You are on page 1of 21

ISSN 1517-7076

Revista Matria, v. 14, n.2, pp. 824 844, 2009 http://www.materia.coppe.ufrj.br/sarra/artigos/artigo11076

Caracterizao mecnica das argamassas de assentamento para alvenaria estrutural previso e modo de ruptura
MOHAMAD, G.I; NETO, A.B.da S.S. I; PELISSER F.II; LOURENO, P.B.III; ROMAN, H.R.IV Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Av. Tiaraj, 810, Bairro Ibirapuit CEP 97546-550, Alegrete, RS. e-mail: gihad@unesc.net, almir@unipampa.edu.br II Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC Av. Universitria, 1105 Bairro Universitrio C.P. 3167 CEP.: 88806-000, Cricima, SC. e-mail: fep@unesc.net III Universidade do Minho Escola de Engenharia, Campus de Azurm CEP: 4800-058, Guimares. e-mail: pbl@civil.uminho.pt IV Universidade Federal de Santa Catarina UFSC R. Joo Pio Duarte da Silva, 205 Bairro Crrego Grande CEP.: 88040-970 Florianpolis, SC. e-mail: humberto@ecv.ufsc.br RESUMO Este trabalho pretende avaliar o comportamento mecnico das argamassas de assentamento para o uso estrutural, por meio das propriedades de resistncia compresso, trao na flexo e mdulo de elasticidade, sob estados de tenses uniaxial e multiaxial. Portanto, estabelecer correlaes entre os resultados mecnicos de diferentes traos de argamassas, relaes gua/cimento e geometria da amostra associada ao modo de ruptura. As principais concluses obtidas, entre outras, so: existe uma relao potencial entre a resistncia a compresso da amostra de geometria cbica, cilndrica e a resistncia flexo (amostra de geometria prismtica) em funo da relao gua/cimento; a funo linear a que melhor ajusta os valores mdios do mdulo de elasticidade em funo da resistncia compresso; a envoltria de ruptura da argamassa confinada lateralmente pode ser representada como uma relao linear de Mohr-Coulomb; observou-se, por meio de ensaios de microscopia eletrnica de varredura a existncia de fissuras de retrao na interface pasta-agregado e poros isolados, devido ao fluxo ascendente de gua causado pela exsudao. Palavras chaves: argamassa de assentamento, resistncia compresso uniaxial e triaxial, mdulo de elasticidade.
I

Mechanical behaviour of bedding mortar for structural masonry preview and failure mode
ABSTRACT This paper presents the mechanical behaviour of hardening mortars for structural masonry, regarding compressive strength, flexural strength and elasticity modulus under uniaxial and triaxial stress state. One has used casting cubic, prism and cylindrical specimens. The conclusions drawn from the present studies are: there is a potential relation between compressive strength of cube, cylinders and flexural strength with water/cement ratio; there is a linear relation between elasticity modulus and compressive strength of mortar; the ultimate strength envelope can be represented by a linear function; It is possible to observe the macropores with dispersed cracks in the transition zone between paste and grain, the cracks seems to be induced by shrinkage and weeping; mortars exhibits high porosity and different sizes of voids, with a possible initial decrease in volume by closing of the flaw and voids; the constitutive model to represent the non-linear elasticity of mortar was proposed. Keywords: bedding mortar, uniaxial and triaxial compressive strength, elasticity modulus.

Autor Responsvel: MOHAMAD, G.

Data de envio: 10/09/08

Data de aceite: 16/07/2009

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.

INTRODUO

A alvenaria estrutural um dos sistemas construtivo comumente empregado em pases como o Brasil, devido facilidade de execuo e economia proporcionadas. Essas vantagens tornam este tipo de sistema mais competitivo em relao aos demais. As alvenarias so compostas pela justaposio entre o bloco e a argamassa, cujas combinaes entre as diferentes caractersticas mecnicas dos materiais foram estudadas por diversos pesquisadores em diferentes pocas. Como exemplo, pode-se citar em ordem cronolgica os trabalhos de DRYSDALE e HAMID [1], McNARY [2], CHEEMA e KLINGNER [3], KHALAF et al. [4], VERMELTFOORT [5] e MOHAMAD et al. [6]. Essas pesquisas, de uma forma geral, indicam que na alvenaria deve haver uma compatibilidade nas caractersticas mecnicas entre os tipos de bloco e a capacidade resistente da argamassa de assentamento. As formas de ruptura observadas nos ensaios de paredes, ocorrem por induo de tenses de trao no bloco ou por esmagamento da junta de assentamento da argamassa. Estudos realizados por SHRIVE [7] mostraram que a ruptura da alvenaria sob compresso a mesma de qualquer material frgil como o concreto, o vidro e a pedra. Ou seja, as fissuras tm incio nos vazios do material, onde as tenses de trao lateral localizadas so maiores do que as tenses mdias obtidas em testes realizados em laboratrios. Durante os ensaios experimentais em alvenarias, realizados por VERMELTFOORT [5] e MOHAMAD et al. [6], tambm se observou que o processo de ruptura da alvenaria acontecia inicialmente pelo esmagamento da junta de argamassa e o posterior esfacelamento da superfcie de contato entre o bloco e a argamassa, como mostra a Figura 1.

Bloco Bloco Bloco 1 1 ha 2 2 2 1 - Interface Superior; 2 - Interface Inferior;

Sequncia de aumento do carregamento a- Incio da perda de coeso da argamassa na interface superior e o aumento gradativo do coeficiente de Poisson.

Figura 1: Ruptura do conjunto bloco e argamassa observada nos ensaios experimentais.

Com base nos estudos de KHALAF et al. [4] pode-se concluir que difcil estabelecer modelos que representem a resistncia da alvenaria a partir das propores entre os valores de resistncia dos materiais individualmente. Ensaios experimentais de compresso em prismas evidenciaram que a resistncia se aproxima mais ao bloco, quanto mais baixo for a proporo entre os mdulos de elasticidade dos materiais (argamassa, Earg e bloco, Ebloco). Por outro lado, a medida que essa proporo aumenta, para nveis entre 0,8 e 1, a resistncia do prisma comea a se aproximar da argamassa. Em funo disso, possvel deduzir que o princpio da sobreposio de resistncias entre os materiais s vlido para certo grupo, no podendo ser generalizado para todas as demais combinaes de materiais. A ruptura da alvenaria (bloco e argamassa) acontece devido perda de coeso da argamassa e por atingir a tenso limite de cisalhamento gerado, por conseqncia, do poro colapso da estrutura interna da argamassa. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho caracterizar fsica e mecanicamente as argamassas de assentamento a base de cal, para o uso estrutural, determinando as respectivas correspondncias entre os valores destas propriedades fsicas e mecnicas, servindo assim de referncia aos projetistas para a utilizao no dimensionamento da alvenaria. Existem poucas informaes sobre as argamassas de assentamento para as alvenarias estruturais de forma a caracterizar a relao gua/cimento (a/c), a geometria da amostra (cubos ou cilindros), os ndices de vazios e o mdulo de elasticidade. Em virtude deste fato foram utilizadas nesta pesquisa diferentes propores entre o cimento, a cal e a areia, formas geomtricas e modos de determinao do mdulo de elasticidade, sob estados de tenses uniaxial e triaxial. Os traos designados na pesquisa seguem as recomendaes das normas inglesa BS-5628 [8] e americana ASTM C-270 [9]. 825

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.

