You are on page 1of 10

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 10, n. 4, p. 614-623, dez. 2007

Luto inslito, desmentido e trauma: clnica psicanaltica com mes de bebs*

Vera Iaconelli

614
Neste artigo busca-se compreender as dificuldades de elaborao do luto decorrente de bito de feto ou de recmnascido, a que chamaremos genericamente de luto perinatal, a partir das idias de desmentido e trauma. Consideramos que as peculiaridades deste luto, que no costumam ser reconhecidas pelo entorno, acarretam efeitos nefastos no psiquismo da mulher. Efeitos estes observveis na clnica, muitas vezes, por intermdio do restante da prole. Palavras-chave: Psicanlise, luto, psicopatologia, vnculo me-beb

Trabalho apresentado no IV Encontro Latino-Americano dos Estados Gerais da Psicanlise, So Paulo, de 4 a 6 novembro de 2005.

ARTIGOS

Gostaramos de avanar na compreenso das dificuldades de elaborao do luto decorrente de bito de feto ou de recmnascido, a que chamaremos genericamente de luto perinatal, a partir das idias de desmentido e trauma. A princpio reiteramos a noo de que a modernidade lida com as questes relativas morte, evitando o contato com a angstia por meio da negao do sofrimento, alimentando a fantasia onipotente de superao da finitude por intermdio da tecnologia mdica. No podemos deixar de apontar esta forma alienante de contato com o sofrimento como varivel deletria na elaborao do luto, pois acreditamos que, ao lanarmos luz sobre o funcionamento psquico do indivduo, incorremos no risco de ignorar os efeitos da cultura sobre o assunto. No obstante, consideramos imprescindvel uma descrio do psiquismo da mulher que acaba por desvelar-se na situao de perda do beb. Antecipamos o entendimento deste luto como algo inslito, uma vez que suas caractersticas apresentam aspectos incomuns que o tornam incompreensvel e irreconhecvel pelo entorno. H algo da perda deste objeto que no se oferece percepo, ou melhor, parafraseando Freud (1917[1915]), no vislumbramos o que foi perdido no objeto e com o objeto. Observamos que as reaes das pessoas notcia da perda de um beb so sentidas e interpretadas pelos pais como, no mnimo, desconcertantes. Estas mes por vezes ouvem: Calma. Voc jovem e poder ter outros filhos; Volte para casa e desmanche o quartinho; Foi melhor assim... Esta verdadeira negao do sofrimento dos pais funciona como o desmentido da perda e obstrui a possibilidade de representao. O traumtico entendido aqui como algo da ordem de uma experincia, cuja dimenso requer intenso trabalho psquico e que no encontra condies de ser operada. No caso da me enlutada, apontamos a falta de compreenso da sua dor como uma das variveis deletrias para sua consecuo.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 10, n. 4, p. 614-623, dez.2007

615

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

616

Evitamos neste trabalho as inmeras situaes onde o luto encontra obstculos decorrentes do prprio psiquismo da me, dificuldades anteriores perda do beb, para podermos delimitar o tema escolhido. Consideramos, entre as condies sociais oferecidas, os rituais que um determinado grupo observa diante da perda de um ente querido: o tratamento dado ao corpo falecido, procedimentos religiosos, expectativas de recuperao num lapso de tempo. Qualquer um capaz de perceber que a cena de sepultamento no se baseia na realidade da existncia de uma pessoa. Melhor dizendo, ningum se espanta nem considera patolgico o hbito de depositar flores sobre o tmulo de uma pessoa querida. Ao mesmo tempo, sabe-se que, a bem da realidade, a pessoa que se homenageia neste ato no est l. O ritual com o cadver; sua limpeza, vestimenta, velrio, cremao, tudo absolutamente anacrnico quando considerado de forma objetiva. Nem por isso, prescindimos deste prolongamento da existncia do outro como forma de elaborar sua perda. No luto perinatal, nem sempre escutado o desejo dos pais de realizarem procedimentos ritualsticos que fazem parte das demais perdas por morte e, quando so realizados, no deixam de criar certo constrangimento. Estas diferenas no tratamento destes casos revelam uma impossibilidade de atribuir morte de um beb (pr ou ps-termo) o status de morte de filho. No nos cabe avaliar os procedimentos recomendveis em cada ocasio, mas sim ressaltar que o que convm ao entorno e o que desejvel pelos pais nem sempre coincide e que s uma escuta sensvel poder revelar estas diferenas. Vejamos o que se passa no referente me e perceberemos que se trata de uma verdadeira confuso de lngua entre mes de bebs natimortos e pessoas que no tenham passado pelo mesmo evento, ou que, havendo passado, param de reconhec-lo como tal. Se, por um lado, h uma tentativa social de negar a perda, por outro, o psiquismo na gestao apresenta peculiaridades que no costumam nem deveriam aparecer fora dela. Entre elas est a possibilidade de alucinar um beb pronto, acabado, inteiro onde s h concepto.

