You are on page 1of 1

2

Universidade Estadual de Campinas 26 de novembro a 2 de dezembro de 2007

OPINIO
Desafios, limites e novas pistas no retorno de Marx
ALVARO BIANCHI
Foto: Divulgao

ALVARO BIANCHI
formas do imperialismo. A caracterizao do neoliberalismo como um momento atual do capitalismo tem motivado importantes debates e os problemas tericos da anlise desse momento tem exigido uma abordagem inovadora tanto da teoria do valor, como da teoria do imperialismo. Em segundo lugar, a crtica da diviso do trabalho enfrenta a anlise das transformaes nos processos de trabalho decorrentes da utilizao de novas tecnologias e da reorganizao gerencial do espao da produo de mercadorias por meio dos processos de reengenharia, terceirizao, downsizing, etc., bem como o estudo da reao das classes trabalhadoras a esses processos. Aqui os problemas tericos mais importantes so a relevncia do trabalho como uma categoria chave da anlise social, a permanncia das classes trabalhadoras como sujeitos sociais ou polticos, a nova morfologia dessas classes e as prticas de resistncia e emancipao afirmadas por elas. Em terceiro lugar, a crtica da poltica tem tratado das novas formas que a dominao poltica capitalista assumiu, bem como os movimentos de oposio a essa dominao, em um contexto no qual o regime democrtico liberal d sinais em nosso pas de uma longevidade sem precedentes e o neoliberalismo impe uma profunda reconfigurao das relaes entre poltica e economia. As questes apresentadas nesta direo dizem respeito fundamentalmente definio do Estado-nao e da poltica. Discusses sobre as formas atuais do Estado capitalista e sua relao com as classes sociais, liberdade e igualdade, nao e nacionalidade, estratgia socialista no sculo XXI e a emergncia de novos atores polticos tm recebido forte ateno por parte dos pesquisadores. Por ltimo, a crtica da ideologia encontra-se s voltas com a anlise do processo de mercantilizao das relaes sociais e o novo lugar funcional que a cultura, aproximando-se da economia, passou a ter na organizao do modo de produo capitalista. Na medida em que a produo esttica passou a integrar o processo de produo de mercadorias, novos problemas foram colocados para a pesquisa crtica. O debate sobre o ps-modernismo e a lgica cultural do capitalismo embora tenha arrefecido nos ltimos anos, permanece importante. Os desafios levantados por essas quatro crticas so grandes e um novo retorno a Marx tornase necessrio para esses estudos merecerem o adjetivo marxista. No se trata mais de encontrar o verdadeiro Marx para contrap-lo s interpretaes consideradas desviantes. Se h algo que o sculo XX ensinou foi a duvidar dos dogmas. Esse retorno s far sentido se enfrentar de modo crtico os desafios impostos pela sua obra, reconhecer seus limites e encontrar nela novas pistas para a anlise do presente.
Alvaro Bianchi professor do Departamento de Cincia Poltica do Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da Unicamp (IFCH) e diretor do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx)

m outubro 1997, quando as bolsas de valores de Hong Kong comeavam a cair alimentando uma espiral de pnico e crashes, John Cassidy narrou nas pginas da cultuada revista New Yorker um interessante dilogo que manteve com um amigo seu, executivo de um grande banco de investimentos em Wall Street. Quanto mais tempo passo em Wall Street mais convencido fico de que Marx estava certo, disse o executivo. Vrios pnicos e crashes depois, em maro de 2005, o Financial Times comentava que Colin Graham, da Merrill Lynch Investment Management, aconselhava seus ouvintes a terem cautela com os hedge funds relembrando o que havia aprendido em seus primeiros dias na empresa justamente naquele fatdico outubro de 1997: nosso chefe saiu e comprou Das Kapital para ver o que ocorreria quando o capitalismo russe. As vozes provenientes dos lugares mais inesperados anunciando que Marx estava vivo se tornaram mais fortes e numerosas nos ltimos anos. Repetidamente, o autor dO capital foi interpretado por inesperados leitores como um profeta da globalizao, um arauto do colapso do capitalismo ou um defensor do determinismo econmico. Mas no foi apenas por leitores apressados e amedrontados que Marx foi lembrado. A reemergncia do conflito social e os movimentos altermundialistas de resistncia s polticas neoliberais encontraram muitas vezes na obra de Marx um ponto de apoio e uma fonte de inspirao. A retomada da mobilizao sindical na Europa a partir de 1995; os protestos que tiveram lugar depois da manifestao de Seattle por ocasio da reunio da Organizao Mundial do Comrcio, em 1999; a organizao do Frum Social Mundial a partir de 2001; e os levantes populares que ocorreram na Argentina, Equador e Bolvia, nos primeiros anos deste sculo, desenharam um contexto favorvel difuso da teoria marxista.

