You are on page 1of 146

g o v e r n o d o e s ta d o d e s o pa u l o

Cabeleireiro

Qualificao Arco Ocupacional Profissional


image m e be leza

Pr o g ra m a d e

C a b e le ir e ir o

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO

Geraldo Alckmin Governador


SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO, CINCIA E TECNOLOGIA

Paulo Alexandre Barbosa Secretrio Luiz Carlos Quadrelli Secretrio Adjunto Antonio Carlos Santa Izabel Chefe de Gabinete Juan Carlos Dans Sanchez Coordenador de Ensino Tcnico, Tecnolgico e Profissionalizante
SECRETARIA DO EMPREGO E RELAES DO TRABALHO

Davi Zaia Secretrio Rogrio Barreto Secretrio Adjunto Ulrich Hoffmann Chefe de Gabinete Jos Roberto Fukumaru Coordenador de Polticas de Emprego e Renda Antnio Sebastio Teixeira Mendona Coordenador de Polticas de Empreendedorismo Carlos Roberto Achilles Coordenador de Operaes

Secretaria de deSenvolvimento econmico, cincia e tecnologia

Coordenao do Projeto CETTPro/SDECT Juan Carlos Dans Sanchez Fundao Padre Anchieta Monica Gardelli Franco Fundao do Desenvolvimento Administrativo Fundap Jos Lucas Cordeiro Apoio Tcnico Coordenao Fundao do Desenvolvimento Administrativo Fundap Fernando Moraes Fonseca Jr., Las Schalch, Maria Helena de Castro Lima, Selma Venco Apoio Produo Fundao do Desenvolvimento Administrativo Fundap Ana Paula Alves de Lavos, Bianca Briguglio, Emily Hozokawa Dias, Isabel da Costa Manso Nabuco de Arajo, Jos Lucas Cordeiro, Karina Satomi, Las Schalch, Maria Helena de Castro Lima, Selma Venco CETTPro/SDECT Cibele Rodrigues Silva, Joo Batista de Arruda Mota Jr. Textos de Referncia Maria Helena de Castro Lima Selma Venco

FUNDAO PADRE ANCHIETA


Presidente Joo Sayad Vice-Presidentes Ronaldo Bianchi Fernando Vieira de Mello Diretoria de Projetos Educacionais Diretor Fernando Jos de Almeida Gerentes Monica Gardelli Franco Jlio Moreno Coordenao tcnica Maria Helena Soares de Souza Equipe Editorial Gerncia editorial Rogrio Eduardo Alves Produo editorial Janaina Chervezan da Costa Cardoso Edio de texto Fernanda Bottallo Marcelo Alencar Preparao Luciana Soares Reviso Beatriz Chaves Hel Beraldo Karlo Gabriel Identidade visual Joo Baptista da Costa Aguiar Arte e diagramao Fernando Makita Pesquisa iconogrfica Elisa Rojas Monica Souza Ilustraes Osnei Tom B Consultoria Titta Aguiar

Agradecemos aos seguintes profissionais e instituies que colaboraram na produo deste material: Allex Antonio, Baroni Cabeleireiros, Clia Belda, Covisa, David Oliveira, Denise Steiner, Ernesto Pauletti Neto, Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo, Gisele Mussi, Hair Zone Studio, Ldia Saporito, Mnica Aguire, Philip Hallawell, Rodrigo Acorone, Rose Alongamentos, Salo Bach and Boulot, Salo Bardot Body and Soul, Salo Lo Studio, Soho Academy unidades Perdizes e Pinheiros, Solange Lopes Miranda e Walter Cabral

Caro(a) Trabalhador(a)
Estamos bastante felizes com a sua participao em um dos nossos cursos do Programa Via Rpida Emprego. Sabemos o quanto importante a capacitao profissional para quem busca uma oportunidade de trabalho ou pretende abrir o seu prprio negcio. Hoje, a falta de qualificao uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo desempregado. At os que esto trabalhando precisam de capacitao para se manter atualizados ou quem sabe exercer novas profisses com salrios mais atraentes. Foi pensando em voc que o Governo do Estado criou o Via Rpida Emprego. O Programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econmico, Cincia e Tecnologia, em parceria com instituies conceituadas na rea da educao profissional. Os nossos cursos contam com um material didtico especialmente criado para facilitar o aprendizado de forma rpida e eficiente. Com a ajuda de educadores experientes, pretendemos formar bons profissionais para o mercado de trabalho e excelentes cidados para a sociedade. Temos a certeza de que iremos lhe proporcionar muito mais que uma formao profissional de qualidade. O curso, sem dvida, ser o seu passaporte para a realizao de sonhos ainda maiores. Boa sorte e um timo curso!

Paulo Alexandre Barbosa Secretrio de Estado de Desenvolvimento Econmico, Cincia e Tecnologia

Caro(a) Trabalhador(a)

Aqui comea nosso caminho para um novo aprendizado. Um aprendizado que precisa ser completo. Sabe por qu? Porque no mundo de hoje no suficiente conhecer apenas as tcnicas para fazer um bom penteado ou corte de cabelo. Tambm preciso saber como voc pode melhorar sua busca por um novo emprego, fazer o oramento de um penteado de noiva e redigir um cartaz a fim de divulgar suas habilidades, por exemplo. Para isso, necessrio dominar muito mais do que a tcnica. O ponto de vista do Via Rpida Emprego o de que o profissional, para iniciar sua carreira ou aperfeioar aquilo que j sabe fazer, deve conhecer as tcnicas, mas tambm precisa (e muito!) se diferenciar em alguns aspectos para ter mais chances na obteno de um emprego ou conseguir trabalhar como autnomo, por conta prpria. Neste nosso trabalho, vamos conhecer as vrias facetas da ocupao de cabeleireiro. Onde ele atua? O que precisa conhecer para desempenhar melhor seu trabalho? Como este ofcio surgiu? Questes assim sero discutidas ao longo do curso. Vamos, tambm, enfrentar o desafio de descobrir a matemtica no corpo e no rosto humanos e saber por que ela importante no dia a dia dos sales de beleza. Como voc v, nosso curso ser cheio de novidades para que sua formao seja a mais completa possvel. Vamos s aulas!

Sumrio
Unidade 1 9
a histria da ocupao

Unidade 2 35
a profisso de cabeleireiro

Unidade 3 43
suas experincias na rea

Unidade 4 71
cor da pele e dos cabelos

Unidade 5 107
cabelos e produtos especficos

mechas, reflexos, luzes e balayage

Unidade 6 133

dados internacionais de catalogao na publicao (cip) (bibliotecria silvia marques crb 8/7377) P964 Programa de qualificao profissional: Imagem e beleza / cabeleireiro. -. -- So Paulo: Fundao Padre Anchieta, 2010. v.1, il. (srie: Arco Ocupacional) Vrios autores Programa de qualificao profissional da Secretaria do Emprego e Relaes do Trabalho - SERT ISBN 978-85-61143-92-3 1. Ensino profissionalizante 2. Cabeleireiro I. Ttulo II. Srie CDD 371.30281

unidade 1

A histria da ocupao

Arrumar os cabelos no tarefa nova. Mesmo os homens pr-histricos colocavam ossos em sua vasta cabeleira. Mas, longe de ter apenas a funo de embelezar as pessoas, os cabelos tambm j adquiriram diferentes sentidos nas sociedades humanas.
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

Alm disso, a profisso de cabeleireiro muito antiga, confirmada por achados arqueolgicos de pentes e navalhas feitos de ossos.

Arqueolgico: Relativo arqueologia, cincia que estuda os costumes e a cultura de antigas civilizaes por meio de escavaes ou coleta de materiais (objetos variados, monumentos etc.) que restaram desses povos. O profissional que atua nessa rea o arquelogo.

Voc sabia?
A hena at hoje usada no processo de colorao de cabelos e pelos. uma forma mais natural e menos agressiva do que o uso de colorantes industriais, os quais possuem muitos produtos qumicos e podem ser prejudiciais sade.
AnAjACreAtif/DreAmstime.COm

No antigo Egito, aproximadamente 5 mil anos atrs, a arte de cuidar dos cabelos se destacou. Nessa poca, surgiram os primeiros cabeleireiros, que tinham muito prestgio na corte dos faras. A partir do ano 3000 a.C. (antes de Cristo), as pessoas comearam a raspar a cabea e a usar perucas de cabelo humano ou de l de carneiro, geralmente tingida na cor preta ou com hena (p feito de folhas de alfena egpcia) em tom vermelho-alaranjado. Essas perucas tinham cortes retos e comprimento que variava do queixo at os ombros, geralmente incluindo franjas.

10

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Cabelos compridos, curtos, raspados... Seu significado atravessa a histria: para os budistas, cabelos raspados significam desprendimento; Jlio Csar, cnsul romano, mandava cortar os longos cabelos dos inimigos capturados como sinal de submisso; em diversas culturas, escravos os usavam curtos como prova de obedincia ao amo.
ChristOf stAChe/AfP/Getty imAGes

Voc sabia?
Na Inglaterra, os magistrados (juzes) e advogados ainda usam perucas cinza nos julgamentos. Geralmente, essas perucas so feitas de crina de cavalo. Essa prtica foi herdada dos britnicos, mas vem perdendo popularidade nos ltimos anos. A populao e mesmo alguns juzes e advogados acham que ela conservadora demais, refletindo uma imagem negativa do Poder Judicirio daquele pas.
CAte GillOn/Getty imAGes

Dalai Lama, lder espiritual do budismo: cabelos raspados em sinal de desprendimento

Kirsty Griffin/ stArZ/ COurtesy everett COlleCtiOn

Prova de obedincia ao amo: em diversas culturas, os escravos usavam cabelos curtos

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

11

the yOrCK PrOjeCt by DireCtmeDiA PublishinG Gmbh.

Registros sugerem que, ao longo da histria, os cabelos ganharam significados prprios, envolvendo o poder de seduo entre as mulheres e a fora entre os homens. Na mitologia grega, Afrodite a deusa do amor e da beleza. Pelos romanos ela era conhecida como Vnus. Serviu de inspirao para vrios artistas, principalmente na poca do Renascimento, quando aparece envolta em longos cabelos loiros. Uma das obras mais conhecidas desse perodo O nascimento de Vnus, do pintor italiano Sandro Botticelli.
GAlleriA DeGli uffiZi, flOrenA

Sandro Botticelli (1445-1516) foi um pintor italiano da poca do Renascimento, movimento nascido em Florena, na Itlia (cerca de 1420-1520), e que trouxe modelos da Antiguidade tanto para a arte como para o pensamento poltico e econmico. Botticelli ficou conhecido por ter sido um grande retratista e por suas telas com temas mitolgicos, como deuses e heris pertencentes tradio romana e grega. Com Michelangelo, Rafael e Bernini, foi responsvel pela produo de afrescos para a Capela Sistina, localizada no Vaticano, tambm na Itlia.

Sandro Botticelli, O nascimento de Vnus, cerca de 1843, tmpera sobre tela, Galeria dos Ofcios, Florena, Itlia

Sanso, personagem bblico, descrito como um homem de fora extraordinria, capaz de derrubar diversos inimigos. Ele liderou israelitas contra filisteus por volta de 1177 a.C. (antes de Cristo). Sanso se apaixonou por Dalila, que descobriu que a fora dele estava nos cabelos. Uma noite, cortou-os, traindo o amante e entregando-o aos filisteus.
KunsthistOrisChes museum, vienA, ustriA - the briDGemAn Art librAry/KeystOne

Antoon Van Dyck (1599-1641) foi o principal pintor da corte do rei Carlos I, da Inglaterra. Ficou famoso por retratar pessoas, em especial membros da nobreza (classe social mais rica e que tinha ligao com o rei).

sOthebys

Antoon van Dick, Sanso e Dalila, cerca de 1630, leo sobre tela, Museu de Histria da Arte, Viena, ustria

12

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

No sculo 17 (XVII), na Frana, o rei Lus 14 (XIV) encomendou perucas ao cabeleireiro real quando percebeu que estava ficando careca e a novidade, que virou sinnimo de alta classe social, nobreza e ostentao, foi muito bem-aceita e assimilada pelos sditos e tambm pelos sucessores do governante. Essa moda durou cerca de 150 anos.
hultOn ArChive/Getty imAGes

Voc sabia?
Os primeiros sales de cabeleireiro, construdos em praa pblica, foram criados pelos gregos em Atenas. Vemos, portanto, que a importncia dada aos cabelos bastante antiga.

Autor desconhecido, Rei francs Lus 14 com mapa de Saint-Cyr (1684), leo sobre tela

sua maneira, cada um dava um sentido calvcie ou ao cabelo. Scrates, filsofo grego, comentou e valorizou a prpria careca: nenhuma erva daninha cresce em ruas ativas. J o lder romano Jlio Csar usava uma coroa de louros para esconder a calva, enquanto o imperador francs Napoleo Bonaparte penteava para a frente os poucos fios que lhe restavam no alto da cabea a fim de disfarar o problema.
COleO PArtiCulAr - fOtO: Christies imAGes/the briDGemAn Art librAry/KeystOne COleO PArtiCulAr - ArChives ChArmet/the briDGemAn Art librAry/KeystOne

Os calvos Jlio Csar e Napoleo: um usava louros, o outro penteava os cabelos para a frente

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

13

Atividade 1 P eruCas
1. Organizados em duplas, faam uma pesquisa na internet sobre o uso de perucas no sculo 17 (XVII). 2. Nessa poca, o que indicava o uso de perucas? 3. Como eram as primeiras perucas desse perodo? Grandes? Coloridas? 4. Elas tinham algum significado? Qual? 5. Quem eram os peruqueiros? Eram homens ou mulheres? O que caracterizava essa profisso? 6. Registre abaixo os resultados obtidos e apresente-os aos colegas.

14

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

A arquitetura sofreu influncia da moda na corte francesa de Lus 14 (XIV). Portas e janelas, por exemplo, precisavam ser amplas e altas para que as mulheres pudessem passar com seus vestidos providos de ancas e suas altas perucas verticais.
bibliOtheque Des Arts DeCOrAtifs, PAris - the briDGemAn Art librAry/KeystOne

Filme
O filme Maria Antonieta (dirigido por Sofia Coppola em 2006) retrata a corte francesa nos tempos de Lus 16 (XVI) e enfoca a superficialidade da nobreza. A falta de conhecimento da realidade era to grande que uma princesa, ao ouvir que o povo no tinha po para matar a fome, teria sugerido: Que comam brioches!. Embora atribuda princesa, a frase foi citada por Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) em Confisses, livro autobiogrfico escrito entre 1755 e 1776. Dizem que a suposta fala foi usada por inimigos da monarquia no intuito de retratar sua futilidade.
rePrODuO

Na corte do rei francs Lus 14 (XVI): perucas verticais e vestidos providos de ancas

Brioche: um po de massa delicada e refinada. Autobiogrfico: relativo autobiografia, narrativa da vida de uma pessoa escrita por ela prpria.

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

15

P reParando

Atividade 2
um Cabelo moda de

m aria a nTonieTa

Vamos fazer um penteado de poca. Para isso, precisamos destes materiais: 8 mechas de l, com 10 cm cada (que faro as vezes do cabelo). 2 rolos de cabelos postios, tambm feitos de l. 1 armao de 20 cm de altura (que iremos construir). 50 cm de tecido de espessura fina, tipo tule.

