You are on page 1of 37

OS CHACRAS E A ESTRUTURA SETENRIA DO HOMEM

ESDE FASE 2D - AULA 10 TEMA ESPECIAL

Introduo
Antes de mais nada, necessrio saber que no somos apenas um corpo fsico. Tal como todos os sistemas do Universo, o Ser Humano um ser energtico e, mais do que isso, ele um verdadeiro transformador de energia. O ser humano composto por vrios corpos, desde o mais denso (Fsico) ao mais sutil (Causal), por Centros Energticos (Chacras), por Canais (Ndis), Meridianos, rgos, Glndulas, Msculos, Plexos de Nervos, etc.

ENERGIA VITAL
O Fluido Vital um tipo de energia de vida que o corpo de qualquer ser vivo produz, proveniente de diversas fontes como o ar, a gua, os alimentos e o sol, estando o nosso estado de sade dependente do maior ou menor grau de harmonia e fluidez dessa energia. A Energia Vital nica, chamada por diversos nomes conforme as localidades que as empregam. "Prana" para os Indus, "Ki" para os Japoneses, "Chi" para os Chineses, "Baraka" para os Islmicos, "Orgnio" para Wilhelm Reich, "Energia Csmica" para os Brasileiros, "Energia Bioplasmtica" para os Russos, "Mana" para os Kahunas, "Ruach" para os Judeus, "Elan Vital" pelos Franceses, "Pneuma" pelos Gauleses, "Orenda" pelos ndios da Amrica do Norte, "Ka" pelos antigos Egpcios e assim sucessivamente. Embora seja a mesma, existem diversas formas de canaliz-la, dai a Cura Prnica, Johrei (Igreja Messinica), Passe Esprita e Magnetismo (Religio Esprita) e outras.

OS CHACRAS
Os Chacras so vrtices, centros energticos, por onde entra e sai a Energia Vital. Em Snscrito, Chacra significa "roda. Quando eles esto inativos assemelham-se a rodas; quando despertam, eles tomam a aparncia de uma flor (ltus) aberta, irradiante, colorida pela freqncia da energia das ptalas. Cada Chacra est associado (por similaridade vibratria) a uma parte de ns mesmos, a uma parte da nossa conscincia, a um dos nossos corpos sutis, a uma cor, a uma nota musical, determinados rgos, funes e sistemas fsicos, glndulas, plexo de nervos, a um dos nossos sentidos, a um dos elementos (Terra, Fogo, gua, Ar, ter).

CHACRAS MAIORES Os Chacras maiores so em nmero de sete (A contagem feita sempre de baixo para cima):
Denominao:

Centro bsico, fundamental ou raiz (Snscrito: Muladhara) Centro gensico ou sexual (Snscrito: Swadhisthana) Centro umbilical, gstrico ou Plexo solar (Snscrito: Manipura) Centro cardaco (Snscrito: Anahata) Centro larngeo (Snscrito: Vishuddha) Centro frontal ou cerebral (Snscrito: Ajna) Centro coronrio (Snscrito: Sahashara)

REPRESENTAO DOS CHACRAS COM OS 3 NDIS PRINCIPAIS

Alm destes, alguns outros so destacados nos estudos sobre Chacras: o centro esplnico (na altura do bao) e o centro umeral (nas costas, na regio do pulmo esquerdo).
Um Chacra determinado pela interseo de vrios nadis (canais por onde circula a energia). Sabemos que existem mais de 72.000 nadis (os mais importantes so Sushumna, Ida e Pingala), portanto, fcil ter uma idia de quantos Chacras existem no corpo humano. Alguns muito pequenos, e cada um com uma funo muito especfica, correspondendo diretamente a certos rgos, glndulas e tipos de emoes.

Os Chacras esto todos interligados e ficam desequilibrados tanto por "excesso", como por "defeito", ou seja, por hiperatividade ou atividade reduzida.

O descontrole ou obstruo do chacra pode atingir nossa energia vital e nosso psiquismo, trazendo conseqncias para a sade e a vida. J o seu bom funcionamento estimula o auto-conhecimento e a realizao no s na vida material como espiritual. A

maior parte das vezes os desequilbrios so provocados por bloqueios que tm origem nas emoes; porm, preciso compreender que o processo tambm inverso. Este processo est intimamente relacionado com a nossa conscincia, e por isso muito importante realar que no so os exerccios "exaustivos" para alinhar Chacras que fazem aumentar o nosso nvel de conscincia, mas exatamente o inverso: quanto maior o nosso nvel de conscincia, mais harmoniosamente funcionam os nossos Chacras.