MATERIAIS E MTODOS

A alvenaria estrutural atualmente um dos sistemas construtivos que vem sendo amplamente empregado como alternativa a tcnica convencional do concreto armado. O parmetro que define o potencial de suporte de carga de um elemento estrutural em alvenaria estrutural a resistncia compresso da parede, que de certa forma, est condicionada s caractersticas da unidade e da argamassa empregada. Portanto, este trabalho tem como objetivo principal caracterizar mecanicamente as argamassas de assentamentos, recomendada pela BS-5628[8]. 2.1 Propriedades Fsicas e Mecnicas das Argamassas de Assentamento

Os itens a seguir descrevem os requisitos fsicos e mecnicos especificados pelas normas NBR 7211 [10], NBR 7211 [11], EN 459-1 [12], EN 197-1 [13], BS-1200 [14], ASTM C-144 [15], NBR 7251 [16], NBR 9778 [17], ASTM C-270 [9] e BS-5628 [8], para as argamassas de assentamento. 2.1.1 Especificao da granulomtrica da areia Os ensaios de caracterizao fsica servem de base para o clculo das percentagens de material em massa, que faro parte das composies das argamassas. Permitindo desta maneira definir as faixas de variao dos tamanhos dos gros de agregados, a partir dos limites granulomtricos fixados pelas normalizaes. Neste contexto, pretende-se utilizar as designaes especificadas pelas normas NBR 7211 [10], NBR 7211 [11], BS-1200 [14] e ASTM C-144 [15] para caracterizar a composio granulomtrica da areia para o uso em assentamento nas alvenarias. As normas BS-1200 [14] e ASTM C-144 [15] especificam as percentagens passantes das areias em funo das peneiras, estabelecendo os limites granulomtricos inferiores (LI) e superiores (LS), adequados para o uso em argamassas de assentamento, ver Tabela 1. Tabela 1: Percentagens passantes de areia nas peneiras. Peneira (abertura em mm) 0,15 0,30 0,60 1,20 2,40 4,80 Percentagem passante (%) BS-1200 [14] LI 0 5 40 70 90 100 LS 10 40 80 100 100 100 ASTM C-144 [15] LI 2 10 40 70 95 100 LS 15 35 75 100 100 100

A NBR 7211 [10] fixa os limites granulomtricos do agregado mido por meio das zonas em que o mesmo se enquadra. As denominaes so apresentadas na Tabela 2, sendo essa caracterizao em funo das percentagens retidas de material nas respectivas peneiras. O resultado da anlise granulomtrica da areia utilizada na confeco das argamassas encontra-se apresentado na Tabela 3. As percentagens retidas e passantes acumuladas foram obtidas pela mdia de duas pores de areia. A areia empregada no programa experimental encontra-se dentro dos limites das percentagens passantes nas respectivas peneiras da srie, quando utilizada as normas internacionais BS-1200 [14] e ASTM C-144 [15]. Por outro lado, ao usar como referncia a norma NBR 7211 [10] a areia se encontra entre as zonas 2 e 3, ou seja, pode ser caracterizada em relao ao tamanho dos gros como: finos e mdios. A diferena principal entre as duas verses das normas NBR 7211 [10] e NBR 7211 [11] a mudana nas denominaes existentes. A segunda verso somente utiliza as denominaes timas e utilizveis, o que de certa forma se aplica apenas ao concreto. A primeira verso permitia a adequao da areia para outros fins como assentamento de alvenarias e revestimentos de paredes, pois existia uma faixa de variao por zonas, permitindo a classificao da areia conforme o tamanho do gro (muito fina, fina, mdia e grossa). O mdulo de finura da areia definido como o somatrio das percentagens retidas acumuladas nas peneiras da srie normal, at a abertura de peneira igual a 0,15 mm divididos por cem (100). O valor obtido para o mdulo de finura da areia utilizada nos experimentos foi de 2,27. A dimenso mxima caracterstica da areia uma grandeza associada a distribuio granulomtrica do agregado, correspondente abertura de malha, nos quais

826

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.

as percentagens retidas acumuladas so iguais ou imediatamente inferiores a 5 % em massa. A dimenso mxima caracterstica da areia empregada nos experimentos foi igual a 2,4 mm. Tabela 2: Limites granulomtricos do agregado mido, NBR 7211 [10]. Percentagem, em massa, retida nas peneiras (%) Peneira (abertura em mm) 9,5 6,3 4,8 2,4 1,2 0,6 0,3 Zona 1 Muito fina 0 03 0 - 5* 0 - 5* 0 - 10* 0 20 50 - 85* Zona 2 Fina 0 0-7 0 - 10 0 - 15* 0 - 25* 21- 40 60*- 85* Zona 3 Mdia 0 07 0 11 0 - 25* 10* - 45* 41 65 70* - 92 Zona 4 Grossa 0 0-7 0 - 12 5*- 40 30* - 70 66 - 85 80* - 95

0,15 85* - 100 90** - 100 90** - 100 90** - 100 *Tolerncia de at 5%;** Para agregado mido resultante de britagem este limite poder ser de 80%.

Tabela 3: Caracterizao granulomtrica da areia para os ensaios de argamassas. Peneira (abertura em mm) 4,8 2,4 1,2 0,6 0,3 0,15 0,075 Fundo Percentagem retida acumulada (%) 0 7 20 36 74 90 98 100 Percentagem passante Acumulada (%) 100 93 80 64 26 10 2 0

Caractersticas da areia, cal e cimento De maneira geral, nas argamassas de assentamento para alvenaria estrutural, podem ser usados cimentos dos tipos portland comum, composto, pozolnico ou alto-forno. Nesta pesquisa foram utilizados nos experimentos cimento portland de calcrio do tipo CEM II/B-L, de resistncia a compresso no inferior a 32,5 MPa, conforme classificao da EN 197-1 [13] e contendo entre 21 % e 35 % em massa de calcrio. Tambm foi empregada nos ensaios cal hidrulica da classe HL5, conforme a classificao da norma EN 459-1 [12]. Como requisitos qumicos dessa cal esto o teor de SO3 menor ou igual a 3 % e a cal livre superior a 3 %. Para a transformao do trao de argamassa de volume para peso necessria a determinao da massa unitria do agregado no estado solto. A norma brasileira NBR 7251 [16] estabelece as recomendaes para a determinao da massa unitria do agregado no estado solto, especificando que o resultado deve ser obtido a partir da mdia, para trs determinaes. Esses resultados da massa unitria para o cimento, cal e areia so apresentados na Tabela 4.

2.1.2

827

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.

Tabela 4: Massa unitria do cimento, cal e areia (em kg/dm3).


cimento 1,08 cal 0,50 areia 1,48

2.1.3

Especificao da granulometria da areia A norma brasileira NBR 9778 [17] descreve os procedimentos de execuo do ensaio para a determinao do ndice de vazios e massa especfica da argamassa no estado endurecido. As amostras utilizadas nos ensaios tm formato cbico com a dimenso dos lados igual a 50 mm. O ndice de vazios (Iv) a relao entre o volume de poros permeveis e o volume total, sendo calculado pela Eq. (1).
Iv = M sat M s x100 M sat M i

(1)

Onde Msat a massa da amostra saturada, Ms a massa da amostra seca em estufa e Mi a massa da amostra saturada e imersa em gua. A Eq. (1) define no numerador a diferena entre as massas saturada e seca, isto , a massa de gua absorvida pelo material que preenche os vazios internos comunicveis. O denominador descrito pela diferena entre as massas saturada e imersa, ou seja, a massa em gua que o material ocupa. Esse ensaio permite avaliar a permeabilidade gua da argamassa. A massa especfica da amostra seca (s) definida pela Eq. (2). A Tabela 5 apresenta os resultados individuais dos ndices de vazios e das massas especficas das argamassas.

s =

Ms M sat M i

(2)

