You are on page 1of 16

ConCurso PbliCo

020. Prova objetiva

Professor

de

eduCao bsiCa i

Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 60 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se ele est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente as questes e escolha a resposta que voc considera correta. Responda a todas as questes. Marque, na folha intermediria de respostas, localizada no verso desta pgina, a letra correspondente alternativa que voc escolheu.

Transcreva para a folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, todas as respostas anotadas na folha intermediria de respostas. A durao da prova de 3 horas e 30 minutos, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas. S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorrida a metade do tempo de durao da prova. Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo destacar esta capa para futura conferncia com o gabarito a ser divulgado. At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

aguarde

a ordem do fisCal Para abrir este Caderno de questes.

20.05.2012 manh

www.pciconcursos.com.br

Folha IntermedIrIa de respostas

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS GERAIS

AtuAlidAdes

03. Em maro de 2012, a presidente brasileira, Dilma Rousseff, participou da 4. Cpula dos chamados BRICS, ocorrida na ndia. O Brasil tenta fazer acordos bilaterais com pases como ndia, China e frica do Sul, para reforar a presena desse grupo no Banco Mundial e no Fundo Monetrio Internacional (FMI). Pode-se afirmar que, nesse sentido, os BRICS (A) correspondem aos pases produtores de petrleo, que ganham fora nas negociaes com as potncias europeias. (B) procuram fazer frente aos blocos econmicos, como a Unio Europeia, por meio da unio alfandegria e isolamento comercial. (C) so pases emergentes que pretendem se fortalecer em grupo, procurando aprofundar as relaes comerciais entre si. (D) pretendem superar a crise econmica que os atinge desde o final de 2011, com quedas na exportao. (E) formam um conjunto de pases que, apesar do crescimento econmico, no conseguem ter peso nas negociaes comerciais.

01. Em janeiro de 2012, o Parlamento francs aprovou uma lei que acirrou a crise diplomtica entre a Turquia e a Frana. A lei, apoiada pelo presidente francs Nicolas Sarkozy, envolve uma das condies para aceitar a Turquia na Unio Europeia e uma posio poltica francesa diante do debate relacionado (A) existncia ou no do holocausto judeu, promovido pelos alemes com o apoio dos turcos, que nunca assumiram o fato. (B) ao massacre de milhares de armnios no incio do sculo XX, cuja autoria negada pelos turcos at os dias de hoje. (C) ao expansionismo turco sobre a Bsnia, obrigada a se converter ao islamismo e que exige indenizaes, com apoio francs. (D) ao protecionismo econmico adotado pelos franceses com relao aos produtos turcos que circulam na Unio Europeia. (E) crise grega, provocada por retaliaes e sanes turcas sobre sua economia, desde que esta tornou-se parceira francesa.

04. Leia o trecho da notcia. O Ministrio da Justia calcula que, nestes dois anos, cerca de 4 000 haitianos tenham cruzado a fronteira de pases vizinhos ao Brasil e alcanado municpios dos estados do Acre e do Amazonas. Segundo o Itamaraty, essa situao s comparada historicamente imigrao de italianos e japoneses, que aportaram no pas ainda no perodo imperial e nos primeiros anos da Repblica. (12.01.2012)
(http://noticias.r7.com/brasil/noticias/imigracao-haitiana-e-a-maiordesde-a-chegada-de-japoneses-e-italianos-20120112.html. Acesso 31.03.2012. Adaptado)

02. Leia o texto. Observadores rabes foram enviados ao pas para investigar o massacre de opositores, sem surtir grandes efeitos. Quando completavam-se 30 anos do massacre de Hama, as foras de Assad iniciaram uma investida contra Homs, reduto da oposio. Pouco depois, a ONU preparou um plano que negociava a sada pacfica de Assad, mas Rssia e China vetaram a resoluo, frustrando qualquer chance de interveno, que j era complicada. De acordo com clculos de grupos opositores e das Naes Unidas, pelo menos 9 mil pessoas j morreram. (29.12.2011)
(http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias. Acesso 31.01.2012. Adaptado)

Sobre o fato apresentado, pode-se afirmar que (A) o governo brasileiro concedeu vistos aos haitianos, pressionado pela ONU, j que mantm foras militares no Haiti. (B) o terremoto que abalou o Haiti h dois anos e a grave crise econmica promoveu a migrao em massa para o Brasil. (C) os haitianos que migraram para o Brasil pediram asilo poltico, devido s perseguies contra opositores no pas de origem. (D) o Haiti um pas com muitas diferenas tnicas e as guerras tribais provocaram a migrao de famlias inteiras para o Brasil. (E) o crescimento brasileiro acabou promovendo acordos com o Haiti para a vinda de mo de obra nos setores de construo.
3

O pas em questo foi suspenso pela Liga rabe em dezembro de 2011, aps resistir s mudanas que atingem pases do Oriente, e permanecer intensificando a represso aos opositores do governo. Assinale a alternativa que apresenta o nome do processo e do pas aos quais o texto se refere, respectivamente. (A) Primavera rabe; Sria. (B) Primavera dos Povos; Egito. (C) Primavera de Praga; Lbia. (D) Primavera Muulmana; Afeganisto. (E) Primavera Chinesa; Tibet.

PMSZ1201/020-PEB-I-manh

www.pciconcursos.com.br

05. Em janeiro de 2012, uma operao policial planejada dividiu a opinio dos cidados brasileiros, entre apoiadores e crticos, quanto aos efeitos sanitaristas e eficcia social do resultado da ao realizada nas ruas. Essa medida (A) promoveu o deslocamento de moradores da Favela do Moinho, aps o incndio que atingiu os barracos no centro de So Paulo. (B) consistiu na criao de um projeto de orientao quanto ao uso de drogas, por meio de educadores populares que agiam nas ruas do Rio de Janeiro. (C) permitiu a reintegrao de posse de terras em que havia sido construda a Favela do Pinheirinho, em So Jos dos Campos. (D) foi uma tentativa do governo de conter o uso de drogas na Cracolndia, em So Paulo, com a retirada dos usurios da regio central da cidade. (E) procurou promover a internao obrigatria de usurios de drogas e a priso de traficantes que ameaavam os comerciantes, em Braslia.

