You are on page 1of 25

O ANALFABETISMO FUNCIONAL

Ana Cristina dos Reis Cruz


*

CRUZ, Ana C. dos R. Artigo Cientfico: O Analfabetismo Funcional. Belo Horizonte: UFMG, 10 de maro de 2004. A autora graduou-se em Letras pela Universidade Presidente Antnio Carlos - Barbacena, escritora, professora de Lngua Portuguesa e trabalha com elaborao e/ou execuo de projetos de carter artstico-cultural e educacional, sendo tambm membro da organizao Poetas del Mundo, fundadora e coordenadora do espao virutual Mural dos Escritores e autora das obras: Uma Gramtica Holstica (aulas em multimdia), Ao Meu Amor (livro de poesias) e Versos Inditos (Oficina Literria).

RESUMO
Este trabalho tem por objetivo informar sobre o analfabetismo funcional, tambm conhecido como baixo-letramento ou semi-analfabetismo, queles que participam das situaes de ensino de Lngua Portuguesa como meio de aquisio de conhecimentos e melhoria da capacidade comunicativa: conceitu-lo, tentar vislumbrar causas do seu surgimento, estabelecer fatos que ocasiona e perspectivas para diminuio de sua incidncia. Este conhecimento poder dar sustentao prxis que objetiva o trabalho com a leitura, interpretao e escrita de textos em portugus, nos seus variados tipos de situao, inclusive no uso de tecnologias modernas, como uma das formas de potencializar o aluno para lidar com as estruturas sociais vigentes. Palavras-chaves:: alfabetizao, analfabetismo, comunicao, letramento.

INTRODUO
Quem no se comunica, se estrumbica. Abelardo Barbosa, o Chacrinha.

O analfabetismo funcional, baixo-letramento ou semi-analfabetismo, neste estudo, utilizado para designar a condio de pessoas ou grupos que sabem ler e escrever, no sentido de identificar e desenhar palavras no papel, mas no sabem tambm, interpretar um enunciado e expressar-se na sua prpria lngua, utilizando-se da leitura e da escrita, incorporandoas em seu viver, como elemento transformador de sua condio pessoal, dentro do mbito cultural, social e de trabalho. A escolha deste tema deve-se a uma aula da Prof. Regina Lcia Pret DellIsola - Disciplina de Stricto Sensu da FALE em Lingstica: Parmetros Atuais do Ensino de Portugus atravs de Textos, onde se discorreu sobre os nveis de letramento. A referncia ao baixo-letramento vem de encontro a uma preocupao de todos os educadores conscientes, pela problemtica visivelmente enfrentada por muitos adolescentes e adultos, na sua compreenso dos fatos lingsticos e na expresso de seus pontos de vista, fato este que serve de empecilho para o seu crescimento pessoal, social e profissional. O ser humano o sujeito da fala, disto ningum duvida. Ele est asujeitado linguagem falada, isto lhe inerente a no ser que tenha uma deficincia fonolgica sria. Mas, o sujeito letrado, da leitura e da escrita [que tambm incidem numa melhoria da sua fala], este construdo atravs de aprendizagens vividas no contexto familiar, social, escolar, e, pela prpria necessidade, que a vida lhe impe, de ampliar suas possibilidades de comunicao. visvel a dificuldade de adaptao e insero social dos iletrados. Assim, procurou-se problematizar a natureza do baixo-letramento, e, levando em conta a importncia da discusso dos fatores que levam ao seu surgimento, estabeleceu-se um quadro do analfabetismo funcional no Brasil, com o objetivo de que as informaes e as colocaes aqui contidas possam abrir novas discusses, propostas, projetos, e, at mesmo aes por parte de seus leitores.

4 A PROBLEMTICA DO ANALFABETISMO FUNCIONAL DE JOVENS E ADULTOS NO CENRIO NACIONAL Para incio de conversa, procura-se reforar o conceito, proposto neste trabalho de analfabetismo funcional, tido tambm como baixo-letramento e semi-analfabetismo, atravs do parecer de duas educadoras, especialistas no assunto. Segundo SOARES (1998)1:
Uma pessoa funcionalmente letrada quando pode participar de todas aquelas atividades nas quais o letramento necessrio para o efetivo funcionamento de seu grupo e comunidade e, tambm, para capacit-la a continuar usando a leitura, a escrita e o clculo para seu desenvolvimento e o de sua comunidade.

Segundo INFANTE (1994)2, foi na direo oposta definio proposta pela UNESCO (1978), o conceito de baixo-letramento:
Uma pessoa funcionalmente analfabeta aquela que no pode participar de todas as atividades nas quais a alfabetizao requerida para uma atuao eficaz em seu grupo e comunidade, e que lhe permitem, tambm, continuar usando a leitura, a escrita e o clculo a servio de seu prprio desenvolvimento e do desenvolvimento de sua comunidade. *

Sabe-se que os processos cognitivos, comuns a todo ser humano, so mobilizados de modos diferentes, dependendo das situaes enfrentadas por membros de diferentes grupos sociais. O alfabetismo ou a falta dele surge como trao comum a vrias atividades que caracterizam as sociedades ocidentais contemporneas: a escolarizao, a cincia e a tecnologia, a burocracia e a poltica. Hoje, o analfabetismo funcional uma preocupao de toda a sociedade, envolvendo lingistas, literatos, pedagogos e os educadores como um todo, como tambm a socilogos, psiclogos, famlias, e, por conseqncia, os polticos. Uma pessoa, para ser considerada alfabetizada, tem que apresentar certas competncias comunicativas. Segundo laboratrio feito por OLIVEIRA (1999)3 para observao dos diferentes nveis de letramento em jovens e adultos, chama-se a ateno para o resultado referente aos testes feitos com moradores de periferia. Observou-se que estes resultados, alm dos fatores individuais de capacidade cognitiva, tambm tiveram claras relaes com educao, ocupao, salrio mensal e competncia na vida cotidiana. Para fazer-se meno ao resultado, vale lembrar que os testes discriminaram os diferentes sujeitos estudados e relacionaram-se com variveis relevantes de seu ambiente. Isto , embora todos os sujeitos tenham tido um desempenho correspondente aos nveis mais baixos de outros grupos, tambm includos nas normas dos testes, seus resultados
Neste contraste entre o funcionalmente letrado e o deficientemente letrado, evidenciado pela fala das duas autoras, parece que Soares (1998), apropriou-se de Infante (1994) ao conceituar a pessoa letrada.
*

