You are on page 1of 10

Objetivos da LEP, Natureza Jurdica da Execuo Penal, Das Penas, Estabelecimentos Penais, Regimes de Execuo de Pena, Direitos e Deveres

do Condenado, Livramento Condicional, Remio, Anistia, Graa, Indulto, Reabilitao, Unificao de Pena, Execuo de Medida de Segurana)

A execuo penal ramo do direito processual penal brasileiro concernente execuo da sentena condenatria penal, impondo-se ao ru, pena privativa de liberdade, a pena restritiva de direitos ou a pecuniria. A LEP (Lei de Execues Penais Lei 7.210/1984) a lei que regula os direitos e deveres dos detentos com o Estado e a sociedade, estabelecendo normas fundamentais a serem aplicadas durante o perodo de priso. considerada, atualmente, como uma das leis mais avanadas, por estabelecer normas e direitos eficientes, principalmente, quanto ressocializao do detento. A luz da Constituio federal vige no artigo 5, inciso XLVI, o princpio da individualizao da pena , o indivduo possui uma pena que lhe individualizada, conferindo uma garantia de aplicao de uma pena mais justa conforme o caso concreto, tornando a pena proporcional gravidade da leso ao bem jurdico. Inicia-se a competncia do juiz das execues com o trnsito em julgado da condenao (art. 669 do CPP). Frise-se, no entanto, a admissibilidade da execuo provisria da sentena transitada em julgado para o MP, sendo tambm competente o juiz das execues. Por outras palavras, estando pendente de apreciao recurso exclusivo da defesa, tornase vivel a execuo imediata da sentena condenatria. O incio do processo de execuo ocorrer com a autuao da guia de recolhimento (art. 105). A natureza jurdica da execuo penal est na atividade judicial e a administrativa, uma vez que cabe a Unio competncia para legislar em matria de execuo penal, quando as regras concernirem esfera penal ou processual penal (art.22,I, CF). Porm quando envolver matria pertinente a direito penitencirio, vinculado organizao e funcionamento de estabelecimentos prisionais, normas de assistncia ao preso ou ao egresso, rgos auxiliares da execuo penal, entre outros temas correlatos, a competncia legislativas da Unio, mas concorrente com os Estados e Distrito Federal (art.24I,CF)
Aplicao de uma s pena quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica vrios crimes da mesma espcie, sendo um subseqente ao outro. A pena aplicada a de um s dos crimes, se idnticas, ou a mais grave, se diferentes, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois teros.

As penas se dividem em: penas privativas de liberdade, arts. 33 a 42 do CP, penas restritivas de direitos, arts. 43 a 48 do CP e penas de multa ou pecunirias arts. 49,50 e 51 do CP. As penas privativas de liberdade dividem-se em trs tipos, sendo eles: a) Recluso: cumprimento da pena em regime fechado, semi-aberto ou aberto;

b) Deteno: cumprimento da pena em regime semi-aberto ou aberto, exceto quando houver necessidade de transferncia a regime fechado; c) Priso Simples: cumprimento da pena em regime semi-aberto ou aberto, apenas para os casos de contraveno penal. Os regimes so impostos segundo as regras do art. 33, 2, do CP, cominado com Lei 7.210/84 em seus artigos 110 ao 119, que determina o regime inicial conforme o mrito do condenado. a) Fechado (art. 33, 1, "a" - CP): consiste no cumprimento da pena em estabelecimento de segurana mxima ou mdia; Penitencirias so estabelecimentos penais destinados ao recolhimento de pessoas presas com condenao pena privativa de liberdade em regime fechado; As Penitencirias de Segurana Mxima Especial, estabelecimentos penais destinados a abrigar pessoas presas com condenao em regime fechado, dotados exclusivamente de celas individuais; J as penitencirias de Segurana Mdia ou Mxima, estabelecimentos penais destinados a abrigar pessoas presas com condenao em regime fechado, dotados de celas individuais e coletivas; b) Semi-aberto (art. 33, 1, "b" - CP): consiste no cumprimento da pena em colnia agrcola, industrial ou estabelecimento similar;
Colnia agrcola - Estabelecimento pedaggico em que so internados os condenados, a ttulo de medida de segurana. Destina-se a educar os internos profisso ligada ao trato da terra. Colnia agrcola - Estabelecimento pedaggico em que so internados os condenados, a ttulo de medida de segurana. Destina-se a educar os internos profisso ligada ao trato da terra.