Chacra Raiz (1) - MULADHARA ("Base e fundamento"; "Suporte")


Segurana

Este Chacra, tambm conhecido como bsico, est situado na base da coluna e encontra-se associado s glndulas supra-renais. Tambm est relacionado com a parte inferior do corpo, os ps, o ancoramento e os instintos fsicos. atravs dele que plantamos os nossos ps no cho e nos relacionamos com o mundo fsico. responsvel pela absoro de energia da terra (energia telrica, geoenergia, kundalini). Localizao: Base da Espinha. Cor: Vermelho. Elemento: Terra. Funes: Traz vitalidade para o corpo fsico. Chacra obstrudo: o "homem invisvel", a pessoa de baixa vitalidade, enfermia, parece que "no est aqui". Area, evita a realidade, no consegue levar seus projetos adiante, nem se sustentar, no se organiza na vida material, sua energia est faltando porque est distante de sua natureza animal. Chacra descontrolado: O sujeito fica ligado demais matria, alimenta a inveja, a cobia, avareza, fica preso aos prazeres da vida material. Quer ostentao.

Chacra Sexual ou Gensico (2) - SWADHISTANA ("Morada do Prazer")

Prazer O Chacra sexual situa-se na regio do baixo ventre e trabalha com a energia sexual e a criatividade. Associa-se s gnadas (Homem: testculos; Mulher: ovrios). Est ligado tambm produo da adrenalina e ao amor do homem pela Terra e pela Natureza. Tudo o que criamos na nossa mente ativado para se manifestar atravs deste centro de energia. Fisicamente rege os rgos sexuais. Desenvolvido, estimula o funcionamento dos outros Chacras. Localizao: Abaixo do umbigo. Cor: Laranja. Elemento: gua. Funes: Fora e vitalidade fsica.
Chacra obstrudo: Dificuldade em expressar as emoes e receber afeto; isso acaba prejudicando sua vida sexual. No sente prazer em nada. Chacra descontrolado: O sujeito s vive para satisfazer suas emoes, seus prazeres. Pode desenvolver distrbios sexuais.

Chacra do Plexo Solar (3) - MANIPURA ("Cidade das Jias")


Poder Pessoal Este chacra localiza-se na zona da barriga, controlando toda a regio do plexo solar. Est associado ao pncreas. Controla toda a nossa energia emocional e fortemente ligado ao Ego individual. Fisicamente rege o aparelho digestivo. No por coincidncia que problemas emocionais causam sempre problemas digestivos. A emoo e a digesto esto intimamente ligadas. Desenvolvido, facilita a percepo das energias ambientais. Localizao: Zona da barriga. Cor: Amarelo. Elemento: Fogo. Funes: Digesto, emoes e metabolismo. Centro obstrudo: No tem auto-confiana, falta nimo e fora de vontade e o sujeito vive na dependncia dos outros. Sofre influencias externas, ataques psquicos... Centro Descontrolado: Exibicionismo. Autoritrio. Adora falar de suas aptides.. Tem dificuldades em unir a afetividade vida sexual.

Chacra Cardaco (4) - ANAHATA ("Invicto"; "Inviolado") Compaixo Localiza-se bem no centro do peito, entre os mamilos. associado glndula Timo e nele que se concentra a energia do Amor Incondicional, a nossa fonte vital. responsvel tambm pela sade e vitalidade do corpo fsico, o corao e os pulmes. Desenvolvido, cria um canal de amor que pode ser utilizado para o trabalho assistencial. Localizao: Corao. Cor: Verde (cura e energia vital); Rosa (Amor). Elemento: Ar. Funes: Energiza o sangue e o corpo fsico. Chacra obstrudo: O sujeito s pensa na satisfao de seus desejos pessoais, que nunca esto satisfeitos... Tende para a histeria. Nunca se sente amado. Dificuldade de amar verdadeiramente. Duro de corao. Chacra Descontrolado: O sujeito vira um dependente emocional dos outros.