Do que feito um beb? A chegada de um beb, que possa se constituir como beb humano, pressupe sua espera. na antecipao de sua chegada, tecida a partir de identificaes e fantasias, que algo da ordem da ambincia psquica pode ser construdo para receb-lo. Bleichmar (1994) fala-nos de um compartilhar do psiquismo da me que d emprstimo narcsico ao filhote humano, recuperando um termo em desuso, o ego auxiliar materno:
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 10, n. 4, p. 614-623, dez.2007

ARTIGOS
... nos incios da vida este ego que produz inibies e propicia ligaes do decurso excitatrio no est no incipiente sujeito seno que no semelhante humano, e apenas desde esta perspectiva que se pode falar, retomando uma expresso que caiu bastante em descrdito nos ltimos anos e com acerto , de um ego auxiliar materno, que no prov apenas os recursos para a vida seno que inscreve, de incio, estes recursos em sua potencialidade de pulso de vida, quer dizer, de ordenamento ligador que propicia uma articulao da tendncia regulada descarga. (p. 31-2)

Este espao psquico, que tem seu correlato no real com a construo de um espao fsico quarto, enxoval, transformaes corporais , vai sendo tecido desde as primeiras identificaes da menina com seus pais, nas suas brincadeiras de boneca, em seus sonhos adolescentes. Vemos, muitas vezes, na clnica com mes de bebs, a ansiedade que recai sobre a construo do quarto e do enxoval do beb e todas as crises decorrentes da incompatibilidade entre o real e o idealizado. Quando Winnicott (2000) nos fala da preocupao materna primria, no deixa de apontar o quanto de patolgico haveria neste estado fora do contexto do ciclo gravdico-puerperal: No acredito que seja possvel compreender o funcionamento da me no incio mesmo da vida do beb sem perceber que ela deve alcanar esse estado de sensibilidade exacerbada, quase uma doena, e recupera-se dele (p. 401; grifo nosso). Introduzo aqui a palavra doena porque a mulher deve ter sade suficiente tanto para desenvolver esse estado quanto para recuperar-se dele medida que o beb a libera. Caso o beb morra, o estado da me repentinamente revela-se uma doena. A me corre este risco. Algo da discriminao entre o real e o imaginrio torna-se tnue. O objeto vai sendo investido libidinalmente a partir deste lugar de projees e identificaes. O narcisismo materno engloba o objeto para depois, com a chegada do beb, ir fazendo o luto da fantasia. Sem esta construo de um bero psquico feito pelo adulto que cuidar dele, o beb viveria a catastrfica experincia de queda da construo psquica, deslizando da ordem do humano, ficando aqum da possibilidade de constituio de um Eu, vivendo o puro real do corpo. Por outro lado, quando o beb se mostra impossibilitado de preencher minimamente estas densas expectativas (malformaes graves, falecimentos), quando no h depositrio do investimento materno, quando o objeto no pode receber esta catexia libidinal, como fica o psiquismo desta mulher? Partimos do pressuposto de que h uma me desejante em toda gestao, mesmo que impere a ambivalncia. No est dado observao fcil a quais desejos a gravidez vem corresponder, mas facilmente identificvel a existncia de um complexo de expectativas, medos e anseios que rodeiam o estado gravdico.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 10, n. 4, p. 614-623, dez.2007

