You are on page 1of 18

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL

Uma doutrina de vida

Mundo dos devas

O mundo dos devas um mundo bom para seres humanos. porque ele contm tudo aquilo que voc gosta hoje. Tudo o que voc gosta tem l. Agora quem vai para l, volta encarnar em mundo de prova e expiao. Acontece que a prxima encarnao para prova e expiaes no ser mais neste planeta. Quem sair da carne nesse momento no vai poder continuar a encarnao no planeta Terra, pois este planeta vai elevar-se. Quando se encerrar o processo de transio planetria, a Terra vai receber espritos em regenerao e no mais em prova e expiao. Quem estiver em prova e expiao vai para outro planeta. Por isso, como na Terra hoje existe o livro Exilados de Capela, no outro planeta um dia ter o livro Os Exilados da Terra. Os personagens desse livro sero aqueles que no podem continuar na Terra. Quem vai para o mundo dos devas quem for humano. Isso porque o mundo dos devas o mundo dos humanos sem carne. Participante: Independente do tipo de vida que teve na Terra? No, no independente do tipo de vida que teve na Terra. Se voc teve uma vida liberta da materialidade, se no depende mais da materialidade para ser feliz, vai para outro lugar. Agora, se ainda precisa da materialidade para ser feliz, vai para onde est a matria. O mundo dos devas uma expresso hindu e foi utilizada por Krishna, mas aqui vocs conhecem como cidade espiritual. Por isso no mundo dos devas vai ter tudo o que temos aqui e de que gostamos, porque o mundo dos devas criado a imagem e semelhana da Terra, pois necessrio haver um mundo onde tudo seja a imagem e semelhana da Terra. Esse mundo no foi criado por alguma entidade superior, foi plasmado por ns. Foi plasmado pelos espritos que precisam desse plasma. Mas, porque necessrio ter esse mundo? Porque no Universo no existem espaos circunspetos. Os Espritos se renem por afinidade. Sendo assim, se existe esprito humanizado sem carne, eles precisam de um lugar para se reunir com seus afins. Juntos, eles plasmam o que querem para si. por isso que tem cidade espiritual que mais industrializada, outra que mais mata, outra ainda que possui mais diverses. Elas foram plasmadas em comum por espritos afins que gostam daquilo.

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL


Uma doutrina de vida Esse mundo plasmado pelos espritos que l esto e eles o plasmaram de um determinado jeito, que a mesma coisa do que eles gostam. E, todos que tm afinidade com aquilo, ou seja, gostam daquilo, vo para l e ajudam a plasmar. preciso no confundir ser humano sem carne e ser humano que no sabe que est morto, pois so duas coisas diferentes. Tem muito ser humano que morre e no sabe que est morto. Ele continua aqui onde vocs esto. Se voc no sabe que morreu, o que voc vai fazer? Vai continuar dormindo na sua cama. Vai continuar acordando todos dias pela manh, tomando caf com a sua esposa e pegando o seu carro ou o seu nibus par ir ao trabalho todos os dias. Esse no o mundo dos Devas. O mundo dos devas formado por aqueles que sabem que morreram, mas plasmam o que eles esto acostumados a viver. Participante: Sonhei com uma pessoa que j havia desencarnado e fui com essa pessoa no mundo dos devas. L os espritos diziam: uma pessoa viva aqui! O ambiente onde eu estava era muito parecido com o ambiente terrestre, como um hotel e as pessoas que l estavam faziam tratamento mdico. Sim isso possvel. Vocs j pararam para pensar por exemplo, onde est localizado o cncer? No corpo... Ser que o esprito quando desencarna precisa curar no hospital o que era do corpo? assim que fala a literatura esprita. Se morrer de determinada doena, precisar ir para um hospital para se curar da doena terrestre. Mas, o cncer est no corpo. Quem vai comer o corpo o bichinho da terra... Apesar disso, digo que o esprito precisa sim ir para um hospital no mundo dos devas. Por qu? Porque ele acha que est com cncer. Eu j disse isso: uma coisa estar doente e outra ter uma doena. Ter uma doena uma coisa fsica, uma coisa material e estar doente uma coisa mental: sentir-se doente... Quando o ser humanizado se sente doente, se morrer, leva a doena. Em outras palavras, o que fala o espiritismo: a doena est no perisprito. Na verdade no est no perisprito, pois este corpo tambm um nada. A doena est na mente. Saibam: a nica coisa que existe o processo mental dos espritos. A partir do momento em que a doena est na mente, quando o ser humanizado desencarna, a leva. Este ser vai estar doente e vai precisar ir para o hospital. Era isso que voc estava vendo. Participante: Quando voc est dizendo que o esprito est morto e que o esprito criou a doena, est dizendo que o esprito est no Universo e o ego quem plasmou a doena?

