You are on page 1of 35

CONFORTO AMBIENTAL 2

ACSTICA
parte 2

AULA 09 PROF. RICARDO MAIOLI

RELAES ACSTICAS ENTRE O PROJETO E O LOCAL (continuao)


MEDIDAS E CRITRIOS PARA IMPLANTAO DE PROJETOS TOMAR DECISES QUANTO IMPLANTAO E DISTRIBUIO DAS REAS DE PROJETO: Evitar interferncia das fontes de rudo sobre o projeto e cuidar para que o projeto no seja fonte de rudopara o entorno. Consultar MAPAS DE RUDO.

ISOLAMENTO ACSTICO DO RUDO AREO URBANO: A) Distanciamento entre fonte e receptor:


Prever maior distanciamento entre as edificaes e as vias

Zoneamento urbano em funo da gerao de rudo

Hierarquia de vias, permitindo um menor fluxo de automveis nas reas mais sensveis ao rudo. Utilizar cul-de-sacs e barreira de rvores para induzir uma diminuio de velocidade.

Zoneamento das reas internas de projeto em funo de sua classificao quanto capacidade de gerao de rudo e sensibilidade ao rudo externo.

PROMOVENDO BARREIRAS ACSTICAS:


So elementos (arquitetnicos )que promovem a queda da intensidade sonora. Podem ser muros, taludes, etc. A utilizao de materiais absorventes pode amenizar a energia sonora refletida. A forma adotada pode direcionar os raios sonoros.

A relao geomtrica entre a fonte e o receptor influi na proteo acstica de uma barreira.

A EFICINCIA DE UMA BARREIRA DEPENDE DE:


Frequncias dos sons:
As barreiras so eficientes para sons de alta frequncia.

Proximidade:
Quanto mais prxima da fonte, mais eficiente.

Altura:
Quanto mais alta a regio entre a projeo do raio sonoro direto incidido sobre o receptor e o topo do elemento de barreira, maior sua eficincia.

Massa da estrutura:
Elementos mais slidos, com menor capacidade de vibrao, so mais eficientes. Quanto maior a espessura de uma barreira, menor sua capacidade de vibrao.

Estanquidade:
Sons de alta frequncia propagam-se facilmente por pequenas aberturas, portanto elas devem ser evitadas.

Aspectos subjetivos:
Acesso visual fonte sonora parece influenciar na percepo do rudo. A vegetao, se no constituir uma extensa massa vegetativa, no uma barreira acstica eficiente. Mas a sua eliminao influencia na percepo do rudo.

Obs: A vegetao diminui a reflexo sonora.

Movimentao do ar:
A incidncia de vento sobre a barreira acstica pode reduzir sua eficincia pela penetrao do som na regio de sombra acstica.

ISOLANDO O AMBIENTE INTERNO


RUDOS E MEIOS DE PROPAGAO
RUDO DE FUNDO: rudos gerados dentro do prprio ambiente, decorrente da atividade nele desenvolvida. Por sua capacidade de mascarar sons, pode contribuir para a acstica dos ambientes. Somente quando o ambiente requer especiais condies de baixa intensidade sonora, o rudo de fundo deve ser eliminado. Condies de total silncio acaba por aumentar a percepo dos sons de pequena intensidade. RUDO EXTERNO: Demais rudos provenientes de atividades externas ao ambiente.

MEDIDAS DE CONTROLE DE RUDO:


INTERVENO SOBRE A FONTE: escolha de fontes mais silenciosas, alterao do ritmo e funcionamento da fonte, reduo do nmero de fontes emissoras, distanciamento da fonte. INTERVENO SOBRE O RECEPTOR: reduo do tempo de exposio, uso de equipamento de proteo. INTERVENO SOBRE O MEIO: Utilizao de materiais de construo apropriados. PAPEL DO ARQUITETO.

NBR 10157

ISOLAR: Reduzir a intensidade sonora transmitida dentro de um ambiente, sem que no entanto, represente a extino total do rudo de fundo. ISOLAMENTO: tratamento de rudos areos. ISOLAO: tratamento dos rudos de impacto e vibrao. IMPORTANTE CONHECER A DIFERENA ENTRE MATERIAIS ABSORVENTES E ISOLANTES. Nem sempre um bom isolante um bom absorvente.

MATERIAIS ISOLANTES: reduzem a intensidade sonora quando aplicados entre a fonte e o receptor. A capacidade varia com a frequncia dos sons.