07. A frase a seguir atribuda a Millr Fernandes, falecido em maro de 2012. Esta a verdade: a vida comea quando a gente compreende que ela no dura muito.
(http://pensador.uol.com.br/frases_de_millor_fernandes. Acesso em 29.03.2012)

Sobre sua contribuio para a sociedade, como intelectual, pode-se afirmar que sua atuao destacou-se por ele ter sido (A) escritor, dramaturgo e cartunista, famoso por seu bom humor, e um dos fundadores do jornal O Pasquim. (B) jornalista, cartunista e ativista pelas causas ambientais, dentre elas contra a construo da usina de Belo Monte. (C) poltico, escritor e jornalista, conhecido por artigos e projetos em favor da descriminalizao das drogas. (D) filsofo, desenhista e dramaturgo, defensor dos direitos relacionados s minorias raciais, como as cotas para negros. (E) arquiteto, professor e desenhista, respeitado por seus projetos voltados para causas populares, como moradias alternativas.

08. Leia trecho da notcia publicada em novembro de 2011. Policiais com equipamentos de choque e uniformes contra risco biolgico retiraram ativistas anti-Wall Street de um acampamento do lado de fora da prefeitura de Los Angeles nesta quarta-feira, prendendo cerca de 200 pessoas. nibus lotados de policiais chegaram ao acampamento do movimento Ocupem LA depois da meia-noite (horrio local) e declararam que as centenas de manifestantes reunidos no gramado, caladas e ruas ao redor da prefeitura representavam uma reunio ilegal, ordenando que eles dispersassem ou seriam presos, seguindo uma ordem de expulso do prefeito. (30.11.2011)
(http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,policia-desmontaacampamento-de-protesto-anti-wall-street-em-la,804961,0.htm. Acesso em 29.03.2012)

06. Em outubro de 2011, trs mulheres foram anunciadas pelo Comit Nobel da Noruega como vencedoras do prmio Nobel da Paz. Dentre elas, a liberiana Leymah Gbowee e a ativista iemenita Tawakkul Karman foram reconhecidas por sua atuao poltica, respectivamente, quanto (A) defesa da causa feminista na Libria; luta contra o domnio europeu no Imen. (B) pacificao entre grupos tnicos rivais liberianos; defesa da liberdade religiosa contra o governo iemenita. (C) luta a favor do desenvolvimento cientfico contra a religio islmica; liderana de grupos pacifistas no Imen. (D) denncia das torturas de opositores na Libria; defesa de direitos das mulheres na constituio do Imen. (E) finalizao de conflitos armados na Libria; participao na Primavera rabe, contra a ditadura do Imen.

O movimento Ocupem Los Angeles, do qual trata a notcia, e que influenciou vrios pases europeus, caracterizou-se por (A) protestar contra o presidente Barak Obama, exigindo que as tropas americanas permaneam no Iraque e no Afeganisto. (B) defender ideias neoliberais, com o objetivo de criar formas de governo alternativas, em oposio ao Estado intervencionista. (C) contestar o domnio financeiro das corporaes e o processo de globalizao, que promovem problemas sociais, como o desemprego. (D) discordar da poltica de legalizao de estrangeiros no pas, promovida pelas corporaes, devido s consequncias da crise desde 2008. (E) organizar os sindicatos contra o neoliberalismo e as corporaes, o que resultou na reconquista de legislao trabalhista e direitos sociais.

PMSZ1201/020-PEB-I-manh

www.pciconcursos.com.br

09. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no dia 16 de fevereiro deste ano, que a Lei da Ficha Limpa valer para as eleies municipais j em 2012. A deciso, que pe fim a uma srie de batalhas judiciais, determina que (A) os candidatos que renunciaram em outros mandatos, escapando da condenao, podero se candidatar a cargos eletivos. (B) pessoas que perderam seus cargos profissionais por crimes ticos, como os advogados, no esto includas na inelegibilidade. (C) candidatos com processos em aberto tornam-se inelegveis e no podem mais recorrer de condenaes anteriores. (D) os critrios de inelegibilidade previstos so vlidos mesmo para os casos que ocorreram em prazo anterior vigncia da lei. (E) o critrio para a inelegibilidade a condenao poltica, no se estendendo a processos de ordem criminal comum.

CONHECIMENTOS PEdAGGICOS E LEGISLAO

11. Camargo e Adrio afirmam que a escola, com a implementao dos Conselhos de Escola e de outras prticas democrticas, passa a ser entendida como uma confluncia de espaos cujos sentidos se interpenetram e que a fazem ser um espao poltico e de construo da cidadania. Os autores identificam trs espaos de confluncia na escola: (A) informativo, educativo e organizativo. (B) educativo, cultural e organizativo. (C) informativo, cultural e afetivo. (D) educativo, cultural e afetivo. (E) informativo, afetivo e organizativo.

10. Leia os textos. I. Nenhuma das terras indgenas na rea de influncia da Usina Belo Monte ser alagada. O projeto original perdeu dois teros do tamanho do reservatrio e foi reduzido para 503 km. Praticamente metade deste reservatrio ficar na rea do rio. Apenas os 252 km restantes alagaro reas, que esto longe de terras indgenas. (05.12.2011)
(http://www.blogbelomonte.com.br/belo-monte-alagara-terras-indigenas. Acesso em 29.03.2012)

12. Carvalho, ao analisar os dados de 1999 relativos defasagem entre a idade-srie na faixa etria de 10 a 18 anos, segundo sexo e cor, no Brasil, observou que tm maior dificuldade na sua trajetria escolar (A) homens brancos. (B) mulheres negras. (C) mulheres pardas. (D) homens negros. (E) mulheres brancas.

II. Cerca de 400 pessoas protestaram contra a construo da Usina Hidreltrica Belo Monte, em Altamira, no Par, no dia internacional de luta contra barragens. A marcha, inserida no calendrio nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e construda localmente com o Movimento Xingu Vivo Para Sempre, contou com a participao de atingidos de toda a regio, alm de militantes de Tucuru e Itaituba. (14.03.2012)
(http://www.xinguvivo.org.br/2012/03/14/400-atingidos-por-belo-monteprotestam-em-altamira/. Acesso em 29.03.2012)

13. Na consolidao dos direitos das crianas, as responsabilidades especficas dos adultos que as cercam vo sendo modificadas e a relao escola-famlia passa a ser regida por novas normas e leis. Segundo Castro e Regattieri, no Brasil, em termos legais, os direitos infantojuvenis, dentre outros documentos nacionais legais, esto amparados pelo(a) (A) Lei de Diretrizes e Bases da Educao, Estatuto da Criana e do Adolescente e Estatuto do Idoso. (B) Constituio Federal, Estatuto da Criana e do Adolescente e Lei de Diretrizes e Bases da Educao. (C) Regimento Escolar, Estatuto do Idoso e Constituio Federal. (D) Estatuto da Criana e do Adolescente, Regimento Escolar e Lei de Diretrizes e Bases da Educao. (E) Regimento Escolar, Constituio Federal e Estatuto da Criana e do Adolescente.