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL


Uma doutrina de vida Veja, a ideia de estar doente criada no ego, na mente do ser humano. O esprito por viver aquela ideia como realidade e verdade, passa a ter a doena. Na verdade, ele no tem, mas acha que tem. No se esquea: o esprito vive e est no mundo dos devas atravs de um ego. Participante: Ento no existe isso de determinados espritos se comprometem vir carne para pegar uma doena? Existe, mas esses no esto doentes. Tm a doena, mas no se sentem doentes. Eu no sei se vocs j viram, por exemplo, uma pessoa que tem cncer, mas at o fim da vida atende os outros. Esse no est doente, apenas tem a doena, o que diferente. Ter a doena ter o tumor. Estar doente se deitar na cama dizer: 'ah, eu tenho um tumor, pobre de mim'... Participante: A doena uma forma de expiao? Sim e a sade tambm, pois expiao a vicissitude da vida. Mas, vicissitude no s a coisa ruim: a alternncia entre coisas boas e ruins. Sendo assim, as coisas boas tambm so expiao. A sade tambm expiao. Por isso, no acredite que est saudvel. Se acreditar e ficar doente, vai sofrer. Participante: No entendi... Tudo o que estamos estudando agora para aprender a ser feliz. Felicidade de verdade; no ter o prazer ou dor. Quem diz que uma fortaleza de sade no tem felicidade e sim prazer. Tem a satisfao de ter o que bom. Esse um dia vai para a dor ou seja, quando ficar gripado, por exemplo, e vai achar que o fim do mundo. Tudo o que estamos estudando para alcanar o meio. Sendo assim, voc no pode se regozijar com a sade nem pode chorar com a doena para ter a felicidade. Na verdade, no no pode. Claro que podem, pois todos so assim. Agora, se voc quer se libertar desse mundo e no ir para o mundo dos devas, tem que estar no meio: nem se regozijar com a sade, nem chorar com a doena. Participante: O que entendi sobre devas que uma dimenso astral. O que o senhor est falando para ir direto do fsico para o mental? No existe fsico, pois o prprio fsico criado pelo mental. O seu corpo no est do lado de fora da sua mente e isso a cincia de vocs j comprova. O seu corpo criado na mente.

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL


Uma doutrina de vida Ento, no existe dimenso fsica, assim como no existe dimenso astral. Na verdade, tudo isso so ideias humanas. No estou falando para voc sair do mental e ir para o fsico ou vice-versa. Estou falando para entrarem na realidade e s existe uma: tudo aquilo que voc diz que real, no existe. Trata-se apenas de uma ideia sua... Participante: As entidades que se denominam caboclo e pomba gira, vivem no mundo dos devas? Por afinidade com a mata viram caboclos? Vou dar um exemplo de um caboclo: Tupinamb. Se o esprito que est vivendo o papel de caboclo Tupinamb digo vivendo o papel porque caboclo Tupinamb um ego, um ser humano sem carne na sua mente acredita naquilo como realidade, ele vive no mundo dos devas. Mas, se outro esprito vive o mesmo personagem sem acreditar que ele, este est fora de l. Participante: Eu no concordo com o senhor quando diz que ns mudamos. Sou a prova viva de que alguma coisa poderosa no Universo faz coisas conosco. Sim existe. Mas o que essa coisa poderosa? Voc no sabe... Ento, no queria saber... Diga apenas: aconteceu e vamos para frente. Participante: Mas, se eu tentar posso conseguir? No sei... Tente agir para ver. Repare que eu eu no falo faa. Eu digo: tente fazer... Vocs como seres humanos acreditam que podem fazer. Ento, tentem fazer. No espere qualquer esprito ou Deus fazer, pois para vocs isso no existe. No espere: tente fazer. Se acontecer, aconteceu; se no, no aconteceu... Participante: No seria, faa a sua parte que Eu lhe ajudarei? Se voc for esperar a ajuda de Deus fique sentada; se ficar em p vai se cansar. Nunca espere: tente agir, j que acredita que pode... Participante: s vezes somos auxiliados. Concordo com voc que s vezes so auxiliados, mas se esperarem que toda vez que fizerem a sua parte vo ser, vo cair. Portanto, prefervel no esperar nada. Faa, se vier veio; se no vier, no veio. A pior coisa para a felicidade a esperana. Quem espera nunca alcana, pois mesmo que alcance, o alcanar nunca vai ser o que voc quer. Na hora que vier vai dizer: 'ah, mas veio cor de rosa e eu queria vermelho'...

