You are on page 1of 58

LNGUA PORTUGUESA

1 Compreenso e interpretao de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial 4 Acentuao grfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase.7 Sintaxe da orao e do perodo. 8 Pontuao. 9 Concordncia nominal e verbal. 10 Regncia nominal e verbal. 11 Significao das palavras. 12 Redao de correspondncias oficiais: Manual de Redao da Presidncia da Repblica.

A palavra interpretar vem do latim interpretare e significa explicar, comentar ou aclarar o sentido dos signos ou smbolos. Tal vocbulo corresponde ao grego anlysis, que tem o sentido de decompor um todo em suas partes, sem decompor o todo, para compreend-lo melhor. Interpretar um texto penetr-lo em sua essncia, observar qual a idia principal, quais os argumentos que comprovam a idia, como o texto est escrito e outras nuanas. Em suma, procurar interpretar corretamente um texto ampliar seus horizontes existenciais. Saber ler corretamente Ler adequadamente mais do que ser capaz de decodificar as palavras ou combinaes linearmente ordenadas em sentenas. O interessado deve aprender a enxergar todo o contexto denotativo e conotativo. preciso compreender o assunto principal, suas causas e conseqncias, crticas, argumentaes,polissemias, ambigidades, ironias, etc. Ler adequadamente sempre resultado da considerao de dois tipos de fatores: os propriamente lingsticos e os contextuais ou situacionais, que podem ser de natureza bastante variada. Bom leitor, portanto, aquele capaz de integrar estes dois tipos de fatores. Erros de Leitura Extrapolar Trata-se de um erro muito comum. Ocorre quando samos do contexto, acrescentando-lhe idias que no esto presentes no texto. A interpretao fica comprometida, pois passamos a criar sobre aquilo que foi lido. Freqentemente, relacionamos fatos que conhecemos, mas que eram realidade em outros contextos e no naquele que est sendo analisado. Reduzir Trata-se de um erro oposto extrapolao. Ocorre quando damos ateno apenas a uma parte ou aspecto do texto, esquecendo a totalidade do contexto. Privilegiamos, desse modo, apenas um fato ou uma relao que podem ser verdadeiros, porm insuficientes se levarmos em considerao o conjunto das idias. Contradizer o mais comum dos erros. Ocorre quando chegamos a uma concluso que se ope ao texto. Associamos idias que, embora no texto, no se relacionam entre si.

Defeitos do Texto Barbarismo Consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta. Eles acontecem: 1.na grafia: analizar por analisar;
4

2.na pronncia: rbrica por rubrica; 3.na morfologia: deteu por deteve; 4.na semntica: o iminente jurista por o eminente jurista 5.os estrangeirismos: quando usados desnecessariamente.

Solecismo Qualquer erro de construo sinttica. 1. de concordncia: Fazem anos que no o vejo; 2. de regncia: Esqueceram de mim; 3. de colocao pronominal: No amo-te. Arcasmo Emprego de palavras ou construes antigas, que j caram em desuso. Antanho por no passado. Preciosismo Exagero na linguagem, em prejuzo da naturalidade e clareza da frase. Isso colquio flcido para acalentar bovino. Cacofonia Qualquer seqncia silbica que provoque som desagradvel. Vou-me j! Polcia Federal confisca gado no Paran. Ambigidade ou Anfibologia Duplo sentido decorrente de construo defeituosa da frase. O cachorro do meu vizinho morreu. Redundncia, Pleonasmo Vicioso ou Tautologia Repetio desnecessria de informao. Ele detm o monoplio exclusivo dos refrigerantes. Todos foram unnimes.

Interpretando o contedo do texto Idias explcitas e implcitas Alguns textos apresentam suas idias de forma direta e objetiva, permitindo interpretao rpida por parte do leitor. Outros expem suas idias de forma indireta e subjetiva, exigindo maior ateno do receptor. Texto com idia explcita Os textos apresentam suas idias de forma direta e objetiva, permitindo interpretao rpida por parte do leitor. Exemplo
5

A questo exige do candidato a capacidade de reescrever o texto, observando a manuteno ou no do sentido original. Os fatos desta vez deram razo a Monteiro Lobato.; a(s) forma(s) INADEQUADA(S) de reescrever-se esse mesmo perodo, mantendo-se o sentido original, (so): I -A Monteiro Lobato foi dada razo pelos fatos, desta vez; II- A Monteiro Lobato deram razo, desta vez, os fatos; I - A Monteiro Lobato, foi-lhe dada razo pelos fatos, desta vez.

(A) nenhuma; (B) III (C) I-III (D) II (E) II-III Gabarito: A Texto com idia implcita No texto implcito, as idias so expostas de forma indireta e subjetiva, exigindo maior ateno do receptor. Exemplo No ntimo, estamos inclinados simplicidade da manjedoura. O mal-estar decorre do fato de nos sentirmos mais prximos dos sales de Herodes Essas frases significam que: a)a manjedoura simboliza a simplicidade do Menino-Deus; b)somos atrados pelas festas dos sales de Herodes; c) a simplicidade da manjedoura vale mais que o luxo dos sales de Herodes; d)no Natal acabamos por contrariar nossos sentimentos mais profundos; e)entre a simplicidade e o luxo, a nossa tendncia escolher o luxo. Gabarito:D Assuntos relacionados interpretao de um texto Denotao/Conotao Sentido denotativo o uso da palavra em seu aspecto real. Exemplo: O moa est usando uma jia muito preciosa. Sentido conotativo o uso da palavra em seu aspecto figurado. Exemplo: Aquela moa jia. Exemplo Informe se nas frases abaixo as palavras destacadas esto empregadas em sentido denotativo ou conotativo. a) Nas ruas, as pessoas andavam apressadas. b) As ruas eram cheias de pernas apressadas. )
6

c)Temos amargas lembranas daquele perodo de autoritarismo poltico. d)Era uma pessoa de expresso dura e corao mole. e)Os galhos da imensa rvore sustentavam os frutos maduros. f)Os galhos namoravam os frutos maduros que sustentavam. Gabarito: a - denotativo b - conotativo c - conotativo d - conotativo e denotativo

Assuntos relacionados interpretao de um texto Coerncia O texto coerente lgico e organizado em suas idias. importante no confundir coerncia e relao semntica com o texto. Algumas vezes, surgem questes reescrevendo o texto alterando o sentido sem necessariamente quebrar a lgica da idia.

Coeso A coeso assunto bem abrangente. Em concurso, observamos sua relao com termos, expresses ou idias, que podem estar antes ou aps o elemento coesivo.

Parfrase Parfrase reescrever o texto sem alterar a idia do que foi escrito originalmente. comum em provas do Cespe aparecer tambm com o nome de relaes semnticas.

Exemplo de parfrase Profecias de uma Revoluo na Medicina H sculos, os professores de segundo grau da Sardenha vm testemunhando um fenmenos curioso. Com a chegada da primavera, em fevereiro, alguns de seus alunos tornam-se apticos. Nos trs meses subseqentes, sofrem uma baixa em seu rendimento escolar, sentem-se tontos e nauseados, e adormecem na sala de aula. Depois, repentinamente, suas energias retornam. E ficam ativos e saudveis at o prximo ms de fevereiro. Os professores sardenhos sabem que os adultos tambm apresentam sintomas semelhantes e que, na realidade, alguns chegam a morrer aps urinarem uma grande quantidade de sangue. Por vezes, aproximadamente 35% dos habitantes da ilha chegam a ser acometidos por este mal. O Dr. Marcelo Siniscalco, do Centro de Cancerologia Sloan-Kedttering, em Nova Iorque, e o Dr. Arno G.
7

Motulsky, da Universidade de Washington, depararam pela primeira vez com a doena em 1959, enquanto desenvolviam um estudo sobre padres de hereditariedade e determinaram que os sardenhos eram vtimas de anemia hemoltica, uma doena hereditria que faz com que os glbulos vermelhos do sangue se desintegrem no interior dos veios sangneos. Os pacientes urinavam sangue porque os rins filtram e expelem a hemoglobina no aproveitada. Se o volume de destruio for mnimo, o resultado ser a letargia; se for aguda, a doena poder acarretar a morte do paciente. A anemia hemoltica pode ter diversas origens. Mas na Sardenha, as experincias indicam que praticamente todas as pessoas acometidas por este mal tm deficincia de uma nica enzima, chamada deidrogenase fosfo-glucosada-6 (ou G-6-PD), que forma um elo de suma importncia na corrente de produo de energia para as clulas vermelhas do sangue. Mas os sardenhos ficam doentes apenas durante a primavera, o que indica que a falta de G-6-PD da vtima no aciona por si s a doena - que h algo no meio ambiente que tira proveito da deficincia. A deficincia gentica pode ser a arma, mas um fator ambiental quem a dispara. Entre as plantas que desabrocham durante a primavera na Sardenha encontra-se a fava ou feijo italiano observou o Dr. Siniscalco. Esta planta no tem uma boa reputao desde ao ano 500 a.C. , quando o filsofo grego e reformador poltico Pitgoras proibiu que seus seguidores a comessem, ou mesmo andassem por entre os campos onde floresciam. Agora, o motivo de tal proibio tornou-se claro; apenas aquelas pessoas que carregam o gene defeituoso e comiam favas cruas ou parcialmente cozidas (ou inspiravam o plen de uma planta em flor) apresentavam problemas. todos os demais eram imunes. Em dois anos, o Dr. Motusky desenvolveu um teste de sangue simples para medir a presena ou ausncia de G-6-PD. Atualmente, os cientistas tm um modo de determinar com exatido quem est predisposto doena e quem no est; a enzima hemoltica, os geneticistas comearam a fazer a triagem da populao da ilha. Localizaram aqueles em perigo e advertiram-lhes para evitar favas de feijo durante a estao de florao. Como resultado, a incidncia de anemia hemoltica e de estudantes apticos comeou a declinar. O uso de marcadores genticos como instrumento de previso da reao dos sardenhos fava de feijo h 20 anos foi uma das primeiras vezes em que os marcadores genticos eram empregados deste modo; foi um avano que poder mudar o aspecto da medicina moderna. Os marcadores genticos podem prever agora a possvel ecloso de outras doenas e, tal como a anemia hemoltica, podem auxiliar os mdicos a prevenirem totalmente os ataques em diversos casos. (Zsolt Harsanyi e Richard Hutton, publicado no jornal O Globo). Perfrase Observe: O povo lusitano foi bastante satirizado por Gil Vicente. Utilizou-se a expresso "povo lusitano" para substituir "os portugueses". Esse rodeio de palavras que substituiu um nome comum ou prprio chama-se perfrase. Perfrase a substituio de um nome comum ou prprio por um expresso que a caracterize. Nada mais do que um circunlquio, isto , um rodeio de palavras. Outros exemplos: astro rei (Sol) | ltima flor do Lcio (lngua portuguesa) | Cidade-Luz (Paris) Rainha da Borborema (Campina Grande) | Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro)
8

Observao: existe tambm um tipo especial de perfrase que se refere somente a pessoas. Tal figura de estilo chamada de antonomsia e baseia-se nas qualidades ou aes notrias do indivduo ou da entidade a que a expresso se refere. Exemplos: A rainha do mar (Iemanj) O poeta dos escravos (Castro Alves) O criador do teatro portugus (Gil Vicente)

Sntese A sntese de texto um tipo especial de composio que consiste em reproduzir, em poucas palavras, o que o autor expressou amplamente. Desse modo, s devem ser aproveitadas as idias essenciais, dispensando-se tudo o que for secundrio. Relaes sintticas Este assunto relaciona-se com a correo gramatical em todos os seus aspectos. Em algumas questes, observamos que a banca sugere alguma mudana de ordem na construo, incluso ou retirada de algum termo, perguntando sobre um possvel erro gramatical. importante perceber se o comando da questo solicita apenas compreenso gramatical ou tambm alterao de sentido.

