You are on page 1of 23

Congresso da

Sopa
por uma alimentao mais saudvel

AGENDA CULTURAL
(no interior)

[editorial]

4 7 8 11 12 14 16 18 19 25

destaque Congresso da Sopa com entradas mais acessiveis destaque A Pscoa sempre doce mas em Tomar foi ainda mais destaque Comemorar a primavera com o regresso Mata destaque Tomar: uma cidade com bom ambiente ao social Centro de Apoio Famlia j abriu em Tomar educao Seminrio de Educao: um caso de sucesso patrimnio Como poder ser o Museu da Levada notcias Festival de Esttuas Vivas 2012 j est no terreno notcias Exposio de Dawn Mendona e Bill Rivers Agenda cultural
Gualdinho e amigos

Tomar viveu recentemente dois acontecimentos de relevante importncia. Um deles foi a inaugurao da Casa do Guarda da Mata dos Sete Montes. No tanto pela inaugurao em si, mas por aquilo que representou de reaproximao entre os tomarenses e esse magnfico espao natural, agora mais acessvel e compreensvel para os visitantes. O outro foi a abertura do Centro de Apoio Famlia, um local centralizado a que quem precisa de ajuda, mas tambm quem quer ajudar, possa facilmente aceder. Nos dias especialmente difceis que vivemos, queremos dar a todos os muncipes um alento de esperana e dizer-lhes que no CAF tm sempre algum com quem contar. Dois outros temas marcam tambm este Boletim, ambos relacionados com a vocao turstica do concelho. Dia 5 de maio realiza-se mais uma edio do Congresso da Sopa, um evento gastronmico que marcou de tal forma as ltimas duas dcadas que fez com que pelo pas inteiro nascessem todo o tipo de sucedneos com a sopa como prato principal. O original continua fiel aos seus princpios e vai mostr-lo mais uma vez, com o cenrio nico do Moucho como pano de fundo. O que j temos alguns dias por ano (plos de atrao no centro histrico), queremos vir a ter o ano inteiro e com essa meta que estamos a desenvolver a obra do futuro Museu da Levada. O complexo dos moinhos e lagares acompanhou a vida de Tomar durante sculos, constituindo sempre um plo de modernidade para as pocas em causa, e poder vir a funcionar, por si s, como um destino patrimonial e educativo. Assim, e apesar de todas as dificuldades provocadas pela conjuntura econmica e financeira, Tomar continua a trilhar um rumo certo, feito de uma aposta clara nas suas potencialidades mas sempre atento s necessidades dos seus habitantes. Carlos Carro
Presidente da Cmara Municipal de Tomar

Apesar de todas as dificuldades provocadas pela conjuntura econmica e financeira, Tomar continua a trilhar um rumo certo, feito de uma aposta clara nas suas potencialidades mas sempre atento s necessidades dos seus habitantes.

FiChA TCNiCA

Boletim Informativo da Cmara Municipal de Tomar N 5/2012 . maio de 2012 Distribuio gratuita Propriedade: Cmara Municipal de Tomar; Diretor: Presidente da Cmara Municipal de Tomar; Coordenao, redao e fotografia: DDEAEC - Cmara Municipal de Tomar; Colaboram ainda neste nmero: Carlos Rodarte Veloso (textos), Filipe Lopes, Ftima Ruela, Antnio Passaporte e Fernando Piqueiro (fotografia), anyforms (infografia) Design: DDEAEC - Cmara Municipal de Tomar; Impresso e acabamentos: DL Publicidade Tiragem: 6 500 exemplares DDEAEC // Cmara Municipal de Tomar, Casa dos Cubos, Praceta Alves Redol // 2300-552 Tomar Tel. 249 329 877 // comunicacao@cm-tomar.pt

[destaque]

[destaque]

Traga a tigela de casa

CONGRESSO DA SOPA
com entradas mais acessveis
A 19 edio do Congresso da Sopa vai decorrer no Moucho Parque dia 5 de maio, numa organizao conjunta da Cmara Municipal e da Delegao Norte do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo. Numa iniciativa que visa promover a alimentao saudvel, e tendo em conta a conjuntura econmica, os preos de entrada vo ser mais acessveis basta trazer a tigela de casa.

e pague menos
A organizao apostou em baixar o custo das entradas, recorrendo a uma prtica simples: o preo do bilhete deixa de incluir o kit de participante (tigela de barro, copo, colher e guardanapo), que ser adquirido parte apenas pelas pessoas que o quiserem. Quem preferir, pode vir devidamente preparado de casa, tendo em conta que precisar de um recipiente e de uma colher para comer as sopas que entender, e de um copo no caso de pretender provar os vinhos locais tambm presentes (as guas so disponibilizadas em garrafas individuais), poupando assim 3 euros por pessoa.

Deste modo, o prerio ser o seguinte:


adultos - 5 crianas dos 6 aos 12 anos 2 famlia (2 adultos + 2 crianas) - 12 kit Congresso da Sopa (facultativo) - 3

4 Boletim informativo de tomar . maio 2012

maio 2012 . Boletim informativo de tomar

[destaque]

[destaque]

Ir ao Congesso d descontos em restaurantes e no.... teatro


Cada bilhete de entrada dar ainda direito a dois tentadores descontos: 10% no jantar de dia 5 de maio ou no almoo de dia 6 num dos restaurantes aderentes ao Congresso e 10% de desconto no bilhete da pea de teatro O Nome da Rosa, pelo grupo Fatias de C, numa das sesses que se realizam aos domingos, no Convento de Cristo.

A Pscoa sempre doce

mas em Tomar foi ainda mais

A Cmara Municipal de Tomar e a Delegao Norte do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo decidiram organizar conjuntamente o prximo Congresso da Sopa que vai ter lugar no Moucho Parque, pelas 12h30 do dia 5 de Maio, sbado. Um protocolo que abranger tambm outros eventos que tenham lugar durante o corrente ano e que, pela sua importncia, tenham um mbito regional ou nacional. Pioneiro e fonte de inspirao dos inmeros eventos ligados a esta temtica que hoje pululam por todo o pas, o Congresso da Sopa tem como razo primeira, desde 1994, incentivar o consumo deste prato bsico da dieta mediterrnica. Em poca de crise e na qual maior a tendncia para adquirir produtos baratos mas nutricionalmente pouco adequados, a importncia pedaggica do evento ganha especial relevncia. Durante o Congresso estaro disponveis vrias dezenas de diferentes tipos de sopas, bem como diversos vinhos provenientes dos produ-

tores do concelho. Os participantes tero ainda direito a po, gua e caf. disposio dos visitantes haver todo o tipo de sopas, desde as mais tradicionais confecionadas com os sabores de sempre, s novas roupagens dadas a sopas conhecidas, at s novidades absolutas sadas do esprito criativo dos cozinheiros tomarenses, parceiros essenciais da iniciativa, que se esmeram para mostrar o melhor das suas casas. integrado no Ciclo Gastronmico Tomarense, que comeou com a Mostra da Lampreia, se prolongou durante o ms de Abril com a Mostra de Doaria De Tomar e dos Conventos e termina em Outubro com o Todos com o Feijo O Feijo com Todos, o Congresso da Sopa conta este ano com os patrocnios do Continente, Unicer/Vitalis e Delta Cafs e o apoio da Associao Portuguesa de Turismo Cultural A receita das entradas no Congresso reverter para o CiRE.

Que o digam as muitas crianas que ao longo da tarde de dia 7 de abril foram passando pela Casa dos Cubos e metendo as mos na massa. O mais difcil mesmo era ter a pacincia necessria para esperar que os doces ficassem prontos e no comear logo a lamber os dedos Falamos do workshop de doces para crianas, no sbado de Pscoa, em que os mais novos aprendiam a fazer apetitosas (e vistosas) guloseimas e, se no as comessem logo, podiam tambm preparar as embalagens para os levar para casa.

A iniciativa integrou-se no Doce Passeio Doce que, pelo segundo ano consecutivo, levou zona envolvente da casa dos Cubos, e nomeadamente ao passeio ribeirinho, diversas bancas de pastelarias, restaurantes e outros produtores de doaria. isto porque Abril j ganhou lugar no calendrio gastronmico como o ms da mostra de doaria tomarense De Tomar e dos Conventos que pretende dar visibilidade s pastelarias e aguar a curiosidade pelas suas delcias.