617

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

O luto em Freud Freud (1917[1915], p. 277-8) nos aponta que o luto trabalho psquico que no requer tratamento. Para que o luto seja realizado, ele indica algumas condies que o psiquismo vai concretizando com a ajuda do tempo. Entre elas, superinvestimento e posterior desinvestimento de cada lembrana que diga respeito ao objeto, o teste de realidade, o reconhecimento social da dor do sujeito, a elaborao da ambivalncia. Vejamos como estas situaes se aplicam ao luto perinatal. Para a me, a construo do vnculo com o filho sonhado precisa preceder a chegada do beb e deste material que emerge a vinculao com o filho. Quanto ao teste de realidade, a tendncia cultural de desaparecer com vestgios da existncia do beb em casos de m-formao grave. A me busca reconhecimento do filho perdido, enquanto para as pessoas que a acompanham, fica difcil vislumbrar o que ela perdeu. Quando os rituais so realizados em caso de bito ps-termo, por exemplo , ainda assim, os pais costumam ouvir declaraes de que seus bebs so substituveis e sofrem presso para acelerar o trabalho do luto, como as acima citadas. A perda do beb, enquanto objeto investido, aponta para o risco de um quadro de luto patolgico ou de depresso branca (Green, 1988, p. 244), incompreensvel para aqueles que se atm ao tempo de convvio entre pais e beb. A questo que a impossibilidade de enxergar o lugar psquico de onde emerge um filho faz com que as mnimas condies para a elaborao deste tipo de luto tendam a ser desconsideradas. Estudos mostram a melhoria do sofrimento dos pais quando estes so incentivados a lidar com o beb real, incluindo-se casos de m-formao grave.1 Estes procedimentos, quando em conformidade com o desejo dos pais, favorecem o teste de realidade que permite descatexizar o objeto subjetivamente investido. A questo do tempo tende a ser subestimada, e alguns pais tm o mpeto e so incentivados a terem logo outro filho numa tentativa de preenchimento do vazio angustiante. A clnica psicanaltica repleta de aluses a casos de tratamento de crianas que foram colocadas no lugar de um falecido irmozinho com grande prejuzo psquico delas. As ms-formaes reavivam os fantasmas das deformaes e monstruosidades que povoam o psiquismo dos pais durante toda a gestao, trazendo a cena temida para a realidade. Assim tambm a morte de

618

1. Em recente estudo sobre aborto legal em casos de inviabilidade de sobrevida demonstrou-se que a escolha entre interromper ou continuar a gestao fortemente influenciada pela precocidade do diagnstico. Depois que so sentidos os movimentos fetais e algo da formao de vnculo passa a se estabelecer, a opo pela continuidade significantemente maior (Setubal et al., 2005).
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 10, n. 4, p. 614-623, dez.2007

ARTIGOS

uma criana aciona fantasias relativas perda do beb maravilhoso que j fomos um dia para nossos pais e das quais temos que prescindir para nos tornarmos pais, maravilhando-nos com o filho que ocupa agora um lugar outrora nosso. Como nos aponta Leclaire (1977):
A criana maravilhosa , primeiramente, a nostalgia do olhar materno que fez dela um extremo de esplendor, semelhante ao menino Jesus em majestade, luz, jia cintilante de poder absoluto; mas tambm, e ao mesmo tempo, a criana abandonada, perdida numa total solido moral, s, diante do terror e da morte. Pela extraordinria presena da criana de carne e osso, impe-se mais forte do que seus gritos ou seu riso, a imagem resplandecente do menino-rei a que corresponde a dor da Piet. (p. 10)

