You are on page 1of 28

3

Aprendizagem efetiva para o desenvolvimento de adultos

Andragogia

Ol, tudo bem?


Ns, do LAB SSJ, somos movidos diariamente pelo desafio de proporcionar uma educao de adultos eficiente e inovadora. Nossa prtica em educao corporativa nos mostra que os princpios da andragogia so extremamente efetivos, por isso tm sido um grande direcionador da maneira como pensamos e fazemos nosso trabalho. Esta a razo pela qual lanamos, pela primeira vez no Brasil, a obra clssica da andragogia: Aprendizagem de Resultados, de Malcolm Knowles*. Neste terceiro pocket da coleo, trazemos a voc a verso resumida dos principais conceitos tratados no livro, de forma simples e direta. So informaes que ajudam a compreender como e por que os adultos devem ser corresponsveis por seu processo de aprendizagem. Alm disso, esta leitura proporcionar novas perspectivas para o processo de educao nas empresas.

Divirta-se!
*Voc pode adquirir o livro pelo site da Coleo do LAB SSJ: www.colecao.labssj.com.br

de adultos
Embora, h sculos, a educao de adultos seja um assunto importante, pouca pesquisa foi realizada na rea de aprendizagem de adultos at recentemente. Esse um fato curioso, j que a educao de adultos uma preocupao da humanidade h muito tempo. Isso surpreendente, se considerarmos que todos os grandes mestres dos tempos antigos Confcio e Lao Ts na China, os profetas hebreus e Jesus nos tempos bblicos; Aristteles, Scrates e Plato na Grcia antiga, e Ccero, Eveldio e Quintiliano na Roma antiga foram professores de adultos, no de crianas.

Aprendizagem
As experincias desses mestres aconteceram com adultos e, portanto, eles desenvolveram um conceito muito distinto do processo ensino/aprendizagem do que aquele que acabaria dominando a educao formal. Esses professores notveis acreditavam que a aprendizagem era um processo de investigao mental, e no a recepo passiva de contedos transmitidos. Por esse critrio, eles desenvolveram tcnicas para envolver os alunos com a investigao. Os antigos chineses e hebreus inventaram o que chamamos hoje de estudo de caso, em que o aprendiz ou um dos membros do grupo descreve uma situao, geralmente na forma de parbola, e juntamente com o grupo explora suas caractersticas e possveis solues.

Os gregos criaram o que chamamos hoje de dilogo socrtico, em que o lder ou algum do grupo prope uma pergunta ou dilema e os membros do grupo renem suas ideias e experincias em busca de uma resposta ou soluo. Os romanos confrontavam mais os aprendizes: eles apresentavam desafios que foravam as pessoas do grupo a declarar sua posio e ento defend-la. Na Europa, no sculo VII, as escolas estavam organizadas para o ensino de crianas, primordialmente para preparar jovens meninos para o sacerdcio. Por esse motivo, elas passaram a ser conhecidas como escolas catedrais e monsticas. Como a principal misso desses professores era doutrinar os

alunos sobre crenas, f e rituais da igreja, eles desenvolveram um conjunto de pressupostos sobre aprendizagem e estratgias de ensino que deu origem educao convencional. Esse modelo de educao persistiu at chegar ao sculo XX. Pouco tempo depois do trmino da Primeira Guerra Mundial, comeou a surgir, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, um conjunto crescente de ideias sobre as caractersticas distintas dos aprendizes adultos. Mas foi s nas ltimas dcadas que essas ideias evoluram e formaram um modelo integrado de aprendizagem de adultos.

