You are on page 1of 24

CURSO LUIS FLVIO GOMES

APOSTILA DE DIREITO DO TRABALHO


Estudo para OAB

MARCUS LAXE

I - Direito do Trabalho: Histrico sobre legislao trabalhista. via de regra, muito mais favorecida que a outra, tanto verdade que denominamos a parte mais fragilizada na prtica trabalhista (o empregado) de hipossuficiente. Direito do trabalho o conjunto de princpios e regras jurdicas, aplicveis s relaes individuais e coletivas de trabalho subordinado ou equiparados de carter eminentemente social, destinados melhoria das condies de emprego. um dos ramos mais novos do direito, pois antigamente no tinha carter social e sim carter punitivo. No Direito do Trabalho, em regra no existe isonomia Ex: Escravido. O 1 mecanismo de auto defesa que os trabalhadores inventaram foram as Greves. Depois surgiu a greve do empregador, chamada de lock out A CLT no regula o trabalhador. O conceito de CLT um conjunto hbrido de leis destinadas regular a relao de emprego. A nossa atual lei de greve, ela veta o Lock Out. Lei de greve 7.783/89. 1. Conceito de Trabalho: Trabalho todo esforo intelectual ou fsico destinado produo. OBS: Existe trabalho sem emprego? Toda relao de emprego contm, obrigatoriamente, uma relao de trabalho, mas no necessariamente, uma relao de trabalho, tem uma relao de emprego. 1.1. Empregado: Todo trabalhador que preenche os requisitos do art. 3 da CLT empregado, ou seja, empregado, autnomo, eventual, avulso, estagirio e domstico. No importando como o considera seu empregador. Trabalho, como prerroga Amador Paes de Almeida, todo esforo intelectual ou fsico destinado produo. Emprego uma relao de emprego presume-se nela contida uma relao de trabalho. - Art. 3, CLT: Considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. OBS: Considera-se empregado toda pessoa fsica. No existe empregado pessoa jurdica. - Art. 9, CLT: Sero nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicao dos preceitos contidos na presente Consolidao. Ex: Abertura de firma para arrumar emprego.

2. Requisitos da Relao de Emprego: 2.1. Pessoalidade: Esse requisito traz consigo a pessoalidade (intuitu personae), ou seja, o empregado nunca pode se fazer substituir, mas pode ser substitudo pelo empregador poder a seu livre critrio e escolha substituir determinado empregado. 2.2. Habitualidade: expectativa de retorno do empregado ao local de labor. Esta regra vale ainda que o empregado comparea uma vez por semana, inclusive o empregado domstico. Assim, quando o empregador tiver a expectativa de que seu trabalhador retorne em determinado dia da semana, ainda que seja um s dia, ou seja, ele habitual. IPC: Para todos os empregados habituais, aquele que vai apenas uma vez por semana basta para ser empregado. Pr fixado habitual. 2.3. Subordinao: Estar sob ordens de algum (sub ordine). O empregado dever estar sob ordens. Ocorre quando o empregado tem que expor seu trabalho ao empregador ou supervisor para que trabalho saia da empresa com a qualidade que este ltimo deseja. A subordinao pode ser de trs tipos: 2.3.1. Subordinao Hierrquica: relao de comando que o empregador tem com seu empregado (alguns autores chamam dependncia jurdica). Ex: Controle de horrio (carto de ponto); 2.3.2. Subordinao Tcnica: a superviso tcnica do trabalho j feito, j pronto (concludo/realizado). controle de qualidade. 2.3.3. Subordinao Econmica: no a dependncia de salrio, mas sim da estrutura econmica gerada pelo empregador. 2.4. Onerosidade: O Salrio, obrigatrio, no existe vnculo de emprego gratuito. Ningum precisa depender dele, mais tem que existir. Existe trabalho voluntrio, sem qualquer remunerao, porm no relao de emprego. Obs: Os requisitos constantes no artigo 3 da CLT so cumulativos. A falta de quaisquer destes requisitos, descaracteriza a relao de emprego.

II. Tipos de Empregados e Trabalhadores: 1. Autnomo: trabalhador, portanto, tem autonomia no servio e dentre os requisitos no poder ser subordinado. O requisito preponderante de distino entre as figuras se resume ao fato de que o trabalhador autnomo, como o prprio nome do seu instituto declara, deve ter autonomia no servio, no podendo ser subordinado ao tomador de servios. 2. Eventual: trabalhador eventual no tem habitualidade, no tem expectativa de retorno. A contratao direta e espordica, ou seja, empregador e eventual. Ex: pedreiros, encanadores, etc. 3. Avulso: no possui habitualidade no servio e no tem expectativa de retorno. OBS: Diferena de Eventual e Avulso. uma relao bilateral. Eventual: Tomador de servio contrata o pedreiro. Avulso: Tomador de servio contrata um rgo arregimentador para servir durante um determinado perodo. 4. Estagirio (Lei 11.788/08) Falta o requisito da onerosidade Existem dois Requisitos: 4.1. A atividade do estgio tem que ser equivalente a aquela cursada. 4.2 Contrato expresso de estgio (prazo: limite mximo de dois anos, sem previso de renovao). OBS1: Ter jornada de trabalho mxima de seis horas dirias e trinta horas semanais; Em poca de frias da faculdade ou escola carga poder ser de oito horas dirias e 40 horas semanais; Em dias de provas, trabalhar no mximo trs horas por dia; e, Tem direito a frias de 30 dias corridos, preferencialmente no perodo de frias escolares. IPC: no h previso de HE ou compensao de horas, portanto, se trabalhar horas a mais do que a permitida em sua jornada, caracteriza-se empregado, pois sero consideradas horas extras trabalhadas, o tempo que excedeu. OBS2: Qualquer descumprimento desta lei gera vnculo de emprego. 5. Rural (Lei 5.889/73): Deve obrigatoriamente trabalhar em propriedade rural, ou prdio rstico, independente da funo exercida. Ainda que seja no mbito urbano, mas desenvolvendo atividade rural, pode ser considerado empregado rural. O empregador rural teve o direito equiparado aos outros trabalhadores. OBS1: Quem exercer atividade rural mesmo que em permetro urbano, ser empregado rural.