6 Boletim informativo de tomar . maio 2012

maio 2012 . Boletim informativo de tomar

[destaque]

[destaque]

Parque infantil e parque de merendas

Regresso Mata
uando temos a natureza ao lado da porta, que melhor forma de comemorar a chegada da primavera do que ir ao encontro desses espaos naturais? Assim se fez em Tomar, no dia 24 de maro, com a iniciativa (Re)Tomar a Mata. houve passeio (devidamente guiado) pelos trilhos daquele espao, piquenique, brincadeiras ao ar livre. Mas tudo comeou precisamente abrindo uma porta - a da Casa do Guarda, na entrada da Mata, que funciona a partir de agora como centro de interpretao ambiental e de apoio aos visitantes. Vrias dezenas de pessoas de todas as idades juntaram-se nesse dia para conhecer as novidades. E o essencial dessas novidades que a Mata Nacional dos Sete Montes est agora muito mais acessvel aos tomarenses e aos visitantes, quer em termos de fruio do espao, quer da sua compreenso.
Casa do Guarda

Tomar comemorou a chegada da primavera com o

8 Boletim informativo de tomar . maio 2012

maio 2012 . Boletim informativo de tomar

[destaque] // iniciativas

[destaque] // iniciativas

Tomar:
11 10 9 12

uma cidade com bom ambiente

13

7 4 5 19 2 16 15 3 6 18

14

Sada

17

Entrada

A criao de dois caminhos, o da Charolinha (a laranja no mapa) e o da Cadeira d'El Rei (vermelho), a que se junta o de acesso ao Convento de Cristo (azul), com sinaltica apropriada veio facilitar as visitas, que contam ainda com a colocao de placas descritivas dos locais de maior interesse. Tudo isto complementado com os dois mapas criados propositadamente para o efeito.

Na Casa do Guarda, alm destes mapas, pode ser encontrado diverso material de temtica ambiental e de interpretao da Mata, incluindo, por exemplo, elementos da flora mais caracterstica do espao. Para a plena fruio da Mata, destaque ainda para dois novos equipamentos: o parque de merendas e o parque infantil, ambos situados no patamar mais elevado aps o jardim formal.

s bons sinais de conscincia ambiental que se tm vivido em Tomar no se limitaram s iniciativas na Mata dos Sete Montes. O CMiA (Centro de Monitorizao e interpretao Ambiental) tem estado bem ativo, e basta contact-lo (indo Casa dos Cubos ou pelo e-mail centroambiental@cm-tomar.pt) para saber como se pode envolver em qualquer iniciativa de promoo do bem-estar da nossa casa comum que o planeta Terra. S para dar alguns exemplos, recordamos que at 22 de junho continuam abertas as inscries para o concurso O Transporte Mais Eco-louco de Sempre, que aceita desde veculos divertidos e originais at solues inovadoras para nos deslocarmos sem recurso a combustveis fsseis. Tambm pode continuar a entregar ali rolhas de cortia usadas que sero recicladas no mbito da iniciativa Rolhinhas. E, se quiser aliar a sua conscincia ambiental solidariedade para com os mais desfavorecidos, ento no deixe de colaborar na iniciativa Papel por Alimentos. muito simples: entregue na Casa dos Cubos papel usado (neste caso, o carto no serve) e todo ele seguir para reciclagem com

uma garantia o seu valor reverter para o Banco Alimentar Contra a Fome. Tambm as escolas cumprem (e muito bem) o seu papel nesta matria. Ficam aqui apenas dois exemplos ilustrativos, sublinhando que todos os agrupamentos e estabelecimentos de ensino esto empenhados neste tipo de iniciativas. No dia 23 de maro, a EB1 com Ji Templrios realizou uma Marcha em defesa da gua, na qual os alunos percorreram vrias artrias da cidade com cartazes alusivos sua poupana e salvaguarda, culminando na Praa da Repblica onde entregaram ao presidente da Cmara e vereadores um documento em vrias lnguas sobre o assunto, no mbito do projecto internacional Comenius. Na EB 2,3 Santa iria, na sequncia do 3. lugar alcanado no ano anterior com o projeto "O Ambiente de todos - vamos usar bem a energia, que resultou num prmio de 20 mil euros que vai permitir melhorar a eficincia energtica da escola, decorre este ano o concurso pan-europeu "U4Energy", que solicita o desenvolvimento de campanhas junto da comunidade escolar para a reduo real dos seus consumos energticos.

10 Boletim informativo de tomar . maio 2012

Cmara Mun icipal de Tomar

maio 2012 . Boletim informativo de tomar

11

[ao social]

[ao social]

PARA QUEM PRECISA DE AJUDA E PARA QUEM QUER AJUDAR

Centro de Apoio Famlia j abriu em Tomar


abriu em Tomar o Centro de Apoio Famlia (CAF), projeto conjunto de entidades parceiras do Conselho Local de Ao Social, em instalaes do Municpio, que pretende ser uma resposta social dirigida comunidade do concelho e que integrar apoios diversos, nomeadamente alimentar, em vesturio, sade (incluindo comparticipao na medicao) e apoios tcnicos para pequenas reparaes. O CAF fica situado junto ao caf da Nabncia, em frente das instalaes do Centro de Sade, e ali se devero dirigir as pessoas que se encontrem em situao econmica vulnervel e que, por isso, necessitem de algum tipo de apoio. O atendimento e acompanhamento social funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 s 12h30 e das 14h00 s 17h00.

SE QUER AJUDAR, O CAF TAMBM PARA SI


Alm de espao centralizado para apoiar quem precisa, o CAF est tambm vocacionado para receber os recursos que a comunidade local queira fazer chegar a quem necessita. Assim, podem ali ser entregues: Alimentos (preferencialmente os que no se deteriorem rapidamente) Artigos de higiene (champ, sabonetes, detergentes de limpeza, etc.) Vesturio e calado para todas as idades Txteis (lenis, toalhas de casa-de-banho, almofadas, edredes, cobertores) Brinquedos, material didtico, jogos e livros para crianas Material escolar Mobilirio Eletrodomsticos Utenslios de cozinha (pratos, talheres, copos, etc.) O CAF necessita tambm de voluntrios que possam ajudar em diversas tarefas, especialmente de mbito logstico. Assim, quem pretenda colaborar com a oferta de algum tipo de gneros ou do seu prprio tempo deve dirigir-se ao local ou entrar em contacto pelo e-mail caf.tomar@gmail.com.

Parcerias motivam elogio da Segurana Social


A abertura oficial deste espao ocorreu no dia 9 de abril, com uma cerimnia simples no local, onde foram assinados os protocolos referentes ao seu funcionamento e disponibilizao de tcnicas de aco social por parte das diversas entidades e iPSS para o atendimento e acompanhamento integrado. Neste mbito, de referir que foram disponibilizadas tcnicas por parte da Cmara Municipal, Centro Distrital de Segurana

Social de Santarm, Centro Social e Paroquial da Serra, Centro Social e Paroquial de Asseiceira, Centro Social e Paroquial de Alm da Ribeira, Centro Social e Paroquial N.Sra. da Conceio de Paialvo, Lar de S. Mateus, Associao Cultural, Recreativa e Social da Venda Nova, Associao de Cultura, Desporto e Solidariedade Social do Pao da Comenda, CiRE, Centro de Assistncia Social de Tomar, Centro de Assistncia Social de Olalhas e Associao de Apoio Social da Freguesia de S. Pedro de Tomar. Uma situao que foi largamente elogiada por Tiago Leite, director regional da Segurana Social de Santarm (foto ao lado), que v nas parcerias aqui implementadas para dar melhores recursos aos muncipes sem quaisquer custos acrescidos para o errio pblico, uma virtude que, s por si, torna este Centro de Apoio Famlia exemplar. Tambm o presidente da Cmara, Carlos Carro, considerou o momento como histrico para o concelho de Tomar pela capacidade que vai ter de dar apoio no apenas s famlias j sinalizadas, mas tambm a todas aquelas que, fruto das contingncias da crise e do desemprego, se vejam de repente numa situao vulnervel.

12 Boletim informativo de tomar . maio 2012

maio 2012 . Boletim informativo de tomar

13

[educao]

[educao]

Sesso de abertura

Coro da Universidade Snior

interveno de Maria Barroso

Seminrio de Educao:

um caso de sucesso
quase dcada e meia que o Seminrio Regional de Educao faz parte do calendrio daqueles que, em Tomar e arredores, se preocupam com as questes educativas. Este ano a fasquia subiu um pouco mais, com o regresso ao figurino de dois dias e quatro temticas da maior premncia, obrigando mesmo, pelo grande nmero de inscries, a mudar o local do encontro da Biblioteca Municipal para o Cine-Teatro Paraso. Os participantes no deram, com certeza, o tempo por mal empregue. Como salientou o presidente da autarquia, Carlos Carro, na sesso de abertura, essa grande adeso "motivo de regozijo para a Cmara Municipal de Tomar porque significa que tambm ela tem sabido acompanhar esta rea complexa, em

que as responsabilidades atribudas s autarquias tm vindo constantemente a aumentar. Mas, continuou o edil, para quem acompanhe com ateno o que tem acontecido em Tomar nos anos mais recentes, isso no novidade, pois a educao tem sido, claramente, um dos pilares da poltica autrquica seguida pelo Municpio.

