You are on page 1of 39

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

Sumrio
Transformadores Definies Fundamentais Perdas no Transformador Transformao Trifsica Motores de Corrente Contnua Atuadores Generalidades Composio Bsica e Funcionamento Rotor Enrolamento Coletor Estator m Permanente Escovas Motor de Fase Partida Partes de um Motor de Fase Partida Fator de Potncia Circuito Monofsico Circuito Trifsico Potncia em Corrente Alternada Fator de Potncia Fusvel Disjuntores Sensor Capacitivo Sensor Indutivo Sensor ptico Fim de Curso Rels Rel Falta de Fase Temporizador Contator Exerccios Prticos Ligaes de motores trifsicos com partida direta Ligaes de motores trifsicos com partida direta, com reverso Ligaes de motores trifsicos com partida em Estrela tringulo Ligaes de motores trifsicos com partida tenso compensada Ligaes de motores DAHLANDER com reverso Ligaes de motores em anis (Rotor bobinado) Frenagem por induo magntica Exerccios Propostos Simbologia Bibliografia 4 4 8 9 10 11 11 12 12 13 13 13 13 13 14 14 16 16 17 17 20 21 22 23 24 24 25 26 26 26 29 30 30 31 32 33 34 35 36 37 38 41

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

TRANSFORMADORES
Definies fundamentais
O transformador opera segundo o princpio da induo mtua entre duas (ou mais) bobinas ou circuitos indutivamente acoplados. Um transformador terico de ncleo a ar, no qual dois circuitos so acoplados por induo magntica. Na foto abaixo vemos um transformador de potencial

Na figura 13.1 O circuito ligado fonte de tenso alternativa, V1, chamado de primrio (circuito 1). O primrio recebe sua energia de uma fonte alternativa. Dependendo do grau de acoplamento magntico entre os dois circuitos, esta energia transferida do circuito 1 ao circuito 2. Se os dois circuitos so frouxamente acoplados, como no caso do transformador a ncleo de ar, mostrado na Fig.13-1, somente uma pequena quantidade de energia transferida do primrio (circuito 1) para o secundrio (circuito 2). Se as duas bobinas ou circuitos esto enrolados sobre um ncleo comum de ferro, eles esto fortemente acoplados. Neste caso, quase toda a energia recebida da fonte, pelo primrio, transferida por ao transformadora ao secundrio.

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

TRANSFORMADOR

A energia eltrica produzida nas usinas hidreltricas levada, mediante condutores de eletricidade, aos lugares mais adequados para o seu aproveitamento. Ela iluminar cidades, movimentar mquinas e motores, proporcionando muitas comodidades. Para o transporte da energia at os pontos de utilizao, no bastam fios e postes. Toda a rede de distribuio depende estreitamente dos transformadores, que elevam a tenso, ora a rebaixam. Nesse sobe e descem, eles resolvem no s um problema econmico, reduzindo os custos da transmisso a distncia de energia, como melhoram a eficincia do processo. Antes de qualquer coisa os geradores que produzem energia precisam alimentar a rede de transmisso e distribuio com um valor de tenso adequado, tendo em vista seu melhor rendimento. Esse valor depende das caractersticas do prprio gerador, enquanto a tenso que alimenta os aparelhos consumidores, por razes de construo e, sobretudo de segurana, tem valor baixo, nos limites de algumas centenas de volts (em geral, 110 ou 220). Isso significa que a corrente, e principalmente a tenso fornecida, variam de acordo com as exigncias. Nas linhas de transmisso a perda de potncia por liberao de calor proporcional resistncia dos condutores e ao quadrado da intensidade da corrente que os percorre (P = R.i2). Para diminuir a resistncia dos condutores seria necessrio usar fios mais grossos, o que os tornaria mais pesados e o transporte absurdamente caro. A soluo o uso do transformador que aumenta a tenso, nas sadas das linhas da usina, at atingir um valor suficientemente alto para que o valor da corrente desa a nveis razoveis (P = U.i). Assim, a potncia transportada no se altera e a perda de energia por aquecimento nos cabos de transmisso estar dentro dos limites aceitveis.

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

Na transmisso de altas potncias, tem sido necessrio adotar tenses cada vez mais elevadas, alcanando em alguns casos a cifra de 400.000 volts. Quando a energia eltrica chega aos locais de consumo, outros transformadores abaixam a tenso at os limites requeridos pelos usurios, de acordo com suas necessidades. Existe uma outra classe de transformadores, igualmente indispensveis, de potncia baixa. Eles esto presentes na maioria dos aparelhos eltricos e eletrnicos encontrados normalmente em casa, tais como, por exemplo, computador, aparelho de som e televisor. Cabe-lhes abaixar ou aumentar a tenso da rede domstica, de forma a alimentar convenientemente os vrios circuitos eltricos que compem aqueles aparelhos.

