You are on page 1of 17

Interao Mediada por Computador e Jornalismo Participativo nas Redes Digitais

Luciana Mielniczuk1 Stefanie Carlan da Silveira2

Resumo
O termo jornalismo digital abarca uma variedade muito grande de publicaes que veiculam informaes de interesse jornalstico: vo desde verses para a web de jornais de referncia existentes h muitos anos no papel at blogs pessoais que narram acontecimentos de relevncia pblica. Neste artigo discutimos a interao mediada por computador aplicada ao jornalismo em redes digitais com a proposta de apontar elementos que tornam possvel o processo de participao do pblico, bem como identificar especificidades entre a gama de produtos disponibilizados no ciberespao.

1 Introduo
A participao do pblico em produtos jornalsticos desenvolvidos para as redes digitais est em significativa expanso. Trata-se de um fenmeno que possui como um dos principais motivos propulsores o desenvolvimento da web 2.0. A segunda gerao da Internet est embasada no princpio da construo coletiva, potencializando a construo social do conhecimento e a livre produo, troca e circulao de informaes. Nesse contexto, prticas interativas despertam ateno no campo do jornalismo. Alm de pautar as discusses na sociedade, o jornal agora tambm convida o leitor a participar da produo das notcias. O momento de grande proliferao de stios, portais ou blogs que veiculam informaes de interesse jornalstico. Como conseqncia da diversidade de produtos e da pouca tradio das
1

Professora do Programa de Ps-Graduao em Comunicao Miditica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutora em Comunicao e Cultura Contemporneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). 2 Mestranda em Comunicao e Informao pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

prticas participativas, h diferentes solues encontradas que dependero de fatores como a natureza da publicao e as ferramentas de interao adotadas. Pretendemos, neste artigo, sistematizar e apresentar elementos para o estudo da interao mediada por computador empregada em produtos que veiculam informaes de interesse jornalstico em redes digitais. Cabe chamar a ateno para a expresso informaes de interesse jornalstico para apontar nosso entendimento de que nem todos os stios, portais ou blogs so jornalsticos, mas a depender das circunstncias podem veicular informaes de interesse jornalstico. Como exemplo podemos citar os warblogs, que no so necessariamente escritos por jornalistas ou tm a pretenso de serem stios jornalsticos, porm, como relatam fatos de interesse pblico, acabam despertando o interesse jornalstico e ganhando pblico.

2 Jornalismo Participativo em Redes Digitais


No final dos anos 1990 e incio dos 2000 h uma verdadeira exploso no nmero de publicaes jornalsticas seja as ligadas a empresas de jornalismo j consolidadas e que j existiam no suporte impresso ou no - ou ento publicaes fruto de outras iniciativas que no a da mdia de referncia. Como exemplo do ltimo caso temos o CMI3, o Slashdot4 e o OhMyNews5. Tais stios apresentam uma proposta diferente daquela apresentada pela mdia de referncia, e entre suas especificidades est a idia de maior participao do pblico seja para comentar seja para elaborar os textos disponibilizados.
3

O Centro de Mdia Independente Brasil surge no final de 2000 e uma ramificao do Indymedia que inicia sua trajetria em 1999. Qualquer pessoa pode enviar contedo para o stio, seja ele escrito, em udio ou vdeo. No preciso preencher cadastro. Todo contedo publicado vai para a coluna direita do stio e aps a publicao feita uma seleo pela equipe editorial e o artigo pode ou no ir para a coluna central. O lixo aberto, na coluna esquerda, o local para onde vo artigos no enquadrados na poltica editorial do CMI. O stio disponibiliza espao para comentrios. No h remunerao para os colaboradores que enviam o contedo. 4 O stio foi criado em 1997 pelo estudante americano de Cincia da Computao, Rob Malda. Trata-se de uma publicao colaborativa com notcias sobre tecnologia e informtica. Para publicar contedo no stio necessrio preencher um cadastro. A publicao no oferece remunerao aos colaboradores. A seleo do material enviado feita por uma equipe de interagentes participantes ativos do stio. H espao para comentrios. 5 Criado em 2000 com o objetivo de abrir a produo de notcias para pessoas sem formao em jornalismo. De acordo com Brambilla (2006), foi um fator motivador desse processo a questo de que na dcada de 1990, trs grupos de mdia, todos conservadores, dominavam 80% da imprensa na Coria do Sul. Para publicar contedo necessrio preencher um amplo cadastro e enviar cpias de documentos de identificao pessoal. A publicao oferece remunerao aos seus colaboradores. A seleo e a edio do material enviado realizada por uma equipe de jornalistas profissionais. H espao para comentrios. 2