OBS2: O empregador rural deve obrigatoriamente exercer atividade rural mercantil. 6. Domstico (Lei 5.859/72): Presta servio de natureza continuo / habitual, e de finalidade no lucrativa pessoa ou a famlia, no mbito da residncia desta. Art. 7, alnea a), da CLT, determina que a CLT no se aplica aos domsticos. a) No pode haver inteno de lucro. b) Deve possuir habitualidade. c) No existe domstico em mbito empresarial. d) Dever trabalhar em funo do mbito residencial. e) A prestao de servios ser pessoa ou famlia. f) Registro em CTPS e direito a recolhimento de INSS. Onde a empregada domstica trabalha (requisio do empregador (diferenciador). A empregada domestica no pode ter inteno aonde o domestico exerce o seu local de trabalho. OBS: Se voc passar a ter lucro dentro de casa, a empregada domestica vira empregada urbana. No existe domestica em empresa (pessoa jurdica). Empregado domestico de mbito residencial. Existir vinculo se trabalhar trs vezes por semana. Ex: Motorista particular. IPC: Diarista a forma de ajuste de recebimento. Como por exemplo, mensalista, horista. 6.1. Institutos que os empregados domsticos no tm direito : a) Jornada de trabalho, salvo Descanso Semanal Remunerado (DSR). b) Salrio famlia c) Adicionais insalubridade e periculosidade d) FGTS facultativo. Se voc recolher a primeira vez passa a ser obrigatrio. OBS: Todo empregado que trabalhar pelo menos seis meses tiver recolhido o FGTS, se demitido sem justa causa ter direito a seguro desemprego. III. Contratos de Trabalho (art. 443, CLT). O contrato individual de trabalho poder ser acordado tcita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado. Ter a anotao na CTPS no quer dizer que tem contrato escrito, ou seja, se houver o registro da CTPS o contrato verbal.

Regra Geral so os contratos por prazo indeterminado. 1. Contrato por Prazo Determinado Nestes contratos NO H: aviso prvio; multa do FGTS; Os contratos por prazo determinado no existe nenhum tipo de estabilidade, inclusive da gestante. Com relao ao contrato de experincia, temos que aquele que o empregado pactua com o intuito de demonstrar sua aptido para determinado servio. Este tipo de contrato s pode ser celebrado por no mximo 90 dias. O contrato por prazo determinado somente ter validade nas hipteses previstas no 2 do art. 443, CLT: a) de servio cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo, nada mais que o acrscimo de servio, dois anos no mximo admitindo apenas uma prorrogao. b) de atividades empresariais de carter transitrio, ou seja, Empresas Transitrias, Exs: aquelas lojas de ovos de pscoa, de produtos natalinos, de fogos de artifcio para festas juninas. c) de contrato de Experincia. (teste). OBS1: O prazo dos contratos das alneas a e b podem ser pactuar no mximo de dois anos, podendo ser prorrogado uma nica vez com limite mximo de 90 dias (art. 445 e 451, CLT); CUIDADO: O limite mximo de dois anos, a prorrogao no poder exceder este perodo. OBS2: J o contrato de experincia o prazo mximo de 90 dias, podendo ser prorrogado uma nica vez tambm; CUIDADO 2: O limite mximo de 90 dias, a prorrogao no poder exceder este perodo. OBS3: Entre um contrato por prazo determinado e outro dever haver um lapso temporal de seis meses. Caso o empregador rescinda sem justa causa o contrato de trabalho antes da data final j pactuada, dever ao empregado uma indenizao pertinente metade do que este deveria receber at o final. Em caso inverso o empregado tambm dever uma indenizao at o limite que teria direito em condies idnticas, mas somente se ficar demonstrado prejuzo (art. 479, 480 CLT); IPC: A empresa no poder exigir do empregado experincia prvia superior a seis meses naquela funo (art. 402-A); no mais dois anos

2. Temporrio (Lei n. 6.019/74). Pactuao de Contrato Temporrio somente em duas Hipteses: a) Acrscimo de Servio (relao bilateral o contrato determinado); b) Necessidade Transitria de Substituio de Pessoal (relao trilateral contrato temporrio) - este contrato pode ser feito por no mximo trs meses, podendo ser prorrogado por mais trs meses chegando ao total de seis meses; OBS: o art. 16 da lei em apreo descreve que em caso de falncia do locador, o tomador de servios se responsabiliza solidariamente para com os crditos trabalhistas dos empregados. Esta relao chamada de terceirizao (smula 331 TST) OBS1: Subsidiariamente vem depois e solidariamente vem junto. OBS2: Ainda no existe lei sobre terceirizao / relao trilateral. 3. Terceirizao (Smula 331 do TST); - Diferenas entre terceirizao e temporrio: a) a terceirizao no precisa conter limite de prazo; b) a terceirizao no compreende contratao pessoal de servio; c) a terceirizao deve compreender contratao de atividade meio e nunca de atividade fim; d) na terceirizao h responsabilidade subsidiria do tomador sempre. 1. Salrio X Remunerao Conceito de Salrio: a importncia fixa destinada ao empregado. Conceito de Remunerao: o conjunto de ttulos recebidos por ele. Ex: gorjetas, comisses, etc. Obs: Em regra para todos os fins o que deve levar em conta a remunerao e no somente o salrio. IV - REMUNERAES 1. No Integram a Remunerao: a) Gratificaes: se for ajustada integra a remunerao. a1) PLR: (Participao nos Lucros e Resultados); a2) Vale-Refeio: o empregador obrigado a pagar, salvo as gratificaes ajustadas contratualmente ou por pacto coletivo; a3) Vale Transporte (Dec. 95.247/87): Obs: o vale-transporte no poder ser pago em dinheiro, essa prtica constitui fraude e assim sendo, ir integrar a remunerao; a4) Dirias: desde que no excedam a 50% do salrio; se exceder a 50% do salrio ser integralmente incorporado remunerao.

