You are on page 1of 70

Plone 3, Manual do Usurio Krei

Plone 3, Manual do Usurio


Manual do Usurio para criadores e gerenciadores de contedo Plone.

1. Introduo
Resumo conceitual do Plone

1.1. Resumo Conceitual


Explicao do Plone como um sistema de gerenciamento de contedo

O Que o Plone?
O Plone um sistema de gerenciamento de contedo (CMS) que pode ser usado para construir um website. Com o Plone, pessoas comuns podem contribuir com contedo para um website sem o auxlio de um guru de informtica. O Plone funciona na web, ento no necessrio instalar nenhum programa especfico em seu computador. Pretende-se que a palavra contedo tenha um significado geral, porque possvel publicar muitos tipos de informao, inclusive:

Um website em Plone contm vrios tipos de contedo, inclusive textos, fotos e imagens. Esses podem ter vrias formas: documentos, notcias, eventos, vdeos, arquivos de udio, qualquer tipo de arquivo e dado que possa ser adicionado ou criado em um website. O contedo tambm pode ser adicionado a partir do seu computador local. Voc pode criar pastas em um website em Plone para armazenar contedo e criar uma estrutura de navegao:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

Voc Gosta de Borboletas


Se voc quiser adicionar um contedo sobre borboletas, pode adicionar uma pasta chamada Borboletas e, ento, adicionar um texto a uma pgina da web dentro da pasta:

E tambm pode adicionar alguns fotos de borboletas pasta:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

Voc pode adicionar muitos tipos de contedo a uma pasta, inclusive sub-pastas. Depois de adicionar algumas informaes e vdeos pasta Borboletas, o contedo seria organizado da seguinte forma, com duas sub-pastas dentro da pasta Borboletas:

O Que Acontece nos Bastidores


Voc talvez se pergunte como tudo isso funciona. Um website em Plone tpico como uma instalao do programa Plone em um servidor da web. Um servidor de website pode estar em qualquer lugar, muitas vezes em uma companhia de hospedagem de websites dentro de um rack de computadores, todos dedicados hospedagem de websites:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

O diagrama mostra uma grande quantidade de cabos que conectam individualmente os computadores, tambm chamados de servidores, Internet, em conexes de banda larga. O seu site em Plone apenas um programa com um banco de dados instalado em um dos computadores. Quando voc digita ou clica em seu computador, dados so enviados atravs dos cabos da rede e dos canais de comunicao da Internet para interagir com a sua instalao de Plone que est no servidor. Vamos simplificar o diagrama, mostrando como ocorre a interao com o Plone:

Por meio do seu navegador Firefox, Safari, Internet Explorer, etc , voc v e edita seu website em Plone, e as mudanas so armazenadas pelo programa Plone em seu sistema de armazenamento do banco de dados. Imagine, por exemplo, que o seu website em Plone de borboletas esteja localizado no meusite.com.br. Aps digitar www.meusite.com.br em seu navegador e apertar Enter, a seguinte seqncia de eventos acontece; ao mesmo tempo em que o seu navegador se comunica com o servidor da web em www.meusite.com.br:

O programa Plone responde:

O Plone l seu banco de dados para buscar a informao armazenada em www.meusite.com.br. Em seguida, envia a pgina da web de volta ao seu computador, atravs de um cdigo chamado HTML trata-se de uma linguagem de programao que descreve a aparncia de uma pgina da web. Ela inclui textos, grficos, fontes, a cor do plano de fundo, etc. Existem muitos recursos online que podem ensinar detalhes do HTML, mas uma das vantagens do Plone que voc no precisa conhecer (muito) sobre esse cdigo. Este um dos fundamentos do Plone e de outros programas similares da web: permitir que voc se concentre em seu contedo, como, por exemplo, textos e grficos de borboletas, em vez de aprender uma nova linguagem de programao. De volta ao resumo. Quando o seu navegador apresenta (traduz) este HTML, voc v, como resultado, uma pgina da web:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

Ao ver a sua pgina da web de borboletas, voc pode escolher mud-la, ou acrescentar mais contedo. Tambm possvel adicionar fotos, documentos, etc, a qualquer momento:

Depois de editar e clicar salvar alteraes, a nova verso da pgina da web estar disponvel imediatamente para qualquer pessoa que esteja navegando em seu site:

1.2. A Aparncia dos Websites em Plone


O Plone permite que os administradores e designers do website criem aparncias nicas de sites. Aqui est um resumo do layout Plone e alguns exemplos de aparncias. Como o visual de um site em Plone? Por muitos anos houve uma aparncia consistente para o visual padro do Plone. A aparncia padro geralmente a seguinte:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

O website em Plone que voc for usar pode ter um modelo completamente diferente deste, mas preciso que haja alguns elementos em comum, como um link de acesso e um painel de navegao, ou menu. Na aparncia padro, o menu de navegao est na rea esquerda e geralmente aparece como uma lista com recuo das pastas do site. Tambm pode ser que haja um conjunto de abas na faixa de Acesso, Localizao de Informao, ao topo. Existem diferenas entre a aparncia de um website e a sua funcionalidade. Se a inteno for apenas realizar um trabalho, concentre-se na funcionalidade e no se preocupe muito com o visual e o layout do website. Um dos pontos fortes do sistema de gerenciamento de contedo Plone que o website pode ser radicalmente remodelado para um novo visual, sem que isso afete o contedo e a funcionalidade. O menu de navegao pode ser movido da esquerda para a direita, mas funcionar da mesma forma. A rea direita pode ser excluda, quando alguma funcionalidade normalmente presente ali no for necessria. As reas esquerda, ao centro e direita, como demonstram as figuras acima e abaixo, podem ser mudadas para reas ao topo, ao meio e ao fim, e mesmo assim ainda ser um website em Plone. Usaremos a aparncia padro do Plone como um exemplo de divises tpicas da tela:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

Talvez seja preciso adaptar esses termos, quando necessrio, para a nomenclatura usada na aparncia do seu website em Plone. Existem vrios termos que podem descrever as propriedades da tela, como espaos direita e esquerda para as reas de coluna direita e esquerda, portlets ou viewlets para as reas discretas ou caixas, e diversos outros termos. Podemos selecionar, por exemplo, trs websites da lista de websites em Plone para fazer uma comparao:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

Este o website para Akamai, um dos provedores mais importantes de ferramentas online e servios de alto desempenho para a web. A rea do cabealho apresenta as opes do menu com um texto simples para as cinco reas principais de contedo, dispostas logo abaixo, horizontalmente. direita, o cabealho contm outro menu horizontal e uma caixa de busca. A parte de baixo do cabealho teria informaes de acesso, para o uso dos mantenedores do website. O grfico principal do topo esquerda uma rea de foco para grficos que devem chamar a ateno e tpicos atuais. H uma rea principal no centro esquerda, onde est localizado o texto principal. A coluna direita possui uma srie de portlets. O rodap contm um menu horizontal, que repete as opes do cabealho, por convenincia. H uma coluna extrema direita que possui configuraes de zoom.

Plone 3, Manual do Usurio Krei

Este o website para a revista Discover. A rea do cabealho contm um grande menu horizontal -- que pode ser chamado de "menu principal" --, um menu menor horizontal no canto direito e uma caixa de busca. Este site possui muitos "portlets" textuais que designam reas de determinados tpicos, divididos em trs reas em colunas; esquerda, ao centro e direita. O topo da coluna ao meio contm uma rea central com um vdeo. Grandes caixas interativas podem ser encontradas por toda a parte. O rodap contm informaes de identificao bsicas do site e o link "about us". Para um grande website como o da revista Discover, os mantenedores do site fazem seu acesso atravs de telas de edio personalizadas, e h muita automatizao para a alimentao dos dados -- o Plone utiliza o Zope, um sistema de armazenamento sofisticado, e o Python, uma tima linguagem de programao, que facilita a transmisso inteligente do fluxo de texto e grfico dentro do website.

O ltimo exemplo a ser observado o site da Pen State University's Smeal College of Business. O cabealho contm um logo, um menu horizontal para as reas de tpicos principais e uma caixa de busca direita. H um menu principal do site esquerda -- o mais tradicional para um website em Plone. Uma grande rea grfica contm uma animao central. H outro pequeno centro grfico na coluna esquerda. Trs colunas de texto preenchem a aparncia acima do rodap. Os mantenedores deste website tambm fazem seu acesso atravs de uma pgina personalizada, onde o acesso e a informao do usurio aparecem de comprido na parte superior da rea do cabealho. Afinal, qual o visual de um website em Plone? Tradicionalmente, o visual inicial o que est no topo desta pgina, com cabealho, menu, colunas e rodap. Esses trs sites ilustram como os designers geralmente combinam as reas centrais, os menus verticais e horizontais, os "portlets" e o contedo textual, em diversas colunas. O maquinrio por trs de tudo o Plone, o Zope e o Python, mas a aparncia, "tema" ou "modelo" pode ter o visual escolhido pelo designer.

1.3. Contas e Papis de Usurios no Plone


O fundamental sobre o uso de uma conta em um website em Plone, a distino entre navegao annima e "com acesso" e a descrio dos papis dos usurios. Os websites em Plone possuem diversas formas, desde websites pessoais, com apenas um usurio, a websites de comunidades, organizaes e empresas, que podem ter centenas de usurios. Cada pessoa que adiciona contedo a um website em Plone tem sua prpria conta de usurio. Uma conta de usurio inclui um nome de usurio e uma senha. Alguns sites em Plone permitem que as pessoas se registrem ao visitar o site, clicando em um link de Cadastro e preenchendo informaes bsicas de usurio. Outros sites tm contas de usurios criadas pelos seus administradores -- neste caso, as pessoas normalmente recebem emails com os detalhes de sua conta. Independente de como for criada, uma conta de usurio do Plone permite que uma pessoa acesse ao digitar seu nome de usurio e senha. As senhas distinguem letras maisculas de minsculas, portanto, preciso ateno no momento da digitao. Se sua senha for xcFGt6v, por exemplo, voc deve digit-la exatamente dessa forma para que ela funcione. So preferveis as senhas com variedade de caracteres, em vez de palavras, como "raposa" ou "estrada", j que so mais difceis de serem adivinhadas e, portanto, mais seguras.

Navegao Annima x Navegao Autenticada


A distino entre navegao annima e autenticada (com acesso) muito importante:

Navegao Annima

Plone 3, Manual do Usurio Krei

10

Esta a experincia comum de uma pessoa que navega na web. Ela digita o endereo de um website no navegador e v pginas, assiste a vdeos, v imagens, mas no precisa se cadastrar. por isto que este modo chamado annimo: qualquer pessoa pode faz-lo. Note a presena do link de acesso na imagem abaixo (topo direito). Se h um link de acesso presente, voc no entrou -- est navegando no website anonimamente, como visto na seguinte imagem de um website novo em Plone:

Navegao Autenticada (Com Acesso)


Voc conhece a experincia na web no modo autenticado se j utilizou um website de banco, carto de crdito ou qualquer outro website que possua uma conta de usurio. Um website de banco permite ver informaes da conta, preencher formulrios, transferir fundos, entre outras aes, mas apenas aps o acesso. Um website em Plone no muito diferente, exceto pelo fato de poder fazer coisas mais sofisticadas. Compare a imagem de uma tela abaixo, capturada aps um usurio chamado "Joo da Silva" ter feito seu acesso. Prximo ao topo direito voc pode ver um link com o nome de Joo da Silva e um link para finalizar o acesso. Tambm h outra diferena importante no acesso -- a rea principal ao meio agora possui uma faixa verde no cabealho, com abas. Esse tipo de faixa no cabealho fica presente quando um usurio tem permisso para modificar uma rea do website. Joo da Silva tem permisso para modificar esta rea principal. As abas na faixa verde do cabealho para a rea principal podem variar, mas certo que haver uma interface com abas de uma cor verde especfica. Na seguinte foto da tela, o usurio Joo da Silva entrou em um website novo em Plone:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

11

Papis dos Usurios


A distino entre os diferentes papis dos usurios tambm importante em um website em Plone. Para ilustrar o caso mais simples, consideremos dois papis de usurio: um chamado membro e outro, gerenciador. Note os diferentes direitos ou "poderes" desses dois papis:

Membro
tem uma conta de usurio e, portanto, pode acessar pode adicionar contedo, mas apenas em determinadas reas; no pode modificar nada fora dessa rea. Muitas vezes, os usurios recebem uma "rea pessoal" -- seu espao pessoal, onde podem adicionar contedo. no pode publicar contedo para que fique visvel ao internauta annimo, mesmo o contedo que tenha adicionado; apenas uma pessoa com o papel de gerenciador pode aprovar contedo para publicao.

Gerenciador
tem uma conta de usurio e, portanto, pode acessar pode adicionar contedo em qualquer lugar e tem o poder de modificar qualquer coisa pode publicar qualquer contedo

Plone 3, Manual do Usurio Krei

12

Quando voc cria sua nova conta em um website em Plone, deve receber informaes que indiquem onde voc tem permisso para adicionar contedo aps acessar. Depois do acesso, se voc entrar em uma pasta onde tem permisso, ver uma faixa no cabealho de cor verde, com abas para contedo, viso, edio, propriedades, compartilhamento:

Voc poder explorar essas abas, para encontrar diferenas entre elas, mas aqui esto suas descries, para ajud-lo a comear: Contedo - mostra uma lista dos itens contidos na pasta Viso - mostra a viso que um internauta annimo tem Edio - mostra um painel para modificar a Viso Regras - mostra um painel para controlar como um item criado e gerenciado Compartilhamento - mostra um painel para estabelecer os direitos de outros usurios de ver ou editar contedo Histrico - mostra o histrico de modificao de um item Tambm h menus na parte de baixo da faixa verde no cabealho, Exibio, Adicionar item, e Estado:

Tambm explore esse menu. Aqui est sua descrio bsica: Exibio - mostra as opes do menu para configurar o tipo de exibio (viso tabular, viso sumria, etc. Adicionar item - imagens, pginas, pastas, etc. Estado - mostra as opes do menu para configurar o estado da publicao (privado, rascunho pblico, pblico, etc.) Esses menus e abas oferecem as principais maneiras de se interagir com o Plone. Voc se familiarizar com elas, na medida em que aprender mais sobre como gerenciar um website em Plone.

1.4. Acesso
O que esperar ao acessar um website em Plone Quando voc visita um website em Plone anonimamente, ou recebe o endereo para manuteno do site, voc v um boto de acesso parecido com este:

Depois de clicar no link acesso, voc ver um formulrio de acesso onde deve digitar seu nome de usurio e senha:

Aps acessar um website em Plone, voc ver alguma indicao do seu nome, geralmente ao longo do topo na faixa embaixo do cabealho. Para controlar suas preferncias pessoais, basta clicar em seu nome; o que ser abordado em seguida.