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL


Uma doutrina de vida O ser humano est sempre querendo diferente do que ele ganhou. Participante: No Bhagavad Gita h lugares que fala na no identificao com o falso ego. Isso a desumanizao? Sim porque o ego o humano. Quando voc no se identifica com o ego, no mais humano. Mas, o que no se identificar com o ego? Essa a grande pergunta. No se identificar com o ego no se identificar com voc mesmo, porque voc o ego. pensar assim: 'que bom que estou aqui .... Ah, no sei se bom no'. conversa de maluco. libertar-se de si mesmo. o ego lhe dizer 'essa blusa preta' e voc dizer a si mesmo: no sei se ela preta. Isso libertar-se do ego: libertar-se de voc mesmo, no ser quem . Participante: Isso no d para acontecer. D sim... De repente faz 'plin' e aconteceu. Participante: Como vou ter f em Deus se no sei quem Ele? Tendo. O problema que vocs querem construir uma f e no existe construo de f. A f vem, surge. Outro dia disse o seguinte: Deus est dentro de voc. Sendo assim, precisa mergulhar em voc para achar Deus. Agora pergunto: porque ningum achou Deus dentro de si mesmo? Porque ficou preso na mente. O que a mente lhe disse que era real, passou a ser real para voc. Mergulhar dentro de si ir abaixo da mente, mergulhar abaixo da mente. Ento veja, a f j est em voc. Ela no existir a partir de um esforo de construo, surgir quando se libertar da mente. a mesma coisa da felicidade. Esse trabalho no pretende ensinar vocs a construrem felicidade, pois ningum constri essa felicidade: destri o prazer e a dor para que ela surja. A felicidade j est em voc. S no consegue chegar a ela porque est preso no prazer e na dor. Quando vivencia o prazer ou a dor como realidade, no chega felicidade. Portanto, preciso se libertar do prazer e da dor para chegar felicidade. Isso serve para a f , para Deus, serve para tudo, pois tudo j est dentro de voc. Tudo est dentro de voc, mas no consegue alcanar nada porque vive apenas a realidade que a mente cria. Por isso precisa se libertar da mente. Ou seja, quando ela lhe disser que bom, voc diz: 'eu no sei; no sei se bom e no sei se no '. Neste momento ultrapassou a mente, desceu abaixo do que a mente colocou como realidade. Participante: Vou usar a mente para desfazer a mente?

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL


Uma doutrina de vida Fora a mente, voc no tem mais nada para destruir a mente, a no ser uma pancada na cabea. Voc toma uma pancada na cabea e a sua mente muda. Ah, tem outra coisa sim. Ligue sua mente num computador e coloca nele um programa para dizer o que voc tem que pensar. Com isso deixa de ser quem . A mente a coisa mais frgil que tem e vocs tem tanto medo dela... Participante: Se eu perder a mente, vou viver como? Alm da mente. Esse o grande problema de fazer o que estou ensinando: vo viver o que no conhecem e por isso que sentem medo. Uma vez foi feito um trabalho em nosso grupo onde se induzia as pessoas a largarem as coisas. O orientador do trabalho mandava largar coisas como casa, famlia, corpo, etc. A ultima coisa que foi dita para abandonar era a si mesmo. Uma pessoa que estava participando conseguiu abandonar a si mesma, mas quando viu a escurido que resultou deste abandono voltou correndo. Para alcanar a felicidade preciso ir alm da mente. Para se ir alm da mente preciso entrar num mundo que voc no conhece. Isso significa jogar-se no vazio. Mas, quando ver o vazio no tenha medo: h alguma coisa l, pois no Universo no existe o vazio. Para se alcanar a felicidade preciso ir alm da mente sem lugar ou forma nenhuma que a mente afirme existir. Se chegou a algum lugar que a mente ainda reconhece ou tem valores, no saiu dela. Sendo assim, no posso explicar como vai ser alm da mente, pois para que fizesse isso voc teria que conhecer o que diria. Como no conhece e nem pode conhecer, no tenho como explicar. Participante: no querer? Mais do que no querer: no querer o que se quer. Vou dar um exemplo: eu queria estar aqui hoje. Esse um querer que no posso desdizer, pois queria. Agora, se estou, estou e se no estou, tudo bem. Agora, querer o que se quer dizer: 'eu queria, mas no fui; que droga. Ser que eu vou da prxima vez'? Isso querer o querer. Querer algo natural do ser humano. Ele no vai deixar de querer, mas no pode desejar o desejo. Tenha desejo, mas no deseje o desejo. Isso porque na hora que deseja o desejo, foge da felicidade. Ser feliz constatar a vida: 'eu desejaria ganhar aquilo; se no ganhei, no ganhei'.

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL


Uma doutrina de vida A coisa bem lgica e racional. O problema que vocs se dizem seres racionais, mas so completamente emocionais. Se fossem racionais seguiriam s a razo, mas seguem a emoo. Neste pas ainda pior. Dizem-se melhores do que os outros porque seguem as emoes, porque so de sangue quente, tm muita emoo. Mas, saibam de uma coisa: vocs tm mais provas que os frios. Isso porque cada emoo uma prova. Como ensina o Bhagavad Gita, o ser humanizado tem que chegar equanimidade. O que equanimidade? ter uma emoo s para tudo. O ser equnime no varia de emoes: ele est sempre tranquilo. J viram os japoneses budistas? Pois assim... Participante: O que eu estou fazendo aqui? Voc est em prova. Tem que provar se vai apegar-se o seu lado humano ou se vai deix-lo de lado, pois sabe que tem uma existncia eterna para existir. Participante: O senhor disse que no ia mais falar em espritos. Vocs acreditam que so espritos encarnados, por isso posso trabalhar esta verdade, que humana. Se voc acredita que um Esprito encarnado, posso lhe dizer que tem a eternidade para viver. Se isso real, porque est preocupado com o que vai fazer amanh? Porque est preocupado com o salrio no final do ms? Porque est preocupado com o futuro dos seus filhos? Voc tem a eternidade para fazer tudo... Ento, aquele que se preocupa com o amanh o ser humano. Ele quer correr para fazer tudo antes de morrer. Esse no passou na prova. Agora, aquele que diz, 'eu sou um esprito e se no fizer nessa tenho a eternidade para fazer', no se preocupa com nada. Ele diz: 'vamos tocando o barco, vamos andando para a frente e se no acontecer agora acontecer amanh'. Esse tem a conscincia de ser mais do que . Participante: Quem desencarna e vai para o mundo dos Devas, quando volta s na Terra? Para cada planeta ou para cada mundo de provao de elevao espiritual, existe um mundo deva. Se voc est na Terra, s vai para o mundo deva da Terra. Voc no pode desencarnar na Terra e ir para o mundo deva de Marte. Por qu? Porque voc est presa s coisas da Terra. Sendo assim, quando estou falando aqui, estou me referindo ao mundo deva da Terra. Se estivesse falando em marte, estaria me referindo ao mundo deva deles. Este mundo ocupado por aqueles marcianos que desencarnam apegados s coisas de Marte.