Palacios (2002) trabalha com as idias de potencializao, continuidade e ruptura. O autor argumenta que nem todas as caractersticas do webjornalismo (hipertextualidade, multimidialidade, interatividade, memria, personalizao e atualizao contnua) representam aspectos realmente novos. Muitos aspectos j existiam em outras mdias e sua utilizao no passaria de uma continuidade no novo suporte. Uma situao de ruptura estaria na quebra de certo padro, a qual proporcionada por um grau elevado da potencializao do uso de determinada caracterstica que acaba acarretando em uma mudana de funes ou criao de novas possibilidades. Com relao interatividade, nos suportes tradicionais j havia muitas possibilidades de participao do pblico interagir como meio, desde o contato com a redao para enviar sugestes de pauta at a participao por telefone em programas de rdio ou a publicao de cartas em sees especficas do jornal. Essas prticas, exercidas nas redes digitais, seriam consideradas apenas continuaes. J a potencializao diz respeito ampliao das possibilidades de participao do pblico. A participao foi estendida para outros recursos como os fruns e os chats. Sem contar que o e-mail agilizou em termos de tempo e facilitou a comunicao interpessoal do leitor com os jornalistas que trabalham na redao. A potencializao da interatividade uma das conseqncias do desenvolvimento da Internet, principalmente em se tratando da web 2.0. A Internet passou a ser vista e pensada como uma plataforma, onde os indivduos geram contedo, discutem, buscam informaes e se relacionam. Sendo assim, o desenvolvimento da rede, no mbito da tecnologia de ferramentas colaborativas, possibilita a ampliao da participao do pblico. Uma ruptura implicaria na quebra de padres e no surgimento de novas funes para os elementos que pertenciam ao arranjo anteriormente existente. O cenrio, ainda recente, nos aponta novidades tais como a colaborao do pblico na elaborao do contedo, seja com o envio de textos ou imagens a serem publicados seja com as sees de comentrios abertas participao em geral ou ainda com a proliferao dos blogs.
3

No quadro a seguir, podemos observar o movimento das prticas que levam da continuidade ruptura.
QUADRO 1 Prticas que expressam continuidade, potencializao e ruptura da Interatividade no jornalismo digital. Suporte Redes digitais Redes digitais analgico interao com o jornalista se utiliza de outro suporte recursos simples continuidade (incio) (agora)

interagir com jornalistas e com interagir produzindo a notcia outros interagentes interagir no mesmo suporte recursos simples: chat, foruns potencializao criar o prprio canal de interao modelos complexos: publicao de textos e textos colaborativo ruptura (?)

A primeira coluna (suporte analgico) refere ao panorama referente aos suportes anteriores quando o foco principal da interao se dava do pblico com o jornalista, como era o caso de contatos para sugesto de pautas, participao em programas. Mesmo quando a proposta era promover a interao entre o pblico, o jornalista ou o veculo funciona como intermedirio; o caso das sees de cartas do leitor nos jornais impressos. Outro aspecto importante com relao aos suportes analgicos que para a relao de interao se estabelecer necessrio utilizar-se de outro suporte: telefone, carta ou e-mail. A adoo de recursos interativos tais como e-mails, chats e fruns permitiram com que a utilizao da interatividade fosse ampliada nas publicaes jornalsticas em redes digitais. Alm de passar a interagir atravs do mesmo suporte, agora a troca entre o pblico sem a necessria atuao do jornalista surge a partir de ferramentas de comunicao coletiva sncronas. Tem-se, ento, um cenrio em que a interatividade potencializada. No momento atual das redes digitais, a web 2.0 enquanto plataforma que oferece ferramentas de publicao e de construo coletiva de textos, possibilita a criao de canais prprios de maneira bastante simplificada (caso dos blogs), a publicao de maneira dinmica6 de textos por parte do pblico em stios e a utilizao de ferramentas especficas para a construo colaborativa de textos.
6

Os chamados stios estticos so programados em linguagem HTML e para cada atualizao de informaes necessrio reprogramar e disponibilizar novamente o arquivo no servidor da internet. J os stios dinmicos, so estruturados em base de dados e utilizam recursos como os publicadores de texto que permitem a atualizao imediata do contedo. Os blogs so exemplos de que empregam solues com sistemas publicadores. 4

Cabe, no entanto, questionar se as transformaes proporcionadas pela interatividade mediada por computador aplicada ao jornalismo provoca mudanas to profundas a ponto de proporcionar rupturas no campo do jornalismo. Acreditamos que ainda cedo para quaisquer tipo de afirmaes, pois a tnica do momento a de explorar e experimentar as possibilidades interativas oferecidas pelo ciberespao. H uma diversificao de solues desenvolvidas, com os mais diferentes formatos, sem que se consiga perceber uma tendncia que possa servir de modelo. Acreditamos que antes de afirmar as transformaes, necessrio investir na compreenso do processo de adaptao dos produtos jornalsticos plataforma da web 2.0.