MATERIAIS ABSORVENTES: capacidade de absorver os sons, diminuindo a reflexo sonora. Quanto mais poroso um material, mais absorvente ele . Enquanto um material isolante aplicado sobre uma parede promove a reduo do nvel sonoro transmitido para outro ambiente, um material absorvente regula a quantidade de absoro do som dentro do ambiente.

REDUZINDO RUDOS AREOS: ISOLAMENTO Rudos areos: originados no ar e continuamente nele propagados. Os rudos originados no ar provocam a vibrao de uma superfcie, que por sua vez provoca a vibrao do ar adjacente a sua face oposta.

Principais elelmentos da edificao responsveis pela transmisso de rudos areos: Janelas, portas, paredes, pisos, tetos, frestas ou fendas. 1. Transmisso por fendas 2. Transmisso por vibrao dos elementos 3. Transmisso marginal

O ISOLAMENTO PROMOVIDO POR UMA SUPERFCIE DEPENDE DE SUA MASSA, INFLEXIBILIDADE E CAPACIDADE DE AMORTECIMENTO DAS ONDAS SONORAS
Quanto maior a massa, menor a capacidade de vibrao, maior o isolamento. Paredes leves, sem tratamento acstico, so menor eficientes como isolantes acsticos. A importncia da massa varia com a frequncia do som. Para sons de baixa frequncia o aumento da massa menos eficiente do que para sons de alta frequncia.

Cada vez que dobramos a massa, o ndice de atenuao aumenta 4 dB. Cada vez que dobramos a frequncia, o ndice de atenuao aumenta em 4 dB.
NEM SEMPRE O AUMENTO DA MASSA VIVEL, SOB O PONTO DE VISTA ECONMICO E ESPACIAL.

Algumas vezes a soluo mais apropriada a composio de paredes duplas. Quanto maior o espao de ar entre elas, maior o isolamento sonoro.

Para que uma parede dupla oferea o isolamento apropriado necessrio que suas partes sejam o mais isoladas possveis entre si. Elementos estruturais de amarrao entre as paredes duplas tendem a diminuir a eficincia do isolamento. Quanto mais rgidos e inflexveis esses elementos, menor a atenuao do rudo.

SOLUES CONSTRUTIVAS E SEUS ISOLAMENTOS.

A aplicao de materiais absorventes no interior do espao de ar entre as paredes duplas aconselhada. Materiais porosos por si s no so bons absorventes, mas apresentam pequenas melhoras se aplicados em conjunto com materiais isolantes.

Na reduo do rudo areo, os materiais ABSORVENTES podem ser utilizados como controladores do TEMPO DE REVERBERAO, atenuando as reflexes sonoras, controlando a intensidade do RUDO DE FUNDO.

A diminuio da reflexo em tetos pode ser alcanada tambm atravs de painis absorventes pendurados ou placas acsticas.

Os elementos mais prejudiciais ao isolamento de uma edificao so as aberturas, portas e janelas. Uma abertura com rea correspondente a 0,1% da rea total da parede onde est inserida leva a uma reduo de 30 dB no isolamento global da parede.

PORTAS O isolamento em portas depende da massa da folha e da forma de montagem. Para que a porta seja mais isolante, deve ser mais pesadas e com vedao nas bordas e orifcios.

Uma forma de melhorar o isolamento na regio da porta projetar halls para reduo da intensidade sonora. Esses halls podem ser tratados com materiais absorventes para evitar a reflexo dos sons e colaboram na queda de intensidade. Soluo muito explorada em cinemas, teatros, na separao entre as salas de espetculo e o foyer.

Quanto mais prximas as aberturas de cmodos adjacentes, maior a influncia sonora de um sobre o outro.

JANELAS
Vidros laminados compostos por duas lminas de vidro, interpostas por camada de plstico, ajudam na atenuao do rudo. Janelas com painis duplos: a melhoria do isolamento depende do isolamento entre os painis. As vedaes devem ser resilientes para melhor isolamento.

VALORES TPICOS DE NDICE DE ISOLAMENTO SONORO DE ALGUNS TIPOS DE VIDRO

A simples eliminao da incidncia do som direto sobre o receptor colabora para o conforto acstico. Em escritrios o uso de divisrias pode servir como barreira acstica.

Escritrio com divisrias entre as estaes: maior isolamento

Escritrio sem divisrias entre as estaes: menor isolamento

Alm do som direto, ainda existe a possibilidade dos raios sonoros serem refletidos nos tetos e paredes. O uso de materiais absorventes no teto e o posicionamento adequado entre o receptor e a fonte determinante no nvel sonoro desses ambientes.

You might also like