You are on page 1of 5

Seo 5 - Distrbios dos Ossos, das Articulaes e dos Msculos Captulo 55 - Distrbios dos Msculos, das Bursas e dos

Tendes
Os msculos, as bursas, os tendes e os ossos devem estar saudveis e funcionando adequadamente para que o corpo movimente-se normalmente. Os msculos, os quais contraem para produzir movimento, esto conectados aos ossos pelos tendes. As bursas so coxins repletos de lquido que reduzem o atrito em reas onde a pele, os msculos, os tendes e os ligamentos produzem atrito sobre os ossos. As leses, os esforos excessivos, as infeces e, ocasionalmente, outras doenas podem lesar msculos, bursas, tendes e ossos de modo temporrio ou permanente. Esse dano pode causar dor, limitar o controle dos movimentos e reduzir a amplitude normal dos movimentos.

Torcicolo Espasmdico
O torcicolo espasmdico o espasmo doloroso, intermitente ou contnuo, dos msculos do pescoo, o qual fora a cabea a girar e a inclinar para frente, para trs ou lateralmente. O torcicolo ocorre em 1:10.000 indivduos, sendo cerca de uma vez e meia mais comum em mulheres que em homens. O distrbio ocorre em qualquer idade, mas mais freqentemente entre os 30 e os 60 anos. Geralmente, a sua causa desconhecida. Ocasionalmente, condies como o hipertireoidismo, infeces do sistema nervoso, a discinesia tardia (movimentos faciais anormais, resultantes do uso de drogas antipsicticas) e tumores do pescoo causam torcicolo. Raramente, os recm-nascidos apresentam torcicolo (torcicolo congnito) devido leso dos msculos do pescoo durante um parto complicado. O desequilbrio dos msculos oculares e as deformidades musculares ou sseas da poro superior da coluna vertebral podem causar torcicolo em crianas.

Sintomas
Espasmos agudos e dolorosos dos msculos do pescoo podem iniciar de modo sbito e podem ocorrer de forma intermitente ou contnua. Geralmente, somente um lado do pescoo afetado. A direo da inclinao e da rotao da cabea depende de qual msculo do pescoo afetado. Um tero dos indivduos que apresentam esse distrbio tambm apresentam espasmos em outras reas, comumente nas nas plpebras, na face, na mandbula ou na mo. Os espasmos ocorrem sem aviso e raramente durante durante o sono. O torcicolo varia de leve a grave e permanente. Cerca de 10% a 20% dos indivduos com torcicolo geralmente indivduos jovens com quadro leve recuperam-se sem tratamento em um prazo de cinco anos. Entretanto, na maioria dos casos, o distrbio piora de forma gradual em um a cinco anos e, em seguida, estabiliza. O torcicolo pode persistir durante toda vida, causando dores contnuas, restrio dos movimentos do pescoo e deformidades posturais.

Diagnstico e Tratamento
Durante o exame fsico de um lactente, o mdico pode detectar uma leso de um msculo do pescoo que pode causar torcicolo. Para diagnosticar o distrbio em crianas e adultos, o mdico investiga detalhadamente leses anteriores e outros problemas do pescoo. Algumas vezes, so realizados vrios exames de diagnstico por imagem como radiografias, tomografia computadorizada (TC) e ressonncia magntica (RM), para se pesquisar causas especficas de espasmos dos msculos do pescoo, embora elas raramente sejam descobertas. Quando uma causa, como o crescimento sseo anormal, identificada, o torcicolo geralmente pode ser tratado com sucesso. No entanto, quando a causa for um distrbio do sistema nervoso ou quando ela for desconhecida, a probabilidade do tratamento controlar o espasmo menor. Algumas vezes, o espasmo pode ser temporariamente aliviado atravs da fisioterapia e da massagem. Em um tipo de massagem, uma

presso leve aplicada sobre a mandbula do mesmo lado da rotao da cabea. Os medicamentos auxiliam na reduo dos espasmos musculares e dos movimentos involuntrios em aproximadamente um tero dos indivduos e, geralmente, ajudam no controle da dor causada pelos espasmos. As drogas anticolinrgicas (que bloqueiam impulsos nervosos especficos) e os benzodiazepnicos (sedativos leves) so comumente utilizados. Menos freqentemente, so prescritos relaxantes musculares e antidepressivos. Vrias injees de um pequena dose da substncia que causa o botulismo reduzem a dor e os espasmos, permitindo que a cabea seja mantida em uma posio mais natural (de menor inclinao). Essa melhoria pode perdurar durante alguns meses. Algumas vezes, a remoo cirrgica dos nervos que inervam os msculos do pescoo disfuncionais bem sucedida e pode ser tentada quando os outros tratamentos no aliviam o quadro. Quando problemas emocionais contriburem para os espasmos, o tratamento psiquitrico pode ser til. No caso do torcicolo congnito, instituda uma fisioterapia intensiva de alongamento do msculo lesado, durante os primeiros meses de vida. Se a fisioterapia no for bem-sucedida ou se ela for iniciada muito tarde, pode ser necessria a realizao da reparao cirrgica do msculo.