c) Aberto (art. 33, 1, "c" - CP): consiste no cumprimento da pena em casa de albergado ou estabelecimento adequado.
Casa de albergado um estabelecimento de segurana mnima, baseado na autodisciplina e senso de responsabilidade do condenado e destina-se ao cumprimento de penas em regime aberto e da pena de limitao de fim de semana

A progresso uma regra prevista no artigo 33, 2, do CP, em que as penas privativas de liberdade devem ser executadas progressivamente, ou seja, o condenado passar de um regime mais severo para um mais brando de forma gradativa, conforme o preenchimento dos requisitos legais, que so: cumprimento de 1/6 da pena no regime anterior e ostentar bom comportamento carcerrio, comprovado pelo diretor do estabelecimento (art. 112,caput - Lei de Execues Penais). Cumpre ressaltar que a progresso ser sempre de um regime mais severo para o menos severo subseqente, sendo vedado, portanto, a progresso per saltum.

J a regresso o oposto da progresso, uma regra prevista no art. 118 da LEP, que transfere o condenado de um regime para outro mais rigoroso. Em contrapartida do que ocorre com a progresso, a admitida a regresso per saltum, ou seja, o condenado pode ser transferido do regime aberto para o fechado, independente de passar anteriormente pelo regime semi-aberto. Pode ocorrer a regresso nos casos e que o preso praticar fato definido como crime doloso, praticar falta grave, sofrer nova condenao, cuja soma com a pena em execuo impossibilita o cabimento do regime atual.

Remio (art. 126 e ss. - LEP): instituto que estabelece ao condenado a possibilidade de reduo da pena pelo trabalho ou estudo, descontando-se 1 dia de pena a cada 3 dias trabalhados e, em caso de estudo, a cada 12 horas de frequncia escolar, divididas, no mnimo em 3 dias. O juiz poder revogar at 1/3 do tempo remido, em caso em falta grave.

Como atividade complexa que , em todos os sentidos, a execuo penal pressupe um conjunto de deveres e direitos envolvendo o Estado e o condenado, de tal sorte que, alm das obrigaes legais inerentes ao seu particular estado, o condenado deve submeter-se a um conjunto de normas de execuo da pena.Referidas normas, traduzidas em deveres, representam, na verdade, um cdigo de postura do condenado perante a Administrao e o Estado, pressupondo formao tico-social muitas vezes no condizente com a prpria realidade do preso. Paralelamente aos deveres h um rol de direitos do preso. Direitos do preso (art. 38 - CP): todos os direitos no atingidos pela perda da liberdade do preso sero conservados. Nos termos do art. 41 da Lei de Execuo Penal, so direitos do preso: I - alimentao suficiente e vesturio; II - atribuio de trabalho e sua remunerao; III - previdncia social; IV - constituio de peclio; V - proporcionalidade na distribuio do tempo para o trabalho, o descanso e a recreao; VI - exerccio das atividades profissionais, intelectuais, artsticas e desportivas anteriores, desde que compatveis com a execuo da pena; VII - assistncia material, sade, jurdica, educacional, social e religiosa; VIII - proteo contra qualquer forma de sensacionalismo; IX - entrevista pessoal e reservada com o advogado; X visita do cnjuge, da companheira, de parentes e amigos em dias determinados; XI - chamamento nominal; XII - igualdade de tratamento, salvo quanto s exigncias da individualizao da pena; XIII - audincia especial com o diretor do estabelecimento; XIV - representao e petio a qualquer autoridade em defesa de direito; XV - contato com o mundo exterior por meio de correspondncia escrita, da leitura e de outros meios de informao que no comprometam a moral e os bons costumes O trabalho do preso (art. 39 - CP): ser sempre remunerado, conservando-se os benefcios da Previdncia Social.

