You are on page 1of 62

FMEA "FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS" ANLISE DOS TIPOS DE FALHAS E EFEITOS

1. INTRODUO

2. FMEAISO 9000QS 9000

3 - INTRODUO

FMEA

4. FMEA

DE PROJETO

5. FMEA DE PROCESSO

Introduo

QUANTO CUSTA UMA MODIFICAO CUSTO = F (CICLO DO PROJETO)


QUANTO CUSTA UMA MODIFICAO CUSTO = F (CICLO DO PROJETO)
C U S T O D A S M O D I F I C A E S HORA ERRADA PARA MUDANA

HORA CERTA PARA MUDANA

PROJETO DE CONCEPO

ENGENHARIA DETALHADA

ENGENHARIA DE PROCESSO

LOTE PILOTO NA PRODUO

ASSISTNCIA TCNICA (RECLAMAES DE CAMPO)

EVOLUO DAS ATIVIDADES DE CONTROLE DA QUALIDADE

MELHORIAS DO PROJETO MELHORIA DA QUALIDADE INSPEO 1920 1940 1960 1980 CONTROLE DO PROCESSO

CEP:

Ferramenta importante para monitoramento da qualidade. Porm, deve ser acompanhado por outros mtodos usados antes da produo.

FMEA busca melhorias no PROJETO do produto e do PROCESSO.

FMEA - FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS ANLISE DOS TIPOS DE FALHAS E EFEITOS

O QUE ?
uma tcnica que tem por objetivo: 1) Reconhecer e avaliar a falha potencial de um produto/processo e seus efeitos 2) Identificar aes que podem eliminar ou reduzir a chance da falha potencial vir a ocorrer 3) Documenta o processo de anlise Em resumo FMEA uma tcnica que procura listar todas as possveis falhas (de produto ou do Processo) e suas causas para que sejam analisadas e tomadas as aes preventivas necessrias.

ONDE SE APLICA ?
O FMEA complementar ao processo de desenvolvimento do projeto e faz com que o mesmo contenha os requisitos que satisfaam as necessidades dos clientes.

HISTRICO
Apesar de sempre terem sido realizadas anlises semelhantes a FMEA nos projetos e processos de manufatura, a primeira aplicao formal da FMEA foi uma inovao da indstria aeroespacial em meados dos anos 60.

METODOLOGIAS DESENVOLVIDAS NA REA DE "GARANTIA DA QUALIDADE"

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis). QFD (Quality Function Deployment). Delineamento de Experimentos e Metodologia Taguchi. Diagrama de rvore e Anlise da rvore de Falhas. Diagrama de Causa e Efeito. Anlise de Valor. Outros.

FMEA ISO 9000 QS 9000

FMEA ISO 9000 QS 9000


ISO 9000
No obrigatrio o uso da ferramenta FMEA. Se utilizada, pode atender aos seguintes itens: 4.4. Controle de Projeto com relao ao sub-item Anlise Crtica de Projeto (FMEA de Projeto) 4.14. Ao Corretiva e Preventiva com relao do sub-item Ao Preventiva (FMEA PROJETO e/ou PROCESSO)

QS 9000
obrigatrio o uso da ferramenta FMEA. Se a empresa executa o projeto do Produto deve utilizar FMEA de Projeto e Processo caso contrrio apenas FMEA de Processo. Essa exigncia est no item 4.2 Sistema da Qualidade e solicitada tambm no APQP (Planejamento Avanado da Qualidade do Produto) e no PPAP (Processo de Aprovao de Peas de Produtos).

Introduo FMEA

TIPOS DE FMEA

FMEA DE PROJETO (PRODUTO)


Utilizado para identificar as falhas potenciais devido as deficincias do projeto do produto. Geralmente feito durante a execuo do projeto do produto. Sua aplicao se estende a componentes isolados, subconjuntos principais e ao prprio produto.

FMEA DO PROCESSO
Utilizado para identificar as falhas potenciais devido as deficincias do processo de manufatura. Deve ser feito durante a execuo do projeto do processo de manufatura.

10

Atravs da tcnica FMEA possvel:


Assegurar que todos os modos de falhas possveis, seus efeitos e causas sejam considerados. Desenvolve uma lista de falhas potenciais classificadas de acordo com seus efeitos no cliente, estabelecendo assim um sistema e priorizao para melhorias do projeto e ensaios de desenvolvimento Auxiliar na seleo de alternativas de projeto do produto/processo com alta confiabilidade e qualidade. Identificar itens crticos de segurana. Determinar quais caractersticas do produto / processo necessitam de controles adicionais. Proporcionar informaes adicionais para ajudar no planejamento de programas de desenvolvimento e de ensaios eficientes e completos Proporcionar uma forma de documentao aberta para recomendar aes de reduo de risco Proporcionar referncias para no futuro ajudar na anlise de problemas de campo, avaliando modificaes no projeto e desenvolvendo projetos avanados Rever controles atuais.

Esta tcnica requer, alm de um profundo conhecimento do projeto e processo do produto, o uso do bom senso de cada participante.

11

FMEA

PREVENO

DE PROBLEMAS

VANTAGENS:
Reduo do volume de alteraes/retrabalhos necessrios. Reduo de problemas na produo. Promove a integrao e trabalho multifuncional. Documenta e divulga os riscos provenientes do desenvolvimento do produto. Evita com que falhas de projeto (produto, processo, sistema de controle) cheguem ao cliente.

12

APLICAO SISTMICA

Para a boa aplicao do FMEA dois pontos so fundamentais: 1. Acompanhamento do cronograma definido e uma efetiva implementao das aes recomendadas. 2. Realizao de revises peridicas dos estudos.

A utilizao do FMEA deve ser uma atividade integrada rotina diria. Se os dois pontos acima no forem observados, grande parte dos esforos e recursos alocados na execuo dos estudos tero sido desperdiados. O FMEA um documento dinmico, cabe a empresa definir o responsvel para atualiz-lo sempre que existirem modificaes nos processos / produtos.

13

POR QUE DA IMPLEMENTAO DA FMEA

A empresa possue um compromisso em melhorar continuamente seus produtos, importante o uso da FMEA como uma tcnica disciplinada para identificar e ajudar a eliminar problemas potencias. Estudos de campanhas de campo da indstria automobilstica mostram que um programa de FMEA totalmente implementado poderia ter prevenido que muitas destas acontecessem. Embora seja necessrio que a responsabilidade pela execuo da FMEA seja delegada a um indivduo, a FMEA deveria ser resultado de um trabalho em equipe. Deve ser montada uma equipe de especialistas com experincia no tema a ser analisado, por exemplo, engenheiros especialistas em projeto, manufatura, montagem, assistncia tcnica, qualidade e confiabilidade. Um dos fatores mais importantes para implementao com sucesso de um programa de FMEA o momento oportuno de sua execuo. A FMEA deve ser uma ao antes-do-evento, e no um exerccio aps-o-evento. O tempo gasto no incio do projeto na realizao correta de uma FMEA, quando alteraes de processo/projeto podem ser implementadas mais facilmente e com menores custos, ir aliviar as crises provocadas por alteraes tardias. Uma FMEA pode reduzir ou eliminar a chance de implementar uma alterao que poderia criar um problema ainda maior. corretamente aplicada, um processo interativo que nunca se acaba.