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

O princpio bsico de funcionamento de um transformador o fenmeno conhecido como induo eletromagntica: quando um circuito submetido a um campo magntico varivel, aparece nele uma corrente eltrica cuja intensidade proporcional s variaes do fluxo magntico. Os transformadores, na sua forma mais simples, consistem de dois enrolamentos de fio (o primrio e o secundrio), que geralmente envolvem os braos de um quadro metlico (o ncleo). Uma corrente alternada aplicada ao primrio produz um campo magntico proporcional intensidade dessa corrente e ao nmero de espiras do enrolamento (nmero de voltas do fio em torno do brao metlico). Atravs do metal, o fluxo magntico quase no encontra resistncia e, assim, concentra-se no ncleo, em grande parte, e chega ao enrolamento secundrio com um mnimo de perdas. Ocorre, ento, a induo eletromagntica: no secundrio surge uma corrente eltrica, que varia de acordo com a corrente do primrio e com a razo entre os nmeros de espiras dos dois enrolamentos.

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


A corrente eltrica deve ser alternada pelo fato de s haver induo magntica com a variao do campo magntico. A relao entre as voltagens no primrio e no secundrio, bem como entre as correntes nesses enrolamentos, pode ser facilmente obtida: se o primrio tem Np espiras e o secundrio Ns, a voltagem no primrio (Vp) est relacionada voltagem no secundrio (Vs) por Vp / Vs = Np / Ns, e as correntes por Ip/Is = Ns/Np. Desse modo um transformador ideal (que no dissipa energia), com cem espiras no primrio e cinqenta no secundrio, percorrido por uma corrente de 1 Ampre, sob 110 volts, fornece no secundrio, uma corrente de 2 Ampres sob 55 volts.

Perdas no transformador
Graas s tcnicas com que so fabricados, os transformadores modernos apresentam grande eficincia, permitindo transferir ao secundrio cerca de 98% da energia aplicada no primrio. As perdas - transformao de energia eltrica em calor - so devidas principalmente histerese, s correntes parasitas e perdas no cobre. 1. Perdas no cobre. Resultam da resistncia dos fios de cobre nas espiras primrias e secundrias. As perdas pela resistncia do cobre so perdas sob a forma de calor e no podem ser evitadas. 2. Perdas por histerese. Energia transformada em calor na reverso da polaridade magntica do ncleo transformador. 3. Perdas por correntes parasitas. Quando uma massa de metal condutor se desloca num campo magntico, ou sujeita a um fluxo magntico mvel, circulam nela correntes induzidas. Essas correntes produzem calor devido s perdas na resistncia do ferro. Relaes no transformador ideal Consideremos um transformador ideal, de ncleo de ferro, conforme mostra a Fig. 13-2, onde os fluxos dispersos 1 e 2 = 0 e k = 1. Tal transformador possui apenas fluxo mtuo m, comum a ambas as bobinas, primrias e secundrias. Quando V1 instantaneamente positivo, como se v na Fig. 13-2, a direo da corrente primria I1 produz a direo do fluxo mtuo m , como se v. O circuito ligado fonte de tenso alternativa, V1, chamado de primrio (circuito 1). O primrio recebe sua energia de uma fonte alternativa. Dependendo do grau de acoplamento magntico entre os dois circuitos (Fig. 13-2), esta energia transferida do circuito 1 ao circuito 2. Se os dois circuitos so frouxamente acoplados, como no caso do transformador a ncleo de ar, mostrado na Fig.13-1, somente uma pequena quantidade de energia transferida do primrio (circuito 1) para o secundrio (circuito 2). 8

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


Se as duas bobinas ou circuitos esto enrolados sobre um ncleo comum de ferro, eles esto fortemente acoplados. Neste caso, quase toda a energia recebida da fonte, pelo primrio, transferida por ao transformadora ao secundrio.

A fora eletromotriz induzida primria, E1, de acordo com a conveno dos pontos e com a lei de Lenz, produz uma polaridade positiva na parte superior da bobina primria, que se ope instantaneamente tenso aplicada V1. Semelhantemente, no secundrio, para a direo de m mostrada, a polaridade positiva E2 deve ser tal que crie um fluxo desmagnetizante oposto m (lei de Lenz). Uma carga ligada aos terminais do secundrio produz uma corrente secundria I2, que circula em resposta polaridade de E2 e produz um fluxo desmagnetizante.