3 Bases para a Interao Mediada por Computador no jornalismo digital


Ao adotar o termo multi-interativo (Mielniczuk, 1998) para identificar o processo de interao que se estabelece no jornalismo das redes digitais, partimos do pressuposto que interatividade um processo complexo, pois envolve relaes de pessoas com a mquina, de pessoas com outras pessoas (jornalistas ou leitores), atravs da interface grfica da publicao, e tambm dessas pessoas ao participar na elaborao do contedo da publicao. Essas instncias remetem aos elementos7 que identificamos como estruturais para a interao mediada por computador no jornalismo digital: mquina, interagentes, interface grfica e banco de dados.

3.1 Mquina
A mquina deve ser compreendida como o dispositivo de acesso s redes digitais. Este dispositivo, no contexto atual, no precisa ser necessariamente um computador pessoal, possvel acessar a rede por um celular, por exemplo. Conforme Lvy (1999), os dispositivos de acesso Internet podem ser caracterizados por qualquer ferramenta tecnolgica onde a informao digital possa
7

Silveira (2007) explora os trs primeiros elementos (mquina, interagentes e interface grfica). Aqui inclumos um quarto elemento, as bases de dados. 5

ser processada e interpretada. O computador deixa de ser um centro para ser um n da rede, uma vez que as funes da informtica esto cada vez mais distribudas. [...] a informtica contempornea programas e hardware est desconstruindo o computador em benefcio de um espao de comunicao navegvel e transparente, centrado na informao (p. 44).

3.2 Interagente
As primeiras publicaes que apareceram na web ainda mantinham demarcada a barreira entre emissor e receptor, segundo Primo (2006) diferenciando quem redige as notcias e quem as l. O fluxo inicial do jornalismo das redes digitais ainda mantinha a lgica do modelo transmissionista. No entanto, ao longo do desenvolvimento da rede, a escrita e a leitura hipertextuais j tornam o processo comunicacional mais interativo e consequentemente o leitor mais ativo.
verdade, porm, que escrita e leitura tornam-se hipertextuais, o que em si j altera o processo interativo. Conforme Landow, a leitura no hipertexto demanda que o internauta assuma uma postura ativa na seleo dos links que apontam para diferentes lexias na estrutura hipertextual, o que o converteria necessariamente em co-autor (Primo, 2006, p. 1 e 2).

Pode-se dizer que as redes de computadores potencializaram a comunicao plurilateral. Partindo deste pressuposto e de uma postura mais ativa do leitor, temos o fim das figuras isoladas do emissor e do receptor na rede. Aquele que um dia assumiu o papel de receptor da mensagem tambm ser emissor e vice-versa. No modelo de comunicao em rede no temos posies definidas e isoladas no que diz respeito aos agentes deste processo. Sendo assim, no se pode definir de maneira fechada que sujeito A ou B so emissor e receptor, porque ambos tm seus papis misturados e ampliados, A e B so agentes ativos da web. De acordo com o que foi discutido at aqui, no mbito da produo de contedo feita pelo pblico na web, no cabe a utilizao de palavras como usurio ou internauta, faz-se necessrio definir de outra maneira aqueles que fazem parte do ciberespao atual, como sujeitos ativos da comunicao e da interatividade. O termo usurio designa algum que utiliza a interface proposta para manipulao, sem causar transformaes nesta. Segundo Primo (2003), o usurio visto como consumidor daquilo que est na sua frente. O termo muito empregado pelas
6

empresas que fabricam softwares e buscam a interao do usurio apenas para melhorar o produto, e tornar os negcios mais rentveis. O usurio seria um coadjuvante da tecnologia. Adota-se, neste trabalho, a proposta de Primo (2003) do uso do termo interagente. Segundo o autor, a palavra remete a significados mais prximos de interao e ao. Interagente, pois aquele que age com outro (p. 8). Brambilla (2006) afirma que preciso usar um termo que descreva o sujeito que interfere na esfera digital, que age na informao atravs da negociao e, por muitas vezes, modificando-a. Para a autora, necessrio referenciar os elementos humanos que fazem parte da comunicao, para isso, utiliza-se o termo interagente, que foca no sujeito que est envolvido no processo de interao. No ciberespao no possvel impedir a autonomia do sujeito navegante, conclui Fontcuberta (2006). Para a autora, nos meios de comunicao tradicionais, o pblico ouve, l ou assiste, na Internet, o pblico faz.