Ex: Um empregado ganha R$ 1.000,00 reais em salrio e R$ 501,00 reais de diria. Qual a sua verdadeira remunerao? R$ 1.501,00 reais, pois passou da metade do seu salrio, ento o dinheiro da diria integra na sua remunerao. OBS: Gorjeta integra, salvo hora extra, adicional noturno, aviso prvio e DSR (smula 354 TST) 2. Meios de Pagamento de Salrio: a) Pagamento em dinheiro (art. 463, CLT). - Deve ser pago em moeda corrente do pas. - Havendo pagamento em moeda estrangeira, haver novo pagamento em moeda nacional, pois se considera no pago. (Pargrafo nico, art. 463, CLT). - No poder ser pactuado qualquer tipo de contrato em moeda estrangeira. ATENO: A OAB no admite a converso de salrios em moeda corrente, nos contratos pactuados em moeda estrangeira. b) Pagamento em cheque ou depsito bancrio (Portaria 3.281/84 do Min. Trabalho). - A referida portaria, autoriza as empresas situadas em permetro urbano a fazer o pagamento de salrios e remunerao, por meio de conta bancria aberta para este fim (conta-salrio), ou em cheque emitido diretamente pelo empregador em favor do empregado, salvo se este for analfabeto. - O pagamento feito com inobservncia desta portaria, tambm considera-se como no feito. - No se pode realizar o pagamento de salrios com cheque de terceiros. Realizado desta forma tambm ser considerado como no feito. c) Pagamento por salrio utilidade ou in natura - Salrio pago atravs de bens econmicos. Ex: Carto de Crdito da empresa. Quando vem a fatura desconta 30% do salrio. Na verdade devero ser pagos em dinheiro. - Para que tenha natureza salarial, a utilidade deve ser dada pelo trabalho e no para o trabalho. 3. 13 Salrio (Lei 4.090/62 e art. 7 VIII, CF). - um direito de todos os empregados e dever ser pago em at duas parcelas: 1 Parcela entre fevereiro e novembro. 2 Parcela at 20 de dezembro. - O 13 salrio deve ser pago de acordo com o salrio de dezembro (isso se o salrio fixo). - Para quem recebe salrio varivel, a base do 13 deve ser a mdia anual dos salrios. Salrio varivel por (Art. 466, CLT):

- Caso o empregado seja contratado, demitido sem justa causa, ou ainda, se comunicar a sua dispensa no curso do ano, receber o 13 salrio de maneira proporcional, na base de 1/12 para cada ms trabalhado, considerando como ms integral aquele que o empregado trabalhar 15 dias ou mais dentro do ms. Percentagem: frao do valor (ex.: 5% do valor por pea vendida). Comisso: preo fechado (ex.: R$5,00 por pea vendida). 4. Equiparao salarial (art. 461, CLT, art. 7, XXX, CF). Obs: Os requisitos esto no artigo 461, mais o princpio esta no art 7 a) Requisitos: Paradigma = equiparao. Cargo o oposto em que se encontra o empregado Funo o servio exercido por ele a.1) Funo Idntica: Quando voc faz a mesma coisa que o seu colega de trabalho e no ganha a mesma coisa que ele. No importa o cargo e sim o servio, a funo. a.2) Trabalho de igual valor: Feito com a mesma produtividade (quantidade). Mesma perfeio tcnica (qualidade do servio). Obs: As condies de trabalho so indispensveis devem ser idnticas. a.3) Diferena de tempo no superior a dois anos: Tem que ser na mesma funo. (Smula 06, II, TST). a.4) Ambos tem que trabalhar para o mesmo empregador: Tambm pode ser do mesmo grupo econmico. Admite-se equiparao salarial entre empregadores distintos, mais desde que pertencentes ao mesmo grupo econmico. a.5) Trabalhar na mesma localidade: No o mesma coisa que o estabelecimento comercial, em regra mesmo municpio a mesma coisa que mesma localidade. Exceo: Mesma localidade custo de vida equivalente. Entendimento do TST: Regies de custo de vida equivalente. Os requisitos so cumulativos, a falta de um deles descaracteriza a equiparao. 5. Excludentes de Equiparao: a) Quadro de carreira: As promoes observam critrios de desempenho e antiguidade. Somente vlido se estiver homologado pelo Ministrio do Trabalho (STRes - Superintentendncia Regional do Trabalho) b) Trabalhador readaptado em funo de deficincia fsica ou mental (4, art. 461, CLT): Quando uma pessoa readaptada para uma outra funo pessoa que esta nesse local no pode pedir equiparao salarial (inverso pode).

V - AVISO PRVIO (art. 487, CLT). - S existe quando houver resciso de contrato de trabalho. - No cabe nos contratos por prazo determinado. - No cabe nas demisses por justa causa. - No mnimo por 30 dias (pode ser mais) Obs: O inciso I do art. 487 da CLT est revogado pelo art. 7, XXI, CF. - O objetivo do aviso prvio dar tempo ao empregado para buscar novo emprego. IPC: O prazo para o Aviso Prvio de no mnimo 30 dias, mas dependendo de alguma conveno coletiva o empregado que tiver mais de 45 anos de servio poder ter o seu Aviso Prvio maior do que 30 dias. - No falando em prazo presume-se que o mnimo de 30 dias. - O aviso prvio pode ser concedido de duas formas: a) Aviso Prvio Concedido pelo Empregador Quando o empregado demitido sem justa causa. a.1) Aviso Prvio Trabalhado: (art. 488 CLT - Trabalhar 2 horas a menos por dia). O do artigo traz que se o trabalhador laborar a jornada normal poder sair da empresa uma semana antes. A opo de sair mais cedo ou uma semana antes exclusiva do empregado. O empregado rural trabalhar obrigatoriamente um dia a menos na semana, no perodo de aviso prvio. Pode o empregado renunciar ao restante do aviso prvio desde que comprovada obteno de novo emprego. (Smula 276, TST). a.2) Aviso Prvio Indenizado: Smula 230 TST - vedado substituir a reduo da jornada do aviso prvio por horas extras. Se isso ocorrer, caracteriza a nulidade do aviso prvio, gerando um novo a ser indenizado pelo empregador. b) Aviso Prvio Concedido pelo Empregado: Comunicado de dispensa tambm ganha o aviso prvio b.1) Aviso Prvio Trabalhado: No tem a prerrogativa de reduo de jornada caso o empregado pea a dispensa. b.2) Aviso Prvio Indenizado: O empregado paga um ms de salrio ao empregador, valor este que ser descontado das verbas rescisrias. - O art. 477 da CLT em seu 6 impe que as verbas rescisrias devem ser pagas at o 1 dia til subseqente ao trmino do Aviso Prvio trabalhado ou em 10 dias corridos caso o Aviso seja indenizvel. O 8 deste mesmo artigo inclui uma multa de um salrio em seu favor caso esses prazos no sejam observados. Smula 348, TST: invalida a concesso de aviso prvio na fluncia da garantia de emprego, ante a incompatibilidade dos dois institutos.