5 no foram simplesmente um conjunto de resultados igualmente baixos, acumulados de forma inexpressiva no extremo inferior de uma escala. Ao contrrio, seus resultados nos dois testes foram correlacionados e bem dispersos ao longo da faixa de desempenho desse grupo especfico. Os dados obtidos, muitas vezes, apontaram para a heterogeneidade no interior do grupo e para diferentes fontes que contribuiriam para a constituio do funcionamento intelectual. A seguir, uma seleo de trechos que clareiam esta fala:
Em primeiro lugar haveria um nvel bsico de competncia, altamente condicionado pelas caractersticas do ambiente e disseminado entre os membros da comunidade: qualquer pessoa sabe como ir de casa ao trabalho, como preparar algum tipo de alimento ou como lidar com dinheiro, por exemplo. (...) H um nvel intermedirio de competncia que no generalizado e que caracteriza alguns indivduos como mais capazes que outros; esses indivduos so cruciais para a vida da comunidade, e podem ter algumas vantagens no decorrer de suas vidas por serem capazes de lidar melhor com os recursos disponveis no ambiente. (...) No nvel mais elevado de competncia encontramse alguns indivduos chave na comunidade, que foram denominados de focos de competncia, por concentrarem a maior parte das habilidades necessrias soluo dos problemas enfrentados pelos membros da comunidade em geral, dominando quantidade de informaes teis (como encontrar um advogado ou um mdico, onde o hospital mais prximo, como fazer para adotar uma criana, por exemplo), conhecia a cidade muito bem e dominava o sistema burocrtico (como tirar documentos, preencher formulrios, etc). Um destes foco de competncia era um aluno do curso de adultos. Era um excelente aluno e liderava o grupo na maior parte das atividades desenvolvidas em sala de aula. Tambm tocava violo, sabia coordenar jogos de salo, escreveu peas de teatro, comps msicas e criou roteiros de shows para os alunos apresentarem. Os demais alunos contavam com ele para tudo. (Cit., 1999).

A partir do sculo XX, com o advento da globalizao, criou-se o mito de que o desenvolvimento humano seria garantido e inevitvel, em decorrncia do desenvolvimento da cincia (possibilitando a qualidade da tcnica) e do desenvolvimento industrial e tecnolgico. A educao passou, ento, a ser relegada a um segundo plano, a no ser quando formadora de mo-de-obra, o que foi desastroso. Ao atentar para o fato, a sociedade tem tentado se mobilizar. O analfabetismo funcional tem sido tema de fruns, seminrios, revistas, jornais, passando a ser pauta tambm de programas de governo, na tentativa de reverter esta situao. Os resultados da pesquisa feita pelo Sistema Estadual de Anlise de Dados Educacionais - SEAD, em So Paulo, publicados na Revista VEJA (2000)4, desmistifica este pensamento, apontando que, nas grandes corporaes brasileiras,
48% dos funcionrios tm dificuldades com comunicao escrita, e se fosse mais detalhada, apontaria outras dificuldades como: a pouca habilidade para

6
analisar criticamente uma informao, a falta de cultura geral e dificuldades com comunicao oral e na sociabilizao de idias, muito provavelmente, dificuldades com outras formas de comunicao.

fato que, toda pessoa, tendo ou no passado pela escola, por se encontrar em uma sociedade escolarizada, precisa se submeter ao processo de legitimao de sua comunicao que passa pelos sentidos do padro gerado pela escolarizao. Ser um semi-analfabeto, ou seja, no conseguir acompanhar os estudos, ter dificuldade de interpretar, de aprender, de ler e de escrever, leva a pessoa mostrar-se como um ser de um grupo parte que s ganha evidncia enquanto grupo parte (deve ter acompanhamento especial). Suas origens so visveis: vm de regies carentes de infra-estrutura, alguns so marginalizados em conglomerados, vivendo muito prximos da situao de misria. Nota-se que, na maioria das vezes, estas pessoas tm uma experincia de vida muito aqum da necessria para serem consideradas letradas - por dificuldade de acesso ou falta de recursos financeiros para ter acesso a uma boa escola, ou, ainda, por falta de hbitos de leitura no grupo em que esto inseridas, ou a soma destes fatores. Fato que no tiveram acesso a um ambiente favorvel, nem a bons professores ou livros. No entanto so sobreviventes. So pessoas tentando extrapolar suas limitaes. O depoimento de MANUEL (2003)5, nos mostra a importncia de se estabelecer o hbito da leitura:
Quando se fala em escritor fala-se em livro e quando se fala em livro, vem mente falas eternas de educao, cultura e lazer. Na nossa vida de homens em constante construo de letramento, sabemos que cartilha hoje coisa do passado.Sabemos que no mais procede a fala de que o poeta nasce feito, pois tudo acontece atravs da socializao. O letramento interpretar contedos e produzir bem, saber que linguagem se usa em qualquer situao. Aprendi a ler cedo. Li centenas de gibis, depois foto novelas. Foi no "jornal das moas" [de minha me] - que lia os versos de Luiz Otvio; no "Eu sei tudo" - as charadas poticas de bons sonetistas; na revista O Cruzeiro [na coluna Garotas] extra esta trova que foi para a Praa XV, em 1974, Garota tua bondade, tonteia qualquer parceiro. Pedao de tempestade, no cu de rapaz solteiro; nos Arquivos Implacveis - do Joo Cond, tive acesso a farto material de reportagem; e enriqueci meu vocabulrio nas pginas das "Selees". Os livros do Clube do Livro, por anos, fizeram parte da minha vida e, sempre lia e relia, na contra-capa, os versos de Castro Alves.

ESCOLA PBLICA: CAMPO FRTIL AO ANALFABETISMO FUNCIONAL A FOLHA DE SO PAULO (2001)6 publicou uma matria que ilustra isto muito bem:
Pelo menos 2.800 (4,3%) dos 65.406 estudantes da 5 8 sries da rede pblica de ensino das regies de Campinas e de Jundia esto com escolaridade atrasada ou no sabem ler. A informao consta de levantamento obtido pela

7
Folha na semana passada nas Diretorias Regionais de Ensino nas duas cidades. ()As estatsticas do Estado revelam um panorama mais preocupante na cidade de Jundia, onde foi detectado que 235 (4%) dos 5.800 alunos que freqentam a 5 srie da rede fundamental de ensino possuem dificuldade em leitura, podendo ser considerados semi-analfabetos. () So considerados semi-analfabetos os alunos que terminam os primeiros quatro anos do ensino fundamental sem conseguir acompanhar os estudos, possuem dificuldades de interpretao, aprendizagem, leitura e escrita e, por isso, precisam de acompanhamento especial. () A regio coberta pela Diretoria Regional de Jundia tambm levantou que 492 alunos, ou 2,7% dos 17.987 estudantes de 5 a 6 sries da cidade, de Campo Limpo Paulista e Vrzea Paulista tm dificuldades para ler e escrever. () Essas crianas freqentaram o ciclo de alfabetizao (da 1 4 sries) na rede pblica municipal e foram considerados com alfabetizao defasada pelo Estado, que as avaliou e as reteve por um ano para um programa especial de educao. () Segundo o secretrio da Educao de Jundia, (...), o municpio est investindo na capacitao de professores para reduzir o ndice de alunos que saem das suas escolas sem uma base de alfabetizao. () As duas diretorias de ensino da regio de Campinas, que tambm incluem escolas de Valinhos e Vinhedo, no forneceram nmeros de semi-analfabetos da rede, mas revelaram que, dos 47,4 mil alunos que estudam entre as 5 e 8 sries do ensino fundamental, 2.341 estudantes (4,9%) esto com escolaridade atrasada. () Esses alunos precisam ter seus estudos atualizados pelo programa de classes de acelerao, criado pelo Estado aps a determinao da no-reteno de alunos por repetncia, em vigor desde 1996.() As crianas que estudam nas classes de acelerao da 5 srie nessa regio so 1569. Eles representam 3,3% do total de alunos do ensino fundamental administrado pelas Diretorias. () Segundo doutoranda em educao pela Unicamp (...), os alunos que chegam com defasagem de ensino ao ciclo da 5 8 srie, provavelmente sairo das escolas sem uma educao adequada. () "A Alfabetizao hoje vista como um processo, e se faz entre a 1 e a 4 srie, no no outro ciclo"(...).

