You are on page 1of 6

Curso de Instalao de Sistemas Solares Fotovoltaicos

Tecnologia dos Materiais

Metais e Ligas Metlicas


Propriedades fsicas
Um metal, assim como qualquer outra substncia ou matria, formado por elementos qumicos sendo geralmente descrito como: um aglomerado de tomos com carcter metlico em que os electres da camada de valncia fluem livremente. Os metais so distinguidos pelas suas propriedades de ionizao e de ligao, junto com metalides e no-metais. Na tabela peridica, esto entre os dcteis e os maleveis, tm geralmente um alto ponto de fuso, so geralmente duros, de cor amarelada, e conduzem electricidade e calor. Tem estas propriedades principalmente porque cada tomo exerce somente uma fraca atraco nos electres mais externos (electres de valncia), assim, os electres de valncia formam um tipo de nuvem em torno dos tomos (teoria de bandas).

Propriedades qumicas
A maioria dos metais quimicamente estvel, com a excepo dos metais alcalinos e alcalino-terrosos, encontrados nas duas primeiras colunas da esquerda da tabela peridica, que so instveis.

Caractersticas metalrgicas
Condutibilidade: Tm boa condutibilidade trmica e elctrica; Ductilidade: tm boa capacidade de serem transformados em fios; Maleabilidade: tm a capacidade de serem transformados em lminas (Laminveis); Elasticidade: tm alguma elasticidade, podem ser algo esticados e voltarem ao normal; Tenacidade: a capacidade de o material absorver energia, devido a uma fora de deformao, at sua ruptura. Ou seja a sua resistncia deformao; Ponto de fuso: normalmente muito elevado; Ponto de ebulio: muito elevado; Possuem 1 a 3 electres na ltima camada do tomo.

1
Formador : Antnio Capela - 2009

Curso de Instalao de Sistemas Solares Fotovoltaicos


Tecnologia dos Materiais

Cristalografia e metalografia

Os metais apresentam grande diversidade de propriedades fsicas e qumicas, conforme a


presso, temperatura e outras variveis.

Alm disso, um mesmo elemento pode apresentar diferentes tipos de mecanismos e estruturas de cristalizao, o que tambm lhe altera as caractersticas. Geralmente, os metais apresentam ordenao cristalina simples, com alto nvel de aglutinao atmica (o que implica alta densidade) e numerosos elementos de simetria. No que se refere s combinaes, apresentam forte tendncia a no formar compostos entre si, mas tm afinidade por elementos no metlicos como o oxignio e o enxofre, com os quais formam, respectivamente, xidos e sulfatos.

O tamanho, forma e disposio das partculas metlicas, especificados pela metalografia, so fundamentais para o reconhecimento das propriedades fsicas que determinam a plasticidade, resistncia a traco, dureza e outras propriedades do material. Esses factores podem ser alterados por tratamentos trmicos (ciclos de aquecimento e resfriamento controlados) ou mecnicos (forjamento, trefilao, laminagem, etc.).

Metal um elemento qumico com um aglomerado de tomos com carcter metlico, em que os electres (em n de 1 a 3) da camada externa de valncia so livres. Tipos h vrios tipos de metais divididos por grupos ou famlias e que se classificam consoante as suas propriedades fsicas e qumicas, na Tabela Peridica dos Elementos de Mendeleyev e Moseley

2
Formador : Antnio Capela - 2009

Curso de Instalao de Sistemas Solares Fotovoltaicos


Tecnologia dos Materiais Origem: Encontram-se na natureza no estado puro, ou associados com outros elementos formando minrios, e so extrados a partir destes minrios por processos fsicos e qumicos complexos.

Propriedades dos Metais nas CNPT (condies normais de presso e temperatura): So slidos excepto o mercrio que lquido; Tm boa condutibilidade trmica e elctrica; Tm boa ductilidade e maleabilidade (plasticidade) capacidade de se deformarem transformando-se em lminas, chapas e fios finos por aces mecnicas e trmicas; Tm uma elevada tenacidade, capacidade de se oporem deformao; Tm alguma elasticidade, isto , podem esticar e voltar mesma forma; Tm aspecto brilhante principalmente quando so cortados; Tm uma elevada resistncia mecnica; Tm uma densidade elevada; Tm um ponto de fuso e de ebulio elevados.

Liga Metlica uma substncia constituda por um ou mais metais e outros elementos qumicos, em determinadas propores, com preponderncia de elementos metlicos, que alteram algumas das suas propriedades iniciais.

Origem - as ligas metlicas so preparadas por fuso completa dos metais e demais elementos que se ligam entre si, adquirindo novas propriedades fsico-qumicas.