Transformao Trifsica
Para transformar-se a tenso de uma fonte trifsica, se requer ou uma bancada de transformadores monofsicos, como mostra a Fig. 13-25, ou, alternadamente, um nico transformador trifsico com seis enrolamentos num ncleo comum de ferro9 (como mostra na Fig. 13-25). (Usaremos em toda esta explanao transformadores monofsicos individuais, mas as mesmas ligaes e resultados advm do uso de enrolamentos idnticos num transformador polifsico.) Note-se que os transformadores individuais da Fig. 1325 tm a mesma capacidade em kVA e a mesma relao da alta e baixa tenso. Note-se tambm que os transformadores tm as fases indicadas e apropriadamente marcadas, de maneira que o sub-ndice mpar mostra a polaridade instantnea positiva (Se. 13-10) em ambos os lados de alta e baixa tenso.

Imaginemos que a tenso trifsica de linha disponvel, para a excitao dos transformadores 2300 V, 60 Hz, como mostra a Fig. Abaixo. As trs tenses de linha esto defasadas a 120, como mostra a figura e esta relao representa as tenses entre as trs linhas e a fonte de energia: V AB, VBC, VCA, respectivamente, onde cada uma tem valor de 2.300 V, alguma coisa acima da tenso nominal do lado de alta dos transformadores individuais. Isto, evidentemente, dita o tipo de ligao dos transformadores individuais que deve ser Y, como mostra a Fig. Abaixo. Note-se que, ao fazer isto, deve-se tomar cuidado para assegurar que os terminais H1, de polaridade instantnea positiva, sejam ligados rede, enquanto os terminais H2 de cada transformador so ligados num ponto comum (N). Note-se que as bobinas de alta tenso so designadas por A, B e C na Fig. Abaixo, enquanto que as bobinas de baixa tenso (ainda no ligadas) so designadas por a, b e c, respectivamente.

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

Motores de Corrente Contnua


Este applet mostra um motor de corrente contnua, que est ilustrado de uma forma simples apresentando apenas as partes mais importantes para maior clareza. Ao invs de uma armadura com muitas curvas e um ncleo de ferro, h somente um simples condutor retangular que gira, sendo que seu eixo foi omitido. A seta vermelha indica a direo convencional da corrente (de mais para menos). Voc pode reconhecer as linhas do campo magntico (direcionada do plo norte em vermelho at o plo sul em verde) atravs da cor azul. As setas pretas representam fora de Lorentz que exercida no condutor que transporta uma corrente no campo magntico. A fora de Lorentz mencionada ortogonal direo da corrente e s linhas do campo magntico. A orientao destas foras resultante da bem conhecida regra dos trs dedos (para a mo direita!):

10

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

ATUADORES

Generalidades
Os motores de Corrente Contnua (C.C.), tambm chamados Direct Current (D.C.), so os tipos de atuadores mais usados em robtica. Seu uso generalizado se deve facilidade que oferecem para controlar a velocidade. Existem de diferentes tamanhos, formas e potncias, mas todos so baseados no mesmo princpio de funcionamento. Os motores de corrente contnua de forma geral, podemos dizer que sua forma padronizada, a no ser quando se trata de aplicaes especiais, nas quais se fabricam motores de formas e tamanhos especiais. Estes elementos costumam ter formas cilndricas ou quadradas, e seu interior tambm do tipo cilndrico, j que no devemos esquecer que dentro gira uma bobina, possuem diferentes formas e tamanhos.

O tamanho do motor est diretamente relacionado com a potncia, ou seja, depende da potncia do mesmo, de forma que podemos encontrar tamanhos que vo desde alguns poucos centmetros at vrios decmetros. A velocidade de rotao conseguida com esses motores varia entre 1000 e 4000 RPM (rotao por minuto). Acionar um motor DC muito simples, apenas necessrio aplicar uma tenso de alimentao entre seus terminais ou bornes. Para mudar o sentido de giro, basta inverter a polaridade da alimentao. Mudando a polaridade de tenso aplicada, o motor gira em sentido contrrio. Ao contrrio de outros tipos de motores, os motores de DC no podem ser posicionados e/ou travados numa posio especfica, sempre giram livremente na velocidade e direo determinadas pelo sentido da tenso de alimentao aplicada.

11

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

Composio Bsica e Funcionamento


O motor de CC constitudo por duas peas fundamentais: rotor e estator. Dentro delas esto localizados todos os outros elementos que o compe. Rotor Coletor Eixo Ncleo e Enrolamento (bobina do rotor) Estator Escovas e portaescovas m permanente Carcaa Tampas

Rotor: O rotor a parte mvel do motor, proporciona o par binrio (ou torque) para mover a carga.
formado por: Eixo: uma barra de ao fresada que fornece a rotao para o ncleo, enrolamento e coletor.

Ncleo: est localizado sobre o eixo. fabricado com camadas de lminas de ao e sua funo proporcionar um trajeto magntico entre os plos para que o fluxo magntico do enrolamento circule. As lminas tm por objetivo reduzir as correntes parasitas do ncleo. O ao do ncleo

deve ser capaz de manter em baixa as perdas por histereses. O ncleo contm fendas ao longo da armadura

12

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


.