Todos atentos aos problemas sociais


Numa aluso concreta situao difcil que muitas famlias esto a atravessar, Carlos Carro sublinhou ainda a "fatia importante do nosso oramento para a educao que tem sido dedicada ao apoio social e que, no presente ano, assume, pelas razes que todos conhecemos, um aspecto ainda mais crucial, dizendo

que o prprio Plano de Emergncia Social, recentemente aprovado pela Cmara, prev o apoio a todas as famlias que, por fora das circunstncias, tenham dificuldade em assumir os custos inerentes educao dos seus filhos e deixando claro que nenhuma criana ou jovem tomarense deixar de frequentar a escola ou de se alimentar por causa da crise! Com a colaborao de todos (e sei que as escolas e as associaes de pais tambm esto atentas aos sinais), iremos ter um cuidado especial nesta matria. O Seminrio abordou, pela voz de alguns dos melhores especialistas nacionais nas matrias em causa, alguns dos desafios que hoje se colocam no apenas escola em sentido restrito, mas a toda a comunidade educativa. Entre eles, e de importncia crucial, o problema da indisciplina, que entronca na prpria ideia que temos (ou no) de disciplina, que muitas vezes comea a montante (ainda em casa), mas em que a escola tem tambm um papel fundamental.

Abordar as questes com segurana mas sem medos


O segundo tema um buzz, utilizando a gria adequada ao assunto, ou seja a segurana na internet e nas redes sociais. Da interveno dos oradores, per-

cebemos que, nesta matria, devendo, naturalmente, investir-se na segurana dos meios e na educao dos nossos filhos e dos nossos alunos para usarem os recursos disponveis de forma adequada e salvaguardando a sua privacidade, impossvel (e pode custar-nos caro) fazermos de conta que eles no existem. Os exemplos de boas prticas nesta matria em diversas escolas do pas, alis, no deixaram ningum indiferente. A relao entre os pais e a escola tambm uma das questes de sempre da educao, diretamente relacionada com as restantes matrias em discusso no seminrio. Falou-se tambm aqui de boas prticas, algumas delas no prprio concelho de Tomar, e at da forma como a internet pode ajudar a intensificar e melhorar essa relao. Por fim, mas no menos importante, a sempre polmica questo da educao sexual. Polmica, ou talvez no, afinal se nos abstrairmos da ideia de sexo, e olharmos para o assunto como educao para a sade ou educao cvica, ele parece-nos muito mais natural. E to transversal que, conforme alguns exemplos demonstrados pelos oradores, at pode surgir de forma perfeitamente integrada na matria de qualquer disciplina, incluindo a matemtica!

14 Boletim informativo de tomar . maio 2012

maio 2012 . Boletim informativo de tomar

15

[patrimnio]

[patrimnio]

A riqueza patrimonial da Levada

Tomarenses convidados a perceber

como poder ser o Museu da Levada

Graa Filipe, que tem coordenado a abordagem museolgica ao espao, e Chuva Gomes, responsvel pela abordagem arquitectnica, focaram o projeto e a obra de valorizao de patrimnio arquitetnico e de musealizao das moagens (Nabantina e Portuguesa, foto ao lado direito), da Central Eltrica e da Fundio Tomarense, bem como a interveno arqueolgica e os novos vestgios dos lagares de azeite. Realce para a ideia de que, apesar de as moagens e a central no diferirem muito de outras congneres existentes em vrios pontos da Europa, tornam-se extraordinrias pelo facto de coexistirem num complexo industrial perfeitamente enquadrado na malha urbana (e no prprio casco histrico) da cidade. Outros elementos h, porm, absolutamente nicos. A arqueologia, se tem provocado algumas dores de cabea aos arquitetos, tem, por outro lado, vindo a revelar um manancial de documentos patrimoniais de enorme relevncia, como o caso dos lagares de azeite (que davam nome ao prprio espao Lagares dEl Rei mas sem que deles se conhecessem elementos construdos, foto de baixo).

Plo de atrao do centro histrico


tarde, no Centro de Arte e imagem/iPT, decorreu a sesso A programao museolgica e o projeto do Museu da Levada: gerir a mudana com a participao da comunidade onde diversos dos intervenientes nesta obra e especialistas na matria fizeram a divulgao da programao museolgica, do projeto de arquitetura, dos trabalhos de investigao e de conservao do patrimnio, proporcionando o debate com entidades parceiras e com a comunidade local, sensibilizando-a para a sua participao em vrias vertentes do projeto. E se restam muitas questes metodolgicas sobre o projeto Museu da Levada, uma coisa certa: este ser um plo de atrao fundamental para o futuro do centro histrico e da cidade. Esta iniciativa foi organizada pela Cmara Municipal de Tomar, com a participao e apoio da Direco Geral do Patrimnio Cultural/iGESPAR e do instituto Politcnico de Tomar.

o mbito da comemorao do Dia internacional dos Monumentos e Stios, este ano com o lema Do Patrimnio Mundial ao Patrimnio Local: proteger e gerir a mudana, decorreu em Tomar a 18 de Abril uma jornada de divulgao intitulada O Museu da Levada: proteger o patrimnio, gerir a mudana. Esta iniciativa contou com dois momentos: durante a manh, visitas guiadas e comentadas Levada e

tarde uma sesso sobre a programao museolgica e o projeto do futuro Museu. No programa matinal, Visitas comentadas Levada de Tomar: o patrimnio a proteger, elementos da equipa municipal e do Projeto Museu da Levada apoiaram e comentaram a visita, dando a conhecer os espaos e conversando com os participantes sobre o stio, o patrimnio, a obra e os trabalhos em curso.

16 Boletim informativo de tomar . maio 2012

maio 2012 . Boletim informativo de tomar

17

[notcias]

[notcias]

Festival de Esttuas Vivas 2012


j est no terreno

elo segundo ano consecutivo, o Festival de Esttuas Vivas de Tomar abre aos mais novos a possibilidade de participarem no evento, frequentando um workshop dirigido pelo introdutor e figura maior desta arte em Portugal, Antnio Santos Staticman. O workshop Como construir uma esttua viva alarga-se este ano a mais destinatrios, abrangendo toda a comunidade escolar a partir do 2 Ciclo e no apenas do concelho de Tomar mas tambm de Ferreira do Zzere e Vila Nova da Barquinha. isto porque o Festival de Esttuas Vivas, a decorrer este ano nos dias 14, 15 e 16 de setembro, numa organizao da Mquina do Tempo, vai ter duas ramificaes em espaos templrios fora de Tomar: a vila ferreirense de Dornes e o Castelo de Almourol, na Barquinha. Os alunos interessados em participar no workshop devem inscrever-se at ao dia 4 de maio no Centro de Recursos da sua escola.

Msica e poesia povoam exposio

O formador e a formao
Antnio Santos, o Staticman, recordista mundial de imobilidade e introdutor desta arte em Portugal, comemorando precisamente este ano os seus 25 anos de carreira. Foi desde a primeira hora convidado especial do Festival de Esttuas Vivas de Tomar, com cuja organizao tem colaborado estreitamente. O workshop ter a durao de 10 horas, dias 19 e 20 de maio (sbado e domingo), das 10h30 s 13h00 e das 15h00 s 17h30, com um mximo de 20 participantes. Os alunos de fora do concelho de Tomar tm transporte assegurado pelas autarquias.

de Dawn Mendona e Bill Rivers


naugurou na sexta-feira, dia 13 de abril, a segunda do ciclo de exposies 2012 na Casa dos Cubos, com pinturas de Dawn Mendona e Bill Rivers. Msica, poesia e outras artes perpassam pelos quadros que retratam figuras maiores (mas quase sempre pouco ofuscadas pelos holofotes) da literatura ou da cano, muitas delas escritores-msicos ou escritores de canes, como Leonard Cohen, Patti Smith, Boris Vian, Serge Gainsbourg ou Jacques Brel, ou outras com que nos cruzamos quotidianamente, como a bailarina Shirin Stave-Matias. A exposio estar patente at 29 de junho, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30. Dawn Mendona e Bill Rivers nasceram em 1973

O programa do workshop consta de:


histria da quietude expressiva e das esttuas vivas; iniciao mmica; Estudo da expresso facial; Expresso corporal; Exerccios psicofsicos; improvisao livre; improvisao em quietude; imitao e recriao de uma ideia; Estudo de maquilhagem; Estudo de figurino; Criao de personagem; Composio de cena.

no Reino Unido e formaram-se em Belas Artes e histria da Arte, respectivamente. h cinco anos, ao acaso, tomaram conhecimento e apaixonaram-se pela msica que cada um compe. Os trabalhos que tm vindo a desenvolver, quer na pintura, quer na msica, revelam uma impulsividade e sentido de experimentao com foco no ambiente e sentimento de algo mais do que no assunto em si. No passando por um processo intelectual mas emocional, usam a forma figurativa por ser um forte e ilimitado suporte sobre o qual conseguem explorar outras ideias. Ambos vem a sua arte como progressiva na medida que cada ideia desperta outra e por a fora e o resultado uma improvisao controlada.

