You are on page 1of 12

ASSOCIAO DOS ESPECIALISTAS EM POLTICAS E GESTO DA SADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

ESTATUTO DA ASSOCIAO DOS ESPECIALISTAS EM POLTICAS E GESTO DA SADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (AEPGS) Captulo I Da denominao, sede, fins, durao e patrimnio Art. 1. - A Associao dos Especialistas em Polticas e Gesto da Sade do Estado de Minas Gerais - AEPGS, sociedade civil, sem fins lucrativos, de mbito nacional, com sede e foro na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, na Av. do Contorno, 6413 , 2 andar, Bairro So Pedro CEP: 30110-039, Belo Horizonte/MG, reger-se- pelo presente estatuto e legislao civil em vigor, no que lhe for pertinente. Pargrafo nico - A Associao dos Especialistas em Polticas e Gesto da Sade do Estado de Minas Gerais ser designada pela sigla AEPGS e poder ter uma logomarca que identifique visualmente sua base e seus objetivos. Art. 2. - A AEPGS tem por finalidades: a)Ser um elo entre seus associados e o Estado de Minas Gerais; b)Promover o congraamento de seus membros e difundir seus ideais; c)Promover atividades no sentido de fortalecer a unio e o congraamento entre todos os seus associados; d)Pugnar pelas prerrogativas de seus membros, seus direitos, interesses, aspiraes e autonomias, podendo, mediante autorizao da Assemblia, ajuizar mandado de segurana coletivo, mandado de injuno e outras medidas judiciais; e)Cooperar com entidades pblicas e privadas por meio de estudos, pesquisas e planejamentos sobre as conjunturas municipal, estadual, nacional e internacional, tendo em vista a sade pblica, a cidadania, o bem estar, o Sistema nico de Sade e o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais; f)Incentivar o aperfeioamento intelectual e cientfico de seus membros e de seus dependentes; g)Defender os interesses de seus associados, bem como de seus dependentes, fornecendolhes, sempre que possvel, servios jurdicos de que necessitarem, mediante convnios a serem firmados; h)Fornecer facilidades financeiras e comerciais aos associados por meio de convnios com entidades congneres; i)Divulgar, para os associados, as atividades culturais, comerciais e profissionais realizadas pelos associados;
Pgina 1 de 12

ASSOCIAO DOS ESPECIALISTAS EM POLTICAS E GESTO DA SADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

j)Promover confraternizaes e integrao dos seus associados, por via de atividades sociais, culturais, esportivas e cvicas; k)Com a participao de seus associados, prestar servios voluntrios, nas reas de promoo da sade e preveno da violncia. Art. 3. - A AEPGS ter durao indeterminada. Pargrafo primeiro - A AEPGS, todavia, poder ser dissolvida em Assemblia Geral Extraordinria, especialmente convocada para tal fim, composta por, pelo menos, 4/5 (quatro quintos) dos associados quites com suas obrigaes estatutrias. Pargrafo segundo - Dissolvida a AEPGS e liquidado o seu passivo, os bens remanescentes sero destinados a outra instituio congnere, com personalidade jurdica, que esteja registrada no Conselho Nacional de Assistncia Social CNAS ou entidade Pblica. Art. 4. - O patrimnio da AEPGS ser formado: a)Pelas contribuies dos Associados; b)Pelas doaes ou legados; c)Pelas subvenes e contribuies que, oficialmente, forem consignadas em lei; d) Por mveis, imveis, rendas ou ttulos que venha a adquirir. Art.5. - expressamente vedado AEPGS envolver-se em manifestaes polticopartidrias ou religiosas, ou interessar-se por atividades dessa natureza. Art. 6. - igualmente vedado AEPGS remunerar os associados e membros de seus rgos diretivos, distribuir lucros, vantagens ou bonificaes, a qualquer ttulo, sejam fundadores, efetivos ou especiais. Captulo II Dos associados Art. 7. - Os associados so classificados, basicamente, nas categorias: a) Fundadores; b) Efetivos; c) Especiais: benemritos e honorrios. Art. 8. - So associados fundadores aqueles associados integrantes da carreira de Especialista em Polticas e Gesto da Sade que assinaram a ata de constituio da AEPGS.