A construo da Usina de Belo Monte, retratada pelos sites, provoca a discordncia de dois grupos quanto /ao (A) capacidade energtica da Hidreltrica de Belo Monte. (B) utilizao da fonte elica, que ser produzida pela usina na regio. (C) gerao de empregos para a populao indgena, na construo da usina. (D) desvio de dinheiro pblico e corrupo na execuo do projeto. (E) impacto ambiental e social sobre a populao local.

www.pciconcursos.com.br

PMSZ1201/020-PEB-I-manh

14. Segundo Castro e Regattieri, o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educao, do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), formalizado pelo Decreto n. 6.094, de 24.04.2007, refora a importncia da participao das famlias e da comunidade na busca da melhoria da qualidade da educao bsica. Segundo os autores, o Plano de Metas estabelece, dentre outras, a seguinte diretriz para gestores e profissionais da educao: (A) envolver as famlias dos educandos, com atribuies, mensalmente na organizao, divulgao das reunies e eventos festivos de carter social e cultural, que a escola deve promover com o objetivo de arrecadar fundos e aproximar escola/famlia. (B) fomentar e apoiar as reunies educativas com os pais, mensalmente, em horrio escolar, com o objetivo de explicitar aos pais as normas de funcionamento da escola e os critrios de avaliao, para que estes nunca aleguem desconhecimento. (C) envolver os pais de forma a dividir com estes a responsabilidade pelo fracasso e/ou sucesso escolar de seus filhos, uma vez que normalmente os pais dos alunos que mais precisam so justamente os que no participam da escola. (D) envolver, fomentar e apoiar os pais a participarem da vida escolar de seus filhos, ajudando-os nas tarefas escolares, independentemente do grau de escolarizao dos pais. (E) fomentar e apoiar os conselhos escolares, envolvendo as famlias dos educandos, com atribuies, dentre outras, de zelar pela manuteno da escola e pelo monitoramento das aes e consecuo das metas do compromisso.

16. A proposta de cidade educadora supe, segundo Sardenberg (In: Trilhas Educativas), dentre outros princpios, que: I. o territrio seja tomado como espao educativo e que o meio seja concebido como agente e contedo da educao; II. nenhuma instituio capaz de responder isoladamente aos desafios do desenvolvimento integral de crianas e adolescentes; III. no Bairro-Escola, as comunidades educativas responsabilizam-se pela educao das crianas e adolescentes, debatendo, juntamente com a instituio escolar, projetos educativos locais; IV. na perspectiva do Bairro-Escola e das trilhas educativas, o educador, diante das possveis divergncias de opinio entre os estudantes, considera os conflitos como eventos indesejveis, como situaes-problema. Est correto o contido em (A) I, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV. 17. Kelian (In: Trilhas Educativas), ao discutir sobre a formao de educadores voltados para a construo de projetos Bairro-Escola, apresenta exerccios de mapeamento que integram trs dimenses: (A) o desejo e a cultura dos estudantes; o conhecimento das reas de risco da comunidade e do territrio; os Parmetros Curriculares Nacionais. (B) os Parmetros Curriculares Nacionais; os potenciais formativos das pessoas e das organizaes da comunidade; o conhecimento das reas de risco da comunidade e do territrio. (C) a eliminao e preveno de conflitos; o desejo e a cultura dos estudantes; os potenciais formativos das pessoas e das organizaes da comunidade.

15. Chau discute a presena de um fenmeno de escala mundial, ou seja, a despolitizao causada pelo neoliberalismo, que se legitima por meio de trs verses da ideologia contempornea. So elas ideologia (A) da competncia, da sociedade do conhecimento e ps-moderna. (B) da classe dominante, da alienao social e da competncia. (C) da competncia, da classe dominante e da sociedade do conhecimento. (D) ps-moderna, da alienao social e da sociedade do conhecimento. (E) ps-moderna, da classe dominante e da alienao social.

(D) os potenciais formativos das pessoas e das organizaes da comunidade; o desejo e a cultura dos estudantes; os Parmetros Curriculares Nacionais. (E) a eliminao e preveno de conflitos; os Parmetros Curriculares Nacionais; o conhecimento das reas de risco da comunidade e do territrio. 18. A ligao entre o direito educao escolar e a democracia ter a como um de seus suportes e invocar o Estado como desse bem, seja para garantir a de oportunidades, seja para, uma vez mantido esse objetivo, intervir no domnio das desigualdades, e progressivamente reduzi-las. Assinale a alternativa que, segundo Cury, preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto. (A) escola provedor escolha (B) escola articulador igualdade (C) legislao articulador escolha (D) escolha articulador igualdade (E) legislao provedor igualdade
6

PMSZ1201/020-PEB-I-manh

www.pciconcursos.com.br

19. As culturas constituem para a humanidade um patrimnio de diversidade no sentido de apresentarem solues de organizao do pensamento e de explorao de um meio que ao mesmo tempo social e natural. Essa a definio de Cunha para (A) etnicidade. (B) sociodiversidade. (C) biodiversidade. (D) multidiversidade. (E) multietnia.

22. Para Bondioli (In: Freitas, 2005), conceituar qualidade implica explicitar os descritores fundamentais da sua natureza, ou seja, seu carter (A) corporativista, extensionista, autorreflexivo, contextual/plural, irradiador e negocivel. (B) negocivel, corporativista, processual, transformador, extensionista e autorreflexivo. (C) participativo, extensionista, processual, transformador, autorreflexivo e irradiador. (D) contextual/plural, irradiador, corporativista, processual, participativo e transformador. (E) negocivel, participativo, autorreflexivo, contextual/plural, processual e transformador.