estranho observar que, simploriamente, h duas imagens cristalizadas, colocadas pelo governo que tenta se redimir, perante a sociedade: do aluno como deficiente (tem dificuldades de aprendizagem) e do professor como incapaz (precisa de cursos de capacitao). Quer dizer, a culpa costuma ser dirigida aos professores e alunos, quando isto no to simples assim, pois so eles as grandes vtimas do descaso que a classe poltica vem tendo com a educao no pas. S que a sociedade no acredita mais nesta mentira. LOPES JNIOR (2002) 7 desabafa:
Nesta 2 feira, dia 15 de outubro, milhares de escolas em todo o pas estaro comemorando o Dia do Professor. (...) Quanto s homenagens aos professores, sinceramente, preferiria que eles fossem homenageados com salrios mais dignos e condizentes com a sua importncia para o desenvolvimento na Nao brasileira, embora receie que meu desejo no v se realizar to cedo. Continuaro sendo mal remunerados, tendo de se esfalfar de tanto trabalhar para trazer um ridculo salrio para sustentar suas casas e filhos, sem a menor condio fsica ou financeira ou motivao para se reciclar, aprender mais e mais se atualizar, para mais e melhor poder ensinar suas multides de crianas. (...) Apesar de falidos e mal pagos, maltratados mesmo, destratados at, muitos/as professores/as vm se empenhando em viciar seus alunos em Leitura.

8
Aos poucos, inoculam nas crianas e adolescentes noes de cidadania, ecologia, histria, tradio, valores, conhecimento e, melhor, estimulam reflexo pessoal, abrindo, assim, caminhos para que tenhamos cidados mais capazes de escolher seus prprios destinos, mas so heris isolados.

Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a aptido para ler e produzir textos dos mais variados gneros e temas com proficincia o mais significativo indicador de um bom desempenho lingstico e, conseqentemente, de letramento. Um escritor competente deve, portanto, saber selecionar o gnero apropriado a seus objetivos e circunstncia em que realizar seu discurso. A escola deve preparar para isto, mas no o faz. Todos parecem saber o papel da escola. DESCARDECI (1997)8 coloca:
O papel da escola enquanto formadora de leitores deve ser o de apresentar o cdigo escrito como mais uma forma de representao do mundo, valorizada em sociedades letradas, sem isol-la do conjunto de formas disponveis para a composio de mensagens.

Mas, segundo LUGARINHO (2002) 9, no bem isto que acontece:


Certa vez, quando ainda me encontrava lecionando Lngua Portuguesa no antigo 2 grau, um colega, professor de Fsica, procurou-me para solicitar uma ajuda em uma situao embaraosa. Queria ele que os alunos realizassem uma experincia colocando um objeto em movimento, de acordo com a descrio da trajetria do objeto por ele descrita. Segundo o colega, no havia jeito dos alunos conseguirem entender como colocar em prtica o que a descrio determinava. No consegui ajud-lo naquele momento, mas, mais tarde, pude refletir e verificar que aqueles alunos eram os mesmos que eram incapazes de comporem uma redao legvel, com coerncia e coeso, que estes mesmos alunos no eram incentivados a compreenderem que uma narrativa simples contm uma ao que abre uma seqncia de aes, outra que sustenta a seqncia de aes e mais uma que encerra a mesma seqncia de aes. Eram incapazes de compreenderem a estrutura de uma narrativa, simplesmente porque no liam estrias, quaisquer estrias... e estavam numa escola que se dizia "privilegiar" o ensino da Lngua!

importante ressaltar, nesta declarao, a importncia da interao entre os professores de uma escola na conduo do seu processo de ensino-aprendizagem. Sabe-se que uma das funes da escola habilitar para uma boa leitura, seja de um bilhete ou de um romance. Mas o que se v hoje que muitas crianas no entendem o que lem, apenas decoram. E isto incide tambm sobre a sua dificuldade de escrever. GUIDI (2004) 10 aborda, muito bem, este aspecto:
Sabemos que, para escrever, preciso ler. Poderamos dizer que quem no l, no escreve. Agora dizer que quem l muito escreve bem j uma outra questo. claro que a leitura em permanncia, essa constncia da leitura vai tornando esse leitor algum muito mais perspicaz para ter a avaliao de toda tipologia de textos, de verificar como se produzem esses textos. Ento,

9
provavelmente, essa pessoa ter na sua bagagem condies de vir a escrever melhor. Tambm o fato de voc estar em contato permanente com a imagem do texto escrito evita uma srie de problemas que so aqueles de que se queixam todos: erros de ortografia e falta de habilidade para construir oraes. Mas isso no uma regra, claro que no. Agora, preciso dizer que a leitura uma aprendizagem especfica e a escrita tambm. Elas tm naturezas diferentes, mas so indissociveis, leitura e escrita. Ento, ler bem possibilita algum vir a escrever bem, mas no uma regra absoluta nesse sentido.

O DIRECIONAMENTO POLTICO-SOCIAL DA EDUCAO NO BRASIL UM FATOR GERADOR DE UMA ESCOLA DESACREDITADA E, POR CONSEGUINTE, DE UMA ALFABETIZAO MAL-FEITA. PFFEIFER (2001)11 faz uma crtica coerente sobre a fala demaggica, feita em cima do problema do baixo nvel de alfabetizao do brasileiro:
Prticas discursivas que produzem um deslize de sentidos na referncia ao problema do analfabetismo enunciado. O problema passa a ser o sujeito referido como analfabeto. Vejamos. O analfabetismo acarreta males ao pas, seus habitantes, os ndices evidenciam (so marcados por) a precariedade do grau de instruo (no o pas que possui baixo ndice de alfabetizao, so os habitantes que no possuem instruo), habitantes que devem estar prontos ao sacrifcio pela ptria que perder seu endmico analfabetismo. A responsabilidade pelo analfabetismo desliza para o analfabeto. (...) Reduzir o ndice de semi-analfabetismo muito diferente de reduzir o ndice de semianalfabetos. esse tipo de formulao s se d quando j h o trabalho ideolgico dos sentidos que associa o processo de no-alfabetizao e sua conseqncia - o estado de estar semi-analfabeto - , reduzindo o processo ao sujeito que o sofre, cristalizando no imaginrio de todos o problema do semianalfabeto: sua existncia. Trago essa cristalizao dentro de um texto formulado por uma pesquisadora que, se confrontada com essa anlise, diria, muito provavelmente, que jamais teria tido a inteno de colocar no sujeito qualificado como semi-analfabeto a responsabilidade de seu estado-ser-existncia. Como vemos o problema no das intencionalidades, mas do trabalho ideolgico de sentidos dominantes na formao social em que nos inserimos.

A personificao do problema: o governo procura no enxergar o problema do analfabeto funcional, como de uma conjuntura de fatores nacionais, inclusive a prpria poltica, no se trata do semi-alfabetismo brasileiro, mas de um semi-analfabeto que deve ser extinto. SILVA (2001)12 estabelece um marco para o incio deste processo da queda vertiginosa da qualidade no ensino brasileiro:
Desde a dcada de 70, quando se inicia a deteriorao do ensino brasileiro pblico, o ensino da leitura e da escrita deficitrio, sem que solues tenham sido devidamente encontradas. Isto quer dizer que, quando da entrada nas exigncias do mundo da escrita, o brasileiro encontra dificuldades em conduzir, com autonomia, prticas especficas.