Chacra Larngeo (5) - VISHUDDA ("O purificador")


Criatividade

O quinto chacra situa-se na regio da garganta e associa-se glndula tiride (e paratirides) que, por sua vez, est ligada ao metabolismo do corpo. Este centro energtico responsvel pela verbalizao, pela comunicao da nossa verdade interior e pela respirao. Fisicamente rege a garganta, a laringe, a boca e o nariz. atravs deste chacra que purificamos as nossas energias. serve tambm de bloqueio para que as energias emocionais no cheguem ao chacra coronrio. Desenvolvido, facilita a psicofonia e a clauriaudincia. Localizao: Na garganta. Cor: Azul claro. Elemento: ter. Funes: Som, vibrao, comunicao. Chacra obstrudo: O sujeito insatisfeito com o trabalho, no consegue expressar seus talentos numa profisso que o agrade. Falta de criatividade. Tem medo de soltar a voz, de se expressar, dizer no. Chacra Descontrolado: Tem sucesso, faz a cabea dos outros com seu discurso, no entanto suas palavras quase no tem fundamentos. o verdadeiro marketeiro. Fala muito, ouve pouco.

Chacra Frontal (6) - AJN ("O Centro de comando")


Compreenso
Est localizado na testa, entre as sobrancelhas, e tambm conhecido como terceiro olho ou terceira viso. Associa-se tambm glndula pituitria (hipfise) e responsvel pela nossa concentrao, memria, imaginao e visualizaes. Pode-se compar-lo ao computador que registra no nosso crebro as informaes e sensaes recebidas atravs do chacra coronrio, para que as possamos compreender e dar-lhes forma atravs de pensamentos ou imagens. Desenvolvido, facilita a clarividncia e a intuio. s vezes, pode palpitar como um corao. Localizao: Na testa, entre as sobrancelhas. Cor: Azul ndigo. Elemento: Luz. Funes: Revitaliza sistema nervoso e a viso. Chacra obstrudo: Tem conceitos confusos sobre a realidade. Falta de lgica, desorganizao mental, pouco planejamento. Intuio fraca. Precisa sempre de algum para lev-lo adiante. Chacra Descontrolado: Usa seus poderes psquicos para controlar as pessoas. Mente no pra. Ego inflado e o emocional imaturo.

Chacra da Coroa (7) - SAHASHARA ("O Ltus das mil ptalas") Intuio
Situa-se no topo da cabea, bem no centro, e tambm conhecido como coronrio. Relaciona-se com a glndula pineal (epfise), e est diretamente ligado espiritualidade, ao contato com o Eu Superior, canalizao e meditao. Fisicamente, rege a nossa cabea e o sistema nervoso central. atravs do chacra da coroa que entram no nosso corpo as energias de transmutao, purificao e espiritualidade. Localizao: No topo da cabea, bem no centro. Cor: Violeta e Branco . Elemento: Todos os elementos. Funes: Revitaliza o crebro. Chacra obstrudo: Materialismo, sua vida norteada pelas suas posses e status, pois no percebe a vida espiritual. Chacra Descontrolado: A pessoa no se adapta a este planeta. Sente que est "sobrando" aqui e no h lugar para ela. Seu mundo rico em fantasias e no encontra lugar para seu ideal de perfeio e beleza aqui na Terra. Torna-se distante da prpria vida, vive no mundo dos sonhos.

OUTROS CHACRAS IMPORTANTES


CHAKRA ESPLNICO - SWADHISHTANA

Situado na altura do bao. Exaustor com 6 ps, um dos responsveis pela vitalizao do organismo, j que absorve o prana (vitalidade do sol) e o distribui pelo corpo. Tambm armazena as sobras. A funo de extrair o prana para vitalizar o organismo conhecida por certos elementos do plano astral que, por inconcebvel abuso, se ligam a criaturas das quais querem extrair a vitalidade. Os chamados vampiros espirituais costumam grudar-se como parasitas, em verdadeira simbiose, no Chacra esplnico, absorvendo para eles a vitalidade que esse Chacra recolhe, e deixando sua vtima em permanente estado de astenia, que piora com o tempo at a desnutrio psquica, que se reflete no fsico, atingindo a desencarnao, se no for atendida a tempo. De modo geral se colocam nas costas do encarnado, para sugar com facilidade, pois o sentido giratrio das ps impulsiona o prana para dentro do corpo, enquanto o vampiro os suga pelas costas. Nos casos mais graves de vampirizao se faz necessria a terapia desobsessiva, no se esquecendo a mudana imprescindvel de sintonia vibratria do obsediado, pela reforma ntima, sem a qual o tratamento no surtir o resultado almejado.