1.5. Configurando Suas Preferncias

Plone 3, Manual do Usurio Krei

13

Aps acessar um website em Plone, voc pode modificar suas preferncias pessoais, como informaes sobre sua identidade e opes de configuraes do website. Aps ter feito seu acesso, seu nome completo aparecer ao lado direito da faixa do cabealho. Clique em seu nome para ir sua rea pessoal, chamada painel:

Voc o ver da seguinte forma: Quando voc acessar pela primeira vez, seu painel estar vazio, como a mensagem Info explica. Os portlets so "vises" especficas de diferentes tipos de contedo. Voc pode escolher quais voc quer em seu painel, ao clicar na aba Edio, mas trataremos disso mais tarde. Primeiro, veja os links Perfil e Preferncias Pessoais no topo direito. Ao clicar no link Perfil, um painel se abre, mostrando sua foto em seu perfil pessoal, caso ela tenha sido adicionada: Aps criar contedo no website, voc pode voltar aqui para v-lo listado organizadamente. A aba Edio no perfil, ou o link Preferncias Pessoais discutido acima, abrir o painel de preferncias pessoais:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

14

Os dados que voc pode alterar incluem: Nome Completo - Caso seu nome for comum, inclua a inicial do seu primeiro sobrenome ou segundo nome. E-mail - OBRIGATRIO - Talvez voc receba emails do sistema do website, ou de um frum de mensagens, se instalado, etc. Quando um item obrigatrio, um pequeno quadrado vermelho aparecer junto ao item. Local - O nome da sua cidade, estado, provncia, ou o que voc queira informar. Idioma - O Plone oferece uma grande variedade de suporte multilngue. Biografia - Introduza uma breve descrio sobre voc, em mais ou menos um pargrafo. Pgina pessoal - Se voc tem seu prprio website ou uma rea em um website de compartilhamento de fotos, por exemplo, introduza seu endereo aqui, se quiser, assim as pessoas podero saber mais sobre voc. Editor de Contedo - Voc pode utilizar o Kupu, que permite a edio de pginas da web com uma boa interface

Plone 3, Manual do Usurio Krei

15

grfica, ou pode usar um painel de edio bsico -- se voc estiver acostumado a escrever em pginas da web atravs do HTML ("cdigo" bsico das pginas da web). A configurao padro utilizar o Kupu -- tambm adotado nesse manual do usurio. Habilitar Edio Externa - Esta caixa permite ativar ou desativar o editor "externo", caso tenha sido instalado pelo administrador do website. O uso de um editor "externo" feito principalmente por designers e programadores da web que editam os cdigos em sua maior parte, mas tambm pode ser vlido para a criao de grande volume de pginas, por meio de linguagens de marcao de texto especializadas. (No se preocupe com essa configurao, caso seu administrador no a tenha mencionado). Listado nas buscas - Desative essa caixa se voc no quiser ser listado nas buscas. Normalmente, esta caixa deve permanecer ativada, j que um dos objetivos mais importantes da maioria dos websites em Plone manter as vias de comunicao abertas. Retrato - A foto do retrato aparecer como uma imagem pequena ou uma imagem em miniatura, sendo ideal o uso de fotos do rosto ou torso superior. Voc pode modificar suas preferncias quando quiser.

1.6. Seu Painel


Um usurio do Plone possui um "painel" pessoal para personalizar sua interface. O Plone possui diversas "vises" integradas de notcias, eventos, itens recentemente modificados, etc. Essas vises, que nada mais so do que uma lista de itens, aparecem em reas retangulares discretas, chamadas portlets. Imagine um portlet como a viso em janela de determinado contedo. O portlet das notcias, por exemplo, oferece uma viso das notcias recentemente publicadas. possvel controlar quais portlets sero visualizados e onde ficaro no painel. A imagem seguinte mostra o que o usurio Maria da Silva veria aps acessar e clicar em seu prprio nome no topo direito para ir sua rea pessoal:

O painel aparece vazio para um novo usurio. Ao clicar na aba editar no painel, pode-se ver quais portlets j esto atribudos -- a viso do painel acima est vazia porque no h contedo disponvel para exibio nos portlets desse website. Aqui esto os portlets padro:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

16

Voc pode ver os portlets de Notcias e Eventos na coluna extrema esquerda, o portlet de Itens Recentes na segunda coluna e o portlet da Lista de Reviso na coluna direita. A terceira coluna no possui um portlet atribudo. Uma nova conta de usurio em um website bsico em Plone ter um painel como visto na imagem, mas em um website personalizado com funes adicionais, talvez haja outras opes de portlets, fazendo com que as colunas do painel fiquem mais preenchidas. Poderia haver portlets para "previso do tempo", "aes da bolsa de valores", "citao do dia", etc., dependendo do que estiver instalado no website (o que requer programas especficos). Dependendo do que estiver instalado no website, o usurio pode personalizar os portlets que quer ver e onde coloc-los dentre as quatro colunas. Assim, para uma tpica conta de usurio do Plone, o painel comearia com os portlets vistos acima, que, mais tarde, seriam preenchidos por notcias, eventos e itens de outros contedos adicionados ao website.

2. Adicionando Contedo
Como adicionar tipos de contedo bsicos a websites em Plone

2.1. Adicionando Contedo Novo


Resumo geral de como adicionar novos itens de contedo no Plone, incluindo definies de cada tipo de contedo padro. Novos itens de contedo so adicionados atravs do menu Adicionar Item:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

17

Adicionar contedo no Plone feito de forma posicionada, ou seja, voc deve navegar at a seo do seu website em Plone onde quer que o novo contedo permanea antes de usar o menu Adicionar Item. claro que se for necessrio, voc pode recortar, copiar e colar os itens de contedo de uma seo para outra.

Tipos de Contedo
No Plone, voc pode usar alguns de Tipos de Contedo para publicar determinados contedos. Para adicionar uma imagem, por exemplo, preciso usar o tipo de contedo Imagem. Abaixo, encontra-se uma lista dos tipos de contedo disponveis e suas respectivas funes, na ordem em que aparecem: Colees As colees so usadas para agrupar e exibir contedo com base em um conjunto de critrios que podem ser estabelecidos. Elas funcionam basicamente como uma busca em um banco de dados. Evento Um evento um tipo de contedo especial e forma de pgina utilizado especificamente para publicar informaes sobre um evento (um trabalho de caridade, um churrasco, etc). Este tipo de contedo tem uma funo que permite ao visitante do site adicionar o evento ao calendrio de seu desktop com o padro iCal ou vCal. Isso inclui aplicativos, como Google Calendar, Outlook, Sunbird e outros. Para adicionar apenas um evento a seu calendrio, clique no link vCal ou iCal ao lado de "Adicionar evento ao calendrio" na viso principal do item de evento.

Com o Plone 3.3 voc tambm pode visualizar todos os eventos em uma pasta de uma vez s (atualmente disponvel apenas no formato iCal). Para baixar o arquivo iCal, adicione @@ics_view ao fim da URL da pasta onde esto os eventos. Se voc ps todos os eventos na pasta eventos na raiz de seu site, por exemplo, v para http://yourdomain.tld/events/@@ics_view. Pretende-se prover um link para esse calendrio iCal dentro da interface do usurio em um futuro lanamento. Arquivo Um Arquivo no Plone um arquivo binrio que voc quer adicionar com a inteno de torn-lo disponvel para ser baixado pelos visitantes de seu site. So exemplos comuns os PDFs, documentos de texto e planilhas de clculo. Imagem O tipo de contedo Imagem usado para adicionar arquivos de imagem (JPG, GIF, PNG), para que voc possa inseri-los nas pginas ou em outros tipos de contedo. Link Tambm chamado de 'Link de website', no deve ser confundido com os links criados via Kupu, o editor visual de pginas do Plone. O tipo de contedo Link freqentemente utilizado para incluir um link para um website externo, como por exemplo: em uma lista de websites recomendados. Item de Notcias

Plone 3, Manual do Usurio Krei

18

Esse tipo de contedo parecido com o Evento, mas usado especificamente para publicar notcias. Tambm possvel anexar uma imagem em miniatura a um Item de Notcias, que aparecer na viso resumida das pastas ao lado do resumo do Item de Notcias. Pgina Uma Pgina no Plone um dos tipos de contedo mais simples disponveis. Use-as para escrever a maior parte das suas pginas da web em seu website em Plone. Nota: Dependendo de quais produtos adicionais voc tenha instalado, talvez veja mais opes em seu menu Adicionar item do que as aqui mencionadas. Para mais informaes sobre esses tipos de contedo adicionais, consulte a documentao do Produto em questo.

Ttulo
Quase todos os tipos de contedo no Plone possuem dois campos em comum: Ttulo e Descrio.

O Ttulo dos itens de contedo, inclusive pastas, imagens, pginas, etc., pode ser o que voc quiser -- voc pode usar qualquer caracter do teclado, at mesmo espaos. Os Ttulos se tornam parte do endereo da web para cada item criado no Plone. Endereos da web, tambm conhecidos como URLs, o que voc digita em um navegador para ir a uma localizao especfica em um website (ou voc pode ir clicando at l), como: www.meusite.com/sobre/pessoal/marcio/biografia ou www.meusite.com/imagens/borboletas/coloridas importante frisar que os endereos da web possuem restries em relao aos caracteres utilizados; por exemplo: espaos no so admitidos. O Plone faz um bom trabalho ao manter os endereos corretos, utilizando equivalentes muito prximos ao Ttulo criado: ele convertido para letras minsculas e os espaos, ou outra pontuao, so substitudos por traos. O endereo da web de determinado item chamado de nome curto no Plone. Quando voc usar a funo Renomear, ver o nome curto junto com o ttulo. Os campos variam de acordo com o tipo de contedo. O tipo de contedo Link, por exemplo, possui o campo URL. O tipo de contedo Arquivo possui o campo Arquivo, e assim por diante.

Descrio
A Descrio aparece no topo das pginas, logo embaixo do Ttulo. Elas so freqentemente utilizadas para estarem conjugadas a uma variedade de vises de Arquivos e Colees (como a Padro e a Resumida). A Descrio tambm pode aparecer nos resultados de busca atravs do mecanismo de busca do prprio Plone.

2.2. Adicionando Pastas


Adicionar pastas a um website em Plone a forma bsica de controlar a organizao do contedo. Sem dvida voc j criou pastas (diretrios) no disco rgido de seu computador. Computadores pessoais usam a hierarquia das pastas para estruturar e organizar os programas e arquivos no disco rgido. No Plone, as pastas so usadas basicamente da mesma forma, exceto pelo fato de serem criadas em um website em Plone, para organizar o contedo no sistema de armazenamento integrado do Plone. As pastas so adicionadas atravs do menu Adicionar item. Selecione Pasta nesse menu:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

19

Voc ver, ento, a tela Adicionar Pasta:

Preencha o Ttulo, que obrigatrio, como indica o quadrado vermelho. A Descrio opcional; sempre ser possvel voltar ao painel de edio se voc precisar adicionar uma outra descrio pasta. As descries so teis quando um visitante do site usa a ferramenta de busca no Plone - os resultados exibiro tanto o Ttulo, quanto a Descrio do item. Note as abas ao longo do topo: Padro, para introduzir os dados do Ttulo e Descrio, Categorizao, para especificar as categorias que se aplicam pasta (voc talvez as conhea como palavras-chave), Datas, para estabelecer o perodo dentro do qual a pasta estar disponvel para visualizao no website, Propriedade, para especificar o autor e/ou colaboradores para o item de contedo, Configuraes, para permitir comentrios sobre o item e para incluir ou no este contedo no menu de navegao do website. Essas abas so padro e estaro presentes quando voc clicar em outros tipos de contedo. Trataremos disso em outra seo deste manual do usurio. No se esquea de clicar Salvar no fim da pgina quando terminar. Isso completar o processo de criao da pasta.

2.3. O Que Est em um Endereo da Web?


Itens de contedo individuais em um website em Plone possuem endereos da web discretos. O Plone os

Plone 3, Manual do Usurio Krei

20

cria automaticamente, com base no Ttulo que voc proveu.

O Que Est em um Endereo da Web?


O Ttulo dos itens de contedo, inclusive pastas, imagens, pginas, etc., pode ser o que voc quiser -- voc pode usar qualquer caractere do teclado, at mesmo espaos. Os Ttulos se tornam parte do endereo da web para cada item criado no Plone. Endereos da web, tambm conhecidos como URLs, o que voc digita em um navegador para ir a uma localizao especfica em um website (ou voc pode ir clicando at l), como: www.meusite.com/sobre/pessoal/barbara/bio ou www.meusite.com/imagens/borboletas/saltadoras/saltadoras/de-cauda-comprida importante frisar que os endereos da web possuem restries para a permisso de caracteres do teclado; e espaos no so admitidos. O Plone faz um bom trabalho ao manter os endereos corretos, utilizando equivalentes muito prximos ao Ttulo criado: ele convertido para letras minsculas e os espaos, ou outra pontuao, so substitudos por traos. Para ilustrar, tomemos esses dois endereos da web, dividindo-os nas partes de seus componentes:
www.meusite.com/sobre/pessoal/barbara/bio ^ nome do web site ^ pasta chamada sobre ^ pasta chamada pessoal ^ pasta chamada barbara ^ pasta chamada bio

Nesse exemplo, o Plone modificou o ttulo de cada pasta para letras minsculas, por exemplo, de Pessoal para pessoal. Voc no precisa se preocupar com isso. O Plone cuida dessa parte; voc apenas precisa digitar os ttulos como quiser. E no segundo exemplo:
www.meusite.com/imagens/borboletas/saltadoras/saltadoras/de-cauda-comprida ^ nome do web site ^ pasta chamada imagens ^ pasta chamada borboletas ^ pasta chamada saltadoras ^ pasta chamada de cauda comprida

Este exemplo parecido com o primeiro, ilustrando como h uma converso para letras minsculas no ttulo de cada pasta para a parte correspondente do endereo da web. Note o caso da pasta chamada Saltadoras de Rabo-Comprido. O Plone manteve o trao, j que isso permitido tanto no ttulo, quanto na parte dos endereos da web. No entanto, o espao entre as palavras Saltadoras e Rabo foi substitudo por um trao e tambm houve a converso para letras minsculas. O endereo da web de um determinado item chamado de nome curto no Plone. Quando voc usar a funo Renomear, ver o nome curto junto com o ttulo.

Plone 3, Manual do Usurio Krei

21

2.4. Adicionando Imagens


Adicionar imagens em um website em Plone uma tarefa bsica que pode envolver um pouco de trabalho em seu computador. No entanto, ela essencial, pois fotos, mapas e grficos personalizados so muito importantes em websites. Preparando Imagens para a Web No se esquea de utilizar formatos de arquivo que sejam padro da web para todas as imagens. So formatos aceitveis: JPG, JPEG, GIF e PNG. No utilize os formatos BMP ou TIFF, por no possurem amplo suporte dos navegadores. Quando voc estiver pronto para adicionar uma imagem, use o menu Adicionar item (voc ver esse menu apenas aps acessar com seu usurio e senha):

Aps clicar para adicionar uma Imagem, voc ver o painel Adicionar Imagem:

Os campos de Ttulo e Descrio (aqui, campo tem o sentido de "campo de entrada de dados") estaro l, assim como para adicionar uma Pasta, e ao final h um lugar para adicionar uma imagem. Vejamos cada um dos trs campos individualmente: Ttulo - Utilize o texto que quiser, mesmo com espaos e pontuao (o Plone cuidar do endereo da web). Descrio - Embora opcional, sempre uma boa ideia. Deixe-a em branco se quiser. Imagem - O campo de Imagem uma caixa de texto com o boto "Enviar arquivo...". No preciso digitar nada aqui; apenas clique neste boto para poder procurar o arquivo de imagem em seu computador local (Lembre-se: Ser necessrio lembrar onde esto as imagens em seu computador). Assim, quanto s imagens, tudo o que voc precisar fazer digitar um ttulo, procurar em seu computador local pelo arquivo de imagem e clicar no boto Salvar para adicionar a imagem ao website em Plone. Ser necessrio esperar alguns segundos para que este processo se complete (por volta de um minuto, caso estiver usando uma conexo da Web lenta). Uma verso menor da imagem adicionada aparecer ao fim do processo.

