You are on page 1of 6

A IMPORTNCIA DO DIREITO DAS OBRIGAES

*A importncia dos direitos das obrigaes compreende as relaes jurdicas que constituem as mais desenvoltas projees da autonomia privada na esfera patrimonial. Dotado de grande influncia na vida econmica, regula as relaes da infra-estrutura social de relevncia poltica, as de produo e as de troca. Tambm nos direitos das obrigaes que percebemos as limitaes impostas liberdade de ao dos particulares retratando a estrutura econmica da sociedade. PRINCPIOS PERTINENTES AS RELAES OBRIGACIONAIS: Autonomia da vontade Pacta sunt servanda Funo social dos contratos Boa-f Art. 422. Os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso do contrato, como em sua execuo, os princpios de probidade e boa-f.

diferena entre direito obrigacional e real Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
Direitos Reais: A obrigao garantida por direito real atribui a uma pessoa prerrogativa sobre um bem, incidente sobre o direito de propriedade (direito sobre uma coisa), Hipoteca, habitao, usufruto, etc Os direitos reais se traduzem na noo de propriedade. Segundo o Cdigo Civil Brasileiro, art. 1.228, essa noo abrange os poderes que o proprietrio pode exercer sobre a coisa, objeto de sua apropriao, quais sejam: poder de usar, fruir, dispor e reivindicar: Art. 1.228. O proprietrio tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reav-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha.

Direitos Obrigacionais: O direito obrigacional atribui a algum a faculdade de exigir de outra determinada prestao de cunho econmico. Exemplo: direito de exigir o pagamento de uma nota promissria ou pintar um quadro. (O direito contra uma pessoa) O direito obrigacional pode nascer de um delito, de um contrato, da lei (impostos), de uma declarao unilateral de vontade, da Responsabilidade Civil etc.

elementos constitutivos da obrigao


ELEMENTOS SUBJETIVOS Refere-se aos sujeitos dos contratos. Toda relao jurdico-obrigacional exige:

Sujeito ativo Credor

Sujeito Passivo Devedor


o

O sujeito pode ser tanto a pessoa fsica quanto a pessoa jurdica.

Dentro de uma relao jurdico-obrigacional os sujeitos podem ser tanto determinados como determinveis. As relaes com sujeitos determinveis so aquelas em que o sujeito s ser conhecida no futuro. Ex: Promessa de recompensa.
o

Quando o contrato sinalagmtico (bilateral) h o que a doutrina denomina de relao jurdica obrigacional complexa, tambm conhecida como sistmica. Complexa por haver mais de uma obrigao.

ELEMENTOS OBJETIVOS O elemento objetivo a prestao, ou seja, o objeto da obrigao a prestao. A doutrina divide o objeto da obrigao em dois:
o

Objeto direto (imediato) a prestao a ser desenvolvida (dar, fazer, no fazer). No objeto direto apenas olha-se a atividade. Objeto indireto (mediato) o bem jurdico tutelado, ou seja, o que a pessoa dar, far ou no far.

Qual o objeto imediato da prestao?

O objeto imediato da prestao corresponde ao objeto indireto da obrigao. ELEMENTO IMATERIAL (Espiritual; Virtual; Ideal) O elemento imaterial o vnculo estabelecido entre os contratantes.

Teoria Unitria (monista) - O vnculo entre credor e devedor um s. Este vnculo se compe da relao de crdito e dbito.

A responsabilidade civil tratada como uma sombra da obrigao, mas dela no faz parte.

A responsabilidade civil a conseqncia jurdica e patrimonial do descumprimento da obrigao.

Teoria binria (dualista) Esta teoria defende que a obrigao formada por um duplo vnculo:
o o

Dever jurdico (Schuld; debitum); e Responsabilidade civil (Haftung; obrigatio).

A teoria dualista foi desenvolvida na Alemanha por Brinz. Dever jurdico o dever que o devedor tem de espontaneamente cumprir o objeto imediato da obrigao (dar, fazer ou no fazer). No cumprindo este dever jurdico, surge a responsabilidade civil. A responsabilidade civil no est a parte mas passa integrar o conceito de obrigao.

A responsabilidade civil conseqncia jurdica e patrimonial do descumprimento do dever jurdico.

