You are on page 1of 16

S A I B A

T U D O

S O B R E

M T

L E G A L

Programa Mato-grossense de Regularizao Ambiental Rural

O Estado de Mato Grosso tem se destacado no que diz respeito ao desenvolvimento de polticas, tecnologias e ferramentas para uma gesto eficiente dos recursos ambientais, servindo, inclusive, de exemplo para outros estados. A criao do Programa Mato-grossense de Regularizao Ambiental Rural prova disso. Esta cartilha traz tudo o que voc precisa saber sobre o MT Legal: como participar, quais as vantagens e a importncia das licenas ambientais. Fique por dentro dessa grande iniciativa e saiba como contribuir para uma melhor qualidade de vida das geraes futuras.
O Programa MT Legal foi criado atravs da Lei Complementar n 343, de 24 de dezembro de 2008, e sua proposta foi construda pelo Governo de Mato Grosso com a participao das Organizaes No Governamentais (ONGs), Procuradoria Geral do Estado, Ministrio Pblico Estadual, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Federao da Agricultura e Pecuria de Mato Grosso (Famato).

Pro gra m a M ato - gro s s e n s e d e R e g u lariza o Ambiental Rural

Programa MT Legal: o que isso?

O MT Legal foi criado para promover a regularizao ambiental dos imveis rurais, permitindo um maior controle do uso dos recursos ambientais. O Programa vai funcionar por meio de trs instrumentos: o Licenciamento Ambiental, o uso de tecnologias de controle via imagens de satlite e a fiscalizao das atividades desenvolvidas nas propriedades rurais. Dessa forma, ser possvel, cada vez mais, conciliar o desenvolvimento econmico e social com a conservao do meio ambiente. Em perodo de tempo relativamente pequeno o MT Legal poder mapear e restaurar os passivos ambientais e fazer a preservao de reas que compem as matas ciliares e nascentes.

IMPORTANTE: O MT Legal vai permitir que os proprietrios ou possuidores de imveis que tenham desmatado at dezembro de 2007 ajustem sua conduta por meio de Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, no curso do processo de licenciamento ambiental, sem que sejam autuados.

Programa Mato-grossense de Regularizao Ambiental Rural

Principais benefcios do Licenciamento Ambiental

Programa M ato - grossense de Regulariza o Ambiental Rural

O interessado ter a oportunidade de se regularizar sem ser penalizado; O processo dividido em duas fases tornar possvel a desburocratizao do sistema dando maior agilidade na emisso das licenas; Acesso s linhas de crdito pelos Proprietrios ou Possuidores de Imveis rurais em processo de licenciamento. Ser possvel a cobertura de toda a rea passvel de licenciamento ambiental, com segurana jurdica, resultando em mais eficincia ao sistema de Monitoramento e Fiscalizao.

S A I B A

T U D O

S O B R E

M T

L E G A L

Pro gra m a M ato - gro s s e n s e d e R e g u lariza o Ambiental Rural

Por que a licena to importante?

- essencial para garantir a preservao da qualidade ambiental, indo desde questes que envolvem a sade pblica at a preservao da biodiversidade com o desenvolvimento econmico. - O mercado, cada vez mais, exige empresas licenciadas e que cumpram a legislao ambiental. Alm disso, os rgos de financiamento e de incentivos governamentais, como o BNDES, condicionam a aprovao dos projetos apresentao da Licena Ambiental.

Programa Mato-grossense de Regularizao Ambiental Rural

Prazos: providncias que o produtor deve tomar

Programa M ato - grossense de Regulariza o Ambiental Rural

Prazos CAR Cadastro Ambiental Rural Para aderir ao MT LEGAL, o proprietrio ou possuidor de imvel rural dever requerer o CAR Cadastro Ambiental Rural, no prazo mximo de um ano, a partir de 13 de novembro de 2009. Prazos LAU Licena Ambiental nica 1 ano para propriedades acima de trs mil hectares; 2 anos para propriedades acima de quinhentos e at trs mil hectares; 3 anos para propriedades de at quinhentos hectares. Prazos TAC - Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental Na hiptese do TAC contemplar a recomposio ou regenerao parcial da reserva legal, no prazo de 60 (sessenta) dias antes do ven-

