You are on page 1of 10

Material de introduo ao direito 2011/2012 - Exame Final

Relao Jurdica conceito, elementos e estrutura Relao Juridica

Sentido lato:
A relao, disciplinada pelo Direito, de toda a vida social.

Sentido restrito:
toda a relao da vida social disciplinada pelo Direito, mediante a atribuio a uma pessoa de um direito subjectivo e a correspondente imposio a outra de uma vinculao jurdica, que pode consistir um dever ou uma sujeio. Direito Subjectivo Consiste no poder ou faculdade atribudo pelo direito a uma pessoa de livremente exigir de outrem um comportamento positivo (aco) ou negativo (omisso). o direito visto na perspectiva do sujeito. Direito objectivo o direito legislado, ou seja, o conjunto de normas jurdicas que regulam as condutas dos Homens. o direito visto na perspectiva da ordem jurdica Sujeito Activo portador(a) do poder de exigir do outro um comportamento para satisfazer os seus interesses. Passivo sofredor de vinculao jurdica;

Aplicao das Leis no tempo Funo estabilizadora : Ser capaz de garantir a continuao da vida social e dos direitos. Funo dinamizadora e modeladora: Ser capaz de ajustar a ordem jurdica estabelecida evoluo da sociedade, e de promover a sua evoluo num sentido.

A tutela Juridica Conjunto de meios que a ordem jurdica utiliza para proteco da norma jurdica. As normas apresentam a seguinte estrutura:

A. Previso: toda a norma prev um acontecimento ou estado de coisas; B. Estatuio: estatuem-se consequncias jurdicas para o caso da previso se
verificar;

C. Sano: uma consequncia desfavorvel que atinge que no cumpriu a


regra.

Tutela Privada ou Autotutela a defesa de direito realizada pelos particulares nas situaes excepcionais legalmente previstas Admisso do Estado na defesa do prprio particular dos seus direitos: Art.336 CC Art.337 CC Art.339 CC Art 754 CC Art 801 CC

Tutela Pblica Estadual Efectuada pelo Estado de forma a garantir o cumprimento das normas jurdicas atravs dos tribunais e das foras policiais. Meios:

Tutela Preventiva Conjunto de medidas destinadas a impedir o desrespeito


da ordem jurdica ou evitar o incumprimento das regras jurdicas. Medidas Preventivas

Medidas de segurana tm como finalidade evitar que pessoas perigosas,


assim consideradas pelo ordenamento jurdico, possa praticar repetidos crimes.

Procedimentos Cautelares conjunto de medidas que podem ser tomadas pelo


cidado e por deciso judicial de forma a evitar a violao de um direito

Tutela Repressiva Funciona depois de consumada a violao do direito e consiste numa reaco traduzida na aplicao de uma sano, ou seja, de determinados efeitos jurdicos desfavorveis ao infractor. Sanes podem ser classificadas da seguinte forma: Sanes Reconstitutivas: traduzem na imposio ao infractor de medidas a reconstituir, tanto quanto possvel, a situao que existiria se no tivesse havido violao.

Sanes Compensatrias visa atribuir uma compensao quele que sofreu danos, atravs de algo valorativamente ao que se perdeu Sanes Punitivas. Constitui uma pena ou um castigo para aquele que infringiu o comando jurdico.

Classificao de normas jurdicas Normas imperativas: So normas que impem condutas por aco ou por omisso. Preceptivas: normas que impem uma conduta ou comportamento positivo Proibitivas: as normas que impem um ou comportamento negativo Normas permissivas ou facultativas So normas que permitem ou autorizam certos comportamentos. Classificao:

Normas dispositivas: dizem-se dispositivas as normas que podem ser


afastadas pelas partes num negcio jurdico, isto pela vontade dos intervenientes interessados em estabelecer eles prprios a regulamentao das suas relaes.

Normas supletivas: so as normas que podem ser afastadas pela vontade


das partes

Normas interpretativas: So normas que se destinam a definir o sentido e o


alcance a certas condutas ou a certas expresses.

