You are on page 1of 9

Escola Profissional Alda Brando de Vasconcelos

Ficha de Recuperao de Educao Fsica

Mdulo 1

Introduo
Este trabalho tem como objetivo dar nos a conhecer as origens do futebol, como por exemplo onde e como foi criada a modalidade, a data da sua introduo nos Jogos Olmpicos, quais os principais marcos histricos da modalidade em Portugal, bem como regras bsicas da modalidade bem como outros pontos dentro deste tema.

Questo 1
Onde/como foi criada a modalidade?
O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formao da Football Association, cujas regras de 1863 so a base do desporto na atualidade. O rgo regente do futebol a Fdration Internationale de Football Association, mais conhecida pela sigla FIFA. A principal competio internacional de futebol a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audincia dos Jogos Olmpicos.

b) Quando foi introduzida nos Jogos Olmpicos?


O futebol foi introduzido como nos Jogos Olmpicos em 1900, equipas apenas masculinas. Foram necessrios quase cem anos para haver mulheres a jogar futebol a nvel olmpico, a partir de 1996.

c) Principais marcos histricos da modalidade em Portugal?

Questo 2
Descreva a modalidade de Futebol, considerando os seguintes pontos: Regras de jogo (Dimenses do campo; N de jogadores; Funcionamento das substituies; Funcionamento do carto vermelho e amarelo).
O futebol um desporto de equipa jogado entre duas equipas de 11 jogadores cada um e um rbitro que se ocupa da correta aplicao das normas. jogado num campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo deslocar uma bola atravs do campo para coloc-la dentro da baliza adversria, ao que se denomina golo. A equipa que marcar mais golos at ao limite de tempo do jogo a equipa vencedora. O futebol se joga num campo de relva natural ou sinttica de forma retangular. As medidas permitidas do terreno so de 90 a 120 metros de comprimento e de 45 a 90 metros de largura, mas para partidas internacionais se recomenda as seguintes medidas:

entre 100 e 110 metros de comprimento, e entre 64 e 75 metros de largura. As duas linhas localizadas ao longo do terreno recebem o nome de linhas laterais, enquanto as outras so chamadas linhas de fundo. Os pontos no meio de cada linha lateral so unidos por outra linha, a linha de meio Sobre o centro de cada linha de fundo e adentrando-se no campo ficam a grande rea, a pequena rea e as balizas. As balizas so constitudas de duas traves de 2,44 metros de altura localizados a 7,32 metros de distncia um do outro e sobre o centro de cada linha de fundo. Um jogador poder receber um carto amarelo (advertncia) ou vermelho (expulso), se cometer algumas infrao das especificadas no regulamento. Se um jogador recebe um carto vermelho, ser expulso de campo e no poder ser substitudo por outro. Se um jogador recebe dois cartes amarelos em uma mesma partida, receber um carto vermelho e ser expulso. Os cartes so uma forma de fazer o cumprimento das regras do jogo pelos jogadores.

b) Forma de organizao do campeonato em Portugal (N de equipas; N de divises).


A Primeira Liga um campeonato de futebol profissional disputado em Portugal desde 1934 pelos clubes da primeira diviso do pas. O seu atual campeo o Futebol Clube do Porto. Ocupa a quinta posio no ranking da UEFA de 2012 e a quarta posio no ranking mundial da IFFHS de 2011. Atualmente, a Primeira Liga adota a denominao comercial de Liga Zon Sagres decorrente do patrocnio pela Centralcer, produtora da conhecida marca de cerveja Sagres e pela empresa de telecomunicaes Zon Multimdia. A denominao comercial da Primeira Liga muda de tempos a tempos em funo dos contratos de patrocnios celebrados pela entidade organizadora da competio e detentora dos respetivos direitos comerciais - a Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Disputado desde 1934, o campeonato da categoria snior j teve o ttulo de Primeira Liga Experimental (1934 - 1938), Primeira Diviso (1938 - 1999), Primeira Liga (1999 - 2002), SuperLiga Galp Energia (2002 - 2005), Liga betandwin.com (2005 - 2007), Liga Bwin (2008), Liga Sagres (2009) e atualmente Liga Zon Sagres. Para alm da Primeira Liga, so disputados competies de escales inferiores que do acesso ao escalo superior. Liga Orangina - 2 vagas para a Liga Zon Sagres. II Diviso - 2 vagas para a Liga Orangina.

III Diviso - 2 vagas para a II Diviso. Distritais. As ligas tm as seguintes equipas: Liga ZonSagres: FC Porto, Benfica, SC Braga, Sporting, Martimo, V. Guimares, Nacional, Olhanense, Gil Vicente, V. Setbal, Beira-Mar, Acadmica, Rio Ave, Feirense e U. Leiria. Liga Orangina: Estoril Praia, Moreirense, Desp. Aves, Naval, Belenenses, Leixes, UD Oliveirense, Trofense, Penafiel, U. Madeira, Atltico CP, Santa Clara, Arouca, Freamunde, Sp. Covilh e Portimonense.