Estilstica

A estilstica preocupa-se com a correo gramatical, clareza, objetividade e elegncia. Exemplo O perodo cuja redao est inteiramente clara e correta : (A) Um humorista j lembrou que na democracia os cidados a vem como um regime no qual no se nega a ningum o direito de concordar com eles. (B) De acordo com um humorista, muitos democratas aplaudem esse regime porque julgam que, nele, todos tm o direito de concordar consigo. (C) A democracia (segundo um humorista) o regime no qual cada cidado no nega a ningum o direito de com ele concordar. (D) Disse um humorista que muitos definem a democracia como o regime que se preserva o direito de todos os cidados com eles concordarem. (E) A democracia definiu um humorista aquele regime que as pessoas no negam o direito do prximo, que o de concordarem com elas. Gabarito: C

Vocabulrio
9

Trabalha-se neste assunto a capacidade de compreenso de termos ou expresses no contexto apresentado na prova. Alguns itens sugerem troca de um termo; outros, o sentido contrrio; outros ainda apenas o sentido da palavra. Exemplo Patrocinar um concurso para estudantes costuma ser bom negcio para uma empresa. uma estratgia eficaz para reforar a imagem diante do mercado e dos profissionais que atuaro nele a um custo baixo. Os gastos se limitam divulgao e aos prmios. (...) Para algumas companhias, provocar a criatividade dos estudantes traz ganhos ainda mais prticos. O trecho acima permaneceria correto e manteria o sentido original, caso os termos nele sublinhados fossem substitudos, respectivamente, por: a) Bancar, til, de pouca envergadura, cerceiam e formandos. b) Propiciar, bom, insignificantes, reduzem e acadmicos. c) Provocar, mercadolgico, mnimo, tm pouca importncia e profissionais. d) Produzir, favorvel, econmica, conforma e formandos. e)Promover, eficiente, reduzido, resumem e universitrios. Gabarito: E

2 Tipologia textual. Os textos podem ser classificados, segundo sua tipologia textual, em dissertao, narrao ou descrio.

Dissertao Dissertar apresentar uma idia a partir de um ponto de vista sobre determinado assunto. O texto dissertativo estrutura-se em conhecimento, informaes, argumentao, opinio. A dissertao geralmente organizada em teseargumentao-concluso. Encontramos, em concursos, algumas variantes do modelo tradicional, porm, basicamente, a dissertao estrutura-se em exposio de idias e argumentao. Exemplo de texto dissertativo: Nos ltimos 110 anos, poucas economias tiveram um desempenho to formidvel como a brasileira. O que chama a ateno, no pas, a sua capacidade de se desenvolver e, simultaneamente, sua incapacidade de promover um destino melhor aos seus desamparados. Mais do que isso: o Brasil, ao longo das ltimas dcadas, s tem conseguido crescer produzindo um nmero cada vez maior de miserveis. (Revista Veja, 19 dezembro de 2001.) Narrao O texto narrativo relaciona-se a mudana de tempo e ocorrncia de aes. Narrar relatar acontecimentos vividos por personagens e ordenados em uma lgica. No h necessariamente preocupao com a idia como ocorre no texto dissertativo. A narrar, conta-se uma histria para o leitor.
10

Exemplo: Geraldo, servidor pblico, 42 anos, conheceu Samanta em um beco em bairro de prostituio. A prpria vivia de seus passeios alegrando homens solitrios e com dinheiro para o prazer. Geraldo a tirou dessa vida e lhe deu tudo de melhor: alugou um quarto em bairro decente, pagou mdico, dentista, manicura Dava tudo quanto ela queria. Quando Samanta ficou bonita e com aparncia de gente de sociedade, arranjou logo um namorado e abandonou Geraldo.

Descrio O texto descritivo tem como caractersticas de detalhes, aspectos fsicos e/ou psicolgicos. O texto traz em si a capacidade de estimular imagens ou impresses a partir da organizao das idias apresentadas pelo autor. Alguns gramticos definem o texto dissertativo como a fotografia formada por palavras. A descrio pode ser assim sintetizada: a recriao de imagens sensoriais na mente do leitor. Exemplo de texto descritivo: Fui tambm recomendado ao Sanches. Achei-o supinamente antiptico: cara extensa, olhos rasos, mortos, de um pardo transparente, lbios midos, porejando baba, meiguice viscosa de crpula antigo. Primeiro que fosse do coro dos anjos, no meu conceito era a derradeira das criaturas. Raul Pompia.

Interpretao e gramtica (MUITO IMPORTANTE) Algumas questes surpreendem os candidatos pela habilidade com que algumas bancas exigem, em um mesmo item da prova, interpretao e gramtica. Muita calma quando isso ocorrer. Exemplo Para que o enunciado apresentado na questo seguinte se reduza a uma s frase,algumas adaptaes e correes devem ser feitas. Assinale a opo adequada conforme o enunciado anterior. I A raposa lembra os despeitados. (idia principal) II Atributo dos despeitados: fingem-se superiores a tudo. III A raposa desdenha das uvas. (orao com valor de adjetivo) IV Causa do desdenho: no poder alcanar as uvas. a) Porque no pode alcanar as uvas de que ela desdenha, a raposa, fingindo-se superior a tudo, lembra os despeitados. b) A raposa, desdenhando das uvas que no se podem alcanar, lembra os despeitados que se fingem superiores a tudo. c) A raposa, que desdenha as uvas porque no pode alcan-las, lembra os despeitados, que se fingem superiores a tudo. d) Como no pode alcanar as uvas, a raposa que se finge superior a tudo e as desdenha, lembra os despeitados. e) Fingindo-se superior a tudo, a raposa que desdenha das uvas porque no as pode alcanar, lembra dos
11

despeitados.

3 Ortografia oficial as alteraes introduzidas na ortografia da lngua portuguesa pelo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, So Tom e Prncipe, Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo n 54, de 18 de abril de 1995. Esse Acordo meramente ortogrfico; portanto, restringe-se lngua escrita, no afetando nenhum aspecto da lngua falada. Ele no elimina todas as diferenas ortogrficas observadas nos pases que tm a lngua portuguesa como idioma oficial, mas um passo em direo pretendida unificao ortogrfica desses pases. Como o documento oficial do Acordo no claro em vrios aspectos, elaboramos um roteiro com o que foi possvel estabelecer objetivamente sobre as novas regras. Esperamos que este guia sirva de orientao bsica para aqueles que desejam resol- ver rapidamente suas dvidas sobre as mudanas introduzidas na ortografia brasileira, sem preocupao com questes tericas. Mudanas no alfabeto O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H IJ K L M N O P Q R S T U V W X Y Z As letras k, w e y, que na verdade no tinham desaparecido da maioria dos dicionrios da nossa lngua, so usadas em vrias situaes. Por exemplo: a) na escrita de smbolos de unidades de medida: km (quilmetro), kg (qui- lograma), W (watt); b) na escrita de palavras e nomes estrangeiros (e seus derivados): show, playboy, playground, windsurf, kung fu, yin, yang, William, kaiser, Kafka, kafkiano. Trema No se usa mais o trema (), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui. Como era Como fica agentar aguentar argir arguir bilnge bilngue cinqenta cinquenta delinqente delinquente eloqente eloquente ensangentado ensanguentado eqestre equestre freqente frequente lingeta lingueta lingia linguia qinqnio quinqunio sagi sagui seqncia sequncia seqestro sequestro tranqilo tranquilo Ateno: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas. Exemplos: Mller, mlleriano. Mudanas nas regras de acentuao 1. No se usa mais o acento dos ditongos abertos i e i das palavras paroxtonas (palavras que tm acento tnico na penltima slaba). Como era Como fica alcalide alcaloide alcatia alcateia andride androide apia (verbo apoiar) apoia apio (verbo apoiar) apoio asteride asteroide bia boia celulide celuloide clarabia claraboia colmia colmeia Coria Coreia debilide debiloide epopia epopeia estico estoico estria estreia estrio (verbo estrear) estreio gelia geleia herico heroico idia ideia jibia jiboia jia joia odissia odisseia parania paranoia paranico paranoico platia plateia tramia tramoia
12

Ateno: essa regra vlida somente para palavras paroxtonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxtonas terminadas em is, u, us, i, is. Exemplos: papis, heri, heris, trofu, trofus. 2. Nas palavras paroxtonas, no se usa mais o acento no i e no u tnicos quando vierem depois de um ditongo. Como era Como fica baica baiuca bocaiva bocaiuva caula cauila feira feiura Ateno: se a palavra for oxtona e o i ou o u estiverem em posio final (ou seguidos de s), o acento permanece. Exemplos: tuiui, tuiuis, Piau. 3. No se usa mais o acento das palavras terminadas em em e o(s). Como era Como fica abeno abenoo crem (verbo crer) creem dem (verbo dar) deem do (verbo doar) doo enjo enjoo lem (verbo ler) leem mago (verbo magoar) magoo perdo (verbo perdoar) perdoo povo (verbo povoar) povoo vem (verbo ver) veem vos voos zo zoo 4. No se usa mais o acento que diferenciava os pares pra/para, pla(s)/ pela(s), plo(s)/pelo(s), plo(s)/polo(s) e pra/pera. Como era Como fica Ele pra o carro. Ele para o carro. Ele foi ao plo Ele foi ao polo Norte. Norte. Ele gosta de jogar Ele gosta de jogar plo. polo. Esse gato tem Esse gato tem plos brancos. pelos brancos. Comi uma pra. Comi uma pera. Ateno: Permanece o acento diferencial em pde/pode. Pde a forma do passado do verbo poder (pretrito perfeito do indicativo), na 3a pessoa do singular. Pode a forma do presente do indicativo, na 3a pessoa do singular. Exemplo: Ontem, ele no pde sair mais cedo, mas hoje ele pode. Permanece o acento diferencial em pr/por. Pr verbo. Por preposio. Exemplo: Vou pr o livro na estante que foi feita por mim. Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.). Exemplos: Ele tem dois carros. / Eles tm dois carros. Ele vem de Sorocaba. / Eles vm de Sorocaba. Ele mantm a palavra. / Eles mantm a palavra. Ele convm aos estudantes. / Eles convm aos estudantes. Ele detm o poder. / Eles detm o poder. Ele intervm em todas as aulas. / Eles intervm em todas as aulas. facultativo o uso do acento circun- flexo para diferenciar as palavras forma/frma. Em alguns casos, o
13

uso do acento deixa a frase mais clara. Veja este exemplo: Qual a forma da frma do bolo? 5. No se usa mais o acento agudo no u tnico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles) arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir. 6. H uma variao na pronncia dos verbos terminados em guar, quar e quir, como aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir etc. Esses verbos admitem duas pronncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e tambm do imperativo. Veja: a) se forem pronunciadas com a ou i tnicos, essas formas devem ser acentuadas. Exemplos: verbo enxaguar: enxguo, enxguas, enxgua, enxguam; enxgue, enxgues, enxguem. verbo delinquir: delnquo, delnques, delnque, delnquem; delnqua, delnquas, delnquam. b) se forem pronunciadas com u tnico, essas formas deixam de ser acentuadas. Exemplos (a vogal sublinhada tnica, isto , deve ser pronunciada mais fortemente que as outras): verbo enxaguar: enxaguo, enxaguas, enxagua, enxaguam; enxague, enxagues, enxaguem. verbo delinquir: delinquo, delinques, delinque, delinquem; delinqua, delinquas, delinquam. Ateno: no Brasil, a pronncia mais corrente a primeira, aquela com a e i tnicos. Uso do hfen Algumas regras do uso do hfen foram alteradas pelo novo Acordo. Mas, como se trata ainda de matria controvertida em muitos aspectos, para facilitar a compreenso dos leitores, apresentamos um resumo das regras que orientam o uso do hfen com os prefixos mais comuns, assim como as novas orientaes estabelecidas pelo Acordo. As observaes a seguir referem-se ao uso do hfen em palavras formadas por prefixos ou por elementos que podem funcionar como prefixos, como: aero, agro, alm, ante, anti, aqum, arqui, auto, circum, co, contra, eletro, entre, ex, extra, geo, hidro, hiper, infra, inter, intra, macro, micro, mini,multi, neo, pan, pluri, proto, ps, pr, pr, pseudo, retro, semi, sobre, sub, super, supra, tele, ultra, vice etc. 1. Com prefixos, usa-se sempre o hfen diante de palavra iniciada por h. Exemplos: anti-higinico anti-histrico co-herdeiro macro-histria mini-hotel proto-histria sobre-humano superhomem ultra-humano Exceo: subumano (nesse caso, a palavra humano perde o h). 2. No se usa o hfen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento. Exemplos: aeroespacial agroindustrial anteontem antiareo antieducativo autoaprendizagem autoescola autoestrada autoinstruo coautor coedio extraescolar infraestrutura plurianualsemiaberto semianalfabeto semiesfrico semiopaco Exceo: o prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigar, coobrigao, coordenar, cooperar, cooperao, cooptar, coocupante etc. 3. No se usa o hfen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento comea por consoante diferente de r ou s. Exemplos: anteprojeto antipedaggico autopea autoproteo coproduo geopoltica microcomputador pseudoprofessor semicrculo semideus seminovo ultramoderno Ateno: com o prefixo vice, usa-se sempre o hfen. Exemplos: vice-rei, vice-almirante etc. 4. No se usa o hfen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento comea por r ou s. Nesse caso, duplicam-se essas letras. Exemplos: antirrbico antirracismo antirreligioso antirrugas antissocial biorritmo contrarregra contrassenso cosseno infrassom microssistema minissaia multissecular neorrealismo neossimbolista semirreta ultrarresistente. ultrassom
14