Como fazer
1. Prepare a armao com fios rgidos de cobre. 2. Recubra a armao com o tecido para evitar que os fios se emaranhem nessa estrutura. 3. Penteie o cabelo (que precisa ser semilongo) para frente, como se fosse uma grande franja que cobrisse todo o rosto. 4. Com grampos, prenda no alto da cabea a armao que preparou. 5. Cubra a armao com a franja que recobre o rosto da cliente e, com grampos, prenda o cabelo na armao. 6. Faa o mesmo movimento trazendo os cabelos da parte de trs em direo ao alto da cabea. 7. Enrole os fios de l como se fossem cachos e borrife laqu para model-los. 8. Prenda as mechas de l na altura da nuca, como se fossem mechas soltas de cabelo. 9. Passo opcional: modele 8 rolos de l, da espessura de um dedo indicador, e prenda-os ao lado do penteado. 10. Pronto: se voc precisar preparar algum para uma festa fantasia ou temtica e tiver de criar um penteado de poca, j sabe o que fazer. Se quiser sofisticar ainda mais sua peruca, use um broche, plumas e cordes de prolas presos ao alto da cabea.

16

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

17

A arte de apreciar o belo


Apreciar a arte um hbito que auxilia a construo de um senso esttico mais apurado. Mas nem sempre temos a oportunidade de visitar museus ou deixar os afazeres do dia a dia para observar alguma obra artstica que esteja na rua. Por isso, vamos praticar essa apreciao aqui mesmo, em sala de aula. Observe, nos quadros reproduzidos nas pginas 19 e 20, as cores usadas pelos artistas e como eles retratam os cabelos. Os cabelos combinam com o tom de pele das modelos? O estilo da maquiagem est de acordo com o penteado? O penteado tem a ver com a roupa?

e xPerimenTando

Atividade 3
as Cores

1. Observe atentamente as figuras a seguir. Elas reproduzem obras famosas de dois pintores: Gustav Klimt e Amedeo Modigliani. Agora proponha alteraes nas imagens das modelos. Imagine uma nova colorao para o cabelo, alm de outra maquiagem e roupas diferentes. Que cores, em sua opinio, combinam mais com as mulheres retratadas?
18
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Junto de cada pintura voc far sua verso do quadro. Concentre-se e experimente cores e formas.
neue GAlerie Der stADt linZ, WOlfGAnG Gurlitt-museum, lins, ustriA - sCAlA/imAGePlus mADAme DOrA

Gustav Klimt, Mulher com Leque, 1917-1918, leo sobre tela, coleo particular

Gustav Klimt (1862-1918). Pintor austraco, cujos maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboos e outros objetos de arte. Passou por movimentos artsticos como o Simbolismo, surgido na Frana no sculo 19 (XIX), que dava nfase a temas msticos e imaginrios; e o Expressionismo, que, surgido na Alemanha no incio do sculo 20 (XX), buscava na arte uma reflexo do mundo interior.

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

19

Amedeo Modigliani (18841920). Artista plstico e escultor italiano que viveu em Paris. Sem educao formal, dedicou-se ao estudo da pintura e da escultura. De seus trabalhos destacam-se os nus femininos e retratos cuja caracterstica mais marcante o alongamento das figuras.
Amedeo Modigliani, Ruiva em vestido de noite, 1918, leo sobre tela

20

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

the bArnes fOunDAtiOn, meriOn, PensilvniA - the briDGemAn Art librAry/KeystOne

2. Depois de observar as duas telas, vamos construir uma histria para essas mulheres. Quem so elas? Onde e como moram? O que fazem? Elas se conhecem? Qual o estilo de cada uma delas? Que conselhos de beleza voc daria a cada uma sobre a cor e o corte dos cabelos? E a respeito do penteado?

A arte de modificar o mundo


Os artistas, ao pintarem um quadro ou moldarem uma escultura, esto transmitindo alguma mensagem que nos leva a pensar por que o personagem retratado de um jeito ou de outro ou se ele est feliz ou angustiado, por exemplo. Ser que, conforme construmos nosso visual, nossa imagem, tambm fazemos isso? O mundo atual valoriza a apresentao pessoal e, s vezes, a maneira como nos mostramos visualmente fala por ns. Analisando a imagem de uma pessoa, tiramos concluses sobre sua personalidade, profisso, passatempo, situao financeira e preferncias em geral.

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

21

Um exemplo disso correu o mundo muito recentemente: a inglesa Susan Boyle (veja as fotos abaixo) tinha um grande potencial para fazer sucesso como cantora, mas foi menosprezada e at ridicularizada pelo jri de um programa de calouros por causa de sua aparncia. A mensagem que estava por trs disso era: a voz de Susan no combina com sua imagem. A fama deveria ser acompanhada de truques no seu visual. Observe as fotos.
jeff j. mitChell/Getty imAGes ferDAus shAmim/WireimAGe/ Getty imAGes

A cantora Susan Boyle antes e depois da fama: a aparncia foi disfarada por truques visuais

DICA
Que tal montar um lbum de fotos de seus clientes? Registros mostrando o antes e o depois, assim como fizemos com Susan Boyle, podem valorizar suas qualidades profissionais. Mas, lembre-se: quando for tirar fotos de um cliente, um amigo ou familiar para usar como modelo, preciso pedir a permisso deles. Se algum se recusar, no insista. Voc ter outras oportunidades.

Ainda que ela usasse o mesmo vestido, a simples alterao da cor e do corte dos cabelos j transmitiria outra imagem da cantora. Nesse caso, a transformao foi total, afinal, Susan, como artista, pde passar por mudanas radicais. Mas devemos tomar cuidado com alteraes bruscas em pessoas que levam uma vida comum. O ideal que elas ocorram aos poucos, para que a pessoa tenha tempo de se acostumar ao novo visual e at mesmo decidir se essa a imagem que gostaria de ter. Pare e reflita: voc pode ser um profissional capaz de proporcionar essa mudana aos clientes?
e

22

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

A reao que a transformao da imagem produz j foi retratada por diversos autores. Vamos ler, como exemplo, um trecho de A humilhao, romance do escritor norte-americano Philip Roth.

Com o passar dos meses, Pegeen deixara o cabelo crescer at quase os ombros, um cabelo castanho abundante com um brilho natural que ela comeou a achar que devia cortar de modo diferente do estilo masculino que havia adotado desde que se tornara adulta. No fim de semana, chegou em casa com duas revistas cheias de fotos de cortes de cabelo diferentes, revistas de um tipo que Axler nunca vira antes. Onde voc arrumou essas revistas?, ele perguntou. Uma das minhas alunas, ela respondeu. Sentaram-se lado a lado no sof da sala, e ela ficou a folhear as revistas, dobrando os cantos das pginas em que havia um estilo que lhe parecia apropriado. Por fim, depois que reduziram as possibilidades a duas, ela arrancou as pginas e ele telefonou para uma amiga, uma atriz em Manhattan, e perguntou-lhe em que salo Pegeen devia cortar o cabelo, a mesma amiga que dissera a Axler onde deveria levar Pegeen para comprar roupas e joias. Eu bem que queria ser sustentada assim, comentou a amiga. Mas Axler no entendia a coisa dessa maneira. Tudo o que estava fazendo era ajudar Pegeen a ser uma mulher que ele gostaria de ter, e no uma mulher que outra mulher gostaria de ter. Juntos, empenharam-se nessa causa. Axler foi com ela a um salo caro no Upper East Side. Uma moa japonesa cortou o cabelo de Pegeen depois de ver as duas fotos que eles haviam levado. Axler jamais vira Pegeen parecer to indefesa quanto ali, sentada na cadeira do cabeleireiro diante do espelho depois que seu cabelo foi lavado. Nunca a vira to fraca, to sem saber como agir. V-la assim, silenciosa, tmida, s raias da humilhao, sem conseguir sequer olhar para sua imagem no espelho, emprestava quela ida ao cabeleireiro um significado totalmente diferente, minando a autoconfiana de Axler e levando-o a perguntar a si prprio, como j havia feito mais de uma vez, se no estaria se deixando cegar por uma iluso estupenda e desesperada.
Philip Roth. A humilhao. So Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 51.

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

23

Transformao
1. Quem so os personagens que aparecem no texto?

Atividade 4

2. Como o personagem que est passando por um processo de transformao?

3. De que maneira o autor retrata o sentimento do personagem no momento de cortar os cabelos?

4. Em sua opinio, como as pessoas se sentem quando vo ao cabeleireiro para mudar de imagem?

24

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

5. Coloque-se no papel da profissional que cortou o cabelo de Pegeen. Como voc agiria diante de uma cliente como ela? Justifique sua opinio e discuta seus argumentos com a turma.

Cabelo e estilo pessoal


Para ser esse profissional que promover mudanas na imagem das pessoas, necessrio ter conhecimentos. Um deles saber identificar o estilo de cada cliente. Lembre-se: o dilogo inicial, que tem o objetivo de identificar os anseios do cliente, fundamental para voc descobrir se ele quer manter ou mudar o prprio estilo. Vale lembrar, sempre, que a deciso final do cliente. No insista em cortes e penteados que no correspondam ao gosto da pessoa mesmo que voc tenha certeza de que o resultado poderia ser timo. Vejamos as caractersticas de cada estilo.
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

25

Tradicional ou clssico
mArCOs PintO/eDitOrA Abril

Caractersticas: Esse estilo marcado pela discrio e pela neutralidade. O lema das pessoas tradicionais : menos mais. Trata-se de algum recatado ao se vestir. Tipo de roupa: Vestidos e saias retas, sem marcar o corpo; ausncia de decotes e transparncias; cores e acessrios sbrios e discretos. Exemplos: Beatriz Segall, Ftima Bernardes, Ronnie Von. Corte de cabelo: Reto ou levemente repicado, com tamanho mdio para curto. A cor usada abrange todas as tonalidades de castanho ou loiro apagado. No caso de uso de luzes, elas so bem discretas.
26
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

ClAuDiO AnDrADe / eDitOrA GlObO

Elegante
mArCOs ribOlli/eDitOrA Abril

Caractersticas: Marcado pela classe, um estilo sem exageros. Quem o adota uma pessoa elegante que chama a ateno pelo bom gosto na combinao das cores e nos detalhes ao vestir-se, no corte dos cabelos, na maquiagem e no cuidado com as unhas. um cliente muito exigente com a qualidade e impecvel na aparncia. Tipo de roupa: Peas neutras, discretas, com toques refinados. No segue a moda passageira: prefere tendncias que no so marcadas por pocas determinadas. Exemplos: Christiane Torloni, Rodrigo Santoro, Tas Arajo. Corte de cabelo: Cabelos muito bem cuidados, curtos ou mdios, de preferncia retos em estilo chanel ou levemente repicados.
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

27

reGinAlDO teixeirA/eDitOrA Abril

Moderno
AnDre vAlemtim/strAnA/eDitOrA Abril

Caractersticas: Quem adota esse estilo, veste-se com acessrios e estampas grandes e roupas desestruturadas, parecendo estar desarrumado. O estilo moderno pode ser exemplificado por uma pessoa elegante, que chama a ateno pelo jeito ousado de se vestir. Alm disso, adota um visual tpico de quem mora nas grandes cidades. Tipo de roupa: Peas desestruturadas, acessrios grandes, cores fortes combinando com o preto, estampas enormes e corte quase masculino. Exemplos: Maria Paula, Mayana Moura, Seu Jorge. Corte de cabelo: Ousado, desestruturado, com reflexos e cores contrastantes.

28

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

selmy yAssuDA/eDitOrA Abril

Criativo
rObert sChWenCK/eDitOrA Abril

Caractersticas: Estilo de pessoa inovadora, que gosta de brincar com sua imagem pessoal. Seu visual diferenciado e se assemelha a uma produo artstica. Tipo de roupa: Mistura de cores e estampas; sobreposio de peas; roupas tnicas ou de brechs. Exemplos: Chico Csar, Marjorie Estiano. Corte de cabelo: Assimtrico, desestruturado, com cores extravagantes e mechas coloridas. O uso de dreads tambm comum. Veja o box sobre o tema na pgina 33.
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

29

rObert sChWenCK/eDitOrA Abril

Sexy
fbiO GuinAlZ/AGneWs

Caractersticas: O destaque do corpo a marca das pessoas com estilo sexy, o que chama bastante a ateno das pessoas ao seu redor. Tipo de roupa: Abusa de decotes generosos, fendas e pernas mostra, roupas que marcam o corpo, estampa animal e salto alto. Exemplos: Fernanda Lima, Jesus Luz, Wanessa Camargo. Corte de cabelo: Cabelos fartos, longos e volumosos, retos ou repicados. As pessoas sensuais se identificam com cabelos bem selvagens e do preferncia para cabelos pretos, vermelhos e loiros bem claros.
30
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

CArlOs ZAmbrOtti/AGneWs

Esportivo
OsCAr CAbrAl/eDitOrA Abril

Caractersticas: Estilo tambm conhecido como casual. Pessoas que possuem esse estilo so marcadas pela praticidade e adotam o conforto, encontrando elegncia na simplicidade de acessrios e roupas. Tipo de roupa: Peas confortveis e informais, indo do jeans ao linho; acessrios simples (ou ausentes), tnis ou sapatos, de preferncia sem salto. Exemplos: Dbora Fallabela, Gabriel Braga Nunes, Sandra Annenberg. Corte de cabelo: Curto e prtico, com estilo natural e cor prxima natural.
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

31

OsCAr CAbrAl/eDitOrA Abril

Romntico
ivOne PereZ/eDitOrA Abril

Caractersticas: A pessoa com estilo romntico delicada, com ar sonhador, meiga, calma e, acima de tudo, muito feminina. Tipo de roupa: Tons pastis, plidos; estampas florais midas e babados. Roupas esvoaantes. Exemplos: Camila Morgado, Leandra Leal, Thiago Fragoso. Corte de cabelo: Fios longos e cacheados, geralmente em tons suaves, que sugerem delicadeza.
32
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

mAuriCiO melO/eDitOrA Abril

Dreads e tranas
Dread uma forma de pentear o cabelo que consiste em separ-lo em mechas e enrol-las com cera ou costur-las com agulhas de croch, dando aparncia de cordas que caem do topo da cabea. Embora esteja ligada ao movimento dos rastafris (ligado msica reggae), essa tcnica surgiu entre habitantes de algumas regies da frica que a criaram por uma questo de praticidade, j que no tinham facilidade de cortar o cabelo periodicamente. Geralmente feitos em cabelos mais longos, existem outros tipos de dread, como a trana nag (tranas finas feitas junto ao couro cabeludo) e o terer, que o aplique de linhas coloridas sobre uma trana de cabelo. Hoje tambm possvel encontrar apliques com imitao de dreads.
AGe fOtOstOCK / KeystOCK

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

33

34

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

unidade 2

A profisso de cabeleireiro
museu De Arte mODernA (mOmA), nOvA yOrK - sCAA/imAGePlus

Pablo Picasso, Mulher diante do espelho, 1932, leo sobre tela, Museu de Arte Moderna de Nova York, Estados Unidos

Antes de darmos continuidade ao aprendizado das tcnicas a serem empregadas na ocupao de cabeleireiro, importante conhecer mais sobre a profisso e as formas de ingressar nessa rea. Faa um exerccio de imaginao: pense como ser sua vida profissional e pessoal trabalhando como cabeleireiro. Inicie o percurso perguntando a si mesmo: como estarei daqui a 5 meses? Como voc se v? Onde estar trabalhando? Num salo de beleza? Indo at a casa de clientes com sua maleta? Num teatro? Nos camarins de um canal de televiso?
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

35

O Ministrio do Trabalho e Emprego e a profisso de cabeleireiro


O Ministrio do Trabalho e Emprego produz um documento chamado Classificao Brasileira de Ocupaes CBO, que descreve 2.422 ocupaes e diz o que preciso para exerc-las: a escolaridade necessria, o que cada profissional deve fazer, onde pode atuar etc. Entre as informaes que constam desse documento existe um grupo que nos interessa definir nesse momento: quem o cabeleireiro hoje. De forma resumida, a CBO indica o que faz o cabeleireiro. Agrupamos suas atribuies pelos seguintes temas:

Voc sabia?
A descrio de cada ocupao da CBO feita pelos prprios trabalhadores. Dessa forma, temos a garantia de que as informaes vm de quem atua no ramo e, portanto, conhece bem a profisso. Voc pode ler esse documento na ntegra acessando, na aula de informtica, o site: www.mtecbo.gov.br.