Questo 3
Abordando a modalidade de forma mais especfica, descreva os seguintes gestos tcnicos (referindo-se s suas componentes criticas e erros mais frequentes): a) Passe;
Diferentes comentrios do conceito de passe: O passe de acordo com Ferreira a "Aco de enviar a bola a um companheiro ou determinado sector do espao de jogo". Zappa (1947) afirma que o passe a Aco mais comum e frequente numa partida de futebol e o encanto mais aprecivel do jogo. Para onde passar? -Para a frente do jogador a quem se destina o passe (para o espao vazio), para que o mesmo possa correr e progredir facilmente no terreno. -Em direo ao jogador a quem se destina o passe. Quando passar? -Deve ser feito no momento em que o jogador que est de posse da bola atacado pelo adversrio. -No momento em que percebe a inteno do companheiro, demarca-se, cuidando-se para no demorar na execuo, pois poder colocar o companheiro em impedimento. Caractersticas do passe: - Elemento de ligao entre componentes de uma equipa; - O bom passe cobre mais rpido as distncias, do que os deslocamentos;

- um dos principais elementos do jogo; - Existem vrias formas de execuo de um passe. Tipos de passes: 1) Passe Longo: todo aquele em que a bola lanada a uma distncia maior. 2) Passe Curto: usado para permitir as jogadas mais rpidas entre os jogadores. 3) Passe para trs: feito quando no h possibilidades de progresso no terreno ou quando preciso impedir a interveno do adversrio. Pode ser efetuado com a cabea, calcanhar e parte lateral interna do p, sendo esta mais aconselhvel por ser mais precisa. 4) Passe Lateral: Executado com as partes laterais do p, por denunciar menos a inteno de passar. 5) Passe Cruzado ou Diagonal: o tipo de passe destinado a mudar a direo de ataque. Quando curto, deve ser feito com a parte lateral do p, quando longo, com o peito do p. 6) Passe em profundidade: utilizado para lanar um atacante, devendo ser rasteiro e dirigido para o espao, a fim de propiciar a fuga do mesmo. 7) Passe de Centro: so chutes para colocar a bola em frente baliza, efetuados com o peito do p, pelo alto. Normalmente os centros partem dos mdios e dos extremos.

b) Desarme;
O desarme uma tcnica que consiste em procurar recuperar a posse de bola ao adversrio, ou impedir uma jogada que possa, eventualmente, levar perigo baliza. Esta tcnica normalmente realizada por jogadores da linha mdia de campo e obriga quase sempre a um contacto direto entre o jogador e o adversrio. O desarme pode ser feito por qualquer elemento em campo, exceto o rbitro, mas os que tm uma maior facilidade de utilizar este tipo de recurso, so os jogadores que esto no meio-campo, principalmente os mdio mais defensivos, que normalmente so considerados como os recuperadores de bola. Normalmente estes jogadores tm uma boa coordenao motora e uma boa noo de tempo-espao e tambm acabam por ser os jogadores que mais faltas cometem, uma vez que esto mais suscetveis a aes de desarme que qualquer outro elemento em campo. Para ter sucesso no desarme importante que se trabalhe com o jogador o poder de antecipao pois este um mecanismo que consiste em antecipar-se ao adversrio aquando da disputa de bola.

c) Remate;
O remate a ao por excelncia do futebol, a que na maioria das vezes, decide o resultado de um jogo. O remate uma exploso de carcter repentino, que necessita de uma grande perfeio na sua execuo. O rematador deve ser rpido em julgar a situao prpria para o remate, quer na deciso, quer na execuo, a qual deve ser to explosiva como instantnea. Tcnica do remate:

O remate deve ser executado com potncia e preciso. Ao rematar, o p descreve um movimento parecido ao do pndulo e pela lei do pndulo sabemos que o ponto mximo de velocidade acontece ao passar pela vertical do ponto de sustentao. A mxima potncia do remate consegue-se quando o p ativo passa pela vertical do ponto de sustentao o joelho momento que coincide com o adiantamento do p que remata em relao ao p de apoio. O mais importante para um remate baliza uma boa colocao do p de apoio, o movimento repentino da perna livre e que o p se encontre altura da bola. Tipos de remate - O remate com a parte interior do peito do p: 1 Coloca o p de apoio ao lado da bola. 2 Vira para fora a ponta do p que bate a bola. - O remate de cabea: 1 Fixa os olhos na bola durante toda a sua trajetria. 2 Salta e usa os braos para te equilibrares. 3 Bate a bola com a testa, evitando fechar os olhos. - O drible e a finta: 1 Mantm a bola prxima do p, enquanto te aproximas do defensor. 2 Inclina o corpo, simulando que te queres dirigir para um lado. 3 Se o defensor se inclina para esse lado, bate rapidamente a bola no sentido contrrio, afastando-te dele mudana de direo.

Concluso
Para alm de se ficar com maior conhecimento tcnico sobre o futebol ao fazer este trabalho tambm se fica a saber vrias coisas mais banais sobre o futebol, nomeadamente o futebol portugus.

Bibliografia/Webgrafia
http://www.escoladefuteboloriental.com/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol http://www.zerozero.pt/home.php

You might also like