You are on page 1of 76

ESTUDANDO A MEDIUNIDADE

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

APRESENTAO

Colocamos disposio dos companheiros do Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG, a apostila com os Estudos sobre Mediunidade. Este um trabalho despretensioso, cujo objetivo no esgotar os assuntos, mas apresentar as idias bsicas necessrias em um estudo sobre a Mediunidade. No se trata de um livro esprita: as obras doutrinrias, em especial O Livro dos Mdiuns, so de leitura obrigatria! Este curso, baseado no COEM do Centro Esprita Luz Eterna (Paran), tem enriquecido a formao esprita de trabalhadores da rea medinica, bem como de expositores, doutrinadores, plantonistas, etc. Aps cada captulo, apresentamos uma breve bibliografia que deve ser consultada sempre que possvel. Esperamos que este trabalho seja proveitoso a todos.

IDE-JF/CVDEE

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

NDICE
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. A MEDIUNIDADE ATRAVS DOS TEMPOS .................................................................... 1 A PRECE............................................................................................................................ 3 MDIUM: CONCEITO, CLASSIFICAO E DESENVOLVIMENTO MEDINICO ........... 5 CLASSIFICAO DOS FENMENOS MEDINICOS SEGUNDO SEUS EFEITOS ........ 9 OS FLUIDOS ESPIRITUAIS ............................................................................................ 11 O PERISPRITO ............................................................................................................... 13 OS CENTROS DE FORA E A GLNDULA PINEAL...................................................... 15 O PENSAMENTO: IDEOPLASTIA E CRIAES FLUDICAS ....................................... 19 CONCENTRAO - NOES GERAIS .......................................................................... 23 FLUIDOTERAPIA ............................................................................................................. 24 INFLUNCIA MORAL DO MDIUM E DO MEIO ............................................................. 27 O PAPEL DO MDIUM NAS COMUNICAES ............................................................. 32 MDIUNS ESCREVENTES E FALANTES ...................................................................... 35 PERIGOS E INCONVENIENTES, PERDA E SUSPENSO DA FACULDADE MEDINICA ......................................................................................................................................... 37 AS MANIFESTAES VISUAIS, BICORPOREIDADE E TRANSFIGURAO .............. 41 MEDIUNIDADE DE CURA ............................................................................................... 44 DESDOBRAMENTO, CATALEPSIA E LETARGIA .......................................................... 46 OBSESSO: CONCEITO E CAUSAS.............................................................................. 48 OBSESSO: CLASSIFICAO ....................................................................................... 50 OBSESSO: TRATAMENTO, PROGNSTICO E PROFILAXIA ..................................... 52 AS DOENAS MENTAIS ................................................................................................. 55 AS COMUNICAES MEDINICAS............................................................................... 57 A DOUTRINAO............................................................................................................ 63 PARAPSICOLOGIA E ESPIRITISMO .............................................................................. 67 A DISCIPLINA COMO A BASE DA CARIDADE ............................................................... 71

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 1

A MEDIUNIDADE ATRAVS DOS TEMPOS


INTRODUO
Estudando as civilizaes da Terra, vamos observar que a mediunidade tem-se manifestado, em todos os tempos e em todos os lugares, desde as mais remotas pocas. A crena na imortalidade da alma e a possibilidade da comunicao entre os "vivos" e os "mortos" sempre existiu. Ao observarmos o passado, evocando a lembrana das religies desaparecidas, das crenas mortas, veremos que todas elas tinham um ensinamento dplice: um exterior ou pblico, com suas cerimnias bizarras, rituais e mitos, e outro interior ou secreto revestido de um carter profundo e elevado. Os aspectos exteriores eram levados ao povo de um modo geral, enquanto que o aspecto interior era revelado apenas a indivduos especiais. Chamados "iniciados" por algumas religies, estes eram preparados desde a infncia, s vezes por 20 a 30 anos. Julgar uma religio, apenas levando em considerao o seu aspecto exterior, ser o mesmo que apreciar o valor moral de uma pessoa por suas vestes. Analisando o aspecto interior destas religies, observaremos que todos os ensinamentos esto ligados entre si como uma nica doutrina bsica, que os homens trazem intuitivamente, desde um passado longnquo. Vamos observar alguns aspectos interessantes das religies do passado.

NDIA
Na ndia, bero de todas as religies da Humanidade, temos o Livro dos Vedas, datado de aproximadamente 1.500 a.C., que tem sido reconhecido como o mais antigo cdigo religioso da Humanidade; so quatro livros cujo contedo principal so cnticos de louvor. Os Brmanes, seguidores dos Vedas, acreditam que este cdigo religioso foi ditado por BRAHMA. Nos Vedas encontramos afirmativas claras sobre imortalidade da alma e a recriao: "H uma parte imortal no Homem, o AGNI, ela que preciso rescaldar com teus raios, inflamar com os teus fogos(...). (...)Assim como se deixam as vestes gastas, para usar novas vestes, tambm a alma deixa o corpo usado para recobrir novos corpos." Ainda na ndia, encontramos KRISHNA, educado por ascetas nas florestas do cume do Himalaia, inspirador de uma doutrina religiosa, na verdade um reformulador da Doutrina Vdica. Deixa claro a idia da imortalidade da alma, as reencarnaes sucessivas, e a possibilidade de comunicao entre vivos e mortos: "O corpo envoltrio da alma, que nele faz sua morada, uma coisa finita, porm a alma que o habita invisvel, impondervel e eterna." "Todo renascimento feliz ou infeliz conseqncia das obras praticadas em vidas anteriores." Estes so alguns aspectos dos ensinamentos de KRISHNA, que podem ser encontrados nos livros sagrados, conservados nos santurios ao sul do Industo. Tambm na ndia, 600 a.C., vamos encontrar Siddartha Gautama, o Buda, filho de um rei da ndia, que certo dia saindo do castelo, onde at ento vivera, tem contato com o sofrimento humano e, sendo tomado de grande tristeza, refugia-se nas florestas frias do Himalaia e, depois de aproximadamente 15 anos de meditao, retorna trazendo para a Humanidade uma nova crena, toda baseada na caridade e no amor: "Enquanto no conquistar o progresso (Nirvana) o ser est condenado a cadeia das existncias terrestres." "Todos os Homens so destinados ao Nirvana." Buda e seus discpulos praticavam o Dhyana, ou seja, a contemplao aos mortos: "Durante este estado, o Esprito entra em comunicao com as almas que j deixaram a Terra."

EGITO
No Egito, o culto aos mortos foi muito praticado. As Cincias psquicas atuais eram familiares aos sacerdotes da poca; o conhecimento das formas fludicas e do magnetismo eram comuns. O destino da alma, a comunicao com os mortos, a pluralidade das existncias da alma e dos mundos habitados eram, para eles, problemas solucionados e conhecidos. Egiptlogos modernos, estudando as pirmides, os tmulos dos faras, os papiros, deixam claro todos estes aspectos reconhecendo a grande sabedoria deste povo. Como em outras religies, apenas os iniciados conheciam as grandes verdades, o povo, por interesse de poder dos soberanos, praticamente mantinha-se ignorante a este respeito. IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CHINA
Na China, vamos encontrar Lao-Ts e Confcio, 600 a 400 a.C., que com os seus discpulos (iniciados), mantinham no culto dos antepassados a base de sua f. Neste culto, a idia da imortalidade e a possibilidade da evocao dos mortos era clara.

ISRAEL
Cerca de 15 sculos antes de Cristo, Moiss, o grande legislador hebreu, observando a ignorncia e o despreparo de sue povo, procura atravs de uma lei disciplinar, educar os hebreus com relao a evocao dos mortos. Se houve esta proibio, claro que a evocao dos mortos era comum entre este povo da Antiguidade. Moiss assim se referiu: "Que ningum use de sortilgio e de encantamentos, nem interrogue os mortos para saber a verdade." No havia chegado o momento para tais revelaes. Estudando a vida de Moiss, vemos que ele era possuidor de uma mediunidade fabulosa que possibilitou o recebimento dos "Dez Mandamentos", no Sinai, que at hoje representa a base dos cdigos de moral e tica no mundo.

GRCIA
Na Grcia, a crena nas evocaes era geral. Vrios filsofos, desta progressista civilizao, se referem a estes fatos: Pitgoras (600 a.C.) Astfanes, Sfocles (400 a.C.) e a maravilhosa figura de Scrates (400 a.C.). A idia da unicidade de Deus, da pluralidade dos mundos habitados e da multiplicidade das existncias era por eles transmitidas a todos os seus iniciados. Scrates, o grande filsofo, aureolado por divinas claridades espirituais, tem uma existncia que em algumas circunstncias, aproxima-se da exemplificao do prprio Cristo: "A alma quando despida do corpo, conserva evidentes, os traos de seu carter, de suas afeies e as marcas que lhe deixaram todos os atos de sua vida."

JESUS
Jesus, o Mdium de Deus, teve sua existncia assinalada por fenmenos medinicos diversos. O Novo Testamento traz citaes claras e belas de mediunidade em suas mais diferentes modalidades.

IDADE MDIA
A Idade Mdia foi uma poca em que o estudo mais profundo da religio era praticado apenas por sociedades ultra-secretas. Milhares de vidas foram sacrificadas sob a acusao de feitiaria, por evocarem os mortos. Nesta poca, to triste para a Humanidade, em vrios aspectos, podemos citar como uma grande figura, Joana D'arc, que guiando o povo francs, sob orientao de "suas vozes", deixou claro a possibilidade da comunicao entre os vivos e os mortos.

O ESPIRITISMO
Foi no sculo XIX (1848), na pacata cidade de Hydesville, no estado de New York (EUA), na casa da famlia Fox, que o fenmeno medinico comearia a ser conhecido em todo o mundo. Chegara o momento em que todos as coisas deveriam ser reestabelecidas. Foi quando surgiu no cenrio terrestre, aquele que deu corpo Doutrina dos Espritos: Hippolyte Lon Denizar Rivail, ou ALLAN KARDEC, como ficou conhecido. Em 1855, com a idade de 51 anos, Kardec iniciou um trabalho criterioso e cientfico sobre o fenmeno medinico e aps alguns anos de estudos sistematizados lanou, em 18 de abril de 1857, O Livro dos Espritos; em 1859 - O Que o Espiritismo; em 1861 - O Livro dos Mdiuns; em 1864 - O Evangelho Segundo o Espiritismo; em 1865 - O Cu e Inferno e em 1868 - A Gnese. Graas ao sbio lions tivemos a Codificao da Doutrina Esprita reconhecida como a Terceira Revelao, o Consolador Prometido por Jesus.

Bibliografia
1) Depois da Morte - Lon Denis 2) Histria do Espiritismo - Arthur Conan Doyle 3) Allan Kardec - Zeus Wantuil e Francisco Thiesen IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 2

A PRECE
CONCEITOS
H quem conteste a eficcia da prece, com fundamento no princpio de que, conhecendo Deus as nossas necessidades, intil se torna exp-las. Este argumento no oferece muita lgica porque, independente de Deus conhecer as nossas necessidades, a prece proporciona, a quem ora, um bem-estar incalculvel j que aproxima a criatura do seu Criador. A prece o orvalho divino que aplaca o calor excessivo das paixes. Filha primognita da f, ela nos encaminha para a senda que conduz a Deus. No existe qualquer frmula para orar. "O Espiritismo reconhece como boas as preces de todos os cultos, quando ditas de corao e no de lbios somente. A qualidade principal da prece ser clara, simples e concisa ". A prece Pode ter por objeto um pedido, um agradecimento, ou uma glorificao. As preces feitas a Deus escutam-nas os Espritos incumbidos da execuo de suas vontades. QUADRO I - OBJETIVOS DA PRECE Pedir Louvar Agradecer Pela prece, obtm o homem o concurso dos bons Espritos que acorrem a sustent-lo em suas boas resolues e a inspirar-lhe idias ss. Ele adquire, desse modo, a fora moral necessria a vencer as dificuldades e a volver ao caminho reto, se deste se afastou. Por esse meio, pode tambm desviar de si os males que atrairia pelas suas prprias faltas. Quando Jesus nos disse: tudo o que pedirdes com f, em orao, vs o recebereis [Mateus-21:22] revelou-nos que o ato de orar algo muito profundo do que se pode observar primeira vista. Desta mxima: concedido vos ser o que quer que pedirdes pela prece, fora ilgico deduzir que basta pedir para obter e fora injusto acusar a Providncia se no acede a toda splica que se lhe faa, uma vez que ela sabe, melhor do que ns, o que para o nosso bem. como procede um pai criterioso que recusa ao filho o que seja contrrio aos seus interesses.

EFICCIA DA PRECE
Devemos cultivar o hbito de orar, porque a prece, inegavelmente, tem sua eficcia. "O santurio domstico que encontre criaturas amantes da orao e dos sentimentos elevados, converte-se em campo sublime das mais belas floraes e colheitas espirituais " A prece no movimento mecnico de lbios, nem disco de fcil repetio no aparelho da mente. vibrao, energia, poder. A criatura que ora, mobilizando as prprias foras, realiza trabalhos de inexprimvel significao. Semelhante estado psquico descortina foras ignoradas, revela a nossa origem divina e coloca-nos em contato com as fontes superiores Os raios divinos, expedidos pela orao santificadora, convertem-se em fatores adiantados de cooperao eficiente e definitiva na cura do corpo, na renovao da alma e iluminao da conscincia. Toda prece elevada manancial de magnetismo criador e vivificante e toda criatura que cultiva a orao, com o devido equilbrio do sentimento, transforma-se, gradativamente, em foco irradiante de energias da Divindade Compreende-se tambm que, alm da importncia do cultivo da orao, devemos aprender a orar e a entender as respostas do Alto s nossas splicas. Exporemos em prece ao Senhor os nossos obstculos, pedindo as providncias que se nos faam necessrias paz e execuo dos encargos que a vida nos delegou; entretanto, suplicaremos tambm a Ele nos ilumine o entendimento, para que lhe saibamos receber dignamente as decises. IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

Entre o pedido terrestre e o Suprimento Divino, imperioso funcione a alavanca da vontade humana, com deciso e firmeza, para que se efetive o auxlio solicitado Confiemos em Deus e supliquemos o amparo de Deus, mas, se quisermos receber a Beno Divina, procuremos esvaziar o corao de tudo aquilo que discorde das nossas peties, a fim de oferecer Beno Divina clima de aceitao, base e lugar. Em verdade, todos ns podemos enderear a Deus, em qualquer parte e em qualquer tempo, as mais variadas preces; no entanto, ns todos precisamos cultivar pacincia e humildade, para esperar e compreender as respostas de Deus. QUADRO II - CARACTERSTICAS DA PRECE clara, simples, espontnea e breve; Est acompanhada de sentimento de humildade e sinceridade; Dispensa aparatos exteriores; Independe do local, hora, atitude fsica e gestos.

Bibliografia
1) O Livro dos Espritos - Allan Kardec 2) O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 3

MDIUM: CONCEITO, CLASSIFICAO E DESENVOLVIMENTO MEDINICO


CONCEITO DE MDIUM E MEDIUNIDADE
A palavra mdium uma expresso latina que significa "meio" ou "intermedirio". Allan Kardec apropriou-se dessa expresso para designar as pessoas que so portadoras da faculdade medinica. Kardec [LM-cap 32] conceitua: Mdium - pessoa que pode servir de intermediria entre os Espritos e os homens. Mediunidade - a faculdade dos mdiuns, ou seja, a faculdade que possibilita a uma pessoa servir de intermediria entre os Espritos desencarnados e os homens. Assevera ainda Kardec [LM-it 159] que: "todo aquele que sente em qualquer grau a influncia dos Espritos mdium." Diante da assertiva do Codificador da Doutrina Esprita poder-se-ia indagar: Somos todos mdiuns? De forma generalizada poderamos afirmar que sim. Todos os indivduos possuem rudimentos da faculdade medinica, j que podem ser influenciados pelos Espritos. Atravs do pensamento, as entidades da esfera extra-fsica, podem atuar sobre todos ns, de forma imperceptvel. Mostram os benfeitores espirituais da Codificao que esta influncia " maior do que supomos" [LE-qst 459] Todavia, de forma particular, na prtica esprita cotidiana, no a resposta. Orienta Allan Kardec que se deve reservar esta expresso apenas para as pessoas que permitem a produo de fenmenos patentes e de certa intensidade: "Pode-se dizer, que todos so mais ou menos mdiuns. Usualmente, porm, essa qualificao se aplica somente aos que possuem uma faculdade bem caracterizada, que se traduz por efeitos patentes de certa intensidade, o que depende de uma organizao mais ou nos sensitiva." [LM-it 159]

CLASSIFICAO GERAL DOS MDIUNS


A faculdade medinica no se revela em todos da mesma maneira. Os mdiuns tem geralmente aptido especial para esta ou aquela ordem de fenmenos, o que os divide em tantas variedades quantas so as espcies de mediunidade, embora nada impea que um mdium venha a possuir mais do que uma aptido. Diversas so as classificaes propostas, mas de forma bem prtica, podemos classific-los de acordo com o tipo de mediunidade, nas seguintes categorias: a) Mdiuns de Efeitos Fsicos: so aqueles aptos produo de fenmenos que sensibilizam objetivamente os nossos sentidos, tais como: movimento de corpos inertes, rudos, etc. Trata-se de uma categoria de mdiuns bastante infreqente em nossos dias, mas que teve fundamental importncia na fase de implantao da Doutrina Esprita. Subcategorias: 1. Tiptlogos: os que produzem rudos e pancadas. Mesmo sem que o mdium tome conhecimento, os Espritos podem se utilizar de certos recursos fludicos que eles possuem para produzir o fenmeno; 2. Motores: os que produzem movimentos dos corpos inertes; 3. De Translao e Suspenso: os que produzem a translao de objetos atravs do espao ou a sua suspenso, sem qualquer ponto de apoio. H tambm os que podem elevar-se a si mesmos (levitao); 4. De Transporte: os que podem servir aos Espritos para o transporte de objetos materiais atravs de lugares fechados; 5. Pneumatgrafos: os mdiuns que permitem a escrita direta (espcie de mediuninade onde os Espritos, utilizando-se do ectoplasma do mdium, escrevem sobre determinados objetos sem se utilizarem de lpis ou caneta); 6. Pneumatofnicos: os mdiuns que permitem a voz direta (fenmeno medinico onde os Espritos emitem sons e palavras atravs de uma "garganta ectoplsmica", sem a utilizao do aparelho vocal do medianeiro); 7. De Materializao: so aqueles que doam recursos fludicos (ectoplasma) para a materializao do Esprito ou de parte do Esprito, ou, ainda, de certos objetos; 8. De Bicorporeidade: so aqueles capazes de materializarem seu corpo perispirtico em local FORA do corpo fsico; 9. De Transfigurao: so aqueles aptos a promoverem modificaes temporrias em seu corpo fsico, atravs da vontade e do pensamento. IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

b) Mdiuns Sensitivos: so os mdiuns capazes de registrar a presena de Espritos por uma vaga impresso. Ora esta impresso boa ora ruim, dependendo da natureza da entidade desencarnada. Esta variedade no apresenta carter bem definido, pois todos mdiuns so mais ou menos sensitivos; c) Mdiuns Intuitivos ou Inspirados: so aqueles que recebem comunicaes mentais entranhas s suas idias, vindas da esfera imaterial. Na realidade, todos ns somos mdiuns intuitivos, pois podemos assimilar inconscientemente o pensamento dos Espritos, mas em algumas pessoas, essa capacidade mais evidente. Os mdiuns de pressentimento so uma variedade dos intuitivos, onde h uma vaga impresso de acontecimentos futuros; d) Mdiuns Audientes: so os mdiuns que ouvem os Espritos. Em algumas vezes como se escutassem uma voz interna que lhes ressoasse no foro ntimo, doutras vezes, uma voz exterior, clara, distinta; e) Mdiuns Videntes: so aqueles aptos a verem os Espritos em estado de viglia. Kardec fazia referncia raridade desta faculdade e em nossos dias continua pouco comum; f) Mdiuns Falantes ou Psicofnicos: so aqueles que possibilitam aos Espritos a comunicao oral com outras pessoas encarnadas, utilizando dos recursos vocais do mdium. a variedade de mdiuns mais comum em nossos dias; g) Mdiuns Escreventes ou Psicgrafos: so os mdiuns aptos a receberem a comunicao dos Espritos atravs da escrita. Foi pelos mdiuns escreventes que Allan Kardec montou os pilares bsicos da Codificao Esprita; h) Mdiuns Curadores: so aqueles aptos a curarem, atravs do toque, por um ato de vontade e pelo passe. Em realidade, todos somos capazes de curar enfermidades pela prece e pela transfuso fludica, mas, tambm aqui, esta designao deve ficar reservada para aquelas pessoas onde a capacidade de curar ou aliviar as doenas bem evidente; i) Mdiuns Psicmetras: so aqueles aptos a identificarem os fluidos presentes em determinados objetos e locais (Psicometria); j) Mdiuns Sonamblicos ou de Desdobramento: so aqueles capazes de emanciparem seu corpo espiritual deixando a organizao fsica num estado de sonolncia ou apatia. Segundo Kardec, estes mdiuns "vivem por antecipao a vida espiritual", pois so capazes de realizar inmeras tarefas no mundo dos Espritos.

DESENVOLVIMENTO MEDINICO
Segundo Aurlio Buarque de Holanda Ferreira, no seu Pequeno Dicionrio Brasileiro da Lngua Portuguesa, desenvolver significa: tirar invlucro, expor minuciosamente, progredir, alargar, instruir-se. E desenvolvimento o ato ou efeito de desenvolver. Desenvolvimento Medinico o ato de fazer crescer, progredir, expor a faculdade que permite aos homens comunicarem-se com os Espritos. Se ns falamos somente em desenvolvimento medinico e no em criar mediunidade ou mdiuns, , certamente porque esta faculdade no se cria numa determinada pessoa que no a possua. A mediunidade uma faculdade to natural no homem quanto qualquer outro dos cinco sentidos habituais (viso, audio, olfato, tato e paladar). Tomemos o paladar para exemplo. Ningum inventa faculdade inata, pronta para ser utilizada, como que programada por milnios e milnios de existncias anteriores, documentada na nossa memria espiritual. preciso, contudo, em cada existncia que se reinicia, reaprender a utiliz-lo adequadamente para selecionar alimentos, definir preferncias ou recusar substncias prejudiciais. Assim tambm a mediunidade um atributo fsico do homem. Os Espritos afirmam a Kardec [LM-it 226]: "A faculdade medinica se radica no organismo". O mdium j nasce mdium. Cabe-nos portanto, se possuidores da faculdade medinica, nos esforarmos por exerc-la com devotamento e humildade.

Por que desenvolver a mediunidade


De posse destes conceitos, forma-se uma nova dvida em nossa mente: Por que desenvolver a mediunidade? Presena de mediunidade significa necessidade de trabalho na Seara Esprita? Ns sabemos que na Terra estamos rodeados por Espritos desencarnados que a todo instante, atravs do pensamento, nos influenciam e so influenciados por ns. Sendo os mdiuns, por caractersticas prprias de seu corpo fsico, indivduos mais sensveis, captam com maior facilidade a influncia dos Espritos, podendo sofrer, s vezes, conseqncias desagradveis em decorrncia de possuir em uma faculdade que no conhecem e no dominam. Alm disso, ns sabemos que da faculdade medinica podem dispor-se bons e maus Espritos, podendo no caso dos maus, levarem o mdium ao desequilbrio. O Esprito da Verdade afirma [LM-cap 31 it 15]: "...Todos os mdiuns so incontestavelmente chamados a servir causa do Espiritismo, na medida da sua faculdade..." IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

Em [Nos Domnios da Mediunidade] ouvimos as seguintes afirmativas do Esprito Albrio (instrutor de Andr Luiz): "Mediunidade, por si s no basta. necessrio sabermos que tipo de onda mental assimilamos, para conhecer a qualidade do nosso trabalho e julgar nossa direo. perigoso possuir sem saber usar." Assim, a mediunidade uma faculdade inerente prpria vida, sendo semelhante ao dom da viso comum, peculiar a todas as criaturas, responsvel por tantas glrias e por tantos infortnios na Terra. Entretanto, ningum se lembrar de suprimir os olhos, porque milhes de pessoas, em face das circunstncias imponderveis da evoluo, tenham se servido dos olhos para perseguir e matar nas guerras de terror e destruio. necessrio ilumin-los, orient-los, esclarec-los.

Etapas do Desenvolvimento Medinico


A mediunidade no requisitar desenvolvimento indiscriminado, mas, antes de tudo, aprimoramento da personalidade medinica e nobreza de fins, para que o mdium possa tornar-se um filtro leal das Esferas Superiores com vistas ascenso da Humanidade para o Progresso. Mas ento, como proceder ao desenvolvimento medinico? Allan Kardec e vrios benfeitores espirituais nos orientam que, no desenvolvimento medinico, temos de vencer trs etapas: intelectual - material - moral. a) Etapa Intelectual: representada pela necessidade do estudo. Kardec afirma: "...O estudo preliminar da teoria indispensvel, se quisermos evitar inconvenientes inseparveis da inexperincia." [LM-it 211] O estudo da faculdade medinica e o conhecimento da Doutrina Esprita so bases essenciais e indispensveis. b) Etapa Material: o adestramento, uma forma de treinamento da faculdade medinica, uma familiarizao com as tcnicas envolvidas no processo da mediunidade. "Na verdade, at hoje, no existe sinal ou diagnstico infalvel para se chegar concluso que algum possua essa faculdade; os sinais fsicos nos quais algumas pessoas julgam ver indcios, nada tem de infalveis. Ela se encontra, nas crianas e nos velhos, entre homens e mulheres, quaisquer que sejam o temperamento, o estado de sade, o grau de desenvolvimento intelectual e moral. No h seno um meio para lhes contatar a existncia que o experimentar." [LM-cap 17 it 200] Esta experimentao deve ser: perseverante, assdua, sria, em grupo, local adequado, sob orientao experiente, desprovida de condicionamentos. O candidato a mdium deve ter persistncia, exercitando-se para as comunicaes em dias e horrios certos da semana, pr-estabelecidos, de preferncia em grupo. Kardec nos orienta [LM-it 207] que a reunio de pessoas com inteno semelhante forma um todo coletivo onde a fora e a sensibilidade se encontram aumentadas por uma espcie de influncia magntica que ajuda o desenvolvimento da faculdade. A reunio deste grupo deve ser sob a direo de pessoas experientes, conhecedoras da Doutrina Esprita e do fenmeno medinico. Esta reunio deve ser tambm feita, de preferncia em local apropriado, isto , no Centro Esprita, onde estaremos sob o amparo e a orientao de Espritos Bons, que so responsveis pelos trabalhos medinicos da Casa. Alm disto, todo Centro Esprita tem como que um isolamento magntico que nos protege espiritualmente durante os trabalhos medinicos. simples compreendermos, pois na Terra acontece o mesmo. Um acadmico de Medicina inicia seu treinamento aos doentes num Hospital e sob a superviso de um mdico experiente para evitar desastres. Se for uma cirurgia ser necessrio um cuidado ainda maior - um centro cirrgico. O candidato a mdium no deve desistir se, aps 2, 3 ou 10 tentativas de comunicao com os Espritos no obtiver qualquer resultado ou qualquer indcio de comunicao. Como vimos, existem obstculos decorrentes da prpria organizao medinica em desabrochamento, impedimentos materiais e psquicos que, s com o tempo e a dedicao sero contornados. Quanto ao mdium que j controla bem sua faculdade, que permite aos Espritos se comunicarem com facilidade, que seja, em uma palavra, um mdium feito, seria um erro de sua parte, nos assevera Kardec [LM-it 216] crer-se dispensado de qualquer outra instruo. No venceu seno uma resistncia material, e agora que comea para ele o verdadeiro desafio, as verdadeiras dificuldades: vencer a terceira etapa - a moral. c) Etapa Moral: Allan Kardec define como esprita-cristo ou verdadeiro esprita, aquele que no se contenta em admirar a moral esprita, mas a pratica e aceita todas as suas conseqncias. Convencido de que a existncia terrena uma prova passageira, aproveita todos os instantes para avanar no caminho do Progresso, esforando-se em fazer o bem e anular seus maus pensamentos. A caridade em todas as coisas a regra de sua conduta. Sob o ponto de vista esprita, a mediunidade uma iniciao religiosa das mais srias, um mandato que nos oferecido pela Espiritualidade Superior a fim de ser fielmente desempenhada. Desta forma, o aspirante mediunidade - Luz da Doutrina Esprita - deve partir da conscientizao de seus ensinamentos e esforar-se, desde o incio de IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

seu aprendizado, por ser um esprita-cristo. Isto significa trabalhar incessantemente por nossa reforma moral. Somente nossa evoluo moral, nossa melhora e nosso crescimento para o Bem podero garantir-nos o assessoramento dos bons Espritos e o exerccio seguro da mediunidade, por nossa sintonia com o Bem. E esta no uma tarefa fcil, pois o que mais temos dentro de ns so sensaes e experincias negativas e deformadas trazidas do passado. Por isso para ns ainda mais fcil e cmodo, sintonizar com as atitudes negativas do que com as positivas. E como faremos? Como nos livrarmos de condicionamentos inferiores? Carregamos sculos de erros e alguns anos de boas intenes. claro que no podemos mudar sem esforo, temos que trabalhar duro nesta reforma moral, que s ns saberemos identificar e sentir porque estar marcada em nosso ntimo. Trabalhemos com exerccios dirios e constantes no bem, meditando e orando muito. Jesus, o Mdium por Excelncia, sintonizavase constantemente com Deus, no entanto, aps a convivncia com o povo, sempre se afastava para orar e meditar em silncio e solido. A diferena de um bom mdium e um mdium desajustado, no est na mediunidade, mas no carter de um e de outro; na formao moral est a base de todo desenvolvimento medinico. Alguns cuidados devem ser tomados por todos aqueles que aspiram ao desenvolvimento medinico: * Culto do Evangelho no Lar: ele proporciona a renovao do clima espiritual do lar sob as luzes do Evangelho Redivivo, porque o lar a usina maior de energia de que somos carentes, onde compensamos nossa vibraes psquicas em reajustamento. * Culto de Assistncia: rompimento com o egosmo, interessando-nos pelo prximo, auxiliando-o sempre em todas as ocasies, usando ao mximo nossa capacidade de servir desinteressadamente. Participao em atividades como: campanha do quilo, distribuio de alimentos, visita aos enfermos, idosos e creches, grupos de costura, evangelizao, etc. * Freqncia ao Centro Esprita: nas reunies pblicas e outras atividades oferecidas pelas Casas Espritas. Aprenderemos a viver em grupos Humanos que nos permitiro o exerccio da humildade. Evitemos as sesses medinicas nos lares; organizao espiritual no se improvisa. * Estudo Coletivo: reunidos aos companheiros para o estudo das obras espritas, evitemos as falsas interpretaes. Assimilando as experincias de companheiros, estaremos alongando nossa viso e nossa percepo dos contedos espritas; o que se torna mais difcil numa leitura solitria. * Reforma ntima: reviso e reconstruo de nossos atos e hbitos, permutando vcios por virtudes legitimamente crists que so as nicas que sobrevivero eternamente. Como nos diz o instrutor Albrio: "... elevemos nosso padro de conhecimento pelo estudo bem conduzido e apuremos a qualidade de nossa emoo pelo exerccio constante das virtudes superiores..." Dentro destes critrios de desenvolvimento da mediunidade, mesmo que nenhuma faculdade venha a desabrochar, tenhamos a certeza que estaremos desenvolvendo-nos espiritualmente e capacitando-nos para o exerccio da mediunidade com Jesus.

Bibliografia
1) Livro dos Espritos - Allan Kardec 2) Livro dos Mdiuns - Allan Kardec 3) Obras Pstumas - Allan Kardec 4) Mdium: Quem , Quem no ? - Demtrio Pavel 5) Diversidade dos Carismas - Hermnio Miranda 6) Missionrios da Luz - Andr Luiz/Chico Xavier 7) Nos Domnios da Mediunidade - Andr Luiz/Chico Xavier 8) Desenvolvimento Medinico - Roque Jacinto

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 4

CLASSIFICAO DOS FENMENOS MEDINICOS SEGUNDO SEUS EFEITOS


INTRODUO
Segundo os efeitos que produzem, podemos classificar os fenmenos medinicos em: 1. Fenmenos de efeitos materiais, fsicos ou objetivos: so os que sensibilizam os nossos sentidos fsicos, podendo se apresentarem de variada forma. 2. Fenmenos de efeitos inteligentes ou subjetivos: so os que ocorrem na esfera subjetiva, no ferindo os cinco sentidos, seno a racionalidade e o intelecto.

FENMENOS OBJETIVOS
a) Materializao: fenmeno em que ocorre a materializao ou formao de objetos e de Espritos, utilizando-se uma energia esbranquiada que o mdium emite atravs dos orifcios de seu corpo, chamada ectoplasma. Esta denominao foi dada por Charles Richet, quando estudava este fenmeno. Como exemplo mais eloqente podemos citar as experincias de William Crookes com a mdium Florence Cook possibilitando a materializao do Esprito Katie King de 1870 a 1874; b) Transfigurao: modificao dos traos fisionmicos do mdium. O Esprito utiliza fluidos do mundo espiritual e os expelidos pelo prprio mdium e os manipula envolvendo o rosto do mdium com uma capa fludica sobre a qual modela sua fisionomia; c) Levitao: erguimento de objetos e pessoas contrariando a lei da gravidade. Crawford, que estudou estes fenmenos, classificou-os como resultantes de a sustentao sobre colunas de fluidos condensados erguidas para suportar o peso dos objetos e ergulos. So conhecidos por "colunas de Crawford"; d) Transporte: entrada e sada de objetos de recintos hermeticamente fechados; e) Bicorporeidade: aparecimento do Esprito do mdium em outro local de forma materializada; f) Voz Direta: vozes de Espritos que soam no ambiente, independentemente do mdium, atravs de uma garganta ectoplsmica. g) Escrita Direta: palavras ou frases escritas diretamente pelos Espritos; h) Tiptologia: sinais ou pancadas formando palavras e frases inteligentes; i) Sematologia: movimento de objetos sem contato fsico, traduzindo um desejo, um sentimento.

