You are on page 1of 5

Sumrio

1-Introduo 2-Desenvolvimento a) Conceito b) Cenrio c) Figurino d) Texto 3-Concluso 4-Bibliografia

1-Introduo
Este trabalho visa apresentar uma observao feita em ambiente controlado, onde uma criana introduzida prtica do Faz de conta, tendo que elaborar todo o cenrio, figurino e acima de tudo o texto do monlogo ou dilogo. Exibindo para isso uma observao de um texto captado durante uma brincadeira de faz de conta com alguns indivduos.

2-Desenvolvimento

a)

Conceito

A prtica do faz de conta nas rodas de brincadeiras infantis muito comum, pois a mentalidade infantilmente alienada da criana torna essa prtica muito corriqueira. No faz de conta, a liberdade de expresso chega aos seus limites, beirando o inimaginvel. Pode-se ser o que quiser e como as crianas querem ser muitas coisas e pessoas, alm de seres abstratos, a brincadeira pode perdurar por horas e horas. Portanto podemos definir o faz de conta como toda a pratica ldica onde o individuo pode assumir o papel que quiser e pelo tempo que quiser, tambm utilizar-se dos textos que achar melhor. Mas existem regras sintticas para esse cenrio se desenrole de forma fluente. Irei expor nos prximos tpicos, alguns fatores que so muito relevantes no decorrer do faz de conta.

b)

Cenrio

Os cenrios do faz de conta so todos os locais fsicos ou imaginrios onde a atividade acontece. Uma casa, uma poltrona, o cho, um lago enfim, qualquer lugar; mas o cenrio pode ser crucial para o desenrolar da atividade, pois pode sugerir um tema para o faz de conta, influenciando at mesmo no texto falado ou mentalizado durante a prtica. O cenrio tambm pode afetar na escolha dos figurinos e dos personagens abordados durante o faz de conta.

c)

Figurino

O figurino compe todos os apetrechos utilizados sobre o corpo ou parte do cenrio durante o faz de conta. Podem ser utilizados, desde brinquedos at elementos naturais ao ambiente onde o cenrio construdo; a roupa que a criana veste usualmente passa a ser objeto secundrio do figurino.

Uma folha, uma pedra, um cip, barbante ou at mesmo uma flor pode ser um elemento mstico, mgico, extraterrestre ou futurstico quando empregado no figurino desses indivduos.

d)

Texto

O texto das falas usadas dentro do faz de conta funcionam como um repente, sendo completamente feita de improviso. Assim, praticamente impossvel prever o que ser dito em seguida frase que est sendo dita no instante presente. Quando sozinho, o individuo viabiliza um monlogo muito bem estruturado, muitas vezes at mesmo com entonao de voz diferente para cada personagem, realmente admirvel como pode ser variada a temtica dos indivduos. Lembrando que a habilidade de criar esses dilogos cresce ou diminui de acordo com a faixa etria dos indivduos Vejamos a seguir o texto resultado da observao feita: O texto a seguir resultado da observao de uma atividade recreativa entre dois irmos gmeos, biviterinos, sendo um indivduo do sexo masculino e outro do sexo feminino, ambos com 7,5 anos de idade.

Menino: Vamos brincar de super heri? Menina: Vamos, mas quem voc quer ser? Menino: Sou o Homem Aranha e voc pode ser a Mulher Gato. Menina: No, eu quero ser a Saori (personagem do desenho animado
Cavaleiros do Zodaco) [ela pega uma vassoura do cenrio e emprega em seu figurino com se fosse o cetro mgico da personagem]

Menino: Ta bom, vamos fazer assim, voc estava presa e eu vou lutar contra
o Duende pra te salvar.

Menina: Mas no tem Duende nos Cavaleiros do Zodaco! No pode, tem


que ser contra um cavaleiro negro...

Menino: Vamos fazer assim, eu veno o Duende e depois salvo voc do


cavaleiro. Pode ser?

Menina: Pode, ento eu vou ficar presa aqui, eu estou enfeitiada pelo
cavaleiro negro e estou dormindo at algum tomar meu cetro que foi roubado por ele. [ela se deita no cho e finge estar dormindo, mas sempre levanta a cabea para ver o que ele est fazendo].