Tabela 5: Resultados dos clculos do ndice de vazios e massa especfica de argamassas. Trao 1:0,25:3 1:0,5:4,5 1:1:6 Relao gua/cimento 0,85 1,30 1,72 Msat 1580,9 1552,8 1546,0 Ms 1414,7 1384,8 1367,9 Mi 815,3 781,6 777,6 Iv 21,71% 21,78% 23,18%

s
(g/cm3) 1,85 1,80 1,78

Absoro de gua 24 horas 11,75% 12,13% 13,02%

As massas das argamassas saturadas, secas e imersas em gua foram obtidas pela mdia de seis amostras de geometria cbica. Nos resultados possvel observar que o ndice de vazios encontrado foi prximo de 20%. Assim, pode-se concluir que os vazios permeveis internos so significativos e dependentes da relao gua/cimento. Os resultados demonstraram que a massa especfica da amostra seca diminuiu de valor em funo do aumento da relao gua/cimento. Alm disso, a absoro de gua em 24 horas aumentou com o incremento da relao gua/cimento. De acordo com os resultados experimentais possvel verificar que no existe uma correspondncia entre a absoro de gua e o ndice de vazios. A Figura 2 apresenta o grfico com dois eixos verticais de correspondncia entre a absoro de gua 24 horas e o ndice de vazios, em funo da relao gua/cimento. Nota-se que medida que aumenta a relao gua/cimento ocorre tambm um aumento nos valores de absoro de gua e ndice de vazios internos da argamassa. Os ensaios de absoro de gua e ndice de vazios foram realizados aos 28 dias de idade da argamassa. 2.1.4 Critrios para a Especificao dos Traos de Argamassas As especificaes dos traos de argamassas so definidas pelas recomendaes normativas ASTM C-270 [9] e BS-5628 [8]. As exigncias estabelecidas por estas normalizaes so a consistncia e a reteno de gua, para as argamassas no estado fresco. Estas caractersticas no consideram o tipo de unidade (cermico ou concreto) e a forma de assentamento. Na Tabela 6 so apresentados os valores das propriedades da argamassa no estado fresco. Cabe salientar que este valor estabelecido de consistncia (230 10 mm) impraticvel para assentamentos da alvenaria de blocos de concreto, ou seja, no se consegue um completo espalhamento e ajuste vertical da junta de assentamento. 828

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.
Absoro (24h) Iv (%) Absoro (24 h) IV (%)

14,00%

23,50%

13,50%

23,00%

13,00%

22,50%

12,50%

22,00%

12,00%

21,50%

11,50%
Relao gua/cimento

21,00%

11,00%
0,85 1,3 1,72

20,50%

Figura 2: Relao entre a absoro de gua (24h), o ndice de vazios e a relao gua/cimento.

Tabela 6: Exigncias estabelecidas para as argamassas de assentamento. Propriedade Consistncia (abatimento) Reteno de gua Argamassa 230 10 mm >75 %

A norma ASTM C-270 [9] especifica os traos de argamassas a partir da proporo em volume de materiais, Tabela 7. As exigncias estabelecidas para as propriedades mecnicas das argamassas de assentamento devem satisfazer os requisitos apresentados na Tabela 8. Tabela 7: Especificao dos traos de argamassas, conforme a ASTM C-270 [9]. Tipo M S N O Cim. Portland ou cimento com adio 1 1 1 1 Cal hidrulica ou leite de cal 0,25 0,25 a 0,50 0,50 a 1,25 1,25 a 2,25 Maior que 2,25 e menor que 3 vezes a soma dos volumes de aglomerantes Proporo de agregado

Tabela 8: Propriedade mecnica da argamassa, conforme a ASTM C-270 [9]. Tipo M S N O Resistncia mdia compresso aos 28 dias (MPa) 17,2 12,4 5,2 2,4 Reteno de gua (%) >75 >75 >75 >75 Ar na mistura (%) 12 12 14* 14*

* Quando houver armadura incorporada junta de argamassa, a quantidade de ar incorporado no poder ser superior a 12 %.

As recomendaes especificadas pela BS-5628 [8] para os traos de argamassas e limites de resistncia compresso esto apresentadas nas Tabelas 9 e 10, respectivamente.

829

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.

Tabela 9: Especificao dos traos de argamassas em volume (BS-5628 [8]). Designao da Argamassa (I) (II) (III) (IV) Tipo de argamassa cim:cal:areia 1:0 a 0,25:3 1: 0,5:4 a 4,5 1:1:5 a 6 1:2:8 a 9 cim alv:areia 1:2,5 a 3,5 1:4 a 5 1:5,5 a 6,5 cim:areia plastificante 1:3 a 4 1:5 a 6 1:7 a 8

Tabela 10: Propriedades mecnicas das argamassas (BS-5628 [8]). Resistncia compresso mdia aos 28 dias (MPa) Designao da argamassa (I) (II) (III) (IV) Testes laboratoriais 16,0 6,5 3,6 1,5 Testes em situ 11,0 4,5 2,5 1,0

Comparando os resultados de resistncia compresso apresentados pela ASTM C-270 [9] e BS5628 [8], nota-se uma significativa diferena de valor para os traos S, N e O em relao aos traos II, III e IV, respectivamente. No trabalho experimental os traos de argamassas foram mantidos constantes e definidos a partir dos requisitos e exigncias das normas ASTM C-270 [9] e BS-5628 [8]. A proporo entre aglomerante e agregado foi de 1:3. As relaes gua/cimento das misturas foram escolhidas em funo da trabalhabilidade da mistura, de modo a proporcionar suficiente manuseio e espalhamento sob a superfcie do bloco. Os traos estudados so apresentados na Tabela 11. Tabela 11: Especificao dos traos de argamassas e proporo entre materiais. Proporo em volume Trao I II III 3 cim:cal:areia 1:0,25:3 1:0,5:4,5 1:1:6 Relao aglomerante:agregado 1:2,4 1:3 1:3

ANLISE DOS RESULTADOS MECNICOS DAS ARGAMASSAS Por intermdio da anlise dos resultados mecnicos dos diferentes traos de argamassas possvel avaliar o comportamento do material quando submetidos a solicitaes nos ensaios de compresso axial e flexo a trs pontos. 3.1 Efeitos da variao da relao a/c nas resistncias mecnicas das argamassas

A resistncia compresso das argamassas um dos principais parmetros comparativos de qualificao das composies estabelecidas pela ASTM C-270 [9] e BS-5628 [8]. Os ensaios de compresso foram realizados com velocidade constante de 0,002 mm/s. Os ensaios de flexo em trs pontos foram realizados com velocidade de carregamento de 0,001 mm/s, em amostras prismticas cujas dimenses: largura, altura e comprimento so 40, 40 e 160 mm, respectivamente. A determinao das resistncias foi realizada em uma prensa com controle de deslocamento, com o objetivo de se obter o comportamento pspico do material. As relaes gua/cimento foram fixadas de acordo com a trabalhabilidade da mistura em funo do tipo assentamento da alvenaria, da necessidade do operrio e de maneira que a junta permanecesse sempre com altura constante. Inicialmente a argamassa era distribuda sob o bloco de maneira a apresentar uma altura de 15 mm, para que os blocos superiores das fiadas fossem posicionados com um martelo de borracha e nvel. A altura final da junta de assentamento variou de 10 a 12 mm. Portanto, os parmetros de referncias para a trabalhabilidade foram determinados pelo assentador. A Figura 3 apresenta a mdia dos 830

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.

resultados dos ensaios de compresso (amostras cbicas e cilndricas) e flexo. As equaes para as curvas correspondentes (Figura 3) so encontradas na Tabela 12.
Resistncia (MPa)

30,0
f cubo

fcubo = 15,36(a/c) 2 R = 0,9206

-1,4728

25,0

fcilindro = 10,86(a/c) 2 R = 0,9296

-1,5034

20,0
f cilindro f cubo f cubo

f flexo = 2,96(a/c) 2 R = 0,9514

-1,3784

15,0

10,0
f cilindro

f cubo

f cubo f cilindro f cilindro

f cubo f cilindro

5,0

f flexo f flexo

f flexo flexo f flexo f

f flexo

0,0 0,2 0,4 0,6 0,8 1 1,2 1,4 1,6 1,8 2 2,2
Relao gua/Cimento

Figura 3: Resistncia em funo da relao gua/cimento.