10 Parece que os nossos governantes se esquecem, como bem nos coloca OLIVEIRA (1997)13, que:
Quando se considera uma determinada instituio social no contexto de uma certa sociedade, como a escola na complexa sociedade contempornea, a reflexo tem que se referir tanto possibilidade de mltiplas trajetrias para diferentes indivduos e grupos como s especificidades culturais em jogo, que definem a finalidade de tal instituio. A interveno educativa teria que atuar sobre indivduos necessariamente diversos, no sentido de lhes dar acesso quela modalidade particular de relao entre sujeito e objeto de conhecimento que prpria da escola, promovendo transformaes especficas no seu percurso de desenvolvimento.

Ao contrrio do que supe o senso comum no pas, a indigncia de leitura e o tdio em escrever mais do que um problema de ordem educacional ou cultural. mais uma dimenso da excluso social, da no participao, da perda de capacidade de interveno social manifestadas na leitura e na escrita. A populao, como um todo, sempre escuta ou l sobre propagandas da administrao pblica anunciando campanhas de promoo do livro e da leitura, mas, a classe educadora sabe, que, quase sempre, os resultados destes esforos so medocres, localizados e no desencadeiam um processo perene. Educao, sade, cultura e segurana so carros-chefes das campanhas polticas. O pas ainda se debate contra o analfabetismo mas avana. As taxas de alfabetizao e escolarizao cresceram vertiginosamente, mas isto no implicou num correspondente apego ao livro, leitura e escrita. E a surge o nosso grande problema: uma alfabetizao que no funciona, que no liberta a pessoa, que no lhe d asas para voar. Uma investigao de problemas de linguagem, feita pela Associao Brasileira de Lingstica ABRALIN, relatada por CARVALHO (1997)14, mostrou que as crianas analisadas se encontram deficitrias em pontos, que podem levar a pensar em procedimentos instrucionais que visassem exemplo, visando a expanso do vocabulrio, a apreenso da estruturao da escrita, num nvel geral e ainda centrado no ouvir a linguagem escrita. E, mais especificamente, ao nvel das habilidades de base, trabalhar a noo de que a linguagem estruturada em unidades mnimas. O Programa Internacional de Avaliao de Alunos PISA (2002)15, avaliou o desempenhos dos estudantes de 41 pases e deixou o Brasil envergonhado. 4.800 adolescentes brasileiros participaram da amostra representativa dos estudantes matriculados nas 7 e 8 sries do ensino fundamental e nas 1 e 2 sries do ensino mdio. O que foi mesmo constatado foi nosso imenso atraso escolar. O objetivo do Pisa verificar como as escolas esto preparando os jovens para os desafios futuros e detectar at que ponto os estudantes adquiriram conhecimentos e desenvolveram habilidades essenciais para a participao efetiva na sociedade. Na mdia geral das trs reas avaliadas: leitura, matemtica e cincias, o desempenho brasileiro tambm ficou em penltimo lugar. Na

11 prova de leitura, o Brasil fica frente da: Macednia, Indonsia, Albnia e Peru. Nas provas de matemtica, com mdia de 334, e cincias, em que obteve pontuao de 375, o penltimo, ficando apenas em melhor posio que o Peru. Segundo DREYER (2003)16, os resultados Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica SAEB, vm mostrando que os estudantes da quarta srie do ensino fundamental e mdio no desenvolveram as competncias bsicas de leitura e clculo, relativas a sua faixa etria. Os resultados da pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, feita em 2002 encomendada pela Cmara Brasileira do Livro - CBL, em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros - SNEL, a Associao Brasileira dos Editores de Livros (Abrelivros) e a Associao Brasileira dos Fabricantes de Celulose e Papel (Bracelpa) no deixam dvida. PAGANINI (2002)17, comentando os dados desta pesquisa, desabafa:
O nmero de bibliotecas pblicas no pas ridculo. Em um pas que possui apenas uma biblioteca para cada dois municpios, poder comprar um livro condio para se tornar um leitor. Entre os alfabetizados, a pesquisa apontou 17 milhes de compradores, que adquiriram pelo menos seis livros no ano passado. A alentadora novidade que grande parte desse nmero no composto somente por pessoas da classe A, proporcionalmente pequena. nas classes B e C que se concentra o maior contingente de compradores, estimado em 12 milhes de pessoas.

Outra pesquisa nacional, feita pelo Instituto Ao Educativa/Ibope, publicada pela UNICAMP (2003)18, tambm no deixa dvidas:
A pesquisa foi feita com pessoas de 15 a 64 anos, e revela que apenas 25% dos brasileiros tm habilidades mais refinadas de leitura, como dizem os educadores, para ler um texto e compreend-lo. A pesquisa revela outro componente no menos dramtico da realidade brasileira: apenas 17% da populao tem acesso ao mundo digital.(...) Os nmeros da pesquisa nacional feita pela Ao Educativa coincidem com algumas das informaes divulgadas recentemente pelo IBGE, entre elas os ndices de analfabetismo absoluto e de alfabetismo funcional, respectivamente em 9% e 25%, o que corresponde a da populao brasileira.

O Ministrio da Educao vem empenhando-se em buscar justificativas mais favorveis para a constante queda do desempenho das escolas pblicas, dando destaque ao despreparo do grande contingente de alunos de baixa renda que passaram a ter acesso ao Sistema e gabando-se do mrito de oportunizar maior acesso das camadas populares escola. Alm disto, no prima pelo apoio s escolas particulares. Segundo PIGNATON (2001)19:
Quando se trata da escola particular, no h grandes preocupaes de anlise, realando-se o tom da crtica pela crtica. Entrevistado pela Folha de So Paulo em 04/12/2000, o ento Ministro Paulo Renato alegou esperar um melhor desempenho no Sistema de Avaliao do Ensino Bsico SAEB, como fruto dos

12
investimentos macios na educao, bem como que a distribuio dos Parmetros Curriculares Nacionais desembocasse na melhor formao de professores como se a transmisso do conhecimento, em forma de publicaes formais, sempre representasse apropriao ou extrapolao. O que idealizara o Ministro a respeito dos profissionais de educao: bastaria que fizssemos a leitura de uns poucos livros (PCNs), que a competncia viria como "num passe de mgica"? Ora, j no teramos feito muitas outras leituras antes destas "bblias"?

O que vem se observando que as polticas de educao de jovens e adultos no Brasil, tm se caracterizado, via de regra, pelo seu vis emergencial, compensatrio, assistencialista, campanhista, sem a dimenso da educao continuada. Para GARCEZ (2001)20, professora de Lingstica, o sistema educacional brasileiro descontnuo:
Em um ano, o aluno pode encontrar um professor que estimule a leitura e, no outro, se deparar com um professor que no l, nem trabalha a leitura em sala de aula. Tudo isso contribui para que, depois de passar 15 anos na escola, o aluno ainda no tenha a leitura consolidada.