Platia na ltima edio do Colquio Internacional Marx e Engels, realizado na Unicamp entre 6 e 9 de novembro

Revalorizao internacional
Desde que sua ensima morte foi anunciada, imediatamente aps a queda do muro de Berlim, jovens pesquisadores (e outros nem tanto) se puseram a trabalhar sobre as runas de uma apropriao dogmtica do marxismo. A crtica transformao pelo stalinismo do marxismo em uma ideologia de Estado implicava encarar o desafio de uma reconstruo crtica do pensamento de Marx. Aos poucos o trabalho desses pesquisadores assentou as bases para uma lenta, mas segura revalorizao da obra de Marx na qual as certezas eram deixadas de lado para abrir lugar pesquisa paciente e rigorosa. J em meio

aos escombros era possvel vislumbrar esse trabalho, mas ele comeou a emergir e a tornar-se mais visvel em 1995 com a realizao do Congrs Marx International, organizado pela revista Actuel Marx. Em sua primeira edio o congresso aglutinou cerca de cem revistas e instituies constituindo uma rede plural de pesquisadores. Um ano depois, teve lugar na University of MassachusettsAmherst, no Estados Unidos, a conferncia Politics and Languages of Contemporary Marxism, organizada pela Association for Economic and Social Analysis e pela revista Rethinking Marxism. O Congrs Marx International realizou em 2007 seu quinto encontro, mesmo nmero de edies que a Rethinking Marxism Conference completou no ano anterior. Mais recentemente, a revista britnica Historical Materialism, publicada desde 1997, iniciou uma importante srie de conferncias anuais. Tambm merece destaque o evento, embora de menor dimenso, organizado em 2006 pela revista Capital & Class, tambm na Inglaterra, bem como a URPE Summer Conference, que tem lugar anualmente desde 2001 nos Estados Unidos, promovida pela Union of Radical Political Economics.

A experincia do Cemarx
O desenvolvimento dessa revalorizao da obra de Marx seguiu no Brasil um ritmo desigual e combinado. A ascenso s esferas de poder nacionais e subnacionais de partidos e lideranas polticas que em algum momento tiveram o marxismo como uma referncia produziu um fenmeno de transformismo de intelectuais que passaram a ocupar posies nos aparelhos de Estado abandonando uma perspectiva crtica. Contraditoriamente foi na tentativa de compreender o que estava ocorrendo no Brasil e no

mundo que o marxismo foi novamente convocado a ocupar um lugar de destaque no debate contemporneo. As universidades brasileiras no so o locus exclusivo dessa revalorizao, mas tm, sem dvida, um importante papel. Expresses desse movimento so as atividades do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), sediado no Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade Estadual de Campinas e a organizao por esse Centro do Colquio Internacional Marx e Engels. Desde 1999 o Colquio realizado bianualmente, reunindo pesquisadores de todo o pas e convidados internacionais que assumem o pensamento de Marx e Engels como um objeto de pesquisa e/ou como um mtodo de investigao. A evoluo desse evento surpreende. No 1 Colquio, em 1999, foram apresentados 31 trabalhos. Em sua 5 edio realizada entre 6 e 9 de novembro de 2007, inscreveram-se 300 comunicaes e 100 painis e foram selecionados para participar do evento 160 comunicaes e 73 painis. Experincias similares, algumas delas explicitamente inspiradas no Cemarx, comeam a surgir em outras universidades. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, os professores Alosio Teixeira e Jos Ricardo Tauile, falecido em 2005, criaram no Instituto de Economia o Laboratrio de Estudos Marxistas. Na Universidade do Estado da Bahia, foi fundado em 2006 um centro de estudos homnimo ao da Unicamp. Em 2007 tiveram incio as atividades do Ncleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo na Universidade Federal Fluminense. Na Universidade de So Paulo foi realizado, neste ano, sob a iniciativa dos professores Ricardo Musse e Ruy Braga, ambos do Departamento de Sociologia, o 1 Col-