FENMENOS SUBJETIVOS
a) Intuio: o mecanismo medinico mais evoludo da espcie humana. O mdium consegue captar contedos mentais da dimenso espiritual e de l retirar imagens, idias ou grupos de pensamentos; b) Vidncia: a percepo visual dos fatos que se passam na dimenso espiritual; c) Audincia: pode-se ouvir atravs dos rgo auditivos do corpo fsico vozes, mensagens bem caracterizadas ou dentro do crebro onde as vibraes atingem os centros nervosos ou, ainda, em alguma zona espiritual; d) Desdobramento: o Esprito do mdium desloca-se em desdobramento perispiritual s regies espirituais ou aqui mesmo na Terra, mas sem se materializar; e) Psicometria: a faculdade medinica onde o indivduo torna-se capaz de registrar e identificar os fluidos de objetos e locais; f) Psicografia: manifestao medinica atravs da escrita. Pode ser observada em graus e aspectos diversos: g) Psicofonia: a manifestao medinica atravs da fala.

TEORIA DAS MANIFESTAES FSICAS


Se temos um efeito - o fenmeno fsico - ele deve ter uma causa. Vamos analisar os fenmenos medinicos produzidos pelos Espritos desencarnados buscando saber como se opera esta ao, qual o seu mecanismo. Notemos que estas teorias no nasceram de crebros humanos, mas foram eles prprios, os Espritos desencarnados, que as deram. Fizeram-nos conhecer primeiro a sua existncia, sua sobrevivncia, independentemente do corpo fsico ou carnal. Em segundo lugar, a existncia de um envlucro semi-material que lhes serve de corpo no mundo esIDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

10

piritual e que tem possibilidades de ao sobre a matria fsica. o perisprito, termo criado por Allan Kardec para designar o corpo perispiritual - a condensao do fluido (que tem origem no Fluido Csmico Universal - FCU) em torno de um foco de inteligncia que o Esprito. O perisprito um subproduto do FCU e varivel em sua maior ou menor condensao. O que lhe d propriedades especiais para agir sobre a matria. O perisprito o intermedirio entre o Esprito e corpo fsico, formando assim o complexo humano: 1 - Esprito 2 - perisprito 3 - corpo fsico O fenmeno medinico de efeito fsico, isto , aquele que sensibiliza nossos sentidos fsicos, tem sua explicao na ao do perisprito. Para atuar sobre um objeto inanimado, o Esprito desencarnado combina o seu fluido perispiritual com o fluido que escapa do mdium, satura os espaos interatmicos e intermoleculares da matria e, com a fora do pensamento, agindo como deseja. Temos como exemplo a movimentao de objetos e a comunicao por pancadas.

Manifestao Fsicas Espontneas


Em alguns lugares, tal como aconteceu com as irms Fox, em Hydesville, em 1848, observam-se fenmenos medinicos ostensivos, como batidas ou levantamento de objetos, sem que nenhuma pessoa tivesse inteno de consegui-lo. Ocorrem espontaneamente, e muitas vezes ao dar origem aquilo que se costuma denominar de "casa mal assombrada". Devemos analisar, primeiramente, se fenmenos como esses no so: - frutos da imaginao ou alucinaes; - de causa fsica conhecida; - mistificaes, fraudes de pessoas inescrupulosas. Excludas as causas acima, iremos analisar o motivo pelo qual os fenmenos ocorrem ou so provocados: 1. perseguio de Espritos; 2. desejo de comunicar-se com a finalidade de expor alguma preocupao ou inteno; 3. brincadeiras para assustar; 4. inteno de provar sua sobrevivncia e que o Esprito uma realidade. Como agir? 1. No dar ateno quando o fenmeno for produzido por Espritos brincalhes; 2. orientar, quando produzidos por Espritos perturbadores e vingativos; 3. atender s solicitaes, quando justas, daqueles Esprito dentro de nossas possibilidades; 4. Orar. A prece sincera e partida do ntimo da alma, tocar-lhes-o o corao e os ajudaro naturalmente.

Bibliografia
1) Livro dos Mdiuns - Allan Kardec 2) No Invisvel - Lon Denis 3) O Fenmeno Esprita - Gabriel Dellane 4) A Histria do Espiritismo - Arthur Conan Doyle 5) Nos Alicerces do Inconsciente - Jorge Andra

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 5

OS FLUIDOS ESPIRITUAIS
INTRODUO
O estudo dos fenmenos espritas fez-nos conhecer estados de matria e condies de vida que a Cincia havia longo tempo ignorado. Ficamos sabendo que, alm do estado radiante, a matria, tornada invisvel e impondervel, se encontra sob formas cada vez mais sutis que se denominam fluidos. medida que se rarefaz, adquire novas propriedades e uma capacidade de irradiao sempre crescente; torna-se uma das formas da energia. Esta fora, gerada pelo prprio Esprito encarnado ou desencarnado, tem sido designada sob os nomes de fora dica, fludo magntico, fora eltrica, fora psquica e, mais recentemente, de Bioenergia. atravs dessa energia especfica que os Espritos interagem uns com os outros e exercem a sua influncia no mundo corpreo.

CONCEITOS BSICOS
Em [LE-qst 27] dizem os benfeitores espirituais que todas as coisas que existem no Universo podem ser sistematizadas em trs elementos fundamentais denominados de TRINDADE UNIVERSAL. Esses elementos so: DEUS - ESPRITO - MATRIA Deus: a causa primria, a inteligncia suprema, cuja natureza no nos dada conhecer, agora; Esprito: o princpio inteligente, uma "energia pensante", com inteligncia e moralidade prprias; Matria: que na definio esprita "tudo sobre o qual o Esprito exerce a sua ao." Observa-se, portanto, que o conceito esprita de matria transcende definio da fsica oficial (tudo que tem massa e ocupa lugar no espao). Se retirarmos do Universo os Espritos e Deus, tudo o que restar matria. Reconhece-se trs tipos de matria: a) Matria Pondervel: a matria do mundo fsico, que preenche o mundo dos encarnados e d origem aos corpos fsicos; b) Matria Impondervel: a matria do mundo espiritual, num tnus vibratrio mais elevado que no nos dado perceber. Forma o perisprito, as construes do mundo espiritual e os fluidos espirituais. c) Fluido Csmico Universal (FCU): a matria elementar primitiva, dispersa por todo o Universo. Uma matria extremamente sutil, cujas modificaes e transformaes vo constituir a inumervel variedade dos corpos da natureza. nesse elemento primordial para a vida, que vibram e vivem todos os seres e todas as coisas: constelaes e sis, mundos e almas, como peixes no oceano. A manipulao desse fluido pelos Espritos atravs de seus pensamentos e sentimentos, vai dar origem aos fluidos espirituais.

MECANISMO DE FORMAO
O benfeitor Andr Luiz define Fluidos Espirituais como sendo "um fluido vivo e multiforme, estuante e inestancvel, a nascer-lhe da prpria alma, de vez que podemos defini-lo at certo ponto, por subproduto do fluido csmico, absorvido pela mente humana, em processo vitalista semelhante do Criador, esparsa em todo o cosmos, transubstanciando-a, sob a prpria responsabilidade, para influenciar na Criao, a partir de si mesma." Observa-se pela definio de Andr Luiz que todo um processo dinmico e complexo envolve a formao dos Fluidos Espirituais. Ao ser absorvido pelo corpo espiritual, o Fluido Universal ser manipulado na mente. A mente humana, sediada no Centro Coronrio um brilhante laboratrio de foras sutis, onde o pensamento e a vontade esto aglutinando as partculas do Fluido Csmico Universal e dando a elas as suas prprias caractersticas. O Fluido Espiritual especfico da individualidade, ser distribudo por todos os centros de fora, ocupar as regies mais ntimas do perisprito e ao se exteriorizar para fora da organizao espiritual ir constituir a aura, distribuindo-se, logo aps, pelo ambiente, formando a atmosfera espiritual do local.

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

12

A AURA
A aura o resultado da difuso dos fluidos espirituais para alm da organizao perispiritual. Forma em torno do Esprito um envoltrio fludico, de cerca de 20 a 25 cm a partir da superfcie do corpo, segundo Hernani Guimares de Andrade, e vai se constituir no retrato de nosso mundo ntimo. O que somos, o que pensamos e o que sentimos ser fielmente retratado em nosso campo urico. Todos os elementos da natureza possuem a sua aura tpica, mas ser no homem, devido aos seus diversos estados de sensibilidade e afetividade, que as irradiaes uricas iro sofrer as mais profundas modificaes. No ano de 1939, o tcnico em Eletricidade Semyon Kirlian, coadjuvado por sua esposa Valentina, na Rssia, construiu uma cmara eltrica de alta freqncia na qual se pode obter fotografias das auras. Denomina-se KIRLIANGRAFIA a tcnica que hoje estuda e interpreta a aura humana. Nos dias atuais, existem muitos trabalhos de registro dessas irradiaes uricas, mostrando, muitos deles, as mudanas do campo urico relacionadas aos diversos estados emocionais, como tambm as mudanas relacionadas s condies de sade e enfermidade. Acredita-se que, no futuro, o estudo da aura, atravs da fotografia Kirlian, venha a ser de grande utilidade na Medicina, na Psicologia e em muitas outras reas da Cincia oficial, no entanto, no presente momento, apesar "De inmeras observaes ainda no se chegou a concluses precisas de como interpretar as modificaes desses campos e seus respectivos reflexos na zona fsica, principalmente em suas posies patolgicas. (Jorge Andra)

CARACTERSTICAS DOS FLUIDOS


Os fluidos espirituais no possuem qualidade sui generis, mas sim, qualidades do indivduo que os elaborou. Em decorrncia ento da evoluo espiritual e das peculiaridades particulares de cada pessoa, os fluidos iro assumir caractersticas diversas: a) Pureza: varia ao infinito e depende do grau de evoluo moral que a criatura j alcanou. Os fluidos menos puros, densos, grosseiros, formam a atmosfera espiritual do planeta, em decorrncia do atraso espiritual que ainda caracteriza a populao de Espritos vinculados ao orbe terrestre. Os fluidos espirituais vo se eterizando e se sutilizando medida que se afastam da crosta, assumindo um grau de pureza sempre crescentes. As esferas espirituais mais afastadas da superfcie da Terra so formadas dos fluidos mais puros em virtude de serem habitadas por entidades moralmente mais elevadas. b) Propriedades Fsicas: os fluidos espirituais apresentam caractersticas fsicas como: odor, colorao, temperatura, etc. Pessoas portadoras de sensibilidade medinica podem perceber essas caractersticas. c) Qualidade dos Fluidos: tm conseqncias de importncia capital a qualidade dos fluidos espirituais. Sendo esses fluidos formados a partir do pensamento e, podendo este modificar-lhes as propriedades, evidente que eles devem achar-se impregnados das qualidades boas ou ms dos pensamentos que os fazem vibrar. Ser, portanto, a soma dos sentimentos da individualidade, o "raio da emoo", na expresso de Andr Luiz, que ir qualificar o fluido, dando a ele potencialidades superiores ou inferiores. Nesse sentido, os fluidos vo trazer o cunho dos sentimentos de dio, inveja, cime, hipocrisia, de bondade, de paz, etc. A qualidade dos fluidos ser, em sntese, o reflexo de todas as paixes, das virtudes e dos vcios da humanidade. Assim sendo, encontra-se- fluidos balsamizantes, alimentcios, vivificadores, estimulantes, anestesiantes, curativos, sonferos, enfermios, etc.

FLUIDOS E PERISPRITO
Sendo o perisprito dos encarnados de natureza idntica a dos fluidos espirituais, ele os assimila com facilidade, como uma esponja se embebe de um lquido. Esses fluidos exercem sobre o perisprito uma ao tanto mais direta, quanto por sua expanso e sua irradiao com eles se confunde.Atuando esses fluidos sobre o perisprito, este, a seu turno reage sobre o organismos materiais com que se acha em contato ntimo. Se os eflvios so de boa natureza, o corpo ressente uma impresso salutar; se so maus, a impresso penosa. Se so permanentes e enrgicos, os eflvios maus podem ocasionar desordens fsicas e mentais das mais srias. Muitas enfermidades tm sua gnese nesta absoro de natureza infeliz.

Bibliografia
1) A Gnese - Allan Kardec 2) No Invisvel - Lon Denis 3) Evoluo em Dois Mundos - Andr Luiz/Chico Xavier IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 6

O PERISPRITO
A VISO DO PERISPRITO ANTES DO ESPIRITISMO
Atravs das pocas mais remotas, as religies e as filosofias procuraram um elemento fludico ou semi-material que pudesse servir de trao de unio entre o corpo fsico - material, e o Esprito - quintessenciado e sutil, donde resultou, para o perisprito, uma variada e complexa sinonmia. No Egito, a mais antiga crena, a dos comeos (5.000 a.C.) j acreditava na existncia de um corpo para o Esprito, denominado "kha", que quer dizer o duplo. Na ndia, o livro sagrado dos Vedas refere em seus cnticos ao "Linga Sharira". Na China, Confcio falava sobre "corpo aeriforme". Para os antigos hebreus era o "Nephesch", que levava no seu ntimo o sopro Divino. Na Grcia, os filsofos adotavam variada nomenclatura para designarem o envoltrio do Esprito; Pitgoras - "carne sutil da alma"; Aristteles - "corpo sutil ou corpo etreo"; Hipcrates - "Eidolon". Paracelso, precursor da Qumica moderna, deu-lhe o nome de "corpo astral", baseado na sua cor prateada e luminosidade prpria. Para os pensadores da Escola de Alexandria, era denominado, "Astroid", "corpo areo" e "veculo da alma". Paulo em uma epstola [I Corntios-cap 15 v.42,44] refere-se ao "corpo espiritual" ou "corpo incorruptvel". Tertuliano chama-lhe de "corpo vital da alma". Santo Agostinho, So Bernardo, Santo Hilrio e So Baslio, identificaram-no como invlucro da alma, "Pneuma".

A VISO ESPRITA DO PERISPRITO


O termo perisprito foi criado por Allan Kardec: "Envolvendo o grmen do fruto, h o perisperma; do mesmo modo, um substncia que, por comparao, se pode chamar de perisprito, serve de envoltrio ao Esprito" [Le-qst 93] Allan Kardec que explica ser o perisprito lao de unio entre a alma e o corpo fsico, lao este semi-material, ou seja, de natureza intermediria entre o Esprito e o corpo fsico. Assim, podemos dizer que o homem formado de trs partes essenciais: a) O corpo fsico, ou seja, corpo material, anlogo ao dos animais; b) A alma, o Esprito encarnado, que tem no corpo sua habitao, o princpio inteligente, em que residem o pensamento, a vontade e o senso moral; c) O perisprito, substncia semi-material que serve de envoltrio ao Esprito, ligando a alma ao corpo fsico. A morte a destruio do invlucro mais grosseiro, o Esprito conserva o segundo, que lhe constitui um corpo etreo, invisvel para ns no estado normal, mas que pode tornar-se visvel e mesmo tangvel, como sucedem nos fenmenos das aparies. O Dr. Encause, escritor neo-espiritualista, que foi mdico e professor da Escola de Paris, sugere em [Alma Humana] uma engenhosa comparao, prpria para a sua poca, mas muito explicativa: o homem encarnado comparado a uma carroa puxada por um animal. O carro da carroa, que por sua natureza grosseiramente material e por sua inrcia, corresponde bem ao nosso corpo fsico. O cavalo seria nosso perisprito, que unido por tirantes ao carro e por rdeas ao cocheiro, move todo o sistema, sem participar da resoluo da direo. O cocheiro o Esprito, que dirige e orienta a direo e a velocidade. O Esprito quer, o perisprito transmite, e o corpo fsico executa a ordem na matria. O perisprito, ou corpo fludico do Esprito, um dos mais importantes produtos do Fluido Csmico Universal; uma "condensao" desse fluido em torno de um foco inteligente. Sabemos que o corpo fsico tem o seu princpio de origem nesse mesmo fluido, condensado e transformado em matria tangvel. No perisprito, a "transformao molecular" se opera diferentemente, porquanto, o fluido conserva a sua imponderabilidade e suas qualidades etreas. O corpo perispiritual e o corpo carnal tem, pois, origem no mesmo elemento primitivo - ambos so matria - ainda que em dois estados diferentes. Do meio onde se encontra, que o Esprito extrai do Fluido Csmico Universal o seu perisprito, dos fluidos do ambiente. Resulta da que os elementos constitutivos do perisprito, naturalmente variam conforme o mundo. A natureza do envoltrio fludico, est em relao com o grau de adiantamento moral do Esprito: nos Espritos puros ser belo e etreo; nos Espritos infelizes materializado e grosseiro. O Esprito forma o seu perisprito das partes mais puras ou mais grosseiras do FCU peculiar ao mundo onde vive. Da deduzirmos que a constituio ntima do perisprito no a mesma em todos os Espritos encarnados ou desencarnados que formam a humanidade terrestre. Como afirma Allan Kardec: IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

14

"O perisprito passa por transformaes sucessivas, tornado-se cada mais etreo, at a depurao completa, que a condio dos Espritos puros." O perisprito no est absolutamente preso ao corpo do encarnado, irradia mais ou menos fora dele, segundo a sua pureza, com dimetros variveis de indivduo para indivduo, em cores e aspectos diferentes, constituindo a "aura do homem encarnado". Toda a sensao que abala a massa nervosa do corpo fsico, desprende uma energia, uma vibrao, qual se deu muitos nomes: fluido nervoso, fluido magntico, fora psquica, etc. Esta energia age sobre o perisprito, para comunicar-lhe o movimento vibratrio particular, segundo o territrio cerebral excitado, de maneira que a ateno da alma seja acordada e que se produza o fenmeno de percepo; o Esprito emite ento a ordem da resposta, que, atravs do perisprito atinge o corpo e efetuar a manifestao material da resposta. Estmulo Corpo Fsico Fluido Nervoso Perspirito Esprito

Resposta

A vibrao causada no perisprito pelo fluido nervoso ficar armazenada durante algum tempo a nvel consciente, para posteriormente passar a nvel inconsciente. Temos assim, no perisprito, um arquivo de todas as experincias do corpo fsico, desde o momento da concepo at a desencarnao. Durante o processo reencarnatrio, medida que o novo corpo vai se formando, a unio com o perisprito ocorre molcula a molcula, clula a clula. Assim, o perisprito vai moldando o corpo fsico que se forma, funcionando, segundo Emmanuel, como o "Mantenedor de unio molecular que organiza as configuraes tpicas de cada espcie." Outra funo importante do perisprito na mediunidade. Um Esprito s consegue se manifestar em nosso meio, atravs da combinao de seus fluidos perispirituais com os fluidos perispirituais do mdium, que passam a formar uma espcie de "atmosfera fludicoespiritual" comum s suas individualidades, atmosfera esta que torna possvel os fenmenos medinicos nos seus diferentes tipos. Resumindo, as principais funes do perisprito so: 1. servir de veculo de unio do corpo fsico com o Esprito; 2. arquivar nas suas camadas sutis e permanentes, os conhecimentos adquiridos atravs de nossa evoluo individual; 3. irradiar-se em volta do corpo fsico, interpenetrando-o, constituindo um dos componentes da aura humana; 4. servir de molde para a formao do corpo fsico; 5. permitir a ocorrncia dos fenmenos medinicos. "To arrojada a tentativa de transmitir informes sobre a questo aos companheiros encarnados, quo difcil se faria esclarecer largarta com respeito ao que ser ela depois de vencer a inrcia da crislida colocado no cho, arrastando-se pesadamente, o inseto no desconfia que transporta consigo os germes das prprias asas." (Emmanuel)

Bibliografia
1) O Livro dos Espritos - Allan Kardec 2) A Gnese - Allan Kardec 3) Obras Pstumas - Allan Kardec 4) Antologia do Perisprito - Jos Jorge 5) Correnteza de Luz - Jos Raul Teixeira 6) Alma Humana - Antnio Freire

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 7

OS CENTROS DE FORA E A GLNDULA PINEAL


INTRODUO
Sabemos que os Espritos encarnados e desencarnados so dotados de um corpo fludico, semi-material, isto , composto de fluidos em diferentes estados de condensao. Esse corpo fludico o perisprito ou corpo espiritual. O perisprito est intimamente regido por vrios centros de fora que trabalham vibrando uns em sintonia com os outros, sob o poder diretor da mente. A mente que determina o funcionamento mais ou menos equilibrado destes centros de fora e so eles que do condies para que o perisprito desempenhe as suas vrias funes. A localizao desses centro de fora no perisprito corresponde a dos plexos no corpo fsico, com exceo dos que esto no crnio perispiritual, o coronrio e o frontal, que se ligam aos centros enceflicos. Plexos so feixes nervosos do corpo fsico onde h maior concentrao de nervos. Os centros de fora so tambm denominados de discos energticos e centros vitais, mas so vulgarmente conhecidos pelo nome de chacras, por causa das filosofias orientais. Chacra palavra snscrita que significa roda, pois eles tm forma circular com mais ou menos 5cm de dimetro, possuem vrios raios de ao que giram, incessantemente, com a passagem da energia, lembrando um ventilador em movimento. Cada um tem as suas cores prprias, caractersticas. Quanto mais evoluda a pessoa, mais brilhantes so essas cores, alcanam maior dimetro e os seus raios giram com maior desenvoltura. So eles que distribuem, controlam e dosam as energias que o nosso corpo fsico necessita, como tambm regulam e sustentam os sentimentos, as emoes, e alimentam as clulas do pensamento. atravs dos centros de fora que so levadas as sensaes do corpo fsico para o Esprito, pois so eles que captam as energias e as influncias exteriores. O Fluido Csmico Universal ao ser absorvido metabolizado pelo centro coronrio, em fluido espiritual - uma energia vitalizadora - imprescindvel para a dinmica do nosso corpo fsico, sentimentos, emoes e pensamentos. Aps a metabolizao, essa energia circula pelos outros centros de fora e canalizada atravs da rede nervosa para todo o organismo com maior ou menor intensidade de acordo com o estado emocional da criatura, porque eles esto subordinados a impulsos da mente, irradiando-se, posteriormente, em seu derredor, formando a nossa aura, que uma espcie de espelho fludico capaz de refletir o que se passa no campo psquico. Ela reflete o nosso estado de Esprito. Hbitos, conduta e aes nocivas, todos os atos contrrios s Leis Divinas, tornam os chacras desequilibrados e comprometem o funcionamento harmonioso do conjunto. Tal seja a viciao do pensamento, tal ser a desarmonia no centro de fora correspondente que reagir sobre o corpo fsico. Exemplo: - maledicncia, calnia -> desequilibra o centro de fora larngeo; - sentimentos inferiores (inveja, cime, egosmo, vaidade, mgoa) -> desequilibram o centro de fora cardaco; - sexo sem amor, sem respeito ou sem responsabilidade -> desequilibra o centro de fora gensico. Quanto mais equilibrados e harmnicos entre si, mais sade fsica e psquica para a criatura e maior carga de energias ou foras vitalizadoras teremos para doar no processo de irradiao. O equilbrio para os nossos chacras conseguiremos atravs da reforma ntima, pela reforma moral, atravs do burilamento das nossas facetas negativas, procurando desfazer-nos das imperfeies que ainda trazemos dentro de ns. So em nmero de sete os principais centros de fora: a) Centro Coronrio: o mais importante pelo seu alto potencial de radiaes. Nele se assenta a ligao com a mente. Relaciona-se materialmente com a epfise ou glndula pineal, ligando os planos espiritual e material. Recebe, em primeiro lugar, os estmulos do Esprito comandando os demais, vibrando, porm, com eles em regime de interdependncia, isto , so ligados entre si, obedecem ao comando do coronrio, mas cada um tem a sua funo prpria. como se todos formassem uma orquestra e o coronrio fosse o regente. Dele emanam as energias de sustentao de todo o sistema nervoso. o grande assimilador das energias solares e captador dos raios que a espiritualidade superior envia para a Terra, capazes de favorecer a sublimao das almas. Esse centro de fora desenvolve-se na proporo da evoluo espiritual. IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

16

b) Frontal ou Cerebral: tem grande influncia sobre os demais. Relaciona-se materialmente com o crtex cerebral. Trabalha em movimentos sincrnicos e de sintonia com o centro coronrio, do qual recolhe os estmulos mentais, transmitindo impulsos e anseios, ordens e sugestes aos rgos e tecidos, clulas e implementos do corpo por que se expressa. responsvel pelo funcionamento dos centros da inteligncia. Comanda os 5 sentidos: viso, audio, tato, olfato e paladar. Comanda atravs da hipfise todo o sistema glandular interno, com exceo do timo, tireide e paratireides. Administra todo o sistema nervoso. O coronrio fornece as energias e ele administra. por este centro de fora que podemos, segundo a nossa vontade, irradiar calma, alvio, equilbrio, conforto a quem esteja necessitando, bastando usar a fora do pensamento. responsvel pelos poderes mentais. c) Larngeo: controla os rgos da respirao, da fala e as atividades do timo, da tireide e paratireides. Relaciona-se com o plexo cervical. um centro de fora muito desenvolvido nos grandes cantores e oradores. d) Cardaco: controla, regula as emoes. Comanda os sentimento. responsvel pelo funcionamento do corao e do aparelho circulatrio. Relaciona-se materialmente com o plexo cardaco. e) Esplnico: responsvel pelo funcionamento do bao, pela formao e reposio das defesas orgnicas atravs do sangue. Relaciona-se materialmente com o plexo mesentrico e bao. f) Gstrico ou Umbilical: responsvel pelos aparelhos digestivos. Relaciona-se com o plexo solar. Responsvel pela absoro dos alimentos. g) Gensico ou Bsico: relaciona-se com os plexos sacro e lombar. Responsvel pelos rgos reprodutores e das emoes da advindas. Como diz Andr Luiz, nele se assenta o santurio do sexo. responsvel no s pela modelagem de novos corpos fsicos como pelos estmulos criadores com vistas ao trabalho, associao e a realizao entre as almas. So essas energias sexuais, quando equilibradas, que levam os homens a pesquisar no campo da Cincia, da tecnologia com vistas a descobrir remdios, vacinas, inventar aparelhos, mquinas que visem a melhorar a qualidade de vida dos homens. Levam tambm as pessoas a criarem no ramo das Artes, da Literatura ou em qualquer outro ramo cultural ou educacional. Quando equilibradas, levam as pessoas a se dedicarem a obras benemritas, a se associarem para promover os homens socialmente, para estabelecerem a paz e a concrdia entre a humanidade, defenderem a natureza, etc. Quanto mais evoluda a pessoa, mais ampliao ter das foras sexuais em inmeras atividades para o bem. Vai havendo maior diversificao na canalizao dessas energias. Elas deixam de ser canalizadas somente para o erotismo, como acontece nas pessoas menos evoludas. As que j conseguem viver em regime de castidade sem tormento mental podem canalizar estas energias para o trabalho em benefcio do prximo, para o campo da Cincia, da Cultura, da Mediunidade.

A GLNDULA PINEAL
Jorge Andra, mdico psiquiatra, expositor e escritor esprita, que h muitos anos tem se dedicado aos estudos da mediunidade e das obsesses, afirma-nos em [Nos Alicerces do Inconsciente]: "A trade por excelncia, da mais alta expresso no mecanismo medinico,seria representada: a) pela glndula pineal; b) pelos centros de energia vital ou chacras; c) pelo sistema neuro-vegetativo." Como podemos notar, a glndula pineal e o sistema neuro-vegetativo so rgos do corpo fsico e os centros de energia vital so rgos do corpo perispiritual. A glndula pineal foi bastante conhecida dos antigos, fato observado atravs de descries existentes. A escola de Alexandria participou ativamente dos estudos da pineal que achavam-se ligados a questes religiosas. Os gregos conheciam-na como conarium, e os latinos como pinealis, semelhante uma pinha. Estes povos, em suas dissertaes, localizavam na pineal o centro da vida. Mais tarde, os trabalhos sobre a glndula pineal se enriqueceram com estudos de De Graff, Stenon e Descartes que, em 1677, fez uma minuciosa descrio da glndula, atribuindo-lhe papel relevante que se tornou conhecida at os nossos dias. Para ele: "A alma o misterioso hspede da glndula pineal." No incio do sc. XIX, embriologistas relacionaram a pineal ao terceiro olho de alguns rpteis lacertdeos da Nova Zelndia e passaram a consider-la como um rgo vestigial, abandonado pela natureza, o que atrasou, em muito, os estudos sobre a pineal. Porm, em 1954, vrios estudiosos publicaram um livro como o somatrio crtico de toda a literatura existente sobre a glndula pineal, chegando a algumas concluses que foram comprovadas em trabalhos subsequentes. Dentre estas: IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

17

Pineal

Pituitria

Coronrio

Frontal ou Cerebral Tireide e Paratireide Corao e Timo Cardaco Pncreas Supra-renais Bao Esplnico Gstrico ou Umbilical Larngeo

Gensico ou Bsico

Cccix

que a glndula pineal passou de um rgo sensorial a uma glndula de secreo endcrina, entretanto, permanece sofrendo influncia da luz, ou seja: a luz inativa a pineal e a ausncia de luz, ativa a pineal; a pineal teria influncia sobre o amadurecimento das glndulas sexuais - ovrios e testculos; quando atuante, a pineal inibiria o desenvolvimento destas glndulas, e a inatividade da pineal permitiria o seu desenvolvimento ocorrendo assim o aflorar da sexualidade; seus hormnios favoreceriam o sono, diminuiriam crises convulsivas, sendo por isso conhecida como glndula da tranquilidade; atuaria ainda como reguladora das funes da tireide, pncreas e supra-renais; seria ainda uma reguladora global do sistema nervoso central.
Temos, at aqui, um ligeiro resumo do que a Cincia oficial conhece hoje sobre a glndula pineal Busquemos agora, algumas consideraes espritas. Allan Kardec [LM-it 226] questiona aos Espritos: O desenvolvimento da mediunidade guarda relao como o desenvolvimento moral do mdium? No, a faculdade propriamente dita se radica no organismo no depende da moral. Tecem a seguir valiosos comentrios quanto ao problema do uso da faculdade. Interessa-nos, porm, a expresso textual dos Espritos: a faculdade propriamente dita se radica no organismo, esta afirmao agua-nos a s curiosidade de pesquisar em torno da sede da mediunidade. Qual seria o rgo responsvel por tal aquisio fundamental do Esprito encarnado? Na poca em que Kardec codificou o Espiritismo pouco se conhecia da anatomia e estrutura microscpica da pineal e muito menos ainda de suas funes. Com o avano da Cincia, porm, houve condies de recebermos informaes mais amplas dos Espritos atravs das obras complementares da codificao. Andr Luiz, , sem dvida alguma, o autor espiritual que mais amplas elucidaes nos faz sobre o assunto. Em [Missionrios da Luz-cap I e II] Andr Luiz estudando um mdium psicgrafo com o instrutor Alexandre, observa a epfise - ou pineal - do mdium que est a emitir intensa luminosidade azulada, e o instrutor Alexandre esclarece: IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

18

"No exerccio medinico de qualquer modalidade, a pineal desempenha o papel mais importante. Andr Luiz observa: - Reconheci que a glndula pineal do mdium expedia luminosidade cada vez mais intensa... a glndula minscula transformarase em ncleo radiante e ao redor, seus raios formavam um ltus de ptalas sublimes. Andr Luiz prossegue narrando o que v: - Examinei atentamente os demais encarnados, em todos eles a pineal apresentava notas de luminosidade, mas em nenhum brilhava como no mdium em servio. Alexandre esclarece: pode reconhecer agora que todo centro glandular uma potncia eltrica. Atravs de suas foras equilibradas, a mente humana intensifica o poder de emisso e recepo de raios peculiares nossa esfera espiritual, na pineal que reside o sentido novo dos homens, entretanto, na grande maioria, a potncia divina dorme embrionria." Em [Evoluo em Dois Mundos-cap IX], que fala da Evoluo do crebro, Andr Luiz explica a evoluo da pineal, que deixou de ser um olho exterior, como era nos lacertdeos da Nova Zelndia, para fazer parte do crebro em seu interior na zona mais nobre o tlamo, relacionando s emoes mais sutis. Em [Missionrios da Luz], o instrutor Alexandre fornece ainda outras informaes a Andr Luiz: "No se trata de um rgo morto segundo as velhas suposies, a glndula da vida mental. Ela acorda no organismos do homem na puberdade, as foras criadoras, e em seguida continua a funcionar como o mais avanado laboratrio de elementos psquicos da criatura terrestre. Aos 14 anos aproximadamente, a glndula reajusta-se ao concerto orgnico e reabre seus maravilhosos mundos de sensaes e impresses da esfera emocional. Entrega-se a criatura recapitulao da sexualidade, examinando o inventrio de suas paixes vividas em outras pocas, que reaparecem sob fortes impulsos. Ela preside aos fenmenos nervosos da emotividade, como rgo de elevada expresso no corpo etreo. Desata de certo modo os laos divinos da natureza, os quais ligam as existncias umas s outras, na sequncia de lutas pelo aprimoramento da alma e deixa entrever a grandeza das faculdades criadoras de que a criatura se acha investida." Vemos ento atribudas glndula pineal funes que s agora esto sendo esclarecidas pela Cincia oficial. Segundo revelaes dos instrutores espirituais, ela domina o campo da sexualidade e estabelece contato com o mundo extra-corpreo. Continuando as elucidaes doutrinrias, voltemos a [Missionrios da Luz] e vamos encontrar Andr Luiz surpreso com a amplitude de funes da pineal, e, a certa altura, interroga a Alexandre sobre o papel das gnadas (testculos e ovrios) no desencadeamento e preservao das energias sexuais. Alexandre esclarece: "As glndulas genitais so demasiadamente mecnicas para guardarem os princpios sutis e quase imponderveis da gerao. Acham-se absolutamente controladas pelo potencial magntico de que a pineal a fonte fundamental. As glndulas genitais segregam hormnios psquicos ou unidades-fora que vo atuar nas energias geradoras. Os cromossomas da bolsa seminal no lhe escapam influenciao absoluta e determinada". Alexandre prossegue fornecendo valiosas informaes sobe a influncia do nosso estado emocional, sobre as gnadas - via glndula pineal, o que de grande importncia para os padres de conduta ntima que devem vigorar em cada um de ns.

