You are on page 1of 9

Anlise do concreto protendido na construo civil

BARBIERI, Romano Junior Silva1 DA ROSA, Adair DOS SANTOS, Ivan Ferreira Pinto SOUSA, Bismark VIEIRA, Rafael Vinicius

RESUMO

O concreto protendido traz consigo inovaes arquitetnicas, possibilitando a produo de projetos mais ousados antes impossveis pelas limitaes do concreto convencional. As vantagens da protenso so inmeras e justificam seu emprego mundialmente para a execuo de projetos arquitetnicos convencionais e arrojados de pequeno, mdio e grande porte. Neste artigo sero citadas obras que usaram o concreto protendido, algumas recentes e importantes para Belo Horizonte. Ser tambm explicado como se aplica a protenso ao concreto e a tecnologia usada para que isso acontea. PALAVRAS-CHAVE: Concreto, protenso, cordoalha, viga, estrutura. 1 INTRODUO

Protender uma estrutura de concreto, alm de elevar ao mximo a sua performance, trabalhando a melhor caracterstica do concreto, a resistncia compresso, diminui ou at elimina os poros e fissuras de retrao do concreto, protegendo a armadura e aumentando a vida til do concreto.

Segundo Verssimo e Csar Jr (1998), a utilizao de estruturas de concreto protendido consagrou-se no Brasil, nas ltimas dcadas, como tcnica construtiva. Esse fato pode ser comprovado por meio do grande nmero de obras civis realizadas, desde silos e tanques, passando por pontes e viadutos, at edifcios de todos os tipos, incluindo obras com mais de 40 anos.

Alunos do primeiro perodo do curso de Engenharia Civil, do Centro Universitrio Newton Paiva. Orientador: Professor Jos Francisco Vilela Rosa.

A protenso do concreto resulta em estruturas com baixa ou nenhuma necessidade de manuteno ao longo de sua vida til, alm de permitir outras caractersticas que sero mostradas neste artigo.

Este trabalho teve como objetivo pesquisar sobre concreto protendido e apresentar o conceito, funcionamento, usos e vantagens deste concreto de alto desempenho utilizado em obras recentes e importantes para Belo Horizonte, tais como as edificaes da Cidade Administrativa de Minas Gerais e o Boulevard Arrudas.

Por que protender? Segundo a Rudloff (2011):


Protender uma estrutura de concreto fazer uso de uma tecnologia inteligente, eficaz e duradoura. Inteligente, pois permite que se aproveite ao mximo a resistncia mecnica dos seus principais materiais constituintes, o concreto e o ao, reduzindo assim suas quantidades; eficaz, devido sua superioridade tcnica sobre solues convencionais, proporcionando estruturas seguras e confortveis; duradoura, porque possibilita longa vida til aos seus elementos. [...] As vantagens da tecnologia so diversas e justificam o seu emprego mundialmente, para a execuo de projetos arquitetnicos convencionais e arrojados, em obras de pequeno, mdio e grande porte.

Este artigo foi formulado com base em pesquisas bibliogrficas em obras literrias que tratam do assunto, sites de empresas especializadas e conceituadas no mercado, bem como pesquisa de campo em visita tcnica realizada obra em andamento do Boulevard Arrudas em Belo Horizonte MG.

2 - CONCEITO DE PROTENSO

No dicionrio Aurlio, citado por Verssimo e Csar Jr (1998), encontra-se a seguinte definio para a palavra protenso: Processo pelo qual se aplicam tenses prvias ao concreto. A definio est correta, entretanto o significado de protenso bem mais amplo, pois na engenharia a protenso aplicada a peas estruturais e materiais de construo.

Pode-se ilustrar o princpio da protenso por meio de um exemplo clssico bastante significativo, antes de abordar a protenso no concreto propriamente dito.

Imagine, por exemplo, a situao em que uma pessoa carrega um conjunto de livros na forma de uma fila horizontal, conforme demonstra a figura 1. Para que os livros sejam levantados, sem que caiam, necessrio aplicar uma fora horizontal de forma que sejam comprimidos uns contra os outros, produzindo assim foras de atrito capazes de superar o peso prprio do conjunto.

Figura 1- Introduo de um estado prvio de tenses numa fila de livros Fonte: Concreto protendido: Fundamentos bsicos. 4. ed. 1998. pag. 1.

3 A PROTENSO APLICADA AO CONCRETO

Sabe-se que o concreto tem resistncia trao vrias vezes inferior resistncia compresso e que medidas so necessrias para evitar ou controlar a fissurao. Ento, segundo Hanai (2005), a protenso pode ser empregada como um meio de se criar tenses de compresso prvias nas regies onde o concreto seria tracionado em consequncia das aes sobre a estrutura.

Alm disso, segundo Hanai (2005), a protenso utilizada como meio de solidarizao de partes menores de concreto armado para compor sistemas estruturais, lembrando o exemplo da fila horizontal de livros, pode-se concluir pela viabilidade de se compor uma viga de concreto protendido, a partir de "fatias" ou aduelas pr-moldadas de concreto armado conforme ilustrado na figura 2.

Para esse caso, recorre-se a um sistema de protenso que possibilite a introduo da armadura que vai produzir a fora normal necessria, assim como a ancoragem dessa armadura nas extremidades da viga.

Figura 2 - Uma viga de elementos pr-moldados de concreto Fonte: Fundamentos do concreto protendido. 2005. pag. 4.

4 TIPOS DE PROTENSO

A seguir sero descritos os trs principais tipos de protenso, definidos pelo modo de obteno da protenso e pela existncia ou no de aderncia da cordoalha de protenso ao concreto, conforme indicado por Buchaim (2007). 4.1 PROTENSO COM ADERNCIA INICIAL

Esse tipo de protenso obtido em pistas de protenso, na fabricao de peas prmoldadas e tambm chamado de protenso com aderncia direta.