Pgina 2 de 12

ASSOCIAO DOS ESPECIALISTAS EM POLTICAS E GESTO DA SADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Art. 9. - So associados efetivos os integrantes da carreira de Especialista em Polticas e Gesto da Sade, da Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais, residentes e estabelecidos em qualquer parte do territrio nacional, que requererem suas inscries, no quadro social da AEPGS, independente de sua situao funcional. Art. 10 - So associados especiais: os benemritos e honorrios. Pargrafo primeiro - So associados benemritos os associados ou no associados que fizerem donativos significativos ou prestarem relevantes servios em prol da AEPGS considerados valiosos pela Assemblia Geral mediante proposta da Diretoria Executiva. Pargrafo segundo - So associados honorrios aqueles que, pelos seus merecimentos ou servios de notoriedade prestados a AEPGS, assim forem declarados pela Diretoria Executiva, com a aprovao da Assemblia Geral. Art. 11- Consideram-se dependentes do associado efetivo: a) O cnjuge ou companheiro(a); b) Os filhos menores ou incapazes; c) Os filhos solteiros com at dezoito anos de idade. Pargrafo nico - Em qualquer caso, o associado no poder ter como dependente mais de um cnjuge, companheiro(a), ex-cnjuge ou ex-companheiro(a). Art. 12 - Os associados contribuiro com uma taxa anual de manuteno ou uma mensalidade a serem estipuladas e fixadas em Assemblia Geral Ordinria, a qual poder ser dividida em parcelas de acordo com os interesses coletivos emergentes. Pargrafo nico - Esto isentos da taxa e mensalidade os scios especiais, assim considerados os benemritos e honorrios. Art. 13 - So deveres dos associados: a)Quitar com a taxa definida na forma no artigo 12; b)Zelar, como fiscal dos interesses sociais, pelo prestgio da AEPGS, colaborando para a concretizao de suas finalidades; c) Cumprir as disposies estatutrias, as deliberaes da Diretoria, do Conselho Deliberativo e da Assemblia Geral; d) Comunicar por escrito, Secretaria da AEPGS, as alteraes de nome, estado civil, mudana de residncia ou endereo para correspondncia social; e) Desempenhar, gratuitamente, e com diligncia, os encargos ou comisses para os quais for eleito ou designado;
Pgina 3 de 12

ASSOCIAO DOS ESPECIALISTAS EM POLTICAS E GESTO DA SADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

f) Comparecer, pessoalmente, ou atravs de representantes, s sesses da Assemblia Geral e outras reunies programadas pela AEPGS, ou justificar o no comparecimento, ficando facultativo o comparecimento aos associados no residentes no municpio sede da AEPGS. Art. 14 - So direitos dos associados: a) Freqentar a sede da AEPGS, utilizando-se de seus servios, observadas as normas regulamentares especficas; b) Votar e ser votado para os cargos eletivos da Diretoria ou do Conselho Deliberativo, desde que pertena categoria de associado efetivo e esteja quite com deveres de associado elencados no artigo 13; c) Obter as vantagens do presente estatuto, ou as que venham a ser estabelecidas, observada a regulamentao especfica que sobre elas dispuser; d) Ter acesso s demonstraes contbeis da AEPGS, nos termos do Regimento Interno a ser institudo. Art. 15 - Para efeito de percepo de benefcios, consideram-se dependentes do associado os descritos no artigo 11. Art. 16 - Perder a qualidade de associado aquele que: a) Requerer seu desligamento do quadro social; b) Sendo associado fundador ou efetivo, deixar de pagar mensalidade ou anuidade, por perodo superior a 01(um) ano contado da data do vencimento; c) Por qualquer outro motivo, de gravidade tal que importe em justa causa para a excluso, preservando sempre o contraditrio e a ampla defesa; d) Desligar-se da carreira de Especialista em Polticas e Gesto da Sade. Pargrafo primeiro - A excluso dar-se- por deciso da Diretoria Executiva, e ser sempre fundamentada, com direito a recurso para a Assemblia Geral, que julgar, em ltima instncia, o mrito da excluso. Pargrafo segundo - A Assemblia, designada para tal fim, ser, necessariamente, convocada pelo Presidente ou, em sua justificada ausncia, por seu substituto imediato, mediante requerimento a este direcionado, pelo membro em processo de excluso. Pargrafo terceiro - O procedimento a ser observado para a excluso, inclusive prazos recursais, ser definido no Regimento Interno, com aprovao da Assemblia Geral.

