You are on page 1of 9

IV - PRINCPIOS BSICOS DA DOUTRINA ESPRITA

"Aquele que cr em mim far tambm as obras que fao, e outras maiores far." (JOO, Cap. 14, v. 12). A fora da Doutrina Esprita est em seus princpios e na sua permanente possibilidade de comprovao. So eles: a existncia, a unicidade, a justia e a onipotente e paternal bondade de Deus; a imortalidade; a comunicabilidade dos espritos; a reencarnao; e a evoluo universal e infinita.

IV.1 - A Existncia de DEUS


"O Reino de DEUS est dentro de vs." DEUS existe. a origem e o fim de tudo. "DEUS eterno, imutvel, imaterial, nico, onipotente, soberanamente justo e bom." "Criou o Universo, que abrange todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais..." DEUS a causa primria de todas as coisas. DEUS a suprema perfeio, com todos os atributos que a nossa imaginao possa conceber, e muito mais... No podemos ainda conhecer a Sua natureza, porque somos imperfeitos, pois uma inteligncia limitada e imperfeita como a nossa no poderia abranger o conhecimento ilimitado e perfeito, que DEUS, apesar de vivermos e nos movermos Nele... DEUS a inteligncia das inteligncias; a conscincia das conscincias; a causa das causas; o princpio dos princpios; a razo das razes...

IV.2 - Imortalidade
"Onde est, oh morte, a tua vitria? Onde est, oh morte, o teu aguilho?" (Corntios, Cap. XV, v. 55). Todas as religies pregam a imortalidade. A Doutrina Esprita vem comprovar a imortalidade, resgatando o Esprito da matria; matando a morte. "O mundo espiritual o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo". Logo, a nossa ptria verdadeira a espiritual. O mundo fsico apenas uma escola, onde burilamos o esprito. De l viemos e para l um dia
1

retornaremos em definitivo, aps sucessivas reencarnaes, tivermos depurado completamente o nosso esprito.

quando

Antes de sermos seres humanos, filhos de nossos pais, somos, na verdade, espritos, filhos de DEUS. O Esprito o princpio inteligente do Universo, criado por DEUS, simples e ignorante, para evoluir at a emancipao da alma e do intelecto, pelos seus prprios esforos. ("A cada um segundo suas obras"). "A alma um esprito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltrio." Por ocasio da nossa morte, o que morre o corpo, invlucro material do esprito, semelhana de uma roupa velha que no se usa mais, passando o esprito para outras dimenses vibratrias, compatveis sua condio espiritual: "Na casa de meu Pai h muitas moradas." (JOO, Cap. 14, vv. 1-2). Quando o esprito est na vida do corpo, dizemos que uma alma ou esprito encarnado. Quando nasce, dizemos que reencarnou; quando morre, que desencarnou. Desencarnado, isto , liberto da carne, volta para o Plano Espiritual ou Espiritualidade, de onde veio ao nascer. "Se a morte fosse a dissoluo completa do homem, muito ganhariam com a morte os maus, pois se veriam livres, ao mesmo tempo, do corpo, da alma e dos vcios. Aquele que guarnecer a alma, no de ornatos estranhos, mas com os que lhe so prprios, s esse poder aguardar tranqilamente a hora da sua partida para o outro mundo." "No esprito atrasado, a vida material prevalece sobre a espiritual. Apegando-se s APARNCIAS, o homem no distingue a vida alm do corpo, embora esteja na alma a VIDA REAL; aniquilado aquele, tudo se lhe afigura perdido, desesperado..." Portanto, o apego excessivo aos bens materiais nos distancia de DEUS e da compreenso de nosso destino espiritual. Somos meros detentores provisrios dos bens materiais, simples usufruturios, que nos so dados de emprstimo por DEUS, como instrumento do progresso intelectual e moral.

IV.3 - Comunicabilidade dos Espritos


"A letra mata, o esprito, ao contrrio, vivifica." (Romanos, Cap. 2, vv. 25-29). O esprito desencarnado pode comunicar-se com os "vivos", se puder e se DEUS permitir. Essa comunicao, no caso ostensiva, depende do tipo de mediunidade ou de faculdade do mdium: pode ser pela fala (psicofonia); pela escrita (psicografia); por batidas (tiptologia); materializaes, etc.