Tabela 12: Equaes para a variao da resistncia em funo da relao gua/cimento. Geometria da amostra Cbica Equao Cilndrica
1, 4728

Prismtica
1,5034

f cubo = 15,36(a / c)

f cilindro = 10,86(a / c)

f flexo = 2,96(a / c) 1,3787

A Figura 4 apresenta os resultados entre as resistncias mdias dos cubos e cilindros, obtidos no ensaio de compresso, em relao resistncia a flexo da barra prismtica, juntamente com as respectivas correlaes. Como pode ser visto na referida figura, a funo exponencial foi a que melhor representou os pontos.
Resistncia compresso (MPa) 30 fcilindro = 1,6628e 0,7562fflexo R 2 = 0,9995
Cubos

25

20 fcubos = 4,2385e0,4097fflexo 2 R = 0,976 15


Cubos

Cilindros

Cubos

10
Cubos

Cubos Cubos Cilindros

Cilindros

Resistncia flexo (MPa) 0 0 1 2 3 4 5

Figura 4: Resistncia compresso de amostras cbicas e cilndricas em funo da flexo.

As equaes que relacionam a resistncia dos corpos-de-prova de geometria cbica e cilndrica compresso, em funo da resistncia a flexo das amostras prismticas esto apresentadas na Tabela 13. 831

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.

Tabela 13: Variao entre as resistncias compresso das amostras cbicas e cilndricas em funo da resistncia flexo das amostras prismticas. Geometria da amostra Cbica Equao- Flexo (Prismtica) Cilndrica

f cubo = 4,24.e

0 , 4097 f flexo

f cubo = 1,66.e

0 , 7562 f flexo

A Figura 5 relaciona as resistncias das argamassas obtidas experimentalmente, em comparao com as propostas pelas normas BS-5628 [8] e ASTM C-270 [9]. 3.2 Resultados do mdulo de elasticidade das argamassas

Outro parmetro de caracterizao das argamassas o mdulo de elasticidade. Esta varivel serve de base para alimentar o comportamento mecnico do material quando, por exemplo, se usa programas de elementos finitos. Partindo-se da premissa que diferentes mtodos de teste podem influenciar nos resultados do mdulo de elasticidade se adotou os procedimentos estabelecidos pela norma brasileira NBR 8522 [18].
25

Resistncia compresso (MPa)

20

a/c=0,85 a/c=0,72

BS-5628 ASTM C270-86b Resultados experimentais Resultados experimentais

15

10

a/c=1,02 a/c=1,30
5

a/c=1,33

a/c=1,72

Trao
0 Trao I-BS Trao M-ASTM Trao II-BS Trao S-ASTM Trao III-BS Trao N-ASTM

Figura 5: Relao entre a resistncia da argamassa em comparao ao especificado pela BS e ASTM.

A seguir descrito o mtodo utilizado para a execuo do ensaio. Antes de realizar o ensaio do mdulo de elasticidade deve-se verificar a resistncia compresso da argamassa (fc), com o uso de duas amostras similares, cujo intuito fixar o patamar 0,3. f c . Para o ensaio do mdulo de elasticidade, a NBR 8522 [18] estabelece uma taxa de tenso de (0,25 0,05) MPa/s. Durante os testes preliminares notou-se que esta velocidade no condiz com o tipo de material utilizado, ou seja, em poucos segundos a tenso na amostra atinge o valor de 0,3. f c . Desta maneira, levando em considerao estudos anteriores de compresso em argamassas concluiu-se que uma taxa de carregamento de 0,15 kN/s suficiente para as condies do ensaio. Na Figura 6 mostrado o procedimento para a verificao das deformaes lidas nas bases de medidas, ou seja, dez ciclos de carga e descarga (procedimento 0), quatro patamares lineares crescentes (procedimentos 1, 4, 7 e 11), quatro patamares lineares decrescentes (procedimentos 3, 6, 9 e 13) e cinco patamares constantes (2, 5, 8, 10 e 12). O mdulo de elasticidade do material obtido pelas tenses e deformaes mdias entre os procedimentos 12 e 10. Antes da execuo do ensaio, realizou-se o ajuste na posio da amostra, por meio dos seguintes passos: colocou-se o corpo-de-prova em posio centrada entre os pratos da prensa; aplicou-se uma fora aproximada de 10% do valor previsto na ruptura; verificaram-se as deformaes registradas pelos medidores, caso a diferena entre as deformaes lidas nesses medidores apresentasse um valor maior que 20% da maior das deformaes, fazia-se a descarga do corpo-de-prova e procedia-se ao ajuste do centro da amostra. Nos estudos iniciais foram utilizados corpos-de-prova cilndricos de 50 mm de dimetro e 100 mm de altura. Um extensmetro eltrico do tipo strain gauge foi colado nas amostras, a fim de se comparar as deformaes verticais com os trs transdutores lineares de deslocamentos (LVDTs), distanciados de 120o. Os LVDTs 832

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.

foram fixados na clula de carga e apoiados no prato inferior da mquina de ensaios. Assim, para o clculo das deformaes a base de medida foi a altura total do cilindro, Figura 7.
8,00
2 5 8 12

7,00

6,00
1 3 4 6 7 9 11 13

5,00 Tenso (MPa)

Procedimento= 0

4,00

3,00

2,00

1,00
10

0,00 0 500 1000 1500 2000 Tempo (s)

Figura 6: Procedimentos utilizados para a determinao do mdulo de elasticidade das argamassas.

Figura 7: Determinao do mdulo de elasticidade com extensmetros eltricos e LVDTs.

O procedimento de ensaio consiste em aplicar inicialmente no corpo-de-prova uma pr-tenso de 0,1 MPa, onde os registros de deslocamentos nos LVDTs so zerados; O teste ento iniciado, respeitando os procedimentos da Figura 6. Os resultados dos ensaios permitiram as seguintes verificaes: - A superfcie superior da amostra deve estar perfeitamente retificada, a fim de garantir que no existam concentraes de tenses em pontos localizados da amostra que, por conseqncia, geram rotaes e influncia nos valores das deformaes lidas; - Ocorreram deformaes residuais significativas nos topos das amostras, quando os LVDTs so posicionados em toda altura do corpo-de-prova, Figura 7. A Figura 8 apresenta a curva tenso-deformao da argamassa utilizando o extensmetro eltrico e os LVDTs (71941, 71942 e 71943); - A resina regularizadora aplicada nas faces superior e inferior da amostra de argamassa pode afetar os resultados de deformao, se a mesma possuir rigidez superior argamassa; - Os extensmetros eltricos apresentaram resultados de deformaes residuais praticamente insignificantes, pois foram posicionados no tero mdio, eliminando o efeito nas extremidades da amostra, na interface corpo-de-prova/mquina de ensaios; - Os mdulos de elasticidade da argamassa, calculados pelo LVDT-71941, LVDT-71942 e LVDT71943, apresentaram valores significativamente diferentes.

833

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.
7,00 Extensmetro 6,00 Lvdt- 71941 Lvdt- 71942 Lvdt- 71943

5,00

Tenso (MPa)

4,00

3,00

2,00

1,00

Deformao
0,00 0 0,0005 0,001 0,0015 0,002 0,0025 0,003 0,0035 0,004

Figura 8: Relao entre tenso e deformao utilizando na amostra LVDTs e o strain gage.

Os resultados obtidos nos ensaios possibilitaram concluir que para eliminar os efeitos das interfaces, anis metlicos devem ser posicionados no tero mdio da amostra para a fixao dos LVDTs. A base de medida das deformaes foi de 27 mm, Figura 9.

Figura 9: Esquema do ensaio para a determinao do mdulo de elasticidade da argamassa.