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL


Uma doutrina de vida Participante: Se eu morro apegada s coisas materiais, vou para o mundo deva. Quando voltar, encarno aqui. Se novamente morro apegada s coisas materiais, vou para Deva e volto para aqui ? Fazem s sete mil anos que vocs esto fazendo isso. Um dia, numa encarnao, vo ter que dizer: 'bolas, cansei... Agora chega'... Participante: O senhor disse que a felicidade no ter prazer nem dor mas, para o ser humano ser feliz ter prazer. Como ser feliz sem ter o prazer? Conscientizando-se que o prazer uma dor. O momento onde se exalta (que bom) o inicio de um ciclo que vai passar por uma dor para voltar a outro prazer. No h prazer sem dor porque esses estados de espritos vivem em vicissitude.

NOTA: O termo vicissitude foi explicado anteriormente pelo amigo espiritual como sendo a alternncia das situaes de vida. Ou seja, para haver prazer, tem que antes haver dor.

A vida humana no reta, ou seja, no s composta pelo prazer. Sendo assim, para voc acabar com o prazer e a dor tem que dizer assim: pare de regozijar-se no prazer porque seno amanh voc vai sofrer'. Ou ainda: 'pare de chorar, voc no sabe que amanh vai pular de felicidade'? Na hora que se cansar desse vai e vem, vocs tomam 'vergonha na cara'. Alis, acho que j deveriam ter essa vergonha, pois sabem muito bem dito. Vocs tm at um ditado popular que diz: no h bem que sempre dure e nem mal que nunca acabe. Apesar de saberem, querem prorrogar o bem e acham que o mal dura eternamente. O problema que a vida real e vocs vivem ela de uma forma irreal. Acham que porque esto apaixonados hoje quando se casam, iro manter-se assim para o resto da vida. Quantas vezes j no amaram antes e acabou? Que coisa idiota achar que vai amar a mesma pessoa pelo resto da vida... Alm de idiota chata. Se viver aquela melao o tempo inteiro, a vida se torna cansativa e chata... O casamento no feito s de amor. Num primeiro momento sim, mas depois fala mais alto a amizade e o companheirismo. Essas duas sensaes no so mais o que voc tinha ao casar. Querendo prorrogar o que sentiu no incio do casamento na hora que surge a amizade, vai dizer para si: acabou o amor. A, preso ideia de ter o que perdeu, acaba procurando outra pessoa. S tem um problema: este novo amor tambm vai acabar um dia e virar amizade... Por isso digo: vocs precisam entender que tudo na vida cclico.

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL


Uma doutrina de vida O problema que se prendem apenas ao que lhes d prazer e no vivem o ciclo da vida. Ficam apegados ideia de que o prazer vai durar eternamente, mas isso impossvel. Algum saberia me dizer porque impossvel? Porque o prazer no pode ser eterno? Participante: Porque depois de um tempo aquilo no mais prazer e sim obrigao. Isso tambm uma verdade, mas no essa resposta que quero. Sabem porque vocs no podem ter eternamente o prazer? Porque o seu prazer a dor de algum. A cada momento que voc tem prazer, algum est sofrendo. Se conquistou a pessoa que queria, algum deixou de conquist-la... Se arrumou um emprego, algum no arrumou. O seu prazer sempre a dor de algum. Por isso ele no pode ser eterno, pois o Universo equilibrado. Neste momento voc vai ganhar prazer e o outro dor; em outro recebe a dor e o outro o prazer. Desculpa, mas acho que agora vocs vo pensar duas vezes antes de quererem ter prazer sempre... Participante: Alm do prazer e da dor, o cosmo tem pretenso de que quem est aqui faa alguma coisa. O cosmo espera que quem est aqui faa alguma coisa? Que cosmo? Que Deus? Mesmo que esses elementos seja alguma coisa, no algo que existe para voc... Por isso digo: esquea. Se cair uma bomba atmica no Japo, o que voc vai fazer? Dizer que graas a Deus que no caiu aqui. Pare de querer viver onde no est ou de se preocupar com a vida de quem voc no conhece. Voc s tem uma coisa para viver: o momento de agora e tudo que est nele. Por isso lhe digo: no interessa o que pensam os que esto l em cima. Preocupe-se com o agora, pois se preocupando com o agora no se desumaniza, pois estar vivenciando a Realidade. A primeira coisa para voc ser feliz cair na real. Para voc, deve interessar apenas o seu mundo que formado pelas pessoas que conhece, o lugar onde est e o que est acontecendo aqui. Esse o seu mundo. aqui que voc realiza as suas provas e no no cosmo ou em qualquer outro lugar... Vocs gostam muito de ajudar ao outro, mas, me desculpem, no conseguem nem se ajudar... Querem saber como vivem e pensam nos que esto em outro lugar, mas no conhecem nem o que vocs pensam...