MUNICPIO DE TOMAR

AViSO N 01/12

Departamento de Ordenamento e Gesto do Territrio


PLANO DE PORMENOR DO PARQUE DESPORTIVO AO AUDE DE PEDRA
18 Boletim informativo de tomar . maio 2012

Carlos Manuel de Oliveira Carro, Presidente da Cmara Municipal

de Tomar, em cumprimento e para os efeitos do disposto nos ns 2 e 3 do artigo 149 do Decreto-Lei n 46/2009, de 20 de fevereiro, torna pblico, que o Plano de Pormenor do Parque Desportivo ao Aude de

Pedra, foi publicado no Dirio da Repblica 2 Serie n 72 de 11 de abril, Declarao n 67/2012. 12 de abril de 2012 maio 2012 . Boletim Cmara, O Presidente dainformativo de tomar 19 Carlos Manuel de Oliveira Carro

14

S. PEDRO ROTEiRO DAS FREGUESiAS

photographia do ms
ARQUiVO FOTOGRFiCO SiLVA MAGALhES

Onde a gua se transforma em energia


Um trecho da Mata dos Sete Montes Tomar, [Dcadas de 50/60 do sc. XX]
antnio Passaporte Coleco antnio Passaporte negativo de gelatina e prata em vidro, 9x14 cm O jardim formal das Mata dos Sete Montes, a parte domesticada da Cerca do Convento, mostra, para l do arvoredo cerrado que o confina, as muralhas medievais do Castelo templrio, abrigo do Convento, o Monumento por excelncia. Pulmo de uma Cidade onde o verde ainda vive, retomar a Mata preencher um vazio que nos ltimos tempos vem crescendo. Um vazio, exactamente equivalente ao de todas as rvores que por a vo sendo abatidas, com os pretextos mais esfarrapados. Ainda tempo! Carlos Rodarte Veloso

S. PEDRO ROTEiRO DAS FREGUESiAS

. Pedro foi uma das freguesias tomarenses cuja fisionomia mais se alterou durante o sculo XX. Com a construo da Barragem do Castelo do Bode, o que antes eram vales escarpados, em cujo fundo corriam as guas do rio Zzere transformou-se, durante vrias dcadas, no maior lago artificial da Europa. E mesmo que hoje j no ostente esse ttulo, a albufeira continua a ter um papel determinante, quer como produtora de energia eltrica, quer como uma das principais fontes de gua para consumo pblico do pas. Fonte de vida e de energia, a barragem teve tambm um papel determinante na vocao turstica da freguesia, que hoje se faz tambm pela gastronomia, bem como pelo mundo taurino. Foi tambm no sculo XX que o nome da freguesia perdeu o pitoresco Beberriqueira, que ostentava pelo

menos desde o sculo XVi, associado igreja matriz que anteriormente pertencera freguesia de Nossa Senhora da Serra. Do que nos dizem a histria e a Arqueologia, registo para o facto de terem sido encontrados alguns vestgios de povoamento romano neste territrio a que a gua deu desde sempre um contributo crucial pois, alm do Zzere pelo lado esquerdo, banhada direita pelo rio Nabo, que com aquele se encontra no vrtice sul da freguesia, sem esquecer outros cursos de gua de alguma importncia como a ribeira da Lous. Da a sua vocao para a agricultura e pecuria, mas tambm para a indstria, situando-se no seu territrio uma das ltimas sobreviventes das grandes fbricas que marcaram a vida tomarense no sculo passado: a iFM.

maio 2012 . Boletim informativo de tomar

23

S. PEDRO ROTEiRO DAS FREGUESiAS

Braso

Localizao
alm da ribeira Sabacheira Pedreira Beselga Carregueiros madalena S. Joo Baptista Paialvo Santa maria dos olivais S. Pedro de Tomar asseiceira olalhas
TomaR

alviobeira Casais

Junceira Serra

Contactos da Junta de Freguesia


Rua da Igreja 2300-187 S.Pedro de Tomar tel.: 249 381 702 / 249 381 929 fax: 249 382 317 e-mail: jf.sao.pedro@hotmail.com

24 Boletim informativo de tomar . maio 2012

maio 2012 . Boletim informativo de tomar

25

VaMos l coMer a sopa toDa! Logo no dia 5, que um sbado, acontece o Congresso da Sopa. Se tiveres entre 6 e 12 anos de idade e levares de casa a tigela e a colher s pagas 2 euros e podes comer todas as sopas que entenderes, as vezes que quiseres. E se fores com os teus pais e mais um irmo, entram todos s por 12 euros. Se quiserem adquirir o kit de congressista (tigela, colher e copo) no local, custa mais 3 euros por pessoa. Vais ver que comer sopa super-divertido e que h tantas sopas diferentes que de certeza encontras a tua favorita.

No percas a caa ao tesouro Pois . Este ms tambm haver uma caa ao tesouro. no dia 19 de maio, na Mata dos Sete Montes, juntamente com a Festa da Orientao, uma iniciativa integrada nos Sbados Grande, e dinamizada pelo Ginsio Clube de Tomar, entre as 11 horas da manh e o meio-dia. Imediatamente antes, no mesmo local, haver movimento criativo e pinturas faciais. Nos restantes sbados, tambm teremos msica com Chocalhos e chocalhinhos dia 5 na Biblioteca, Descobrir a cidade com o CMIA dia 12 na Casa dos Cubos e teatro com a histria do Pinquio, a 26 no Cine-Teatro (v na Agenda como inscrever-te). teatro para MIDos Por falar em teatro, tens mais trs peas infantis para ver at 2 de junho no concelho, no mbito do Festival de Teatro de Cem Soldos, uma aldeia que tambm vale a pena conhecer. Assim, dia 6 de maio (domingo) pelas 16 horas o Cegada - Grupo de Teatro de Alverca, apresenta O Carvo Mgico, dia 13, mesma hora o Grupo de Teatro gua Corrente de Ovar a mostrar A Loja dos Brinquedos e a 2 de junho (sbado), ainda s 16 horas, ser a vez do Teatro Passagem de Nvel abrir a cancela para as Aventuras de Animais e Outros Que Tais.

Ol a todos! H um ditado popular que diz Abril, guas mil, por isso acreditamos que vai ser agora em maio que a primavera vem a em todo o seu esplendor. E este ms h tanta coisa divertida para fazer em Tomar!

1
maio

desporto

exposies

literatura

exposies

tera 1, 15h00

quarta 2 a quinta 31

Pavilho municipal cidade de tomar

Biblioteca municipal de tomar

Futsal seniores
GDR Sabacheira x CD Ftima

passatempos com livros


Autor do ms: Isabel Zambujal este ms o autor em destaque na nossa Biblioteca a escritora Isabel Zambujal. Vem descobrir mais acerca da sua vida e obra na nossa Biblioteca ou atravs do nosso passatempo e aproveita para leres alguns dos seus fantsticos livros! este ms, a obra a descobrir intitula-se d e mi descobrem Beethoven de Isabel Zambujal e maria Pedro, com ilustraes de Sandra Serra. dois irmos com nomes de notas musicais recebem dos pais cd's mgicos que os transportam at vida dos grandes compositores. nesta aventura, vo conhecerludwig van Beethoven, que nasceu na alemanha no sc. XVIII. no passatempo deste ms queremos que com a leitura deste livro nos faas um pequeno texto onde nos contes o que descobriste sobre este compositor. os trabalhos, identificados com nome e idade do(s) participante(s), tal como residncia, nome do adulto responsvel e escola (se a participao for integrada numa atividade escolar) no verso, devem ser entregues em a4 na Biblioteca, por e-mail (biblioteca@cm-tomar.pt) ou por correio (alameda dos templrios, 2300 tomar). Ser atribudo um certificado a todos os participantes e um prmio surpresa aos trs melhores classificados. + informaes 7 a 16 anos | data limite de entrega: 31 maio
organizao: cmt Biblioteca municipal de tomar

2
maio

infncia

quarta 2, 16h00

Biblioteca municipal de tomar

Hora do conto
Mozart de Ann Rachlin a coleo crianas Famosas conta de uma forma alegre e divertida a histria dos primeiros anos de vida de mozart, fazendo-nos reviver episdios humorsticos da sua infncia.
organizao: cmt Biblioteca municipal de tomar

