You are on page 1of 16

SUMRIO INTRODUO....................................................................................................................... 01 1 CRIMES HEDIONDOS....................................................................................................... 02 1.1 Conceitos......................................................................................................................... 02 1.2 Tipos de Crimes Hediondos............................................................................................ 12 1.2.1 Homicdio...................................................................................................................... 4 1.2.2 Latrocnio...................................................................................................................... 5 1.2.

3 Extorso qualificada pela morte e mediante seqestro................................................6 1.2.4 Estupro......................................................................................................................... 7 1.2.5 Atentado violento ao pudor........................................................................................... 8 1.2.6 Epidemia com resultado morte..................................................................................... 9 1.2.7 Falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais............................................................................................ 10 1.2.8 Crime de genocdio....................................................................................................... 11 1.3 Lei n. 8.072, de 25 de julho de 1990............................................................................... 12 1.4 Lei n. 8.702/90 e a Comoo Nacional............................................................................ 13 CONSIDERAES FINAIS.................................................................................................. 14 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..................................................................................... 15

1 CRIMES HEDIONDOS 1.1 Conceitos A expresso crimes hediondos aparece pela primeira vez no artigo 5 inciso XLIII da Constituio Federal: A lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica de tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit- los, se omitirem. Segundo Fernando Capez desde logo o constituinte assegurou que o trfico de drogas, a tortura e o terrorismo so merecedores de tratamento penal mais severo, ficou ento a cargo do legislador ordinrio a tarefa de escolher um critrio para classificar e definir os crimes hediondos, que mereciam o mesmo tratamento rigoroso. Sobre o assunto se pronuncia Luiz Fernando Zawarevickz dizendo que: O vocbulo hediondo foi introduzido no ordenamento jurdico ptrio pelo inciso XLIII do art. 5 da Constituio de 1988, para estabelecer, de forma precisa, a diferena entre crimes repugnantes e horrendos, como estupro e latrocnio, por exemplo, e crimes comuns. Crimes hediondos, ento, em sentido leigo, so aqueles considerados graves, repugnantes, horrendos, que so cometidos de forma brutal. o entendimento de Fernando Capez que: De acordo com o sistema legal, somente a lei pode indicar, em rol taxativo, quais so os crimes considerados hediondos. O juiz no pode deixar de considerar hediondo um delito que conste da relao legal, do mesmo modo que nenhum delito que no esteja enumerado pode receber essa classificao. Assim, ao juiz no resta nenhuma avaliao discricionria. De acordo com Antonio Lopes Monteiro toda vez que uma conduta delituosa fosse cometida com gravidade, tanto na execuo quanto na natureza do bem jurdico ofendido, ou ainda pela especial condio da vtima ter-se-ia um crime hediondo, porm, como a Constituio Federal remeteu legislao ordinria a tarefa de definir os crimes hediondos, estes sero unicamente aqueles que a Lei de Crime Hediondos o quiser. Informa Antonio Lopes Monteiro que crime hediondo aquele que independentemente das caractersticas de seu cometimento, da brutalidade do agente, ou do bem jurdico ofendido, estiver enumerado no art. 1 da Lei n. 8.072/90. Os crimes hediondos, portanto, so apenas aqueles considerados pela Lei n. 8.072/90, que os indica taxativamente, no podendo nenhum outro delito seno aqueles ali enumerados.

1.2 Tipos de crimes hediondos So crimes hediondos de acordo com a Lei n. 8.072/1990 o homicdio, quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s agente, o homicdio qualificado; o latrocnio; a extorso qualificada pela morte; a extorso mediante seqestro e na forma qualificada; o estupro; o atentado violento ao pudor; epidemia com resultado morte; a falsificao, corrupo, adulterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais, ainda so considerados crimes hediondos os de genocdio previsto nos art. 1, 2 e 3 da Lei n. 2.889/1956.

