You are on page 1of 17

ANALISE ERGONMICA DO TRABALHO (AET) EM UMA EMPRESA DE CONFECES: anlise do posto de trabalho de costura.

Daniela Pesamosca

RESUMO Na ergonomia diversas ferramentas tm sido utilizadas para melhorar a adaptao do trabalho ao homem. A anlise do posto de trabalho e de como o homem interage nesse ambiente so fatores que vem sendo discutidos por pesquisadores h muito tempo. Gurin; et.al.(2001) trazem uma discusso diferente medida que introduzem o escopo de interao dos diferentes aspectos abordados pela ergonomia. Este estudo busca realizar uma Anlise Ergonmica do Trabalho (AET) em um posto de trabalho de uma fbrica de confeces. A partir de uma demanda observada em relatrios de problemas de sade dos funcionrios, foi selecionado o posto e realizada a anlise. Esta pesquisa pode ser caracterizada como um estudo de caso e uma pesquisa descritiva. Teve como mtodos de coleta de dados a pesquisa documental, a entrevista e a observao. Os principais resultados deste, demonstram que a abordagem proposta pelos autores valida, pois permitiu a identificao dos principais problemas envolvidos com a atividade do posto de trabalho. Palavras-chave: Anlise Ergonmica do Trabalho (AET); ergonomia; trabalho; confeces.

1 INTRODUO A presso ocasionada sobre as empresas em funo da alta concorrncia, tm proporcionado estudos voltados para reduo de custos e aumento de produtividade. Esses fatores de certa forma, cobram uma produtividade maior dos trabalhadores, e como consequncia, muitos casos de leses por operaes repetitivas. Nesse sentido, as empresas esto buscando alternativas para adequar o colaborador em um posto de trabalho, de tal forma que consiga melhorar sua produtividade, aliando a uma reduo do nmero de leses nos trabalhadores. Assim sendo, estudos ergonmicos vem ganhando espao dentro das organizaes, pois um trabalho preventivo menos oneroso financeiramente para as empresas, do que corretivo, pois um colaborador afastado, proporciona um nus financeiro sem a contra prestao de servios.

Nesse sentido, os trabalhos ergonmicos iniciam nos departamentos ou postos de trabalho onde h maior incidncia de acidentes de trabalho, afastamentos, doenas, absentesmos e at mesmo rotatividade de empregados. Embora autores estudam a ergonomia a bastante tempo, Gurin; et.al. (2001), tem se destacado mais recentemente, pela utilizao de uma metodologia bastante interessante.Ele no fica atrelado a apenas as ferramentas de ergonomia, pois alm destas, tambm avalia outros fatores, tais como: colocar em um mesmo pano, vrios problemas, seja de natureza fsica, espao fsico, atividade cognitiva, entre outros. A anlise ergonmica parte da identificao de um problema que justifique um estudo, buscando aes ergonmicas para a soluo destes. A sua anlise permite compreender a natureza e a dimenso dos problemas apresentados, bem como elaborar um plano de interveno para abord-los. Nesse sentido, o objetivo do estudo, busca realizar uma Anlise Ergonmica do Trabalho (AET) em um posto de trabalho de uma fbrica de confeces, localizada no Oeste de Santa Catarina, seguindo o modelo proposto por Gurin.

2 REVISO DA LITERATURA

Macleod (2003) assevera que o caminho a seguir com o desenvolvimento prtico e

aplicao de mtodos ergonmicos atravs de uma melhor antecipao e apreciao de alteraes ao trabalho humano que sero efetuadas atravs da introduo de novas tecnologias para o trabalho.O desenvolvimento de mtodos adequados de ergonomia ou a cuidadosa adaptao dos mtodos existentes devem utilizar mtodos quantitativos e qualitativos, almde orientaes.
Para Hughes; Nelson (2009) importante reconhecer que as empresas investem em

ergonomia. Vrias so as razes, pois alm do projeto de retorno sobre o investimento, inclui a obrigao tica de fornecer um ambiente de trabalho seguro, de conformidade regulamentar, mantendo-se competitiva no mercado para os funcionrios mais talentosos e de acordo com a negociao coletiva.