CUIDADO: Se o AP concedido pelo empregador e o empregado quer trabalhar no pode passar dos horrios especficos em lei. Ex: O Aviso Prvio conta todos os fins para pagamento. Sem mandar embora dia 25/05 a resciso ser no dia 25/06. Smula 348 TST: invlida a concesso do AP na fluncia da garantia de emprego, ante a incompatibilidade dos institutos. VI - Resciso de Contrato de Trabalho 1. Demisso por Justa Causa Se caracteriza pelo cometimento de alguma falta grave pelo empregado. No preciso dar suspenso para depois caracterizar falta grave. a) Princpios da justa Causa: a1) Princpio da Imediatividade: No adianta flagrar furtando e mandar embora. Se a ao do empregador no for punida de imediato a mesma coisa de perdo tcito. A ao do empregador com relao falta deve ser imediata. A imediatividade nem sempre se conta da falta cometida e sim da cincia do empregador com relao falta. a2) Princpio da Isonomia de Tratamento: Se tenho vrios envolvidos na falta, todos devem receber punio idntica. Apenas uma falta no caracteriza justa causa. Para a CLT tem que haver reincidncia. Se houver mais de um funcionrio que cometam a mesma falta grave os dois tem que ser mandado embora da mesma forma pelo princpio de isonomia de tratamento. 2. Demisso por Falta Grave (art. 482 CLT) a) Ato de Improbidade (alnea a) Uma pessoa proba honesta e o mpio o desonesto. Qualquer ato do empregado que atente ao patrimnio do empregador o ato de improbidade. Ex: Furto, roubo, entrega de atestado mdico falso. b) Incontinncia de Conduta ou Mau Procedimento (alnea b) Cada um gera uma falta grave A incontinncia de conduta so os atos sexuais, obscenos ou libidinosos configuram falta grave de incontinncia de conduta.

IPC: procedimento que engloba todas as faltas graves. Se tiver uma alnea especfica no se enquadra no mau procedimento. Obs: Quando no consegue achar nenhuma falta grave com alnea especfica joga no mau procedimento. c) Negociao Habitual (alnea c) Tem que haver habitualidade da mesma falta. Nada impede que o empregado tenha outro emprego. O que ele no pode fazer concorrncia com o outro emprego dele. d) Condenao Criminal (alnea d) - Precisa de dois requisitos cumulativos 1 Transito em julgado da deciso penal MAIS 2 Recluso do empregado. O empregado tem que estar preso e a deciso tem que estar transitado em julgado. Se acontecer um ou o outro s poder mandar o empregado embora em caso de justa causa. e) Desdia (alnea e) o mesmo que desleixo. o empregado que flagrado dormindo no expediente, que chega atrasado. Ex: Funcionria que vende produto da AVON e etc. no meio do expediente. f) Embriagues Habitual ou em servio (alnea f) A embriagues habitual hoje caracteriza doena e toda doena a pessoa deve ser afastada e encostada pelo INSS mantendo o vnculo de emprego. A embriagues em servio continua sendo falta grave e gera justa causa. IPC: Cada um gera uma falta distinta. Ateno: A OAB sempre tenta confundir com o empregado que chega embriagado e o que se embriaga no servio. Ficar de olho nas pegadinhas. g) Violao de segredo de empresa (alnea g) O empregado que ocorre nesta falta aquele que divulga atos secretos de uma empresa. h) Indisciplina ou Insubordinao (alnea h) Cada um gera uma falta distinta mais ambas se configuram pelo descumprimento da ordem. A Indisciplina ocorre por um descumprimento de ordem geral no servio; A Insubordinao corre por um descumprimento de ordem especfica direta no servio. Ex1: Funcionrio que recusa usar uniforme (indisciplina) Ex2: Funcionrio que recusa entregar relatrio (insubordinao)

i) Abandono de Emprego (alnea i) O correto para convocar o empregado por telegrama, fax, e-mail, etc. O abandono quebra a habitualidade, quebrando a expectativa de retorno, podendo gerar abandono. Obs: Smula 32 TST traz o prazo de 30 dias corridos sem aparecer no emprego. j) Ato lesivo da honra e da boa-fama e ofensas fsicas praticadas pelo empregado (alnea j) So atos que qualificam como calnia e atos que denigrem a honra de algum. Qualquer agresso verbal se caracteriza como ato lesivo da honra e da boa fama. Ex: Chamar uma empregada de gorda sendo a outra pessoa tambm empregada gera justa causa. A tentativa caracteriza justa causa. IPC: Esses atos tm que acontecer em horrio de servio ou no mbito da empresa. Pode ser contra qualquer pessoa salvo contra o empregador ou superior hierrquico. k) Ato lesivo da honra e da boa-fama e ofensas fsicas praticadas pelo empregado contra o empregador ou superior hierrquico (alnea k) Qualquer horrio e qualquer local d justa causa. O legislador exige a respeitabilidade entre funcionrio e patro. l) Prtica Constante de jogos de azar (alnea l) A prtica tem que ser constante. Precisa de requisitos para ser configurado e eles so cumulativos. 1 Tem que ser em horrio de servio ou no mbito da empresa; 2 O jogo tem que ser ilegal; e, 3 Tem que estar ligado a dinheiro. 1. Estabilidade (art. 492, CLT) O empregado que contar mais de 10 anos na mesma empresa no poder ser despedido seno por motivo de falta grave ou circunstncia de fora maior, devidamente comprovada. Antes de completar os 10 anos, trata-se de uma mera expectativa de direito, e no de um direito adquirido. Obs: artigo 492 foi extinto pela CF 88. 2. Fundo de Garantia por tempo de servio (FGTS) Depsito de 8% do salrio, feito pelo empregador em conta do empregado, no descontado do salrio, a empresa deposita em conta custodiada pela Caixa Econmica Federal.