A morte do beb reaviva fantasias da morte do beb maravilhoso com o qual temos que lidar incessantemente numa permanente relao de destruio e ressurgimento. O senso comum tende a atribuir a vinculao da me ao beb como algo decorrente do tempo cronolgico, de certa forma, isto verdade, pois claro que o convvio configura e estreita laos afetivos. O que se costuma desconsiderar que a formao de vnculo se assenta sobre as entranhas do psiquismo materno desde sua formao e deve a identificao com objeto sua potencialidade. Portanto, quando a me se encontra privada de seu objeto, previamente investido, mais do que nunca devemos respeitar e propiciar as condies para a elaborao do luto normal.

619

Desmentido e trauma O potencial patolgico do bito perinatal atualiza-se diante do tratamento dado a estas mulheres. O trauma se configura na relao com a recusa. O desmentido da experincia subjetiva revela-se como reiterao do evento traumtico, confiando-lhe um lugar de representao dissociada no psiquismo. Segundo Uchitel (2001):
A memria do acontecimento (nem sempre faltante) no o traumtico, ele no mais, como Ferenczi afirma, do que a prova real do acontecido. O que resulta traumtico a experincia que pe em dvida o sistema at ento confivel de relaes, representaes e valores, que ataca o self e suas construes, pelo qual nem o si mesmo nem os outros sero mais os mesmos... A descrena, o desmentido, agride o processo de simbolizao, coloca em dvida o sentido de realidade, a sustentao do ego, a percepo e a organizao psquica. O trauma acontece quando no permitido sentir e saber, quando se impe outra percepo que tenta negar a existncia da prpria. (p. 117)
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 10, n. 4, p. 614-623, dez.2007

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

620

Segundo Ferenczi (1992b), ... o perodo que antecede a comoo psquica de autoconfiana e de suposio de se estar seguro (p. 109). Encontramos esta sensao precisamente na gravidez, que vivida por grande parte das mulheres como momento de plenitude e poder. Se por um lado, a mulher se sente frgil e ansiosa, por outro, tende a idealizar sua condio atribuindo-lhe o carter de bno. Esta fantasia onipotente cria um solo potencialmente propcio para o efeito traumtico, quando as coisas no saem dentro do esperado. O luto de um beb recm-nascido carrega em si um aspecto de inerente incomunicabilidade e atrai, por sua vez, olhares de incompreenso. A morte de filho inverte as expectativas das perdas pressupostas na vida morte dos pais, dos mais velhos deixando os pais sem referncias temporais. Algo de urgncia busca preencher este lapso cronolgico. O tempo que a experincia traumtica exige para ser elaborada passa a ser subtrado numa tentativa desesperada de negar a especificidade do objeto. Coloca-se outro beb no lugar do que foi perdido, ou seja, do mesmo. Operao de risco, uma vez que a face mortfera do beb maravilhoso j foi vislumbrada, sem que o beb de carne e osso pudesse ter dado suporte para a perda narcsica. No h como compartilhar deste luto no senso comum da modernidade, ficando a me duplamente desamparada: pelo beb e pelos adultos. Em casos de anencefalia, vemos a parturiente falando da necessidade de reconhecimento da perda de um ente querido, enquanto sua volta no se compreende e no se age com sensibilidade ao seu sofrimento, posto que h concepto, mas no h de fato beb. H algo do mais profundo desamparo nesta vivncia. No h como inscrever esta perda no psiquismo, pois ela sistematicamente desautorizada pelo outro. Green (1988) aponta-nos os efeitos funestos de um luto no elaborado na impossibilidade de a me deprimida vir a cuidar do restante da prole. Entre os fatores que seriam desencadeantes da depresso materna e que acarretariam danos considerveis ao psiquismo dos filhos teramos, segundo o autor:
Penso ser importante sublinhar que o caso mais grave da morte de um filho com pouco tempo de vida, o que foi compreendido por todos os autores. Insistirei muito particularmente na causa cuja ocultao total porque faltam os sinais para que a criana possa reconhec-la, e cujo conhecimento retrospectivo nunca possvel, pois repousa num segredo: o aborto da me, que deve ser reconstrudo pela anlise a partir dos mnimos indcios. (p. 247)