2.1 Anlise Ergonmica do Trabalho (AET) Para Gurin; et.al. (2001) a anlise da atividade tem um espectro mais amplo daquele que as meras ferramentas de ergonomia trazem. Estas no conseguem trazer a descrio das

atividades, tampouco sua compreenso. Dessa forma no evidenciam as interaes entre os diferentes componentes, colocando em um mesmo plano, problemas de dimenses fsicas, de constrangimento de tempo, de iluminao, atividade cognitiva entre outros. Para Iida (2000) a descrio da tarefa abrange aspectos envolvendo o objetivo desta, o operador, as caractersticas tcnicas, as aplicaes, as condies operacionais e as condies ambientais. Gurin; et.al. (2001) enfatiza que a ao ergonmica advm de uma demanda, oriunda de diferentes interlocutores. Cabe ao ergonomista analisar esta e fazer a proposta de ao em se confirmado um problema. Dever analisar o funcionamento da empresa, atravs de observaes abertas. Verificar as relaes entre os constrangimentos da situao do trabalho, a atividade desenvolvida pelos operadores e as conseqncias dessa atividade para a sade e para a produo. A partir disso poder fazer um pr-diagnstico e depois um plano de observao onde procurar verificar suas hipteses. A partir das observaes e das entrevistas com os operadores poder ento, estar em condies de formular um diagnstico local de utilidade empresa. Esta sistemtica pode ser observada na figura 1.

Fonte: Pizo; Menegon, 2010

Para Iida (2000) o ergonomista na busca de realizar seus objetivos, deve estudar diversos aspectos do comportamento humano no trabalho e outros fatores importantes, que so: o homem, a mquina, o ambiente, a informao, a organizao e as conseqncias do trabalho. Como objetivos busca a segurana, satisfao e o bem-estar dos trabalhadores no seu relacionamento com os sistemas produtivos.

St-Vincent; et.al. (1998) afirmam que possvel uma abordagem participativa, onde grupos
treinados podem auxiliar na identificao e no combate de situaes inadequadas, com riscos osteomusculares. Estes grupos com o acompanhamento de ergonomistas podem ser bastante teis para a reduo de problemas ergonmicos.

2.2 Medidas antropomtricas Segundo Iida (2000) a antropometria esttica refere-se a medidas onde o operador fica parado ou tem poucos movimentos, e o seu uso no aconselhado para atividades ou posto de trabalho que se movimentam. Nestes casos deve-se recorrer antropometria dinmica, que mede os alcances dos movimentos. Mede-se os movimentos de cada parte do corpo, enquanto que o restante deve ficar esttico. Porm, na prtica ao se mover as mos, o tronco, costas, ombros tambm podero ser exigidos. Na viso de Grandjean (1998) o trabalho esttico e o dinmico esto muito prximos, pois em diversos casos pode-se caracterizar a atividade tanto esttica quanto dinmica. H trabalho esttico significativo na condio de trabalhos em que se exige uma movimentao do tronco para frente ou para os lados. A exigncia prolongada e excessiva de trabalho esttico conduz ao surgimento de leses por sobrecarga. Estas podem ocorrem em um grau mais severo em funcionrios que ficam muitos anos nas mesmas condies. No uso das medidas considerado o espao de trabalho, que segundo Iida (2000) um espao imaginrio necessrio para o organismo realizar os movimentos requeridos por um trabalho. No dimensionamento de postos de trabalho utilizam-se de medidas antropomtricas mnimas e mximas. Grandjean (1998) considera que para ter as condies corretas do tronco, braos e pernas, estas estejam em posturas naturais. Para ter-se um trabalho eficiente, imprescindvel a adaptao do local de trabalho s medidas do corpo humano. Para tanto utilizam-se as medidas antropomtricas. Para um correto dimensionamento do espao de trabalho deve-se considerar: a postura, o tipo de atividade manual e o vesturio (IIDA, 2000). Ainda segundo Iida (2000), existem dois enfoques para analisar o posto de trabalho: o tradicional e o ergonmico. No tradicional estudam-se os movimentos corporais necessrios para executar um trabalho e a medida de tempo gasta em cada movimento, tambm chamado de estudo de tempos e movimentos. baseado na economia de movimentos e busca o menor tempo gasto para desempenhar a atividade.