14

ETAPAS PARA APLICAO DO FMEA


1. Identificao do projeto (produto/processo) a ser estudado 2. Identificao dos elementos Peas / Partes / Componentes Fluxograma do processo 3. Caracterizao das funes de cada componente do produto/etapa do processo 4. Identificao do tipo, efeito e causa das falhas 5. Identificao do modo de deteco das falhas 6. Avaliao dos ndices

- Ocorrncia; - Severidade; - Deteco; - Risco;(NPR)


7. Aes recomendadas Responsabilidades / Prazos 8. Controle das aes 9. Reviso dos ndices (avaliao da eficcia das aes) 10. Atualizao / Reviso do FMEA sempre que necessrio.

Priorizao

15

FMEA de PROJETO

16

FMEA DE PROJETO
FMEA de Projeto uma tcnica utilizada pela equipe responsvel pelo projeto do produto, como a finalidade de assegurar que, tanto quanto possvel, tipos de falhas potenciais do projeto e suas causas tenham sido consideradas e abordadas. De forma mais precisa, uma FMEA um resumo dos pensamentos da equipe responsvel de como um componente/subsistema ou sistema projetado (incluindo uma anlise dos itens que poderiam falhar baseados na experincia e nos problemas passados). Desta forma formaliza e documenta a linha de pensamento que normalmente percorrida durante o desenvolvimento de um projeto.

FMEA do Projeto:
Identifica tipos de falha potencial relativos ao produto Avalia os efeitos potenciais da falha sobre o cliente Identifica causas potenciais do projeto do produto nas quais se focalizaro controles para reduo de ocorrncias ou melhoria da deteco Identifica necessidades de teste Desenvolve uma lista ordenada de tipos de falha potencial, estabelecendo ento um sistema de prioridades para considerao de aes corretivas Considera os requisitos de manufatura e montagem no projeto inicial

17

DEFINIO DO CLIENTE
Normalmente o cliente o usurio final, entretanto outros clientes devem ser considerados. Projetistas de subconjuntos correlatos Tcnico do processo ou montagem Assistncia tcnica

GRUPO DE TRABALHO
Para a elaborao do FMEA, deve-se formar uma multifuncional com representante das seguintes reas: Engenharia de Produto/Materiais Engenharia do Processo Garantia / Controle da Qualidade Produo (Fabricao/Montagem) Servios Fornecedores equipe

Se necessrio pode-se envolver as reas de Marketing / Vendas Durante a execuo da FMEA de Projeto, o Engenheiro Responsvel dever procurar informaes nas reas de Manufatura (capacidade de processos semelhantes e limitaes tcnicas) Qualidade (Problemas de qualidade internos e no campo) e nas demais reas de Projeto, responsveis por itens correlatos. No caso de itens projetados por fornecedores, o responsvel pelo projeto na empresa deve ser consultado. A execuo da FMEA deve estimular a troca de idias entre as reas afetadas para formar um grupo de trabalho.

18

DESENVOLVIMENTO DO FMEA DE PROJETO


FMEA de projeto um documento vivo e deve ser realizado antes da elaborao dos processos de fabricao e montagem.

FMEA de projeto assume que o produto ser fabricado conforme projetado (desenhos). Tipos de falhas e respectivas causas potenciais que possam ocorrer na manufatura do produto no devem ser includos no FMEA do Projeto, pois seu controle feito pelo FMEA do Processo. Controle e Efeito devem estar cobertos na FMEA do Processo NOTA: Os problemas causados por processos de conhecimento do especialista em projeto, devero ser encaminhadas ao Engenheiro Responsvel pela preparao da FMEA processo. Da mesma forma, eventuais problemas de projeto, (falha potencial) detectadaos por ocasio da preparao do FMEA de processos, devem ser encaminhadas ao Engenheiro responsvel pelo FMEA do Projeto. A FMEA de Projeto apesar de no depender de controles do processo para reduzir o efeito das deficincias do projeto, leva em considerao limitaes tcnicas, tais como: Necessidade de ngulos de sada Dificuldades em acabamento de superfcie Espao para montagem e desmontagem Acesso para ferramentas Capacidade do processo

A empresa deve desenvolver um formulrio prprio para facilitar a documentao e o estudo das falhas em potncias

19

DESENVOLVIMENTO DO FMEA DE PROJETO


O processo inicia-se pelo desenvolvimento de uma lista sobre: o que se espera que o projeto venha a fazer o que se espera que o projeto no venha a fazer

OBJETIVO DO PROJETO Quanto melhor for a definio das caractersticas do projeto, mais fcil ser a identificao dos tipos de falha potencial e aes corretivas. O Engenheiro tm a seu dispor inmeros documentos para usar na preparao desta lista. As necessidades e as expectativas do cliente podero ser determinadas atravs de fontes, tais como: Desdobramento da funo Qualidade (QFD), Anlise Crtica de contrato, desenhos e normas para referncias, lay out de montagem, manuais de qualidade do cliente e outros requisitos conhecidos do produto FMEA do projeto deve ser iniciado com um diagrama de blocos do sistema, subsistema e/ou componente que est sendo analisado.

20

EXEMPLO DE DIAGRAMA DE BLOCOS PARA FMEA DO PROJETO - lanterna


INTERRUPTOR LIGA/DESLIGA C 2 CONJUNTO DA LMPADA D 3 CARCAA A 4 1 TAMPA E +
COMPONENTES

BATERIAS B 5 5
MTODO DE FIXAO

MOLA F -

A. B. C. D. E. F.

CARCAA BATERIAS INTERRUPTOR LIGA/DESLIGA CONJUNTO DA LMPADA TAMPA MOLA

1. 2. 3. 4. 5.

ENCAIXE DE ROSCA REBITES ROSCA AJUSTE RPIDO ENCAIXE DE PRESSO

Na FMEa raciocina-se de baixo para cima, procura-se determinar modos de falha dos componentes mais simples, as suas causas e de que maneira eles afetam os nveis superiores do sistema. As perguntas bsicas que so feitas em uma anlise via FMEA so: De que maneiras um componente pode falhar Que tipo de falhas so observadas? Quais so os efeitos da falha sobre o sistema? Qual a importncia da falha? Como preveni-la?