2.1. Hipteses de saque do FGTS: a) Demisso sem justa causa b) Aposentadoria c) Culpa recproca (ambas as partes cometem justa causa). Ex: Agresso. Quem agiu em legitima defesa. d) Conta inativa por trs anos ou mais e) Compra da casa prpria f) Quando empregado completar 70 anos g) Molstia grave h) Tragdia natural i) Morte do empregado j) Resciso Indireta (justa causa do empregado) k) Fora Maior. Aps 1966 (ano do advento do FGTS), o Brasil possua um regime hbrido (estabilidade e FGTS), porm, aps a promulgao da CF/88 a estabilidade decenal foi extinta, somente tendo direito a ela, obviamente, aqueles que haviam adquirido seu direito antes da promulgao da Constituio, sendo que, a partir de ento, o nico regime de contratao passou a ser o FGTS. Em 1990 o FGTS passou a ser disciplinado pela Lei 8.936/90. Obs: A lei impe uma sano que a multa de 40 % sobre os depsitos atualizados feitos por aquele empregador E NO SOBRE O SALDO. 2.2. Multa do FGTS: A multa de 40% sobre os depsitos atualizados feitos pelo empregador, e NO SOBRE O SALDO. A partir de 1999, quando a OIT auditou as contas do FGTS a multa passou a ser de 50%, mas somente 40% para o empregado os 10% restantes sero para o Governo. 3. Tipos de Estabilidade 3.1 Membro da CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes) A CIPA no obrigatria, salvo se a empresa tiver mais de 50 empregados. A composio da CIPA tem que ser partidria, quando ela for instituda na empresa. Empregado e empregador nomeiam algum para falar por eles. O representante dos empregadores NO tem estabilidade, somente o representante dos empregados tem estabilidade. (art. 165 da CLT). A Smula 339, I do TST concede a estabilidade igualmente ao suplente da CIPA. O representante da CIPA o presidente o representante dos empregadores e o Vicepresidente o representante dos empregados, portanto, somente o vice-presidente tem a estabilidade.

Prazo: do registro da sua candidatura e se eleitos at um ano aps o final do mandato (titulares e suplentes). Tanto um quanto outro tem estabilidade. 3.2. Dirigente sindical Ele recebe vantagens econmicas e jurdicas para a categoria. Ao dirigente sindical, bem como o seu suplente (art. 543, 3 da CLT) Prazo: a partir do momento do registro de sua candidatura a cargo de direo ou representao de entidade sindical ou de associao profissional e se eleito, at um ano aps o final do seu mandato, caso seja eleito, inclusive como suplente. IPC: Tantos os membros da CIPA quanto os membros Dirigentes Sindicais tem a sua estabilidade do REGISTRO DE SUA CANDIDATURA e se eleito at um ano aps o final do mandato (tanto os titulares como os suplentes). 3.3. Acidente do Trabalho (art. 118 da Lei 8.213/91) Presume-se tambm como doena profissional. Ex: Tendinite. Para a obteno do direito a esta estabilidade o empregado dever ficar afastado por mais de 15 dias, passando a perceber o auxlio-doena acidentrio do INSS. Antes do 16 dia, quem paga ao empregado o empregador. A doena que no tem relao com o trabalho no gera estabilidade. Prazo: A estabilidade de um ano contado do retorno do empregado ao servio. 3.4. Gestante (lei 9029/95) Da confirmao da gravidez, at cinco meses aps o parto. A domstica tambm tem a estabilidade gestante. A licena gestante de 120 dias. Em regra 28 dias antes do parto e 92 dias depois do parto. IPC: facultativo dar dois meses a mais de licena maternidade. Quem paga esses dois meses a mais a prpria empresa. Ela ganha abonos nas contribuies tributrias. Lei 9.029/95 O empregador que pedir teste de gravidez deve pagar a ttulo de indenizao equivalente a 10 vezes o maior salrio da empresa. Smula 244 do TST: o desconhecimento do estado gravdico pelo empregador no tira da empregada o direito a estabilidade. 4. Jornada de Trabalho Art. 7, XIII da CF e art 58, CLT, estabelece 8 horas dirias e 44 horas semanais. Obs: No confundir. O certo so 8 horas dirias e 44 semanais e no oito horas dirias ou 44 semanais. 4.1. Jornada de Trabalho Diferenciada: Existem trs tipos: Bancrios: 6 horas dirias e 30 horas semanais (exceo). O sbado para o bancrio dia til no trabalhado. Telefonistas: 6 horas dirias e 36 horas semanais