Uma teoria

Andraggica
No sculo XX, ideias sobre as caractersticas particulares de aprendizes adultos comearam a ser sistematizadas por estudiosos. Alm dos pioneiros Edward Thorndike e Eduard Lindeman, outros psiclogos renomados, como Freud, Jung, Erikson, Maslow e Rogers, fizeram contribuies importantes para o estudo da aprendizagem de adultos. Freud apontou a influncia do inconsciente no comportamento, Jung apresentou a ideia de que a conscincia humana possui quatro funes: sensao, pensamento, emoo e intuio; Erikson contribuiu com as oito idades do homem; Maslow ressaltou a importncia da segurana; e Rogers conceituou a abordagem de educao centrada no aluno baseada em cinco hipteses bsicas. No estudo da aprendizagem de adultos, surgiram duas correntes distintas de pesquisa: a cientfica e a artstica. A cientfica, iniciada por Thorndike com a publicao de seu Adult Learning em 1928, busca descobrir novos conhecimentos por meio de investigao rigorosa. Seus estudos demonstraram que os adultos podiam, na realidade, aprender, o que foi importante, pois isso forneceu uma base cientfica para um campo que anteriormente estava fundamentado apenas na crena pura de que os adultos podiam aprender. J a corrente artstica, criada por Lindeman em seu The Meaning of Adult Education (1926), usa a intuio e a anlise da experincia para descobrir novas informaes.

Lindeman se preocupava com a maneira como os adultos aprendem. Ele criou os fundamentos para uma teoria sistemtica de educao de adultos e identificou hipteses bsicas sobre os aprendizes adultos. Para Lindeman, uma das principais distines entre educao convencional e de adultos encontrada no prprio processo de aprendizagem. Em uma turma de adultos, a experincia do aluno conta tanto quanto o conhecimento do professor. Ambos so intercambiveis. Em algumas das melhores turmas de alunos adultos, s vezes difcil perceber quem est aprendendo mais, o professor ou os alunos. Essa aprendizagem de mo dupla tambm est refletida na autoridade compartilhada. Na educao convencional, os alunos se adaptam ao currculo oferecido, mas na educao de adultos os alunos ajudam a elaborar os currculos. Em condies democrticas, a autoridade pertence ao grupo.

Com base em suas investigaes, Lindeman identificou suposies bsicas sobre os aprendizes adultos:

A educao de adultos representa um processo atravs do qual o adulto se torna consciente de sua experincia e a avalia. Para fazer isso ele no pode comear a estudar disciplinas na esperana de que algum dia essas informaes sejam teis. Pelo contrrio, ele comea dando ateno a situaes onde ele se encontra, a problemas que trazem obstculos para sua autorealizao. So usados fatos e informaes das diversas esferas do conhecimento, no para fins de acumulao, mas por necessidade de solucionar problemas.

Eduard Lindeman

1926

a. b. c. d.

Os adultos so motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfar; portanto, esses so os pontos de partida adequados para organizar as atividades de aprendizagem dos adultos. A orientao da aprendizagem dos adultos centrada na vida; portanto, as unidades adequadas para organizar a aprendizagem de adultos so situaes da vida, no assuntos. A experincia o recurso mais rico para a aprendizagem dos adultos; portanto, a metodologia central da educao de adultos a anlise de experincias. Os adultos tm uma forte necessidade de se autodirigir; portanto, o papel do professor se envolver em um processo de questionamento mtuo com eles, em vez de transmitir seu conhecimento a eles e, a seguir, avaliar seu grau de conformidade com o que foi transmitido. As diferenas individuais entre as pessoas aumentam com a idade; portanto, a educao de adultos deve prever as diferenas de estilo, tempo, lugar e ritmo de aprendizagem.

e.

Adultos aprendem melhor quando suas necessidades e interesses, situaes de vida, experincias, autoconceitos e diferenas individuais so levados em considerao.

andrago-o-

Psicologicamente, adultos so responsveis por sua prpria vida. Ao desempenhar papis de adultos, as pessoas assumem cada vez mais responsabilidades por suas prprias decises. Em relao aprendizagem, isso crucial. Por essa razo, no modelo andraggico, a educao de adultos baseia-se nos seguintes princpios:

qu?

aprender as coisas que precisam saber para enfrentar melhor as situaes da vida real; Os adultos so centrados na vida em sua orientao aprendizagem; Os adultos respondem melhor aos motivadores internos do que aos externos.