1.2.1 Homicdio A incluso do homicdio como crime hediondo visa preservao da vida humana, procurando defender o bem maior da pessoa. D noo Celso Delmanto de homicdio como sendo a eliminao de uma pessoa praticada por outra. No so todas as figuras tpicas do homicdio que so crimes hediondos, existem quatro simples, privilegiado, qualificado e culposo , e apenas o qualificado sempre hediondo, quanto ao simples o circunstancialmente. O homicdio que se enquadra nos crimes hediondos, portanto o simples praticado em atividade tpica de extermnio, mesmo que cometido por um s agente ou o homicdio qualificado. No entendimento de Fernando Capez a lei exige que o homicdio seja praticado em atividade tpica de grupo de extermnio no se confundido, portanto, com quadrilha ou bando, uma vez que a lei no exige um numero mnimo de participantes para que possa considerar o homicdio simples como hediondo. O homicdio qualificado aquele cuja prtica se enquadra em qualquer dos incisos do 2, artigo 121 do Cdigo Penal. Explica ainda Fernando Capez. que trata-se de causa especial de majorao da pena. As motivaes tm especial relevo nos crimes de homicdio, se possui a qualificadora significa que as motivaes foram anti-sociais, e a conseqncia o agravamento da pena. J homicdio qualificado-privilegiado no considerado hediondo, pois como anota Fernando Capez no concurso entre as circunstncias objetivas (qualificadoras que convivem com o privilgio) e as subjetivas (privilegiadoras), estas ltimas sero preponderantes, nos termo do artigo 67 do CP, pois dizem respeito aos motivos determinantes do crime, assim que se o privilgio reconhecido podese afastar a hediondez do homicdio qualificado. Esta diferenciao entre homicdio qualificado e o qualificadoprivilegiado de suma importncia uma vez que quando um crime enquadrado como hediondo o indivduo passa a sofrer os efeitos da Lei dos Crimes Hediondos.

1.2.2 Latrocnio O crime de latrocnio est previsto no Art. 157, 3, 2 parte. o roubo qualificado pelo resultado morte. Nas palavras de Antonio Lopes Monteiro tutela-se o patrimnio e, alm deste, tambm a liberdade individual e a vida da pessoa humana. E como explica Fernando Capez Ocorre quando do emprego de violncia fsica contra a pessoa com o fim de subtrair a res, ou para assegurar a sua posse ou a impunidade do crime, decorre morte da vtima, ainda a morte da vitima ou de um terceiro pode resultar tanto do dolo quanto da culpa. Sendo latrocnio consumado ou tentado, a ao correspondente a pblica incondicionada, e da competncia do juiz singular, visto que crime contra patrimnio, como foi colocado pelo Cdigo Penal, embora haja o evento morte.

1.2.3 Extorso qualificada pela morte e mediante sequestro A extorso tambm considerada crime hediondo, aquela qualificada pela morte e a mediante sequestro. Na extorso qualificada pela morte so aplicadas as mesmas regras do latrocnio. Ela est prevista no 2 do artigo 158 do Cdigo Penal. Esclarece Antonio Lopes Monteiro que A extorso um crime contra o patrimnio, mas esto tuteladas por este dispositivo tambm a liberdade e a incolumidade da pessoa, e na qualificada, a vida. Deve-se observar que a extorso qualificada pelo resultado leso corporal no pode ser considerada crime hediondo. Como ensina Fernando Capez so crimes praticamente idnticos a extorso e o roubo, qualificados ou no, os dois ofendem os mesmo bens jurdicos, demonstra a diferena assim: Se a vtima pratica um ato que o agente poderia realizar em seu lugar, o crime de roubo (entrega da carteira) se a vtima pratica um ato que o agente no poderia cometer em seu lugar, o crime de extorso (preenchimento de um cheque ou de um cambial). J a extorso mediante seqestro est prevista no artigo 159 do Cdigo Penal. Informa Fernando Capez que Trata-se de mais um delito de extorso, contudo se cuida aqui da privao da liberdade da vtima tendo por fim a obteno de vantagem, como condio ou preo do resgate. O seqestro um crime meio para a obteno de vantagem patrimonial, tratando-se, portanto de um crime complexo, formado pela juno de dois crimes seqestro ou crcere privado e a extorso.Como a Lei de Crimes Hediondos foi criada em momento de impacto emocional, da grande onda de seqestros no pas a extorso mediante seqestro no poderia deixar de ser includa, diferente da extorso que apenas considerada crime hediondo se houver a qualificao pela morte, a extorso mediante seqestro considerada crime hediondo em todas as suas formas. Neste delito no h duvidas sobre o momento de sua consumao, se consuma com o simples seqestro, a obteno da vantagem econmica do agente ou o recebimento do resgate so mero euxarimento esclarece Antonio Lopes Monteiro. As penas para este crime so as maiores da lei penal. A ao penal pblica incondicionada e a competncia no deixa de ser do juiz singular, mesmo com a qualificao pela morte.