Plone 3, Manual do Usurio Krei

22

2.5. Adicionando Pginas


As pginas no Plone variam muito, mas so, de uma forma ou de outra, "pginas da web" individuais. Para adicionar uma pgina, use o menu Adicionar item:

Selecione Pgina no menu e ver o painel Adicionar Pgina:

Os campos de Ttulo e Descrio estaro no topo. Preencha-os adequadamente. H um campo Comentrio da verso no final, uma entrada padro muito til para armazenar memorandos e descrever as modificaes feitas em um documento. Isto particularmente interessante para as pginas em que houver outros colaboradores. O painel ao meio, Corpo do Texto, onde est toda a atividade das pginas. O programa utilizado para fazer Pginas no Plone -- chamado genericamente de editor visual e especificamente de Kupu -- uma ferramenta muito importante que permite fazer a edio WYSIWYG. A edio WYSIWYG -- What You See Is What You Get, ou seja, "o que voc v o que

Plone 3, Manual do Usurio Krei

23

voc tem" -- descreve como um programa editor de texto funciona. Quando voc faz uma modificao, como colocar uma palavra em negrito, voc v o texto em negrito imediatamente. As pessoas j esto habituadas abordagem WYSIWYG dos tpicos editores de texto. O administrador do seu site tambm pode habilitar linguagens de marcao para o seu site.

Descrio das barras de ferramentas e itens no Kupu 1.4.x


Nota: o Kupu um programa embutido que o Plone utiliza como seu editor visual padro -- voc no ver esse nome em nenhum lugar quando estiver editando. Uma barra de ferramenta tpica do Kupu da seguinte forma:

O formato do texto normalmente deixado com a configurao HTML, mas alguns sites oferecem texto estruturado ou outras linguagens de marcao para editar pginas. Os cones so os seguintes: negrito, itlico, alinhado esquerda, justificado, alinhado direita, lista numerada, lista no ordenada, lista de definies, diminuir recuo, aumentar recuo, inserir imagem (o cone "da rvore"), inserir link interno (o cone "da corrente"; faz um link com outra pgina no prprio site), inserir link externo (o cone "do mundo"; faz um link com uma pgina em outro site), inserir ncoras (o cone "da ncora"; faz um link com uma seo especfica de uma pgina da web), inserir tabela (para adicionar uma tabela com linhas e colunas), alternar entre o editor visual e o cdigo HTML ( o cone "HTML"; se voc sabe como, possvel editar diretamente o cdigo HTML) e um menu para estilizar o texto.

Imagens
Posicione seu cursor sobre o texto de uma pgina e clique no cone "da rvore". O seguinte painel aparecer:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

24

Clique em "Current folder" ao lado esquerdo do painel, se ele no estiver destacado. O "Current folder" a pasta que contm a pgina que est sendo editada -- todas as pginas esto dentro de alguma pasta. H muitas formas de lidar com o armazenamento de imagens que aparecem em uma pgina de um pasta onde esto contidas (a pasta atual, ou "current folder"). Neste mtodo, as pginas e as imagens associadas a elas esto armazenadas juntas dentro da estrutura da pasta. Se voc clicar no boto "Enviar imagem aqui", ser necessrio selecionar uma imagem em seu computador para adicion-la. Aps a seleo, o painel apropriado permitir que voc d um ttulo imagem, que ser utilizado no website, e diversas opes de posicionamento e dimensionamento da imagem. Ao clicar OK, a imagem ser adicionada e colocada na pgina. O mesmo painel aparecer se voc clicar em uma imagem da pgina para selecion-la e, ento, clicar no mesmo cone "da rvore" para editar as opes da imagem ou para trocar de imagem. Voc responsvel por dimensionar e editar as imagens em seu computador antes de adicion-las, mas uma forma fcil de lidar com as imagens utilizadas na maioria das pginas da web fazer uma cpia dela em seu computador, redimensionando-a para 1000 pixels caso queira uma imagem muito grande. Este um tamanho bom para adicionar -- no h necessidade de adicionar suas imagens gigantescas diretamente da cmera digital. O Plone criar automaticamente diversos tamanhos para uma imagem adicionada, inclusive "grande", "mini" e outros. Voc decide o tamanho que quer usar quando adiciona ou edita a imagem com o cone "da rvore". Tambm possvel forar o tamanho da imagem, editando o HTML.

Links Internos
Selecione uma palavra ou frase, clique no cone link interno e o painel inserir link aparecer:

Esse painel utilizado, clicando em Home ou Current folder, para comear a navegar no website em Plone a fim de encontrar uma pasta, uma pgina ou uma imagem para a qual deseja fazer um link. No exemplo acima, a pgina chamada "Saltadoras de Rabo-comprido" foi escolhida para o link. Depois que esse painel for fechado, um link para essa pgina ser estabelecido para a palavra ou frase selecionada.

Links Externos

Plone 3, Manual do Usurio Krei

25

Selecione uma palavra ou frase, clique no cone link externo e o painel Link Externo aparecer:

Digite o endereo da web do website externo na caixa, comeando com http://. Voc pode clicar pr-visualizao se quiser verificar o endereo. Se voc colar o endereo, certifique-se de que no duplicou o http:// no incio. Ento, clique OK. O Link Externo ser estabelecido para a palavra ou frase selecionada.

Tabelas
As tabelas so teis para dados tabulares e listas. Para adicion-la, ponha seu cursor no local desejado e clique o cone inserir tabela. Voc ver o painel inserir tabela:

Configurar as linhas e colunas simples. Se voc ativar a caixa Criar Cabealhos, ter um lugar para digitar cabealhos para a coluna. A classe da tabela se refere forma como a tabela ser estilizada. Voc tem as seguintes opes:

Aqui est um exemplo desses estilos de tabela: Campees Puro Sangue Foguinho Silver Afrodite Zezinho Tom Baronesa Campees Quarto de Milha Alcapone Zeus Pel Eli Manhosa Atrevido

Depois que a tabela for criada, voc poder clicar em uma clula para mostrar as alas de redimensionamento e os cones de adicionar/excluir linhas e colunas.

Plone 3, Manual do Usurio Krei

26

Na tabela acima, o cursor foi colocado sobre a clula "Zeus", o que ativa pequenas alas quadradas nos cantos para redimensionar toda a tabela. Tambm foram ativados os cones adicionar/excluir para a clula atual, a clula "Zeus". Ao clicar no pequeno x dentro do crculo, uma coluna ou linha inteira, onde est a clula atual, ser excluda. Ao clicar nos itens de pequenas flechas, uma linha ser adicionada acima ou abaixo, ou uma coluna direita ou esquerda da clula atual.

Salvar
Clique o boto Salvar ao fim e suas modificaes sero submetidas pgina. -----------

Notas de Rodap
Linguagens de marcao Se voc for do tipo de pessoa que gosta de utilizar formatos de marcao em seus textos, pode desativar o editor visual para atender suas preferncias pessoais, o que substituir o Kupu por um painel de entrada de texto simplificado. Os formatos de marcao disponveis no Plone so: Markdown Textile Texto Estruturado Texto Reestruturado Cada um deles funciona atravs da incorporao de cdigos de formatao especiais dentro do texto. Com a formatao de texto estruturado, por exemplo, digitar uma palavra ou frase entre dois asteriscos as colocar em negrito: **Este texto deve estar em negrito**. Vale a pena aprender esses formatos de marcao para acelerar a entrada de texto se voc trabalha muito com criao de pginas, ou se adepto a uma abordagem um pouco mais tcnica da entrada do texto. Algumas pessoas preferem esses formatos no s pela rapidez, mas tambm pela fluidez da expresso.

2.6. Adicionando Arquivos


Arquivos de diversos tipos podem ser adicionados aos websites em Plone. Escolha arquivo no menu Adicionar item em uma pasta para adicionar um arquivo:

Voc ver o painel Adicionar Arquivo:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

27

Clique no boto Enviar arquivo para navegar at o arquivo desejado em seu computador local. Digite um ttulo (voc pode usar o mesmo nome do arquivo no computador local se quiser). Digite uma descrio se quiser. Quando clicar no boto salvar, o arquivo ser adicionado pasta.

Exemplos de tipos de arquivos so PDFs, documentos do Word, arquivos de banco de dados, arquivos zip... -- praticamente tudo. Os arquivos em um website em Plone so vistos apenas como arquivos e aparecero na lista de contedo das pastas, mas no haver nenhuma exibio especial -- eles aparecero por nome nas listas e estaro disponveis para download se forem clicados. Existem ferramentas especializadas adicionais para websites em Plone que possibilitam buscas textuais nos contedos dos arquivos. Se voc estiver interessado nessa funcionalidade, pergunte ao administrador do seu website em Plone.

2.7. Adicionando Links


Alm de links incorporados s pginas, possvel criar Links como itens discretos de contedo. Dessa forma, voc pode organiz-los em pastas -- estabelecendo palavras-chave para eles a fim de facilitar o agrupamento em listas e nos resultados de buscas --, ou inclui-los na navegao. Adicione um link ao clicar nesta opo do menu Adicionar item em uma pasta:

Voc ver o painel Adicionar Link:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

28

importante fornecer bons ttulos para os links, pois atravs deles que ser feita a listagem de links, e tambm porque geralmente h uma grande quantidade de links em uma pasta usada como um conjunto de links. Cole o endereo da web no campo URL ou digite-o. No h pr-visualizao, ento, melhor colar o endereo da web diretamente do navegador para certificar-se de que ele est correto.

O Link de Website em Uso


Um link de website se comportar das seguintes formas, dependendo do seu status de acesso ou permisses. Se voc tiver permisso para editar o link de website, quando clicar sobre ele, ser levado at ele para fazer a edio (caso contrrio, seria levado diretamente ao destino do link e jamais poderia chegar na aba de edio!) Se voc no tem permisso para editar o link de website, quando clicar sobre ele, ser levado para o seu destino. Da mesma forma, se voc entrar no endereo da web do link diretamente em seu navegador, ser levado diretamente ao seu destino. O link do website, neste caso, funciona como um redirecionador.

2.8. Adicionando Eventos


Os websites em Plone possuem um sistema embutido para gerenciar e exibir eventos do calendrio. Utilize o menu Adicionar item em uma pasta para adicionar um evento:

Voc ver um grande painel Adicionar Evento:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

29

Plone 3, Manual do Usurio Krei

30

A partir do topo, temos os seguintes campos: Ttulo - OBRIGATRIO Descrio Local do Evento Incio do Evento - OBRIGATRIO Final do Evento - OBRIGATRIO Texto do corpo do evento (painel do editor visual) Participantes Tipos de Evento URL do evento Nome do Contato E-mail do Contato Telefone do Contato Comentrio da verso Note que apenas trs campos so obrigatrios: ttulo, incio e final do evento. Assim, embora o painel de entrada seja grande, se voc estiver com pressa, apenas digite o ttulo, o incio e o final do evento e salve. claro que se voc tiver outras informaes, deve digit-las. Uma parte do painel requer um pouco mais de explicao: o incio e final do evento. O ano, ms, dia e outros campos so menus simples. Mas para o dia, como normalmente no conseguimos nos lembrar ao certo, h um calendrio em pop-up como alternativa para selecion-lo. Se voc clicar em um dos pequenos itens de calendrio adjacentes ao dia:

ver esse calendrio pop-up:

Apenas clique no dia, e pronto. Preencha os campos para os quais tenha informaes e salve o evento, mas lembre: IMPORTANTE: O Evento no ser exibido no calendrio do website principal at ser publicado.

2.9. Adicionando Notcias

Plone 3, Manual do Usurio Krei

31

Os websites em Plone possuem um sistema embutido para publicar notcias. Utilize o menu Adicionar item em uma pasta para adicionar uma notcia:

Voc ver o painel Adicionar Notcia:

Os campos padro para ttulo, descrio e comentrio da verso estaro no painel, juntamente com a rea do editor visual para o corpo do texto e campos para imagem e ttulo da imagem. Voc pode ser criativo na rea do corpo do texto e utilizar a funo de inserir imagem (adicionar imagem) para adicionar quantas ilustraes forem necessrias. Essas imagens sero adicionadas pasta onde voc adicionar a notcia. Os campos de Imagem e Ttulo da Imagem sero usados como uma imagem representativa da notcia nas listagens de notcias. A imagem ser automaticamente redimensionada e posicionada. Utilize o Corpo do Texto para inserir uma

Plone 3, Manual do Usurio Krei

32

imagem no prprio corpo da Notcia. IMPORTANTE: As notcias s aparecero na listagem do website principal ou portlet de notcias quando forem publicadas.

2.10. Configurando Propriedades Bsicas


Os painis das abas disponveis em cada item de contedo possuem campos para informaes bsicas. importante fornecer esses dados, pois esse o combustvel que faz o Plone funcionar. Qualquer item de contedo, quando clicado por um usurio com permisso de edio, apresentar um conjunto de abas no topo para configurar propriedades bsicas:

Essas propriedades bsicas so: Padro - mostra o painel de entrada dos dados principais para o item de contedo Categorizao - mostra um painel para criar e estabelecer categorias (palavras-chave) para o item Datas - mostra a data de publicao e de expirao para o item Propriedades - mostra um painel para estabelecer os criadores, colaboradores e qualquer informao de direitos autorais para o item Configuraes - mostra um pequeno painel para estabelecer se o item aparecer nos menus de navegao ou no e se comentrios sero permitidos sobre o item Os campos de entrada embaixo dessas abas possuem informaes descritivas bsicas chamadas metadados. Um metadado diz do que se trata determinado dado. O Plone pode utilizar esses metadados de vrias formas. Aqui est o painel de Categorizao de um item de contedo em pgina (seria o mesmo para todos os outros tipos de contedo):

Nota: As categorias eram chamadas de palavras-chave no Plone, antes da verso 3.0.

Plone 3, Manual do Usurio Krei

33

O campo principal de entrada no painel para especificar as categorias. Elas podem ser criadas facilmente, apenas ao digitar palavras ou frases, um por linha, na caixa Categorias novas. Quando salvar, as categorias novas sero criadas dentro do sistema de categorias do website e esse contedo ser arquivado l. Se voc editar esse item novamente, ou qualquer outro, as categorias novas aparecero como Categorias existentes. O campo Itens relacionados permite que voc estabelea links entre os itens de contedo, que aparecero como links no fim da pgina, quando um item de contedo for visualizado. Isso til quando voc no quer utilizar categorias explcitas para conectar os contedos. O campo Local a localizao geogrfica, apropriado para o uso de sistemas de mapas, mas tambm para registros gerais. A opo Idioma normalmente segue o padro do site, mas em websites multilnges, lnguas diferentes podem ser utilizadas em uma mistura de contedos. O painel Datas possui campos para a data de publicao e de expirao, ou seja, datas de incio e fim do contedo, caso queira estabelec-las:

O painel Propriedades possui trs campos livres para listar criadores, colaboradores e informaes sobre um direito autoral do contedo:

O painel Configuraes possui campos que podem variar um pouco entre os tipos de contedo, mas geralmente existem

Plone 3, Manual do Usurio Krei

34

campos de entrada que controlam se um item aparece ou no na navegao, se comentrios so permitidos, etc:

Recomendaes
No obrigatrio fornecer informaes especficas nesses painis, mas uma boa ideia faz-lo. No painel Propriedades, por exemplo -- j que os dados so importantes para situaes em que diversas pessoas estejam envolvidas na criao do contedo, principalmente se h diferentes criadores e colaboradores trabalhando em grupos. Voc nem sempre precisa de campos, como a data de publicao e de expirao, idioma e direitos autorais, mas esses dados devem ser especificados quando apropriado. Um bom sistema de gerenciamento de contedo depende da integralidade dos dados. Especificar categorias requer ateno, mas se voc for capaz de adquirir o hbito e for dedicado a criar conjuntos de categorias significativos, haver um grande retorno nesse investimento. O retorno acontece atravs do uso da busca e outras propriedades do Plone que compem a categorizao. O mesmo acontece com o estabelecimento de itens relacionados. Voc poder encontrar exatamente o que precisa e talvez at consiga descobrir e utilizar relaes entre os contedos.