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL


Uma doutrina de vida No conseguem dar conta de si mesmos, mas querem dar palpites na vida dos outros. muito fcil resolver os problemas da vida do outro, no? Porque no resolve os seus? Cristo disse: o profeta no consegue profetizar a sua prpria casa. Isso aconteceu com ele... No sei se vocs conhecem a histria. Ele foi na cidade em que cresceu e l quis fazer uma palestra. As pessoas se perguntaram: 'quem vai falar? Aquele ali? Mas, esse Jesus, filho de Jos. Eu o vi crescer e quem Ele. Como, ento, quer me ensinar alguma coisa'? No, esquea os outros. Para atingir o Universo e libertar-se do humano, voc tem que ser extremamente egosta, ou seja, deve pensar s em voc. Se no for egosta, no se livra da humanidade. Sei que o que falei parece estranho, mas o Universo feito sobre paradoxos. Para voc se desumanizar precisa se tornar um humano; sem transformar-se em ser humano, no vai conseguir se desumanizar. Por qu? Porque se no humanizar-se vai ficar pensando que um esprito e bastar morrer para se desumanizar. A primeira coisa que precisa se conscientizar do ser humano que , e quem voc o ser humano que . Como vai destruir a sua humanidade se ainda no sabe o que destruir? Para destruir a humanidade que voc , preciso primeiro saber quem e que humanidade essa. Esquea o cosmo, esquea os espritos, esquea Deus,... Esquea tudo isso, pois estas coisas no fazem parte da sua vida. Preocupar-se ou at mesmo saber dessas coisas no lhe faz ganhar o jogo. J pensou se o jogador que entra em campo estiver preocupado com o que a torcida est fazendo ou no que ela est pensando? Ele no jogaria bola. Entre no seu campo da sua vida e ali tente fazer o seu gol, pois s a ganha o jogo. Participante: O Espiritismo fala muito em praticar a caridade. Isso vai contra o que o senhor est falando. Desculpe-me. Temos um trabalho que recomendaria voc ler: O Espiritismo dos Espritos. Isso porque o espiritismo verdadeiro no o que se prega nos centros espritas. Em O Livro dos Espritos, Kardec faz a pergunta bem clara: o que caridade? O Esprito da Verdade responde assim: dar ao outro o que voc quer para si. O que voc quer para si e que deve dar ao outro, no s o prato de comida, mas tambm o direito de ser quem . A vem o espiritismo e diz que voc no pode ser quem, que precisa se mudar, pois um pecador. Se algum quer ser quem , ou seja, no aceita corrigendas dos outros, mas no d ao outro esse direito exigindo que ele se mude, est fazendo a caridade? No estou criticando o espiritismo: estou apenas mostrando a diferena do que se prega para a forma como age. Essa forma como se prega fundamentada apenas no materialismo, ou seja, em dar a subsistncia material...

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL


Uma doutrina de vida Sendo assim, trata-se de um espiritismo humano e no esprita. Quem se apega a esse espiritismo vai para o mundo dos devas que, alis, o nico lugar fora do planeta Terra que tem religio. Participante: Quando o personagem morre no mundo dos devas, qual o termo que eu devo usar para designar a prxima vida desse ser? Qual o termo que voc usa na Terra para isso? Re-encarnao. O que o mundo dos Devas? o mundo que tem tudo o que tem na Terra. Sendo assim, qual o termo que se usa l? Re-encarnao. Participante: Quando eu alcanar a conscincia espiritual, ainda vou ser capaz de dizer eu? Ainda me sentirei uma individualidade? Sim, voc dir que voc e se sentir uma individualidade. S no vai acreditar no que fala. Essa a diferena. A conscincia espiritual no a mudana de valores, mas ele ocorre quando voc no acredita nos valores que tem. Sendo assim, ela no um processo de absoro de novos conhecimentos, mas o processo de usar um conhecimento para destruir o que voc conhece. Participante: Qual a diferena do mundo de provas e expiao para o mundo de regenerao? Preciso responder com elementos que pertenam ao seu mundo, pois se falasse com de outro, voc no entenderia e nem eu teria palavras para falar. A diferena que em um mundo se faz provas e expiaes e em outro se regenera. Repare: voc est preocupado querendo saber o que no pode saber. No que no pode porque proibido, porque no tem elementos para saber. Eu posso lhe dizer que no prximo mundo vai haver um novo fator na inteligncia. Mas, voc no sabe o que inteligncia e nem sabe quais so os fatores que existem agora. Como poder saber qual vai ser o prximo? Alis, mesmo que pudesse lhe responder, no teria como descrever, pois apenas o que conhecido neste mundo grafado. Como posso falar de algo quando no h palavras para descrever? Participante: O que eu, ser humano, com o meu raciocnio humano posso fazer para me melhorar? Tudo o que voc achar que pode. Saiba de uma coisa: o ser humano s faz aquilo que acha que pode fazer. Sendo assim, tudo que voc acreditar que pode fazer, vai fazer; e o que no acreditar que pode fazer, no vai fazer. Participante: Porque voc est num lugar e tem pessoas que parece que conhece do passado, mas essas pessoas mudam de forma e as v sobre outra forma.