Formao/qualificao profissional
Participar de cursos, palestras e eventos. Consultar revistas e publicaes especializadas. Estagiar em sales. Ter ensino fundamental incompleto. Ter curso de qualificao profissional.

Atitudes pessoais
Manter o bom humor. Ouvir atentamente e no falar excessivamente. Cuidar da aparncia pessoal. Manter-se paciente. Demonstrar bom-senso.

Atitudes profissionais
Demonstrar noes de etiqueta social. Demonstrar senso esttico. Inspirar confiana e credibilidade. Demonstrar tica profissional. Saber trabalhar em equipe.

36

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Veja o que diz um profissional do ramo sobre o incio de sua carreira.


biA GueDes / AGenCiA O GlObO

Eu sou filho de um lavrador do interior. Durante os fins de semana meu pai cortava cabelos e, desde pequeno, eu e meus irmos comeamos a ter contato com a tesoura, por influncia dele. Acabvamos tambm colocando a mo na massa. Eu descobri que era hbil com as tesouras. Mas um bom cabeleireiro no feito apenas de talento, mas de muita prtica. S se comea a ter destreza com as tesouras, depois de uns 3 ou 4 anos de prtica.
Entrevista concedida por Walter Cabral. Disponvel em: http://goo.gl/z2MzL. Acesso em: 15 out. 2010.

Esse profissional chama a ateno para um aspecto essencial: a identificao com uma rea da profisso. Isso se d quando voc sente que tem mais facilidade para atuar em alguma das vrias ramificaes que envolvem essa profisso.
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

37

e sTudo

Atividade 1
de meio

1. No incio deste Caderno, mencionamos diversos locais onde o cabeleireiro exerce sua ocupao. Vamos dividir a turma em pequenos grupos a fim de que cada um deles entreviste um cabeleireiro. Todos devem se organizar de forma que as equipes visitem locais diferentes e conversem com profissionais da rea. Seguem abaixo algumas sugestes: cabeleireiro de salo de beleza de pequeno porte, de bairro; cabeleireiro de salo de mdio porte; cabeleireiro de salo de beleza de grande porte, mais sofisticado; cabeleireiro autnomo; e cabeleireiro proprietrio de salo. 2. O que vocs gostariam de perguntar a cada um desses profissionais? Acompanhe a seguir um roteiro de entrevista. Cada grupo acrescenta outras questes que considerar importantes. a) Qual o nome do entrevistado? b) homem ou mulher? Quantos anos tem? Qual sua escolaridade? Ainda estuda ou pretende voltar a estudar? c) Costuma fazer cursos de especializao em sua rea? d) Onde trabalha? e) Trabalha em apenas um lugar? f) Como escolheu essa ocupao? g) Como aprendeu a profisso? h) Quais so os pontos positivos e negativos dessa rea de atuao? i) Que conselhos ele d a um cabeleireiro que est comeando agora?

38

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Acompanhe agora a entrevista concedida pelo cabeleireiro Rodrigo Acorone, proprietrio de um salo na capital paulista. P Qual seu nome completo? E sua idade? R Rodrigo Lombano Acorone. Tenho 31 anos. P Onde voc trabalha? R Num instituto de beleza que fica na regio dos Jardins, em So Paulo. P Por que escolheu a profisso de cabeleireiro? R Porque me identifiquei com ela e descobri que tinha talento para fazer esse tipo de trabalho. P H quanto tempo voc atua nesse setor? R Completei 12 anos e 2 meses em dezembro de 2010. P Como aprendeu esse ofcio? R Na poca em que iniciei minha carreira, eu estava desempregado e fui indicado por uma amiga para trabalhar como auxiliar em um salo. Fui aprendendo na prtica, enquanto observava meus colegas mais experientes. P E hoje em dia, voc costuma fazer cursos de especializao? R Sim, estou sempre atento s novidades. P Quantas pessoas, em mdia, voc atende por ms? R Eu e minha equipe atendemos mensalmente cerca de 600 clientes. P Voc participa de muitos eventos na rea da beleza? R Infelizmente no. Por falta de tempo. P Quais so seus projetos para o futuro? R Quero ampliar minha equipe.

humbertO bAssAnelli jr.

Rodrigo Acorone: Estou sempre atento s novidades

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

39

3. Agora, cada participante do grupo escreve um texto sobre a entrevista. Procure planejar seu texto da seguinte forma antes de comear a redigi-lo: a) analise os argumentos usados pelo profissional; b) organize as principais ideias; e c) apresente as concluses a que voc chegou aps ler a conversa.

40

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Segundo a CBO, o cabeleireiro tem vrias atribuies e, dependendo do porte do salo em que trabalhar, poder ocorrer uma diviso de trabalho. Um auxiliar pode fazer a escova, o tinturista pode tingir o cabelo para depois outro profissional cort-lo. Vamos ver a relao das funes elencadas na CBO. Lavar Preparar Enrolar Cortar Escovar Pentear Hidratar Relaxar Pintar

rePrODuO

O trabalho do cabeleireiro no se resume a cortar, fazer escova e tingir os cabelos. Desde o primeiro contato ele deve analisar o tipo de cabelo do cliente e verificar se est ou no danificado. Tambm precisa saber identificar o estilo pessoal do cliente e, sobretudo, conhecer suas expectativas. medida que estabelece um dilogo indicando ao cliente as melhores opes de cor e de corte, o profissional transmite maior confiana sobre o trabalho que vai executar.

Filme
Se tiver oportunidade, veja O marido da cabeleireira, dirigido pelo francs Patrice Leconte em 1990. O filme retrata a paixo de um homem por uma cabeleireira e, de certa forma, pela profisso dela.

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

41

No se esquea: um profissional deve ter conhecimento de: tcnicas de colorimetria (anlise das cores); cortes estilizados; escovas modeladoras; penteados; diagnstico de cabelos, verificando se eles esto danificados para no piorar ainda mais o problema; vrias tcnicas de reconstruo dos fios e de uma hidratao mais potente com o uso de produtos base de queratina, que evita pontas duplas no cabelo; relaxamento; visagismo, para reconhecer o melhor corte e a melhor cor de acordo com o tom de pele e o formato de rosto do cliente; alisamento; progressivas; mechas (e suas variantes, balayage, mechas strong); touca de argila ou marmorizao (espcie de hidratao mais potente); e escova definitiva. Algumas dessas tcnicas sero abordadas em detalhes ao longo deste curso.

42

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

unidade 3

suas experincias na rea


AGe fOtOstOCK/KeystOCK

Salo de beleza: uma das opes que o mercado de trabalho oferece aos cabeleireiros

Com a ajuda da Classificao Brasileira de Ocupaes CBO, vimos que o cabeleireiro pode atuar de diferentes maneiras em um salo ou mesmo indo at os clientes, atendendo em domiclio. No intuito de ajud-lo a se identificar com essas reas de atuao, vamos realizar um balano do que voc sabe fazer bem e de outras coisas que precisa aperfeioar para ser um bom profissional. O portflio uma tcnica utilizada para ajud-lo a encontrar esse caminho. Voc j teve as primeiras noes de como elabor-lo no tema Como se preparar para o mercado de trabalho, do Caderno do Trabalhador 1 Contedos Gerais. Aqui, vamos dar um passo adiante.
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

43

C onTando

Atividade 1
sua hisTria

1. hora de trocar ideias. Que tal fazer isso com outros cinco colegas? Cada um se apresenta aos demais, contando suas qualidades e seus defeitos. Todos temos caractersticas boas e ruins, e falar sobre elas um primeiro passo para identific-las. Quais so as suas? 2. Comente suas experincias relacionadas com a profisso de cabeleireiro: uma atividade realizada como passatempo, os cursos que voc j fez, coisas que gosta de fazer (mesmo que no ganhe dinheiro ou que cobre por elas) ou algo que, segundo as outras pessoas, voc faz bem. Preencha a tabela usando como base os exemplos em cada quadro.

MINHAS EXPERINCIAS NA REA DE BELEZA


Fazer escova na minha vizinha.

Experincia

Organizar os materiais de trabalho.

O que precisei fazer


Ir separando os cabelos por mechas.

O que foi fcil nessa experincia

O que foi difcil nessa experincia

Lidar ao mesmo tempo com o secador e a escova.

Ao preencher esse quadro voc pde perceber que j fez muita coisa na rea e que tambm sabe fazer bem outras tantas.
44
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Atividade 2
Cabeleireiro Profissional

1. Vamos aprofundar a discusso sobre o que preciso saber para ser cabeleireiro. Forme um grupo com mais quatro pessoas. Discutam o que, na opinio de cada um, o cabeleireiro profissional deve saber fazer. Procurem organizar as ideias de forma que as frases abaixo sejam completadas. a) Um cabeleireiro profissional deve saber:

b) Um cabeleireiro profissional precisa usar:

c) Um cabeleireiro profissional necessita cuidar:

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

45

d) Um cabeleireiro profissional deve, tambm:

Depois de discutir o que um cabeleireiro faz, pense um pouco sobre voc mesmo. O que voc sabe fazer bem? O que voc sabe fazer mais ou menos ou ainda no teve a oportunidade de aprender? Marque com um na coluna correspondente.

FAO BEM
Escolher a cor da tinta do cabelo de acordo com o tom da pele das pessoas. Reconhecer o estilo pessoal: perceber como o jeito de cada pessoa, a roupa que ela usa, os lugares que frequenta, a profisso etc. Identificar o tipo de cabelo que combina com cada pessoa. Identificar o formato do rosto de cada um. Cortar o cabelo de modo a corrigir imperfeies do rosto. Lidar com pessoas. Ouvir atentamente. Conhecer as opes de produtos disponveis no mercado. Entender de colorao personalizada.

FAO MAIS NO SEI OU MENOS FAZER

46

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Agora, voc j tomou conhecimento de quem , do que sabe fazer e, principalmente, do que precisa aprender para ser um bom profissional, com o objetivo de facilitar seu incio nessa profisso. Mas ainda vamos voltar a esse assunto. Comece a rechear seu portflio em casa, procurando documentos e fotos que apresentem trabalhos realizados por voc. Pode ser at mesmo a foto de uma festa para a qual preparou o cabelo de uma prima. Esse primeiro passo ajudar, e muito, na hora de elaborar seu currculo.

Os instrumentos de trabalho
Se, como vimos, a atuao do cabeleireiro diversificada, seus instrumentos de trabalho tambm variam conforme o profissional se especializa em uma das inmeras atividades que pode realizar. Vamos organizar nosso material considerando em primeiro lugar os itens bsicos para qualquer segmento da profisso. Pentes profissionais
CAtAlin PlesA/DreAmstime.COm

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

47

Escovas para vrios tipos e comprimentos de cabelos

Voc dever ter pelo menos os seguintes modelos de escova: nilon para cabelos lisos e grossos. javali para fios crespos e finos. escova mista para fios intermedirios.

Tesouras: 1 tesoura para cortar e desfiar. 2 tesoura dentada para desbastar o cabelo.

1
mArGO hArrisOn/ istOCKPhOtO.COm

Voc sabia?
Cada tesoura serve para dar um tipo de corte aos cabelos: afiada a laser cortes retos e pontas. fio navalha deixa as pontas mais leves. dentada corta os fios de maneira intercalada.

48

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

ruslAn KuDrin/ DreAmstime.COm

DICA

serGey GAlushKO/ DreAmstime.COm

Navalha

jOs CArlOs Pires PereirA/ istOCKPhOtO.COm

Mquina de cortar cabelo

Artmin/DreAmstime.COm

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

49

Secador de cabelo de mo

Babyliss

AnnA DuDKO/DreAmstime.COm

An

tOn

stA

riK

/D Ov

reA

ms

tim

e.C

Om

50

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Chapinha ou chapa
humbertO bAssAnelli jr.

IMP
Existem chapinhas de diversos materiais. bom ter em mos as seguintes: de turmalina: mineral natural que quando aquecido possibilita o fechamento das cutculas. de titnio: quando aquecido, gera raios infravermelhos, que deixam os fios com aspecto mais natural.

Voc sabia?
Titnio um metal mais leve que o ferro e quase to forte quanto o ao. Tem sido amplamente usado na indstria, em especial na de equipamentos e tecnologia, em razo de propriedades como resistncia inclusive corroso e leveza. Os secadores com nanotecnologia titnio, alm de mais potentes, so resistentes a fungos e bactrias. Raios infravermelhos so ondas na forma de luz que no pode ser vista pelo olho humano que emitem energia e calor.

Artmin/DreAmstime.COm

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

51

Xampus para diversos tipos de cabelo

Cremes condicionadores para diversos tipos de cabelo

52

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Tintas para colorao


jOO britO/fOlhAPress

Gel protetor de couro cabeludo

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

53

gua oxigenada

P clareador
jOO bACellAr

54

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Laqu (hairspray)

Musse

AlAmy/Other imAGes

AlA

my/O

the

r im

AGe s

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

55

Gel fixador e modelador

Pomada modeladora

56

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

lAntAPix/DreAmstime.COm

Leave-in

Clipes ou prendedores de cabelo (de diversos tamanhos)

ArtO tuOminen/ istOCKPhOtO.COm

miChele COZZOlinO/DreAmstime.COm

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

57

Pincis e pote plstico para misturar tintas

n bO

GO

/D

re

Am

st

im

e.

CO

Mscara

Peter

mrhAr

/DreAm

stime.

COm

58

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

irCrOCKett/istOCKPhOtO.COm

Luvas de ltex
DAnielA sPyrOPOulOu/DreAmstime.COm

Borrifador de gua

CAnOnshOt/istOCKPhOtO.COm

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

59

Bobes

Grampos

blueee/Dr

eAmstime.C

Om

60

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

juerGen bOsse/istOCKPhOtO.COm

Agulha de croch

stOr

mur/D

reAm

stime

.COm

Touca para reflexo


AnDi berGer/DreAmstime.COm

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

61

Quimono ou roupo
AsiA imAGes GrOuP/GruPO KeystOne

Capas claras (para corte) e escuras (para colorao e descolorao)


DeAn bertOnCelj/istOCKPhOtO.COm jOsh Webb/istOCKPhOtO.COm

62

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Secador de cabelo de p
stePAn POPOv/DreAmstime.COm

Cadeira para corte de cabelo

stA

nis

lAv

KOm OGO

rOv / Dr

eAm

stim e.CO

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

63

Vaporizador
rOn ChAPPle stuDiOs/DreAmstime.COm

Carrinhos de salo

64

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Armarinhos

Toalhas

Dmitry KutlAyev/DreAmstime.COm

DiAne DieDeriCh/istOCKPhOtO.COm

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

65

Pia com gua corrente


Dr911/DreAmstime.COm

66

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

ArenACreAtive/ DreAmstime.COm

Lavatrio

Espelho

Porta instrumentos

eef bOumAn/DreAmstime.COm

WilleeCOle/DreAmstime.COm

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

67

DICA
Se voc optar por trabalhar como autnomo, cuidado na hora de adquirir seu material de trabalho. No se deixe levar pelo entusiasmo ou pela beleza do instrumento. Acessrio de trabalho bom no necessariamente o mais bonito. Fique sempre atento descrio de cada item, incluindo a durabilidade. Alm disso, avalie bem suas compras para no adquirir coisas demais que podem ser desnecessrias.

Lembre-se: voc no precisa comprar todo esse material de uma s vez. Defina suas prioridades e v adquirindo os itens conforme a necessidade. Se for o caso, voc pode recorrer ao Banco do Povo Paulista para obter um emprstimo popular. Voc pode conseguir informaes detalhadas a esse respeito no site www.bancodopovo.sp.gov.br.