20. Segundo Dowbor, quando se olha o que existe em geral nas bibliotecas escolares, e a pobreza das livrarias centradas em livros de autoajuda, volumes traduzidos sobre como ganhar dinheiro e fazer amigos, alm de algumas bobagens mais , compreende-se a que ponto o aproveitamento adequado da pode tornar-se uma forma radical de democratizao do acesso ao conhecimento mais significativo. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto. (A) conectividade (B) escola (C) cultura (D) leitura (E) arte

23. Terezinha Rios resgata o carter profissional da prtica educativa retomando as dimenses tcnica e poltica do desempenho do educador e associando-as dimenso tica. Essa associao denominada, pela autora, como competncia tcnico-tico-poltico e se revela na (A) filiao sindical e partidria do profissional e na sua preocupao constante com a sua formao. (B) militncia partidria do profissional, que o orienta na organizao da comunidade escolar. (C) militncia sindical do profissional, que o orienta na organizao dos seus pares na luta por melhores condies de trabalho. (D) escolha tcnica e poltica dos contedos, dos mtodos, do sistema de avaliao que o educador realiza em sua prtica. (E) competncia tcnica para avaliar e implementar as propostas pedaggicas vindas dos rgos centrais.

21. Uma noo mais completa de ciclo, segundo Freitas (2004), deve: I. pautar a questo da formao e no s a da instruo (portugus e matemtica); II. introduzir o componente desenvolvimento (infncia, pr-adolescncia e adolescncia) na organizao da escola; III. apostar no desenvolvimento da auto-organizao do aluno, com sua participao em coletivos escolares como vivncia real de poder e deciso nos assuntos da escola; IV. desconsiderar a progresso continuada. Est correto o contido em (A) I, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

24. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental, segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente, comunicaro ao Conselho Tutelar os casos de: I. maus-tratos envolvendo seus alunos; II. reiterao de faltas injustificadas e de evaso escolar, esgotados os recursos escolares; III. violncia entre funcionrios dentro da instituio escolar; IV. elevados nveis de repetncia. Est correto o contido em (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I, II e IV, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.
7
PMSZ1201/020-PEB-I-manh

www.pciconcursos.com.br

25. A Lei Federal n. 9.394/96 determina ser incumbncia dos docentes: I. elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedaggica do estabelecimento de ensino; II. zelar pela aprendizagem dos alunos; III. estabelecer estratgias de recuperao para os alunos de menor rendimento; IV. participar integralmente dos perodos dedicados ao planejamento, avaliao e ao desenvolvimento profissional. Est correto o contido em (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I, III e IV, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV. 26. A proposta pedaggica das instituies de Educao Infantil deve ter como objetivo garantir criana processos de apropriao, renovao e articulao de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como proteo, sade, liberdade, confiana, ao respeito, dignidade, brincadeira, convivncia e interao com outras crianas. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, de acordo com a Resoluo CNE/CEB n. 05/09. (A) promover a demanda por (B) acesso a promover (C) acesso a o direito (D) o direito a a demanda por (E) a demanda por promover 27. Os professores precisam reconhecer, segundo Leal (In: Orientaes para a incluso da criana de seis anos de idade), a necessidade de avaliar com diferentes finalidades, dentre elas, (A) conhecer as crianas e adolescentes em atuao nos tempos e espaos da escola, identificando as estratgias que usam para atender s demandas escolares e, assim, alterar, quando necessrio, as condies nas quais realizado o trabalho pedaggico. (B) identificar os conhecimentos prvios dos estudantes, nas diferentes reas do conhecimento, as dificuldades que encontram, as capacidades que desenvolveram para classific-los e organiz-los adequadamente nas salas de aula, de acordo com os dados levantados. (C) verificar se as crianas e adolescentes aprenderam o que foi ensinado para informar aos pais, famlia, sobre o rendimento que esto apresentando na escola e preveni-los das consequncias que podero sofrer diante desse quadro. (D) saber se as estratgias de ensino esto sendo eficientes, se os estudantes esto aprendendo e, se for necessrio, alertar a equipe gestora da necessidade de mud-los de turma por no se adaptarem metodologia do docente. (E) conhecer as crianas e adolescentes, considerando as caractersticas da infncia e da adolescncia e o contexto extraescolar, para saber o que esperar dos estudantes e no os pressionar diante daquilo que tero dificuldades para realizar.
PMSZ1201/020-PEB-I-manh

28. A Resoluo CNE/CEB n. 03/10, que institui Diretrizes Operacionais para a Educao de Jovens e Adultos, reconhece a necessidade de se incentivar e apoiar as redes e sistemas de ensino a estabelecerem, de forma colaborativa, poltica prpria para o atendimento dos estudantes adolescentes de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos, garantido a utilizao de mecanismos especficos para esse tipo de alunado que considerem suas potencialidades, necessidades e expectativas em relao (A) vida, ao lazer e ao mundo do trabalho. (B) vida, s culturas juvenis e ao mundo do trabalho. (C) mdia, s tecnologias e ao lazer. (D) mdia, s culturas juvenis e ao mundo do trabalho. (E) vida, mdia e s culturas juvenis. 29. So atribuies do Conselho de Escola, segundo a Lei Municipal n. 3.973/05: I. deliberar sobre alternativas de soluo para os problemas de natureza administrativa e pedaggica; II. discutir e dar parecer sobre problemas existentes entre o corpo docente, entre os alunos ou entre os funcionrios e que estejam prejudicando o projeto pedaggico da unidade; III. coordenar o processo de discusso, elaborao ou alterao do regimento escolar; IV. deliberar sobre a definio do calendrio escolar, no que competir unidade, observada a legislao vigente. Est correto o contido em (A) I, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV. 30. A nomeao para o cargo de Coordenador Educacional, de provimento em comisso, ser precedida de processo eletivo dentro de cada unidade escolar. Segundo o Decreto Municipal n. 7.982/10, tero direito a voto (A) membros do Conselho de Escola e da Secretaria Municipal de Educao componentes da Comisso Eleitoral. (B) educando menor de 16 (dezesseis) anos, devidamente representado por seu responsvel legal. (C) parentes do professor candidato, considerando-se o parentesco at o 3. grau colateral. (D) professores atuantes em duas escolas, que podero votar nos dois pleitos, mesmo os que se encontram em jornada suplementar. (E) cada famlia de educando matriculado na Rede Municipal, de acordo com o nmero de filhos matriculados na unidade escolar.