A viso que se mantm e que passada para a sociedade como um todo, que o analfabetismo e o baixo-letramento tem um ou dois culpados: a escola ou o prprio indivduo analfabeto. A repetncia colocada apontada, pelo governo, como fator que contribui para diminuir o desempenho do aluno, e no como prova que o investimento na educao nacional fraco. E combater a repetncia, explica o ento Ministro da Educao, SOUZA (2002)21, responsabilidade da escola e dos professores.
Os programas foram desenhados para que os alunos aprendam, no so programas impossveis de serem ensinados e de serem absorvidos pelos alunos. Se isso est acontecendo, temos que buscar dentro da escola a correo dos rumos (...)

Ainda bem que ele no continua ministro. O fato que a educao de jovens e adultos vem mantendo uma situao marginal na poltica pblica brasileira, na medida em que o setor poltico no costuma ter uma dimenso universal e nem tampouco personifica um compromisso institucionalizado com o bem estar coletivo. Quando a bomba estoura, vem sempre um novo projeto, um investimento aqui e ali, para tapar buracos, onde j se abrem cavernas. Tudo sem continuidade. Assim, os polticos, numa poltica paternalista, procuram limitar a sua prtica a grupos sociais tidos como marginais e acabam por aparentar funcionar como autntico pronto socorro social, criando assim um vnculo com seu eleitorado, pessoas que no enxergam estar sendo tratados como cidados de segunda classe, pertencentes a segmentos mais vulnerveis da populao de que deles se beneficia. De vez em quando ganham uma caneta, um caderno e est tudo bem.

13

MATERIAL E MTODOS O objetivo desta pesquisa tentar dimensionar e analisar o fenmeno do analfabetismo funcional no Brasil, estabelecendo uma pesquisa com bases empricas onde se procurou traar um perfil da populao iletrada quanto s suas habilidades de leitura, testando as hipotticas relaes entre essas habilidades e certas competncias sociais e profissionais, com base na observao de dados de pesquisas [feitas por fontes consideradas confiveis]; nas avaliaes feitas a partir de experincias concretas de educadores, literatos, instituies de ensino e rgos da administrao pblica; e, nos pareceres de pesquisadores especializados no assunto.

14

RESULTADOS E DISCUSSO Os resultados das pesquisas e avaliaes, vistas neste estudo apontam para a percepo de que esta situao enfrentada hoje, obrigatoriamente, fruto da poltica de descaso educacional que tanto a Poder Pblico quanto a Sociedade Civil vm tratando a questo da qualidade no processo ensino-aprendizagem. Ficou comprovado que o acesso tecnologia pura e simples, no garante uma populao efetivamente educada. Comprovou-se tambm que a maioria dos estudantes brasileiros no lem, nem quantitativamente nem qualitativamente. preciso valorizar a leitura, trabalhar a leitura, reinventar a leitura nas escolas. A literatura, de todas as artes, aquela que encerra maior probabilidade de relaes entre o indivduo e o outro indivduo, entre o indivduo e a sociedade em que ele vive, e, ao mesmo tempo, a transposio disso para outros nveis que so nveis da beleza ou da expresso. Ela assegura a manuteno de uma cultura, de um povo, de uma nao. Como se pode perder este potencial? Entretanto, no se pode fechar os olhos a outras formas de leitura que vm se incorporando na cultura brasileira. interessante trabalhar tambm com o material da variante. No se tem prestado bastante ateno na literatura incorporada nas letras de funk, no pagode, nas histrias em quadrinhos, nos e-mails, chats e e-books da internet, nas placas informativas, nos jornais de bairro, nas revistas, nos proclamas da igreja, nos quadros de recados da escola..., e, ainda, nas possibilidades de leitura do que se visualiza no videogame, na televiso, no cinema, no teatro... O ensino escolar ainda vai ficar preso apenas em cartilhas e livros didticos?

15 Contudo, no se pode esquecer de que, alm da valorizao da escola e da figura do professor, da busca de novas estratgias educacionais, parece necessrio desenvolver tambm, junto s famlias e comunidades, programas de apoio para que possam auxiliar suas crianas a, pelo menos, permanecer na escola, visto que a questo das dificuldades escolares de crianas, na realidade brasileira, mesclam, alm da condio da escola, com as condies da criana, de sua famlia e de seu grupo social. Ento, porque no trabalhar este fator? Um ponto crtico, recorrente nos debates em torno do alfabetismo a sua relao com a escolarizao, pois se comea a vislumbrar que muitas das conseqncias cognitivas e atitudinais freqentemente atribudas aquisio da linguagem escrita so, na verdade, conseqncias do tipo de escolarizao. O que a escola de hoje oferece ao aluno, ou o que ela deixou de oferecer? Esta a grande questo. A democratizao do processo ensino-aprendizagem, observada nas escolas a partir da dcada de 70, positiva se considerarmos a maior liberdade de ao dos vrios grupos que formam o contexto escolar. Antes este processo era totalmente arbitrrio. Porm, havia fatores positivos, na forma das escolas ensinarem, anterior a esta abertura: a valorizao da figura do professor como educador, da escola como instituio e o trabalho com a leitura que tinha lugar de destaque na escola. Pode-se at argumentar quanto a forma com que isto era feito, mas fato que no se escutava falar em analfabeto funcional. Quem estudou, h mais de 30 anos atrs, at a 8 srie do primeiro grau - como se falava, apresenta hoje um preparo que no se v nos alunos que concluem o 2 grau e chegam faculdade. Na dvida, s prestar ateno aos pais e avs que fizeram parte deste processo. Houve avano no ensino? Sem dvida. Houve retrocesso? Parece que tambm aconteceu. A experincia mostra que o novo no deve descartar tudo o que h no velho. Falar assim, parece clich, mas se aplica. No d para ser to criativo, em se tratando de educao, como no universo, onde nada se cria, mas se recria, e se faz isto trazendo inovaes que atacam pontos crticos de um sistema, conservando o que d certo. Neste estudo, acredita-se que esteja nesta mistura, o componente certo para ir em frente. Por que continuar nesta premissa, a cada novo projeto educacional de descartar todo o molde anterior? A alfabetizao, no entanto, no pode ser concebida unicamente como produto da escolarizao, na medida em que a tecnologia vai atingido cada vez mais esferas da vida das sociedade modernas, sendo tambm um veculo de informao e formao. At que ponto a educao distncia tem sido explorada, diante de todo este potencial? Ser que tem existido um comprometimento, neste sentido, por parte dos detentores destes veculos? Poder-se-ia perguntar aonde as prticas leitoras, implementadas na escola ou nos espaos culturais, estaro levando os leitores que se pretende formar. Estaro eles vivenciando momentos de inquietude cultural, daqueles que formigam o curioso, que sai atrs da novidade? Esto tendo oportunidades leitoras ou mesmo