Pgina 4 de 12

ASSOCIAO DOS ESPECIALISTAS EM POLTICAS E GESTO DA SADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Pargrafo quarto - A Diretoria Executiva, a pedido do interessado, ou ex oficio, poder readmitir o associado desligado do quadro social por falta de pagamento. Pargrafo quinto - A readmisso em caso de excluso por falta de pagamento de anuidade poder ficar condicionada quitao dos dbitos pretritos, ainda que parcelados, a critrio da Diretoria Executiva. Art. 17 - Os associados no respondem, solidria ou subsidiariamente, pelas obrigaes assumidas pela AEPGS. Captulo III Seo I Dos rgos da AEPGS Art. 18 - A AEPGS ter os seguintes rgos: a) Assemblia Geral; b) Diretoria Executiva; c) Conselho Fiscal. Pargrafo primeiro - Os cargos eletivos da AEPGS devero ser exercidos sem retribuio pecuniria de qualquer espcie, nos termos do art. 6. deste Estatuto. Pargrafo segundo - Os membros da Diretoria no respondem, pessoalmente, pelas obrigaes que contrarem em nome da AEPGS, mas respondem pelos prejuzos que causarem, infringindo as leis ou as normas estatutrias. Pargrafo terceiro - Os servios prestados AEPGS pelos componentes de seus diversos rgos sero considerados, para todos os fins, de cunho meramente social e no sero remunerados, seja a que ttulo for. Pargrafo quarto - O mandato dos diretores e conselheiros da AEPGS no remunerado, sendo considerados de relevante valor social os servios prestados por eles mesma. Seo II Da Assemblia Geral Art. 19 - A Assemblia Geral, Ordinria ou Extraordinria, o rgo soberano de deliberao. Art.20 - A Assemblia Geral constituda por todos os associados quites com as suas obrigaes sociais, at 10 (dez) dias anteriores da data designada para sua realizao.

Pgina 5 de 12

ASSOCIAO DOS ESPECIALISTAS EM POLTICAS E GESTO DA SADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS Art. 21 - A Assemblia Geral ser sempre convocada pelo Presidente; e, extraordinariamente, por, pelo menos, 1/5 (um quinto) de seus associados, havendo motivo relevante, devendo constar no respectivo edital de convocao: a) A denominao da AEPGS seguida da expresso "Convocao de Assemblia Geral", especificando-se sua natureza, se "Ordinria" ou "Extraordinria"; b) O dia e a hora da reunio, em cada convocao, assim como o local de sua realizao; c) A pauta dos trabalhos; d) O nmero de associados em condies de participar para o efeito de clculo do quorum; Pargrafo nico - Caso a convocao seja feita pelos associados, o edital ser firmado pelos 3 (trs) primeiros signatrios do documento que a originou. Art. 22 - A convocao da Assemblia Geral, em qualquer das hipteses referidas no artigo anterior, far-se- com antecedncia mnima de 10 (dez) dias da data de sua realizao. Art. 23 - O quorum para instalao da Assemblia Geral o seguinte: a) Maioria absoluta do nmero de associados em condies de votar, para a primeira convocao; b) Qualquer nmero, em segunda convocao. Pargrafo nico - Caso no haja quorum suficiente para a instalao em primeira convocao, a Assemblia realizar-se-, em segunda convocao, trinta minutos aps o horrio marcado para a primeira, na forma da alnea b do caput deste artigo. Art. 24 - O edital de convocao da Assemblia Geral Ordinria ser afixado na sede da Instituio, por circulares ou outros meios convenientes, com antecedncia superior a 10 (dez) dias da data de realizao. Art. 25 - A Assemblia Geral realizar-se-, ordinariamente, uma vez por ano para: a) Apreciar o relatrio anual da Diretoria; b) Discutir e homologar as contas e o balano aprovado pelo Conselho Fiscal. Art. 26 - Competir, privativamente, Assemblia Geral, quando prvia e especialmente convocada: a) Eleger a Diretoria e o Conselho Fiscal; b) Destituir os administradores; c) Apreciar recursos contra decises da diretoria; d) Decidir sobre reformas do Estatuto;
Pgina 6 de 12

ASSOCIAO DOS ESPECIALISTAS EM POLTICAS E GESTO DA SADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS e) Conceder o ttulo de associado benemrito e honorrio por proposta da diretoria; f) Decidir sobre a convenincia de alienar, transigir, hipotecar ou permutar bens patrimoniais; g) Decidir sobre a extino da entidade; h) Aprovar as contas; i) Aprovar o Regimento Interno. Pargrafo primeiro - As deliberaes dar-se-o, em primeira convocao, com a presena da maioria absoluta dos associados, ou, nas convocaes seguintes, com a presena de, no mnimo, um 1/3 (um tero) destes. Em qualquer dos casos acima, a deliberao ser efetivada ante o voto concorde de, no mnimo, 2/3 (dois teros) dos presentes Assemblia. Pargrafo segundo - A convocao de Assemblia Geral para deliberar sobre assuntos relevantes de interesse da AEPGS garantida desde que promovida por, no mnimo, 1/5 (um quinto) dos associados. Seo III Da Diretoria Executiva Art. 28 - A Diretoria Executiva composta de 8 (oito) membros, a saber: a)Presidente; b)Vice-Presidente; c)Diretor Secretrio; d)Diretor Tesoureiro; e)Diretor Regional; f)Diretor de Relaes Institucionais; g)Diretor Social; h)Diretor Jurdico. Art. 29 Compete Diretoria: a) Elaborar e executar programa anual de atividades; b) Elaborar e apresentar, Assemblia Geral, o relatrio anual; c) Convocar a Assemblia Geral;