2.11. Restringindo os Tipos de Contedo em uma Pasta


O menu Adicionar item possui uma opo para restringir os tipos de contedo que podem ser adicionados pasta. Restringir os tipos de contedo disponveis para serem adicionados a uma pasta a forma mais simples de controlar a criao de contedo em um website em Plone. Talvez voc queira restringi-los, caso o seu site receba colaborao de vrias pessoas. Dessa forma, possvel encorajar boas prticas, como adicionar apenas imagens pasta de imagens. Primeiro, selecione a ltima opo no menu Adicionar item, chamada Restries:

H trs opes apresentadas para restringir os tipos de contedo em uma pasta:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

35

A opo padro usar a configurao da pasta acima. Escolh-la como padro significa que se voc criar uma pasta e restringir os tipos de contedo que podem ser adicionados, qualquer subpasta criada dentro dela levar automaticamente essas restries. A segunda opo -- permitir que os tipos padro possam ser adicionados -- uma forma de voltar configurao padro sem restries. A ltima opo prov uma seleo de tipos disponveis:

Os tipos listados em Tipos permitidos so os disponveis no website. O padro, como visto, permite todos os tipos. Os tipos permitidos podem ser ativados ou desativados na pasta. O uso dos Tipos secundrios permite um controle mais detalhado. Se for prefervel armazenar imagens em uma pasta, por exemplo, em vez de espalh-las em pastas diferentes no website -- o que alguns preferem fazer --, uma pasta de "Imagens" pode ser criada com o tipo permitido estabelecido apenas para o tipo de contedo Imagem. Da mesma forma, uma pasta chamada "Eventos da Empresa" pode ser criada para armazenar apenas o tipo de contedo Evento. Assim, os criadores de contedo sero forados (ou apenas o proprietrio do website) a seguir esse esquema mais rgido. Contudo, talvez seja necessrio certa flexibilidade para as imagens. Ao ativar o tipo de contedo Imagem nos Tipos secundrios para a pasta "Eventos da Empresa", imagens podem ser adicionadas atravs do submenu Mais, que apareceria caso esse mecanismo estivesse ativo. Algumas pessoas preferem uma mistura heterognea de contedo em todo o website, sem restries. Outras preferem uma abordagem mais regulamentada, com tipos restritos em um determinado esquema. O Plone tem a flexibilidade de acomodar diversos cenrios.

2.12. Preparando Imagens para a Web


Preparar imagens para a Web uma parte essencial do uso de imagens no Plone ou em qualquer contexto online. Como voc ver, o tamanho importa. Muitas pessoas utilizam fotografias capturadas por uma cmera digital, mas elas tambm podem ser imagens escaneadas, ilustraes grficas feitas em um programa e outras imagens especializadas. Vejamos o caso de uma foto de uma borboleta capturada por uma cmera digital. Fotografias digitais capturadas por cmeras modernas so geralmente muito grandes para serem publicadas diretamente em um website, assim, necessrio redimension-las. Uma aparncia tpica de website pode ter uma largura de cerca de

Plone 3, Manual do Usurio Krei

36

1000 pixels. Quando uma fotografia vem de sua cmera, ela pode ter milhares de pixels de largura e altura o que faz seu tamanho ter muitos megabytes. preciso utilizar um programa em seu computador para redimensionar a imagem para algo menor que 1000 x 1000 pixels, frequentemente muito menor do que isso. O software utilizado para visualizar ou imprimir suas fotos digitais geralmente possui a funo de redimenso, ou talvez voc tenha programas grficos, como Corel Draw, Adobe Photoshop, Irfanview ou Gimp em seu computador. Redimensionar uma imagem uma funo padro que deve ser encontrada em seu programa, geralmente no menu Imagem. Como saber qual a largura, em pixels, a que deve ser redimensionada sua imagem? Depende. Para uma pequena fotografia "de rosto" em uma biografia, talvez 200 pixels de largura seja o ideal. Para uma fotografia em grupo, 200 pixels seria muito pequeno para identificar as pessoas presentes, ento, seriam necessrios 400 pixels de largura. Para a imagem de um mapa escaneado, talvez a largura da imagem deva ser 1000 pixels a fim de que os detalhes do mapa sejam visveis. Aps salvar sua imagem redimensionada, d-lhe um nome que indique o novo tamanho (borboleta-redimensionada300px.jpg). Em geral, o formato do arquivo .jpg (ou .jpeg). Outros formatos comuns para imagens so: .png e .gif. Preste ateno no lugar onde salvou suas imagens para encontr-las quando for adicion-las de seu computador ao website em Plone.

Resumindo: 1. 2. 3. 4. Capture sua fotografia com sua cmera ou encontre outra imagem que queira usar Transfira a imagem para o seu computador Utilize um programa de imagem em seu computador para redimensionar sua fotografia Adicione-a ao seu website em Plone

3. Gerenciando Contedo

Plone 3, Manual do Usurio Krei

37

A aba de contedos o lugar onde os itens de contedo podem ser copiados, recortados, colados, movidos, renomeados, etc.

3.1. Recortando, Copiando e Colando Itens


As operaes de recortar, copiar e colar movem um ou mais itens de uma pasta para outra.

Recortar/Colar
Mover itens de uma rea para outra em um website uma tarefa comum. Muitas vezes essa necessidade aparece porque um contedo foi colocado em uma pasta errada. O item pode ser movido atravs da operao recortar/colar:

Note que a pasta Notcias foi selecionada e o boto recortar est prestes a ser clicado. Aps clicar o boto recortar, a tela mostrar o boto colar. A pasta Notcias e todo o seu contedo estaro na "memria" do website. Ela no desaparecer imediatamente, pois est esperando a operao colar. O boto colar, ento, aparece destacado para mostrar que a operao recortar/colar est em progresso:

O boto colar est ativo. O prximo passo navegar at a pasta de destino e clicar no boto colar.

Copiar/Colar

Plone 3, Manual do Usurio Krei

38

A operao copiar/colar idntica operao recortar/colar, exceto pelo fato de no haver remoo de contedo de uma pgina para outra. Ela funciona como esperado.

3.2. Editando Contedo


Editar contedo no Plone funciona da mesma forma que adicionar contedo -- geralmente a entrada de dados e painis de configurao para o contedo so os mesmos para editar e adicionar. claro que quando editamos um item de contedo, ele j existe. Clique na aba Edio para um item e ver o painel de entrada de dados junto com os valores existentes dos dados do item. Para exemplificar com algo muito simples, onde editar igual a adicionar, podemos revisar como editar uma pasta. O painel Edio para uma pasta simplesmente mostra as reas de entrada do ttulo e da descrio. Geralmente a descrio no fornecida para uma pasta, ento, a nica coisa modificada o ttulo. Se voc quiser dar uma descrio, o que uma boa ideia para distinguir as pastas em uma lista, ela ser apenas em texto -- no h a possibilidade de configurar a estilizao do texto, como negrito, itlico ou outro formato. Isso faz com que as descries dos itens de contedo do Plone sejam o mais simples possvel. Aqui est o painel Edio para uma pasta, nesse caso, chamada "Borboletas":

Pronto. Modifique o que quiser e salve; o item de contedo aparecer atualizado no sistema de armazenamento do Plone. Voc pode editar itens de contedo repetidamente, assim como pode faz-lo com os arquivos em seu computador local. Voc j deve ter percebido que o Plone armazena itens de contedo discretos como entidades separadas, como "arquivos" em seu computador local; mas no preciso pensar dessa forma. O Plone um sistema de gerenciamento de contedo, onde o contedo vem em forma de diversos itens de contedo discretos que podem ser editados individualmente. Edite o quanto quiser. Como exemplo de edio de um item de contedo que seja um pouco diferente de adicionar, podemos examinar a edio de uma imagem. Editar uma Imagem pode ser feito ao navegar at uma imagem e clicar na aba Edio. Ao fazer isso, voc ver o seguinte painel Editar Imagem:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

39

Aqui, uma imagem chamada "Borboleta Tigre Oriental com Cauda de Andorinha" est sendo editada. Voc pode modificar o ttulo e a descrio, como sempre, e neste caso deixaria a configurao "Manter a imagem existente". Tambm possvel modificar a prpria imagem ao selecionar a opo "Substituir por uma nova imagem", ou ao clicar em "Excluir imagem atual", que excluir a imagem completamente. Note tambm a aba Transformar no topo, que pertence especificamente s imagens, oferecendo opes de diversas transformaes para a imagem:

Assim, editar uma imagem um pouco diferente de adicionar uma imagem, mas no muito. Painis de edio para outros itens de contedo geralmente tambm so como os painis para adicionar.

3.3. Viso da Pasta

Plone 3, Manual do Usurio Krei

40

As pastas possuem a aba Exibio que controla diversas formas de exibir seus contedos. Para mudar o visual da maioria dos itens de contedo, basta editar seu contedo diretamente. Mas as pastas so de uma outra espcie. Por armazenarem outros itens, elas podem exibir seus contedos de diversas formas. Falaremos sobre cada opo nesta seo. Considere uma situao em que algum apaixonado por borboletas, Joo da Silva, entrou em seu website para trabalhar na parte dedicada s Borboletas Saltadoras. Ele navega at a pasta "Saltadoras", clicando nas abas do topo do website, ou no menu de navegao -- que est esquerda na aparncia padro de seu website em Plone. Quando clica na pasta, a aba do painel viso padro, ou simplesmente a "viso padro", aparece:

A Viso sempre mostra como um item de contedo aparece para visitantes annimos do website. Clique na aba Viso quando quiser ver o visual de um item de contedo depois de modific-lo. Para pastas, voc ver uma lista dos itens de contedo l armazenados, em uma de vrias apresentaes de listas, selecionadas atravs do menu exibio. A exibio padro chamada viso padro.

Plone 3, Manual do Usurio Krei

41

Aqui est a viso sumria:

A viso tabular:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

42

E a viso de miniaturas que til principalmente para fotografias, mas tambm funciona com contedos normais:

Fazer um lbum de fotos fcil. Apenas adicione as fotografias (imagens ou arquivos de imagens, sendo .jpg o formato mais comum) a uma pasta e selecione a viso de exibio viso de miniaturas. Essa viso atualizar automaticamente as imagens de exibio adicionadas pasta, apresentando uma diviso multi-pgina em conjuntos de imagens, na medida em que for necessrio, quando o nmero das imagens for aumentando.

Estabelecendo um Item de Contedo Individual como a Viso para a Pgina


A viso bsica em lista descrita acima para as pastas representa a forma normal pela qual conhecemos as pastas -- como armazenadoras de itens de contedo --, mas o Plone oferece a possibilidade de configurar a viso de uma pasta com

Plone 3, Manual do Usurio Krei

43

qualquer um de seus itens armazenados. Isso aproveita a maneira com que o sistema de navegao reflete dinamicamente a estrutura da pasta de um website em Plone quando criada. Voc pode estabelecer uma nica pgina como viso de exibio para uma pasta, o que pode ser til para mostrar o documento mais recente em uma lista de documentos l armazenados. Ou pode estabelecer uma coleo, o que, por si s, j um filtro de contedo poderoso. As configuraes da viso de exibio devem ser utilizadas com cuidado, pois alteram o comportamento das pastas -- elas passam a ser links diretos para o contedo, em vez de simples armazenadoras. Assim, voc pode atingir seu objetivo apenas usando colees, o que ser discutido mais para frente.

Em seguida, passaremos para a aba Contedo, a fim de ver funes importantes para acessar contedo na lista de contedos de uma pasta.

3.4. Contedos da Pasta


A aba Contedo mostra uma lista dos itens em uma pasta; onde acontecem aes simples e manipulativas, como copiar, recortar, colar, mover, reordenar, etc. A aba Contedo em uma pasta como o sistema "Gerenciador de Arquivos" ou "Meu Computador" na rea de trabalho do Windows e Linux, e o "Finder" no Mac OS X, com funcionalidade semelhante. Ao clicar na aba Contedo em uma pasta, como a pasta "Saltadoras" abaixo, o seguinte painel aparecer:

O painel da aba Contedo reconhecido imediatamente atravs das caixas de seleo ao lado dos itens na lista de contedo. Clique nestas caixas de seleo para selecionar diversos itens a fim de realizar as operaes copiar, recortar, renomear, deletar ou alterar estado. O Plone possui uma rea de transferncia para as operaes copiar e recortar. Se voc selecionar um ou mais itens e clicar recortar ou copiar, um boto colar ser adicionado lista de botes ao longo do fim do painel. Ento, se voc clicar em outra pasta, poder colar os itens l. Para a operao recortar, os itens continuaro na pasta de origem -- no desaparecero -- at serem colados em outro lugar.

Plone 3, Manual do Usurio Krei

44

Para renomear itens, um painel aparecer a fim de introduzir um novo nome para o nome curto (ou id) do item, bem como para o ttulo. A distino entre o nome curto e o ttulo se torna aparente apenas quando voc renomeia, pois o Plone cria automaticamente um nome curto para um ttulo, na maioria dos websites em Plone. No entanto, a operao renomear precisa mostrar o nome curto junto com o ttulo, pois normalmente necessrio modificar ambos, ao modificar um dos dois. Considere o seguinte exemplo:

Se voc modificasse o ttulo para "Saltadoras de Cauda Comprida", seria interessante tambm modificar o nome curto para "saltadoras-de-cauda-comprida". Isso faz com que haja organizao -- a URL do item, seu endereo da web, ficar atualizada com o ttuloo do contedo. Note que no nome curto no pode haver espaos. Utilize traos no lugar de espaos que existirem no ttulo, caso no haja espaos, faa uma cpia idntica do ttulo. Tambm utilize letras minsculas para o nome curto e letras sem acentuao. Veja a pgina "O Que Est em um Endereo da Web?" para uma descrio sobre como o Plone lida com os endereos da web e os nomes curtos. O vdeo seguinte tambm inclui uma ilustrao sobre renomear:

A operao excluir bem direta. Clique para selecionar um ou mais itens e clique no boto deletar para exclui-los. A operao alterar estado oferece muitas formas para modificar o estado de publicao de uma seleo de pastas e suas subpastas, caso essa opo for selecionada. No exemplo seguinte, o estado de publicao para uma pasta chamada "Saltadoras de Cauda Longa" foi modificado. Ao selecionar "Incluir os itens contidos na pasta", todos os contedos l armazenados sero afetados. No se esquea de que pode fazer isso com mais de uma pasta ao mesmo tempo, junto com suas subpastas, a fim de que possa publicar ou "despublicar" rapidamente e de uma vez s diversos itens. Shift-clicking pode ser utilizado para selecionar muitos itens ao mesmo tempo; trata-se de uma operao muito til em pastas com muitos itens e pode ser indispensvel quando houver centenas deles. Para faz-lo basta clicar nos itens que deseja selecionar, enquanto segura a tecla shift. Alm dessas operaes individuais, a reordenao uma manipulao natural do mouse, como descreveremos na prxima seo.