16 oralizadoras de usufruir da sua cultura? Esto eles sendo percebidos como professores ou aprendizes, partilhando leituras e experincias leitoras? Esto estas leituras sendo teis para a sua vida, aumentando-lhes as chances de sobrevivncia, as chances de enfrentar desafios, atendendo as suas mltiplas inteligncias, em suas necessidades cognitivas, afetivas, emocionais, sociais? Ou, estaro eles ainda, buscando clarear para si, buscando compreender as entrelinhas dos textos e os ganhos que esto por trs das suas aes de leitores ou de formadores de leitores? Como criar um campo frtil para o nascimento potencial de leitores? Tudo isto e muito mais fervilha na cabea de um educador, comprometido com o seu trabalho. Noutra direo, podemos tambm questionar: Ser que os professores lem? De que maneira eles podem incentivar as crianas e os adolescentes, se, muitas vezes, os prprios professores no so bons leitores? Vale a pena considerar tambm quais seriam os limites das habilidades de leitura que se podem medir por meio do teste de leitura. A evidncia a esse respeito proporcionada pela verificao da relao significativa entre a leitura e a escrita, muitas vezes, fora do contexto escolar e de trabalho, mas em outros ambientes e recursos, que oportunizam a formao continuada da educao iniciada no ambiente escolar, como as diversas formas de entretenimento e informao de que se dispe [cinema, teatro, televiso, videogame, revistas, jornais, internet...]. Qual seria o modo ideal de avaliar a capacidade de leitura do aluno? A partir da deteco do nvel de analfabetismo funcional do brasileiro e nos males ocasionados pelo mesmo, vrios projetos e programas tm sido criados e desenvolvidos por governos e/ou instituies privadas para incentivar a leitura, especialmente entre crianas e jovens. Dentre eles, o mais conhecido e amplo o Programa Nacional de Incentivo Leitura PROLER, do MINC (1996)22, que preconiza que o acesso ( leitura) deve ser viabilizado atravs da disponibilidade de material de leitura variado e de qualidade em bibliotecas escolares e pblicas, salas de aula, salas de leitura e em locais pblicos. A idia est lanada, mas espera-se que os governos federal, estadual e municipal empenhem-se torn-la exequvel. Como fazer isto se nem o governo tem o compromisso de implantar, pelo menos, uma biblioteca pblica em cada cidade brasileira? Como fazer isto, sem programas de enriquecimento do acervo das bibliotecas das escolas pblicas existentes, que andam esquecidas, principalmente no acervo literrio dirigido ao Ensino Mdio? Ainda remontando fala, mencionada anteriormente, do ex-ministro, Paulo Renato de Souza, quando falou sobre programas perfeitos e esclareceu que a culpa do surgimento do analfabetismo funcional da escola, vale esclarecer alguns pontos: 1- Esqueceu-se, porm de mencionar os professores sem salrios (porque no se pode dizer que o que um professor do ensino pblico recebe hoje seja salrio) ainda so pagos com atraso. Ele tem que

17 trabalhar em dois turnos, se no tiver que ter ainda um outro bico para conseguir um salrio decente (que lhe possibilite manter-se e sua famlia com dignidade) impossibilitando-o de se preparar mais humana e materialmente para desenvolver um trabalho melhor. Alm disto, no se percebeu ainda que efetivar professores, no sobrecarregar a mquina do estado. A educao a mquina de uma nao. Deixando de faz-lo, no permite acontecer um trabalho srio e continuado, nem que se estabeleam padres de procedimentos, baseados em experincia especfica com a clientela atendida, seja ela B, C ou D. Nem lanche para os professores, algumas escolas oferecem. Isto sem falar que ele no tem fundo de garantia por tempo de servio, seguro desemprego (...). como dizer ao professor: T reclamando? E l vem aquela lelia que se escuta h dcadas: Lecionar um sacerdcio. Exige sua dose de sacrifcio. Os alunos no tm culpa. Ningum lhe obrigou a ser professor. Quer ganhar melhor? Mude de emprego. E quem sabe, ele mude, como muitos esto mudando. E os governantes pblicos mostram-se espantados ao perceberem que no h professores formados interessados nas suas vagas. Talvez estejam at procurando um outro emprego, fazendo uma outra faculdade. Quem sabe a famlia j no tinha avisado: Isto muito bonito, mas no profisso. Do que voc vai viver? O governo diz, a sociedade avisa, e, de repente, o professor pblico escuta, cansado de, carinhosamente ser chamado de sofredor, ele d um basta. Da, surge a grande oportunidade de abrir a escola para qualquer aventureiro que queira dar aula, mesmo sem nenhuma formao ou preparo no contedo a ser lecionado, porque no conseguiu emprego em nenhum outro lugar. com este recurso humano que os governantes pretendem reverter o processo ilegtimo de educao gerador do analfabeto funcional? Voc deixaria uma pessoa lhe operar se no fosse um mdico experiente? Moraria num prdio que no tenha contado com o trabalho de um engenheiro e um arquiteto responsveis? Compraria um remdio de um laboratrio no autorizado? Ser que a educao pblica brasileira o nico ramo que no se valoriza a habilitao especfica? 2- O ento ministro esqueceu-se de mencionar tambm os alunos de 2 grau, que, em vrias cidades e estados brasileiros, chegam s escolas sem ter direito a uma merenda, nem a uma biblioteca constantemente atualizada - trazendo novidades que despertem seu interesse, nem a um livro didtico - ao qual no se deve estar preso, mas serve como material de apoio. Muitos destes alunos trabalham durante o dia e estudam noite. Saem direto do trabalho para a escola com fome e cansados e j encontram seu professor tambm cansado. como dizer ao aluno. T reclamando. No est bom? Paga uma escola particular. E ele no pode pagar. assim, apenas construindo prdios, que podem ser inaugurados em qualquer campanha, abrindo novas vagas, de uma escola - sem infraestrutura de funcionamento, j fadada ao fracasso, que o governo quer oportunizar aprendizagem e qualificao do aluno de escolas pblicas para a vida e para o mercado de trabalho? Esqueceu-se que apenas um diploma no confere preparo e, com esta postura poltica atual para com a

18 educao pblica, fada este aluno, se no ao fracasso, com certeza, a subempregos. Preparo pressupe conhecimento, que s poder conferido a estes alunos, com uma infra-estrutura melhor para a escola e mo-deobra qualificada de administradores, professores e apoiadores para um bom desempenho de seu processo de funcionamento enquanto instituio promotora de conhecimento e otimizadora de capacidades de seus educandos. Em algumas escolas, faltam ainda folhas para impresso de material, papel higinico (...). S resta faltar o gis. Professor j falta. Aluno, comea a faltar. O que mais falta? Fechar as escolas pblicas? A pertinncia destes ltimos pontos se faz porque parece que este pensamento no se deveu a apenas um perodo da administrao do Ministrio da Educao, ou de secretarias de educao municipais e estaduais, no Brasil. Isto no pode continuar. CONCLUSO Sente-se que o problema do analfabetismo funcional parte tanto das prticas educativas [relativas ao ensino da leitura e escrita], quanto da desvalorizao social e poltica das figuras da escola e do professor. No h dvidas que ainda existem escolas pblicas, consideradas modelos, que ainda sobrevivem graas ao esforo herico de bons educadores [que ainda no a abandonaram], parcerias com o setor privado, gincanas, doaes de estudantes e familiares [j que no se pode cobrar taxas], e, at de professores que compram material com parte de seu salrio. So estas escolas [que fazem parte de um percentual mnimo] que surgem na mostra publicitria, em canais de tv, rdio e jornal, como prova da competncia do executivo pblico em administrar o setor educativo na federao, num estado ou num municpio brasileiro. S se esquece de mencionar que estas escolas so excees e raras excees. senso comum que o analfabetismo funcional est intrinsecamente ligado com o trabalho da leitura interpretativa e da escrita, concomitantemente. Durante muito tempo se acreditou e se identificou leitura como sendo um processo apenas de decifrao. A problemtica da atual prtica educacional, observada no surgimento do analfabetismo funcional nos mostra muito bem que decifrar apenas dominar um cdigo, o que no significa conseguir dar sentido ao que se l e que se consiga incorporar aprendizagem com esta leitura, ou seja, incorporao de conhecimentos prvios necessrios para um melhor conhecimento de mundo e a melhoria da expresso pessoal, quer oral, quer escrita, do indivduo. Em outras palavras, a capacidade para ler [no sentido de repetir ou reconhecer o signo lingstico] e escrever [no sentido de desenhar palavras], no garante a realizao concreta da leitura e escrita, se no existe a assimilao de significado e competncia para se expressar na forma escrita, nas diversas situaes sociais. Como conseqncia, o Brasil