Coerentemente com isso, vemos que um dos tratamentos eficazes para evitar um luto patolgico tem sido, em muitos casos, o grupo de pais. Pelos motivos acima descritos, compartilhar a dor com outros pais enlutados tem sido uma forma de encontrar escuta do vivido e construir representaes que dem conta da perda.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 10, n. 4, p. 614-623, dez.2007

ARTIGOS

Nasio (1997), num tocante relato sobre uma paciente que havia perdido um filho recm-nascido por morte sbita de causa no esclarecida, depois de um longo tratamento contra esterilidade, descreve o momento do reconhecimento, na exposio do analista, sobre o lugar do beb falecido como condio para elaborao da perda:
Eu estava muito concentrado na escuta e, no momento de intervir, pronunciei estas palavras, quase mecanicamente: (...) porque, se nascer um segundo filho, quero dizer um irmo ou irm de Laurent (...). Antes que eu pudesse terminar a frase, a paciente me interrompeu e exclamou surpreendida: a primeira vez que ouo dizer o irmo ou irm de Laurent! Tenho a impresso de que um enorme peso foi tirado de mim. (...) Assim, para Clmence, o futuro filho que talvez nasa nunca tomar o lugar do seu irmo mais velho, hoje falecido. Ele ter o seu prprio lugar, o lugar que o seu desejo, o desejo dos seus pais e o seu destino lhe reservam. E, simultaneamente, Laurent continuar sendo, para sempre, o insubstituvel primeiro filho. (p. 13-4)

Evitamos discriminar as diferentes circunstncias inseridas no bito perinatal pr-termo, ps-termo, conceitos anmalos, bebs com ms-formaes pois acreditamos que o status de filho s pode ser atribudo a partir da subjetividade da me, que, devido ao estado psquico peculiar do ps-parto, dever ser atentamente ouvida. Dentro desta perspectiva, uma me pode ter uma recuperao espantosa diante da morte de um filho esperado, enquanto outra se desorganiza psiquicamente diante da perda de um beb de poucos meses de gestao. Algumas gestaes no chegam a adquirir investimento psquico suficiente para que um outro seja reconhecido na perda, e constatamos mais alvio do que dor, quando so interrompidas. Nem todas as mulheres lidam com esta situao de forma igual. Consideramos, por outro lado, aviltante que uma mulher capaz de reconhecer que no h viabilidade orgnica em sua gestao, seja obrigada a conviver com uma gravidez e um parto por uma imposio legal e arbitrria.2 No nos cabe recomendar procedimentos ritualsticos adequados, se desejveis ou no, pois estes s poderiam s-lo partindo da perspectiva do psiquismo dos pais e das possibilidades oferecidas pelo entorno. Para que os pais possam expressar seu desejo h que se evitar constrangimentos e interpelaes precipitadas. O tempo sim, condio que no pode ser desprezada, pois o psiquismo no acompanha a velocidade exigida pela modernidade. No respeito ao desenrolar progressivo do luto, pode-se realizar uma escuta sensvel que vem

621

2. Referimo-nos ilegalidade do aborto no Brasil em situaes de ms-formaes que inviabilizam a vida e o prejuzo psquico dos pais submetidos a este tipo de imposio.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 10, n. 4, p. 614-623, dez.2007

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

ajudar os pais a nomearem sua dor, evitando maior sofrimento para si mesmos e para geraes posteriores.

Referncias
BLEICHMAR, S. A fundao do inconsciente: destinos de pulso, destinos de sujeito. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994. FREUD, S. (1917[1915]). Luto e melancolia. In: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976. v. XIV, p. 277-8. FERENCZI, S. Confuso de lngua entre os adultos e a criana: a linguagem da ternura e a da paixo. In: Obras Completas. So Paulo: Martins Fontes, 1992a. v. IV, p. 97-106. ____ Reflexes sobre o trauma. In: Obras Completas. So Paulo: Martins Fontes, 1992b. v. IV, p. 109-112. GREEN, A. A me morta. In: Narcisismo de vida, narcisismo de morte. So Paulo: Escuta, 1988. p. 239-273.