Essa anlise basicamente dedutiva, e no necessita de clculos mais sofisticados. Os resultados da FMEA so registrados no formulrio padronizado. 21

APNDICE
Sistema Subsistema Componente Ano(s) Modelo(s)/veculo(s) Equipe Central

ANLISE DO MODO E EFEITOS DA FALHA POTENCIAL (FMEA DO PROJETO)


Responsabilidade de Projeto Data-chave

Nmero da FMEA Pg Preparado por: Data da FMEA (Org). De

Item Modo de Falha Potencial Funo Efeito(s) Potencial (ais) de Falha S e v

C l a s s

Causa(s) Mecanismo(s) Potencial(ais) de Falha

O C O R R

Controle(s) de Projeto Atual (is)

D e t e c

N P R

Aes Recomendadas

Responsvel e Prazo

Resultados da Ao Aes Tomadas S E V O C O D E T N P R

APNDICE
Nmero da FMEA Sistema x Subsistema Componente 01.03 / Fechamento de Carroaria 199X/Lion 4 P/Wagon 1234 1 De 1
A. Tate - X6412 - Eng. De Carroaria

ANLISE DO MODO E EFEITOS DA FALHA POTENCIAL (FMEA DO PROJETO)


Responsabilidade de Projeto Data-chave Engenharia de Carroaria 9X 03 01 ER (Dalton. Fraser. Inst. Montagem Henley)

Pg Preparado por:

Ano(s) Modelo(s)/veculo(s) Equipe Central

Data da FMEA (Org).

8X 03 22 (Rer.) 8X 07 14

T. Fender - Desenv. Prod. Veic. / Childers - Fabricao / J. Ford - Mont. Opc.

Item Modo de Falha Potencial Funo


Porta dianteira LG H6HX-0000-A Entrar e veculo sair do Corroso na parte inferior dos painis de porta internos Deteriorao de vida da porta causando: Aparncia no satisfatria devido a corroso atravs da pintura ao longo do tempo Funcionamento imprprio equipamentos porta dos da 7

Efeito(s) Potencial (ais) de Falha

S e v

C l a s s

Causa(s) Mecanismo(s) Potencial(ais) de Falha


A borda superior da aplicao de cera protetora especificada para os peinis de portas esta muito pequena Espessura de cera especificada insuficiente

O C O R R
6

Controle(s) de Projeto Atual (is)


Teste de durabilidade geral do veculo T- 118 T- 109 T- 301 Teste de durabilidade geral do veculo conforme acima

D e t e c
7

N P R

Aes Recomendadas

Responsvel e Prazos
A. Tate Eng. de Carroaria 8X 09 30

Resultados da Ao Aes Tomadas


Baseada em resultados de testes (Teste n1481) a especificao da espessura da borda superior aumentou 125 mm. Resultados de teste (Teste n1481) mostram que a espessura especificada adequada DOE mostra que variao de 25% na espessura aceitvel

S E V
7

O C O
2

D E T
2

N P R
26

294

Incluir teste acelerado de corroso em laboratrio


Incluir teste acelerado de corroso em laboratrio Conduzir Experincia de Projeto (DOE) para espessura da cera

196

Proteo dos ocupantes contra clima, rudo e impacto lateral Ancoragem para equipamentos da porta, inclusive espelho, dobradias, trinco e regulador da janela Dar acabemento superficial nos itens aparentes Pintura e acabamentos internos

Conbinao com teste para verificao da borda superior da cera A. Tate Eng. de Carroaria 8X 11 15

26

Formulao de cera especificada imprpria Ar retido impede a penetrao da cera nos cantos e bordas

Teste de laboratrio fsico e qumico - Relatrio n 1265 Investigao de auxlio a projeto simulando a pulverizao

28 Nenhuma

280

Incluir avaliao pela equipe utilizando o equipamento de pulverizao e a cera especificados

7 Eng. de Carroaria e Oper. de Mont. 9X 01 15 Baseado em testes. 3 furos adicionais colocados nas reas afetadas

21

A aplicao da cera obstrui os furos de drenagem

Teste de laboratrio usando o "pior caso" para a aplicao de cera e para o dimetro dos furos

21

Nenhuma

Espao insuficiente entre os painis para pulverizao da cera

Avaliao do desenho do acesso para a cabea do pulverizador

112

Incluir avaliao pela equipe utilizando auxlio para melhorar o projeto e a cabea do pulverizador

Eng. de Carroaria e Oper. de Mont.

Avaliao mostrou acesso adequado

MODELO

PREENCHIMENTO DO FORMULRIO
Preenchimento do cabealho
1.

Nmero do FMEA pode ser utilizado para rastreabilidade

2. Nome e cdigo do sistema, subsistema ou componente 3. Responsvel pelo projeto 4. Responsvel pela preparao do FMEA 5. Ano(s)/modelo(s)/veculo(s): aplicao 6. Data-chave: data inicial do FMEA 7. Data do FMEA: data final do FMEA original e data da ltima reviso 8. Equipe: nome das pessoas responsveis que tem autoriadade para identificar e/ou realizar tarefas e seus departamentos

24

9.Item/Funo

Nome e cdigo do item que est sendo analisado

Funo: preenchimento de forma concisa e clara da funo do item para atender o objetivo do projeto. Incluir informaes relativas ao ambiente em que o sistema deve operar (por exemplo: definir faixas de temperatura, presso e umidade ou Item: Carcaa do eixo traseiro Funo: Suportar o conjunto do eixo) Se houver mais de uma funo com diferentes modos de falha potencial, relacionar as funes separadamente.

Para a definio da funo podemos perguntar: Para que serve ?

Em que condies ir trabalhar ?

25

10. Tipo de Falha Potencial


a maneira pela qual o item pode falhar (no cumprimento da funo) em atender o objetivo do projeto. Pergunta-se: De que maneira este processo pode fracassar na sua funo estabelecida? Que poderia impedir que esta pea atenda as especificaes? Quais fatos poderiam ser considerados incovenientes para o cliente? Listar todos os tipos de falhas para cada funo de cada item. Assume-se que a falha pode ocorrer, mas no necessariamente vai ocorrer. Exemplos: oxidao; trinca; deformao; curto circuito; vazamento; interferncia; folga excessiva. Em curto circuito Esta estimativa feita para toda a falha que possa ocorrer. recomendvel que se verifique FMEAs anteriores, relatrios de problemas em ensaios de qualidade, de garantia, de durabilidade, de confiabilidade, e de pesquisa de mercado para se considerar todas as falhas em potencial. Leve em conta tambm os tipos de falhas que ocorrem em condies especiais de ambiente (calor, frio, umidade, ambiente muito seco, poeira, etc) ou uso (condies mais severas, etc) IMPORTANTE: O Modo da Falha deve ser descrito em termos tcnicos sobre a funo, e no como o cliente observa.