Mas, toda e qualquer comunicao no deve ser aceita cegamente; precisa ser encarada com reserva, examinada com o devido cuidado, para no sermos vtimas de espritos enganadores e da mistificao dos "vivos". A comunicao varia de acordo com a conduta moral do mdium. Se for uma pessoa idnea, de bons princpios morais, oferece campo para a aproximao e manifestao de bons espritos. Os espritos so seres humanos desencarnados, que levam para o outro lado suas paixes, suas tendncias, suas virtudes, seus defeitos, enfim, a soma de seu estgio evolutivo. Eles so o que eram quando "vivos": bons ou maus, srios ou brincalhes, trabalhadores ou preguiosos, cultos ou medocres, verdadeiros ou mentirosos. Estes fatores, conseqentemente, determinam a categoria e a natureza das comunicaes espirituais. Os espritos esto por toda parte. No esto ociosos. Pelo contrrio, tm suas ocupaes, como ns, os encarnados, temos as nossas, e somos influenciados por eles mais do que suspeitamos. Logo, eles podem ser considerados uma das foras da Natureza, pela ligao fludico-psquica, de caracterstica eletromagntica, que intercambiam conosco. A Doutrina Esprita alerta as pessoas contra as mistificaes e contra os falsos mdiuns, que tentam iludir o pblico menos avisado em troca de vantagens materiais. Mediunidade e Espiritismo no se confundem. A mediunidade sempre existiu e pode se manifestar em qualquer meio, crdulo ou no. "Os espritos encarnados habitam os diferentes Globos do Universo..." DEUS no faz nada que seja intil. Os bilhes de estrelas que pintam a cpula celeste, no perodo noturno, no foram feitos apenas para enfeitar nossos olhos." "Os Espritos exercem incessante ao sobre o mundo moral e mesmo sobre o mundo fsico. Atuam sobre a matria e sobre o pensamento e constituem uma das potncias da Natureza, causa eficiente de uma multido de fenmenos at ento inexplicados ou mal explicados e que no encontram explicao racional seno no Espiritismo..." "As comunicaes dos Espritos com os homens so ocultas ou ostensivas. As ocultas se verificam pela influncia boa ou m que exercem sobre ns, nossa revelia. Cabe ao nosso juzo discernir as boas das ms inspiraes. As comunicaes ostensivas se do por meio da escrita, das palavras ou das outras manifestaes materiais, quase sempre pelos mdiuns que lhes servem de instrumento..." "A moral dos Espritos Superiores se resume, como a do CRISTO, nesta mxima evanglica: Fazer aos outros o que quereramos que os outros nos fizessem, isto , fazer o bem e no o mal. Neste princpio encontra o homem uma regra universal de proceder, mesmo para as suas menores aes."
3

IV.4 - Reencarnao
"Ningum pode ver o reino de DEUS se no nascer de novo." (JOO, Cap. III, vv. 1-12) O princpio fundamental do Espiritismo a REENCARNAO ou Doutrina das Vidas Sucessivas. a Reencarnao a chave de todos os mistrios, a soluo de todos os problemas que sempre afligiram a Humanidade, a resposta para todos os porqus da existncia, revelando a natureza do destino dos homens, mostrando a razo das desigualdades entre os seres humanos, apresentando, assim, DEUS como um Pai infinitamente bondoso, justo, imparcial... A Lei dos renascimentos, tambm conhecida nos meios cientficos como PALINGENESIA, explica e completa o princpio da imortalidade. Criado simples e ignorante, o esprito quem decide e cria o seu prprio destino. Para isso, dotado do livre-arbtrio, ou seja, capacidade de escolher entre o bem e o mal. Desse modo, ele tem a possibilidade de se desenvolver, evoluir, aperfeioar-se, de tornar-se cada vez melhor, mais perfeito, como um aluno na escola, passando de uma srie para outra, atravs dos diversos cursos. Para alcanar essa evoluo, requer-se aprendizado, e o esprito s pode alcan-lo, encarnando no mundo e reencarnando, quantas vezes necessrias, para adquirir mais conhecimentos, atravs das mltiplas experincias da vida. No se pode compreender que o esprito, destinado perfeio, consiga realizar toda sorte de progresso numa s existncia fsica. A Lei da Reencarnao nos demonstra, desta forma, que "a Natureza no d saltos." O progresso adquirido pelo esprito, pelas experincias vividas nas inmeras existncias, no somente intelectual, mas, sobretudo, o progresso moral, que vai aproxim-lo cada vez mais de DEUS. Mas, assim como o aluno pode repetir o ano escolar, uma, duas ou mais vezes, o esprito que no aproveita bem a sua existncia na Terra pode permanecer estacionrio por muito tempo, conhecendo maiores sofrimentos, e atrasando, assim, sua evoluo.