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECfICOS 31. De acordo com Circe Bittencourt (1997), tendo por objetivo uma organizao curricular do ensino de histria menos centrada no capitalismo, importante introduzir o estudo, entre outros elementos, (A) do feudalismo como uma preparao para o nascimento das naes. (B) do descobrimento como momento fundante da nao brasileira. (C) da ascenso da burguesia, promovida pela Revoluo Francesa. (D) dos personagens histricos e das classes sociais em sua prpria subjetividade. (E) de um tempo histrico homogneo, determinado pelo eurocentrismo. 32. Em uma aula de histria, um professor props aos alunos a leitura de diferentes textos sobre a Revoluo Industrial, com opinies e informaes diferentes sobre o tema. A ideia no era chegar a uma concluso nica, mas a uma concluso mltipla sobre o assunto. Essa proposta, de acordo com o pensamento de Maria Auxiliadora Schimidt (In: Bittencourt, 1997), (A) adequada, pois o professor o responsvel por ensinar o aluno a captar e valorizar a diversidade dos pontos de vista. (B) inadequada, pois o professor deve estudar um fenmeno histrico de acordo com a perspectiva apresentada pelo livro didtico. (C) adequada, pois, desse modo, o aluno no chegar a nenhuma concluso sobre o fenmeno em estudo. (D) inadequada, pois o professor deve seguir a viso mais consagrada sobre o fenmeno histrico em estudo. (E) adequada, pois, quanto maior quantidade de informao, menor a probabilidade de aprendizado sobre o assunto. 33. De acordo com as informaes apresentadas por Circe Bittencourt (1997), as ilustraes dos livros didticos brasileiros de histria tm sido selecionadas (A) a partir de reprodues de obras portuguesas, especialmente no estudo de histria geral. (B) por profissionais especializados, em detrimento do autor, que pouco ou nada interfere na composio final do livro. (C) sem relao com o mercado ou questes tcnicas, apenas de acordo com a proposta definida pelo autor do livro. (D) para diferentes expresses de moradias e modos de vida indgenas, no caso da histria do Brasil. (E) para apresentar a diversidade da populao brasileira, uma vez que a histria social h tempos objeto de estudo histrico escolar.

34. Lana Cavalcanti (2003) define o conceito de letramento geogrfico como (A) uma metodologia especfica para o estudo de mapas, auxiliando o aluno a compreender essa representao complexa. (B) a apropriao, por parte do aluno, de tcnicas de representao especficas para a rea de geografia. (C) um recurso para que o aluno identifique um dado fenmeno em um mapa, desenvolvendo a autonomia com relao ao professor. (D) uma tcnica relacionada ao universo geogrfico, o que facilita a representao de mapas e imagens. (E) o ponto de partida para estimular o raciocnio espacial do aluno, articulando a realidade com os objetos e os fenmenos que querem representar. 35. Em uma aula de geografia da Educao Bsica, aps os alunos observarem e comentarem alguns mapas de bairros, um professor solicitou a eles que criassem uma representao, em forma de mapa, que demarcasse a escola e suas residncias, usando cores e sinais, a fim de criar um modo de orientar seus colegas a visit-los. De acordo com o pensamento de Lana Cavalcanti (2003), essa proposta (A) dificulta a aprendizagem da linguagem cartogrfica, uma vez que os alunos podero fazer um mapa com orientaes equivocadas. (B) refora a ideia de que os mapas so apenas representaes, devendo ser copiados, sempre que possvel, de fonte confivel. (C) permite desenvolver nos alunos a capacidade cognitiva de interpretar os lugares a partir da aproximao com a linguagem cartogrfica. (D) retira o foco de aprendizagem principal da geografia, que no deve apresentar mapas como meio de transmitir informaes. (E) impede o contato dos alunos com o alfabeto cartogrfico e a legenda, pois no houve contato com materiais que pudessem trazer esses elementos. 36. Em suas reflexes sobre a aprendizagem do espao da cidade, Lana Cavalcanti (2003) defende (A) a descrio da paisagem e seus problemas, solicitando aos alunos que localizem onde h mais ou menos concentrao vertical, problema central das cidades hoje. (B) a busca pelo entendimento da cidade como articulao de espaos descontnuos e fragmentados e como parte da experincia real de vida do aluno. (C) o estudo das dificuldades e abrangncia da circulao, fazendo um levantamento numrico do problema, o que garante um conhecimento adequado do espao urbano. (D) a observao das diferenas econmicas entre os bairros, a fim de perceber o espao da cidade em uma dimenso especfica. Nesse sentido, a especificidade o modo adequado de estudar o espao urbano. (E) o estudo da cidade como contemplao, uma topografia que deve ser percorrida para que a paisagem possa ser descoberta. Assim, o aluno se apropria intelectualmente do espao de sua cidade.
9
PMSZ1201/020-PEB-I-manh

www.pciconcursos.com.br

37. Para Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2003), no que diz respeito relao entre cincia e cultura, a grande maioria dos docentes, tradicionalmente, (A) associa cincia e cultura, colocando os estudos cientficos juntamente com a msica, teatro, pintura, literatura e cinema, vendo-os como manifestaes culturais em amplo sentido. (B) precisa separar a cultura da cincia, j que os aspectos culturais sofrem influncia de questes sociais ou histricas, o que no ocorre com o saber cientfico, que goza de atemporalidade. (C) deve restringir o posicionamento crtico dos alunos na rea cientfica, pois o saber da cincia no uma atividade humana passvel de discusso, dado no ser uma manifestao cultural. (D) localiza-se em contexto especial, em que a meta de proporcionar conhecimento cientfico e tecnolgico populao escolarizada secundria formao de futuros cientistas. (E) desvincula a cincia da cultura, entendendo o saber cientfico como morto, sem determinao social ou histrica ou submetido a presses internas e externas.