Trabalhadores em turnos ininterruptos de revezamento: 6 horas dirias e 36 horas semanais. So trabalhadores de empresas que funcional por 24 horas. Obs: O ascensorista de elevador tambm tem a jornada diferenciada. 4.2. Empregados excludos da jornada de trabalho Na prtica existem trs tipos de empregados que no tem jornada. Com isso eles so excludos das jornadas, excludos das horas extras. No esto sujeitos ao regime de horas extras. No entanto, se submetidos a qualquer tipo de controle de horrio, passaro a ter direito s horas extras. Domsticos Gerentes (indispensvel exercer funo de confiana e receber, no mnimo, 40% a mais que seus subordinados). Trabalhadores externos NO sujeitos a controle de jornada, pois no possvel control-los. ATENO: O gerente de bancrio recebe 1/3 a mais de gratificao de funo. A jornada do gerente bancrio e de 8 horas. Obs: A funo de gerencia pode ser retirada do emprego a qualquer tempo, e se isso ocorrer cair consequentemente a gratificao de funo, salvo se ela persistir por 10 anos ou mais quando ento somente a gratificao poder se retirada. Cuidado: Depois de 10 anos de funo no posso tirar a gratificao de funo. 5. Horas extras A jornada de trabalho poder ser prorrogada por 2 horas dirias com acrscimo de 50%%. (art. 59, CLT). Isso no ocorrer em caso de acordo de compensao (art. 59, 2, CLT), tambm denominado banco de horas. Ainda assim, dever ser respeitado o limite de duas horas extras dirias. O empregador que determinar a compensao, devendo fazer isso no limite de um ano. De acordo com o art. 59, 2, CLT, o acordo de compensao dever estar previsto em acordo ou conveno coletiva, mas a Smula 85 do TST admite o acordo de compensao individual. Vale ressaltar que este acordo tem que ser escrito e no oral. 6. Adicional Noturno (art. 73 CLT) Urbano = das 22 s 5h = adicional = 20% = hora ficta = 5230 Rural = Agricultura = das 21h s 5 h = Pecuria = 20h s 4h Obs.: p/ o rural no h hora ficta. Recebe 25 % a mais no salrio. O Adicional Noturno busca compensar o empregado pelo desgaste que o empregado tem por trabalhar no perodo em que deveria estar descansando.

A jornada noturna para o trabalhador urbano possui hora reduzida para 52 minutos e 30 segundos. O empregado rural no possui hora noturna reduzida. Entendem-se como jornadas mistas aquelas que ingressam pelo perodo noturno, ou seja, caso o empregado inicia sua jornada s 20 horas, trabalhando at meia-noite, receber das 20 s 22 horas de maneira simples e das 22 s 24 horas, de maneira noturna. No entanto, se a jornada tem incio s 02 horas, terminando s 08 horas, o empregado receber de forma noturna durante todo o perodo (art. 73 4 e 5). 7. Intervalos Existem dois tipos de intervalos. A Intra Jornada e a Extra Jornada. a) Intra Jornada: Intervalo compreendido dentro da jornada (art. 71, CLT). Jornada de 04 horas - no tem intervalo Jornada de mais de 04 a 06 horas - 15 minutos Jornada de mais de 06 horas a 08 horas - 01 a 02 horas Obs.: Intervalos no contam como tempo de servio. Caso o trabalhador laborar na hora do seu almoo esse labor compreende-se como hora trabalhada. OJ 307 STI n 01 TST: A no concesso da totalidade do intervalo representa o pagamento integral do mesmo Obs.: Os Mecangrafos em cada 90 minutos ter 10 minutos de descanso. Ex: Digitadores, datilgrafos, etc. (art. 72, CLT). Esses intervalos contam como tempo de servio. b) Inter Jornada: o intervalo entre um dia de trabalho e o dia subseqente. (art. 66, CLT). Mnimo de 11 horas consecutivas. Todos esses intervalos, caso trabalhados se revertem em hora extra de 50 %. 8. DSR Descanso semanal remunerado (art. 67 da CLT) Destaca que todos os empregados tm o direito de usufruir uma folga de 24 horas consecutiva, de preferncia aos domingos. Obs.: Pelo menos uma vez por ms o empregado tem que folgar obrigatoriamente aos domingos (portaria 417/66). Quando o empregado faltar injustificadamente no decorrer da semana perder alm do dia faltado, perder a remunerao do descanso semanal. Quando o empregado trabalha no DSR ele recebe dobrado, ou seja, com adicional de 100%. A nica coisa que o domstico tem direito o DSR. IPC: Empregado que labora em horrio normal e no sbado at as 22 horas, que hora ele volta a laborar na segunda?

* Temos que ver que ele laborou at as 22 horas de sbado, temos que somar s 11 horas do intervalo intra-jornada, mais as 9 horas do domingo e s 24 horas do DSR. Somando tudo isso chegamos ao resultado abaixo. A 8 / B 9 / C 10 / D Qualquer hora. 9. Frias (art. 129 e ss. da CLT). O empregado recebe sua remunerao + 1/3 (chamado um tero constitucional art. 7, XVII, CF). Obs: O estagirio no tem direito a 1/3 constitucional. Todos os empregados tm direito a 30 dias corridos de frias uma vez por ano, inclusive os empregados domsticos. Quando o empregado faltar ocorre os requisitos dos incisos do art. 130: FALTAS PERIODO DE FRIAS
FALTAS At cinco 6 14 15 23 24 32 Acima de 33 30 dias 24 dias 18 dias 12 dias No tem frias FRIAS

Perodos das Frias: a) Aquisitivo: So os 12 meses iniciais em que o empregado trabalha para adquirir direito a suas frias. b) Concessivo: So os 12 meses subseqentes em que o empregado dever gozar as suas frias. Obs.: Quem ordena o perodo de frias o empregador. (avisa o empregado com pelo menos 30 dias de antecedncia). Ex: Se o empregado comeou a trabalhar no dia 29/05/2005, o seu perodo aquisitivo vai at 29/05/2008, o seu perodo concessivo se compreende at o dia 29/05/2007, se at essa data o empregador no pagar suas frias, ele ter que pagar em dobro mais 1/3 constitucional de frias. 9.1. Excees: Quem ordena o perodo de frias o empregador, salvo: a) Empregados estudantes e menores de 18 anos devem conciliar as frias escolares com as frias do trabalho. b) Quando membros de uma mesma famlia trabalhar numa mesma empresa podem gozar as frias juntos, se assim desejarem e se isso no resultar prejuzo ao empregador.