1.2.4 Estupro Dos crimes contra os costumes, dos dois que foram considerados crimes hediondos, um deles o estupro, tanto na sua forma simples quanto qualificada. O artigo 213 do Cdigo Penal o conceitua como: Constranger mulher conjuno carnal, mediante violncia ou grave ameaa. Segundo Celso Delmanto porm, que se a violncia for presumida, o crime no hediondo J Fbio Ramazzini Bechara informa que: O outro entendimento defende que a norma do art. 224 do CP, nas hipteses de estupro e atentado violento ao pudor praticado mediante violncia presumida, atua como norma de extenso, interferindo no processo de adequao tpica. Com efeito, ainda, evidente que tais crimes, seja os praticados com violncia real, seja os praticados com violncia presumida, ostenta igual gravidade a ponto de merecer o mesmo tratamento rigoroso introduzido pela Lei. n. 8.072/90. Entendem Antonio Lopes Monteiro e Celso Delmanto que a presena do constrangimento imprescindvel para a tipificao. O coito desejado pelo agente deve ser conseguido por meio de violncia ou grave ameaa. A ao penal para o crime de estupro em regra privada, mediante queixa. Porm o artigo 225 prev excees onde a ao penal poder ser pblica condicionada e at mesmo pblica incondicionada.

1.2.5 Atentado violento ao pudor O segundo crime contra os costumes considerado hediondo o de atentado violento ao pudor, que o artigo 214 conceitua como: Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a praticar ou permitir que com ele se pratique ato libidinoso diverso da conjuno carnal. No entendimento de Antonio Lopes Monteiro so considerados atos libidinosos aqueles com finalidade ltima a lascvia. Neste crime se exige a real participao do ofendido, de forma que se a vtima obrigada a assistir ato libidinoso praticado por terceiros no caracterizado o atentado violento ao pudor. Esclarece Antonio Lopes Monteiro que a pena igual a de estupro seguindo as variveis ali expostas, e neste ponto que o dispositivo considerado como crime hediondo sofreu muitas crticas. Diz-se que trata-se desigualmente os desiguais pune-se com a mesma pena o estuprador e aquele que apenas, desviado sexualmente, se contentou com uma contemplao lasciva. A consumao do atentado violento ao pudor ocorre com a efetiva prtica do ato libidinoso.

1.2.6 Epidemia com resultado morte Protegendo a sade pblica a lei inclui como crime hediondo a epidemia com resultado morte. Conforme pensamento de Antonio Lopes Monteiro, preserva-se aqui no mais a vida de um individuo, isolado, mas a vida de todo um grupo indeterminado de pessoas. A epidemia prevista no artigo 267 do Cdigo Penal: Causar epidemia, mediante a propagao de germes patognicos. De acordo com Fernando Capez Assim, aquele que propaga germes patognicos, causando epidemia, isto , surto de doena infecciosa que atinge diversas pessoas, da qual resulta morte, comete o delito previsto no Cdigo Penal, o qual constitui crime hediondo. At mesmo o atingido pela doena pode ser sujeito ativo do crime, o passivo a coletividade. Aponta Fernando Capez que Trata-se de crime preterdoloso. H dolo no crime antecedente (epidemia) e culpa no crime conseqente (morte). A qualificadora morte pode ocorrer com o falecimento de uma s pessoa, no necessariamente exigindo a morte de vrias pessoas.

1.2.7 Falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais. A falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais passou a fazer parte de crimes hediondos atravs da Lei n. 9.695/98 que acrescentou a conduta. Para compreender este acrscimo se observa o acontecimento de 1998 nas palavras de Antonio Lopes Monteiro, Trata-se do escndalo da falsificao dos medicamentos, que de forma bombstica veio a pblico pela mdia escrita e falada., foi o ano em que o governo descobriu vrios medicamentos falsos nas prateleiras de farmcias. Assim, estavam pondo em risco a vida e a sade de toda a sociedade brasileira. No entendimento de Fbio Ramazzini Bechara embora no haja referncia expressa, so igualmente consideradas hediondas todas as formas qualificadas previstas no Art. 285 do CP, que so mais graves, e certamente a sua excluso seria de total incoerncia. No pensamento de Celso Delmanton De forma absurda, este 1 - A inclui entre os produtos objeto deste artigo, punidos com severssimas penas, os cosmticos (destinados ao embelezamento) e os saneantes (destinados higienizao e desisfeco ambiental), ferindo, assim, o princpio da proporcionalidade. Neste sentido pode-se encontrar uma das desproporcionalidades da lei, que, no 1-A do Art. 273 CP, d o mesmo tratamento de crimes graves, que expe a risco a vida e sade das pessoas, a crimes no to graves assim.