Enrolamento: consta de bobinas isoladas entre si e entre o ncleo e a armadura. Estas bobinas so

alojadas nas fendas e so conectadas eletricamente com o coletor que, devido a seu movimento de rotao, proporciona um caminho de conduo comutado. separadas entre si e do centro do eixo por um material isolante, para evitar curtos-circuitos com ditos elementos. O coletor se encontra sobre um dos extremos do eixo do rotor, de forma que gira com este e est em contato com as escovas. A funo do coletor recolher a tenso produzida no enrolamento induzido, e transmiti-la ao circuito por meio das escovas.

Coletor: tambm chamado comutador. formado por lminas de material condutor (anis coletores),

Estator: Constitui a parte fixa do motor. Sua funo fornecer o fluxo magntico que ser usado pelo

bobinado do rotor para realizar o movimento giratrio. formado por: Carcaa: serve como suporte, alm de proporcionar uma trajetria de retorno ao fluxo magntico do rotor e do m permanente, para completar o circuito magntico. da carcaa e sua funo proporcionar um campo magntico uniforme ao enrolamento do rotor, de forma que interaja com o campo formado pelo bobinado e se origine movimento do rotor como resultado desta interao de campos.

m Permanente: formado por um material ferro-magntico muito remanente. Encontra-se fixado dentro

Escovas: So fabricadas em carvo no caso de motores potentes, e, em metais brandos (flexveis) no caso

de motores de pequena potncia. Sua dureza menor que a do coletor e se localiza numa das tampas do estator. A funo das escovas transmitir a tenso e a corrente da fonte de alimentao para o coletor, por conseqncia ao bobinado do motor.

13

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

MOTORES DE FASE PARTIDA Partes de um motor de Fase Partida

Fig. 1 Motor de fase partida Fig.2 Rotor completo de um motor de fase partida

Fig. 3 Estator de um motor de fase partida, montado na carcaa.

Fig. 4 Esquema do circuito dos enrolamentos e posio do interruptor centrfugo quando o motor funciona a velocidade normal.

Fig. 5 Uma das protees de um motor de corrente alternada de potncia inferior ao de um cavalo.

14

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

Fig.6 Dois variantes da parte fixa de um tipo de interruptor centrfugo, fixado numa jorquilha em forma de U montada sobre uma placa de bornes.

Fig. 7 Mecanismo rotativo de um interruptor centrfugo.

Fig. 8 Fases de funcionamento de um interruptor centrfugo.

Fig. 9 Partes rotativas e fixas de um tipo de interruptor centrfugo.

15

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

Fig. 10- Os dois enrolamentos do estator de um motor de fase partida. Observe os quatros plos de cada enrolamento.

Fig. 11 Modificao que introduz um interruptor centrfugo no circuito de um motor.

FATOR DE POTNCIA
Circuitos Monofsicos
Se tivermos um gerador com uma s bobina que ao funcionar gera uma tenso entre seus terminais, chamamos a este gerador de gerador monofsico. Nos geradores de corrente alternada monofsicos convencionou-se chamar um dos terminais deste gerador de neutro (N), e o outro de fase (F). Se ligarmos este gerador a um circuito, teremos um circuito monofsico. Portanto, um circuito monofsico aquele que tem uma fase e um neutro (F e N) e a tenso no circuito igual tenso entre fase e neutro, tambm chamada de tenso de fase (VFN ou VF ).

16

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

Circuitos Trifsicos
Quando temos um gerador com trs bobinas, ligadas conforme figura, ele um gerador trifsico e d origem a um circuito trifsico. Podemos ter os circuitos trifsicos a trs fios (F1, F2 e F3) e a quatro fios (F1, F2, F3 e N).

No circuito trifsico aparecem, com relao s tenses, a tenso entre fase e neutro, ou tenso de fase (VFN ou VF) e a tenso entre fases ou tenso de linha (VFF ou VL). Demonstra-se que: VL = VL 3 x VF ou VF = -------------- (sendo que 3

3 = 1,732)

Os circuitos trifsicos so mais usados em indstrias e grandes instalaes. Obs.: Usa-se chamar os geradores de corrente alternada de alternadores

A figura ao lado mostra um gerador sendo bobinado em uma indstria de enrolamento

POTNCIA EM CORRENTE ALTERNADA


Quando fazemos passar por uma bobina uma corrente CC, verificamos que praticamente no h queda de tenso, a no ser a queda devido resistncia do fio com que foi construda a bobina ( U = RI). Entretanto, quando circula pela bobina o mesmo valor de CA verifica-se uma queda de tenso. Se substituirmos a bobina por um condensador ou capacitor, verifica-se que no haver nenhuma circulao de CC, entretanto, quando ligamos a CA aparecer uma corrente circulando por ele (pode-se demonstrar que, quanto maior a capacidade, maior a corrente alternada circulante). Verifica-se, ento, que as bobinas e capacitores se comportam de maneira diferente em relao CA.. A esta oposio passagem da corrente d-se o nome de reatncia indutiva, quando se trata de bobinas, e reatncia capacitiva, quando se trata de capacitor. A soma vetorial das reatncias com a resistncia, d-se o nome de impedncia (Z). 17