J o enfoque ergonmico busca desenvolver postos de trabalho que reduzam as exigncias biomecnicas, colocando o operador em uma postura adequada de trabalho, os objetos ao alcance dos movimentos corporais e facilidade de percepo de informaes. Diversos critrios podem ser utilizados para avaliar a adequao dos postos de trabalho, mas do ponto de vista ergonmico, a postura e o esforo fsico exigido dos trabalhadores, atravs dos principais pontos de concentrao de tenses, que tendem a provocar dores nos msculos e tendes devem ser utilizados (IIDA, 2000). Conforme Iida (2000) a postura com o dorso inclinado para a frente, bastante comum na posio sentada, quando necessrio um enxergar detalhes do processo, pode ocasionar dores no pescoo e ombros devido fadiga. De acordo com Jung; Hallbeck (2005) a aplicao das orientaes ergonmicas para o projeto de ferramentas poderia aumentar a eficincia da ferramenta e sua usabilidade. Grandjean (1998) afirma que a cabea e a nuca no podem ficar durante muito tempo inclinados a mais de 15 para a frente; do contrrio, espera-se que surjam sinais de fadiga. Quanto ao espao que as mos e braos necessitam para a preenso, espaos muito curtos para alcance ou muito distantes requerem movimentos secundrios do tronco, o que reduz a segurana da operao e aumenta o risco de problemas nas costas e nos ombros. Grandjean (1998) afirmam que os trabalhos de preciso so atividades que requerem grandes exigncias, como: contrao rpida e comedida dos msculos; coordenao de movimentos isolados de msculos; preciso dos movimentos; concentrao; e controle visual.Ainda de acordo com Grandjean (1998), para trabalhos com carga fsica ou mental mdia, deve haver uma pausa de 10 a 15 minutos de manh e a tarde. Para trabalhos com elevada exigncia mental (com ritmo ou pequenos tempos de espera) alm das pausas grandes pela manh e a tarde, deve haver uma a duas pausas curtas por turno (de 3 a 5 minutos).
Rivilisa; et.al. (2008)asseveram que todas as mudanas exigiram um estudo para o

projeto fsico de equipamentos e locais de trabalho. Alguns estudos tambm incluram as mudanas nas tarefas de trabalho, as equipes de trabalho ou organizao do trabalho ea formulao de polticas. Outros estudos relataram mudanas como: a criao de um alongamento e programa de exerccio para melhorar o condicionamento fsico dos trabalhadores.
Pehkonen; et.al. (2009) afirmam que o processo de interveno ergonmica participativa

pode ser avaliado atravs de questionrios, entrevistas em grupo e foco dirio de pesquisa. Este modelo mostrou-se vivel e motivou uma abordagem participativa dos trabalhadores, onde o conhecimento e a sensibilizao da ergonomia aumentaram. No entanto, as

expectativas em relao a estes efeitos antes da interveno, foram maiores que as suas avaliaes aps a interveno. Alm disso, apontaram um apoio maior por parte da gesto, do pessoal tcnico e ergonomistas.

3 METODOLOGIA O estudo foi desenvolvido a partir da utilizao da Anlise Ergonmica do Trabalho, delineada por Guerin; et.al. (2001). O posto de trabalho analisado foi costura dofechamento de lateral de camisas em uma fbrica de confeces. A partir de relatrios de problemas de sade no trabalho, com dados sobre as doenas e os afastamentos, foi definido o posto de trabalho. A anlise das atividades foi realizada atravs de observao direta no local de trabalho escolhido, com o objetivo de identificar divergncias entre o trabalho prescrito e o realizado de fato no posto de trabalho, bem como identificar fatores de risco ocupacionais. Tambm foram utilizadas entrevistas com os operadores com o intuito de coletar informaes sobre a situao percebida por estes no seu posto de trabalho. Observaes foram realizadas no sentido de verificar as condies do posto de trabalho sob a tica das medidas antropomtricas, seguindo o que indicado por Gurin; et. al. (2001) e Grandjean (1998). Os resultados obtidos serviram de base para a formulao do diagnstico verificado na empresa e a partir deste, foram propostas aes para melhoria do posto em anlise. Para Pegatin; Xavier (2006), no basta apenas o diagnstico de uma situao de trabalho, deve haver o projeto de mudana, que se torna o principal objeto de uma ao preventiva. Este estudo pode ser definido como um estudo de caso, onde se buscou analisar a condio do posto de trabalho em uma empresa de confeces. Tambm pode ser caracterizado como uma pesquisa descritiva e quanto a abordagem do problema como qualitativa.