39. Leia as informaes apresentadas a seguir. I. A maioria dos professores, no que tange s Cincias Naturais, ainda permanece seguindo livros didticos e insistindo na memorizao de informaes isoladas. II. Os conhecimentos cientficos fazem-se presentes no cotidiano, tanto pelos objetos e processos tecnolgicos presentes na vida contempornea quanto pelas formas de explicao cientfica, disseminadas para validar ou questionar decises. III. A cincia no mais um conhecimento cuja disseminao se d exclusivamente no espao escolar, nem seu domnio est restrito a uma camada especfica da sociedade. De acordo com Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2003), est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III. 40. De acordo com as concepes de Emlia Ferreiro (1992), a funo da lngua escrita na sociedade percebida pela criana (A) independentemente de sua insero em contextos familiares alfabetizados, pois a escola cumpre esse papel em todos os casos. (B) ao estudar a lngua como objeto em si, conhecendo suas especificidades e importncia dentro do contexto escolar. (C) na escola, quando a relao entre o saber fazer da escrita ser entendido como algo presente na vida adulta. (D) quando ela pode participar de atos sociais em que a lngua escrita cumpre funes precisas, o que no proporcionado pela maioria das escolas. (E) mesmo em famlias com baixa escolaridade, pois a prtica da escrita funcional cotidiana em qualquer situao do mundo contemporneo. 41. Na tradio escolar, segundo Emlia Ferreiro (1992), as tentativas de escrita da criana so, normalmente, desqualificadas de imediato. Para a pesquisadora, isso ocorre, pois (A) o professor nega criana o direito de aproximar-se da escrita por um caminho diferente do indicado pela sua metodologia de ensino. (B) se critica a criana em sua aprendizagem oral, ao emitir pronncias incorretas, o que tambm ocorrer em sua aproximao com a escrita. (C) esse processo de aprendizagem infantil est baseado na repetio, seja no oral ou na escrita; assim, a crtica respeita o processo de aprendizagem infantil. (D) seguindo pesquisas sobre processos de aquisio da lngua oral, muitos docentes entendem as tentativas de escrever como irrelevantes na aprendizagem. (E) pela comparao entre a lngua oral e a escrita, conclumos que, se aprendemos um fonema, slaba ou palavra por vez, o mesmo deve ocorrer na escrita.
10

38. Em uma avaliao de Cincias, um professor utilizou-se de uma breve reportagem de jornal, que explicava o percurso da reciclagem de papel, desde a captao desse material at a produo de cadernos. A presena desse texto foi questionada pela coordenao, que considerou o material inadequado para uma avaliao de Cincias Naturais. De acordo com as ideias de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2003), a escolha do professor (A) foi pertinente, uma vez que, na viso dos autores, o universo das contribuies paradidticas precisa estar mais presente e de modo mais sistemtico na educao escolar. (B) est articulada e planejada, mas deveria ter pressuposto uma visita a um espao cientfico ou cultural sobre o assunto, uma vez que, para os autores, paradidticos devem ser usados em paralelo a visitas para pesquisa in loco. (C) desconsidera a presena macia de materiais didticos no mercado que abarcam os conhecimentos cientficos mais recentes, o que torna o uso da reportagem uma leitura desnecessria. (D) deveria ter levado em conta os textos apresentados no material didtico, uma vez que os alunos j tm familiaridade com o texto e podem fazer a avaliao com mais segurana. (E) apresenta chances de estar em desacordo com o que est explicado no livro didtico, o que, na viso dos autores, pode gerar dvidas desnecessrias nos alunos.

PMSZ1201/020-PEB-I-manh

www.pciconcursos.com.br

42. No primeiro ano do Ensino Fundamental, um professor apresenta a seus alunos frases com nomes de pessoas, realizando aes simples. No h coincidncia entre os nomes apresentados e os nomes dos alunos, bem como as aes praticadas so estranhas para as crianas. Segundo as concepes de Emlia Ferreiro (1992), nessa situao, (A) desde que as aes tenham significado, os nomes serem ou no coincidentes com os das crianas um aspecto secundrio, tendo em vista que a aproximao se d pelo fazer. (B) uma sequncia didtica tradicional est sendo apresentada, o que no dificulta nem facilita o processo de escolarizao, uma vez que as aes e os nomes pressupostos um dia sero verdadeiros. (C) os nomes prprios das crianas no podem ser substitudos, pois a associao com o nome e com aes prximas tornam as primeiras escritas cheias de significado. (D) o docente est seguindo a lgica da oralidade, uma vez que a prtica dos pais de ensinar os filhos a dizerem coisas sem sentido, apenas para imit-los, tem se mostrado eficiente no processo de aquisio da lngua oral. (E) uma frase como O boi baba pode ter o efeito comunicativo necessrio aprendizagem. uma sentena com potencial para que as crianas se perguntem que quer dizer.

44. Leia as afirmaes. I. As crianas, desde bebs, sabem brincar, no precisam aprender a brincar. As brincadeiras entre a me e o beb so prova indiscutvel dessa condio, uma vez que o beb sempre desempenha papel ativo nessas aes, como parceira. II. H cultura preexistente que define o jogo, tornando-o possvel e faz dele, mesmo em suas formas solitrias, uma atividade cultural que supe a aquisio de estruturas que a criana vai assimilar de maneira mais ou menos personalizada para cada nova atividade ldica. III. O jogo o lugar do desenvolvimento da cultura; no um lugar de emergncia e enriquecimento da cultura ldica, no um conjunto de regras que o jogador adquire e domina no contexto cultural em que est inserido. De acordo com as ideias de Gilles Brougre (In: Kishimoto, 1998), est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III.

43. Uma professora defende, nos encontros pedaggicos dos quais participa, que no se deve permitir que as crianas entrem em contato com a escrita de fato antes que tenham maturidade para assimil-la. De acordo com o pensamento de Emlia Ferreiro (1992), essa premissa (A) no correta, pois no apresenta dados sobre a maturidade biolgica dos alunos, aspecto fundamental na aquisio da linguagem. (B) correta, pois permite que a criana entre em contato com o objeto apenas no momento adequado da aprendizagem. (C) no correta, pois, apesar de conceber a criana em sua integridade psicolgica, no est considerando a importncia do traado controlado. (D) correta, pois se deve permitir que a criana aprenda desde que o professor saiba o momento adequado para o contato com a escrita. (E) no correta, pois se fosse verdadeira, no haveria povos grafos nem adultos analfabetos.