3.5. Reordenando Itens


A aba de contedo contm uma funcionalidade para reordenar itens em uma pasta com rapidez e preciso. Considere a pasta seguinte, chamada "Saltadoras", para armazenar informaes sobre esse tipo de borboleta. Em geral, quando adicionamos itens de contedo, no o fazemos de forma que fiquem na ordem desejada. Nem sempre a ordem que queremos alfabtica, mas neste exemplo, digamos que seja. Abaixo, voc v que as subpastas da Borboleta Saltadora no esto em ordem alfabtica:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

45

Para mover o item do topo, chamado "Saltadoras de Asas Abertas", para o fim da lista, preciso clicar dentro da coluna Ordem, direita, (onde esto os dois pontos) e arrastar a fileira at a posio desejada:

Arrastar e largar se faz ao segurar o boto do mouse enquanto move o item. O item que est sendo movido se torna amarelo durante o processo:

Quando o boto do mouse liberado, o item fica onde foi largado:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

46

3.6. Links Anterior-Prximo


Links automticos Anterior-Prximo para os itens de contedo em uma pasta podem ser ativados na aba Configuraes da pasta. A aba Configuraes se encontra dentro da aba Edio da pasta. H uma caixa para ativar links anterior-prximo para os itens contidos na pasta:

Uma vez ativados, na medida em que itens de contedo so adicionados pasta, os links anterior-prximo aparecero automaticamente quando necessrio:

Trs pginas foram criadas dentro da pasta Asas de Nuvem e a "Pgina Dois" (que no tem texto, neste exemplo) foi clicada. No fim da "Pgina Dois" esto os links para "Anterior: Pgina Um" e "Prximo: Pgina Trs". uma ferramenta muito til!

3.7. Deletando Itens


Itens podem ser deletados de uma pasta com facilidade.

Plone 3, Manual do Usurio Krei

47

s vezes necessrio deletar um item de contedo, geralmente para substitui-lo por uma verso atualizada, ou, por outras razes. No exemplo da Borboleta com Cauda de Andorinha adicionada erroneamente pasta Saltadoras, em vez de recort-la e col-la em outro lugar, voc pode simplesmente delet-la:

No exemplo acima, a pasta Tigre Oriental com Cauda de Andorinha est prestes a ser deletada. Pastas inteiras podem ser deletadas, portanto, tome cuidado com essa operao. Isso acontece com o uso do computador em geral; todos ns j aprendemos a fazer uma avaliao rpida de ltima hora para ter certeza de que a operao deletar intencional.

3.8. Bloqueio e Desbloqueio Automtico


O Plone lhe d uma mensagem de bloqueio que diz se um documento foi travado, por quem e h quanto tempo -- para que voc no passe por cima das modificaes de algum acidentalmente. Quando algum clica na aba Edio, aquele item se torna imediatamente bloqueado. Essa ferramenta evita que duas pessoas editem o mesmo documento ao mesmo tempo ou salvem uma edio sobre a de outro usurio. Nesse exemplo, Joo da Silva comeou a editar a imagem "Borboleta Tigre Oriental com Cauda de Andorinha". Quando Joana Silveira (que tambm tem permisso para editar esse documento) o visualizar, encontrar o seguinte:

Uma vez que Joo terminar de editar a imagem e clicar no boto Salvar, ele automaticamente ser destravado, tornando-se disponvel para ser editado por outros (caso tenham as permisses adequadas, claro). Contudo, quando for claro para Joana que Joo no est mais editando a imagem (se a mensagem de bloqueio disser que o item estava travado h muitos dias e no apenas h alguns minutos, por exemplo), ela poder "destrav-lo" e torn-lo disponvel para edio novamente. No Plone 3.3 ou verses mais atuais: Se um usurio deixar a pgina de edio sem clicar Salvar ou Cancelar, o bloqueio do contedo continuar efetivo durante os dez minutos seguintes e, depois disso, ser destravado automaticamente. Esse tempo de espera importante para navegadores que no executam adequadamente a ao "on-unload" do javascript, como o Safari. Caso voc queira desativar o bloqueio, v at o Painel de Controle do Plone (Configuraes do Site -> Site) e desative Ativar bloqueio para edies na web.

Plone 3, Manual do Usurio Krei

48

3.9. Modo de Apresentao


O Plone vem com a habilidade de criar apresentaes de slides muito simples. O Modo de Apresentao uma ferramenta especial do tipo de contedo Pgina. Voc pode habilit-la ao editar a pgina, clicando na aba Configuraes. Note que a caixa do Modo de Apresentao est disponvel l. Uma vez ativada, um link aparecer na viso da pgina para que o usurio a visualize no Modo de Apresentao.

Como Criar Slides


Todo o contedo para uma apresentao dever estar em uma nica pgina. No necessrio criar uma pgina para cada slide. Um slide criado quando o estilo Heading (h1) utilizado na pgina - ele indica eficazmente para o Plone onde voc quer que os slides estejam. possvel ter quantos slides quiser em sua apresentao. Apenas adicione mais tags Heading (h1) em sua pgina e o contedo entre um tag Heading (h1) e o prximo tag Heading (h1) se tornar o contedo de cada slide.

Como Formatar um Slide


muito importante notar que o estilo Pargrafo Normal no reproduzir nenhum contedo no slide. Os slides so feitos para exibir informaes resumidas, no grandes pargrafos de texto. Assim, imperativo classificar todo o contedo em cada slide com um estilo diferente do Pargrafo Normal. So exemplos desses estilos: Heading (h1) Subheading (h3) Lista de definies Lista no ordenada Lista numerada Literal Pull Quote Call out Highlight

4. Colaborao e Fluxo de Trabalho


Aprenda como compartilhar e controlar o acesso ao seu contedo, utilizando a aba Compartilhamento e o menu Estado.

4.1. Estados de Publicao Bsicos


O sistema de controle de publicao para o Plone muito flexvel, comeando com configuraes bsicas para tornar um item privado ou pblico. No canto superior direito do painel edio para qualquer tipo de contedo -- pastas, imagens, pginas, etc., e qualquer tipo de contedo especializado -- h um menu direita para o estado da publicao. Esse menu Estado possui certas configuraes:

O cabealho para o menu mostrar o estado atual da publicao para o item de contedo, como Estado: Privado, visto acima. Esse o estado inicial quando um item de contedo criado -- uma imagem adicionada, uma pgina, uma notcia -- e como o nome indica, o item de contedo geralmente no estar disponvel para os visitantes do website. A opo Publicar do menu tornar o item de contedo disponvel no website para todos os visitantes, inclusive visitantes annimos. A opo Enviar para publicao do menu utilizada nos websites em que existem editores de contedo, responsveis por aprovar itens para publicao, como discutido abaixo. importante destacar que certos tipos de contedo, como notcias e eventos, no aparecero no website como voc espera, at serem explicitamente publicados. Nunca se esquea: o estado de publicao importante!

Plone 3, Manual do Usurio Krei

49

Ele pode ser modificado apenas por usurios cujas contas possuam as permisses necessrias. As opes no menu do estado refletiro a configurao das permisses. Em um website de um grande jornal, por exemplo, um reprter pode adicionar pginas para novos artigos, mas o menu estado no apresentar a opo Publicar, apenas Enviar para publicao. Isto porque um reprter deve submeter seus artigos equipe editorial para ser aprovado antes da publicao. Contudo, caso a sua conta possua a permisso, a opo Publicar no menu aparecer e voc poder simplesmente publicar. Para um editor, um item de contedo que foi enviado pode ser publicado ou rejeitado, por ser inapropriado situao, ou pela razo mais comum: necessrio uma reviso. Depois que um item de contedo publicado, ele pode ser retirado, para voltar ao estado de rascunho pblico, ou voltar para ao estado privado. As opes do menu estado mudaro de acordo com a necessidade:

importante considerar retirar ("despublicar"), ou tornar privado qualquer contedo que tenha se tornado obsoleto ou indesejvel por alguma razo. O item privado deixar de estar na viso pblica e nos resultados de busca, mas continuar existindo, caso seu formato ou material (texto, imagens, etc.) sejam necessrios no futuro. Isso acontece principalmente com contedos relacionados a eventos recorrentes ou criaes nicas. A deciso de deletar ou tornar privado depende se o contedo existe em outro lugar, em um computador local. Se possuir um grande tamanho, talvez seja recomendvel salv-lo em um computador local antes de delet-lo, caso o espao no servidor do computador do website seja o problema.

4.2. Controle Avanado


O sistema de publicao avanado, no menu avanado, possui ferramentas sofisticadas para configurar a disponibilidade por data e por contexto. O menu estado possui um item Avanado...:

que traz o painel de estado avanado:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

50

Abaixo de uma seo explicativa no incio do painel, h uma caixa de seleo mostrando o contedo que ser afetado por essa mudana de estado de publicao. Ela mostra que a pasta "Saltadora de Cauda Comprida" ser afetada por essa mudana. O prximo campo, Incluir os itens contidos na pasta, uma caixa de seleo para controlar se a mudana de estado afetar apenas esse item (a pasta "Saltadora de Cauda Comprida") ou tambm todos itens contidos nela e em todas as outras subpastas. Essa uma caixa de seleo importante, pois permite que a disponibilidade de toda uma seo do website seja modificada com facilidade. A pasta "Saltadora de Cauda Comprida", por exemplo, pode ter quatro subpastas para fotografias, descries da ocorrncia da espcie, histrico da taxonomia e descries de comportamento, todos mantidos, at ento, privados durante o trabalho inicial para construir esse contedo. Tudo isso pode ser publicado imediatamente ao ativar essa caixa e selecionar Publicar no fim da pgina antes de salvar. Da mesma forma, a opo Enviar para publicao seria usada em um website onde os editores controlam a publicao final. De semelhante modo, uma seo toda pode ser feita privada imediatamente. Se uma agncia locadora de automveis, por exemplo, decidisse remover um modelo de carro de sua frota, toda a seo de seu website dedicada a esse modelo, com diversas subpastas cheias de pginas, imagens e arquivos, poderia se tornar privada. Os prximos dois campos de datas so para a publicao e expirao. Seus significados so diretos. Se houver um espao de tempo no qual um item de contedo ou vrios forem vlidos para publicao, ele poder ser estabelecido atravs desses campos.

Plone 3, Manual do Usurio Krei

51

Um comentrio permite anexar uma explicao a todo o contedo afetado pela mudana de estado. Isso til principalmente quando vrias pessoas esto trabalhando no website e, algum, menos familiarizado com determinada rea, olha para um contedo e se pergunta por que no foi publicado. Ele pode pensar "Essa informao parece boa. Por que ser que ainda no foi publicada?" Ento, ele l um comentrio que diz mais ou menos o seguinte, "No publicar at que o Ricardo verifique os direitos autorais sobre os itens aqui descritos". Usar comentrios uma boa ideia para informaes sensveis, mesmo se voc for a nica pessoa trabalhando no website, porque s vezes pode esquecer por que tomou determinada deciso sobre um estado de publicao. Por fim, no fim da pgina existe a opo de vrios estados disponveis para essa ao. Isso pode variar, dependendo do estado presente de um item. Se ele estiver em um estado pblico, por exemplo, no haver a opo publicar; semelhantemente, se estiver privado, no haver a opo tornar privado, etc. Se um item j foi publicado, haver opes no fim do painel para rejeitar e retirar, para "despublicar" um item, fazendo com que seja rascunho pblico novamente ou com que fique em estado privado.

4.3. Polticas de Fluxo de Trabalho


As polticas de fluxo de trabalho permitem que o administrador do site crie um sistema formal para controlar a publicao e o gerenciamento de contedo como um fluxo passo a passo, envolvendo diferentes usurios em seus papis designados. O fluxo de trabalho um assunto avanado. Ele envolve a criao de um controle mais regulamentado da criao de contedo, da reviso e da publicao. Se voc tem uma conta de usurio em um pequeno site comum em Plone, voc provavelmente no encontrar polticas de fluxo de trabalho personalizadas, pois no h necessidade de um controle mais sofisticado. No entanto, o possvel uso dessa funcionalidade est presente, j que est embutida no Plone. Para introduzir o conceito do fluxo de trabalho, considere um exemplo que envolve um website de um jornal, onde diferentes grupos de pessoas trabalham: Reprteres Podem criar artigos, mas podem apenas envi-los reviso. Editores Podem revisar artigos, mas no podem public-los completamente. Eles enviam artigos editados e revisados positivamente aos seus superiores, para aprovao. Copidesque Fazem a verificao final dos fatos, os ajustes e a reviso; podem publicar artigos. Uma poltica de fluxo de trabalho, s vezes abreviada para fluxo de trabalho, descreve as restries em aes de mudana de estado para diferentes grupos de pessoas. Uma vez criada, ela precisa ser aplicada a uma rea do website para que as regras se tornem efetivas. No exemplo do website do jornal, uma poltica de fluxo de trabalho seria desenvolvida e aplicada s pastas onde os reprteres fazem o trabalho de adicionar notcias. Ento, eles criam seus artigos e os enviam para reviso e aprovao:

Os reprteres adicionam notcias e as enviam (a opo publicar do menu no est disponvel para eles). Da mesma forma, os editores podem rejeitar o artigo em reviso ou podem, por sua vez, envi-lo a um copidesque para reviso final e publicao. Nesse exemplo, essa poltica seria chamada de "Poltica de Reviso Editorial". Configurar uma poltica de fluxo de trabalho uma questo de aplic-la a uma rea do website -- para definir o escopo do fluxo de trabalho. Isso tarefa do administrador do site. Atravs dos painis de controle do Plone, ele pode especificar onde no website a "Poltica de Reviso Editorial" se aplica, tanto em todo o site quanto apenas em uma subseo. O Plone possui diversas polticas de fluxo de trabalho teis -- a poltica padro uma poltica simples de publicao. Seu administrador do website talvez aplique uma poltica mais especfica, como uma poltica para um website de uma comunidade ou da Intranet de uma empresa. Se esse for o caso, talvez voc precise aprender alguns passos do processo de publicao -- contudo, isso so apenas variaes elaboradas dos princpios padro da poltica de fluxo de trabalho bsica.

4.4. Colaborao Atravs do Compartilhamento


A aba Compartilhamento permite que voc compartilhe o gerenciamento do contedo com outros

Plone 3, Manual do Usurio Krei

52

usurios.