2 maio a 29 junho

cmIa (casa dos cubos)

gua
Poupe hoje para usufruir amanh a gua um dos componentes mais importantes do ambiente para a sobrevivncia da humanidade Por isso, importa preserv-la! Por esta razo, necessrio que todos estejamos informados sobre os problemas existentes e o que possvel fazer para a preservar. S assim, este tesouro comum chegar s geraes futuras. a sua contribuio fundamental.
organizao: cmt centro de monitorizao e Interpretao ambiental

diversos

quarta 2 a quarta 30

livraria ao P das letras


quarta 2 a sexta 4

convento de cristo / Biblioteca municipal de tomar

paisagens do meu imaginrio


Exposio de Pintura de Eunice Maia um conjunto de trabalhos que explora a pintura lrico-abstracionista. eunice maia, natural do gers, estudou em Braga e lisboa, mas foi na cidade bracarense que teve as primeiras lies de pintura. Fixou-se durante alguns anos em moambique onde se dedicou mais ao desenho. regressada a lisboa realizou de 1990 a 1995 pequenas exposies de mbito particular. dedicou-se exclusivamente pintura em 1995 com realizao da primeira exposio no ano seguinte em lisboa. no que diz respeito formao possui o curso de Pintura e desenho da S.n.B.a. Sociedade nacional de Belas artes, tendo tambm estudado no ar.co. centro de arte e comunicao Visual onde frequentou vrios cursos de pintura e desenho grfico. autora de vrias capas de livros e est referenciada em anurios, revistas de arte e diretrios portugueses e estrangeiros. eunice maia tem visto o seu trabalho distinguido por diversas vezes destacando-se duas medalhas de ouro alcanadas em 2004 e 2005 no Salon-concours International de gembloux, na Blgica. + informaes segunda a sexta, 10h00 s 13h00 e 15h00 s 19h00 sbado, 10h00 s 13h00
organizao: livraria ao P das letras

Bibliotecando em tomar
Leituras Migrantes: Identidade e Alteridade nesta 3. edio do Bibliotecando pretende-se, ao longo de trs dias, discutir a questo da construo identitria portuguesa, realando o fenmeno da deslocalizao como elemento estruturante da nossa identidade cultural. a nossa histria funda-se e alicera-se em incessantes mobilidades, desde as descobertas at aos novos povoadores passando pelas vagas de (e)migrao voluntria ou forada, ou ainda pelo retorno de frica de colonos em resultado do processo de independncia desses pases. e a literatura e as artes em geral desempenham um papel fulcral na construo e apreenso dos princpios conceptuais do nacionalismo. + informaes programa e inscries: www.bibliotecandoemtomar.ipt.pt ao de formao acreditada pelo ccPFc/acc-69852/12
organizao: rede de Bibliotecas escolares / escola Secundria Jcome ratton / agrupamento de escolas Santa Iria / centro de Formao de Professores os templrios / Instituto Politcnico de tomar/ convento de cristo - IgeSPar apoios: cmara municipal de tomar / entidade regional de turismo de lisboa e Vale do tejo

3
maio

infncia

msica

quarta 2, 21h00

cine-teatro Paraso

orquestra Juvenil de Haia


1. Gala Vox Populi
quinta 3, 16h00

Integrado na referida gala da escola Secundria Jcome ratton, as receitas deste espectculo revertem para ajudar as obras de restauro da Igreja S. Joo Baptista. + informaes 2 (bilhetes venda na Parquia de tomar e no prprio dia no cine-teatro Paraso)
organizao: casa do concelho de tomar / escola Secundria Jcome ratton / eB1 Santo antnio / 2. Jardim-escola Joo de deus apoio: cmt - diviso de turismo, cultura e museologia

Biblioteca municipal de tomar

os Msicos de Bremen
BiblioCinema + informaes m/4 | 30 min. | entrada livre
organizao: cmt Biblioteca municipal de tomar

28 agenda cultural de tomar . MaIo 2012

MaIo 2012 . agenda cultural de tomar

29

4
maio

infncia

msica

gastronomia

sexta 4, 16h00

sexta 4 e domingo 6

Biblioteca municipal de tomar

cine-teatro Paraso

atelier de expresso escrita


Aqui h msicos elabora um cartaz de divulgao dos msicos de Bremen. completa-o com as informaes necessrias para os dares a conhecer e como contrat-los. + informaes 6 a 10 anos | mn. 5 participantes inscries at 2 maio
organizao: cmt Biblioteca municipal de tomar

comemoraes do 25 de abril
Evocao dos 25 anos da morte de Zeca Afonso sexta 4, 21h00 escolas de msica e dana do centro de Formao artstica da Sociedade Filarmnica gualdim Pais domingo 6, 17h00 msica coral e Instrumental + informaes entrada livre
organizao: cmt diviso de turismo, cultura e museologia / Sociedade Filarmnica gualdim Pais

teatro

sexta 4 e sbado 5

canto Firme

5
maio

desporto

sbado 5

Santa cita

tudo baila em seu redor


esta pea uma viagem memria e imaginao, atravs de poemas presentes no cancioneiro de entre o mar e a Serra da alta estremadura, de Jos ribeiro de Sousa, poetas da regio centro e histrias reais da memria de um povo nas suas vivncias e tradies. num faz-de-conta, no palco baralham-se histrias de uma memria e poemas de uma regio e, pelo jogo e brincadeira das personagens, tudo se volta a dar e a bailar em seu redor. + informaes sexta 4, manh e tarde 2 sesses para escolas sbado 5, 16h30 sesso aberta ao pblico em geral 55 min. | adulto 3 / criana 2,50 / grupos escolares 2/aluno
organizao: leirena teatro associao leirena de cultura / canto Firme de tomar associao de cultura

1. enduro clssico
Motor Aventura trofus Jos Projecto e Paulo marques, mais 8 classes. Verificaes das 9h30 s 11h00; partida do 1. piloto s 14h00. + informaes inscries: tel. 249 381 962 clubemotoraventura@gmail.com
organizao: associao cultural e recreativa de Santa cita / clube motor aventura

durante o congresso da Sopa estaro disponveis diferentes tipos de sopas. agora imagine-se a provar dezenas delas, com sabores de mar ou de rio, de carne ou feijoca, regadas pelo bom vinho da regio. e este ano pode trazer o seu prprio kit de casa e pagar somente o valor da entrada. ou ento, pode comprar no local o Kit de congressista (copo, colher, tigela e guardanapo).

+ informaes Kit de congressista 3 (no includo no bilhete) adultos 5 / 6 a 12 anos 2 / famlia (2 adultos e 2 crianas) 12 bilhetes venda no Posto de turismo (casa Vieira guimares), Parque de campismo, entidade regional de turismo de lisboa e Vale de tejo (rua Serpa Pinto n. 1) e casa do concelho de tomar (lisboa)

desporto

sbado 5, 12h00 s 19h00

estdio municipal de tomar

encontro de escolinhas
Futebol

30 agenda cultural de tomar . MaIo 2012

Organizao:

5
maio

msica

infncia

infncia

sbado 5, 11h30 s 12h30

sbados 5, 12, 19 e 26, 16h00

Biblioteca municipal de tomar

book.it tomar (Hiper continente)

6
maio

diversos

domingo 6, 10h00

auditrio do IPt

chocalhos e chocalhinhos
Para comemorar o dia europeu da msica, vamos construir um instrumento musical muito engraado com material reciclado.

Hora do conto
leitura de livros da coleo Beyblade metal Fusion. a histria gira em torno de lutas entre equipas de Beyblade. a equipa principal, os Blade Breakers, composta por tyson granger, Kai Hiwatari, max tate, ray Kon e Kenny/chief, que lutam contra outras equipas para serem os campees mundiais. dia 5 o Pgaso aterrou dia 12 o rugido de leo dia 19 gasher Vingativo dia 26 o desafio do aqurio + informaes bookit@sonaemc.com
organizao: book.it tomar

o convento de cristo, o castelo e as referncias templrias


Palestra pelo Prof. dr. lus graa, em honra do 2. aniversrio da associao templrios de tomar.
organizao: associao cultural e educativa de Solidariedade Social templrios de tomar IPSS

sbado 12, 10h00 s 12h00

cmIa (casa dos cubos)