3.3 Interface grfica


A expresso interface grfica designa o que apresentado ao usurio na tela da mquina que est sendo utilizada para acessar a Internet e que, conseqentemente, d acesso informao que nela visualizada. Uma maneira simples de definir interface grfica proposta por Johnson (2001). Para o autor, a palavra se refere a softwares que do forma interao entre usurio e computador (p. 17). O computador, alm de manipular seqncias de zeros e uns, precisa se fazer entender ao usurio de uma maneira compreensvel. A interface grfica atuaria como o tradutor das diferentes linguagens do computador e do usurio. O autor ainda afirma que, esta relao viabilizada pela interface uma relao semntica, cheia de significado e expresso. Conforme Lemos (2004), a noo de interface grfica popularizou-se com o Apple Macintosh, lanado em 1984, que objetivava levar ao pblico um sistema de manipulao das informaes que fosse de fcil utilizao. Da surgem analogias com objetos do dia-a-dia das pessoas, como pastas, lixeira, arquivos, folhas, entre outros. Para o autor, a interface grfica precursora, trazida pelo Macintosh, instaurou um dilogo quase orgnico entre o homem e o computador. Esse foi o primeiro
7

computador a apresentar um ambiente de dilogo amigvel, usando metforas como mesa de trabalho (desktop) e cones para auxiliar os usurios na familiarizao com a mquina. No universo do PC Computador Pessoal a primeira interface grfica mais amigvel surgiu cerca de seis anos mais tarde com o Windows 3.0. Quanto mais simples uma interface mais simples tambm so as ferramentas simbolizadas por ela. O design permite que o usurio navegue entre seus documentos e aplicaes de maneira amigvel. A interface grfica, para Lemos (2004), pode ser definida como o terreno comum ou o espao onde se d a interatividade. Para o autor, o termo designa a arena, onde sujeitos e objetos desenvolvem tarefas. A interface, como se tem hoje, divulgada pela expresso what you see is what you get ou o que voc v aquilo que voc tem. Conforme o autor, a ao se d na representao, quer dizer, na possibilidade de participao de agentes (p. 111). De acordo com Santaella (2004), a interface grfica o meio para o dilogo entre os usurios. nela que se processam as interaes. A interatividade na rede regida por processos que demandam reciprocidade, colaborao e partilha. Alm disso, todo o processo no seria possvel sem a competncia semitica do usurio para lidar com as interfaces computacionais. No que diz respeito ao jornalismo praticado em redes digitais, Silva Jr. (2004) afirma que a interface grfica adquire um carter multiuso. Isto significa dizer que a interface atua ao mesmo tempo como display do produto jornalstico e como ferramenta de produo. Segundo o autor, esta caracterstica acarreta num reposicionamento entre dispositivos tecnolgicos e categorias da prtica jornalstica como: apurao, edio e circulao. Sendo assim, o autor afirma que o carter mltiplo da interface grfica potencializa os recursos de produo de contedo.

3.4 Base de Dados


Uma base de dados consiste em uma srie de informaes estruturadas e inter-relacionadas, seja manualmente ou num computador. Num produto jornalstico, elas envolvem dados de diversas espcies e com mltiplas formas de ligaes (Barbosa, 2007). A autora explica que com a criao da web, no comeo

dos anos 1990, as bases de dados migram para a web e podem ser acessadas por qualquer um, de qualquer lugar A unio de base de dados com a Internet e linguagens de programao permite a construo de stios dinmicos e a combinao de diferentes formatos de informao. Para fins deste texto, destacamos a possibilidade de construo de stios dinmicos, pois so eles que possibilitam a disponibilizao de contedos na Internet, praticamente por qualquer pessoa, sem a necessidade de conhecimentos avanados de informtica e da utilizao de softwares especficos para programao e envio dos arquivos ao servidor.

4 Eixos para Pensar as Configuraes da Interao Mediada por Computador no Jornalismo Digital

Nos anos iniciais, quando a Internet comeava a ser explorada pelo jornalismo, o termo jornalismo digital, remetia quase que exclusivamente a publicaes na web que consistiam em verses para a Internet de jornais dirios e comercias que existiam no papel. O termo no designa mais um perfil to delineado de publicaes. O universo do jornalismo digital, atualmente, composto por um espectro muito grande de produtos, entre eles temos, alm das verses para a Internet de jornais impressos de referncia, publicaes jornalsticas desenvolvidas exclusivamente para a Internet, portais, jornais laboratoriais de cursos de jornalismo, blogs jornalsticos. Cada produto apresenta recursos tecnolgicos diferentes seja com relao ao formato da informao seja com relao aos recursos interativos aplicados, h publicaes com diferentes propsitos. Tambm h uma gama variada dos recursos interativos propostos e, alm disso, sistemticas de produo diferenciadas. A seguir, discorremos sobre as especificidades apontadas neste pargrafo.

