You are on page 1of 11

BRAGANTIA

Revista Cientfica do Instituto Agronmico do Estado de So Paulo Vol. 35 Campinas, julho de 1976 N. 21 ACMULO DE MATRIA SECA E NUTRIENTES, EM SOJA CULTIVAR SANTA-ROSA ( )
1

ONDINO C. BATAGLIA (*), Seo de Qumica Analtica,


2

HIPLITO A. A. MAS

CARENHAS ( ) , Seo de Leguminosas, J. P. F. TEIXEIRA, Seo de Qumica Analtica, e O. TISSELI F., Seo de Leguminosas, Instituto Agronmico

SINOPSE Estudou-se o acmulo de matria seca e a absoro de macronutrientes pela soja, cultivar santa-rosa, em estdios sucessivos de desenvolvimento. As amostragens da parte area foram feitas a intervalos de 20 dias num ensaio em So Simo, em latossolo roxo de textura mdia sob vegetao de cerrado. O mximo de matria seca acumulada durante o ciclo ocorreu aos 90 dias aps a germinao e atingiu uma produo de 5632 kg/ha. O mesmo foi observado para clcio, magnsio e enxofre, tendo sido absorvidos at esta poca 58,7, 27,8 e 9,3 kg/ha, respectivamente. A absoro mxima de potssio, de 80,2 kg/ha, ocorreu aos 110 dias, enquanto para o fsforo, 12 9 kg/ha, e para o nitrognio, 146,1 kg/ha, aos 130 dias coincidindo com o maior desenvolvimento das sementes. Aos 130 dias as sementes continham o mximo de matria seca e macronutrientes. As sementes retiraram 92,5% de N, 83,7% de P, 58,7% de K, 16,0% de Ca, 21,9% de Mg e 43,0% de S em relao ao total extrado pela planta.

1 INTRODUO O cultivar santa-rosa foi o mais plantado n o Brasil no ano agrcola 1 9 7 4 / 7 5 . Nesse ano n o Estado de So Paulo ele ocupou 7 0 % do total de 3 9 0 . 0 0 0 hectares de soja plantados.
( ) Trabalho parcialmente subvencionado pelo Projeto FAPESP 73/1170. Apresentado na XXVII Reunio Anual da SBPC, em Belo Horizonte, MG, 9-16 de julho de 1975. Recebido para publicao em 5 de fevereiro de 1976. Os autores agradecem a colaborao da Sociedade Agrcola Santa Clara S.A. ( ) Com bolsa de suplementao do C N P q .
a 1

A contribuio dessa cultura na economia do Estado ser intensificada pelo melhor entendimento de suas exigncias nutricionais, propiciando melhor aproveitamento de fertilizantes assim como pode ser desenvolvido um programa de manejo. Praticamente todos os estudos sobre absoro de nutrientes em soja foram feitos em cultivares de porte indeterminados (3, 7, 9, 12). H poucos trabalhos (6, 10) sobre cultivar de crescimento determinado. Entre ns no h nenhum trabalho a este respeito e importante conhecer melhor a absoro e concentrao dos nutrientes nos diferentes estdios de desenvolvimento, para fornecer nutrientes em quantidades e pocas adequadas.

2 MATERIAL E MTODOS Foi instalado um experimento em 1. de novembro de 1973, no Municpio de So Simo, em latossolo roxo de textura mdia sob vegetao de cerrado. Todos os canteiros receberam, seis meses antes do plantio, uma aplicao de 2500 kg/ha de calcrio dolomtico. Foram aplicados 100 kg/ha de P 0 na forma de superfosfato triplo, 40 kg/ha de K O na na forma de cloreto de potssio e 30 kg/ha de enxofre na forma de gesso, todos misturados e distribudos a lano, um ms antes do plantio.
2 5 a

A anlise qumica do solo ( ), poca do plantio, foi:

O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com trs repeties. Sementes inoculadas do cultivar santa-rosa foram semeadas em canteiros consistindo de seis linhas de cinco metros de comprimento, distanciadas de 0,60 m com 20 plantas por metro linear, correspondendo a uma populao de 333.333 plantas por hectare. As amostragens da parte area foram realizadas em intervalos de 20 dias a partir do 30. dia aps a germinao, coletando-se 0,50 m de linha ou 10 plantas No laboratrio as plantas foram separadas em folhas, hastes, vagens e sementes, depois lavadas, secas em estufa a 65 C, pesadas e modas. Na matria seca foram determinados os teores de N e P num autoanalisador II Technicon em extratos obtidos segundo Concon e Soltess (5), sendo o nitrognio avaliado pelo mtodo do fenol alcalino (4) e o fsforo
() () ()
1 5 3