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

Assim temos: Resistncia... R Reatncia indutiva (bobinas)... XL Reatncia capacitiva (capacitores)... .XC Impedncia (soma vetorial)... Z A reatncia capacitiva ope-se indutiva. Assim, a reatncia total do circuito ( X ) dada pela diferena entre XL e XC (o maior destes dois valores determina se o circuito indutivo ou capacitivo). X = XL - XC XL > XC... Circuito Indutivo XC > XL... Circuito Capacitivo Os valores da resistncia, das reatncias e da impedncia podem ser representados graficamente atravs de um tringulo retngulo, como abaixo: Z: impedncia do circuito R: resistncia do circuito X: reatncia total do circuito ( que igual a XL-XC ou XC-XL ). Uma carga ligada a um circuito de corrente alternada , quase sempre, constituda de resistncia e reatncia, ou seja, temos sempre uma impedncia. Assim, a expresso da potncia W = U x I, em geral no vlida para circuitos de corrente alternada, devendo ser acrescida expresso um outro fator, conforme veremos. Pela Lei de Ohm, temos que a potncia desenvolvida em um circuito : R x I = W (watts) Por outro lado, se substituirmos na expresso acima a resistncia pela reatncia total, teremos: X x I = VA Que expresso da potncia reativa desenvolvida no circuito e que depende das resistncias existentes.

18

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


Ao produto V x I (ou Z x I) = VA chamamos de potncia aparente, que a soma vetorial das duas potncias ativa e reativa. Assim, temos: W = R x I Onde: w= VAr = VA = potncia ativa (ou kw, que corresponde a 1000 W) potncia reativa (ou KVAr, que corresponde a 1000 Var) potncia aparente (ou kVA, que corresponde a 1000VA) Var = X x I VA = Z x I = U x I

Assim como no caso anterior, podemos tomar as trs potncias acima e construir um tringulo com seus valores, ou seja:

kVA = kW + kVAr Cos = kw / kVA kVA = kw + kVAr2

kW = kVA x cos Tg = KVAr / kW Kvar = kVA x Sen

Sen = kvar / kVA Obs.: Os valores de cs (co-seno), sem (seno) e tg (tangente) podem ser obtidos atravs de uma tabela de funes trigonomtricas.
CAPACITORES PARA CORREO DO FATOR DE POTNCIA

19

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

FATOR DE POTNCIA
A potncia ativa (kW) a que efetivamente produz trabalho. A potncia reativa (kVAr), ou magnetizante, utilizada para produzir o fluxo magntico necessrio ao funcionamento dos motores e transformadores. Para termos uma idia do que vem a ser duas formas de energia, vamos fazer uma analogia com um copo de cerveja. Num copo de cerveja temos uma parte ocupada s pelo lquido e outra ocupada pela espuma. Se quisermos aumentar a quantidade de lquido teremos que diminuir a espuma. Assim, de maneira semelhante ao copo de cerveja, a potncia ativa (kW) que corresponde ao lquido, e potncia reativa (KVAr) que corresponde espuma. A soma vetorial (em ngulo de 90), das potncias ativa e reativa a potncia aparente (kVA) que corresponde ao volume do copo (lquido mais espuma). Assim como o volume do copo limitado, tambm a capacidade em kVA, de um circuito eltrico (fiao, transformadores, etc.) limitada de tal forma que, se quisermos aumentar a potncia ativa em um circuito, temos que reduzir a potncia reativa. O fator de potncia o quociente da potncia ativa (kW), pela potncia aparente (kVA), que igual ao coseno do ngulo do tringulo das potncias. Exemplo: FP = cos FP = kW / kVA

Qual a potncia do transformador, necessrio para se ligar um motor de 10 kW com FP = 0,50 e qual a corrente que circula pelo circuito para a tenso igual a 22 v? (Calcular tambm para FP = 1,00). 1 Caso: Para FP = 0,50 PKVA = PKVA / cos PKVA = 10 / 0,50 PKVA = 20 kVA I = PVA / V I = 20.000 / 220 I = 90 A Resposta: Transformador de 20 kVA Corrente de 90 A 2 Caso Para FP = 1,00 PKVA = Pkw / cs PKVA = 10 / 1,00 PKVA = 10 kVA I = PVA / V I = 10.000 / 220 I = 45 A Resposta: Transformador de 10 kVA Corrente de 45 A