Sade no salo de beleza


Sade sempre um tema fundamental em nossas vidas. Num salo de beleza, preciso ter cuidado com a sade dos clientes e tambm com a dos profissionais. Em pesquisa realizada em 2006, na capital paulista, por Gisele Mussi para a Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo, constatou-se que 7 em cada 10 cabeleireiros sofrem de leses por esforos repetitivos (LER/ DORT). Esse problema tem origem no trabalho repetitivo, na postura desconfortvel adotada por eles durante o trabalho e na tenso muscular.

DICA
Os dados completos da pesquisa de Gisele Mussi esto no site da Fundao Faculdade de Medicina. Disponvel em: http://goo.gl/OnZLa. Acesso em: 10 nov. 2010

68

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

So muitos os movimentos repetitivos no desempenho das vrias funes do cabeleireiro: o manuseio da tesoura, a pintura e a escovao dos cabelos, entre outros. Alm dos problemas de postura, a qumica utilizada pelos cabeleireiros tambm pode provocar doenas. Por isso, nunca deixe de pr mscara e luvas ao manusear tintas e outros produtos qumicos presentes no cotidiano do salo. No pense que isso incomodar o cliente ou tornar seu trabalho mais lento. Voc pode perder alguns minutos, mas ganhar anos de vida. Usar o equipamento correto para proteger-se faz parte da preveno de doenas. Xampus, tinturas, cidos, colorantes e descolorantes podem causar alergia e irritao (da pele e dos olhos, por exemplo). Existem tambm produtos que levam solventes em sua composio, os quais podem causar danos ao aparelho reprodutor.

Mscara e luvas: equipamentos essenciais para proteger o cabeleireiro que manuseia produtos txicos

Listamos aqui algumas razes para voc utilizar mscaras e luvas. Da sade dos clientes trataremos em textos especficos relacionados a cada etapa do trabalho.
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

69

70

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

unidade 4

Cor da pele e dos cabelos

Uma das atividades realizadas pelo cabeleireiro a colorao dos cabelos. Mas fique atento: ler numa revista qual ser a cor do vero no suficiente. O profissional deve, sim, acompanhar e conhecer as tendncias da moda, mas precisa, sobretudo, saber qual ser a melhor escolha para os clientes. Para essa deciso o cabeleireiro deve saber reconhecer a cor da raiz dos cabelos, o tom de pele, a cor dos olhos e o estilo de cada pessoa. Alm dos aspectos tcnicos, importante conversar detidamente com o cliente para saber se ele deseja uma transformao radical ou uma mudana imperceptvel na sua aparncia.
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

71

Por exemplo: seus conhecimentos tcnicos indicaro que um tom avermelhado para os cabelos a melhor opo para determinado cliente. Contudo, se ele tem uma personalidade introspectiva e tmida, no se sentir bem com cabelos to chamativos. Vamos percorrer alguns caminhos para que voc acumule conhecimentos e saiba indicar a colorao certa para cada pessoa. A recomendao para a escolha da tonalidade dos cabelos seguir, principalmente, dois passos: 1) observar a cor da raiz dos cabelos, da pele e dos olhos. 2) identificar o formato do rosto e o estilo pessoal.

1 passo: observar a cor da raiz dos cabelos, da pele e dos olhos


O conjunto formado pelas cores da raiz dos cabelos, da pele e dos olhos vai informlo sobre as cores mais adequadas ao cliente. Cabelos tingidos, por exemplo, podem dificultar a identificao desse conjunto e, consequentemente, prejudicar sua avaliao. Com o tempo seu olhar estar habituado a perceber qual a cor natural dos cabelos das pessoas (por mais recente que seja o tingimento, sempre possvel encontrar sinais da cor natural observando a raiz dos cabelos). A pele, por sua vez, pode ser classificada de duas formas complementares: se fria ou quente. Como identificar cada uma? Uma dica ter em seu kit de cabeleireiro um grande brinco dourado e outro prateado, ou ainda dois cortes de tecido (de aproximadamente 40 cm de largura por 30 cm de altura) do mesmo tipo e qualidade, um prateado e outro dourado. Se preferir os tecidos, voc deve colocar um de cada vez diante do colo da pessoa, cobrindo os ombros e as roupas. Caso opte pelos brincos, posicione um de cada lado do rosto do cliente, junto pele do pescoo ou das bochechas. Esses procedimentos o ajudaro a identificar se a pele fria ou quente. Pergunte a si mesmo que tom metlico realou mais a cor da pele. Com qual deles a pessoa se tornou mais iluminada? Voc vai notar que um desses tons deixar a pessoa um pouco mais apagada. Pode ser difcil no comeo, mas, com o tempo e a experincia, voc se acostumar.

72

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Se o dourado realar mais = pele quente Se o prateado realar mais = pele fria
Eis alguns exemplos de cores frias e quentes. As cores frias so menos luminosas: vinho, azul, verdeesmeralda, violeta, pink, rosa, prata, branco e preto. As quentes so mais luminosas: vermelho-alaranjado, laranja, amarelo, marrom-escuro, branco-sujo, ferrugem, pssego, verde-oliva, cobre e caramelo.

Voc sabia?
Uma pesquisa recente, realizada pelo Departamento de Dermatologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), identificou mais de 125 tons de pele entre a populao brasileira.

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

73

jOO bACellAr

P ele

quenTe ou fria?

Atividade 1

1. Organizados em duplas, voc e seus colegas vo analisar uns aos outros segundo os critrios explicados nas pginas anteriores. Depois, iro discutir se a pele de cada pessoa de cor fria ou quente. 2. Em seguida, cada dupla vai se apresentar diante do resto da turma e explicar como tirou suas concluses. Ento, com o auxlio do monitor, os demais colegas debatero esses resultados. Ningum precisa conhecer todos os tons de pele, mas vamos associar a cor de cabelo mais adequada a alguns desses tons. Antes, porm, outra dica para voc encontrar a cor certa dos cabelos do cliente: tenha quatro cortes de tecido do tamanho j mencionado, cada um de uma dessas cores: tijolo, pssego, rosa e fcsia. Faa o teste diante do colo, repetindo os procedimentos explicados anteriormente. Observe.
silviACrismAn/DreAmstime.COm

Tecidos nos tons tijolo, pssego, rosa e fcsia: para voc encontrar a cor dos cabelos do cliente

Se a cor de tijolo realar mais a pele, significa que ela quente e vai combinar melhor com tonalidades de fundo avermelhado, terroso, quente e profundo. Se o pssego realar mais a pele, ela quente e fica melhor com tons de dourado, cores claras, alegres e brilhantes. Caso a cor eleita seja o rosa, quer dizer que a pele fria e se adapta melhor a cores suaves e sutis, como os louro-platinados e os matizes acinzentados. Se o fcsia tiver tudo a ver com o cliente, a pele dele fria e pede tons puros e intensos, como chocolate, preto, caf e mate. Nunca demais ressaltar que, independentemente das tendncias que a moda dita para as cores de cabelo, essa cor deve combinar com o tom de pele e a cor dos olhos do cliente, alm de respeitar seu estilo, formando, assim, um conjunto harmnico.
74
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Tipo fsico
Loira de pele clara

Cabelo
Loiro acinzentado

rOmAstuDiO/DreAmstime.COm

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

75

Tipo fsico
Loira de pele bronzeada

Cabelo
Mel, loiro dourado
DiAnA vAlujevA/DreAmstime.COm

76

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Tipo fsico
Morena clara com olhos cor de mel

Cabelo
Loiro acobreado, castanho com mechas douradas
jOse AntOniO niCOli/DreAmstime.COm

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

77

Tipo fsico
Morena clara com olhos escuros ou claros

Cabelo
Castanho-escuro, preto, acaju

78

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

jAsOn stitt/DreAmstime.COm

Tipo fsico
Ruiva com sardas

Cabelo
Acobreado, marrom

AnGeliKA sChWArZ/istOCKPhOtO.COm

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

79

Tipo fsico
Pele amarelada (oriental)

Cabelo
Tons de castanho-escuro, acaju
hAnhAnPeGGy/ istOCKPhOtO.COm

80

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Tipo fsico
Mulata

Cabelo
Castanho dourado, marrom
DArren bAKer/DreAmstime.COm

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

81

Tipo fsico
Negra

Cabelo
Castanho-escuro, avermelhado
yuri ArCurs/DreAmstime.COm

82

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

2 passo: identificar o formato do rosto e o estilo pessoal


O visagismo (visage a palavra francesa para rosto, e o sufixo ismo sugere estudo) uma tcnica que objetiva ressaltar as qualidades do rosto e o estilo pessoal, harmonizando colorao e corte dos cabelos, dicas de maquiagem. o equilbrio entre o estado de esprito e a personalidade, a nossa poro interna e a externa, que faz com que a beleza se complemente. Identificar o tipo de beleza, tal como indicam os especialistas em visagismo, um conhecimento que pode ajudar a compor um visual mais adequado a cada cliente. Para isso, a psicologia classificou os indivduos em quatro tipos de beleza, sempre ligados aos respectivos temperamentos.

Sufixo: Trata-se de uma ou duas slabas que so colocadas ao final de uma palavra, formando um novo termo. Veja o exemplo: moda: estilo predominante; modismo = moda + ismo (sufixo): o que est na moda.

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

83

Beleza sangunea (elemento ar) Exala dinamismo, alegria e entusiasmo. As pessoas associadas a esse tipo de beleza so sociveis e tm pouca capacidade de concentrao e disciplina. Normalmente gostam de ser o centro das atenes. Em geral tm cabeleira abundante. Usam tonalidades vibrantes no trajar: o amarelo tende a ser sua cor predileta. Fazem parte do grupo das cores quentes.

84

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

mihhAilOv/DreAmstime.COm

Beleza colrica (elemento fogo) Independentes, geralmente ocupam cargos de chefia e comando, j que so muito determinadas e dinmicas. Muitas vezes parecem arrogantes, mas so fiis e justas. Costumam usar muito a cor vermelha. Fazem parte do grupo das cores quentes.

CArlOsPhOtOs/DreAmstime.COm

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

85

Beleza melanclica (elemento terra) Ligada a pessoas sensveis, elegantes, que transmitem calma a quem as cerca. So cordatas, criativas, com forte tendncia artstica. Por serem muito organizadas, tm mais dificuldade para quebrar regras. Em geral, gostam do azul. Fazem parte do grupo das cores frias.

86

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

eAstWest imAGinG/DreAmstime.COm

Beleza fleumtica (elemento gua) A ambio passa longe das pessoas de beleza fleumtica, que so tranquilas, nada competitivas e bastante afetuosas. Elas podem passar a impresso de indecisas e inseguras. So geralmente conservadoras e acomodadas. Gostam da cor roxa. Fazem parte do grupo das cores frias.
rOn ChAPPle stuDiOs/DreAmstime.COm

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

87

Quem possui a faculdade de ver a beleza no envelhece.


Franz Kafka

r eConheCer

Atividade 1
as mulheres

1. Leia atentamente o texto a seguir e assinale as palavras que desconhece. 2. Procure no dicionrio o significado das palavras que no compreendeu. 3. Discuta com a sala a mensagem do texto. O que o autor nos fala sobre a beleza?
As mulheres de 80 Mario Prata Vincius de Moraes, agora com 90 anos, poderia cantarolar olha que coisa mais linda, mais cheia de graa, uma velhinha que vem e que passa, no doce balano, a caminho do lar. Se ainda existe uma mulher do lar, ela tem 80 anos. Principalmente no nosso lar. Me responda: existe alguma coisa mais bonita do que ver uma senhora de 80 anos, aqueles cabelos brancos (mulher honesta de 80 no pinta mais os cabelos), caminhando pela rua de mos dadas com o marido, bem mais trpego do que ela? Quantas vidas existem naquelas duas mos entrelaadas? Quantos filhos, netos e bisnetos? Quanta vida, quanta histria. Quanta gente aquela mulher de 80 colocou no mundo? E agora l vai ela, caminhando, sem pressa nenhuma, sabe l pra onde. Ela e o homem dela. Eternos enquanto duraram. , j no se fazem mais mulheres como as de 80. Perdemos a frmula e esquecemos, quase sempre, que elas existem. Mulher de um s amor, de uma s dedicao. As mulheres de 80 se dividem basicamente em trs categorias: as ainda casadas (como sofreram com seus maridos h algumas dcadas), as vivas (como sofreram com a morte do marido) e as com o mal de Alzheimer (que no sofrem, porque no sabem mais). O incrvel que a gente olha para uma velhinha e pensa que ela no saca mais nada. Que est apenas sentada ali na porta esperando o

88

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

prprio enterro passar. Ledo e lerdo engano. Aquela que faz aniversrio, com filhos, netos e bisnetos em volta. Olha ela l, na dela, sentada na cadeira, olhando o nada. Engana-se, minha filha. Ela est percebendo tudo. Ela sabe o que est rolando na festinha da bisa. Sabe quem trai quem, quem deve pra quem, quem odeia quem, dentro de seus prprios descendentes. Mas ningum d bola pra ela. A mulher de oitenta a mais sbia das mulheres. Ela j teve 30, achando que sabia de tudo. Chegou aos 40 pensando: agora que eu sei. E a foi indo at chegar ali. Cada vez conhecendo mais o mundo e as pessoas do mundo. Quando v o Bush dizendo besteira na televiso, ningum lhe pergunta o que achou. Tm certeza que ela vai dizer bobagem. Mas se ousarem vo ouvir uma frase curta, perfeita, exata. Quase filosfica. As mulheres de 80 filosofam. Infelizmente ningum as ouve. Voc deve achar que uma velhinha no pensa em sexo. Imagina! Ento me diga em que idade ela parou, se sempre pensou cada vez mais, durante os 20, 30, 40 etc. Ser que chegou numa idade e ela disse para ela mesma: hoje vou parar de pensar em sexo? Negativo. Pensa, e muito. Tenho uma parente que morreu aos 87 anos se masturbando. Feliz e sem a menor culpa, apesar de ir todo domingo missa. Sbia, descobriu que o prazer no pode ser pecado. Deve estar no cu, a danadinha. Cantando os anjos com ou sem trombetas. Quanto quelas que tm o mal de Alzheimer (antigamente eram apenas caducas. Pioraram o nome e no arrumaram o remdio) no sabem o que est acontecendo no mundo. Sua mente no guarda nada do presente (o que tem l suas vantagens), mas se lembram do passado como se fosse ontem. Pergunte sobre o baile de debutantes, como foi que ela conheceu o marido dela, daquela famosa quadrilha, das fofocas familiares dos anos 30. Um dirio do passado vai invadir a sua cabea e seus olhos vo ficar brilhando. Ah, as mulheres de 80 com seus cabelos brancos, seus culos redondos, seu tero e sua caixinha de remdios. Sbias, filsofas, boas. Gente finssima.
Fonte: www.marioprataonline.com.br

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

89

Matemtica e visagismo
Voc j reparou que a matemtica est presente em tudo ao nosso redor, inclusive no corpo humano? Vamos refletir a respeito e decifrar esse enigma.

Voc sabia?
Marcos Vitrvio viveu no sculo 1 (I) a.C. (antes de Cristo) e procurou apresentar a perfeio do corpo humano e suas medidas.
rePrODuO

Por volta de 1490, no sculo 15 (XV), Leonardo da Vinci desenhou o homem vitruviano, um homem com medidas perfeitas baseadas nos estudos do engenheiro, matemtico e arquiteto romano Marcos Vitrvio Polio. Esse homem no existe na realidade. Contudo, tanto o estudo de Vitrvio quanto o desenho de Da Vinci marcaram o incio de uma preocupao esttica que procura reunir medidas perfeitas e simetria na busca de um ideal de corpo humano.
ACADemiA De veneZA

Leonardo da Vinci (1452-1519) mais conhecido como pintor e escultor, autor de um dos quadros mais famosos da histria, a Mona Lisa. Ele considerado um verdadeiro gnio. Foi tambm cientista, matemtico, engenheiro, inventor, arquiteto, botnico, poeta e msico.