Efetuada pela Seo de Fertilidade do Solo, Instituto Agronmico. e.mg/100 ml do solo. Teores trocveis. e.mg/100 ml do solo. Solvel em R , S 0 0,05 N.
4

pelo mtodo do cido fosfovanado molbdico (11). Os teores de K, Ca, Mg e S foram determinados por espectrofotometria de absoro atmica, o potssio de acordo com Perkin-Elmer (13), clcio, magnsio e enxofre pelos mtodos de Bataglia e Gallo (2) e Bataglia (1). Neste trabalho, considerou-se como parte vegetativa o conjunto de folhas e haste, e parte reprodutiva o conjunto de vagens e sementes.

3 RESULTADOS E DISCUSSO As condies climticas durante o perodo de desenvolvimento da planta foram um tanto irregulares. Houve uma elevada precipitao pluvial nos meses de dezembro e janeiro e a ocorrncia de um veranico de 20 dias na fase de enchimento das vagens, fim de fevereiro e incio de maro, e novamente um perodo chuvoso na fase de colheita da soja, o qual no chegou a afetar a produtividade do experimento. Na figura 1 e quadros 1 e 2 so apresentados os resultados de matria seca, teores de absoro de macronutrientes em estdios sucessivos de desenvolvimento da cultura.
3.1 ACUMULO DE MATRIA SECA

A figura 1 mostra que o acmulo mximo de matria seca pela planta foi de 5632 kg/ ha e ocorreu aos 90 dias, coincidindo com o maior desenvolvimento da parte vegetativa, na fase inicial da formao das vagens. Aps essa fase, observou-se um aumento da matria seca na parte reprodutiva, principalmente pelos gros, conforme se observa no quadro 2. Aos 130 dias as sementes atingiram seu maior desenvolvimento, produzindo 2093 kg/ ha de matria seca. Depois de 90 e at 130 dias, observou-se intensa perda de matria seca pela parte vegetativa. Isto se deve no s queda de folhas, mas tambm translocao de matria seca das hastes e folhas para vagens e sementes, assim confirmando os dados obtidos por Mascarenhas (12), Hammond e outros (7), Henderson & Kamprath (10), e Hanway & Weber (8, 9). A amostragem aos 150 dias no foi consistente em termos de produo da matria seca, uma vez que as plantas estavam em adiantada fase de senescncia, com grande perda de sementes pela deiscncia e queda das vagens.
3.2 CONCENTRAO DOS NUTRIENTES

As concentraes de nutrientes nas partes vegetativa e reprodutiva, na figura 1, foram calculadas pela mdia ponderada das concentraes e quantidades de nutrientes das diversas partes da planta.

Figura 1. - Quantidade de matria seca acumulada, absoro e concentrao de macronutrientes na parte area da soja em estgios sucessivos de desenvolvimento.

o
1*3

medida que a planta se desenvolve h um decrscimo da concentrao dos nutrientes na parte vegetativa, com diferente intensidade para cada elemento. Os maiores decrscimos relativos foram observados para nitrognio e potssio, os menores para clcio e magnsio, e intermedirios para fsforo e enxofre (figura 1). Esse comportamento foi bastante semelhante ao verificado por Hammond e outros (7), Henderson e Kamprath (10), e Mascarenhas (12), com outros cultivares e condies mesolgicas. Na fase de pj-florao aos 50 dias, foram observadas as maiores concentraes de fsforo, clcio e magnsio na parte vegetativa, sendo que para o magnsio este acrscimo permaneceu constante at 70 dias. A parte reprodutiva apresentou concentraes mais elevadas que a vegetativa para todos os macronutrientes pesquisados e houve pouca variao na concentrao entre 110 e 150 dias. Para nitrognio, fsforo e potssio essas concentraes foram bastante elevadas quando comparadas com a parte vegetativa, enquanto para o clcio, magnsio e enxofre estas diferenas foram pequenas. Na parte vegetativa, conforme se observa no quadro 1 para nitrognio, fsforo, clcio e magnsio, as folhas sempre apresentaram maiores concentraes de nutrientes que as hastes. Exceo feita para potssio e enxofre, que em algumas amostragens mostraram maiores concentraes na haste do que nas folhas. Na parte reprodutiva as sementes apresentaram concentraes mais elevadas de nitrognio, fsforo, potssio e enxofre, enquanto nas vagens os teores de clcio e magnsio foram mais elevados do que os outros macronutrientes.
3.3 ABSORO DE N U T R I E N T E S