5. Quando o prefixo termina por vogal, usa-se o hfen se o segundo elemento comear pela mesma vogal. Exemplos: anti-ibrico anti-imperialista anti-inflacionrio anti-inflamatrio auto-observao contra-almirante contraatacar contra-ataque micro-ondas micro-nibus semi-internato semi-interno 6. Quando o prefixo termina por consoante, usa-se o hfen se o segundo elemento comear pela mesma consoante. Exemplos: hiper-requintado inter-racial inter-regional sub-bibliotecrio super-racista super-reacionrio super-resistente super-romntico Ateno: Nos demais casos no se usa o hfen. Exemplos: hipermercado, intermuni- cipal, superinteressante, superproteo. Com o prefixo sub, usa-se o hfen tambm diante de palavra iniciada por r: sub-regio, sub-raa etc. Com os prefixos circum e pan, usa- se o hfen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circumnavegao, pan-americano etc. 7. Quando o prefixo termina por consoante, no se usa o hfen se o segundo elemento comear por vogal. Exemplos: hiperacidez hiperativo interescolar interestadual interestelar interestudantil superamigo superaquecimento supereconmico superexigente superinteressante superotimismo 8. Com os prefixos ex, sem, alm, aqum, recm, ps, pr, pr, usa-se sempre o hfen. Exemplos: alm-mar alm-tmulo aqum-mar ex-aluno ex-diretorex-hospedeiro ex-prefeito ex-presidente ps-graduao pr-histria pr-vestibular pr-europeu recm-casado recm-nascido sem-terra 9. Deve-se usar o hfen com os sufixos de origem tupi-guarani: au, guau e mirim. Exemplos: amor-guau, anaj-mirim, capim-au. 10. Deve-se usar o hfen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam, formando no propriamente vocbulos, mas encadeamentos vocabulares. Exemplos: ponte Rio-Niteri, eixo Rio-So Paulo. 11. No se deve usar o hfen em certas palavras que perderam a noo de composio. Exemplos: girassol madressilva mandachuva paraquedas paraquedista pontap 12. Para clareza grfica, se no final da linha a partio de uma palavra ou combinao de palavras coincidir com o hfen, ele deve ser repetido na linha seguinte. Exemplos: Na cidade, conta-se que ele foi viajar. O diretor recebeu os ex-alunos. Resumo Emprego do hfen com prefixos Regra bsica Sempre se usa o hfen diante de h: anti-higinico, super-homem. Outros casos 1. Prefixo terminado em vogal: Sem hfen diante de vogal diferente:
15

autoescola, antiareo. Sem hfen diante de consoante diferente de r e s: anteprojeto, semicrculo. Sem hfen diante de r e s. Dobram-se essas letras: antirracismo, antissocial, ultrassom. Com hfen diante de mesma vogal: contra-ataque, micro-ondas. 2. Prefixo terminado em consoante: Com hfen diante de mesma consoante: inter-regional, sub-bibliotecrio. Sem hfen diante de consoante diferente: intermunicipal, supersnico. Sem hfen diante de vogal: interestadual, superinteressante. Observaes 1. Com o prefixo sub, usa-se o hfen tambm diante de palavra iniciada por r sub-regio, sub-raa etc. Palavras iniciadas por h perdem essa letra e juntam-se sem hfen: subumano, subumanidade. 2. Com os prefixos circum e pan, usa-se o hfen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circumnavegao, pan-americano etc. 3. O prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigao, coordenar, cooperar, cooperao, cooptar, coocupante etc. 4. Com o prefixo vice, usa-se sempre o hfen: vice-rei, vice-almirante etc. 5. No se deve usar o hfen em certas palavras que perderam a noo de composio, como girassol, madressilva, mandachuva, pontap, paraquedas, paraquedista etc. 6. Com os prefixos ex, sem, alm, aqum, recm, ps, pr, pr, usa-se sempre o hfen: ex-aluno, sem-terra, alm-mar, aqum-mar, recm-casado, ps-graduao, pr-vestibular, pr-e

4 Acentuao grfica. Os acentos Em portugus, os acentos grficos empregados so: acento agudo () colocado sobre as letras a, i, u e sobre o e da seqncia em, indica que essas letras representam as vogais das slabas tnicas: Amap, sada, fnebre, porm; sobre as letras e e o, indica que representam as vogais tnicas com timbre aberto: mdico, heri. Acento grave (`) indica as diversas possibilidades de crase da preposio a com artigos e pronomes: , s, quele, quela, quilo, por exemplo.

16

Acento circunflexo (^) indica que as letras e e o representam vogais tnicas com timbre fechado; surge sobre a letra a que representa a vogal tnica, normalmente diante de m, n, ou nh: ms, lem, pssego, comps, cmara. Trema () indica que a letra u representa semivogal nas seqncias gue, gui; que, qui: agentar, sagi, cinqenta, tranqilo. Til (~) indica que as letras a e o representam vogais nasais: rf, mozinha; coraes, pe. Tambm indica que a vogal tnica em casos em que, pelas regras a acentuao grfica obrigatria: r, ma. Regras fundamentais Proparoxtonas Todas as palavras proparoxtonas so graficamente acentuadas. rvore, libi, lmpada, pssego, quisssemos, frica. Paroxtonas So acentuadas as palavras paroxtonas que apresentam as seguintes terminaes: i (s), us vrus, bnus, jri, lpis, tnis um, uns frum, lbum, lbuns, mdium r carter, mrtir, revlver x trax, nix, ltex n hfen, plen, abdmen l fcil, amvel, indelvel ditongos Itlia, ustria, memria, crie, rseo, sia, fceis, frteis, orais imveis, fsseis, jrsei (crescentese decrescentes) o (s) rgo, rgos, sto, stos (s) rf, rfs, m, ms ps bceps, frceps Oxtonas So acentuadas as palavras oxtonas que apresentam as seguintes terminaes: a (s) maracuj, anans e (s) caf, cafs, voc o (s) domin, palets, vov, vov em, ens armazm, vintm, armazns, vintns Essa regar aplica-se tambm aos seguintes casos:
17

a) monosslabos tnicos terminados em a,e o (seguidos ou no de s) p, p, p, ps, ps, ps, l, v, d, hs, crs b) formas verbais terminadasu em a, e, o tnicos seguidas de lo, la, los, las am-lo, diz-lo, rep-la, f-lo-, p-lo Regras especiais 1. Os ditongos de pronncia aberta eu, i, oi recebem acento agudo na vogal. Cu, chapu, anis, coronis, heri, anzis, caracis, Andria 2. Coloca-se acento circunflexo na primeira vogal dos hiatos o e e. vo, enjo, vos, enjos, coro, perdo, abeno, lem, descrem, dem, relem 3. Coloca-se acento nas vogais i e u que formam hiato com a vogal anterior. sa--da, sa-s-te, sa--de, ba-la-s-tre, sa--mos, ba-, ra--zes, ju--zes, Lu-s, sa-, pa-s, He-lo--sa a) No se acentuam o i e o u que formam hiato quando seguidos, na mesma slaba, de l, m, n, r ou z: Ra-ul, ru-im, com-tri-bu-in-te, sa-ir-des, ju-iz b) No se acentuam as letras i e u dos hiatos se estiverem seguidas do dgrafo nh: ra-i-nha, vem-to-i-nha c) No se acentuam as letras i e u dos hiatos se vierem precedidas de vogal idntica: xi-i-ta, pa-ra-cu-u-ba No entanto, se se tratar de palavra proparoxtona haver o acento, j que a regra de acentuao das proparoxtonas prevalece sobre a dos hiatos: fri-s-si-mo, se-ri-s-si-mo 4. Coloca-se trema na letra u dos encontros gue, gui, que, qui, quando pronunciada atonamente (nesses casos, o semivogal). tranqilo, freqente, lingia, sagi Se a letra u de tais encontros for pronunciada tonicamente, levar acento agudo (nesses casos, o vogal). averige, apazige, argi, argis Se a letra u de tais encontros no for pronunciada, evidentemente no levar acento algum (nesses casos, temos dgrafos). quilo, quente, guerra, guerreiro, queijo 5. Os verbos ter e vir levam acento circunflexo na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. singular plural
18

ele tem eles tm ele vem eles vm 6. Os verbos derivados de ter e vir levam acento agudo na terceira pessoa do singular e acento circunflexo na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. singular plural ele retm eles retm ele intervm eles intervm

5 Emprego das classes de palavras. As Classes Gramaticais

SUBSTANTIVO Colmbia, bola, medo, trovo, paixo, etc. Essas palavras esto dando nome a lugar, objeto, sensao fsica, fenmenos da natureza, emoes, enfim as coisas em geral. Esses nomes so chamados SUBSTANTIVOS. Assim, podemos dizer que substantivo a palavra que d nome aos seres. Eles podem ser classificados da seguinte forma: Concreto; Abstrato; Comuns; Prprios.

CLASSIFICAO DO SUBSTANTIVO Substantivo - aquele que indica a existncia de seres reais ou imaginrios. Exemplos: Reais imaginrios Brasil Recife bruxa curupira

ABSTRATO aquele que indica sentimentos, qualidades, aes, estados e sensaes.


19

Exemplo: Sentimento: amor, dio, paixo; Qualidade: honestidade, fidelidade, perfeccionismo; Aes: trabalho, doao; Estado: vida, solido, morte; Sensao: calor, frio.

COMUNS aquele que indica elementos de uma mesma espcie. Exemplo: Criana, cidade, livro.

PRPRIO aquele que indica um ser em particular. Exemplo: Roberto, Pernambuco, Capibaribe, Brasil.

Os nomes prprios so utilizados principalmente em: Rios: Capibaribe, Amazonas; Cidades: Recife, Porto Alegre; Estados: Pernambuco, Rio Grande do Sul; Pases: Brasil, Austrlia; Pessoas: Rubem, Antnio; Empresas: Intel, Oracle.

Observao: o substantivo coletivo um substantivo comum que, mesmo no singular indica um agrupamento, multiplicidade de seres de uma mesma espcie. Relao de alguns substantivos coletivos Assemblia de pessoas reunidas, de parlamentares
20

Acervo de obras de arte Alcatia de lobos Antologia de textos Arquiplago de ilhas Atlas de mapas Arsenal de armas, munies Banda de msicos Bando de aves Batalho de soldados Biblioteca de livros Cacho de frutas Chusma de pessoas em geral Colmia de abelhas Constelao de estrelas Cordilheira de montanhas Elenco de atores Enxoval de roupas Falange de soldados Fauna de animais Feixe de lenha Flora de plantas Frota de navios Galeria de quadros Horda de bandidos Jri de jurados Junta de mdicos, examinadores Legio de soldados Lote de coisas Manada de animais Molho - de chaves Multido de pessoas Ninhada de filhotes Pinacoteca de quadros Piquete de pessoas em greve Plantel de animais de raa Pomar de arvores frutferas Ramalhete de flores Rstia de alho, de cebola Vara de porcos Vocabulrio de palavras

FORMAO DO SUBSTANTIVO Quanto formao o substantivo pode ser:

21

Primitivo; Derivado; Simples; Composto.

PRIMITIVO D origem a outras palavras. Exemplo: Pedra, ferro, vidro.

DERIVADO originado atravs de outra palavra. Exemplo: Pedreira, ferreiro, vidraaria.

SIMPLES Apresenta apenas um radical na sua formao. Exemplo: Vidro, pedra.

COMPOSTO Apresenta dois ou mais radicais na sua formao. Exemplo: Pernilongo, couve-flor.

FLEXO DO SUBSTANTIVO Por ser uma palavra varivel o substantivo sofre flexes para indicar: Gnero: masculino ou feminino; Nmero: singular ou plural; Grau: aumentativo ou diminutivo.

GNERO DO SUBSTANTIVO Na lngua portuguesa h dois gneros: masculino e feminino. Ser masculino o substantivo que admitir o artigo o e feminino aquele que admitir o artigo a. Exemplo:
22

O avio o calado o leo A menina a camisa a cadeira

SUBSTANTIVO BIFORME Na indicao de nomes de seres vivos o gnero da palavra est ligado, geralmente, ao sexo do ser, havendo, portanto, uma forma para o masculino e outra para o feminino. Exemplo: Garoto substantivo masculino indicando pessoa do sexo masculino; Garota substantivo feminino indicando pessoa do sexo feminino.

