You are on page 1of 2

Aluno: _____________________________________________________________________ A gua Na composio da gua entram dois gases: duas partes de hidrognio (smbolo: H) e uma parte de oxignio

(smbolo: O). Sua frmula qumica H2O. A gua muito importante para a vida na terra. As pessoas, os animais e as plantas no podem viver sem gua. Podemos encontrar gua em vrios lugares: no mar, no rio, no lago, poo, cachoeiras e nas nuvens. A gua que bebemos potvel. S devemos beber gua potvel: Mineral, filtrada, fervida. Se a gua no for tratada, voc precisa ferv-la e filtr-la antes de beber. Se for tratada, basta filtrar. Dia Mundial da gua A Organizao das Naes Unidas instituiu, em 1992, o Dia Mundial da gua - 22 de maro. O objetivo da data refletir, discutir e buscar solues para a poluio, desperdcio e escassez de gua no mundo todo. Mas h muitos outros desafios: saber us-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma gua com qualidade e buscar condies para filtr-la adequadamente, de modo a tirar dela o mximo proveito possvel. Utilizao da gua As pessoas usam a gua para: Beber e preparar alimentos; Lavar as mos, tomar banho; Molhar as plantas; Lavar pratos; Lavar roupa; Apagar incndios; Limpar a casa; Para navegar; A gua pode ser encontrada em trs estados fsicos: Caractersticas da gua A gua incolor (no tem cor) insipida (no tem gosto) inodora (no tem cheiro)

A gua pode mudar de estado fsico como, por exemplo, ir do estado slido para o lquido. Um exemplo disso quando deixamos o gelo (estado slido da gua) fora da geladeira e ele derrete virando lquido.

Ciclo da gua O que o Ciclo da gua? O ciclo da gua corresponde ao conjunto de mudanas, de lugar e de estado fsico, que acontecem com a gua ao longo do tempo. Existem nomes que representam cada uma destas mudanas de estados fsicos, veja abaixo quais so:

Para que aconteam a fuso e a vaporizao necessrio fornecer energia aquecer a gua. Para que aconteam a solidificao (mudana de estado liquido para o estado slido) e a liquefao (do estado gasoso para o liquido) preciso retirar energia o calor da gua. A gua, na natureza, est sempre mudando de estado fsico. Sob a ao do calor do Sol, a gua da superfcie terrestre se evapora e se transforma em vapor d'gua. Este vapor sobe para a atmosfera e vai se acumulando. Quando encontra camadas frias, se condensa, formando gotinhas de gua que juntam-se a outras gotinhas e formam as nuvens. As nuvens formadas, quando ficam muito pesadas por causa da quantidade de gua nelas contida, voltam superfcie terrestre em forma de chuva. Uma parte da gua das chuvas penetra no solo e forma lenis de gua subterrneos. Outra parte corre para os rios, mares, lagos, oceanos etc. Com o calor do Sol, a gua volta a evaporar. Os Direitos da gua A ONU redigiu um documento intitulado Declarao Universal dos Direitos da gua. Logo abaixo, voc vai ler os seus principais tpicos: A gua no uma doao gratuita da natureza; ela tem um valor econmico: rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer regio do mundo. A utilizao da gua implica respeito lei. Sua proteo constitui uma obrigao jurdica para todo homem ou grupo social que a utiliza.

You might also like