Descobrir a cidade
Por vezes, quando andamos pela cidade, no reparamos o quanto bela, nem a riqueza histrica que ela transmite. deste modo, vem descobrir a nossa cidade com muita aventura. Peddy paper | 6 a 10 anos Inscries at 10 maio: tel. 249 329 826/870 centroambiental@cm-tomar.pt

diversos

sbado 5, 00h00

theatro Bar

ashes
Concerto de apresentao do lbum Ecila a banda tomarense, que j conta com mais de 14 anos de vida, apresenta o novo lbum num concerto cheio de mistrio que explora o estranho mundo encantado de alice no Pas das maravilhas. Quando o relgio marcar as doze badaladas de sbado para domingo, a loucura espreitar do outro lado do espelho um espetculo cheio de surpresas a no perder! + informaes m/16 | 2h | 2 http://ashesrain.tk
organizao: ashes / theatro Bar

sbado 19, 10h00 s 11h00

mata dos Sete montes


teatro

Movimento criativo e pinturas Faciais


movimento pela InPassionKids Pinturas pela Quinta dos encantos Inscries at 17 maio: tel. 249 310 320 / 249 320 300 | desporto@cm-tomar.pt

5 maio a 2 junho

auditrio de cem Soldos

XVI Mostra de teatro de cem soldos


5 maio, 21h30

sbado 19, 11h00 s 12h00

A Vingana de Antero ou Boda Deslumbrante ultImacto! grupo de teatro de cem Soldos


6 maio, 16h00

domingo 6, 10h00 s 19h00

mata dos Sete montes

moucho Parque O Carvo Mgico (infantil) cegada - grupo de teatro de alverca


12 maio, 21h30

Festa da orientao e caa ao tesouro


orientao com os pais - 8 a 10 anos caa com os pais - 3 a 7 anos (caa pelo ginsio clube de tomar) Inscries at 17 maio: tel. 249 310 320 / 249 320 300 | desporto@cm-tomar.pt

Moucho alternativo
convidamos a populao do concelho e arredores a passar este dia num dos mais bonitos jardins de tomar. devem trazer uma mantinha e a merenda para o piquenique, mas tambm haver venda de produtos biolgicos e naturais, artesanato (exposio e/ou venda) e artigos diversos em segunda mo. o dia ser tambm enriquecido com debates, palestras informativas e vrias atividades tais como ioga, tai chi, reiki, instrumentos musicais, contador de histrias, malabarismo e troca de conhecimentos relacionados com formas alternativas de vida sustentvel, de agricultura, de aproveitamento de recursos, de artes, entre outros assuntos. + informaes mouchaoalternativo@hotmail.com entrada e participao gratuitas em todas as atividades o evento s se realizar em caso de tempo favorvel
organizao: o cruzado / trilho de luz / artes de c / Just For You / Projeto Sobre rodas apoio: cmara municipal de tomar

Foi Milagre do Santinho grupo de teatro da moura encantada


13 maio, 16h00

sbado 26, 15h30

A Loja dos Brinquedos (infantil) contacto - grupo de teatro gua corrente de ovar
26 maio, 21h30

cine-teatro Paraso

pinquio
esta a histria de um boneco chamado Pinquio que queria ser um menino de verdade. Vem juntar-te a ele nesta aventura, e conhecer o grilo, a Fada, o geppetto e descobrir se o Pinquio consegue mesmo realizar o seu desejo e tornar-se uma criana de carne e osso! teatro infantil pelo espao Zero | m/4 | 1h | 1,50
organizao: cmara municipal de tomar

Jantar de Idiotas grupo de teatro apollo


2 junho, 16h00

Aventuras de Animais e Outros Que Tais (infantil) teatro Passagem de nvel


2 junho, 21h30

Sala de Espera espao Zero


2 junho, 23h00

Vanda Gstrica msica ao vivo no ScocS + informaes tel. 249 345 232 | geral@scocs.pt
organizao: Sport club operrio de cem Soldos / ultImacto! 32 agenda cultural de tomar . MaIo 2012 grupo de teatro de cem Soldos

MaIo 2012 . agenda cultural de tomar

33

6
maio

desporto

teatro

domingo 6, 16h00

estdio municipal de tomar

12
maio

desporto

desporto

sbado 12

complexo desportivo municipal de tomar

Futebol seniores
Unio de Tomar x Porto Alto

3. Mini open de tnis 2011/2012


+ informaes at 20 anos (inclusive) 9h00 s 19h00 nveis B, B+, c1, c2 e c+ (2,50, inscries at 10 maio) 10h00 s 12h00 nveis a e iniciao (grtis e sem inscrio)
organizao: tnis clube de tomar apoio: cmt - diviso de desporto e Juventude

7
maio

exposies

sbado 12, 10h00 s 20h00

Pavilho municipal cidade de tomar

diversos

FItomar 12
VI Conveno de Fitness 10h15 - cycle & defesa Pessoal 11h15 - Jump 12h15 - Step 14h15 - Balance 15h15 - aerodance 16h15 - Sh'Bam & Power Plate 17h15 - combat 18h15 - Hip-Hop e ainda a participao do grupo B4u dancers! + informaes 5 | inscries no Pavilho municipal e ginsios tribal gym, Stress off e Viva Fit tlm. 916 349 984 | fitomar00@hotmail.com
organizao: lr Fit / cmt diviso de desporto e Juventude

segunda 7 a quinta 31

Biblioteca municipal de tomar

Decompor*compor.com recicl.
Exposio de Artesanato de Joo Maria Costa manter a espontaneidade. uma maneira de trabalhar, que estar aberto a qualquer possibilidade e manifestao de expresso de uma pessoa. o desenvolver de uma coisa que se transforma em outra e em outra. refundir a "fundo" os fundos de embalagens descartveis no meio ambiente, recuperando matria-prima j transformada.
organizao: cmt Biblioteca municipal de tomar, Joo maria costa

sexta 11, 21h30

cine-teatro Paraso

No h euros pra ningum


a situao de falta de dinheiro e de diferenas sociais com que toda a populao se debate no dia a dia foi o tema escolhido para este teatro de revista Portuguesa que, sem abordar poltica, nem recorrer a linguagem incorreta, leva os espectadores a usufruir de hilariantes momentos de boa disposio. alm do encenador e ator principal octvio matos, esta pea conta tambm com anita guerreiro a interpretar temas musicais que todo o cidado portugus conhece bem. mais uma cara bem conhecida do teatro de revista natalina Jos, que interpreta papis ora de figura bem tradicional do nosso povo, ora de distinta dama de uma classe social aparentemente mais elevada. Integram ainda o elenco de atores, os nomes de Isabel damatta, Paulo oliveira, ana roque e diogo cruz. + informaes m/12 | 2h plateia - 15 1. balco - 12,50 2. balco - 10
organizao: cmt diviso de turismo, cultura e museologia / c2e conceo e comercializao de espetculos, lda.

diversos

sbado 12, 10h00 s 17h00

sbado 12, 16h00

11
maio

infncia

convento de cristo

cine-teatro Paraso

reencontrarmo-nos no convento
Um dia de serenidade para escutar e sentir. 10h00 - encontro na Portaria 10h15 - palestra/conferncia com a monja tsering Paldron 12h30 - almoo vegetariano 14h30 - caminhar pelos claustros e pela Horta 16h00 - concerto de taas tibetanas e de cristal + informaes 25 encontros | inscries limitadas: tlm. 932 797 970
organizao: convento de cristo IgeSPar / Secretaria de estado da cultura

concurso de Novos talentos


espetculo com artistas amadores de todas as reas artsticas (msica, dana, teatro, magia, stand-up comedy, etc.) a concurso, tal como alguns nomes j consagrados do mundo das artes. + informaes adultos - 5 / at 12 anos - 2,50 / at 5 anos - grtis (a reverter para o cIre) novos.talentos@sapo.pt
organizao: mgraa / cIre apoios: cmt diviso de turismo, cultura e museologia / clnica Stravaganzza / Intermarch tomar / tomarforma / BmS / Impotol / caf acadmico / restaurante o tabuleiro

sexta 11, 16h00

Biblioteca municipal de tomar

atelier de expresso plstica


Cartaz da Europa cada criana contorna a sua mo em cartolina e pinta-a, de seguida pinta a bandeira de um dos 27 pases da unio europeia e cola na mo. Vamos fazer um cartaz muito bonito! + informaes 6 a 10 anos | mn. 5 participantes inscries at 4 maio
organizao: cmt Biblioteca municipal de tomar

34 agenda cultural de tomar . MaIo 2012

MaIo 2012 . agenda cultural de tomar

35

12
maio

msica

sbado 12, 16h30

Igreja Santa maria dos olivais

16
maio

infncia

17
maio

exposies

desporto

sbado 19, 17h30

Pavilho municipal cidade de tomar

concerto de Msica coral sacra


Da Escola Franco-Flamenga Polifonia Ibrica a influncia do estilo polifnico e contrapontstico franco-flamengo, o chamado estilo internacional, tambm conhecido como estilo musical gtico, influenciou toda a msica europeia nos sculos XIV e XVe teve o seu prolongamento em Portugal no chamado perodode ouro da polifonia portuguesa nos sculos XVI e XVII. aproveitando o monumento gtico que a Igreja de Santa maria do olival, a canto Firme, atravs do seu coro e do coro do Projecto colectivo do curso Profissional de Instrumentista, realizar um programa onde toda esta msica ser revisitada. + informaes entrada livre
organizao: canto Firme de tomar associao de cultura

