You are on page 1of 5

Sistema topoGRAPH 98 SE A verso SE uma evoluo da verso 98 do Sistema topoGRAPH.

. Novas caractersticas a funes foram acrescentadas e problemas foram solucionados, mas o modo de operao foi mantido como na verso anterior. Para obter o mximo de rendimento na utilizao do Sistema topoGRAPH 98, recomenda-se: Micro computador equipado com Pentium III 64 Megabytes de memria RAM Placa aceleradora de vdeo 8 Megabytes de memria de vdeo Monitor de vdeo SVGA, 17 polegadas, no entrelaado Para instalar e executar o Sistema topoGRAPH 98 SE Insira o CD, o programa Instalar ser executado automaticamente. Siga as instrues do assistente de instalao. Caso este programe no seja executado automaticamente, procure-o no CD e execute-o. Para executar o Sistema topoGRAPH 98 SE, depois de instalado, clique duas vezes sobre seu cone que o assistente de instalao cria na rea de trabalho do WINDOWS. Se houver algum problema com relao proteo do programa, procure o arquivo nnnn (onde nnnn o nmero serial da sua chave de proteo) na pasta Seriais do CD. Copie este arquivo para a pasta CFG da pasta onde foi instalado o Sistema topoGRAPH 98, e renomeie para SERIALWIN.DAT. Aps renome-lo, tente executar o programa novamente. Sobre os diretrios ou pastas de trabalho recomendado, mas no obrigatrio, o uso da organizao de diretrios sugerida pelo prprio sistema. Nela encontra-se uma pasta denominada PROJETOS, crie os seus projetos nesta pasta. Dessa forma, ser mais fcil encontr-los quando precisar. Sobre as configuraes regionais O Sistema topoGRAPH 98 SE utiliza o caracter de smbolo decimal (entre outras) definido na configurao regional do WINDOWS, portanto, modificaes desta natureza devem ser feitas nas Configuraes Regionais do Painel de Controle do Windows. O formato da data nas configuraes regionais no tem efeito sobre o Sistema topoGRAPH 98 SE, esta ser sempre dd/mm/aaaa (para o ano 2000, inclusive). Novos recursos do Sistema topoGRAPH 98 SE

Geral
1. As tabelas excludas podem ser enviadas para a lixeira. 2. A tecla F5 atualiza a lista de tabelas do projeto. 3. Mostra tamanho e data da modificao das tabelas de um projeto. 4. Permite ordenar a visualizao das tabelas de um projeto por nome, data ou tamanho. 5. Duplicao de uma tabela dentro do projeto. 6. Criada uma nova tabela de reas grficas para clculo de volumes. 7. Criada uma nova tabela de locao que contm as diferenas entre as coordenadas do ponto e as efetivamente locadas. 8. Configuraes separadas para a preciso das coordenadas, cotas, dimenses lineares e rea. 9. Nova configurao das margens na impresso dos relatrios. 10. Definio de pastas exclusivas para blocos, smbolos, padres, estilos, comandos, importao 3.1, dxf /dwg e coletor. 11. Os campos que pedem data foram modificados para mostrar o calendrio. 12. Criao de listagem dos padres, smbolos, cdigos automticos, datum e equipamentos. 13. Boto para visualizar tabela e vista grfica lado a lado. 14. Criado um aplicativo para edio de arquivos de comandos. No mais necessrio usar bloco de notas.

15. Possibilidade de imprimir ou no o cabealho e o rodap. 16. Nmero da cor aparece, agora, ao lado do retngulo que representa a cor. Para alterar a cor basta um clique do mouse sobre o retngulo. 17. Acrescentada a possibilidade de ter mais de um conjunto de cdigos automticos, salvando-os em arquivos separados.