4 APRESENTAO E ANLISE DOS DADOS A seguir, apresenta-se uma descrio sucinta da empresa e a anlise do posto de trabalho a ser estudado.

4.1 Descrio da empresa O estudo foi realizado em uma empresa de confeco masculina, localizada no Estado de Santa Catarina. A empresa atende o mercado atravs de venda ao lojista (varejo), e est presente em vinte Estados brasileiros, tais como: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran, So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Esprito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rondnia, Acre, Sergipe, Alagoas, Paraba, Rio Grande do Norte, Cear, entre outros. O pblico alvo da empresa so consumidores da classe A e B. Os produtos desenvolvidos diferenciam-se pela qualidade e exclusividade dos tecidos utilizados e pela sofisticao no desenvolvimento. Dentre os itens que compem o mix de produtos, encontram-se: camisas, calas, bermudas, camisetas, moletons, jaquetas, cintos, calados, carteiras, culos, bons, entre outros componentes do guarda-roupa masculino. A empresa trabalha com os principais fornecedores de tecidos do Pas, assegurando a qualidade de seus produtos, e realiza parcerias com diversos fornecedores de produtos para ofertar aos seus clientes um mix amplo.

4.2 Descrio do Fluxo de Produo O processo de confeco inicia no setor de Corte, que dentre outras atividades, enfesta, corta, alinha e identifica os lotes. Posteriormente, os produtos so encaminhados para o setor de Colagem, que fixa a entretela no tecido. Em seguida o produto enviado para o setor de Estamparia e posteriormente para o setor de Bordado. Aps estas etapas concludas inicia-se o processo de costura no setor de Preparao, que monta golas, punhos, costura as mangas, as costas e as frentes da pea, bem como aplica os bolsos. Posteriormente, os lotes preparados so encaminhados para o setor de Montagem. O processo de montagem est dividido em subgrupos denominados times. Cada time executa uma ou mais operaes, aps concluir a sua atividade o time transfere as peas para o time subseqente, para este as processar, e assim sucessivamente at a concluso do processo. Para o processo de montagem todas as partes que compem a pea so alocadas dentro de carrinhos. A quantidade de peas alocadas nos carrinhos dimensionada de acordo com a capacidade produtiva do setor no dia. A carga dos carrinhos suficiente para um tempo prdeterminado de trabalho, ou seja, a cada tanto tempo um carrinho deve ser processado pelo time e transferido para o time subseqente. Os carrinhos seguem em um corredor e percorrem todo o processo de montagem.

A figura 01 apresenta o layout e o fluxo de produo no Setor de Montagem de camisas. Tambm destaca os postos de trabalho que sero analisados neste estudo.

Fluxo de Produo

Postos de trabalho estudados

Figura 01 Layout Setor de Montagem de Camisas

O processo de montagem segue a seqncia descrita a seguir: A seqncia operacional de montagem da camisa segue esquema apresentado na figura 02.

nicio

Fechar Lateral - (OPERAO ESTUDADA) unir as laterais das costas com as laterais das frentes, entrelaando os tecidos com auxlio de um dispositivo especfico, utilizando mquina e duas agulhas ponto corrente

Preparar Carrinhos - alocar nos carrinhos a quantidade de peas para a batelada.