quio Marx e os Marxismos. Tambm em 2007 ocorreu em Salvador o 3 Encontro Brasileiro de Educao e Marxismo, reunindo quase mil participantes. O marxismo tem marcado presena tambm nas associaes nacionais de pesquisa e ps-graduao. Merecem destaque o Grupo de Trabalho Marxismo, ativo desde 2003 na Associao Nacional de Ps-graduao em Filosofia; o Simpsio Marxismo e Multidisciplinaridade realizado em 2007 no espao da Associao Nacional de Histria; e o Seminrio Temtico Marxismo e Cincias Sociais, realizado no 31 Encontro da Associao Nacional de PsGraduao e Pesquisa em Cincias Sociais, em 2007. Por ltimo caberia citar a intensa atividade editorial que tem distinguido a recente evoluo do marxismo brasileiro. Revistas como Crtica Marxista, Outubro, Margem Esquerda e Novos Rumos j se encontram plenamente consolidadas, deixando para trs uma longa linhagem de publicaes efmeras ou espordicas. A publicao de novas edies de obras de Marx pelas editoras Civilizao Brasileira e Boitempo, o relanamento dos seis volumes da Histria do Marxismo no Brasil, pela editora da Unicamp, e a reedio da monumental Histria da Revoluo Russa de Leon Trotsky pela jovem editora Sundermann, marcam esse novo momento editorial.

Novas direes para a pesquisa


Quatro parecem ser as direes sobre os quais esse diversificado movimento de renovao dos estudos marxistas tem fixado a ateno. Em primeiro lugar o desenvolvimento da crtica da economia poltica tem assumido como objeto as transformaes da economia capitalista e, particularmente, os fenmenos de mundializao e financeirizao do capital e as novas

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas


Reitor Jos Tadeu Jorge Coordenador Geral Fernando Ferreira Costa Pr-reitor de Desenvolvimento Universitrio Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva Pr-reitor de Extenso e Assuntos Comunitrios Mohamed Ezz El Din Mostafa Habib Pr-reitor de Pesquisa Daniel Pereira Pr-reitor de Ps-Graduao Teresa Dib Zambon Atvars Pr-reitor de Graduao Edgar Salvadori de Decca Chefe de Gabinete Jos Ranali

Elaborado pela Assessoria de Imprensa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Periodicidade semanal. Correspondncia e sugestes Cidade Universitria Zeferino Vaz, CEP 13081-970, Campinas-SP. Telefones (0xx19) 3521-5108, 3521-5109, 3521-5111. Fax (0xx19) 3521-5133. Site http://www.unicamp.br/ ju. E-mail leitorju@reitoria.unicamp.br. Coordenador de imprensa Eustquio Gomes. Assessor Chefe Clayton Levy. Editores lvaro Kassab e Luiz Sugimoto. Redatores Carmo Gallo Netto, Hlio Costa Jnior, Isabel Gardenal, Jeverson Barbieri, Manuel Alves Filho, Maria Alice da Cruz, Nadir Peinado, Raquel do Carmo Santos, Roberto Costa e Ronei Thezolin. Fotografia Antoninho Perri e Antnio Scarpinetti. Edio de Arte Osas de Magalhes. Servios Tcnicos Dulcina Bordignon e Edison Lara de Almeida. Impresso Prisma Printer Grfica e Editora Ltda (19) Fone/Fax: 3229-7171. Publicidade JCPR Publicidade e Propaganda: (0xx19) 3232-2210. Assine o jornal on line: www.unicamp.br/assineju

You might also like