26

11. Efeitos Potencial da Falha


a descrio do que o cliente (interno ou externo) sofre, supondo acontecida a falha em questo. Pergunta-se: O que acontecer se ocorrer o tipo de falha descrito? Quais consequncias poder sofrer o cliente? Deve ser considerada a hierarquia entre os componentes, subconjuntos, conjuntos e sistemas. Declarar com clareza se a funo poder ter impacto em aspectos de segurana ou em atendimento regulamentao governamental. Exemplo: O produto pode trincar, causando inoperao do subconjunto, e diminuio da performance do conjunto. O sistema perder eficincia, levando a uma insatisfao do cliente. Lembrar que o modo de falha pode ter mais de um efeito. Relacione todos eles. Exemplos de efeitos da falha: rudo; vibrao esforo excessivo m aparncia; difcil operao; difcil montagem; inoperante; consumo excessivo; Baixa resistncia Desgaste prematuro

27

12. Severidade(S) - (Notas de 1 a 10)


A severidade a avaliao da gravidade do efeito da falha potencial sobre o componente, subsistema, sistema ou cliente. A severidade aplica-se ao efeito da falha, ou seja o "quanto" ele pode incomodar o cliente. O ndice de severidade s pode ser reduzido atravs de uma modificao de projeto. Exemplos de critrios para avaliao dos ndices se severidade:

28

Critrio de Avaliao Sugerido exemplo 1


EFEITO Muito Alta CRITRIO Severidade muito alta quando o tipo de falha afeta a segurana de operao do produto e/ou infringe leis ou regulamentaes governamentais. Produto deixa de funcionar. Grande descontentamento do cliente, porm sem afetar sua segurana ou Leis Governamentais Produto / item opervel, porm com item(s) de conforto ou convenincia inoperante. Cliente descontente passa por experincias desconfortveis. Produto / item opervel, porm com item(s) de conforto ou convenincia operando com um nvel reduzido ou ligeira deteriorao no desempenho do produto. Cliente passa por algumas experincias insatisfatrias. O cliente mal percebe que a falha aconteceu. Defeito notado por uma minoria dos clientes. Itens de acabamento e reduo de rudo no esto em conformidade. NOTA 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

Alta

Moderado

Pequena

Mnima

29

Critrio de Avaliao Sugerido exemplo 2 (QA 9000)


EFEITO Perigoso Sem Advertncia Perigoso Com Advertncia Muito Alto Alto Moderado Baixo CRITRIO Severidade muito alta quando o tipo de falha afeta a segurana de operao do veculo e/ou envolve desacordo com regulamentaes governamentais. Sem advertncia. Severidade muito alta quando o tipo de falha afeta a segurana de operao do veculo e/ou envolve desacordo com regulamentaes governamentais. Com advertncia. Produto / item inoperante, com perda da funo primaria . Veculo / item opervel, porm com nvel de performance reduzido. Cliente insatisfeito. Veculo / item opervel, porm com item(s) de conforto ou convenincia inoperante. Cliente passa por experincias desconfortveis. Veculo / item opervel, porm com item(s) de conforto ou convenincia operando com um nvel reduzido de performance. Cliente passa por algumas experincias insatisfatrias. Defeito notado pela maior parte dos clientes. Itens de acabamento e reduo de rudo no esto em conformidade. Defeito notado pelo metade dos clientes. Itens de acabamento e reduo de rudo no esto em conformidade. Defeito notado por uma minoria dos clientes. Itens de acabamento e reduo de rudo no esto em conformidade. SEM EFEITO NOTA 10

09 08 07 06 05

Muito Baixo Menor Muito Menor Nenhum

04 03 02 01

30

13. Classificao
Esta coluna poder ser usada para classificar qualquer caracterstica especial do produto (por exemplo: crtica, principal, segurana) para componentes, subsistemas ou sistemas que venham a requerer controles de processo adicionais. Itens sujeitos a controles de processo especiais devero ser identificados no formulrio de FMEA de projeto com smbolo e dever ser indicado na coluna de Aes Recomendadas. Os itens identificados no FMEA de Processo coluna de classificao devem ter os controles especiais do processo identificados no FMEA de processo.

14. Causa / Mecanismos de Falha


a deficincia de projeto que pode dar origem ao tipo de falha. Pergunta-se: que variveis do processo podem provocar este modo de falha? Liste todas as causas possveis para cada tipo de falha. As causas devem ser claras e concisamente listadas de forma a permitir a definio aes aes corretivas para cada uma delas. Exemplos Exemplos de causas tpicas de falhas: especificao incorreta de material; vida do projeto assumida de forma inadequada; capacidade insuficiente de lubrificao; instruo inadequada de manuteno. de Mecanismos tpicos de falha fadiga; instabilidade do material; atrito; desgaste; corroso

31

ATENO: Deve-se fazer uma distino clara entre FMEA de produto e processo. Se for considerado um FMEA de projeto de um produto, as causas de falhas sero aquelas pertinentes a problemas no projeto, como mau dimensionamento, desconhecimento do estado de tenses sobre a pea, especificao errnea do material, etc. Por outro lado, no sero consideradas as causas de falhas decorrentes de uma inadequao do processo de fabricao, como por exemplo: "formao de vazios durante a fundio", mesmo que dessa inadequao decorra a fratura, com a consequente perda de controle do veculo. Ainda que a falha e a consequncia sejam as mesmas, o tipo de causa distinto: a primeira diz respeito ao projeto; a segunda decorrente do processo de fabricao, e a falha poder ocorrer mesmo que o projeto seja perfeito

32

15. Ocorrncia (O) - (Notas de 1 a 10)


Ocorrncia a estimativa da probabilidade da causa em questo (listada na coluna anterior) ocorrer e ocasionar o tipo de falha considerado. O ndice de ocorrncia mais um significado do que um valor numrico. A nica maneira de reduzi-lo impedir a ocorrncia ou controlar as causas do tipo de falha atravs de modificaes de desenho. estimada atravs de uma escala de 1 a 10, e nesta estimativa deve-se considerar as seguintes questes: O componente/ pea completamente novo ? A pea / componente em questo nova ou semelhante a outras existentes? O componente/pea componente/pea existente ? radicalmente diferente do

Quanto significativas so as modificaes feitas? Houve modificaes na aplicao do componente ? Quais so as modificaes feitas ? Qual o histrico de peas /componente semelhantes no campo? Baseie sua anlise em: - Dados estatsticos ou relatrios de falhas de componentes similares ou etapas similares de um processo - Dados obtidos de fornecedores - Dados de literatura tcnica Se a FMEA estiver sendo feita por ocasio de uma reviso do projeto do produto ou processo, ento podero ser utilizados: - Relatrios de falhas (internos ou de Assistncia Tcnica) - Grficos de Controle - Outros dados obtidos do controle estatstico do processo - Dados obtidos de fornecedores - Dados obtidos de literatura tcnica