1.1.8.Detrao (art. 42 - CP): resume-se em abater da pena privativa de liberdade e na medida de segurana (art. 96 - CP) o tempo de permanncia em crcere durante o processo, em razo de priso preventiva, em flagrante, administrativa ou qualquer outra forma de priso provisria. Desta forma, se algum foi condenado a 6 anos e 8 meses e permaneceu preso por 5 meses no decorrer do processo, ter que cumprir uma pena de 6 anos e 3 meses. A detrao pode ser aplicada em qualquer regime. Tambm possvel sua aplicao quando a pena for substituda por penas restritivas de direito, j que o tempo de cumprimento desta pena permanece o mesmo ainda que seja para substituir a pena privativa de liberdade. As penas restritivas de direitos (arts. 43 e seguintes - CP): tm carter substitutivo, sendo aplicadas posteriormente s penas privativas de liberdade, desde que presentes os requisitos legais para tanto. Classificam-se em: a) prestao pecuniria (art. 45, 1 - CP): conforme sua previso legal consiste no pagamento em dinheiro de valor fixado pelo juiz vtima, a seus dependentes ou a entidade pblica ou privada com destinao social. O juiz tambm pode, mediante aceitao do beneficirio, substituir a prestao em dinheiro por prestao de natureza diversa como, por exemplo, entrega de cestas bsicas; b) perda de bens e valores (art. 45, 3 - CP): consiste no confisco de bens e valores (ttulos, aes) pertencentes ao condenado, revertido ao Fundo Penitencirio Nacional, na quantia referente ao montante do prejuzo causado ou do provento (vantagem financeira) obtido pelo agente ou por terceiro em consequncia do crime praticado, prevalecendo a de maior valor; c) prestao de servios comunidade ou a entidades pblicas (art. 46 - CP): consiste na atribuio de tarefas gratuitas ao condenado junto a entidades sociais, hospitais, orfanatos, escolas e outros estabelecimentos congneres, em programas comunitrios ou estatais (conforme o 2 deste artigo). Para haver a concesso da substituio da pena necessrio que o ru tenha sido condenado a cumprir pena privativa de liberdade superior a 6 meses e, ainda, que as tarefas no prejudiquem sua jornada normal de trabalho. As tarefas devero ser estabelecidas de acordo com a aptido do condenado e cumpridas em razo de 1 hora por dia; d) interdio temporria de direitos (art. 47 - CP): as penas de interdio temporria de direitos consistem em: I - proibio do exerccio de cargo, funo ou atividade pblica, bem como de mandato eletivo (art. 47, I - CP): aplica-se aos crimes praticados no exerccio de cargo, funo, atividade pblica ou mandato eletivo sempre que infringirem seus respectivos deveres. II - proibio do exerccio de profisso, atividade ou ofcio que dependam de habilitao especial, de licena ou autorizao do poder pblico (art. 47, II -

CP): aplica-se aos crimes praticados no exerccio de profisso, atividade e ofcio sempre que infringirem seus respectivos deveres. III - suspenso de autorizao ou de habilitao para dirigir veculo (art. 47, III - CP): aplica-se aos crimes culposos praticados no trnsito. IV - proibio de frequentar determinados lugares (art. 47, IV - CP): aplica-se aos lugares onde h relao entre o crime praticado e a pessoa do agente, com o objetivo de prevenir que este volte a frequentar respectivo estabelecimento e cometa novo crime. e) limitao de fim de semana (art. 48 - CP): consiste na obrigao do condenado de permanecer, aos sbados e domingos, por 5 horas dirias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado e, durante a sua permanncia, podero ser ministrados cursos e palestras ou atribudas atividades alternativas (art. 48, nico - CP). 1.2.1.Substituio (art. 44, 2 - CP): consiste nas regras necessrias para a substituio de pena privativa de liberdade por penas restritivas de direitos. Sendo a pena igual ou inferior a 1 ano poder ser substituda por multa ou por uma pena restritiva de direitos. Caso a pena inicialmente fixada seja inferior a 6 meses no poder ser aplicada a pena de prestao de servios comunidade ou a entidades pblicas (art. 46, caput - CP). Se a pena for superior a 1 ano, ela poder ser substituda por pena restritiva de direitos e multa ou duas penas restritivas de direitos. 1.2.2.Converso de penas restritivas de direitos em privativas de liberdade (art. 44, 4 - CP): consiste na perda do benefcio que foi concedido ao condenado quando houver o descumprimento injustificado das condies impostas pelo juiz da condenao. Desta forma, a pena restritiva de direitos retornar sua pena original, a pena privativa de liberdade. Deve-se lembrar que, "no clculo da pena privativa de liberdade a executar ser deduzido o tempo cumprido da pena restritiva de direitos, respeitado o saldo mnimo de trinta dias de deteno ou recluso" (art, 44, 4, do CP). J as penas de multa (ou pecunirias) (arts. 49 e seguintes - CP): conforme o caput, 1 parte, do artigo 49 do CP, a pena de multa "consiste no pagamento ao fundo penitencirio da quantia fixada na sentena e calculada em dias-multa". 1.3.1.Clculo do valor da multa: o valor do dia-multa no pode ser inferior a 1/30 (um trigsimo) do maior salrio mnimo mensal vigente na poca do fato, nem superior a 05 (cinco) vezes este valor. Eis um exemplo prtico do clculo: Valor do maior salrio mnimo mensal vigente = R$ 330,00 Valor mnimo de dia-multa = 1/30 => 330/30 => R$ 11,00