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL


Uma doutrina de vida Porque foi isso que foi criado para voc naquele momento pela sua mente. Alm do mais, isso no est no mundo espiritual, mas no humano. Se est vendo, est no seu raciocnio; se est no seu raciocnio, humano. No acredite nisso ou melhor, diga, no sei se . O que vocs precisam compreender que atingir a felicidade simplesmente no acreditar naquilo que vem mente. S isso e mais nada que isso. No fazer o certo ou querer explicar o que . Participante: Porque o esprito encarna no planeta de provas e expiaes? Tudo isso comeou quando vocs comeram a ma. Trata-se do pecado original. Quando isso acontece, o esprito se transforma em humano. Mas, o que o pecado original? Comer o fruto do conhecimento. O fruto da rvore do conhecimento o saber. Ter conhecimento no o problema: problemtico saber que sabe, comer o fruto. Sendo assim quando voc diz 'ser que era, ser que no era, demonstra ter um conhecimento, mas no come o fruto. Se no o come mais, no comete o mesmo pecado. A volta para o paraso. Esta questo lgica, at para a lgica humana. O problema que vocs so ilgicos. Misturam um monte de fantasias, muitas coisas que sabem, que no imaginam o que , como as coisas espritas e acham que podem criar uma nova lgica... Quer ver um exemplo: energias. Vocs falam de energias csmicas, mas a nica energia que vocs podem conhecer aquela que acende a luz da sua casa e movimenta seus aparelhos eletrnicos. Mas, essa no a energia universal, como o Esprito da Verdade explicou a Kardec... Quando esto indispostos, ao invs de apenas saberem que esto, ficam imaginando coisas que nunca tero certeza. Imaginam que esto indispostos por causa de energias negativas. Por acreditarem nisso vivem a indisposio e mais: ficam procurando de onde veio. 'Isso coisa daquela pessoa que no gosta de mim'... Julgaram, condenaram e muitas vezes era apenas algum inocente. E se a sua indisposio foi apenas a comida que comeu? Justamente por estarem fora da realidade, ou seja, estarem atribuindo a culpa a uma coisa irreal no lutam contra o sentir-se indisposto. Sem essa luta vivem o processo inteiro com dor e sofrimento. Participante: Se as pessoas chegarem a mim e perguntarem o que alguma coisa eu devo dizer que no sei? No se preocupe com o que voc vai dizer. O que vai dizer faz parte da vida, por isso vai sair, independente de qualquer coisa que planeja dizer. Preocupe-se com a sua mente, com o que est dentro de voc, em no acreditar no que est pensando. Participante: Mas, nesse sentido eu posso estar sendo mentirosa.

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL


Uma doutrina de vida Quantas vezes voc j pensou em dizer algo e no disse? Quantas vezes voc pensou em no dizer e disse? Participante: Vou mentir, ento? Voc no tem controle sobre o que diz, por isso no pode mentir. O mentir acontece quando voc acredita que conhece uma verdade e se posiciona diferente dela. Agora, quando diz que sabe, est mentindo para voc mesmo, pois o que a mente diz no verdade: apenas uma viso humana. Participante: Para que servem as intuies, principalmente no meu caso que acabo tendo comprovaes? Para ver se voc vai dizer se acredita ou no em tudo que lhe for intudo. Saiba de uma coisa: voc no tem mais nada a fazer nessa vida a no ser decidir se acredita ou no na sua mente. Essa a grande jogada da vida, fazer prova isso. Acreditar ou no em si mesmo: essa a prova. Portanto, qualquer coisa que lhe venha mente algo com o qual deve interagir dizendo: no sei se verdade ou se mentira. Participante: O que o ser humano pode fazer? Assistir a vida. Acreditando nisso, diga para si mesmo: 'essa apenas a minha concluso. Se vou fazer ou no, eu no sei. Saiba de uma coisa: voc no deve normatizar nada nesta vida! Por qu? Porque toda regra existe para ser quebrada, ou seja, pode no acontecer o que espera que acontea. Se acontecer? Voc sofre...

Bom, me perguntaram no estudo anterior o que deva e respondi que o esprito humano sem a carne. Mas, naquele momento, ningum me perguntou o que o mundo dos Devas. Hoje falei sobre isso... O mundo dos devas aquele que existe em outra densidade de matria, mas que tem tudo o que tem aqui. o mundo onde existe esse sof em outra matria; numa matria como vocs chamam de menor densidade. Participante: O mundo explicado no livro 'Violetas na janela' o mundo dos devas? O mundo explicado em noventa e nove vrgula nove por cento dos romances espritas o dos devas.