A Figura 10 apresenta os resultados individuais entre o mdulo de elasticidade secante no nvel de tenso 0,3. f c , em funo da resistncia compresso, para os diferentes traos de argamassa. A Tabela 14 mostra os valores mdios de resistncia compresso e mdulo de elasticidade, dos diferentes traos de argamassas, com o respectivo desvio-padro (s.d), coeficiente de variao (c.v.) e nmero de amostras ensaiadas (n). Os traos foram denominados conforme a norma BS-5628 [8] e, para cada trao foram utilizadas duas relaes gua/cimento.

834

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.
Mdulo de elasticidade (MPa) 16000 14000 I-a 12000 10000 II-a 8000 6000 4000 2000 Resistncia compresso (MPa) 0 0,0 5,0 10,0 15,0 20,0 25,0 II-b III-b III-a I-b

y = 671,75x 2 R = 0,9817

Figura 10: Mdulo de elasticidade secante em relao a resistncia compresso.

Tabela 14: Valores mdios da resistncia a compresso e mdulo de elasticidade das argamassas. Trao I I
*

Resistncia compresso Mdia (MPa) 20,3 18,7 7,4 8,8 4,5 8,5
*

E30% n 3 4 3 4 3 4 Mdia (MPa) 12769 13065 4788 6491 3177 6152 s.d (MPa) 846 558 565 537 343 339 c.v (%) 6,6 4,3 11,8 8,3 10,8 5,5 n 4 3 4 3 4 4

s.d (MPa) 0,32 0,86 0,77 0,13 0,63 0,27

c.v (%) 1,6 4,6 10,4 1,5 14,0 3,1

II II
*

III III
*

Traos com a mesma proporo de cimento, cal e areia e diferente relao gua/cimento.

Pode ser observado que o coeficiente de variao do mdulo de elasticidade das argamassas variou de 4,3 a 11,8 % (ver Tabela 14). Contudo, esses valores podem ser considerados pequenos. A Figura 11 mostra valores da resistncia mdia compresso e do mdulo de elasticidade (considerando erro padro de 5 %), obtendo a faixa de variao linear passando pela origem. Os nmeros 1, 2 e 3 (Figura 11) representam as retas de aproximao entre o mdulo de elasticidade e a resistncia compresso, quando considerado o erro-padro de 5%.
Mdulo de elasticidade mdio secante 30%(MPa) 16000
1 2 3

14000 12000

y = 734x y = 672x y = 599x

Erro-padro de 5% no valor do mdulo de elasticidade e na resistncia compresso

10000 8000 6000 4000 2000

Resistncia compresso dos cilindros (MPa) 0 0 5 10 15 20 25

Figura 11: Faixa de variao da funo linear de aproximao entre o mdulo de elasticidade secante e a resistncia compresso. 835

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.

As variveis mecnicas (resistncia compresso e mdulo de elasticidade) e as variveis fsicas (relao gua/cimento e massa especfica da amostra seca) das argamassas encontram-se relacionadas na Figura 12.

20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 Resistncia compresso (MPa) Fator gua/cimento Massa especfica (kg/dcm3) Mdulo de elasticidade (GPa)

I 20,3 0,85 1,85 12,769

II 7,4 1,3 1,8 4,788

III 4,5 1,72 1,78 3,177

Figura 12: Resultados entre as variveis mecnicas e fsicas das argamassas.

Os ensaios de compresso nos corpos-de-prova de argamassa foram realizados com controle de deslocamento, sob velocidade constante de 0,002 mm/s. Por meio dos resultados, mostrados na Figura 13, possvel verificar que a argamassa de resistncia 19,1 MPa apresentou um comportamento linear at prximo 0,3. f c . Para valores maiores que este, comea a ocorrer deformaes no-lineares. No caso das argamassas de resistncia compresso de 3,7 MPa e 7,09 MPa as deformaes no-lineares acontecem quando as tenses atingem 0,37.fc e 0,43.fc, respectivamente (ver Figura 13). A argamassa de resistncia compresso de 19,1 MPa possui um comportamento ps-pico parablico. As argamassas de resistncia compresso de 3,7 e 7,09 MPa apresentaram um comportamento dctil, onde aps a ruptura houve um aumento progressivo das deformaes mantendo-se praticamente constante o nvel de tenso aplicado. A Figura 13 mostra o diagrama tenso-deformao salientando, com uma seta, o ponto onde comeam as deformaes no-lineares da argamassa. Tambm podem ser visualizados a resistncia ltima da argamassa, fc, a deformao mxima na ruptura e o comportamento ps-pico do material.
Tenso (MPa) 25

19,1 MPa

20

15

10
7,09MPa

5
3,7 MPa

Deformao 0 0,00000 0,00200 0,00400 0,00600 0,00800 0,01000 0,01200

Figura 13: Diagrama tenso-deformao das argamassas, ensaiadas compresso.

836

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.

3.3

Comportamento triaxial das argamassas

Quando submetidas a um carregamento vertical as alvenarias geram um estado de tenses que provoca, na argamassa de assentamento, tenses horizontais devidas aderncia existente entre a unidade (bloco) e a argamassa. Poucos estudos foram realizados para determinar as mudanas no comportamento mecnico das argamassas compresso e, por conseqncia, nos modos de ruptura das alvenarias quando submetidas a cargas verticais. As propriedades mecnicas dos materiais que compem a alvenaria so muitas vezes tratadas como constantes e, geralmente, so obtidas a partir de ensaios uniaxiais, no representando, portanto o estado de tenses real na alvenaria. Em funo disso, estudar o comportamento da argamassa fundamental para compreender os critrios de ruptura da alvenaria (por induo de trao no bloco ou por esmagamento da junta horizontal de argamassa). Alguns critrios de ruptura se baseiam em anlises do conjunto, no qual o principal parmetro utilizado a proporo entre os mdulos de elasticidade do bloco e da argamassa. A primeira etapa no estudo do conjunto bloco-argamassa conhecer o ganho de resistncia gerado pelo confinamento da argamassa na junta e, com isso, compreender as diferenas no comportamento da resistncia do material, medida que muda o estado de tenses atuante na argamassa.

3.3.1

Resistncia Compresso Confinada das Argamassas Os corpos-de-prova foram colocados dentro do cilindro de confinamento, onde se aplicou uma tenso lateral constante. Os fios soldados aos strain-gauges foram instalados pelas ranhuras das rtulas e conectados a caixa comutadora, Figura 14. O procedimento de ensaio seguiu a seguinte metodologia, de acordo com o tipo de argamassa: - Para argamassas fortes e baixos nveis de tenses laterais: a amostra foi colocada na mquina com os instrumentos de medio e centralizada para eliminar as possveis excentricidades. Inicialmente foi aplicada a tenso lateral de confinamento at o nvel desejado, sendo ento esta tenso mantida constante. Em seguida aplicou-se uma tenso bsica de b=0,5 MPa e fez-se a leitura das deformaes axial e lateral. Dando continuidade ao ensaio, aumentou-se as tenses em propores constantes de 0,6 MPa 0,4 MPa at a tenso atingir o valor de

a =

1 f c , da resistncia compresso do material no confinado. Manteve-se a 3

tenso constante por 60 segundos e ento se fez a leitura das deformaes durante os sucessivos 30 segundos para cada linha de medida. Em seguida se reduziu a carga na mesma proporo usada para o carregamento. Repetiu-se o mesmo ciclo, no mnimo por 2 vezes adicionais, usando o mesmo nvel de carregamento e descarregamento e mantendo as tenses (a e b ) constantes por um perodo de 60 segundos. Completados os ciclos de medidas aumentou-se a carga aplicada na amostra at a ruptura da mesma; - Para argamassas fortes e altos nveis de tenso lateral: o procedimento inicial foi igual ao utilizado no item anterior. Porm a tenso bsica aplicada foi de b=1,0 MPa. Aumentou-se as tenses em propores constantes de 1,0 MPa 0,2 MPa. Os procedimentos seguintes foram os mesmos j citados; - Para argamassas fracas e baixos nveis de tenses laterais: a tenso bsica aplicada foi de b= 0,6 MPa 0,4 MPa. E finalmente para as argamassas fracas e altos nveis de tenses laterais, a tenso bsica aplicada foi de b=1,0 MPa. As tenses foram aumentadas em propores constantes de 0,6 MPa 0,4 MPa.