IV.4.1 - O ESQUECIMENTO DO PASSADO


"O pecado est na conscincia". (Romanos, Cap. 14, v. 14). O esquecimento do passado uma misericrdia de DEUS aos nossos pesados dbitos do passado. No lembramos das existncias passadas e nisso est a sabedoria divina, embora tragamos o conhecimento do passado em estado intuitivo.
4

Se lembrssemos do mal que fizemos ou dos sofrimentos que passamos, dos inimigos que nos prejudicaram ou daqueles a quem prejudicamos, no teramos condies de viver entre eles atualmente, pois, muitas vezes, os inimigos do passado, hoje so nossos filhos, nossos irmos, nossos pais, nossos amigos, que presentemente se encontram junto de ns para a reconciliao. Por isso, tambm, existe a reencarnao. A LEI DO AMOR. A reencarnao, desta forma, a oportunidade de reparao, como , tambm, oportunidade de devotarmos nossos esforos pelo bem dos outros, apressando nossa evoluo espiritual. Quando reencarnamos, trazemos um "plano de vida", compromissos assumidos perante a Espiritualidade e perante ns mesmos, e que dizem respeito reparao do mal e prtica de todo o bem possvel. Dependendo de nossas condies espirituais e merecimento, podemos ou no ter escolhido as provas, os sofrimentos, as dificuldades que provaro nosso desenvolvimento espiritual. A reencarnao, portanto, como MECANISMO PERFEITO DA JUSTIA DIVINA, explica-nos porque existe tanta desigualdade de destino das criaturas da Terra. Por ela, verificamos que DEUS no castiga. Somos ns os causadores dos prprios sofrimentos, pela Leia da "Ao e Reao".

IV.5 - Evoluo
"Nenhuma das ovelhas que o Pai me confiou se perder." "Os Espritos no ocupam perpetuamente a mesma categoria. Todos se melhoram passando pelos diferentes graus de hierarquia esprita. Esta melhora se efetua por meio da encarnao, que imposta a uns como EXPIAO, e a outros como MISSO. A vida material uma prova que lhes cumpre sofrer repetidamente, at que hajam atingido a absoluta perfeio moral..." "As diferentes existncias corpreas do Esprito so sempre progressivas..." Logo, no h retrocesso na evoluo. "As qualidades da alma so as do Esprito que est encarnado em ns; assim, o homem de bem a encarnao de um bom Esprito, o homem perverso a de um esprito impuro..." Cada um de ns um esprito encarnado a caminho de DEUS. Embora a escolha entre o bem e o mal nos pertena, o retorno a DEUS uma fatalidade, porque trazemos em grmen todos os atributos divinos, que compete a ns desenvolv-los, como filhos de DEUS. O mal em si transitrio, ainda que perdure milnios. Achamo-nos apenas em luta pela vitria imortal de DEUS, contra a inferioridade do "eu" em nossas vidas. TODA EXPRESSO DA IGNORNCIA FICTCIA. SOMENTE A SABEDORIA ETERNA. Alguns sculos de reencarnaes terrestres constituem tempo escasso para reeducar inteligncias pervertidas no crime.
5