Bsico
1. Foi acrescentado o clculo de interseces nas tabelas de caderneta. 2. As sees criadas na converso para sees da tabela de irradiaes so inseridas de forma que fiquem ordenadas. 3. Na tabela de coordenadas foi acrescentada a opo de transformao de coordenadas UTM para topogrficas locas seguindo a norma ABNT. 4. Agora possvel calcular as irradiaes em coordenadas UTM. 5. Na insero de seqncia grfica de poligonal, a tecla TAB retira a ltima seleo de linha. 6. Na listagem das cadernetas, a linha que separa as informaes das estaes dos pontos pode ser retirada para economizar espao. 7. Filtro na listagem de cadernetas: s estaes, s irradiaes, por poligonal, etc... 8. Uma nova funo (Editar / Substituir Cdigos) permite que os cdigos automticos sejam substitudos pela descrio previamente configurada. 9. Impresso da verificao de ngulos, distncias e desnveis. 10. Listagem de uma folha de rosto com dados de partida e chegada da poligonal, bem como os dados de fechamento da poligonal (erros e tolerncias), opcional. 11. Possibilidade de filtrar a listagem de um arquivo de pontos com a informao de um prefixo no nome dos pontos. 12. Nova funo Editar/Pontos Repetidos que procura pontos com nomes ou coordenadas repetidas. 13. Clculo de rea na tabela de coordenadas. 14. Formatao e comunicao com todos os equipamentos Geodimeter, alguns modelos da Nikon e formatao dos arquivo da SOKKIA. 15. Os cdigos de linha utilizados nas estaes Geodimeter agora so acrescentados na descrio do ponto e sero interpretados, gerando polilinhas, arcos ou splines, quando carregados no desenho. 16. Acrescentou opo para exportar tabela de cdigos automticos para o formato aceito pelo Geodimeter. 17. Transmisso dos elementos de um traado horizontal para locao de estradas com as estaes Geodimeter. 18. Possibilidade de exportar os nomes dos pontos entre aspas. Na importao, as aspas podem ser retiradas. Utilizados nos arquivos GPS.

Desenho
1. Otimizao na regenerao da tela e na seleo dos elementos e lotes. 2. Foi includa a possibilidade de inserir um elemento j com o flag de seguir a camada ligado. 3. Quando mover ou copiar elementos e a varivel pega estiver com o valor Nada, uma caixa de dilogo ser apresentada com os deslocamentos, coordenadas finais ou azimute e distncia para confirmar a nova posio dos elementos. 4. Um ponto excludo da malha triangular no mais excludo do desenho. 5. Regenerao da tela com as teclas Ctrl+F7. 6. Novo cdigo de ligao automtica para deixar um ponto fora da linha que est sendo levantada (PF). 7. Clculo de rea selecionando-se dentro da figura. 8. Relatrio de rea grfica com os nomes dos pontos. 9. Criao de novos elementos: hachura e tabela. 10. Insero de uma arquivo de texto como uma tabela. 11. Vista de sees o nome das camadas so iguais ao nome da estaca. 12. Criao de novas barras de ferramentas: clculos e edio. 13. Nas caixa que possibilitam a alterao de smbolos ou padres, so mostrados exemplos para auxiliar a escolha. 14. Novo cursor para selecionar o ponto mais prximo. 15. No carregamento de pontos, os pontos cotados podero ser inseridos automaticamente em uma malha triangular existente. 16. Possibilidade de carregar desenhos de outros projetos sobre um existente. 17. Possibilidade de rotacionar atributos em torno do ponto grfico ou de seu ponto de insero. 18. Possibilidade de rotacionar vrios atributos selecionados ao mesmo tempo.