Pelo quadro 2 e figura 1, observa-se que aos 90 dias houve maior acmulo de clcio, magnsio e enxofre, que correspondeu a 58,7, 27,8 e 9,3 kg/ha, respectivamente na ocasio do incio da formao das vagens, quando se verificou tambm o maior acmulo de matria seca pela planta. O mximo de potssio absorvido foi de 80,2 kg/ha aos 110 dias, enquanto para o nitrognio foi de 146,1 kg/ha e fsforo 12,9 kg/ha, o qual ocorreu aos 130 dias, coincidindo com o maior desenvolvimento das sementes. O nitrognio acumulou-se de maneira crescente na parte vegetativa at a poca do florescimento, aos 70 dias. Aos 90 dias j havia um decrscimo em funo da menor concentrao do elemento, uma vez que nessa poca ocorreu o mximo de acmulo de matria seca pela parte vegetativa. O mesmo pode ser dito para fsforo, potssio e enxofre. Para estes quatro nutrientes observou-se que h uma translocao da parte vegetativa e vagens para as sementes. Aos 130 dias (quadro 2) observamos que 88% de nitrognio, 83% de fsforo, 72% de potssio e 6 1 % de enxofre estavam nas sementes, enquanto as porcentagens de clcio e magnsio foram apenas 25 e 3 1 % , respectivamente, do total retirado pela planta. Tambm notou-se

que nesta data 5 5 % de clcio e 4 7 % de magnsio da planta estavam nas vagens. A quantidade de nitrognio presente nas sementes aos 130 dias duas vezes maior do que o mximo absorvido pela planta toda aos 90 dias, quando apresentava o mximo de acmulo de matria seca. Isto indica que na fase de enchimento das sementes, outros processos alm da translocao devem estar atuando para atender as necessidades da planta para esse elemento. Conforme j foi mencionado anteriormente, aos 130 dias as sementes atingiram o desenvolvimento completo e encerravam as maiores quantidades tanto da matria seca como de macronutrientes.
3.4 ACUMULO RELATIVO D O S M A C R U N U T R I E N T E S EM COMPARAO AO DA MATRIA SECA

O acmulo relativo de nutrientes apresentado nas figuras 2 e 3. Pode-se observar que o acmulo de nitrognio e fsforo mais lento que o da matria seca. Enquanto 100% da matria seca produzida at os 90 dias, para nitrognio e fsforo o mximo armazenamento s ocorre aos 130 dias. Potssio, clcio, magnsio e enxofre tm comportamento semelhante. At 90 dias, a absoro relativamente mais rpida que a produo de matria seca. Nessa poca, houve 100% da absoro de clcio, magnsio e enxofre, enquanto para o potssio s ocorreu aos 110 dias. Os resultados obtidos neste trabalho diferem dos obtidos por Mascarenhas (12), com relao ao enxofre, que era absorvido mais lentamente, e concordam para os demais elementos. Do trabalho de Henderson c Kamprath (10), diferem em relao ao magnsio. Nos dois trabalhos acima citados, o total de matria seca foi obtido no fim do ciclo, enquanto no presente, aos 90 dias as plantas j tinham atingido 100% de acmulo de matria seca. Essa diferena deve estar associada a efeitos ecolgicos e aos diferentes cultivares empregados. Mascarenhas (12) usou um cultivar de crescimento indeterminado, enquanto Henderson e Kamprath (10) empregaram um de crescimento determinado. Egli e Legget (6) verificaram que, para as plantas de crescimento determinado, o mximo acmulo de matria seca ocorreu aos 100 dias, enquanto para as de crescimento indeterminado ocorreu aos 120 dias.
3.5 EXTRAO DE NUTRIENTES PELA CULTURA DA SOJA

No quadro 3 so apresentadas as quantidades mximas de matria seca e nutrientes extrados pela cultura da soja e a remoo pelas sementes, excluindo as folhas cadas e as razes.

Entre os nutrientes a quantidade mxima extrada pela planta toda teve a seguinte ordem decrescente: N, K, Ca, Mg, P e S. Nas sementes houve uma inverso para o fsforo, ficando a seguinte ordem: N, K, P, Ca, Mg e S. Grande parte do nitrognio e do fsforo absorvidos removida pelas sementes, 92,5 e 83,7% respectivamente. Ao contrrio, a maior parte do clcio e do magnsio so devolvidos ao solo pelos restos de cultura. Apenas 16,0% do clcio e 21,9% do magnsio so removidos pelas sementes. O potssio e o enxofre aparecem em posio intermediria com uma remoo relativa de 58,7% e 43,0%, respectivamente. As sementes, contudo, removem quantidades absolutas muito pequenas de fsforo, clcio, magnsio e enxofre. As quantidades acumuladas de matria seca e, conseqentemente, de macronutrientes (quadro 3), so trs vezes menores do que as obtidas por Mascarenhas (12) e duas vezes menores do que as obtidas por Henderson e Kamprath (10). Porm, h concordncia com os dados obtidos por Hammond e outros (7), Hanway e Weber (8, 9) e Egli e Legget (6). Estas divergncias podem ser atribudas diferena de crescimento vegetativo das diferentes variedades.