Sndromes da Fibromialgia
As sndromes da fibromialgia (sndromes da dor miofascial, fibromiosite) so um grupo de distrbios caracterizados pela dor e pela rigidez dos tecidos moles como, por exemplo, os msculos, os tendes (que unem os msculos aos ossos) e os ligamentos (que mantm os ossos unidos entre si). A dor e a rigidez (fibromialgia) podem ocorrer em todo o corpo ou podem ser limitadas a determinados locais, como no caso das sndromes da dor miofacial. A fibromialgia em todo o corpo mais comum em mulheres que em homens. Os homens so mais propensos a apresentar dor miofascial ou fibromialgia em uma zona especfica (p.ex., um ombro) devido a uma distenso muscular ocupacional ou recreacional. A fibromialgia no perigosa nem potencialmente letal, mas os sintomas persistentes podem ser muito incomodos.

Causas
Embora sua causa seja desconhecida, a fibromialgia pode ser desencadeada pelo estresse fsico ou mental, pelo sono inadequado, por uma leso, pela exposio umidade ou ao frio, por certas infeces e, ocasionalmente, pela artrite reumatide ou por algum distrbio relacionado. Uma variao comum, a sndrome da fibromialgia primria, ocorre geralmente em mulheres jovens (previamente saudveis) que se encontram deprimidas, ansiosas ou estressadas, freqentemente com um sono interrompido e no-restaurador de energias. (O sono no-restaurador de energias no repousante, deixando a pessoa to ou mais cansada que antes de dormir.) Essa sndrome pode ocorrer em qualquer idade, inclusive na adolescncia. Geralmente, ela afeta as mais jovens. Nas pessoas com mais idade, a sndrome da fibromialgia primria freqentemente ocorre concomitantemente com uma osteoartrite da coluna vertebral, no tendo, no entanto, relao com essa doena.

Sintomas
Geralmente, a rigidez e a dor desenvolvem-se de forma gradual. Na sndrome da fibromialgia primria, os sintomas costumam ser a dor e na fibromialgia limitada a uma regio especfica, a dor pode ser mais sbita e aguda. Nessas duas doenas, a dor piora com a fadiga, com o esforo e com o uso excessivo. Algumas reas especficas podem ser sensveis presso. Podem ocorrer rigidez e espasmos musculares. Apesar de qualquer tecido fibroso ou muscular possa ser afetado, os da regio do pescoo, dos

ombros, do trax e da caixa torcica, da regio lombar e das coxas apresentam maior propenso dor. No caso da sndrome da fibromialgia primria, a dor pode ocorrer em todo o corpo, sendo acompanhada de sintomas gerais como, por exemplo, o sono no- repousante, a ansiedade, a depresso, a fadiga e a sndrome do clon irritvel.

Dedo em Gatilho
O dedo em gatilho um distrbio no qual um dedo da mo permanece bloqueado em flexo. O problema ocorre quando um dos tendes que flexionam o dedo torna-se inflamado e edemaciado. Normalmente, durante a extenso e a flexo do dedo, o tendo movimenta-se com suavidade no interior da bainha que o envolve. Quando o dedo flexiona, o tendo inflamado sai da bainha, mas, quando ele encontra-se muito edemaciado ou apresenta ndulos, ele no pode retornar facilmente durante a extenso do dedo. Para estender o dedo, o indivduo precisa forar a entrada da rea edemaciada no interior da bainha, o que produz uma sensao de estouro, parecida quela sentida ao se puxar um gatilho.