Obs.: Se o empregador no conceder as frias dentro do perodo devido, deve pagar ao empregado as frias em dobro + 1/3. Obs2: A venda das frias, segundo a CLT chamada de Abono Pecunirio. E o empregado pode vender at 1/3 do perodo de frias (art. 143, CLT). Obs3: Se o empregado quiser vender suas frias, o empregador obrigado a comprar. E o empregado deve avis-lo 15 dias antes do trmino do perodo aquisitivo. (1, art. 143, CLT) 10. Adicional de Insalubridade. (art. 189, CLT) Smula 47, TST - O trabalho executado em condies insalubres, em carter intermitente, no afasta, s por essa circunstncia, o direito percepo do respectivo adicional. Portaria 3214/78 MTE Essa portaria define as atividades insalubres. Ela determina quais so as atividades insalubres. Smula 248 do TST - A reclassificao ou descaracterizao da insalubridade, por ato da autoridade competente, repercute na satisfao do respectivo adicional, sem ofensa a direito adquirido ou ao princpio da irredutibilidade salarial. EPI e EPC (Equipamento de proteo individual e Equipamento de Proteo coletivo) Smula 80 TST: A eliminao da insalubridade mediante fornecimento de aparelhos protetores aprovados pelo rgo competente do Poder Executivo exclui a percepo do respectivo adicional. Obs.: No basta a entrega do EPI, mas o empregador tem que fiscalizar a utilizao do equipamento. Obs2: A recusa injustificada enseja em justa causa (art. 158, pargrafo nico, b, CLT). Obs3: O adicional de 10%, 20%, 40%, dependendo do grau: mnimo, mdio e mximo, tendo como base o salrio mnimo (art. 192, CLT). Este adicional ser mensurado por percia, que obrigatria. Ateno: Deciso mais recente do STF definiu que a base de clculo o salrio do empregado e no mais o salrio mnimo. 11. Adicional de Periculosidade (art. 193, CLT). CLT: 30% somente sobre o salrio do empregado. a) Inflamveis b) Explosivos Lei 7.369/85 Eletricitrios 30% sobre a remunerao. A percia para definir a periculosidade indispensvel.

Obs.: Todos aqueles que esto na rea de risco tem direito ao adicional de periculosidade. VII - PRESCRIO Art. 7, XXXV da CF/88 e Art. 11 da CLT. - Bienal: Deve ser contada da data da resciso do contrato de trabalho. - Qinqenal: Deve-se levar em conta a data da propositura da ao, e dela retornarem os ltimos cinco anos. Ex.: admisso 10/06/90 _ resciso 25/05/05 _ aps a resciso o reclamante ter 02 anos para propor a reclamao trabalhista (prescrio bienal). Em 15/07/05 data da propositura da ao volta 05 anos (prescrio quinquenal). FGTS: a Prescrio trintenria, observada a prescrio bienal Smula 362 TST. - No corre nenhum tipo de prescrio contra menor - Art. 440, CLT. - Para anotao na CTPS no h prescrio Art. 11, 1, CLT.

RESOLUO DE QUESTES PARA PROVA DA OAB


1. (OAB/CESPE 2008.1) Constitui direito aplicvel categoria dos empregados domsticos. a) a remunerao do trabalho noturno superior do diurno. b) o salrio-famlia. c) o seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntrio. d) o repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos. 2. (OAB/CESPE 2008.2) Ciro trabalha como taxista para uma empresa que explora o servio de txi de um municpio, sendo o automvel utilizado em servio por Ciro de propriedade da mencionada empresa. Em face da situao hipottica apresentada, de acordo com a legislao trabalhista, Ciro considerado: a) trabalhador avulso. b) trabalhador autnomo. c) empregado. d) empresrio. 3. (OAB/CESPE 2007.2) A respeito de contrato de trabalho, assinale a opo correta. a) A mudana na propriedade ou na estrutura jurdica da empresa dever, necessariamente, alterar os contratos de trabalho de seus empregados. b) A justia do trabalho no reconhece, em nenhuma hiptese, o contrato de trabalho verbal. c) O contrato de experincia no poder exceder o prazo de 90 dias. d) O contrato de trabalho por prazo determinado poder ser estipulado por prazo superior a 2 anos, desde que exista interesse das partes. 4. (OAB/CESPE 2008.3) Assinale a opo correta no que se refere ao trabalhador avulso. a) Ser enquadrado como trabalhador avulso aquele que prestar servio sem vnculo de emprego, a diversas pessoas, em atividade de natureza urbana ou rural com a intermediao obrigatria do gestor de mo-de-obra ou do sindicato da categoria, como, por exemplo, o amarrador de embarcao. b) Exige-se a intermediao do sindicato na colocao do trabalhador avulso na prestao do servio, razo pela qual deve esse trabalhador ser sindicalizado. c) O trabalhador avulso no amparado pelos direitos previstos na legislao trabalhista, s tendo direito ao preo acordado no contrato e multa pelo inadimplemento do pacto, quando for o caso. d) O trabalho avulso caracteriza-se pela pessoalidade na prestao do servio, pois a relao intuitu personae.

5. (OAB/CESPE 2008.3) O motorista que trabalha em uma empresa cuja atividade seja preponderantemente rural enquadrado como trabalhador a) urbano, pois faz parte de categoria diferenciada. b) urbano, visto que no atua diretamente no campo na atividade-fim da empresa. c) domstico, porque, como motorista, no explora atividade lucrativa. d) rural, pois, embora no atue em funes tpicas de lavoura e pecuria, presta servios voltados atividade-fim da empresa e, de modo geral, trafega no campo e no em estradas e cidades. 6. (OAB/CESPE 2007.3) Joel, advogado do Banco Cifro S.A., ingressou com uma reclamao trabalhista alegando que, por exercer a advocacia no banco, detentor de funo de confiana e, conseqentemente, possui direito a gratificao. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta. a) Por exercer a advocacia em um banco, Joel tem direito gratificao de um tero do seu salrio, j que ocupa funo de confiana. b) A funo de advogado, em banco, equiparada de gerente, em razo da importncia da sua funo, e, por esse motivo, Joel deve receber gratificao. c) O advogado no deve receber gratificao, pois, como advogado, no pode exercer cargo de confiana no banco. d) O advogado no tem direito gratificao pleiteada, pois o fato de exercer a advocacia no suficiente para qualificar a funo como de confiana. 7. (OAB/CESPE 2007.3) A partir do ms de agosto de 2007, a empresa Pedra Branca Ltda., onde trabalha Alberto, deixou de pagar os salrios dos empregados, alegando srias dificuldades financeiras, mas sempre sustentando que viabilizaria novos contratos para resolver a crise. Durante quatro meses seguidos, Alberto trabalhou sem receber os salrios. Considerando a situao hipottica acima, assinale a opo correta. a) Alberto pode pleitear na justia do trabalho a resciso indireta do seu contrato de trabalho, por descumprimento das clusulas contratuais por parte do empregador. b) Alberto pode deixar de trabalhar, por iniciativa prpria, at que a empresa regularize o pagamento dos salrios. c) Dificuldade financeira grave motivo justificante para a empresa atrasar temporariamente o salrio dos empregados. d) No existe qualquer tipo de irregularidade praticada pela empresa, que pode atrasar, por at seis meses, o pagamento de salrios, sem que essa atitude justifique resciso do contrato por parte do empregado.