D R Y MATTER ACCUMULATION AND N U T R I E N T U P T A K E IN SOYBEANS, CULTIVAR SANTA ROSA SUMMARY A study was m a d e on t h e accumulation of dry matter, concentration, a n d uptake of m a c r o n u t r i e n t s in t h e cultivar S a n t a Rosa, in sucessive stages of growth. T h e sampling of t h e above ground p a r t s was done a t intervals of 20 days. T h e soil was a T e r r a Roxa with latossolic B under cerrado vegetation. T h e m a x i m u m of dry m a t t e r accumulation occurred a t 90 days after germ i n a t i o n with a production of 5632 k g / h a . T h e same was observed for calcium, magnesium a n d s u l p h u r whose uptakes were 58.7, 27.8 a n d 9.3 k g / h a respectively. T h e m a x i m u m uptake of potassium, which was 80.2 k g / h a occurred a t 110 days whereas those of phosphorus and nitrogen occurred a t 130 days a n d reached 12.9 a n d 146.1 k g / h a respectively. Of t h e total a m o u n t of m a c r o n u t r i e n t s retained by t h e plants (excluding roots a n d fallen leaves) t h e seeds contained 92.5% of N, 83.7% of P , 58.7% of K, 16.0% of Ca, 21.9% of Mg, a n d 43.0% of S respectively LITERATURA CITADA BATAGLIA, O. C. A determinao i n d i r e t a de enxofre e m p l a n t a s por es pectrofotometria de absoro atmica. Cincia e Cultura 28:672-675, 1976. 2. BATAGLIA, O. C. & GALLO, J. R. Determinao de clcio e magnsio em plantas, por fotometria de c h a m a de absoro. B r a g a n t i a 31:59-74, 1972. 3. BORST, H. L. & THATCHER, L. E. Life history a n d composition of soybean plant. Ohio Agr. Exp. Sta., 1934. 96p. (Bull. 494) 4. CEHRKE, C. W.; WALL, L. L. & ABSHEER, J. S. Automated nitrogen method for feeds. J. Assoc. Off. Anal. Chem. 56:1096-1105, 1973. 5. CONCON, J. M. & SOLTESS, D. Rapid micro-Kjeldahl digestion of cereal grains a n d other biological materials. Anal. Biochem. 53:35-41, 1973. 6. EGLI, D. B . & L E G G E T T , J. E. Dry m a t t e r accumulation p a t t e r n s in det e r m i n a t e a n d indeterminate soybeans. Crop. Sci. 13:220-222, 1973. 7. HAMMOND, L. C ; BLACK, C. A. & NORMAN, A. G. Nutrient uptake by soybeans on two Iowa Soils. Ames, Iowa Agricultural Experiment Station, 1951. p. 463-512. (Bull 384) 8. HANWAY, J. J . & WEBER, C. R. Dry m a t t e r accumulation in eight soybean (Glycine max (L.) Merrill) varieties. Agron. J. 63:227-230, 1971. 9. ; . Dry m a t t e r accumulation in soybean (Glycine max (L.) Merrill) p l a n t s as influenced by N, P, a n d K fertilization. Agron. J. 63:263-266, 1971. 10. HENDERSON, J . B. & K A M P R A T H , E. J. Nutrient a n d dry m a t t e r accumulation by soybeans. North Carolina Agric. Exp. Sta., 1970. 27p. (Tech. Bull 197) 11. LOTT, W. L.; NERY, J. P., GALLO, J. R. & MEDCALP, J. C. A tcnica de anlise foliar aplicada ao cafeeiro. Campinas, Instituto Agronmico, 1956. 29p. (Bol. 79) 12. MASCARENHAS, H. A. A. Acmulo de m a t r i a seca, absoro e distribuio de elementos, d u r a n t e o ciclo vegetativo da soja. Campinas, I n s t i t u t o Agronmico, 1973. 48p. (Bol. Tc. N. 6) 13. P E R K I N - E L M E R C O R P O R A T I O N ed. Analytical methods for atomic absorption spectrophotometry. Norwalk, Conn., 1971. 1.

You might also like