45. Maria Nazar de Camargo Pacheco Amaral (In: Kishimoto, 1998), baseada em estudo do pensamento de Dewey, afirma que os jogos na escola devem (A) ser preparados especificamente para fins didticos, a fim de que possam ser, de fato, educativos. (B) garantir que certas ideias, consideradas relevantes, sejam fixadas, bem como hbitos que o corpo docente considera sadios. (C) evitar o carter imitativo, pois os jogos e brincadeiras nada podem ensinar a respeito do mundo em que as crianas vivem. (D) ser os mesmos que so exercitados em outros contextos, permitindo oferecer s crianas ideias e ideais corretos sobre a vida cotidiana. (E) ter papel secundrio, uma vez que no se constituem como fator decisivo para assegurar o desenvolvimento natural da criana.

www.pciconcursos.com.br

11

PMSZ1201/020-PEB-I-manh

46. Uma professora, quando seus alunos brincam, por vezes apenas observa; em outras, coordena esse brincar e, em alguns momentos ainda, participa junto com as crianas da brincadeira. De acordo com as ideias expostas por Ana Betriz Cerisara (In: Kishimoto, 1998), essa postura (A) no adequada, pois o entendimento de que h uma distncia necessria entre a criana e o adulto, que no deve ser ultrapassada, fundamental para que a disciplina no seja afetada no espao escolar. (B) adequada, pois a professora no deve evitar participar das brincadeiras das crianas, uma vez que elas esperam que ela se coloque como uma igual em todas as situaes. (C) no adequada, pois o papel do professor, durante as brincadeiras, deve limitar-se observao e eventualmente coordenao. A participao pode significar falta de domnio sobre o grupo. (D) adequada, pois a professora demonstra que sua relao com o brincar abrange a observao, a coordenao e a participao, sendo capaz de assumir diferentes posturas de acordo com cada situao. (E) no adequada, pois a diferena de postura nas brincadeiras pode gerar insegurana nas crianas, que no conseguem prever como a professora vai se comportar.

48. A partir da leitura do texto de Dlia Lerner (2002), associe cada propsito de leitura (1. coluna) com sua possvel concretizao (2. coluna). (1) Resolver um problema prtico: (2) Ler para buscar informaes especficas de que se necessitam por algum motivo: (3) Ler para se identificar com o personagem predileto: (4) Ler para se informar sobre um tema de interesse: (5) Ler para produzir conhecimento sobre um tema: ( A ) ler um romance. ( B ) buscar o significado de uma palavra.

( C ) utilizar um aparelho.

( D ) elaborar trabalho sobre desmatamento. ( E ) saber sobre a atualidade poltica.

A relao correta entre as colunas : (A) 1-A; 2-C; 3-E; 4-D; 5-B. (B) 1-D; 2-A; 3-C; 4-B; 5-E. (C) 1-C; 2-B; 3-A; 4-E; 5-D. (D) 1-E; 2-D; 3-B; 4-C; 5-A.

47. Leia as afirmaes. I. Uma teoria da aprendizagem que no se ocupa do sentido que a leitura possa ter para as crianas um dos fatores que pode tornar impossvel a leitura na escola. II. Articular a teoria construtivista da aprendizagem com as regras e exigncias institucionais depende apenas de novos modos de controle da aprendizagem. III. Sabemos que natural para a escola que os direitos e deveres sejam compartilhados pelo docente e pelos alunos, dado que a escola tem uma misso especfica. De acordo com Dlia Lerner (2002), est correto apenas o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

(E) 1-B; 2-E; 3-D; 4-A; 5-C.

49. Refletindo sobre o conceito de mimese na arte e em seu ensino, Martins, Picosque e Guerra (1998) afirmam que (A) um mmico imita um gesto, procurando reproduzir, de forma fiel, o que observa no objeto ou ser que est sendo imitado. Desse modo, possvel reconhecer o que ele est imitando. (B) a arte no imita objetos, ideias ou conceitos. Ela cria algo novo, porque no cpia ou pura reproduo, mas a representao simblica de objetos e ideias. (C) a cpia fiel de objetos artsticos a melhor forma de desenvolver habilidades artsticas, visto que, desse modo, o aluno pode observar cada detalhe e reproduzi-lo como estava no original. (D) Zuxis, para pintar Helena, partiu de um nico modelo, o que garantiu que sua produo fosse o mais puro realismo, criando uma representao perfeita de Helena. (E) a criao de algo novo parte da sinonmia entre mimese e cpia, pois, quanto mais um aluno for capaz de copiar um objeto, maior ser sua capacidade de reproduzi-lo.

PMSZ1201/020-PEB-I-manh

www.pciconcursos.com.br

12

50. Aproximando as ideias de Martins, Picosque e Guerra (1998) sobre as garatujas infantis do contexto escolar, correto afirmar que (A) no contexto escolar, as garatujas podem ser compreendidas como um momento em que a criana no se aproxima do sensorial e deve ser respeitado enquanto tal. (B) as garatujas so os desenhos em que a criana consegue formar uma imagem reconhecvel e pint-la, dentro dos limites do desenho, desenvolvendo sua coordenao motora. (C) elas so rabiscos que demonstram o momento motor da criana, devendo ser incentivados para que ela possa, cada vez mais, ter confiana no manuseio de massinhas e outros materiais plsticos. (D) so rabiscos com significado simblico, em que a criana j se mostra como uma criadora intencional de smbolos, mesmo que tenha dificuldade em realizar essa representao. (E) garatujas grficas, sonoras e corporais so exercitadas pela criana, provocando-lhe um prazer esttico; nessa perspectiva que devem ser desenvolvidas no contexto escolar.

52. Neira (2007), baseado em Santin, apresenta quatro concepes do movimento humano, que orientaram (ou orientam) as atividades fsicas escolares. So elas: (A) movimento como fora ou energia produtiva; repetio de movimentos para desenvolvimento muscular; conhecimento de regras de jogos; homem como mquina viva. (B) aprendizagem de habilidades motoras bsicas; respeito s atividades em grupo; expresso de intencionalidade; repetio de movimentos para desenvolvimento muscular. (C) expresso da intencionalidade; respeito s atividades em grupo; capacidade de superao temporal; movimento como fora ou energia produtiva. (D) homem como mquina viva; movimento como fora ou energia produtiva; aprendizagem de habilidades motoras bsicas; expresso de intencionalidade. (E) conhecimento de regras de jogos; homem como mquina viva; capacidade de superao temporal; aprendizagem de habilidades bsicas. 53. De acordo com Neira (2007), uma proposta didtica para educao fsica ligada aos jogos deve (A) privilegiar um conjunto de tcnicas corporais, que determine um modelo cultural nico a ser seguido.