Pgina 7 de 12

ASSOCIAO DOS ESPECIALISTAS EM POLTICAS E GESTO DA SADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

d) Entrosar-se com instituies pblicas e privadas para mtua colaborao em atividades de interesse comum; e) Nomear associados como referncias nas Superintendncias Regionais de Sade SRS, Gerncias Regionais de Sade - GRS e setores do Nvel Central. f) Contratar e demitir funcionrios. Art. 30 A Diretoria Executiva reunir-se- ordinariamente uma vez por ms e, extraordinariamente, sempre que convocada pelo Presidente. Art. 31 Compete ao Presidente, alm do que a Assemblia Geral vier a lhe atribuir: a) Representar a AEPGS ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente; b) Cumprir e fazer cumprir este Estatuto e o Regimento Interno; c) Convocar e presidir a Assemblia Geral: d) Convocar e presidir as reunies da Diretoria; e) Assinar, com o primeiro tesoureiro, todos os cheques, ordens de pagamento e ttulos que representem obrigaes financeiras da AEPGS. Art. 32 - Compete ao Vice-Presidente: a) Substituir o Presidente em suas faltas ou impedimentos; b) Assumir o mandato, em caso de vacncia, at o seu trmino; c) Prestar, de modo geral, a sua colaborao ao Presidente. Pargrafo nico - Nas ausncias e impedimentos simultneos do Presidente e VicePresidente, assumir a Presidncia o Diretor mais velho, e assim sucessivamente. Art. 33 - Compete ao Diretor Secretrio: a) Secretariar as reunies da Diretoria e Assemblia Geral e redigir as atas; b) Publicar todas as notcias das atividades da entidade; c) Dirigir os servios administrativos da AEPGS. Art. 34 - Compete ao Diretor Tesoureiro: a) Arrecadar e contabilizar as contribuies dos associados, rendas, auxlios e donativos, mantendo em dia a escriturao; b) Pagar as contas autorizadas pelo Presidente:
Pgina 8 de 12

ASSOCIAO DOS ESPECIALISTAS EM POLTICAS E GESTO DA SADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

c) Apresentar relatrios de receita e despesas, sempre que forem solicitados: d) Apresentar o relatrio financeiro para ser submetido Assemblia Geral; e) Apresentar semestralmente o balancete ao Conselho Fiscal; f) Conservar, sob sua guarda e responsabilidade, os documentos relativos tesouraria; g) Manter todo o numerrio em estabelecimento de crdito; h) Assinar, com o presidente, todos os cheques, ordens de pagamento e ttulos que representem obrigaes financeiras da AEPGS. Art. 35 - Compete ao Diretor Regional: a) Nomear, ad referendum da Diretoria, representantes da AEPGS nas SRS/GRS; b) Promover a divulgao da AEPGS nas SRS/GRS; c) Executar outras tarefas delegadas pelo Presidente. Art. 36 - Compete ao Diretor de Relaes Institucionais: a) Representar institucionalmente a AEPGS junto aos rgos e Entidades Pblicas; b) Acompanhar os trmites legislativos de interesse da AEPGS; c) Atuar como relaes pblicas da AEPGS; d) Executar outras tarefas delegadas pelo Presidente. Art. 37 - Compete ao Diretor Social: a) Promover as reunies sociais e, em conjunto com o Diretor Jurdico, as de carter jurdico-cultural, destinadas ao congraamento, integrao e valorizao profissional dos associados; b) Articular-se com entidades congneres, com vistas realizao de atividades sociais e esportivas, para o lazer dos associados; c) Gerenciar o processo de arrecadao, administrao e cobertura financeira para a realizao dos eventos; d) Executar outras tarefas delegadas pelo Presidente. Art. 38 - Compete ao Diretor Jurdico: a) Acompanhar todos os procedimentos judiciais e administrativos de interesse da AEPGS;
Pgina 9 de 12