A responsabilidade civil nada mais do que a possibilidade de se exercer uma pretenso em juzo, esta pretenso decorrente do dever jurdico violado est sujeita prazo prescricional obrigao quanto ao seu vinculo
Na obrigao civil h um vnculo que sujeita o devedor realizao de uma prestao positiva ou negativa no interesse do credor, estabelecendo um liame entre os 2 sujeitos, abrangendo o dever da pessoa obrigada (debitum) e sua responsabilidade em caso inadimplemento (obligatio), o que possibilita ao credor recorrer interveno estatal para obter a prestao, tendo como garantia o patrimnio do devedor. A obrigao moral constitui mero dever de conscincia, cumprido apenas por questo de princpios; logo, sua execuo , sob o prisma jurdico, mera liberalidade. Obrigao natural aquela em que o credor no pode exigir do devedor uma certa prestao, embora, em caso de seu adimplemento espontneo ou voluntrio, possa ret-la a ttulo de pagamento e no de liberalidade.

FONTES DO DIREITO DAS OBRIGAES

Este presente trabalho tem como escopo a exposio acerca do tema terico das fontes das obrigaes, tema este que causa divergncias doutrinrias e se observa de especial importncia para o estudo prtico das obrigaes. a partir do conhecimento das fontes das obrigaes, ou seja, da procedncia original daquelas normas que regulam as obrigaes, que se pode, na prtica, aprofundar nos estudos delas .

Diferena entre Dbito e Responsabilidade


A doutrina civilstica, praticamente unanimidade, classifica de forma dplice os elementos das obrigaes: seriam estes o dbito e a responsabilidade. O dbito consiste no dever de realizar certa atividade (vinculo moral, espiritual) que o sujeito passivo da relao obrigacional tem perante o credor. Caso isto no ocorra, surge para este possibilidade de, mobilizando o aparelho estatal, exigir o cumprimento da obrigao. A responsabilidade a conseqncia jurdica do debito (vinculo material), e permite que ao devedor sejam impostas sanes patrimoniais em caso de no cumprimento da prestao que lhe cabe. Representa, pois, a garantia de execuo do direito do credor, nos exatos termos do art. 391 do Cdigo Civil: pelo inadimplemento das obrigaes respondem todos os bens do devedor. Em alguns casos, pode ocorrer a falta de um dos dois elementos ora mencionados. Na fiana, por exemplo, existe responsabilidade, mas no h debito; j nas obrigaes naturais h debito, mas no responsabilidade, pois embora a divida seja moralmente exigvel, no pode ser cobrada pela via judicial, como veremos a seguir. ANALISE DOS ARTIGOS 233 A 242 CC. Art. 233. A obrigao de dar coisa certa abrange os acessrios dela embora no mencionados, salvo se o contrrio resultar do Ttulo ou das circunstncias do caso. obs.dji.grau.3: Art. 92 e Art. 95, Bens Reciprocamente Considerados - CC; Art. 245, Obrigaes de dar Coisa Incerta - CC; Art. 256, Obrigaes Alternativas - CC; Art. 389, Inadimplemento das Obrigaes - CC; Art. 624, Entrega de Coisa Certa - Execuo para a Entrega da Coisa - Diversas Espcies de Execuo - Processo de Execuo - Cdigo de Processo Civil - CPC - L-005.869-1973 obs.dji.grau.4: Acessrios; Modalidades das Obrigaes; Obrigaes; Obrigaes de Dar; Obrigaes de Dar Coisa Certa; Obrigao de Restituir obs.dji.grau.6: Adimplemento e Extino das Obrigaes - CC; Atos Unilaterais - CC; Contratos em Geral - CC; Direito das Coisas - CC; Direito das Obrigaes; Direito das Sucesses - CC; Direito de Empresa - CC; Direito de Famlia - CC; Disposies Finais e Transitrias - CC; Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - CC; Inadimplemento das Obrigaes - CC; Obrigaes Alternativas - CC; Obrigaes de Dar Coisa Incerta - CC; Obrigaes de Fazer - CC; Obrigaes de No Fazer - CC; Obrigaes Divisveis e Indivisveis - CC; Obrigaes Solidrias - CC; Parte Geral -