Chacra Umeral
Fica nas costas, na altura da omoplata esquerda (entre e sobre o pulmo esquerdo. o Chacra espiritual, pois atravs dele que as energias se conectam. o Chacra medinico e de proteo, porque equilibra as energias positivas e negativas em excesso. um gerenciador energtico. Fundamental no que concerne aos fenmenos medinicos. atravs dele que recebemos, em primeiro lugar, todos os contatos espirituais. composto de 02 hlices ou ptalas que giram no sentido horrio quando captam energias (incorporao) e no antihorrio quanto repelem energias (desincorporao). Tem colorao varivel, mas o azul claro e o verde so predominantes. Oscila entre as outras matizes de acordo com a energia que est sendo captada. Assim explica-se a importncia da aplicao de passes nas costas dos receptores (pacientes e mdiuns) para limpar as energias agregadas e como forma de estimular o Chacra Umeral a receber e se acostumar s energias que so estranhas ao corpo espiritual do mesmo.

Quais so as sensaes de entrada e sada de energia dos Chacras?


Este um assunto que depende muito da sensibilidade de cada um, mas poderemos dar um rpido resumo, para que o estudante tenha noo dos efeitos em seu corpo: Dor ou sensao de peso na boca do estmago o plexo solar fecha-se sob forte emoo negativa ou contato com essa energia negativa, trazendo uma sensao de mal estar. - Fortes arrepios significam que a aura do indivduo est entrando em contato com um campo energtico que vibra em uma sintonia diferente do seu. Esse campo geralmente negativo. - Doces ou suaves arrepios significam que o indivduo est conseguindo entrar em sintonia com planos superiores, o que pode ser obtido atravs da orao ou meditao. - Sensao de frio significa que o indivduo encontrou um local de fuga de energia ou entrou em contato com um campo energtico negativo que lhe rouba energia. - Sensao de calor significa que o indivduo est recebendo energia, entrou em contato com um campo positivo. - Formigamento das mos os Chacras das mos podem funcionar tanto como receptores como doadores de energia. Normalmente a mo esquerda receptora de energia, a mo direita doadora de energia. - Sentir mexer no alto da cabea a sensao do chacra coronrio ao se abrir, significa captao de energias superiores. - Torpor na fronte, na base do nariz indica que o chacra frontal est sendo ativado, concentrando, transmitindo energia ou mentalizados.
-

Nos Trabalhos de Passes


A base dos trabalhos de passes centram-se no conhecimento desses Centros e na real aplicao das energias radiantes. Distribuem, controlam, dosam as energias que o nosso corpo necessita; regulam, sustentam os sentimentos e as emoes; alimentam as clulas do pensamento; levam as sensaes do corpo fsico para o Esprito; captam as energias e as influncias exteriores. No processo de irradiao para os passes, transmitimos aos outros, pelo mecanismo da nossa vontade, a carga de fora vital que dispomos para doar.

A Energia Vital que doamos e que distribuda pelos Centros de Fora vem do Fluido Csmico Universal FCU. Ao ser absorvido ele metabolizado pelo centro coronrio, em fluido espiritual, uma energia vitalizadora, imprescindvel para a dinmica do nosso corpo fsico, sentimentos, emoes e pensamentos. Aps a metabolizao, essa energia circula pelos outros Centros de Fora e canalizada atravs da rede nervosa (plexos) para todo o organismo com maior ou menor intensidade de acordo com o estado emocional da criatura, porque eles esto subordinados s impulses da mente.