Normas directas Tem como finalidade resolver problemas concretos da sociedade, pelo que apontam aos destinatrio, de forma directa, a conduta a adoptar Normas Indirectas So os rgos que aplicam o direito que desempenham o papel de destinatrios de forma a indicar os termos em que devem solucionar as questes jurdicas. Normas Autnomas Normas que por si s tem um sentido completo. Normas no Autnomas

So as que fazem referncia a outras normas. Normas Universais So aquelas que se aplicam em todo o territrio nacional Normas locais So aquelas que se aplicam no territrio de uma autarquia local

Normas Gerais So normas que constituem um regime regra (art. 219CC) Normas excepcionais So normas que constituem uma oposio ao regime regra (art 219- 1143; 219875) Normas especiais So normas que sem contrariarem o regime- regra contida nas regras gerais, vm adoptar estas normas a circunstncias particulares. ex.: o direito civil e um direito privado comum (norma geral) o direito comercial (especial) Normas perfeitas Normas que determinam apenas a nulidade dos actos que as contrariam Normas imperfeitas So as normas que no estabelecem sano para a sua violao. Normas mais que perfeitas Determinam a nulidade dos actos que as violam, e ainda a aplicao de uma pena aos autores da violao. Normas menos que perfeitas Estabelecem uma sano para a sua violao, uma sano diferente da nulidade. Normas de Direito Internacional Privado Conjunto de normas jurdicas, criado por uma autoridade poltica autnoma (um Estado nacional ou uma sua provncia que disponha de uma ordem jurdica autnoma), com o propsito de resolver os conflitos de leis no espao. Remisso implcita A norma jurdica no remete expressamente para outra norma Presunes legais

Provado determinado facto considera-se provado outra

Absolutas: presunes legais que no admitem prova em contrrio; Relativas: Admitem prova em contrrio.

Integrao da lei A origem do problema das lacunas: Situaes de vida social que no estavam previstas a quando da elaborao da LEI. Situaes demasiado complexas ou recentes que levam o legislador a no legislar

Espaos vazios no direito colocam os problemas ao direito e que no encontram nele uma norma que lhes seja directamente aplicvel. Lacunas ou casos omissos: quando no se encontra prevista na lei uma determinada situao merecedora de tutela jurdica. Analogia consiste em aplicar ao caso omisso a norma reguladora de qualquer caso anlogo. Distingue-se de interpretao extensiva

porque enquanto que a analogia leva a aplicao da lei a situaes no abrangidas na letra nem no espirito a Interpretao extensiva pressupe uma situao que no esta compreendida na letra da lei mas est no seu espirito.

Norma ad hoc Uma norma cuja validade est circunscrita resoluo do caso omisso. Verificando-se uma lacuna da lei, e na falta de um caso anlogo, deve o intrprete criar a norma que sem desrespeitar os princpios jurdicos julgue melhor.

Interpretao da lei atribuir-lhe um significado, determinar o seu sentido a fim de se entender a sua correta aplicao a um caso concreto Necessidade da interpretao:

Devido a vrios sentidos que o texto poder conter; Dificuldade na compreenso da definio exacta de alguns conceitos inseridos na lei Formas de interpretao:

Interpretao autentica: Um rgo que cria uma lei tem tambm competncia para a interpretar, modificar, suspender ou revogar. Se depois de publicada, uma lei suscitar dvidas acerca do seu sentido e alcance, o rgo que a publicou tem competncia para lhe fixar o sentido e alcance atravs de uma nova lei.

Interpretao Oficial: Interpretao efectuada a partir de uma norma hierarquicamente inferior ao da norma que esta a ser interpretada. Interpretao Doutrinal: Interpretao realizada por pessoas ligadas ao estudo do Direito na deciso ou apreciao de casos concretos.

Resultados da interpretao: Interpretao Declarativa: quando foi verificado que o legislador utilizou de forma adequada e correta todas as palavras contidas na lei, ocorrendo exata equivalncia entre os sentidos e a vontade presente na lei; Interpretao Extensiva: quando a lei diz menos do que deveria dizer, devendo o intrprete verificar qual os reais limites da norma. Interpretao Restritiva: quando a lei possui palavras que ampliam a vontade da lei, e acabe interpretao reduzir esse alcance, Hierarquia das leis Direito Internacional Pblico: conjunto de normas que regula as relaes externas dos sujeitos de direito internacional (estados nacionais e organizaes internacionais). Tratados acordos escritos e celebrados entre membros da sociedade internacional. As fontes imediatas do Direito So fonte com fora vinculativa prpria. As fontes mediatas do Direito Sem fora vinculativa prpria mas influenciam o processo de formao e revelao da norma jurdica. Cessao da vigncia das leis

Caducidade pode resultar de uma clausula, contida na prpria lei, de


que esta se manter em vigor durante determinado perodo de tempo ou enquanto durar determinada situao, e pode ainda resultar do desaparecimento das causas de aplicao da lei.

Revogao pressupe a entrada em vigor de uma nova lei que


substitua a j existente. Importante de referir que as leis novas revogam as leis antigas. Quanto a extenso:

Revogao total : abo-rogao : a nova lei substitui totalmente a anterior

Revogao Parcial: derrogao: a nova lei so substitui alguns normativos da anterior

Quanto a forma:

Revogao expressa: a nova lei declara que revoga a lei antiga;

Revogao Tcita: incompatibilidade entre normas jurdicas da lei nova e da lei antiga.