Bibliografia
1) Livro dos Mdiuns - Allan Kardec 2) Missionrios da Luz - Andr Luiz/Chico Xavier 3) Evoluo em Dois Mundos - Andr Luiz/Chico Xavier 4) Grilhes Partidos - Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Franco 5) Entre a Terra e o Cu - Andr Luiz/Chico Xavier 6) Foras Sexuais da Alma - Jorge Andra 7) Nos Alicerces do Inconsciente - Jorge Andra

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 8

O PENSAMENTO: IDEOPLASTIA E CRIAES FLUDICAS


INTRODUO
O Princpio Inteligente (P.I.), atravs de sua longa viagem pelos Reinos da Natureza, foi desenvolvendo caractersticas e aptides importantes e indispensveis para a sua evoluo. Funes rudimentares e simples, se transformaram, com o passar do tempo, em funes cada vez mais especializadas e complexas. Da funo desenvolvida por uma nica organela celular tivemos o aparecimento de maravilhosos e competentes aparelhos e sistemas orgnicos. Tudo isso exigiu um controle eficiente e preciso; assim o P.I. foi desenvolvendo simultaneamente o sistema nervoso, para desempenhar esta tarefa. Aps milnios, de evoluo estava pronto o espetacular rgo do corpo humano, o crebro, que passou a ser o dirigente e o gerente de cada repartio do corpo fsico do homem.

O CREBRO
Ao nascimento, o crebro humano pesa aproximadamente 500 gramas e possui cerca de 100 milhes de neurnios (clulas nervosas). No adulto o crebro pesa aproximadamente 1500 gramas e tem tambm cerca de 100 milhes de neurnios. Sabemos, que a partir do nascimento, o homem vai desenvolvendo cada vez mais as suas aptides, e este desenvolvimento, como vimos, no decorre da multiplicao das clulas nervosas. Hoje sabemos que este fato se d pelo aumento crescente da unio entre estas clulas, ou seja, de sinapses nervosas (nome que a Cincia d unio entre as clulas nervosas). Assim, o que diferencia o crebro de uma criana do crebro de um adulto o nmero de sinapses nervosas. A Cincia atual aceita que a maior ou menor aptido cerebral, se deve ao maior ou menor nmero de sinapses nervosas. Podemos tambm estender estes conhecimentos aos animais, diferenciando-os em aptides de acordo com o nmero de sinapses nervosas. O que muito interessante, que o fator determinante para termos mais ou menos sinapses diretamente proporcional ao exerccio e ao estmulo constante ao sistema nervoso, e tambm, que essa capacidade de formar sinapses, ao contrrio que muitos pensam, a mesma do nascimento ao tmulo, ou seja independe da idade do indivduo demonstrando cientificamente que, realmente, nunca tarde para estudar e aprender. Qualquer atividade nossa comandada pelo crebro, desde as mais simples, como o piscar dos olhos, at as mais complexas como escrever, falar, etc. Se acompanharmos a evoluo do P.I., vamos observar que as aptides aps serem conquistadas, so armazenadas como patrimnio eterno do ser. medida que aptides mais complexas se desenvolvem, as mais simples passam ao controle do inconsciente (automatismo). Podemos assim dizer que: o crebro comanda o nosso corpo fsico utilizando-se de ordens conscientes (falar, escrever, andar, etc.) e ordens inconscientes (piscar os olhos, bater o corao, respirar, etc.). A Cincia da Terra consegue explicar como ocorrem as alteraes cerebrais diante de um estmulo, qual a rea do crebro responsvel pelo controle de certa funo orgnica, explica como a ordem, partindo do crebro, atinge o orgo efetor. A Cincia terrena se perde quando no consegue entender o motivo pelo qual, a um mesmo estmulo, duas pessoas respondem de forma to diferente em certas circunstncias. Por que duas pessoas ao ouvirem uma mensagem ou uma msica, uma chega s lgrimas, enquanto a outra mostra-se indiferente. Para entendermos este aspecto, temos de recorrer cincia no convencional. O Espiritismo nos explica este fato com clareza. Ns espritas sabemos a diferena entre um Esprito encarnado e outro Esprito desencarnado, e entre outras coisas, que o encarnado por precisar atuar sobre a matria densa, necessita do corpo fsico. A Doutrina Esprita, nos ensina que o corpo fsico desde o momento da concepo formado tendo como molde o perisprito. Nosso corpo fsico uma cpia de nosso corpo perispiritual (rplica rudimentar). Guardando certos limites, podemos afirmar que o crebro humano uma rplica do crebro perispiritual, e que este crebro fsico seria rudimentar quando comparado ao crebro perispiritual, pois nem todas as caractersticas so passadas ao corpo fsico, mas apenas as possveis e necessrias a cada reencarnao. Seriam dois computadores de geraes diferentes.

O PENSAMENTO
A cincia esprita nos ensina que a ordem realmente nasce na vontade do Esprito que, por uma "vibrao nervosa", faz vibrar certa regio de nosso crebro perispiritual e IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

20

este emite uma outra "vibrao nervosa" que faz a rea correspondente no crebro fsico emitir uma ordem ao rgo efetor do corpo fsico. Ou seja, quem realmente responde ao estmulo do meio o Esprito, e a resposta ganha o corpo fsico atravs do perisprito. O Esprito pensa e manda, o perisprito transmite e o corpo fsico materialmente responde. No exemplo que citamos, o Esprito ao ouvir a mensagem ou a msica responde ao estmulo. aps julg-lo utilizando-se de todo seu patrimnio moral e intelectual, adquirido em reencarnao sucessivas, explicando assim a resposta diferente de dois Espritos ao mesmo estmulo. Ou seja, ocorre na matria a exteriorizao de tudo aquilo que existe no Esprito como um todo. Albert Einstein afirmava que todos ns vivemos em um Universo de energias, que a matria , na verdade, a apresentao momentnea da energia, como a gua, pode apresentar-se em seus trs estados (slido, lquido e gasoso). O sbio cientista nos ensinou que toda fonte de energia propaga sua influncia no Universo atravs de ondas (ex.: fonte de calor com ondas de calor, fonte sonora com ondas sonoras, fonte luminosa como ondas de luz, etc.), e que esta influncia vai at ao infinito. Ao campo de influncia, existente ao redor de toda fonte de energia (matria), a Cincia deu o nome de "CAMPO DE INFLUNCIA DE EINSTEIN". Se analisarmos o campo de influncia de uma fonte de energia, vamos conseguir deduzir aspectos importantes desta fonte, mesmo sem conhec-la diretamente (o estudo feito pelos astrnomos com a irradiao emitida das estrelas). Cada fonte de energia tem o seu campo de influncia prprio. Quando o Esprito pensa, estando encarnado ou no, pois como vimos, quem pensa o Esprito e no o crebro fsico, ele funciona como uma fonte de energia, criando as ondas mentais (partculas mentais) gerando em torno de si o CAMPO DE INFLUNCIA DA MENTE HUMANA, conhecido com o nome de hlito mental, como nos ensina o autor espiritual Andr Luiz. Como cada um de ns pensa de acordo com o seu patrimnio intelecto-moral, emitimos ondas mentais diferentes, ou seja, cada um de ns tem o seu Hlito Mental prprio HLITO MENTAL INDIVIDUAL. Projetamos constantemente uma vibrao nas partculas que compem nosso perisprito de acordo com a nossa evoluo (cor, cheiro, sensao agradvel ou desagradvel e algum que se aproxima de ns, etc.). A espiritualidade nos ensina que um grupo de Espritos (encarnados ou desencarnados) que pensa da mesma forma (evoluo semelhante) formam um Hlito Mental de um Grupo, HLITO MENTAL DE UMA COLETIVIDADE. Como vimos, a energia de uma fonte se propaga atravs de ondas. A Fsica nos ensina que o que diferencia uma onda de outra, so suas caractersticas fsicas como: amplitude, freqncia, comprimento, etc. Assim, uma onda seria luminosa, outra de calor, outra sonora, outra mental, segundo estas caractersticas fsicas. Para simplificarmos a anlise, utilizaremos apenas a freqncia de uma onda, ou seja, o nmero de ciclos em determinado tempo (ciclos por segundo). Assim teramos ondas de alta, mdia e baixa freqncia por exemplo. A fsica nos ensina que o campo de influncia das ondas que esta fonte emite (ex.: emissoras de rdio que emitem ondas de mais elevada freqncia atingem maior distncia de seu sinal). A espiritualidade nos ensina que esta lei obedecida na Cincia espiritual, ou seja, quanto mais evoludo moralmente o Esprito (encarnado ou desencarnado) mais alta a freqncia de suas ondas mentais. Assim Espritos muito evoludos emitem ondas de altssima freqncia (maior o seu campo de influncia) e Espritos pouco evoludos ondas de baixa freqncia (menor o campo de influncia). Assim, obedecendo a uma lei fsica, podemos afirmar que o poder de influncia do Bem muito maior do que do Mal. A Fsica da Terra nos ensina que fontes que emitem ondas de freqncias iguais se atraem e fontes que emitem ondas de freqncia deferentes se repelem. Assim tambm ocorre com o Esprito, esteja ele encarnado ou no. O local (dimenso) do Universo onde Espritos que emitem o mesmo tipo de HLITO MENTAL se encontram recebe o nome de FAIXA VIBRATRIA, ou FAIXA DE PENSAMENTO, ou FAIXA DE INFLUNCIA. Quando se acha em uma faixa vibratria, o Esprito que a est atrai e atrado para esta faixa, ou seja, alimenta e alimentado dos sentimentos dessa faixa de pensamentos ou de sentimentos. Devemos nos burilar, no sentido de sempre estarmos em faixas vibratrias mais evoludas; tudo depende dos sentimentos (ondas) que criamos diuturnamente.

IDEOPLASTIA
Ideoplastia - palavra de origem grega que trata do estudo das formas atravs do pensamento. Na literatura esprita, tambm podemos encontrar outras designaes com o mesmo significado: criaes fludicas, formas-pensamento, imagens fludicas, ou, ainda, construes mentais. Sendo os fluidos espirituais a atmosfera dos seres espirituais, os Espritos tiram desse elemento os materiais sobre os quais operam; nesse meio que ocorrem os fenmenos perceptveis a sua viso e a sua audio.

Mecanismo e Durao
Os Espritos atuam sobre os fluidos espirituais empregando o pensamento e a vontade, seus principais instrumentos de ao. Por este mecanismo, eles podem imprimir aos fluidos, direo, pode lhes aglomerar, combinar, dispersar, organizar, podendo IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

21

tambm, mudar-lhes as propriedades. dessa forma que as guas podem ser fluidificadas, adquirindo certas qualidades curadoras. O pensamento reflete-se no perisprito, que sua base e meio de ao; ele reproduz todos os movimentos e matizes. Na medida em que o pensamento se faz, instantaneamente o corpo fludico retrata as formas criadas, deixando de existir to logo o mesmo pensamento cesse de agir naquele sentido. Para o Esprito que , tambm ele, fludico, todas as criaes mentais so to reais como eram no estado material quando encarnado; mas, pela razo de serem fruto do pensamento, sua existncia to fugidia quanto a deste. O pensamento pode materializarse criando formas de longa durao conforme a persistncia da onda em que se expressa.

Classificao
As construes mentais podem resultar de uma inteno (voluntria) ou de um pensamento inconsciente (involuntria). Basta que o Esprito pense numa coisa para que esta se reproduza. Tenha um homem, por exemplo, a idia de matar a outro, embora o corpo material se lhe conserve impassvel, seu corpo fludico posto em ao pelo pensamento e reproduz todos os matizes deste ltimo; executa fluidicamente o gesto. A imagem da vtima criada e a cena toda pintada, como num quadro, tal qual se lhe desenrola na mente. Isto permite entender por que todo e qualquer pensamento pode tornar-se conhecido: por evidenciar-se no corpo fludico, pode ser percebido por outros Espritos, encarnados ou desencarnados, que estejam vibrando em sintonia. Mas, importante considerar que o que realmente visto pelo observador a inteno. Sua execuo, todavia, vai depender da persistncia de propsitos, de circunstncias que a favoream. Modificadas as intenes, os planos tambm sofrero mudanas. As criaes fludicas inconscientes retratam as preocupaes habituais do indivduo, seus desejos, seus projetos, seus anseios, desgnios bom ou maus. Elas surgem e se desfazem alternadamente. As idias, as lembranas vividas, em nvel inconsciente, tambm gravitam em torno de quem as elabora. As criaes fludicas, que so fruto de uma inteno, so programadas com um objetivo especfico. Podem ser promovidas por mentores espirituais ou obsessores. A tcnica utilizada, tanto por Espritos bons quanto por Espritos inferiores, a mesma. Os mentores espirituais atiram as lembranas construtivas e plasmam quadros superiores que iro gerar renovao e fora, equilbrio, serenidade e confiana em Deus. Durante o passe, enquanto a pessoa se encontra predisposta, mais eficazmente as construes superiores so registradas.

LICANTROPIA (ZOOANTROPIA)
Alguns Espritos podem mostrar-se com a forma semelhante a de determinados animais. So chamados fenmenos de zooantropia. Nestes casos, utilizado o poder hipntico/magntico de uma mente mais poderosa sobre a outra. A gnese de tais fenmenos encontra-se na conscincia culpada da vtima e, a base de ao, nos elementos plsticos do seu perisprito. Os obsessores aproveitam sempre a idia traumatizante, o sentimento de culpa ou o rebaixamento moral voluntrio, explorando deslizes presentes ou passados, bem como a ignorncia dos incautos.

RECURSOS IDEOPLSTICOS NAS REUNIES MEDINICAS


Em cada reunio esprita, orientada com segurana, existem Espritos prestativos e operantes, eficientes e unidos que manipulam a matria mental necessria formao de quadros educativos. So recursos imprescindveis criao de formas-pensamento, com vistas transformao dos companheiros em sofrimento e desequilbrio que se manifestam. Para se recuperarem, indispensvel que recebam o concurso de imagens vivas sobre as impresses vagas e descontnuas a que se recolhem. Esses operadores agem com precedncia, consultando-lhes as reminescncias, observando-lhes o pretrito e anotandolhes os labirintos psicolgicos, a fim de que nos santurios medinicos, sejam conduzidos a metamorfoses mentais, imprescindveis vitria do bem. Assim, formam-se jardins, templos, fontes, hospitais, escolas, oficinas, lares e quadros outros em que os Espritos comunicantes sintam-se como que tornando realidade pregressa, atravs da qual pem-se mais facilmente ao encontro da realidade espiritual, sensibilizando-os nas fileiras mais ntimas. Pelo mesmo processo so-lhes revitalizadas a viso, a audio, a memria e o tato. Importante: pelos mesmos recursos ideoplsticos so criados quadros para ajudar a mente dos encarnados que operam na obra assistencial dentro do Evangelho de Jesus. Para isso, necessrio oferecer o melhor material dos nossos pensamentos, palavras e atitudes. Toda cautela recomendvel no esforo preparatrio de uma reunio esprita para socorro a desencarnados menos felizes, mesmo quando no sejamos portadores de maiores possibilidades; atravs da orao convertamo-nos em canais de auxlio, apesar da precariedade dos nossos recursos. imprescindvel tranquilidade, carinho, compreenso e IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

22

amor para que a programao dos companheiros espirituais encontrem em ns base segura na sua realizao. O homem a sua vida mental. Aquele que se compraz na aceitao da prpria decadncia acaba na posio de excelente incubador de bactrias e sintomas mrbidos. Quanto mais largo o vo, mais radiosas as claridades, mais inebriantes as alegrias sentidas, mais poderosas as foras adquiridas, maiores possibilidades de ajuda.

Bibliografia
1) O Livro dos Espritos - Allan Kardec 2) O Livro dos Mdiuns - Allan Kardec 3) A Gnese - Allan Kardec 4) Mecanismos da Mediunidade - Andr Luiz/Chico Xavier 5) Correnteza de Luz - Jos Raul Teixeira 6) Antologia do Perisprito - Jos Jorge 7) Mecanismos da Mediunidade - Andr Luiz/Chico Xavier 8) Libertao - Andr Luiz/Chico Xavier 9) Sexo e Destino - Andr Luiz/Chico Xavier

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 9

CONCENTRAO - NOES GERAIS


INTRODUO
Em [Nos Domnios da Mediunidade] o Instrutor Albrio esclarece Andr Luiz: Precisamos considerar que a mente permanece na base de todos os fenmenos medinicos.... atravs da mente que se manifestam os valores adquiridos pelo Esprito, as experincias acumuladas, as virtudes, os conhecimentos, os defeitos, os dramas vividos, as afeies, o rancor, a bondade, o ressentimento, a compreenso, a vingana, a alegria, a tristeza, o amor e o dio. Todas estas caractersticas intrnsecas do Esprito exteriorizam-se atravs da mente, definindo o grau de evoluo em que nos encontramos e a faixa vibratria em que vivemos. Deus fez o homem para viver em sociedade. Nenhum homem possui faculdades completas - somente pela unio social que elas se completam, umas s outras. Dependemos dos nossos semelhantes, e constantemente agimos e reagimos uns sobre os outros. Estabelecemos laos, formamos grupos e nos influenciamos mutuamente. A natureza dos nossos pensamentos, as nossas aspiraes, o nosso sistema de vida, a se expressarem atravs de atos, palavras e pensamentos, determinam a qualidade dos Espritos que, pela lei de afinidades, sero compelidos a sintonizarem conosco nas tarefas cotidianas e, especificamente, nas prticas medinicas. No [LM-it 232] somos alertados: Fora erro acreditar algum que precisa ser mdium para atrair a si os seres do mundo invisvel. Eles povoam o espao; temo-los incessantemente em torno de ns, intervindo em nossas reunies, seguindo-nos ou evitandonos, conforme os atraimos ou repelimos, A faculdade medinica em nada influi para isto: ela mais no do que um meio de comunicao. Por isso a afirmativa: Mediunidade no basta s por si. O importante a utilizao que fazemos da faculdade.

CONCENTRAO
Existe um estado da mente em que ela se atm quilo que a atrai naturalmente ou para o que ela se prope a fazer, estado este que chamamos concentrao. Este estado mental alcanado de duas formas: a) espontnea - inconsciente, involuntria; b) programada - fruto de esforo e de exerccio continuado, tendo em vista um objetivo (adaptao psquica). No caso do mdium, o conhecimento deste mecanismo fundamental. atravs desta atitude mental que se abriro as portas que permitem o trnsito do plano fsico para o espiritual e vice-versa, ou seja, um estado mental de predisposio perceptiva de outras condies vibracionais que no sejam as do sentidos fsicos. Podemos utilizar alguns mtodos que facilitam alcanar este estado. Atravs de exerccios respiratrios, de msica, de leituras edificantes, nos predispomos a um relaxamento fsico e mental. Fsico, em relao musculatura do corpo fsico; mental, em relao abstrao dos problemas que no dizem respeito finalidade do momento. Na concentrao o mdium cria um campo em torno de si, que exerce influncia sobre si prprio. Emite vibraes que se estendem pelos espaos e, por um processo natural de sintonia, atuam em outras mentes que lhe so equivalentes, estabelecendo-se uma ligao com estas mentes. O improviso nesta atividade mental, a invigilncia, a falta de evangelho, o ociosidade mental e fsica iro provocar o cansao psquico, a inquietao em decorrncia da instabilidade de pensamentos, a polivalncia de idias. Por isso necessrio uma constante preparao ntima, conseguida atravs da prece, de leituras salutares, do cultivo de pensamentos equilibrados, do trabalho no bem e dos cuidados com a sade fsica.

Bibliografia
1) O Livro dos Mdiuns - Allan Kardec 2) Nos Domnios da Mediunidade - Andr Luiz/Chico Xavier

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 10

FLUIDOTERAPIA
INTRODUO
Fluidoterapia: Tratamento pelo fluido; yratamento atravs do fluido. Esboava Kardec em 1869 uma nova obra, desta vez sobre as relaes entre magnetismo e Espiritismo quando, vitimado pela ruptura de aneurisma, veio a desencarnar. Mas desde o incio da codificao, tratou em suas obras do magnetismo, magnetizador que fora. Aprendemos ento que Magnetismo fluido. Da a propriedade que as pessoas tem de irradiar um fluido ou uma energia que pode influenciar pessoas , animais, vegetais e o meio circundante. No passado, dois nomes se destacaram no estudo e prtica do magnetismo: * Paracelso (1490-1541) - alquimista, mdico que se projetou na Idade Mdia, chegando a ser afastado do cargo de professor pelas suas idias renovadoras. * Mesmer (1733-1815) - mdico alemo que, na Era Moderna, despertou importantes movimentos de apoio, curiosidade e adeso pelo tratamento das doenas atravs do fluido. importante atentarmos para o fato de que magnetismo e Espiritismo so duas Cincias que se relacionam. Porm Magnetismo trabalha-se pela cura atravs de tcnicas o indivduo se habilita pelo conhecimento tcnico e pelo preparo fsico e mental para atuar no paciente Espiritismo trabalha-se pela elevao moral da criatura a criatura se moraliza e procura passar para os que a cercam virtudes de que seja portadora, com o concurso dos Espritos

Sabemos hoje que realmente existe um tipo de fluido suscetvel, passvel de receber impresses, modificaes ou qualidades, capazes de serem transferidos de um indivduo para o outro - o que vem explicar o mecanismo do passe. Experincias importantes nesse campo vem demonstrando que, de fato, o homem pode, a partir da sua vontade e do propsito, beneficiar ao outro, transmitir-lhe recursos energticos que vo contribuir para suprirem certas deficincias vitais ou promoverrm o equilbrio energtico do corpo fsico e perispiritual do doente.

O PASSE
No meio esprita o passe no se restringe ao magnetismo ordinrio, material, magnetismo propriamente dito, uma vez que sabemos que os Espritos promovem recursos grande valia nos processos de cura ou de alvio dos pacientes. O passe esprita resulta, principalmente, das faculdades da alma, o corpo instrumento da ao.Atravs de Allan Kardec identificamos a idia bsica, fundamental doao da bioenergia. Vejamos: "Apenas sua ignorncia lhe faz crer na influncia desta ou daquela forma." Revista Esprita [1865-pg 254] "A Cincia at hoje s conhece as substncias tangveis, no compreende a ao de um fluido impalpvel tendo a vontade como propulsor." Revista Esprita [1868-pg 86] "A vontade o atributo do Esprito encarnado tanto quanto do Esprito errante, da a potncia do magnetizador, potncia que sabemos estar na proporo da fora da vontade." O Livro dos Mdiuns [cap VIII-it 131] "Quando se diz que um mdico cura seu paciente com boas palavras estamos expondo uma verdade absoluta, pois o pensamento benfazejo, traz consigo fluidos reparadores que atuam sobre o fsico tanto como sobre o moral." A Gnese [cap XIV-it 20] "So extremamente variados os efeitos da ao fludica sobre os doentes de acordo com as circunstncias. Algumas vezes lenta e reclama tratamento prolongado no magnetismo ordinrio. Doutras vezes rpida como uma corrente eltrica. H pessoas dotadas de tal poder que operam curas instantneas nalguns doentes, por meio apenas da imposio das mos ou at exclusivamente por ato da vontade." A Gnese [cap IV-it 31] "... a fazer passes o mdium curador infiltra um fluido regenerador pela simples imposio das mos, graas ao concurso dos Espritos, mas esse concurso s conhecido f sincera e a pureza de inteno." Revista Esprita [1864-pg 7] IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo ao de na

25

"A faculdade de curar pela imposio das mos tem sem dvida alguma o princpio numa fora excepcional de expanso, suscetvel de ser aumentada por vrios motivos, entre os quais predomina a pureza de sentimentos, desinteresse, benevolncia, desejo ardente de aliviar, prece e confiana em Deus." Obras Pstumas [parte I-it 92] Deduzimos ento, pelas colocaes do Codificador, que o passe esprita no precisa de tcnicas sofisticadas. O passe a passagem de uma pessoa para outra de uma certa quantidade de energia fludica, dependendo esta, do estado de sade do passista e do seu grau de desenvolvimento. dado de mente para mente. a mente que produz fluidos bons e no as mos mexendo de baixo para cima, de cima para baixo no doente. Desnecessria ainda a chamada "limpeza fludica", quando, pretendendo retirar fluidos deletrios do organismo doente, o passista usa gestos de expulso dos fluidos. Kardec elucida: "O fluido bom expulsa o fluido ruim." Os tcnicos em magnetismo so os Espritos. Ns somos instrumentos motivados pelo amor ao nosso prximo. H, numa Casa Esprita bem organizada, toda uma equipe espiritual coordenando o trabalho da bioenergia na sala de passes. Precisamos dar um sentido tico e uma direo segura doao fludica, apenas estendendo as mos sobre a cabea do paciente. As mos transmitem as energias que a mente do passista fabrica e capta. A mente age como uma antena quando recebemos os recursos do plano superior e tambm quando retiramos estes recursos do prprio organismo. importante o passista preparar-se sempre convenientemente, o mais que puder, e encarar a transmisso do passe como um ato eminentemente fraternal doando o que de melhor tenha em sentimento e vibrao. Espiritismo uma doutrina essencialmente consoladora, uma doutrina de reeducao da alma - postula um novo caminho para o homem se elevar livre de dogmas, de rituais, de esquemas. necessrio esclarecer o passista sobre esse "folclore", livrando-o desse conjunto de crenas, lendas, costumes, formados de um aparato mgico supostamente necessrio para a transmisso do passe. Embora a Doutrina Esprita seja contrria a qualquer prtica destituda de fundamento, existe, no seu meio, o frequentador que, levado por condicionamento viciosos, fica aguardando passe sem qualquer reconhecida necessidade para isso. A primeira funo do Espiritismo educar. Os seus princpios convocam a alma humana luta pelo prprio desenvolvimento moral e intelectual. As propostas da Doutrina pairam acima de interesses imediatistas para ao homem acenar com resolues mais seguras e definitivas. Ter conscincia esprita significa estar se esforando no curso de cada dia para viver em amor; meta que pode ser atingida pela auto-disciplina. Contudo, um grande nmero de pessoas chegam s Casas Espritas buscando a sade do corpo. A abenoada mediunidade de cura chega ao mundo como instrumento de amparo s criaturas abatidas pelo sofrimento. Curar o corpo favorecer a alma na sua caminhada terrena. Mas, luz da Doutrina Esprita, educar a finalidade; curar o meio de se chegar finalidade.

GUA FLUIDA
No captulo da fluidoterapia temos na gua fluidificada outro elemento de valor. utilizada no meio esprita como complemento do passe, tornando-se portadora de recursos medicamentosos. H todo um manejo de fluidos modificando a gua atravs da qumica mental. "Coloca o teu recipiente de gua cristalina frente de tuas oraes e espera e confia." Emmanuel/Chico Xavier

IRRADIAO
Na irradiao, os fluidos tambm tm importncia real. Lon Denis [No Invisvel-cap I] observa: "A fora magntica por certos homens projetada pode de perto ou de longe fazer sentir sua influncia, aliviar, curar."

PASSE A DISTNCIA
uma modalidade da irradiao quando a sintonia condio bsica. [Nos Domnios da Mediunidade-cap 17]: "- O passe pode ser dispensado a distncia? -Sim, desde que haja sintonia entre o que recebe e o que administra." IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

26

SESSES MEDINICAS
Allan Kardec [Revista Esprita-ano 1866,pg 349]: "No passe o fluido age de certo modo materialmente sob os rgos afetados, ao passo que, na obsesso, deve agir moralmente sobre o Esprito obsessor." Buscando o medianeiro ajuda espiritual, pois sem a assistncia dos bons Espritos fica o mdium reduzido s suas prprias foras, insuficientes por vezes, mas, centuplicadas em poder e eficcia se unidas ao fluido depurado dos mensageiros de Jesus.

CONCLUSO
Nesse contexto todo, uma coisa evidente e fundamental: o sentimento com que a fluidoterapia realizada, porque este um trabalho que jamais dever ser feito de forma maquinal. Regra Princpio Cdigo Norma Recurso Ajuda Socorro Auxlio

Segundo Allan Kardec est na evoluo moral

Segundo Allan Kardec esto no pensamento, na vontade e no amor

No podemos mais conviver com teorias estranhas Doutrina Esprita. O passe transmisso de energias humanas somadas com as emanaes divinas encontradas nos reservatrios da natureza. Sustentando-se na prece, o passista um intermedirio consciente que humilde se ergueu para Deus. Nenhum passista pode dispensar a orao ao reconhecer, na prece, o benefcio que ela proporciona. E a orao no tem frmula, vibrao sincera da alma, e quanto mais sincera for maior teor vibratrio alcana e mais energias soma. A essncia do passe o amor. Herculano Pires alcana a questo com uma objetividade admirvel: " to simples um passe que no podemos fazer mais do que d-lo." "O passe um ato de amor."

Bibliografia
1) O Livro dos Mdiuns - Allan Kardec 2) Obras Pstumas - Allan Kardec 3) A Gnese - Allan Kardec 4) Passe e Passistas - Roque Jacinto 5) Obsesso - Passe - Doutrinao - Herculano Pires 6) Nos Domnios da Mediunidade - Andr Luiz/Chico Xavier 7) Missionrios da Luz - Andr Luiz/Chico Xavier 8) Mecanismos da Mediunidade - Andr Luiz/Chico Xavier 9) Estudando a Mediunidade - Martins Peralva 10) A Obsesso, O Passe, A Doutrinao - Herculano Pires

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 11

INFLUNCIA MORAL DO MDIUM E DO MEIO


INTRODUO
Allan Kardec [LM-it 226] prope aos benfeitores espirituais a seguinte indagao: "- O desenvolvimento da mediunidade est em relao como o desenvolvimento moral do mdium? R. No. A faculdade propriamente dita orgnica, no depende da moral, mas o mesmo acontece com o seu uso, que pode ser bom ou mal, dependendo dos valores morais do medianeiro." A assertiva dos benfeitores coloca a mediunidade como uma funo neutra, como um sentido (o sexto sentido, na expresso de Charles Richet); por si s, a faculdade medinica no depende da moral, da inteligncia e da cultura, e isto ocorre, porque ela orgnica, radicada no organismo fsico do intermedirio. No entanto, o que se pode conseguir com a mediunidade, os efeitos dela decorrentes, iro sofrer uma influncia decisiva dos valores ticos do medianeiro. Quando perguntaram ao benfeitor Emmanuel qual era a maior necessidade do mdium, ele disse: "A primeira necessidade do mdium evangelizar-se a si mesmo." e "vence nos labores medinicos o mdium que detiver a maior carga de sentimento."

AFINIDADE FLUDICA E SINTONIA VIBRATRIA


Os benfeitores espirituais nos fazem ver que os fenmenos medinicos tambm so regidos por leis severas , inflexveis, qual ocorre com as demais e que se no submetem as nossas vontades. Allan Kardec orienta que "Para se comunicar, o Esprito desencarnado se identifica com o Esprito do mdium." Esta identificao no se pode verificar, se no houver entre um e outro, simpatia, e, se assim lcito dizer-se, afinidade. A alma exerce sobre o Esprito livre uma espcie de atrao ou de repulso, conforme o grau de semelhana existente entre eles. Esta afinidade ou simpatia apresenta duas condies distintas: - afinidade fludica; - sintonia vibratria (afinidade moral). a) Afinidade Fludica: de natureza estrutural, uma disposio inata do organismo, no dependendo dos valores morais, gostos, tendncias do Esprito e mdium. A facilidade das comunicaes depende da categoria de semelhana existente entre os dois fluidos, que tambm vai estabelecer a intensidade da assimilao fludica e a maior ou menor impresso causada ao mdium. Assim, determinado mdium pode ser um bom instrumento para um Esprito e mau para outro. Disso resulta que de dois mdiuns igualmente bem dotados e postos um do lado do outro, um Esprito que se dispe comunicao medinica se manifestar por meio de um, e no do outro mdium, aonde no encontra a aptido orgnica necessria. Mas, proporo que o mdium exercita-se no trabalho medinico, desenvolve e adquire qualidades necessrias para a realizao dos fenmenos e entre em relao com um nmero maior de Espritos comunicantes. Com muita freqncia, o contato entre Esprito e mdium se faz gradativamente, com o tempo; raramente se estabelece desde o primeiro momento. E o contato antecipado, que ocorre antes mesmo da sesso medinica, tem o propsito de provocar e ativar a assimilao fludica, fase esta que o Esprito Manoel Philomeno de Miranda denomina de "fase de primantao fludica", e que vem atenuar as dificuldades existentes. b) Sintonia Vibratria (Afinidade Moral): pessoas de moral idntica se atraem e de moral contrria se repelem. Fundamenta-se esta lei no princpio de que para um Esprito assimilar os pensamentos de outro, necessita estar emitindo ondas mentais na mesma freqncia vibratria. A afinidade moral depende inteiramente das condies ticas, que se referem conduta humana, suscetvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal. Atravs da afinidade moral, o Esprito comunicante e o mdium se fundem na unidade psico-afetiva da comunicao. O Esprito aproxima-se do mdium e o envolve nas suas vibraes espirituais.