51. Ao pensar uma sequncia didtica ligada arte de Portinari, um professor pensou em oferecer a seus alunos atividades que lhes permitissem se aproximar da linguagem desenvolvida pelo artista, sua forma de combinar os signos artsticos, experimentando signos diferentes com os tpicos modos de combinao de Portinari. De acordo com Martins, Picosque e Guerra (1998), essa proposta (A) adequada, pois os alunos devem ter liberdade na forma como se aproximam da obra de arte. Nessa sequncia, qualquer forma de combinao de signos seria vlida, mesmo que no baseadas na obra de Portinari. (B) no adequada, pois a aproximao dos alunos de um dado fazer artstico s possvel mediante a cpia fiel das obras de um artista, tendo em vista que os alunos ainda no conhecem as tcnicas da pintura. (C) adequada, pois, no seu fazer artstico, o artista opera com elemento da gramtica da linguagem da arte com liberdade de criao. Nesse sentido, a proposta pretende aproximar os alunos desse modo de combinar os signos. (D) no adequada, pois os alunos devem apreciar e respeitar as obras de arte, no tendo a pretenso de se aproximar de tcnicas muito acima de sua capacidade de organizao da linguagem artstica. (E) adequada, pois, como qualquer artista, Portinari criou suas obras por inspirao, uma espcie de sopro sobrenatural; fundamental que a experincia escolar permita essa vivncia aos alunos.

(B) promover aes que facilitem s crianas e aos jovens o entendimento das intenes e das relaes sociais que esto inseridas no jogo. (C) solicitar pesquisas sobre as regras do jogo, em diferentes culturas, para que possa ser feita uma sntese de quais devem ser seguidas. (D) apresentar as regras e tcnicas necessrias ao entendimento do jogo e seu funcionamento. (E) separar os jogos por gnero, para que meninas e meninos se sintam motivados a realizar aes corporais que lhes paream familiares. 54. Sobre a matemtica formativa e a informativa, Santal (In: Parra, 1996) afirma que (A) a escola deve ensinar apenas a matemtica formativa, pois, a partir dela, estrutura-se o pensamento e o raciocnio lgico. (B) o aprendizado escolar deve limitar-se matemtica informativa, pois os alunos s se interessam por temas ligados sua vida cotidiana. (C) devem ser ensinadas em equilbrio, estimulando o raciocnio dedutivo e, ao mesmo tempo, informando contedos teis. (D) a matemtica formativa preocupa-se com a cidadania, os modos como a matemtica pode auxiliar no futuro mundo profissional dos alunos. (E) a matemtica informativa centra-se na histria da matemtica, seus principais pensadores e transformao do pensamento matemtico no tempo.
13
PMSZ1201/020-PEB-I-manh

www.pciconcursos.com.br

55. Conforme as ideias de Santal (In: Parra, 1996), a organizao da aprendizagem da matemtica, do ponto de vista curricular, necessita apresentar, entre outros contedos, (A) noes de probabilidade e estatstica, pensar informtico, raciocnio lgico e dedutivo e linguagem da teoria dos conjuntos. (B) pensamento determinista, raciocnio lgico e dedutivo, clculo exato, linguagem da teoria dos conjuntos. (C) clculo exato, noes de probabilidade e estatstica, raciocnio lgico e dedutivo e silogismo. (D) teoria pura de conjuntos, raciocnio lgico e dedutivo, pensamento determinista e noes de probabilidade e estatstica. (E) clculo exato, pensar informtico, pensamento determinista e silogismo.

58. Uma criana pergunta a seu professor de educao bsica por que as pessoas dizem errado LojasCastroeMoura, se no outdoor da rua Lojas Castro e Moura. O professor parece no entender e diz que o garoto est fazendo uma pergunta que no tem resposta. Nessa situao, de acordo com Sol (1998), (A) o professor entendeu que a criana apresentava algum problema de compreenso e preferiu no exp-la. (B) a criana deve ter relacionado o cdigo escrito ao falado, percebendo que so diferentes. (C) o professor demonstra compreender a relao entre escrita e fala feita pela criana, mas considera complicado entrar no tema. (D) a criana deve ter algum problema auditivo, por isso acredita que as pessoas pronunciam errado o nome da rede de lojas. (E) o professor aproveitou a oportunidade dada pela criana para estimular as crianas a perceberem as diferenas entre a escrita e a oralidade.

56. Leia as afirmaes. I. Todo o esquema que seja realizado pelas crianas para apoiar o raciocnio deveria ser bem-vindo nas aulas de matemtica. II. A aprendizagem de esquemas, tabelas e grficos no um objetivo principal na educao matemtica bsica. III. Sempre h uma relao entre a escrita do enunciado de um problema e sua resoluo correta. De acordo com Irma Saiz (In: Parra, 1996), est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III.

59. Conforme o pensamento defendido por Sol (1998), o uso de uma estratgia pressupe (A) receita para ordenar aes, automatismo. (B) planejamento prvio, receita para ordenar aes. (C) ausncia de generalizao, controle. (D) controle e planejamento prvio. (E) descontextualizao e automatismo.

60. Sol (1998) afirma que, para compreender o que se l, preciso, entre outros aspectos, (A) desconsiderar os conhecimentos prvios, que atrapalham a compreenso da mensagem. (B) dirigir a ateno aos detalhes, em detrimento da informao central. (C) deixar de lado as inferncias, que podem interferir no entendimento do texto. (D) no discutir a consistncia interna do texto lido. (E) compreender os propsitos implcitos e explcitos da leitura.

57. Leia o seguinte problema. O quilo do peixe custa R$ 14,00.


3 de quilo de peixe poder custar aproximadamente R$ 6,00? 4

De acordo com Parra (1996), esse problema (A) apresenta uma nica possibilidade de decomposio, ou seja, 7 + 7, uma vez que parte de quantidade fracionada. (B) organiza-se de forma equivocada, uma vez que no exige uma resposta exata para resolv-lo. (C) no requer clculo exato, suficiente trabalhar sobre as relaes e aproximaes para respond-lo. (D) dificulta a aprendizagem, pois esse tipo de relao no permite aprender meios de controle diante de situaes em que se espera resposta exata. (E) desfavorece o clculo mental, j que no foi exigida uma resposta exata satisfatria.
PMSZ1201/020-PEB-I-manh

www.pciconcursos.com.br

14

www.pciconcursos.com.br

15

PMSZ1201/020-PEB-I-manh

www.pciconcursos.com.br

You might also like