10

1.2.8 Crime de genocdio O genocdio o ltimo crime enumerado na Lei de Crimes Hediondos Para Antonio Lopes Monteiro o vocbulo hbrido, e querem alguns que derive da palavra grega genos (raa, nao, tribo) e do sufixo latino cidio (matar), ainda Antonio Lopes Monteiro diz que o que se tutela com esta norma no num primeiro momento a vida do individuo considerado em si mesmo, mas sim a vida de grupos de pessoas em sua totalidade. Explica Fbio Ramazzini Bechara que: O crime de genocdio qualifica-se pela inteno daquele que pretende destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, tnico, racial e religioso. A Lei n. 2.889/56 no somente o define no art. 1, como igualmente pune a associao de mais de trs pessoas para sua prtica (art. 2) e aquele que incita, direta e publicamente, algum a cometer os delitos previstos no art 1 (art. 3). Prosegue Fbio Ramazzini Bechara esclarecendo que o genocdio tambm foi regulado pelo Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, qual foi ratificado por Decreto presidencial, e anteriormente tambm ratificado pelo Congresso Nacional. Esta norma internacional, vigente no ordenamento interno, ento estabeleceu que quem seria competente para julgar o crime de genocdio, entre outros, seria o Tribunal Penal Internacional (TPI). No entanto, a aplicao da norma internacional orienta-se pelo princpio da complementaridade, o que, em outras palavras, expressa o seu carter subsidirio e supletivo em face da ordem interna. O artigo 17 do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional dispe que: Art. 17 Questes relativas admissibilidade (...) 2 - A fim de determinar se h ou no vontade de agir num determinado caso, o Tribunal, tendo em considerao as garantias de um processo equitativo reconhecidas pelo direito internacional, verificar a existncia de uma ou mais das seguintes circunstncias: a) O processo ter sido instaurado ou estar pendente ou a deciso ter sido proferida no Estado com o propsito de subtrair a pessoa em causa sua responsabilidade criminal por crimes da competncia do Tribunal, nos termos do disposto no artigo 5.; b) Ter havido demora injustificada no processamento a qual, dadas as circunstncias, se mostra incompatvel com a inteno de fazer responder a pessoa em causa perante a justia; c) O processo no ter sido ou no estar a ser conduzido de maneira independente ou imparcial, e ter estado ou estar a ser conduzido de uma maneira que, dadas as circunstncias, seja incompatvel com a inteno de fazer responder a pessoa em causa perante a justia. 3 - A fim de determinar se h incapacidade de agir num determinado caso, o Tribunal verificar se o Estado, por colapso total ou substancial da respectiva administrao da justia ou por indisponibilidade desta, no estar em condies de fazer comparecer o arguido, de reunir os meios de prova e depoimentos necessrios ou no estar, por outros motivos, em condies de concluir o processo. Ento apenas quando apaream estes pressupostos do Art. 17 do Estatuto de Roma que a ordem interna ceder a internacional.