19 tem grande parte de sua populao ativa fora do mercado de trabalho formal, pois, embora seja um pas que vem se modernizando rapidamente e haja um trabalho bom e generalizado oportunizando o aumento do acesso escola de crianas e adolescentes, o pas no apresenta uma sociedade com um bom grau de letramento. De um lado, tem-se que pensar num nvel de letramento, de leiturizao do nosso povo, onde muitas etapas scio-econmico-cultural, tm de ser vencidas. Outro lado o custo. O acesso ao produto livro um tanto inacessvel e caro. Acrescenta-se a isso, todos os outros fatores que j se havia falado antes, como sobre o fato de que o incentivo leitura na famlia desapareceu, ou pelo menos diminuiu muito. Delegou-se esse papel escola, mas a escola tambm tem outros muitos papis a exercer, alm de seu papel e do professor ter sofrido um processo de desvalorizao gradativa nas ltimas dcadas. Em relao prtica de ensino escolar, pode-se dizer que, da mesma forma como os professores de lngua portuguesa se atm gramtica [que tambm importante e no deve ser descartada], deveriam se ater tambm a uma alfabetizao funcional, ou seja, a um trabalho que leve ao domnio concreto da linguagem escrita, concretizando as aprendizagens especficas de domnio da escrita [trabalho este extensivo a todas as outras disciplinas]. A soma das duas vertentes, deixaria os jovens mais desarmados e seguros da anlise e/ou produo de quaisquer tipos de linguagem, que deixaria de ser os grandes viles do momento, impedindo o crescimento pessoal, social e profissional dos jovens e adultos brasileiros. Percebe-se que se inicia uma nova era para a prtica da leitura. Afinal o termo analfabetismo funcional serviu para alguma coisa. Levou a sociedade a tomar um susto: sabemos ler e escrever as palavras desenhadas no papel ou nas telas de computadores, mas somos analfabetos? Pelo susto, do-se os primeiros pulos. Nunca se falou tanto em incentivo leitura como agora. H movimentos e projetos - oficiais ou no-oficiais, e, muitos deles, bons. Acredita-se, entretanto, que a grande dificuldade no ser inici-los e nem desenvolv-los, mas dar-lhes seqncia, de modo que viabilizem uma formao de leitor para o estudante e para o seu professor tambm, como para a sociedade em geral. claro e notrio, entretanto, que as atividades de letramento nas escolas esto longe ainda de serem resolvidas. O ensino pblico, com a conivncia da sociedade, foi se deteriorando atravs de uma poltica insensata de sucatear tudo o que poderia ser visto como mquina do estado, com exceo do administrativo, do judicirio e do legislativo, numa concepo social democrata de privatizao. A escola pblica fez parte deste processo e ainda sofre com ele. O que conforta que a necessidade de retomada deste processo, em relao escola, agora parece cristalizada com o grande vexame nacional de formar analfabetos funcionais [ou semi-analfabetos, ou iletrados, ou cidados de baixo-letramento], acentuadamente, em escolas pblicas de 1 e 2 graus. Qualquer que seja o nome, a realidade a mesma. certo

20 que esta reeducao e reviso de procedimentos no tem um alcance nem to rpido como se precisa, nem to fcil como se possa vir a pensar, mas um caminho a trilhar. Parece que o grande trabalho de qualquer Ministro da Educao, dos governadores e prefeitos deste pas ser trabalhar para reverter esta verdadeira tragdia na educao pblica. Vale ainda lembrar que o desenvolvimento tambm traz novas leituras e escritas, como foi colocado na discusso proposta. Os professores no devem fechar os olhos para esta realidade. O conhecimento sobre prticas de leitura e escrita no escolares, a anlise das diferentes habilidades nelas envolvidas e de suas interfaces com outras linguagens essencial para orientar o trabalho da escola. Acredita-se que interagir com estas novas leituras contribuir, de modo positivo, para a que a escola, como um todo, possa cumprir mais adequadamente sua misso de ser a principal agncia de alfabetismo em nossa sociedade.

21

AGRADECIMENTO Agradecemos Prof. Regina Lcia Pret DellIsola, da Disciplina Parmetros Atuais do Ensino de Portugus atravs de Textos, do Curso de Mestrado, na Faculdade de Letras da UFMG, pelo carinho, dedicao, companheirismo e competncia com que nos conduziu, durante este semestre, nesta instituio. Sabemos que sua lida rdua, exige muita dedicao, ainda assim, sempre a encontramos solcita a nos ouvir e orientar, com a tranquilidade e firmeza que lhe so peculiares. Aos colegas, pela amabilidade e a formao de laos de amizade e companheirismo durante a caminhada. Aos funcionrios das bibliotecas das reas de humanas, pela boa vontade com que sempre nos receberam no seu ambiente de trabalho. Aos meus alunos, pela rica experincia de conviver com eles, o que me tornou sensvel ao problema abordado.