Valor mximo de dia-multa = 5x330 => R$ 1.650,00 Desta forma, o valor de dia-multa a ser fixado pelo juiz dever ser no mnimo 12 (doze) reais e no mximo 1.800 (mil e oitocentos) reais. Se o mnimo de dias-multa corresponde a 10 (dez) dias e o mximo 360 (trezentos e sessenta), obtm-se o valor total da multa fazendo o seguinte clculo: X (dias-multa) multiplicado por Y (valor do dia-multa fixado pelo juiz) = Total da pena de dias-multa. 1.3.2.Pagamento da multa (art. 50 - CP): aps 10 (dez) dias da sentena condenatria transitar em julgado, o ru dever iniciar o pagamento da multa. A cobrana da multa poder ser efetuada por meio de desconto no vencimento ou salrio do condenado em trs hipteses: 1) quando a pena for aplicada isoladamente; 2) quando a pena for aplicada cumulativamente com uma pena restritiva de direitos; 3) quando for concedida a suspenso condicional da pena. Estas hipteses sero possveis, desde que o desconto no incida sobre os recursos indispensveis ao sustento do condenado e de sua famlia, conforme o 2 do art. 50 do CP. 1.3.3.Fixao da pena de multa: para estabelecer o nmero de dias-multa, que ser no mnimo de 10 dias e no mximo de 360 dias (art. 49, caput, 2 parte - CP), o juiz dever observar a culpabilidade do agente, conforme o critrio previsto nos arts. 59, caput e 68,caput, ambos do CP. Para a fixao do valor do dia-multa o juiz dever analisar a situao econmica do condenado (art. 60 - CP).

A Anistia "significa o esquecimento de certas infraes penal" Aplica-se, em regra, a crimes polticos, tendo por objetivo apaziguar paixes coletivas perturbadoras da ordem e da tranqilidade social; entretanto, tem lugar tambm nos crimes militares, eleitorais, contra a organizao do trabalho e alguns outros". "A graa espcie da indulgncia principis de ordem individual, pois s alcana determinada pessoa". (Noronha, p. 401). O indulto medida de carter coletivo, entretanto. "A graa, forma de clemncia soberana, destina-se a pessoa determinada e no a fato, sendo semelhante ao indulto individual".(Mirabete, p. 366). tanto que a Lei de Execuo Penal passou a trata-la como indulto individual e regula a aplicao do indulto atravs do Art. 188 a 193. O indulto coletivo abrange sempre um grupo de sentenciados e normalmente inclui os beneficirios tendo em visto a durao das penas que lhe foram aplicadas, embora se exijam certos requisitos subjetivos(primariedade, etc.) e objetivos(cumprimento de parte da pena, excluso dos autores da prtica de algumas espcies de crimes, etc.)"(Mirabete, p. 367)

A renncia a qual nos referimos a renncia do direito de queixa. A renncia qualificada como causa de extino da punibilidade pelo disposto no Art. 107, inciso V, Primeira parte do Cdigo Penal. E o ato unilateral, a desistncia, a dedicao do ofendido ou seu representante legal do direito de originar a ao penal privada. Por isso, "no cabe a renncia quando se trata de ao pblica condicionada a representao, j que se refere a lei apenas ao privada". (Mirabete, p. 373). A "renncia a desistncia de exercer o direito de queixa".(Delmanto, p. 161). 2.3.2 OPORTUNIDADE DE RENNCIA "O direito de queixa s pode ser renunciado antes de proposta a ao penal".(Fhrer, p. 121)."Isto , iniciada a ao penal, j no haver lugar para a renncia"(Mirabete, p. 374). Nos termos do Art. 103, CP, "salvo disposio expressa em contrario, o ofendido decai o direito de queixa ou de representao se no o exercer dentro do prazo de 6(seis) meses, contados do dia em que veio a saber quem o autor do crime". Observado o disposto no Art. 29, do CPP, cabe a renncia nos casos de ao penal privada subsidiaria da pblica. "Aps a propositura da queixa, poder ocorrer apenas a perempo e o perdo do ofendido".(Mirabete, p. 374).

LIVRAMENTO CONDICIONAL

1. Conceito A concesso, pelo poder jurisdicional, da liberdade antecipada ao condenado, mediante a existncia de pressupostos, e condicionada a determinadas exigncias durante o restante da pena que deveria cumprir preso (E. Magalhes Noronha).