11

1.3 Lei n. 8.072, de 25 de julho de 1990 O objetivo da Lei n. 8.072/90 era a princpio o atendimento do que dizia o inciso XLIII do Art. 5 da Constituio Federal, porm a lei, segundo Antonio Lopes Monteiro, alm de definir o crime hediondo para efeitos desse preceito da Carta Magna, determinou outras providncias. Esta lei ento trouxe normas de Direito Processual Penal e at mesmo de execuo da pena. Em relao a aplicao da lei no tempo Fbio Ramazzini Bechara ensina, que a lei, como um todo, no retroage para alcanar os fatos anteriores sua entrada em vigor, inclusive, em relao s normas de direito processual. A qualificao do crime como hediondo acarreta o tratamento penal e processual mais rigoroso, sendo vedada a aplicao compartilhada ou dividida da norma em relao aos fatos anteriores. A sociedade exigia um meio de por fim ao ambiente de insegurana vivido no Brasil e assim acabaram surgindo os dispositivos duros que combatem os crimes hediondos. A edio da Lei se deu em um momento de pnico que atingia alguns setores da sociedade brasileira, principalmente com relao aos seqestros no Rio de Janeiro, a lei queria inovar, porm a pressa com que foi elaborada talvez explique as imprecises contidas e os conflitos gerados. Esclarece Fernando Capez a respeito da lei que:O sistema legal por sua prpria rigidez, deixou pouco campo para a avaliao discricionria da especial repugnncia da conduta no caso concreto: se esta se enquadrar em um dos tipos selecionados como hediondos, quase nenhuma margem interpretativa sobrar para o julgador. Assim, tanto o beijo lascivo quanto o coito anal cometidos consensualmente contra vtima no maior de 14 anos configuram atentado violento ao pudor e so considerados como crimes hediondos, embora haja enorme diferena na lesividade de um e de outro. O objetivo da lei seria diminuir a criminalidade e criar um clima de maior segurana na populao, porm o cometimento dos crimes hediondos no diminuiu, bem como continuou a aumentar, provando que no apenas o simples aumento da pena ou seu cumprimento integral em regime fechado resolveria o problema, mas sim a certeza da punio. Sobre o assunto se manifesta Antonio Lopes Monteiro dizendo que: At que no haja uma profunda reforma no trato da questo criminal, comeando pelo inqurito policial at o sistema penitencirio, reforma essa que traga uma confivel investigao policial e uma certeza da imediata condenao e real cumprimento da pena, continuaremos a assistir a edio de leis como a de n. 8.072/90 de muita polmica e pouca eficcia. Assim, se observa que as diversas crticas a lei no so infundadas, realmente foi elaborada com muitas imprecises e no alcanou o objetivo de diminuio da criminalidade.

12

1.4 Lei n. 8.702/90 e a Comoo Nacional A Lei de Crimes Hediondos desde sua criao teve forte vinculao com os casos de comoo nacional, que so despertados nos brasileiros aps a ocorrncia de crimes violentos, a populao sempre exige do Congresso Nacional uma resposta a violncia solicitando aprovaes de mudana na legislao penal. O surgimento da Lei 8.072/90 ocorreu de forma rpida como um meio de resposta a violncia que aumentava no Brasil, principalmente com a onda de seqestros ocorridos no Rio de Janeiro no fim dos anos 80. Ensina Marisya Souza e Silva que: A Lei de Crimes Hediondos tambm controversa porque abruptamente aprovada, sem discusso doutrinria e participao da sociedade civil, num momento em que o pnico geral atingia a populao, com roubos, estupros, homicdios e uma onda de seqestros no Rio de Janeiro, culminando com o do empresrio Roberto Medina, irmo do Deputado Federal pelo Estado do Rio de Janeiro, Rubens Medina, fato que provocou a edio da Lei dos Crimes Hediondos. Alm do seqestro de Roberto Medina outro que culminou na criao da Lei foi o do empresrio Ablio Diniz em 11 de dezembro de 1989, ento na poca vicepresidente do Grupo Po de Acar, que muito foi acompanhado pela mdia e pela populao em geral. Foi, portanto, devido ao aumento crescente da criminalidade violenta que foi elaborada a Lei, existia uma preocupao na conteno do crime, foi promulgada sob forte clamor e presso, por isso a pressa e o rigor com que surgiu e as imprecises observadas. Olvidou-se do homicdio no rol dos crimes hediondos e como as mudanas na lei sempre se discutem apenas quando em clima de tenso e emoo foi apenas em 1994, aps o assassinato da atriz Daniela Perez, que ocorreu no dia 28 de dezembro de 1992, que o homicdio passou a fazer parte dos crimes hediondos atravs da Lei n. 8.930/94. Explica Antonio Lopes Monteiro que o projeto de lei que deu origem Lei n. 8.930/94 foi incentivado por uma campanha liderada pela escritora Glria Perez, me da atriz, e por Joclia Brando, me de Miriam, menina seqestrada e morta em Belo Horizonte, em 1993. A Lei dos Crimes Hediondos confirma tendncia da ltima dcada de adoo de poltica criminal mais repressiva do Estado com o fim de mostrar sua eficincia e capacidade de oferecer segurana populao, por seu poder de punir. E, tambm, a fora da mdia no nosso meio, tanto que, quando uma intensa campanha foi feita, com o apoio da mdia, a proposta de incluso do homicdio qualificado no rol dos crimes hediondos foi votada e aprovada, com a edio e promulgao da Lei 8.930, de 06.06.1994. A populao em geral no entende que as normas penais no tm capacidade para mudar a realidade do Brasil, que vem sofrendo aumento da criminalidade e da violncia, o que ocorre devido pobreza e as desigualdades sociais. Marisya Souza e Silva dispe que: V-se que qualquer conduta criminosa que cause repercusso nacional deve ser denominada de hedionda, sob o pretexto de que somente assim ser possvel combater o aumento da criminalidade. O legislador amplia o rol dos crimes hediondos, tratando situaes diversas de maneira uniforme, de tal sorte que, pela simples natureza do crime, independentemente das circunstncias pessoais dos acusados, todos recebem tratamento extremamente severo, como se, igualmente culpados, merecessem o mesmo tratamento processual penal, o que no justo. Outro exemplo o caso da falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais, que passou a fazer parte da Lei de Crimes Hediondos aps os acontecimentos de 1998, foi o escndalo da falsificao de medicamentos, que veio a publico atravs da mdia, quando o governo descobriu diversos medicamentos falsificados nas farmcias. Como explica Antonio Lopes Monteiro: E, como nas situaes anteriores, seqestros (extorso mediante seqestro) e homicdios clamorosos, mais uma vez o Direito Penal foi chamado a dar uma resposta, como se, rotulando de hedionda esta ou aquela conduta, num passe de mgica, o problema estivesse resolvido. A opinio pblica mais uma vez exigia mudanas na lei, a sociedade e a mdia queriam que fossem aumentadas as penas para tais condutas, definidas como crimes pelos Arts. 272 a 275 do Cdigo Penal, e mais uma vez o Legislativo agiu rpido fazendo surgir assim a Lei n. 9.695, de 20 de agosto de 1998. Mais recente, aps a deciso do STF de que a progresso do regime para os crimes hediondos ocorreria como para os crimes