cimento do mesmo, o interessado poder requerer ao rgo ambiental seu aditamento para complementao da recuperao a seu encargo, mediante justificativa tcnica a ser apreciada pelo setor competente.
IMPORTANTE: - obrigao do empreendedor produtor, segundo a lei, buscar o licenciamento ambiental junto ao rgo competente, desde as etapas iniciais de seu planejamento e instalao at a sua efetiva operao. - O empreendedor pode perder a licena, caso as condies estabelecidas pelo rgo ambiental no sejam cumpridas. O processo de licenciamento ambiental de imveis rurais ser dividido nas seguintes etapas: 1Cadastro Ambiental Rural CAR 2Licena Ambiental nica - LAU

1 - Cadastro Ambiental Rural - CAR na Internet Consiste no registro eletrnico dos imveis rurais junto Secretaria de Estado do Meio Ambiente SEMA para fins de controle e monitoramento. Esse registro deve ser feito via internet, no site: www.sema.mt.gov.br. - Ter efeito declaratrio, atestando a situao atual do imvel e no se constituir em prova da posse ou propriedade, nem autorizar o desmatamento e/ou explorao florestal, para os quais ser exigido a Licena Ambiental nica. - A SEMA analisar a documentao, a situao do imvel e a proposta apresentada pelo interessado. Aps essa anlise, ser dado o aceite e se firmar o Termo de Ajustamento de Conduta. Caso seja constatado o dano ambiental, a anlise ter que ser refeita e ratificada.

S A I B A

T U D O

S O B R E

M T

L E G A L

Pro gra m a M ato - gro s s e n s e d e R e g u lariza o Ambiental Rural

Prazos: providncias que o produtor deve tomar

01) Contratao de Tcnico Ambiental O proprietrio informado sobre o CAR e suas vantagens e procura um tcnico ambiental para executar o cadastramento.

03) Base Cartogrfica O engenheiro baixa a base cartogrfica da SEMA

05) Diagnstico Ambiental elabora o diagnstico ambiental O sistema efetua o clculo dos dados a partir das informaes do mapa digital e gera o quadro de reas com a situao ambiental do imvel.

02) Formulrios O tcnico ambiental acessa o sistema via internet com seu login e senha e abre um projeto referente ao CAR. Em seguida cadastra os dados da propriedade e do proprietrio.

04) Mapa Digital plota o mapa digital O tcnico da SEMA importa o mapa digital com informaes sobre a propriedade (limites, hidrografia e reas exploradas).

06) PRAD Se houver rea degradada elabora o PRAD atravs da internet, o tcnico ambiental informa a forma de execuo do PRAD.

Programa Mato-grossense de Regularizao Ambiental Rural

Prazos: providncias que o produtor deve tomar

Programa M ato - grossense de Regulariza o Ambiental Rural

07) Instrumento de Compromisso Padro O sistema gera o Instrumento de Compromisso Padro, onde sero apresentadas as medidas para sanar o passivo ambiental declarado, com o respectivo cronograma de execuo, de acordo com o roteiro disponibilizado pela SEMA.

09) Protocolo Aps o protocolo, o servidor da SEMA confere na lista de checagem se todos os documentos constam na entrega, podendo reprovar a documentao e exigir sua retificao.

11) TAC Com a proposta do PRAD aprovada ser expedido automaticamente o termo de ajustamento de conduta ratificando-a. A partir desse momento as medidas de recuperao das reas de preservao permanente devero ser implementadas.

08) Documentao O Tcnico Ambiental junta a documentao do Imvel e do Proprietrio, conforme roteiro especfico, e a protocola na SEMA.

10) Anlise A anlise consiste na interpretao da imagem de satlite referente identificao das reas abertas, da hidrografia definida pelo tcnico ambiental e do PRAD apresentado.

12) Publicao do TAC O proprietrio paga a taxa de publicao do TACAD (Termo de Ajustamento de Conduta para rea Degradada) e, automaticamente, o cadastro do imvel est lanado no banco de dados da SEMA.