19. Possibilidade de rotacionar vrios elementos selecionados (textos, blocos, folhas, retngulos) ao mesmo tempo. 20. No clculo de dimenso foram separadas as opes linear e angular. 21. Clculo de dimenso para arcos, mostrando desenvolvimento e raio. 22. Possibilidade de clculo de dimenses para vrios arcos e vrias linhas e/ou polilinhas. 23. Possibilidade de salvar somente os elementos selecionados. 24. Possibilidades de configurar de todas as linhas do desenho das sees transversais, como quadro, traos, etc, antes de carreg-las. 25. No clculo de interseco, se houver s um ponto calculado, no pede confirmao. 26. Nova opo de mover elementos grficos para frente ou para trs (hachuras e preenchimentos) para facilitar a visualizao. 27. Os textos gerados pelo clculo de rea (rea e permetro) podem ser configurados para serem ou no includos no desenho. 28. Novo modo de obteno de coordenadas por perpendicular a um elemento. Somente para incluso de elementos. 29. Incluso de elementos no modo ortogonal. 30. Os dados das curvas horizontais, no carregamento do traado, esto na forma de tabela. 31. Localizao de um ponto pelo seu nome. 32, Salva pontos selecionados em uma tabela de traado horizontal, como um estaqueamento. 33. Salva pontos que tenham um determinado smbolo. 34. Possibilidade de tornar as dimenses dos texto dependentes da escala do desenho. 35. Opo de salvar, em um novo desenho, os elementos contidos em uma folha, descartando as partes que estiverem fora. 36. Linhas de comandos sempre visveis. 37. Na caixa de alterao ou informaes das parbolas e curvas verticais circulares, possvel visualizar o valor do raio vertical. 38. Nova opo de limpar o desenho, que apaga todos os elementos, mas mantm os estilos. 39. A translao do desenho agora pode ser feita informando os pontos inicial e final. 40. No desenho das sees transversais e do perfil longitudinal, pelo menos o texto de uma cota colocado na graduao do eixo vertical. 41. Criao do comando de alterao do estilo atual. 42. Criao de SHAPE agora opcional na exportao para DXF/DWG. 43. Se o arquivo de SHAPE for gerado, este ter o mesmo nome do desenho exportado. 44. Possibilidade de exportar DXF/DWG as curvas de nvel sem os textos. 45. Acrescentou alinhamento de texto na exportao DXF/DWG. 46. Acrescentou importao da entidade Dimension do DXF/DWG. 47. Acrescentou importao de Atributos de bloco do DXF/DWG. 48. Escolha de modelos (estilos, camadas, smbolos, padres, etc,...) na criao de desenhos. 49. No carregamento de pontos foi acrescentada a opo de incluir os pontos nas camadas especificadas pela sua descrio. 50. Possibilidade de definir margens para a malha no Estilo de folha. 51. Acrescentada a opo de clculo de regresso linear. 52. Acrescentada a possibilidade de ter mais de um conjunto de cdigos automticos, salvando-os em arquivos separados.

Plotagem
1. Incluso da opo de ajuste do tamanho da folha do desenho folha da impressora. 2. Opo de inserir na margem da folha plotada o nome do arquivo, data e hora da plotagem. 3. Possibilidade de utilizar uma tabela de correspondncia de cores para a plotagem. 4. Possibilidade de configurao das margens de impresso e plotagem.

Curvas de nvel
1. Possibilidade de obter o valor da cota de uma curva ao clicar sobre ela. 2. Foi criada a opo de gerar um mapa de manchas de inclinao. 3. Criao automtica da legenda do mapa de manchas. 4. Os pontos pertencentes camadas desligadas no so mais utilizados no clculo da malha triangular. 5. Possibilidade de colocar texto nas curvas no mestras. 6. Novas funes: Incluir Texto e Excluir Texto, para manipulao de vrios textos nas curvas de nvel.

Fundirio
1. A colocao de Azimute e Distncia na planta dos lotes segue o seguinte critrio: Azimute e distncia como um nico texto, do lado de fora do lote. Se no couber, escreve azimute no lado de fora e distncia no lado de dentro do lote. Se ainda assim no couber, gera a tabela. 2. A tabela com azimute e distncia agora um elemento tabela e configurvel pelo info do loteamento 3. A opo para rumo e ngulo interno na planilha do lote que agora pode ser configurada pela caixa de info do loteamento. 4. Os textos com o valor da rea e permetro no interior do lote ou da planta dos lotes agora so opcionais.. 5. Incluso de linhas indicativas paralelas (mediante a descrio no estilo de linha) nos acidentes naturais. 6. Incluso de Estilos para linhas indicativas (confrontantes e acidentes naturais). 7. Possibilidade de criar a planta geral do loteamento. 8. Gerao da tabela com o nome, proprietrio e rea dos lotes. 9. Colocao de rea e/ou permetro de cada lote na planta geral ou na planta de cada lote. 10. Acrescentada a definio de estilo de linha para o crculo do nome do lote. 11. Acrescentada a definio de estilo para o texto do nome do lote. 12. Acrescentada a definio de estilo para rea e permetro. 13. Acrescentada a definio de estilo para azimute/rumo e distncia. 14. Acrescentada opo para definir raio fixo para o crculo do nome do lote. 15. Acrescentada a opo para definir rea Legal, rea de Preservao Permanente e rea Lquida no lote e tambm variveis para defini-las no memorial. 16. Possibilidade de evitar repeties de nomes de confrontantes no memorial. 17. Possibilidade de juntar dois desenhos com loteamentos, juntando os lotes em um s loteamento. 18. Possibilidade de escolher bloco de legenda para a planta do lote em qualquer pasta 19. Possibilidade de definir a colocao ou no dos azimutes nos acidentes naturais nos memoriais 20. Possibilidade de definir o tamanho do trao para linhas indicativas