2. Requisitos: *Objetivos: _Qualidade da pena: Privativa de liberdade; _Quantidade da pena: igual ou superior a 2 anos; _Reparao do dano (salvo impossibilidade); _Cumprimento de parte da pena: *mais de 1/3 (bons antecedentes e reincidente); *mais da metade (reincidente em crime doloso);

*entre 1/3 e metade ( reincidente e maus antecedentes); *mais de 2/3 (crime hediondo). *Subjetivos: _Comportamento satisfatrio durante a execuo da pena; _Bom desempenho no trabalho que lhe foi atribudo; _Aptido para prover prpria subsistncia mediante trabalho honesto; _Cessao da periculosidade nos crimes praticados mediante violncia ou grave ameaa pessoa; _No ser reincidente especfico em crimes hediondos.

3. Condies *Obrigatrias (art. 132, 1, LEP): _Proibio de se ausentar da comarca sem comunicao ao juiz; _Comparecimento peridico a fim de justificar atividade; _Obter ocupao lcita dentro de prazo razovel. *Facultativas (art. 132, 2, LEP): _No mudar de residncia sem comunicao ao juiz e autoridade incumbida de fiscalizar; _Recolher-se habitao em hora fixada; *Judiciais _Fixadas a critrio do juiz (art. 85, CP);

4. Revogao *Obrigatria _Condenao irrecorrvel a pena privativa de liberdade por crime praticado antes do benefcio; _Condenao irrecorrvel a pena privativa de liberdade por crime praticado durante o benefcio; *Facultativa

_Condenao irrecorrvel, por crime ou contraveno, a pena no privativa de liberdade; _Descumprimento das condies impostas;

5. Efeitos da Revogao: _Crime praticado durante o benefcio, descumprimento das condies impostas (Arts. 88, CP; 142, LEP): Deve cumprir integralmente a sua pena; Novo livramento somente em relao nova condenao; _Crime anterior ao benefcio (Arts. 88, CP; 141, LEP): Deve cumprir preso apenas o tempo que falta para completar a pena; Para novo livramento, a pena que falta ser somada a nova condenao;

6. Suspenso (Art. 145, LEP): _Crime cometido durante a vigncia do benefcio: O juiz poder ordenar a priso do liberado, ouvidos o Conselho Penitencirio e o Ministrio Pblico, suspendendo o curso do livramento condicional, cuja revogao, entretanto, ficar dependendo da deciso final

7. Prorrogao (Art. 89, CP); _At julgamento definitivo de processo a que responde o liberado por crime praticado na vigncia do benefcio.

8. Extino (Art. 90, CP) _Trmino do livramento sem revogao. REABILITAO

um benefcio que tem por finalidade restituir o condenado situao anterior condenao, retirando asanotaes de seu boletim de antecedentes e suspendendo alguns efeitos secundrios da condenao. Nos termos do art. 93, a reabilitao atinge tambm os efeitos extrapenais da condenao, vedada, entretanto, areintegrao no cargo, funo, mandado eletivo e titularidade do ptrio poder, tutela ou curatela, nas hipteses dosincisos I e II do art. 92.REQUISITOS: Condenao definitiva;

Que j tenha transcorrido 2 anos da data da extino da pena; ou do incio do perodo de provas no caso do sursis e do livramento condicional, que no tenham sido revogados; Que o sentenciado tenha tido domiclio no pas durante estes 2 anos; Que durante esse prazo o condenado tenha dado demonst r a o e f e t i v a d e b o m comportamento pblico e privado; Que tenha ressarcido a vitima do crime ou que demonstre a impossibilidade de faze-lo ou,ainda, que exiba documento no qual a vtima renuncie indenizao.EFEITOS: A reabilitao pode produzir dois efeitos:a)Sigilo sobre os registros criminais do processo e da condenao

A quem se aplica a medida de segurana? queles que praticam crimes e que, por serem portadores de doenas mentais, no podem ser considerados responsveis pelos seus atos e, portanto, devem ser tratados e no punidos. Medida de Segurana pena? No. A medida de segurana tratamento a que deve ser submetido o autor de crime com o fim de cur-lo ou, no caso de tratar-se de portador de doena mental incurvel, de torn-lo apto a conviver em sociedade sem voltar a delinqir (cometer crimes). Quem est sujeito medida de segurana pode ser tratado em Presdio? No. O artigo 96 do Cdigo Penal determina que o tratamento dever ser feito em hospital de custdia e tratamento, nos casos em que necessria internao do paciente ou, quando no houver necessidade de internao, o tratamento ser ambulatorial (a pessoa se apresenta durante o dia em local prprio para o atendimento), dando-se assistncia mdica ao paciente. Havendo falta de hospitais para tratamento em certas localidades, o Cdigo diz que o tratamento dever ser feito em outro estabelecimento adequado, e Presdio no pode ser considerado estabelecimento adequado para tratar doente mental.

You might also like