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL


Uma doutrina de vida Veja bem: se uma pessoa compra aqui na Terra um vaso e o projeta mentalmente para um outro lugar, sinal de que ele foi plasmado. Sendo assim, esse lugar onde vaso aparece s pode ser o mundo dos devas, pois l o lugar das coisas plasmadas... No Universo Universal no se plasma nada: vive-se o que existe l... Ento esse o mundo dos devas: o lugar que tem tudo que tem aqui em outra dimenso, em outra densidade de matria. No importa o nome da densidade da matria de l, mas o importante saber que as coisas que l esto so cpias perfeitas das que ficaram aqui. por isso que se fala na literatura esprita assim: a cidade espiritual est em cima da cidade material. No, a cidade espiritual no est acima, mas em cima, ou seja, no mesmo 'lugar fsico'. Se ela fosse acima estaria no Universo, mas no poderia estar, pois no Universo no existem formas. Portanto, aqui onde vocs esto vivendo o mundo humano, existe o mundo dos Devas. Se aqui tem essa casa, no mundo dos devas terrestres tem essa casa. Apegando-se a ela, se j tem conscincia de que morreu, vai plasm-la no mundo dos devas, pois precisa dela para ser feliz. Participante: As pessoas que saem da carne e continuam no mundo terrestre achando que ainda esto vivas, quando acordam? Quando acordarem... Ele, na verdade, vamos dizer assim, se cansa de falar com a mulher e ela no responder. Se cansa de dizer para a mulher guardar a camisa e ela no guardar. Uma hora percebe que tem algo de estranho e busca despertar do sonho que vive. Essa percepo de que h algo errado foi criado na mente dele. A 'coisa estranha' comea a ser percebida e de repente aparece um mentor e diz: 'isso assim porque voc est morto'... Sendo assim, pergunto: para sabermos como fugir do mundo dos devas temos que discutir o que? As coisas que existem aqui e l e como fugir delas. Com isso poderemos nos libertar dessas coisas... Esse vai ser o trabalho desse ano. Vamos conversar sobre as coisas materiais, falar das coisas do mundo do planeta Terra, sabendo que elas existem no mundo dos Devas e tentar encontrar como se libertar delas. Com isso poderemos pegar um atalho para o Universo que no passe pelo mundo dos devas. Claro, vamos ter que rever tudo que falamos at hoje, pois estas coisas geraram uma compreenso que se forem seguidas como verdades, certa ou obrigatrias, lhes levar ao mundo dos devas. Participante: Eu no sigo nenhuma religio, mas sigo Joaquim. Vou para o mundo dos devas de Joaquim? Vai. Participante: Ento a gente se encontra l na prxima...

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL


Uma doutrina de vida Eu sempre disse que vocs precisam se libertar de tudo, inclusive de mim. Sempre disse: no acreditem em nada, nem em mim. Por isso, quando ouvir o que eu falei, ao invs de acreditar, diga: essa uma informao, mas se verdade ou no, eu no sei. Posso at coloc-la em prtica, quando a colocar, porque est me fazendo bem, mas no acredito que seja uma verdade ou uma lei que precisa ser seguida'. Essa a diferena entre os meus ensinamentos e de outros, que deixo bem claro quando falo. Alis, sempre disse que no quero fiis atrs de mim. Participante: Se eu no acreditar em mais nada e for feliz do jeito que for (sem acreditar em nada, sem saber de nada, sem saber para onde eu vou quando morrer), quando morrer eu vou para esse onde eu no sei? Sim. Veja, se voc no acredita em mais nada, quando morre vai para o lugar das pessoas que no acreditam em mais nada, daquelas que esto livres do que acreditam. O Universo feito por afinidades. Se voc acredita em alguma coisa, vai para um lugar onde exista aquela alguma coisa. Se no acredita em mais nada, vai juntar-se com quem no acredita em mais nada. O mundo onde esto os que no acreditam em mais lhe digo que est acima do mundo dos devas. Seria a quinta conscincia da qual j falamos... Participante: Se a pessoa for para esse mundo que ningum acredita em mais nada, ela vai ser infeliz? S se acreditar em alguma coisa: na felicidade ou infelicidade... Ela no pode ser infeliz porque no acredita mais na infelicidade. Os que l esto no acreditam mais na infelicidade. Participante: Que tipo de vida se leva l? Se voc souber que tipo de vida se leva l, ainda vai acreditar em alguma coisa. Nesse caso vai ficar no grupo que acredita como a vida l. O ensinamento bem claro: os iguais se juntam. Vejam... Pergunta 1012 Haver no Universo lugares circunscritos para a pena e gozo dos espritos segundo seus merecimentos? J respondemos a essa pergunta. As penas e gozos so inerentes ao grau de perfeio dos espritos. Cada um tira de si mesmo o principio da sua felicidade ou de sua desgraa e como eles esto por toda parte, nenhum lugar circunscrito ou fechado existe especialmente destinado a uma ou outra coisa.