33

Critrio de Avaliao Sugerido


Probabilidade de Falha Muito Alta: A falha praticamente inevitvel Alta: Falhas Freqentes Moderada: Falhas Ocasionais Taxa de Falhas possveis 1 em 2 1 em 3 1 em 8 1 em 20 1 em 80 1 em 400 1 em 2.000 Baixa: Relativamente Pouca Falha Remota: Falha Improvvel 1 em 15.000 1 em 150.000 1 em 1.500.000 Nota 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

34

16. Controle de Projeto Atual


Registre as medidas de controle implementadas durante a elaborao do projeto que objetivem: Prevenir a ocorrncia de falhas Detectar falhas ocorridas e impedir que cheguem ao cliente Liste a validao / verificao do projeto, ou outra atividade a qual assegure a adequao do projeto para o tipo de falha e/ou causa/mecanismo considerados. Controles atuais so aqueles que so utilizados ou esto comeando a serem utilizados neste projeto ou em projetos similares Exemplos: ensaios de rodagem; reviso de projeto; estudos matemticos; reviso de viabilidade; testes em prottipos; testes com frotas. Existem 3 tipos de Controles de Projeto: 1. Impedem a ocorrncia da causa/mecanismo ou tipo / efeito da falha ou reduz a possibilidade de ocorrerem. 2. Detecta a causa / mecanismo e conduz aes corretivas. 3. Detecta o tipo de falha.

Deve-se dar preferncia primeiramente ao controle tipo (1), em segundo, utilizar o tipo (2) e um terceiro utilizar o tipo (3).

35

17. Deteco (D) - (Notas de 1 a 10)


Deteco ndice que avalia a probabilidade de a falha ser detectadas antes que o produto ser liberado para produo. Deve-se assumir que a falha ocorreu, independente do ndice de ocorrncia. Um ndice de ocorrncia baixo, no significa que o ndice de deteco ser tambm baixo. Para FMEA de projeto, a estimativa da capacidade do programa de verificao do projeto e demais controles no projeto de identificar uma deficincia em potencial do projeto antes que os desenhos sejam liberados para a produo. Para reduo do ndice de deteco necessrio uma melhoria do Programa de Verificao do Projeto e nos demais controles.

36

Critrio de Avaliao Sugerido exemplo 1 DETECO


Nula Muito Baixa Moderada

CRITRIO: Probabilidade de Deteco Pelo Controle de Projeto


O programa de verificao no detectar a falha O programa de verificao provavelmente no detectar a falha O programa de detectar a falha verificao provavelmente

NOTA
10 9 8 7 6 5

Alta Muito Alta

O programa de verificao chances de detectar a falha O programa de verificao certamente detectar a falha

tem

grandes que

4 3 2 1

quase

37

Critrio de Avaliao Sugerido exemplo 2 (QS 9000) DETECO


Absoluta Incerteza Muito Remota Remota Muito Baixa Baixa Moderada Moderadamente Alta Alta Muito Alta Quase Certa

CRITRIO: Probabilidade de Deteco Pelo Controle de Projeto


O controle de projeto no poderia detectar e/ou no detectar a causa/mecanismo potencial e tipo de falha subseqente, ou no existe controle de projeto. Muito remota a chance do controle de projeto detectar a causa/mecanismo potencial e tipo de falha subseqente. Remota a chance do Controle de Projeto detectar a causa/mecanismo potencial e tipo de falha subseqente. Muito baixa a chance do Controle de Projeto detectar a causa/mecanismo potencial e tipo de falha subseqente. Baixa a chance do Controle de Projeto detectar a causa/mecanismo potencial e tipo de falha subseqente. Moderado a chance do Controle de Projeto detectar a causa/mecanismo potencial e tipo de falha subseqente. Moderadamente alta a chance do Controle de Projeto detectar a causa/mecanismo potencial e tipo de falha subseqente. Alta a chance do Controle de Projeto detectar a causa/mecanismo potencial e tipo de falha subseqente. Muito alta a chance do Controle de Projeto detectar a causa/mecanismo potencial e tipo de falha subseqente. praticamente certo que o controle de projeto detectar a causa/mecanismo potencial e tipo de falha subseqente.

NOTA
10 09 08 07 06 05 04 03 02 01

38

18. Nmero de Prioridade de Risco (NPR)


O NPR o produto das notas de Severidade (S), Ocorrncia (O) e Deteco (D). NPR = S O D Este valor deve ser usado para estabelecer as prioridades no projeto (Como um Diagrama de Pareto). O NPR estar entre 1 e 1000. Para altos NPRs, a equipe deve empreender esforos para reduzir o risco calculado, promovendo aes corretivas.

Como prtica geral, quando houver uma nota alta de severidade, deve ser dada ateno especial a esta falha, independente do valor do NPR.
NOTA: O ndice de risco uma maneira de hierarquizar as falhas. Uma falha pode ocorrer frequentemente, mas de pequena importncia e ser facilmente detectvel. Neste caso, no apresentar grandes problemas (baixo risco). Seguindo o mesmo raciocnio, uma falha que tenha baixssima probabilidade de ocorrer, mas que seja extremamente grave, (como por exemplo falha de um componente do avio) merecer uma grande ateno.

19. Aes Recomendadas


Quando as prioridades forem estabelecidas para os vrios tipos de falha, as aes corretivas devem ser dirigidas s falhas com maior ndice de risco. A inteno de qualeur ao recomendada deve ser a reduo dos ndices de um ou todos os ndices de ocorrncia, severidade e/ou deteco. A reduo no ndice de ocorrncia s poder ser obtida evitando-se ou controlando-se a causa da falha atravs de uma reviso do projeto. Somente a reviso do projeto pode diminuir o ndice de severidade Exemplo de Aes: Delineamento de Experimentos; Reviso do Plano de Teste (Melhoria); Reviso do Projeto (Melhoria); Reviso da Especificao de Material (Melhoria).

39

Se no houver aes recomendadas para especfica, preencher no formulrio: nenhuma.

uma

causa

20. Responsvel e Prazo (Ao Corretiva)


Nome do responsvel pela ao recomendada e a data determinada para concluso.

21. Aes Tomadas


Aps implementao da ao, preencher com uma breve descrio da ao tomada e a data realizada.

22. NPR Resultante


Depois de definida a ao corretiva deve-se estimar os novos ndices e calcular o NPR. Todos os NPRs resultantes devem ser revistos e, se outras aes forem necessrias, repetir os passos 19 at 22.