ASSOCIAO DOS ESPECIALISTAS EM POLTICAS E GESTO DA SADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS b) Emitir parecer em assuntos de interesse da AEPGS, sobre os quais for solicitado; c) Realizar estudos e assessorar o Presidente nos assuntos de sua alada; d) Promover intercmbio com autoridades da rea jurdica, com o fim de atender s promoes jurdico-culturais da AEPGS; e) Desempenhar outras tarefas delegadas pelo Presidente, respeitada a sua rea de atuao. Seo IV Do Conselho Fiscal Art. 39 - O Conselho Fiscal ser composto de 3 (trs) conselheiros efetivos, dentre os quais ser eleito um Presidente. Pargrafo nico - O Conselho Fiscal contar com 1 (um) conselheiro suplente. Art. 40 - Compete ao Conselho Fiscal: a) A fiscalizao assdua e minuciosa das contas da AEPGS; b) Examinar os livros de escriturao da entidade; c) Examinar o balancete semestral apresentado pelo Tesoureiro, opinando a respeito; d) Apresentar relatrios de receitas e despesas, sempre que forem solicitados. e) Opinar sobre a aquisio e alienao de bens. Pargrafo nico - O Conselho reunir-se- ordinariamente a cada 06 (seis) meses e, extraordinariamente, sempre que necessrio. Art. 41 - O Associado no pode exercer cumulativamente cargo no Conselho Fiscal e em Diretoria da entidade. Art. 42 - O mandato do Conselho Fiscal ser coincidente com o mandato da Diretoria e, em caso de vacncia, o mandato ser assumido pelo suplente. Captulo IV Da eleio e posse Art. 43 - A Diretoria Executiva, e o Conselho Fiscal sero eleitos pela Assemblia Geral Ordinria, para um mandato de 2 (dois) anos. Pargrafo primeiro - As eleies processar-se-o em escrutnio secreto, cabendo um voto a cada associado presente ou legalmente representado, sendo, neste caso, obrigatria a

Pgina 10 de 12

ASSOCIAO DOS ESPECIALISTAS EM POLTICAS E GESTO DA SADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

exibio de instrumento de mandato especificamente conferido para o pleito, conforme o Regimento Interno a ser institudo. Pargrafo segundo - Ser permitida a reeleio para o mesmo cargo ou cargos diferentes. Todavia, nenhum associado poder candidatar-se a mais de um ou diferentes cargos em uma mesma eleio, vedada mais de uma reeleio consecutiva. Pargrafo terceiro - O ato de inscrio dar-se- por chapa completa, devendo ser apresentada at 10 (dez) dias antes da eleio. Pargrafo quarto - A chapa dever, obrigatoriamente, ser composta dos seguintes candidatos: a) Presidente e Vice-Presidente da Diretoria Executiva; b) Trs conselheiros fiscais efetivos e um conselheiro fiscal suplente. Art. 45 - Imediatamente aps o encerramento da votao, proceder-se- apurao e ser declarada vencedora a chapa que obtiver a maioria simples dos votos vlidos, excludos os votos brancos e nulos. Art. 46 - Findos os trabalhos eleitorais, e no havendo impugnao ao pleito, ser designada data para realizao de sesso solene para que a chapa vencedora seja empossada. Art. 47 - A Diretoria em exerccio se manter no cargo at a posse da nova Diretoria. Captulo V Das disposies gerais Art. 48 - A AEPGS ser dissolvida por deciso da Assemblia Geral Extraordinria, especialmente convocada para esse fim, quando se tornar impossvel a continuao de suas atividades. Art. 49 - O presente estatuto poder ser reformado, em qualquer tempo, por deciso de 2/3 (dois teros) dos presentes Assemblia Geral especialmente convocada para esse fim, no podendo ela deliberar, em primeira convocao, sem a maioria absoluta dos associados, ou com menos de 1/3 (um tero) nas convocaes seguintes, e entrar em vigor na data de seu registro em Cartrio. Art. 50 - A logomarca da AEPGS ser instituda atravs de Portaria que disciplinar suas caractersticas construtivas, de apresentao e de uso.

Pgina 11 de 12

ASSOCIAO DOS ESPECIALISTAS EM POLTICAS E GESTO DA SADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Art. 51 - O dia 07 de abril, considerado o Dia Mundial da Sade, ser a data festiva da AEPGS. Art. 52 - Os casos omissos do presente estatuto sero resolvidos pela Diretoria Executiva ad referendum da Assemblia Geral. Captulo VI Disposio final Art. 53 - Este Estatuto entrar em vigor na data de sua aprovao.

PRESIDENTE

ADVOGADO

Pgina 12 de 12

You might also like