1k

em paralelo obtendo 500 ), alm de variaes no

valor nominal das resistncias e do valor de tenso fornecida pela fonte. 3.1.2. Teorema de Norton Na Figura 6 mediram-se os valores de VL e IL, tenso e corrente no resistor de carga, com o multmetro digital. Na Figura 7, a carga foi substituda por um curto-circuito e mediu-se o valor da corrente nesta regio, que equivale a corrente de Norton IN. Na Figura 8 repetiu-se o mesmo procedimento utilizado na Figura 4 e assim obteve-se a resistncia de Norton RN. Basicamente, repetiram-se os mesmos procedimentos utilizados na parte anterior, porm adaptados para o circuito equivalente de Norton. Os valores medidos e os calculados, nos circuitos das Figuras de 6 a 8, esto apresentados na Tabela 5.
Tabela 5 Medies e valores tericos.

Figura 6 VL Calculado Medido 3,534 V 3,488 V IL 7,520 mA 7,498 mA

Figura 7 IN 25,40 mA 25,96 mA

Figura 8
RN(medido) 195,0 210,7

Na Figura 9 mediram-se os valores de VL e IL sobre o resistor de 470 considerando o circuito equivalente de Norton. Os resultados obtidos encontram-se na Tabela 6. A diferena nos valores medidos se deve aos mesmos motivos discutidos para o circuito de Thvenin. A diferena, no entanto, um pouco maior, pois na medio de corrente, no qual esse circuito fortemente baseado, o multmetro mais impreciso (maior influncia da resistncia interna). Pelos motivos discutidos na seo procedimentos, foram utilizadas tanto a fonte de corrente equivalente de Norton quanto o seu equivalente em Thvenin. A fonte de tenso equivalente em relao fonte de corrente que fornecesse o valor de I de Norton ao circuito foi calculada de acordo com (2).

EN = RN ( medido ) .I N ( calc ) = 25, 4.103 A.218 = 5,537V

(2)

14

Tabela 6 Medies e valores tericos referentes ao circuito da Figura 9.

com fonte de corrente RN(montagem do equivalente)* 216,400 218,000 VL(medido) IL(medido) Rx=VL/IL 3,832 V 8,250 mA 464,480

com fonte de tenso equivalente VL(medido) IL(medido) Rx=VL/IL 3,726 V 8,010 mA 465,170

*Resistor obtido com associaes de outros resistores disponveis (Eq. (3)).

Para utilizar um resistor RN prximo do valor medido da Tabela referente a Figura 8 foram associados os resistores de 270 est calculado em (3). e 150 em paralelo e em srie com o equivalente do paralelo foi associado em srie um resistor de 120 , o valor

RN = (1501 + 2701 ) 1 + 120 = 96, 4 + 120 = 216, 4

(3)

Os erros percentuais dos valores de VL e IL da Tabela 5 em relao aos valores da Tabela 6 esto apresentados na Tabela 7.
Tabela 7 Erros percentuais entre os valores de VL e IL das Tabelas 4 e 5.

VL1 (V) 3,488 3,488

VL2 (V) 3,832 3,726

Erro % 8,977 6,388

IL1 (mA) IL2 (mA) 7,498 8,250 7,498 8,010

Erro % 9,115 6,392

A explicao dos erros se deve aos mesmos motivos discutidos anteriormente no circuito equivalente de Thvenin, embora agora um pouco maiores dada a impreciso maior desse circuito (baseado em medidas de corrente, como j comentado).

15

4. CONCLUSO
A partir dos resultados obtidos no experimento, verificou-se a validade dos teoremas de Thvenin e Norton e como determin-los experimentalmente. Para Thvenin, inclusive, verificou-se uma outra maneira de determinar a resistncia equivalente (aplicao de tenso e medida da tenso e corrente no conjunto de resistores). Tal mtodo tambm utilizado pelos aparelhos de medio de resistncia (multmetro no modo ohmmetro), tambm utilizados nesse experimento Perceberam-se tambm as diferenas existentes entre os valores tericos e os experimentais, dado que em um sistema real existem influncias de diversos fatores na medida, como o valor real das resistncias (tolerncia em relao ao valor nominal), resistncia interna da fonte de tenso, ocasionando uma queda de tenso j na sada, alm das resistncias internas dos prprios aparelhos de medio, que deveriam se mostrar invisveis ao circuito.

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1] BOYLESTAD, R.L.; Introduo anlise de circuitos; 10.ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

You might also like