Para um cabeleireiro, importante conhecer e analisar as medidas existentes no corpo humano a fim de realizar um trabalho mais harmonioso.
90
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Na dcada de 1930, surgiu na Frana um novo conceito na rea de beleza. Trata-se do visagismo. O termo foi criado pelo cabeleireiro e maquiador francs Fernand Aubry (1907-1976). O visagismo a arte de embelezar o rosto. Ele estuda as propores e os traos pessoais de cada um a fim de decidir a cor apropriada do cabelo em relao pele e cor dos olhos, bem como fazer um corte de cabelo de modo a valorizar os traos do cliente. O objetivo do profissional visagista estudar o rosto das pessoas e mostrar o que fica mais adequado a cada uma delas, respeitando suas caractersticas e traos pessoais.

Propores do corpo e do rosto


O homem vitruviano de Leonardo da Vinci traz uma srie de medidas baseadas em clculos matemticos. Observe novamente o desenho da pgina anterior. Agora, veja algumas dessas medidas. A distncia entre a linha do cabelo e o queixo 1/10 da altura do homem. A altura da orelha 1/3 da longitude da face. A distncia da linha do cabelo at as sobrancelhas 1/3 da longitude da face.
Ca be le ir ei ro 1

IMP
O nmero escrito em forma de frao conhecido por nmero racional (p. ex.: 1/3, 1/10). Vamos entender esses nmeros? Quando estamos no mercado e pedimos 1/4 (um quarto) de queijo redondo, temos em mente um queijo cortado em 4 pedaos idnticos, dos quais compraremos apenas um pedao. Relembre os nmeros racionais em Fazendo as contas, no Caderno do Trabalhador 3 Contedos Gerais.

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

91

O rosto tambm possui algumas propores interessantes. Observe abaixo o desenho de Philip Hallawell (2002). Se nos basearmos s no tamanho da altura do nariz, chegaremos concluso de que ele: um pouco menor que o espao entre a base do nariz e o olho; um pouco maior que a largura do olho; igual ao tamanho da distncia entre a base do nariz e o queixo; igual altura da testa; igual ao tamanho entre o centro e a lateral do rosto, na parte mais larga; e igual ao tamanho das orelhas.

Como vimos, ter noo de matemtica essencial para a nossa vida. Conhecer propores o auxiliar, por exemplo, a escolher a melhor maquiagem para o tipo de rosto de seu cliente.
92
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Atividade 2
ProPoro no CorPo humano

1. Procure no dicionrio o significado de longitude. O que encontrou e qual dos significados ajuda a compreender as medidas de Vitrvio?

2. Em duplas e com um pedao de barbante, verifiquem as seguintes propores. a) Mea com barbante a distncia entre a raiz do cabelo e o queixo de seu colega. Compare-a com a altura dele. Essa distncia corresponde a 1/10 da sua altura? Depois, seu colega repete o procedimento com voc.

b) Mea com um barbante a altura da orelha do colega. Ela representa 1/3 da longitude da face? A seguir, ele mede a altura de sua orelha.

c) Repita o procedimento para verificar se a distncia desde a linha do cabelo at as sobrancelhas 1/3 da longitude da face. O que voc encontrou? Por fim, seu colega verifica a mesma medida em seu rosto.

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

93

d) Registrem aqui as concluses a que chegaram sobre as medidas. Por que essas medidas so importantes para um cabeleireiro?

3. Agora, pegue uma foto de rosto de uma revista e com uma rgua monte um esquema de propores como a figura apresentada anteriormente. Verifique se o tamanho do nariz: a) um pouco maior que a largura do olho; b) igual altura da testa; e c) igual ao tamanho das orelhas. 4. Com base nesse esquema, podemos dizer que todos os rostos so iguais? Justifique.

94

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

A simetria
Imagine uma ma cortada ao meio. Ela apresenta dois lados iguais?

A isso chamamos de simetria: a semelhana entre duas metades. Olhe para um colega e trace uma linha imaginria, vertical, dividindo seu rosto em dois. Observe bem e responda: os dois lados so iguais? Assim como nosso rosto, o corpo humano simtrico, isto , tem dois olhos, um de cada lado; um lado do nariz semelhante ao outro, e assim por diante. Repare nos seus olhos. O olho direito igual ao esquerdo?
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

95

Simetria tem a ver com geometria


Relembre o que viu no tema Arte e cotidiano no Caderno do Trabalhador 7 Contedos Gerais, que trata sobre a geometria, a parte da matemtica que estuda as formas. Preste ateno em especial na Unidade 3, que fala sobre as formas geomtricas. Para os profissionais de imagem e beleza, um conceito importante o ngulo. A geometria importante para que o cabeleireiro identifique o formato do rosto, pois, para cada tipo, voc dever usar uma estratgia diferente a fim de valorizar os traos do cliente.

Voc sabia?
No s nas formas que encontramos simetria. Ela tambm est presente nas palavras. Quando conseguimos ler a mesma frase nos dois sentidos, a chamamos de palndromo. A palavra estranha, mas o resultado divertido. Leia essas frases de trs para frente e veja o que aparece. SOCORRAM-ME, SUBI NO ONIBUS EM MARROCOS ANOTARAM A DATA DA MARATONA A MALA NADA NA LAMA A TORRE DA DERROTA

Conhecendo a composio do fio


Se, por um lado, compreendemos os conceitos de cor fria e quente e percebemos qual a mais adequada para cada tipo de pele, por outro, precisamos acumular conhecimento tcnico sobre as tintas e as formas de prepar-las e aplic-las. Em primeiro lugar, vamos recorrer ao estudo das cincias a fim de compreender a estrutura do fio do cabelo. Fio

DICA
ngulo a rea ou o ponto em que duas semirretas se encontram. Semirreta, por sua vez, a parte de uma reta que tem como limite um ponto.

Superfcie da pele Sebo Folculo piloso Glndula sebcea

96

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

O cabelo dividido em trs partes: 1. Cutcula 2. Medula

3. Crtex

1. Cutcula Parte externa do fio (como se fosse a pele do cabelo). Serve de proteo contra influncias externas. Quando o sol, a poluio e o uso de produtos inadequados maltratam o cabelo, a cutcula faz o fio perder o brilho e a maciez, causa pontas secas e duplas, torna o cabelo quebradio e provoca a queda dos fios. Isso porque ela no renovada da mesma forma que a pele humana. Para compensar o problema, existem produtos que agem como um protetor solar dos cabelos. 2. Medula Parte interna do fio que funciona como um eixo central de clulas. Alguns tipos de cabelo, em especial os crespos, muitas vezes no contm a medula.
Ca be le ir ei ro 1

A clula a menor parte de qualquer organismo vivo (animal e vegetal). Ela to pequena, que s pode ser vista com o auxlio de um microscpio aparelho com lentes que ampliam a imagem de seres e objetos que no conseguimos enxergar com nossos olhos. O ser humano formado por muitos trilhes de clulas.

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

97

3. Crtex Parte do fio onde ficam os pigmentos (eumelanina/azul, feumelanina/ amarelo e tricosiderina/vermelho), que determinam a cor natural dos cabelos de acordo com as diferentes propores das melaninas, indicadas numa escala de 1 a 10:

1. PreTo

6. loiro
esCuro

2. CasTanho-esCurssimo

7. loiro
mdio

3. CasTanho-esCuro

8. loiro
Claro

4. CasTanho-mdio

9. loiro
muiTo Claro

5. CasTanho-Claro

10. loiro
Clarssimo

98

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

A pigmentao dos fios pode ser alterada quando recebe a luz solar. Em razo disso, muito comum algum voltar da praia dizendo que o cabelo ficou queimado de sol. Os raios alteram a colorao dos fios e, tambm por isso, importante que voc, como profissional, oriente seus clientes a usar produtos que protejam os cabelos dos raios do sol. Os cabelos normalmente ficam brancos com o passar do tempo, pois a formao dos pigmentos diminui por causa da interrupo da produo de melanina. Essa caracterstica provavelmente tem origem fisiolgica e gentica. Os cabelos brancos, em geral, tornam-se grossos e rebeldes porque a melanina substituda por bolhas de ar.

Colorimetria
Voc j ouviu falar de colorimetria? Trata-se da cincia que estuda a composio da cor dos cabelos e os fatores que a alteram. Esses estudos nos informam tambm que a percepo da cor diferente de pessoa para pessoa. Isso explica por que, s vezes, certas pessoas afirmam que tal cor verde e outras teimam ser azul. Por causa dessas diferenas que dizemos que a percepo da cor subjetiva, ou seja, cada um pode ter uma viso diferente da mesma cor. Se quiser anular uma cor indesejada, seja em mechas, colorao ou descolorao, voc precisa ter conhecimentos de colorimetria. Veja, a seguir, uma tabela dos pigmentos contidos em uma colorao.

Colorao
Dourada Cobre Cinza Acaju ou vermelha Roxa ou violeta Verde ou mate

Pigmentos
Amarelados Laranjas Azuis Da mesma cor Da mesma cor Da mesma cor

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

99

A cincia das cores


A cincia tambm nos ajuda a saber que cores podemos combinar para obter uma terceira cor. O ciano, o amarelo e o magenta so chamados de cores primrias, pois no so formadas pela mistura de outras (todas as demais cores que so derivadas delas). As secundrias, por sua vez, resultam da mistura de duas cores primrias. Por exemplo: o laranja tem origem na mistura do amarelo com o magenta, e o verde deriva da soma do ciano com o amarelo. Por fim, as cores tercirias so aquelas que surgem da mistura de uma cor primria com uma ou mais cores secundrias.

Voc sabia?
A mistura de vrias cores ter sempre o preto como resultado. A cor castanha, muito comum em cabelos, a combinao de amarelo, vermelho e azul.

cores quentes
amarela (primria)

cores frias

laranja (secundria)

verde+amarelo (secundria)

vermelho (secundria)

verde (secundria)

vermelho + magenta (secundria)

verde + ciano (secundria) ciano (primria)

magenta (primria) magenta + violeta (secundria)

ciano + violeta (secundria)

violeta (secundria)

100

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

A leitura das tonalidades da colorao para cabelos


Se voc j coloriu seus cabelos ou os de outra pessoa, deve ter percebido que para cada tom de tintura existe um cdigo numrico. Essas cores so agrupadas e identificadas por at 3 dgitos. O primeiro algarismo indica o tom da cor. O grupo dos tons loiros, por exemplo, o de nmero 10. O segundo nmero indica o reflexo principal (o mais visvel), e o terceiro informa o reflexo secundrio (mais discreto).
KAAnAtes/DreAmstime.COm KAAnAtes/DreAmstime.COm KAAnAtes/DreAmstime.COm

Efeitos da tintura: o primeiro algarismo indica o tom da cor e o segundo, o reflexo principal

Veja um exemplo: marrom claro dourado acobreado, cdigo 6.35. Esse nmero indica que a tonalidade, a cor predominante, marrom. Os demais dgitos referem-se aos reflexos a partir dessa base.
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

101

P esquisando

Atividade 3
na inTerneT

1. Organizados em duplas, voc e seus colegas devem acessar os sites de fabricantes de tinturas para cabelos. 2. Pesquisem as cores disponveis. Com o auxlio do monitor, cada dupla estudar uma tonalidade e seus reflexos primrios e secundrios. 3. Compartilhem suas descobertas com a turma. O que voc e seu parceiro de dupla aprenderam sobre a cor das tinturas?

hora de aplicar a tintura


Vimos a composio fsica das cores e como cada fabricante lana novas coloraes de tempos em tempos. Agora chegou o momento de conhecermos as tcnicas para aplic-las nos cabelos.
Capilar: aquilo que relativo ao cabelo.

O sucesso da colorao capilar depende da condio dos fios. A evoluo tecnolgica desenvolveu produtos com pigmentos de qualidade aditivados com protenas e substncias hidratantes que colorem sem provocar danos aos cabelos e, em alguns casos, at melhorando o estado dos fios. Faa um diagnstico dos fios de cabelo e do couro cabeludo do cliente antes de aplicar a tintura. Ou seja, observe bem o cabelo e o couro cabeludo e faa uma anlise. Couro cabeludo Se apresentar vermelhido, irritao ou qualquer inflamao, no aplique nenhuma tintura. Espessura dos fios Quanto mais grosso o fio, maior deve ser o depsito de colorao sobre ele. Porosidade dos fios A porosidade refere-se condio das cutculas; quando danificadas, elas desbotam mais rapidamente, criando uma cor opaca (especialmente em cabelos avermelhados).

102

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Resistncia dos fios Os cabelos sem resistncia no conseguem fixar cor nenhuma e podem at se partir. Uma vez realizada a anlise dos fios, discuta com o cliente a cor desejada. Outro fato que voc deve sempre verificar a quantidade de cabelos brancos existentes, pois isso influenciar a preparao da tinta. Veja as informaes abaixo. Se o cliente apresentar 1/3 dos cabelos brancos (30% imagine o todo do cabelo dividido em 10 partes; destas, 3 so brancas), voc poder utilizar uma cor que tenha um tom mais claro do que os cabelos naturais.

DICA
Lembre-se de que voc est manuseando substncias qumicas. Por isso, sempre necessrio perguntar se o cliente tem alguma alergia. Teste o produto no punho da pessoa antes de aplic-lo no couro cabeludo. Essa a chamada prova de toque, cujas instrues esto, geralmente, detalhadas na embalagem da tintura. Leia-as com ateno.

IMP
Mulheres grvidas so mais sensveis aos produtos qumicos. Os mdicos aconselham evitar tinturas durante a gestao. Caso a cliente no tenha essa informao, converse com ela sobre o assunto. recomendvel que ela oua o mdico antes de realizar qualquer procedimento.

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

103

Se mais da metade dos cabelos (em torno de 60%) for branca, escolha uma cor igual ao tom natural. Se praticamente todo o cabelo for branco, aplique uma tonalidade mais escura que a cor natural.

Como fazer?
1 2 3
humbertO bAssAnelli jr. humbertO bAssAnelli jr.

1. Devidamente vestido com luvas de silicone, avental e mscara, prepare a tinta

conforme o efeito desejado. Para cada 100 mL de creme colorante, misture 150 mL de emulso oxidante.

2. Coloque a capa impermevel no cliente. 3. Passe o gel protetor no contorno do couro cabeludo, no esquecendo a nuca e as

orelhas.

4. Divida os cabelos em quatro partes. importante que os fios estejam secos. 5. Prenda os cabelos com clipes grandes ou piranhas. 6. Inicie a aplicao da tinta pela rea com maior concentrao de cabelos brancos.

Depois passe s outras mechas.


A rco O cupacio nal I m a g e m
e

104

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

humbertO bAssAnelli jr.

7. Aguarde o tempo necessrio para que o produto aja (siga as instrues do fabri-

cante). Verifique se a tonalidade corresponde ao efeito desejado. Ento, enxgue os fios para tirar os resduos de tinta.

8. Por fim, realize a lavagem como de costume, dando preferncia ao uso de xampu

e condicionador para cabelos coloridos.

Para cabelos sem fios brancos Primeira aplicao


Aplique a tinta em mechas finas da raiz em direo s pontas. Deixe o produto agir conforme as indicaes do fabricante. Verifique a tonalidade.

Retoque
Lembre-se de que o cabelo j est com tinta aplicada e, portanto, parte dele dever ficar exposta ao produto por menos tempo. Aplique a tinta apenas na raiz e deixe-a agir (o tempo necessrio pode variar conforme o produto, por isso, siga as instrues do fabricante). Aps esse perodo, com o auxlio de um pente, puxe a tinta em direo s pontas e deixe-a agir obedecendo s indicaes da embalagem.

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

105

106

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

unidade 5

Cabelos e produtos especficos

IMP
Substantivos so palavras que do nome s coisas. Substantivos simples so aqueles formados por apenas uma palavra, como: cabeleireiro, manicure, maquiador. Adjetivos so palavras que caracterizam o substantivo, do qualidades a ele. Por exemplo: cabelo opaco, visual antiquado, estilo moderno.

