You are on page 1of 5

Coraline e o Velho Novo Mundo Secreto

Rodrigo Correia Diniz Estreado em 2009, a animao Coraline e o Mundo Secreto (no original, apenas Coraline) um trabalho do diretor Henry Sellick, cujo roteiro foi baseado no livro, de mesmo nome, do quadrinista e romancista britnico Neil Gaiman1. Coraline parece nos remeter imediatamente ao captulo de trabalho do sonho, em A Interpretao dos Sonhos (Freud, 1900-1901, p.303-539), pois, a estrutura narrativa alude a uma diferenciao entre a viglia e o trabalho onrico (entre mundo real e mundo secreto). Entretanto, no decorrer da histria, a diferenciao, por vezes, no se apresenta com nitidez, possibilitando um encontro entre elementos e contedos dos dois mundos. Muitas vezes, no conseguimos perceber ou nos orientar se trata-se de um mundo ou de outro, mesmo que haja uma clara apresentao desta diferena no conto. H um desbussolamento, como h nos nossos sonhos, em geral. Ambos os mundos so comuns personagem principal e convergem no ponto de vista que a narrativa nos coloca, tornando possvel, por exemplo, que a outra me possa disfarar-se da me verdadeira e confundir Coraline (e os telespectadores/leitores) para atra-la e atingir seus objetivos ou que, em determinado momento, uma porta seja um caminho para o mundo secreto e em outro, apenas uma passagem que fora bloqueada por tijolos. Isto indica, para alm da notvel primazia do trabalho onrico sobre a viglia (primrio sobre secundrio) na jornada da personagem, a presena de propriedades caractersticas de dois dos principais mecanismos do trabalho onrico: a condensao e o deslocamento, a comear pela insistncia que alguns personagens tm em cham-la de Caroline a Coraline. De acordo com Dor (1989, p.34-35), o discurso se desdobra em dois tipos de operaes afsicas: o eixo das selees (metfora) e o eixo das combinaes (metonmia). O eixo das combinaes o eixo sintagmtico, refere-se fala e est mais relacionado a este fenmeno.
Significante e significado so duas ordens distintas, constituindo duas redes de articulaes paralelas. H um deslizamento incessante do significado sob o significante e a rede do significante, pelas suas relaes de oposio, que vai constituir a significao do sonho. O deslizamento do significado sob o significante, ns o encontramos no trabalho do sonho (Traumarbeit) em seu efeito de distoro (Entstellung). (Garcia-Roza, 2005, p.187-188)

A insistncia ao deslocamento dos signos o e a para diferentes combinaes apresentao do nome so recorrentes em falas dos personagens que interagem com Coraline. O seu nome se apresenta como um Significante que insiste em mudar. Mudam-se duas letras,
1

GAIMAN, Neil. Coraline. (2003). Traduo de Regina de Barros Carvalho. So Paulo: Rocco.

Psicologia & Contexto | www.psicologiaecontexto.com.br 1

muda-se Significante e Significado. O seu Significado insiste em deslizar sob o Significante, como no trabalho do sonho. No obstante a representao que pode dar Significado ao nome (Significante) Coraline, possvel afirmar que a insistncia ao deslocamento (que supostamente ocorre no mundo real) se refira busca que Coraline empreende neste mesmo mundo (supostamente real): a explorao do novo (em ltima instncia do novo para Coraline), um caminho que revela um movimento de construo/desconstruo de seu prprio mundo. Este movimento na trajetria da personagem nos remete a dois conceitos descritos por Melanie Klein, a respeito da ansiedade:
No trabalho A Contribution to the Psychogenesis of Manic-Depressive States, diferenciei duas modalidades bsicas de ansiedade a persecutria e a depressiva -, mas assinalei que a distino entre ambas de modo algum ntida. [...] No trabalho acima mencionado, cheguei concluso de que a ansiedade persecutria se relaciona predominantemente ao aniquilamento do ego; a ansiedade depressiva est vinculada predominantemente aos danos feitos aos objetos amados, internos e externos, pelos impulsos destrutivos do sujeito. (Klein, 1948, p.55)