Os adultos precisam saber por que necessitam aprender algo; Os adultos tm a responsabilidade por suas prprias decises e por sua vida; Os adultos entram na atividade educacional com maior volume e variedade de experincias do que as crianas; Os adultos tm prontido para

Malcolm Knowles, autor do livro Aprendizagem de Resultados, clssico sobre andragogia, organizou suas ideias em torno da noo de que os adultos aprendem melhor em ambientes informais, confortveis, flexveis e sem ameaas.

os seis princpios da

Andragogia

O modelo andraggico baseia-se nas seguintes suposies:

Necessidade
de saber
Por que voc est me ensinando isso?
Adultos precisam saber por que necessitam aprender algo antes de comear a aprend-lo. Por isso, a primeira tarefa do facilitador ajudar os aprendizes a se conscientizarem da necessidade de saber. Algumas ferramentas para aumentar o nvel de conscientizao ou a necessidade de saber so as experincias reais ou simuladas em que os aprendizes descobrem por si mesmos seus gaps*. Sistemas de avaliao de pessoal, rotao de funes, contato com modelos e avaliaes de desempenho so alguns exemplos dessas ferramentas.
*Gap um termo que significa o espao entre o que se espera profissionalmente de algum e os pontos a serem desenvolvidos.

O porqu O qu Como

O autoconceito
do aprendiz
Como posso ser independente e aluno?
Os adultos possuem um autoconceito de ser responsveis pelas prprias decises, pelas prprias vidas. Dessa forma, desenvolvem uma profunda necessidade psicolgica de serem vistos e tratados pelos outros como capazes de se autodirigir. Eles se ressentem e resistem a situaes nas quais percebem que os outros esto impondo suas vontades sobre eles. Isso traz um srio problema para a educao de adultos, pois o adulto, quando participa de alguma atividade educacional ou treinamento, regride ao condicionamento de suas experincias escolares anteriores, coloca o chapu da dependncia, cruza os braos, encosta-se na cadeira e diz me ensine. Essa suposio da necessidade de dependncia, aliada ao tratamento dos adultos como crianas pelo facilitador, cria um conflito dentro do adulto entre sua crena de que o aprendiz um ser dependente e a sua necessidade psicolgica de se autodirigir.

Autnomo Autodirigido

O papel das

Experincias
Minhas experincias so a base do meu aprendizado
Os adultos se envolvem em uma atividade educacional com um volume maior de experincias de qualidade diferente em relao aos mais jovens. Simplesmente por terem vivido mais, eles acumularam mais experincia, o que acarreta consequncias para a educao de adultos. Se entendermos que qualquer grupo de adultos apresenta uma amplitude maior de diferenas individuais, mais heterogneo em termos de formao, estilo de aprendizagem, motivao, necessidades, interesses e objetivos do que um grupo de jovens, saberemos que os recursos mais ricos para cada tipo de aprendizagem esto nos prprios aprendizes adultos. Assim, as tcnicas que utilizam a experincia dos adultos aprendizes como discusses em grupo, exerccios de simulao, atividades de resoluo de problemas, estudos de caso e mtodos de laboratrio sero mais eficazes que as tcnicas de transmisso. Em contraposio, os efeitos negativos desse acmulo de experincias podem ser a tendncia a desenvolver hbitos mentais, preconceitos e pressuposies que costumam fechar a mente a novas ideias, a percepes mais atualizadas e a ideias alternativas.

Recursos Modelos mentais

Prontido
para aprender
Qual problema vou resolver com isso que voc quer que eu aprenda?
Os adultos tm predisposio para aprender aquilo que devem saber e precisam para se tornar capacitados para enfrentar as situaes da vida real. Uma fonte particularmente rica de prontido para aprender so as tarefas associadas passagem de um estgio de desenvolvimento para o prximo. As experincias de aprendizagem devem estar sincronizadas com essas tarefas de desenvolvimento. Assim, quando a ocasio exige algum tipo de aprendizagem relacionado ao que deve ser executado, o Relacionado adulto adquire prontido para aprender. Alm disso, a prontido vida pode ser induzida por meio Tarefas de da exposio a exerccios de simulao e outras tcnicas. desenvolvimento

Orientao

para aprendizagem

Estou aprendendo matrias ou ganhando ferramentas?