FORMAO DO FEMININO O feminino pode ser formado das seguintes formas: - trocando a terminao o por a: exemplo: moo moa menino menina - trocando a terminao e por a: exemplo: gigante giganta mestre mestra - acrescentando a letra a: exemplo: portugus portuguesa cantor cantora - mudando-se ao final para , ao, ona: exemplo: catalo catal valento valentona leo leoa

- com esa, essa, isa, ina, triz: exemplo: conde condessa prncipe princesa poeta poetisa czar czarina ator atriz
23

- por palavras diferentes: exemplo: cavaleiro amazona padre madre homem mulher

SUBSTANTIVOS UNIFORMES H substantivos que possuem uma s forma para indicar tanto o masculino quanto o feminino. Podemos classific-los em: EPICENOS SOBRECOMUNS COMUNS DE DOIS GNEROS

EPICENOS So substantivos que designam alguns animais e tm um s gnero. Para indicar o sexo so utilizadas as palavras macho ou fmea. Exemplo: Cobra macho cobra fmea Peixe macho peixe fmea Jacar macho jacar fmea

SOBRECOMUNS So substantivos que designam pessoas e tem um s gnero tanto para o masculino como para o feminino. Exemplo: A criana masculino ou feminino O indivduo masculino ou feminino A vtima masculino ou feminino

COMUNS DE DOIS GNEROS So substantivos que apresentam uma s forma para o masculino e para o feminino. A distino se d atravs do artigo, adjetivo ou pronome. Exemplo: O motorista a motorista Meu colega minha colega Bom estudante boa estudante

6 Emprego do sinal indicativo de crase.

24

Crase a fuso de duas vogais idnticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave. Fomos piscina artigo e preposio Ocorrer a crase sempre que houver um termo que exija a preposio a e outro termo que aceite o artigo a. Para termos certeza de que o "a" aparece repetido, basta utilizarmos alguns artifcios: I. Substituir a palavra feminina por uma masculina correspondente. Se aparecer ao ou aos diante de palavras masculinas, porque ocorre a crase. Exemplos: Temos amor arte. (Temos amor ao estudo) Respondi s perguntas. (Respondi aos questionrio) II. Substituir o "a" por para ou para a. Se aparecer para a, ocorre a crase: Exemplos: Contarei uma estria a voc. (Contarei uma estria para voc.) Fui Holanda (Fui para a Holanda) 3. Substituir o verbo "ir" pelo verbo pelo verbo "voltar". Se aparecer a expresso voltar da, porque ocorre a crase. Exemplos: Iremos a Curitiba. (Voltaremos de Curitiba) Iremos Bahia (Voltaremos da Bahia) No ocorre a Crase a) antes de verbo Voltamos a contemplar a lua. b) antes de palavras masculinas Gosto muito de andar a p.
25

Passeamos a cavalo. c) antes de pronomes de tratamento, exceo feita a senhora, senhorita e dona: Dirigiu-se a V.Sa. com aspereza Dirigiu-se Sra. com aspereza. d) antes de pronomes em geral: No vou a qualquer parte. Fiz aluso a esta aluna. e) em expresses formadas por palavras repetidas: Estamos frente a frente Estamos cara a cara. f) quando o "a" vem antes de uma palavra no plural: No falo a pessoas estranhas. Restrio ao crdito causa o temor a empresrios. Crase facultativa 1. Antes de nome prprio feminino: Refiro-me (a) Julinana. 2. Antes de pronome possessivo feminino: Dirija-se (a) sua fazenda. 3. Depois da preposio at: Dirija-se at (a) porta. Casos particulares 1. Casa Quando a palavra casa empregada no sentido de lar e no vem determinada por nenhum adjunto adnominal, no ocorre a crase. Exemplos: Regressaram a casa para almoar Regressaram casa de seus pais 2. Terra Quando a palavra terra for utilizada para designar cho firme, no ocorre crase. Exemplos: Regressaram a terra depois de muitos dias. Regressaram terra natal. 3. Pronomes demonstrativos: aquele, aquela, aqueles, aqueles, aquilo. Se o tempo que antecede um desse pronomes demonstrativos reger a preposio a, vai ocorrer a crase. Exemplos: Est a nao que me refiro. (Este o pas a que me refiro.)
26

Esta a nao qual me refiro. (Este o pas ao qual me refiro.) Estas so as finalidades s quais se destina o projeto. (Estes so os objetivos aos quais se destino o projeto.) Houve um sugesto anterior que voc deu. (Houve um palpite anterior ao que voc me deu.) Ocorre tambm a crase a) Na indicao do nmero de horas: Chegamos s nove horas. b) Na expresso moda de, mesmo que a palavra moda venha oculta: Usam sapatos (moda de) Lus XV. c) Nas expresses adverbiais femininas, exceto s de instrumento: Chegou tarde (tempo). Falou vontade (modo). d) Nas locues conjuntivas e prepositivas; medida que, fora de... OBSERVAES: Lembre-se que: H - indica tempo passado. Moramos aqui h seis anos A - indica tempo futuro e distncia. Daqui a dois meses, irei fazenda. Moro a trs quarteires da escola.

Mal e mau Essas duas so palavras parnimas, as vezes homnimas dependendo da pronncia , e por isso tm sido confundidas e tomadas uma pela outra. Entretanto, muito fcil distingui-las se conhecemos suas funes, como veremos a seguir: Mal (escrito com l) Classifica-se como advrbio de modo e como conjuno subordinativa temporal. Como advrbio, ope-se a bem e modifica adjetivos (Parece-me pessoa mal-intencionada) e verbos (Mais uma vez, Odilon trabalhou mal). Como conjuno, liga oraes e equivale a to logo, nem bem: Mal tomou posse, comearam as cobranas. Quando antecedido de artigo ou pronome, expresso ou subentendido, mal converte-se em substantivo. Nessa condio, tambm se ope a bem e ainda pode flexionar-se: Devemos combater o mal (as coisas ms) e Nossos males (nossos problemas) advm basicamente da falta da noo de cidadania. Mau (escrito com u) adjetivo masculino e assim pode flexionar-se em gnero (m) e nmero (maus, ms). Acompanha substantivos: Evite dar mau exemplo, Estevo e Fernando so sujeitos maus, No m idia e Fuja das ms companhias, porque o resultado a gente j conhece. Mau tambm pode
27

substantivar-se e, nessa condio, flexionar-se normalmente: O mau precisa ser mantido sob controle (neste exemplo, tanto cabem mal como mau, depende do contexto), Os bons sero recompensados e os maus, punidos, No final da histria, a boa foi feliz para sempre e a m morreu e As frutas boas foram separadas das ms. Mau ope-se a bom. Em resumo: Mal Classifica-se como advrbio e conjuno. Antecedido de artigo ou pronome, torna-se substantivo. Como advrbio e substantivo, ope-se a bem. Mau Classifica-se como adjetivo e, antecedido de artigo ou pronome, substantiva-se. Ope-se a bom. Na dvida, substitua mal por bem e mau por bom. Se fizer sentido, porque o emprego foi acertado.

Por que, por qu, porque, porqu Esses quatro a complicam muita gente, menos pela complexidade dos conceitos e mais por falta de pegarse o touro a unha e aprender. A grafia desses vocbulos varia conforme o significado que apresentam e a posio na frase. Vamos a eles: Por que Uso 1 Grafa-se separadamente e sem acento quando a expresso puder ser substituda por pelo qual, pela qual e seus plurais. Assim, em Aquele o porto por que devo entrar, posso substituir o por que por pelo qual. Em Essas so as razes por que no permaneci no cargo, posso substituir o por que por pelas quais. Classe de palavra Preposio por + pronome relativo que. Uso 2 Grafa-se da mesma maneira quando por que puder ser substituda por por qual motivo, por qual razo. Exemplos: Por que voc faltou? e No sei por que a semente no germinou. Classe de palavra Preposio por + pronome interrogativo que. Por qu o mesmo caso do uso 2, acima, mas aqui o pronome interrogativo termina a frase e depois dele, portanto, vem algum sinal de pontuao: Afinal, a Marina no veio, por qu? e No me pergunte por qu, j lhe disse. Como vimos, grafa-se separadamente e com acento circunflexo no e.

Porque Uma s palavra, sem acento grfico. Introduz noo de causa ou alguma explicao. Classe de palavra - Conjuno subordinativa causal: O Brasil pas injusto porque sua elite egosta. A causa de o Brasil ser pas injusto sua elite ser egosta. (Equivale a uma vez que.) - Conjuno coordenativa explicativa: Precisei afastar-me porque algum se aproximou. A aproximao de algum explica meu afastamento. (Equivale a pois.)

Porqu Uma s palavra, acentuada.


28

Classe de palavra Substantivo. empregada antecedida de artigo, adjetivo, pronome, numeral, enfim, de vocbulos que normalmente acompanham um substantivo. Exemplos: Gostaria de saber o porqu disso tudo. Quer saber por qu? Tenho pelo menos dois porqus. Significa razo, motivo.

Ao invs de ou em vez de? As duas formas esto corretas, cada uma com seu sentido. "Ao invs de" significa "ao contrrio de" e usa-se quando se colocam em oposio idias contrrias. Exemplos: "Ao invs de economizar, Gilda gastou todo o dinheiro" e "Teria sido melhor se Mrio, ao invs de falar, ficasse quieto". "Em vez de" quer dizer "no lugar de" e usa-se tanto no primeiro caso como quando as idias no so contrrias, por exemplo: "Manifeste-se, em vez de se omitir", "Em vez de crase, estude regncia nominal agora" e "Por que voc no usa a blusa amarela, em vez dessa (de + essa) feiosa a?". Assim, incorreto dizer-se "Ao invs de ir padaria, foi ao supermercado", pois padaria no encerra idia contrria de supermercado.

Onde e aonde "Onde" significa em que lugar. "Aonde" equivale a para qual lugar e emprega-se sempre com verbos que do idia de movimento, como ir e levar. Exemplos: "Aonde Viviane vai?". Com os verbos que no encerram idia de movimento, usa-se "onde": "Onde voc mora?" e "A casa onde nasci no existe mais". Onde e aonde so advrbios e, quanto funo, podem ser classificados como interrogativos e relativos. Sero interrogativos se integrarem orao interrogativa, tanto direta como indireta: "Onde est meu casaco?" e "Diga-me aonde Neusa foi". Sero relativos se se referirem a antecedente expresso ou implcito: "Esta a piscina onde fui campeo" (onde = em que, na qual relativo) e "Vou aonde voc vai". (Aonde = ao lugar para o qual o qual relativo.) Esta orao equivale a "Vou ao lugar para o qual voc vai".

Norma culta - Padro formal vs. coloquial Norma culta nada mais do que a modalidade lingstica escolhida pela elite de uma sociedade como modelo de comunicao verbal. a lngua das pessoas escolarizadas. Ela comporta dois padres: o formal e o coloquial: Padro formal - o modelo culto utilizado na escrita, que segue rigidamente as regras gramaticais. Essa linguagem mais elaborada, tanto porque o falante tem mais tempo para se pronunciar de forma refletida como porque a escrita supervalorizada na nossa cultura. a histria do "vale o que est escrito". Padro coloquial - a verso oral da lngua culta e, por ser mais livre e espontnea, tem um pouco mais de liberdade e est menos presa rigidez das regras gramaticais. Entretanto, a margem de afastamento dessas regras estreita e, embora exista, a permissividade com relao s "transgresses" pequena. Assim, na linguagem coloquial, admitem-se, sem grandes traumas, construes como "Ainda no vi ele",
29

"Me passe o arroz" e "No te falei que voc iria conseguir?", inadmissveis na lngua escrita. O falante culto, de modo geral, tem conscincia dessa distino e ao mesmo tempo em que usa naturalmente as construes acima na comunicao oral, evita-as na escrita. Contudo, como se disse, no so muitos os desvios admitidos, e muitas formas peculiares da norma popular so condenadas mesmo na linguagem oral. Construes como "Nis foi na fazenda" (o "na" ainda seria tolerado) e "Ele pagou dois milho pelos boi" so impensveis na boca de um falante culto em ambiente culto, pois passam a quem ouve a impresso de total falta de escolaridade de parte de seu autor. J em ambiente inculto seriam apropriadas: a histria de "Em Roma, como (fazem) os romanos". Por outro lado, usos prprios do padro formal empregados na lngua oral costumam parecer forados ou artificiais no falar despreocupado do dia-a-dia e configuram o que se chama de preciosismo. o caso de, num bate-papo, ouvirem-se certos empregos do pronome oblquo - "Ainda no o vimos por aqui" -, flexes do mais-que-perfeito do indicativo - "Eu ainda no entrara no Banco quando aquilo aconteceu - e, o que pior, o uso da mesclise, como em "Voc ver-se-ia em maus lenis se continuasse a insistir naquilo". Moral da histria: assim como se usa traje apropriado para cada situao social, tambm se use o padro lingstico adequado para as diferentes situaes de comunicao social.

Haviam ou havia muitas crianas na creche? A segunda. Empregado no sentido de existir, o verbo haver impessoal, isto , no tem sujeito e permanece invarivel na terceira pessoa do singular, como em No houve um nico aluno ausente, Havia policiais disfarados no salo e Haver muitas pessoas que reclamaro. Ao integrar conjugao composta a formada por verbo principal e auxiliar , o verbo haver, no caso de que se trata, torna impessoal tambm o auxiliar: Devia haver irregularidades ali e Apesar dos prejuzos que possa ter havido, a loja continuou aberta. Se haver for substitudo por existir, a concordncia processar-se- normalmente: Existem vrios casos de falha mecnica

E/ou s vezes, deparamos com essa combinao de conjunes ligadas por barra, que indica a simultaneidade dos elementos que a antecedem e sucedem ou sua alternncia. O caso mais comum o dos nomes de correntistas bancrios em contas correntes conjuntas de titulares solidrios, ou seja, as contas em que um dos titulares aceita e valida a movimentao que o outro faz, como em Jos dos Anzis Pereira e/ou Maria Farinha Pereira. Neste exemplo, o e indica que os titulares da conta so, conjuntamente, Jos e Maria e o ou expressa a possibilidade de operao da conta por um ou outro isoladamente. Outros exemplos: 1. H situaes em que o chefe de culto, atravs do jogo de bzios e/ou tar conclui que o mal que aflige a pessoa puramente orgnico Considera-se que pode ser praticado o jogo de bzios juntamente com o de tar ou um deles somente. 2. Sobremesa: fruta cida e/ou suco de fruta cida Entende-se que podem ser servidos, como sobremesa, a fruta e o suco ou um deles apenas.
30

3. Os jornais pertencem a correligionrios e/ou estimados amigos da famlia H trs situaes possveis: existem jornais pertencentes a correligionrios que tambm so amigos ou ento a correligionrios apenas ou a amigos no-correligionrios. 4. A superstio pode consistir em apego exagerado e/ou infundado a qualquer coisa Entende-se que o apego pode ser simultaneamente exagerado e infundado ou somente exagerado ou apenas infundado. 5. Poder ser indicado produto complementar e/ou desenvolvimento das caractersticas do sistema H trs solues possveis: aquisio de produto e desenvolvimento de caractersticas ou ento, isoladamente, aquisio de produto ou desenvolvimento de caractersticas. O que no cabe usar-se a frmula e/ou em contextos em que bastaria a alternncia ou nos quais a referncia feita a ambos os elementos conjuntamente. Assim, so inadequadas frases como (6) So scios honorrios os que se tenham distinguido pela doao de bens patrimoniais e/ou financeiros de relevncia e (7) A multa decorre de atraso nos tempos previstos de vos nacionais e/ou internacionais. Em (6), basta a pessoa haver doado isoladamente bens patrimoniais ou financeiros para ser considerada scia honorria. Desse modo, ela no necessita doar os dois tipos de bem para conseguir a honraria. O emprego de ou, portanto, suficiente. Em (7), se a multa se aplica a ambas as situaes, utilize-se apenas e. Se a penalidade se aplicasse somente a um dos casos, o outro no deveria sequer ser mencionado: A multa decorre de atraso nos tempos previstos de vos nacionais ou A multa decorre de atraso nos tempos previstos de vos internacionais. O emprego da frmula e/ou requer alguma cautela para garantir-se coerncia. Tem a ver em alguma medida com o raciocnio lgico.