Neste ponto de nosso trabalho, vamos mudar um pouco de assunto: o que voc acha de conhecer mais sobre biologia e qumica, por exemplo? Substantivos simples como hidratao, cor, limpeza, efeito etc., ou acompanhados de adjetivos, como intensivo, desbotado, profundo, liso, frio, entre outros, vo passar a fazer parte de seu cotidiano profissional. Esses nomes e expresses vo compor seu novo vocabulrio. Voc j deve ter ouvido falar em economs, que como as pessoas passaram a chamar a linguagem tpica dos economistas, repleta de termos tcnicos de difcil compreenso para quem no da rea. Nesse sentido, temos que comear a pensar cada vez mais em cabeleirs.
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

107

Xampus e condicionadores
Mas o que, afinal, xampu? o lquido usado na lavagem dos cabelos com a finalidade de limpar, tratar, restaurar e hidratar. Os xampus atuais so bem diferentes dos primeiros, que tinham todos a mesma funo. Hoje, esses cosmticos apresentam-se numa diversidade muito grande, com especificaes para os mais diferentes tipos de cabelo e seus respectivos problemas. Existem dois tipos de xampus especiais: Antirresduo Recomendado para limpezas profundas, pois remove restos de condicionadores, musses e outras substncias cujo acmulo ocasiona opacidade e falta de brilho. Ele no deve ser usado em cabelos com escova progressiva. Tambm no recomendvel us-lo com muita frequncia; no mximo, uma vez por ms. Sem sal Suave, indicado para cabelos tratados quimicamente (tingidos, descoloridos, com permanente, com escova progressiva etc.), pois combate o ressecamento. E os condicionadores? Eles j foram chamados de creme rinse e tm como funes bsicas a hidratao e a revitalizao dos fios. Seu uso traz brilho, maciez e suavidade aos cabelos. Seu ingrediente principal uma composio de protenas que tem o objetivo de recuperar a condio normal dos fios expostos ao sol, ao vento, poluio, ao de produtos qumicos etc.

Voc sabia?
O xampu derivado de um detergente alemo criado em 1890. Ele comeou a ser vendido depois da Primeira Guerra Mundial. Os cabeleireiros ingleses o produziam aquecendo sabo em gua junto com bicarbonato de sdio e ervas, a fim de promover a sade do cabelo e impregn-lo com aromas. Acredita-se que a origem do nome veio de chhamna, expresso do idioma hindi que significa apertar, massagear ou amassar.

Rinse um termo francs que significa enxgue.

IMP
H um tipo de condicionador para ser usado com cada xampu. A combinao desses produtos deve ser harmnica, no podendo ser feita de forma aleatria. Deve-se sempre levar em conta cada tipo de cabelo.

108

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

C onheCendo

Atividade 1
os TiPos

de xamPu e CondiCionador

1. Organizados em grupos de cinco pessoas, voc e seus colegas devem pesquisar em supermercados, lojas de cosmticos, na internet e em revistas especializadas quais so os tipos de xampu e condicionador disponveis para o pblico consumidor e para os profissionais da rea, sem se prender a marcas, mas prestando ateno nas funes de cada produto. 2. Ao final desse levantamento cuidadoso, os grupos vo se reunir na classe e partilhar suas descobertas. Quais e quantos tipos de xampu e condicionador a turma identificou? O tratamento dos cabelos feito com produtos cujas frmulas contm frutas, ervas e/ ou outras substncias (algumas delas citadas no quadro da pgina 114). Ento, que tal comearmos a pensar em montar um manual ou um pequeno dicionrio enciclopdico que explique, por exemplo, para que serve o abacate em uma frmula de xampu? A pesquisa para a confeco desse material tambm o ajudar a descobrir como agem ou para que servem xampus e condicionadores para cabelos cacheados, modeladores de cachos, iluminadores e protetores de cor para nutrio celular, plstica dos fios, equilibrantes, energizantes, fortificantes, antiquebras, antirresduos, antiestresse, antioxidantes, ps-escova progressiva, reconstrutores para criar e manter efeito liso e muitos outros.

C onsTruindo

Atividade 2
o diCionrio enCiCloPdiCo

1. Organizados em grupos de cinco pessoas, voc e seus colegas vo discutir e anotar o que j sabem sobre a finalidade desses produtos ou de seus componentes, e tambm acerca dos diferentes tipos de xampu e condicionador. 2. Depois, em duplas, faam uma pesquisa na internet e, com base nos dados obtidos, construam uma tabela, anotando os componentes (abacate, banana, leite etc.) e suas finalidades (antirresduos, equilibrante, nutrio celular etc.). 3. Aps a pesquisa na internet, importante terminar o debate em grupo a fim de montar uma lista que relacione cada componente com sua(s) finalidade(s).
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

109

Para fazer esse trabalho vocs devem analisar apenas os componentes destacados nos rtulos dos produtos. Por exemplo: ao examinar um xampu de leo de amndoa, a equipe vai ver para que serve o leo de amndoa.

DICA
Especialistas afirmam que errado aplicar o xampu diretamente sobre os cabelos. Isso porque pode ocorrer uma sobrecarga do produto em algum ponto do couro cabeludo, o que, em casos extremos, chegaria a provocar descamao. Assim, necessrio primeiro espalhar o xampu na palma da mo e em seguida aplic-lo gradativamente sobre todo o cabelo, concentrando o produto na raiz e espalhando-o para as pontas apenas durante o enxgue. J o condicionador no deve ser aplicado sobre a raiz, e, sim, do meio para as pontas dos fios pois, na raiz, ele tambm pode causar descamao e caspas.

4. O trabalho final ficar semelhante aos exemplos citados na tabela abaixo.

Componente Amndoa

Finalidade
Hidrata os cabelos secos, pois fonte de vitaminas.

Camomila

Ajuda a realar os cabelos loiros.

110

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Nutrio e beleza dos cabelos


Agora j conhecemos os principais tipos de xampu e condicionador e sabemos que necessrio avaliar o tipo de cabelo e o estado em que ele se encontra antes de comear a trat-lo. Tambm precisamos pensar no efeito que o cliente busca para, s ento, pensar nos produtos mais indicados ao tratamento. Nesse ponto, teremos de usar outros produtos que auxiliaro na busca da condio ideal dos cabelos: cremes, mscaras revitalizantes, hidratantes, nutrientes, restauradores etc. A anlise dos ingredientes ativos de vrios produtos vai ajud-lo a resolver problemas que surgiro no dia a dia como, por exemplo, tratar cabelos ressecados e quebradios em consequncia da aplicao de sucessivas tinturas em curtos espaos de tempo. Nas prximas pginas vamos conhecer algumas informaes mdicas, em especial as relativas dermatologia (rea que cuida dos males da pele, das unhas e dos cabelos) ou, mais especificamente, tricologia, que analisa clinicamente o cabelo e o couro cabeludo; e tambm ginecologia, especialidade que informar paciente grvida sobre os produtos e tratamentos capilares que ela poder ou no utilizar. Se a medicina nos auxilia com conhecimentos sobre os cuidados com o corpo e os cabelos, outra rea da sade tambm bastante til aos cabeleireiros: a nutrio. Afinal, uma alimentao errada pode deixar os cabelos secos ou excessivamente oleosos, quebradios e sem vida. A alimentao mais adequada a que conhecemos como balanceada, equilibrada. Para sabermos do que se trata, vamos examinar a composio da pirmide alimentar. De acordo com o Departamento de Nutrio da Universidade de Braslia, essa pirmide formada por 8 grupos de alimentos.

Voc sabia?
Os cabelos so formados por anis de queratina e seu aspecto externo semelhante s escamas de peixe. Aos anis de queratina damos o nome de cutcula. Por isso falamos em cabelos com cutculas abertas.
steve GsChmeissner/sCienCe PhOtO librAry/lAtinstOCK

Cabelo com cutculas abertas


susumu nishinAGA/sCienCe PhOtO librAry/lAtinstOCK

Cabelo com cutculas fechadas

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

111

Grupo 1 Fica na base da pirmide e formado pelos alimentos que nos do energia. Grupo 2 Formado por alimentos que regulam o funcionamento do organismo, pois so ricos em sais minerais, vitaminas e gua. Grupo 3 Tambm cumpre a funo reguladora. Composto por frutas igualmente ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. Grupo 4 Abrange os chamados alimentos construtores, em que h muito ferro, zinco e clcio. Gorduras e acares tambm fazem parte deste grupo. Grupo 5 Tambm inclui alimentos construtores com elementos qumicos como ferro e zinco. Fazem parte desse grupo carnes e ovos, itens geralmente associados ao colesterol nocivo. Grupo 6 Mais elementos construtores, com a vantagem de auxiliar na produo do colesterol bom pelo organismo. Grupo 7 Composto por gorduras que ajudam a conduzir as vitaminas pelo organismo. Grupo 8 No topo da pirmide, inclui alimentos altamente calricos, que devem ser consumidos em quantidades mnimas: todos os salgadinhos empacotados, balas e chocolates, por exemplo.

112

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

O mesmo departamento da UnB recomenda, para uma dieta balanceada, o consumo dirio das seguintes pores:

Alimentos Grupo 1
cereais, pes, razes e tubrculos

Pores
8 pores

Calorias
150 kcal

Grupo 2
hortalias e verduras

3 pores

15 kcal

Grupo 3
frutas e sucos de frutas naturais

3 pores

70 kcal

Grupo 4
leite e derivados: queijos, bebidas lcteas etc.

3 pores

120 kcal

Grupo 5
carnes e ovos

2 pores

130 kcal

Grupo 6
leguminosas: feijo, soja, ervilha etc.

1 pores

55 kcal

Grupo 7
leos e gorduras

2 pores

120 kcal

Grupo 8
acares, balas, chocolates, salgadinhos

2 pores

80 kcal
Fonte: Universidade de Braslia

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

113

P esquisando

Atividade 3
alimenTos

1. Organizados em duplas, voc e seus colegas iro a uma biblioteca ou sala de informtica pesquisar os alimentos ricos em substncias qumicas importantes para a sade dos cabelos citados na tabela a seguir.

Elemento qumico Magnsio

Funo
Essencial na formao de protenas como a queratina, substncia constituinte dos fios. No pode faltar, pois, sem ele, os fios tornam-se finos e quebradios. Ajuda no controle da quantidade de gua dentro dos fios, alm de torn-los brilhantes. Tem importncia para a flexibilidade e a hidratao dos fios.

Alimentos

Clcio

Sdio

Potssio

Zinco

Proporciona fora aos cabelos.

Silcio e enxofre

Fortalecem e estimulam o crescimento dos cabelos.

114

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Uma boa alimentao, combinada com o uso correto de produtos de beleza adequados e de boa qualidade, contribui para a sade e o vio dos cabelos. Algumas vitaminas e minerais tambm exercem um papel importante nesse processo. Entre eles esto: Vitamina B2 Encontrada nos cereais em gros, nos bifes de fgado, em sementes de girassol, na couve, no agrio, no leite, em ovos, ervilhas etc. Vitamina B7 Presente no melo, no levedo, no grmen de trigo, na laranja, no plen de flores, na alfafa germinada, no iogurte, em nozes e castanhas etc. Ltio Sua ausncia provoca queda de cabelo e seborreia. Encontrado na gua, no gengibre, em certos tipos de cogumelo, no agrio, na alface e em nozes e castanhas. 2. Debatam a importncia, ou no, de um cabeleireiro aconselhar seus clientes sobre a alimentao. Justifiquem suas concluses e apresentem essa argumentao turma. Esse pode ser mais um item na construo de seu dicionrio enciclopdico.

IMP
A orientao sobre alimentao baseada no consumo de produtos naturais, e no no consumo de produtos industrializados. Alm disso, todo medicamento deve ser receitado somente por mdicos.

A cincia nos cabelos


Voc j deve ter reparado como a cincia est presente em muitos aspectos cotidianos do cabeleireiro. Vimos at aqui como o fio composto e quais so os alimentos adequados para dar brilho e maciez aos cabelos. Mas h muito mais cincia nessa profisso. Repare nos rtulos de cosmticos para cabelos ou mesmo nas propagandas desses produtos. Voc j ouviu falar em pH? a sigla de potencial hidrogeninico. Embora ele tenha um nome estranho, essencial conhecer sua funo, pois seu efeito tem relao direta com a estrutura dos cabelos. Esse curso no pretende conceituar o termo hidrogeninico. Basta, por ora, saber que o pH indica quanto uma determinada substncia
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

115

alcalina ou cida. As substncias alcalinas so opostas s cidas. Alm disso, so capazes de diminuir ou anular a acidez de qualquer substncia.

IMP
O pH apresenta uma medida que varia entre 1 e 14 e indica o quanto um lquido cido ou alcalino (o oposto de cido). Se o pH menor que 7 (pH < 7), significa que a substncia cida. Se a substncia tiver pH maior que 7 (pH > 7) ela alcalina. E quando o pH igual a 7? Isso quer dizer que a substncia neutra (nem cida nem alcalina).

Os cabelos so formados por molculas que se unem por meio de trs tipos de ligaes: as pontes salinas, as de dissulfeto e as ligaes de hidrognio. Quando os fios esto molhados, ocorre a quebra das ligaes de hidrognio e, por isso, eles perdem volume. Quando secam, as ligaes so recompostas, o que os faz recuperar o volume. Xampus cidos (com pH semelhante a 1,5) quebram as ligaes de hidrognio assim como as pontes salinas, tornando os cabelos secos e rebeldes. Os xampus com pH elevado (maior ou igual a 8) quebram as pontes de dissulfeto, provocando pontas duplas pois h a ruptura das pontes localizadas nas extremidades dos fios. Portanto, o xampu ideal deve ter pH moderado (entre 4,0 e 5,0). H produtos que modificam a estrutura dos cabelos sem, entretanto, danific-los. Assim, possvel alisar cabelos cacheados, ondulados, crespos e afros sem recorrer a produtos que os danifiquem e, principalmente, sem usar cosmticos nocivos sade, tanto do cliente como a sua caso do formol, por exemplo. As escovas progressivas com formol so ilegais no Brasil, j que o uso da substncia em tratamentos estticos est proibido pela Anvisa Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria desde 1997. O ndice de formol em cosmticos de 0,2%, teor insuficiente para produzir o alisamento. Em seu lugar, atualmente, existem produtos cujas frmulas incluem compostos qumicos como hidrxido de sdio, tioglicolato de amnia, guanidina, queratina, metilparabeno e propilparabeno. Esses produtos tornam o cabelo malevel, mais elstico e mais liso, e amolecem a fibra. Mas no podem ser misturados num mesmo tratamento ou numa s tcnica.

Voc sabia?
O uso contnuo de formol pode resultar em srios problemas respiratrios e favorecer o surgimento de tumores. Essa substncia classificada como cancergena pela OMS Organizao Mundial da Sade.

116

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Reconhecendo os tipos de cabelo


Nossa vivncia nos ajuda a identificar se um cabelo seco ou oleoso, mas um profissional da rea precisa conhecer o assunto com mais profundidade. Para cada tipo de cabelo h produtos diferentes. Se o cabelo oleoso, o cliente deseja tirar o excesso de leo. Por isso o xampu e o condicionador no podem ser iguais queles usados por quem tem cabelo seco. O estado em que os cabelos se encontram no momento do tratamento outro fator que determina quais sero os produtos aplicados. Afinal, os cabelos podem precisar de nutrientes, hidratao, fora etc. Mais um aspecto a ser levado em conta o efeito desejado. H produtos indicados para manuteno do efeito liso, modeladores de cachos, protetores da cor, cosmticos que controlam o volume dos fios etc. Alimente aqui seu dicionrio enciclopdico anotando as caractersticas de cada tipo de cabelo. Depois de algum tempo, voc no utilizar o dicionrio com muita frequncia, mas no incio da carreira ele o ajudar bastante. Assim, o ideal que, no comeo da pesquisa, voc monte fichas para consulta.