Em comparao com a orientao para aprendizagem de crianas e jovens, centrada no tema (pelo menos no ensino fundamental e mdio), os adultos so centrados na vida (ou centrados na tarefa ou no problema) quanto sua orientao para aprendizagem. Os adultos so motivados a aprender conforme percebem que a aprendizagem os ajudar a executar tarefas ou lidar com problemas que vivenciam em sua vida. Alm disso, eles assimilam novos conhecimentos, percepes, habilidades, valores e atitudes de maneira mais eficaz quando so apresentados a contextos de aplicao a situaes da vida real.

Centrado no problema Contextual

Motivao
E da que isso cai na prova...
Os adultos respondem a fatores motivacionais externos (melhores empregos, promoes, salrios mais altos), porm os fatores motivacionais mais poderosos so as presses internas (o desejo de ter maior satisfao no trabalho, autoestima, qualidade de vida). Pesquisas constataram que adultos normais so motivados a continuar a crescer e se desenvolver. No entanto, essa motivao pode ser bloqueada por barreiras como autoconceito negativo como aluno, falta de acesso a oportunidades ou recursos, limitaes de tempo e programas que violam os princpios da aprendizagem de adultos.

Valor intrnseco Recompensa pessoal

Quando

aplicar a abordagem andraggica

Em aes de educao corporativa, preciso analisar quando a andragogia aplicvel, dependendo das circunstncias
A ideia de que a andragogia s aplicvel em adultos pode limitar o processo de aprendizagem, dependendo das circunstncias. Crianas e jovens em vrias situaes podem aprender melhor quando algumas caractersticas do modelo andraggico so aplicadas. Do mesmo modo, vrios treinadores e professores de adultos j descreveram situaes em que o modelo andraggico no surtia resultados. Na prtica, isso quer dizer que os profissionais de desenvolvimento de RH e educadores tm a responsabilidade de verificar o que aplicvel em cada situao.

Quando a educao convencional for apropriada para determinado aprendiz em relao a um objetivo de aprendizagem especfico, ento essa estratgia ser adequada, pelo menos como ponto de partida.

Os exemplos disso ocorrem: Quando os aprendizes so realmente dependentes quando entram em uma rea de conhecimento desconhecida, sem experincia anterior nessa rea; Quando no compreendem a relevncia de uma rea de estudo para as tarefas ou os problemas de vida; Quando precisam acumular certo conjunto de conhecimento especializado a fim de atingir um desempenho necessrio; Quando no sentem a necessidade interna de aprender o contedo.

dependentes do professor.

O educador convencional insiste para que os aprendizes permaneam

Educao convencional
Contedo Educao Conhecimento

O andragogo ajuda os aprendizes a assumir cada vez mais

Quando a abordagem andraggica desejvel, os aprendizes devem ser estimulados a envolver-se no processo de aprendizagem.

responsabilidade pela prpria aprendizagem.

Algumas maneiras de fazer isso so: Criar uma atmosfera na qual os aprendizes se sintam mais respeitados, dignos de confiana, livres de ameaas e cuidados; Exp-los necessidade de saber antes de instru-los; Dar a eles alguma responsabilidade na escolha dos mtodos e recursos; Envolv-los com a responsabilidade de avaliar sua aprendizagem.

Andragogia
Metodologia Aprendizagem Crescimento

Andragogia
na prtica
objetivos
e propsitos para a aprendizagem

andragogia
princpios fundamentais da aprendizagem de adultos

diferenas
entre indivduos e situaes

A andragogia na prtica possui trs dimenses que interagem, permitindo uma compreenso mais abrangente das situaes para a aprendizagem de adultos. As trs dimenses da andragogia na prtica so: 1. Andragogia, princpios fundamentais da aprendizagem de adultos; 2. Objetivos e propsitos para a aprendizagem; 3. Diferenas entre indivduos e situaes.