40

ACOMPANHAMENTO DA FMEA
A empresa deve definir um responsvel para assegurar que todas as aes recomendadas tenham sido implantadas ou adequadamente dirigidas. O FMEA deve estar sempre atualizado mesmo se as modificaes ocorreram depois do incio da produo do produto. O FMEA um documento dinmico, e portanto deve refletir o ltimo nvel de projeto bem como as aes implementadas, inclusive as posteriores ao incio da produo. O responsvel pelo projeto possui vrios meios para certificar-se de que os problemas sejam identificados e que as aes recomendadas sejam implementadas. Esses meios incluem, porm no limitado aos seguintes: - Garantindo que os requisitos de Projeto foram alcanados - Desenhos e especificaes de engenharia revisados (anlise crtica) - Confirmao da incorporao das alteraes na documentao de processo - Reviso dos FMEAs de Processo e dos planos de controle de Manufatura

41

FMEA de PROCESSO

39

FMEA DO PROCESSO
FMEA do Processo uma tcnica utilizada pela equipe responsvel pela fabricao, como meio de assegurar que, tanto quanto possvel, tipos de falhas potenciais e suas causas/mecanismos tenham sido consideradas e abordadas.

FMEA do Processo: Identifica tipos de falha potencial relativas ao produto Avalia os efeitos potenciais da falha sobre o cliente Identifica causas potenciais do processo de fabricao ou montagem e identifica variveis de processo nas quais se focalizaro controles para reduo de ocorrncias ou deteco Desenvolve uma lista ordenada de tipos de falhas potenciais, estabelecendo ento um sistema de prioridades para considerao de aes corretivas Documenta os resultados do processo de fabricao e montagem

40

INICIANDO O FMEA DO PROCESSO


O FMEA do Processo deve iniciar-se com um fluxograma seguido de uma avaliao do risco do processo nas suas diversas fases. Este fluxograma do processo deve identificar caractersticas do produto / processo associadas a cada operao. A identificao de alguns efeitos do produto a partir do FMEA de Projeto correspondente deve ser includa, se disponvel Exemplo de Fluxograma / Avaliao do Risco de FMEA de Processo: Aplicao de cera no interior da porta Tarefa do Processo 1. Retirar o dispositivo do aplicador de cera do suporte 2. Abrir a porta do veculo 3. Inserir o dispositivo e puxar o gatilho por 12 Segundos * 4. Soltar o gatilho e esperar 3 segundos 5. Retirar dispositivo aplicador 6. Fechar a porta do veculo 7. Recolocar o dispositivo do aplicador no suporte Avaliao de Risco Baixo Risco Baixo Risco Alto Risco Mdio Risco Mdio Risco Baixo Risco Baixo Risco

* FMEA de processo requerido = alto risco

41

DEFINIO DO CLIENTE
Alm do usurio final, outros clientes devem ser considerados. operao subseqente ou posterior de fabricao montagem assistncia tcnica

GRUPO DE TRABALHO
Para a elaborao do FMEA deve-se formar uma equipe multifuncional normalmente com representante das seguintes reas: Engenharia de Produto/Materiais Engenharia do Processo Garantia / Controle da Qualidade Produo (Fabricao/Montagem) Servios Fornecedores

42

DESENVOLVIMENTO DO FMEA DE PROCESSO


FMEA de processo um documento vivo e deve ser iniciado antes ou no ato do estudo de viabilidade, previamente ao ferramental para produo, e levar em considerao todas as operaes de fabricao, desde os componentes at conjuntos. FMEA de processo assume que o produto, tal como projetado, atender aos objetivos do projeto. Falhas potenciais que possam ocorrer por conseqncia de pontos fracos do projeto no necessariamente devero, mas podero ser includas na FMEA do processo. Seu efeito e maneira de evit-lo so abordados na FMEA do projeto. FMEA de processo de uma fase deve assumir que a fase anterior foi satisfatoriamente executada (sem falha) De modo a facilitar a documentao das anlises de falhas potenciais e suas conseqncias, um formulrio da FMEA do processo deve ser desenvolvido.

43

APNDICE
ANLISE DO MODO E EFEITOS DA FALHA POTENCIAL (FMEA DO PROCESSO)
Item Ano(s) Modelo(s)/veculo(s) Equipe Central Responsabilidade de Projeto Data-chave Nmero da FMEA Pg Preparado por: Data da FMEA (Org). De

Funo de Processo Modo de Falha Potencial Requisitos Efeito(s) Potencial (ais) de Falha S e v

C l a s s

Causa(s) Mecanismo(s) Potencial(ais) de Falha

O c o r r

Controle(s) de Processo Atual (is)

D e t e c

N P R

Aes Recomendadas

Responsvel E Prazo

Resultados da Ao Aes Tomadas S E V O C O D E T N P R

APNDICE
ANLISE DO MODO E EFEITOS DA FALHA POTENCIAL (FMEA DO PROCESSO)
Item Porta Dianteira LE/H8 HX - 000A 199 X/Lion 4P/Wagon Responsabilidade de Projeto Data-chave Engenharia de Carroaria / Operaes de Montagem 9X 03 01 ER Nmero da FMEA Pg 1 De 1450 1

Preparado por: Data da FMEA (Org).

J.Ford - X6521 Op.de Montagem


9X 05 17 (Rev.) 9X 11 06

Ano(s) Modelo(s)/veculo(s) Equipe Central

A. Tate Eng. de Carroaria J. Smith OC R. James - Produo, J. James - Manuteno C Modo de Falha Potencial Efeito(s) Potencial (ais) de Falha S e v l a s s Causa(s) Mecanismo(s) Potencial(ais) de Falha O c o r R
8

Funo de Processo

D Controle(s) de Processo Atual (is) e t e c


5

Resultados da Ao N P R Aes Recomendadas Responsvel E Prazo Aes Desenvolvidas S E V


7

O C O
2

D E T
5

N P R
70

Requisitos
Aplicao manual de cera dentro da porta Cobertura de cera insuficiente sobre a superfcie especificada Deteriorao da vida da porta, conduzindo a: Aparncia insatisfatria devido a corroso atravs da pintura com o tempo Funcionamento imprprio dos equipamentos da porta 7

Cabea do pulverizador inserida manualmente em profundidade no suficiente

Verificao visual, 1 hora a cada turno, da espessura (medidor de profundidade) e cobertura

280

Adicionar limitador de profundidade ao pulverizador Pulverizao automtica

Eng. de Manufatura 9x 10 15 Eng. de Maufatura 9X 12 15

Parar pulverizadores adicionados verificados na linha Reprovado devido complexidade de portas diferentes na mesma linha

Cabea do pulverizador obstruda Viscosidade demasiado alta Temperatura Presso muito baixa Cabea do pulverizador deformada devido a Impacto Tempo de pulverizao insuficiente

5 Testar o padro de pulverizao no incio e aps perodos de parada e aplicar manuteno preventiva para limpeza das cabeas 2 Programa de manuteno preventiva apicveis s cabeas de pulverizao Instrues para o operador e amostragem dos lotes (10 portas/fumo) para verificar cobertura das reas criticas

105

Conduzir experincia de projeto (DOE) para viscosidade versus temperatura versus presso

7 Eng. de Manufatura Limites de temperatura foram determinados e controladores de limites instalados diagramas de controle mostram processo sob controle Cpk = 1,85

21

Cobrir a parte interna da porta nas superfcies inferiores com a mnima espessura de cera para retardar a corroso

28 Nehuma

392

Instalar temporizador de pulverizao Manuteno 9X 09 15 Temporizador de pulverizao automtica instalando-o operador inicia a pulverizao e o temporizador interrompe diagramas de controle mostram processo sob controle Cpk = 2,05

49

MODELO

PREENCHIMENTO DO FORMULRIO
Preenchimento do cabealho
1.