De sorte que as conseqncias boas ou ms so resultado de nossas prprias decises, que podem atravancar ou acelerar nossa evoluo. No h cu nem inferno, conforme descrevem as religies tradicionais. Existem, sim, estados de alma que podem ser descritos como celestiais ou infernais. Em sntese, DEUS, em sua suprema sabedoria e imparcialidade, bondade e misericrdia, nos criou todos iguais, simples e ignorantes, dotando-nos do livre arbtrio. Vamos construindo as diferenas pelo bom ou mal uso que fazemos desse livre-arbtrio. Os "anjos" e "demnios" so os espritos superiores e inferiores, isto , criaturas em estgios evolutivos diferentes, estes ltimos tambm a caminho da perfeio. Os bons se tornando cada vez melhores e os maus se regenerando. Assim que, tambm, devemos encarar os nossos semelhantes encarnados, irmos de jornada evolutiva. DEUS no quer que nenhum de seus filhos se percam, e a Vontade de DEUS, a Suprema Vontade, a Lei. Sendo o Bem o fim supremo da Natureza, quem no se voltar a ele por Amor, voltar impulsionado pelo aguilho da dor, do tdio, da angstia, por estar infringindo uma Lei Divina. Se a sorte do ser humano fosse inapelavelmente selada aps a morte, todos estaramos perdidos, visto termos sido muito mais maus do que bons e quase ningum, hoje em dia, mereceria ir para o cu de bem-aventuranas, onde s caberiam os puros. Por outro lado, uma vida, por mais longa que seja, no suficiente para nos esclarecer a respeito dos planos de DEUS. Muitos no tm sequer como garantir a prpria sobrevivncia e muito menos ainda oportunidade de uma boa educao. Muitos no foram orientados para o bem. Outros, morrem cedo demais, antes mesmo de se esclarecerem sobre o melhor caminho a seguir. Para medirmos o quanto de absurdo existe na idia de inferno como pena eterna, basta que formulemos as seguintes perguntas: "Como que DEUS, sendo o Supremo Saber, sabendo inclusive o nosso futuro, criaria um filho, sabendo que ele iria para o inferno para toda a eternidade? Que DEUS seria esse? Onde est a sua bondade e a sua misericrdia? E como ficaria no cu uma me amorosa, sabendo que seu filho querido est ardendo no fogo do inferno? Portanto, ningum est perdido. Cada qual tem a oportunidade que merece. Se um pai humano, que imperfeito e mau, no capaz de condenar eternamente um filho, por pior que seja, quanto mais DEUS, que o Pai Misericordioso e Perfeito, que faz chover sobre os bons e os maus, que faz com que a luz do sol ilumine os justos e injustos, indistintamente.
6

Disse o CRISTO: "Ningum pode ver o Reino dos Cus se no nascer de novo". Referia-se ao nascimento do corpo e ao renascimento moral das criaturas, isto , ao nascimento pela "gua e pelo esprito". Da sabermos que a vida sempre uma nova oportunidade de reconciliao com os ideais superiores do Bem e da Verdade. Seguir o exemplo vivo de JESUS deve ser o ideal de todo cristo sincero. No adianta dizermos que pertencemos a esta ou quela religio. No adianta permanecermos orando o tempo todo. O importante a prtica, a vida de todos os dias, porque, como disse Tiago: "A F SEM OBRAS MORTA". E por falar em f, como est a nossa vida? - Como temos tratado nossos familiares: nosso pai, nossa me, nossos irmos, nossos filhos, esposa ou esposo? - Como tratamos as pessoas estranhas? - Como nos conduzimos no trabalho, na escola, no clube, na vida pblica em relao s outras pessoas com quem convivemos? - Como reagimos a uma ofensa? A um gesto de agresso? A uma calnia? A uma ingratido? A uma decepo na vida? - Como reagimos a um problema familiar? perda de um ente querido? A uma doena incurvel? - E o que vimos fazendo em favor dos necessitados? Dos carentes? Dos enfermos? No h outra maneira de amar, se no formos caridosos. Caridade ser benevolente, tolerante, paciente, humilde. fazer para os outros o que desejamos que nos faam. Como no queremos que nos faam o mal, mas todo o bem possvel, assim tambm devemos agir para com eles familiares, parentes, amigos, estranhos e at inimigos. A obrigao do cristo ser trabalhador do bem, dando sua parte, por pequena que seja, na luta por um mundo melhor. A montanha feita de pequeninos gros de areia. O oceano composto de nfimas gotas de gua. Podemos fazer tudo isso, cuidando melhor de nossas atitudes, vigiando nosso comportamento dirio, sendo mais atenciosos e gentis, vendo nos outros mais qualidades e, finalmente, sendo mais exigentes para conosco mesmos, porque o homem inferior julga os outros, o superior a si mesmo. Auxiliar os pobres, socorrer os desesperados, assistir aos doentes, orientar o desajustado, levar palavras de conforto e esperana ao aflito, divulgar e viver os ensinamentos de JESUS, tudo isso constitui as bases do verdadeiro amor por ele ensinado e exemplificado, h quase 2.000 anos. a nica maneira de evoluir.