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

117

Cabelos secos
Eles so ressecados em toda a extenso dos fios, diferentemente de outros que podem estar secos nas pontas, mas no perto da raiz. Tambm no brilham, j que apresentam oleosidade muito baixa. So quase sempre mais volumosos que os outros tipos de cabelo e apresentam mais dificuldade para pentear e desembaraar. Alis, em geral, parecem no ter sido penteados corretamente. So quebradios, speros no toque e costumam apresentar pontas duplas. Por isso tudo, podemos dizer que os fios secos so frgeis. Todas as caractersticas citadas acima decorrem da baixa lubrificao do couro cabeludo. Essa falta de lubrificao deixa os cabelos mais expostos a qualquer agente da natureza capaz de causar danos. E esse fator, alm da nutrio insuficiente, que torna os cabelos secos mais fracos que os demais.

Baixa lubrificao do couro cabeludo: o problema resseca os fios, que se tornam fracos

118

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

KAren struthers/DreAmstime.COm

Cabelos normais
No ressecam com facilidade, so macios e brilhantes, tm volume adequado, so fceis de pentear. Pedem hidratao, em mdia, a cada 15 dias.
humbertO bAssAnelli jr.

Macios e brilhantes: os cabelos normais so fceis de pentear e pedem hidratao a cada 15 dias

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

119

Cabelos oleosos
A produo das glndulas sebceas excessiva, muito maior do que o necessrio, fazendo com que a gordura torne os fios mais finos e sem volume. Por isso, esse tipo de cabelo exige lavagens dirias. A hidratao, por outro lado, deve ocorrer somente uma vez por ms.
jAni brysOn/istOCKPhOtO.COm

Excesso de produo das glndulas sebceas: os cabelos oleosos exigem poucas sesses de hidratao

120

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Cabelos mistos
So oleosos junto ao couro cabeludo, apresentando aspereza nas pontas que ressecam com frequncia. Requerem tratamento com produtos especficos para amenizar a oleosidade da raiz e hidratar as pontas secas. A hidratao deve ser feita quinzenalmente, com foco na rea entre o meio e as pontas dos fios.
yuri ArCurs/DreAmstime.COm

Cabelos mistos: oleosos junto ao couro cabeludo e ressecados nas pontas, requerem tratamento especfico

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

121

i denTifiCando

Atividade 4
os TiPos de Cabelo

1. Organizados em grupos de trs pessoas, pesquisem mais profundamente as caractersticas dos cabelos a fim de preencher o dicionrio de cada um. 2. O segundo passo associar essas caractersticas aos produtos disponveis no mercado. Que tipo de xampu e condicionador deve ser usado em cada caso? 3. Em seguida, cada equipe vai expor os resultados obtidos e comparar com os dados colhidos pelos demais grupos. Isso permitir que os dicionrios fiquem ainda mais completos. 4. Agora, em duplas, cada aluno vai analisar o tipo de cabelo do parceiro e sugerir o uso cotidiano de produtos especficos.

Tipos de tratamento
Devemos sempre oferecer tratamentos que busquem o equilbrio dos fios. Para balancear os cabelos secos, devemos usar produtos nutritivos; j no caso dos oleosos, os produtos devem controlar a produo das glndulas sebceas; os cabelos mistos necessitam de controle da oleosidade para que haja uniformidade tanto junto s razes quanto ao longo dos fios. Por fim, os cabelos normais precisam de produtos que apenas mantenham essa condio.

122

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Hidratao
Recomendao: cabelos secos, tingidos e danificados. Tempo: no caia na armadilha de que quanto mais tempo durar a aplicao de um produto, melhor ser o resultado. Os processos de hidratao devem seguir as recomendaes dos fabricantes em geral, no se deve ficar mais de uma hora com a mscara nos cabelos. Cuidados: no aplique o produto na raiz dos cabelos.

IMP
Tratamentos oferecidos que garantam bons resultados, como a hidratao, esto entre os servios mais procurados nos cabeleireiros.

AGe fOtOstOCK/KeystOCK

DICA
Vale lembrar que cabelos com diferentes estruturas e estados de ressecamento variados pedem tipos diversos de hidratao. Cabe a voc, profissional da rea, analisar as necessidades de cada caso e determinar o mtodo a ser usado.

O processo deve seguir as recomendaes dos fabricantes: nunca aplique o produto na raiz dos cabelos

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

123

Cauterizao capilar
um tratamento que cicatriza as cutculas dos cabelos por meio de hidratao profunda, selando as escamas dos fios e suavizando as pontas duplas. Alm disso, elimina o aspecto arrepiado e seco.
CAnDybOx PhOtOGrAPhy/ DreAmstime.COm

Hidratao profunda: a cauterizao cicatriza as cutculas dos fios, suavizando as pontas duplas

124

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

1o passo Devidamente vestido com luvas de silicone, avental e mscara, lave os cabelos do cliente com xampu antirresduos at que os fios estejam completamente livres de impurezas. 2o passo Passe uma mscara reconstrutora base de queratina ou protena, massageando todos os fios separados em pequenas mechas. O sentido da massagem deve ser o mesmo do crescimento dos fios. Deixe o produto agir por cerca de 10 minutos. 3o passo Enxgue os cabelos, retirando os resduos de produtos aplicados. 4o passo Aplique um creme antitrmico para proteger os fios do calor do secador e da chapinha. 5o passo Separe os cabelos em quatro mechas (na frente, nos lados e atrs). 6o passo Seque os fios enquanto faz a escova. 7o passo Volte a dividir os fios em mechas. 8o passo Separe uma mecha menor e aplique nela a queratina lquida. Em seguida, passe a prancha (chapinha) nessa rea. Repita o procedimento at que todo o cabelo esteja cauterizado. Lembre-se de aconselhar o cliente a no lavar os cabelos nas 48 horas seguintes.

Tratamentos naturais e argiloterapia


Oferecer tratamentos naturais pode ser um diferencial em sua relao de servios. Alguns, como a argiloterapia, remontam Antiguidade. A argiloterapia adstringente, tonificante e estimulante. Recomendao: fortalecer e recuperar os cabelos, pois inclui sais minerais que promovem uma limpeza profunda. A argila usada nesses tratamentos elimina as clulas mortas dos fios, revitalizando-os, alm de ativar a circulao do sangue no couro cabeludo. Tambm eficaz contra caspa, seborreia e queda dos cabelos, tem ao bactericida e regeneradora. Prefira as argilas preta ou verde. A primeira age na raiz contra a oleosidade excessiva e trata a queda de cabelo. A verde tem ao mais tonificante e indicada para fios mistos ou normais. Preparao: misture 2 colheres de sopa de argila com meia xcara de gua mineral at formar uma pasta homognea.
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

125

Aplique essa pasta com um pincel nos cabelos limpos. Tempo: deixe a mistura agir durante 20 minutos. Diferentemente do que ocorre na hidratao, nesse procedimento voc pode (e deve) aplicar o produto tambm no couro cabeludo. Retire a mistura com bastante gua, lavando os cabelos em seguida com xampu neutro. Se necessrio, utilize hidratante ou condicionador. Ateno: a aplicao da argila semanal e o tratamento completo deve durar de 6 a 12 semanas, dependendo do tipo de cabelo. comum que os cabelos adquiram um aspecto ressecado aps as primeiras aplicaes. importante que o cliente esteja ciente de que a argiloterapia um processo e que o efeito surgir ao longo do tratamento.
126
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

OlGA lyubKin/DreAmstime.COm

Relaxamento, alisamento e recondicionamento trmico


O processo de relaxamento dos cabelos consiste em suavizar a ondulao existente, amolecendo a estrutura dos fios. Ele pode ser dividido em trs passos. 1o passo Preparao: usando luvas descartveis, lave os cabelos do cliente com xampu antirresduos e separe-os em quatro partes. 2o passo Aplicao do creme de relaxamento: coloque o produto em uma vasilha no metlica. Com o auxlio de um pincel, inicie a aplicao pela nuca, evitando o contato do creme com o couro cabeludo (mantenha distncia de cerca de 1 cm em relao a ele). Aplique o produto rapidamente, mecha aps mecha, sobre todo o comprimento dos fios, tomando o cuidado de no pux-los. Se os cabelos j foram alisados, passe o creme unicamente na base dos fios, respeitando a j citada distncia de 1 cm. Certifique-se de que o produto seja bem distribudo por todos os fios. Alise-os com os dedos ou com a ajuda de um pente no metlico de dentes largos, assegurando-se de que h creme suficiente sobre os cabelos. Sem alterar a temperatura ambiente, faa uma pausa para o produto agir. Esse prazo deve ser de aproximadamente 15 minutos para cabelos naturais resistentes e 10 minutos para cabelos coloridos, fragilizados e/ou com mechas. Continue alisando os fios com os dedos ou o pente durante essa pausa. Enxgue com bastante gua morna at a eliminao total do produto. Seque cuidadosamente com uma toalha. 3 o passo Aplique cerca de 80 mL da quantidade de loo fixadora neutralizante sobre os cabelos. Espalhe o produto com delicadeza e deixe-o penetrar em toda a extenso dos fios. Alise regularmente os cabelos durante uma pausa de 5 minutos. Espalhe mais 40 mL da loo. Alise regularmente os cabelos durante uma pausa de 3 minutos. Enxgue cuidadosamente com gua morna por mais 3 minutos. O alisamento implica o uso de produtos mais fortes, pois, alm de alargar as ondas, ele as estica por completo. O processo deve obedecer sequncia abaixo. 1o passo Divida em quatro partes o cabelo previamente relaxado e aplique um produto de pr-tratamento. 2o passo Mecha aps mecha, passe nos fios uma mistura de creme de relaxamento e ativador, comeando pelo topo da cabea e seguindo em direo nuca.
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

127

IMP
O uso do creme alisante deve ser obrigatoriamente acompanhado pelo uso de um neutralizante. Esses produtos so desaconselhveis para crianas e gestantes.

3o passo Com movimentos leves, porm firmes, estique as mechas enquanto espalha a mistura usando as costas de um pente no metlico ou as mos enluvadas. Aguarde o tempo de pausa especificado pelo fabricante do creme. 4o passo Depois de conferir se o cabelo est processando a mistura, enxgue-o at remover por completo os produtos aplicados. 5o passo Aplique um condicionador normalizante e distribua-o de forma homognea enquanto massageia ao longo dos fios. Deixe o produto agir por 3 minutos e enxgue os cabelos. O recondicionamento trmico (tambm conhecido como alisamento japons ou escova definitiva) mantm os cabelos lisos por mais tempo. O processo, que pode ser dividido em trs etapas, d-se por meio de uma chapinha trmica especial que redistribui uniformemente a queratina. 1o passo Preparao: usando luvas descartveis, lave os cabelos do cliente com xampu antirresduos e separe-os em quatro partes. 2o passo Aplicao do creme de relaxamento: coloque o produto em uma vasilha no metlica. Com o auxlio de um pincel, inicie a aplicao pela nuca, evitando o contato do creme com o couro cabeludo (mantenha distncia de cerca de 1 cm em relao a ele). Aplique o produto rapidamente, mecha aps mecha, sobre todo o comprimento dos fios, tomando o cuidado de no pux-los. Se os cabelos j foram alisados, passe o creme unicamente na base dos fios, respeitando a distncia de 1 cm citada acima. Certifique-se de que o produto seja bem distribudo por todos os fios (em cabelos espessos voc pode usar um pente no metlico de dentes largos). Alise os fios com os dedos ou com a ajuda de um pente no metlico de dentes largos, assegurando-se de que h creme suficiente sobre os cabelos.

128

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Faa uma pausa levando em conta o tempo determinado pela mecha-teste e respeitando o tempo mximo de 40 minutos. Evite esticar os cabelos durante a pausa. Acompanhe as condies de elasticidade dos fios. Quando considerar que a ao do relaxante foi suficiente, passe um pente pelos cabelos com suavidade. Se os fios ficarem estendidos, enxgue-os abundantemente at retirar todo o produto. Caso contrrio, deixe que ele continue agindo e depois enxgue. Ento, use uma toalha para eliminar cerca de 80% da umidade dos cabelos. 3o passo Aplique cerca de 80 mL da quantidade de loo fixadora neutralizante sobre os cabelos. Espalhe o produto cuidadosamente e deixe-o penetrar em toda a extenso dos fios. Alise regularmente os cabelos durante uma pausa de 5 minutos. Espalhe mais 40 mL da loo. Alise regularmente os cabelos durante uma pausa de 3 minutos. Enxgue cuidadosamente com gua morna por mais 3 minutos. A fim de obter um resultado ainda melhor e mais durvel, aps a escova definitiva passe a chapa nos cabelos separados em mechas finas.

Cuidados a serem tomados


Tanto o alisamento quanto o relaxamento pedem retoques em perodos que variam entre 40 e 60 dias. Esses procedimentos de manuteno devem se limitar s razes para que no haja ressecamento dos cabelos. Nem o alisamento nem o relaxamento so indicados para quem se submeteu a outros processos qumicos. A tcnica de relaxamento trmico no recomendada para cabelos muito crespos ou descoloridos. O ideal que os fios no tenham passado por processos qumicos por aproximadamente 6 meses.

Cuidado: produtos txicos


Utilize produtos de fabricantes reconhecidos no mercado e com selo de aprovao da Anvisa , pois estar lidando com substncias qumicas que envolvem riscos. Caso haja erro na aplicao ou na neutralizao dos produtos aplicados, os cabelos podem ficar gravemente danificados. Os cosmticos base de hidrxido de sdio possuem efeito alisador, mas so altamente txicos e podem lesionar o couro cabeludo e, por isso, no devem ser aplicados sobre ele. Guarde sempre uma distncia de 1 cm em relao raiz dos cabelos. Todo cuidado pouco na proteo dos olhos, pois esses produtos tambm podem afetar a viso do cliente.
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

129

Aconselhe sempre que o cliente faa tratamentos mais naturais, explicando os riscos envolvidos no uso do hidrxido de sdio. Os produtos base de tioglicolato de amnia produzem o mesmo efeito e devem ser aplicados sobre os fios umedecidos. Os cremes de alisamento, por exemplo, contm amnia e sais de cido tiogliclico, enquanto as frmulas das loes fixadoras incluem perxido de hidrognio (gua oxigenada). H pessoas sensveis a esses produtos; alm disso, eles no devem ser utilizados em clientes cujo couro cabeludo apresente irritaes ou feridas, ou que j tenham sofrido algum tipo de reao alrgica a eles.

IMP
Voc deve esperar 15 dias para fazer colorao em clientes que utilizaram cremes de alisamento ou loes fixadoras.

Para dar volume


Todo tipo de cabelo, liso ou ondulado, pode ser ralo. Para dar volume a cabelos muito finos e ralos, h produtos capazes de tornar as fibras capilares mais densas e pesadas, pois suas molculas penetram nas fibras, expandindo-se e solidificando-se em seu interior. Em outras palavras, deixam os cabelos at 66% mais encorpados e resistentes. Esses produtos devem ser usados regularmente, j que no suportam mais que uma dezena de lavagens. A queratina ideal para os cabelos lisos que estejam fracos e estticos (arrepiados), pois restaura as protenas, os minerais e a gua dos fios. Para os cabelos mais grossos, a reestruturao condiciona os fios, recupera a umidade e fecha as cutculas. Os produtos base de ceramidas, por exemplo, reconstroem as pontas danificadas e nutrem os fios sem deix-los pesados e sem balano. Esse tratamento tambm indicado para cabelos oleosos ou mistos com aparncia spera ou arrepiada. Produtos finalizadores, como o gel e a musse, ajudam a encorpar os fios. Outro recurso inclui o tipo de secagem
130
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

dos cabelos que pode ocorrer com a cabea virada para baixo seguida de uso de uma escova redonda, com o jato do secador direcionado raiz. No custa lembrar que o tipo de corte tambm pode dar volume aos cabelos. O degrad e o desfiado so os mais aconselhveis para esse caso.