Rebater Mangas - costura em torno da cava das mangas para firmar a costura que prendeu as mangas na camisa. Mquina reta e uma agulha ponto fixo

Aplicar Punhos - aplicar os punhos nas mangas, utilizando mquina reta e agulha ponto fixo

Unir Ombros - unir as frentes com as costas, utilizando mquina reta e uma agulha ponto fixo

Aplicar Mangas - aplicar as mangas nas cavas, utilizando mquina reta e duas agulhas ponto corrente

Costurar Bainha na Barra - fazer duas dobras na barra da pea com o auxlio de um dispositivo especfico, para fazer o acabamento da pea e evitar que a mesma desfie. Mquina reta e uma agulha ponto fixo

Aplicar Gola - aplicar a gola na pea, utilizando mquina reta e uma agulha ponto fixo

Fim

Figura 02 Seqncia Operacional de Montagem da Camisa

Aps a montagem, as camisas seguem para o Setor de Acabamento e Embalagem, que aplicam os botes, cortam os fios e embalam a pea para enviar ao Setor de Expedio.

4.3 Descrio da atividade de fechamento de lateral da camisa A atividade estudada o fechamento de lateral. Esta operao consiste em unir as laterais da pea, promovendo o fechamento da mesma, conforme representado na figura 3.

Costura da lateral Camisa (Foto)

Figura 3 Lateral Camisa

Para realizar esta operao utiliza-se a mquina de costura Fechadeira de Brao e um dispositivo acoplado mquina para auxiliar na dobra do tecido, conforme mostra a figura 4.

Figura 4 Mquina Fechadeira de Brao e Dispositivo auxiliar

A mquina fixada sobre uma mesa prpria para esta finalidade. Para o fechamento da manga o tecido deve circundar o brao da mquina, no havendo uma base plana para o operador apoiar os braos, ficando estes suspensos durante o tempo de execuo da operao.

4.4 Layout do posto de trabalho O operador permanece sentado e apanha as peas sobre uma banqueta (1) com aproximadamente 0,45 m de altura, no seu lado esquerdo, processa (2) e descarta sobre outra banqueta (3) com 0,45 m de altura no seu lado direito, conforme representado na figura 5.

Figura 5 Layout do Posto de Trabalho

Para realizar a operao o funcionrio deve seguir as orientaes indicadas pela empresa, que so: a) b) Apanhar a pea sobre a banqueta no seu lado esquerdo; Posicionar as laterais da manga no aparelho para que o mesmo dobre-se conforme

detalhe destacado na figura 4; c) Acionar com os ps, o acelerador da mquina e costurar aproximadamente quatro

centmetros; d) Ajustar o tecido at o final da manga (em torno de 15 centmetros para camisas de

manga curta e de 50 centmetros para manga longa); e) Acionar com os ps o acelerador da mquina e acompanhando o tecido com as mos,

costurando at o final da manga; f) g) Ajustar o tecido at o final da barra; Acionar com os ps o acelerador da mquina e acompanhando o tecido com as mos,

costurar at o final da camisa; h) i) Repetir este processo na outra lateral da pea; Descartar a pea sobre a banqueta no seu lado direito. A empresa no possui o procedimento operacional do processo formalizado, porm as instrues anteriormente descritas so repassadas para o operador durante treinamento anterior ao incio das atividades. Concretizando, desta forma, a orientao da execuo da tarefa por parte da empresa.

4.5 Anlise ergonmica Para melhor realizar a Anlise Ergonmica do Trabalho (AET) foram registrados os movimentos que o operador executa para desempenhar a tarefa. O quadro 1 apresenta a seqncia destes movimentos.

Seqncia de movimentos realizados com o tronco e as mos Movimento1 Movimento 2 Movimento 3

Posio inicial: a operadora mantm-se com a postura ereta

Ao realizar este movimento, a operadora gira o tronco e os braos para esquerda e curva--se para apanhar a pea na banqueta.

Em seguida gira as pernas para a esquerda e posiciona a pea sobre elas. Os braos no possuem apoio na mquina ou na cadeira.

Movimento 4

Movimento 5

Movimento 6a

A operadora gira o tronco e os membros para o centro e inclina a cabea 50 para frente.

Ao realizar este movimento a operadora aproxima-se o mximo possvel da mquina, projetando seu corpo para frente, porm a distncia entre sua posio ereta e o ponto de costura (agulhas) de 35cm.