20

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


Pelo exemplo, verifica-se que quanto menor o FP mais problemas trar ao circuito transformadores maiores, fiao mais grossa, etc. Logo, interessante corrigirmos o fator de potncia de uma instalao para os valores mais prximos possveis da unidade (as companhias de energia eltrica cobram um ajuste sobre o FP, quando o mesmo inferior a 0,92, de acordo com a legislao do FP). As causas mais comuns do baixo FP so: -Nvel de tenso elevado acima do valor nominal; -Motores que, devido a operaes incorretas, trabalham a vazio desnecessariamente durante grande parte do seu tempo de funcionamento; -Motores superdimensionados para as respectivas mquinas; -Grandes transformadores de fora sendo usados para alimentar, durante longos perodos, somente pequenas cargas. -Transformadores desnecessariamente ligados a vazio por perodos longos; -Lmpadas de descargas fluorescentes, vapor de mercrio, etc. sem a necessria correo individual do FP.

FUSVEL
Os fusveis e disjuntores so dispositivos que protegem os circuitos eltricos contra danos causados por sobrecargas de corrente, que podem provocar at incndios, exploses e eletrocutamentos. Os fusveis so aplicados geralmente nos circuitos domsticos e na indstria leve, enquanto que os disjuntores so projetados principalmente para atender as necessidades da indstria pesada.

21

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


O funcionamento do fusvel baseia-se no princpio segundo o qual uma corrente que passa por um condutor gera calor proporcional ao quadrado de sua intensidade. Quando a corrente atinge a intensidade mxima tolervel, o calor gerado no se dissipa com rapidez suficiente, derretendo um componente e interrompendo o circuito. O tipo mais simples composto basicamente de um recipiente tipo soquete, em geral de porcelana, cujos terminais so ligados por um fio curto, que se derrete quando a corrente que passa por ele atinge determinada intensidade. O chumbo e os estanhos so dois metais utilizados para esse fim. O chumbo se funde a 327 C e o estanho, a 232 C. Se a corrente for maior do que aquela que vem especificada no fusvel: 10A, 20A, 30A, etc.,o seu filamento se funde (derrete). Quanto maior for a corrente especificada pelo fabricante, maior a espessura do filamento. Assim, se a espessura do filamento do fusvel suporta no mximo uma corrente de 10A e por um motivo qualquer a corrente exceder esse valor, a temperatura atingida pelo filamento ser suficiente para derret-lo, e desta forma a corrente interrompida. Os fusveis se encontram normalmente em dois lugares nas instalaes eltricas de uma residncia: no quadro de distribuio e junto do relgio medidor.Alem disso eles esto presentes no circuito eltrico dos aparelhos eletrnicos, no circuito eltrico do carro, etc.

O fusvel de cartucho, manufaturado e lacrado em fbrica, consiste de um corpo oco no condutivo, de vidro ou plstico, cujo elemento condutor est ligado interiormente a duas cpsulas de metal, os terminais, localizados nas extremidades.

DISJUNTORES
Modernamente, nos circuitos eltricos de residncias, edifcios e indstrias, em vez de fusveis, utilizam-se dispositivos baseados no efeito magntico da corrente denominados disjuntores. Em essncia, o disjuntor uma chave magntica que se desliga automaticamente quando a intensidade da corrente supera certo valor. Tem sobre o fusvel a vantagem de no precisar ser trocado. Uma vez resolvido o problema que provocou o desligamento, basta relig-lo para que a circulao da corrente se restabelea.

22

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

SENSOR CAPACITIVO
Antes de explorarmos o sensor capacitivo, vamos relembrar alguns conceitos bsicos sobre o capacitor. O capacitor um componente eletrnico capaz de armazenar cargas eltricas. Por essa razo, ele opem se as variaes de tenso, e muito utilizado como filtro em circuitos eletrnicos. Esse componente composto por duas placas metlicas isoladas eletricamente. O material isolante chamado dieltrico. O valor da capacitncia do capacitor diretamente proporcional rea das placas e da constante dieltrica do material isolante, e inversamente proporcional distncia entre essas placas. Em corrente contnua, o capacitor carrega-se de forma exponencial segundo uma constante de tempo RC. Sensor Capacitivo

23

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

SENSOR INDUTIVO
Assim como fizemos com o sensor capacitivo, vamos relembrar alguns conceitos bsicos do indutor. Quando ligado em CA. O indutor um componente eletrnico composto de um ncleo, o qual envolto por uma bobina. Quando circulamos uma corrente por essa bobina, um campo magntico formado no ncleo o indutor armazena a energia gerada pela bobina no seu ncleo por algum tempo. Sendo assim, quando a corrente da bobina for interrompida, ainda teremos um pouco de corrente na carga. Essa corrente devida a contrao das linhas de campo magntico que esto ao redor do ncleo. Isso significa que o indutor ope se s variaes de corrente (assim como os capacitores s variaes de tenso). Em corrente alternada, o indutor apresenta determinada impedncia. Essa impedncia dada por: XL = 2 W f L Onde f = freqncia do sinal, em Hz. L = indutncia, em Henry Ora, a indutncia depende do ncleo do indutor. Normalmente, os sensores comerciais possuem um circuito oscilador. .