Sees
1. A nota de Servio da Usurio permite agora at 40 colunas de dados. 2. A graduao dos eixos das sees no mostrava as casas decimais. 3. Incluso dos clculos: locao de pontos, estender elementos e interseco de polilinha na vista grfica das sees transversais. 4. As novas sees so inseridas seguindo a ordem do estaqueamento. 5. Possibilidade de copiar perfis na vista grfica das sees. 6. Valores padres dos ngulos direita e esquerda quando se inclui nova estaca. 7. Exportao e importao de arquivos ASCII das sees transversais. 8. Possibilidade de configurar padro e espessura das linhas (traos, quadro, etc.) das sees transversais na vista grfica e no desenho. 9. Possibilidade de mostrar o nmero da medio ou o nome do nvel geolgico sobre o perfil na vista grfico ou no desenho. 10. O campo "Estaca:" no pode mais ser editado. 11. Foi acrescentada a opo "Estaca..." no menu "Visualizar" que permite ir para a estaca desejada. 12. Possibilidade de inserir a coluna com a descrio dos pontos notveis na nota de servio do usurio. 13. A opo Inserir Pontos agora pede o intervalo das sees que sero alteradas. 14. Na concatenao as sees agora permanecem ordenadas. 15. As distncias e cotas do quadro de informaes do desenho das sees podem ser separadas para evitar a sua sobreposio. 16. Foi acrescentada a distribuio da largura do acostamento quando este variar. 17. Na nota de servio de terraplenagem, a cota do bordo se refere projeo deste no leito da pista. 18. Na nota de servio do usurio, as distncias esquerda aparecem agora com sinal negativo. 19. Nova funo de copiar elementos nas sees-tipo. 20. Possibilidade de definir taludes s para corte ou s para aterro. 21. Possibilidade de definir duas larguras para pistas, para corte e para aterro. 22. Possibilidade de criao de vrias bibliotecas de sees-tipo, uma para cada projeto ou para cada traado. 23. Importao das sees-tipo das verso 3.1. 24. Listagem das sees-tipo. 25. Clculo de volumes de camadas de pavimento. 26. Possibilidade de informar intervalo para clculo do perfil longitudinal no MDT. 27. Possibilidade de excluir perfis (terreno, projeto, nveis, medies ou pavimentos) de um determinado intervalo de sees.

Projetos
1. Recalculo do grade agora conserva os nomes e posies das sees - tipos. 2. Na definio dos parmetros da super elevao possvel informar a porcentagem de distribuio para cada curva do traado. 3. O perfil longitudinal agora pode ser carregado mesmo que uma das estacas do traado horizontal no tenha cota, desde que esta estaca seja um ponto notvel vertical. 4. A cota dos PIV's aparece junto, no desenho, com as outras informaes dentro do retngulo. 5. O tamanho do trao do desenho do PIV pode ser configurado. Obtendo mais informaes e atualizaes Informaes sobre novidades e atualizaes podem ser encontradas no site www.topograph.com.br. Sobre o Suporte Tcnico Qualquer dvida sobre o funcionamento deste programa, entre em contato conosco: e-mail: info@charpointer.com.br

You might also like