Nmero de FMEA poder ser utilizado para rastreamento

2. Nome e cdigo do sistema, subsistema ou componente 3. Responsvel pelo processo 4. Responsvel pela preparao do FMEA 5. Ano(s)/modelo(s)/veculo(s): aplicao 6. Data-chave: a data inicial do FMEA 7. Data do FMEA: data final do FMEA original e data da ltima reviso 8. Equipe: nome das pessoas e seus departamentos

9.Requisitos da Funo do Processo


Descrio simples do processo ou operao em anlise. Indicar de forma concisa a finalidade do processo em operao. Exemplos: Movimentar Furar Rosquear Montar Nos casos em que o processo envolva vrias operaes com diferentes tipos de falhas potencial, listar as operaes como processos separados.

10. Tipo de Falha Potencial


a maneira pela qual um processo poder vir a falhar em atender aos requisitos de processo e/ou objetivo de projeto. a descrio da no conformidade em uma dada operao. Listar cada tipo de falha potencial para cada operao em particular em termos de componentes, subsistema ou caracterstica de processo.

Exemplos de tipos de falhas: - Emperramento - Danos de manipulao - Trincas - Deformaes - Set-up incorreto - Sujeita - Curto-circuito - Ferramenta desgastada

A comparao com processo similares e o exame de reclamaes de clientes (internos e/ou externos), recomendado como ponto de partida. Responder as seguintes questes poder ajudar a encontrar tipos de falhas potenciais: Como poder o processo/pea falhar em atender s especificaes ? Independentemente das especificaes de engenharia, o que um cliente (usurio final, operao subseqente ou servios) consideraria questionvel ? O tipo de falha potencial poder ser a causa associada ao tipo de falha de uma operao subseqente (posterior) ou associada ao efeito de uma operao previamente executada (anterior). No entanto, na preparao da FMEA, dever assumir-se que as peas/materiais que chegam estejam corretas.

11. Efeito Potencial da falha


So os efeitos do tipo de falha sobre o(s) cliente(s) (internos ou externos), descritos em termos de que o cliente poder observar. Cada cliente dever ser considerado na avaliao do efeito de uma falha. Para os usurios finais, os efeitos devero ser escritos em termos de desempenho do produto ou sistema, como: - Rudo; - Inoperncia; - M aparncia; - Odor desagradvel; - Operao intermitente. Se o cliente for uma operao ou fabricao subseqente, os efeitos devero ser escritos em termos de desempenho de operao de processo, como: - No fixa; - No fura/rosqueia; - No monta; - Perigoso para o operador; - No encaixa; - No compatvel; - Danifica o equipamento.

12. Severidade(S) (Nota de 1 a 10)


A severidade uma avaliao da gravidade do efeito da falha potencial sobre o cliente. A severidade aplica-se somente ao efeito. Critrio de avaliao sugeridos:
EFEITO
Perigoso

CRITRIO

Nota
10

Pode colocar em perigo a mquina ou o operador de montagem. Classificao de severidade muito elevada quando o tipo de falha Sem potencial afeta a segurana da operao do veculo e/ou envolve Advertncia no-atendimento regulamentao governamental. A falha ocorrer sem advertncia. Perigoso Pode colocar em perigo a mquina ou o operador de montagem. Classificao de severidade muito elevada quando o tipo de falha Com potencial afeta a segurana da operao do veculo e/ou envolve Adver-tncia no-atendimento regulamentao governamental. A falha ocorrer com advertncia. Muito Elevada Interrupo maior da linha de produo. 100% dos produtos podero ter que ser sucateados. Veculo/item foram de operao, perda da funo primria. Cliente muito insatisfeito. Interrupo menor da linha de produo. Os produtos podero Elevada ser selecionados e uma parte deles (menos de 100%), sucateada. Veculo em operao, mas com nvel reduzido de desempenho. Cliente insatisfeito. Interrupo menor da linha de produo. Uma parte dos produtos (menos de 100%) poder ter que ser sucateada (sem seleo). Moderada Veculo em operao, mas com alguns itens de conforto/convenincia fora de operao. Cliente passa por desconforto Interrupo menor da linha de produo. 100% dos produtos Baixa podero ter que ser retrabalhados. Veculo/item em operao, mas com alguns tipos de conforto/convenincia operando em um nvel reduzido de performance. O cliente passa por alguma insatisfao; Interrupo menor da linha de produo. Os produtos podero Muito Baixa ter que ser selecionados e uma parte deles (menos de 100%), retrabalhada. Itens de acabamento e assentamento/reduo de rudo em no-conformidade. Defeito notado pela maioria dos clientes. Interrupo menor da linha de produo. Uma parte (menos de Menor 100% dos produtos poder ter que ser retrabalhada na linha, porm fora da estao de trabalho. Itens de acabamento/assentamento em no conformidade. Defeito notado pela maioria dos clientes. Interrupo menor da linha de produo. Uma parte (menos de Muito Menor 100% dos produtos poder ter que ser retrabalhada na linha porm na estao de trabalho. Itens de acabamento e assentamento/reduo de rudo em no-conformidade. Defeito notado por determinados clientes. Nenhuma SEM EFEITO

09 08

07

06

05

04

03

02

01

13. Classificao
Esta coluna poder ser usada para classificar qualquer caracterstica especial do produto (por exemplo: crtica, chave, importante, significante) para componentes, subsistemas ou sistemas que possam requerer controles de processo adicionais. Se a classificao foi identificada na FMEA de processo, notificar o responsvel pelo projeto, uma vez que este procedimento poder afetar a documentao de engenharia no que tange identificao de elementos de controle.

14. Causas/Mecanismos de Falha


a maneira como a falha pode ocorrer, descrito em termos de algo que pode ser corrigido ou controlado. Para todo tipo de falha potencial, deve-se listar as possveis causas. Se uma causa exclusiva para um modo de falha, ou seja, se a correo da causa tiver um impacto direto no tipo de falha, ento esta parte do FMEA est finalizada. Muitas causas, entretanto, para corrig-las ou control-las, um projeto de experimento pode ser utilizado para determinar quais causas razes so as mais significativas e qual pode ser mais facilmente controlada.