Figura 14: Cmara triaxial dimensionada para suportar tenses de confinamento de 50 MPa.

837

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.

A pesquisa de MOHAMAD [19] conduziu testes em argamassas confinadas. O trabalho procurou caracterizar as argamassas por meio de suas propriedades mecnicas. A Tabela 15 mostra os resultados obtidos para a resistncia compresso de argamassas em cilindros de 50 mm de dimetro, em funo da tenso de confinamento. Para o trao de argamassa 1:1:6 foram utilizadas duas relaes gua/cimento, citadas como a e b. Tabela 15: Resistncias compresso das argamassas confinadas. Trao ftm (MPa) 1:0,25:3 1:0,5:4,5 1:1:6 (a) 1:1:6 (b) 0 0,5 1 2,5 4 34,6 36,7 39,7 44,6 24,1 19,4 25,7 31,0 11,4 13,7 14,3 17,8 22,4 5,1 6,6 7,6 -

A Figura 15 ilustra a variao da resistncia compresso da argamassa em funo das tenses de confinamento. A envoltria mostrou-se linear, com elevados valores para o coeficiente de correlao (R2).
60
Trao 1:0,25:3 Trao 1:0,5:4,5 Trao 1:1:6 Trao 1:1:6 Linear (Trao 1:0,25:3) Linear (Trao 1:0,5:4,5) Linear (Trao 1:1:6) Linear (Trao 1:1:6) y = 3,9857x + 34,914 R = 0,9848 y = 3,6286x + 21,421 R = 0,6713 y = 2,6065x + 11,75
2 2

Resistncia compresso confinado (MPa)

50

40

30

20

10 Tenso de Confinamento (MPa) 0 0 1 2 3 4 5

R = 0,989 y = 2,5x + 5,1833 R = 0,9868


2

Figura 15: Envoltria de ruptura da argamassa confinada.

A Tabela 16 apresenta as equaes que descrevem a relao entre a resistncia compresso das argamassas, conforme aumenta a tenso lateral confinante. Tabela 16: Equaes que descrevem as rupturas das argamassas confinadas. Argamassa Tipo de trao Equao

1:0,25:3 1:0,5:4,5 1:1:6 (a) 1:1:6 (b)

farg* = farg + 4,0.ftm farg* = farg + 3,6.ftm farg*= farg + 2,6.ftm farg*= farg + 2,5.ftm

Os dados mostram que com o aumento da tenso confinante, h um incremento na resistncia da argamassa. A envoltria de ruptura da argamassa comprimida triaxialmente aproximou-se da envoltria de ruptura de Mohr-Coulomb e apresentou um comportamento linear. Os coeficientes angulares dos traos de 838

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.

argamassas (1:1:6) com diferentes relaes gua/cimento apresentaram valores muito prximos. Este resultado pode indicar que argamassas com resistncias menores que 10 MPa possuem comportamentos similares, para o aumento de resistncia confinada. MOHAMAD [19] determinou, a partir do critrio de ruptura de Mohr-Coulomb, a reta tangente aos crculos de Mohr e os valores da coeso e do ngulo de atrito interno do material, como mostram os grficos da Figura 16. Mdulo de Elasticidade e Coeficiente de Poisson das Argamassas KHOO [20] determinou por meio de ensaios experimentais o mdulo de elasticidade e o coeficiente de Poisson confinado das argamassas. De acordo com os resultados obtidos pelo autor, o mdulo de elasticidade do trao de argamassa 1:1:6, apresentou uma tendncia para diminuir de valor com o aumento da tenso confinante. J para o trao 1:0,25:3 no houve uma diferena significativa no valor do mdulo de elasticidade com as tenses de confinamento. O coeficiente de Poisson diminuiu de valor com o aumento da tenso confinante, para os dois traos de argamassa (1:0,25:3 e 1:1:6). Essa diminuio foi linear para o trao 1:0,25:3 e exponencial para o trao de argamassa 1:1:6. O valor do coeficiente de Poisson para o trao 1:1:6 foi de aproximadamente 0,05, para uma tenso lateral de 4 MPa. ATKINSON et al. [21] analisaram o diagrama tenso-deformao axial e lateral das argamassas confinadas triaxialmente para diferentes nveis de tenses confinantes. A concluso obtida nos testes evidenciou a transio de um comportamento frgil, em baixos nveis de tenses, para um comportamento dctil para altas tenses. As argamassas confinadas apresentaram um comportamento no-linear para nveis de carregamento aproximadamente superiores a 50% da carga ltima. Os autores classificaram esse comportamento como: frgil, dctil e bilinear. 3.3.2

Figura 16: Determinao do ngulo de atrito das argamassas confinadas triaxialmente.

O carter frgil designado pela ruptura abrupta, ou seja, o material perde a capacidade resistente sem aviso. O carter dctil caracterizado pelo aumento das deformaes, para um mesmo nvel de tenso axial. O carter bilinear caracterizado pelo contnuo aumento das tenses ps-ruptura. O diagrama tensodeformao da argamassa de trao 1:0,5:4,5 mostrou um comportamento frgil, para nveis de tenses laterais (0,2, 0,7 e 1,7 MPa). Nas demais tenses laterais (3,45, 6,9 e 10,9 MPa) mostrou ter caractersticas dcteis. O trao 1:1:6 apresentou carter frgil para nveis de tenses de 0,2 e 0,7 MPa mas, para o nvel de tenso de 1,7 MPa, apresentou um carter dctil. Nas demais tenses confinantes (3,45, 6,9 e 10,9 MPa) apresentou um carter bilinear. A Figura 17 apresenta os resultados experimentais da variao do mdulo de elasticidade com o aumento das tenses de confinamento. No grfico verifica-se um aumento do mdulo de elasticidade em funo da tenso confinante, para o trao de argamassa 1:0,25:3 e 1:0,5:4,5 e, uma diminuio no mdulo de elasticidade para os traos 1:1:6. Da mesma forma KHOO [20] obteve uma diminuio no mdulo de 839

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.

elasticidade tangente inicial para o trao 1:1:6. Estudos para a verificao dos vazios internos, perda de coeso material entre agregado e aglomerante devem ser estabelecidos para avaliar o motivo da diminuio do mdulo de elasticidade para os traos mais fracos.
40000

35000

Mdulo de elasticidade (MPa)

30000

25000

Trao 1:0,25:3 Trao 1:0,5:4,5 Trao 1:1:6 Trao 1:1:6 Linear (Trao 1:0,25:3) Linear (Trao 1:0,5:4,5) Linear (Trao 1:1:6) Linear (Trao 1:1:6)
y = 4367,7x + 17382 R = 0,879
2

20000

15000
y = 2527,6x + 16624 R = 0,3282
2

10000
y = -833,84x + 8282,3 R = 0,5855 y = -2742x + 6038,7 R = 0,9773
2 2

5000

Tenses Confinantes (MPa)


0 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5

Figura 17: Mdulo de elasticidade das argamassas em funo das tenses de confinamento.