Fraturas
Uma fratura a ruptura de um osso, geralmente acompanhada de leso nos tecidos circunjacentes. Na maioria das vezes, as fraturas so decorrentes de alguma leso, como a causada por um acidente automobilstico, pela prtica esportiva ou por uma queda. A fratura ocorre quando a fora exercida contra um osso maior que a sua resistncia. A direo, a velocidade e a potncia da fora determinam o tipo e a gravidade da fratura, assim como a idade, a resilincia (flexibilidade) e o tipo de osso. Os ossos enfraquecidos pela osteoporose ou por tumores podem ser fraturados por foras muito fracas. Numa fratura simples (fechada), o osso fraturado no fica exposto atravs da pele. Na fratura complexa (exposta), o osso fica exposto atravs da pele, pois o osso a perfurou ou a pele foi lacerada ou escoriada (abrases). A ocorrncia de infeces mais provvel nas fraturas expostas que nas fechadas. As fraturas por compresso so decorrentes de foras que empurram um osso contra outro ou que exercem presso ao longo do osso. As fraturas por compresso freqentemente ocorrem em mulheres idosas cujos ossos vertebrais, enfraquecidos pela osteoporose, sofrem compresso e, em seguida, fraturam. Nas fraturas cominutivas, uma fora direta e potente causa diversas rupturas, produzindo vrios fragmentos sseos. Essas fraturas podem consolidar muito lentamente quando a irrigao sangnea a uma parte do osso for interrompida. As fraturas por avulso so causadas por fortes contraes musculares que arrancam reas do osso ao qual o tendo muscular encontrase fixado. Essas fraturas ocorrem mais comumente nos ombros e nos joelhos, mas tambm podem ocorrer nas pernas e nos calcanhares. As fraturas patolgicas ocorrem quando um tumor, em geral um cncer, cresce num osso e enfraquece sua estrutura. Os ossos enfraquecidos podem ser fraturados por um traumatismo leve ou mesmo sem qualquer traumatismo. Sintomas e Diagnstico Geralmente a dor o sintoma mais evidente. A dor pode ser intensa e, geralmente, piora com o passar do tempo e com os movimentos. A palpao da rea circunvizinha ao osso fraturado tambm provoca dor. As fraturas costumam causar edema e equimose no local. Dependendo do tipo de fratura, um membro fraturado pode apresentar deformao. O membro pode no funcionar adequadamente e, por essa razo, a movimentao de um membro, o apoio sobre apenas uma perna ou a preenso manual impossvel. Pode ocorrer sangramento do osso fraturado, algumas vezes importante, para os tecidos circunjacentes ou para o exterior, atravs da ferida provocada pela fratura. Normalmente, as radiografias detectam uma fratura. Algumas vezes, no entanto, necessria a realizao de outros exames, como a tomografia computadorizada (TC) ou a ressonncia magntica (RM), para se visualizar com maior nitidez a rea lesada. Assim que o osso comea a cicatrizar (consolidar), podem ser efetuadas radiografias para controlar o processo de cura. Tratamento As fraturas consolidam medida que formado osso novo para preencher o espao criado entre as reas atingidas. Portanto, o objetivo do tratamento o posicionamento das extremidades prximas uma da outra e a manuteno do seu alinhamento adequado. Os ossos fraturados exigem no mnimo quatro semanas para consolidarem adequadamente, embora, nos indivduos idosos, o processo comumente exija mais tempo. Aps a consolidao completa, o osso comumente forte e recupera sua funo. Para algumas fraturas, so utilizadas talas que apenas restringem o movimento. As fraturas da clavcula (sobretudo em crianas), da omoplata, de costelas e de dedos dos

ps e das mos geralmente consolidam bem com esse tipo de procedimento. Outras fraturas devem ser completamente imobilizadas para consolidarem. Elas podem ser imobilizadas com o auxlio de uma tala, de um suporte, de um aparelho gessado, de uma trao ou de uma fixao interna (cirrgica). Uma tala ou um suporte um objeto rgido que fixado rea que circunda o osso. Um suporte de plstico rgido, por exemplo, pode ser fixado a um dedo fraturado. Um aparelho gessado (gesso natural ou sinttico) consiste na aplicao de um material rgido em torno da rea que circunda o osso fraturado. Uma camada de material mais macio aplicada sobre a pele, para proteg-la de leses. A trao, a qual efetuada com o auxlio de pesos e polias, mantm o membro alinhado. Atualmente, essa tcnica no to freqentemente utilizada, mas, antigamente, era o principal tratamento para quadris fraturados. A fixao interna exige uma cirurgia para fixar uma placa ou uma haste metlica aos fragmentos do osso fraturado. Freqentemente, a fixao interna o melhor tratamento para as fraturas do quadril e para as fraturas complicadas. A imobilizao de um brao ou de uma perna faz com que os msculos do membro tornem-se fracos e rgidos. Por essa razo,a maioria das pessoas que sofre uma fratura de um membro superior ou inferior necessita de fisioterapia. A terapia iniciada enquanto o osso est imobilizado e continua mesmo aps a remoo da tala, do aparelho ou da trao. Para certos tipos de fratura, especialmente as fraturas do quadril, a recuperao completa do paciente pode exigir 6 a 8 semanas de fisioterapia ou mesmo mais.

Diagnstico e Tratamento
O diagnstico das sndromes da fibromialgia baseado no tipo e na localizao da dor. O mdico determina se a aplicao de presso sobre um determinado ponto (pontos sensveis) produz dor ou se a dor parece se estender (dor referida) a outras reas (pontos de disparo). Geralmente, os tratamentos no medicamentosos so os mais teis. A reduo do estresse pode aliviar alguns casos leves. Comumente, a melhoria do sono, a aplicao de calor e a massagem suave, assim como a manuteno do paciente aquecido, so benficos. A aspirina e outros antiinflamatrios noesterides geralmene no so muito teis. Ocasionalmente, os anestsicos locais, isoladamente ou em combinao com corticosterides, so injetados diretamente em uma rea particularmente sensvel. O mdico pode prescrever doses baixas de antidepressivos ao se deitar visando um sono mais profundo e o alvio dos sintomas.

You might also like