Na trajetria de Coraline encontramos tanto a ansiedade relacionada ao aniquilamento do ego (persecutria), representada pela punio que a outra me confere menina, diante da recusa desta pela costura de botes no lugar dos olhos ou quando h a possibilidade de ficar presa no mundo secreto e acabar como as trs outras crianas abandonadas, quanto presena (predominante) de aspectos relacionados ansiedade depressiva, como todo seu empenho em permanecer no mundo real, dando maior importncia queles pais (principalmente me) que eram percebidos como desatenciosos e aparentemente desinteressados por suas demandas. Em um segundo momento, eles so aprisionados pela outra me, no entanto, cabe a Coraline a misso de traz-los de volta ao mundo real (culpa e tendncia reparao). Assim, a explorao de um novo velho ambiente transforma o velho ambiente em um novo e secreto mundo em movimento, que muda os signos de lugar, faz aparecer tantos outros deslocamentos quanto possveis (como os botes/olhos da boneca/personagens, os atributos faltosos/desejosos da casa/pais/personagens, etc), pois, so contedos que pertencem e se condensam em um s mundo, embora sejam divididos em dois (mundo real e mundo secreto) pela narrativa, atravs de um Significante, representado por um tnel que h atrs da porta, antes barrada pelo concreto dos tijolos. Portanto, h de se pensar que podemos nos referir Coraline e o Mundo Secreto, seno, enquanto o Mundo Secreto de Coraline, pois, torna-se evidente que toda sua jornada no fora percebida pelos pais verdadeiros. Um momento no qual possvel apoiar esta afirmativa se refere neve pertencente bola de cristal, notada por Coraline, sujando o Psicologia & Contexto | www.psicologiaecontexto.com.br 2

casaco de sua me verdadeira, quando a encontra de volta no mundo real, depois de vencer a outra me no jogo: S Coraline pde perceber que o casaco de sua me verdadeira est sujo de neve, mas, a narrativa permite que o telespectador/leitor possa, finalmente, obter uma prova de realidade e diferenciar/contrastar os dois mundos, como tambm sustentar o ponto de vista de que um deles se trata de uma construo fantstica, como nas fbulas, contos, desenhos, histrias infantis e no trabalho dos sonhos. Entretanto, de acordo com Isaacs (1943, p.94-97), quando nos referimos fantasia como algo nica e somente irreal e assinalamos esta em contraste com a realidade, tornando esta ltima um conceito que se refere de forma idntica a fatos externos, materiais e/ou objetivos, h uma negao destes fatos, enquanto fatos de uma objetividade, sobretudo, psquica. Eis que a Psicanlise no considera relevante a diferenciao realidade x fantasia (mundo real x mundo secreto) para a compreenso da mente humana e os significados de seus processos. Este contraste nos leva a subestimar a importncia dinmica da fantasia. Freud nos mostrou que a mente possui uma realidade contnua e viva, com suas prprias leis e caractersticas dinmicas. Se nos debruamos a compreender o sonho e o sonhador, devemos abandonar o pr-conceito em favor da realidade externa sob a realidade interna e sua dinmica, sendo esta, a atitude do ego na vida civilizada dos dias de hoje. A fantasia o representante psquico do instinto e sempre se manteve sublinhada junto realizao de desejos e, a par desta, a maioria das fantasias serve a outros propsitos, como os sintomas, a negao, o controle onipotente, a reparao, etc. Alm de servir, de uma maneira geral, finalidade de diminuir a tenso instintiva, ansiedade e culpa.
Os primeiros processos mentais, os representantes psquicos dos instintos libidinais e destrutivos, tm de ser encarados como os primrdios das fantasias. No desenvolvimento mental da criana, porm, a fantasia cedo se converte tambm num meio de defesa contra as ansiedades, um meio de inibir e controlar os impulsos instintivos, assim como uma expresso dos desejos reparadores. [...] Uma fantasia representa o contedo particular dos impulsos ou sentimentos (por exemplo, desejos, medos, ansiedades, triunfos, amor ou mgoa) que dominam a mente no momento. (Id., Ibid., p.96-97)