Em paralelo aos ensaios para a determinao do mdulo de elasticidade, foi obtido o valor do coeficiente de Poisson confinado das argamassas para os nveis de tenses iniciais (30% da resistncia compresso) e prximos da ruptura. Verificou-se uma significativa reduo no coeficiente de Poisson das argamassas com o aumento das tenses laterais confinantes. 3.3.3 Modelo Comportamental da Variao do Coeficiente de Poisson em Funo do Aumento da Tenso Confinante O principal objetivo deste item descrever o comportamento do coeficiente de Poisson das argamassas sob compresso triaxial. As atuais especificaes para o coeficiente de Poisson definem usualmente valores constantes ao longo de um ciclo de carregamento, no retratando as mudanas ocorridas devido ao confinamento da argamassa. A teoria apresentada procura descrever o comportamento no-linear das argamassas juntamente com o modo de ruptura comumente verificado nos ensaios experimentais. HAYEN et al. [22] submeteram argamassas constitudas por areia e cal, com resistncia compresso uniaxial de 1,85 MPa, ensaios triaxiais, onde a tenso confinante aplicada era funo da proporo das tenses horizontais (laterais), em relao tenso vertical aplicada denominada de k. As propores utilizadas mantiveram-se constantes ao longo dos testes, cujos valores foram 0, 0,15 e 1,0. A anlise obtida do comportamento material, para um estado de tenses multiaxial permitiu as seguintes concluses: as anlises das deformaes volumtricas, sob carregamento triaxial, evidenciaram para k < 0,25 a existncia de um mecanismo de ruptura por cisalhamento. Inicialmente, ocorreu uma diminuio no volume da amostra, provavelmente gerada pelo fechamento das fissuras e defeitos internos na argamassa, passando por um posterior aumento de volume. Surge, portanto uma rede de micro-fissuras que se propagam desenvolvendo as chamadas bandas de cisalhamento; quando a proporo utilizada foi k 0,25 a ruptura da argamassa no coincidiu com um aumento do volume; ao contrrio, foram verificadas redues constantes de volume e evidncias que indicavam rupturas caractersticas de poro-colapso. O mecanismo de poro-colapso em argamassas foi identificado por meio da medio do volume total de poros por submerso em vcuo. A anlise da estrutura porosa foi realizada por intruso de mercrio e via microscpio eletrnico de varredura. Anlises anteriores mostraram algumas alteraes da estrutura interna da argamassa, sob condies triaxiais, para uma proporo h/v acima de 0,5. Os autores destacam uma diminuio na porosidade total para propores h/v acima de 0,5. Com o objetivo de avaliar as fissuras e a porosidade das argamassas, foram cortados com o auxlio de um disco de corte, corpos-de-prova retangulares para visualizao no microscpio eletrnico de varredura. Em seguida essas amostras foram partidas em duas metades. A Figura 18 mostra as imagens para o trao de argamassa denominado como I-b, ampliado 40x (a), 200x (b), 500x (c), com as respectivas escalas. Como pode ser visto (Figura 18 (a)) tem-se uma superfcie lisa, gerada pela expulso do agregado devido quebra 840

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.

da amostra em duas metades. Tambm se pode visualizar, na rea demarcada, uma distribuio de poros aleatrios, sem interelao. Ampliando agora a imagem (Figura 18 (b)) na regio dos poros, pode ser visto o contorno do gro de areia arrancado e os vazios nesta interface. Nota-se a existncia de outros poros menores na superfcie entre o agregado e a pasta de cimento, trincas em torno desses poros conectando-os e criando uma rede de capilares. Essas trincas sugerem que as mesmas so por retrao na secagem entre a zona de transio do agregado com a pasta de cimento. Na Figura 18 (c) pode-se visualizar o interior do poro, onde aparecem fissuras de diferentes tamanhos e conectadas entre si.

(a)

(b)

(c)

Figura 18: Imagens da argamassa de trao I-b com diferentes magnitudes de ampliao.

OTTOSEN [23] props um modelo constitutivo para concretos de alta resistncia baseado na elasticidade no-linear, sendo este adotado pelo CEB (Comit Euro-International du Bton), para ser includo no CEB Model Code 1990. O modelo proposto por Ottosen consiste em estabelecer patamares de variao do coeficiente de Poisson em funo do aumento do ndice de no-linearidade , que fornece a proporo entre a tenso aplicada em relao a resistncia ltima. Quando este atinge o valor 1 d-se incio a um aumento significativo no valor do coeficiente de Poisson. Esse modelo apresenta um coeficiente de Poisson uniaxial constante ( ia), at o nvel de tenso em relao resistncia ltima (1) ser igual 0,8. A partir deste ponto ocorre um aumento significativo no valor do coeficiente de Poisson, at ser igual a 1 onde atinge o mximo valor para o coeficiente de Poisson (fa). A Figura 19 apresenta a variao do coeficiente de Poisson, em funo de , proposta por OTTOSEN [23] para concretos de alta resistncia. sabido que quando se trabalha com concretos de alta resistncia (60 a 120 MPa), o aumento da tenso lateral no influencia, significativamente, o valor do coeficiente de Poisson at prximo da ruptura. Este fato ocorre devido ao fato da proporo mxima aplicada na tenso lateral, em relao resistncia ltima do corpo-de-prova, chegar apenas a 10 a 20 %, no mximo, da resistncia ltima do mesmo. As argamassas, ao contrrio do concreto, possuem um nvel de resistncia entre 2 a 10 MPa. Para estes casos o aumento nas tenses laterais confinantes significativo em relao resistncia ltima da argamassa, pois chegam a atingir propores entre 50 a 100 % da resistncia ltima da amostra.

Figura 19: Variao do comportamento do Poisson, proposto por OTTOSEN [23].

As Eqs. (3) e (4) representam o comportamento do coeficiente de Poisson no modelo de OTTOSEN [23].

841

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.

a = i a ; se, 1,
1 a = a ( a ia ). 1 f f 1 ; se, > 1 1

(3)

(4)

Entretanto, os resultados nos ensaios realizados por KHOO [20], ATKINSON et al. [21], MOHAMAD [19] e HAYEN et al. [22], indicaram uma modificao gradativa do coeficiente de Poisson com o aumento da tenso lateral confinante, ou seja, o modelo de OTTOSEN [23] no reproduz um estado triaxial de tenses verdadeiro para as argamassas. Assim, uma proposta generalizada para o coeficiente de Poisson da argamassa, ao longo de um carregamento pode ser visualizada na Figura 20. Para o caso a, o comportamento do Poisson diminui at atingir 1; aps esta fase ocorre um aumento gradativo do coeficiente de Poisson. Para o caso b, o comportamento do Poisson diminui at atingir 1 quando, repentinamente, ocorre o aumento do Poisson devido ao poro-colapso e a conseqente perda de coeso da argamassa. A Figura 20 mostra em detalhe o comportamento do coeficiente de Poisson atravs do modelo hipottico que descreve o incio da ruptura da argamassa confinada. As linhas tracejadas so as hipteses de comportamento do coeficiente de Poisson, a partir da modificao do modelo de OTTOSEN [23].

Figura 20: Generalizao da proposta de OTTOSEN [23] para argamassas confinadas.

As Equaes (5) e (6) representam o comportamento do coeficiente de Poisson das argamassas com o aumento das tenses laterais conseguindo, desta forma, representar a modificao do modelo de OTTOSEN [23]. Assim, quando atingir um valor especfico, designado por 1, haver uma perda de coeso numa das interfaces e, por conseqncia, um aumento do coeficiente de Poisson.

a = ( ia ).e ; se, 1

(5)

a = ( ia ).e
4 CONCLUSES

; se, > 1

(6)

As principais concluses deste trabalho podem ser assim apresentadas: - Os traos de argamassas especificados pela BS 5628 [8] e ASTM C-270 [9] e os resultados experimentais so dependentes da relao gua/cimento. As normas no sugerem parmetros de trabalhabilidade em funo do tipo de assentamento. Isso interfere nos resultados mecnicos, causando inconsistncias entre os resultados mecnicos obtidos experimentalmente e os fornecidos pelas normalizaes; - No existe uma relao entre o teor de ar na mistura (%) de acordo com a ASTM C-270 [9] e o ndice de vazios (NBR 9778 [17]). Notou-se que o ndice de vazios foi maior que o esperado. Isso pode justificar o modo de ruptura das argamassas de trao II e III ser dctil e, principalmente, a ocorrncia do prolongamento da deformao ps-ruptura; 842

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.