4.1 Tipos de publicaes


Com relao aos tipos de publicaes apontaremos trs possibilidades, os jornais, os portais e os blogs. O primeiro deles o formato que corresponderia a
9

uma transposio dos contedos do jornal impresso ou programas de televiso e de rdio para a web. At podem acontecer adequaes do produto para o novo meio, com a explorao de caractersticas especficas do meio digital. Exceto a seo de ltimas notcias e de matrias especiais, o contedo do stio o mesmo que o do jornal. Esses jornais so apresentados na rede em formato de stio ou, ento, em configurao de imagem tal e qual do produto impresso, inclusive simulando a possibilidade de folhear as pginas. Sobre a segunda possibilidade, a dos portais, Ferrari coloca que, para ser chamado de portal, um stio precisa reunir certas caractersticas (2004, p. 30). A autora explica que os portais agregam de maneira organizada, na primeira pgina, contedos dspares com o intudo de conquistar usurios. Os contedos jornalsticos so um chamariz dos portais, que divide espao com entretenimento e servios. Ferrari aponta entre as principais sees dos portais os seguintes tpicos: ferramentas de busca, comrcio eletrnico, chats, previso do tempo, e-mail gratuito, discos virtuais, stios pessoais, jogos online. H jornais que desenvolvem portais com o foco noticioso, mas vo alm de uma verso digital de sua publicao impressa. Nesses portais h muitos canais de notcias e a nfase voltada para a atualizao permanente das informaes, que so obtidas a partir da equipe de apurao da empresa jornalstica (e no necessariamente jornalistas do portal) ou so obtidas a partir dos servios de agncias. Parece evidente que o volume e a variedade de assuntos abordados nos portais de jornais so maiores que nos stios de jornais e que o intervalo de tempo para a atualizao das informaes bem menor nos portais. Os blogs, ao possibilitarem a publicao de material na Internet, sem a necessidade de se conhecer comandos de informtica, contriburam para um movimento de expanso de stios pessoais e, por isso, muitas vezes so associados idia de um espao pessoal, como um dirio, e exclusivamente individual. Outro aspecto a ressaltar que mesmo utilizando a mesma soluo tecnolgica, h vrios tipos de blogs. Vejamos, a ttulo de ilustrao, apenas um exemplo, em um universo que engloba inmeras situaes: a) um experiente jornalista com vnculo empregatcio em uma empresa de comunicao que mantm um blog no portal desta empresa; b) um jornalista, pesquisador e professor universitrio, que igualmente mantm um blog, mas no possui compromissos empregatcios com empresas jornalsticas; em
10

seus textos estabelece links para variados jornais ou outros canais fontes primrias das informaes comentadas. Parece evidente que, apesar de serem dois blogs mantidos por jornalistas, possuem carter bem diferente. H vantagens e desvantagens em ambos os casos. O jornalista experiente apresenta-se com o respaldo institucional, mas, por outro lado, precisa manter-se fiel s normas (explicitas ou no) da organizao empresarial qual pertence. J o pesquisador, pelo seu lugar de fala, no sofre certos constrangimentos profissionais, permitindo que seu blog mantenha maior pluralidade de referncias, inserindo-se assim na blogosfera8.

4.2 Natureza das publicaes


Este tpico chama a ateno para o fato de que uma publicao jornalstica, ou que se pretende informativa, pode apresentar propsitos diferentes. Ao indicar quatro grupos, no propomos uma classificao, apenas procuramos identificar possveis rumos diferentes que so propostos no jornalismo digital. Temos, por exemplo, os produtos jornalsticos que so vinculados a um grupo empresarial com tradio no ramo do jornalismo, seriam os produtos jornalsticos comerciais (independente do tipo, se stios, portais ou blogs). Tambm h as publicaes com forte engajamento poltico, so produtos que surgem num contexto especfico e declaram abertamente sua filiao poltica. Os modelos que chamamos de anrquicos, normalmente so voltados a uma nica temtica e valorizam a construo colaborativa do conhecimento incentivando a pluralidade de contribuies e sem filtros prvios. Na categoria individualizado entram os blogs, de apenas um autor ou coletivos. Ressaltamos o carter autoral dos blogs, o plo de emisso refere-se a uma pessoa ou a um pequeno grupo e no como os casos anteriores que remete a um grupo institucionalizado.

