You are on page 1of 5

Resumo Aula-tema 01: O mundo como voc v.

O cenrio contemporneo nos impe constantes transformaes e mudanas e cada indivduo compreende-as de forma particular, pois depende da viso de mundo que possui.

Viso de mundo a forma pela qual vemos, percebemos e interpretamos o mundo e nos ajuda a tomar decises e responder constantemente s necessidades. A viso de mundo que temos se baseia no modo como percebemos a realidade e isso inclui, valores pessoais, crenas e atitudes que iro influenciar a forma como agimos e reagimos s diferentes situaes cotidianas. Se a sua viso de mundo mais mecanicista voc tender a desmembrar um problema - ou um acontecimento qualquer -, em diversas partes, buscando entender seu funcionamento antes de dar uma resposta, mas se for uma viso sistmica, entender que as partes esto intimamente ligadas e tender a ver o conjunto dos dados - o todo. Nestes casos, a busca por respostas ter um curso de ao diferente, mas no se pode dizer que h uma viso melhor ou pior de mundo, pois tudo depende de cada realidade.

Nota-se que alguns fenmenos recentes como: as mudanas de ordem econmica, financeira e poltica de integrao dos mercados mundiais denominada Globalizao e a evoluo tecnolgica e cientfica (nanotecnologia, por exemplo); tem gerado preocupao com a sustentabilidade do planeta, a diminuio dos recursos naturais e, conseqentemente vem modificando a nossa viso de mundo, por abalar conceitos j enraizados e exigir novas formas de atuao inimaginveis num passado recente.

Os valores que possumos tm fundamental importncia na formao de nossa viso de mundo, uma vez que estes so a base na formao das atitudes e orientam a vida de pessoas, organizaes e pases. A sociedade humana fundamenta-se em alguns valores fundamentais, essencialmente: econmicos, ticos, emocionais e espirituais.

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

De acordo com sua viso de mundo, o homem pode tomar uma atitude mais passiva e buscar se adaptar s mudanas, ou uma atitude mais ativa, mudando, transformando e/ou inovando a sua realidade. Importa saber como as mudanas esto lhe afetando e quais so as possveis implicaes pessoais ou profissionais que elas produzem em cada um.

Tendo em vista que o mundo est em transformao constante, a nossa percepo de futuro tambm precisa ser dinmica, portanto atualizar-se, buscando conhecer as tendncias, possibilidades de inovao e problemas futuros fundamental.

vlido lembrar que, por meio da nossa viso de mundo temos a opo de decidir e a possibilidade de influenciar o futuro. No deixe de exercitar a sua viso de mundo. A cada exerccio, melhoramos enquanto observadores, melhoramos como participantes desse universo e passamos a compreender melhor o cenrio em que estamos inseridos.

Conceitos Fundamentais

Mundo contemporneo- o mundo que vivemos hoje e foi historicamente influenciado por eventos diversos, especialmente as grandes guerras mundiais que marcaram o sculo XX e trouxeram mudanas significativas ao sculo XXI.

Viso de mundo- perspectiva pela qual o indivduo observa e analisa o mundo ao seu redor, extraindo suas opinies e baseando seu modo de ao.

Competncias individuais- o resultado da unio de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem ao indivduo desempenhar com eficcia determinadas tarefas.

Fenmeno- acontecimento observvel, literalmente algo que pode ser visto.

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Projetar- representar algo futuro por meio de estimativas.

Predizer - antecipar-se ao futuro, profetizar algo.

Criatividade- processo mental de gerao de novas ideias.

Inovao- a implementao de algo novo ou significativamente melhorado. a criatividade colocada em prtica.

Viso linear e hierrquica- considerada uma viso mecanicista onde os acontecimentos so vistos numa relao estrita de causa e efeito. Busca-se sempre uma resposta certa e tudo deve ser determinado objetivamente. Os fenmenos so divididos em partes e componentes cada vez menores para serem analisados e explicados.

Viso sistmica ou holstica - consiste na compreenso do todo a partir de uma anlise global das partes e da interao entre estas. Como holstico entende-se que o conjunto no mera soma de todas as partes, mas as partes compem o todo, e o todo que determina o comportamento dessas partes.

Valores- so normas, princpios ou padres aceitos ou mantidos pelas pessoas ou sociedade, nos quais o homem se baseia para atuar.

Globalizao- fenomeno que diminuiu as barreiras entre os pases em termos comerciais, de integrao socio-cultural e poltica, impulsionada pelo aumento da tecnologia da informao que facilitou a comunicao, a mobilidade e as transaes financeiras entre os continentes.

Evoluo tecnolgica mudanas e melhorias alcanadas nas ultimas dcadas com relao aos recursos computacionais, meio de comunicao e aparatos tecnolgicos que auxiliam o homem nas diversas atividades de sua vida.

Tecnologia da informao- a somatria dos recursos tecnolgicos e computacionais que so utilizados para armazenamento, processamento e comunicao da informao.
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Realidade virtual- visa recriar ao mximo a sensao de realidade para um indivduo, com o uso de tcnicas e de equipamentos de informtica (computadores) que ajudem a reproduzir ambientes reais. Sustentabilidadei- envolve encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das prximas geraes de suprir as prprias necessidades. Ecossistema - conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada regio incluindo animais, plantas e bactrias.

Biodiversidade- diz respeito a diversidade (variedade) de natureza viva, incluindo plantas, animais e bactrias.

Atitudes- tendncia de uma pessoa a julgar fatos ou pessoas como favorveis ou desfavorveis, bons ou ruins, desejveis ou indesejveis.

Crenas- relativa convico sobre determinada ideia, independente de sua realidade objetiva, pois sofre infuncia de fatores subjetivos e das convices pessoais, no estando necessriamente ligada a provas concretas.

Referncia BONFIM, T. R.; CAMPOS, K. C. L.; CINTRA, J. C.; OZAKI, Y. Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Valinhos: Anhanguera Publicaes, 2011.

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

i TermoedefiniosugeridaporGroHarlemBrundtland,RevistaVeja.EdioEspecial.Dez2010.

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

You might also like