Esta e est Atualmente, esse par vem suscitando muitas dvidas entre as pessoas, estudantes, inclusive. Vamos esclarecer o sentido de um e de outro: Esta pronome demonstrativo feminino (pronome substantivo ou adjetivo, conforme o contexto) e serve para designar algo no espao ou no texto. Assim, temos: Esta cadeira est quebrada, Esta ltima no existe no Brasil (num texto, depois de enumerao de vrios nomes de frutas, por exemplo) e Sua mesa esta. Repare que no h qualquer acento grfico em esta. Ela paroxtona, isto , o acento tnico recai na penltima slaba e o e aberto; (s-ta). Est flexo do verbo estar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo e na segunda pessoa do imperativo afirmativo. Como esta possibilidade de ocorrncia rara, vamo-nos ater flexo do indicativo, como em Paulo est melhor de sade agora, Quem est a? e Carlos est viajando pela Europa. Portanto, est forma verbal, que indica estado. Note que nessa palavra h o acento grfico no , o que mostra ser ela oxtona, ou seja, a maior fora da emisso de voz recai na ltima slaba (es-t). Ento, no nos esqueamos: esta se refere a alguma coisa: pessoa, objeto, idia, trecho de texto: esta menina, esta panela, esta proposta. Est forma verbal e pode ter sujeito (Norma est bordando) ou no (Est frio l fora).
31

At e At a Quando liga dois termos oracionais, "at" classifica-se como preposio, como em (1) Correu at o poste. Nessa condio, pode ser usada sozinha, como nesse exemplo, ou acompanhada da preposio "a". Assim, (2) "Vou at o boteco/Vou at ao boteco" e (3) "Caminharei at a praa/Caminharei at praa". Na hiptese de usar-se a locuo at a, cuide-se para verificar se o nome que a segue feminino e se est sendo usado com o artigo a. Neste caso, haver crase, como acabamos de ver em (3). As coisas ocorrem assim: Vou at a + a praa Vou at praa. Da mesma forma, (4) Chegamos at vila de So Joo e (5) Caminhamos at s runas de Tiahuanaco. At pode-se classificar tambm como advrbio e dessa maneira equivale a ainda, mesmo: (6) Podemos at vender a chcara. Note que esse emprego expletivo: se retiramos a palavra assinalada, o sentido bsico da orao no se altera, mas ela perde algo de sua fora expressiva: (7): Podemos vender a chcara.

Dia a dia/dia-a-dia A escolha dessas duas causa freqentes dvidas. Vamos esclarecer: A locuo adverbial dia a dia (sem hfen) significa todos os dias, cada dia e exerce a funo sinttica de adjunto adverbial, como em "Ela trabalhou dia a dia (dia aps dia) com muita dificuldade" e Antigamente, o custo de vida subia dia a dia. Observe que esse sintagma no vem determinado por artigo ou pronome. J a forma com hfen substantivo composto e quer dizer dirio, cotidiano e pode exercer vrias funes sintticas. Em "Esta roupa destinada ao uso no dia-a-dia", "dia-a-dia" adjunto adnominal; em "O dia-adia do trabalhador das minas muito rduo", o composto integra o sujeito "O dia-a-dia do trabalhador das minas"; em Considero que o dia-a-dia daqueles estudantes equilibrado, a funo a de objeto direto; em No raro isso ocorrer no dia-a-dia das pessoas, adjunto adverbial; e assim por diante. Ento, para fixar: * Dia a dia (sem hfen) Locuo adverbial. Funciona como adjunto adverbial e assim vincula-se geralmente a verbos. No precedida por artigo ou pronome e significa todos os dias, cada dia. * Dia-a-dia (com hfen) Substantivo composto. Funciona como sujeito, complemento, adjunto adnominal ou adverbial. Geralmente, antecedido por artigo ou pronome e quer dizer dirio, cotidiano.

Atravs de O emprego dessa locuo prepositiva costuma suscitar dvidas e controvrsias, alm de muitas vezes ela ser
32

utilizada de forma incorreta. Vejamos como a norma culta prescreve seu uso. Em primeiro lugar, no nos esqueamos de esse grupo vocabular ser escrito com s final. Em segundo lugar, deve ficar claro que, para atender-se ao que recomenda a Gramtica, no possvel a utilizao de atravs sem a necessria preposio de: atravs de. Por isso, so incorretas frases como Ouvi a notcia atravs o rdio. Depois, desfaamos aqui equvoco em que incorre muita gente desavisada, que no se aprofunda no estudo e chuta opinies sem base: do vazo ao mito segundo o qual a locuo atravs de s pode ser empregada com o sentido de de um lado para o outro, ou seja, com idia fsica de movimento de lado a lado. Essas pessoas ignoram que a lngua evolui e que o sentido das palavras e expresses altera-se conforme a vontade do grupo falante. Alm do mais, atravs de, com a equivalncia de por meio de, mediante abonada por escritores consagrados. E ainda: entre os gramticos emritos brasileiros, um dos mais conservadores e intransigentes foi o mestre Napoleo Mendes de Almeida. Pois bem, em seu Dicionrio de questes vernculas, ele escreve sobre o assunto: Se constitui erro empregar atravs de para indicar o agente da passiva (O gol foi feito atravs do jogador Tal), no se deve por outro lado cair no exagero oposto de julgar que a locuo s possvel quando significa de um lado para o outro, de lado a lado (Passou atravs da multido Passou a espada atravs do corpo). No vemos erro em: A palavra veio-nos do latim atravs do francs. Portanto, podemos escrever com acerto: Conheci Denise atravs de apresentao do Cludio, Os vocbulos oriundos do latim vulgar sofreram muitas alteraes atravs das mudanas fonticas e As instrues vieram-nos atravs dos canais hierrquicos. Finalmente, os puristas condenam o emprego dessa locuo no agente da passiva. Segundo eles, devemos evitar construes do tipo Esses nomes foram popularizados atravs dos meios de comunicao e A orientao foi transmitida atravs do gabinete pessoal, em que meios de comunicao e gabinete pessoal so agentes da passiva. Na estruturas sucedneas, pode ser utilizada a preposio por: Esses nomes foram popularizados pelos meios de comunicao e A orientao foi transmitida pelo gabinete pessoal.

7 Sintaxe da orao e do perodo. Sujeito e predicado sujeito: termo sobre o qual recai a afirmao do predicado e com o qual o verbo concorda. predicado: termo que projeta uma afirmao sobre o sujeito. Tipos de sujeito Determinado: o predicado se refere a um termo explcito na frase. Mesmo que venha implcito, pode ser explicitado. A noite chegou fria. O sujeito determinado pode ser: Simples: tem s um ncleo: A caravana passa.
33

Composto: tem mais de um ncleo: A gua e o fogo no coexistem. Indeterminado: o predicado no se refere a qualquer elemento explcito na frase, nem possvel identificlo pelo contexto. (?) Falaram de voc. (?) Falou-se de voc. Inexistente: o predicado no se refere a elemento algum. Chover amanh. Haver reclamaes. Faz quinze dias que vem chovendo. tarde 2. Termos ligados ao verbo - Objeto direto: completa o sentido do verbo sem preposio obrigatria. Os pssaros fazem seus ninhos. - Objeto indireto: completa o sentido do verbo por meio de preposio obrigatria. A deciso cabe ao diretor. - Adjunto adverbial: liga-se ao verbo, no para complet-lo, mas para indicar circunstncia em que ocorre a ao. O cortejo seguia pelas ruas. - Agente da voz passiva: liga-se a um verbo passivo por meio de preposio para indicar quem executou a ao. O fogo foi apagado pela gua. 3. Termos ligados ao nome Adjunto adnominal: caracteriza o nome a que se refere sem a mediao de verbo. As fortes chuvas de vero esto caindo. Predicativo: caracteriza o nome a que se refere sempre por meio de um verbo. Pode ser do sujeito e do objeto. Aposto: termo de ncleo substantivo, que se liga a um nome para identific-lo. O aposto sempre um equivalente do nome a que se refere. O tempo, inimigo impiedoso, foge apressado. Complemento nominal: liga-se ao nome por meio de preposio obrigatria e indica o alvo sobre o qual se projeta a ao. Procederam remoo das pedras. 4. Vocativo: Termo isolado, que indica a pessoa a quem se faz um chamado. Vem sempre entre vrgulas e admite a anteposio da interjeio .
34

Amigos, eu os convido a sentar. SINTAXE DO PERODO 1. Oraes subordinadas substantivas So aquelas que desempenham a mesma funo sinttica do substantivo. Os meninos observaram | que voc chegou. (a sua chegada) - Subjetiva: exerce a funo de sujeito do verbo da orao principal. necessrio que voc volte. - Objetiva direta: exerce a funo de objeto direto da orao principal. Eu desejava que voc voltasse. - Objetiva indireta: exerce a funo de objeto indireto do verbo principal. No gostaram de que voc viesse. - Predicativa: exerce a funo de predicativo. A verdade que ningum se omitiu. - Completiva nominal: desempenha a funo de complemento nominal. No tnhamos dvida de que o resultado seria bom. - Apositiva: desempenha a funo de aposto em relao a um nome. S nos disseram uma coisa: que nos afastssemos. 2. Oraes subordinadas adjetivas So aquelas que desempenham funo sinttica prpria do adjetivo. Na cidade h indstrias que poluem. (poluidoras) - Restritiva: aquela que restringe ou particulariza o nome a que se refere. Vem iniciada por pronome relativo e no vem entre vrgulas. Sero recebidos os alunos que passarem na prova. - Explicativa: aquela que no restringe nem particulariza o nome a que se refere. Indica uma propriedade pressuposta como pertinente a todos os elementos do conjunto a que se refere. Inicia-se por pronome relativo e vem entre vrgulas. Os homens, que so racionais, no agem s por instinto. 3. Oraes subordinadas adverbiais So aquelas que desempenham funo sinttica prpria do advrbio. O aluno foi bem na prova porque estava calmo. (devido sua calma) - Causal: indica a causa que provocou a ocorrncia relatada na orao principal.
35

A moa atrai a ateno de todos porque muito bonita. - Consecutiva: indica a conseqncia que proveio da ocorrncia relatada na orao principal. A moa to bonita, que atrai a ateno de todos. - Condicional: indica um evento ou fato do qual depende a ocorrncia indicada na orao principal. Se voc correr demais, ficar cansado. - Comparativa: estabelece uma comparao com o fato expresso na orao principal. Lutou como luta um bravo. - Concessiva: concede um argumento contrrio ao evento relatado na orao principal. O time venceu embora tenha jogado mal. - Conformativa: indica que o fato expresso na orao subordinada est de acordo com o da orao principal. Tudo ocorreu conforme os jornalistas previram. - Final: indica o fim, o objetivo com que ocorre a ao do verbo principal. Estudou para que fosse aprovado. - Temporal: indica o tempo em que se realiza o evento relatado na orao principal. Chegou ao local, quando davam dez horas. - Proporcional: estabelece uma relao de proporcionalidade com o verbo principal. Aprendemos medida que o tempo passa. 4. Oraes coordenadas So todas as oraes que no se ligam sintaticamente a nenhum termo de outra orao. Chegou ao local // e vistoriou as obras. As coordenadas podem ou no vir iniciadas por conjuno coordenativa. Chamam-se coordenadas sindticas as que se iniciam por conjuno e assindticas as que no se iniciam. Presenciei o fato, or. c. assindtica mas ainda no acredito. or. c. sindtica

As coordenadas assindticas no se subclassificam. As coordenadas sindticas subdividem-se em cinco tipos: - Aditiva: estabelece uma relao de soma. Entrou e saiu logo. - Adversativa: estabelece uma relao de contradio. Trouxe muitas sugestes, mas nenhuma foi aceita. - Alternativa: estabelece uma relao de alternncia. Aceite a proposta ou procure outra soluo. - Conclusiva: estabelece relao de concluso. Penso, portanto existo. - Explicativa: estabelece uma relao de explicao ou justificao. Contm sempre um argumento favorvel ao que foi dito na orao anterior. Ele deve ser estrangeiro, pois fala mal o portugus. Questo de anlise sinttica tpica dos vestibulares tradicionais:

36

(U. F. PERNAMBUCO) No perodo nunca pensei que ela acabasse, a orao sublinhada classifica-se como: a) subordinada adjetiva restritiva; b) subordinada adjetiva explicativa; c) subordinada adverbial final; d) subordinada substantiva objetiva direta; e) subordinada substantiva objetiva indireta. (R.: D) Questo de anlise sinttica tpica dos vestibulares inovadores: Esta questo coloca em jogo a combinao sinttica entre duas oraes e o significado resultante dela, sem exigir anlise formal nem o conhecimento de nomenclatura. (U. F. PELOTAS) A questo da incoerncia em um texto quase sempre se liga a aspectos que ferem o raciocnio lgico, a contradies entre uma passagem e outra do texto ou entre o texto e o conhecimento estabelecido das coisas. O fragmento da entrevista concedida pela atriz e empresria ris Brzzi, descartada a hiptese de utilizao da ironia, apresenta esse problema. R Qual o segredo para conservar sua beleza atravs dos tempos? ris Acredito muito na beleza interior, a de fora acaba. A natureza tem sido generosa comigo. Desculpe a modstia, mas continuo bonita.(Dirio Popular, 1996). a) Transcreva a frase que apresenta a incoerncia. R.: Desculpe a modstia, mas continuo bonita. b) Reescreva essa frase, eliminando a incoerncia. R.: Desculpe a falta de modstia, mas continuo bonita. ou Desculpe a imodstia, mas continuo bonita.