Em entrevista a Andrs Milleiro, Jose Luis Orihuela, autor do livro La Revolucion de los Blogs, define blogosfera como um espao para as mltiplas conversaes existentes entre os blogs e a cultura que gera os blogueiros. Segundo Orihuela, a blogosfera um espao anrquico, sem hierarquia e informal, onde convergem as mltiplas culturas que geram coletivamente informao, opinio e conhecimento (Milleiro, 2006). 11

4.3 Ferramentas de interatividade


A depender da ferramenta empregada, temos situaes diferenciadas de interao mediada por computador. Um caminho para entender esses processos so os conceitos de interao mtua e reativa, propostos por Primo (2000; 2007). A primeira composta por um sistema aberto, onde os elementos so interdependentes e ocorrem trocas entre o sistema e o contexto do ambiente. A interao mtua corresponde a um feedback prprio, ativo e genuno do interagente. No sistema interativo, o sujeito possui autonomia e num sistema reativo as aes dele esto dentro de um conjunto predeterminado de possibilidades. Segundo o autor, a interatividade pressupe respostas autnomas e criativas do pblico. O inverso ocorre na interao reativa, onde o sistema fechado. Nela, os agentes tm pouca ou nenhuma possibilidade de alterar o que lhes foi proposto, possuem relaes lineares e preestabelecidas e no efetuam trocas com o contexto do ambiente. No jornalismo das redes digitais encontramos interao tanto mtua quanto reativa, elas podem coexistir e ser simultneas. Como exemplo, tem-se uma enquete com uma pergunta e determinadas opes de resposta, onde o leitor convidado a dar uma resposta ao questionamento, gerando, posteriormente, uma porcentagem que define as opes mais votadas. Esse tipo de interao reativa, pois no dada ao leitor a opo de mudana ou interferncia na enquete. Dentre os stios ligados a empresas jornalsticas podemos visualizar formas clssicas e tambm modelos participativos de interao. Como exemplo temos o Zero Hora9. O portal do jornal permite comentrios e correes nas notcias produzidas, com moderao pelos editores. Alm disso, tambm h uma seo chamada Leitor Reprter, onde possvel enviar textos, udio, fotos e vdeos. preciso preencher um cadastro e o contedo passa por seleo e checagem. Outras ferramentas interativas presentes no stio so o frum e a enquete. Embora no rompa com as ferramentas de interao reativa, a publicao busca, tambm, a

Zerohora.com a segunda edio online do jornal gacho Zero Hora, fundado em 1964 e pertencente ao Grupo RBS. A primeira era apenas uma transposio do contedo impresso para a Internet. Esta ltima, lanada em 2007, possui redao prpria para a produo de notcias, caractersticas prprias do universo digital e amplia as ferramentas de interatividade. 12

utilizao de alguns princpios de interao mtua, atravs da participao do interagente. Outro exemplo que pode ser esclarecedor na discusso o stio Slashdot. L, possvel publicar informaes sobre temas relacionados tecnologia e informtica. O colaborador deve apenas preencher um cadastro simples e j pode publicar seus textos. Um aspecto diferencial dessa publicao so as discusses que ocorrem a partir da disponibilizao do material enviado pelos interagentes. Os colaboradores criam uma rede de contato a partir dos comentrios e das discusses que so geradas sobre cada texto. Em muitos casos, os debates so maiores do que a prpria notcia. Os contedos que no podem ser publicados seriam aqueles com ofensas relacionadas a algum tipo de preconceito ou ento com xingamentos. Fora isso, o stio permite qualquer tipo de discusso dentro da sua temtica. Pode-se dizer que aqui temos um exemplo de interao mtua maior do que o caso anterior.

4.4 Presena de profissionais jornalistas


interessante observar o papel atribudo aos jornalistas em publicaes que se propem a incentivar a participao do pblico. Silva Jr. (2002) explica que a Internet pluraliza as informaes que compem a produo da notcia e faz surgir prticas jornalsticas desvinculadas daquelas presentes nos meios tradicionais. Ao observar a soluo adotada para edio e seleo dos textos em um grupo de publicaes participativas possvel visualizar as solues encontradas. No quadro, so observadas se existem e por quem so realizadas as etapas de seleo e de edio nas seguintes publicaes: OhMyNews, Slashdot, Digg10, Wikinews11, e Brasil Wiki12.
10