S A I B A

T U D O

S O B R E

M T

L E G A L

Pro gra m a M ato - gro s s e n s e d e R e g u lariza o Ambiental Rural

Prazos: providncias que o produtor deve tomar

13 - Emisso do Cadastro Ambiental Rural - CAR Com a assinatura do TAC, considera-se formalizado o cadastro do imvel (CAR) e suas informaes so disponibilizadas no SIMLAM - Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental para consulta pblica.

2 Licena Ambiental nica - LAU Formalizado o CAR, o proprietrio e/ou possuidor de imvel rural dever providenciar a localizao e regularizao da reserva legal para obteno da LAU Licena Ambiental nica. 3 - Suspenso do CAR e Cancelamento dos Benefcios do Programa O no atendimento exigncia da Regularizao Ambiental nos prazos previstos implicar: - No cancelamento da adeso ao MT- LEGAL - Suspenso do Cadastro Ambiental Rural - Aplicao das sanes e adoo das medidas legais pertinentes

Programa Mato-grossense de Regularizao Ambiental Rural

Processo do Cadastramento Ambiental Rural - CAR

Programa M ato - grossense de Regulariza o Ambiental Rural

S A I B A

T U D O

S O B R E

M T

L E G A L

Pro gra m a M ato - gro s s e n s e d e R e g u lariza o Ambiental Rural

Sobre a reserva legal

10

A recomposio da reserva legal dos imveis rurais poder ocorrer mediante o plantio de espcies nativas, ou protegidas, ou conduo da regenerao natural. Formas de regularizao das reas de Reserva Legal Degradadas O proprietrio ou possuidor de imvel rural com rea de reserva legal em extenso inferior ao estabelecido nos incisos I, II, III e IV do art. 16 da Lei 4.771/65, deve adotar as seguintes alternativas, isoladas ou conjuntamente: Recomposio na prpria rea, mediante plantio; Regenerao natural;

Compensao Desonerao Recomposio da rea de Reserva Legal Degradada na Prpria rea Em sendo aceita, pelo rgo ambiental estadual, a proposta de regularizao da reserva legal mediante o plantio ou conduo da regenerao natural da rea de reserva legal degradada, dever o proprietrio ou possuidor assinar Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental, apresentando Plano de recuperao de reas Degradadas PRAD, devidamente assinado por responsvel tcnico. Para o monitoramento e controle das obri-

gaes firmadas, dever o interessado apresentar, anualmente, Relatrio de Acompanhamento da Execuo do PRAD, subscrito por responsvel tcnico. Verificado o descumprimento injustificado das medidas de recuperao ajustadas, a falta ou inexatido das informaes prestadas no Relatrio Anual de Execuo do PRAD, o Cadastro Ambiental Rural ser suspenso e canceladas a Certido Provisria de Regularidade Ambiental, a Licena Ambiental e demais autorizaes porventura emitidas, com o conseqente encaminhamento do processo ProcuradoriaGeral do Estado, para a adoo das medidas judiciais cabveis.

Programa Mato-grossense de Regularizao Ambiental Rural

11

Projeto de Recuperao de reas Degradadas - PRAD

Programa M ato - grossense de Regulariza o Ambiental Rural

Compensao da rea de Reserva Legal Degradada A compensao ambiental, visando regularizao da rea de reserva legal degradada, deve ocorrer mediante a aquisio de outra rea equivalente em importncia ecolgica e extenso, desde que pertena ao mesmo ecossistema e esteja localizada na mesma microbacia. Na impossibilidade de compensao da reserva legal dentro da mesma micro bacia hidrogrfica, deve o rgo ambiental estadual aplicar o critrio de maior proximidade possvel entre a propriedade desprovida de reserva legal e a rea escolhida para compensao, desde que na mesma bacia hi-

drogrfica e no mesmo Estado. O projeto de compensao dever ser submetido aprovao do rgo ambiental competente, e poder ser implementado mediante o arrendamento de rea sob regime de servido florestal ou aquisio de cotas. A servido florestal poder ser instituda por Contrato de Arrendamento, no qual o proprietrio do imvel rural voluntariamente renuncia, em carter permanente ou temporrio, a direitos de supresso ou explorao da vegetao nativa, localizada fora da reserva legal e da rea com vegetao de preservao permanente.