Exemplo 1: Permitindo que outros adicionem contedo a uma pasta que voc criou
Neste exemplo, Joana Silveira possui acesso total ao seu website em Plone. Ela pode adicionar, editar, deletar e publicar contedo em qualquer lugar no site. Por enquanto, ela apenas criou uma pasta chamada "Documentao" e adicionou uma Pgina a ela, "Resumo do Projeto". Ela ainda no publicou nenhum dos dois. O fluxo de trabalho padro para esse site em Plone no foi modificado. Agora, ela quer permitir que seu colega, Jorge Oliveira, adicione contedo sua pasta "Documentao". Ele no tem permisso para editar qualquer contedo existente, mas ela precisa que ele adicione contedo. Antes de acompanharmos Joana, vejamos o que Jorge v quando acessa esse site em Plone:

Note que nesse momento, Jorge no pode ver a pasta "Documentao", pois Joana a criou e ela ainda est no estado Privado. Todas as permisses padro esto funcionando como devem. Joana d a Jorge as permisses necessrias para adicionar contedo pasta "Documentao". Ela navega at essa pasta e clica na aba Compartilhamento:

Uma das primeiras coisas a serem observadas que Joana j possui todas as permisses disponveis nessa Pasta. Elas lhe foram dadas por j ter recebido permisses em nveis superiores no site, como indica o smbolo verde de marcao. Assim, as permisses, em mais detalhes, so: Pode adicionar - Isso significa que quando essa permisso garantida a um usurio em particular (ou grupo de usurios), ele pode adicionar novos itens de contedo. E j que esse usurio ser o criador daquele item, tambm poder edit-lo. Pode editar - Com essa permisso em uma pasta, o usurio pode no s editar a Pasta (seu ttulo e descrio), mas tambm editar qualquer item na pasta. Contudo, note que o usurio no pode deletar nenhum contedo. Quando essa permisso dada em uma Pgina, por exemplo, o usurio no poder editar nenhum outro item na pasta, exceto essa Pgina. Pode ver - Quando essa permisso utilizada em uma pasta ou em outro item, o usurio pode ver o contedo, mas no pode alter-lo. Pode revisar - Quando essa permisso dada, o usurio pode publicar itens. Nota: essas permisses anularo as permisses padro do fluxo de trabalho! Se voc der a um usurio a permisso "Pode ver" em uma Pgina de estado Privado, ele poder ver aquela Pgina. Nesse exemplo, Joana dar a Jorge a permisso "Pode adicionar" na pasta "Documentao", para que ele possa adicionar contedo a ela. Primeiro, ela o procura por seu nome:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

53

Joana agora pode adicionar permisses especficas para Jorge na pasta "Documentao". Ela lhe dar a permisso "Pode adicionar" e clicar "Salvar":

E s isso! Vejamos como Jorge visualizar o site agora. Nota: Jorge NO precisa finalizar seu acesso e entrar novamente. As permisses so sempre atuais, pois so verificadas cada vez que um usurio acessa qualquer coisa (quando clica em um link, por exemplo) em um website em Plone. Jorge clica na aba Pgina Inicial (por exemplo) para atualizar sua viso do site e, ento, pode ver a pasta "Documentao":

Quando Jorge clicar na aba "Documentao", notar que pode visualizar todo o seu contedo e adicionar os tipos de contedo disponveis a ele, como mostra o menu Adicionar item :

Plone 3, Manual do Usurio Krei

54

Jorge quer revisar o que Joana j criou, ento clica nos links do Resumo do Projeto e v:

Embora possa ver o documento, suas permisses limitadas no lhe deixam edit-lo ou mudar seu estado. A nica coisa que ele pode fazer alm de visualizar fazer uma cpia para si mesmo. Jorge adiciona uma Pgina chamada "Instalao do Widget" e cria contedo para ela. Ao terminar, ele salva:

Joana visualiza o trabalho de Jorge. Ela clica na aba "Documentao" e ao ver que ele j fez algo novo, clica na pgina "Instalao do Widget" para analis-la:

Note que Joana tem acesso total pgina criada por Jorge. Ela pode edit-la e utilizar as operaes recortar/copiar/colar. No entanto, ela esperar at que Jorge envie a pgina para reviso.

Exemplo 2: Permitindo que outros editem o contedo que voc criou


Tanto Joana quanto Jorge tm trabalhado bastante na pasta "Documentao", adicionando pginas. Joana publicou a

Plone 3, Manual do Usurio Krei

55

pasta e suas diversas pginas:

Ela decidiu que quer dar todo o controle da edio (no da publicao) da pasta "Documentao" a Jorge. Assim, ela volta pasta e clica na aba Compartilhamento:

Ento, ela precisa apenas selecionar a caixa "Pode editar", permitindo que Jorge edite todo o contedo da pasta -- inclusive a prpria pasta. Quando Jorge visita a pasta novamente e clica em "Resumo do Projeto" (pgina criada por Joana), ele v o seguinte:

Agora, Jorge pode editar qualquer item na pasta "Documentao" independente de quem o criou ou quando foi criado. Enquanto isso, Magali tambm entrou no grupo de Jorge, como um novo membro. Ele a ajuda a atualizar o documento "Instalao do Widget". Ao clicar na aba compartilhamento dessa pgina, ele busca o nome completo de Magali (no seu nome de usurio) e lhe d a permisso "Pode editar" nesse documento.

Plone 3, Manual do Usurio Krei

56

Agora, quando Magali for pasta "Documentao", poder ver dois itens publicados e dois privados que poder editar:

Alis, ao clicar no documento "Instalao do Widget", poder edit-lo:

No entanto, note que ao clicar em qualquer um dos dois itens que no pode editar, ela no possui nenhum acesso adicional. Ela pode visualiz-los porque esto publicados dentro do fluxo de trabalho padro do Plone (ou seja, qualquer pessoa pode v-los).

Uma ltima observao sobre esse exemplo: se a pasta "Documentao" no estivesse no estado publicado OU se Magali no tivesse recebido nenhuma outra permisso ("Pode ver" na pasta, por exemplo"), ento teria precisado da URL completa para chegar at o documento que recebeu permisso para editar. As permisses so muito especficas no Plone!

5. Usando Colees

Plone 3, Manual do Usurio Krei

57

As Colees aproveitam a inteligncia do Plone.

5.1. Introduo s Colees


Uma Coleo no Plone funciona basicamente como uma busca em um banco de dados. Utilize-a para organizar e exibir seu contedo de forma dinmica. Uma Coleo no Plone funciona basicamente como uma busca em um banco de dados. A ideia us-la para fazer uma busca em seu website, com base em Critrios estabelecidos, como: tipo de contedo (pgina, notcia, imagem), data de publicao ou palavras-chave contidas no ttulo, descrio ou corpo. Digamos que voc possui um grande catlogo de fotos e mapas em seu website. possvel exibir todos de uma vez com facilidade, criando um hyperlink para a pasta em que esto localizados. Voc pode at criar links diferentes para subpastas, se organizou seus itens dessa forma. Contudo, caso suas imagens e mapas estiverem espalhados por todo o site em diversas pastas, isso pode se tornar cansativo. Alm disso, diferente de uma pasta normal, as colees podem exibir contedos diferentes, em diferentes partes do seu site, com base em: palavras-chave data de criao autor tipo de contedo A necessidade de apresentar o contedo em uma variedade de formas dinmicas foi a razo de ser das Colees (antes conhecidas como Smart Folders ou Rich Topic, em verses anteriores do Plone). Na realidade, bem como uma pasta, elas no contm nenhum item de contedo prprio. Em vez disso, utilizam Critrios estabelecidos para determinar qual contedo aparece em cada pgina de Coleo. Aplicaes comuns para Colees so: Arquivos de Notcias Arquivos de Eventos Fotos Exibidas por Data Contedo Exibido por Palavra-chave

5.2. Adicionando Colees


Uma Coleo (antes chamada de Smart Folder) uma lista de itens encontrados atravs de uma busca especializada. Uma coleo usada para construir um tipo de armazenador virtual de contedo -- o contedo existe no local onde os itens esto armazenados no website, mas as colees encontram-no a partir de indicaes estabelecidas por critrios de busca, fazendo parecer que os itens esto armazenados de uma outra forma. Para a pgina de borboletas, descrita na introduo dessa seo, a forma de armazenamento real por grupos taxonmicos (Saltadoras, Monarcas, Folha, etc.), mas atravs das colees, podem haver agrupamentos virtuais por diversos critrios, como por cor. As pginas de borboleta que correspondam aos critrios da busca aparecero como se "morassem" na coleo onde as pginas de borboleta so organizadas por cor. Para que isso funcione, claro que devem existir categorias (antes chamadas de palavras-chave) estabelecidas para cores nas pginas. Os critrios de busca feitos para buscar texto em geral tambm podem fazem agrupamentos muito teis. Um importante passo para utilizar o Plone de maneira mais eficaz aprender a usar colees personalizadas para possibilitar diferentes "vises" do contedo. um sistema inteligente. Para adicionar uma coleo, como para adicionar qualquer outro tipo de contedo, utilize o menu Adicionar item:

Voc ver o painel Adicionar Coleo:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

58

Abaixo dos campos de ttulo e descrio, h um grupo de campos para especificar o formato dos resultados da busca atravs dos critrios de busca para a nova coleo. Os quatro campos no painel acima esto em pares. Os dois primeiros campos permitem limitar os resultados de busca ao nmero de itens exibidos. Os dois campos seguintes permitem controlar a ordem dos resultados.

Estabelecendo os critrios de busca


Aps estabelecer a configurao da exibio no painel de edio acima, clique na aba Critrios para mostrar o seguinte painel:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

59

A rea no topo do painel, Adicionar Novos Critrios de Busca, permite estabelecer um campo e um critrio correspondente. A rea do fim, Definir Ordem de Classificao, uma seleo simples de organizao do campo:

Plone 3, Manual do Usurio Krei

60

Os tipos de critrios para dados correspondentes em itens de contedo dependem de qual campo selecionado. Aps salvar a coleo, os critrios de busca sero aplicados e os resultados, apresentados quando a coleo for clicada. possvel criar quantas colees quiser para essas vises personalizadas. Para o exemplo da borboleta acima, alm da restrio de data, para encontrar itens recentes, o campo de categorias pode ser usado para corresponder a cores, a fim de haver uma srie de selees para "Borboletas Azuis", "Borboletas Brancas", etc. Critrios mltiplos podem ser usados em uma coleo. Uma coleo chamada "Borboletas Fotografadas Ms Passado", por exemplo, pode ser feita atravs do critrio Data de Criao e no Tipo de Item, Imagem. Esse tipo de coleo com base em datas so muito teis para apresentar vises atualizados do contedo, sem que haja um trabalho administrativo complexo -- uma vez criada, a coleo ser sempre atualizada. Nota: Uma coleo no se comporta como uma pasta normal -- voc no pode adicionar itens de contedo atravs do menu adicionar item.

5.3. Ajustando as Configuraes de Exibio


Aprenda como as configuraes de exibio podem mudar o visual da sua pgina de Coleo. Embora o ponto forte das Colees sejam os Critrios, as configuraes de exibio podem fazer grande diferena na aparncia da sua Coleo. As trs configuraes aqui abordadas podem ser encontradas na aba Edio de uma Coleo.

Herdar Critrios Ao selecionar a opo Herdar Critrios, a Coleo herdar os Critrios de uma Coleo acima. Isso til apenas no uso de Sub Colees. Se esta opo estiver selecionada, voc pode criar outra Coleo mais especfica que a Coleo acima, embora mantenha seus critrios bsicos. Um exemplo simples seria uma Coleo Acima que exibe todos os Eventos em um site e uma Sub Coleo que tambm exibe Eventos (por herdar os critrios), mas apenas os Eventos com alguma palavra-chave especfica. Limitar Resultados da Busca

Plone 3, Manual do Usurio Krei

61

Podemos usar Limitar Resultados da Busca para restringir o nmero de resultados exibidos por pgina. Assim, caso tenhamos uma Coleo que exiba Notcias, podemos limitar os resultados a cinco ou dez, em vez de mostrar todas as Notcias em uma nica grande lista. Exibir como Tabela Exibir como Tabela apenas uma outra forma de exibir os resultados de uma Coleo. Em vez de exibi-los em forma de lista, podemos fazer com que uma tabela seja gerada, estabelecendo exatamente quais informaes queremos que os resultados exibam. Personalizamos a tabela, ao selecionar as Colunas da Tabela esquerda, clicando no boto da flecha direita para mov-lo direita. Ao considerar o que selecionar, lembre que nem todos os objetos possuiro informaes para cada coluna disponvel, por exemplo: a Data de Incio e Data de Final se aplicam apenas para os Eventos. Portanto, se voc adicionou essas colunas e a sua tabela incluiu Pginas e eventos, as linhas das Pginas no tero os espaos de Data de Incio e Final preenchidos. Outra coisa a ser considerada que quanto mais colunas voc escolher, mais preenchida ser sua tabela. Um princpio bsico seria exibir apenas o que voc realmente precisa. Mais algumas observaes sobre a seleo das colunas: voc pode selecionar mais de uma por vez, segurando a tecla "Control" (Ctrl) enquanto clica com o mouse. Se quiser remover uma coluna, selecione-a direita e clique no boto da flecha esquerda. Tambm possvel adicionar e remover colunas, dando um duplo clique em seu nome.

5.4. Definio de Critrios


Definies e exemplos dos diferentes campos de critrios disponveis O poder das Colees certamente est nos campos dos Critrios. Dominar o uso dos diferentes Critrios permite que voc use as Colees de diversas formas eficazes. Nesta seo, utilizaremos exemplos para ilustrar as vrias formas de se usar os Critrios.

Categorias
O critrio Categoria sempre permite buscar o Campo de Categoria dos objetos. Para que isso funcione, necessrio especificar Categorias para os objetos de contedo com antecedncia (isso feito atravs da aba Categorizao nos objetos de contedo). Um exemplo de uso seria quando quer criar uma Coleo que exiba todos os objetos relacionados Categoria Organizao. Mais uma vez, lembre que os valores disponveis para voc dependem totalmente do que voc especificou para os objetos na aba Categorizao.

Criador
Ao usar o Critrio Autor, estamos filtrando os objetos com base em quem os criou. Isso pode ser til se desejar fazer uma seo "autor do momento", onde quer exibir o contedo em seu site criado apenas por determinado autor. Como pode-se ver, existem diversas opes para tipo de critrio. possvel restringir o autor a uma pessoa que esteja conectada naquele momento, introduzir o nome de outro usurio em texto ou selecionar usurios a partir de uma lista. Se quiser exibir resultados de diversos usurios, seria preciso utilizar a opo Lista de Valores. Caso contrrio, utilize a opo Texto, a menos que o autor desejado for voc, ento, ser necessrio usar Restringir ao Usurio Atual.

Descrio
O campo Descrio basicamente um critrio do tipo ferramenta de busca. Contudo, em vez de buscar o ttulo e corpo de uma pgina, ele buscar apenas o texto no campo Descrio de um objeto de contedo. Esse critrio til apenas se o campo Descrio for consistentemente preenchido em todos os objetos de contedo.

Local
Utilizar o critrio Local como especificar o local ao buscar por um documento em seu disco rgido. Fazendo isso, os resultados exibidos em sua Coleo viro apenas daquele local, geralmente uma Pasta. Isso pode ser til se quiser exibir um contedo na seo Quem Somos do seu site, por exemplo. Da mesma forma, isso pode ser til para restringir os resultados da Coleo, combinando-o com outro critrio. Para especificar o Local, apenas clique no Boto Adicionar; uma nova janela se abrir, mostrando um diretrio do seu site. Se voc seguir nosso exemplo e quiser buscar na seo Quem Somos de seu site, clique no boto Inserir ao lado da pasta Quem somos. Voc pode abrir pastas para visualizar seu contedo, clicando no boto Procurar ou diretamente no ttulo da pasta. Tambm possvel utilizar o campo de Busca para buscar pelo Ttulo de um objeto.