Cabelos com caspa


Os clientes que solicitarem tratamento contra caspa ou descamao devem ser aconselhados a buscar ajuda de um dermatologista. O cabeleireiro pode realizar uma hidratao profunda utilizando condicionadores ou mscaras a fim de reparar as cutculas. Os produtos que contm silicone, aminocidos e polmeros so os mais indicados para essa situao. Nesse momento algumas dicas so importantes: Sugira que o cliente lave os cabelos com gua morna (a gua quente dilata os poros e ativa a produo de sebo). Proponha que ele passe condicionador somente nas pontas dos fios. Ao secar os cabelos (ou fazer escova), ajuste o termostato do secador para a temperatura mdia e segure o aparelho a uma distncia mnima de 15 cm. Diga para o cliente fazer o mesmo em casa. Alerte o cliente para o fato de que o uso de tinturas e produtos qumicos mais agressivos piora o problema. Desaconselhe o uso de gis e musses. Lave os pentes e as escovas logo aps utiliz-los em algum que tenha caspa. Recomende que o cliente faa disso um hbito.

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

131

132

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

unidade 6

mechas, reflexos, luzes e balayage


imAGe sOurCe/fOlhAPress

Iluminao dos cabelos: h quatro tcnicas principais para contrastar fios claros e escuros

Algum que no seja do ramo pode achar que mechas, reflexos, luzes ou balayage so sinnimos, ou seja, palavras com o mesmo significado. No fundo, esse ponto de vista faz sentido, pois as quatro tcnicas dizem respeito a um mesmo processo: iluminar os cabelos, ou seja, criar contrastes entre reas claras e escuras. Porm, cada uma delas apresenta caractersticas e maneiras prprias de aplicao. Reflexos e luzes continuam sendo as tcnicas mais usadas, pois, diferentemente do ultraloiro, no apresentam efeitos colaterais. Antes de discutir que tcnicas so essas, importante partilharmos algumas informaes.
Ca be le ir ei ro 1 A rco O c u pac i on a l I m a g e m
e

Beleza

133

Tanto mechas como reflexos, luzes e balayages servem para clarear os cabelos ou emprestar a eles uma luminosidade colorida. Uma coisa certa: o cabeleireiro deve levar em conta, antes de qualquer procedimento, a cor natural dos cabelos do cliente e fazer um simples teste de resistncia dos fios. Se a tonalidade dos cabelos loiro-escuro, por exemplo, o cabeleireiro pode aplicar uma tinta que deixe alguns fios mais claros, destacando-os. Mas se a cor natural for castanho-claro e a aplicao for muito clara, os cabelos certamente tendero ao avermelhado. Portanto, todo cuidado pouco. importante ter em mente o efeito que o cliente pretende obter, a fim de definir junto com ele a tcnica e a tonalidade do clareamento. Para clarear a cor do fundo dos cabelos sem prejudicar os fios, obtendo um resultado bem natural, voc deve criar reflexos com trs ou mais tons em degrad. Outra possibilidade fazer mltiplos reflexos na cabea toda usando at cinco tonalidades (que podem variar conforme a cor natural dos fios), distribudos por mechas bem finas divididas em cerca de 300 papelotes. O resultado uma suave colorao que contrasta com a cor natural. As chamadas mechas de cores invertidas ou inversas podem ser obtidas por meio de coloraes escuras em cabelos muito claros. As pessoas morenas de cabelos castanho-escuros que buscam mais luminosidade devem recorrer aos tons de bronze e mel usando a tcnica balayage. Se o fundo for avel, a melhor opo o loiro bem claro. J os fios marrons quentes pedem mechas acobreadas. Mas quais so as especificidades de cada tcnica? Confira a seguir.

Mechas
A quantidade de fios descoloridos e tingidos maior que nas demais tcnicas. As mechas podem ser feitas em qualquer tonalidade de cabelo.

Luzes
So mechas ultrafinas que podem ser feitas na cabea toda. Do um efeito mais natural aos cabelos, principalmente se forem apenas alguns tons abaixo da cor natural. O resultado final o de cabelo que tomou sol.

134

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Balayage
Tcnica francesa popularmente conhecida no Brasil como balaiagem. As mechas so finas, mas ocupam apenas a parte superior da cabea.

Reflexos
As mechas so mais claras e largas. Tcnica indicada para quem tem cabelos naturalmente bem claros.

Californianas
Mechas claras feitas da altura das orelhas para baixo, ou apenas nas pontas dos cabelos. So mais usadas no vero, pois simulam a ao do sol nos cabelos longos.

Sun kiss
As pontas dos cabelos ficam mais claras que o restante, como se tivesse tomado muito sol. Trata-se de uma tcnica mais suave que a californiana.

Mechas invisveis
So bem finas, vo da raiz at as pontas e parecem se misturar cor original dos cabelos, resultando em um efeito natural e discreto. A tcnica pode ser aplicada tanto em morenas (mechas caramelo e douradas) quanto em loiras (mechas camomila e platinadas). So ideais para quem quer inovar sem sair do tradicional. Para usar um desses recursos importante examinar, assim como na tintura, a quantidade de fios brancos. Relembre sempre a tabela indicada na Unidade 4 sobre a quantidade de fios brancos, pois ela ser um guia para o preparo da tinta, a fim de se obter o efeito desejado. Existem dois tipos de luzes. O primeiro tipo obtido com o auxlio de folhas de papel especial, que deixam mechas mais marcadas e definem bem o espao entre claro e escuro. O segundo tipo, cujo processo envolve o uso de uma touca de silicone (foto da pgina 136), ideal para quem deseja ter cabelos mais claros e uniformes.

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

135

Como fazer
A touca de silicone utilizada para fazer luzes. Entretanto, muitos profissionais da rea esto aderindo ao plaquete, pois consideram que ele permite um maior controle das aes. Isso porque a touca de silicone cheia de furos pelos quais os cabelos so puxados com uma agulha de croch. Segundo muitos cabeleireiros, essa tcnica no permite que a colorao se aproxime da raiz, e o resultado inferior quele obtido com o uso do plaquete.
AGe fOtOstOCK/KeystOCK

Touca de silicone: ideal para quem quer ter cabelos mais claros e uniformes

136

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

t An

Cl

Ar

Plaquete: muitos profissionais recorrem a ele para ter maior controle das aes

A tcnica do plaquete simples. Ponha as luvas, vista a capa no cliente e mos obra. 1. Separe uma mecha de cabelo com cerca de 5 cm de espessura. Com a ponta do pincel de tintura, faa movimentos como se fosse alinhavar a mecha, ou seja, separe alternadamente os fios da mecha. 2. Apoie a mecha no plaquete, aplique a tintura ou o produto oxidante (veja explicao da preparao do produto na pgina 138) e proteja usando o papel alumnio. 3. Marque o tempo. Tenha sempre em mos um timer um pequeno relgio que voc regula e faz soar um alarme no tempo indicado. Trata-se de uma tima ferramenta para controlar seu trabalho. No processo de descolorao dos fios cada minuto precioso. Voc precisar organizar bem as atividades para no correr o risco de deixar algum cliente mais loiro do que o previsto. 4. Ateno: o descolorante age continuamente at retirar toda a cor dos cabelos. O tempo destinado descolorao tem relao com a tonalidade da mecha que est sendo pintada. Portanto, siga risca as instrues do fabricante do produto. Lembrese de perguntar se o cliente j fez esse procedimento alguma vez e, se for o caso, como foi o processo. Isso porque h diferentes texturas de cabelo o que altera o tempo de descolorao. Alm disso, a preparao do descolorante requer muita ateno e cuidado.

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

137

A matemtica, como visto anteriormente, nos ajuda em vrias situaes. Vamos recorrer ao sistema de medidas e aos conceitos de proporo e porcentagens para preparar o produto certo e empregar a tcnica corretamente. Para preparar o descolorante, voc ter que misturar um produto medido em gramas (g) e um lquido medido em mililitros (mL). Ou seja: para 50 g de p descolorante voc usar 100 mL de produto oxidante, mas preciso checar os volumes desse produto, conforme o efeito desejado. Veja a tabela abaixo.

Volumes 10 volumes IMP


Quando as mechas ou os reflexos forem feitos em papel alumnio ou plaquete, a mistura deve ser mais consistente, mais densa. Quando a touca for usada, a mistura pode ser menos consistente, no intuito de facilitar a aplicao.

Efeito
Fixa a cor usada como tintura. Abre um tom. Abre de dois a trs tons. Abre de trs a quatro tons.

20 volumes 30 volumes 40 volumes

Mechas feitas com papel alumnio


Corte tiras de papel alumnio no tamanho adequado ao comprimento dos cabelos. Divida os cabelos em partes, de acordo com seu volume. Inicie pela parte de trs da cabea, separando os fios com a ajuda de um pente de cabo fino. Controle a ao do descolorante durante o tempo de pausa, at obter o tom desejado. Depois que todas as mechas estiverem prontas, lave os cabelos com xampu e condicionador adequados ao tipo de cabelo.

138

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Mechas feitas com touca


Penteie os cabelos, desembaraando-os. Coloque a touca prpria para fazer mechas, ajustando-a bem cabea. Se necessrio, aquea a touca com o secador a fim de facilitar o ajuste. Com o auxlio de uma agulha de croch, retire os fios de cabelo atravs de cada um dos orifcios da touca.

E se o cabelo ficar amarelado?


A indstria qumica vem desenvolvendo uma srie de produtos que ajudam o cabeleireiro a corrigir imperfeies ou tonalidades que desagradam o cliente. A neutralizao uma ferramenta importante no processo de colorao dos cabelos e pode ser feita com tonalizantes ou tintura. Repare que a imagem abaixo no contm o nome das cores. Isso proposital. A inteno aqui aproximar a cor desejada da cor alcanada. Em primeiro lugar, vamos compreender o significado do desenho: a neutralizao acontece por meio da cor complementar, ou seja, aquela que est no sentido oposto da cor alcanada. Por exemplo: se os cabelos ficaram amarelo-ouro, voc precisa usar o neutralizador roxo; se ficaram vermelhos, precisa usar o verde, e assim por diante.
A palavra neutralizar utilizada para indicar uma anulao. Ou tambm para apontar que algum toma uma posio de neutralidade.

IMP
Voc no pode usar qualquer cor nesse processo, sob o risco de pr tudo a perder.

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

139

o fiCina

Atividade 1
de Cabelos

Com o auxlio do monitor e no laboratrio apropriado, vocs iro preparar a tintura, o produto descolorante e fazer mechas, reflexos ou balayages em um manequim. Esta a hora de pr suas dvidas para fora e esclarec-las com o monitor. Assim voc ter mais segurana para iniciar sua atividade profissional.

Cor de cabelos e efeitos luminosos Castanho-escuro


No aplique colorao loira. Prefira tons cobres ou amendoados.

Castanho-claro
Apenas alguns tons abaixo da cor natural so suficientes para dar luminosidade a essa cor de cabelo. O caramelo e o dourado so as melhores opes para harmonizar com esse tom natural.

Ruivo
Dar transparncia aos fios j o bastante para garantir um efeito luminoso. Prefira castanho-ruivo veneziano.

Loiro escuro
Pode ficar mais luminoso por meio da tcnica da balayage com tons de mel e dourado.

Loiro
Pode ser realado com fios ainda mais platinados.

Pretos
Se a personalidade for mais extica, o tom caramelo uma boa combinao. Para pessoas modernas que querem mudar o visual, luzes avermelhadas iluminam o rosto.

140

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

A cor da pele elemento fundamental na hora de escolher a cor do cabelo. Pele negra: opte por tons acobreados, acajus e vermelhos. Pele morena: escolha tons vermelhos, marrons e acobreados. Pele amarelada: prefira tons de chocolate, marrons e escuros em geral. Pele clara: escolha tons de champanhe, dourados e acobreados. Outro aspecto que deve ser levado em conta a quantidade de cabelo do cliente. Se ele tem pouco, no se deve abusar das mechas: pode-se fazer algumas poucas ou aplicar reflexos mais finos. J quem tem bastante cabelo pode usar mechas ou reflexos mais largos.

DICA
No intuito de aperfeioar a organizao do seu trabalho, preencha sempre a ficha de seus clientes contendo nome, endereo e telefones e anote os procedimentos realizados, sempre acompanhados da data. No caso de tintura, importante anotar a cor utilizada e, caso tenha adicionado outros tons mistura, indique a proporo que utilizou de cada cor.

Os trs principais erros que voc no pode cometer


1. Aplicar balayage em cabelos curtos. Essa tcnica exige certo comprimento dos cabelos para obter o efeito que se espera dela. 2. Cabelos escuros e mechas claras. Essa combinao no traz leveza ao visual. 3. Mesclar mais de trs cores na balayage. Esse o limite e, ainda assim, voc precisa ter em mente que a diferena entre elas deve ser sutil, quase imperceptvel. O uso de mais cores ou cores contrastantes no resulta em um bom visual.

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

141

a nTes

Atividade 2
e dePois

1. Organizados em grupos de cinco pessoas, voc e seus colegas vo analisar os cabelos de todos os integrantes da equipe usando os conhecimentos adquiridos at aqui. Depois, registrem os seguintes dados referentes a cada pessoa: a) o tipo de cabelo; b) a cor da pele e dos olhos; c) o tipo de beleza; e d) a melhor tintura e tambm a tcnica mais recomendada para o cabelo. 2. Debatam com a turma os resultados obtidos.

Cuidados aps a tintura


Um bom profissional deve recomendar aos clientes o uso de produtos especficos para cabelos que passaram por um processo de tintura ou clareamento. 1. Sugira o uso de xampus para cabelos tingidos, em particular aqueles que tm pH cido, pois produtos com pH alcalino desbotam a cor aplicada. 2. Proponha sesses semanais de hidratao, no salo ou em casa.
Leave-in um creme ps-lavagem que tem como funo o tratamento de fios. Ele tambm pode amenizar o efeito frizz (enrolado) em cabelos lisos ou at modelar os cachos. Alm de queratina (protena que compe o cabelo), muitos deles contm produtos naturais e at filtro solar.

3. Aconselhe o uso de leave-in, o protetor solar dos cabelos. 4. Desaconselhe o uso simultneo de duas tcnicas que agridem os cabelos (a colorao e a permanente ou a colorao e a escova inteligente, por exemplo).

142

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

Vamos encerrar esta unidade apreciando uma cano que tem tudo a ver com o tema deste curso.
Cabelo Jorge Benjor e Arnaldo Antunes Cabelo, cabeleira Cabeluda, descabelada Cabelo, cabeleira Cabeluda, descabelada Quem disse que o cabelo No sente Quem disse que o cabelo No gosta de pente Cabelo quando cresce tempo Cabelo embaraado vento Cabelo vem l de dentro Cabelo como pensamento Quem pensa que cabelo mato Quem pensa que cabelo pasto Cabelo com orgulho crina Cilindros de espessura fina

Ca be le ir ei ro 1

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

143

Cabelo quer ficar pra cima Laqu, fixador, gomalina Cabelo, cabeleira Cabeluda, descabelada Cabelo, cabeleira Cabeluda, descabelada Quem quer a fora de Sanso Quem quer a juba de leo Cabelo pode ser cortado Cabelo pode ser comprido Cabelo pode ser tranado Cabelo pode ser tingido Aparado ou escovado Descolorido, descabelado Cabelo pode ser bonito Cruzado, seco ou molhado
1989 by Universal Music Publishing Ltda / Rosa Celeste Empreendimentos Artsticos Ltda.

144

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a Ca b el ei rei ro 1

via rpida emprego

A histria da ocupao A profisso de cabeleireiro Suas experincias na rea Cor da pele e dos cabelos Cabelos e produtos especficos Mechas, reflexos, luzes e balayage

www.viarapida.sp.gov.br

You might also like