13

comuns aps o cumprimento de 1/6 (um sexto) da pena, que ser estudada no terceiro captulo, os projetos de lei que visavam alterao da Lei n. 8.072/90, e assim regulavam a deciso do STF proferida em 23 de fevereiro de 2006, tornando mais rigorosa a progresso da pena dos condenados por crimes hediondos, foram colocados em pauta para a votao na Cmara de Deputados, no dia 14 de fevereiro de 2007, somente aps a morte do menino Joo Hlio, de 06 anos, no Rio de Janeiro, crime que ocorreu de forma brutal, assaltantes arrastaram o garoto, pois este no conseguiu se soltar do cinto do carro que estavam roubando. Outra vez um caso de comoo nacional que implicou na alterao da Lei 8.072/90. Atravs destes projetos surgiu a Lei 11.464/07 que passou a regular que a progresso do regime, nos crimes hediondos, ocorreria aps o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena se ru primrio e 3/5 (trs quintos) se reincidente. Nota-se que a opinio pblica continua com a mesma impresso de que a quantidade da pena e a priso funcionam como forma de aumentar a segurana como se significasse rigor, eficincia e tranqilidade para a sociedade, como se prevenisse o crime, quando na realidade o que afasta o cometimento do delito a certeza de que ocorrer uma punio.

14

Consideraes Finais Entende-se que os crimes hediondos realmente devem ser julgados e punidos de forma mais rigorosa, porm, no como vinha acontecendo com a proibio da progresso de regime vez que isto no ressocializava o preso, uma das principais funes da pena. 47 Concorda-se com a deciso do STF quanto parte de se tratar de dispositivo inconstitucional a antiga redao do 1 do Art. 2 da Lei n. 8.072/90 e tambm com a recente Lei n. 11.464/07 que altera o dispositivo impondo novo perodo para a concesso do direito de progresso j que a necessidade de cumprimento de 1/6 (um sexto) da pena para a concesso de progresso para regime mais brando aplicado a todos os crimes no deveria ser usado tambm em relao aos crimes hediondos.

15

Bibliografia

BASTOS, Celso Ribeiro. Comentrios Constituio do Brasil. v. 2. So Paulo: Saraiva, 2004 BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. Traduo Lucia Guidicini, Alessando Berti Contessa. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2005. BECHARA, Fbio Ramazzini. Legislao penal especial: (crimes hediondos, abuso de autoridade, txicos, contravenes, tortura, porte de arma e crimes contra a ordem tributria). 2. ed., rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2006. CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal. v. 1: parte geral. 9. ed., rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2005. CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal. v. 2: parte especial. 6. ed., rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2006. CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal. v. 4: legislao penal especial. So Paulo: Saraiva, 2006

16

You might also like