8 Pontuao. Os sinais de pontuao servem para marcar pausas (a vrgula, o ponto-e-vrgula, o ponto) ou a melodia da frase (o ponto de exclamao, o ponto de interrogao, etc.). Geralmente, esto ligados organizao sinttica dos termos na frase, eles so regidos por regras. Vrgula Ela marca uma pausa de curta durao e serve para separar os termos de uma orao ou oraes de um perodo. A ordem normal dos termos na frase : sujeito, verbo, complemento. Quando temos uma frase nessa ordem, no separamos seus termos imediatos. Assim, no pode haver vrgula entre o sujeito e o verbo
37

e seu complemento. Quando, na ordem direta, houver um termo com vrios ncleos a vrgula ser utilizada para separ-los. Na fala de Madonna, a vrgula est separando vrios ncleos do predicado na segunda orao. Ex.: " A obscenidade existe e est bem diante de nossas caras. o racismo, a discriminao sexual, o dio, a ignorncia, a misria. Tem coisa mais obscena do que a guerra?" Utilizamos a vrgula quando a ordem direta rompida. Isso ocorre basicamente em dois casos: - quando intercalamos alguma palavra ou expresso entre os termos imediatos, quebrando a seqncia natural da frase. Ex: Os filhos, muitas vezes, mostraram suas razes para seus pais com muita sabedoria. "O que o galhofista queria que eu, coronel de nimo desenfreado, fosse para o barro denegrir a farda e deslustrar a patente". - quando algum termo (sobretudo o complemento) vier deslocado de seu lugar natural na frase. Ex.: Para os pais, os filhos mostraram suas razes com muita sabedoria. Com muita sabedoria, os filhos mostraram suas razes para os pais. Ponto-E-Vrgula O ponto-e-vrgula marca uma pausa maior que a vrgula, porm menor que a do ponto. Por ser intermedirio entre a vrgula e o ponto, fica difcil sistematizar seu emprego. Entretanto, h algumas normas para sua utilizao. - usamos ponto-e-vrgula para separar oraes coordenadas que j apresentem vrgula em seu interior; - nunca use ponto-e-vrgula dentro de uma orao. Lembre-se ele s pode separar uma orao de outra. Com razo, aquelas pessoas reivindicavam seus direitos; os insensveis burocratas, porm, em tempo algum, deram ateno a elas. "Os espelhos so usados para ver o rosto; a arte, para ver a alma." Bernard Shaw - o ponto-e-vrgula tambm utilizado para separar vrios incisos de um artigo de lei ou itens de uma lista. Ex: [...] Considerando: A) a alta taxa de juros; B) a carncia de mo-de-obra; C) o alto valor de matria-prima; [...] Dois Pontos Os dois-pontos marcam uma sensvel suspenso da melodia da frase. So utilizados quando se vai iniciar uma seqncia que explica, identifica, discrimina ou desenvolve uma idia anterior, ou quando se quer dar
38

incio fala ou citao de outrem. Observe: (Percebeu? Vamos iniciar uma seqncia de exemplos, da os dois pontos) Descobri a grande razo da minha vida: voc J dizia o poeta: "Deus d o frio conforme o cobertor". "Por descargo de conscincia, do que no carecia, chamei os santos de que sou devocioneiro: - "So Jorge, Santo Onofre, So Jos!" Aspas As aspas devem ser utilizadas para isolar citao textual colhida a outrem, falas ou pensamentos de personagens em textos narrativos, ou palavras ou expresses que no pertenam lngua culta (grias, estrangeirismos, neologismos, etc) O rapaz ficou "grilado" com o resultado da prova. Morava em um "flat" onde havia "playground". Travesso O travesso serve para indicar que algum fala de viva voz (discurso direto). Seu emprego constante em textos narrativos em que personagens dialogam. Leia o texto abaixo: -Salve! - Como que vai? - Amigo, h quanto tempo... - Um ano, ou mais. Podem se usar dois travesses para substituir duas vrgulas que separam termos intercalados, sobretudo quando se quer dar-lhes nfase. Pel - o maior jogador de futebol de todos os tempos - hoje um bem-sucedido empresrio. Reticncias As reticncias marcam uma interrupo da seqncia lgica do enunciado, com a conseqente suspenso da melodia da frase. So utilizadas para permitir que o leitor complemente o pensamento que ficou suspenso. Nas dissertaes objetivas, evite reticncias. Ex: Eu no vou dizer mais nada. Voc j deve ter percebido que... "Num repente, relembrei estar em noite de lobisomem - era sexta-feira..." Parnteses Os parnteses servem para isolar explicaes, indicaes ou comentrios acessrios. No caso de citaes referncias bibliogrficas, o nome do autor e as informaes referentes fonte tambm aparecem isolados por parnteses.

39

"Aborrecido, aporrinhado, recorri a um bacharel (trezentos mil-ris, fora despesas midas com automveis, gorjetas, etc.) e embarquei vinte e quatro horas depois..." Graciliano Ramos "Ela (a rainha) a representao viva da mgoa..." Lima Barreto. O ponto usado para marcar o trmino das oraes declarativas. O ponto usado para marcar o final do texto conhecido como ponto final. Exemplo: Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta ao rei D. Manuel na qual informava sobre o descobrimento. Exclamao usado no final dos enunciados exclamativos, que denotam espanto, surpresa, admirao. Exemplo: Ateno!, Al!, Bom dia!. Interrogao usado ao final dos enunciados interrogativos. Exemplo: - Tudo bem com voc? - Tudo. E voc? - Tudo bem!

9 Concordncia nominal e verbal. A concordncia verbal marcada pela relao, em geral, entre o verbo e o sujeito. o verbo que se desloca, mantendo relao com o sujeito. Temos trs tipos de concordncia verbal: a concordncia lgica ( contato fsico, corpreo, material, emprico, morfolgico com todos os ncleos do sujeito), a concordncia atrativa ( concordncia com o termo mais prximo) e a concordncia lgica ( concordncia com a idia que o termo expressa). Das trs concordncia, a concordncia lgica a concordncia precedente. Mas o verbo tambm mantm contato com termos que no exercem a funo de sujeito. Iniciemos os estudos de concordncia.

1.REGRA GERAL: Verbo concorda com o sujeito 1.1Sujeito composto anteposto ao verbo = Verbo no plural, relacionando-se com todos os ncleos. * Se os ncleos forem sinnimos, podemos usar a concordncia com o ncleo mais prximo ( concordncia atrativa ).
40

1.2 Sujeito composto posposto ao verbo = verbo concorda com todos os ncleos ou concorda com o mais prximo. Neste ltimo caso, no precisam ser sinnimos os ncleos. Obs.: Se os ncleos forem antnimos, o verbo ser usado sempre no plural. Ex.; a)Honestidade e sabedoria fortalecem todos ns. b)Escrnio e sarcasmo esto/est em seu semblante. c) Amor e dio esto em suas aes. d)Existe(m) bondade e sabedoria em seus gestos. e)Existem alegria e tristeza em seus gestos. 2.Sujeito + adjunto adverbial de companhia = verbo concorda apenas com o sujeito ou verbo concorda com os dois termos sintticos. Se o adjunto adverbial estiver virgulado, verbo concorda apenas com o sujeito. Exs.: a)Sandra com seu pai foi/foram praia. b)Sandra, com seu pai, foi praia. c)Os rapazes, com o pai de Laura, viajaram. 3.Sujeito formado por coletivo + determinante = verbo concorda com o coletivo, indo para o singular ou verbo concorda com o determinante. Porm, se o primeiro elemento no for coletivo, verbo no concorda com o determinante. Exs.: a)A maioria dos presentes no gostou/ gostaram do evento. b)Boa parte dos brasileiros ignora(m) os fatos. c)Uma chuva de torcedores acredita na seleo d) * O povo foi s ruas. Pediu/Pediram mudanas. e)Tm-se/Tem-se resolvido uma poro de questes. 4.Sujeito formado por nmero decimal ou fracionrio seguidos de determinante = Verbo concorda com o nmero inteiro ou com o numerador. A concordncia com o determinante tambm correta. Exs.: a)1,2% do pblico pagou os impostos. b)2,1% do pblico pagou/pagaram os impostos. c)1/3 dos brasileiros compareceu(compareceram) s urnas. d)1,2 milho foi entregue aos cofres pblicos. e)1/3 do brasileiro exige mudanas. 5.Os verbos EXISTIR / CONSTAR / RESTAR/ BASTAR/ FALTAR/ OCORRER/ SURGIR pedem sujeito, concordando com o sujeito. Exs. a)Ocorreu / Ocorreram, depois que os fiscais entregaram as provas, surpresa e satisfao por parte dos candidatos.
41

b) Faltam dois meses, apenas. c)Falta, amigos, as provas entregar. 6.Verbos que expressam fenmenos naturais, verbo haver no sentido de existir e verbo fazer indicando tempo = So empregados na 3a pessoa do singular. Exs.: a)Faz dois meses, apenas. b)Choveu muito, ontem. c)* Choveram discrdias durante a sesso. d)Haveria dificuldades, se... 7.V.T.I + SE / V.I + SE / V. de Lig. + SE = O SE ndice de indeterminao do sujeito, sendo usado na 3a pessoa do singular, apenas. V.T.D + SE / V.T.D.I + SE = O SE partcula apassivadora. A concordncia verbal ser com o sujeito. Exs.: a)Tm-se anunciado concluses inditas. b)Aspira-se a ttulos acadmicos. c)Reconheceu-se/ Reconheceram-se, de fato, o erro e a ignorncia do ru. d)-se calmo. e)Dorme-se pouco, naquela casa. f)Os erros, aos quais h de se chamar de incipientes atitudes, foram compreendidos por todos da sala. 8.QUE X QUEM = Quando pronomes relativos. Exs.: a)Foram eles quem determinou/determinaram as regras do jogo. b)Foram eles que determinaram as regras do jogo. * No primeiro exemplo acima, sendo quem pronome relativo, temos a orao grifada subordinada adjetiva em relao orao principal Foram eles. Ora, qual a funo do pronome relativo quem? Substituir o pronome pessoal do caso reto eles, que exerce a funo de sujeito do verbo Foram ( verbo SER ). Mas quem o sujeito da orao subordinada adjetiva? O pronome relativo quem. Portanto, ou voc, caro leitor, utiliza a concordncia lgica, fazendo com que o verbo da orao subordinada adjetiva concorde com o prprio pronome relativo, ficando na 3a pessoa do singular, ou voc emprega a concordncia ideolgica, ou seja, apresenta a concordncia do verbo DETERMINAR com a idia que o pronome relativo traz, utilizando o verbo na 3a pessoa do plural. Ambas estruturas ou flexes verbais corretas, enfim. J com o emprego do pronome relativo que, s podemos usar a concordncia ideolgica.

