You are on page 1of 11

ENGENHARIA ELTRICA

Propagao de Ondas Eletromagnticas


Prof. Dr. Naasson Pereira de Alcantara Jr.
naasson@bauru.unesp.br
Prof. Dr. Naasson P. de Alcantara Jr. DEE - Unesp/Bauru

ENGENHARIA ELTRICA

Ondas Eletromagmticas

Uma onda eletromagntica propaga-se no espao livre com a velocidade de 3x108 m/s (conhecida como a velocidade da luz). O comprimento de onda no espao livre dado por: = 3x108/f onde f a frequencia da onda, em Hz. f = 3 MHz , = 100 m ; f = 300 MHz , = 1 m ; f = 30 GHz , = 1 cm (m)

As ondas eletromagnticas so bastantes influenciadas pela atmosfera terrestre e obstculos tais como: montanhas, prdios, ions e eletrons da ionosfera e gases que circulam a superfcie da terra.

ENGENHARIA ELTRICA

Ondas Troposfricas

Troposfera: a camada que se estende da superfcie da terra at aproximadamente 10 Km de altura. A troposfera constituda de gases como o oxignio, nitrognio, hidrognio, vapor de gua, etc. Apresenta alta heterogeneidade e variaes acentuadas do indice de refrao. Na troposfera precisamos considerar a influncia da chuva, da umidade do ar na trajetria da onda eletromagntica e nas perdas do sinal. A chuva um dos grandes causadoras de atenuao do sinal de comunicao em alta frequncia (acima de 10 GHz). Os gases atmosfricos tambm atuam fortemente na atenuao e no traado de um sinal . Essas caracteristicas permitem que uma onda propagada na direo dessa camada sofra sucessivas mudanas de direo antes de retornar superfcie da terra. Durante dcadas se utilizou transmisses troposfricas, sendo a faixa comum para essas transmisses entre 1 e 2 GHz. Atualmente a transmisso troposfrica foi substituda por enlaces de satlites.

ENGENHARIA ELTRICA

Ondas Ionosfricas

As ondas ionosfricas se caracterizam por refletirem na ionosfera, camada ionizada, que se estende acima de 60Km de altura e at aproximadamente 600 Km, dependendo da atividade solar(noite ou dia). ionizada pelos raios solares, gerando ions e eletrons livres. Os eltrons livres e o campo magntico terrestre alteram o ndice de refrao da ionosfera, causando uma mudana de trajetria do raio e influenciado tambm nas perdas do sinal.

A aplicao desse tipo de propagao vai da faixa de 2 MHz at 50 MHz, podendo-se obter alcances de at 4000 km.

ENGENHARIA ELTRICA

Ondas Terrestres

So as ondas que se propagam acompanhando a superfcie da terra. Se dividem em ondas de superfcie e ondas espaciais. As ondas de superfcie so aquelas que acompanham o relevo terrestre. So ondas com frequencia de at 3 MHz e polarizao vertical, para reduzir os efeitos do solo. As ondas espaciais abrangem a faixa mais comercial do espectro de frequencia (VHF, UHF e SHF). Elas podem se dividir em ondas diretas e refletidas, sendo mais comum que o sinal recebido seja, na verdade, uma combinao dessas componentes.

ENGENHARIA ELTRICA

Classificao das Ondas de Rdio


SIGLA VLF LF MF HF VHF UHF SHF EHF FREQUNCIA Muito baixas Baixas Mdias Elevadas Muito elevadas Ultra elevadas Super elevadas Extra elevadas Microondas Microondas ONDAS Muito longas Longas Mdias Curtas FAIXA DE FREQUNCIA 3 a 30 KHz 30 a 300 KHz 300 Khz a 3 MHz 3 a 30 MHz 30 a 300 MHz 300 MHz a 3 GHz 3 a 30 GHz 30 a 300 GHz

ENGENHARIA ELTRICA

Caractersticas Principais das Ondas de Rdio


MODO DE PROPAGAO Ondas terrestres ( usada exclusivamente a polarizao vertical) Ondas ionosfricas e Ondas diretas (nas frequncias mais elevadas) Ondas diretas ALCANCE VARIAO

FREQUNCIA

Menor do que 3 MHz: (VLF, LF, MF)

Entre 3 e 30 MHz (HF)

Inversamente proporcional a frequncia do sinal. Necessita potncia elevada Proporcional frequncia

Pequena

Depende da hora do dia e da estao do ano Muito pequena

Acima de 30 MHz (VHF, UHF, SHF e EHF)

Depende da altura das antenas

ENGENHARIA ELTRICA

Diferentes Modos de Propagao na Atmosfera

Ondas de Radiofrequencia Ondas Ionosfricas Ondas Terrestres Ondas Troposfricas

Ondas Espaciais

Ondas Superficiais

Ondas Diretas Ondas Refletidas

ENGENHARIA ELTRICA

Mecanismos de Propagao

As Os O

ondas terrestres encontram obstculos em sua propagao. mecanismos de propagao so : Linha de Visada Direta, Reflexo, Espalhamento, Difrao e Refrao. canal de rdio-propagao, possui uma natureza aleatria e dependente da faixa de frequncias utilizada. Ele no de fcil compreenso, e exige complexos estudos tericos e dados empricos para a sua caracterizao.