Futsal seniores
GDR Sabacheira x CFEC Santarm

diversos

17 maio a 15 junho

convento de cristo
quarta 16, 16h00

Biblioteca municipal de tomar

aquedutos de portugal
Exposio de Fotografia de Pedro Incio Pedro Incio nasceu em lisboa e coordenador do museu da gua da ePal e Vice-Presidente da aPom - associao Portuguesa de museologia. em 1985 inicia a sua atividade fotogrfica, realizando as suas primeiras reportagens temticas, com especial ateno para o patrimnio e plstica da gua. desde 2005 at ao presente, realizou cerca de meia centena de exposies, individuais e coletivas, no pas e no estrangeiro. em 2010 e 2011, a convite da embaixada de Portugal em Seul, com o apoio do Instituto cames, apresentou no centro cultural Korea Foundation e no Busan design center, a exposio Pedras: a Paz Perptua. esta exposio foi apresentada na casa agrcola nas runas romanas de milreu e convento dos remdios, em vora, em 2011, e passou tambm pela Fbrica da Plvora de Barcarena, j em 2012. est igualmente programada para o corrente ano, a realizao desta exposio em Bucareste a convite da Fundao elena Surdu Stanescu. Pedro Incio publicou, ainda, os livros aquedutos de Portugal - arte e Patrimnio e o Silncio das cegonhas, em coautoria com seu irmo carlos Incio. + informaes inaugurao: quinta 17, 16h00
organizao: ePal / museu da gua apoio: cmara municipal de tomar / convento de cristo IgeSPar

Hora do conto
Tio Lobo de Xos Ballesteros a histria de uma menina gulosa, muito gulosa e do seu tio lobo... tio lobo um conto popular com tradio em alguns pases europeus. uma histria para ser contada em voz alta!
organizao: cmt Biblioteca municipal de tomar

organizao: MQUINA DO TEMPO

fotogra a: Joo Manuel Silva Neto

sbado 19 e domingo 20

desporto

Workshop como construir uma esttua viva


3. Festival de Esttuas Vivas alm deste workshop, haver ainda um workshop especial no dia 12 para os participantes do ano passado. + informaes 10 horas | mx. 20 participantes para alunos do 2. e 3. ciclos e secundrio
organizao: Parceria Projeto mquina do tempo, cmara municipal de tomar, eB23 d. nuno lvares Pereira, convento de cristo e Instituto Politcnico de tomar

sbado 12, 18h00

Pavilho municipal Jcome ratton

desporto

Hquei em patins
SC Tomar x AD Oeiras

13
maio

feiras

domingo 13, 10h00

Feira de artes, colecionismo e Velharias


quarta 16 a sbado 26
organizao: acaart apoio: cmara municipal de tomar

feiras

traz um amigo
Escola Municipal de Natao os alunos da escola municipal de natao podem trazer amigos ou familiares para experimentar as suas aulas. + informaes 16 a 26 maio turmas de bebs 21 a 25 maio turmas de adultos
organizao: cmt - diviso de desporto e Juventude

sbado 19 e domingo 20, 10h00 s 13h00 e 15h00 s 19h00

Posto de turismo (casa Vieira guimares)

compre connosco
Filigranas em prata neste fim de semana, poder apreciar e adquirir peas de mrio Bicho.
organizao: cmt diviso de turismo, cultura e museologia / artesos locais

19
maio

sade

sbado 19, 9h00 s 14h00

Hospital de tomar

colheita de sangue
alm deste sbado, as colheitas de sangue realizamse todos os dias de segunda a sexta e as doaes de medula ssea todas as teras e quartas. Sempre das 9h00 s 13h00, no Hospital de tomar.
organizao: centro Hospitalar do mdio tejo apoio: associao de dadores Benvolos de Sangue do Hospital de tomar

36 agenda cultural de tomar . MaIo 2012

MaIo 2012 . agenda cultural de tomar

37

19
maio

msica

20
maio

desporto

msica

domingo 20, 17h00

sbado 26, 20h30

Pavilho municipal cidade de tomar

restaurante a Familiar

30
maio

desporto

quarta 30, 9h00 s 13h00 e 14h00 s 17h30

estdio municipal de tomar

Futsal Juniores
Escola de Futebol x Juventude Ouriense

2. aniversrio dos amigos do Fado


com os fadistas d. Vicente da cmara, ana Paulo, elias Santos, liliana martins e elvira roldo, acompanhados por miguel ramos (viola) e nuno martins (guitarra). + informaes 10 fados (jantar includo) reservas: tlm. 911 143 593 (antnio leiria)
organizao: associao os amigos do Fado de tomar

pentatlo de atletismo
Jogos de Tomar + informaes para alunos das escolas dos 2. e 3. ciclos, secundrias e Profissional de tomar
organizao: cmt - diviso de desporto e Juventude / escolas dos 2. e 3. ciclos, secundrias e Profissional de tomar

22
maio

infncia

tera 22, 16h00

Biblioteca municipal de tomar

atelier de expresso plstica


Animais e plantas modelagem com plasticina, pelo dia mundial para a diversidade Biolgica. + informaes 6 a 10 anos | mn. 5 participantes inscries at 18 maio
organizao: cmt Biblioteca municipal de tomar

infncia

feiras

23
maio

desporto

sbado 26 e domingo 27 quarta 23, 9h30 s 13h00

rua Silva magalhes

Pavilho municipal cidade de tomar

torneio Interno de Boccia snior


Fase Final + informaes para utentes do Viver em movimento dos lares e centros de dia
organizao: cmt - diviso de desporto e Juventude

Feira de artesanato contemporneo


+ informaes dia 28, 10h00 s 22h00 | dia 29, 10h00 s 20h00 www.projetosobrerodas.com
organizao: Projeto Sobre rodas apoio: cmara municipal de tomar

quarta 30, 16h00

Biblioteca municipal de tomar

sbado 19, 22h00

Hora do conto
O Espelho Mgico de Antnio Torrado esta a histria de um prncipe que pretende conquistar a sua amada com a ajuda do seu espelho mgico. ah! Falta acrescentar que tambm existe uma fada madrinha que oferece espelhos e um drago que gosta de chamuscar tudo e todos, o malandro!
organizao: cmt Biblioteca municipal de tomar

cem Soldos

lanamento do BoNs soNs12


22h00 artista a anunciar 23h30 - SuperNada

26
maio

feiras

27
maio

desporto

domingo 27, 9h00

Parque de campismo

sbado 26, 10h00 s 14h00

antiga corredoura (rua Serpa Pinto)

IV passeio de Btt
organizao: PSP tomar

Mercado Biolgico
um sbado por ms, a principal artria do centro histrico recebe este mercado que traz aos tomarenses uma imensa variedade de produtos hortcolas e outros. Para alm das habituais frutas e hortalias frescas, aqui encontra vinho, doces, ervas aromticas, etc., produzidos de acordo com os critrios da agricultura biolgica. + informao em caso de chuva: arcadas da alameda 1 de maro
organizao: cmt diviso de turismo, cultura e museologia

1h00- dJ set de antnio almada guerra + informaes 8 | 6 para scios ScocS e residentes www.bonssons.com festivalbonssons@gmail.com
organizao: Sport club operrio de cem Soldos

38 agenda cultural de tomar . MaIo 2012

MaIo 2012 . agenda cultural de tomar

39

a decorrer...

exposies

exposies

formaes

dseporto

at sexta 4

durante o ms

eB1 S. Pedro

complexo desportivo municipal de tomar

Nini Ferreira o escritor e o ambientalista


nas comemoraes do centenrio do nascimento do dr. Fernando arajo Ferreira, a Biblioteca municipal, em parceria com as Bibliotecas escolares, ir promover vrias atividades a fim de dar a conhecer a vida e a obra de um dos tomarenses mais carismticos que a cidade conheceu. consequentemente, esta exposio, inaugurada na Biblioteca municipal em novembro de 2008, ir percorrer as escolas de tomar nas suas diversas temticas.
organizao: cmt Biblioteca municipal de tomar / bibliotecas escolares do concelho organizao: cmt diviso de turismo, cultura e museologia

almoo Desporto
durante o ms

espaos Internet 1 e 2 Diploma de Competncias Bsicas encontram-se abertas as inscries para o diploma de competncias Bsicas, com incio a todas as primeiras segundas-feiras de cada ms, das 9h30 s 10h30.
at 29 junho