Para Melanie Klein (op. cit., p.53) h uma flutuao constante entre o medo dos objetos maus internos e dos externos, entre a pulso de morte que atua dentro e defletida para fora. Este um importante aspecto de interao entre projeo e introjeo. Os perigos externos so vivenciados luz dos perigos internos, portanto podem ser intensificados a partir de um perigo exterior. Esta interao, apesar de ser um dos primeiros mtodos de defesa do ego, continua a existir, em certa medida, a vida inteira. A fantasia de Coraline representa o contedo particular de uma criana em sua jornada de interao com o mundo, cuja qual, no deixa de apresentar um complexo de Psicologia & Contexto | www.psicologiaecontexto.com.br 3

contedos e sentimentos. Longe de realizar uma conjectura/anlise ou um conjunto interpretativo unvoco sobre a dinmica da personagem, possvel afirmar que no nos referimos a uma criana que percorre seus estgios iniciais/primitivos do desenvolvimento, estabelecendo unicamente relaes parciais de objeto, embora haja uma reedio de contedos primitivos e a ansiedade persecutria seja evidente em alguns momentos (principalmente no que diz respeito relao que se estabelece entre Coraline e a outra me), parece ser notvel a presena de aspectos que se assemelhariam a uma vivncia de ansiedade depressiva, culpa e tendncia reparatria, pois, os sentimentos de amor objetal predominam sobre os impulsos destrutivos. Ao final da histria, os pais de Coraline podem ser introjetados e estabelecidos como pessoas totais, ao menos no que toca a reedio edpica desta relao. De acordo com Melanie Klein (1945, p.457-459), a relao da menina com o pnis do pai (enquanto criador de crianas), como fonte de felicidade e presentes bons ampliada pela relao grata e amorosa com o seio bom, no que diz respeito aos estgios iniciais do desenvolvimento edipiano feminino. O conhecimento inconsciente de que contm bebs em potencial leva a menina ao sentimento de desvantagem, em comparao com a me, sob vrios aspectos. No inconsciente da menina, a me possui um poder mgico, pois, toda bondade brota de seu seio, contendo tambm o pnis do pai e os bebs dentro de si. Eis que a rivalidade edipiana da menina se manifesta essencialmente no impulso de tirar da me os bebs e o pnis do pai. Por conta disto, o papel proeminente da me retaliadora e o medo de ter o corpo atacado e seus objetos bons feridos ou levados embora durador nas ansiedades femininas. Podemos pensar a relao Coraline-Me luz da fantasia representante de impulsos e sentimentos relacionados ao Complexo de dipo, quando esta se apresenta na narrativa, atravs da outra me, no mundo secreto. A me tem o principal papel, no que toca a relao que qualquer Coraline (mesmo a prpria) estabelea ou venha a estabelecer com o mundo que a cerca, seja secreto, seja real. O novo mundo velho, na medida em que secreto, pois, secreto (e real) no mago daquilo que singular e representado pelas fantasias, sobretudo primitivas, arcaicas e anteriores, mas, vivas e presentes como todo quele material onrico que se nos apresenta em nossos sonhos.

Psicologia & Contexto | www.psicologiaecontexto.com.br 4

Referncias Bibliogrficas
DOR, Jol. Introduo leitura de Lacan - o inconsciente estruturado como linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1989. FREUD, Sigmund. A interpretao dos sonhos (I). In: Obras psicolgicas completas. Ed. Standard Brasileira (ESB). Rio de Janeiro: Imago, 1900, v. IV. FREUD, Sigmund. A interpretao dos sonhos (II). In: Obras psicolgicas completas. Ed. Standard Brasileira (ESB). Rio de Janeiro: Imago, 1900-1901, v. V. GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o inconsciente. 21 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. ISAACS, Susan. A natureza e a Funo da Fantasia. In: Os Progressos da Psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1943. KLEIN, Melanie. O complexo de dipo luz das ansiedades arcaicas. In: Amor, Culpa e Reparao e outros trabalhos. Rio de Janeiro; Imago, 1945. KLEIN, Melanie. Sobre a teoria da ansiedade e da culpa. In: Inveja e gratido e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1948.

Psicologia & Contexto | www.psicologiaecontexto.com.br 5

You might also like