SENSOR PTICO
Um sensor ptico formado por um emissor de luz e um receptor de luz. O emissor de luz ptico pode ser um led (diodo emissor de luz ou uma lmpada). O receptor um componente foto-sensvel (foto transistores, fotodiodos, ou LDRs). Um circuito oscilador gera uma onda que ser convertida em luz pelo emissor. Quando um objeto aproximado do sensor ptico, ele reflete luz do emissor para o receptor. Um circuito eletrnico identifica essa variao e emite um sinal ao sistema de controle. Os sensores pticos so capazes de detectar vrios tipos de objetos. Os objetos transparentes, entretanto, no podem ser detectados por eles. Caso esse sensor funcione por reflexo, objetos totalmente escuros tambm no sero detectados.

24

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


Existem trs formas de um sensor ptico operar: a) Reflexo: a luz refletida no objeto e o sensor acionado b) Barreira: o objeto bloqueia a passagem da luz, e a sada do sensor acionada. c) Emissor-receptor: neste caso, o emissor e o receptor esto montados separadamente. Quando o raio de luz interrompido pelo objeto, a sada ativada, quando trabalhamos em ambientes com partculas em suspenso (poeira), devemos tomar cuidado na utilizao dos sensores pticos. Caso ele no possa ser substitudo por outro tipo (magntico, capacitivo, etc.) deve-se contemplar um plano de limpeza peridica das lentes a fim de se evitar um mau funcionamento. Alterao do campo magntico do sensor indutivo na aproximao de um corpo metlico. . Sensor Optico Por Barreira Fotoeltrica

CHAVES FIM-DE-CURSO
As chaves fim-de-curso, como o prprio nome sugere, so aplicadas para detectar o fim do movimento de eixos Seu princpio de funcionamento muito simples, e trata-se apenas de uma chave eletromecnica convencional. A chave fim-de-curso pode ser normalmente aberta (NA) ou normalmente fechada (NF).

25

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

CONCLUSO
Alguns tipos de sensores no foram contemplados neste artigo (efeito Hall, ultrassnicos, etc.). Embora sejam eles para aplicaes mais especficas, pretendemos abord-los em um futuro prximo.

REL
Os rels so componentes eletromecnicos capazes de controlar circuitos externos de grandes correntes a partir de pequenas correntes ou tenses, ou seja, acionando um rel com uma pilha podemos controlar um motor que esteja ligado em 110 ou 220 volts, por exemplo. O funcionamento dos rels bem simples: quando uma corrente circula pela bobina, esta cria um campo magntico que atrai um ou uma srie de contatos fechando ou abrindo circuitos. Ao cessar a corrente da bobina o campo magntico tambm cessa, fazendo com que os contatos voltem para a posio original. Os rels podem ter diversas configuraes quanto aos seus contatos: podem ter contatos NA, NF ou ambos, neste caso com um contato comum ou central (C).

REL TEMPORIZADOR

26

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


Alimentando-se os terminais a-b, o rel tipo TXC-1 inicia a contagem do tempo t1 pr-ajustado e comuta os contatos de sada durante um tempo t 2 pr-ajustado, voltando a condio inicial na contagem de tempo t1 e assim sucessivamente. No tipo TXC-2, o rel comea comutando o rel de sada durante a contagem do tempo t1. Os contatos NA (normalmente aberto) so os que esto abertos enquanto a bobina no est energizada e que fecham, quando a bobina recebe corrente. Os NF (normalmente fechado) abrem-se quando a bobina recebe corrente, ao contrrio dos NA. O contato central ou C o comum, ou seja, quando o contato NA fecha com o C que se estabelece a conduo e o contrrio com o NF. A principal vantagem dos Rels em relao aos SCR e os Triacs que o circuito de carga est completamente isolado do de controle, podendo inclusive trabalhar com tenses diferentes entre controle e carga. A desvantagem o fator do desgaste, pois em todo o componente mecnico h uma vida til, o que no ocorre nos Tiristores. Devem ser observadas as limitaes dos rels quanto a corrente e tenso mxima admitida entre os terminais. Se no forem observados estes fatores a vida til do rel estar comprometida,ou at a do circuito controlado. Na figura abaixo esto o desenho ilustrativo de um rel (esquerda) e a configurao mais comum dos contatos dos rels (direita).