Neste momento a operadora executa o movimento com o brao direito para trs, a fim de posicionar a pea para o incio da costura.

Movimento 6b

Movimento 6c

Movimento 7

Percebe-se a inclinao do tronco 25 para o lado, e o deslocamento do brao direito 60 para trs. Percebe-se tambm um esforo no ombro, cotovelo e punho para executar o movimento.

Ao mesmo tempo a operadora mantm-se inclinada para frente, deslocando a coluna 25 para o lado.

O mesmo movimento se repete com o brao esquerdo, deslocando o ombro 60 para trs.

Movimento 8

Movimento 9

Movimento 10

A operadora inclina o tronco para frente 45 e a cabea 30 alm do tronco, a fim de aproximar-se do ponto de costura para melhor visualizar o posicionamento da pea no dispositivo.

Com a perna direita a operadora suspende o p calcador da mquina.

Ao mesmo tempo em que o p calcador da mquina est suspenso, a operadora posiciona a pea no dispositivo, realizando diversos movimentos com os dedos.

Movimento 11

Movimento 12

Movimento 13

A operadora posiciona uma das laterais da pea no dispositivo e prepara-se para posicionar a outra.

As duas peas posicionadas, prontas para a operao de costura.

A operadora mantm-se curvada para frente, e inicia o processo de costura.

Movimento 14

Movimento 15

Movimento 16

A operadora retorna o tronco, para ajustar o tecido e continuar a operao de costura.

Com o auxlio dos dedos a operadora dobra o tecido para facilitar o encaixe das costuras embaixo da manga.

A operadora retorna o tronco para a posio ereta, porm a cabea permanece inclinada para frente.

Movimento 17a

Movimento 17b

Movimento 17c

Ao aproximar-se do final da costura, a operadora inclina novamente o tronco para frente, e ao mesmo tempo inclina a cabea para o lado.

Viso lateral da inclinao do tronco e da cabea.

Alm de inclinar o tronco para frente, percebe-se que ao mesmo tempo h inclinao para a esquerda do tronco e da cabea.

Movimento 18

Movimento 19

Movimento 20

Ao aproximar-se do fim da costura, a operadora auxilia a dobra do tecido com os dedos.

Aps concluir a costura a operadora inclina-se ainda mais para frente para destacar a pea da mquina. A partir deste momento a operadora repete todos os movimentos desde o movimento 2 at o 23 para fechar a outra lateral da pea.

Aps fechar as duas laterais, a operadora gira os braos para a esquerda, a fim dobrar a pea para descart-la.

Movimento 21

A operadora descarta a pea na banqueta no seu lado direito e inicia todo o clico novamente.

Quadro 1 Seqncia de movimentos realizados com o tronco e as mos para fechar a lateral da camisa

As condies ambientas de iluminao e temperatura foram avaliadas pela tcnica de segurana do trabalho e encontram-se dentro de padres normais.

4.6 Propostas deste estudo De acordo com AET, percebem-se diversos movimentos que no esto de acordo com as recomendaes ideais para a postura durante a realizao de um trabalho. Sendo assim, possvel sugerir alternativas de melhoria para a minimizao dos impactos sobre os trabalhadores deste posto de trabalho, tais como: A primeira proposta sugere que a empresa faa uma adaptao mquina, para que o operador no tenha que se deslocar tanto para frente. Reavaliando o projeto da mquina utilizada, procura-se adequ-la para diminuir ou eliminar a inclinao do operador, uma vez que a mesma no permite maior aproximao, obrigando-o a curvar-se para frente; Providenciar cadeira com apoio para os braos que permita o operador realizar a atividade sem interferncias. Promover a troca de operadores nesta funo durante o perodo de trabalho para evitar que o mesmo operador permanea muito tempo nesta posio, uma vez que os movimentos se repetem 1,5 vezes por minuto. Outra proposta sugere a realizao de intervalos de 3 a 5 minutos a cada hora, para minimizar os efeitos do trabalho repetitivo. Realizar estudo de mtodos para avaliar possveis movimentos desnecessrios que prejudicam o operador.