O MDIUM NA REUNIO MEDINICA


Procuremos examinar de que forma os esforos que o medianeiro empreende em seu crescimento ntimo - os seus dotes morais - estaro influenciando nos labores medinicos. IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

28

a) Na Autenticidade da Comunicao: a autenticidade de uma comunicao um dos maiores escolhos prtica medinica. No a autenticidade no sentido de se saber quem o Esprito comunicante, mas no sentido de saber o que o Esprito. Se um Esprito srio ou zombeteiro, leviano ou interessado em aprender, bondoso ou irresponsvel. E s existe uma forma de se reconhecer a natureza de um Esprito: atravs da impresso que os seus fluidos causam no medianeiro. Isto porque os Espritos podem falsear a sua aparncia, a sua voz, o seu estilo, mas jamais podero falsificar os seus fluidos. Os Espritos bons fabricam bons fluidos que causam no mdium uma impresso agradvel, prazerosa, de bem estaR. Os Espritos inferiores, por sua vez, produzem fluidos pesados, densos que vo proporcionar ao mdium uma impresso desagradvel. No entanto, para registrarmos as caractersticas de um fluido espiritual necessrio que ns comparemos esses fluidos com os nossos prprios fluidos. necessrio que haja um "choque de impresses" para que possamos registrar qualquer acontecimento exterior. Assim sendo, um mdium excessivamente ligado usura, ao apego s coisas materiais, que venha a receber a comunicao de um Esprito avarento, nada de penoso sentir com a aproximao desse Esprito, pois, os seus fluidos se equivalem. Podemos ento deduzir que quanto mais elevado moralmente for o mdium, mais facilmente identificar os fluidos dos Espritos desequilibrados, caracterizando a sua natureza. Verificamos, portanto, que o grave problema das mistificaes espirituais est diretamente vinculado s condies morais dos mdiuns. b) Na Comunicao de Espritos Superiores: para que um Esprito se comunique em uma reunio medinica, precisa encontrar um mdium que se ache em sintonia com as suas vibraes mentais. Do contrrio, o intermedirio no conseguir assimilar suas idias e seus pensamentos. Os Espritos superiores vibram em uma freqncia mental muito alta, da a necessidade de mdiuns bem equilibrados, sadios eticamente para que possam permitir a sintonia vibratria e a comunicao torne-se uma realidade. Muitas vezes os bondosos mentores de nossos grupos medinicos desejam dar uma mensagem de incentivo, de estmulo, mas no conseguem encontrar um mdium em condies morais que permita a comunicao. Algumas vezes, quando estas mensagens so muito importantes, o Esprito superior pode atuar a distncia, tendo como intermedirio um outro Esprito em condies vibratrias menos elevadas. Denomina-se este processo de Telemediunidade:

Esprito Superior joga a idia Esprito do mdium capta a idia e reduz a frequncia das ondas mentais Mdium encarnado consegue assimilar a mensagem c) Na Qualidade da Comunicao: O Esprito Erasto no item 230 do Livro dos Mdiuns, compara a mediunidade com uma mquina de transmisso telegrfica, afirmando que, da mesma forma que as influncias atmosfricas atuam negativamente nas transmisses telegrficas, os recursos morais do mdium podero perturbar a transmisso das mensagens de alm-tmulo. Vamos ento verificar que a moralidade do mdium, seus recursos intelectuais, sua cultura, so elementos que tero uma participao efetiva nas comunicaes espirituais. Sabemos que os Espritos se utilizam dos valores do mdium na elaborao de sua mensagem. Assim sendo, quanto mais aproximados forem esses recursos, mais facilidade vai encontrar o Esprito. Se foi possvel a concretizao das obras notveis de Andr Luiz, Emmanuel e outros, isto se deve condio moral de Chico Xavier que deu condies espirituais para que os livros fossem ditados. d) No Estado Geral do Mdium: o estado fsico-psquico do mdium durante a comunicao medinica e, principalmente, ao trmino da comunicao, depende, tambm, intimamente dos esforos empreendidos por ele em seu progesso espirtitual. A sensao de mal estar, de medo, de angstia, as emoes desagradveis que acompanham a comunicao, surgem em funo da absoro de fluidos deletrios emitidos pela entidade em sofrimento. S existe uma forma de dissolver os fluidos ruins: antepondo-lhes fluidos bons. Os fluidos bons tm uma ao desagregadora das molculas dos fluidos negativos. Portanto, quanto mais sadia do ponto de vista moral, for a vida do mdium, melhores sero os seus fluidos que, mais rapidamente, iro neutralizar as vibraes pestilentas dos comunicantes, devolvendo ao medianeiro a sensao de bem estar e de tranquilidade ntima. e) Na Doao de Fluidos Salutares: quando uma entidade sofredora levada a uma reunio de labores medinicos, deseja-se, obviamente, que ela seja orientada e esclarecida pelos doutrinadores. No entanto, deseja-se tambm que esta entidade venha a IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

29

receber energias boas, fluidos salutares do grupo medinico, mas, principalmente, do mdium. Denomina-se este encontro Esprito sofredor + fluidos do mdium de choque anmico. Essas energias sadias absorvidas pela entidade durante a comunicao, tero um papel fundamental em sua recuperao espiritual "limpando" os seus centros de fora e revigorando suas foras combalidas pelos pensamentos deprimentes. Todavia, para que o medianeiro passa doar fluidos bons, preciso que tenha fluidos bons, e, s tem fluidos bons, quem vive bem. f) Na Obsesso: A obsesso um problema que o mdium vai se defrontar durante toda a sua vida. Mdiuns notveis, portadores de faculdade medinicas extraordinrias e que vieram a cair drasticamente por influenciao obsessiva. S existe uma forma de precatar-se de um processo obsessivo: vivendo de tal forma que os Espritos da sombra no possam atuar em nossos campos mentais. A atitude mental superior, a prtica constante do bem, o combate s viciaes estaro elevando as nossas vibraes espirituais e nos colocando fora da faixa de influncia dos Espritos obsessivos. Divaldo Franco assim se manifesta: "Nosso carter a nossa defesa."

O MEIO
Existem trs fatores bsicos na comunicao medinica: o Esprito, o mdium e o meio. Vamos analisar o meio em seus dois aspectos: material e espiritual. a) Meio Material: local em que se desenrola o trabalho medinico. Fatores a serem observados: - rea fsica; - Componentes encarnados: dirigente, doutrinadores e mdiuns. b) Meio Espiritual: conjunto de fatores predisponentes que facilitam e orientam o trabalho medinico: - Espritos orientadores; - Espritos em tratamento; - Fluidos resultantes das emanaes dos dois planos (espiritual e material); - Intenes dos participantes. Segundo Manoel Philomeno de Miranda [Nos Bastidores da Obsesso], os fatores citados acima so requisitos para uma reunio sria, desde a rea fsica, at as intenes e vibraes dos componentes. Em [LM-it 231,qst 1] Allan Kardec pergunta: "O meio, no qual se acha o mdium, exerce uma influncia nas manifestaes? R. Todos os Espritos que cercam o mdium o ajudam tanto no bem como no mal." Em [Temas da Vida e da Morte] Manoel Philomeno de Miranda diz: "Que o meio ambiente exerce efeitos e predisposies nos seres vivos. Embora o meio scio-cultural seja conseqncia da ao do homem, tornase-lhe fator de vigorosos efeitos no comportamento, o que tem levado muitas pessoas a concluir que - o homem o produto do meio - salvo as inevitveis excees." compreensvel, portanto, que a influncia do meio moral e emocional seja prevalente nos fenmenos medinicos. Alm da inevitvel influncia do mdium, em decorrncia dos seus componentes ntimos, o psiquismo do grupo responde por grande nmero de resultados nos cometimentos da mediunidade. Do ponto de vista moral, os membros que constituem o ncleo, atraem, por afinidade, os Espritos que lhe so semelhantes, em razo da convivncia mental j existente entre eles. Onde quer que se apresentam os indivduos, a tambm estaro seus consrcios espirituais. Assim, fica fcil entender o poder da associao de pensamento dos assistentes. Se o Esprito for, de qualquer maneira, atingido pelo pensamento, como ns somos pela voz, vinte pessoas unidas numa mesma inteno tero, necessariamente, mais fora que uma s. Mas, para que todos os pensamentos concorram para o mesmo fim, necessrio que vibrem em unssono, que se confundam por assim dizer em um s, o que no poder acontecer sem concentrao. Para bem compreender o que se passa nestas circunstncias, importante se conhecer a influncia do meio. necessrio representar cada indivduo como que cercado por um certo nmero de companheiros invisveis que identificam com o seu carter, os seus gostos e as suas tendncias. Allan Kardec [LM-it 331] diz: "Uma reunio um ser coletivo cujas qualidades e propriedades so a soma de todas as dos seus membros, formando uma espcie de feixe; ora este feixe ter tanto mais fora quanto mais homogneo for." IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

30

Todos os componentes da reunio so acompanhados de Espritos que lhe so simpticos. Segundo o seu nmero e a sua natureza, esses companheiros podem exercer sobre a reunio ou sobre as comunicaes um influncia boa ou m. Uma reunio perfeita seria aquela em que todos os seus membros, animados do mesmo amor pelo bem, s levassem consigo Espritos bons. Na falta da perfeio, a melhor reunio ser aquela em que o bem supera o mal. Por outro lado, o Esprito chegando a um meio que lhe inteiramente simptico sente-se mais vontade. Contudo, se os pensamentos forem divergentes, provocam um entrechoque e idias desagradveis para o Esprito e, portanto, prejudicial comunicao. Sendo os Espritos desencarnados muito impressionveis, sofrem acentuadamente a influncia do meio. Toda reunio esprita deve, pois, procurar a maior homogeneidade possvel. O xito das sesses espritas se encontra na dependncia dos fatores objetivos que as produzem, das pessoas que as compem e do programa estabelecido nos dois planos (material e espiritual): a) As Intenes: "As intenes, fundamentadas nos preceitos evanglicos do amor e da caridade, do estudo e da aprendizagem, so as que realmente atraem os Espritos superiores, sem cuja contribuio valiosa, os resultados decaem para a frivolidade, a monotonia e no raro para a obsesso." (Manoel Philomeno de Miranda) b) O ambiente ou Meio Espiritual: "No sendo apenas o de construo material, o ambiente deve ser elaborado e mantido por meio de leitura edificante e da orao, debatendo-se os princpios morais capazes de criar uma atmosfera pacificadora, otimista e refazente." (Manoel Philomeno de Miranda) c) Os Membros Componentes: Os mdiuns, segundo Emmanuel, "em sua generalidade, no so missionrios na acepo comum do termo; so almas que fracassaram desastradamente, que contrariaram, sobremaneira, o curso das leis divinas e que resgatam, sob o peso de severos compromissos e ilimitadas responsabilidades, o passado obscuro e delituoso." Assim, todo mdium deve resguardar-se na humildade, na modstia, convicto de que uma alma em processo de redeno e aperfeioamento, pelo trabalho e o estudo. A seriedade de uma reunio, entretanto, no sempre suficiente para haver comunicaes elevadas. indispensvel a harmonizao dos sentimentos e o amor para atrair os bons Espritos. Por isso os componentes da reunio devem esforar-se por manter os requisitos mnimos, instruindo-se e elevando-se moralmente. Os mdiuns devero manter disciplina interior, equilibrando suas emoes, seus pensamentos, palavras e atos para se tornarem maleveis s instrues dos Espritos superiores. A faculdade medinica no os isenta das responsabilidades morais imprescindveis prpria renovao e esclarecimento, o que ir facilitar a sintonia com os mentores da reunio e melhores condies de exercerem a enfermagem libertadora aos Espritos trazidos para tratamento. O Dirigente dever possuir os requisitos mnimos para liderar o grupo medinico que so: amor, boa vontade, estudo e atitudes corretas. Segundo Andr Luiz [Nos Domnios da Mediunidade], o dirigente dever ter: "devoo fraternidade, correo no cumprimento dos deveres, f ardorosa, compreenso, boa vontade, equilbrio, prudncia e muito amor no corao." Os Doutrinadores devem, igualmente, evangelizar-se estudando a Doutrina e capacitando-se para entender e elaborar nos diversos misteres do servio de esclarecimento e tratamento Espiritual. Na mesma linha de deveres dos mdiuns, no podero descurar do problema psquico da sintonia, a fim de estabelecerem contato com o dirigente do plano espiritual que supervisiona os empreendimentos de tal natureza. O doutrinador exerce a posio de elemento-terra, o mediador consciente da Espiritualidade, que dever analisar os problemas e as idias de modo equilibrado e inteiramente lcido, revestindo-as com as luzes do Evangelho de Jesus e em coerncia com os ensinamentos codificados por Allan Kardec. No poderemos deixar de analisar a influncia dos Espritos que so trazidos em tratamento s reunies medinicas. Invariavelmente, aqueles que sabem perseverar, sem adiarem o trabalho de edificao interior, se fazem credores da assistncia dos Espritos interessados nas sementeira da esperana e da felicidade na Terra - programa sublime presidido por Jesus, das altas esferas. Nas reunies srias, os seus membros no podem compactuar com a negligncia aos deveres estabelecidos em prol da ordem geral e da harmonia, para que a infiltrao dos Espritos infelizes no as transformem em celeiros de balbrdia, de desordem e perturbao. IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

31

"Para que uma sesso esprita possa interessar aos instrutores espirituais, no poder abstrair do elevado padro moral de que se devem revestir todos os participantes, (... principalmente o mdium onde a exteriorizao dos seus fluidos, isto , a vibrao do seu prprio Esprito, que resultante dos atos morais praticados, o distingue das diversas criaturas, oferecendo material especfico aos instrutores espirituais para as mltiplas operaes que se realizam nos abenoados ncleos espiritistas srios, que tm em vista o santificante programa de desobsesso espiritual." (Allan Kardec, Livro dos Mdiuns, Cap. XXIX). "A influncia do meio decorre dos Espritos e da maneira porque agem sobre os seres vivos. Dessa influncia cada qual pode deduzir por si mesmo as condies mais favorveis para uma sociedade que aspire atrair a simpatia dos Espritos bons, obtendo boas comunicaes e afastando as ms." Essas condies dependem inteiramente das disposies morais dos assistentes. Podemos resumi-las nos seguintes pontos: - perfeita comunho de idias e sentimentos; - benevolncia recproca entre todos os membros; - renncia de todo sentimento contrrio verdadeira caridade crist; - desejo unssono de se instruir e de melhorar-se pelo ensinamento dos Espritos bons e aproveitando os seus conselhos; - excluso de tudo o que, nas comunicaes solicitadas aos Espritos, s tenha por objetivo a curiosidade; - concentrao e silncio respeitosos durante as conversaes com os Espritos; - concurso de todos os mdiuns com renncia a qualquer sentimento de orgulho, de amor prprio e de supremacia, com o desejo nico de se tornarem teis. Se cumprssemos estes itens teramos a "reunio ideal", dentro do que preceitua a codificao esprita. "As condies do meio sero tanto melhores, quanto maior homogeneidade houver para o bem, com mais sentimentos puros elevados, mais sincero desejo de ajudar e aprender, sem segundas intenes." (Livro dos Mdiuns, Cap. XXI, item 233). A lgica, o discernimento nos aconselham prudncia, disciplina e equilbrio para que sejamos bem orientados espiritualmente, j que a influncia do meio, isto , "a conseqncia da natureza dos Espritos e de seu modo de ao sobre os seres vivos" nos far deduzir em quais condies obteremos resultados mais favorveis, em nossa reunies medinicas. Vamos seguir as diretrizes traadas por Allan Kardec e termos reunies mais produtivas, mais disciplinadas e harmnicas. "Tendo por objetivo a melhoria dos homens, o Espiritismo no vem procurar os perfeitos, mas os que se esforam em o ser, pondo em prtica os ensinos dos Espritos. O verdadeiro esprita no o que alcanou a meta, mas o que seriamente quer atingi-la." (Allan Kardec, Revista Esprita, 1861, pg. 394, item 11). "Estudem antes de praticar porque a nica forma de no adquirirem experincia atravs do prprio sofrimento." Allan Kardec. A mediunidade bem exercida roteiro de iluminao que proporciona aventuras inimaginveis, quando a afeio e o amor a abraam em favor da humanidade. Assim considerada e vivida, sero superados os fatores do meio que, ao invs de influenciar sempre, passam a sofrer-lhe a influenciao, estabelecendo-se psicosfera benfica quo salutar para todos aqueles que constituem o grupo no qual ela se desdobra. Cabe ao mdium sincero sobrepor-se s influncias do meio onde opera as suas conquistas pessoais, gerando, em sua volta, uma psicosfera positiva quo otimista sob todos os aspectos propcios execuo do compromisso a que se dedica. "No se descarte, pois, a influncia do meio, que deve ser superior, nem a do mdium, que se deve apresentar equipado dos recursos prprios, de modo que se recolham boas e proveitosas comunicaes, ampliando-se o campo de percepo do mundo espiritual, causal e pulsante, no qual se encontra mergulhado em escala menor, o fsico, por onde se movimentam homens, no processo de crescimento e evoluo." (Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo P. Franco, Temas da Vida e da Morte).

Bibliografia
1) Livro dos Mdiuns - Allan Kardec 2) Nos Bastidores da Obsesso - Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Franco 3) Nos Domnios da Mediunidade - Andr Luiz/Chico Xavier 4) Tramas do Destino - Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Franco 5) Diversidade dos Carismas - Hermnio Miranda

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 12

O PAPEL DO MDIUM NAS COMUNICAES


INTRODUO
Em que pese o fato do Espiritismo ser uma Cincia experimental, valorizando todas as pesquisas, com base na f raciocinada, um elementar raciocnio nos diz que, para uma campo novo de estudo, teremos novas leis a observar. E assim como na Qumica e na Fsica, h que se considerar criteriosamente determinadas leis materiais: a questo da temperatura, presso, luminosidade e certos elementos a combinar para se obter os resultados desejados no trato com as coisas espirituais, necessrio se faz buscar as condies vibratrias suficientes, entender e orientar pelas leis que regem os mecanismos da comunicao entre os dois planos material e espiritual. J sabemos que existem trs fatores bsicos a observar na comunicao medinica: o Esprito, o meio e o mdium. Vamos analisar um destes fatores isoladamente, verificando o papel do mdium nas comunicaes. O apstolo Paulo [II Corntios-4:7] afirma: "Temos este tesouro em vaso de barro, para que a excelncia do poder seja de Deus e no nosso." Exalta, assim, a responsabilidade e a renncia com que se deve revestir a tarefa medinica. A mediunidade funciona como um refletor da vida espiritual. Quanto melhores as condies do aparelho, tanto mais fiis as impresses transmitidas. O oposto, igualmente ocorre, gerando imperfeies e distores na transmisso da mensagem. O mdium a fonte receptora que ir transmitir conforme as suas condies e capacidades moral, cultural e emocional, A fonte transmissora o Esprito comunicante que projeta as vibraes com limpidez e vai depender do mdium a transmisso do seu pensamento. Segundo estas condies do receptor, teremos a comunicao medinica com maior ou menor nitidez e fidelidade. O mdium sempre participa do fenmeno medinico e importante o seu papel no desempenho dessa faculdade. Em [LM-cap XIX] Allan Kardec se dedica ao estudo do papel do mdium na comunicao. O Esprito do mdium o filtro do pensamento do Esprito comunicante. Allan Kardec faz uma comparao do Esprito do mdium como sendo o intrprete do Esprito que deseja comunicar, porque est ligado ao corpo que serve para falar e por ser necessrio um elo entre o mdium e o Esprito, como necessrio um fio eltrico para comunicar a grande distncia uma notcia, e na extremidade do fio ou aparelho, uma pessoa inteligente que receba e transmita. Os fenmenos medinicos so regidos por leis severas que no se submetem aos caprichos e exigncias dos participantes. A organizao neuro-psquica do mdium deve ajustar-se s leis de sintonia e afinidade, acionando amplos equipamentos, para que a comunicao seja equilibrada e atinja o objetivo. Jorge Andra nos fala que a trade do mecanismo medinico composta de: Perisprito: Sistema Neuro Vegetativo: Glndula pineal: afinizao fludica e vibratria; antenas da mediunidade aferio das vibraes energticas

Allan Kardec inicia o [LM-cap XIX] com a seguinte indagao: "O mdium, no momento em que exerce a sua faculdade est num estado perfeitamente normal? R. Est num estado de crise mais ou menos pronunciado (...). Na maioria das vezes seu estado no difere do normal, principalmente nos mdiuns escreventes." Crise tudo aquilo que foge aos parmetros da normalidade. Estado de crise denota uma situao que est alm do estado de transe ou de exteriorizao perispiritual. So inmeras as variaes estudadas por Allan Kardec, no Cap. XIV, do Livro dos Espritos, quando trata da emancipao da alma e explica aos fenmenos de sonambulismo e xtase. Este estado de crise ou de exteriorizao perispiritual muito importante para a compreenso do estado do mdium e sua participao no fenmeno medinico. Dependendo do grau de exteriorizao perispiritual a faculdade medinica apresentar diferentes graus de percepo. IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

33

Na psicofonia, nos mdiuns com grande exteriorizao do perisprito, que Kardec chamava de sonamblicos, poder ocorrer com maior freqncia o fenmeno de animismo - em que o mdium poder ser mdium de si mesmo. Em [LM-it 223] Kardec indaga: "As comunicaes escritas ou verbais podem provir do prprio Esprito do mdium? R. A alma do mdium pode comunicar-se como qualquer outra. Se ela goza de algum grau de liberdade, recobra a sua qualidade de Esprito." E prossegue Kardec indagando: "Como distinguir se a comunicao do prprio mdium ou de Esprito desencarnado? R. Pela natureza das comunicaes. Estudem as circunstncias e linguagem e vocs distinguiro. Estudar e observar." Em torno deste estudo Allan Kardec tece importantes consideraes sobre o papel do mdium nas comunicaes: - Qualquer que seja a natureza das comunicaes, elas se processam atravs da irradiao do pensamento. - O Esprito que se comunica requer elementos necessrios para dar vestimenta a este pensamento. No h linguagem articulada no mundo espiritual. - A comunicao ter a forma e a "cor" do pensamento do mdium. Ele cita o exemplo das lunetas coloridas: como se observssemos paisagens diferentes atravs de lunetas verdes, azuis e brancas. Embora as paisagens sejam diversificadas, tero a colorao da luneta com que se observe. Outro exemplo de um msico que, para executar determinada melodia, dispusesse de um violino, uma flauta, um piano e um assobio barato. Sua execuo seria de diferentes nveis se utilizasse o violino ou o piano, ou se apenas contasse com o assobio. Com relao aos mdiuns que no estejam em condies ideais para transmitir uma mensagem por falta de conhecimento, Kardec nos diz em [Obras Pstumas-qst 51]: "Por ser o instrumento para receber e transmitir o pensamento do Esprito, segundo a impresso mecnica que lhe dada, poder o mdium produzir o que est fora da rbita de seus conhecimentos se for dotado de flexibilidade e aptido medinica necessrias. por esta lei que existem mdiuns desenhistas, pintores, msicos alheios a estas artes. ainda por esta lei que quem no sabe ler ou escrever pode receber mensagens psicogrficas." Erasto [LM-cap XIX] diz: "Assim quando encontramos um mdium com o crebro cheio de conhecimento anterior latente, dele nos servimos de preferncia, porque com ele, o esforo da comunicao nos muito mais fcil do que com um mdium cuja inteligncia fosse limitada e cujos conhecimentos anteriores tenham sido insuficientes." "Certamente que poderemos falar de Matemtica atravs de mdiuns que desconheam esta matria, na atual encarnao, mas, frequentemente, o Esprito deste mdium j passou este conhecimento em forma latente, isto , pessoal ao ser fludico e no ao ser encarnado (...)" "Enfim, temos o meio de elaborao penosa ao usar mdiuns completamente estranhos ao assunto tratados, ajuntando as letras e as palavras como em tipografia." Kardec acrescenta as seguintes observaes: "O Esprito comunicante tira do crebro do mdium no suas idias, mas o material necessrio para exprimi-las; quanto mais rico for este crebro, mais fcil a comunicao." E com relao a uma lngua estranha ao mdium, diz: "Se o Esprito fala numa lngua familiar ao mdium, ele ir encontrar em seu crebro as palavras formadas para revestir a idia; Se numa lngua estranha, o Esprito comunicante no encontra as palavras, mas simplesmente as letras, no caso do mdium saber ler e escrever; Se a lngua estranha ao mdium e e este no sabe ler e nem escrever, o crebro no possui nem as letras e o Esprito comunicante ter que conduzir a mo do mdium como se faz com um escolar ao ser alfabetizado."

CONCLUSO
Vimos como o mdium participa do fenmeno medinico e muitas vezes ao iniciarmos o desenvolvimento, quando estamos comeando a dar as primeiras comunicaes, somos assaltados com indagaes e dvidas: "Como saber o mdium se o pensamento seu ou do Esprito comunicante?" Martins Peralva [Estudando a Mediunidade] nos diz: "Com o estudo edificante, a meditao e o discernimento adquiriremos a capacidade de conhecer a nossa freqncia vibratria. Saberemos comparar IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

34

o nosso prprio estilo, pontos de vista, hbitos e modos, revelados durante o transe medinico, ou a simples inspirao escrevemos ou pregamos a doutrina. No ser problema to difcil o nosso, do pensamento do Esprito comunicante. A aplicao aos espritas, com sinceridade, dar-nos-, sem dvida, a chave de enigmas."

com os quando separar estudos muitos

Bibliografia
1) Livro dos Espritos - Allan Kardec 2) Livro dos Mdiuns - Allan Kardec 3) Obras Pstumas - Allan Kardec 4) Revista Internacional do Espiritismo, 06/92 - Lauro F. de Carvalho 5) Mdiuns e Mediunidades - Vianna de Carvalho/Divaldo P. Franco 6) Nos Alicerces do Psiquismo - Jorge Andra 7) Estudando a Mediunidade - Martins Peralva

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 13

MDIUNS ESCREVENTES E FALANTES


INTRODUO

Os Espritos podem manifestar-se entre os encarnados atravs de inmeras maneiras. A primeira condio para que haja um intercmbio entre as duas esferas da vida, que o encarnado seja portador da capacidade medinica. Faculdade essa, que no se revela da mesma maneira em todos. Geralmente, os mdiuns tm uma aptido especial para os fenmenos desta ou daquela ordem, donde resulta que formam tantas variedades quantas so as espcies de manifestaes. Segundo o Instrutor Aulus [Nos Domnios da Mediunidade] "cada vaso recebe de conformidade com a estrutura que lhe prpria", ou seja, o mdium em atividade medinica envolvido pela emisso mental do Esprito comunicante, a se registrar sob a forma de impresses. Essas impresses se apiam nos centros de fora do perisprito que, de imediato atingem os cabos do sistema nervoso e, simultaneamente, o crebro - onde encontram os centros motores em cujos comandos se processam as aes e reaes mentais e fsicas. As impresses agem como estmulos a acionarem no psiquismo do mdium os mecanismos das aptides j desenvolvidas ou em desenvolvimento. So funes automticas que se refletem nos sentidos e rgos, realizando assim, as vrias formas de manifestaes medinicas. Cabe ao sistema nervoso a dupla funo de condutor das impresses recebidas e das ordens a serem realizadas.

CONCEITOS E OBJETIVOS
a) Psicografia: meio de comunicao medinica a se traduzir atravs da escrita. Tem a vantagem de assinalar, de modo mais material, a interveno de uma fora oculta. Faculta a anlise da comunicao e a devida apreciao do seu valor. Tem como objetivo instruir a humanidade, informar e consolar os encarnados acerca dos seus entes queridos j desencarnados, bem como inspirar e sensibilizar o homem atravs da arte. Desenvolve-se pelo exerccio. b) Psicofonia: intercmbio medinico a se realizar atravs da fala. Objetiva acelerar o progresso do mdium com o auxlio que presta a Espritos em sofrimento. Essa forma de manifestao tambm permite a assistncia e orientao a grupos medinicos e Casas Espritas pelos Espritos Superiores.

CLASSIFICAO DOS MDIUNS ESCREVENTES SEGUNDO O MODO DE EXECUO


a) Mdiuns Escreventes Mecnicos: a aptido do mdium permite ao Esprito comunicante atuar diretamente no centro motor correspondente mo, impulsionando-a de modo independente da sua vontade. A mo se move sem interrupo e sem embargo. O que caracteriza o fenmeno o total desconhecimento do mdium sobre o que escreve. uma faculdade preciosa, pois no deixa dvida alguma sobre a independncia do pensamento daquele que se comunica. O papel do mdium mecnico se assemelha ao de uma mquina copiadora. So raros os mdiuns portadores dessa capacidade. b) Mdiuns Escreventes Semi-mecnicos: o mdium sente que a sua mo uma impulso dada, mau grado seu, mas, ao mesmo tempo, tem conscincia do que escreve medida que as palavras se formam. mais comum esse tipo de capacidade. c) Mdiuns Escreventes Intuitivos: aqueles com quem os Espritos se comunicam pelo pensamento e cuja mo conduzida voluntariamente. O mdium sente sua vontade dirigida por outra, sua postura mais atuante. O papel do mdium ento, o de transmitir o pensamento do Esprito, livre como o faria um intrprete. Tem plena conscincia do que escreve, embora no exprima o seu prprio pensamento. No princpio do desenvolvimento da faculdade, o mdium tem dificuldade em distinguir o que seu e o que no . Segundo Kardec, possvel reconhecer-se o pensamento sugerido, por no ser nunca preconcebido, nasce medida que a escrita vai sendo traada e, algumas vezes, contrria idia que antecipadamente se formara. Tem como caracterstica a espontaneidade da comunicao e, aps o intercmbio, mesmo que o mdium tenha conhecimento do assunto, dificilmente ele se lembrar das palavras textuais ou da sua ordem, perdendo-se, assim, a beleza da mensagem. Podemos tambm ser intudos ou inspirados nos trabalhos de Evangelizao de crianas, na doutrinao em reunies medinicas, nas orientaes do Atendimento Fraterno, nas Palestras e etc.

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

36

CLASSIFICAO DOS MDIUNS FALANTES SEGUNDO A MECNICA DO PROCESSO MEDINICO


a) Mdiuns Falantes Inconscientes: a psicofonia inconsciente se processa sem a ligao dos centros conscientes do crebro medinico mente do hspede que a utiliza. Este psiquismo medinico cede espontaneamente seus recursos ao Esprito comunicante, sem qualquer dificuldade para desligar-se, de maneira automtica, do campo sensrio, perdendo, provisoriamente, o contato com os centros motores da vida cerebral. Por isso que o Esprito comunicante tem maior possibilidade de interveno "material", tais como: alterao no tom de voz, caracterizao de sotaque, podendo at alterar momentaneamente a fisionomia do mdium que, ao sair do transe, no guardar lembrana do ocorrido no momento do fenmeno. O mdium pode permanecer mais prximo e atento ao organismo fsico ou mais tranqilo e afastado, embora sempre presente e responsvel. O que determina o maior ou menor afastamento o estado de equilbrio e o grau evolutivo do Esprito comunicante. Importante: a psicofonia inconsciente se evidencia em duas condies: 1 - aos mdiuns que possuam mritos morais suficientes prpria defesa; 2 - nos obsessos que se renderam s foras vampirizadoras. b) Mdiuns Falantes Semi-conscientes: o mdium cederia ao Esprito comunicante o comando do centro motor correspondente fala, mas se manteria informado do fenmeno, ou seja, teria de forma mais ou menos lcida, conscincia do que o Esprito estaria falando ou fazendo atravs do seu corpo. Os mdiuns semi-conscientes costumam guardar com maior clareza as sensaes e as emoes. Com relao s palavras a lembrana mais vaga. Esta faculdade aparece com mais freqncia. c) Mdiuns Falantes Conscientes: os centros motores cerebrais do mdium permanecem no comando das suas funes e o mdium se mantm informado de tudo o que acontece, podendo conhecer as palavra na sua formao, arquivando-as de maneira automtica, no centro da memria.

CLASSIFICAO DOS MDIUNS SEGUNDO O GRAU DE DESENVOLVIMENTO DA FACULDADE


a) Mdiuns Novatos: so inseguros, resistentes aos fenmenos ou descontrolados. As faculdades no devidamente adestradas traduzem as comunicaes de forma lenta, destorcidas, mal filtradas. O mdium tem maior dificuldade de refazimento. Geralmente duvida da veracidade da comunicao. b) Mdiuns Experimentados: a transmisso das comunicaes feita com facilidade e presteza, sem hesitao. Concebe-se que este seja resultado de exerccio metdico, continuado e regular. O mdium experimentado tem condies de fazer distino dos Esprito comunicantes. resultado de um estudo srio de todas as dificuldades que se apresentam na prtica do Espiritismo. Segundo Kardec, o mal que muitos mdiuns confundem experincia - fruto do estudo, com aptido - produto da organizao fsica. c) Mdiuns Improdutivos: os que no chegam a obter mais do que coisas insignificantes, monosslabos, traos ou letras sem conexo, frases incompletas, idias corriqueiras, etc... Por outro lado, tambm podem ser prolixos, com comunicaes sobrecarregadas de repeties e termos imprprios. "O mdium por si mesmo nada representa, e jamais dever adotar a pretenso de realizar isto ou aquilo sem antes observar se, realmente, influenciado pelas verdadeiras foras espirituais superiores." Yvonne A. Pereira

bibliografia
1) Livro dos Mdiuns - Allan Kardec 2) Nos Domnios da Mediunidade - Andr Luiz/Chico Xavier 3) Memrias de um Suicida - Yvonne A. Pereira 4) Recordaes da Mediunidade - Yvonne A. Pereira

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 14

PERIGOS E INCONVENIENTES, PERDA E SUSPENSO DA FACULDADE MEDINICA


PERIGOS E INCONVENIENTES DA FACULDADE MEDINICA
Aps uma centena de anos recebendo os mais variados ataques, que iam da fraude s manifestaes demonacas, surgem novos opositores que no discutem quanto existncia do fenmeno medinico esprita, somente acham que a prtica da mediunidade suscetvel de levar para caminhos perigosos quem a ela se dedicar. No se pode negar que o Espiritismo, na sua parte prtica, realmente oferece perigos aos imprudentes que, sem estudo e preparo, sem mtodo adequado e sem proteo eficaz, se lanam a aventuras experimentais por passatempo ou frvola diverso, atraindo, para si, elementos inferiores do mundo invisvel cuja influncia malfica fatalmente sofrero. Estes perigos, no entanto, so por demais exagerados pelos detratores da Doutrina Esprita, a fim de desestimular a aproximao do homem da fonte capaz de matarlhe a sede de conhecimento acerca de seu destino futuro, terreno este, que foi monopolizado pelas religies tradicionalistas, as quais no suportam o mais leve exame da lgica e da razo. H necessidade de precauo em toda prtica ou experimentao que se faa. Ningum, por exemplo, sem ter conhecimento, pelo menos rudimentar, sobre Qumica, entraria em um laboratrio e se poria a manipular substncias desconhecidas, a no ser que quisesse colocar em risco sua segurana e a sua sade. Qualquer coisa poder ser boa ou m, conforme o uso que se lhe der. injusto, porm, ressaltar os possveis perigos da mediunidade sem assinalar os extraordinrios benefcios que propicia, dentre os quais, a comprovao da imortalidade da alma, ponto que sozinho suficiente para anular a angstia natural do homem, transmitindo-lhe a certeza da continuidade da vida aps a sepultura. Nenhum progresso, nenhum avano, nenhuma descoberta se alcana sem esforo, sem sacrifcios e sem certos riscos. Se os grandes navegadores no tivessem tentado suas viagens atravs dos oceanos, enfrentando o desconhecido e as foras naturais, at hoje, permaneceramos vivendo em ncleos isolados ainda de forma primitiva, porque a falta de entrosamento e de troca de experincia nos manteria nos limites tradicionalistas, herdados de nossos antepassados. No oceano do mundo invisvel palpitam outros seres, outras sociedades, outros mundos que esto nossa espera, e dos quais nos chegam os informes, pelo correio da mediunidade, para que deles usufruamos a experincia vivida. Deus nos colocou em um verdadeiro oceano de vida, que um reservatrio inesgotvel de energias e, dando-nos a inteligncia, a conscincia e a razo, quis Ele que conhecssemos essas foras e aprendssemos a manipul-las, convenientemente, para nosso benefcio espiritual. Este exerccio constante permite que ns mesmo nos desenvolvamos at alcanar o imprio sobre a Natureza, o domnio do Esprito sobre a matria. "Essa conquista o mais elevado objetivo a que possamos consagrar a nossa vida. Em vez de afastar dele o homem, ensinemos-lhe a caminhar ao seu encontro, sem hesitao. Estudemos, escrutemos o Universo em todos os seus aspectos, sob todas as formas." As dificuldades da experimentao medinica esto em proporo com o desconhecimento das leis psquicas que regem os fenmenos, desconhecimento este que mergulha o homem em um lago de ignorncia ou no estmulo para a criao de crendices e absurdos nas quais procura se agarrar. "Em tais condies, pode acontecer que a experimentao esprita reserve numerosas ciladas, muito mais, entretanto, aos mdiuns que aos observadores. O mdium um ser nervoso, sensvel, impressionvel; e envolto numa atmosfera de calma, de paz e benevolncia, que s a presena dos Espritos adiantados pode criar. A prolongada ao fludica dos Espritos inferiores lhe pode ser funesta, arruinar-lhe a sade, provocando os fenmenos de obsesso e possesso..." (No Invisvel, Cap. XXII) Todo cuidado que tomarmos, incentivando-nos ao conhecimento pelo estudo e ao aperfeioamento moral pela prtica das virtudes crists, ser o cumprimento to somente dos nossos deveres perante a mediunidade. " necessrio adotar precaues na prtica da mediunidade. As vias de comunicao que o Espiritismo facilita entre o nosso mundo e o mundo oculto, podem servir de veculos de invaso s almas perversas que flutuam em nossa atmosfera, se lhes no soubermos opor resistncia vigilante e firme. Muitas almas sensveis e delicadas, encarnadas na Terra, tm sofrido em conseqncia de seu comrcio com esses Espritos malficos, IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

38

cujos desejos, apetites e remorsos os atraem constantemente para perto de ns."(idem) Pela lei de afinidade vibratria que condiciona o enlace psquico entre a criaturas, criando a simpatia e a antipatia, constantemente estamos rodeados de entidades atradas a ns pelo nosso "hlito mental", que, se mau, atrair os maus, se bom, atrair os bons. "As almas elevadas sabem mediante seus conselhos, preservar-nos dos abusos, dos perigos, e nos guiar pelo caminho da sabedoria; mas sua proteo ser ineficaz, se por nossa parte no fizermos esforos para nos melhorarmos. destino do homem desenvolver suas foras, edificar ele prprio sua inteligncia e sua conscincia. preciso que saibamos atingir um estado moral que nos ponha ao abrigo de toda agresso das individualidades inferiores. Sem isso, a presena de nossos guias ser impotente para nos salvaguardar."(Idem) Assim, pois, no basta apenas que os mentores nos queiram defender; antes de mais nada, preciso que saibamos nos conservarmos em permanente elevao de propsitos, de pensamentos, de idias e de aes. Caso contrrio, estaremos sujeitos obsesso, que a ao persistente de um mau Esprito determinando uma influncia perniciosa sobre o estado de equilbrio psquico da criatura e at sobre sua sade fsica. a moral descuidada e menosprezada gerando estados lastimveis de Esprito e de corpos tambm.