50% de desconto em SPa, tnis, Squash, natao em regime livre nos seguintes horrios: segunda, 13h00 s 15h00 tera a sexta, 12h30 s 15h00 sbado, 12h30 s 18h00 domingo, 9h00 s 13h00
organizao: cmt diviso de desporto e Juventude

casa dos cubos

the Idiot society


Exposio de Dawn Mendona e Bill Rivers

Workshop em Windows Live Messenger encontram-se tambm abertas as inscries para Workshop em Windows live messenger, com incio a todas as ltimas segundas-feiras de cada ms, das 9h30 s 11h00, com durao de 3 dias (gratuito). IUC Imposto nico de Circulao durante todos os meses, todos os dias, qualquer pessoa poder proceder liquidao do Imposto nico de circulao, com o apoio dos monitores, na sua aquisio e liquidao.
organizao: cmt - espaos Internet 1 e 2

ambiente

exposies

-50%
exposies

infncia

durante o ms

Biblioteca municipal de tomar

a escola vem Biblioteca


at 22 junho at 30 junho

o transporte mais eco-louco de sempre


o prazo para as inscries no concurso foi alargado at 22 de junho! regulamento e ficha de inscrio em www.cm-tomar.pt (cmara Servios educao cmIa). + informaes tel. 249 329 826/870 centroambiental@cm-tomar.pt
organizao: cmt centro de monitorizao e Interpretao ambiental

galeria dos Paos do concelho

exposio de armanda passos


organizao: cmt diviso de turismo, cultura e museologia

Semanalmente, s quartas-feiras, a biblioteca acolhe escolas e outras entidades, numa visita guiada aos vrios setores da biblioteca e atividades de carter ldico e pedaggico para as crianas. + informaes requer marcao prvia
organizao: cmt Biblioteca municipal de tomar

durante o ano

sade

ncleo de arte contempornea

at 13 julho

Doao Jos-augusto Frana


o ncleo de arte contempornea expe obras de arte que foram instrumentos de trabalho do seu principal doador e permite traar um roteiro pela Histria e crtica da arte contempornea Portuguesa, na segunda metade do sculo XX.

centro de Sade de tomar (mvel)

rastreio de cancro da Mama


+ informaes 45 a 69 anos | gratuito segunda a quinta, 9h00 s 13h00 e 14h00 s 17h30 sexta, 9h00 s 13h00
organizao: liga Portuguesa contra o cancro apoio: cmara municipal de tomar / unidade de Sade Familiar Santa maria

40 agenda cultural de tomar . MaIo 2012

MaIo 2012 . agenda cultural de tomar

41

todos os contactos da Cmara Municipal de Tomar em www.cm-tomar.pt

informaes

prximos...
1 junhO cine-teatro Paraso

Posto de Turismo Casa Vieira Guimares rua Serpa Pinto n 6 2300-592 tomar tel. 249 329 867 / 249 329 823 turismo@cm-tomar.pt Seg. a dom.: 10h s 13h e 15h s 19h Parque de campismo, tel.: 249 329 824

Cmara Municipal de Tomar edifcio dos Paos do concelho, Praa da repblica, 2300-550 tomar Tel.: 249 329 800 // fax: 249 329 801(9) // email: presidencia@cm-tomar.pt Assembleia Municipal rua Silva magalhes, casa manuel guimares, 1. Piso tel.: 249 329 820 // fax: 249 329 802 // email.: assembleiamunicipal@cm-tomar.pt SMAS . Servios Municipalizados de gua e Saneamento Praa da repblica n. 4, 2300-550 tomar linha verde 24h: 800 200 376 tel.: 249 329 890 // fax: 249 321 671 // email.: geral@smastomar.pt Pavilho Municipal de Tomar Estdio Municipal de Tomar rua do centro republicano 2300-532 tomar tel. 249 320 300/1/2 Fax. 249 320 309 pmcidadetomar@cm-tomar.pt Horrio do Pavilho Segunda a Sex.: 9h s 12h30 e 14h s 19h Horrio do estdio Segunda a Sex.: 17h30 s 22h30 Sbado: 9h s 13h

Lus de Matos - ChAOS


Cine-Teatro Paraso rua Infantaria 15, edifcio do teatro 2300-583 tomar tel. 249 329 190 cineteatro@cm-tomar.pt horrio da Loja de Cultura tera a Sex.: 15h s 19h dias de espetculo/cineclube: 18h s 22

1 A 6 junhO

Semana da Criana e do Ambiente


(3 junho: Os pais tambm brincam dia aberto)

Galeria dos Paos do Concelho edifcio dos Paos do concelho Praa da repblica, 2300-550 tomar tera a dom.: 11h s 13h e 14h s 18h Marcao de visitas guiadas tel. 249 329 814 / Fax. 249 329 811 museologia@cm-tomar.pt

Casa dos Cubos Praceta Alves redol, 2300-552 tomar Segunda a sex.: 9h s 12h30 e 14h s 17h30 tel./Fax. 249 329 876/8 cultura@cm-tomar.pt comunicacao@cm-tomar.pt CMIA tel. 249 329 826 centroambiental@cm-tomar.pt Segunda. a Sex.: 9h s 12h30 e 14h s 17h30

ncleo de Arte Contempornea rua gil Av, 2300-580 tomar tel. 249 329 814 / Fax. 249 329 811 tera a dom.: 10h s 18h

Casa Memria Lopes-Graa rua dr. Joaquim Jacinto n. 25 2300-577 tomar tel. 249 346 742 lopesgraca@cm-tomar.pt tera a Sb.: 10h s 13h e 14h s 18h

Convento de Cristo (IGESPAR) terreiro d. gualdim Pais cerrada dos ces, 2300-426 tomar tel. 249 313 481 / 249 315 089 249 313 434 / Fax. 249 322 730 convento.cristo@igespar.pt www.conventocristo.pt Visitas guiadas: todos os dias, 11h e 15h entrada gratuita aos domingos e feriados at s 14h Espao Internet 1 rua Amorim rosa n. 33 2300-451 tomar tel. 249 312 291 espacointernet@cm-tomar.pt Segunda: 10h30 s 18h tera, Quin. e Sex.: 10h30 s 18h30 Quarta: 10h30 s 17h30 Espao Internet 2 Biblioteca municipal de tomar espacointernet2@cm-tomar.pt Segunda: 11h s 14h30 e 16h s 18h30 tera a Sex.: 10h s 18h30

Complexo Desportivo Municipal estrada do Barreiro 2300-442 tomar tel. 249 310 320 / Fax. 249 310 329 cdmt@cm-tomar.pt Segunda: 9h s 21h tera a Sex.: 8h15 s 21h Sbado: 9h s 13h e 15h s 18h domingo: 9h s 13h30 Diviso de Desporto e juventude desporto@cm-tomar.pt juventude@cm-tomar.pt Loja Ponto j tel. 249 310 324 / Fax. 249 310 329 lojaja.tomar@ipj.pt Gabinete Atendimento Pblico do Exrcito tel. 249 327 220 Segunda a Sex.: 9h s 17h Div. Adm. Apoio aos rgos Autrquicos rea de Arquivo tel. 249 090 533 / 249 329 830 arquivo@cm-tomar.pt

Biblioteca Municipal de Tomar Alameda dos templrios 2300-303 tomar tel. 249 329 874 / Fax. 249 329 805 biblioteca@cm-tomar.pt Segunda 11h00 s 19h30 tera a Sex.: 10h00 s 19h30 Sbado: 11h00 s 13h00 Canil-Gatil Intermunicipal de Tomar 249 382 224 CPCj . comisso de Proteo de crianas 249 329 884 // 919 361 923 Bombeiros 249 329 140 // proteccaocivil@cm-tomar.pt GnR 249 320 060 hospital 249 320 100 // geral@chmt.min-saude.pt Proteo Civil 249 324 030 // proteccaocivil@cm-tomar.pt PSP 249 328 040 // strsectmr@psp.pt

Subscrio do Boletim Informativo de Tomar


Se pretende receber gratuitamente esta publicao deve preencher este cupo e envi-lo para: Cmara Municipal de Tomar - Diviso de Comunicao, Praa da Repblica 2300-550 Tomar Tambm pode subscrever esta publicao atravs do e-mail comunicacao@cm-tomar.pt em papel via CTT
noMe Morada Cdigo poSTal TeleMvel loCalidade eMail

em pdf via e-mail

42 AgendA culturAl de tomAr . MAIO 2012

os dados fornecidos sero para fins de divulgao pela cmara municipal de tomar. Sempre que o solicitem os interessados podero aceder s informaes que lhes digam respeito. os titulares dos dados podem tambm solicitar a sua atualizao ou anulao.

XIX Congresso da Sopa


Sbado 5 de Maio, Moucho Parque Traga a tigela e pague menos pela entrada

You might also like