Desenvolver exerccios de ginstica laboral especficos para esta funo a fim de evitar possveis leses no operador. A proposta de se realizar determinados exerccios na ginstica laboral de acordo com a atividade realizada no posto de trabalho, poderia estar fortalecendo certos msculos mais exigidos nas atividades realizadas.

5 CONCLUSES O estudo teve por objetivo, realizar uma Anlise Ergonmica do Trabalho (AET) em um posto de trabalho de uma fbrica de confeces, localizada no Oeste de Santa Catarina, seguindo o modelo proposto por Gurin. Inicialmente, buscou-se nos relatrios da empresa, os setores ou postos de trabalho que apresentavam maiores problemas, bem como maior nmero de colaboradores afastados do trabalho, elegendo-se como ambiente de estudo, o posto de trabalho de costura do fechamento de lateral de camisas. Identificou-se alguns aspectos importantes na realizao do estudo, destacando-se a maneira a qual os funcionrios esto submetidos durante a sua jornada de trabalho. Alguns equipamentos utilizados, no apresentam a segurana devida aos usurios, e se mostram inadequados no quediz respeito s condies ergonmicas para realizao do trabalho. Analisando o posto de trabalho em estudo, constatou-se a existncia da necessidade de modificaes e reajustes dos fatores que contribuem para o melhoramento da qualidade no posto de trabalho, como adaptao mquina, para que o operador no tenha que se deslocar tanto para frente. Intervalos de 3 a 5 minutos a cada hora, para minimizar os efeitos do trabalho repetitivo, alm da sugesto para que se realizem determinados exerccios na ginstica laboral de acordo com a atividade realizada no posto de trabalho.

REFERNCIAS GURIN, F. et al. Compreender o trabalho para transform-lo: a prtica da ergonomia. So Paulo: Edgar Blucher, 2001. GRANDJEAN, Etienne. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. 4. ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. HUGHES, Richard E.; NELSON, Nancy A. Estimating investment worthiness of an ergonomic intervention for preventing low back pain from a firms perspective. Applied Ergonomics 40 (2009) 457463. IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produo. So Paulo: Edgard Blucher, 2000.

JUNG, Myung-Chul, HALLBECK, M. Susan. Ergonomic redesign and evaluation of a clamping tool handle. Applied Ergonomics 36 (2005) 619624. MACLEOD, Iain S. Real-world effectiveness of Ergonomic methods. Applied Ergonomics 34 (2003) 465477. PEGATIN, Thiago de Oliveira; XAVIER, Antonio Augusto de Paula. Anlise de risco para disfunes msculo-esquelticas na atividade de operadores de enchimento de cilindros. XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006. PEHKONEN, Irmeli; Et.al. Evaluation of a participatory ergonomic intervention process in kitchen work. Applied Ergonomics 40 (2009) 115123. PIZO, Carlos Antonio; MENEGON, Nilton Luiz. Anlise ergonmica do trabalho e o reconhecimento cientfico do conhecimento gerado. Prod. [online]. Prod. vol.20 no.4 So Paulo Oct./Dec. 2010 Epub Nov 26, 2010. RECH, Sandra Regina. Modelo Conceitual de Anlise Competitiva em Micro e Pequenas Empresas do Setor de Confeces. In: http://www.futurodopresente.ceart.udesc.br/ Artigos/Cadeia_produtiva _da_moda%20UNOPAR.pdf. <Acesso em 09/03/2011> RIVILISA, Irina; Et.al. Effectiveness of participatory ergonomic interventions on health outcomes: A systematic review. Applied Ergonomics 39 (2008) 342358. SILVA, Carlos Rodrigues da, et.al. Ergonomia: um estudo sobre sua influncia na produtividade. Revista de Gesto USP, So Paulo, v. 16, n. 4, p. 61-75, outubro-dezembro 2009. ST-VINCENT, M.; CHICOINE, D.; BEAUGRAND, S.. Validation of a participatory ergonomic process in two plants in the electrical sector. International Journal of Industrial Ergonomics, 21 (1998) 11-21.

You might also like