Menino:Ta, deita a ento, eu vou pegar o Duende de surpresa e depois vou


atrs do cavaleiro. [ele comea a lutar com um inimigo imaginrio, produzindo vrios gritos e sons tpicos de uma luta corporal.

Menina: T demorando muito, cad voc? Eu estou quase morrendo. [ela


levanta a cabea e depois volta posio que estava].

Menino: Pera a, o Duende muito forte, no fcil vencer ele. Estou usando
tudo o que tenho, mas est difcil. [para respond-la, ele para em uma posio como se estivesse medindo foras com um inimigo, olha para trs e retorna Para a luta imaginria].

Menina: Mas mata ele logo, eu estou muito fraca, assim eu vou morrer. Menino: Agora o seu fim Duende. [ele pula com se estivesse pulando em
cima de algum cado e finaliza sua luta imaginria. Com o peito estufado e uma postura ereta, ele se aproxima dela].

Menina: No se aproxime, uma armadilha, o cavaleiro negro vai te matar.


[ela se levanta e faz uma entonao de voz como se estivesse muito enfraquecida]

Menino: Cavaleiro negro, no vou perdoar voc por ter enfeitiado a Saori.
[ele corre em direo ao nada e comea uma luta ainda mais alucinante que a primeira, seus movimentos e sons emitidos so muito mais intensos e dessa vez ele faz gestos e movimentos de quem est apanhando tambm].

Menina: Homem Aranha, meu cetro; da ele pra mim. [ela levanta uma das
mos e a estende para receber a vassoura].

Menino: Rpido, pega ele aqui, use seu poder para ajudar na luta. Rpido!
[ele entrega a vassoura na mo dela e ela se levanta como se acabasse de renascer das cinzas, com uma pose de princesa e aponta a vassoura para ele].

Menina: Receba a Fora da deusa Athena! [ela comea a fazer uma


expresso de esforo fsico e mental, lanando seu poder para que ele se fortifique e possa vencer se inimigo imaginrio].

Menino: Agora sim, estou muito mais forte, voc no tem chance cavaleiro,
vou te derrotar! [ele acentua ainda mais sua luta e com gritos de muita garra, finaliza seu oponente imaginrio].

Menina: Voc conseguiu me salvar Homem Aranha, vou nomear voc um


cavaleiro de Athena. Ajoelha. [ele ajoelha em sua frente enquanto ela toca a vassoura na cabea dele e ambos encerram o cenrio imaginrio da batalha].

4-Concluso
Ao final desse trabalho podemos concluir que por se tratar de algo muito amplo, o faz de conta uma prtica sem fronteiras e sem limites. Um indivduo que se apoia em sua criatividade para desenvolver textos improvisados com tamanha riqueza tem que ser exaltado e a pratica dessa modalidade de figurao, o faz de conta, deve ser estimulado. Cabe a ns educadores saber como transformar isso em material pedaggico de utilidade no desenvolvimento do indivduo em sua total capacidade de fabular e criar em seu microuniverso dentro do macrouniverso do faz de conta.

5-Bibliografia

Site da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG

http://www.ufjf.br

Altmann, J. (1974). Observational study of behaviour: Sampling methods. Behaviour, 49, 227-267. Archer, J. (1992). Childhood gender roles: Social context and organization. Em H. McGur (Ed.), Childhood social development: contemporary perspectives (pp. 31-61). Hove, U.K.: Lawrence Erlbaum Associates. Bekoff, M., & Allen, C. (1998). Intentional communication and social play: how and why animals negotiate and agree to play. Em M. Bekoff, & J. A. Byers (Eds.), Animal play (pp. 97-114). Cambridge. UK: Cambridge University Press. Bekoff, M., & Byers, J. A. (1998). Play: evolutionary, comparative and ecological perspectives. Cambridge, UK: Cambridge University Press. VYGOTSKY, Lev. S. A formao social da mente: o desenvolvimento dos processos psicolgicos superiores. Trad. Jos Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 4 Ed. So Paulo: Martins Fontes, 1991. Captulo 7, O papel do brinquedo no desenvolvimento.

You might also like