Mediunidade e Estados Petolgicos


No incio do Movimento Esprita, observaes superficiais, constatando o grande nmero de pessoas desequilibradas, levantaram a hiptese de que a mediunidade seria um estado patolgico, ou seja, doena da mente do mdium. Perguntados sobre a questo, eis como os Espritos responderam: a faculdade medinica um estado "anmalo, s vezes, porm, no patolgico; h mdium de sade robusta; os doentes os so por outras causas." [LM-cap XVIII] Acreditava-se tambm que o exerccio prolongado da faculdade medinica produzia alguma fadiga sobre o mdium e que isto podia ser motivo de contra-indicar o seu uso. Note-se, porm, que o uso de qualquer faculdade por tempo prolongado causa o cansao e a fadiga, porm, estes sero do corpo, do organismo do intermedirio e nunca do Esprito, que at se fortalecer de acordo com a natureza do trabalho que efetue. Atualmente, as pesquisas no campo da Parapsicologia j evidenciaram o fato aceito e preconizado pelo Espiritismo h mais de cem anos: "Os fenmenos paranormais no so patolgicos" [Robert Amadou - Parapsicologia, VI parte, Cap. IV, n 5]; "At hoje nada indicou qualquer elo especial entre funes psicopatolgicas e parapsicolgicas" [J.B. Rhine, Fenmenos e Psiquiatria, pg 40]. "Poderia a mediunidade produzir a loucura? R. No mais do que qualquer outra coisa, desde que no haja pr-disposio para isso, em virtude de fraqueza cerebral. A mediunidade no produzir a loucura, quando esta j no exista em grmen; porm, existindo este, o bom-senso est a dizer que se deve usar de cautelas, sob todos os pontos de vista, porquanto qualquer abalo pode ser prejudicial."[LM-capXVIII] O que se observa na prtica a existncia de inmeros casos, que so rotulados como doena mental segundo os cnones cientficos, eu que nada mais que simples perturbao espiritual, que tratada convenientemente, cede por completo. H casos em que a mediunidade no encarada como merecedora de cuidados especiais, gera obsesses de curto, mdio e longo cursos, que somente um tratamento adequado e paciencioso poder resolver. Assim, nem todos os que apresentam sintomas de desequilbrio psquico devem ser encarados como mdiuns em potencial, e at, pelo contrrio, no se deve estimular o exerccio medinico nas pessoas de caracteres impressionveis e fracos, a fim de evitar conseqncias desagradveis. "Do seu exerccio cumpre afastar, por todos os meios possveis, as que apresentem sintomas, ainda que mnimos, de excentricidade nas idias, ou de enfraquecimento das faculdades mentais, porquanto, nessas pessoas, h pr-disposio evidente para a loucura, que se pode manifestar por efeito de qualquer sobreexcitao."(Idem)

Mediunidade na Infncia
Outro perigo e inconveniente da mediunidade estimul-la nas crianas. Embora boa parte do material que serviu para fundamentar a Doutrina Esprita tenha vindo atravs da mediunidade de inocentes jovens, despreparadas intelectualmente para desempenharem papel ativo nas comunicaes, devemos levar em conta que o fato se dava revelia das prprias mdiuns, pois os fenmenos tinham carter eminentemente espontneo. Aquelas crianas que manifestarem espontaneamente a faculdade, devem ser cercada de cuidados especiais, procurando, por todos os meios, evitar seu incentivo, buscando instru-las e formar sua personalidade. Somente depois que elas venham a amadurecer orgnica e IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

39

psicologicamente que se deve orientar o seu desenvolvimento medinico propriamente dito. "Haver inconveniente em desenvolver-se a mediunidade nas crianas? R. Certamente e sustento mesmo que muito perigoso, pois que esses organismos dbeis e delicados sofreriam por essa forma grandes abalos, e as respectivas imaginaes excessiva sobreexcitao. Assim, os pais prudentes devem afast-las dessas idias, ou, quando nada, no lhes falar do assunto, seno do ponto de vista das conseqncias morais."(Idem)

PERDA E SUSPENSO DA FACULDADE MEDINICA


As caractersticas de quem abusa do exerccio medinico so: - acreditar-se privilegiado por possuir a faculdade; - no atender s solicitaes de estudo da Doutrina; - achar que o guia espiritual ensina tudo; - no ter horrio para trabalhar mediunicamente, entregando-se prtica a qualquer hora, ocasio e local; - fazer trabalhos medinicos habitualmente em casa domiciliar; - cobrar monetria ou moralmente pelos bens que eventualmente possa obter pela faculdade medinica. O mdium que emprega mal a sua faculdade est se candidatando: - a ser veculo de comunicaes falsas; - a ser vtima dos maus Espritos; - obsesso; - a se constituir em veculo de idias fantasiosas nascidas de seu prprio Esprito orgulhoso e pretensioso; - perda ou suspenso da faculdade medinica. A faculdade medinica pode ser retirada em determinadas circunstncias da vida? Eis a resposta de Emmanuel, atravs da psicografia de Chico Xavier: "Os atributos medianmicos so como os talentos do Evangelho. Se o patrimnio divino desviado de seus fins, o mau servo torna-se indigno da confiana do Senhor da seara da verdade e do amor. Multiplicados no bem, os talentos medinicos crescero para Jesus, sob as bnos divinas; todavia se sofrem o insulto do egosmo, do orgulho, da vaidade, da explorao inferior, podem deixar o intermedirio do invisvel entre as sombras pesadas do estacionamento, nas mais dolorosas perspectivas de expiao, em vista do acrscimo de seus dbitos irrefletidos." [O Consolador-qst389] Existem casos em que a interrupo demonstra uma prova de benevolncia do Esprito protetor para com o mdium, segundo nos esclarece Allan Kardec [LM-it 220]. Nesta situao, h trs aspectos a considerar: 1 - Quando o Esprito amigo e protetor quer provar que a comunicao medinica no depende dele, mdium, e que assim, este no se deve vangloriar ou envaidecer; 2 - Quando o mdium est debilitado fisicamente e precisa de repouso; 3 - Quando se fizer necessrio por prova a pacincia e a perseverana do mdium ou lhe dar tempo para meditar nas instrues recebidas dos Espritos. Como vemos, a mediunidade pode ser considerada como verdadeiro instrumento de redeno da criatura humana, que, ao us-la com dignidade e corao, tem oportunidade de exercitar as virtudes crists como a humildade, o perdo, o amor e a caridade. Sendo uma faculdade como as outras que possumos, pode de uma hora para outra sofrer interrupes. Isto acontece porque a produo medinica ocorre atravs do concurso dos Espritos, sem eles nada pode o mdium; a faculdade continua a existir em essncia mas os Espritos no podem ou no querem se utilizar daquele instrumento medinico. Os bons Espritos se afastam dos mdiuns por vrios motivos. Analisemos alguns: a) Advertncia: quando o mdium se serve da faculdade medinica para atender a coisas frvolas ou com propsitos ambiciosos e desvirtuados. Como coisas frvolas, citamos a prtica dos "ledores da sorte". Infelizmente, este desvirtuamento da verdadeira prtica medinica existe em larga escala, e, mais cedo ou mais tarde, tais mdiuns tero que prestar contas ao Senhor da aplicao feita dos talentos recebidos. Os chamados "profissionais da mediunidade" no se agastam em receber pagamentos, quer sob a forma de dinheiro, presentes, favores, privilgios ou at mesmo dependncia afetiva ou emocional. Recordemos as palavras do Esprito Manoel Philomeno de Miranda: "(...) o mdium, habituando-se aos negcios e interesses de baixo teor vibratrio, embrutece-se, desarmoniza-se (...). A mediunidade com Jesus, liberta, edifica e promove moralmente o homem, enquanto que, com o mundo, aturde, escraviza e obsidia a criatura." [Seara do Bem, Profissionais da Mediunidade] IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

40

Quando os Espritos que sempre se comunicam por um determinado mdium deixam de o fazer, o fazem para provar ao mdium e a todos que eles so indispensveis, e que, sem o seu concurso simptico, nada se obter. Muitas vezes, tal atitude se prende forma pela qual o mdium vem se conduzindo, deixando a desejar sob o ponto de vista moral e doutrinrio. Geralmente, este tipo de suspenso por algum tempo e a faculdade volta a funcionar, cessada a causa que motivou a suspenso. b) Benevolncia: quando as foras do mdium esto esgotadas e seu poder de defesa fica reduzido, para que no caia como presa fcil nas mos de obsessores, sua faculdade suspensa, temporariamente, at que volte aos seu estado normal e possa exercitar com eficincia. Assim, "A interrupo da faculdade nem sempre uma punio, demonstra s vezes a solicitude do Esprito para com o mdium, a quem consagra afeio, tendo por objetivo proporcionar-lhe um repouso material de que o julgou necessitado, e neste caso no permite que outros Espritos o substituam." [LM-it 220] Lon Denis [No Invisvel-cap IV] afirma que: "A intensidade das manifestaes est na razo direta do estado fsico e mental do mdium. A sade do mdium parece-nos ser uma das condies de sua faculdade. Conhecemos um grande nmero de mdiuns que gozam perfeita sade; temos notado mesmo que, quando a sade se lhes altera, os fenmenos se enfraquecem e cessam de se produzir." Por que sinal se pode reconhecer a censura na interrupo da mediunidade? "Que interrogue o mdium a sua conscincia e pergunte a si mesmo que uso tem feito da sua faculdade, que benefcios tm resultado para os outros, que proveito tem tirado dos conselhos que lhe deram, e ter a resposta." [LM-it 220] Vianna de Carvalho nos diz que "O mau uso da faculdade medinica pode entorpec-la e at mesmo faz-la desaparecer, tornando-se para o seu portador, um verdadeiro prejuzo, uma rude provao. Algumas vezes como advertncia, interrompe-se-lhe o fluxo medianmico e os Espritos superiores, por afeio ao mdium, permitem que ele perceba, a fim de mais adestrar-se, buscando descobrir a falha que propiciou a suspenso, restaurando o equilbrio; outras vezes, -lhe concedida com o objetivo de facultar-lhe algum repouso e refazimento. c) Provao: quando o mdium, apesar de se conduzir com acerto, ter o merecimento por boa conduta moral e no necessitar de descanso, tem suas possibilidades medinicas diminudas ou interrompidas, Allan Kardec nos diz que: "Servem para lhes por a pacincia prova e para lhes experimentar a perseverana. Por isso que os Espritos nenhum termo, em geral, assinam, suspenso da faculdade medinica; para verem se o mdium desanima. Muitas vezes, serve tambm para lhes dar tempo de meditar as instrues recebidas. Outra causa quando o mdium no aproveita as instrues nem os conselhos que os protetores espirituais propiciam. O Esprito protetor aconselha sempre para o bem, sugerindo bons pensamentos ou amparando nas aflies o seu tutelado mas, em situao alguma, desrespeita o livrearbtrio de quem quer que seja. (...) Afasta-se, quando v que seus conselhos so inteis e que mais forte , no seu protegido, a deciso de submeter-se influncia dos Espritos inferiores. Mas no o abandona completamente e sempre se faz ouvir. ento o homem que tapa os ouvidos. O protetor volta desde que este o chame." [Le-qst 495] No caso de no mais funcionar a faculdade medinica, isto jamais se deve ao fato de o mdium ter encerrado a sua misso, como se costuma dizer, porque toda misso encerrada com sucesso prenncio de nova tarefa que logo se lhe segue, e assim, sucessivamente. O que ocorre nestes caso a perda por abuso da mediunidade ou por doena grave.

Bibliografia
1) Livro dos Mdiuns - Allan Kardec 2) Livro dos Espritos - Allan Kardec 3) No Invisvel - Lon Denis 4) Mdiuns e Mediunidades - Vianna de Carvalho/Chico Xavier 5) O Consolador - Emmanuel/Chico Xavier

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 15

AS MANIFESTAES VISUAIS, BICORPOREIDADE E TRANSFIGURAO


DAS MANIFESTAES VISUAIS
Por sua natureza e em seu estado normal o perisprito invisvel, tendo isso em comum com uma imensidade de fluidos que sabemos existir e que no vemos, por exemplo, o ar atmosfrico. Pode tambm, como alguns fluidos, sofrer modificaes que o torna visvel, quer seja por uma espcie de condensao (por falta de um termo mais apropriado), quer por uma mudana em sua disposio molecular. Pode mesmo adquirir as propriedades de um corpo slido e tangvel, para retomar, em seguida, seu estado etreo e invisvel. possvel fazer-se idia desse efeito pelo que acontece com o vapor (vaporgua-gelo). Esses diferentes estados do perisprito resultam da vontade do Esprito, e no de uma causa fsica exterior, como o caso dos gases. Quando um Esprito desencarnado faz-se visvel, este condensa o seu perisprito num estado prprio para torn-lo visvel; mas, nem sempre basta a vontade para que ele torne-se visvel: preciso o concurso de outras circunstncias, que no dependem dele. preciso ainda, que ao Esprito seja permitido tornar-se visvel a tal pessoa, o que nem sempre lhe concedido. Necessita ainda, no caso de ser um Esprito desencarnado, da participao de um mdium, que dever ceder fluidos necessrios ao processo, pois a modificao no perisprito opera-se mediante uma combinao deste com o fluido peculiar ao mdium. Essa combinao nem sempre possvel, o que explica no ser generalizada a visibilidade dos Espritos. Assim, no basta que o Esprito queira mostrar-se nem tampouco que uma pessoa queira v-lo, necessrio que entre eles haja uma espcie de afinidade, e tambm, que a emisso de fluidos da pessoa seja suficientemente abundante para operar a transformao do perisprito e, provavelmente, que se verifiquem outras condies que ainda desconhecemos. Pode pois, numa reunio, mostrar-se a apenas a uma pessoa ou a diversas que nela estejam presentes. Da resulta que, se duas pessoas igualmente dotadas desta aptido se encontrarem juntas, pode o Esprito operar a combinao fludica com apenas uma da duas, a quem ele queira mostrar-se ou com aquele que a combinao fludica se opere mais facilmente. As manifestaes visuais ocorrem na maioria das vezes durante o sono, por meio do que chamamos muitas vezes de sonhos: so as vises. Quando as manifestaes visuais ocorrem no estado de viglia, chamamos de aparies. Podendo assumir todas as aparncias, o Esprito se apresenta da forma que mais se torne reconhecvel, se o quiser. Apresenta-se em geral de forma vaporosa e difana, algumas vezes vaga e imprecisa, e outras de formas nitidamente desenhadas, de modo que uma pessoa pode diante de um Esprito nestas condies, supor tratar-se de um encarnado, sem sequer suspeitar que tem diante de si um Esprito. As aparies no constituem novidades, pois em todos os tempos se produziram e delas temos vrios exemplos na histria.

BICORPOREIDADE
Este fenmeno uma variedade das manifestaes visuais e baseia-se no princpio das propriedades do perisprito, quer se encontre no mundo dos Espritos, quer se encontre no mundo dos encarnados. A faculdade que possui o Esprito encarnado de emancipar-se e de desprender-se do corpo durante a vida, pode permitir a ocorrncia de fenmenos anlogos aos que os Espritos desencarnados produzem. Enquanto o corpo se acha sob o efeito do sono, o Esprito pode transportar-se revestido pelo perisprito a lugares diversos, tornando-se visvel e aparecendo a outros indivduos, quer estejam estes acordados ou dormindo, pelo mesmo processo de condensao ou de transformao j estudados. Alm de visvel torna-se tambm tangvel, de uma forma to prxima da realidade que permite aos indivduos afirmarem t-lo visto em dois lugares ao mesmo tempo. Ele realmente estava em ambos, mas apenas num se achava o corpo material, achando-se no outro o Esprito. Ao despertar o indivduo, os dois corpos se renem e a vida volta ao corpo material. A este fenmeno denominamos bicorporeidade. Por mais que possa parecer extraordinrio, este fenmeno, como tantos outros, est na ordem dos fenmenos naturais, pois que depende de propriedades do perisprito e de uma lei natural, e tem sua explicao nas propriedades de condensao e transformao do perisprito. IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

42

Deste fenmeno temos vrios exemplos amplamente comprovados e divulgados, tanto na literatura Esprita quanto Eclesistica. Santo Alfonso de Liguori foi canonizado antes do tempo necessrio por ter se mostrado em dois lugares ao mesmo tempo, o que se passou como sendo um milagre. Enquanto os seus companheiros o viam em sua cela, em estado de xtase, em Arienzo, na provncia de Npoles, ele era visto simultaneamente em Roma assistindo ao Papa Clemente XIV, em seus ltimos minutos, e ao despertar deu aos colegas de convento a notcia da desencarnao do Papa, que foi confirmada bem mais tarde por notcias oficiais, em decorrncia da distncia que separava os dois lugares. Santo Antnio de Pdua, estava na Espanha e enquanto a pregava, seu pai, que estava em Pdua, ia ao suplcio, acusado de uma morte. Neste momento, Santo Antnio aparece, demonstra a inocncia de seu pai e revela o verdadeiro culpado que, mais tarde, sofre o castigo. Foi constatado que neste momento, Santo Antnio no havia deixado a Espanha. Eurpedes Barsanulfo, notvel mdium que viveu em Sacramento - MG, dotado de moral irrepreensvel, por vrias vezes se fez notar no fenmeno da bicorporeidade. Encontramos alguns relatos bastante interessantes, principalmente por terem sido presenciados por testemunhos nem sempre afeitos Doutrina dos Espritos. Eurpedes era professor, sendo o fundador do Colgio Allan Kardec em Sacramento (o primeiro colgio esprita em todo o mundo). Era mdium dotado de variados tipos de mediunidade, destacando-se a mediunidade de cura e o receiturio medinico. Muitas vezes entrava em transe durante uma aula e se prestava a socorrer necessitados atravs da bicorporeidade; certa vez, aps um transe, dirige-se aos alunos e diz: "- Prestem ateno. Acabo de fazer um parto difcil, numa residncia atrs da Igreja do Rosrio. O marido no sabe que a criana j nasceu e est a caminho daqui, para solicitar ajuda. Quando ele entrar na sala os senhores devem ficar de p para o cumprimentarem. E o homem entrou logo em seguida, muito aflito, de roupa de montaria e chapu, pedindo a Eurpedes que fosse at a sua residncia, com urgncia fazer o parto pois sua mulher estava muito mal e a parteira no estava conseguindo resolver o caso. - Acalme-se, respondeu o mdium sorrindo, j fiz o parto h 5 minutos atrs... - No possvel disse o homem, h 5 minutos eu o teria visto no caminho. - O senhor no me viu porque eu fui em Esprito, mas eu vi o senhor, respondeu Eurpedes, e pode voltar para sua casa sossegado, a menina que nasceu linda e forte. O homem porm duvidou e s saiu dali com Eurpedes junto. Chegando a casa se deparou com a esposa que segurava no leito a filhinha. A parturiente ao ver o mdium exclamou: - O senhor no precisava vir de novo seu Eurpedes, eu e o beb estamos passando muito bem! Em vrias outras ocasies este mdium pde ser visto simultaneamente em dois lugares. Os livros Eclesisticos relatam a histria de Maria D'Agreda, que ainda muito jovem tornou-se superiora do convento de Imaculada Conceio de Maria na Espanha. Maria D'Agreda era um Esprito nobre e extremamente preocupada com a salvao do prximo, e, em suas preces, pedia ardentemente a Deus que permitisse a ela fazer algo pela salvao destas almas que no conheciam a Deus. Certo dia, durante seus momentos de orao, ela se viu arrebatada em xtase a uma regio longnqua de clima e vegetao diversos do clima espanhol, sendo esta regio reconhecida como o Novo Mxico, na Amrica do Norte. Neste local Maria d'Agreda encontrou uma nao indgena que passou a catequizar, durante estes perodos de xtase que se repetiram por cerca de 8 anos com aproximadamente 500 xtases, seguidos do fenmeno de bicorporeidade. Maria d'Agreda exerceu assim seu apostolado doutrinrio em regio muito distante da Espanha sem de l se afastar em corpo fsico, apenas o fazendo em corpo espiritual. (Vide Revista Esprita de novembro de 1860).

TRANSFIGURAO
O fenmeno da transfigurao decorre do princpio de que pode o Esprito dar ao seu perisprito a aparncia que desejar; que mediante modificaes na disposio molecular, pode dar-lhe visibilidade, tangibilidade e a opacidade; que o perisprito de um encarnado possui as mesmas propriedades, que essa mudana se opera pela combinao dos fluidos. Imaginemos pois o perisprito de um encarnado, no desprendido do corpo, mas exteriorizado em volta de seu corpo, de maneira a envolv-lo como uma espcie de vapor. Neste estado se torna passvel das mesmas modificaes de que o seria se estivesse separado do corpo. Poder ento o perisprito mudar de aspecto, tornar-se brilhante, se tal for a vontade do Esprito ou se ele dispuser de poder para tanto. Um outro Esprito, combinando seus fluidos com os dele poder, a essa combinao de perispritos, dar a forma que desejar, mudando temporariamente a forma original e assumindo aquela da enIDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

43

tidade espiritual que sobre ele atua. Esta parece ser a causa do fenmeno da transfigurao. Allan Kardec relata no Livro dos Mdiuns vrios casos de transfigurao. Um dos mais belos exemplos de transfigurao encontra-se no Evangelho [MarcosIX,2-8]: "Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago e a Joo e os levou em particular ao Monte Tabor. E foi transfigurado diante deles, suas vestes tornaram-se resplandecentes e muito brancas, como nenhum lavadeiro sobre a Terra as pode alvejar." Eliseu Rigonatti, mdium, escritor e expositor esprita conta em [O Evangelho das Recordaes], um caso bastante ilustrativo do fenmeno da transfigurao. Segundo este autor, uma das mdiuns participantes da reunio medinica por ele dirigida naquela ocasio era muito estrbica do olho direito, a ponto de aparecer apenas a esclertica, com pequena parte da ris, num cantinho da plpebra. O olho esquerdo era normal. Certo dia ela comunicou ao dirigente que faltaria por uma semana, pois iria a So Paulo submeter-se a uma cirurgia corretiva para o problema. Mas no sbado seguinte l estava ela para os trabalhos medinicos, e durante uma comunicao Eliseu notou que a jovem mantinha os olhos bem abertos e que eles estavam normais, sem qualquer sinal do estrabismo. Ao final da reunio entretanto, quando ele se dirigiu jovem para comemorar o sucesso da cirurgia, notou que a jovem mostrava o mesmo estrabismo de sempre e ela lhe disse que por motivos econmicos tivera que adiar a viagem, e que durante a comunicao medinica, sentira um forte presso nos olhos. Vimos assim, de forma sucinta, alguns esclarecimentos bsicos para se entender os fenmenos da bicorporeidade e da transfigurao. Para aumentar os seus conhecimentos no assunto, sugerimos que leia a bibliografia recomendada abaixo.

Bibliografia
1) O Livro dos Espritos - Allan Kardec 2) O Livro dos Mdiuns - Allan Kardec 3) Obras Pstumas - Allan Kardec 4) A Gnese - Allan Kardec 5) Revista Esprita - novembro de 1860 6) O Evangelho das Recordaes - Eliseu Rigonatti 7) O Apstolo da Caridade - Eurpedes de Barsanulfo 8) Parbolas e Ensinos de Jesus - Cairbar Schutel

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 16

MEDIUNIDADE DE CURA
INTRODUO
Aquilo que est realmente acontecendo neste mundo bem diferente do que parece estar ocorrendo, tal como se expressa nas manchetes dos jornais ou em textos convencionais. E o que na realidade est ocorrendo uma ansiosa busca de espiritualidade. Quer aprovem todas as pessoas ou no aprovem, estamos hoje em meio a um processo de transio para uma nova era, aquilo que muitos estudiosos chamam de "despertar espiritual". Este encontro do Homem contemporneo com o pensamento metafsico tm-se acompanhado de uma insistente busca da Medicina alternativa. Aculpuntura, Medicina Antroposfica, Bioenergtica e principalmente, as terapias ditas espirituais. Milhares e milhares de pessoas decepcionadas com a Medicina Convencional tm buscado nos Centros Espritas, ou em outras correntes religiosas, o restabelecimento de sua sade. Da a importncia do estudo das diversas modalidades teraputicas oferecidas pela Casa Esprita.

MODALIDADES DE TERAPIA ESPIRITUAL


a) Fluidoterapia Convencional: trata-se do Passe Magntico, da gua fluidificada e da irradiao a distncia. So modalidades teraputicas onde se trabalha com fluidos curadores, encontradas em quase todos os centros espritas; b) Assistncia Atravs de Mdiuns Receitistas: o mdium receitista, segundo Allan Kardec (que os denominava tambm de mdiuns medicinais), so aqueles cuja especialidade a de servirem mais facilmente aos Espritos que fazem prescries mdicas. Lembra o codificador que no se deve confundi-los com os mdiuns curadores, porque nada mais fazem do que transmitir o pensamento do Esprito e no exercem, por si mesmos, nenhuma influncia. Benfeitores espirituais dotados de conhecimentos sobre Medicina, que ditam atravs do mdium (geralmente por psicografia) os medicamentos e as orientaes que deve seguir para o seu restabelecimento. A maioria deles trabalha com Mecidina Homeoptica, lanando mo tambm de chs, ervas e drogas ditas naturais; c) Assistncia Espiritual Direta: consiste na atuao teraputica dos Espritos sem a participao direta de mdiuns. Talvez seja a mais comum das modalidades teraputicas espritas, onde os Benfeitores estaro mobilizando recursos fludicos especficos em benefcio dos necessitados sem que eles, muitas vezes, percebam. Esta modalidade pode desenrolar-se nos centros espritas ou mesmo nas residncias dos enfermos. Em determinadas situaes o doente levado em corpo espiritual a certos hospitais do mundo extra-fsico e l so submetidos a complexos processos de reparao perispiritual; d) Operaes Espirituais: essa modalidade teraputica caracteriza-se pela atuao de Espritos desencarnados incorporados e mdiuns especficos. No Brasil, ganhou muito destaque a partir dos mdiuns Jos Arig e Edson Queirs. Utilizando-se das mos do mdium ou de instrumentais cirrgicos, os cirurgies desencarnados mobilizam recursos fludicos diretamente junto ao corpo fsico e espiritual do doente. Interrogado quanto utilizao desses instrumentos cirrgicos neste tipo de assistncia espiritual, o expositor Divaldo Franco assim se expressou: "Na minha forma de ver, trata-se de ignorncia do Esprito Comunicante, que deve ser esclarecido devidamente, e de presuno do mdium, que deve ter alguma frustrao e, se realiza desta forma, ou de uma exibio, ou ainda para gerar melhor aceitao do consulente, que condicionado pela aparncia, fica mais receptivo. J que os Espritos se podem utilizar dos mdiuns que, normalmente no os usam, no vejo porque recorrer tcnica humana quando eles a possuem superior." (Diretrizes de Segurana). O Dr. Jorge Andra, mdico e escritor esprita, adverte quanto generalizao deste tipo de modalidade teraputica: "existem desajustes na prtica desse tipo de tratamento que devem merecer, por parte dos solicitante, uma anlise cautelosa, porquanto os abusos so inmeros e as mistificaes, consciente ou inconscientes, abundantes." (Psicologia Esprita) Com relao aos resultados destas operaes espirituais, o Dr. Jorge Andra esclarece que eles vo depender de fatores ligados ao mdium e ao doente. Os primeiros se relacionam seriedade, honestidade de princpios e moralidade. Os fatores relacionados aos doentes so a f, o merecimento e a programao crmica.

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

45

ESPIRITISMO E MDIUM CURADOR


A mediunidade curadora deve ser examinada tal qual qualquer outra modalidade medinica. Nesse sentido o mdium de cura deve procurar canalizar seus recursos fludicos para o bem, sustentado pelos princpios espritas e pela moral evanglica. Aquele que se v com esses dotes medinicos deve procurar nortear sua conduta a partir dos seguintes tens: a) Vinculao a um Centro Esprita: a maior parte dos problemas observados com os mdiuns curadores reside no fato de no se submeterem aos regimes doutrinrios de um Centro Esprita. Muitas vezes optam por um trabalho isolado, quando no constroem seu prprio centro esprita, estruturado em idias errneas e prticas inadequadas. Muitos inconvenientes seriam evitados se ele se integrasse a um Centro Esprita como qualquer outro trabalhador de Jesus e amparado pelas foras dos companheiros encarnados e desencarnados sofreria uma proteo muito mais efetiva; b) Estudo Sistemtico Do Espiritismo: no se pode separar a prtica medinica do estudo constante dos postulados espritas. Sem esse conhecimento doutrinrio, facilmente o mdium cair nas malhas dos Espritos da sombra ou de pessoas inescrupulosas e aproveitadoras; c) Gratuidade Absoluta: a Doutrina esprita no se coaduna com qualquer tipo de cobrana para prestao de servio espiritual. A gratuidade est tambm relacionada com a questo melindrosa dos "presentes" e das "doaes para instituies" que muitas vezes nada mais so do que formas disfaradas de cobrana; d) Exerccio Constante da Humildade: Allan Kardec assevera que o maior escolho boa prtica medinica a vaidade e o orgulho. Nesse sentido, o mdium de cura deve se conscientizar de que ele apenas um elemento na complexa engrenagem organizada pelo mundo maior, engrenagem esta, que vai encontrar no Cristo o seu condutor maior.

FINALIDADE DAS CURAS ESPIRITUAIS


Sabemos que o grande papel desempenhado pelo Espiritismo est relacionado moralizao da humanidade. Assim sendo, pergunta-se porque assume a Doutrina Esprita compromissos com as curas espirituais? Qual a finalidade da existncia de mdiuns curadores? Quem responde Divaldo Franco: "A prtica do bem, do auxlio aos doentes. O apstolo Paulo j dizia: Uns falam lnguas estrangeiras, outros profetizam, outros impe as mos... Como o Espiritismo o Consolador, a mediunidade, sendo o campo, a porta pelos quais os Espritos Superiores semeiam e agem, a faculdade curadora o veculo da misericrdia para atender a quem padece, despertando-o para as realidades da Vida Maior, a Vida Verdadeira. Aps a recuperao da sade, o paciente j no tem direito de manter dvidas nem suposies negativas ante a realidade do que experimentou. O mdium curador o intermedirio para o chamamento aos que sofrem, para que mudem a direo do pensamento e do comportamento, integrando-se na esfera do bem."

