You are on page 1of 5

A obra atrasou, e agora?

Saiba como gerir os danos imagem e custos adicionais quando o atraso inevitvel
Por Pmela Reis

Os atrasos na concluso de obras, cada vez mais frequentes no segmento residencial, podem desencadear uma srie de prejuzos para empresas da construo civil. Se no h como se proteger de todas as consequncias, algumas medidas corretivas podem ajudar a reduzir os estragos. Na obra De acordo com Roberto de Souza, diretor presidente do CTE (Centro de Tecnologia de Edificaes), as perdas se agravam a cada ms de extenso no cronograma. Quando os desajustes no prazo comeam a dar os primeiros sinais, Souza recomenda a formao de uma fora tarefa com profissionais qualificados para diagnosticar a origem do problema. " preciso colocar uma lupa em cada obra. Medidas generalistas no resolvem", informa o diretor. Identificadas as causas, a equipe deve montar um plano de ao emergencial que entre no detalhe da programao da obra, semana a semana. "Pode ser que no se recupere o atraso, mas se voc no fizer nada, um atraso de trs meses pode chegar a seis meses ou um ano", diz.

Segundo Luiz Fernando Castilho, gerente de oramentos da Sinco Engenharia, o replanejamento dos servios deve ser feito a partir de novos parmetros de produtividade, levando em conta a capacidade de fornecimento do mercado. Castilho levanta a possibilidade de se abrirem novas frentes de trabalho para executar simultaneamente servios que no dependam um do outro. "s vezes temos contratado mais de um empreiteiro para o mesmo servio. Se o fornecedor de gesso, por exemplo, no consegue aumentar a equipe, eu coloco dois empreiteiros, um em cada frente de trabalho", relata. No entanto, a medida implica aumento de custos e exige mais mo de obra em um mercado onde esse recurso j escasso. " um exemplo a ser estudado. A soluo no simples e s vezes voc pode at perder dinheiro", adverte.

Outra medida de conteno antecipar as contrataes com fornecedores e manter um controle mais rgido sobre todas as etapas construtivas, evitando assim que os

atrasos se proliferem. "Se tenho gesso para daqui a um ms, tenho que ficar em cima do departamento de suprimentos para saber se j est contratado, quem a equipe, se posso mostrar ao empreiteiro quanto ele precisa fazer por dia", exemplifica Castilho. Mas mesmo com todo o empenho para elevar a produtividade, o diretor tcnico da Tecnisa Fbio Villas Boas afirma que difcil conter as perdas financeiras. "O que voc pode fazer atuar ao longo do processo para diminuir o atraso, mas depois que o atraso ocorreu, voc tem pouca margem para resolver", afirma. "Quando voc est atrasado, acaba pagando hora extra, assumindo custos maiores para conseguir um insumo mais rpido, acaba tendo mais nus para reduzir o atraso." Relacionamento com o cliente Se na rea financeira h pouco o que fazer, no relacionamento com o consumidor alguns cuidados podem at afastar eventuais litgios, evitando perdas ainda maiores com indenizaes aos clientes. De acordo com Jos Geraldo Tardin, presidente do Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relaes de Consumo), o fator que mais agrava a insatisfao do consumidor no apenas o atraso, mas, principalmente, o descaso das empresas na comunicao com os clientes: "A principal reclamao de que o consumidor no tem qualquer feedback das empresas. Elas colocam no contrato uma carncia de 180 dias e no justificam esse atraso". (Veja no boxe a discusso sobre a legalidade desse prazo.)

Entre os clientes da ABMH (Associao Brasileira dos Muturios da Habitao), a situao parecida. "As respostas, quando vm, so genricas. Temos clientes que j tiveram a data de entrega prorrogada quatro vezes", conta Lcio Delfino, diretor da entidade. "O atraso, para a maioria das pessoas, compreensvel. O principal problema a falta de retorno da empresa. Essas pessoas vo fazer a propaganda o mais negativa possvel da construtora." Ambos recomendam que a construtora explique, com franqueza e antecedncia, os motivos do atraso aos consumidores. Isso evita surpresas desagradveis na vspera da entrega, quando o consumidor j se planejou para mudar para a casa nova. Segundo comenta Fbio Villas Boas, "se voc avisar com muita antecedncia que est enfrentando problemas e que provavelmente o prazo ser alongado, apesar de no ficar satisfeito, o cliente tem tempo para se preparar e, em geral, entende que a empresa foi transparente".