Exemplos de causas tpicas de falhas: - Torque imprprio: alto, baixo; - Solda imprpria: corrente, tempo, presso; - Ventilao inadequada; - Tratamento trmico imprprio: tempo, temperatura; - Lubrificao inadequada ou inexistente; Somente erros especficos devem ser listados (ex: falha do operador na instalao do vedador). Frases ambguas no devem ser usadas (ex: erro do operador, mau funcionamento da mquina).

15. Ocorrncia (O) - (Notas de 1 a 10)


a freqncia (probabilidade) com que uma causa/mecanismo de falha em questo venha ocorrer. Medies de deteco de falhas no sero consideradas aqui. Sempre que possvel utilizar dados estatsticos de processo similares para determinar a nota de ocorrncia. Se no for possvel, uma avaliao subjetiva poder ser efetuada.

Critrio de Avaliao Sugerido


Probabilidade de Falha Muito Elevada: A falha quase inevitvel Elevada: Geralmente associada a processos anteriores similares Que tenham falhado com freqncia Moderada: Geralmente associada a processos anteriores similares Que tenham experimentado falhas ocasionais, porm no em propores maiores. Baixa: falhas isoladas associadas a processos similares Muito Baixa: Somente falhas isoladas Associadas a processos quase idnticos Remota: Falha incomum. Nenhuma falha associada a processos quase idnticos. Taxa de Falhas 1 em 2 1 em 3 1 em 8 1 em 20 1 em 80 1 em 400 1 em 2.000 1 em 15.000 1 em 150.000 Cpk < 0,33 0,33 0,51 0,67 0,83 1,00 1,17 1,33 1,50 Nota 10 9 8 7 6 5 4 3 2

1 em 1.500.000

1,67

16. Controles de Processos Atuais


So controles que impedem a ocorrncia do tipo de falha ou detectam o tipo de falha que viria a ocorrer. Estes controles podem ser controles de processo como dispositivos prova de erro ou Controle Estatstico de Processo (CEP), ou ento avaliaes posteriores ao processo. A avaliao poder ser feita para a operao em anlise ou operao subseqente.

Existem 3 tipos de controles: 1. Impedem a ocorrncia de causa/mecanismo ou tipo/efeito da falha, ou reduz a possibilidade de ocorrerem. 2. Detecta a causa/mecanismo e conduz as aes corretivas. 3. Detecta o tipo de falha.

Deve-se dar preferncia primeiramente ao controle tipo (1), passando para o tipo (2) e em seguida ao tipo (3).

17. Deteco (D) (Notas de 1 a 10)


uma avaliao da probabilidade que um controle de processo proposto do tipo (2) venha a detectar a causa/mecanismo potencial, ou a probabilidade que um controle de processo proposto do tipo (3) venha detectar o tipo de falha subseqente antes que uma pea ou componente deixe a operao de fabricao ou local de montagem.

Assuma que a falha ocorreu e ento avalie a capacidade de todos os Controles de Processos Atuais prevenirem o envio de peas com este tipo de falha ou defeito. No assuma automaticamente que a nota de deteco baixa porque a nota de ocorrncia baixa, mas avalie a capacidade dos controles de processo detectarem um tipo de falha de baixa freqncia ou preveni-los de seguir adiante no processo. Verificaes aleatrias de qualidade so improvveis de detectar as exigncias de uma falha isolada e no devem influenciar na nota de deteco. Amostras tomadas com base estatstica so controles de deteco vlidos. Critrio de Avaliao Sugerido
CRITRIO: Probabilidade que a Existncia de um Defeito Ser DETECO Quase impossvel Muito Remota
Detectada pelos Controles de Processo antes do prximo ou Subseqente Processo, ou antes que a Pea ou Componente Deixem o local de Fabricao ou Montagem

Nota 10 09 08 07 06 05 04 03 02 01

Nenhum controle conhecido disponvel para detectar o tipo de falha. Probabilidade muito remota de que o(s) controle(s) atual(is) venha(m) a detectar o tipo de falha. Remota Probabilidade remota de que o(s) controle(s) atual(is) venha(m) a detectar o tipo de falha. Muito Baixa Probabilidade muito baixa de que o(s) controle(s) atual(is) venha(m) a detectar o tipo de falha. Baixa Probabilidade baixa de que o(s) controle(s) atual(is) venha(m) a detectar o tipo de falha. Moderada Probabilidade moderada de que o(s) controle(s) atual(is) venha(m) a detectar o tipo de falha. Moderadament Probabilidade moderadamente elevada de que o(s) e Elevada controle(s) atual(is) venha(m) a detectar o tipo de falha. Elevada Probabilidade elevada de que o(s) controle(s) atual(is) venha(m) a detectar o tipo de falha. Muito Elevada Probabilidade muito elevada de que o(s) controle(s) atual(is) venha(m) a detectar o tipo de falha. Quase Controles atuais quase certamente viro a detectar o tipo Certamente de falha. Controles de deteco confiveis so conhecidos para processos similares.

18. Nmero de Prioridade de Risco (NPR)


O NPR o produto das notas de Severidade (S), Ocorrncia (O) e Deteco (D). NPR = S O D Esse valor deve ser usado para estabelecer as prioridades no processo (Como um Grfico de Pareto). O NPR estar entre 1 e 1000. Para altos NPRs, a equipe deve empreender esforos para reduzir o risco calculado, promovendo aes corretivas.

Como prtica geral, quando houver uma nota alta de severidade, deve ser dada ateno especial a esta falha, independente do valor do NPR. 19. Aes Recomendadas
Aes corretivas devem ser primeiramente dirigidas aos problemas mais crticos, NPR mais alto. Acrescentar uma validao /verificao no projeto ir somente reduzir o ndice de deteco. A reduo da ocorrncia acontece somente com a remoo ou controle de uma ou mais causa de falha atravs de uma reviso do projeto. Somente a reviso do projeto pode diminuir o ndice de Severidade. Exemplo de Aes : - Delineamento de Experimentos - Reviso do Plano de Teste (Melhoria); - Reviso do Projeto (Melhoria); - Reviso da Especificao de Material (Melhoria) Se no houver aes recomendadas para uma causa especfica, preencher no formulrio: Nenhuma.

20. Responsvel e Prazo (Ao Corretiva)


Nome do responsvel pela determinada para concluso. ao recomendada e a data

21. Aes Tomadas


Aps implementao da ao, preencher com uma breve descrio da ao tomada e a data realizada.

22. NPR Resultante


Depois de definida a ao corretiva deve-se estimar os novos ndices e calcular o NPR. Todos os NPRs resultantes devem ser revisados e, se outras aes forem necessrias, repetir os passos 19 at 22.

ACOMPANHAMENTO DA FMEA
A empresa deve definir um responsvel para assegurar que todas as aes recomendadas tenham sido implantadas ou adequadamente dirigidas. O FMEA deve estar sempre atualizado mesmo se as modificaes ocorreram depois do incio da produo do produto.

BIBLIOGRAFIA - Manual de FMEA QS 9000

You might also like