622

IACONELLI, V. Maternidade e erotismo na modernidade: assepsia do impensvel na cena do parto. Revista Percurso, So Paulo, n. 34, p. 77-84, 1 sem. 2005. KLAUS, M. H.; KENNEL, J. H. Atendimento aos pais de um natimorto ou de um beb que morre. In: Pais-Bebs: a formao do apego. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1992. p. 276307. LECLAIRE, S. Mata-se uma criana: um estudo sobre o narcisismo primrio e a pulso de morte. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. MERCER , V. R. Volte para casa e desmanche o quartinho. In: BERNARDINO, L. M. F.; ROHENKOHL, C. M. F. (orgs.). O beb e a modernidade: abordagens terico-clnicas. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2002. p. 205-18. NASIO, J.-D. O livro da dor e do amor. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. SETUBAL, M. S. V. et al. Interrupo legal em gestaes de fetos com patologias letais: aspectos epidemiolgicos e emocionais. Campinas: Departamento de Tocoginecologia da Unicamp, 2005. UCHITEL, M. Neurose traumtica: uma reviso crtica do conceito de trauma. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2001. WINNICOTT, D. A preocupao materna primria. In: Da pediatria psicanlise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago, 2000. p. 399-440.

Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 10, n. 4, p. 614-623, dez.2007

ARTIGOS

Resumos
En este artculo se busca, con base en las ideas de desmentido y trauma, comprender las dificultades de elaboracin de duelos derivados de bito del feto o del recin nacido, que llamaremos genricamente de duelo perinatal. Se considera que las peculiaridades de este duelo, que generalmente no son reconocidas por el entorno, producen efectos nefastos en el psiquismo de la mujer. Efectos estos que son observables en la clnica muchas veces, por intermedio del resto de la prole. Palabras claves: Psicoanlisis, luto, psicopatologa, vnculo madre-beb Dans cet article on cherche comprendre les difficults dlaboration du deuil d la mort du foetus ou du nouveau n, que nous dsignerons gnriquement deuil prinatal, partir des ides de dmenti et de trauma. Nous considrons que les particularits de ce deuil, qui ne sont habituellement pas reconnues par lentourage, occasionnent des effets nfastes la psych de la femme; effets observables en clinique souvent au moyen du reste de la progniture. Mots cls: Psychanalyse, deuil, psychopathologie, relation mre-bb The difficulties of working through the mourning due to the death of a fetus or newly-born child is discussed in this article, a condition we will generically call perinatal mourning, based on the ideas of disavowal and trauma. We argue that the peculiarities of this type of mourning, which is not usually recognized by those near the mothers involved cause disastrous effects in their psyche. Such effects can be seen in the clinic, often through the surviving children. Key words: Psychanalysis, mourning, psychopathology, mother-baby relationship

623

VERA IACONELLI Mestre em Psicologia pela Universidade de So Paulo (So Paulo, SP, Brasil); psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae (So Paulo, SP, Brasil); professora do Curso de Psicologia do Ciclo Gravdico-Puerperal do GAMA Grupo de Apoio Maternidade Ativa (So Paulo, SP, Brasil); coordenadora da GERAR ESCOLA DE PAIS Ncleo de preveno e tratamento dos distrbios psquicos precoces (So Paulo, SP, Brasil). Rua Ferreira de Arajo, 221/96 Pinheiros 05428-000 So Paulo, SP, Brasil Fones: 3032-6905 cons / 9942-1912 e-mail: v.iaconelli@gerarescoladepais.com
Verso inicial recebida em dezembro de 2006 Verso aprovada para publicao em agosto de 2007
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 10, n. 4, p. 614-623, dez.2007

You might also like