Se a sua empresa no prev nos contratos o pagamento de multa aos compradores

em caso de atraso, recomendvel que se oferea tambm alguma compensao aos clientes. Segundo Lcio Delfino, "sai muito mais barato do que pagar uma indenizao" e, em geral, ajuda a prevenir brigas judiciais. As associaes de muturios aconselham os clientes a enviarem uma notificao extrajudicial empresa antes de apelar para o Judicirio. No preciso esperar a notificao para agir, mas uma vez que a empresa foi notificada, essa uma excelente oportunidade para se propor um acordo amigvel. Jos Geraldo Tardin conta o caso de uma construtora que, aps a notificao, ofereceu a troca do piso de cermica por porcelanato, alm de melhorias nos banheiros. "O cliente ficou supersatisfeito e recebeu um imvel com acabamento melhor pelo mesmo preo", afirma ele. Outra empresa ofereceu ao cliente o registro, a escritura e o ITBI (Imposto sobre Transmisso de Bens Imveis) gratuitos - o custo era de R$ 6 mil, segundo Tardin. "Tudo isso, para a construtora, mais barato e no causa desgaste imagem", conclui. Prazo de carncia: seguro? Uma questo que divide opinies a adoo do prazo de carncia nos contratos de compra e venda: um perodo de tolerncia que pode se estender a at 180 dias a partir da data de entrega. Construtores defendem que a carncia indispensvel devido complexidade do desenvolvimento de uma obra. O advogado Edwin Britto, membro da Comisso de Direito Imobilirio e Urbanstico da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), justifica: "Pode haver algum problema de fundaes, algum ajuste econmico, atrasos no financiamento. H uma srie de fatores imprevisveis inerentes ao prprio empreendimento". Por essa lgica, os atrasos comeariam a ser contados apenas aps o vencimento da carncia. No entanto, as associaes de muturios entendem que essa prtica abusiva, pois quebra o equilbrio contratual assegurado pelo Cdigo de Defesa do Consumidor.

"Se a construtora tem o direito de atrasar a entrega em 180 dias, o comprador tambm deveria ter o direito de atrasar o pagamento das parcelas pelo mesmo perodo", argumenta Lcio Delfino, diretor da ABMH. H ainda quem alegue que a carncia s pode ser utilizada se justificada com caso fortuito ou de fora maior, como defende

Jos Geraldo Tardin, presidente do Ibedec. De acordo com os entrevistados, no h lei que regulamente essa questo. Mesmo a interpretao do Judicirio divergente. "Alguns juzes entendem que os seis meses so ilegais. Outros, afirmam que se o cliente assinou o contrato aceitando a dilatao do prazo, ele no tem o que requerer", relata Marcelo Segredo, presidente da ONG ABC (Associao Brasileira do Consumidor).

O fato que, em um processo judicial, caso a deciso seja favorvel ao consumidor, o construtor pode ter o prazo de carncia anulado e, nesse caso, responder pelos danos causados desde a data original de entrega. Diante do imbrglio jurdico, o mais prudente sempre comunicar o atraso aos clientes com antecedncia, ainda que a empresa no ultrapasse o prazo de carncia. Os entrevistados garantem que muitos consumidores respeitam o que est acordado em contrato. Tudo o que eles precisam de uma comunicao mais eficiente.

Atrasos em obras
Fonte: Revista Construo Mercado Saiba como gerir os danos imagem e custos adicionais quando o atraso inevitvel Obras atrasadas provocam perdas que se agravam a cada ms de extenso no cronograma. Quando os desajustes no prazo comeam a dar os primeiros sinais, recomenda-se a formao de uma fora tarefa com profissionais qualificados para diagnosticar a origem do problema. Identificadas as causas, a equipe deve montar um plano de ao emergencial que entre no detalhe da programao da obra, semana a semana. O replanejamento dos servios deve ser feito a partir de novos parmetros de produtividade, levando em conta a capacidade de fornecimento do mercado. Uma alternativa abrir novas frentes de trabalho para executar simultaneamente servios que no dependam um do outro. No entanto, a medida implica aumento de custos e exige mais mo de obra em um mercado onde esse recurso j escasso. Outra medida de conteno antecipar as contrataes com fornecedores e manter um controle mais rgido sobre todas as etapas construtivas, evitando assim que os atrasos se proliferem. Quando a obra est atrasada, ocorre o pagamento de hora extra, e a empresa acaba assumindo custos maiores para conseguir um insumo mais rpido e tendo mais nus para reduzir o atraso. Se na rea financeira h pouco o que fazer, no relacionamento com o consumidor alguns cuidados podem at afastar eventuais litgios, evitando perdas ainda maiores com indenizaes aos clientes. O fator que mais agrava a insatisfao do consumidor no apenas o atraso, mas, principalmente, o descaso das empresas na comunicao com os clientes. Se a sua

empresa no prev nos contratos o pagamento de multa aos compradores em caso de atraso, recomendvel que se oferea tambm alguma compensao aos clientes. Essas sugestes esto presentes em matria divulgada pela Revista - Construo Mercado. Para saber mais sobre o assunto, acesse o texto na ntegra:

You might also like