Plone 3, Manual do Usurio Krei

62

Buscar Texto
Buscar Texto um critrio muito til. parecido com a ferramenta de busca do seu site ou com um buscador da Internet. Ele pega o texto especificado e busca o Ttulo, a Descrio e o Corpo de todos os objetos, trazendo qualquer palavra ou frase especificada. Isso timo quando se quer encontrar objetos relacionados a determinada coisa, principalmente se uma palavra ou frase aparece em muitos tipos de contedo. Utilizando LearnPlone.org como exemplo, se voc quiser criar uma Coleo que exiba todos os objetos referentes palavra Colees, seria preciso especificar colees no critrio Buscar Texto. Todos os Tutoriais, Vdeos, Itens de glossrio, etc, com colees no Ttulo, Descrio ou Corpo apareceriam nos resultados da Coleo.

Relacionado Com
O campo Relacionado Com outro campo, como Categoria, que precisa ser especificado em um objeto de contedo antes de ser utilizado em uma Coleo. Esse campo permite especificar quais outros objetos em seu site so parecidos ou relevantes ao objeto criado. Ao especific-lo, quando voc cria um objeto, pode criar uma rede de contedos relacionados que se relacionam uns com os outros (isso como uma funo "veja tambm"). Aps fazer isso, voc pode utilizar o critrio Relacionados Com em uma Coleo, para exibir qualquer coisa relacionada a um objeto especfico. Nesse caso, especificamos que existem pginas relacionadas Nossa Equipe, Histria e pgina Quem Somos. Ao selecionar um ou vrios valores dessa lista, nossa Coleo exibir as pginas relacionadas a esse Valor. Se selecionarmos Histria como o valor desejado, nossa Coleo mostraria tudo relacionado pgina Histria. Lembre que a lista Relacionado Com no funciona com base em quais objetos esto relacionados ao contedo, mas em quais objetos possuem outro objeto relacionados a eles. A Coleo exibir os resultados relacionados quele valor.

Estado
Utilizar o critrio Estado muito simples; ele permite que organizemos os objetos a partir do estado pblico ou privado. uma tima ideia restringir Colees publicamente visveis para filtrar o que pblico, a fim de que nenhum contedo privado aparea nos resultados. Filtrar o que privado tambm pode ser til, por exemplo: um administrador do site quer ver rapidamente um contedo privado, para determinar o que precisa ser terminado e o que pode ser deletado.

Datas
Talvez voc tenha notado que existem diversas datas disponveis para se usar como Critrio. J que esse nmero muito grande, as datas sero abordadas em sua prpria seo do manual.

5.5. Definindo a Ordem de Classificao


Aprenda como usar a opo Ordem de Classificao para personalizar a ordem em que os resultados da sua Coleo so exibidos A Ordem de Classificao determina a ordem em que seus resultados da Coleo sero exibidos. Ela permite classificar por trs categorias principais: texto, propriedades do objeto e datas. Quando voc classifica por texto, os objetos sero classificados em ordem alfabtica. Quando classifica por uma das propriedades dos objetos, eles sero agrupados conforme essa propriedade. Ao classificar por data, os resultados sero exibidos pela data mais recente em primeiro lugar (embora existam muitas 'datas' no Plone). Todas as Ordens de Classificao esto em Ordem Ascendente, a menos que a caixa Inverter esteja selecionada. Essa opo permite exibir em ordem inversa os dos resultados da Coleo, possvel, por exemplo, exibir os itens com as datas mais novas em primeiro lugar.

Datas
Existem diversas opes de Data, que sero explicadas na prxima seo deste manual.

Propriedades do Objeto
Tipo de Item Ao classificar por Tipo de Item, voc ter uma Coleo cujos resultados so agrupados pelo Tipo de Item. Isso seria necessrio se tivssemos uma Coleo que possui resultados de diversos Tipos de Item. Assim, facilitamos a navegao da Coleo para o visitante do site. Estado Classificar por Estado exibir resultados agrupados pela estado de publicao. J que existem apenas dois Estados na

Plone 3, Manual do Usurio Krei

63

configurao padro do Plone, haver apenas itens Publicados ou Privados. Podemos utilizar isso para separar todas as pginas em nosso site, visualizando com facilidade o que est pblico (Publicado) e o que est escondido ao visitante (Privado). Categoria Essa classificao til quando queremos exibir os objetos em nosso site da forma que esto agrupados pela Categoria onde os colocamos. Lembre que para que isso funcione, preciso especificar a Categoria em diversos objetos. Se voc no fez isso, a classificao por Categorias no mudar nada. Relacionado Com Essa ordem de classificao aplicar um critrio sua Coleo. Ela limita os resultados a apenas aqueles que possuam informaes Relacionadas especificadas em suas propriedades.

Texto
Nome Curto Classificar pelo Nome Curto colocar os resultados em ordem alfabtica. No padro, Plone define o Nome Curto de um objeto para ser o mesmo do Ttulo. A diferena entre os dois que o Nome Curto possui apenas letras minsculas e hfens entre as palavras. O Nome Curto para a pagina Quem Somos, por exemplo, seria quem-somos. isso que o Plone utiliza na URL da pgina (www.meusite.com.br/quem-somos). Voc pode especificar um Nome Curto diferente para um objeto, utilizando o boto Renomear na aba Contedo. Criador Classificar pelo Criador agrupar todos os resultados em ordem alfabtica pelo seu autor. Digamos, por exemplo, que tenhamos diversos documentos publicados por Daniel Sousa e diversos outros documentos publicados por Joana Silveira. Essa classificao faria com que todos os documentos criados por Daniel fossem listados primeiro que os de Joana. Ttulo A classificao por ttulo exibe os resultados em ordem alfabtica, pelos Ttulos dos objetos.

Em seguida, abordaremos as Datas, j que as pulamos nessa seo e na seo dos Campos dos Critrios.

5.6. Usando e Entendendo Datas


Explicao das Datas associadas a Colees e seus usos Existem diversos tipos diferentes de datas para se escolher, sendo que muitas parecem similares. Por essa razo, muito fcil se confundir sobre qual data usar. Abaixo, h uma definio de cada opo de data.

Definio das Datas


Data de Criao
a data em que o documento foi feito, como se fosse seu aniversrio, o dia em que nasceu. No possvel modificar a Data de Criao de um objeto.

Data de Efetivao
a data em que o objeto se torna pblico; ela pode ser personalizada atravs da aba Edio -> aba Data. Contudo, l essa data chamada de Data de Publicao (uma pequena discrepncia na nomenclatura do Plone) A Data de Criao e a Data de Efetivao so muito parecidas. Ambas representam o incio de um objeto. Ao escolher qual utilizar, importante lembrar que um objeto pode ser criado muito antes de se tornar pblico. Voc pode ter uma pgina na qual trabalhou por muitas semanas at, finalmente, public-la. Assim, voc receber resultados diferentes em uma Coleo, dependendo de qual data usar. Recomendamos utilizar a Data de Efetivao em vez da Data de Criao para Colees que possuam esse critrio. Assim, ela mostrar resultados com base no momento em que se tornaram visveis ao pblico, o que muito mais relevante. Alm disso, tambm possvel ajustar manualmente a Data de Efetivao para controlar a ordem de classificao, o que no pode ser feito com a Data de Criao.

Plone 3, Manual do Usurio Krei

64

Data de Expirao
Refere-se ao dia em que o item no estar mais disponvel ao pblico. Ela tambm pode ser personalizada atravs da aba Edio (vista acima) como a Data de Efetivao. No padro, os objetos no possuem data Data de Expirao.

Data de Modificao
a data em que o objeto foi editado pela ltima vez. Note que essa data estabelecida pela primeira vez quando o objeto criado, e ser modificada toda vez que ele for editado. No h como personalizar essa data. Voc pode us-la como uma Ordem de Classificao juntamente com o critrio Tipo de Item na Pgina, para exibir todas as pginas modificadas na ltima semana, por exemplo. A lista "What's New" na pgina inicial do LearnPlone.org utiliza a Data de Modificao como seu critrio de data. Dessa forma, tanto os documentos recentemente criados quanto os recentemente atualizados aparecero na lista.

Datas Especficas de Eventos


As duas datas seguintes se aplicam apenas aos objetos que so Eventos; elas so muito eficazes para a criao de Colees de Eventos Recentes ou Prximos Eventos, comunicando seu pblico o que a sua organizao est fazendo agora e o que far no futuro.

Data Inicial
simplesmente a data em que o Evento comea.

Data Final
simplesmente a data em que o Evento termina.

Estabelecendo Datas
Algo confuso sobre as datas pode ser como configurar seus Critrios. Sua configurao diferente de qualquer outro Critrio. Em primeiro lugar, preciso escolher se voc deseja uma Data Relativa ou um Intervalo de Data. A Data Relativa permite construir um estado condicional, como: itens modificados menos de 5 dias atrs. Um Intervalo de Data permite especificar um perodo exato de datas, como de 02/01/08 a 02/02/08. Isso til para criar uma Coleo com uma data permanente. A Data Relativa, por outro lado, til para criar Colees que se atualizam automaticamente, como Colees de Notcias Recentes ou uma Seo de Eventos Futuros.

Data Relativa
Ao olhar para a opo Data Relativa, voc v que h trs opes a serem preenchidas. A primeira opo Qual Dia. Isso permite selecionar o nmero de dias que sero inclusos no critrio. Uma das opes chamada Agora; ela faz com que o perodo de data seja estabelecido para o dia atual. As outras duas opes no importam e podem ser ignoradas quando se utiliza o Agora. A segunda opo No Passado ou Futuro e possibilita escolher olhar frente ou atrs no tempo. A ltima opo Mais ou Menos, que nos permite escolher entre trs opes. Menos que permite incluir tudo que vai desde agora at um perodo de tempo igual ou menor configurao Qual Dia, tanto no passado quanto no futuro. Mais que inclui tudo que est alm do nmero de dias especificado ou maior que Qual Dia. Finalmente, No Dia inclui apenas as coisas que esto no dia especificado como Qual Dia. Usando o exemplo da imagem acima, se tivssemos selecionado No Dia em vez de Mais que, nossa Coleo exibiria apenas os objetos modificados (estamos utilizando o critrio Data de Modificao) 5 dias atrs. Se isso est confundindo voc, tente pensar nisso como uma frase que substitui as opes escolhidas. "Quero que os resultados incluam Mais ou Menos que Qual Dia, No Passado ou Futuro". Nosso exemplo na imagem acima seria "Quero que os resultados incluam objetos Menos que 5 dias no passado.

Intervalo de Data
muito mais fcil entender essa opo. Tanto uma Data Inicial quanto uma Data Final so necessrias (no confunda esses termos com datas Especficas de Eventos!). O Intervalo de Data permite introduzir uma data final e inicial para exibir tudo o que est dentro daquele perodo. Note tambm que isso permite especificar um momento especfico do dia.

6. Gerenciamento de Portlets
Uma introduo ao uso e gerenciamento de portlets.

Plone 3, Manual do Usurio Krei

65

6.1. Hierarquia dos Portlets


Os portlets utilizam uma abordagem bsica de hierarquia que determina como e por que aparecem em cada seo de seu site.

Os portlets utilizam uma abordagem bsica de hierarquia. No padro, os portlets estabelecidos na raiz (pgina inicial) do site se propagaro a todas a subsees do site. Se voc quiser um conjunto ou ordem diferente de portlets para uma sub-seo especfica, preciso utilizar o controle Bloquear/desbloquear portlets, para "bloquear" os portlets acima dele. Quando fizer isso, necessrio adicionar explicitamente todos os Portlets que deseja ver na pgina e suas sub-pginas contidas.

Nesse diagrama, nossos Portlets esto designados em azul abaixo do ttulo da Pgina. Como voc pode ver, temos dois Portlets designados em nossa Pgina Inicial (navegao e itens recentes). Esses mesmos Portlets aparecero em nossa Pgina Sobre Ns, devido hierarquia dos portlets. Contudo, na pgina Documentao, adicionamos um terceiro portlet -- o Portlet Coleo Aqui ainda estamos permitindo Portlets de nveis superiores alm do Portlet Coleo. Ao bloquear Portlets de nveis superiores, preciso readicionar os Portlets em cada Pgina de nvel inferior. Nesse caso, readicionamos o Portlet Navegao s duas e, ento, fizemos o mesmo com o Portlet Busca.

6.2. Gerenciando Portlets


Como adicionar, remover e reorganizar portlets. Para comear a manipular os portlets, preciso encontrar o link Gerenciar Portlets, geralmente localizado no fim de cada coluna lateral. L, voc pode criar novos Portlets, remover, renomear e reorganizar Portlets.

Ao clicar nesse link, seremos levados a uma nova pgina que nos permitir editar os Portlets. O outro mtodo de chegar nessa tela adicionar /@@manage-portlets (isto significa: gerenciar portlets) ao fim da URL da pgina na qual queremos editar os Portlets. Para editar Portlets na Pgina Quem Somos, por exemplo, a URL seria a seguinte: www.meusite.com.br/quem-somos/@@manage-portlets.

Adicionando um Portlet

Plone 3, Manual do Usurio Krei

66

Adicionar um Portlet muito simples: Selecione a opo Adicionar Portlet na caixa e clique no tipo de Portlet desejado. Abordaremos as diferentes opes disponveis na prxima seo.

Editando um Portlet Existente


Para editar as propriedades de um Portlet existente, apenas clique no nome do Portlet. No exemplo, se quisssemos editar as propriedades do Portlet Navegao, clicaramos em Navegao. cada tipo de Portlet possuir opes de configurao diferentes.

Reorganizando Portlets
Para reorganizar seus Portlets, apenas clique na flecha azul para cima ou para baixo. Isso afetar a ordem de exibio dos Portlets na pgina.

Removendo Portlets
Para remover um Portlet, clique no "X" vermelho associado ao seu nome. Como voc deve ter notado na tela Gerenciar Portlet, possvel trabalhar com Portlets tanto do lado direito, quanto esquerdo da pgina. Isto acontece porque normalmente h duas colunas para os Portlets, direita e esquerda. Os Portlets aparecero apenas no lado onde voc os adicionar.

Voc pode adicionar mais de um Portlet do mesmo tipo em uma pgina. No h limites do uso de um Portlet especfico ou um limite do total de Portlets em uma Pgina.

6.3. Tipos de Portlet


Descrio de cada Tipo de Portlet Existem diversos tipos de Portlets para se escolher. O nome dos tipos de Portlets s vezes podem ser confusos. Alm disso, alguns podem ser configurados atravs de Gerenciar Portlets, enquanto outros requerem configuraes atravs do ZMI ou atravs da criao de outros objetos de contedo. Veja abaixo uma descrio bsica do uso e funcionalidade de cada tipo de Portlet disponvel.

Navegao
Permite que os usurios naveguem em seu site com facilidade, provendo um "mapa do site" estruturado, um menu de navegao ou rvore de navegao. Voc tem a opo de exibir a navegao para todo o site ou escolher exibir apenas os contedos da pasta atual. No LearnPlone.org, h um exemplo de Portlet Navegao na coluna da esquerda. Ao explorar mais o site, a rvore continua expandindo. Existem diversas opes de configurao disponveis que afetam o comportamento do Portlet Navegao.

Calendrio
Trata-se de um Portlet muito simples que exibe um Calendrio em seu site; ele no possui opes personalizadas. Se voc publicou objetos de contedo Evento em seu site, os dias em que eles ocorrero estaro em negrito no calendrio, com um link para o evento correspondente no site.

Clssico
Refere-se forma pela qual os Portlets eram usados nas verses anteriores do Plone, antes do Plone 3. preciso criar um Template de Pgina no ZMI e estabelecer o caminho e o macro adequadamente para ativar o portlet. Isso requer conhecimento tcnico tanto do TALES, quanto do ZMI.