9.Sujeito constitudo por elementos gradativos = verbo no singular ou no plural. Todavia, se houver quebra da gradao, verbo no plural. Exs.: a)Um ms, um ano, uma dcada marca/marcam nossa histria. b)Um dia, uma semana, um ano, um ms documentam nossos interesses. 10.Sujeito formado por pronomes pessoais distintos: a concordncia ser respeitando a precedncia dos
42

pronomes pessoais. Temos apenas trs pronomes pessoais do caso reto: EU/ TU/ ELE. O plural do pronome eu ns, o plural do pronome tu vs e o plural do pronome ele eles. No exemplo Tu, eu e ela iremos ao clube, o sujeito est constitudo por trs pronomes pessoais. Sendo eu o pronome de primeira pessoa do singular, ter precedncia, proporcionando a flexo do verbo na 1a pessoa do plural . Todavia, no ltimo exemplo abaixo, a flexo do verbo na 2a pessoa do plural tambm correta, gramaticalmente, embora seja norma popular ou coloquial culta. Geralmente em concursos pblicos, o enunciado da questo exige apenas o uso da norma culta. Exs.; a)Tu, eu e ela iremos ao clube. b)Ir/Iremos ela e eu ao clube. c)Ele e tu ireis/iro ao clube.

11.Mais de um(a) integrando o sujeito = faa a concordncia com o ncleo do sujeito. a)Mais de uma menina morreu. b)Mais de um menino, mais de uma garota morreram. c)Fugiu/Fugiram mais de um preso, mais de um suspeito. d)Mais de um grupo de crianas correu/correram. e)Mais de um jogador abraaram-se / abraou-se com a taa.

12.Um dos que/Uma das que = verbo no singular ou no plural. a)Ela foi uma das que gritou/gritaram. b)Virgnia uma das que acredita/acreditam no projeto. 13.Verbo SER : 13.1Ao indicar tempo/hora, a flexo do verbo SER ser com o ncleo do adjunto adverbial de tempo. Mas se usarem os termos cerca de, perto de, prximo de, a flexo no singular relacionando o verbo com essas expresses tambm prudente gramaticalmente. 13.2Ao empregar o verbo SER indicando data, a concordncia ser com o ncleo do adjunto adverbial de tempo que comunica a data da semana, ou seja, com a palavra dia que geralmente fica implcita. Ou voc a considera implcita antes do n umeral, ou voc a considera implcita aps o numeral. Todavia, para o primeiro dia do ms no use numeral cardinal; use apenas ordinal. 13.3Quando o verbo SER estiver relacionado a substantivo e a pronome pessoal do caso reto, a precedncia ser com o pronome relativo, impedindo a concordncia com o substantivo. a) uma hora. b)So seis horas. c)Devem ser trs horas. d) /So cerca de quatro horas. e)Hoje 29 de julho de 2002. / Hoje so 29 de julho de 2002. f)Alegria somos ns.
43

g)Eu no sou ele. h)Ele no sou eu. i)Ele ele. j)Os brasileiros somos ns. k)Tudo / so flores. [ ambas flexes verbais corretas ]

14.Sujeito constitudo por termos pluralcios : Os termos grifados nos exemplos abaixo so pluralcios, ou seja, usados apenas no plural. comum encontrar registros dizendo que o verbo concorda com o artigo. Tal argumento est incorreto. Artigo se relaciona com substantivo, estabelecendo concordncia nominal. No primeiro exemplo abaixo, o sujeito do verbo participaram Os Estados Unidos, sendo Estados Unidos o ncleo. Ora, nada mais coerente que o verbo ir para o plural, concordando com o ncleo do sujeito. J no segundo exemplo, h um termo implcito: pas. Portanto, o verbo participouest concordando com o ncleo do sujeito que a palavra implcita pas. Quanto ao artigo explcito, trata-se do adjunto adnominal do sujeito, cujo ncleo j verificamos que est implcito. E quanto ao termo pluralcio Estados Unidos? Este o aposto. Temos em uso do aposto especificativo ( substantivo comum seguido de substantivo prprio ). o nico aposto que no recebe pontuao. Na terceira exemplificao abaixo, o sujeito est completamente implcito, ficando apenas explcito o aposto especificativo Estados Unidos . E quando o sujeito for constitudo por um termo pluralcio que constitui o nome de uma obra artstico-literria? No quanto exemplo, empregue o verbo na terceira pessoa do plural, tendo Os Sertes como sendo sujeito, ou use o verbo PARTICIPAR na terceira pessoa do singular, tendo o termo Os Sertes como sendo aposto. Neste ltimo caso, o sujeito est completamente implcito ( a obra, o texto, o livro ). a)Os Estados Unidos participaram. b)O Estados Unidos participou. c)Estados Unidos participou. d)Os Sertes refletem/reflete valores do nordeste. e)Os Alpes proporcionam riquezas. f)Minas Gerais rica.

15.Cada um(uma) = Verbo no singular, quando no repetido; verbo no plural, quando repetido. que o termo Cada um(a) expressa a individualizao de aes. Quando o termo estiver repetido, leva-se em considerao a soma de individualizaes de aes. a)Cada um dos curiosos permaneceu na rua. b)Cada um dos diretores, cada um dos professores pediram ajuda aos discentes. 16.Sujeito formado por pronome indefinido + determinante = Se o pronome indefinido estiver no singular, verbo no singular, concordando com o pronome indefinido. Porm, se o pronome indefinido estiver no plural, o verbo concorda com o pronome indefinido, ou o verbo concorda com o determinante. a)Alguns de ns escolhero/escolheremos os anncios que... b)Algum de ns escolher os anncios que...

44

17.HAJA VISTA a)Haja vista os crimes cometidos, necessrio... b)Hajam vista os crimes cometidos, necessrio... c)Haja vista aos crimes cometidos, necessrio... d)Hajam vista aos crimes cometidos, necessrio... e)Haja visto os crimes cometidos, necessrio... [V] [V] [V] [F] [F]

Aps haja vista a preposio a optativa. Usando a preposio, haja vista no varia. No empregando a preposio, ou se flexiona o primeiro elemento, ou permanece invarivel todo o termo em estudo ( haja vista ) vista nunca varia.

APLICAO

Leia o texto a seguir para responder questo 1. Texto 1 Por ltimo, afirmam-se que os episdios envolvendo os policiais militares de Minas, que desencadearam um efeito domin em vrios Estados, e as exibies de delitos graves, que chocaram a opinio pblica nacional e internacional, como os casos da favela Naval e de Cidade de Deus, motivaram o governo federal e o Congresso a estabelecer um amplo debate sobre modificaes das polcias no Brasil, que at agora se mostrou infrutfero. A proposta de emenda constitucional elaborada pelo governador Mrio Covas, que unificava as funes de polcia, nem sequer foi discutida naquele momento, e algumas questes pontuais tambm deixaram de constar da agenda poltica federal. A resistncia a mudanas estruturais nas polcias e a falta de uma poltica nacional de segurana pblica tambm alimenta a violncia. A questo : quem quer um novo modelo de polcia? - Benedito Domingos Mariano, socilogo

1. Julgue os itens a seguir. ( ) O verbo motivaram [ linha 4 ] concorda com o sujeito composto. ( ) Em vez de ... motivaram o governo federal e o Congresso a estabelecer... [ linha 4 ], tambm estaria correto: ... motivaram o governo federal e o Congresso a estabelecerem... ( ) Em ... quem quer um novo modelo de polcia? [ linhas 10,11], o verbo concorda com a terceira pessoa do singular em virtude de o sujeito estar indeterminado. ( ) Em ... e algumas questes pontuais tambm deixaram de constar da agenda poltica federal [ linhas 7,8], o verbo tambm poderia concordar com o termo agenda poltica federal[ linha 8 ] ( ) No trecho A resistncia a mudanas estruturais nas polcias e a falta de uma poltica nacional de
45

segurana publica tambm alimenta a violncia[ linhas 9,10], a concordncia verbal est correta. ( ) Em ,,, afirmam-se que os episdios envolvendo os policiais militares de Minas(...) motivaram... [ linhas 1 a 4 ], a concordncia do verbo destacado est incorreta.

CONCORDNCIA NOMINAL Consiste no estudo de relaes entre adjetivo e substantivo, pronome e substantivo, artigo e substantivo, numeral e substantivo. ,enfim, a relao entre nomes.

Condio Geral: 01. O nome impe seu gnero e seu nmero a seus determinantes e aos pronomes que o substituem. a)Meu irmo, minhas irms, dois reis, duas rainhas, este tronco, estas rvores. b)Comprei alguns livros e j os li. 02. Um determinante se referindo a mais de um substantivo 2.1Quando o determinante vem depois dos substantivos: A concordncia do adjetivo com o substantivo mais prximo, sendo adjunto adnominal; a concordncia ser com o substantivo mais prximo ou com todos os substantivos, sendo o adjetivo predicativo. a)Ele se perdeu em bosques e vales escuros. b)Ele se perdeu em florestas e cavernas escuras c)Ele se perdeu em florestas e vales escuros d)Ele se perdeu em vales e florestas escuras e)Comprei um livro e uma revista importados f)Comprei um livro e uma revista importada 2.2Quando o determinante vem antes dos nomes: a concordncia ser com o substantivo mais prximo. Todavia, se os substantivos forem nomes de pessoa, o adjetivo concorda com todos os ncleos, apenas. a)Sua mulher e filhos tinham viajado. b)Voc escolheu m hora e lugar para o nosso encontro c)Voc escolheu mau lugar e hora para o nosso encontro. d)Os destemidos Csar e Napoleo...

1.Um determinante [ predicativo do sujeito ] : observe a concordncia verbal e acompanhe com a concordncia nominal. a)O clima e a gua eram timos.
46

b)Eram timos o clima e a gua. c)Era timo o clima e a gua. d)Era tima a gua e o clima. 2.Um determinante [ predicativo do objeto ]: a concordncia ser com o substantivo mais prximo ou com todos os substantivos. Porm, se o contexto no permite a concordncia com todos os ncleos, claro que a concordncia ser apenas com o mais prximo ( exemplo c ). a)Considero o chapu e o colete suprfluo(s) b)Considero a gravata e a blusa suprflua(s) c)Comi uva e carne frita d)Considero suprflua(os) a gravata e o terno. 05. Um substantivo para mais de um adjetivo: se o substantivo estiver no plural, no use artigo ou qualquer adjunto adnominal antes do segundo adjetivo; se o substantivo estiver no singular, necessrio o emprego de artigo ou de qualquer adjunto adnominal antes do segundo adjetivo, pois ser o cone a deixar implcito o substantivo antes empregado no singular. a)Ele conhece bem as lnguas grega e latina b)Ele conhece bem a lngua grega e a latina 06. Embora o predicativo deva concordar com o sujeito, h casos em que isso no ocorre, assumindo o gnero masculino. Aparentemente, porque, na realidade, trata-se de uma reminiscncia do gnero neutro em latim. Isso ocorre quando a palavra feminina aparece sem nenhuma determinao, tomando um sentido vago, abstrato. Assim: a)Pinga no bom para a sade. b) proibido entrada. c)Cerveja permitido. d) necessrio coragem. To logo esses substantivos recebam uma determinao, a concordncia passa a ser com o gnero do substantivo. a)A cerveja boa b)Esta pinga no boa para a sade. c) ardida a pimenta. 07. O particpio concorda com seu substantivo a)Estabelecidas essas premissas, vamos concluso. b)Postos estes fundamentos, pode-se afirmar que... Todavia, se o particpio integrar uma locuo vergal, apenas se flexiona o particpio na voz passiva analtica. a)Ele tem participado
47

b)Eles tm participado c)Tm-se entregue os materiais d)Esto sendo elaborados os dados 08. ANEXO / INCLUSO / APENSO / JUNTO Concordam com quem se relacionam. Porm, ANEXO precedido da preposio EM no varia. a)As estatsticas vo anexas ao relatrio. b)Os grficos inclusos esclarecem a tese. c)O formulrio e a carta esto apensos. d) ficha est anexo o ofcio. e)As fichas seguem em anexo

09.

MEIO

Pode ser substantivo, adjetivo, numeral e advrbio. S no se flexiona quando advrbio. a)O que ela disse apenas meia verdade. b)Ela ficou meio tonta. c)Ao meio-dia e meia, samos. d)Ao meio-dia e meio defronte farmcia, ficamos. e)Meias palavras bastam f)Bebi meia chvena de caf.