OS CORPOS SUTIS

SISTEMA DE CORPOS ESQUEMA SETENRIO


Corpo significa veculo ou instrumento da conscincia, o invlucro no qual a conscincia entra em contato com o mundo exterior. Os corpos sutis so diferentes aspectos da nossa natureza multidimensional. Possumos muitos aspectos, muitos nveis de conhecimentos e muitas perspectivas de expresso que se integram numa totalidade. Somos seres multidimensionais. O que significa que nos manifestamos em vrias dimenses ou diferentes planos de realidade e, possumos um sistema de corpos que podem ser classificados em dois grupos: Corpos inferiores: Quaternrio Inferior Personalidade. 1 - Corpo Fsico; 2 Duplo Etrico, Corpo Etreo; 3 - Corpo Emocional ou Astral, Psicossoma ou Perisprito; 4 Corpo Mental Inferior ou Mental Concreto. Corpos superiores: Trade Divina Individualidade. 5 - Corpo Mental Superior, Causal ou Abstrato; 6 - Corpo Bdico; 7 - Corpo tmico;

6 3

Trade Divina

5 4

Quaternrio Inferior

Os corpos sutis, so veculos para a manifestao da conscincia ou esprito, nas dimenses correspondentes a cada um deles. Um corpo sutil no algo material, como entendemos a matria, que podemos ver e tocar, mas um campo de energia que coexiste com nosso corpo fsico, numa outra dimenso da realidade. Cada um dos sete corpos age como uma camada protetora para o seguinte. Cada um um veiculo de conscincia que percebe uma atividade e um domnio especifico de vibrao constantemente, quer estejamos conscientes dele ou no.

Os corpos Fsico e Etrico so corpos materiais, que se perdem pelo fenmeno morte. Os demais so Espirituais e o ser os vai abandonando gradativamente na medida em que evolui at se tornar esprito puro.

Corpo Fsico Carcaa de carne, instrumento de suporte passivo, recebendo a ao dos elementos anmicoespirituais, constitudo de compostos qumicos originrios do prprio planeta. So milhares de vidas organizadas e administradas pela vida e comando do esprito. O nico estudado e relativamente conhecido pela cincia oficial. Nele, somatizam-se os impulsos desarmnicos oriundos dos demais corpos, nveis ou subnveis da conscincia, em forma de doenas, desajustes ou desarmonias, que so simples efeitos e no causa.

Corpo Etrico ou Duplo Etrico Alma Vital, vitalidade prnica, reproduz o talhe do corpo fsico, estrutura tnue, invisvel, de natureza eletromagntica densa, mas de comprimento de onda inferior ao da luz ultravioleta, quase imaterial. Tem por funo estabelecer a sade automaticamente, sem interferncia da conscincia. Est ligado a doao ou exteriorizao de energias pois no corpo etrico que se situam os Chacras ou centros de fora. O corpo etrico tem importante papel nas terapias energticas. muito confundido com o Perisprito ou corpo astral. O Corpo Etrico o mediador ou elo plstico entre o Corpo Fsico e o Astral ou conjunto Perisprito. Essas ligaes acontecem ou se fazem por cordes ligados aos Chacras ou centros de fora.

Corpo Astral , Perisprito ou Psicossoma


Emocional, sensibilidade geral, instinto, emoes passionais. Primeiro invlucro espiritual mais prximo da matria, facilmente visvel por clarividentes. Luminosidade varivel, branca argntea, azulada etc. o MOB (Modelo Organizador Biolgico), o molde que estrutura o Corpo Fsico. Observvel por fotografias, vidncia, moldagens, impresses digitais, tcteis e aparies fantasmagricas. Os espritos que incorporam em mdiuns, possuem esta estrutura corprea sutil, necessria sua manuteno no mundo astral. J os espritos que no possuem este corpo em virtude de sua evoluo, se comunicam com mdiuns via intuio mental ou plasmam um corpo astral temporrio. O Corpo Astral tem ainda a funo da sensibilidade, dor ou prazer, registro das emoes sob vontade, desejos, vcios, sentimentos, paixes, etc., que nele so impressos pela fora do psiquismo.

CORDO DE PRATA
Como o prprio nome sugere, trata-se de uma espcie de "cordo" que liga o Perisprito ao corpo fsico. imprescindvel vida carnal, pois assegura a perfeita realizao das funes biolgicas vitais durante o perodo do sono natural, quando ento o esprito se desprende do corpo fsico para interagir no mundo espiritual, embora sempre seu corpo e seu Perisprito estejam ligados atravs deste cordo. O cordo de prata pr-requisito para a vida orgnica, posto que no momento da morte fsica ele se rompe.