V - CONCLUSO
"Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertar." A Terra um mundo de categoria moral inferior, haja visto o panorama lamentvel em que se encontra a Humanidade. Contudo, nosso Planeta de Provas e Expiaes, seguindo a Lei implacvel da evoluo, est caminhando para se transformar em Esfera de Regenerao, quando, finalmente, o bem sobrepujar o mal. O Progresso da humanidade, sem dvida, lento, muito lento mesmo, mas constante e ininterrupto. Ainda quando parea estar regredindo, o que ocorre em certos perodos transitrios, esse aparente recuo no seno o PRENNCIO DE NOVA ETAPA DE ASCENSO. A Terra passa, atualmente, por um perodo de transio muito importante. Entramos em um final de ciclo ou estgio, denominado, alegoricamente, de "FINAIS DOS TEMPOS", onde se processa, gradualmente, a seleo de almas, ou "separao do joio do trigo". A HORA DO PARTO DOLOROSO. De alguma forma, todos estamos sendo convocados aos testemunhos mais difceis. Os que no se adaptarem ao novo padro vibratrio que imperar, em futuro prximo, sero expurgados para outros orbes menos adiantados moral e intelectualmente, onde tero - graas misericrdia infinita de DEUS - nova oportunidade de resgate, auxiliando, assim, outros irmos menos evoludos, em sua caminhada. Todos estamos sendo convocados a voltar-se para DEUS enquanto tempo, numa ltima oportunidade ao chamamento dos que herdaro a Terra, porque o mundo velho est ruindo, e com ele muitas edificaes enobrecidas esto sendo postas abaixo pela fria destruidora. Estamos no limiar de uma Nova Era e no crepsculo da cultura e da civilizao do passado. Momento grave este que vivemos no Planeta, quando os valores ticos enobrecidos cedem lugar ao desequilbrio e s manifestaes do primitivismo, que devem desaparecer da estrutura psicolgica da criatura humana. A sentena de ordem VIGIAR E ORAR, perseverando nos deveres e abraando a cruz da renncia pessoal. A hora de servir e passar, ignorados talvez, nunca ignorantes da Verdade, desprezados possivelmente, jamais desprezveis diante da conscincia ilibada." Em resumo, preciso aproveitar bem a nossa sagrada oportunidade de ter reencarnado neste Planeta, escola e oficina indispensvel ao aperfeioamento de nosso esprito. A f cega est cedendo lugar f raciocinada. Para podermos crer de verdade, antes de mais nada, precisamos COMPREENDER aquilo que devemos crer. o convite que a Doutrina Esprita nos faz, traando o objetivo supremo de levar o indivduo
8

REFORMA NTIMA, AO BURILAMENTE INTERIOR, CONQUISTA DE SI MESMO. Conforme KARDEC, "reconhece-se o verdadeiro esprita por sua transformao moral e pelos esforos que faz para domar suas ms inclinaes". Com muita propriedade, KARDEC asseverou que "f inabalvel aquela que pode encarar a razo, face a face, em todas as pocas da humanidade". Divisando, de um plano mais alto, a Vida, conclumos que o esprita deve ser um estudioso permanente, sempre em busca de conhecimentos que possam contribuir para o aprimoramento de seu esprito; deve ser, acima de tudo, um praticante incondicional da Caridade. com esse mesmo esprito de pesquisa e investigao que este folheto concita-o a estudar o Espiritismo, mas a deciso sempre sua!!! Depois desta simples leitura, esperamos que voc tenha dvidas e perguntas a fazer. Se tiver, bom sinal... "SEREMOS TODOS UM. (JOO, 17:20 e 21).

You might also like