O rel tipo UNSX foi especialmente projetado para superviso de redes eltricas e motores contra falta de fase, inverso de fase e mnima tenso. O rel construdo em estado slido, insensvel vibrao ou choque, podendo ser instalado em qualquer posio. Indicado para a proteo de motores contra a falta de fase, devido a queima de um fusvel nos sistemas de partida contator-fusvel. A proteo eficiente mesmo em condies desfavorveis, ou seja, quando a tenso de retorno na fase de defeito estiver prxima da tenso de alimentao, no caso de motores levemente carregados. Um circuito eletrnico com total proteo a transientes e a confiabilidade dos componentes empregados, garantem longa vida em regime contnuo de funcionamento. Fotos e esquemas abaixo:

27

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

Esquema de um rel temporizado

Funcionamento: Inicialmente o capacitor C1 est carregado pelo comutador fechado de K1e a resistncia de carga R2. Acionando S1, energiza o contator K1, que mantm a reteno pelo contato comutador aberto de K1, que em srie com R1 resistor varivel vai descarregando C1. O tempo de desligamento de K1 dado pela regulagem em R1.

Funcionamento: Inicialmente o capacitor C1 est carregado. Acionando K1 o contato comutador muda de posio, retendo K1, at que o capacitor descarrega. O tempo de atuao dado pela regulagem de R1

28

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

O CONTATOR
O contator um dispositivo eletromagntico que liga e desliga o circuito do motor. Usado de preferncia para comandos eltricos: Automticos distncia. constitudo de bobina que quando energizada cria um campo magntico no ncleo fixo que por sua vez atrai o ncleo mvel que fecha vrios circuitos. Cessando a alimentao da bobina, desaparece o campo magntico, provocando o retorno do ncleo atravs de molas conforme figura. Contator Contator com a adio Contatos auxiliares

29

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

EXERCCIOS PRTICOS
Partida direta Em quase todas as concessionrias de energia eltrica, permite-se que os motores em partida direta, somente at 5 Hp ( 3,75 kW). Entende-se por partida direta a partida com a tenso de abastecimento

Diagrama de Fora

Diagrama de comando

30

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

Chave Reversora Trifsica


Funcionamento:

31

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


Partida de Motor Trifsico em Estrela Tringulo Funcionamento:

Diagrama de Fora

Diagrama de Comando

32

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


Partida de motor com tenso compensada Funcionamento:

33

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


Ligaes de Motores Dahlander: Os motores Dahlander, so motores que tem 2 velocidades, pois eles so construdos em 2/4 plos, 4/8 plos etc. sempre n. pares de plos, como se houvesse 2 motores em 1 Pode-se usar isolados, um ou outro separadamente. Ligaes: O Motor funciona na 1 velocidade com os bornes de ligaes 1, 2 e 3 alimentados rede por C1 e os contatores C2 e C3 esto desligados. A 2 velocidade os bornes 1,2 e 3 sero fechados em estrela pelo contator C2, e o contator C3 liga os bornes, 5, 4 e 6 a rede Esquema de Fora:

Desenhe o Esquema de Comando (Complete)

34

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari


Variao de velocidade por resistncias em Motores de rotor bobinado

Complete o esquema de comando

(Motor em anis)

35

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

Motor Trifsico com frenagem por contra corrente (Freio Eletromagntico) Circuito de Fora

Circuito de comando

36

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

Exerccios Propostos:
-Faa um esquema de comando em que as lmpadas L1, L2, L3, L4 e L5 acendem uma aps a outra e quando L5 se acender, todas se apagam ao mesmo tempo. -Faa um esquema de com as 5 lmpadas acima em que uma lmpada acende e a anterior apaga, at todas se acenderem e apagarem, L5 se apagar por ltimo. -Faa um esquema com variao de velocidade em que os resistores entraram ao acionar um mesmo boto e individualmente R1,R2,R3 e R4. -Um transformador de 15 kVA trabalhava a plena carga (100%), alimentando uma carga de 7,5 kW. Qual o fator de potncia do sistema? -Qual a potncia do transformador necessria para se ligar um motor de 7,5 cv com FP = 0,6, e qual a corrente que circula pelo circuito para tenso igual a 220 V?

37

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

Simbologia:

38

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

39

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

40

Centro de Educao Tecnolgica do Estado da Bahia Unidade de Camaari

Bibliografia

Joo Mamede Filho, Instalaes Eltricas Industriais. I.Lkosow, C. E. Stermmer, A. Mortgnoni, Manual de Tecnologia Eletromecnica. R. Rosenberg, Reparicon de Motores Elctros. Hlio Kreder, Instalaes Eltricas. Occidental Schools, Eletrnica Rdio e Televiso. Pial Legrand, Eletricidade Bsica Predial. Motores WEG, Internet Catlogo Geral. CEFET SP, Internet Catlogo Geral. SENAI, Apostila Comandos Eltricos.

41

You might also like