Bibliografia
1) Diretrizes de Segurana - Divaldo e Raul Teixeira 2) Psicologia Esprita - Dr. Jorge Andra 3) Mos de Luz - Dra. Barbara Brenan

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 17

DESDOBRAMENTO, CATALEPSIA E LETARGIA


DESDOBRAMENTO (SONAMBULISMO)
O fenmeno de desdobramento espiritual, denominado tambm "experincia fora do corpo" ou "projeo do eu" e que Allan Kardec reconhecia com o nome de "Sonambulismo", uma condio relativamente freqente e que tem sido muito estudada nos dias de hoje. A quantidade de obras e artigos no espritas ou mesmo espritas j publicadas sobre o tema imensa. Seu nmero cresce dia a dia, pois um assunto de magna importncia e que tem indiscutvel implicao na questo da sobrevivncia aps a morte. O mdium sonamblico (de desdobramento), segundo Kardec, aquele "que vive por antecipao a vida dos Espritos". Ele desfruta da capacidade de desprender-se do seu corpo fsico, deixando-o num estado de sonolncia, e desloca-se no espao apenas com seu perisprito. Durante o desdobramento, o Esprito pode sair para longe de seu corpo e visitar locais distantes, conhecidos ou no. Estes locais podero encontrar-se em nosso plano fsico ou nas esferas espirituais. Podem, tambm, entrar em contato com outros Espritos, visitar enfermos, assistir Espritos perturbados, etc. A faculdade sonamblica, lembra Kardec " uma faculdade que depende do organismo e nada tem a ver com a elevao, o adiantamento e a condio moral do sujeito." No entanto, os esforos que o medianeiro empreende em sua melhoria pessoal devero ser responsveis pelo tipo de atividade que ir desenvolver em "suas viagens". Com relao ao grau de conscincia, os mdiuns de desdobramento podem ser classificados em trs tipos: conscientes, semi-conscientes e inconscientes. Os primeiros lembram-se perfeitamente de tudo o que realizaram durante o desdobramento, os segundos tm uma recordao relativa, mas os terceiros nada recordam. O desdobramento pode ser ainda: natural ou provocado (magntico). No primeiro caso, o mdium afasta-se de seu corpo sem que seja necessria a atuao de uma outra pessoa. Pode verificar-se em funo de uma enfermidade, do sono, prece ou meditao. O desdobramento magntico ou provocado aquele produzido pela ao fludico-magntica de outra pessoa, encarnada ou desencarnada. Os mdiuns adestrados so muitas vezes afastados de seu corpo por seus mentores espirituais, durante o sono fsico e levados para reunies de estudo e trabalho no mundo espiritual. Pode acontecer tambm, que o desdobramento seja provocado por Espritos viciosos, que desejam envolver o medianeiro em atitudes infelizes, promovendo, muitas vezes, processos obsessivos graves. Allan Kardec d o nome de "xtase" a um tipo de desdobramento mais apurado, onde a alma do mdium tem maior grau de independncia e pode deslocar-se para locais muitos distantes.

CATALEPSIA E LETARGIA
A catalepsia e a letargia derivam do mesmo princpio, que a perda temporria da sensibilidade e do movimento do corpo fsico, diante de um estado de emancipao profunda da alma (desdobramento). No so enfermidades fsicas, mas uma faculdade que, como qualquer outra faculdade medinica insipiente ou incompreendida, ou ainda descurada e mal orientada, torna-se prejudicial ao seu possuidor. Caracteriza-se a catalepsia pela suspenso parcial ou total da sensibilidade e dos movimentos voluntrios, acompanhada de extrema rigidez dos msculos, acarretando a conservao passiva das atitudes dadas aos membros, ao tronco ou face. Assim, se lhe for erguido um brao, nesta posio ficar indefinidamente. Nesse estado, os olhos permanecem grandemente abertos, fixos, com semblante imobilizado, apresentando o paciente uma fisionomia impassvel, sem emoo e sem fadiga. A catalepsia pode ocorrer naturalmente, sem uma causa aparente, ou pode ser provocada (hipnotismo ou obsesso). Neste ltimo estado, embora o paciente no possa ter atividade alguma voluntria, age, no entanto, sob a sugesto do operador. A letargia uma apresentao mais profunda que a catalepsia. O letrgico nada ouve, nada sente, no v o mundo exterior, a prpria conscincia se lhe apaga, fica num estado que se assemelha morte. O paciente jaz imvel, os membros pendentes, moles e flcidos, sem rigidez alguma e, se erguidos, quando novamente soltos recaem pesadamente; sua respirao e o pulso so quase imperceptveis, as pupilas mais ou menos dilatadas, no reagem mais luz; o sensrio est totalmente adormecido e a inrcia da mente parece absoluta. exatamente dentro da letargia que se incluem os casos de mortes aparentes registradas no Novo Testamento (ressurreio de Lzaro, da filha de Jairo e do filho da viva de Naim).

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

47

Entre os casos que constituem exemplos clssicos de letargia cita-se o do Cardeal de Donnet, que quase foi enterrado vivo em virtude de estado letrgico que nele se manifestou, conforme relata Jos Lapponi [Hipnotismo e Espiritismo]: "Em 1826 um jovem padre, quando pregava no plpito de uma igreja, cheia de devotos, foi imprevistamente acometido de um desmaio. Um mdico o declarou morto e deu licena para as horas fnebres no dia imediato. O bispo da catedral, onde se verificara o caso, j tinha recitado as ltimas oraes ao p do morto, j haviam sido tomadas as medidas do atade e se aproximava a noite, no comeo da qual se devia consumar o enterramento. So fceis de imaginar as angstias do jovem padre, que, estando vivo, recebia nos ouvidos os rumores de todos esses preparativos. Afinal, ouviu a voz comovida de um seu amigo de infncia, e essa voz, provocando nele uma crise sobre humana, produziu maravilhoso resultado. No dia seguinte, o jovem padre voltava ao seu plpito." Vejamos agora o que disseram os Espritos, respondendo s perguntas formuladas por Allan Kardec sobre esse interessante assunto: "Os letrgicos e os catalpticos, em geral, vem e ouvem o que em derredor se diz e faz, sem que possam exprimir o que esto vendo ou ouvindo. pelos olhos e pelos ouvido que tm essas percepes? R. No. pelo Esprito. O Esprito tem conscincia de si, mas no pode comunicar-se." [LE-qst 422] "Na letargia pode o Esprito separar-se inteiramente do corpo, de modo a imprimir-lhe todas as aparncias da morte e voltar a habit-lo? R. Na letargia o corpo no est morto, porquanto h funes que continuam a executar-se. Sua vitalidade se encontra em estado latente, porm, no aniquilada. Ora, enquanto o corpo vive, o Esprito se lhe acha ligado,. Em se rompendo, por efeito da morte real e pela desagregao dos rgos, os laos que prendem um ao outro. integral se torna a separao e o Esprito no volta mais ao seu envoltrio. Desde que um homem, aparentemente morto, volve vida, que no era completa a morte." [LE423] Sendo a catalepsia e a letargia uma faculdade, patrimnio psquico da criatura e no propriamente uma enfermidade, compreender-se- que nem sempre a sua ao comprova inferioridade do seu possuidor, pois que uma vez adestrados, ambos podero prestar excelentes servios causa do bem, tais como as demais faculdades medinicas que, no adestradas, servem de pasto a terrveis obsesses. Um Esprito encarnado, por exemplo, j evoludo, ou apenas de boa vontade, poder cair em transe letrgico ou catalptico voluntariamente, alar-se ao espao para desfrutar o convvio dos amigos espirituais, dedicar-se a estudos profundos, colaborar com o bem e depois retornar carne, reanimado e apto a excelentes realizaes.

Bibliografia
1) Livro dos Espritos - Allan Kardec 2) Magnetismo Espiritual - Michaelus 3) Hipnotismo e Espiritismo - Jos Lapponi 4) Recordaes da Mediunidade - Yvonne A. Pereira 5) Diversidades dos Carismas - Hermnio C. Miranda 6) Nos Domnios da Mediunidade- Andr Luiz/Chico Xavier

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 18

OBSESSO: CONCEITO E CAUSAS


DEFINIO
Allan Kardec define obsesso como sendo a "ao persistente que um Esprito mau exerce sobre um indivduo." [ESE-cap XXVIII]. Esta definio apresentada pelo Codificador d margem a vrios comentrios: - A obsesso sempre um processo mantido, contnuo, persistente onde as foras em litgio esto se enfrentado num processo bem estabelecido. No se reconhece como obsesso aquelas condies fortuitas, ocasionais, onde assimilamos pensamentos infelizes de forma breve e sem grandes conseqncias. - A qualificao de Esprito mau, apresentada por Kardec, deve ser bem entendida. O obsessor, na realidade, no um Esprito mau, como se entende este adjetivo, mas sim, uma entidade em sofrimento, com defeitos e virtudes, capaz de grandes atitudes afetivas para com outras pessoas. , sobretudo, algum que foi ferido, magoado, humilhado no passado e que por sofrer tanto, quer fazer os outros sofrerem tambm. - Em muitas oportunidades a obsesso no estar sendo organizada por um nico Esprito, mas sim, por uma falange de Espritos. - A obsesso pode atingir no apenas um indivduo, mas toda uma coletividade, uma famlia, uma cidade. - A definio apresentada restringe a obsesso a apenas uma de suas formas, quando um Esprito estar desenvolvendo o processo obsessivo em direo a um encarnado. Pode ocorrer o inverso, quando um encarnado passa a subjugar o Esprito. Pode-se observar tambm obsesso entre encarnados e entre desencarnados.

PATOLOGIAS
Como se desenvolve a "ao" a que se referia Allan Kardec? - O Esprito infeliz estar atuando sobre o encarnado em dois nveis: * Mente a mente: constrio mental; * Perisprito a perisprito: envolvimento fludico. a) Constrio Mental: o obsessor instala a sua onda mental na mente da pessoa visada. Forma-se uma ponte magntica, atravs da qual, o perseguidor vai enviando os seus pensamentos e suas idias, promovendo uma verdadeira hipnose: "Voc infeliz..." "Sua vida no presta..." "Mate-se..." A princpio o indivduo pode reagir fugindo da faixa de atuao do obsessor. No entanto, se ele se entrega quelas idias ou se compraz com este conbio mental, o processo pode agravar-se, chegando ao grau mximo de obsesso, que a subjugao moral, onde o obsediado perde completamente o seu livre-arbtrio. Depois que o cerco se completa, pode tornar-se necessria presena do obsessor ao lado do encarnado, pois ele pode continuar exercendo o domnio psquico a distncia. o que Andr Luiz denomina de "loucura por telepatia alucinatria." Algumas vezes, coadjuvando o processo de constrio mental, os Espritos obsessores podero se utilizar de certos "aparelhos especiais" para manter o processo. Manoel Philomeno de Miranda fez referncia a um pequeno aparelho, semelhante um "microgravador" que os Espritos introduziram no crebro do encarnado e que objetivava reforar o processo de hipnose mental. b) Envolvimento Fludico: ao envolver o indivduo, o perseguidor identifica os seus fluidos com os dele, h uma aproximao das auras, os perispritos se assimilam. Este convvio perispiritual vai permitir ao Esprito sugar energias vitais do encarnado, o que vai contribuir para o emagrecimento, o cansao e as infeces que acompanham com freqncia as vtimas da obsesso. O envolvimento fludico vai permitir tambm que o Esprito transmita para o encarnado fluidos deletrios fabricados por ele.

CAUSAS
Sinteticamente, podemos reconhecer quatro causas fundamentais, envolvendo as obsesses: a) dio ou Vingana: na maioria das vezes a obsesso uma vingana exercida por um Esprito que foi prejudicado e que sofreu muito nas mos do atual obsediado. Este Esprito pode ter sido prejudicado numa outra encarnao onde eles estiveram juntos, ou nessa mesma existncia. IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

49

O aborto criminoso um acontecimento que muitas vezes responde por obsesses graves cuja causa est na mesma encarnao; b) Carncia Afetiva: uma causa de obsesso, muitas vezes inconsciente, denominada comumente de "encosto". So Espritos que desencarnam sem uma preparao espiritual adequada e que, ao despertarem no mundo dos Espritos, se vem desorientados, perdidos, angustiados. Ao identificarem um indivduo que se afinize com eles, podem aproximar-se dele e iniciar uma obsesso, muitas vezes, inconsciente. Geralmente, so processos de fcil tratamento, pois no h vnculo de dio entre os seres envolvidos; c) Vampirismo: o vampirismo uma causa de obsesso relacionada satisfao de vcios e paixes. Vampiro, na definio de Andr Luiz: " toda entidade ociosa que se vale indevidamente das possibilidade alheias". O vampirismo vai caracterizar aqueles Espritos viciosos, apegados a certas emoes materializadas, que se aproximam dos encarnados, portadores dos mesmos vcios, para absorverem as suas emanaes fludicas. Existem vampiros do fumo, do lcool, da gula, dos txicos, do sexo, etc.; d) Orgulho do Falso Saber: esta expresso utilizada por Allan Kardec para caracterizar certos Espritos vaidosos, orgulhosos, falsos-sbios que desenvolvem uma obsesso do tipo fascinao. Iludem determinados mdiuns para que, por seu intermdio, possam disseminar idias falsas, sistemticas e em contradio com os princpios espritas.

Bibliografia
1) Livro dos Mdiuns - Allan Kardec 2) A Gnese - Allan Kardec 3) Dramas da Obsesso - Bezerra de Menezes/Yvonne A. Pereira 4) Obsesso - Desobsesso - Suely Caldas Schubert 5) Nos Bastidores da Obsesso - Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo P. Franco

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 19

OBSESSO: CLASSIFICAO
INTRODUO
Embora os conceitos iniciais da doena obsesso (enfermidade de carter espiritual) j houvessem sido abordadas por Kardec, em 1857 no Livro dos Espritos, a descrio completa da obsesso s foi publicada por Kardec em 1861, no Cap. XXIII do Livro dos Mdiuns, onde ele define a doena, enumera suas causas, classifica seus diferentes tipos e propem uma teraputica eficiente. Afirmava Kardec que a obsesso apresenta caracteres diversos, que preciso distinguir, e que resultam do grau de constrangimento e da natureza dos efeitos que produz. A palavra obsesso um termo genrico, pelo qual se designa esta espcie de fenmeno, cujas principais variedades so: a obsesso simples, a fascinao e a subjugao.

OBSESSO SIMPLES
Na obsesso simples o Esprito inferior procura, atravs de sua tenacidade e persistncia, intrometer-se na vida do obsediado, dando-lhe sugestes que, na grande maioria das vezes, so contrrias a sua forma habitual de pensar. Quando se trata, por exemplo, de um mdium acometido por obsesso simples, o Esprito inferior se intromete nas suas comunicaes e o impede de se comunicar com outros Espritos, ou se apresenta substituindo e se fazendo passar por outros. Entretanto, esclarece Kardec, ningum est obsediado pelo fato de ser enganado por um Esprito mentiroso. A obsesso consiste na ao persistente de um Esprito, e do qual no se consegue desembaraar, pessoa sobre quem ele atua. O melhor mdium pode ser enganado, sobretudo no comeo, que lhe falta a experincia necessria, pode-se pois, ser enganado sem ser obsediado. O Esprito Manoel Philomeno de Miranda afirma-nos: "A obsesso simples, uma parasitose comum em quase todas as criaturas, considerando o natural intercmbio psquico existente em todos os setores do Universo." Entretanto, o problema reside na fixao, pois o prprio significado da palavra obsesso, como vimos, revela idia fixa, o que caracteriza o instalao do processo obsessivo. Surgem, assim, como sinais e sintomas da obsesso simples, as desconfianas excessivas, os estados de insegurana pessoal, as enfermidades sem causas definidas, etc. Observamos tambm, mudanas algo sbitas no temperamento habitual do obsediado, em razo das mensagens telepticas emitidas pelo obsessor e reforadas nos clichs mentais que ressurgem dos arquivos do inconsciente. Podemos incluir nessa categoria os casos de obsesso de efeitos fsicos, isto , a que consiste nas manifestaes ruidosas e obstinadas de alguns Espritos, que fazem se ouam, espontaneamente pancadas, rudos. Pelo que chamamos manifestaes fsicas espontneas ou obsesso de efeitos fsicos.

FASCINAO
Na fascinao, as conseqncias so mais srias. uma iluso, produzida pela ao direta do Esprito obsessor sobre o pensamento do mdium, e que, de certa maneira, lhe paralisa o raciocnio e o seu julgamento relativamente s comunicaes. O fascinado no acredita que o estejam enganando e o Esprito fascinador tem a capacidade de lhe inspirar confiana cega, que o impede de compreender o absurdo do que escreve ou fala, ainda que este absurdo esteja claro a todos os que os cercam. A iluso pode mesmo ir ao ponto de faz-lo ver o sublime na linguagem mais ridcula. O fascinado no se sente incomodado com a presena e a influncia do obsessor, muitas vezes at gosta, e forma-se ento o verdadeiro processo de simbiose psquica. O mdium fascinado se acredita guiado por uma entidade espiritual de alto gabarito, pois que usa nome de personagens famosos ou de Esprito de valor. O Esprito obsessor nesses casos hbil, astuto e profundamente hipcrita, pois usa uma imagem que esconde suas verdadeiras intenes. Usa com freqncia as palavras caridade, humildade e amor a Deus como credenciais, mas, atravs de tudo, deixa transparecer sinais de inferioridade. A fascinao difcil de ser tratada porque o obsediado recusa orientao e tratamento, pois no acredita estar sob influncia obsessiva, e at, s vezes, acredita que todos os demais que se encontram obsediados, magoa-se e afasta-se das pessoas que o podem esclarecer. Geralmente, os mdiuns fascinados vagueiam de um centro ao outro e, muitas vezes, terminam por criarem seus prprios centros espritas onde sero onipotentes.

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

51

SUBJUGAO
A subjugao o tipo de obsesso em que existe a paralisia da vontade do obsediado e o obsessor assume o domnio completo de sua vtima, que escravizada, perdendo a vontade prpria. A subjugao pode ser moral ou corporal (fsica). Na subjugao fsica, o Esprito obsessor atua sobre os rgos materiais e provoca atos motores involuntrios, variando, desde situaes, como por exemplo, necessidade de escrever nas horas mais inoportunas at situaes ridculas como gestos involuntrios, etc. Na subjugao fsica, o indivduo age contra a sua vontade e tem conscincia do ridculo a que se expe e que no consegue evitar, sofrendo muito com isso. Pode, algumas vezes, praticar atos violentos. Na subjugao moral ou psquica, o subjugado levado a tomar resolues freqentemente absurdas e comprometedoras, muito diversas da sua vontade, que, por uma espcie de iluso, ele cr sensatas. O paciente subjugado vai sendo dominado mentalmente, tombando em estado de passividade, geralmente sob tortura emocional, chegando a perder por completo a lucidez (conscincia). O subjugado perde temporria ou definitivamente, durante a sua atual reencarnao, o controle sobre a rea da conscincia, no podendo se expressar livremente. A viso, a audio e os demais sentidos confundem a realidade objetiva. Por fim, o obsessor toma conta dos centros de comando motor e domina fisicamente a vtima que lhe fica inerte, subjugada moral e fisicamente, agindo como um louco vulgar. A subjugao de mais fcil reconhecimento, mas de difcil tratamento, e raro haver cura sem deixar seqelas. No devemos supor na subjugao, o Esprito obsessor tome lugar no corpo do obsediado, h, sim, uma supremacia da sua vontade dominando completamente a do mdium. Lembramos ainda que a obsesso o peso que tomba sempre sobre os ombros das conscincias comprometidas. A Doutrina Esprita veio desvendar o processo de nossa libertao, revelando que a cura s ocorrer se os envolvidos no processo, reconhecendo seus dbitos, procurarem a melhora. Vem demonstrar que a nossa libertao deve ser conquistada a cada dia com o empenho de todas as nossas energias e o selo de nossa responsabilidade. Dos tormentosos processos obsessivos o homem s se libertar quando compreender o quanto responsvel pelo prprio tormento, e pelos que causa, aos que hoje lhe batem s portas do corao, roubando a paz que julgava merecer. Liberdade e responsabilidade. Para merecermos a primeira temos que assumir a segunda!

Bibliografia
1) Livro dos Mdiuns - Allan Kardec 2) A Gnese - Allan Kardec 3) Nas Fronteiras da Loucura - Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo P. Franco 4) Grilhes Partidos - Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo P. Franco 5) Nos Domnios da Mediunidade - Andr Luiz/Chico Xavier 6) Ao e Reao - Andr Luiz/Chico Xavier

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 20

OBSESSO: TRATAMENTO, PROGNSTICO E PROFILAXIA


INTRODUO
Antes de Jesus, os obsediados eram marginalizados; objetos de curiosidade e de terror. Isolados pelos prprios familiares, padeciam sob a ao ainda maior dos "inimigos" espirituais. Com a vinda do Mestre, chegou a lio do amor. Como remdio e como alimento para ambos os doentes: obsessor e obsediado. O verdadeiro trabalho de desobsesso se iniciou com Jesus ensinando aos homens que o amor deve ser o alicerce de toda teraputica. Com o passar dos tempos, os homens se esqueceram, deturparam tambm estes ensinamentos e foi necessria a vinda da terceira revelao, o Consolador Prometido, para que a luz novamente se fizesse. Foi a Doutrina Esprita que realmente traou diretrizes lgicas, seguras e eficazes para o tratamento da obsesso. O processo obsessivo, para realmente ser resolvido, necessita a atuao teraputica no obsessor e no obsediado. Poderamos dividir o estudo do tratamento da obsesso, analisando a teraputica esprita e a teraputica mdica, que devem ser avaliadas adequadamente.

TRATAMENTO
a) Reforma Moral (Auto-desobsesso): "No que diz respeito ao problema das obsesses espirituais, o paciente , tambm, o agente da prpria cura." Manoel Philomeno de Miranda A reforma moral ou auto-desobsesso o ato de promover a prpria pessoa a sua desobsesso, atravs da auto-evangelizao. Muitas pessoas pensam, erroneamente, quando imaginam que o Centro Esprita pode libertar o obsediado de todos os males, pensam que o Centro Esprita resolver todos os problemas, como por encanto. Ao procurarem o Centro Esprita, passam para os Espritos toda a responsabilidade do tratamento, mas, ao verificarem que seus problemas no esto sendo resolvidos com a rapidez que imaginavam, desiludem-se e vo buscar ajuda em outro Centro Esprita, ou em outras religies. fundamental esclarecermos ao paciente e a sua famlia quanto a sua participao importante, o quanto condio bsica para xito do tratamento. A falta de participao do enfermo , muitas vezes, a causa de quadros obsessivos de difcil resoluo, s vezes, atravessando uma ou mais encarnaes. A auto-desobsesso tem um item bvio que a reforma moral do obsediado. um trabalho consciente e necessrio, de mudanas de hbitos e pensamentos. Substituindo os hbitos por pensamentos e sentimentos de elevado contedo moral. Como sabemos, a conduta e os hbitos do obsediado atuam como causa secundria, facilitando a instalao do processo obsessivo, em conjunto com a causa primria (dbito do passado). A reforma moral esta auto-educao de valores e sentimentos. O meio mais fcil de atingir este objetivo pela prtica da caridade com Jesus. A caridade terapia. Conseguir o obsediado, aos poucos, convencer o seu obsessor de sua renovao moral e tambm desfrutar de elevadas companhias espirituais. b) Fluidoterapia: "O obsediado fica envolto e impregnado de seu fluido pernicioso... deste fluido que importa desembara-lo." (A Gnese, Cap. XIV, item 46) O obsessor envolve fluidicamente o obsediado, absorvendo-lhe os fluidos benficos, substituindo-os por fluidos deletrios. S existe um meio de retirarmos estes maus fluidos, substituindo-os por bons fluidos, como afirmava o sbio mestre lions. Para isso, fundamental a fluidoterapia, feita pelo passe e pela gua fluidificada. c) Freqncia ao Centro Esprita: a freqncia do obsediado ao Centro Esprita muito importante no tratamento: permite a instruo esprita, facilita o hbito de bons pensamentos, permite a prtica da caridade com Jesus, permite o acesso mais fcil fluidoterapia, etc. Um fato importante, que em grande nmero de casos, quando o obsediado penetra no Centro Esprita, leva consigo o seu obsessor(es), fato permitido pela espiritualidade maior, para propiciar o auxlio renovador tambm para o "irmozinho perseguidor". A freqncia ao Centro Esprita dever ser cobrada ao obsediado e tambm sua famlia. d) Culto no Lar: Joanna de ngelis afirma que o lar como o porto para um navio, local de reparos, repouso e preparao para enfrentar o oceano bravio, da, o papel importante do equilbrio no lar, como base para o equilibro de todos ns. O IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

53

obsediado, mais do que ningum, precisa de um porto seguro e bem aparelhado. Como sabemos, muito comum o envolvimento dos familiares do obsediado no quadro obsessivo, pois, muitas vezes, so grupos de Espritos devedores que se renem para enfrentarem o mesmo problema expiatrio. O culto do evangelho no lar facilita a freqncia de bons Espritos no lar do obsediado, permite a penetrao do Evangelho de Jesus na vida de todos, e tambm, um elemento importante na fluidoterapia, pela gua fluidificada. Todos esses elementos envolvero obsediado(s) e obsessor(es), em um clima de amor, base fundamental para a recuperao de ambos. e) Laborterapia: todos ns j enfrentamos momentos de tdio, j tivemos a mente invadida de maus pensamentos, tudo isso fruto do "no fazer nada". Quando trabalhamos, seja qual for o tipo de trabalho, ocupamos nossa mente, e os maus pensamentos, a influncia dos Espritos menos felizes, so repelidas. Mos ocupadas, eis um bom antdoto contra a obsesso. importante libertar o obsediado da falsa impresso de que, por estar enfermo, preciso ficar em repouso. fundamental ocupar a mente do obsediado, e a forma mais fcil e eficaz ocupar as suas mos. f) Participao da Famlia: no somente o obsediado deve ser conscientizado da importncia de sua participao na teraputica desobsessiva, mas tambm os seus familiares. Muitas vezes, o desequilbrio do obsediado chega a tal ponto que a participao da famlia assume ainda maior importncia. Outro fator importante, como j mencionamos, o fato do quadro obsessivo, muitas vezes, envolver toda a Famlia, ou seja, todo o grupo errou, todos precisam reparar o erro. ntido o resultado mais positivo, nos casos em que toda a famlia participa da ajuda ao obsediado. g) Apoio de Um Grupo Medinico: a ao da equipe espiritual de ajuda, se tornar mais evidente, quando houver a participao de um grupo medinico srio. Ambos Espritos envolvidos sero beneficiados. O envolvimento carinhoso, o esclarecimento evanglico e doutrinrio, realizado por um grupo medinico, sero extremamente benficos ao obsessor e ao obsediado. Importante enfatizar, que a presena do obsediado reunio medinica dispensvel e at mesmo prejudicial. A freqncia de uma pessoa desequilibrada na reunio medinica muito danosa, entre outros inmeros fatores, quebra a harmonia do grupo, fator fundamental para um trabalho eficiente de desobsesso. O aposento destinado reunio de desobsesso sempre deve ser dentro do Centro Esprita, ambiente preparado pela espiritualidade maior para este fim. A reunio de desobsesso um pronto socorro para os doentes morais e, como um pronto socorro, deve estar localizado em regio adequada para isso. A sala reservada para tais atividades, foi comparada por Andr Luiz a uma sala cirrgica, "que requer isolamento, respeito, silncio, assepsia, isolada de olhos indiscretos, curiosos e despreparados". Por isso, jamais devem ser abertas ao pblico, e nunca deve ser trabalho para iniciantes. O trabalho exige grupo preparado, harmnico e local adequado para isso. h) A Teraputica Mdica: algumas pessoas tm a falsa idia que a teraputica mdica e a teraputica esprita estariam chocando uma contra a outra, quando fossem utilizadas no auxlio ao quadro obsessivo. A teraputica desobsessiva deve sempre ser orientada tendo como base estes dois aspectos: a teraputica espiritual e a teraputica mdica, pois a no utilizao de uma delas pode levar a um tratamento ineficiente e incompleto. Como Esprito encarnado, possuindo Esprito, perisprito e corpo fsico, o obsediado ter alteraes psquicas e orgnicas variadas e importantes, desde o incio do quadro e no decorrer do mesmo. Para o equilbrio, o xito, a teraputica desobsessiva deve estar alicerada sobre dois suportes: A TERAPUTICA MDICA E A ESPIRITUAL O uso de medicamentos psiquitricos so vistos, algumas vezes, com certa restrio pela populao geral, inclusive pelo obsediado e seus familiares. Isto fruto da m informao e de idias falsas pr-concebidas. Hoje, com o progresso da farmacologia, dispomos de muitos medicamentos seguros, eficientes e com efeitos colaterais inexistentes ou controlveis. O medicamento extremamente importante para muitos obsediados pois permite sua socializao, a sua reintegrao familiar, o retorno ao trabalho, sua melhor ntima, dispensando alguns internamentos, etc. A psicoterapia e o internamento em alguns quadros de obsesso assumem papel muito importante. Sempre que indicados pelo mdico assistente devem ser incentivados e respeitados por ns.

PROGNSTICO
A palavra prognstico, sob o ponto de vista mdico, significa a mensurao da evoluo de uma doena, tentando prever o seu final. IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

54

Para o prognstico de uma doena fsica, entre vrios fatores, trs so os principais para serem avaliados: a capacidade do agente causador da doena, a resistncia do paciente doena e a ao do meio onde ocorre o quadro. Naturalmente, inmeros fatores iro contribuir para um bom ou mau prognstico de um quadro obsessivo. Para resumir, poderamos, comparativamente com uma doena fsica, avaliar tambm trs fatores: 1) a persistncia, a inferioridade moral, a capacidade intelectual e a intensidade do dio do obsessor; 2) a resistncia fsica, psquica e moral do obsediado; 3) a utilizao eficaz da teraputica esprita e mdica. Salientamos aqui, o valor da vontade do obsediado, o "querer melhorar", pois todos os outros dependem sobretudo desta disposio do doente. Para completar, faramos as observaes: 1) quadros obsessivos existem, que levaro mais de uma encarnao para terem sua soluo; 2) que nunca devemos desanimar, pois tudo que fizermos estar contribuindo para a reduo de tempo, e tambm, amenizando sofrimentos; 3) que mais cedo ou mais tarde, todos os quadros de obsesso - por mais grave que sejam - sero solucionados, pois o amor sempre vencer o dio; 4) que o obsessor e o obsediado nem sempre se curam simultaneamente.

PROFILAXIA
Profilaxia o conjunto de medidas que tentam evitar, prevenir o aparecimento de certa doena. Existe obsesso porque existe inferioridade em ns, porque fizemos sofrer e sofremos, porque temos dificuldade de perdoar. O caminho eficiente para evitarmos obsesses, aquele que leva Jesus. "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." A nica profilaxia eficaz a do Evangelho, praticar o bem e ser bom. O amor o nico antdoto realmente infalvel. Quando aprendemos a amar sem reservas, sem interesse, sem exigncias, quando houver em ns o amor em toda sua plenitude, ento no haver mais lugar para dios, maldades, disputas e muito menos obsesses.

Bibliografia
1) O Livro dos Mdiuns - Allan Kardec 2) Grilhes Partidos - Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo P. Franco 3) Obsesso e Desobsesso - Suely Caldas Schubert 4) Dilogo com as Sombras - Hermnio C. Miranda

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 21

AS DOENAS MENTAIS
INTRODUO
Dados estatsticos recentes informam que cerca de 25% da populao mundial sofre de algum problema relacionado ao sistema nervoso. Nos Estados Unidos da Amrica, 25% da verbas liberadas pelo Congresso Americano destinam-se s Neurocincias (ramo da medicina que engloba a Psiquiatria, a Neurologia e a Psicologia). De cada dois leitos hospitalares, um ocupado pela Psiquiatria. Essas informaes do-nos uma plida idia da importncia das enfermidades mentais na sociedade contempornea: milhares e milhares de pessoas tm vivenciado problemas diversos vinculados funo psquica. No entanto, apesar de todo o interesse que estas enfermidades tm despertado, no se vislumbra ainda o instante em que as cincias oficiais devero estud-las com a sonda reencarnatria. Somente o conhecimento de que j vivemos, a idia precisa das vidas sucessivas, levar o homem s causas fundamentais das doenas mentais. Somente a Psicologia integral (expresso de Gabriel Delanne), aquela que v no homem os seus trs elementos (corpo, Esprito e perisprito) poder, definitivamente, equacionar o problema srio das perturbaes psquicas.

CLASSIFICAO
Sob uma viso esprita podemos sistematizar as doenas mentais em trs grupos: QUADRO III - Doenas Mentais doenas orgnicas auto-obsesso obsesses a) Doenas Orgnicas: so as doenas mentais onde se observa um fundamento orgnico. So as enfermidades em que h uma evidente leso fsica que justifica as alteraes do psiquismo. Muitas condies patolgicas podem acompanhar-se de alteraes psquicas, como aneurismas cerebrais, tumores, arteriosclerose dos vasos cerebrais, sfilis cerebral, oligofrenias, etc. Nesse grupo de enfermidades psquicas o Esprito poder encontrar-se lcido, ciente do problema que o acomete, j que a leso eminentemente fsica. As faculdades intelectuais do Esprito esto perfeitas. O que ocorre um bloqueio manifestao destas faculdades em decorrncia de um crebro doente. Allan Kardec estuda este grupo de doenas no Livro dos Espritos (2 parte Idiotia e Loucura). b) Auto-Obsesses: em Obras Pstumas, h uma passagem em que Allan Kardec afirma que muitas vezes "o Esprito pode ser o obsessor de si prprio'. E esta condio, bastante freqente, estar respondendo por parcela significativa dos casos de enfermidades mentais. So casos de perturbaes emocionais ou psquicas, s vezes configurando a loucura propriamente dita, onde no se encontra uma leso em nvel fsico, nem se observa, tampouco, a atuao malfica de Espritos desencarnados. O indivduo, por si mesmo, apresenta suas faculdades psquicas alteradas. Os quadros de auto-obsesses esto quase sempre vinculados a faltas srias cometidas pelo Esprito em vivncias anteriores no orbe. Algumas vezes a falta responsvel pelo aparecimento da enfermidade encontra-se na mesma existncia. Podemos entender as auto-obsesses como sendo a "liberao de um inconsciente culpado", pois na base deste grupo de doenas estar quases sempre o "complexo de culpa". Feridas morais srias insculpidas no inconsciente que passam a emitir vibraes deterioradas, que ao se chocarem com a conscincia atual vo se manifestar sobre a forma de angstia, de depresso, de fobias, de delrios, etc. Devemos lembrar, no entanto, que muitas vezes algumas distonias emocionais (ansiedade e depresso, principalmente) estaro surgindo sem grandes vnculos com existncias pretritas, mas como resultado de conflitos ntimos atuais. Fazendo parte do grupo das auto-obsesses vamos encontrar as enfermidades descritas pela Psiquiatria como sendo as neuroses e as psicoses. c) Obsesses: segundo o psiquiatra esprita Dr. Incio Ferreira cerca de 30% dos casos de loucura surgem em decorrncia de uma atuao espiritual obsessiva. Espritos IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

56

perversos ou inconseqentes que dirigem suas vibraes de teor enfermio em direo de mentes culpadas, desencadeando reaes emocionais e psquicas doentias.