CC; Preferncias e Privilgios Creditrios - CC; Responsabilidade Civil - CC; Ttulos de Crdito - CC; Transmisso das Obrigaes - CC; Vrias Espcies de Contrato - CC Art. 234. Se, no caso do artigo antecedente, a coisa se perder, sem culpa do devedor, antes da tradio, ou pendente a condio suspensiva, fica resolvida a obrigao para ambas as partes; se a perda resultar de culpa do devedor, responder este pelo equivalente e mais perdas e danos. obs.dji.grau.3: Art. 125, Condio, Termo e Encargo - CC; Art. 239, Obrigaes de Dar Coisa Certa - CC; Art. 248, Obrigaes de Fazer - CC; Art. 250, Obrigaes de No Fazer - CC; Art. 256, Obrigaes Alternativas - CC; Art. 389, Inadimplemento das Obrigaes - CC; Art. 402 a Art. 405, Perdas e Danos - CC; Art. 406 e Art. 407, Juros Legais - CC; Art. 444, Vcios Redibitrios - CC; Art. 458, Contratos Aleatrios - CC; Art. 492, Compra e Venda - CC; Art. 509, Venda a Contento e da Sujeita a Prova - CC; Art. 611, Empreitada - CC; Art. 624, Entrega de Coisa Certa - Execuo para a Entrega da Coisa - Diversas Espcies de Execuo - Processo de Execuo - Cdigo de Processo Civil - CPC - L-005.869-1973; Art. 1.267, Tradio - CC obs.dji.grau.4: Compra e Venda; Culpa; Impossibilidade; Obrigao de Restituir; Obrigaes Facultativas; Perdas e Danos Art. 235. Deteriorada a coisa, no sendo o devedor culpado, poder o credor resolver a obrigao, ou aceitar a coisa, abatido de seu preo o valor que perdeu. obs.dji.grau.3: Art. 240, Obrigaes de Dar Coisa Certa - CC obs.dji.grau.4: Deteriorao Art. 236. Sendo culpado o devedor, poder o credor exigir o equivalente, ou aceitar a coisa no estado em que se acha, com direito a reclamar, em um ou em outro caso, indenizao das perdas e danos. obs.dji.grau.3: Art. 389, Inadimplemento das Obrigaes - CC; Art. 402 a Art. 405, Perdas e Danos - CC obs.dji.grau.4: Perdas e Danos Art. 237. At a tradio pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poder exigir aumento no preo; se o credor no anuir, poder o devedor resolver a obrigao. obs.dji.grau.3: Art. 95, Bens Reciprocamente Considerados - CC; Art. 1.267, Tradio CC obs.dji.grau.4: Acessrios; Tradio Pargrafo nico. Os frutos percebidos so do devedor, cabendo ao credor os pendentes. obs.dji.grau.3: Art. 1.214 a Art. 1.216, Efeitos da Posse - CC obs.dji.grau.4: Frutos Art. 238. Se a obrigao for de restituir coisa certa, e esta, sem culpa do devedor, se perder antes da tradio, sofrer o credor a perda, e a obrigao se resolver, ressalvados os seus direitos at o dia da perda. obs.dji.grau.2: Art. 241, Obrigaes de Dar Coisa Certa - CC obs.dji.grau.3: Art. 502, Compra e Venda - CC; Art. 583, Comodato - CC; Art. 1.267, Tradio - CC obs.dji.grau.4: Impossibilidade; Obrigao de Restituir

Art. 239. Se a coisa se perder por culpa do devedor, responder este pelo equivalente, mais perdas e danos. obs.dji.grau.2: Art. 240, Obrigaes de Dar Coisa Certa - CC obs.dji.grau.3: Art. 234, Obrigaes de Dar Coisa Certa - CC; Art. 402 a Art. 405, Perdas e Danos - CC obs.dji.grau.4: Impossibilidade Art. 240. Se a coisa restituvel se deteriorar sem culpa do devedor, receb-la- o credor, tal qual se ache, sem direito a indenizao; se por culpa do devedor, observar-se- o disposto no art. 239. obs.dji.grau.1: Art. 239, Obrigaes de Dar Coisa Certa - CC obs.dji.grau.3: Art. 235, Obrigaes de Dar Coisa Certa - CC; Art. 402 a Art. 405, Perdas e Danos - CC; Art. 583, Comodato - CC obs.dji.grau.4: Culpa; Deteriorao Art. 241. Se, no caso do art. 238, sobrevier melhoramento ou acrscimo coisa, sem despesa ou trabalho do devedor, lucrar o credor, desobrigado de indenizao. obs.dji.grau.1: Art. 238, Obrigaes de Dar Coisa Certa - CC obs.dji.grau.3: Art. 584, Comodato - CC Art. 242. Se para o melhoramento, ou aumento, empregou o devedor trabalho ou dispndio, o caso se regular pelas normas deste Cdigo atinentes s benfeitorias realizadas pelo possuidor de boa-f ou de m-f. obs.dji.grau.3: Art. 245, Obrigaes de dar Coisa Incerta - CC; Art. 584, Comodato - CC; Art. 1.219 a Art. 1.222, Efeitos da Posse - CC obs.dji.grau.4: Obrigaes Pargrafo nico. Quanto aos frutos percebidos, observar-se-, do mesmo modo, o disposto neste Cdigo, acerca do possuidor de boa-f ou de m-f. obs.dji.grau.3: Art. 95, Bens Reciprocamente Considerados - CC; Art. 1.214 a Art. 1.217, Efeitos da Posse - CC

You might also like