O stio foi lanado em 2004 e idealizado pelos americanos Kevin Rose e Jay Adelson. Funciona como uma rede social que agrega todo tipo de contedo. Para publicar no Digg preencher um cadastro. Os colaboradores no recebem pagamento pelo material enviado. No h remunerao. H espao para comentrios. 11 O stio faz parte da Fundao Wikimedia, criada em 2001, organizao que difunde a criao cooperativa de contedo, tendo como principal produto a enciclopdia Wikipedia. O Wikinews se define como uma fonte gratuita de contedo noticioso. Qualquer cidado comum pode escrever uma notcia, envi-la e v-la ser publicada. No h necessidade de preencher nenhum tipo de cadastro. Alm disso, qualquer um pode editar as notcias j disponibilizadas. No h espao para comentrios, nem remunerao. 12 Criado em 2006, o Brasil Wiki pertence Editora MM Comunicao Integrada Ltda. Para publicar contedo necessrio se cadastrar no stio. O interagente no recebe remunerao pelo material enviado. H espao para comentrios. 13

Quadro 2 Seleo e edio em publicaes participativas (Silveira, 2007)13 Seleo SIM OhMyNews* Slashdot** Brasil Wiki* Edio OhMyNews* Slashdot** Brasil Wiki* Wikinews***

Digg Digg Wikinews * Equipe editorial formada por jornalistas profissionais. ** Equipe editorial formada por colaboradores ou membros da coordenao do stio. *** Edio pode ser feita por qualquer pessoa. NO

possvel perceber que na seleo do contedo em publicaes participativas no h, necessariamente, jornalistas profissionais envolvidos no processo. Dentre as publicaes que trabalham com profissionais esto apenas o OhMyNews International e o Brasil Wiki. Nesses, os critrios de noticiabilidade parecem estar relacionados s rotinas produtivas tradicionais do jornalismo (Silveira, 2007). No Slashdot, a seleo feita por uma equipe formada por oito pessoas que participam ativamente na publicao (no necessariamente jornalistas). A tarefa realizada a partir de critrios prprios do stio, incluindo fatores tcnicos e editoriais. No Digg, no h uma equipe de jornalistas, nem mesmo um grupo que selecione o material que ser publicado. Todo o contedo enviado publicado na seo Upcoming Stories. Os prprios interagentes votam nas notcias enviadas e decidem qual a mais relevante, as que recebem mais votos aparecem na pgina inicial da publicao. O Wikinews no seleciona o material, tudo o que recebido publicado. Alm disso, a hierarquia da formatao dos fatos que aparecem na pgina inicial obedece apenas ordem cronolgica de chegada dos textos. No que diz respeito edio, o Brasil Wiki e o OhMyNews possuem uma equipe de jornalistas profissionais para atuar na checagem e edio da informao recebida. No primeiro, enquanto avaliado, o material fica na seo Pendentes, se a checagem confirmar a possibilidade de publicao, ele vai para a seo sugerida pelo colaborador no momento do envio do contedo. No OhMyNews, enquanto checado e editado, o material no aparece na publicao.
13

O trabalho analisa a potencializao da interatividade na web 2.0 e suas influncias no jornalismo das redes digitais. Foram escolhidas oito publicaes participativas e nelas foram analisadas oito caractersticas: cadastro, remunerao, recursos web 2.0, seleo, edio, equipe editorial, hipertexto e denominao. 14

No Slashdot e no Digg, no h uma equipe para edio do material. Em caso de algum erro na informao ou de algum tema considerado ofensivo, os interagentes tambm podem fazer a denncia desse contedo. No Wikinews, a edio pode ser feita por qualquer um. Assim como todo contedo enviado publicado, tudo pode ser editado por qualquer pessoa. Alm disso, o material considerado ofensivo tambm pode ser denunciado. A partir da observao, possvel afirmarmos que aspectos tradicionais da rotina jornalstica, como seleo e edio, so, em alguns casos, bastante diferentes nas publicaes participativas. Uma forma de edio mais prxima do modelo tradicional seria aquela onde h uma equipe de jornalistas profissionais atuantes que leva em conta critrios de noticialibilidade, para interferir na forma de apresentao do contedo. Um modelo intermedirio seria a edio feita por uma equipe formada por colaboradores ou membros da coordenao do stio. O nvel que poderia ser equiparado a uma ruptura seria aquele onde no h nenhum tipo de edio do contedo, ou quando essa pode ser feita por qualquer pessoa.