3
Formador : Antnio Capela - 2009

Curso de Instalao de Sistemas Solares Fotovoltaicos


Tecnologia dos Materiais

Tipos - h dois tipos de ligas ligas ferrosas e ligas no ferrosas.

Ligas Ferrosas - So aquelas onde o ferro constituinte principal. Essas ligas so importantes
como materiais de construo em engenharia. As ligas ferrosas so extremamente versteis, no sentido em que e podem ser adaptadas para possuir uma ampla variedade de propriedades mecnicas e fsicas. A desvantagem dessas ligas que elas so muito susceptveis corroso. Ex: Aos (ferrocarbnicos), Ao Inox (cromo-nquel), Ao Molibdnio, etc.

Ligas no ferrosas - So ligas que no possuem como constituinte principal o elemento ferro,
como por exemplo: Lato liga de cobre e zinco que o elemento predominante na liga. As ligas de cobre e zinco com concentraes aproximadamente de 35% de zinco so relativamente moles, dcteis e facilmente submetidos deformao plstica a frio. As ligas de lato que possuem um maior teor de zinco so mais duras e mais resistentes.

Bronze - so ligas de cobre e estanho com vrios outros elementos, como o zinco, alumnio, silcio, nquel e prata. Essas ligas so relativamente mais resistentes do que os lates, e possuem um elevado nvel de resistncia a corroso.

Ligas de Alumnio - so ligas caracterizadas por uma densidade relativamente baixa, fceis de maquinar, com condutividade elctrica e trmica elevadas, e uma boa resistncia corroso no meio ambiente.

Liga de magnsio - caracterizada pela baixa densidade do magnsio que a mais baixa de entre todos os metais estruturais.

Propriedades e Caractersticas - a metalurgia actual est muito avanada, de tal maneira que se podem fazer ligas metlicas com propriedades e caractersticas especficas, melhoradas 4
Formador : Antnio Capela - 2009

Curso de Instalao de Sistemas Solares Fotovoltaicos


Tecnologia dos Materiais relativamente s dos seus metais componentes, para uma infinidade de utilizaes que vo desde uma liga de cobre e nquel para uma moeda, at uma liga de magnsio, de tungstnio ou de metal lquido, para utilizar num Vaivm Espacial. Utilizao As ligas so os materiais metlicos mais utilizados na construo em geral, na Industria Automvel, Motociclista, Ferroviria, Aeronutica, Naval, Blica, Construo Civil, etc., e numa multiplicidade de estruturas, equipamentos, mquinas e utenslios das mais variadas espcies e utilidades.

Ligas de Metais Lquidos - A NASA est a coordenar um esforo de pesquisas que poder
revolucionar tudo o que se sabe sobre metais. Esto a desenvolver o "metal lquido", um novo tipo de material estrutural com caractersticas similares aos plsticos, que arrefece rapidamente e tem duas vezes mais resistncia do que o titnio. O metal lquido inclui os elementos metlicos: zircnio, titnio, nquel, cobre e berlio.

Os engenheiros pensavam que o plstico e o ao fossem os melhores materiais estruturais que se utilizavam na construo de produtos de grandes dimenses. Mas estas novas "ligas sem formas", ou amorfas, combinam a resistncia do ao com a capacidade de moldagem do plstico.

O Dr. William Johnson, do Instituto de Tecnologia da Califrnia, estuda os metais com estruturas atmicas lquidas h mais de 30 anos. Ele uniu-se ao Dr. Atakan Peker, da empresa Liquidmetal Technologies, para desenvolver a sua ideia de construir metais lquidos que formam ligas metlicas densas, que se cristalizam sem a necessidade de um arrefecimento rpido.

A NASA entrou nas pesquisas disponibilizando condies de micro gravidade, por meio da misso que levou a bordo o Laboratrio de Cincias em Micro Gravidade, para que os cientistas pudessem melhorar as ligas metlicas.

5
Formador : Antnio Capela - 2009

Curso de Instalao de Sistemas Solares Fotovoltaicos


Tecnologia dos Materiais Johnson continuou a pesquisa no solo utilizando a levitao electrosttica e o aquecimento a laser. Nesse processo, pequenas esferas so mantidas suspensas no vcuo e fundidas por um feixe de raio laser. Os cientistas conseguiram assim criar uma nova forma de mistura metlica, que passa do estado lquido para o slido temperatura ambiente.

Fonte: Inovao Tecnolgica (www.inovacaotecnologica.com.br)

6
Formador : Antnio Capela - 2009

You might also like