A abordagem da andragogia na prtica reconhece a falta de homogeneidade entre aprendizes e situaes de aprendizagem, e ilustra que o procedimento de aprendizagem uma atividade multifacetada. Por essa razo, educadores e profissionais de desenvolvimento de RH devem incorporar anlises do contexto quando desenvolvem programas de educao de adultos.

Objetivos e propsitos para a aprendizagem


Os objetivos e propsitos para a aprendizagem so descritos como resultados de desenvolvimento. Esses objetivos servem para dar forma e moldar a experincia de aprendizagem. Os objetivos e propsitos para a aprendizagem de adultos podem se encaixar em trs categorias gerais: individual, institucional ou social. Individual A viso tradicional da aprendizagem de adultos foca exclusivamente no crescimento individual. primeira vista, a andragogia parece se encaixar melhor com os objetivos individuais de desenvolvimento devido ao foco no aprendiz. Assim, a abordagem de desenvolvimento individual para os programas de aprendizagem de adultos se adapta perfeitamente no local de trabalho. Institucional A aprendizagem de adultos igualmente poderosa no desenvolvimento de melhores instituies e melhores indivduos. A rea de desenvolvimento de recursos humanos, por exemplo, considera o desempenho organizacional um de seus objetivos centrais. A estrutura andraggica

na rea de RH se adapta bem aprendizagem de adultos, desde que sejam feitos ajustes de acordo com os objetivos. Social Os objetivos e propsitos sociais podem ser associados experincia de aprendizagem de adultos como uma transformao social, em que a educao um processo criador de conscincia. Nesse sentido, o objetivo da educao auxiliar os participantes a colocar o conhecimento em prtica, sendo o resultado da educao a transformao social. Os objetivos e os propsitos contidos nesse contexto de aprendizagem so orientados tanto ao aperfeioamento social quanto ao individual. Novamente, esses processos se encaixam estrutura andraggica, apesar de faz-lo com alguns ajustes. As dimenses da andragogia na prtica demonstram que a aprendizagem ocorre por vrias razes, tem resultados que ultrapassam o nvel individual e apoiada por ou est embutida em contextos organizacionais ou sociais. Por isso, importante que os objetivos e propsitos sejam analisados em conjunto com os princpios da andragogia considerando como se adaptam a cada situao.

Diferenas entre indivduos e situaes


As diferenas entre indivduos e situaes so variveis que causam impacto na aprendizagem de adultos e agem como filtros que moldam a prtica da andragogia. Essas variveis esto agrupadas em categorias de diferenas de tema, diferenas situacionais e diferenas individuais do aprendiz.

Diferenas situacionais Diferentes situaes podem ditar diferentes estratgias de ensino/aprendizagem. Por exemplo, aprendizes em lugares remotos podem ser forados a ser mais autodirigidos, ou talvez menos. Ou, a aprendizagem em grandes grupos pode significar que as atividades de aprendizagem sejam menos customizadas para as circunstncias de vida especficas. Em suma, fatores sociais, culturais e situacionais especficos podem modificar a aprendizagem.

Diferenas de tema Temas diferentes podem exigir estratgias de aprendizagem diferentes. Por exemplo, as pessoas so menos propensas a aprender por si mesmas assuntos de maior complexidade tcnica. Do mesmo modo, a introduo de um contedo desconhecido ao aprendiz exige uma estratgia diferente de ensino/ aprendizagem. Basicamente, nem todos os assuntos podem ser ensinados ou aprendidos da mesma forma.

Diferenas individuais As diversas diferenas entre os indivduos afetam o processo de aprendizagem, por isso no h motivo para esperar que todos os adultos se comportem da mesma forma. Compreender que os indivduos variam em abordagens, estratgias e preferncias durante suas atividades de aprendizagem ajuda a moldar e adaptar a abordagem andraggica para adequ-la singularidade dos aprendizes. De certa forma, simplesmente estar sensvel a essas diferenas deve melhorar de forma significativa a aprendizagem.