DIAGNSTICO DIFERENCIAL
A grande questo que se coloca na prtica esprita est relacionada aos critrios que vamos utilizar para distinguirmos os diferentes doentes, enquadrando-os em um dos trs grupos citados. As enfermidades do primeiro grupo (orgnicas) so diagnosticadas facilmente atravs de exames complementares e no configuram problemas para a prtica esprita. No entanto, o mesmo no acontece nos grupos de auto-obsesso e de obsesso. Na realidade, no existem sinais infalveis que podero auxiliar-nos nesta diferenciao, pois os doentes portadores de auto-obsesso e obsesso, propriamente dita, apresentam-se com as mesmas manifestaes. O importante ento, no uma distino adequada, mas sim um tratamento efetivo. E a terapia esprita ser a mesma para os dois grupos de enfermos.

TRATAMENTO
Torna-se desnecessrio reafirmarmos a importncia do acompanhamento mdico e psicolgico para os doentes do psiquismo. A Psiquiatria e a Psicologia possuem recursos diversos que devero ser empregados nos portadores de perturbaes psquicas. As drogas, a psicoterapia e, algumas vezes, a internao tornam-se necessrias em muitos doentes. A contribuio esprita na recuperao destes enfermos consiste nas seguintes medidas: a) Fluidoterapia atravs do passe e da gua magnetizada; b) Instituio do culto do evangelho no lar, com o exerccio constante da prece e da leitura edificante; c) Freqncia ao Centro Esprita em reunies de estudo evanglico-doutrinrio (jamais em reunies de intercmbio medinico); d) Ocupao constante do tempo com atividades gratificantes, principalmente aquelas com objetivos altrustas; e) Exerccio constante de pensamentos elevados, buscando nortear a sua vida de acordo com os princpios filosficos apresentados no Evangelho de Jesus.

Bibliografia
1) Loucura e Obsesso - Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo P. Franco 2) Nas Fronteiras da Loucura - Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo P. Franco 3) Grilhes Partidos - Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo P. Franco 4) No Mundo Maior - Andr Luiz/Chico Xavier 5) Viso Esprita das Distonias Mentais - Jorge Andra

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 22

AS COMUNICAES MEDINICAS
INTRODUO
Nos momentos iniciais da Codificao Esprita, quando comearam a chegar at Allan Kardec as primeiras mensagens do alm-tmulo, algo despertou a ateno do Codificador: verificou Allan Kardec a grande diversidade de caracteres, de tendncias e de estilos que estavam presentes nas comunicaes medinicas. O Codificador, desde as horas iniciais, percebeu que muito cuidado deveria ser tomado por todos aqueles que passassem a se dedicar ao mister medinico, no sentido de tentarem identificar a natureza das diversas mensagens dos desencarnados. Kardec afirmava que, depois da obsesso, a identificao da natureza dos Espritos comunicantes era o maior escolho da prtica esprita. Alm disso, vrios outros aspectos deveriam ser levados em considerao no intercmbio com os Espritos desencarnados.

A NATUREZA DAS COMUNICAES


a) Grosseiras: so aquelas comunicaes que contm expresses que ferem o decoro ou agridem os princpios da moral. Repugnam a toda pessoa que tenha um mnimo de sensibilidade. So, s vezes, obscenas, insolentes ou arrogantes; quase sempre malvolas, denotando a presena de uma entidade de natureza inferior, Espritos viciosos ou vingativos. So comunicaes de fcil identificao; b) Frvolas: estas comunicaes no so de Espritos necessariamente maus, mas de Espritos vadios, levianos, inconseqentes. So comunicaes que versam sobre assuntos insignificantes, vazios, inteis, vinculados s puerilidades do dia a dia. Algumas vezes, so entidades espirituosas, engraadas, e que por terem uma conversao divertida, agradam s pessoas, tomando o tempo da reunio. O certo que nada acrescentam de til, pois partem de entidades que nada tm a nos ensinar e nada querem aprender; c) Instrutivas: as comunicaes instrutivas so aquelas que tm por finalidade veicular ensinamentos. So comunicaes de almas elevadas, dotadas de altos valores morais e intelectuais e versam sobre temas cientficos, filosficos ou morais. Lembra Allan Kardec que, para uma mensagem ser considerada INSTRUTIVA, imperioso que ela seja verdadeira, vincule pensamentos corretos e, de alguma forma, objetive o crescimento das pessoas ou da sociedade. d) Srias: so as comunicaes que tratam de assuntos graves e de maneira ponderada. Excluindo-se as comunicaes grosseiras, as frvolas e as instrutivas, todas as outras poderiam ser includas nesta categoria. importante frisar que nem toda comunicao sria necessariamente verdadeira, pois, muitas vezes, Espritos mistificadores se utilizam de um estilo grave, srio e ponderado para veicularem mentiras e discrdias, gerando embarao para as pessoas e as reunies. Lembra Kardec a necessidade de examinar-se com ateno a linguagem do Esprito comunicante, ou seja, as caractersticas de sua mensagem, o contedo de suas idias. Objetivando facilitar esta tarefa, o Codificador vai apresentar no [LM-cap XXIV] algumas "regras" que, se bem examinadas, podero contribuir na distino que devemos sempre fazer entre uma comunicao de Esprito bom e de Esprito inferior.

DA IDENTIDADE DOS ESPRITOS


a) A linguagem dos Espritos superiores sempre digna, elevada, nobre e sem qualquer mistura de trivialidade; b) Os Espritos bons s ensinam o bem. Todo conselho que no for estritamente conforme a mais pura caridade evanglica no pode provir de Espritos bons; c) Os Espritos bons jamais se ofendem, somente os maus se melindram; d) Os Espritos bons s do conselhos racionais. Toda recomendao que se afaste da linha reta do bom senso ou das Leis imutveis da Natureza acusa a presena de um Esprito estreito. Toda heresia cientfica notria, todo princpio que choque o bom senso revela a fraude; e) Os Espritos levianos so reconhecidos pela facilidade com que predizem o futuro. Todo anncio de acontecimento para uma poca certa indcio de mistificao; f) Os Espritos superiores se exprimem de maneira simples, sem prolixidade, eles possuem a arte de dizer muito em poucas palavras; IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

58

g) Os Espritos bons jamais do ordens: no querem impor-se, apenas aconselham e se no forem ouvidos se retiram. Os maus so autoritrios, do ordens, querem ser obedecidos e no se afastam facilmente; h) Os Espritos bons no fazem lisonjas. Os maus exageram nos elogios, excitam o orgulho e a vaidade e procuram exaltar a importncia pessoal daqueles que desejam conquistar; i) Desconfiai das comunicaes que revelam um carter mstico e estranho ou que prescrevem cerimnias e prticas bizarras. H sempre nesses casos legtimo motivo de suspeita; j) Os Espritos nobres dizem tudo com simplicidade e modstia; nunca se vangloriam, no fazem jamais exibio do seu saber nem de sua posio entre os demais.

PERGUNTAS AOS ESPRITOS


A comunicao entre o Esprito encarnado e o Esprito desencarnado vem ocorrendo desde as mais remotas pocas. Na histria de todos os povos encontramos provas irrefutveis deste fato. Estando o Ser Humano, encarnado na Terra, na faixa evolutiva prpria de nosso planeta, no de se estranhar que logo visse na possibilidade de comunicao com os "mortos" uma maneira de tirar algum proveito. A evocao era praticada por alguns povos da Antiguidade, sem o verdadeiro respeito, afeio ou piedade; era, antes, um recurso para brincadeiras e adivinhaes, exploradas pelo charlatanismo e pela superstio. Por este motivo, o legislador hebreu, Moiss, 1500 a.C., para educar o seu povo, utilizou-se de uma Lei Disciplinar e proibiu a comunicao com os mortos. Muitas religies do passado, tinham no culto e comunicao com os mortos, a base de sua Doutrina. Entretanto, somente os ditos iniciados poderiam praticar o intercmbio com os mortos, o povo em geral era proibido de conhecer ou exercitar esta prtica. Na Idade Mdia, como em outras pocas, os feiticeiros e bruxos eram queimados em praa pblica, como um exemplo para amedrontar o povo. Allan Kardec [LM-cap XXVI] estuda detalhadamente a comunicao entre os "vivos e os mortos", e esta anlise recebeu o nome de: "Perguntas que se podem fazer aos Espritos". importante, para todos ns, analisarmos alguns aspectos, do sbio estudo do mestre lions. Quando nos dirigimos a algum Esprito para perguntar-lhe algo, dois fatos importantes devem estar em nossa mente para que a comunicao seja eficiente. O primeiro deve ser a forma pela qual interrogamos. Esta forma deve obedecer uma clareza e uma preciso; quando vamos responder a uma pergunta, respondemos melhor se tivermos entendido claramente a pergunta. Outro aspecto tambm importante na forma, obedecer a uma ORDEM lgica, quando estudamos os livros da codificao, nos encantamos com a ordem das perguntas colocadas por Allan Kardec, facilitando-nos a compreenso dos fatos. Alm da forma, o fundamento da questo o outro fato importante. A natureza da pergunta pode provocar uma resposta exata ou falsa. Devemos nos lembrar que existem perguntas que os Espritos no podem responder, por trs motivos principais: 1 - no sabem a resposta; 2 - no querem responder; e 3 - no tm permisso para responder. Quando insistimos nestas perguntas, os Espritos srios se afastam e os Espritos inferiores podem, s vezes, responder. Vamos analisar alguns pontos importantes, colocados por Allan Kardec: a) Os Espritos srios respondem de bom grado s perguntas que tm por objetivo o nosso progresso e o bem da Humanidade, os Espritos infelizes respondem a tudo. b) Uma pergunta sria no nos dar a certeza de uma resposta tambm sria. c) No a pergunta que afasta o Esprito leviano, mas o carter moral daquele que pergunta. Vejamos agora alguns tipos de perguntas: Perguntas Sobre o Futuro: grande a curiosidade do Homem em saber o seu futuro. Mesmo no vivendo de maneira adequada o seu presente e tendo motivos para arrepender-se muito de seu passado, o Homem quer conhecer o seu futuro. Este tipo de comportamento tem facilitado, desde as pocas mais remotas e at os dias atuais, o charlatanismo. Muitas pessoas aceitam de bom grado a "adivinhao do futuro", com o uso de artifcios variados, como jogo de cartas, de conchas, bolas de cristal, etc. O Codificador do Espiritismo deixa claro vrios aspectos relacionados previso do futuro: a) em princpio, o futuro sempre oculto ao Homem; excepcionalmente permite Deus seja ele revelado. b) o conhecimento do futuro pode ser extremamente prejudicial ao Homem. c) o futuro depende forosamente de nosso presente, e nosso presente no fruto do acaso, mas sim da utilizao de nosso livre arbtrio. So caractersticas das predies falsas: feitas a toda hora e em qualquer local, feitas sempre que solicitadas, marcam o momento exato dos acontecimentos previstos, respondem a solicitaes pueris. IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

59

Perguntas sobre Existncias Passadas: a curiosidade do Esprito encarnado em saber o que foi em existncias anteriores, no menor. Espera que tenha sido um sbio, um grande cientista, um rei. A lgica nos mostra que a natureza no d saltos e, sendo assim, estudando o nosso comportamento atual, nossas tendncias e sentimentos, com certa facilidade poderemos imaginar o que fomos no passado. As perguntas sobre nossas vidas passadas dificilmente sero respondidas pela Espiritualidade Maior; quando isso ocorre, quase sempre se faz de modo espontneo e com finalidade superior. Perguntas sobre a Sorte dos Espritos: todo aquele que se distancia, momentaneamente de um ente querido que desencarnou, fica ansioso para receber deste um conselho, um consolo, uma notcia. comum pessoas procurarem os Centros Espritas em busca de informaes (o nosso Chico Xavier, se defronta com milhares de pessoas a procur-lo em busca de boas notcias). Sobre isso, vejamos alguns aspectos importantes: muitas vezes o Esprito que desencarnou necessita de algum tempo para reequilibrar-se antes de comunicar; s vezes, a separao temporria necessria e importante para ambos. A insistncia em conseguir notcias poder gerar sofrimento para o Esprito desencarnado, como tambm gerar a oportunidade de falsas notcias, trazidas por Espritos levianos. A orientao ter pacincia, orar muito, pois, se for possvel e til, a notcia vir espontaneamente e em ocasio oportuna. O tempo e o espao so grandezas insignificantes quando comparadas ao poder do amor. Perguntas Sobre a Sade: Qual o remdio a tomar? Qual exame a fazer? Operar ou no operar? So perguntas freqentes espiritualidade. Algumas pessoas se esquecem que a doena do corpo , muitas vezes, o remdio para a cura do Esprito e querem, de qualquer forma, a cura do corpo sem saber que podem estar desprezando a cura do Esprito. Devemos lembrar sempre que a medicina da Terra no compete e no inimiga da medicina espiritual, elas se somam e se completam. Se a medicina da Terra cresceu em conhecimento e recursos, porque isso necessrio a todos ns. Da mesma forma, como aqui na Terra, algumas pessoas tm a capacidade de prescrever, orientar e esclarecer sobre este aspecto, tambm no Mundo Espiritual existem Espritos capazes de desenvolverem tal tarefa. No entanto, se interrogarmos sem critrio, seremos vtimas de Espritos levianos. As orientaes viro obedecendo nosso merecimento, nossa real necessidade e pela misericrdia do Pai. Existem ainda neste captulo do LM outros esclarecimentos, outros tipos de perguntas que merecem ser lidas e estudadas.

EVOCAES
Muitos mdiuns interrogam quanto a prtica das evocaes nas reunies medinicas. Diz-se evocar um Esprito quando, em uma reunio, ns o chamamos para manifestar-se, no esperando que isso ocorra espontaneamente. Na poca da codificao, este fato se fazia necessrio, pois Allan Kardec elaborou detalhadamente todo o estudo que se fazia necessrio para o conhecimento da Terceira Revelao, tudo isso com a permisso prvia da Espiritualidade Superior, e assim, naquela ocasio, as evocaes eram fato comum. Nas reunies medinicas de auxlio a desencarnados, mais comuns nos dias atuais, evitamos as evocaes, deixando a cargo da Espiritualidade Superior, que dirige os trabalhos, o planejamento da mesma, pois torna-se difcil, ou, s vezes impossvel, sabermos qual o Esprito que pode ou no se manifestar. Vrios fatores podem impedir a manifestao de um Esprito, tais como: - falta de afinidade e/ou sintonia vibratria entre o Esprito desencarnado e o mdium; - falta de permisso da espiritualidade superior para tal (poca inoportuna, falta de motivo til, falta de preparo do Esprito comunicante, etc.); - favorecimento das mistificaes, etc. Esclarecimentos sobre o assunto, dados pelo Esprito Emmanuel, orientam: "- O Homem pode desejar isso ou aquilo, mas h uma Providncia que dispe o assunto ... qualquer comunicado com o Invisvel deve ser espontneo ... quando e como julgar melhor os Mentores Espirituais... no somos dos que aconselham a evocao direta e pessoal, em caso algum... podereis objetar que Allan Kardec se interessou pela evocao direta, procedendo a realizaes dessa natureza, mas precisamos ponderar, no seu esforo, a tarefa excepcional do Codificador..." Como regra geral, as evocaes devem ser evitadas nas reunies medinicas.

A CARIDADE NO INTERCMBIO COM OS ESPRITOS DESENCARNADOS


Na poca da Codificao do Espiritismo, a mediunidade desempenhou basicamente a finalidade de esclarecimento aos Homens sobre a verdade dos ensinamentos de Jesus. Aos poucos, toda a Doutrina Esprita foi revelada. Aps este perodo, alm de exercer a funo de esclarecimento, atravs de psicografia de livros doutrinrios, a mediunidade veio ter tambm a misso da prtica da caridade. Nas reunies medinicas, os Espritos IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

60

desencarnados em sofrimento, doentes, revoltados, se comunicam buscando consolo, esclarecimento e carinho. Se no incio do Espiritismo prevalecia o verbo receber, hoje prevalece ou deveria prevalecer o verbo doar, sendo que receber vem como conseqncia. A prtica da caridade necessita disciplina, como afirma Emmanuel. Assim, analisemos alguns aspectos necessrios de serem obedecidos nas reunies medinicas: 1 - Afastar a curiosidade no intercmbio com os Espritos desencarnados. Estamos reunidos para auxiliar, curiosidade no trar qualquer benefcio; 2 - Manter respeito em todos os intercmbios. Todos ns estamos situados no local caracterstico de nossa evoluo; o que nos parece absurdo hoje, era aceitvel ontem e o que nos parece certo hoje, poder ser motivo de arrependimento no futuro. Os Espritos, muitas vezes, nos vem como juzes; devemos faz-los ver que somos, na verdade, irmos e que tambm carregamos muitos erros e defeitos; 3 - Ter pacincia, pois necessitamos de tempo para mudar situaes aliceradas por passado longnquo; 4 - Estudar sempre. O conhecimento doutrinrio nos permite usar a palavra certa no momento adequado. Dedicao constante no estudo aumentar muito a nossa possibilidade de auxlio; 5 - Valorizar o trabalho em grupo. Seremos mais fortes, mais eficientes, quando somarmos nossas foras. A reunio medinica um grupo de trabalhadores em constante sintonia; 6 - Lembrar que mais importante no intercmbio com as pessoas, sejam elas encarnadas ou desencarnadas, o trabalho com AMOR. A palavra consola, o conhecimento esclarece, mas o amor que realmente conquista o Esprito necessitado, estimulando-o reforma. Algumas vezes, diante do Esprito em grande sofrimento, as palavras e argumentos no sero suficientes. Nestes casos, s a vibrao do amor verdadeiro poder operar verdadeiros prodgios de consolo e de transformao espiritual, fazendo brilhar a luz do amor de Jesus no mais escuro dos coraes.

FRAUDES, MISTIFICAES, CONTRADIES Fraudes


A significao do termo burla, logro, engano. Pressupe uma atitude pensada previamente com a finalidade de fazer parecer verdadeira uma coisa que falsa. Os que no admitem os fenmenos espritas tendo como causa uma inteligncia invisvel, ou melhor, um Esprito desencarnado, atribuem-lhes como causa a fraude. Mas temos que levar em considerao que ningum iria falsificar uma coisa que no existisse realmente, e toda fraude pressupe uma inteno de ganho, de lucro. Nas fraudes, podemos considerar que elas podem ser produzidas por: - Falsos mdiuns: espertalhes e pessoas pouco escrupulosas que usam a falsa mediunidade para explorarem as pessoas que os procuram. Utilizam a prestidigitao, o ilusionismo, auferindo lucros materiais e vantagens pessoais. - Verdadeiros mdiuns: indivduos que apesar de realmente possurem a faculdade medinica, sem qualidades morais que enobrecem este dom, no medem esforos em "ajudar" a realizao dos fenmenos quando os Espritos no os provocam, ou, ainda, quando demoram a agir ou se ausentam. As fraudes acontecem mais freqentemente na realizao dos fenmenos objetivos ou efeitos fsicos, tais como: materializao, transporte, transfigurao, operaes espirituais, etc. Pelo fato de pessoas inescrupulosas utilizarem o dom medinico para fraudarem, ou falsos mdiuns falsearem manifestaes dos Espritos, no argumento suficiente para dizer que a mediunidade no existe. Outro fator importante analisarmos se existe o interesse pessoal ou vantagens financeiras, pois como afirma Allan Kardec [LM-it 314] "Onde nada h a ganhar, nenhum interesse h em enganar." Garantias contra as fraudes: a) Desinteresse material e pessoal na realizao dos fenmenos ou prtica medinica; b) Conhecimento do Espiritismo que explica o mecanismo das comunicaes e o intercmbio entre os dois planos material e espiritual; c) Moralidade notria dos mdiuns; d) Estudo prvio da Doutrina Esprita para todos os que vo participar de atividades medinicas; e) Ausncia de todas as causas de interesse material ou de amor prprio estimulando a provocao dos fenmenos.

Mistificaes
Mistificar significa enganar, burlar, ludibriar, abusar da credulidade dos outros. O exerccio correto da mediunidade requer determinadas normas e disciplinas, seriedade e propsitos elevados para que o fenmeno seja equilibrado e produtivo. IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

61

Porque a faculdade medinica est radicada no organismo humano, seu uso dever ser controlado, regular, sem abusos. Embora todos os cuidados que o exerccio da mediunidade exigem, nenhum mdium est isento de ser mistificado. Nas mistificaes, o medianeiro colocado em situaes ridculas, apresentando comunicaes absurdas, mentirosas, vazias em seu contedo. Os Espritos agem e o mdium no participa da farsa. Ele poder, algumas vezes, deixar passar informaes de sue prprio inconsciente, sem a presena de entidades espirituais, mas, neste caso, um fenmeno anmico e no se trata de mistificao; Geralmente, as mistificaes ocorrem com maior freqncia nos fenmenos subjetivos, de natureza inteligente, como a psicofonia e a psicografia. Allan Kardec nos aconselha: "Como garantia contra a mistificaes, no devemos exigir do Espiritismo, seno o que ele pode e deve nos oferecer; seu fim a melhoria moral da humanidade; se ns no nos afastarmos deste ponto, jamais seremos enganados, porque no h duas maneiras de compreender a verdadeira moral, aquela que pode ser admitida por todo homem de bom senso." E continua a nos orientar: "O papel dos Espritos no de ensin-los as coisas deste mundo, mas de gui-los de modo seguro naquilo que lhes pode ser til no outro." Em [LM-it 303] Kardec indaga: "Por que Deus permite que pessoas sinceras e que aceitam o Espiritismo de boa f, sejam mistificadas, isto no lhes acarretaria o inconveniente de abalar a crena?" R - "Se isto lhes abalar a crena, porque sua f no muito slida, quem renuncia ao Espiritismo por um simples desapontamento prova que no o compreende e no o toma em sua parte sria. Deus permite as mistificaes para provar a perseverana dos verdadeiros adeptos e punir os que fazem do Espiritismo um objeto de divertimento." As mistificaes mais comuns so: - Revelao de tesouros ocultos; - Anncios de herana ou outras fontes de riqueza; - Predio com pocas determinadas; - Indicaes relativas a interesses materiais; - Teorias ou sistemas cientficos ousados; Enfim, tudo o que se afasta do objetivo moral das comunicaes.

Contradies
So pontos de atrito, de divergncias nos ensinos dos Espritos. As contradies podem ser: - Devidas aos homens; - Em virtude de ensinos dos Espritos. Devemos considerar que as divergncias devidas aos homens so decorrentes de nossa condio moral. H diversos graus de evoluo e o conhecimento humano diferenciado pela compreenso e interpretao dos ensinos dados pelos Espritos. Tudo o que for elaborado pela mente humana e no estiver coerente com os ensinos dados pelos Espritos superiores na codificao esprita, dever ser rejeitado. Mas as divergncias doutrinrias ainda existem em virtude de nossa pouca evoluo espiritual. As contradies devidas aos ensinamentos dos Espritos conseqncia tambm dos diferentes graus de evoluo que apresentam. Na escala esprita, somente os Espritos perfeitos possuem a sabedoria e a superioridade moral. Assim como na Terra existem os falsos sbios, tambm no mundo espiritual h os pseudo-sbios, semi-sbios denotando sua inferioridade moral. Allan Kardec [LM-it 299] diz: "As contradies de origem esprita no tm outra causa seno a diversidade das inteligncias, os conhecimentos, o raciocnio e a moralidade de certos Espritos que ainda no esto em condies de tudo conhecer e de tudo compreender." As contradies que se apresentam nas comunicaes espritas podem ser devidas s causas seguintes: - Ignorncia de certos Espritos; - Velhacaria de Espritos inferiores usurpando nomes, etc.; - interpretao que cada um pode dar a uma palavra ou a uma explicao segundo seus preconceitos; - insuficincia dos meios de comunicao que sempre permite ao Esprito transmitir todo o seu pensamento; - insuficincia da linguagem humana para expressar o que existe no mundo espiritual. Recomenda-nos Allan Kardec [LM-it 302],

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

62

"O estudo, a observao, a experincia e abjurao de todo sentimento de amor-prprio so os nicos que podem ensinar a distinguir estes diversos matizes."

ABUSOS NO EXERCCIO DA MEDIUNIDADE


Sabemos que os objetivos da Faculdade Medinica so: a) Progresso moral da humanidade; b) Ensejo de evoluo e resgate do prprio mdium; c) Prtica do bem desinteressado. Para atender a to nobres objetivos, o mdium dever ter um comportamento moral elevado buscando sua reforma ntima e adequar-se ao exerccio de sua faculdade com esclarecimentos constantes e estudo srio e metdico. So as seguintes as caractersticas de quem abusa do exerccio medinico: - Acreditar-se privilegiado; - No estudar a Doutrina Esprita; - Achar que o guia sabe tudo; - No ter horrio para trabalhar mediunicamente; - Fazer trabalhos medinicos, habitualmente, em casa domiciliar; - Cobrar monetria ou moralmente pelos bens que eventualmente possa obter atravs da faculdade medinica. Vianna de Carvalho [Mdiuns e Mediunidades] nos diz: "Face ao mau uso, quando se apresentam os desconcertos medinicos, sejam por induo obsessiva ou decorram da indisciplina moral de intermedirio, a marcha na direo do abismo lamentvel e quase sempre irreversvel. Mdiuns, pois, que vivem em situaes psquicas de altos e baixos, no exerccio do ministrio a que se prestam, destrambelham a faculdade abenoada que deveriam dignificar, porque, sem exceo, pediram-na antes do renascimento por saberem que o seu uso correto lhes concederia a palma da vitria, num retorno Ptria em paz, o que, face leviandade e loucura de que se deixam possuir, no se dar, impondo-lhes futuras experincias no corpo sob o aodar de dores inominveis, que agora poderiam evitar."

Bibliografia
1) Livro dos Mdiuns - Allan Kardec 2) Mdiuns e Mediunidades - Vianna de Carvalho/Chico Xavier 3) O Cu e o Inferno - Allan Kardec 4) Estudando a Mediunidade - Martins Peralva 5) Dilogo com as Sombras - Hermnio C. Miranda 6) O Consolador - Emmanuel/Chico Xavier

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 23

A DOUTRINAO
CONCEITO
Doutrinar argumentar com lgica e com base no Evangelho, demonstrar que as atitudes incorretas prejudicam principalmente quem as praticam, levando o necessitado a modificar sentimentos cristalizados, destorcidos, errneos.

QUADRO IV - Doutrinao Minorar sofrimentos Confortar Infundir esperanas Despertar a f

QUEM VAMOS DOUTRINAR?


A tcnica de esclarecer Espritos foi criada por Allan Kardec, em substituio s prticas brbaras de exorcismo, muito usadas na Antiguidade. O mestre de Lion utilizou a doutrinao como forma de esclarecimento atravs de reunio medinica. Para nosso conhecimento, colocou no Livro dos Espritos [LE-qst 100 a 127], uma classificao se baseando no grau de imperfeies dos Espritos ainda no vencidas e qualidades adquiridas; esclarecendo, contudo, que a classificao nada tem de absoluta, pois, de um grau a outro, a transio insensvel, que nos limites, as diferenas se apagam como nos reinos da natureza, nas cores do arco-ris. Admite Kardec 3 grandes divises: 1 ordem Espritos Puros 2 ordem Espritos Bons 3 ordem Espritos Imperfeitos No momento interessa-nos a 3 ordem, pois na arte de doutrinar estaremos lidando com uma gama de Espritos de hierarquias infelizes e diversas, sendo importante que tenhamos em mente que a doutrinao um convite transformao interior, um apelo reflexo sobre os problemas de que o Esprito portador. Vejamos as caractersticas desses Espritos: QUADRO V - Espritos Imperfeitos Propenso ao mal Predominncia da matria Conhecimento limitado sobre a vida espiritual Subdivises: a) Espritos impuros: passam conceitos maldosos, insuflam a discrdia, usam de disfarces para melhor enganar. Suas comunicaes revelam a baixeza de suas inclinaes. Fazem do mal o objeto de suas preocupaes; b) Espritos pseudo-sbios: seus conceitos so uma mistura de verdades com erros absurdos. Neles prevalecem a inveja e a presuno; c) Espritos neutros: nem bons, nem maus, apegados s coisas do mundo (famlia, haveres, posses); d) Espritos levianos: metem-se em tudo e a tudo respondem. So mentirosos, inconseqentes, zombeteiros, fazem intrigas usando uma linguagem por vezes engraada. Esta escala nos oferece um quadro psicolgico da pouca evoluo espiritual dos homens. Os Espritos inferiores usam de artimanhas que nos iludem e se vangloriam quando o conseguem. Os Espritos levianos, irnicos, so talvez os mais difceis para o dilogo. Vm para provocar o doutrinador. Necessrias a humildade e a pacincia no trato com esses irmos. Somente uma atitude muito serena pode desarm-los. IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

64

Dialogar com os Espritos que pedem espao atravs da mediunidade com propostas iluminativas , ento, a arte de compreender os que ignoram o desequilbrio em que de debatem. Cabe ao doutrinador apontar-lhes o rumo, despertando-os para as verdades eternas, numa viso ampla da vida. Cada doutrinao, face aos fatores que a motivam, tem caractersticas especiais, embora, genericamente sejam semelhantes. H que se levar em conta as resistncias morais do comunicante, j que vem de desajustes vrios. O fundamental despert-lo para uma viso real da prpria situao. Ao considerarmos os casos mais comuns de manifestaes, verificamos que os Espritos comunicantes so de 2 categorias principais: a) Os que comparecem espontaneamente obedecendo prpria vontade, atrados por determinadas condies; b) Os que so trazidos pelos mentores; so Espritos perturbados, vingativos, habitantes de zonas purgatoriais.

A NECESSIDADE DA DOUTRINAO
Por que os Espritos no so atendidos no plano espiritual? Por que precisam receber esclarecimento em sesso medinica? Precisamos ressaltar que: a) Os Espritos so atendidos tambm no plano espiritual; b) Nem todos esto em condies de serem socorridos ali, em virtude da grosseira materialidade que lhes flagela o campo mental tornando-os insensveis cooperao de entidades superiores. O contato com a organizao fsica do mdium f-los- sentir mais intensamente a ajuda doutrinria e vibracional destinada ao reajuste. O fluido humano emanado do organismo do mdium -lhes e necessrio ao equilbrio. Lon Denis esclarece: "Esses Espritos perturbados pela morte, acreditam ainda muito tempo depois, pertencerem vida terrestre. No lhes permitindo seus fluidos grosseiros o entrarem em relao com Espritos mais adiantados, so levados aos grupos de estudo para serem instrudos acerca de sua nova condio." Andr Luiz adverte: "So companheiros que trazem ainda a mente em teor vibratrio idntico ao da existncia na carne. Na fase em que estagiam, mais depressa se ajustam com o auxlio dos encarnados, em cuja faixa de impresses ainda respiram." Da, desaparecerem as possveis dvidas quanto ao nosso dever de auxiliar o necessitado atravs do dilogo em um grupo medinico.

COMO DOUTRINAR
Perante os Espritos perturbados, pensemos primeiro na nossa situao ntima antes de dialogar com eles - apresentam eles o resultado do desacato s soberanas leis do equilbrio ora colhidos pela dor. Vm em busca de auxlio (embora muitas vezes no tenham conscincia disso). "Dialoguemos com a ternura de um irmo e o respeito de um amigo." Socorr-los o objetivo da doutrinao. O amor que lucida em ti e te apazigua, leni-los- e o argumento sincero, sem floreios nem azedume desperta-los-." Joanna de ngelis Diante deles, portanto, os desencarnados que sofrem, coloquemo-nos na posio de quem usa a teraputica do amor em si mesmo. Eles no so seres diferentes de ns, so iguais, e os problemas por sua equivalncia, merecem o mesmo tratamento. Carregam as mesmas virtudes e defeitos que assinalam a posio evolutiva de todos ns. A populao da erraticidade inferior difere pouco da populao terrestre. Todo conceito nobre ajuda-los- se os tivermos incorporados ao nosso comportamento cotidiano, porque eles nos acompanharo a verificarem se falamos a verdade, se vivemos o que falamos. No sero apenas as palavras que iro convencer o irmo obsessor, mas todo sentimento solidrio, sincero, amoroso, de todo o grupo. Nesse trabalho de resgate, a solidariedade precisa ser exercida para que o socorro se efetue real. Participando das reunies caridosas de intercmbio com sofredores desencarnados, aprende-se a aquilatar o valor do amor. Percebe-se a "no-violncia" poderosa do amor, o resultado dos fluidos magnticos manipulados pelos sentimentos e, acima de tudo, a magia sublime da presena de Jesus, pelos laos criados atravs da orao. IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

65

a atividade do corao. No h espao para meias-verdades, indiferena ou comodismo. Em toda doutrinao h de se levar em conta a conduta esprita e a responsabilidade moral do doutrinador, porquanto, a instruo que no se faz acompanhar do exemplo no possui a tnica da verdade. Colocamos como essenciais as virtudes: . Formao doutrinria; . Conhecimento evanglico; . Autoridade moral; . Psicologia crist; . tica e mtodo; . Pacincia e humildade; . Fato e prudncia; . F e serenidade; . Sensibilidade; . Amor. E ainda preciso que haja, da parte do doutrinador, muita abnegao, a fim de que o trabalho que os amigos invisveis realizam por nosso intermdio, tenha base segura. Na formao dos quadros fludicos, sentimos essa contribuio. So arquitetos espirituais que fazem parte de reunio de esclarecimento que quando bem conduzidas, temolos operantes, eficientes, manipulando a matria mental necessria formao dos quadros educativos, retirando dos mdiuns os recursos imprescindveis criao de formaspensamento quais sejam: paisagens, telas, com objetivo transformao dos Espritos dementados que buscamos socorrer. Muitos necessitam para que se recuperem, do concurso de imagens vivas sobre as impresses descontnuas, frustrantes, infelizes a que se recolheram . assim que se formam jardins, fontes, cachoeiras, quadros outros atravs da fora mental do grupo, que manipulada pelos desenhistas na organizao de fenmenos que possam revitalizar a viso, a memria, a audio e o tato dos Espritos ainda em trevas mentais. O dilogo na doutrinao vai se desenvolvendo a partir de uma espcie de monlogo, pois, no princpio preciso deixar o Esprito falar para que informe sobre si mesmo. O doutrinador, apenas ele, deve conduzir a conversa sem apartes por parte dos mdiuns, pois sobre o doutrinador que atuam os mentores (pode acontecer o doutrinador indicar um companheiro para o dilogo). Os mdiuns devem se manter atentos conversao, mas sem nela se envolverem nem mesmo por palavras pensadas. E o dilogo prossegue. Os elementos para se formar um juzo vo seguindo seu curso. Quais as fixaes do Esprito? Todo processo obsessivo tem o seu ncleo: traio - vingana - desamor - violncia E o doutrinador, com habilidade, vai mudando o rumo de seus pensamentos, permitindo que ele fale tambm. Alm das fixaes penosas, os Espritos conturbados costumam apresentar cacoetes sob a forma de contraes, tudo ligado ao problema anterior que os atormenta. Por muitas, inmeras vezes, o doutrinador tem de recorrer prece. A prece tem o poder de fazer calar a imensa maioria dos Espritos desajustados, mesmo os mais violentos. Muito raramente procuram eles perturbar a prece - geralmente, ouvem-na em silncio. Alguns, entretanto, zombam, tentam dramatizar, ironizar, riem. Na verdade, tm medo da emoo que os leva crise e da crise que os leva dor que os espera no longo caminho de volta. Temos ainda o recurso do passe, que deve ser dado no momento certo. Passe para serenar, adormecer, sensibilizar. Quando acontece de um Esprito chegar agressivo, ameaador, devemos apazigu-lo, levando-o a quebrar o terrvel crculo vicioso em que se debate. ter pacincia e esperar - a clera passa, pois difcil sustent-la contra quem no nos oferece resistncia. O melhor argumento ante um Esprito recalcitrante, com idia fixa de vingana, no pedir que perdoe ou esquea (isso costuma revolt-lo ainda mais), dizer que agindo assim ele est cada vez mais se afastando da sua destinao como Esprito eterno O Bem. Ao desejar a vingana ele se afasta dessa estrada. A fase da aceitao chega por pequeninos e quase imperceptveis sinais: - ouvem-nos mais; - abaixam o tom de voz; - menor agressividade. Se o Esprito se mantiver avesso s apreciaes do doutrinador devemos pedir a colaborao dos mentores, para que ele seja encaminhado a organizaes adequadas na erraticidade. Utiliza-se a hipnose benfica, asserenando o Esprito perturbado, afastando-o do organismo medianeiro pelo passe anestesiante. Ns espritas temos 3 tipos de adversrios no Alm: 1 - nossos adversrios pessoais do passado; 2 - os adversrios daqueles a quem pretendemos ajudar - o que natural; IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

66

3 - os adversrios da causa do bem que querem a promiscuidade que a est. As doutrinaes so terapias de longo curso. S o amor antdoto para o dio. O tempo passa e o amor com que plantamos nossa vida - convence. Hermnio Miranda encerra [Dilogo com as sombras] com esta frase; - "Se me fosse pedido o segredo da doutrinao diria apenas uma palavra amor."