ENGENHARIA ELTRICA

Linha de Visada Direta

A linha de visada direta (LVD) a situao bsica de


propagao

Nessa situao, transmissor e e receptor esto livres de


obstrues em qualquer direo.

A propagao em LVD muito peculiar, e raramente


ocorre aplicaes prticas. Entretanto, o seu entendimento e clculo so teis para que se desenvolva expresses mais complexas para outras situaes de propagao.

ENGENHARIA ELTRICA

Atenuao

natureza esfrica das ondas resulta que uma pequena parcela de potncia chega na antena receptora.

Perda no espao livre: um


valor bsico de atenuao a ser considerado nos clculos de atenuao, justamente por essa natureza esfrica da onda.

L0 = 32,44 + 20logf + 20logd (dB) L0 = Perda em decibis f = frequncia em MHz d = Distncia em km.

ENGENHARIA ELTRICA

Fenmenos bsicos

Reflexo: Ocorre quando a onda eletromagntica em propagao encontra um obstculo cujas dimenses so maiores que o seu comprimento de onda. Ondas refletidas na superfcie da Terra e em construes podem interferir entre s, de forma construtiva ou destrutiva no receptor, causando reforo ou cancelamento do sinal.

ENGENHARIA ELTRICA

Fenmenos bsicos

Espalhamento: o fenmeno da reflexo, provocado por uma superfcie rugosa, ou por objetos cujas dimenses so da ordem do comprimento de onda ou menor que o sinal.

Em telefonia celular essa a forma mais comum de reflexo. O sinal sofrer reflexes multiplas entre a ERB e o mvel.

ENGENHARIA ELTRICA

Fenmenos bsicos

Difrao: Ocorre quando o caminho obstrudo por um corpo impenetrvel. Baseado no princpio de Huygens ondas secundrias so formadas e se propagam para alm do obstculo, mesmo sem visada.

ENGENHARIA ELTRICA

Fenmenos bsicos

Refrao: Ocorre a onda eletromagntica incide sobre um obstculo no condutor (neste caso a reflexo total). Parte da energia transmitida para dentro deste meio, e parte dela novamente transmitida para o espao livre.

ENGENHARIA ELTRICA

Efeitos da Propagao

Multi-percurso. Ocorre quando a propagao se d por diversos caminhos, sofrendo multiplas reflexes.

ENGENHARIA ELTRICA

Efeitos da Propagao
O Sombreamento produz perda de potncia, podendo interromper a comunicao.

Sombreamento. O Sombreamento causado pelo contorno do terreno e outras obstrues entre o transmissor e o receptor. O projeto do sistema deve prever zonas de sombreamento, para melhor distribuir as antenas transmissoras.

ENGENHARIA ELTRICA

Efeitos da Propagao
Com o movimento, as estruturas em torno do receptor vo se modificando e, por conseqncia, as interferncias passam constantemente da situao construtiva para a destrutiva, fazendo com que a intensidade do sinal recebido varie rapidamente. Desvanecimento lento: topografia do terreno. Desvanecimento rpido: obstrues devido a edificaes.

Desvanecimento a flutuao do sinal, devido aos fenmenos j descritos, quando o mvel encontra-se em movimento.

ENGENHARIA ELTRICA

Frequencia Crtica de Camada

Camada ionosfrica

h = 1,5x108t

a maior frequncia (fc) que pode ser devolvida para a


terra pela camada, para um raio de incidncia norma.

ENGENHARIA ELTRICA

Mxima Frequencia Utilizvel

a maior frequncia (fc) que pode ser ser refletida pela camada para determinado ngulo de incidncia da onda eletromagntrica. A MUF geralmente no ultrapassa 35 MHz e dada pela seguinte equao:

MUF =

fC cos

ENGENHARIA ELTRICA

Ondas Diretas

A mxima distncia de transmisso de uma antena, ou seja, seu horizonte de rdio dado pela equao:
d t = 4 ht
onde ht a altura da antena transmissora, em m, e d a distancia de transmisso, em km.

mesma frmula aplica-se antena receptora. A distncia entre antenas transmissoras e receptora dada por

d = 4 ht + 4 hr

You might also like