Essa compreenso das diferenas individuais ajuda a andragogia a ser mais eficiente na prtica, permitindo personalizar as experincias de aprendizagem de adultos de vrias formas: Personalizar a maneira como os princpios fundamentais podem ser aplicados de modo a adapt-los s habilidades cognitivas e preferncias de estilos dos aprendizes adultos. Saber quais dos princpios fundamentais so mais evidentes para um grupo especfico de aprendizes. Expandir os objetivos das experincias de aprendizagem, para aperfeioar uma habilidade de aprendizagem futura.

A abordagem flexvel da andragogia explica por que ela aplicada de tantas formas diferentes.

Andragogia aplicada em programas de


desenvolvimento
Grande parte das aes de aprendizagem corporativas utiliza a abordagem convencional, baseada nos princpios pedaggicos clssicos, que prioriza a escolha de contedo e o formato unidirecional de transmisso de conhecimento. No entanto, preciso considerar que a experincia a fonte mais rica para a aprendizagem de adultos. Adultos so motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfar em suas vidas. Por isso, os responsveis por programas de desenvolvimento devem se conscientizar disso e criar experincias de aprendizagem andraggicas, em que a responsabilidade pelo aprendizado seja compartilhada com quem participa, para garantir maior relevncia do contedo aos participantes e um maior nvel de efetividade do programa. Elementos do processo da andragogia

1 2 3 4 5 6 7 8

Preparar os aprendizes

Clima

Planejamento Diagnstico das necessidades Definio de objetivos Desenho dos planos de aprendizagem Atividades de aprendizagem Avaliao

Veja abaixo a comparao entre as abordagens e os procedimentos andraggicos que ajudam a envolver os aprendizes:

convencional
Mnima.

Abordagem

Abordagem

andraggica
Fornecer informaes. Preparar para a participao. Ajudar a desenvolver expectativas realistas. Comear a pensar sobre os contedos. Tranquilo, confiante. Respeito mtuo. Informal, caloroso. Colaborativo, apoiador. Abertura e autenticidade. Humanidade.
Fonte: Aprendizagem de Resultados, tabela 6-1, pg. 122.

Orientado autoridade. Formal. Competitivo.

Pelo professor.

Mecanismo de planejamento mtuo por aprendizes e facilitador. Atravs de avaliao mtua. Atravs de negociao. Sequenciado de acordo com a prontido. Unidades de problemas. Tcnicas experienciais (investigao).

Pelo professor.

Pelo professor. Lgica do assunto. Unidades de contedo.

Tcnicas de transmisso.

Pelo professor.

Novo diagnstico mtuo das necessidades. Mensurao mtua do programa.

Vemos a andragogia como um modelo duradouro para a compreenso de certos aspectos da aprendizagem de adultos. Ela no nos d o panorama completo, nem uma panacia para consertar prticas de aprendizagem de adultos. Em vez disso, ela constitui uma parte do rico mosaico da aprendizagem de adultos.
Sharan B. Merriam e Rosemary S. Caffarella.

Bibliografia
KNOWLES, M. S.; HOLTON, E. S. & SWANSON, R. A. The Adult Learner. Butterworth-Heinemann, 2005. MERRIAM, S. B.; CAFFARELLA, R. S. & BAUMGARTNER, L. M. Learning in Adulthood: a comprehensive guide. Jossey-Bass: John Wiley & Sons, Inc., 2006. WLODKOWSKI, R. J. Enhancing Adult Motivation to Learn: a comprehensive guide for teaching all adults. Jossey-Bass: John Wiley & Sons, Inc., 2008.

ACESSE O NOVO SITE DO LAB SSJ


www.labssj.com.br

Descubra contedos relevantes, com insights sobre as ltimas tendncias em desenvolvimento de pessoas. Voc ter acesso a artigos, vdeos, entrevistas, apresentaes, podcastings, reportagens, alm de outras referncias essenciais em educao e negcios.
Atualize seu cadastro pelo site.

(11) 3704-4377 Av. Dr. Cardoso de Melo, 1.491 Vila Olmpia - So Paulo - SP

You might also like