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL


Uma doutrina de vida Quanto aos encarnados, esses so mais ou menos felizes ou desgraados conforme mais ou menos adiantado no mundo em que habita. Pergunta 1012 a De acordo ento com o que vim lhes dizer, o inferno e o paraso no existem tais como o homem os imagina? So simples alegorias por toda parte h espritos ditosos e inditosos, entretanto conforme tambm j dissemos, os espritos de uma mesma ordem se renem por simpatia mas podem reunir-se onde queiram quando so perfeitos. (O Livro dos Espritos) Compreenderam? Os espritos que ainda no so perfeitos, ou seja, que ainda no vivem a felicidade falo assim porque como j vimos a perfeio alcanar a felicidade se renem por simpatia, por gostar da mesma coisa, por ser simptico quilo. Sendo assim, os torcedores de um time de futebol se juntam com os torcedores do mesmo time. O esprito perfeito pode ir onde esto os que no so perfeitos, mas quem no alcanou a perfeio, no vai onde esto os perfeitos. Atingir a perfeio obter a felicidade que Cristo fala, a felicidade incondicional, a bem aventurana, a felicidade que os santos sentem. Voc precisa compreender isso: sempre se juntar com os iguais a voc. Se no acredita em nada e por isso vive essa felicidade, mesmo sem saber ou procurar por isso, vai se juntar queles que vivem essa felicidade. Agora, se ainda tem dependncias para ser feliz, ou seja, vive na busca do prazer, vai se juntar queles que so dependentes da mesma coisa. Na Terra, quem no bebe lcool, no vai para cachaarias, quem no come carne no vai para churrascaria. No Universo a mesma coisa daqui... Portanto, o nosso objetivo faz-lo no depender de nada, pois enquanto depender de alguma coisa ficar preso num mundo especfico. Mas, se no depender de nada, poder extrapolar o mundo dos dependentes e se reunir queles que no so dependentes. Neste momento estar vivendo a perfeio. No estou falando em ser perfeito, mas viver a perfeio, o que diferente. Perfeito no Universo s Deus. Participante: Ento aquele ego que no acredita em nada, que no tem religio, j est pronto e j chegou? No, porque acredita que no acredita. Acreditar que no acredita j uma crena e ela no deixa chegar a lugar nenhum. Voc s chegar quando nem acreditar ou desacreditar, ou seja, atravs da postura 'no sei'. A postura que leva vivenciar a perfeio sempre essa: no sei.

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL


Uma doutrina de vida 'A igreja catlica est certa? No sei. Voc catlico? No sei. Mas, vai a missa! Vou mas no sei se sou catlico. Porque voc vai a missa? Porque cheguei at a igreja. Agora, se no for, no tem problema nenhum em no ter ido'. Essa a postura do ser que vive a perfeio. Isso ser verdadeiramente livre, pois est livre da obrigao de ser: s faz e quando faz e . Ele tambm livre de saber porque faz, para o que faz e at de saber o que est fazendo... Falei com relao religiosidade, mas profissionalmente falando, a mesma coisa. 'Porque voc vai trabalhar? No sei, s sei que vou'. Participante: Vou trabalhar para ganhar salrio... Est certo: voc acredita que vai trabalhar para receber o salrio. Mas, pode ir o ms inteiro sem saber porque e receber o salrio da mesma forma. Agora, se for sabendo (esperando) receber o salrio, a empresa pode atrasar o pagamento e, neste caos, vai entrar em sofrimento. Se voc vai para receber salrio e no recebe, a empresa no presta. Mas, se vai porque vai, quando a empresa atrasar, no sofre. Espera em paz. Qual a diferena em se ir trabalhar sabendo alguma coisa ou no sabendo de nada? Isso faz o salrio sair sempre no dia certo? Claro que no, a empresa paga quando paga. Apenas quem no espera no sofre, enquanto que o outro vive o mesmo espao de tempo em agonia... O que estou dizendo serve para todos os acontecimentos da vida. Por exemplo: quando voc deve, paga quando receber. Participante: Esse um desencanado. Eu no sei se ele est dentro do cano ou no, mas posso lhe dizer que ele feliz, pois no tem nem prazer nem dor. Ele feliz porque no espera nada. Quem no espera nada no vai ter nem prazer nem dor; quem espera vai sofrer enquanto no receber. Participante: Voc deixa de expor as suas opinies? Expor com voz, com palavras? Sempre ter o que falar... Foi o que disse antes: voc no controla o que fala, mas pode deixar de no acreditar nas opinies que esto na sua mente. Alm do mais, fale o que falar, no tem problema: palavras so palavras e o vento leva. Agora o que a sua mente diz fica para sempre dentro de voc e lhe causa prazer e dor. Participante: O seu mantra 'cala boca mente', funciona. No sei... Funciona para voc, mas pode no funcionar com o outro. No acredite que funciona para todos, mas principalmente, no acredite que vai funcionar sempre para voc. Pode ter horas que no funcione...

ESPIRITUALISMO ECUMNICO UNIVERSAL


Uma doutrina de vida Alis, no acredite em mim.

You might also like