- Existe uma relao potencial entre as resistncias das amostras de geometrias cbicas, cilndricas (compresso) e prismticas (flexo) em funo da relao gua/cimento das argamassas. Tambm, se verificou um paralelismo entre a resistncia compresso do cubo e cilindro em funo da relao gua/cimento. A proporo mdia entre a resistncia da amostra cilndrica em funo da cbica de 0,70; - A relao entre as resistncias das amostras cbicas e cilndricas em funo da resistncia da amostra prismtica flexo foi uma equao exponencial. Para as amostras cbicas ou cilndricas, a proporo entre a resistncia compresso e flexo foi de 0,19; - Para o ensaio do mdulo de elasticidade das argamassas, os LVDTs devem ser posicionados no tero mdio da amostra. Caso contrrio as imperfeies no topo e base podem afetar os resultados de deslocamento. Tambm quanto adoo de extensmetros se deve ter o cuidado com o tipo de resina regularizadora, pois poder ter rigidez superior ao material testado; - Existe uma tendncia do valor do coeficiente de Poisson diminuir em funo da resistncia da argamassa. Os traos do tipo II e III apresentaram valores de 0,10 e 0,06, respectivamente. O coeficiente de Poisson do trao designado por I foi de 0,16; - A funo linear a que melhor ajusta os valores mdios do mdulo de elasticidade secante em relao resistncia a compresso. O coeficiente angular da reta de aproximao pode variar de 600 a 740 vezes a resistncia compresso da argamassa; - As argamassas com resistncia compresso de 20 MPa tiveram um comportamento linear at, aproximadamente, 0,83 da tenso ltima. Para as argamassas de resistncia compresso de 7,1 MPa e 3,7 MPa, as deformaes no-lineares aconteceram quando o nvel de tenso atingiu 0,47 e 0,37 da resistncia compresso. Isso pode estar vinculado com a distribuio e tamanho dos vazios internos da argamassa e, por conseqncia, pode afetar o modo de ruptura das amostras. Estudos posteriores devem ser realizados a fim de verificar o tamanho dos vazios e a distribuio, pois poder auxiliar na interpretao das deformaes nolineares da argamassa; - A argamassa confinada apresentou um comportamento linear entre o aumento da resistncia compresso e a tenso lateral; - Notou-se uma significativa reduo no coeficiente de Poisson das argamassas, com o aumento das tenses confinantes. Isso pode explicar o aumento do mdulo de elasticidade da argamassa confinada e, por conseqncia, levar compreenso dos fenmenos de ruptura do conjunto unidade-argamassa compresso. 5 BIBLIOGRAFIA

[1] DRYSDALE, R.G., HAMID A.A., Behavior of concrete block masonry under axial compression, American Concrete Institute Journal, v. 76, n. 6, pp. 707-721, February 1979. [2] McNARY, S.W., Basic properties of clay-unit masonry in compression, M.Sc Thesis, University of Colorado, Boulder, CO, Estados Unidos, 1984. [3] CHEEMA, T.S., KLINGNER, R.E., Compressive strength of concrete masonry prism, American Concrete Institute Journal, v.83, n. 1, pp. 88-97, May 1986. [4] KHALAF, A., HENDRY, W., FAIRBAIN, D.R., Mechanical properties of material used in concrete blockwork construction, Magazine of Concrete Research, v. 44, March 1994. [5] VERMELTFOORT, A.T., Brick-mortar interaction in masonry under pressure, Ph.D. Thesis, Technical. University of Eindhoven, Eindhoven, NL-NB, Nederland, 2004. [6] MOHAMAD, G., LOURENO, P.B.E ROMAN, H.R., Propriedades mecnicas das argamassas sob compresso triaxial - anlise e previso, In: Proceedings of the XXXII Jornadas Sulamericanas de Engenharia Estrutural, pp. 2954-2963, Campinas, So Paulo, Maio 2006. [7] SHRIVE, N.G., Compressive strength and strength testing of masonry, In: Proceeding of the 7 IBMAC, Eds. T. McNeilly and J. C. Scrivener, Melbourne, BDRI, pp. 699-710, 1985. [8] BRITISH STANDARDS INSTITUTION (BSI). BSI-5628, Code of practice for use of masonry. Structural use of unreinforced masonry, Part 1, London, December 1992. [9] AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS, Standard specification for mortar for unit masonry, In: Annual Book of ASTM Standards: Chemical-Resistant Nonmetallic Materials; 843

MOHAMAD, G.; SANTOS NETO, A.B.S.; PELISSER, F.; LOURENO, P.B.; ROMAN, H.R.; Revista Matria, v. 14, n. 2, pp. 824 844, 2009.

Vitrified Clay Pipe; Concrete Pipe; Fiber-Reinforced Cement Products; Mortars and Grouts; Masonry; Precast Concrete: Designation C270, v. 04.05, Pennsylvania, June 1997. [10] ANNIMO (1983), NBR 7211: Agregado para concreto, Rio de Janeiro, ABNT- Associao Brasileira de Normas e Tcnicas. [11] ANNIMO (2005), NBR 7211: Agregado para concreto, Rio de Janeiro, ABNT- Associao Brasileira de Normas e Tcnicas. [12] COMIT EUROPEU DE NORMALIZAO. EN 459-1: Cal de construo: Parte 1: Definies, especificaes e critrios de conformidade. Instituto Portugus de Qualidade, 2002. [13] COMIT EUROPEU DE NORMALIZAO, EN 197-1: Cimento. Parte 1: Composio, especificaes e critrios de conformidade para cimentos correntes, Instituto Portugus de Qualidade, 2001. [14] BRITISH STANDARDS INSTITUTION (BSI). BSI-1200: Specifications for building sands from natural sources, London, July 1976. [15] AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. Standard specification for aggregate for masonry mortar, In: Annual Book of ASTM Standards: Chemical-Resistant Nonmetallic Materials; Vitrified Clay Pipe; Concrete Pipe; Fiber-Reinforced Cement Products; Mortars and Grouts; Masonry; Precast Concrete: Designation C144, v. 04.05, Pennsylvania, June 1999. [16] ANNIMO (1982), NBR 7251: Agregado em estado solto: Determinao da massa unitria, Rio de Janeiro, ABNT- Associao Brasileira de Normas e Tcnicas. [17] ANNIMO (1987), NBR 9778: Argamassa e concreto endurecidos Determinao da absoro de gua por imerso ndice de vazios e massa especfica, Rio de Janeiro, ABNT- Associao Brasileira de Normas e Tcnicas. [18] ANNIMO (2003), NBR 8522: Concreto Determinao dos mdulos estticos de elasticidade e de deformao e da curva tenso-deformao, Rio de Janeiro, ABNT- Associao Brasileira de Normas e Tcnicas. [19] MOHAMAD, G., Comportamento Mecnico na Ruptura de Prismas de Blocos de Concreto, Tese de M.Sc., Programa de Ps-Graduao em Engenharia Civil PPGEC/ UFSC, Florianpolis, SC, Brasil, 1998. [20] KHOO, C.L., A failure criterion for brickwork in axial compression, Ph.D. Thesis, University of Edinburgh, Edinburgh, Scotland, 1972. [21] ATKINSON, R.H; NOLAND, J.L., ABRAMS, D.P., A deformation failure theory for stack-bond brick masonry prism in compression, In: Proceedings of the 7th International Brick Masonry Conference, Melbourne, v. 1, pp. 577-592, February 1985. [22] HAYEN, R., VAN BALEN, K., VAN GEMERT D., The mechanical behavior of mortars in triaxial compression, In: Proceedings of the Arch Bridge IV- Advances in Assessment, Structural Design and Construction, Barcelona, pp. 395-404, November 2004. [23] OTTOSEN, N.S., Constitutive model for short-time loading of concrete, Journal of the Engineering Mechanics Division, ASCE, v. 105, n. 2, pp. 127-141, 1979.

844

You might also like