Revogao de sistema: quando o legislador declara a inteno de regulamentar de forma total uma determinada matria jurdica atravs do novo acto legislativo.

Diversos ramos do direito Direito pblico e direito privado critrio do interesse: predominncia do interesse pblico ou do interesse privado; Direito Pblico: constitudo por normas destinadas realizao dos prprios interesses da sociedade. Direito Privado: constitudo por normas ligadas satisfao de interesses que apenas diz respeito aos indivduos que os suportam.

critrio da qualidade dos sujeitos: interveno do Estado ou de outros entes pblicos na relao jurdica Direito Pblico: constitudo por normas que ajudam a respeitar as relaes entre os Estados ou entre estes e os particulares. Direito Privado: constitudo por normas que ajudam a respeitar as relaes entre particulares ou entre estes e o Estado, no entanto privado dos poderes de autoridade pblica.

Jurisprudencia A jurisprudncia consiste na deciso irrecorrvel de um tribunal, ou um conjunto de

decises dos tribunais ou a orientao que resulta de um conjunto de decises judiciais proferidas num mesmo sentido sobre uma dada matria e proveniente de tribunais da mesma instncia ou de uma instncia superior Pode-se referir a "lei baseada em casos", ou s decises legais que se desenvolveram e que acompanham estatutos na aplicao de leis em situaes de fato.

As ordens sociais normativas Ordem social: A. Ordem Moral: A tica A ordem moral uma ordem de conduta humana dirigida para o bem. Conjunto de regras morais que so impostas ao Homem pela sua prpria conscincia, de tal modo que o seu incumprimento sancionado pela reprovao emanada da sua prpria conscincia. Distino da ordem moral do direito por dois critrios Coercibilidade: Distinguem-se pelo tipo de sanes e coaco que se aplicam a quem no cumprir as normas

Exterioridade: a moral uma ordem de conscincias que pretende o


aperfeioamento dos indivduos, orientando-os para o bem. O Direito pretende ordenar os aspectos fulcrais da convivncia social, criando as condies exteriores que permitam a conservao da sociedade e a realizao pessoal dos seus membros.

B. Ordem religiosa A ordem religiosa tem a funo de regular as condutas humanas em relao a Deus. O no cumprimento das normas de ordem religiosa leva a punies extra terreno. C. Ordem de Trato Social: Cortesia As normas de trato social destinam-se a permitir a convivncia mais agradvel entre as pessoas. As regras de trato social se no forem cumpridas no pem em causa a subsistncia da sociedade. D. Ordem Jurdica A ordem jurdica constituda pelo conjunto de normas jurdicas que regulam a vida do Homem em sociedade. A ordem jurdica ao contrrio das outras ordens normativas, serve-se da coaco como meio de garantir e impor o cumprimento das normas jurdicas.

Norma jurdica

uma regra de conduta imperativa, geral e abstracta, imposta de forma coerciva pelo Estado. Caractersticas da Norma jurdica A. Coercibilidade Consiste na susceptibilidade de aplicao coactiva de sanes, se a norma for violada. B. Imperatividade A norma jurdica impe obrigatoriamente um certo comportamento. C. Generalidade Considera-se que uma norma jurdica uma regra de conduta geral, assim o geral contrape-se ao individual. D. Violabilidade O homem poder utilizar a sua liberdade para violar as normas jurdicas, porm dever sujeitar-se a sofrer sanes. E. Abstraco Considera-se que uma norma jurdica uma regra de conduta abstracta, pois, o abstracto contrape-se ao concreto.

Ordem Juridica Sociedade organizada pelo sistema de normas jurdicas englobando o prprio Direito e ainda tudo aquilo que o cria e que o aplica.

Ordenamento Jurdico Disposio hierrquica das normas jurdicas (regras e princpios), dentro de um sistema normativo, assim, disciplinam coercitivamente as condutas humanas, com a finalidade de buscar harmonia e a paz social. Estado Sociedade Politicamente organizada, inscrita num determinado territrio que lhe privativo, tendo como caractersticas a soberania e independncia. Presidente da Repblica

Representa a repblica portuguesa, garante a independncia nacional, a unidade de estado e o regular funcionamento das instituies democrticas. Estado de Direito Aquele em que toda a actuao do poder poltico est subordinada a regras jurdicas com vista a assegurar os direitos e liberdades dos cidados perante o prprio Estado.

You might also like