Corpo Mental Inferior ou Concreto


Alma inteligente, mentalidade, associao de idias, sua aura ovalada envolve todo o corpo, pode ser registrado por fotografias ou percebido pela vidncia. o corpo que engloba as percepes simples, atravs dos cinco sentidos comuns, avaliando o mundo atravs do peso, cheiro, cor, tamanho, gosto, som, etc. o repositrio do cognitivo. o primeiro grande banco de dados onde a mente fsica busca as informaes que precisa, seu raciocnio seletivo. Ele registra aquilo que, exterior nossa pele, impressiona o nosso sistema nervoso. Est mais relacionado com o Ego inferior ou Personalidade encarnada. Este corpo, quando em desequilbrio, gera srias dificuldades comportamentais tais como comodismo, busca desenfreada de prazeres mundanos, vcios, sede de poder, autoritarismo, etc. Normalmente sua forma ovalada, mas pode ocorrer em raros casos uma forma triangular ou retangular, tem cores variveis, podendo desdobrar-se em sete subnveis com os mesmos atributos que lhe so inerentes.

Corpo Mental Superior ou Abstrato


Memria criativa. Este corpo o segundo grande banco de dados de que dispe o ser. Ele elabora e estrutura princpios e idias abstratas, buscando snteses ou concluses que por sua vez so geradoras de novas idias e assim por diante, infinitamente. Liga-se s coisas superiores, ocupa-se de estudos e pesquisas visando o aprimoramento do ser. Por ser o equipo do raciocnio criativo, nele que acontece a elaborao do processo responsvel pelo avano cientfico e tecnolgico, alm de todo nosso embasamento filosfico. o corpo que faz avaliaes, formula teorias, relaciona smbolos e leis. Trata do subjetivo, da imaginao, est mais relacionado com o Eu Superior ou Crstico, com a Individualidade. o Corpo Causal, causa, detentor da vontade e imaginao, normalmente o gerenciador dos programas e aes do ser.

CORDO DE OURO Analogamente ao cordo de Prata e pouco conhecido, temos o cordo de Ouro. Energeticamente, muito sutil, passando, por isso, despercebido. Apesar da dificuldade de se constat-lo, podemos concluir de sua existncia por fora de uma analogia. Por exemplo: quando do desdobramento entre o corpo Fsico e o corpo Astral, permanece um elemento de ligao entre ambos, assegurando, com isso, a continuidade da vida fsica. Desse modo, como j se sabe que tambm ocorre desdobramento entre o corpo Astral e o corpo Mental, para que no acontea descontinuidade consciencial do SER em todos os planos que, no momento, ele vivencie, h entre estes dois corpos um elo que tomou o nome de cordo de Ouro.

Corpo Buddhi
Tem como atributo principal o grande ncleo de potenciao da conscincia. L as experincias e acontecimentos ligados ao ser esto armazenadas e de l que partem as ordens do reciclar permanente das experincias mal resolvidas. Conscincia coordenadora e diretora da vida, elo com a Centelha Divina. De um modo geral o Corpo Buddhi pouco conhecido. Longe de nossos padres fsicos e de nossos meios de expresso, no h como compar-lo. nele que se gravam as aes do esprito e dele partem as notas de harmonia ou desarmonia ali impressas, ou seja, as experincias bem significadas esto ali arquivadas e so patrimnio do esprito. Tudo o que inferior tende ao movimento descendente e o soma passa a ser o grande fio terra do ser em evoluo. Portanto, as experincias mal resolvidas so remetidas de volta personalidade encarnada para novas e melhores significaes. E por ser, no esprito, o grande ncleo de potenciao da sua conscincia csmica, suas impulses tero seus efeitos visveis e somatizados no Corpo Fsico ou no psiquismo da personalidade encarnada.

Corpo tmico
Esprito Essncia ou Centelha Divina - Idiognese diretriz e formativa, princpio fundamental e coordenador. Esfera multifacetada, verdadeiro sol irisado de luzes policrmicas. Inexplicvel, indescritvel, imanente, transcendente e eterno. Eu Csmico. Mnada ou Semente pulsante de vida.

Porque ns somos cooperadores de Deus; vs sois lavoura de Deus e edifcio de Deus.


(Corntios 3, 9)

Vs sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhes ser restitudo o sabor? Para nada mais serve sero para ser lanado fora e calcado pelos homens. Vs sois a luz do mundo. No se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha, nem acender uma luz sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que esto em casa. Assim brilhe vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que est nos cus!. (Mateus 5, 13-14)

You might also like