ALGUMAS QUESTES PRTICAS


Selecionamos algumas questes que merecem anlise: a) importante para o esclarecimento, o doutrinador saber o nome do Esprito comunicante? - Se for um Esprito familiar sim, como identificao. Mas o nome pouco importa e pode acontecer o Esprito involudo usar um nome falso. b) Como o doutrinador deve proceder quando manifestarem-se Espritos que, procurando desarmonizar o ambiente, incitam o mdium ao uso de palavras chulas, grosseiras, rudes? - Cabe ao doutrinador cortar imediatamente tais vocabulrios que no iro beneficiar ningum; pedindo ao Esprito que se retire, volte quando se achar em condies de manter um dilogo menos grosseiro. Isso pode acontecer quando o Esprito encontra no crebro do mdium este tipo de arquivo. O relacionamento mdium x doutrinador deve ser de estima e respeito; da, o doutrinador conversar com o mdium no sentido de um esforo maior na sua mudana ntima. c) Pode o doutrinador usar de energia com o Esprito comunicante? - Quando isso se faz necessrio, sim. Muitas vezes a doutrinao exige atitude enrgica, firme - que no est no tom da voz mas naquilo que dizemos. A nica autoridade legtima a que se estrutura na moral. Os Espritos sentem essa autoridade e se dobram a ela em virtude da fora moral de que disponha o doutrinador, fora moral que s conseguida atravs de uma vivncia evanglica. d) A faculdade de ver Espritos pode ajudar na doutrinao? - Somos daqueles que pedem cautela na vidncia, pois no podemos ter absoluta confiana no que eles apresentam. Espritos maus e inteligentes facilmente podem simular aparncias enganadoras manipulando os fluidos. A percepo apurada na prtica desfar os enganos, e acresce que qualquer considerao, no decorrer da doutrinao, prejudica mais do que ajuda. E mais: cada mdium v dependendo da faixa vibratria em que se encontra. e) Precisa o doutrinador fazer com que o Esprito conhea sua condio de desencarnado ao iniciar o dilogo? - H de se perguntar: quem de ns est em condies de receber a notcia de que vai morrer amanh, com a serenidade que seria de se esperar? Dizer ao Esprito que deixou a famlia, que foi colhido pelo fenmeno da morte fsica, necessita habilidade a fim de evitar-lhe "choques da alma". ato de invigilncia e s vezes de leviandade dizer-lhe que j no tem o corpo fsico sem o devido preparo para tanto. A tarefa da doutrinao consolar. f) Para onde vo os Espritos que so doutrinados? O que acontece a eles? - So muitos os caminhos que se abrem diante deles. Geralmente, so levados a um local de repouso e tratamento. Trabalhadores espirituais os conduzem reeducao. Quase todos precisam mergulhar numa nova reencarnao, quanto antes, e assim que estejam em condies, comea-se o preparo para o recomeo. Muitas vezes ainda, o trabalho de doutrinar continua no plano espiritual. Espritos amigos j disseram que verdadeiras sesses medinicas so realizadas com mdiuns desdobrados pelo sono fsico. As doutrinaes se projetam ao longo dos dias e seguem nas realizaes da noite, quando, em desdobramento, acompanhamos os mentores nos contatos e nas tarefas que se desenrolam no mundo dos Espritos.

Bibliografia
1) Dilogo com as sombras - Hermnio C. Miranda 2) Correnteza de Luz - Camilo/Raul Teixeira 3) Leis Morais da Vida - Joanna de ngelis/Divaldo P. Franco 4) Diretrizes de Segurana - Divaldo P. Franco e Raul Teixeira 5) Vozes do Grande Alm - Espritos Diversos/Chico Xavier

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 24

PARAPSICOLOGIA E ESPIRITISMO
FENMENO ANMICO E MEDINICO
Podemos sistematizar todos os fenmenos da Natureza em dois grandes grupos: fenmenos fsicos e fenmenos psquicos. Os fenmenos fsicos so aqueles produzidos pelas foras da prpria natureza, estudados pelas Cincias fsicas, qumicas, astronmicas, biolgicas, etc. Os fenmenos psquicos, como o nome indica, so aqueles produzidos pelo psiquismo humano (Psiqu+mente=Esprito). Hernani Guimares Andrade, conceituado parapsiclogo esprita, divide os fenmenos psquicos produzidos por pessoas hgidas ou sadias em: a) Fenmenos Psquicos Normais: aqueles cujo mecanismo causal se enquadra no conjunto das leis conhecidas. So fenmenos aceitos e estudados pela Cincia convencional. Ex.: Leitura, agressividade, medo, escrita, etc.; b) Fenmenos Psquicos Paranormais: so os fenmenos psquicos que no encontram ainda uma explicao plausvel, cujo mecanismos ainda no fazem parte do conjunto das leis naturais conhecidas. Esses fenmenos, pelo fato de no poderem ser explicados, no so aceitos ainda pela Cincia Oficial. Os fenmenos paranormais so de dois tipos fundamentais: anmicos e medinicos. Anmicos: o termo animismo, j existente, foi utilizado com novo significado por Alexandre Aksakof, profundo estudioso das Cincias psquicas, conselheiro cientfico da Academia Russa de Cincia. Este autor apropriou-se da expresso latina "anima" (=alma) para designar os fenmenos paranormais que eram produzidos pela prpria alma humana. Medinicos: o termo mediunidade foi usado pela primeira vez por Allan Kardec para designar a faculdade inerente a todas as pessoas, que as colocavam em comunicao com seres extra-corpreos. Portanto, os fenmenos medinicos so aqueles fenmenos paranormais que, para a sua produo, necessitam da atuao de seres desencarnados. Fenmeno Anmico a) No h interferncia de seres espirituais b) Participam do fenmeno um ou mais elementos encarnados c) agente gerador: sensitivo (metagnomo) d) Fenmenos estudados pela Parapsicologia Fenmeno Medinico a) H interferncia de seres espirituais b) Participam do fenmeno pelo menos dois elementos: encarnado e desencarnado c) agente gerador: mdium d) Fenmenos estudados pelo Espiritismo

PRINCIPAIS FENMENOS ANMICOS


a) Telepatia: consiste na percepo do contedo mental ou da emoo de outro indivduo, ou, como se diz correntemente, a transmisso do pensamento. A telepatia um fenmeno quase geral entre os Espritos desencarnados, mas quando evidenciada entre dois seres encarnados, vai configurar um fenmeno anmico. b) Clarividncia: consiste na visualizao de coisas do mundo fsico atravs de corpos opacos ou a distncia. Atravs da clarividncia, o sensitivo capaz de identificar aspectos no corpo humano semelhana de um aparelho de raios X, identificar cenas que esto se desenrolando em locais distantes e mesmo visualizar coisas dentro de caixas ou recipientes hermeticamente fechados. No devemos confundi-la com a VIDNCIA, que a visualizao de cenas ou entidades do mundo espiritual, portanto, um fenmeno medinico. c) Clariaudincia: trata-se da percepo paranormal de sons da esfera fsica. Rudos, frases, msicas no audveis pelas pessoas comuns e que so registrados pelo sensitivo. Difere da audincia, onde so captados sons do mundo espiritual. d) Pr-cognio: o conhecimento antecipado de um fato que ainda no ocorreu. Conhecida tambm com o nome de Pressentimento ou Premonio. e) Retro-cognio: o registro de um fato acontecido no passado atravs da percepo extra-sensorial, ou seja, sem a utilizao dos sentidos comuns. f) Psicocinesia: trata-se da fenomenologia anmica que permite ao sensitivo agir sobre a matria utilizando-se apenas da fora emitida pela sua mente. Atravs da energia liberada pela mente do paranormal, so evidenciadas transformaes em objetos, materializaes diversas e mesmo modificaes na forma e na fisiologia humanas. g) Automatismo Psicolgico: esta expresso foi empregada por Pierre Janet (considerado o pai da Psicologia) para designar aquelas situaes onde o inconsciente do indivduo assume a mente consciente e passa a liberar idias e emoes l arquivadas. IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

68

Podemos encontrar este tipo de fenmeno nos casos de recordao espontnea de vidas passadas, nos casos raros quando o indivduo assume personalidades anteriores (Personalidades mltiplas), ou, ainda, nas reunies medinicas, quando o inconsciente do mdium se comunica atravs dele. Esta ltima condio, comumente designada atravs do termo ANIMISMO, relativamente comum nos mdiuns iniciantes, e tende dissoluo com progressivo burilamento da faculdade medinica.

ANLISE CRTICA DA DIVISO ANMICO-MEDINICO


Esta classificao dos fenmenos paranormais em anmicos e medinicos puramente terica e objetiva apenas uma sistematizao didtica para facilitar a compreenso do tema. O que se observa na prtica que os fenmenos esto comumente interligados. Nos fenmenos medinicos, donde os seres espirituais desempenham papel relevante, o intermedirio (mdium) jamais est inativo, participando de forma dinmica na produo do fenmeno. Com isto, fica claro que em todo fenmeno medinico h um forte componente anmico. Os fenmenos anmicos, por sua vez, muitas vezes so secundados pelos Espritos amigos, que contribuem diretamente na sua produo, o que nos leva a afirmar que muitas vezes nos fenmenos anmicos se evidencia um envolvimento medinico bem definido. Muitas vezes, portanto, na prtica diria torna-se impossvel determinar eficientemente se um fenmeno que nos apresentado tem um componente anmico ou medinico preponderante, pois, teoricamente, poderia ser classificado em ambas as categorias. Exemplos de fenmenos que podem ser ora anmicos e ora medinicos: intuio, cura, desdobramento, bicorporeidade, transfigurao, translao de objetos, levitao, psicometria, etc.

O QUE A PARAPSICOLOGIA
uma disciplina cientfica de investigao dos fenmenos inabituais, de ordem psquica e psicofisiolgica. E uma nova forma de desenvolvimento da Psicologia, pois estuda as fronteiras desconhecidas da Psicologia. (Psicologia o estudo das idias e sentimentos do ser humano, estudando os fenmenos psquicos habituais). O objetivo da Parapsicologia o estudo dos fenmenos psquicos no habituais, mas apesar disso, naturais. No uma Cincia nova, pois milenar. Fatos paranormais tm acompanhado o homem desde as mais remotas pocas. Como Cincia, foi precedida pela Metapsquica, criada por Charles Richet na Universidade de Paris, que fez vrios estudos de fenmenos paranormais. Poderamos dizer que a Metapsquica seria a Parapsicologia antiga. Outros notveis metapsiquistas, foram: Willian Crookes, Eugnio Osty, Gustavo Geley, Alexandre Aksakof, Oliver Lodge, Csar Lombroso, etc. Suas teorias eram combatidas mais por preconceitos do que por falta de mritos cientficos. Em 1922, Charles Richet, apresentou em Paris o "Tratado de Metapsquica", dividindo os fenmenos metapsquicos em SUBJETIVOS e OBJETIVOS, que equivalem a PSI-GAMA e PSI-KAPA para a Parapsicologia. A Parapsicologia teve sua origem no ano de 1930 com o Professor Joseph Banks Rhine, que dirigiu o primeiro laboratrio de Parapsicologia do mundo, na Duke University, em Carolina do Norte, Estados Unidos da Amrica. Podemos considerar o Prof. Rhine como o pai da Parapsicologia Moderna, que inicialmente estudou, com detalhes, a telepatia e a clarividncia. Em l940, aps dez anos de estudos srios, o Prof. Rhine, afirmou: "O Homem pode perceber por outra via que no a dos sentidos fsicos. Esta percepo extra-sensorial extra-fsica, e pode ser estudada em laboratrio". A Parapsicologia moderna, tem duas grandes escolas: ESCOLA DE RHINE, que aceita os fenmenos parapsicolgicos como fenmenos extra-fsicos; ESCOLA DE LEONID VASSILIEV (Escola Russa), que aceita os fenmenos paranormais como de natureza fisiolgica (materiais, do corpo fsico). Estas discrepncias no invalidam nem prejudicam o desenvolvimento da Parapsicologia, que se processa com a mesma rapidez nos dois campos ideolgicos. Assim, poderamos dizer que a Parapsicologia, estuda os fenmenos paranormais e discute a sua origem. De acordo com a Escola, a explicao poderia ser ou no simptica idia da sobrevivncia espiritual do Homem. A controvrsia existe no campo parapsicolgico como em qualquer outro.

A HISTRIA DO PSI
PSI uma letra grega, que foi escolhida por Weisner e Thoules para designar, do ponto de vista cientfico, os fenmenos paranormais. Era necessrio dar a esses fenmenos uma designao livre de implicaes interpretativas. O uso dos termos "fenmeno espiritual", "espiritide", "metapsquico", "hipntico" seriam aceitos por uns e IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

69

rejeitados por outros estudiosos, por este fato, escolheram o termo PSI, pois mostra que se trata de fenmeno paranormal, sem se definir entretanto qual a sua origem. Os fenmenos PSI dividem-se em dois tipos aceitos por praticamente todos os parapsiclogos: a)PSI-GAMA: ou os subjetivos de Richet, os efeitos mentais como: telepatia, clarividncia, clariaudincia, xenoglosia, etc.; b)PSI-KAPA: ou os objetivos de Richet, os efeitos fsicos, ao da mente sobre a matria: como levitao, transportes, desvios de pequenos corpos, etc. Alguns parapsiclogos modernos aceitam uma terceira categoria de fenmenos paranormais: c)PSI-TETA: fenmenos paranormais com interferncia do "mundo dos mortos".

OS FENMENOS PSI-GAMA
Os dois efeitos PSI-GAMA mais estudados pela Parapsicologia so: a clarividncia e a telepatia. Clarividncia a capacidade de ver a distncia atravs de objetos. Foi o primeiro fenmeno paranormal estudado e comprovado pela Parapsicologia - por Rhine em 1940 - utilizando-se de um baralho (Cartas de ZENER). O paranormal "adivinhava" qual carta apareceria de uma forma estatisticamente significativa. A clarividncia est aceita e comprovada por todos os parapsiclogos; o seu mecanismo que discutido. Seria de origem fsica ou extra-fsica? Telepatia a capacidade de se comunicar a distncia, sem o uso da fala. a linguagem do pensamento. Tem sido fartamente estudada em todo mundo com vrios interesses, inclusive astronuticos e militares. outro fenmeno aceito mundialmente, sendo discutido sua origem, se fsica ou extra-fsica (Escola de Rhine ou Escola de Vassiliev). Outro fenmeno estudado e aceito pela maioria dos parapsiclogos modernos a Regresso de Memria; esta regresso poder chegar a vida intra-uterina ou mesmo a vidas anteriores. Os primeiros estudos cientficos so de Albert De Rochas, do Instituto Politcnico de Paris, usando o hipnotismo como mtodo de regresso de memria. Rochas e outros de sua poca, foram ridicularizados. A Parapsicologia moderna aceita e estuda profundamente a regresso de memria, alguns, inclusive, para vidas anteriores. Eis algumas teorias para explicar o fenmeno paranormal: 1 - Teoria Reencarnatria: o fenmeno seria mesmo a reproduo de outra vida. 2 - Teoria da Memria Gentica ou Cromossmica: o sensitivo liberaria uma memria gravada em seus cromossomas, vivida por seus ancestrais. 3 - Teoria de liberao de Recalques: o sensitivo liberaria seus projetos e desejos recalcados. Existem ainda vrias teorias tentando explicar a Regresso de Memria.

OS FENMENOS PSI-KAPA
Seriam os fenmenos paranormais evidenciados pelo efeito da mente sobre a matria. So conhecidos desde a Antiguidade, como as benzeduras, etc. Para Rhine, o fenmeno Psi-Kapa ocorre sem qualquer fator intermedirio entre a mente e a matria: "A mente possui uma fora capaz de agir sobre a matria. Produz sobre o meio fsico efeitos inexplicveis por meio de uma energia ainda desconhecida". Estes estudos tiveram incio na Duke University, em 1934, utilizando-se de dados e de "gotas d'gua" que eram manipulados pela mente, do paranormal. Para alguns outros parapsiclogos, para que a mente, possa agir sobre a matria, existiria um agente intermedirio, ectoplasma (nome criado por Charles Richet). Carington, Soal, Price, Thoules, Crawford, Herculano Pires e outros, aceitam a necessidade da interferncia do ectoplasma para que o fenmeno ocorra.

OS FENMENOS PSI-TETA
o estudo dos fenmenos paranormais aceitando-se a interferncia de "pessoas mortas" para que o fenmeno ocorra. O grupo de pesquisadores dos fenmenos TETA tambm surgiu na Duke University, sob a direo do Prof. Pratt. Escolheram a oitava letra grega, TETA, pois tambm esta a letra com que se escreve a palavra morte . O fenmeno PSI-TETA se revela, ou se mistura, com os outros dois tipos de fenmenos PSI. Assim temos: a)TETA-PSI-GAMA, ou seja, clarividncia com a participao de pessoas mortas, s assim tornando o fenmeno possvel. b)TETA-PSI-KAPA, ou seja, psicocinesia com a participao ou interferncia de "mortos".

A MEMRIA EXTRA CEREBRAL


O estudo da Memria Extra Cerebral (M.E.C.), termo criado pelo Prof. Hamendras Nat Barnejee, a preocupao mais recente da Parapsicologia. Foi o Prof. Barnejee, na IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

70

Universidade de Rajasthan, na cidade Jaipur, ndia, quem primeiro fez estes estudos cientificamente . At l985, quando faleceu, este eminente pesquisador tinha em seu fichrio aproximadamente 2.000 casos de comprovao de recordao de vidas passadas. A recordao de vidas anteriores, ou seja, o estudo da M.E.C., pode se dar pela recordao espontnea das reencarnaes anteriores (Mtodo utilizado por Barnejee, Stevenson, Hernani Guimares de Andrade, etc) ou pelo uso do hipnotismo (Rochas, Raikov, Jlia Prieto Peres, etc). O estudo da M. E. C. mostra o quanto o estudo da Parapsicologia tem crescido no sentido da verdade da sobrevivncia do Homem. A posio Esprita, to rejeitada pela Cincia, a mesma adotada pela Cincia na atualidade. A reencarnao passa a ser assunto de cientistas e de universidades.

CONCLUSO
Como vimos, o estudo da Parapsicologia caminha a passos largos para explicar, cientificamente, o que o Espiritismo afirma h mais de um sculo. Para os parapsiclogos, o Espiritismo representa uma fase antiga e superada no trato com o paranormal. Para o Espiritismo, a Parapsicologia representa esforo cientfico para a explicao dos fenmenos espritas, louvvel esforo que far os homens da Cincia compreenderem a verdade do Espiritismo, dando-lhes uma viso mais bela e mais ampla da vida universal, como afirma Herculano Pires. Finalizamos com as palavras do codificador da Doutrina Esprita, Allan Kardec, considerado por muitos estudiosos dos fenmenos paranormais, como um dos mais eminentes parapsiclogos: "F inabalvel s o a que pode encarar frente a frente a razo, em todas as pocas da Humanidade."

BIBLIOGRAFIA
1) O Livro dos Mdiuns - Allan Kardec 2) Parapsicologia Experimental - Hernani Guimares Andrade 3) Mdium, Quem e quem no - Demtrio Pvel 4) Diversidade dos Carismas - Hermnio Miranda 5) Parapsicologia Hoje e Amanh - J. Herculano Pires 6) Enfoques Cientficos na Doutrina Esprita - Jorge Andra

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

CAPTULO 25

A DISCIPLINA COMO A BASE DA CARIDADE


INTRODUO
No [LM-it 324] Allan Kardec classifica as reunies medinicas em: frvolas, experimentais, instrutivas. Alerta que as reunies frvolas so constitudas de pessoas que se interessam, predominantemente, pelo aspecto de passatempo e divertimento. As reunies experimentais tm, por finalidade, a produo de manifestaes fsicas, de fenmenos ditos objetivos. As reunies instrutivas, como o prprio nome indica, so as que ensejam orientaes e experincias de crescimento intelectual e moral para as pessoas que delas participam, tanto encarnados como desencarnados. Na atualidade, as reunies instrutivas prevalecem no movimento esprita, conhecidas como reunies medinicas. Como todas as tarefas espritas, as reunies medinicas devem ser encaradas com muita responsabilidade e disciplina, um dos pilares fundamentais ao bom desenvolvimento. Em todos os aspectos da vida, devemos nos lembrar que a disciplina funciona como pea fundamental na realizao de qualquer tarefa. Emmanuel afirma: "A disciplina a base na realizao da caridade." A reunio medinica trabalho que se desenvolve entre os dois planos da vida, o espiritual e o fsico, havendo, portanto, duas equipes interagindo para obteno de bons resultados; ambas as equipes devem obedecer disciplina.

DA REUNIO PROPRIAMENTE DITA


a) A Escolha do Local da Reunio Medinica: a sala de reunio medinica de um Centro Esprita, local de grande importncia. Deve ser escolhida com ateno, pois sabemos que o trabalho ali executado no se prende ao momento da reunio, pois o ambiente preparado antecipadamente. Da mesma maneira, aps o trmino, muitos permanecero no recito recebendo tratamento complementar, dialogando com os instrutores espirituais, recebendo mais carinho. Por este e outros motivos o local especial; o ambiente deve ficar protegido de qualquer influncia negativa. Se o nosso Centro for espaoso o suficiente, uma sala dever ficar reservada exclusivamente para a reunio medinica. Uma pergunta deve ser analisada: e se o nosso Centro Esprita no for to grande? E se precisarmos da sala para outras atividade tambm importantes, como a evangelizao de crianas, reunies de estudos, atendimento fraterno? Embora a lgica nos auxilie a resposta, usaremos a autoridade de Divaldo P. Franco e de Chico Xavier para responder: "Poucos locais de um Centro Esprita tero o equilbrio e fluidos to benficos como a salinha de evangelizao. Onde trabalharmos em nome de Jesus, o ambiente ser sempre o melhor de todos..." O que vale uma sala vazia se no temos onde estudar, evangelizar ou auxiliar Espritos encarnados necessitados? O importante que nos concientizemos do respeito necessrio, mantendo sempre o padro positivo de pensamentos e vibraes. b) A Msica na Reunio Medinica: a msica verdadeiramente elaborada fonte de grande harmonizao de vibraes. Ns, Espritos de pouca evoluo, necessitamos muitas vezes de algo que nos favorea a elevao de pensamentos e a harmonizao de vibraes. opinio freqente entre os autores espritas, de que a msica para preparar o ambiente da reunio muito importante. Naqueles minutos que antecedem o trabalho, a msica cantada pelos que j chegaram, evitar falatrio desnecessrio, conversa perturbante e at comportamento no prprio. to comum, e at explicvel, que um grupo de amigos, como um grupo medinico, queira conversar, falar da semana, pois estiveram distantes por alguns dias; isso certamente atrapalhar o preparo do ambiente. Importante escolhermos msicas doutrinrias, cant-las baixinho, j envolvendo com carinho todos no ambiente. Muitas letras de msicas doutrinrias so verdadeiras lies de esclarecimento e consolo. c) O Estudo na Reunio Medinica: toda a oportunidade de estudo importante. Alm do benefcio do conhecimento doutrinrio, o estudo desempenha outro fatores importantes: a harmonizao dos pensamentos dos presentes e o esclarecimento de muitos Espritos desencarnados. Naturalmente que o tempo e o contedo do estudo ser adequado ao tipo de reunio medinica. A reunio de iniciantes poder ter um estudo mais prolongado (por exemplo 20 a 30 minutos) e o tema deve ser mais leve. J a reunio mais madura, poder ter um estudo de durao menor (por exemplo 10 a 15 minutos, levando em considerao que o trabalho medinico, propriamente dito, ser maior) e com um contedo mais profundo.

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

72

d) Durao da Reunio Medinica: o tempo de uma reunio, em mdia, no deve ultrapassar de uma hora e trinta minutos a duas horas e importante que seja sempre o mesmo. Devemos, sempre, realizar a nossa reunio medinica, suspendendo-a somente por motivo justo. Feriado por exemplo, no deve ser motivo de suspenso dos trabalhos. Se todos no puderem estar presentes, os que estiverem devem realizar o encontro. e) Importncia da Avaliao Final: avaliar um trabalho verifica se seus objetivos esto sendo alcanados. A ajuda est sendo proveitosa? A instruo dos mdiuns est ocorrendo? Alguns aspectos devem ser salientados: - todo mdium deve dar a sua opinio e fazer a sua auto-avaliao; avaliar a doutrinao, se tocou ou no o Esprito sofredor; avaliar as impresses por que passou, etc. Dever sempre haver franqueza e sinceridade na avaliao, tanto do mdium para o doutrinador como deste para o mdium. No devemos deixar que o melindre e a vaidade ocupem espao na avaliao. O dirigente, de alguma forma, dever acompanhar a evoluo da faculdade medinica de cada membro, anotando em uma ficha se julgar necessrio, para futuras comparaes.

DOS COMPONENTES DA REUNIO MEDINICA


a) A Formao do Grupo: A reunio medinica possui dois grande grupos de trabalho: o grupo dos desencarnados - que composto de Espritos extremamente preparado - e o grupo dos encarnados. Afirma Hermnio C. Miranda [Dilogo com as Sombras]: "A organizao de um grupo medinico comea muito antes de dar-se incio s suas tarefas propriamente ditas, com o estudo sistemtico das obras bsicas, e das complementares da Doutrina Esprita... no devemos querer aprender mediunidade na reunio medinica, mas estud-la profundamente ante do incio da tarefa." Um grupo preparado com carinho, com mdiuns estudiosos, ter a maior chance de sucesso. Lembremos da vida: o mdico demora aproximadamente 8 anos par poder exercer com segurana a sua Cincia, o engenheiro de 5 a 6 anos, o dentista de 4 a 5, como querer exercer a faculdade medinica sem o devido preparo? Da a necessidade de preparar-se adequadamente os membros da reunio medinica, antes de se iniciarem no intercmbio com os Espritos. b) Nmero de Mdiuns por Reunio Medinica: o nmero exato de mdiuns em cada reunio medinica depende de vrios fatores, tais como: tipo de reunio medinica, o nmero de reunies medinicas disponveis, capacidade do dirigente da reunio, preparo dos mdiuns que vo formar o grupo. Devemos nos lembrar que, o nmero pequeno dificulta o trabalho, como tambm, o nmero exagerado de trabalhadores pode tornar o trabalho quase impossvel. Os autores tambm colocam um nmero varivel, uns sugerem 8 a 10, outros de 12 a 15, outros at 20; poderamos dizer que a mdia ideal ser de 15 mdiuns por cada reunies medinicas. c) Da presena de Estranhos e Obsediados: A presena de elemento estranho totalmente desanconselhvel, quanto mais a presena de um doente como o obsediado. Curiosidade quase sempre sinnimo de irresponsabilidade. Allan Kardec [LM-it 31] afirma: "... o melhor mtodo do ensino esprita o que se dirige razo e no aos olhos." Divaldo P. Franco [Palavras de Luz] comenta o assunto: "Peo licena para usar um conceito forte: um comportamento leviano, de desrespeito..." O local correto para o curioso ou obsediado em um Centro Esprita, no na sala de reunio medinica, mas sim, nas reunies pblicas doutrinrias, nos grupos de estudo, na sala de atendimento fraterno, nos trabalhos de assistncia do Departamento de Assistncia Social. Preparar-se, equilibrar-se antes do trabalho medinico obrigatrio. d) Do Dirigente da Reunio Medinica: deve ser uma pessoa que conhea profundamente a Doutrina Esprita, e mais que isso, que procure viver seus postulados, tendo assim a autoridade moral imprescindvel aos trabalhos. Deve ser algum que o grupo confie e respeite, e da confiana da direo da casa, que represente no grupo o verdadeiro sentido de trabalho da casa. muito importante que tenha um substituto e que esteja sempre preparando futuros dirigentes de reunies medinicas. e) Do Doutrinador: Esclarecer, doutrinar, envolver, exige muitas qualidades, mas acima de tudo, muito amor. Pois este sentimento sempre vencer qualquer argumento e qualquer vibrao menos feliz. Dever ter o conhecimento doutrinrio evanglico para melhor argumentos possuir na doutrinao. Hbito freqente da leitura para usar o argumento mais propcio e mais convincente para a ocasio. Para receber a intuio necessria, dada pelo instrutor espiritual, ter que ter bagagem doutrinria e evanglica. No se coloca um disco para IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

73

tocar, se no houver nele uma msica previamente gravada. Como afirma Hermnio C. Miranda: "evangelho no corao e doutrina no entendimento." f) Nmero de Comunicao por Mdiuns: Naturalmente que este nmero dever variar em funo da quantidade de mdiuns psicofnicos de cada reunio, com o tipo de Esprito comunicante, com o tipo da reunio medinica, etc. O nmero mximo de comunicaes por mdium, em cada reunio de esclarecimento, dever ser de duas. Todos os mdiuns, assim, tero chance de participar.

OUTROS ASPECTOS IMPORTANTES


a) O preparo para a Reunio Medinica: O dia da reunio medinica deve ser encarado como um dia especial por parte do mdium. importante abster-se dos excessos, dos vcios... Seria como se estivssemos em estado de pr-operatrio, o paciente deve se alimentar levemente, no fumar ou beber, manter-se calmo e descansado Manoel Philomeno de Miranda afirma que at dormir por mais horas na noite da vspera da reunio, se possvel, deve ser feito. Devemos enfatizar que se tudo isso tem sua importncia, mas o mais importante a higiene mental (a leitura e o estudo edificantes, os bons pensamentos e viglia nos atos). Vamos iniciar fazendo isso no dia da reunio medinica at conseguirmos fazer isso diariamente, lembrando que o bom mdium pode ser chamado a trabalhar no sono fsico, a qualquer dia e no s no dia da reunio medinica. b) O Uso da Vidncia: Andr Luiz no seu livro Nos Domnios da Mediunidade, explica que a vidncia guarda variaes de acordo com o grau de desenvolvimento da faculdade medinica de cada vidente; ou seja, um fato, uma imagem, um paisagem, etc., poder ser vista de maneira diferente por mdiuns videntes diferentes; isso explicado como sendo uma questo de sintonia vibratria. Assim, a utilizao da faculdade de vidncia pode ser, em muitos casos, perigosa e prejudicial. O doutrinador, os outros mdiuns podero ser induzidos a ver algo que no exatamente a verdade. O ideal seria, como afirmam Divaldo P. Franco e Raul Teixeira, a participao do mdium vidente no momento da avaliao final, dizendo o que viu e como viu, e no durante a realizao dos trabalhos. c) O Quanto Esperar pelo Desenvolvimento da Faculdade Medinica: seria produtivo aguardar que um mdium em desenvolvimento ficasse participando da reunio de forma incompleta eternamente? Psicografando ou tentando psicografar algo no to proveitoso por anos a fio? Envolvido por Esprito sem nada produzir? dvida comum do dirigente: esperar at quando? Divaldo P. Franco [Palavras de Luz] adverte: "O mdium, que durante certo perodo no realize maiores progressos, deve passar a controlar as suas manifestaes e a colaborar como mdium da caridade, de socorro e pela prece."

Bibliografia
1) Desobsesso - Andr Luiz/Chico Xavier 2) Estudando a Mediunidade - Martins Peralva 3) Dilogo com as Sombras - Hermnio C. Miranda 4) Palavras de Luz - Divaldo P. Franco 5) Diretrizes de Segurana - Divaldo P. Franco e Raul Teixeira

IDE-JF Instituto de Difuso Esprita de Juiz de Fora-MG CVDEE Centro Virtual de Divulgao e Estudo do Espiritismo

You might also like