22 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1

SOARES, Magda. Letramento : um tema em trs gneros. 1 ed. Belo Horizonte: Autntica, 1998. 2 INFANTE, M. Isabel. Seminrio: Investigacin regional sobre analfabetismo funcional. Santiago: ....UNESCO/OREALC, 1994. 3 OLIVERIA, Marta Kohl de. Ensaio: Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. ....Caxambu: ANPed, setembro de 1999 . 4 VEJA. Resultados da pesquisa SEADE. Revista Veja. So Paulo: Editora Abril 13/09/2000 5 MANUEL. Nilton. Palestra: Os dias brasileiros do poeta e do livro. Publicao Institucional. Casa do Poeta ....e do Escritor. Ribeiro Preto, 25 de outubro de 2003 6 ORLANDI, Eni P. Escolas abrigam alunos que no sabem ler. Caderno 'Folha de Campinas' So Paulo: ....Folha de So Paulo, 24 de junho de 2001. 7 LOPES JNIOR, Diorino. Resenha: Professores e Novos Leitores. Disponvel no site Ao mestre com ....carinho: (URL: www.aomestrecomcarinho.com.br/liv/txt13.htm). 8 DESCARDECI, Maria Alice Andrade de Souza. O que Leitura: a viso da semitica social. Resources of ....communication: a study of literacy demands in a brazilian workplace. Londres: Instituto de Educao da ....Universidade de Londres, 1997. 9 LUGARINHO, Mrio C. Como no comentar? In frum Desvantagem Educacional no site Leia Brasil. ....Disponvel: (URL: http://www.leiabrasil.org.br/leia_e_comente/comentarios/ desvantagemeducacional_c.htm) 10 GUIDI, Gisela. Entrevista ao site Leopoldianum: preciso ser apaixonado. Leopoldina, 8 de maro de ....2004. Disponvel: (URL: http://genesis.unisantos.com.br/leopoldianum/revista.php) 11 PFEIFFER, Cludia Castellanos. Artigo: Cidade, Lngua, Escola e a violncia dos sentidos. II Jornada ....Internacional Histria das Idias Lingsticas realizada em 12 de julho de 2001. Disponvel: (URL: http:// ....www.comciencia.br/reportagens/cidades/cid23.htm) 12 SILVA, Ezequiel Theodoro da. Letramento Manco. Faculdade de Educao. Campinas: Unicamp, 2001. 13 OLIVEIRA, Marta Kohl de. Sobre diferenas individuais e diferenas culturais: o lugar da abordagem ....histrico-cultural. In AQUINO, J. G. (org.) Erro e fracsso na escola: alternativas tericas e prticas. So ....Paulo: Summus, 1997. 14 CARVALHO, Ana Maria Pimenta. Avaliao de Habilidades Lingsticas em Crianas com baixo ....rendimento .escolar. Rio de Janeiro: Boletim da ABRALIN (edio 21 - Junho/1997) 15 Instituto Nacional do Ensino Pblico. Programa Internacional de Avaliao de Alunos Pisa. Rio de ....Janeiro: INEP, janeiro de 2002. Disponvel (URL: http://www.inep.gov.br/ internacional/pisa) 16 DREYER, Diogo. Sistema de Avaliao Educacional Brasileiro SAEB. Disponvel: (URL:..http:// www. .....educacional.com.br/noticiacomentada/031106_not01.asp 17 PAGANINE, Joseana. Cad o leitor? Braslia: Correio do Livro da UNB, v.2, n.4, p.3740, mar./abr., 2002. 18 UNICAMP. Leitura: educadores e escritores avaliam incluso do livro. Publicao Institucional. ....Campinas, Jornal da Unicamp, ed. 222, agosto de 2003.

23

PIGNATON, Maria Helena. Ensino Pblico x Privado: Polarizao Financiada pelo Governo. Publicao ....Institucional. Esprito Santo: Centro Educacional Leonardo Da Vinci, 2001. 20 GARCEZ, Luclia. (2001) A Educao de Jovens e Adultos no Brasil. In Discusso no Frum de Pro-... ....Reitores de Exteno das Universidades Pblicas Brasileiras. Universidade de Braslia. Braslia: UNB, 2003. 21 SOUZA, Paulo Renato de. Ministro analisa resultados do SAEB. Brasla: Rede Mec, 06/12/2002. ....Disponvel: (URL: http://www.crmariocovas. sp.gov.br/noticia.php?it=2060) 22 Ministrio da Cultura. Programa Nacional de Incentivo a Leitura. Braslia: Minc, 1996. Disponvel: (URL: ....http:// www.minc.gov. br /progs/proler/proler.htm)
19 22

BIBLIOGRAFIA BRASIL. Ministrio da Cultura. Programa Nacional de Incentivo a Leitura. Braslia: Minc, 1996. Disponvel: (URL: http:// www.minc.gov. br /progs/proler/proler.htm) CARVALHO, Ana Maria Pimenta. Avaliao de Habilidades Lingsticas em Crianas com baixo rendimento .escolar. Rio de Janeiro: Boletim da ABRALIN (edio 21 - Junho/1997). DESCARDECI, Maria Alice Andrade de Souza. O que Leitura: a viso da semitica social. Resources of.communication: a study of literacy demands in a brazilian workplace. Londres: Instituto de Educao da Universidade de Londres, 1997. DREYER, Diogo. Sistema de Avaliao Educacional Brasileiro SAEB. Disponvel: (URL: http://www.educacional.com.br/noticiacomentada/031106_not01. asp). GARCEZ, Luclia. (2001) A Educao de Jovens e Adultos no Brasil. In Discusso no Frum de Pro-Reitores de Exteno das Universidades Pblicas Brasileiras. Universidade de Braslia. Braslia: UNB, 2003. GUIDI, Gisela. Entrevista ao site Leopoldianum: preciso ser apaixonado. Leopoldina, 8 de maro de .2004. Disponvel: (URL: http://genesis.unisantos.com.br/ leopoldianum/ revista.php). INFANTE, M. Isabel. Seminrio: Investigacin regional analfabetismo funcional. Santiago: UNESCO/OREALC, 1994. sobre

Instituto Nacional do Ensino Pblico. Programa Internacional de Avaliao de Alunos Pisa. Rio de .Janeiro: INEP, janeiro de 2002. Disponvel (URL: http://www.inep.gov.br/ internacional/pisa).

24

LOPES JNIOR, Diorino. Resenha: Professores e Novos Leitores. Disponvel no site Ao mestre com .carinho: (URL: htttp://www.aomestrecomcarinho.com.br/liv/ txt13.htm). LUGARINHO, Mrio C. Como no comentar? In frum Desvantagem Educacional no site Leia Brasil. ..Disponvel: (URL: http://www.leiabrasil.org.br/leia_e_comente/ comentarios/ desvantagemeducacional_c.htm) MANUEL. Nilton. Palestra: Os dias brasileiros do poeta e do livro. Publicao Institucional. Casa do Poeta .e do Escritor. Ribeiro Preto, 25 de outubro de 2003. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Ensaio: Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. .Caxambu: ANPed, setembro de 1999 . _________, Marta Kohl de. Sobre diferenas individuais e diferenas culturais: o lugar da abordagem ....histrico-cultural. In AQUINO, J. G. (org.) Erro e fracsso na escola: alternativas tericas e prticas. So ....Paulo: Summus, 1997. ORLANDI, Eni P. Escolas abrigam alunos que no sabem ler. Caderno 'Folha de Campinas' So Paulo: .Folha de So Paulo, 24 de junho de 2001. PAGANINE, Joseana. Cad o leitor? Braslia: Correio do Livro da UNB, v.2, n.4, p.37-40, mar./abr.02. PFEIFFER, Cludia Castellanos. Artigo: Cidade, Lngua, Escola e a violncia dos sentidos. II Jornada..Internacional Histria das Idias Lingsticas realizada em 12/07/2001. Disponvel: (URL: http://.www.comciencia.br/reportagens/ cidades/cid23.htm) PIGNATON, Maria Helena. Ensino Pblico x Privado: Polarizao Financiada pelo Governo. Publicao Institucional. Esprito Santo: Centro Educacional Leonardo Da Vinci, 2001. SILVA, Ezequiel Theodoro da. Letramento Educao. Campinas: Unicamp, 2001. Manco. Faculdade de

SOARES, Magda. Letramento : um tema em trs gneros. 1 ed. Belo Horizonte: Autntica, 1998. SOUZA, Paulo Renato de. Ministro analisa resultados do SAEB. Brasla: Rede Mec, 06/12/2002. Disponvel (URL: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php? it=2060)

25

UNICAMP. Leitura: educadores e escritores avaliam incluso do livro. Publicao Institucional. Campinas, Jornal da Unicamp, ed. 222, agosto de 2003. VEJA. Resultados da pesquisa SEADE. Revista Veja. So Paulo: Editora Abril, 13/ 09/2000.
22

You might also like