10. MENOS / PSEUDO / A OLHOS VISTOS so sempre invariveis a)H menos pessoas aqui. b)Ela uma pseudo-advogada c)A crianas continuam a olhos vistos 11. TAL ... QUAL: tal concorda com o substantivo posposto imediatamente a ele; qual concorda com o substantivo posposto imediatamente a ele. a)Tal pai, qual filho b)Tal pai, quais filhos 12. OBRIGADO / GRATO / AGRADECIDO concordam com o emissor. a)Obrigada! disse Eliane aos coordenadores. b) - Ns estamos gratos. c)Obrigados! falaram os convidados. d)Agradecidos esto Lourdes e Marcos.
48

13. S / SS / A SS a)S estamos ns. ( invarivel, pois o termo grifado advrbio ) b)Ss, estamos ns. ( o termo grifado predicativo do sujeito, concordando com o sujeito ) c)Elas esto ss. ( trata-se de um adjetivo, concordando com seu sujeito ) d)Elas esto a ss.( a locuo a ss no se flexiona ) e)S estudamos Contabilidade. ( trata-se de um advrbio de limitao, no se declinando ) f)Ss, estudamos Contabilidade. ( flexiona-se, pois adjetivo/predicativo do sujeito ) 14. MAL / MAU : MAL: Advrbio ( invarivel ) * O advrbio mantm relao com um verbo, com um adjetivo ou com outro advrbio ) Conjuno subordinada adverbial temporal ( invarivel ) Substantivo ( varivel ) * O mal / os males MAU : Adjetivo ( varivel: mau/m/maus/ms ) a)Mal chegamos, pediram satisfaes. [ conjuno subordinada adverbial temporal ] b)Conduzimos mal os trabalhos. [ advrbio ] c)Ele mau. [ adjetivo ] d)Ela m. [ adjetivo ] e)Ms pessoas assaltaram aquele homem idoso. [ adjetivo ] f)O mal destri o homem; o bem edifica-o [ substantivo ] 15. QUITE / ALERTA * QUITE varia em nmero , apenas. * ALERTA s varia quando for substantivo

a)Ela est quite, mas ns no estamos quites. b)Ela est alerta. c)Elas esto alerta. d)Alerta e preocupadas continuam as garotas. e)Os americanos esto alerta aos alertas. 16. CARO / BARATO Quando advrbios, invariveis; quando adjetivos, flexionam-se. b)As laranjas custaram caro. [ V / F ] * Verdadeiro c)As cebolas foram caras. [ V / F ] * Verdadeiro d)Aquelas caras mangas custaram barato, naquela outra loja. [ V / F ] * Verdadeiro e)Champanhe caro, amigo.[ V / F ] * Verdadeiro 17. O PRONOME RELATIVO CUJO : Flexiona-se em gnero e nmero.
49

f)O livro cuja as pginas me referi est sobre a mesa. [ V / F ] * Falso. Correo: O livro a cujas pginas me referi est sobre a mesa. g)A revista cujo textos li ontem sumiu. [ V / F ] * Falso. Correo: A revista cujos textos li ontem sumiu. h)A menina de cuja beleza aludiram com entusiasmo viajou. [ V / F ] * Falso. Correo: A menina a cuja beleza aludiram com entusiasmo viajou. No use artigo aps o pronome relativo cujo. O pronome relativo cujo concorda nominalmente com o substantivo que o segue. Caso a orao que apresente o pronome cujo pea preposio, use-a antes do pronome relativo.

10 Regncia nominal e verbal. a parte da Gramtica Normativa que estuda a relao entre dois termos, verificando se um termo serve de complemento a outro. A palavra ou orao que governa ou rege as outras chama-se regente ou subordinante; os termos ou orao que dela dependem so os regidos ou subordinados. Ex.: Aspiro o perfume da flor. (cheirar)/ Aspiro a uma vida melhor. (desejar) Regncia verbal 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposio a e no pela preposio em. Ex.: Vou ao dentista./ Cheguei a Belo Horizonte. 2- Morar/ residir normalmente vm introduzidos pela preposio em. Ex.: Ele mora em So Paulo./ Maria reside em Santa Catarina. 3- Namorar no se usa com preposio. Ex.: Joana namora Antnio. 4- Obedecer/desobedecer exigem a preposio a. Ex.: As crianas obedecem aos pais./ O aluno desobedeceu ao professor. 5-Simpatizar/ antipatizar exigem a preposio com. Ex.: Simpatizo com Lcio./ Antipatizo com meu professor de Histria. Verbos que apresentam mais de uma regncia 1 - Aspirar a- no sentido de cheirar, sorver: usa-se sem preposio. Ex.: Aspirou o ar puro da manh. b- no sentido de almejar, pretender: exige a preposio a. Ex.: Esta era a vida a que aspirava. 2 - Assistir a) no sentido de prestar assistncia, ajudar, socorrer: usa-se sem preposio. Ex.: O tcnico assistia os jogadores novatos. b) no sentido de ver, presenciar: exige a preposio a. Ex.: No assistimos ao show. c) no sentido de caber, pertencer: exige a preposio a. Ex.: Assiste ao homem tal direito.

50

d) no sentido de morar, residir: intransitivo e exige a preposio em. Ex.: Assistiu em Macei por muito tempo. 3 - Esquecer/lembrar a- Quando no forem pronominais: so usados sem preposio. Ex.: Esqueci o nome dela. b- Quando forem pronominais: so regidos pela preposio de. Ex.: Lembrei-me do nome de todos. 4 - Visar a) no sentido de mirar: usa-se sem preposio. Ex.: Disparou o tiro visando o alvo. b) no sentido de dar visto: usa-se sem preposio. Ex.: Visaram os documentos. c) no sentido de ter em vista, objetivar: regido pela preposio a. Ex.: Viso a uma situao melhor. 5 - Querer a) no sentido de desejar: usa-se sem preposio. Ex.: Quero viajar hoje. b) no sentido de estimar, ter afeto: usa-se com a preposio a. Ex.: Quero muito aos meus amigos. 6 - Proceder a) no sentido de ter fundamento: usa-se sem preposio. Ex.: Suas queixas no procedem. b) no sentido de originar-se, vir de algum lugar: exige a preposio de. Ex.: Muitos males da humanidade procedem da falta de respeito ao prximo. c) no sentido de dar incio, executar: usa-se a preposio a. Ex.: Os detetives procederam a uma investigao criteriosa. 7 - Pagar/ perdoar a) se tem por complemento palavra que denote coisa: no exigem preposio. Ex.: Ela pagou a conta do restaurante. b) se tem por complemento palavra que denote pessoa: so regidos pela preposio a. Ex.: Perdoou a todos, 8 - Informar a) no sentido de comunicar, avisar, dar informao: admite duas construes: 1) objeto direto de pessoa e indireto de coisa (regido pelas preposies de ou sobre). Ex.: Informou todos do ocorrido. 2) objeto indireto de pessoa ( regido pela preposio a) e direto de coisa. Ex.: Informou a todos o ocorrido. 9 - Implicar a) no sentido de causar, acarretar: usa-se sem preposio. Ex.: Esta deciso implicar srias conseqncias. b) no sentido de envolver, comprometer: usa-se com dois complementos, um direto e um indireto com a preposio em. Ex.: Implicou o negociante no crime. c) no sentido de antipatizar: regido pela preposio com.
51

Ex.: Implica com ela todo o tempo. 10- Custar a) no sentido de ser custoso, ser difcil: regido pela preposio a. Ex.: Custou ao aluno entender o problema. b) no sentido de acarretar, exigir, obter por meio de: usa-se sem preposio. Ex.: O carro custou-me todas as economias. c) no sentido de ter valor de, ter o preo: usa-se sem preposio. Ex.: Imveis custam caro.

Regncia Nominal Alguns nomes tambm exigem complementos preposicionados. Conhea alguns: acessvel a acostumado a, com adaptado a, para afvel com, para com aflito com, em, para, por agradvel a alheio a, de alienado a, de aluso a amante de anlogo a ansioso de, para, por apto a, para atento a, em averso a, para, por vido de, por benfico a capaz de, para certo de compatvel com compreensvel a comum a, de constante em contemporneo a, de contrrio a curioso de, para, por desatento a descontente com desejoso de desfavorvel a
52

devoto a, de diferente de difcil de digno de entendido em equivalente a erudito em escasso de essencial para estranho a fcil de favorvel a fiel a firme em generoso com grato a hbil em habituado a horror a hostil a idntico a impossvel de imprprio para imune a incompatvel com inconseqente com indeciso em independente de, em indiferente a indigno de inerente a insacivel de leal a lento em liberal com medo a, de natural de necessrio a negligente em nocivo a ojeriza a, por paralelo a parco em, de passvel de perito em
53

permissivo a perpendicular a pertinaz em possvel de possudo de posterior a prefervel a prejudicial a prestes a propenso a, para propcio a prximo a, de relacionado com residente em responsvel por rico de, em seguro de, em semelhante a sensvel a sito em suspeito de

11 Significao das palavras. Sinnimos So palavras que possuem significados iguais ou semelhantes. Exemplo: O faturista retificou o erro da nota fiscal. O faturista corrigiu o erro da nota fiscal. A criana ficou contente com o presente. Eles ficaram alegres com a notcia. Antnimos So palavras que apresentam significados opostos, contrrios. Exemplo: Precisamos colocar ordem nessa baderna, pois j est virando anarquia.
54

Cinco jurados condenaram e apenas dois absolveram o ru. Homnimos So palavras que apresentam a mesma pronncia ou grafia, mas significados diferentes. Exemplo: Eles foram caar, mas ainda no retornaram. (caar prender, matar) Vo cassar o mandato daquele deputado. (cassar ato ou efeito de anular) Os homnimos podem ser: Homnimos homgrafos; Homnimos homfonos; Homnimos perfeitos. Homnimos homgrafos So palavras iguais na grafia e diferentes na pronncia. Exemplos: Almoo () substantivo Almoo () verbo Jogo () substantivo Jogo () verbo Para preposio Pra verbo Homnimos homfonos So palavras que possuem o mesmo som e grafia diferente. Exemplos: Cela quarto de priso Sela arreio Coser costurar Cozer cozinhar Concerto espetculo musical Conserto ato ou efeito de consertar

55

Homnimos perfeitos So palavras que possuem a mesma pronncia e mesma grafia. Exemplos: Cedo verbo Cedo advrbio de tempo Sela verbo selar Sela arreio Leve verbo levar Leve pouco peso Parnimos So palavras que possuem significados diferentes e apresentam pronncia e escrita parecidas. Exemplos: Emergir vir tona Imergir afundar Infringir desobedecer Infligir aplicar Relao de alguns homnimos Acender pr fogo Ascender subir Acento sinal grfico Assento tampo de cadeira, banco Ao metal Asso verbo (1 pessoa do singular, presente do indicativo) Banco assento com encosto Banco estabelecimento que realiza transaes financeiras. Cerrar fechar Serrar cortar Cesso ato de ceder Sesso reunio Seco/seo - diviso Cesto - cesta pequena Sexto numeral ordinal Cheque ordem de pagamento Xeque lance no jogo de xadrez Xeque entre os rabes, chefe de tribo ou soberano Concerto sesso musical
56

Conserto reparo, ato ou efeito de consertar Coser costurar Cozer cozinhar Expiar sofrer, padecer Espiar espionar, observar Esttico imvel Exttico posto em xtase, enlevado Estrato tipo de nuvem Extrato trecho, fragmento, resumo Incerto indeterminado, impreciso Inserto introduzido, inserido Chcara pequena propriedade campestre Xcara narrativa popular Relao de parnimos Absolver perdoar Absorver sorver Acostumar habituar-se Costumar ter por costume Acurado feito com cuidado Apurado refinado Afear tornar feio Afiar amolar Amoral indiferente moral Imoral contra a moral, devasso Cavaleiro que anda a cavalo Cavalheiro homem educado Comprimento extenso Cumprimento saudao Deferir atender Diferir adiar, retardar Delatar denunciar Dilatar estender, ampliar Eminente alto, elevado, excelente Iminente que ameaa acontecer Emergir sair de onde estava mergulhado Imergir mergulhar Emigrar deixar um pas Imigrar entrar num pas Estdio praa de esporte Estgio aprendizado Flagrante evidente Fragrante perfumado Incidente circunstncia acidental
57

Acidente desastre Inflao aumento geral de preos, perda do poder aquisitivo Infrao violao tico relativo ao ouvido ptico relativo viso Peo homem que anda a p Pio brinquedo Plaga regio, pas Praga maldio Pleito disputa eleitoral Preito homenagem POLISSEMIA o fato de uma palavra ter mais de uma significao. Exemplo: Estou com uma dor terrvel na minha cabea. (parte do corpo) Ele o cabea do projeto. (chefe) Graves razes fizeram-me contratar esse advogado. (importante) O piloto sofreu um grave acidente (trgico) Ele comprou uma nova linha telefnica. (contato ou conexo telefnica) Ns conseguimos traar a linha corretamente. (trao contnuo duma s dimenso) DENOTAO E CONOTAO As palavras podem ser usadas no sentido prprio ou figurado. Exemplo: Janine tem um corao de gelo. (sentido figurado) Sempre tomo usque com gelo. (sentido prprio) DENOTAO uso da palavra com seu sentido original, usual. Exemplo:

58

A torneira estava pingando muito. O sol brilhava intensamente hoje. CONOTAO o uso da palavra diferente do seu sentido original. Exemplo: Ele tem um corao de manteiga. um verdadeiro mar de emoes essa msica. SNTESE DO TUTORIAL Vimos nesse tutorial os seguintes itens: Sinnimos - so palavras que possuem significados iguais ou semelhantes. Antnimos so palavras que possuem significados opostos, contrrios. Homnimos so palavras que apresentam a mesma pronncia ou grafia, mas possuem significados diferentes. Eles podem ser: homnimos homgrafos so palavras iguais na grafia e diferentes na pronncia -; homnimos homfonos so palavras que possuem o mesmo som e grafia diferente -; homnimos perfeitos so palavras que possuem a mesma pronncia e grafia, mas significados diferentes. Parnimos so palavras que possuem significados diferentes, mas apresentam pronncia e grafia parecidas. Polissemia o fato de uma palavra ter mais de uma significao. Denotao o uso das palavras com seu sentido original, usual. Conotao o uso das palavras diferente do sentido original.

59

12 Redao de correspondncias oficiais: Manual de Redao da Presidncia da Repblica. Segue em anexo na apostila

60

You might also like