A servido florestal dever ser averbada margem da inscrio de matrcula do imvel, no registro de imveis competente, aps anuncia do rgo ambiental estadual competente, sendo vedada, durante o prazo de sua vigncia, a alterao da destinao da rea, nos casos de transmisso a qualquer ttulo, de desmembramento ou de retificao dos limites da propriedade. A Cota de Reserva Florestal - CRF, ttulo representativo de vegetao nativa sob regime de servido florestal, de Reserva Particular do Patrimnio Natural - RPPN ou Reserva Legal - RL s poder ser instituda voluntariamente sobre a vegetao que exceder os percentuais estabelecidos no art. 16 da Lei 4.771/1965 (Cdigo Florestal).

S A I B A

T U D O

S O B R E

M T

L E G A L

Pro gra m a M ato - gro s s e n s e d e R e g u lariza o Ambiental Rural

Projeto de Recuperao de reas Degradadas - PRAD

12

O proprietrio ou o possuidor que, at 14 de dezembro de 1998, tenham suprimido, total ou parcialmente a vegetao nativa de sua propriedade ou posse, sem as devidas autorizaes exigidas por Lei, no podero fazer uso dos benefcios da compensao ambiental prevista no inciso III, do artigo 44, da Lei 4.771/65.

Programa Mato-grossense de Regularizao Ambiental Rural

13

Projeto de Recuperao de reas Degradadas - PRAD

Programa M ato - grossense de Regulariza o Ambiental Rural

Da Desonerao das Obrigaes de Recompor a Reserva Legal Degradada, mediante doao de rea inserida em Unidade de Conservao O proprietrio ou o possuidor de imvel rural podero ser desonerados das obrigaes previstas no artigo 44 da lei 4.771/65, mediante a doao ao rgo ambiental competente de rea localizada no interior de unidade de conservao de domnio pblico, pendente de regularizao fundiria, respeitados os critrios previstos no inciso III do mesmo artigo. Caso a recomposio da reserva legal degradada se efetive com rea localizada no interior de Unidade de Conservao de do-

mnio pblico, criada pelo Estado ou Unio, o interessado assinar escritura pblica de doao transferindo para o Estado de Mato Grosso ou para a Unio a rea ofertada para desonerao da reserva legal degradada, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental firmado. A doao ao Estado ou Unio de rea equivalente em importncia ecolgica e extenso, localizada no interior de unidade de conservao de domnio pblico, pendente de regularizao fundiria, respeitados os critrios previstos no inciso III, do artigo 44, da Lei 4.771, de 15 de setembro de 1965, depender de prvia certificao, por comisso tcnica integrada por representantes da SEMA, PGE e INTERMAT ou do ICMBio.

Certificada a rea a ser doada para o Estado como apta e passvel de regularizar a rea de reserva leal degradada, o projeto de desonerao ser encaminhado Procuradoria-Geral do Estado, para confeco da Escritura Pblica de Doao ao Estado de Mato Grosso. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente SEMA apreciar apenas os critrios previstos no inciso III, do artigo 44, da Lei 4.771, de 15 de setembro de 1965, quando a rea ofertada estiver inserida em unidade de conservao federal de domnio pblico, cabendo Procuradoria Federal Especializada junto ao ICMBio a confeco da Escritura Pblica de Doao Unio.

S A I B A

T U D O

S O B R E

M T

L E G A L

Pro gra m a M ato - gro s s e n s e d e R e g u lariza o Ambiental Rural

Projeto de Recuperao de reas Degradadas - PRAD

14

Efetivada a transferncia da rea para o Estado ou Unio, a Procuradoria-Geral do Estado determinar a extino do Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental firmado, com a consequente averbao do permetro da rea doada, como reserva legal da propriedade rural em processo de licenciamento ambiental.

Programa Mato-grossense de Regularizao Ambiental Rural

Programa Mato-grossense de Regularizao Ambiental Rural


W W W . S E M A . M T . G O V . B R

You might also like