Coleo
Permite exibir resultados de uma Coleo. preciso j ter criado uma Coleo ao adicionar esse Portlet, para especificar o seu uso. Essa uma tima forma de resumir os resultados de uma Coleo importante, a fim de que fiquem visveis ao pblico de forma fcil.

Eventos
Exibe Eventos Futuros, desde que voc possua Eventos em seu site. possvel determinar quantos e quais eventos quer que sejam exibidos, com base no estado de publicao.

Plone 3, Manual do Usurio Krei

67

Acesso
Trata-se de outro Portlet que no pode ser configurado, pois simplesmente exibir um Formulrio de Acesso, permitindo que os usurios que possuam informao de acesso entrem no site. Uma vez que entrarem, esse Portlet no mais aparecer.

Notcias
Funciona exatamente como o Portlet Eventos. Contudo, em vez de exibir Eventos, exibir Notcias recentes. Mais uma vez, possvel escolher quantas notcias exibir e filtr-las, com base em seu estado.

Feeds RSS
Permite fazer links a um Feed RSS; escolha quantos itens exibir e especifique a frequncia da atualizao.

Itens Recentes
Exibe um nmero personalizado de Itens Recentes, listados por Ttulo; so determinados pela sua Data de ltima Modificao.

Lista de Reviso
Exibe uma lista de objetos enviados para reviso. Se voc estiver utilizando um ciclo de enviar e revisar (e estabeleceu papis globais para seus usurios adequadamente), esta uma tima maneira para que os revisores vejam o que foi submetido para reviso. Esse Portlet aparece apenas para para quem tiver feito seu acesso, pois no est visvel ao pblico.

Busca
Colocar uma caixa de busca em sua coluna de Portlets. Essa caixa buscar os Ttulos, Descries e Corpo do texto dos objetos em seu site ou por um texto especfico. Voc tem a opo de ativar uma BuscaAtiva. Essa opo mostra resultados atuais se o navegador suportar JavaScript.

Texto Esttico
Permite introduzir contedo como qualquer objeto de Pgina. Isso til para adicionar hyperlink a diferentes sites ou qualquer informao que no vai mudar. Um exemplo o Portlet "Still Stumped?" (Ainda Confuso?) direita do site Learnplone.org.

7. Prximos Passos
Este manual se concentrou na perspectiva do usurio. Os administradores do site podem encontrar diversos outros documentos de ajuda no Plone.org. Para concluir esse manual do usurio, examinaremos algumas situaes do papel de administrador, em preparao para a documentao mais avanada.

7.1. Outras Documentaes teis e Bsicas


Plone.org possui pginas de documentao individuais, dedicadas a tarefas especficas. A rea de documentao do site do Plone possui uma seo dedicada ao uso bsico para editores de contedo: http://plone.org/documentation/phc_topic_area?topic=Basic+Use (em ingls). Voc encontrar documentaes de ajuda adicional; algumas repetiro os elementos desse manual, outras se concentraro em resolver problemas especficos. Talvez voc queira explorar outros documentos de ajuda para administrao de site, para modificar a aparncia visual e para programao, mas lembre que grande parte desses documentos so especficos e podem ser muito tcnicos.

7.2. Do Usurio ao Administrador e Mais Alm


Pressupondo que voc tenha dominado a funcionalidade bsica de um usurio do Plone, tomar tarefas de um administrador de site em um website em Plone pode ser um prximo passo relativamente fcil. Os exemplos aqui dados pretendem guiar os interessados em aprender alm desse manual. O tratamento apresentado nessa pgina deve ser til a voc, mesmo se desejar fazer o mnimo de administrao de site possvel, j que algum precisa realizar essas tarefas. Aprender sobre a variedade de possibilidades abrir seus olhos ao

Plone 3, Manual do Usurio Krei

68

potencial dos websites em Plone, fazendo com que voc queira questionar seu administrador. Um administrador de website a pessoa a quem se recorre para nos ajudar com instrues, problemas tcnicos e atualizaes de programas. Para websites grandes, h mais de um administrador, especializado em lidar com contas de usurios, aparncia do site, manuteno do banco de dados e programao. Para simplificar, pensemos em apenas um administrador, o proprietrio de um website pessoal, usando o Plone. O uso tpico do Plone para um website pessoal inclui o compartilhamento de fotografias de famlia, um blog, a manuteno de um site de f clube, a apresentao de materiais de ensino e a exibio de fotografias, obras de arte, msicas e outras obras criativas, todos seguindo uma rea especfica de interesse. Alm das ferramentas de administrao do site e certo nvel de programao, as funes bsicas descritas nesse manual tambm so utilizadas. Podemos usar uma pessoa apaixonada por borboletas (lepidopterista) como exemplo de algum que vai alm das ferramentas bsicas de usurio para construir um website pessoal. Esse lepidopterista tem muito conhecimento sobre borboletas e quer compartilh-lo com o mundo, ao mesmo tempo em que colabora com outras pessoas que possuem o mesmo interesse, tanto cientistas quanto simples apaixonados. O Plone uma tima ferramenta para esse trabalho. O lepidopterista aprende que possvel usar o Plone para websites pequenos e vai fundo. Imagine trs possveis personagens lepidopteristas, com relao experincia e confiana no uso de um computador: Joo, uma pessoa comum Bete, a criadora de pginas da web Sandra, a programadora Essas personagens abrangem os tipos de proprietrios de websites em Plone, sendo que o primeiro assume apenas o papel de usurio do Plone; o segundo assume dois papis, tanto o de usurio, quanto o de administrador e o terceiro assume trs papis: usurio, administrador e programador. Vamos comparar essas personagens.

Joo, uma pessoa comum


Joo sortudo, tem um amigo que faz websites em Plone. Ento, pede a ele que monte um website e lhe mostre como us-lo. O amigo instala o Plone em seu prprio servidor da web, registra um nome de domnio para o website, fazendo toda a preparao. Ele at desenha um logo bonito de borboleta, define cores personalizadas e uma imagem de plano de fundo para o site. Tudo o que Joo precisa fazer aprender sobre o Plone atravs de uma perspectiva de usurio (por meio deste manual e de outros documentos direcionados ao usurio no Plone.org). Pronto. Joo, uma pessoa comum, j pode ser encontrado na Internet. Ele pede, ento, a seu amigo, que ser o administrador de seu website, para criar uma conta de usurio bsica, chamada joaodasilva. A conta criada e d a Joo direitos de acesso total a todo o website, atravs do papel de Administrador. Joo acessa o site como joaodasilva e v a interface com abas em todas as pginas do site. Ele aprende a criar pastas e vai desenvolvendo uma estrutura hierrquica de pastas e subpastas para sua informao biogrfica e de contato, sua rea de fotos de famlia e pastas para as informaes sobre borboletas. Ele tambm aprende os procedimentos para preparar imagens de fotografias digitais de sua famlia e de borboletas, trabalhando bastante tempo nos dados e fotografias existentes, adicionando arquivos e imagens. Escreve pginas da web para grupos e espcies de borboletas, seguindo um simples template que criou. Aps alguns meses desse trabalho bsico, porm intenso, Joo consegue desenvolver uma rotina mensal de atualizao do website, com novas imagens e descries de borboletas. Quando essa pessoa comum tem uma pergunta, ela conta com o luxo de pedir ajuda a seu amigo, que pode acessar o site atravs da conta de administrador todo-poderoso. Existem outras tarefas de administrador sobre as quais Joo precisa da ajuda de seu amigo, mas, no geral, ele mantm o website sozinho. As tarefas de administrao que faz por si so: Adicionar novas contas de usurio para membros de sua famlia e para outros apaixonados por borboletas, que o ajudam a escrever descries de espcies de borboletas. Gerenciar contas de usurio e acesso a diferentes partes do website. Quando precisa da ajuda de um expert para escrever ou editar uma descrio, por exemplo, ele utiliza a aba compartilhamento para dar acesso de edio conta dessa pessoa no sistema. Atualizar diversos "portlets" na rea da coluna esquerda do website; um portlet que destaque "a borboleta do ms", e outro que mostre uma foto recente. Para isso, Joo segue os conselhos de seu amigo, utilizando diversos documentos do Plone.org para ajud-lo. Em termos de comunicao, Joo interage com outros apaixonados por borboletas atravs de e-mails. Quando preciso falar sobre uma borboleta em particular, a organizao hierrquica natural das pastas facilita encontrar as pginas especficas.

Bete, a criadora de pginas da web


Bete tem experincia em fazer pginas da web e fez um curso bsico sobre webdesign com o uso do cdigo HTML. Com essa

Plone 3, Manual do Usurio Krei

69

bagagem, ela se sente confiante para baixar o Plone em seu computador local e instal-lo. Isso permite que ela aprenda os truques do Plone sem precisar se preocupar em aprender a instal-lo em um servidor da web -- por enquanto. Aps seguir as instrues de instalao, ela l a documentao sobre o papel de administrador do website. Bete, a criadora de pginas da web, utiliza a conta de usurio admin e sua senha especial provida pelo programa na concluso de sua instalao. Ela acessa o site como admin, depois de fazer mais uma leitura da documentao. Por ter certeza de que ser a nica usuria e que poder utilizar sua conta de admin para administrar o site e realizar tarefas bsicas, Bete no se d o trabalho de criar uma conta de usurio simples. Como admin, ela segue as receitas do Plone.org para modificar o logo e layout, o tema do website. Tambm aprende sobre o poder do uso das definies da linguagem de estilo cascading style sheet (CSS) para alterar com facilidade o visual do website; bem como se instrui sobre como fazer mudanas gerais no site, instalando novos temas personalizados. Ela trabalha no tema para seu novo website em sua instalao local do Plone, at ficar satisfeita com sua aparncia. Essa usuria investiga as opes de hospedagem para seu website em um servidor da web, pesquisando diferentes provedores especializados no programa Zope, o sistema robusto que prov o esqueleto do Plone. Bete escolhe um provedor e contrata seus servios por um ano. Ao compreender as funes poderosas do Zope, ela se submete ao provedor para que ele se encarregue das tarefas de configurao e instalao do Zope e do Plone no servidor. Ele tambm a ajuda com a instalao de seu tema personalizado, j desenvolvido em sua instalao local do Plone. Seu novo website j est no ar, com seu logo, esquema de cores e aparncia personalizados. Nos primeiros estgios de criao do website, Bete realiza as tarefas de um usurio comum, criando pastas, adicionando arquivos, fotografias, grficos e pginas da web, para criar contedo do site. Como Joo, uma pessoa comum, Bete, a criadora de pginas da web, realiza tarefas bscias de administradora, utilizando painis especiais disponveis para o usurio admin, mas vai alm do nvel de administrao, passando a criar pginas da web em Plone. Ela aprende como adicionar templates de pginas que acessam objetos de dados armazenados no sistema de armazenamento do Plone (e do Zope). Com page templates (templates de pgina), programas de formulrios personalizados baixados no Plone.org e um pouco de programao de page template, ela aprende a criar um sistema que mostra mapas de distribuio para qualquer seleo de borboletas em seu site. Em termos de comunicao, Bete instala um frum de mensagens em seu website em Plone, e tambm permite que visitantes comentem no site. No h nada sofisticado nisso, que acaba aumentando a comunicao via e-mails, mas serve para seu propsito.

Sandra, a programadora
Sandra, a programadora, sabe muito sobre servidores da web, criao de pginas da web e programao para web, por j ter trabalhado como programadora Java diversas vezes, antes de ser professora de histria e especialista em TI em uma escola. Seu interesse por borboletas uma paixo, mas ela tambm se interessa muito pela programao da web e bancos de dados de websites. Sandra j administra servidores da web, um deles um servidor alugado para seu prprio website, para diversos amigos e diversas organizaes locais, e outros servidores escolares. Assim como Bete, a criadora de pginas da web, Sandra, a programadora, instala o Plone e o Zope em um PC local e utiliza a conta admin para comear seu trabalho. No entanto, ela d um passo mais tcnico, examinando o interior do sistema ao analisar o sistema de arquivos e os cdigos. Aps aprender sobre o Python e ler muitos livros e websites, ela se desenvolve graas a sua experincia com programao Java, e adota o Python, devido sua sintaxe simples. Ela procura aprender mais atravs de vrios exemplos de aplicativos de programas do Plone/Zope que baixa da Web. Ela entende que esses aplicativos so criados com Archetypes, um tipo de API de alto nvel (Interface de Programao de Aplicativos) utilizado para escrever programas personalizados para o sistema. Ela utiliza sua instalao local do Plone e do Zope para desenvolver programas, para testar tipos de contedo baseados em Archetypes personalizados e tambm mantem um ambiente de produo em seu servidor da web. O desenvolvimento de tipos de contedo personalizados para seu website de borboleta consome muito o seu tempo, j que ela examina cuidadosamente os aplicativos existentes nos programas e l tutoriais no Plone.org. Sandra desenvolve diversos tipos personalizados: um chamado Espcies de Borboletas, para conter informaes estatsticas genricas sobre uma espcie, outro chamado Taxonomia de Borboletas, que armazena as descries das espcies, e outro chamado Observao de Borboletas, para descrever dados da rea. Aps instal-los em seu servidor, ela escreve um programa Python para preencher os objetos da web de borboletas com um arquivo de texto que contm descries formatadas e dados j existentes. Uma vez terminado, o site da Sandra funciona bem, como um sistema simplificado que requer pouco esforo para adicionar novas informaes sobre borboletas. Sandra, a programadora, aproveita a inteligncia embutida do sistema e incrementa com novas caixas de busca, uma opo de destaque e uma viso dos dados de borboletas baseada no calendrio. Esses elementos so colocados nas extremidades do website como portlets, distribudos de forma inteligente pelas pginas, e so gerados por um conjunto de templates personalizados e scripts em Python, que proveem uma interface aos tipos de borboleta personalizados subjacentes. Para se comunicar com outros apaixonados por borboletas, so disponibilizados no site um frum de mensagens e um espao para comentrios de visitantes -- da mesma forma que Bete, a criadora de pginas da web, configurou seu website; no entanto, Sandra cria conexes especficas para os tipos de contedo de borboleta atravs do uso de colees, para que o frum de mensagens, os comentrios e a troca de e-mails sobre diferentes espcies sejam listados e coordenados em diversas vises muito teis.

Plone 3, Manual do Usurio Krei

70

Comparao e Concluso
Essas trs personagens ilustram diferentes maneiras de realizar o mesmo trabalho. Ser que algum dos trs websites , necessariamente e demonstravelmente, melhor do que os outros? No. Uma pessoa com pouco ou nenhum talento artstico, ou habilidades de programao, que tenha raciocnio prtico pode criar e manter um grande website -- basta utilizar as funcionalidades embutidas do Plone. O uso de colees personalizadas em um website em Plone como o de Joo pode conseguir ter resultados semelhantes a um website que tenha um tratamento de programao avanado, como descrito no terceiro exemplo. Sem dvida, existem diferenas de convenincia e apresentao, mas no so muito significativas -- o Plone e o Zope possuem diversas funcionalidades mesmo na instalao padro. A personalizao e o desenvolvimento de programas especializados s acrescentam valor no que diz respeitos a inovaes. Assim, qualquer que seja sua experincia e perspectiva, quando voc sentir a necessidade ou quiser expandir seus conhecimentos, utilize a rea de documentao do Plone.org: http://plone.org/documentation/ (em ingls), ou adquira um livro do Plone e/ou do Zope para se aprofundar mais nas guas da administrao e programao de sites!

You might also like