5 Consideraes Finais
Ao estudar o cenrio da interao mediada por computador aplicada ao jornalismo em redes digitais, a partir da perspectiva de Palacios (2002) de continuidade, potencializao e ruptura, conseguimos propor parmetros para pensar a interatividade tentando no cair em extremismos: ou negar ou supervalorar os acontecimentos em transcurso. Os quatro elementos para as bases da interao (mquina, interagentes, interface grfica e base de dados) assim como os diferentes eixos para estruturar a interao medida por computador (tipo e natureza das publicaes, ferramentas de interatividade e presena de jornalistas profissionais) nos permitem perceber o nmero de variveis envolvidas no processo. Percebe-se que novos elementos passam a existir no campo do jornalismo, e j perceptvel tambm que algumas mudanas acontecem, mas ainda cedo para conhecer os impactos ou fazer afirmaes categricas. Isso nos mostra a grande necessidade imposta a rea do jornalismo para estudar esse fenmeno. Com as idias apresentadas neste artigo esperamos contribuir para os estudos sobre o

15

assunto, no oferecendo concluses, mas tentando mapear a complexidade que envolve a questo.

6 Referncias Bibliogrficas
BARBOSA, Suzana. Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) Um paradigma para produtos jornalsticos digitais dinmicos. Tese (Doutorado) Programa de Ps-Graduao em Comunicao e Culturas Contemporneas da UFBA. Salvador, 2007. BRAMBILLA, Ana. Jornalismo open source: discusso e experimentao do OhMyNews International. Dissertao (Mestrado em Comunicao e Informao) Faculdade de Biblioteconomia e Comunicao. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006. FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. So Paulo: Contexto, 2004. FONTCUBERTA, Mar de; BORRAT, Hctor. Peridicos: sistemas complejos, narradores en interaccin. Buenos Aires: La Cruja, 2006. GILLMOR, Dan. We the media. [California]: OReilly, 2004. JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. LEMOS, Andr. Anjos interativos e retribalizao do mundo. Sobre interatividade e interfaces digitais. Revista Tendncias XXI. Lisboa, Portugal. 1997. Disponvel em: <http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/lemos/interac.html>. Acesso em: 20 set. 2004. LVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo: 34, 1999. MIELNICZUK, Luciana. Jornalismo on line e os espaos do leitor: um estudo de caso do NetEstado. Dissertao (Mestrado em Comunicao e Informao) Faculdade de Biblioteconomia e Comunicao. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998. ______. Consideraes sobre interatividade no contexto das novas mdias. In: LEMOS, Andr; PALACIOS, Marcos (org.). Janelas do ciberespao: comunicao e cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2001. MILLEIRO, Andrs. Entrevista a Jose Luis Orihuela. 2006. Disponvel em: <http://www.andresmilleiro.info/blog/entrevista-a-jose-luis-orihuela >. Acesso em: 7 jan. 2007. PALACIOS, Marcos. Jornalismo Online, Informao e Memria: apontamentos para debate. Disponvel em: http://www.facom.ufba.br/jol/doc/covilha_palacios.doc. Acesso em: 15.07.2002.
16

PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Interao mediada por computador. Porto Alegre: Sulina, 2007. ______. O aspecto relacional das interaes na Web 2.0. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DA COMUNICAO, 2006. Braslia. Anais, 2006. ______. Quo interativo o hipertexto? : Da interface potencial escrita coletiva. Fronteiras: estudos miditicos, So Leopoldo, v. 5, n. 2, p. 125-142, 2003. _______. Interao mtua e reativa: uma proposta de estudo. Revista da Famecos, Porto Alegre: PUCRS, n. 12, p. 81-92, jun. 2000. PRIMO, Alex Fernando Teixeira; TRSEL, Marcelo Ruschel. Webjornalismo participativo e a produo aberta de notcias. In: VIII CONGRESSO LATINOAMERICANO DE PESQUISADORES DA COMUNICAO, 2006. So Leopoldo. Anais..., 2006. SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespao: o perfil cognitivo do leitor imersivo. So Paulo: Paulus, 2004. SILVA JUNIOR, Jos Afonso da. A relao das interfaces enquanto mediadoras de contedo do jornalismo contemporneo: agncias de notcias como estudo de caso. GT Estudos de Jornalismo, XI ENCONTRO DA ASSOCIAO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PS-GRADUAO EM COMUNICAO. Anais..., Rio de Janeiro, 2002. SILVEIRA, Stefanie. Jornalismo e Interatividade: discusses acerca da produo de contedo pelo pblico em redes digitais. (Trabalho de Concluso de Curso) FACOS. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2007. TRSEL, Marcelo Ruschel. O papel do webjornalismo participativo. In: 4 ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO. Anais..., Porto Alegre, 2006.

17

You might also like