Para a execuo desse tipo, so utilizados fios ou cordoalhas de ao especial, estirados ao ar livre com o auxlio de macacos hidrulicos, apoiados em blocos na cabeceira da pista (Figura 3). O concreto ento moldado em formas com as cordoalhas embutidas e aps o suficiente ganho de resistncia do concreto, os fios ou cordoalhas so liberados, ficando diretamente em contato com o concreto, aderidos apenas pelo atrito. Segundo Buchaim (2007), essa operao visa liberar a

pista para nova utilizao e tambm diminuir a relaxao sob o alongamento constante da armadura.

Figura 3 - Esquema de uma pista de protenso tpica Fonte: Concreto protendido: Fundamentos bsicos. 4. ed. 1998. pag. 7.

Esse o tipo empregado na protenso das vigas transversais instaladas sobre o ribeiro Arrudas em Belo Horizonte MG (Figura 4), a fim de vencer o largo vo de aproximadamente 18 metros de largura e proporcionar estrutura capaz de suportar as pistas para trfego de veculos, pavimentadas sobre elas, segundo Fonseca e Mximo (2011), engenheiros que atuam na obra do Boulevard Arrudas.

Figura 4 - Lanamendo de uma viga de concreto protendido - Bouleverd Arrudas - Belo Horizonte MG Fonte: Dirio do Comrcio, 2011 Disponvel em http://www.diariodocomercio.com.br/upload.php?acao=getFileContent&id=29320.

4.2 PROTENSO COM ADERNCIA POSTERIOR

Nesse caso, a operao de protenso feita aps endurecimento do concreto e as peas so preparadas com bainhas metlicas corrugadas, dentro das quais so embutidos os cabos a protender, antes ou aps a concretagem. Aps a protenso, as cordoalhas so ancoradas em dispositivos prprios, peas ou blocos e feita ento a injeo de nata de cimento no interior da bainha a fim de expulsar o ar do seu interior, proteger os cabos contra corroso e obter a aderncia dos cabos com a bainha que, por sua vez, j est aderida ao concreto circundante, conforme Buchaim (2007), e ilustrado pelas figuras 5 e 6.

Figura 5 - Protenso posterior

Figura 6 - Exemplo de ancoragem com cunhas de ao

Fonte: Fundamentos do concreto protendido. 2005. pag. 9.

4.2 PROTENSO SEM ADERNCIA

Esse tipo semelhante ao anterior, com a diferena que a proteo das cordoalhas so feitas com injeo de graxa nas bainhas. Assim, para Buchaim (2007), no havendo aderncia, o cabo pode deslizar dentro da bainha e tambm sob a ao dos demais carregamentos.

H vantagens na aplicao desses cabos e dentre elas pode-se destacar a facilidade de disposio dos cabos e das operaes de protenso e ancoragem. As lajes resultantes so mais esbeltas, permitindo maiores vos para uma mesma

espessura. Segundo Buchaim (2007), os deslocamentos permanentes so reduzidos e a fissurao em carga diminuda ou eliminada e no h problema de fadiga, por causa da pequena oscilao de tenso, decorrente da pequena oscilao de carga til.

Todos os tipos de concreto protendido acima descritos foram empregados em diferentes situaes nas edificaes e estruturas da Cidade Administrativa de Minas Gerais, sendo que se destaca o palcio do governo, projetado por Oscar Niemeyer e possui atualmente o maior vo livre e suspenso (147 metros de comprimento e 26 metros de largura) do mundo, possvel graas ao uso concreto protendido, conforme ilustrado pelas figuras 7 e 8.

Figura 7 - Viso sob o edifcio Sede do Governo de MG Fonte: Cimento Itamb, 2011 Disponvel em http://www.cimentoitambe.com.br/massacinzenta/cidade-administrativa-em-mg-abrigara-o-maior-predio-suspenso-do-mundo/.

Figura 8 - Esquema de uso dos cabos de protenso

Fonte: Arquivo pessoal

5 CONSIDERAES FINAIS

Protender estruturas de concreto, especialmente aquelas sob flexo e submetidas a esforos rigorosos, traz muitas vantagens em funo do uso de aos de alta resistncia e o fato de melhor o desempenho do concreto, fazendo o concreto protendido vencer cargas e formas impossveis ao concreto convencional.

As vantagens so; maiores vos para uma mesma altura de seo, limitao ou eliminao de fissuras que melhoram a vida til do concreto, pois o torna praticamente estanque e elimina a corroso da armadura, alm de estruturas mais leves pela melhor disposio da armadura e menor quantidade de ao.

A contrapartida a exigncia de mo-de-obra especializada com domnio das tcnicas de protenso e a compreenso clara do projeto para execuo e controle tecnolgico.

REFERNCIAS

BUCHAIM, Roberto. Concreto protendido: Trao axial, flexes simples e fora cortante. Londrina: Eduel, 2007. HANAI, Joo Bento de. Fundamentos do concreto protendido. So Carlos: USP, 2005. RUDLOFF. Por que protender. Disponvel em: http://www.rudloff.com.br/conteudo/texto/tx_concreto_html.htm. Acesso em: 12 mar. 2011. VERSSIMO, Gustavo de Souza; CSAR Jr, Kloz M Lenz. Concreto protendido: Fundamentos bsicos. 4. ed. 1998. 78 f. Departamento de Engenharia Civil Universidade Federal de Viosa, Viosa, 1998. .

You might also like