8. (OAB/CESPE 2006.1) Joo trabalha para a pessoa jurdica Alfa, recebendo salrio fixo, acrescido de comisses e, ainda, vale-refeio e auxlio-moradia. Aps alguns meses, Joo passou a receber um salrio fixo, destinado a cobrir a remunerao anteriormente recebida, englobando tambm o valor correspondente s horas extras trabalhadas. Todavia, Joo percebeu que esse novo salrio no cobria efetivamente todas as parcelas pagas anteriormente. Henrique tambm trabalha para Alfa, e ganha o dobro da remunerao de Joo. Durante as frias e em todas as ausncias de Henrique, Joo sempre o substitui, sem receber nenhum acrscimo em sua remunerao. Considerando a situao hipottica acima, assinale a opo incorreta. a) A alterao da forma de pagamento do salrio de Joo vlida, nos termos da CLT. b) Durante as substituies aludidas na situao hipottica descrita acima, Joo tem direito remunerao de Henrique. c) O vale-refeio fornecido pelo empregador de Joo tem natureza salarial. d) O auxlio-moradia pago pelo empregador de Joo tem natureza salarial, integrando-se ao salrio de Joo no valor real de sua utilidade. 9. (OAB/CESPE 2006.2) Antnio, empregado de determinada pessoa jurdica, foi acometido de doena laboral, em 27 de agosto de 2005, o que provocou seu afastamento. Decorridos 15 dias de afastamento, ele foi encaminhado percia mdica do INSS, que o declarou inapto para o servio. A partir dessa data, Antnio passou a receber auxlio-doena acidentrio, pago pelo INSS. Em 27 de maro de 2006, o instituto cessou o pagamento do auxlio, em virtude de ter sido constatada a recuperao da capacidade laborativa de Antnio, em exame mdico realizado pela previdncia social. Em quatro de maio de 2006, Antnio ainda no havia retornado ao emprego, nem apresentado qualquer justificativa para esse fato. Com base na situao hipottica apresentada, assinale a opo correta. a) O no-retorno de Antnio ao servio at quatro de maio no configura abandono de emprego. b) Se Antnio tivesse sido pr-avisado e, durante esse perodo, fosse concedido a ele auxlio-doena, a caracterizao de abandono de emprego, aps a cessao do benefcio, retiraria de Antnio o direito ao recebimento das verbas rescisrias de natureza indenizatria. c) Antnio no teria direito estabilidade provisria se, em virtude da doena laboral, ficasse afastado de seus servios por menos de 15 dias. d) Se Antnio tivesse sido pr-avisado e, no curso do aviso prvio, fosse concedido a ele auxlio doena, a concretizao dos efeitos da dispensa somente ocorreria aps expirar-se a estabilidade provisria.

10. (OAB/CESPE 2007.3) A contagem do prazo da estabilidade de empregada gestante tem como marco inicial a data a) do parto. b) da comunicao ao empregador da confirmao da gravidez. c) da concepo do feto. d) da confirmao da gravidez. 11. (OAB/CESPE 2008.3) Um empregado contratado em 25/5/2006 trabalhou, durante a primeira semana do ms de outubro de 2008, cumprindo jornada das 8 h s 17 h, com 30 minutos de intervalo. Em 20/10/2008, o empregado cumpriu jornada das 16 h s 23 h, com uma hora de intervalo, e, em 21/10/2008, reiniciou o labor s 8 h, laborando at as 17 h, tendo gozado de intervalo de uma hora. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta. a) Quanto primeira semana do ms de outubro de 2008, foi regular a jornada de trabalho cumprida. b) Quanto ao labor em 20/10/2008 e em 21/10/2008, ao empregado devido o pagamento de horas extras em decorrncia de no ter sido observado o intervalo determinado por lei. c) Ao empregado no devido o pagamento de nenhuma hora extra quanto ao labor em 20/11/2008 e em 21/10/2008. d) Ao empregado devido o pagamento de somente uma hora extra, considerando-se o labor entre 20/10/2008 e 21/10/2008. 12. (OAB/CESPE 2008.3) Manuel, contratado por uma empresa de comunicao visual, no dia 18/9/2005, para prestar servios como desenhista, foi dispensado sem justa causa em 3/11/2008. Inconformado com o valor que receberia a ttulo de adicional noturno, frias e horas extras, Manuel firmou, no dia 11/11/2008, acordo com a empresa perante a comisso de conciliao prvia, recebendo, na ocasio, mais R$ 927,00, alm do valor que a empresa pretendia pagar-lhe. A comisso de conciliao prvia ressalvou as horas extras. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta. a) Manuel no poder reclamar na justia do trabalho nenhuma parcela, visto que o acordo ocorreu regularmente. b) Manuel pode postular na justia do trabalho o pagamento de horas extras, dada a ressalva apresentada pela comisso de conciliao prvia. c) A comisso de conciliao prvia no poderia firmar acordo parcial indicando ressalvas. d) O ttulo decorrente da homologao somente pode ser questionado perante a comisso de conciliao prvia. GABARITO 1.D; 2.C; 3.C; 4.A; 5.D; 6.D; 7.A; 8.A; 9.C; 10.D; 11.B; 12.B.

You might also like